Agora eu estou no treino da academia de ginástica. E estou bem interessado em chegar em casa e assistir esse vídeo. Porque o tema me interessa bastante.
Brasil sempre foi assim! Na minha região maioria dos mais velhos com mais de 40 não puderam estudar ou nunca viram livros e no ensino médio as apostilas de literatura foram os únicos contatos que tive com livros clássicos de graça e infelizmente era o único aluno a ler ! E foi muito triste e solitario ver a falta de futuro de uma nação inteira . Smartphone foi inventado e em vez de ajudar ao acesso piorou tambem tudo ! 😢
Mais um excelente vídeo André. Realmente existe uma questão cultural muito forte no Brasil, onde pessoas enxergam a leitura como um enfado. Acredito que a tecnologia atrapalha ainda mais isso oferecendo dopamina muito mais rápido do que um livro, que exige concentração.
Minha experiência como leitor (eu não me considero um) foi semelhante a sua, mas na infância meu pai me presenteava com livretos de contos do folclore brasileiro, e com esse gosto por mistério e suspense na adolescência eu li bastante esse estilo e descobrir vários livros assim, Agatha Christie, Conan Doyle, etc. Ainda que alguns não considerem literatura. Com o tempo eu fui lendo menos e sinto, em partes, os efeitos das telas, eu tenho dificuldades de concentração também por causa do celular, eu me esforço mas leio pouco e demoro semanas para concluir um livro, as vezes, até meses.
"o brasileiro nunca leu, e se lesse leria errado".(Diogo Mainardi). o preço do livro é apenas uma desculpa esfarrapada. há "milhões" de sebos e além disso o SESC... onde pode-se emprestar livros (lançamentos e clássicos ).antes era a TV, e agora o Cel. como pretexto para não ler. se há interesse literário ... curiosidade, alternativas não são escassas.
Muito bom.❤ Uma dica para quem quer começar a tomar gosto pela leitura é: "Finja ser ,até ser." Por experiência própria eu dou esse "conselho ". Nem sempre gostei tanto de ler,mas aos poucos mesmo sem perceber fui tomando gosto pela leitura. Ia lendo todos os dias "fingindo ser uma leitora" até que "mim tornei uma leitora". E um dos principais fatores que impulsionam um leitor (A) é a curiosidade. É como conversar com uma pessoa ❤ Se permita viver a incrível aventura dos livros ❤
" Ler dá um sentido para a sua vida." Concordo plenamente com esta frase que vc disse. Acessar as mentes brilhantes e ainda poder interagir com suas ideias, entre outras coisas, é fantástico. 🤝
“Acessar” é um neologismo surgido na esteira da banalização dos computadores pessoais, por volta de 1995, e aplica-se somente a esse campo semântico específico, da tecnologia de informação. “Ter acesso a” usa-se nos demais contextos.
Abandonei praticamente todo tipo de literatura depois que entrei na faculdade, hoje em dia só leio coisas relacionadas ao curso, como artigos, por exemplo. Devo me formar no fim desse ano e espero ter tempo (e vontade novamente) de voltar a ler outras coisas. Estou muito cansado de conteúdo técnico.
Acho que último ponto do vídeo, sobre a comunidade, é hoje em dia basicamente o UA-cam pra mim. Tenho a universidade também, onde curso História e por isso conheço leitores ávidos, mas fora dela não conheço um sequer. Triste perceber o quanto a leitura não está no gosto popular e no dia-a-dia das pessoas. Excelente vídeo, André!
Na infância eu odiava ler e gostava muito de matemática, era minha matéria preferida. No entanto, ao entrar no Ensino Médio, eu mudei radicalmente, me apaixonei pela poesia e pela literatura, agora quero fazer Letras na faculdade. Porém, ainda tenho dificuldades em manter constância na leitura ou ler muito, pois é um hábito recente, sem contar que a ansiedade e busca por prazer instantâneo, assim como vc falou, prejudica muito. Amei seu vídeo!
Desde a formação do estado brasileiro, este foi moldado para manter as pessoas "burras". Nunca de verdade houve um interesse em que a população fosse exposta a qualquer forma de cultura que elevasse o saber. As vezes em que ocorreram com chances de termos um avanço significativo, problemas de caráter político ocorreram e o atraso tomou conta. Do Império a República sempre houve aqueles que se colocaram contra o saber. Então a questão é; não lemos menos porque queremos, lemos menos porque o sistema deseja que assim seja. Quem ganha são eles.
Estava lendo uma tradução do Dickens para o português feita em 1960 e é simplesmente BIZARRO: parece que existe uma diferença de erudição enorme do tradutor em relação a todos os outros livros acadêmicos publicados depois dos anos 2000 que eu li. Aliás, André, pensa em fazer alguma análise ou review de algum livro de literatura, filosofia ou o que for?
A partir do ano que vem com essa lei que aumentou o preço dos livros, vai ter ainda menos gente lendo! Ainda bem que adquiri o hábito da leitura de 2023 pra cá! Graças a canais como o seu incluso
A lei não foi aprovada ainda. E ela não aumenta o preço dos livros. Só congela o preço de capa dos livros lançamentos pelo período de 1 ano. OBS: Sou contra
Parabéns pelo vídeo! 👏 Um dos motivo de eu usar o Instagram ainda, é influenciar as pessoas que me seguem a ler. Fico postando frases dos livros que estou lendo e algumas pessoas começam a sentir interesse no conteúdo. As vezes até empresto o livro. As pessoas que me seguem no meu insta pessoal irão consumir conteúdo literario, querendo ou não, então é aquele ditado: "Se a montanha não vai a Maomé, Maomé vai até a montanha".
Acabei de ler As benevolentes. Foi um livro muito pesado e impactante. Valeu pela construção histórica feita pelo autor e por esse ponto de vista tão inusitado.
O legal de ouvir você é que não dá para saber se sua fluência na fala mediante ao raciocínio é difícil ou não pra você. Talvez isso que eu estou falando se traduza em autenticidade.
Compreendo que a leitura nasce da curiosidade do indivíduo em entender o que o torna quem é. Eu, por exemplo, comecei a ler por volta dos 18 anos, movido pela busca de respostas. O primeiro livro que li foi Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos. Ganhei esse livro no 7º ano do ensino fundamental, quando o governo promoveu uma campanha de incentivo à leitura, investindo em autores nacionais como Mario Quintana (2014). Acredito que as pessoas precisam de uma oportunidade para esse despertar - uma chance de se questionarem sobre sua própria realidade. Se isso acontecer, mergulharão nos livros e viverão seus personagens, desvendando verdades que antes permaneciam em segredo. Posso citar, como exemplo, um dos livros que me marcaram profundamente este ano: Memórias do Subsolo, de Dostoiévski. Nele, fui levado a refletir sobre a volúpia que temos pelo ato de sabotagem. Mesmo em momentos agradáveis, encontramos formas de nos sabotar com uma dedicação peculiar que parece pertencer apenas aos humanos. André, parabéns pelo seu trabalho. Acompanho o seu canal desde 2023, quando ouvia os seus vídeos escondido enquanto trabalhava de segurança rsrs. Continue assim, está ajudando muita gente 🎒📚
Eu lia bastante até que um dia eu comecei a ter tinnitus, obviamente não por causa da leitura. Faz uns 3 anos que não leio nada mesmo querendo. Aproveitem e sejam gratos pelo silêncio!
Nos últimos 2 anos, o UA-cam foi essencial pra me ajudar a ter efetivamente uma vida de leitura. Eu ja lia antes, mas era bem menos e livros bem mais aleatórios. Hoje eu realmente tenho uma rotina de leitura diária e consigo ler livros mais robustos e que acrescente na vida intelectual e acadêmica. André, a Tatiana Feltrin tbm fez um vídeo sobre este assunto. O canal dela é, de longe, o que mais acompanho aqui no UA-cam. Fica a recomendação. Abraço, boa semana.
André, acompanho seu canal a pouco tempo, mas já percebi que você tem interesse pela URSS. Por isso queria te perguntar: você conhece o Angelo Segrillo? Eu tenho também um grande interesse sobre a URSS, e descobri esse professor/escritor recentemente.
Não lê porque não quer,nunca encarei a leitura como algo prazeroso, é como tomar suco de beterraba o gosto é horrível ,mas eu tomo por que faz bem pra saúde, brasileiro não lê por que é hedonista busca o prazer mais do que realmente faz bem pra ele,terão livros que certamente algumas passagem vão me fazer rir,mas não é felicidade de êxtase que o brasileiro está sempre procurando
O brother, dica pro canal: aprenda a fazer corte nos videos. Ajuda a dar dinâmica e não deixa monótono ou cheio de pausas sem significado (ééé... tipo...) acho q vai prender mais a atenção. Sucesso pra nós.
Porque é que há cada vez mais violência, cada vez mais pobreza e se lê cada vez menos? É fruto da ausência da educação para a cidadania do povo brasileiro, refém de suas próprias escolhas. Quem escolhe o que tem, tem o que merece.
Agora eu estou no treino da academia de ginástica. E estou bem interessado em chegar em casa e assistir esse vídeo. Porque o tema me interessa bastante.
Obrigado! Espero que goste
Brasil sempre foi assim! Na minha região maioria dos mais velhos com mais de 40 não puderam estudar ou nunca viram livros e no ensino médio as apostilas de literatura foram os únicos contatos que tive com livros clássicos de graça e infelizmente era o único aluno a ler ! E foi muito triste e solitario ver a falta de futuro de uma nação inteira . Smartphone foi inventado e em vez de ajudar ao acesso piorou tambem tudo ! 😢
Mais um excelente vídeo André. Realmente existe uma questão cultural muito forte no Brasil, onde pessoas enxergam a leitura como um enfado. Acredito que a tecnologia atrapalha ainda mais isso oferecendo dopamina muito mais rápido do que um livro, que exige concentração.
Minha experiência como leitor (eu não me considero um) foi semelhante a sua, mas na infância meu pai me presenteava com livretos de contos do folclore brasileiro, e com esse gosto por mistério e suspense na adolescência eu li bastante esse estilo e descobrir vários livros assim, Agatha Christie, Conan Doyle, etc. Ainda que alguns não considerem literatura. Com o tempo eu fui lendo menos e sinto, em partes, os efeitos das telas, eu tenho dificuldades de concentração também por causa do celular, eu me esforço mas leio pouco e demoro semanas para concluir um livro, as vezes, até meses.
"o brasileiro nunca leu, e se lesse leria errado".(Diogo Mainardi). o preço do livro é apenas uma desculpa esfarrapada. há "milhões" de sebos e além disso o SESC... onde pode-se emprestar livros (lançamentos e clássicos ).antes era a TV, e agora o Cel. como pretexto para não ler. se há interesse literário ... curiosidade, alternativas não são escassas.
Realmente, acho que o que mais atrapalha são distrações e falta de interesse do que o preço.
Eu leio tudo pirata em PDF ☠️
Muito bom.❤
Uma dica para quem quer começar a tomar gosto pela leitura é: "Finja ser ,até ser."
Por experiência própria eu dou esse "conselho ".
Nem sempre gostei tanto de ler,mas aos poucos mesmo sem perceber fui tomando gosto pela leitura.
Ia lendo todos os dias "fingindo ser uma leitora" até que "mim tornei uma leitora".
E um dos principais fatores que impulsionam um leitor (A) é a curiosidade.
É como conversar com uma pessoa ❤
Se permita viver a incrível aventura dos livros ❤
" Ler dá um sentido para a sua vida." Concordo plenamente com esta frase que vc disse. Acessar as mentes brilhantes e ainda poder interagir com suas ideias, entre outras coisas, é fantástico. 🤝
“Acessar” é um neologismo surgido na esteira da banalização dos computadores pessoais, por volta de 1995, e aplica-se somente a esse campo semântico específico, da tecnologia de informação. “Ter acesso a” usa-se nos demais contextos.
@@francis1961 Boa tarde. Tem razão. 🤝
Abandonei praticamente todo tipo de literatura depois que entrei na faculdade, hoje em dia só leio coisas relacionadas ao curso, como artigos, por exemplo. Devo me formar no fim desse ano e espero ter tempo (e vontade novamente) de voltar a ler outras coisas. Estou muito cansado de conteúdo técnico.
Acho que último ponto do vídeo, sobre a comunidade, é hoje em dia basicamente o UA-cam pra mim. Tenho a universidade também, onde curso História e por isso conheço leitores ávidos, mas fora dela não conheço um sequer. Triste perceber o quanto a leitura não está no gosto popular e no dia-a-dia das pessoas. Excelente vídeo, André!
Obrigado. Pelo menos temos nossa bola do UA-cam
Na infância eu odiava ler e gostava muito de matemática, era minha matéria preferida. No entanto, ao entrar no Ensino Médio, eu mudei radicalmente, me apaixonei pela poesia e pela literatura, agora quero fazer Letras na faculdade. Porém, ainda tenho dificuldades em manter constância na leitura ou ler muito, pois é um hábito recente, sem contar que a ansiedade e busca por prazer instantâneo, assim como vc falou, prejudica muito. Amei seu vídeo!
Caraca André tava vendo seus vídeos da fuvest e percebi que sua dialética melhorou muito, parabéns!! Seus vídeos são MT bons
Desde a formação do estado brasileiro, este foi moldado para manter as pessoas "burras". Nunca de verdade houve um interesse em que a população fosse exposta a qualquer forma de cultura que elevasse o saber. As vezes em que ocorreram com chances de termos um avanço significativo, problemas de caráter político ocorreram e o atraso tomou conta. Do Império a República sempre houve aqueles que se colocaram contra o saber. Então a questão é; não lemos menos porque queremos, lemos menos porque o sistema deseja que assim seja. Quem ganha são eles.
adoro seus videos man
cristão + alta cultura + sheipado = brabo 😎👉👉 boa semana e fique com Deus
Hahaha muito obrigado
Amém
Estava lendo uma tradução do Dickens para o português feita em 1960 e é simplesmente BIZARRO: parece que existe uma diferença de erudição enorme do tradutor em relação a todos os outros livros acadêmicos publicados depois dos anos 2000 que eu li. Aliás, André, pensa em fazer alguma análise ou review de algum livro de literatura, filosofia ou o que for?
André faz um podcast sobre livros 🙏✨️
A partir do ano que vem com essa lei que aumentou o preço dos livros, vai ter ainda menos gente lendo!
Ainda bem que adquiri o hábito da leitura de 2023 pra cá! Graças a canais como o seu incluso
Confesso que não vi quase nada sobre essa lei, mas vindo dos nossos governantes não espero nada
Obrigado!
A lei não foi aprovada ainda. E ela não aumenta o preço dos livros. Só congela o preço de capa dos livros lançamentos pelo período de 1 ano. OBS: Sou contra
@@emersonluis7 Se ela congela o preço de capa dos livros, significa que indiretamente aumenta, já que eles poderiam estar sendo vendidos com desconto.
Em dezembro de 2022 comecei a cultivar o hábito de leitura, o que foi muito bom. Só é uma pena que não comecei antes
Parabéns pelo vídeo! 👏
Um dos motivo de eu usar o Instagram ainda, é influenciar as pessoas que me seguem a ler. Fico postando frases dos livros que estou lendo e algumas pessoas começam a sentir interesse no conteúdo. As vezes até empresto o livro.
As pessoas que me seguem no meu insta pessoal irão consumir conteúdo literario, querendo ou não, então é aquele ditado: "Se a montanha não vai a Maomé, Maomé vai até a montanha".
Acabei de ler As benevolentes. Foi um livro muito pesado e impactante. Valeu pela construção histórica feita pelo autor e por esse ponto de vista tão inusitado.
Estou gostando muito. No próximo vídeo irei comentar
O legal de ouvir você é que não dá para saber se sua fluência na fala mediante ao raciocínio é difícil ou não pra você. Talvez isso que eu estou falando se traduza em autenticidade.
Compreendo que a leitura nasce da curiosidade do indivíduo em entender o que o torna quem é. Eu, por exemplo, comecei a ler por volta dos 18 anos, movido pela busca de respostas. O primeiro livro que li foi Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos. Ganhei esse livro no 7º ano do ensino fundamental, quando o governo promoveu uma campanha de incentivo à leitura, investindo em autores nacionais como Mario Quintana (2014).
Acredito que as pessoas precisam de uma oportunidade para esse despertar - uma chance de se questionarem sobre sua própria realidade. Se isso acontecer, mergulharão nos livros e viverão seus personagens, desvendando verdades que antes permaneciam em segredo.
Posso citar, como exemplo, um dos livros que me marcaram profundamente este ano: Memórias do Subsolo, de Dostoiévski. Nele, fui levado a refletir sobre a volúpia que temos pelo ato de sabotagem. Mesmo em momentos agradáveis, encontramos formas de nos sabotar com uma dedicação peculiar que parece pertencer apenas aos humanos.
André, parabéns pelo seu trabalho. Acompanho o seu canal desde 2023, quando ouvia os seus vídeos escondido enquanto trabalhava de segurança rsrs. Continue assim, está ajudando muita gente 🎒📚
Eu lia bastante até que um dia eu comecei a ter tinnitus, obviamente não por causa da leitura. Faz uns 3 anos que não leio nada mesmo querendo. Aproveitem e sejam gratos pelo silêncio!
Nos últimos 2 anos, o UA-cam foi essencial pra me ajudar a ter efetivamente uma vida de leitura. Eu ja lia antes, mas era bem menos e livros bem mais aleatórios. Hoje eu realmente tenho uma rotina de leitura diária e consigo ler livros mais robustos e que acrescente na vida intelectual e acadêmica.
André, a Tatiana Feltrin tbm fez um vídeo sobre este assunto. O canal dela é, de longe, o que mais acompanho aqui no UA-cam. Fica a recomendação. Abraço, boa semana.
Concordo 100% com o que você disse. Gosto muito da Tatiana, vou dar uma olhada
Ótimo vídeo André. Muito boa sua análise sobre a fraca cultura literária.
Bostileiro trocou o livro pelo funk.
Muito bom o conteúdo.
oi, André! Você pretende fazer um vídeo de fim de ano mostrando suas leituras/ melhores leituras de 2024?
sim
Eu comprei um kindle ano passado enchi de livros e nao li nenhum, o celular nao deixa kk. mas vou mudar essa siuação vou começar a ler tolkien e dumas
Tolkien é um bom começo
Mesma situação aqui kkkkkk
André, acompanho seu canal a pouco tempo, mas já percebi que você tem interesse pela URSS. Por isso queria te perguntar: você conhece o Angelo Segrillo? Eu tenho também um grande interesse sobre a URSS, e descobri esse professor/escritor recentemente.
Não conheço. Irei pesquisar sobre.
Obrigado
Não lê porque não quer,nunca encarei a leitura como algo prazeroso, é como tomar suco de beterraba o gosto é horrível ,mas eu tomo por que faz bem pra saúde, brasileiro não lê por que é hedonista busca o prazer mais do que realmente faz bem pra ele,terão livros que certamente algumas passagem vão me fazer rir,mas não é felicidade de êxtase que o brasileiro está sempre procurando
Andre ,porque não tem postado vídeos?
O brother, dica pro canal: aprenda a fazer corte nos videos. Ajuda a dar dinâmica e não deixa monótono ou cheio de pausas sem significado (ééé... tipo...) acho q vai prender mais a atenção. Sucesso pra nós.
Prefiro o estilo dele mais natural.
Porque é que há cada vez mais violência, cada vez mais pobreza e se lê cada vez menos? É fruto da ausência da educação para a cidadania do povo brasileiro, refém de suas próprias escolhas. Quem escolhe o que tem, tem o que merece.
Canal show brother
eba! outro vídeo no mesmo mês
Eu leio muito manga e quadrinhos sou um leitor?
Sim ué!
@@Diegoix5ks entao tudo certo kk
@@JRyould797... issimo !
Vou ir ver o vídeo da Paloma por ti