A veracidade é transcendente inerente a veracidade não se alterna com viés cosmovisão que são intrinsecamente individuais a veracidade não é subjetiva.
André, ainda não vi esse vídeo para comentar a respeito, continue seu trabalho por aqui. Você é jovem, gosta de ler e "só por isso" já se difere. E pelos livros que você apresenta, livros robustos, densos se difere ainda mais. Sempre em frente, brother, sempre enfrente! Valeu!
Fiquei bem impressionado com a quantidade e, principalmente, a qualidade das suas leituras. Também como você, eu tenho um interesse parrticular pela Rússia, embora menos pela história polìtica e mais pela histôria cultural. Não sei se você já leu, mas sugiro as seguintes obras, todas primorosas: Uma História Cultural da Rússia, Os Europeus e Crimeia, todos de Orlando Figes, Como Ler os Russos, de Irineu Franco Perpétuo e São Petersburgo, de Solomon Volkov. São obras um pouco densas, seja no tamanho, seja na quantidade muito grande de referências, mas já percebi que isso absolutamente seria um problema para você. Parabéns pelo canal, que acabo de descobrir!
Estou com “A história cultural da Rússia” na estante. Tenho um receio em lê-lo agora pois, pelo que ouvi falar, trata das diversas artes russas, como música e pintura, e sei muito pouco sobre. Você acha que isso prejudicará muito minha leitura ou terei um grande proveito mesmo assim? Também tenho a obra do Irineu Franco Perpétuo aqui, lerei em breve. Vou colocar na minha lista o resto, muito obrigado pelas recomendações. Volte sempre para conversarmos sobre a Rússia e outros temas interessantes. Abraços!!
@@andredias6 Definitivamente, não se preocupe com o fato de o livro de Figes tratar de música, pintura, dança e outras manifestações artísticas, para além da literatura. Eu o li com muito proveito e o mesmo certamente acontecerá com você. Evidentemente, trata-se de uma obra que merece, pelo menos, uma releitura, algo que pretendo fazer depois de três ou quatro anos do encontro inicial. Talvez, para facilitar, você poderia se informar minimamente sobre os movimentos musicais e sua relação com a dança do último quartel do século XIX e primeiras duas décadas do século XX.
Curioso como você lê livros de temas variados, gêneros diferentes e autores completamente diferentes entre si. Eu tenho um hiperfoco num estilo, só leio um gênero até cansar, se variar minha cabeça não acompanha.
oie, André! estou fazendo questão de comentar, pq as pessoas, de modo geral, são excelentes quando desejam explicitar opiniões negativas, mas acabam se silenciando quando são comentários favoráveis. Pois bem, passada a reflexão haha , fica o comentário em si: seu canal me motivou a iniciar a leitura de livros clássicos, desenvolvendo uma "maioridade" para a leitura. Seus vídeos foram um achado maravilhoso para mim! Nesse viés, considero bastante as suas indicações no meu plano de leitura. Atualmente, estou lendo Romeu e Julieta e, logo em seguida iniciarei Memórias do Subsolo e Os irmãos Karamazov😊
André, continue com os vídeos. Tenho mais de 700 filmes assistidos no catálogo do Letterboxd, e o meu preferido é o “Whiplash - Em busca da perfeição”, super recomendo!!
Vi que a maioria das suas leituras são longas,fascinantes e densas. Como você faz pra ler tanto? Acredito que abdica de muitas coisas ,por exemplo,redes sociais e aparelhos eletrônicos (celular;computadores etc) Mas ,como concilia seus estudos da faculdade e suas leituras? Ótimo vídeo!❤🎉
Guerra e paz eu estou para reler em breve e se também comecou Charles Dickens com Oliver Twist precisa ler um dia David Copperfild,inclusive o preferido de Dostoiévski,um rosario de caracteres onde e impossível não conhecer ao menos uma pessoa parecida com um daqueles personagens por mas caricatos que sejam; David Copperfild e um tratado da mente de uma infância incompreendida onde quando mas se precisa de compreensão e carinho se recebe violência desnessessaria ; o livro continua na vida adulta de David e nela um ser humano que transforma tudo aquilo em força para lutar pela vida; confesso que vi minha vida e de muitas criancas que conheci infelizmente nesse livro e em varios do Dickens a ponto de ter sido ate agora o único a me emocionar de fato. Nao poderia deixar passar Grandes esperanças e como sempre este autor consegue emocionar com a simplicidade da realidade e a tolice de um elitismo exagerado, ainda presente no Brasil de hoje! Polanski inclusive e o melhor adaptador de clássicos para o cinema e gostei muito de sua versao de Oliver Twist de 2005 e seu Macbeth de 1971 ! Sempre revejo adaptaçães de livros clássicos quando sinto saudade deles,principalmente Shakespeare. Em tempo Mao Tse Tung da China foi o ditador que oficialmente mais provocou vitimas na história e superou qualquer um e espero que seja o único!
Dickens é fantástico. Com certeza lerei os que você citou acima. Ao terminar Oliver Twist, verei a adaptação de Polanski e volto aqui para dizer o que achei Obrigado pelo comentário!
Realmente, a Rússia é um país bem intrigante, tem nomes de grande magnitude na literatura e sua história é muito singular. Sempre gostei dos escritores russos, e estou numa fase de muita curiosidade em relação política russa. Li uma biografia muito boa sobre Stalin e atualmente estou lendo sobre Lenin. São duas figuras icônicas que devem ser conhecidas. Parabéns pelos livros lidos, um melhor que o outro. Tenho saudades da época em que li Guerra e Paz, e certamente farei uma releitura deste monumento em um futuro breve.
Compartilho seu fascínio tanto pela literatura, como pela história/política russa. Acho que ambas ainda vivem e influenciam nosso mundo moderno. Não seríamos os mesmos sem Tólstoi, Dostoievski, Stalin e Lênin. Guerra e Paz é uma benção. Espero reler inúmeras vezes durante minha vida. Obrigado pelo comentário e boa sorte em suas leituras!
Seu canal me animou demais a ler esses classicos "antigos". Normalmente leio somente o que esta em alta e os best sellers da epóca. Alguma dica para começar nesse mundo de calhamaços? Ótimo vídeo, continue.
Ótimo vídeo André! Gostaria de te sugerir alguns livros caso goste de literatura francesa e também no caso de não tê-los em sua biblioteca: - As Flores do Mal - Charles Baudelaire; - Uma temporada no inferno e Iluminações - Arthur Rimbaud; - Os Cantos de Maldoror - Conde de Lautréamont. E por fim, com relação ao Polanski, esses dias eu assisti "O Último Portal" e acho que você vai gostar também. Abraços!
Que bom que você voltou a postar vídeos, André! Senti falta de te ouvir compartilhando suas experiências. Comecei a ler "Memórias do Subsolo" agora e encontrei uma certa dificuldade, você tem alguma dica? Um abraço!
Vou te dar uma chave de leitura para cada parte da obra (primeira e segunda). Será algo simples, mas pode te ajudar a compreender o que Dostoievski queria com o livro. Na primeira parte, ele está criticando os niilistas de seu tempo, a geração de 60. Se trata da nova geração: homens materialista, cientificistas, que acreditavam que com o progresso e a revolução o homem chegaria no paraíso terreno. Deus e o livre arbítrio humano são desprezados - não são científicos. O homem do subsolo, percebe todos esses argumentos e racionalmente concorda com eles, mas algo no seu espírito algo o diz que são falsos/desprezíveis. Ele está numa rebelião irracional contra tudo isso. Se recusa a aceitar. Na segunda parte, leia como uma crítica as românticos, a geração de 40 a qual Dostoievski fez parte. São os homens que amam a 'humanidade' mas não conseguem amar o pobre ao seu lado. Perceba os sonhos de grandeza do homem do subsolo, sua vida artificial livresca. Acho que com essa breve dica você pode aproveitar mais sua leitura. Li sobre isso principalmente na biografia escrita por Joseph Frank - nos primeiros 3 volumes. Outra coisa que pode te ajudar são resenhas no youtube. Recomendo o professor Vassoler. Abraços!
Parabéns pelas leituras, gosto muito dos seus videos!!! Deixo aqui recomendações de filmes para começar a explorar mais o cinema (alías são alguns dos meus favoritos). São eles: Aftersun, de Charlote Wells (2022); Monster, de Hirokazu Koreeda; Por fim, O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha. Seria muito legal, além das leituras, falar um pouco sobre outras artes que você goste. Só força ai cara!
Salve, André! Dos contos de Dostoiévski recomendo "Um paradoxalista", uma das minhas narrativas breves favoritas da vida... Também recomendo um outro conto: "De quanta terra precisa o homem" (Tolstói) Livros, indico: - A gaivota (teatro) - Tchekhov - Os que tem hora marcada (teatro) - Elias Canetti (junto com McCarthy, um dos favoritos da vida); {Essa peça de teatro faz parte da edição "Canetti: teatro terrível" - ed. Perspectiva, acho que o livro está esgotado, mas recomendo sebo ou biblioteca, se tiver acesso; a edição possui outras duas peças, mas "Os que tem hora..." é a que eu sugiro a leitura} - Walt Whitman, leia tudo o que conseguir, principalmente "Folhas de relva" - O deserto dos Tártatos - Dino Buzzati - Romeu e Julieta da Aldeia - Gottfried Keller {uma releitura da história dos amantes de Verona em uma versão alemã - divertido} - Poesia: As elegias de Duíno - Rainer Maria Rilke - A obra completa do Raduan Nassar (três livros: 1 novela, 1 romance e 1 livrinho de contos - destaco o romance: Lavoura Arcaica - magnum opus) - O rei da vela (teatro) - Oswald de Andrade Filmes: - Asas do desejo (1989) - Wim Wenders (que bebe muito da poética rilkeana...) - Cães de guerra (2016) - Todd Philips - Apocalypse Now! (1979) - Coppola - Mulholland drive (2001) - D. Lynch - A montanha sagrada - Jodorowsky (filme surtado, polêmico, incômodo por vezes, e difícil por outras - vale cada segundo) - Macbeth (1948) - Orson Welles (a melhor adaptação da melhor peça de Shakespeare...) - "Um corpo que cai" (Hitchcock) e "Instinto selvagem" (Verhoeven) - sendo o segundo uma releitura do primeiro (com as devidas licenças poéticas) + "Festim diabólico" (Hitchcock) - Terra em transe (1967) - Glauber Rocha - Andrei Rublev (1966) - retrato das ebulições da Rússia medieval contrapondo a vida do pintor Andrei Rublev Diretores que valem a pena: - Lars von Trier - Paul Thomas Anderson - Michael Haneke - David Cronemberg - Terence Malick - Rogério Sganzerla - Bergman - Milos Forman (principalmete Amadeus - cinebiografia de Mozart) - Eisenstein (Encouraçado Potemkin e A greve) Fiz a lista de cabeça, muita coisa acabei deixando de fora ou esquecendo, mas o essencial eu acho que consegui sintetizar, foquei no fundamental... Abraço!
"Sem ideias elevados não é possível viver e eu desconfio até hoje que é justamente por isso que a humanidade ama as guerras; para tomar parte em uma ideia elevada." Por coincidência, li o Paradoxalista ontem e nos faz refletir. Eu acho incrível como Tolstói e Dostoiévski, os dois maiores, discordam em vários assuntos. Me sinto num debate entre ambos e acho isso uma benção. De quanta terra precisa o homem é fantástico. Gosto muito de ler esses textos morais de Tolstói. Obrigado pelas recomendações! Amadeus provavelmente é minha peça preferida. A cena do Mozart 'ditando' a música para Salieri a beira da morte é uma das coisas mais bonitas que já vi. Assisti Apocalipse Now esse fim de semana e ganhou um lugar ao lado de Vá e Veja nos meus filmes de guerra preferidos. Vou buscar ler "No coração das trevas" e rever essa obra prima de Copolla. Ontem vi meu primeiro filme de Lars Von Trier - Anticristo. Achei o trabalho fotográfico e a narrativa incríveis. Foi um filme desconfortável para mim, mas talvez isso aumente ainda mais o mérito do diretor. O próximo que pretendo ver dele é "Dançando na chuva". Festim diabólico foi um filme muito interessante também, bem teatral. Conversa muito com a obra de Dostoievski e Freud. De Hitchcock gostei muito de Psycho. Pretendo ver todos. Seus comentários são sempre muito bons e me deixam feliz em lê-los. Se um dia você se sentir interessado, grave vídeos para o youtube também. Eu gostaria muito de ver você conversando sobre seus livros e filmes preferidos. Abraços!
Excelentes escolhas, eu adorei a leitura que fiz de O Arquipélago Gulag e O Mestre e a Margarida. Tenho Os Contos de Dostoiévski e ainda não li, ver seu vídeo me animou.
Confesso que não converso sobre isso com meus colegas na faculdade, mas você não precisa ter medo. Os mais intolerantes são apenas um minoria barulhenta. Pelo menos na minha sala, conheço colegas católicos que não sofrem em absolutamente nada. Também não é necessário arranjar brigas bobas por conta de coisas que ouvir. Burrices são ditas o tempo todo e o melhor a se fazer é ignorar.
recomendo a biografia de stalin pelo domenico losurdo. "historia critica de uma lenda negra". desculpa por tantos comentários kkkk seu canal é muito shop (show + top)
Parabéns André muito bom mesmo Deus continue te abençoando sempre
Obrigado!
Amo demais essa canal
muito obrigado!
❤❤❤
Até que enfim você voltou 👏🏼
Boa noite. Dicas: A história de Jennin ou o Ateu e o Sábio (Voltaire), O Ingênuo (Voltaire), Tratado sobre Tolerância ( Voltaire).
Sempre gratificante assistir um vídeo seu, continue André.
obrigado!
A literatura mim fascina❤ e esse canal foi um fantástico achado!
Continue com os videos!
Obrigado!!
Ótimos livros! Acabei de achar o canal 🙂
Bons livros.
obrigado!
muuuito foda
valeuu!
Um sonho de um homem ridículo é meu conto favorito do Dostoiévski. É excelente 🙌
Deeveria as editoras fazer a tradução completa de obras de divesos autores e publicar as obras completas.
Concordo!
A veracidade é transcendente inerente a veracidade não se alterna com viés cosmovisão que são intrinsecamente individuais a veracidade não é subjetiva.
André, traz um vídeo de como você faz suas leituras..se faz resumos ,como faz pra lembrar de todos os livros que você lê/leu recentemente
Anotado!
Parabéns pelo seu conteúdo!
muito obrigado!
Mano parabéns e gratificante ver um rapaz tão jovem apreciando literatura...
muito obrigado!
André, ainda não vi esse vídeo para comentar a respeito, continue seu trabalho por aqui. Você é jovem, gosta de ler e "só por isso" já se difere. E pelos livros que você apresenta, livros robustos, densos se difere ainda mais. Sempre em frente, brother, sempre enfrente! Valeu!
muito obrigado!
"Os Demônios" é simplesmente esplendido e profético! Parabéns pelo excelente livro!
Concordo plenamente. Foi uma das minhas melhores leituras desse ano.
Dostoiévski é um profeta
Já andas interessado por Rússia, leia a entrevista do Pultin p/ Oliver Stones
Muito bom meu amigo, ótimas dicas de leitura!
obrigado!
Fiquei bem impressionado com a quantidade e, principalmente, a qualidade das suas leituras. Também como você, eu tenho um interesse parrticular pela Rússia, embora menos pela história polìtica e mais pela histôria cultural. Não sei se você já leu, mas sugiro as seguintes obras, todas primorosas: Uma História Cultural da Rússia, Os Europeus e Crimeia, todos de Orlando Figes, Como Ler os Russos, de Irineu Franco Perpétuo e São Petersburgo, de Solomon Volkov. São obras um pouco densas, seja no tamanho, seja na quantidade muito grande de referências, mas já percebi que isso absolutamente seria um problema para você. Parabéns pelo canal, que acabo de descobrir!
Estou com “A história cultural da Rússia” na estante. Tenho um receio em lê-lo agora pois, pelo que ouvi falar, trata das diversas artes russas, como música e pintura, e sei muito pouco sobre. Você acha que isso prejudicará muito minha leitura ou terei um grande proveito mesmo assim?
Também tenho a obra do Irineu Franco Perpétuo aqui, lerei em breve.
Vou colocar na minha lista o resto, muito obrigado pelas recomendações.
Volte sempre para conversarmos sobre a Rússia e outros temas interessantes.
Abraços!!
@@andredias6 Definitivamente, não se preocupe com o fato de o livro de Figes tratar de música, pintura, dança e outras manifestações artísticas, para além da literatura. Eu o li com muito proveito e o mesmo certamente acontecerá com você. Evidentemente, trata-se de uma obra que merece, pelo menos, uma releitura, algo que pretendo fazer depois de três ou quatro anos do encontro inicial. Talvez, para facilitar, você poderia se informar minimamente sobre os movimentos musicais e sua relação com a dança do último quartel do século XIX e primeiras duas décadas do século XX.
Muito obrigado!
Curioso como você lê livros de temas variados, gêneros diferentes e autores completamente diferentes entre si. Eu tenho um hiperfoco num estilo, só leio um gênero até cansar, se variar minha cabeça não acompanha.
Orgulho de você, parabéns André. ❤❤❤
obrigado!!
Ótimo video André, estou lendo Os irmãos Karamazov, cartas a um jovem poeta e O livro do dessassossego.
só livraço! parabéns
Ícones muito bonitos, André
obrigado! são lindos mesmo
Oliver Twist foi um dos primeiros livros clássicos que peguei.
A repercussão n'alma que esse livro me causou, foi surreal!
estou gostando muito!
oie, André! estou fazendo questão de comentar, pq as pessoas, de modo geral, são excelentes quando desejam explicitar opiniões negativas, mas acabam se silenciando quando são comentários favoráveis. Pois bem, passada a reflexão haha , fica o comentário em si: seu canal me motivou a iniciar a leitura de livros clássicos, desenvolvendo uma "maioridade" para a leitura. Seus vídeos foram um achado maravilhoso para mim! Nesse viés, considero bastante as suas indicações no meu plano de leitura.
Atualmente, estou lendo Romeu e Julieta e, logo em seguida iniciarei Memórias do Subsolo e Os irmãos Karamazov😊
Muito obrigado pelo comentário tão gentil!
Espero que você goste muito das suas leituras e continue apreciando o prazer da leitura sempre
Abraços
André, continue com os vídeos. Tenho mais de 700 filmes assistidos no catálogo do Letterboxd, e o meu preferido é o “Whiplash - Em busca da perfeição”, super recomendo!!
Vou colocar na minha lista, obrigado!!
Vi que a maioria das suas leituras são longas,fascinantes e densas.
Como você faz pra ler tanto? Acredito que abdica de muitas coisas ,por exemplo,redes sociais e aparelhos eletrônicos (celular;computadores etc)
Mas ,como concilia seus estudos da faculdade e suas leituras?
Ótimo vídeo!❤🎉
Leio por volta de 2horas por dia.
Um dia farei um vídeo sobre como arrumar tempo para isso e conciliar com seus outros afazeres
Abraços
@@andredias6 agradeço ❤️
Faz tempo que ouvi sobre seus vídeos em, que bom que postou de novo. Ótimas leituras!
muito obrigado! esporadicamente eu irei aparecer hahaha
a biografia do Charles Manson lançada pela editora Darkside é bem bacana!
vou colocar na lista
Lê Almas Mortas de Gogol
um dia lerei, sem dúvidas
Guerra e paz eu estou para reler em breve e se também comecou Charles Dickens com Oliver Twist precisa ler um dia David Copperfild,inclusive o preferido de Dostoiévski,um rosario de caracteres onde e impossível não conhecer ao menos uma pessoa parecida com um daqueles personagens por mas caricatos que sejam; David Copperfild e um tratado da mente de uma infância incompreendida onde quando mas se precisa de compreensão e carinho se recebe violência desnessessaria ; o livro continua na vida adulta de David e nela um ser humano que transforma tudo aquilo em força para lutar pela vida; confesso que vi minha vida e de muitas criancas que conheci infelizmente nesse livro e em varios do Dickens a ponto de ter sido ate agora o único a me emocionar de fato. Nao poderia deixar passar Grandes esperanças e como sempre este autor consegue emocionar com a simplicidade da realidade e a tolice de um elitismo exagerado, ainda presente no Brasil de hoje! Polanski inclusive e o melhor adaptador de clássicos para o cinema e gostei muito de sua versao de Oliver Twist de 2005 e seu Macbeth de 1971 ! Sempre revejo adaptaçães de livros clássicos quando sinto saudade deles,principalmente Shakespeare. Em tempo Mao Tse Tung da China foi o ditador que oficialmente mais provocou vitimas na história e superou qualquer um e espero que seja o único!
Dickens é fantástico. Com certeza lerei os que você citou acima.
Ao terminar Oliver Twist, verei a adaptação de Polanski e volto aqui para dizer o que achei
Obrigado pelo comentário!
A biografia do Stalin, de Montefiore é excelente. Recomendo!
montefiore é bom demais, com certeza lerei um dia
Realmente, a Rússia é um país bem intrigante, tem nomes de grande magnitude na literatura e sua história é muito singular. Sempre gostei dos escritores russos, e estou numa fase de muita curiosidade em relação política russa. Li uma biografia muito boa sobre Stalin e atualmente estou lendo sobre Lenin. São duas figuras icônicas que devem ser conhecidas. Parabéns pelos livros lidos, um melhor que o outro. Tenho saudades da época em que li Guerra e Paz, e certamente farei uma releitura deste monumento em um futuro breve.
Compartilho seu fascínio tanto pela literatura, como pela história/política russa. Acho que ambas ainda vivem e influenciam nosso mundo moderno. Não seríamos os mesmos sem Tólstoi, Dostoievski, Stalin e Lênin.
Guerra e Paz é uma benção. Espero reler inúmeras vezes durante minha vida.
Obrigado pelo comentário e boa sorte em suas leituras!
Seu canal me animou demais a ler esses classicos "antigos". Normalmente leio somente o que esta em alta e os best sellers da epóca. Alguma dica para começar nesse mundo de calhamaços? Ótimo vídeo, continue.
vá em frente! os clássicos são clássicos por um motivo
Recomendo 'Nada de Novo no Front' (2022) e Coração de Ferro (2015), ambos filmes de guerra.
obrigado, colocarei na minha lista
Ótimo vídeo André!
Gostaria de te sugerir alguns livros caso goste de literatura francesa e também no caso de não tê-los em sua biblioteca:
- As Flores do Mal - Charles Baudelaire;
- Uma temporada no inferno e Iluminações - Arthur Rimbaud;
- Os Cantos de Maldoror - Conde de Lautréamont.
E por fim, com relação ao Polanski, esses dias eu assisti "O Último Portal" e acho que você vai gostar também.
Abraços!
obrigado pelas recomendações! sempre bom adicionar obras da literatura francesa na biblioteca
Que bom que você voltou a postar vídeos, André! Senti falta de te ouvir compartilhando suas experiências. Comecei a ler "Memórias do Subsolo" agora e encontrei uma certa dificuldade, você tem alguma dica? Um abraço!
Vou te dar uma chave de leitura para cada parte da obra (primeira e segunda). Será algo simples, mas pode te ajudar a compreender o que Dostoievski queria com o livro.
Na primeira parte, ele está criticando os niilistas de seu tempo, a geração de 60. Se trata da nova geração: homens materialista, cientificistas, que acreditavam que com o progresso e a revolução o homem chegaria no paraíso terreno. Deus e o livre arbítrio humano são desprezados - não são científicos. O homem do subsolo, percebe todos esses argumentos e racionalmente concorda com eles, mas algo no seu espírito algo o diz que são falsos/desprezíveis. Ele está numa rebelião irracional contra tudo isso. Se recusa a aceitar.
Na segunda parte, leia como uma crítica as românticos, a geração de 40 a qual Dostoievski fez parte. São os homens que amam a 'humanidade' mas não conseguem amar o pobre ao seu lado. Perceba os sonhos de grandeza do homem do subsolo, sua vida artificial livresca.
Acho que com essa breve dica você pode aproveitar mais sua leitura. Li sobre isso principalmente na biografia escrita por Joseph Frank - nos primeiros 3 volumes. Outra coisa que pode te ajudar são resenhas no youtube. Recomendo o professor Vassoler.
Abraços!
Parabéns pelas leituras, gosto muito dos seus videos!!! Deixo aqui recomendações de filmes para começar a explorar mais o cinema (alías são alguns dos meus favoritos). São eles: Aftersun, de Charlote Wells (2022); Monster, de Hirokazu Koreeda; Por fim, O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha. Seria muito legal, além das leituras, falar um pouco sobre outras artes que você goste. Só força ai cara!
obrigado pelas recomendações, vou colocar na lista!
pretendo falar cada vez mais sobre filmes
To lendo Freud, Marx e Dostoiévski
show!
Já leu Sapiens? Ouviu falar? Algo a comentar?
foi um dos primeiros livros que li. lembro de gostar da leitura, mas não considero um baita livro
Excelentes leituras! Se puder assista o Bebê de Rosemary do Polanski. Tem o livro do Ira Levin tb muito bom
com certeza verei!
Otimo video André, assista o filme do Ayrton Senna.
obrigado pela recomendação!
Salve, André!
Dos contos de Dostoiévski recomendo "Um paradoxalista", uma das minhas narrativas breves favoritas da vida...
Também recomendo um outro conto: "De quanta terra precisa o homem" (Tolstói)
Livros, indico:
- A gaivota (teatro) - Tchekhov
- Os que tem hora marcada (teatro) - Elias Canetti (junto com McCarthy, um dos favoritos da vida);
{Essa peça de teatro faz parte da edição "Canetti: teatro terrível" - ed. Perspectiva, acho que o livro está esgotado, mas recomendo sebo ou biblioteca, se tiver acesso; a edição possui outras duas peças, mas "Os que tem hora..." é a que eu sugiro a leitura}
- Walt Whitman, leia tudo o que conseguir, principalmente "Folhas de relva"
- O deserto dos Tártatos - Dino Buzzati
- Romeu e Julieta da Aldeia - Gottfried Keller {uma releitura da história dos amantes de Verona em uma versão alemã - divertido}
- Poesia: As elegias de Duíno - Rainer Maria Rilke
- A obra completa do Raduan Nassar (três livros: 1 novela, 1 romance e 1 livrinho de contos - destaco o romance: Lavoura Arcaica - magnum opus)
- O rei da vela (teatro) - Oswald de Andrade
Filmes:
- Asas do desejo (1989) - Wim Wenders (que bebe muito da poética rilkeana...)
- Cães de guerra (2016) - Todd Philips
- Apocalypse Now! (1979) - Coppola
- Mulholland drive (2001) - D. Lynch
- A montanha sagrada - Jodorowsky (filme surtado, polêmico, incômodo por vezes, e difícil por outras - vale cada segundo)
- Macbeth (1948) - Orson Welles (a melhor adaptação da melhor peça de Shakespeare...)
- "Um corpo que cai" (Hitchcock) e "Instinto selvagem" (Verhoeven) - sendo o segundo uma releitura do primeiro (com as devidas licenças poéticas) + "Festim diabólico" (Hitchcock)
- Terra em transe (1967) - Glauber Rocha
- Andrei Rublev (1966) - retrato das ebulições da Rússia medieval contrapondo a vida do pintor Andrei Rublev
Diretores que valem a pena:
- Lars von Trier
- Paul Thomas Anderson
- Michael Haneke
- David Cronemberg
- Terence Malick
- Rogério Sganzerla
- Bergman
- Milos Forman (principalmete Amadeus - cinebiografia de Mozart)
- Eisenstein (Encouraçado Potemkin e A greve)
Fiz a lista de cabeça, muita coisa acabei deixando de fora ou esquecendo, mas o essencial eu acho que consegui sintetizar, foquei no fundamental...
Abraço!
"Sem ideias elevados não é possível viver e eu desconfio até hoje que é justamente por isso que a humanidade ama as guerras; para tomar parte em uma ideia elevada."
Por coincidência, li o Paradoxalista ontem e nos faz refletir. Eu acho incrível como Tolstói e Dostoiévski, os dois maiores, discordam em vários assuntos. Me sinto num debate entre ambos e acho isso uma benção.
De quanta terra precisa o homem é fantástico. Gosto muito de ler esses textos morais de Tolstói.
Obrigado pelas recomendações!
Amadeus provavelmente é minha peça preferida. A cena do Mozart 'ditando' a música para Salieri a beira da morte é uma das coisas mais bonitas que já vi.
Assisti Apocalipse Now esse fim de semana e ganhou um lugar ao lado de Vá e Veja nos meus filmes de guerra preferidos. Vou buscar ler "No coração das trevas" e rever essa obra prima de Copolla.
Ontem vi meu primeiro filme de Lars Von Trier - Anticristo. Achei o trabalho fotográfico e a narrativa incríveis. Foi um filme desconfortável para mim, mas talvez isso aumente ainda mais o mérito do diretor. O próximo que pretendo ver dele é "Dançando na chuva".
Festim diabólico foi um filme muito interessante também, bem teatral. Conversa muito com a obra de Dostoievski e Freud. De Hitchcock gostei muito de Psycho. Pretendo ver todos.
Seus comentários são sempre muito bons e me deixam feliz em lê-los. Se um dia você se sentir interessado, grave vídeos para o youtube também. Eu gostaria muito de ver você conversando sobre seus livros e filmes preferidos.
Abraços!
Excelentes escolhas, eu adorei a leitura que fiz de O Arquipélago Gulag e O Mestre e a Margarida. Tenho Os Contos de Dostoiévski e ainda não li, ver seu vídeo me animou.
belas leituras!
Do Polanski, talvez você goste de Tess, filme baseado no livro do Thomas Hardy.
obrigado pela recomendação! pretendo tanto ver o filme como ler thomas hardy logo menos
Você dedica quanto tempo para leitura por dia, André? Boa! ótimos, livros.
entre 1h30 e 2h
obrigado!
Excelente vídeo, caro amigo! As obras parecem realmente serem muito boas, continue assim.
muito obrigado!
Veja Cure (1997) do Kiyoshi Kurosawa
obrigado pela recomendação
Você é católico?
sim
Você conhece outros catolicos na Usp? Faço direito mas tenho até medo de falar que sou pra não ser totalmente excluído socialmente na sala...
Confesso que não converso sobre isso com meus colegas na faculdade, mas você não precisa ter medo. Os mais intolerantes são apenas um minoria barulhenta. Pelo menos na minha sala, conheço colegas católicos que não sofrem em absolutamente nada.
Também não é necessário arranjar brigas bobas por conta de coisas que ouvir. Burrices são ditas o tempo todo e o melhor a se fazer é ignorar.
@@andredias6oq te fez escolher ser católico invés de cristão ou outras denominações?
@@andredias6 Entendi, muito obrigado!
recomendo a biografia de stalin pelo domenico losurdo. "historia critica de uma lenda negra".
desculpa por tantos comentários kkkk seu canal é muito shop (show + top)
comente o quanto quiser, fico muito feliz com as recomendações e dicas hahaha
obrigado!
Losurdo não pelo amor de deus!!