“Parece duvidoso se, de fato, a política de “Botas no rosto” pode continuar indefinidamente. Minha própria convicção é que a oligarquia governante encontrará maneiras menos árduas e perdulárias de governar e de satisfazer sua ânsia de poder, e essas formas serão semelhantes às que descrevi em Admirável Mundo Novo. Na próxima geração, acredito que os governantes do mundo descobrirão que *o condicionamento infantil e a narco-hipnose* são mais eficientes, como instrumentos de governo, do que e prisões e campos de concentração, e que o desejo de poder pode ser completamente satisfeito sugerindo às pessoas que amem sua servidão ao invés de açoita-los e chutando-os até à obediência. ” - Carta de Aldous Huxley em 1949 para George Orwell autor do livro “1984”
"Ser persuadido abaixo do nível da escolha e da razão" "A democracia depende de eleitores fazendo escolhas inteligentes e racionais" "o que os propagandistas estão tentando fazer é tentar ignorar o lado racional do homem e apelar diretamente para essas forças inconscientes abaixo da superfície" "A paixão pelo poder movimenta o homem" "Todas as democracias baseiam -se na preposição de que poder é muito perigoso, e que é extremamente importante não deixar qualquer homem ou qualquer pequeno grupo ter poder demais por um tempo muito longo" "é muito importante ensinar a todas as pessoas estarem em guarda sobre todas as armadilhas verbais" Aldous H. - Muito inteligente esse cara!. adorei o livro dele! muito bom! Ele não acreditaria no que seus olhos veriam neste séc. XXI, homens bomba, corrupção, etc, etc...
Previu os algoritmos, a perda da liberdade de consciência, o uso da propaganda para gerar a falsa ideia de liberdade enquanto manipula, direciona e vigia. Um gênio!
Excelente. Há outros livros de Aldous Huxley que demonstra sua crença na democracia e liberdade. Gosto muito de "Também o Cisne Morre" que considero um tratado filosófico sobre o poder, a democracia e a liberdade, oportunidades desiguais.
A superpopulação aumentou a produção pois não há necessária equivalência entre o número de pessoas e a falta de alimento, a não ser que todas as pessoas fossem passivas esperando comidinha na boca. É triste ver essas falácia malthusiana na boca de Huxley, porém, a genialidade dele supera essa falta, principalmente quando defende a descentralização.
Impressionante que ele fala sobre o Ocidente, tido como mundo Livre. Pois bem... Será q nós somos livres msm sendo q somos bombardeados por propagandas e publicidade que nos predestinam a consumir a esta "ditadura". Quando ele falou do avanço tecnológico e da hierarquia, vc percebe que ele acertou 2 vezes pq hj apenas corremos para no manter neste mt materialista que cultua padrões e objetos.
Essa entrevista foi nos anos 50. Quase 70 abos depois,as coisas já mudaram bastante. E outra coisa, se ele detona os Eua, a mídia e o Governo totalmentr nesse programa, ele e sua família seriam destruídos e assassinados, na certa
@@dianabarbosa8995 Nessa entrevista com o Sr Walace, puseram ele na parede inúmeras vezes, no entanto, Huxley soube responder cada abacaxi corretamente. o cara é bom
O interessante é que além de propaganda política da qual ele falou, se percebe hj a propaganda de consumo - que ele crítica mt - e nos faz pensar sobre como somos predestinados a comprar e usar aquilo que nós e oferecido pelas indústrias/lojas etc.
Ele vivia a época do Macartismo nos Estados Unidos.Não poderia falar mal da democracia americana.Seria preso.Mas se prestarmos atenção em suas respostas,,ele diz nas entrelinhas e muito sutilmente que lá também se vive uma distopia..
Ele acertou em tudo, só não que as liberdades alcançadas pelos EUA mal servem a eles, que dirá para as relações externas que invariavelmente se torna destruidora, sobretudo de nações periféricas. Agora vc pára e começa a refletir tudo isso sobre a nossa realidade brasileira... Horrível né? Tá tudo de cabeça pra baixo, literalmente tudo. Pra começar todos os partidos independente de sua redução drástica ou não, deveriam ter uma coisa sempre em comum, a soberania (independência brasileira), daí viriam as diferenças ideológicas e históricas que é natural e muito importante. E ninguém revela isso, a mídia nunca toca nesses pontos.
Huxley é realmente muito inteligente, pena que as perguntas tinham sempre como prerrogativa a guerra entre união soviética e EUA. É engraçado ver como Huxley era a favor da democracia e das liberdades individuais mesmo tendo descrito uma sociedade "perfeita" em Admirável Mundo Novo.
O irmão Julian Huxley foi um dos primeiros da UNESCO, coisa nível ONU, nível Global-Mundial. Ou seja, Aldous sabia de perto o que estava sendo planejado. Apenas uma observação nesta data 27/05/2020: no Admirável há uma "educação sobre higiene" para os cidadãos combaterem doença e terem "saúde". Os cidadãos do Admirável eram incentivados a serem sempre limpinhos. Então quando vemos o incentivo a lavar as mãos constantemente, higienizar objetos, álcool gel, máscaras, etc. vemos que já estamos sim no Admirável Mundo Novo.
@@CanalDoJothape584 cara a onu não é um organismo próprio , as decisões só são tomada de acordo com os países votantes naquela ocasião, a onu não pode decidir por si só pq por si só ela nada é, ademais, nós estamos em Uma pandemia cara lógico que nós temos que limpar e colocar a higiene em primeiro lugar atualmente , suas colocações foram infelizes ,as vezes por ignorância literal ou simplesmente por maldade ideológica
@@arthurrocharocha9816 1º Infeliz é tu. O que eu digo não está relacionado aos teus sentimentos. 2º Eu por acaso disse para sermos "sujos e negligentes com a própria higiene" ? A questão é a forma doutrinária em que a "educação sobre higiene" é feita no mundo do livro, isto é, algo vindo de um organismo governamental, de cima pra baixo, ao invés de algo naturalmente humano, como no ensino de pais para filhos. Exemplo: quem me ensinou e ser "higiênico" e lavar mãos foram meus pais na infância, e não o Estado e Governo. 3º “ignorância literal”. Tu leu o livro? Pois eu li sim, além de várias palestras sobre o livro, a vida do autor, análises e críticas da obra etc. 4º “simplesmente por maldade ideológica”. Quanto a isto eu acho que tu é muito “bonzinho” não é mesmo? Tu é um ser “puro e bom” e vê maldade em tudo que não entende ou não concorda. Pois claro, afinal, eu estou “pregando uma ideologia” não é mesmo? Naquela pequena resposta que disse acima tu viu “toda minha ideologia maldosa” não é mesmo? Afinal, tu lê o que não está escrito. Genial cara. [ALERTA DE IRONIA] Vai lá, OBEDEÇA a ONU, a OMS, aos “cientistas bonzinhos” que querem o teu bem. Siga-os fielmente, cegamente. Afinal, são todos bonzinhos, por isso tu é bem obedientizinho como um aluno de escola com 5 anos de idade (mental no caso). Mas aviso para ter cuidado hein: se os cientistas mandarem tu enfiar um abacaxi no teu próprio ânus para combater o vírus, acho que tu vai fazer isso “pelo bem da humanidade”. Que ser bonzinho e crítico tu é. Tão crítico que OBEDECE tudo o que as “autoridades, cientistas e governo” mandam fazer. Pra finalizar uma charada pra descontrair: qual a diferença entre um abacaxi e um supositório? Não sabe? Então é melhor tomar cuidado hein....
13:18 O preço da liberdade é a eterna vigilância. " I’ve got to learn things Learn them the hard way Got to see what it feels like No matter what they say Sometimes it’s hard to do the right thing When the pressures is coming down like lightening It’s like they want me to be perfect When they don’t even know that I’m hurting Cause life’s not easy I’m not made out of steel Don’t forget that I’m human, don’t forget that I’m real Act like you know me, but you never will There’s one thing I know for sure I’ll show you I’ll show you"
Cara, fui trazido pra cá através de um vídeo do canal Quadro em Branco. Não é possível que o moleque do canal acha que o Aldous Huxley vê (ou veria) de forma positiva a contracultura do final dos anos 60. Nessa entrevista ele alerta para isso e ainda para a tecnocracia da tecnologia. Não é nada otimista em relação isso. Claramente ele alerta que tudo isso pode se tornar uma forma monstruosa de controle social. E isso se mostra evidente há anos.
@@CanalDoJothape584 amigo, não falo de você, falo do rapaz do canal Quadro em Branco. Houve um mal entendido aqui. No vídeo do Quadro Branco, o moleque faz um contorcionismo mental pra defender o ponto de que o Aldous Huxley vê todas essas mudanças no tecido social de forma positiva enquanto o vídeo no seu canal com a entrevista do próprio desmente o rapaz.
@@pedroesthevaosantos No mundo do livro Admirável Mundo Novo todos são escravos. Escravos do conforto; escravos da droga (SOMA); escravos do sexo (e todos mesmo assim são infelizes depressivos que se "curam" tomando o SOMA). Todos fazem tudo exatamente como os governantes mandam. Ninguém quer pensar diferente. Um mundo confortavelmente infeliz e medíocre. Não há o que ver de bom neste mundo de Admirável Mundo Novo.
@@pedroesthevaosantos pra quem resolveu subir um video alardeando que o Olavo não entendia nada, o sujeito do Quadro em Branco se mostrou um verdadeiro profissional da desonestidade intelectual.
@@WaltKurtz1109 sim cara. Não que o Aldous Huxley fosse algum santo intocável, mas o cara do Quadro em Branco diz q o Huxley nunca debochou de ninguém como o Olavo diz no prefácio da edição antiga d'A Ilha. Acontece q o sarcasmos e a ironia é usada em toda a obra do Aldous Huxley, só q o esquerdinha metido a inteligentinho não consegue entender isso. Um sujeito desse pode ler por horas e horas, mas nunca vai ser capaz absorver nenhum conteúdo.
o entrevistador pergunta pro Aldous. -segamos diretos! Nós acreditamos, enfim, que vivemos numa democracia nos EUA. vc acredita que este A.M.N que vc fala poderia, nos próximos 25 anos, ou no próximo século, chegar até nós? 2022: quase um século depois. estamos quase lá Mike! só falta mais um pouco. Não c preocupe, nada vai da certo! daqui pra frente, só pra trás.
A cantora Pitty se inspirou nessa obra para a sua música "Admirável chip novo". Coincidentemente a palavra chip aparece, fazendo referência a marca da besta, onde a humanidade será totalmente controlada e escravizada pelo sistema. Já nascemos escravos e presos nessa Matrix.
O Aldous Huxley era irmão de um dos fundadores da UNESCO. Desde os primórdios desse ideal globalista(Não, não é teoria da conspiração. Quem faz RI ou Ciências Políticas conhece muito bem) há a ideia de que deva existir uma religião universal. Talvez se você estiver olhando do ponto de vista de uma reforma religiosa como foram a Luterana e Anglicana pode ser que faça até sentido. Uma religião imposta do estamento burocrático para a população.
Que eu saiba, é o Islamismo que prega e busca converter todas as pessoas do mundo, por meio da violência, perseguição e cerceamento de liberdades individuais.
@@ll3yWanTeD E no futuro próximo eles serão a maioria na maior parte das grandes potencias da Europa. Vamos ver o que acontece... (Algumas coisas já andaram acontecendo, mulheres sendo estupradas pelos estrangeiros, e os homens locais não fazendo nada para defendê-las, pq ficaram frouxos pela cultura Ocidental atual "modernista - progressista").
“Parece duvidoso se, de fato, a política de “Botas no rosto” pode continuar indefinidamente. Minha própria convicção é que a oligarquia governante encontrará maneiras menos árduas e perdulárias de governar e de satisfazer sua ânsia de poder, e essas formas serão semelhantes às que descrevi em Admirável Mundo Novo.
Na próxima geração, acredito que os governantes do mundo descobrirão que *o condicionamento infantil e a narco-hipnose* são mais eficientes, como instrumentos de governo, do que e prisões e campos de concentração, e que o desejo de poder pode ser completamente satisfeito sugerindo às pessoas que amem sua servidão ao invés de açoita-los e chutando-os até à obediência. ”
- Carta de Aldous Huxley em 1949 para George Orwell autor do livro “1984”
obg
Um gênio que infelizmente é pouco conhecido da imensa maioria dos brasileiros.
Com 16 anos de idade minha prima emprestou me o livro Admiravel Mundo Novo para eu ler ! Fiquei apaixonada. Agora com 40 anos continuo apaixonada
Nada mais atual que isso este homem éra um gênio
"Ser persuadido abaixo do nível da escolha e da razão" "A democracia depende de eleitores fazendo escolhas inteligentes e racionais" "o que os propagandistas estão tentando fazer é tentar ignorar o lado racional do homem e apelar diretamente para essas forças inconscientes abaixo da superfície" "A paixão pelo poder movimenta o homem" "Todas as democracias baseiam -se na preposição de que poder é muito perigoso, e que é extremamente importante não deixar qualquer homem ou qualquer pequeno grupo ter poder demais por um tempo muito longo" "é muito importante ensinar a todas as pessoas estarem em guarda sobre todas as armadilhas verbais" Aldous H. - Muito inteligente esse cara!. adorei o livro dele! muito bom! Ele não acreditaria no que seus olhos veriam neste séc. XXI, homens bomba, corrupção, etc, etc...
Escreveu "Admirável Mundo Novo" em 1931 aos 27 anos. Um visionário!
Obra Brilhante, estou encantada com tantas reflexões.
UM VISIONÁRIO, ESTÁ OCORRENDO COMO ELE PREVIRA...
Previu os algoritmos, a perda da liberdade de consciência, o uso da propaganda para gerar a falsa ideia de liberdade enquanto manipula, direciona e vigia. Um gênio!
Que visão! Previu muito antes esse panorama que vivemos.
Cara sensacional. mais de 85 anos atrás já havia previsto no que o mundo se transformaria. Eu tô com o livro. Lerei em breve.
Mais atual do que nunca 👍
Excelente. Há outros livros de Aldous Huxley que demonstra sua crença na democracia e liberdade. Gosto muito de "Também o Cisne Morre" que considero um tratado filosófico sobre o poder, a democracia e a liberdade, oportunidades desiguais.
Ele não previu o que aconteceria, ele já sabia o que estava sendo implementado antes de começar a dar frutos.
A superpopulação aumentou a produção pois não há necessária equivalência entre o número de pessoas e a falta de alimento, a não ser que todas as pessoas fossem passivas esperando comidinha na boca. É triste ver essas falácia malthusiana na boca de Huxley, porém, a genialidade dele supera essa falta, principalmente quando defende a descentralização.
Entrevista super interessante, obrigada por disponibilizar o material.
Impressionante que ele fala sobre o Ocidente, tido como mundo Livre. Pois bem... Será q nós somos livres msm sendo q somos bombardeados por propagandas e publicidade que nos predestinam a consumir a esta "ditadura".
Quando ele falou do avanço tecnológico e da hierarquia, vc percebe que ele acertou 2 vezes pq hj apenas corremos para no manter neste mt materialista que cultua padrões e objetos.
Essa entrevista foi nos anos 50. Quase 70 abos depois,as coisas já mudaram bastante. E outra coisa, se ele detona os Eua, a mídia e o Governo totalmentr nesse programa, ele e sua família seriam destruídos e assassinados, na certa
@@dianabarbosa8995 Nessa entrevista com o Sr Walace, puseram ele na parede inúmeras vezes, no entanto, Huxley soube responder cada abacaxi corretamente.
o cara é bom
Quando ele disse do perigo das propagandas fazerem as pessoas amarem sua própria escravidão, logo lembrei da China.
O interessante é que além de propaganda política da qual ele falou, se percebe hj a propaganda de consumo - que ele crítica mt - e nos faz pensar sobre como somos predestinados a comprar e usar aquilo que nós e oferecido pelas indústrias/lojas etc.
as marcas sao a mesma coisa quando a coca cola fala abra a felicidade é a mesma coisa
No Brasil é a mesma coisa amigo... Se vc ignora essa realidade talvez possa ser que você seja uma dessa pessoas.
@@barboz4 A diferença é que a China tem o poder centralizado.
RELIGIÃO
Será que estamos já vivendo essa sociedade?
Estamos sim
A MUITO TEMPO
Sim !
que preciosa essa entrevista
Ele era um Visionário.
muito bom mesmo
Parabéns pela iniciativa de disponibilizar tal entrevista.
Muito bom!
Ele vivia a época do Macartismo nos Estados Unidos.Não poderia falar mal da democracia americana.Seria preso.Mas se prestarmos atenção em suas respostas,,ele diz nas entrelinhas e muito sutilmente que lá também se vive uma distopia..
Tudo está se cumprindo
Eu acho que o "SOMA" é o Whisky que eu bebo.kkk
Mayflower: nome do navio que levou os primeiros imigrantes para a América do Norte no ano de 1620.
Excelente
Uau
Ele acertou em tudo, só não que as liberdades alcançadas pelos EUA mal servem a eles, que dirá para as relações externas que invariavelmente se torna destruidora, sobretudo de nações periféricas. Agora vc pára e começa a refletir tudo isso sobre a nossa realidade brasileira... Horrível né? Tá tudo de cabeça pra baixo, literalmente tudo. Pra começar todos os partidos independente de sua redução drástica ou não, deveriam ter uma coisa sempre em comum, a soberania (independência brasileira), daí viriam as diferenças ideológicas e históricas que é natural e muito importante. E ninguém revela isso, a mídia nunca toca nesses pontos.
Huxley é realmente muito inteligente, pena que as perguntas tinham sempre como prerrogativa a guerra entre união soviética e EUA. É engraçado ver como Huxley era a favor da democracia e das liberdades individuais mesmo tendo descrito uma sociedade "perfeita" em Admirável Mundo Novo.
O irmão Julian Huxley foi um dos primeiros da UNESCO, coisa nível ONU, nível Global-Mundial. Ou seja, Aldous sabia de perto o que estava sendo planejado.
Apenas uma observação nesta data 27/05/2020: no Admirável há uma "educação sobre higiene" para os cidadãos combaterem doença e terem "saúde". Os cidadãos do Admirável eram incentivados a serem sempre limpinhos. Então quando vemos o incentivo a lavar as mãos constantemente, higienizar objetos, álcool gel, máscaras, etc. vemos que já estamos sim no Admirável Mundo Novo.
@@CanalDoJothape584 cara a onu não é um organismo próprio , as decisões só são tomada de acordo com os países votantes naquela ocasião, a onu não pode decidir por si só pq por si só ela nada é, ademais, nós estamos em
Uma pandemia cara lógico que nós temos que limpar e colocar a higiene em primeiro lugar atualmente , suas colocações foram infelizes ,as vezes por ignorância literal ou simplesmente por maldade ideológica
@@arthurrocharocha9816 1º Infeliz é tu. O que eu digo não está relacionado aos teus sentimentos.
2º Eu por acaso disse para sermos "sujos e negligentes com a própria higiene" ?
A questão é a forma doutrinária em que a "educação sobre higiene" é feita no mundo do livro, isto é, algo vindo de um organismo governamental, de cima pra baixo, ao invés de algo naturalmente humano, como no ensino de pais para filhos.
Exemplo: quem me ensinou e ser "higiênico" e lavar mãos foram meus pais na infância, e não o Estado e Governo.
3º “ignorância literal”.
Tu leu o livro? Pois eu li sim, além de várias palestras sobre o livro, a vida do autor, análises e críticas da obra etc.
4º “simplesmente por maldade ideológica”. Quanto a isto eu acho que tu é muito “bonzinho” não é mesmo? Tu é um ser “puro e bom” e vê maldade em tudo que não entende ou não concorda.
Pois claro, afinal, eu estou “pregando uma ideologia” não é mesmo?
Naquela pequena resposta que disse acima tu viu “toda minha ideologia maldosa” não é mesmo?
Afinal, tu lê o que não está escrito. Genial cara. [ALERTA DE IRONIA]
Vai lá, OBEDEÇA a ONU, a OMS, aos “cientistas bonzinhos” que querem o teu bem. Siga-os fielmente, cegamente. Afinal, são todos bonzinhos, por isso tu é bem obedientizinho como um aluno de escola com 5 anos de idade (mental no caso).
Mas aviso para ter cuidado hein: se os cientistas mandarem tu enfiar um abacaxi no teu próprio ânus para combater o vírus, acho que tu vai fazer isso “pelo bem da humanidade”. Que ser bonzinho e crítico tu é. Tão crítico que OBEDECE tudo o que as “autoridades, cientistas e governo” mandam fazer.
Pra finalizar uma charada pra descontrair: qual a diferença entre um abacaxi e um supositório?
Não sabe?
Então é melhor tomar cuidado hein....
13:18 O preço da liberdade é a eterna vigilância.
" I’ve got to learn things
Learn them the hard way
Got to see what it feels like
No matter what they say
Sometimes it’s hard to do the right thing
When the pressures is coming down like lightening
It’s like they want me to be perfect
When they don’t even know that I’m hurting
Cause life’s not easy
I’m not made out of steel
Don’t forget that I’m human, don’t forget that I’m real
Act like you know me, but you never will
There’s one thing I know for sure
I’ll show you
I’ll show you"
Vocês leram a matéria da carta capital sobre o Iluminismo? falando sobre a propaganda da calça jeans na ditadura?
21:39 não vai pra grupo irmão!
Cara, fui trazido pra cá através de um vídeo do canal Quadro em Branco. Não é possível que o moleque do canal acha que o Aldous Huxley vê (ou veria) de forma positiva a contracultura do final dos anos 60. Nessa entrevista ele alerta para isso e ainda para a tecnocracia da tecnologia. Não é nada otimista em relação isso.
Claramente ele alerta que tudo isso pode se tornar uma forma monstruosa de controle social. E isso se mostra evidente há anos.
@@CanalDoJothape584 amigo, não falo de você, falo do rapaz do canal Quadro em Branco. Houve um mal entendido aqui.
No vídeo do Quadro Branco, o moleque faz um contorcionismo mental pra defender o ponto de que o Aldous Huxley vê todas essas mudanças no tecido social de forma positiva enquanto o vídeo no seu canal com a entrevista do próprio desmente o rapaz.
@@pedroesthevaosantos No mundo do livro Admirável Mundo Novo todos são escravos.
Escravos do conforto; escravos da droga (SOMA); escravos do sexo (e todos mesmo assim são infelizes depressivos que se "curam" tomando o SOMA).
Todos fazem tudo exatamente como os governantes mandam.
Ninguém quer pensar diferente.
Um mundo confortavelmente infeliz e medíocre.
Não há o que ver de bom neste mundo de Admirável Mundo Novo.
@@CanalDoJothape584 no A Ilha também
@@pedroesthevaosantos pra quem resolveu subir um video alardeando que o Olavo não entendia nada, o sujeito do Quadro em Branco se mostrou um verdadeiro profissional da desonestidade intelectual.
@@WaltKurtz1109 sim cara. Não que o Aldous Huxley fosse algum santo intocável, mas o cara do Quadro em Branco diz q o Huxley nunca debochou de ninguém como o Olavo diz no prefácio da edição antiga d'A Ilha. Acontece q o sarcasmos e a ironia é usada em toda a obra do Aldous Huxley, só q o esquerdinha metido a inteligentinho não consegue entender isso. Um sujeito desse pode ler por horas e horas, mas nunca vai ser capaz absorver nenhum conteúdo.
o entrevistador pergunta pro Aldous. -segamos diretos! Nós acreditamos, enfim, que vivemos numa democracia nos EUA. vc acredita que este A.M.N que vc fala poderia, nos próximos 25 anos, ou no próximo século, chegar até nós?
2022: quase um século depois. estamos quase lá Mike! só falta mais um pouco.
Não c preocupe, nada vai da certo! daqui pra frente, só pra trás.
"O Criolo qué colá pra somá,
Sempre foi assim (óóh) oque vivi,
Acho melhor não desacreditar fi,"
só entendi a referenca da "soma". asdhjhdjh é uma piada né?
11:45 resume o brasil de 2021
S
o apresentador vai ficando nervoso no decorer da entrevista.
A escravidão nunca acabou. Só mudaram os métodos!! Eu kk
A cantora Pitty se inspirou nessa obra para a sua música "Admirável chip novo". Coincidentemente a palavra chip aparece, fazendo referência a marca da besta, onde a humanidade será totalmente controlada e escravizada pelo sistema. Já nascemos escravos e presos nessa Matrix.
Nossa, ele prevê intervenção religiosa, na minha nobre opinião a religião inimiga da democracia é o evangélico.
O Aldous Huxley era irmão de um dos fundadores da UNESCO. Desde os primórdios desse ideal globalista(Não, não é teoria da conspiração. Quem faz RI ou Ciências Políticas conhece muito bem) há a ideia de que deva existir uma religião universal.
Talvez se você estiver olhando do ponto de vista de uma reforma religiosa como foram a Luterana e Anglicana pode ser que faça até sentido. Uma religião imposta do estamento burocrático para a população.
Que eu saiba, é o Islamismo que prega e busca converter todas as pessoas do mundo, por meio da violência, perseguição e cerceamento de liberdades individuais.
@@ll3yWanTeD E no futuro próximo eles serão a maioria na maior parte das grandes potencias da Europa.
Vamos ver o que acontece...
(Algumas coisas já andaram acontecendo, mulheres sendo estupradas pelos estrangeiros, e os homens locais não fazendo nada para defendê-las, pq ficaram frouxos pela cultura Ocidental atual "modernista - progressista").
@@ll3yWanTeD o cristianismo já foi assim e vcs sabem, (a igreja católica) no caso