Quando li esse livro eu estava com 27 anos, amei o livro, mas quando tentava falar sobre o livro tão bom, aí meu Deus, as pessoas me achavam louca, deixei pra lá, minha fala não tinha ressonância, eu fui crescendo, amando, vivendo, educando meu amado filhão e tb meu marido..rs..éramos pais muito jovens, mais tarde com 38 anos novamente li o livro e..nada, quase não encontrava parceria..apenas meu filho adolescente gostava, agora aos 70 anos ouço muita gente elogiando o livro..PUXA VIDA..EU ERA CONSIDERADA LOUCA..ATÉ MESMO ENTRE COLEGAS DA FACULDADE..Parabéns a vocês queridas, continuem..é PROIBIDO desistir
Olá, Rosa! Obrigada pelo seu comentário!!! Li esse livro as 14 anos e também não tinha com quem conversar, ninguem da minha idade conhecia! Na faculdade de Letras essa obra também não foi abordada... mas hoje, como professora, trabalho esse livro com os meus alunos do ensino médio e compartilho aqui no canal para que os muitos John's que andam por aí, solitários e considerados loucos, saibam que não estão sozinhos! Esstamos juntos!!! Seja muito bem vinda ao canal e boas leituras!!
É como se sentir participando em "O Mito da Caverna" de Platão na pele do personagem principal e também dos outros apegados aos hábitos e tradições... Admirável Mundo Novo é libertador! Salvou minha sanidade mental quando eu fui obrigado a perder tempo de minha vida no Exército!
parabéns Rosa, mas na vida é assim mesmo, as pessoas que não tem o conhecimento acham que aqueles que o detém loucos, por isto o conhecimento trás sofrimento.
Fantástico .O que vivemos hoje é o retrato deste livro de HUXLEY, quase que profético. Vivemos hoje um desdobramento de tudo que ele anunciou no livro, de tudo que avaliou, enxergou na sociedade em 1932, e conseguiu retratar as gerações do passado, a gerações do presente, e as gerações do futuro, por que teremos um resultado catastrófico daqui 50 anos ou menos, se não soubermos caminhar de forma natural no sentido das coisas das sociedades normais, iremos nos deparar com umas gerações que não perceberam, e quer leram e refletiram os dias atuais. Pois a sociedade de consumo, hoje avança muito mais, e não somos mais uma sociedade liquida como diz o sociólogo Zigmunt Bauman, talvez não mais liquida, mas uma sociedade vento que passa e não volta mais, sem passado, por que com o grande avanço da tecnologia, estamos caminhando para isso, sem registro da história presente para alimentar o futuro dos próximos historiadores/as..
Quanta naturalidade da professora Célia Groppo ao lidar com capítulos da história da humanidade e fazer análises filosóficas do grande clássico da distopia na literatura. Parabenizo também Ana Paula Rodrigues pela abordagem.
Muito obrigado pela resenha Professoras. Excelente! Me ajudou bastante nos estudos de Literatura com meu filho, me deu várias ideias para um mapa mental. Obrigado e parabéns.
Parabéns pelo vídeo. Excelente. Estou lendo essa obra e essa "aula" me auxiliou muito. Sempre é bom ouvirmos análises diversas sobre qualquer assunto, e quando essas opiniões são de quem tem profundidade, ficamos mais "ricos". Obrigado.
A verdade é cristalina neste caso... está mais que provado que a mesma é um estado de espírito e não uma constante, você vai mais sofrer do que ter felicidade se quer ter uma vida minimamente feliz. Ser feliz apenas por ser feliz, de forma artificial, na maioria das vezes carrega o individuo para o abismo, vide o grande número de pessoas que tem praticamente tudo, juventude, dinheiro, fama e beleza, mas mesmo assim continuam infelizes, ou seja, a procura por algo que se imagina estar no final da estrada, na verdade esteve sempre ao seu lado. Huxley foi visionário e assim como Orwell, escreveu uma distopia para a época, mas uma premonição do futuro dos dias atuais. O conteúdo ficou ótimo, parabéns! A propósito, fiz uma resenha sobre este livro no meu canal, quando tiverem um tempo, assistam a mesma e deixem uma crítica. Ficarei imensamente agradecido.
Excelente discussão!! Extremamente necessária! Fquei muito chocada ao ler esse livro atemporal e ao perceber tantas correlações atuais e preocupantes... Fiquei poupando o livro pra leitura durar mais tempo! Ele trás muitas reflexões inclusive quanto aos nossos comportamentos, importante sempre revermos nossos papéis e questionarmos nossas ações, não a ferro e fogo, mas de forma construtiva! Parabéns pelo canal! Muito construtivo!! Abraços!
Obrigada, Renata, pelo comentário lindo! Que possamos estar sempre questionando nossas palavras e ações, é esse o objetivo do canal! Seja muito bem vinda ao canal, abraços e boas leituras!
Simplesmente amei esse momento com vcs. Muito tranquilo e de fácil entendimento. Deu pra ficar mais clara a leitura e o que realmente o livro quer dizer. Parabéns a essa dupla maravilhosa.
Olá Ana Paula, felicitações por mais este seu magnífico vídeo a que só hoje assisti. Li o Admirável Mundo Novo pela primeira vez quando era adolescente (12/13 anos) . Estou a relê-lo porque comecei assistindo a uma série televisiva inspirada nesta obra e achei que correspondia muito pouco à essência do livro, tanto quanto me recordava . Voltei a ficar maravilhada com a leitura do mesmo cinquenta anos depois e já com uma perspectiva diferente dada pela idade. É notável como esta obra mantém actualidade quase 90 anos depois de ter sido escrita e então lembrei-me de pesquisar seus vídeos que infelizmente não acompanho regularmente porque nem sempre o tempo dá para tudo, para ver se havia alguma análise sobre o mesmo e cá encontrei😊😊. Muito obrigada por esta conversa com a sua amiga Célia, tão enriquecedora e que nos ajuda a sistematizar o que sentimos durante a leitura deste livro. Bem -hajam por esta vossa partilha .
Obrigada, Teresa, pelo comentário lindo!!! Eu também li pela primeira vez na adolescência e carrego as marcas para sempre. A cada releitura, somos novos: eu e o livro! Quanto às adaptações, nunca encontrei nenhuma que ficasse a altura da obra. E não se preocupe com o tempo, cada obra literária vai nos encontrando na hora certa! Abraços e boas leituras!
Deu pra perceber que, por vezes, a garganta de vocês deu um nó, tomadas pela emoção de uma história tão fascinante. Pena que o vídeo acabou. Ouviria vocês por horas. Fiquei encantado pela Célia, tão calma e tão profunda. Obrigado pelo vídeo tão rico. Achei uma pérola neste oceano do UA-cam.
Um espetáculo de vídeo. Li o livro aos 17 anos, hoje aos 25 anos faço a releitura desta obra fantástica, com o tempo a impressão é que o livro me suscita visões e insighrs renovadores, indico o livro, mesmo nível de Fahrenheit 451 e 1984.
Que vontade de sentar com vcs e falar hoooooras sobre esse livro q eu não me canso de ler e descobrir coisas novas, vcs são demais!!!! E esse é o meu livro preferido da vida.
Nossa, que delícia! Eu não sei se vc conhece, mas tem uma música do Gilberto Gil que se chama "máquina de ritmo" que parece que ele descreve a música sintética do admirável mundo novo, é incrível!!! Se ouvir um dia, me conta se vc tem a mesma impressão
Que dupla maravilhosa, duas professoras incríveis! Tantos conteúdos importantes e essenciais para nos voltarmos para a nossa condição humana nessa reflexão… esse canal é de utilidade pública! Abraços queridas Ana e Célia! 🙏🏼
Tô lendo esse livro. Impressionante como reconheço nossos tempos nessa obra. Interessante como fomos previstos. O que nos leva a concluir que nós humanos somos previsíveis e infelizmente cada vez mais vazios. Outro fato interessante é perceber que sempre nos é imposto que nossa potencialidade como ser está no coletivo, na interação que nos enquadra em um todo social. Como uma célula que é importante no funcionamento do todo orgânico. Mas talvez alcancariamos maior potencial expansivo e emocional se nos confrontassemos mais com o nosso eu individual e não com nosso eu social. No mínimo nos conheceriamos mais. Independente do que encontrariamos dentro de nós, seja bom ou mal, estaríamos a par de quem somos nós mesmos. Esse livro trata bem desse assunto, é genial.
Tanto a ditadura de um mercado excludente quanto a ditadura de um estado totalitário se assemelham na questão das concepções de satisfação: geram excesso de controle sobre as opções dos indivíduos e perda de autonomia. Ótima análise. Parabéns, abraços!
Eu não consegui digerir esse livro, muito obrigado por me ajudar. Levei mais de seis meses com ele, lendo e lendo de novo, mesmo sabendo que tinha uma obra prima na mão não me desceu. Então busquei ajuda de outras pessoas para entender melhor ele, agora eu entendo.
Olá, Yago! Fico muito feliz em ter contribuido com a sua leitura da obra. É realmente um livro muito complexo e que requer muitas leituras. Minha primeira leitura foi há 20 anos, de lá pra cá fui percebendo muitas coisas, entendendo melhor outras... é assim mesmo, cada um tem o seu tempo de leitura, e cada livro tem o seu tempo! Seja bem vindo ao canal, abraços e um 2022 de ótimas leituras por aí!
Oi, Maria dos Anjos! Obrigada pelo comentário e seja bem vinda ao canal! Minha primeira leitura desse livro já tem também mais de 20 anos... e a sua atualidade faz com que ele sempre volte...
Que bom assistir esse "bate-papo" de excelência. Conclui a leitura desse livro esta semana, mas essa conversa me auxiliou muito na sua compreensão, por isso já me inscrevi no canal e já selecionei nos meus favoritos. Obrigado e parabéns.
Gostei muito do vídeo e da análise feita. Li esse livro através da professora Paola na minha época de ITB, e hoje em dia continua sendo um dos livros que mais me marcou na adolescência. A obra continua atemporal, tem muitas coisas presentes em nosso mundo parecidas com o livro. Bebês planejados por inseminação. Divisão de classes Comprimidos para controlar as emoções. Relacionamentos sem envolvimento sentimento. Amei!
Penso que ninguém era livre neste livro. Mesmo os Alfa mais, que pertenciam à casta superior, mas ainda condicionados a não optarem pelo contraditorio. Tampouco os dirigentes mundiais, que optaram por abrir mão do contraditorio, alternativo para viverem no conforto e controle. E o conforto, controle eram a sua escravidão.
Amei e me deliciei com este vídeo. Só me permita, humildemente, discordar de que os que estão pelas ruas usuários de álcool e drogas estão exercendo a liberdade. Liberdade de serem escravos?
Olá, Paulo! Obrigada pelo comentário. Fico muito feliz que tenha apreciado o vídeo. Sobre a questão das pessoas em situação de rua, existem inúmeros motivos que as levam a essa vida. Não podemos, claro, generalizar nem tão pouco, julgar. Há muitas pessoas que assim estão por não se encaixarem nos padrões da sociedade, mas há muitas outras por infortúnios da vida, muitas outras por doenças, e ainda muitas outras coisas... O limiar entre liberdade e escravidão é realmente muito tênue, difícil saber quando a liberdade se torna escravidão... Ótima reflexão! Obrigada por compartilhar!
Li este livro era adolescente e confesso que não gostei ( não entedi o seu propósito) hoje assistindo seu vídeo que por sinal é maravilhoso dispertou a vontade de ler novamente. Obrigada pela oportunidade!!.
Também li esse livro pela primeira vez quando era adolescente! E também não entendi muita coisa...kkk... mas algumas imagens ficaram gravadas na minha memória e só fui retomar a leitura muitos anos depois, aí sim, com mais maturidade o valor do livro começou a se mostrar para mim! Obrigada pelo carinho e que 2023 seja de muita saúde e muitas leituras!
aos 12 minutos há uma reflexão das duas equivocada sobre o termo meritocracia. Essa confusão é muito comum em pessoas com mentalidade socialista, pois acham que mérito tem a ver com condições igualitárias de acesso às coisas. Na verdade, mesmo uma pessoa pobre, sem condições de se alimentar direito, pode conquistar várias coisas e cada conquista adquirida por mérito (esforço individual ou com a ajuda de terceiros) deve ser celebrada sempre. Sem falar que muitas pessoas que hoje estão no andar de cima, começaram suas vidas em condições extremamente desfavoráveis e hoje estão onde estão por mérito, ou seja, devido a muito trabalho, esforço e perseverança. Fora isso e outros pequenos detalhes, a análise em geral foi bem conduzida.
A análise da obra foi interessante. Mas gostaria de deixar uma sugestão para a apresentadora do canal - ela expressa bastante entusiasmo para comentar e apresentar sua análise do livro, mas procure controlar mais o impulso da fala, deixe fluir mais a fala da convidada, ela aparenta ter muito o que dizer sobre Admirável Mundo Novo. Mas teve seu raciocínio interrompido o tempo inteiro. Em suma, minha sugestão é essa, evite monopolizar a palavra. No mais parabéns pela análise do livro 👏🏽👏🏽
Bom Dia, Ana. Bela resenha, muito bem contextualizada. Foi gravada dias antes da "Fraudemia". Seria interessante uma atualização para nossos dias atuais, foi um ano de 365 dias que destruiu valores construídos em céculos num estalar de dedos. Como diz Olavo de Carvalho "Tudo acontece primeiro na Literatura!", e a literatura do próprio Olavo prova a sua teoria. Parabéns pelo brilhante trabalho, adorei e vou seguí-la. Abraços!
37:05 Perdão pelo spoiler, mas na verdade _ela_ consegue e muito, o problema é o choque das duas criações; os dois se gostam muito e desde quando se conheceram, mas o modo como entendem atração é totalmente adverso, e isso se torna um drama secundário pro John mais pro final do livro. Lenina só achava John mais estranho que Bernard, que ela já achava estranho mas nutria aquela atração que, moralmente, devia ter.
1) Se joga na leitura! Se vc assitiu ao vídeo, já tem uma noção do contexto histórico e de alguns pontos importantes para observar. 2) Leia sem a obrigação de gostar ou de entender "tudo"! Eu li essa obra pelo menos meia dúzia de vezes e cada vez entendi uma coisa nova, observei de um jeito diferente. Abraços e boa leitura!!! Depois me conta como foi a experiência!
O livro é perturbador e incômodo desde os primeiros parágrafos, mas parece tão mais próximo da nossa realidade, muito mais palpável do que outras distopias como “1984” e “fahrenheit 451”. Chega a ser assustador...
É realmente assustador, Calilly! Já que você gosta das distopias, confere nosso vídeo sobre Fahrenheit 451. Nele também aponto questões sobre o nosso tempo presente, depois me conta o que achou 😉! Abraços e boas leituras!
Sobre a condições citadas no vídeo, seria muito errado se fosse comparado com as classes sociais de Platão? Onde os talentos e habilidades desenvolvidos são quem lhe qualificam e delegam as posições diante da sociedade. Dando ao que tem mais chances de governar, o governo. Aqueles mais propícios a gladiar, o combate. E assim vai! Logo, não seriam as características delegadas no Centro de Incubação e Condicionamento de Londres Central, o mesmo que estas classes propostas por Platão? É sobre a virtú de Aristóteles, onde ele sugere que o indivíduo com mais virtú deve receber mais em relação ao que possui menos.
Olá, Andre!! Obrigada pela reflexão! A sua aproximação das distopias com o pesamento de Platão faz sentido sim! No vídeo O que é distopia? (ua-cam.com/video/Qt2lmXOYG6o/v-deo.html) eu menciono essa questão porque toda distopia começa com uma pretensa utopia, uma sociedade que se pretende ideal. A pergunta deve ser: Ideal para quem? Ideal para todos? Abraços e boas leituras por aí!
aos 12:00 fala sobre meritocracia justificando que nao existe por causa de alimentaçao e condiçoes na infancia, mas fica um questionamente ; individuos nao sao diferentes independentes do meio que estao , se pegar todos os filhos de ricos , os seus filhos serao todos inteligentes ? claro que nao . logo seus argumento sobre condiçao de vida tbm nao tem relevancia alguma ja todos nos somos diferentes e vai ter embrioes que se desenvolve muito bem em condiçoes precarias e embrioes que nao se desenvolve estando em condiçoes maravilhosas , pois o dna é uma loteria do caos .
Vídeo é bom mas pesa um pouco pra tentar desviar pra atacar conservadores e pessoas tradicionais. Quem tem essas idéias de estado total,estado mundial, estado que estabiliza é uma grande parte da esquerda e seus intelectuais. A tao "igualdade" buscada pela esquerda hj n é a mesma coisa que a comunidade do admiravel mundo novo ? Pois é. A verdade é que temos que fugir de idéias vindo de supostos grupos salvadores ou que se dizem lutar por "justiça" o totalitarismo hj vem embalado em uma embalagem aparentemente bonita.
Obrigada pelo comentário, Danilo! Penso que a intenção do Huxley era criticar todo o tipo de totalitarismo, seja da direita ou da esquerda. Isso fica ainda mais claro no livro dele chamado A revolução dos bichos. Sempre que os interesses de alguns indivíduos (não importa de que lado) se sobrepõe aos interesses da maioria estamos nos afastando da igualdade e da justiça.
E vcs duas aí na bolha de vcs criticando as opiniões de quem não está na mesma bolha. É o sujo falando mal do mal lavado. Mais do mesmo. Nada muda. É somente que o pecado alheio parece sempre ser pior que o seu.
@@lopesga se ficarmos papagaiando como estas 2 estão fazendo aí no vídeo, caimos no mesmo erro. Cada qual na sua "bolha" achando que a bolha do outro é ruim, tem defeitos ou é esquisita. Basta ler o livro e acompanhar o que as 2 estão falando no vídeo. Ninguém está na "bolha" perfeita para ter o direito de falar do outro.
Penso que voce está exagerendo. Elas são comentaristas e podem ter opinioes, interpretacoes diferentes das suas, mas nao precisam ser desqualificadas por isso. O contraditorio enriquece o debate.
Quando li esse livro eu estava com 27 anos, amei o livro, mas quando tentava falar sobre o livro tão bom, aí meu Deus, as pessoas me achavam louca, deixei pra lá, minha fala não tinha ressonância, eu fui crescendo, amando, vivendo, educando meu amado filhão e tb meu marido..rs..éramos pais muito jovens, mais tarde com 38 anos novamente li o livro e..nada, quase não encontrava parceria..apenas meu filho adolescente gostava, agora aos 70 anos ouço muita gente elogiando o livro..PUXA VIDA..EU ERA CONSIDERADA LOUCA..ATÉ MESMO ENTRE COLEGAS DA FACULDADE..Parabéns a vocês queridas, continuem..é PROIBIDO desistir
Olá, Rosa! Obrigada pelo seu comentário!!! Li esse livro as 14 anos e também não tinha com quem conversar, ninguem da minha idade conhecia! Na faculdade de Letras essa obra também não foi abordada... mas hoje, como professora, trabalho esse livro com os meus alunos do ensino médio e compartilho aqui no canal para que os muitos John's que andam por aí, solitários e considerados loucos, saibam que não estão sozinhos! Esstamos juntos!!!
Seja muito bem vinda ao canal e boas leituras!!
@@ana.mundospossiveis 😍😘🤩🤔
Adoro o livro. Ja li 3 vezes em fiferentes fases da vida e com releituras que me mostram que o livro é incrível.
É como se sentir participando em "O Mito da Caverna" de Platão na pele do personagem principal e também dos outros apegados aos hábitos e tradições... Admirável Mundo Novo é libertador! Salvou minha sanidade mental quando eu fui obrigado a perder tempo de minha vida no Exército!
parabéns Rosa, mas na vida é assim mesmo, as pessoas que não tem o conhecimento acham que aqueles que o detém loucos, por isto o conhecimento trás sofrimento.
Fantástico .O que vivemos hoje é o retrato deste livro de HUXLEY, quase que profético. Vivemos hoje um desdobramento de tudo que ele anunciou no livro, de tudo que avaliou, enxergou na sociedade em 1932, e conseguiu retratar as gerações do passado, a gerações do presente, e as gerações do futuro, por que teremos um resultado catastrófico daqui 50 anos ou menos, se não soubermos caminhar de forma natural no sentido das coisas das sociedades normais, iremos nos deparar com umas gerações que não perceberam, e quer leram e refletiram os dias atuais. Pois a sociedade de consumo, hoje avança muito mais, e não somos mais uma sociedade liquida como diz o sociólogo Zigmunt Bauman, talvez não mais liquida, mas uma sociedade vento que passa e não volta mais, sem passado, por que com o grande avanço da tecnologia, estamos caminhando para isso, sem registro da história presente para alimentar o futuro dos próximos historiadores/as..
Quanta naturalidade da professora Célia Groppo ao lidar com capítulos da história da humanidade e fazer análises filosóficas do grande clássico da distopia na literatura. Parabenizo também Ana Paula Rodrigues pela abordagem.
Obrigada, Will!!!! Seja bem vindo ao canal, abraços e boas leituras!
Amadas que reflexão, que momento, parabéns para dupla
Obrigada pelo seu comentário! Abraços e boas leituras!
Muito obrigado pela resenha Professoras. Excelente!
Me ajudou bastante nos estudos de Literatura com meu filho, me deu várias ideias para um mapa mental. Obrigado e parabéns.
Adorei o bate papo! Sim, somos muitos " jonhn" solitários em mundos possíveis
Obrigada pelo comentário lindo, Beth! 😍
Muito bom, o programa de Vocês duas. De um Professor Aposentado da Ufsc e de Floripa, SC.
excelente !!!!!!!!!!!!!!!!!!show !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!maravilha !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Melhor vídeo que já assisti sobre essa obra. Namastê 🙏
Obrigada, Leonardo! Seja bem vindo ao canal e boas leituras! Namastê!
@@ana.mundospossiveis Obrigado. 🙏🙏
Parabéns pelo vídeo. Excelente. Estou lendo essa obra e essa "aula" me auxiliou muito. Sempre é bom ouvirmos análises diversas sobre qualquer assunto, e quando essas opiniões são de quem tem profundidade, ficamos mais "ricos". Obrigado.
Obrigada pelo comentário, Paulo! Seja bem vindo ao canal, abraços e boa leitura!
Maravilha de expressão de um obra-prima maravilhosa. Parabéns ao canal e persistam nessa trilha educacional,!
Adorei. Obrigada. Amei a sua emoção 💞. Sou assim
parabéns por uma resenha tão boa é emocionante feito por duas mulheres inteligentes de uma maneira simples e profunda.👏👏👏
Obrigada, João!
Como eu ainda não conhecia esse canal!? Muito bom!!!
Obrigada!!! Seja muito bem vindo ao Canal!!
Obrigada por essa conversa tão maravilhosa. Quanta sensibilidade e humanidade! 💖
Obrigada pelo comentário, Paula!! Seja bem vinda ao canal, abraços e boas leituras!
parabéns!! excelente narrativa, parabéns pela didática da Célia!
Obrigada!
Seja bem vinda ao canal! Abraços e boas leituras!
Maravilhosa explicação, muito obrigada!
Obrigada, Viviane! Seja bem vinda ao canal, abraços e boas leituras!
A verdade é cristalina neste caso... está mais que provado que a mesma é um estado de espírito e não uma constante, você vai mais sofrer do que ter felicidade se quer ter uma vida minimamente feliz. Ser feliz apenas por ser feliz, de forma artificial, na maioria das vezes carrega o individuo para o abismo, vide o grande número de pessoas que tem praticamente tudo, juventude, dinheiro, fama e beleza, mas mesmo assim continuam infelizes, ou seja, a procura por algo que se imagina estar no final da estrada, na verdade esteve sempre ao seu lado. Huxley foi visionário e assim como Orwell, escreveu uma distopia para a época, mas uma premonição do futuro dos dias atuais. O conteúdo ficou ótimo, parabéns! A propósito, fiz uma resenha sobre este livro no meu canal, quando tiverem um tempo, assistam a mesma e deixem uma crítica. Ficarei imensamente agradecido.
Concordo com sua análise
Qual é o link?
@@janiltonferreira5864 é este ua-cam.com/video/rJyokHocoCk/v-deo.htmlsi=dIZWiolAmu1Y8TEl
Excelente discussão!! Extremamente necessária! Fquei muito chocada ao ler esse livro atemporal e ao perceber tantas correlações atuais e preocupantes... Fiquei poupando o livro pra leitura durar mais tempo! Ele trás muitas reflexões inclusive quanto aos nossos comportamentos, importante sempre revermos nossos papéis e questionarmos nossas ações, não a ferro e fogo, mas de forma construtiva!
Parabéns pelo canal! Muito construtivo!! Abraços!
Obrigada, Renata, pelo comentário lindo! Que possamos estar sempre questionando nossas palavras e ações, é esse o objetivo do canal! Seja muito bem vinda ao canal, abraços e boas leituras!
Simplesmente amei esse momento com vcs. Muito tranquilo e de fácil entendimento. Deu pra ficar mais clara a leitura e o que realmente o livro quer dizer. Parabéns a essa dupla maravilhosa.
Obrigada, Lucivânia! Seja bem vinda ao canal, abraços e boas leituras!
Olá Ana Paula, felicitações por mais este seu magnífico vídeo a que só hoje assisti. Li o Admirável Mundo Novo pela primeira vez quando era adolescente (12/13 anos) . Estou a relê-lo porque comecei assistindo a uma série televisiva inspirada nesta obra e achei que correspondia muito pouco à essência do livro, tanto quanto me recordava . Voltei a ficar maravilhada com a leitura do mesmo cinquenta anos depois e já com uma perspectiva diferente dada pela idade. É notável como esta obra mantém actualidade quase 90 anos depois de ter sido escrita e então lembrei-me de pesquisar seus vídeos que infelizmente não acompanho regularmente porque nem sempre o tempo dá para tudo, para ver se havia alguma análise sobre o mesmo e cá encontrei😊😊. Muito obrigada por esta conversa com a sua amiga Célia, tão enriquecedora e que nos ajuda a sistematizar o que sentimos durante a leitura deste livro. Bem -hajam por esta vossa partilha .
Obrigada, Teresa, pelo comentário lindo!!! Eu também li pela primeira vez na adolescência e carrego as marcas para sempre. A cada releitura, somos novos: eu e o livro! Quanto às adaptações, nunca encontrei nenhuma que ficasse a altura da obra. E não se preocupe com o tempo, cada obra literária vai nos encontrando na hora certa! Abraços e boas leituras!
Deu pra perceber que, por vezes, a garganta de vocês deu um nó, tomadas pela emoção de uma história tão fascinante. Pena que o vídeo acabou. Ouviria vocês por horas. Fiquei encantado pela Célia, tão calma e tão profunda. Obrigado pelo vídeo tão rico. Achei uma pérola neste oceano do UA-cam.
Obrigada pelo comentário são lindo, Rodrigo!!! Seja bem vindo ao canal, abraços e boas leituras!
Muito bom vídeo! Obrigada!
Obrigada pelo comentário!
Seja bem vinda ao canal, abraços e boas leituras!
Um espetáculo de vídeo. Li o livro aos 17 anos, hoje aos 25 anos faço a releitura desta obra fantástica, com o tempo a impressão é que o livro me suscita visões e insighrs renovadores, indico o livro, mesmo nível de Fahrenheit 451 e 1984.
Obrigada pelo seu comentário! Suas indicações são excelentes! Abraços e boas leituras!
Que vontade de sentar com vcs e falar hoooooras sobre esse livro q eu não me canso de ler e descobrir coisas novas, vcs são demais!!!! E esse é o meu livro preferido da vida.
Obrigada pelo comentário lindo, Rosane!! Esse livro maravilhoso e um bom café (ou vinho) e nossa conversa não teria fim...
Nossa, que delícia! Eu não sei se vc conhece, mas tem uma música do Gilberto Gil que se chama "máquina de ritmo" que parece que ele descreve a música sintética do admirável mundo novo, é incrível!!! Se ouvir um dia, me conta se vc tem a mesma impressão
Que dupla maravilhosa, duas professoras incríveis! Tantos conteúdos importantes e essenciais para nos voltarmos para a nossa condição humana nessa reflexão… esse canal é de utilidade pública! Abraços queridas Ana e Célia! 🙏🏼
Obrigada, Luanda, sua linda!!!!! Saudades e beijos!!!
Maravilhoso e perfeito. Obrigada.
Obrigada, Mariema! Seja bem vinda ao canal, abraços e boas leituras!
Que delicia esse bate papo de vocês, parabéns!
Obrigada, Barbara!!! Abraços e um 2022 de ótimas leituras por aí!
Tô lendo esse livro. Impressionante como reconheço nossos tempos nessa obra. Interessante como fomos previstos. O que nos leva a concluir que nós humanos somos previsíveis e infelizmente cada vez mais vazios. Outro fato interessante é perceber que sempre nos é imposto que nossa potencialidade como ser está no coletivo, na interação que nos enquadra em um todo social. Como uma célula que é importante no funcionamento do todo orgânico. Mas talvez alcancariamos maior potencial expansivo e emocional se nos confrontassemos mais com o nosso eu individual e não com nosso eu social. No mínimo nos conheceriamos mais. Independente do que encontrariamos dentro de nós, seja bom ou mal, estaríamos a par de quem somos nós mesmos. Esse livro trata bem desse assunto, é genial.
😍😘🤩🤔
Amei esse vídeo! Me fez gostar mais ainda do livro
Tanto a ditadura de um mercado excludente quanto a ditadura de um estado totalitário se assemelham na questão das concepções de satisfação: geram excesso de controle sobre as opções dos indivíduos e perda de autonomia. Ótima análise. Parabéns, abraços!
Obrigada pelo comentário, Carlos! Seja bem vindo ao canal e boas leituras!
Adorei. Parabéns.
Obrigada, Janinne! Abraços e boas leituras!
Excelente , gostei dos múltiplos caminhos da leitura.
Obrigada pelo comentário e seja muito bem vindx ao canal!
Que conversa incrível e agradável! Adorei as escolhas dos trechos. :) :)
Obrigada, Leo!
Abraços e boas leituras!
Muito boa a análise e leitura comentada. Ótimo o trabalho de vocês. Obrigada!
Obrigada, Juliana! Seja bem vinda ao canal, abraços e boas leituras!
Olá, só estou assistindo esse vídeo dia 23/03/2021, então.... Parabéns pelo vídeo! Nota 10
Obrigada, Marcos! Seja bem vindo ao canal, abraços e boas leituras!
Admirável esse canal, gratidão.
Obrigada, Edna! Seja bem vinda ao canal, abraços e boas leituras!
Ótimo bate papo!
Que AMOR de comentário na literatura!
Obrigada, Aguinaldo! Seja bem vindo ao canal e boas leituras!
Estou apaixonada nos seus vídeos. Obrigada, obrigada e obrigada!!!
Olá, Mart Games! Obrigada pelo seu comentário lindo e seja muito bem vinda ao canal!
Vídeo excelente. Parabéns, professoras!
Obrigada, Carlos! Seja bem vindo ao canal e boas leituras!
Eu não consegui digerir esse livro, muito obrigado por me ajudar.
Levei mais de seis meses com ele, lendo e lendo de novo, mesmo sabendo que tinha uma obra prima na mão não me desceu.
Então busquei ajuda de outras pessoas para entender melhor ele, agora eu entendo.
Olá, Yago! Fico muito feliz em ter contribuido com a sua leitura da obra. É realmente um livro muito complexo e que requer muitas leituras. Minha primeira leitura foi há 20 anos, de lá pra cá fui percebendo muitas coisas, entendendo melhor outras... é assim mesmo, cada um tem o seu tempo de leitura, e cada livro tem o seu tempo! Seja bem vindo ao canal, abraços e um 2022 de ótimas leituras por aí!
Excelente, obrigada por compartilhar 👏👏
Obrigada, Sueny!! Seja bem vinda ao canal, abraços e boas leituras!
Adorei! Li na faculdade o livro e me incomodou demais, por toda a familiaridade que ele traz!
Olá, Katia! Obrigada pelo comentário! 😉
É uma familiaridade cada vez mais atual, não é!?
Lembrei do comprimido, soma. Li o livro já mais de 30 anos rs
Agradeço às professoras 🌺
Oi, Maria dos Anjos! Obrigada pelo comentário e seja bem vinda ao canal! Minha primeira leitura desse livro já tem também mais de 20 anos... e a sua atualidade faz com que ele sempre volte...
Excelente debate! O melhor que vi sobre essa obra, uma vez que vocês duas tocaram em pontos e reflexões que muitas análises não fizeram.
Obrigada, Stela! Seja bem vinda ao canal e boas leituras!
Parabéns pelo trabalho
Obrigada, Elionay! Seja bem vindo ao canal, abraços e boas leituras!
Muito top!!!
Amei seus comentários e por isso decidi continuar a leitura, já finalizei e amei...este livro mudou muito meu olhar para o mundo atual.
Fico muito feliz, Josafá! Lembro do seu comentário lá no grupo do facebook. É maravilhoso, não é!!!???
Seja bem vindo ao canal e boas leituras!
😍😘🤩🤔
Duas admiráveis professoras! Obrigada pela conversa tão gostosa e elucidativa! Bjs
Amei!!!
Quem bom que gostou, Regina! Sej abem vinda ao canal, abraços e boas leituras!
Que bom assistir esse "bate-papo" de excelência. Conclui a leitura desse livro esta semana, mas essa conversa me auxiliou muito na sua compreensão, por isso já me inscrevi no canal e já selecionei nos meus favoritos. Obrigado e parabéns.
Obrigada, Paulo!!!! Seja bem vindo ao canal, abraços e boas leituras!
Excelente vídeos! Parabéns!
Obrigada, Jonas!
Gostei muito do vídeo e da análise feita. Li esse livro através da professora Paola na minha época de ITB, e hoje em dia continua sendo um dos livros que mais me marcou na adolescência.
A obra continua atemporal, tem muitas coisas presentes em nosso mundo parecidas com o livro.
Bebês planejados por inseminação.
Divisão de classes
Comprimidos para controlar as emoções.
Relacionamentos sem envolvimento sentimento.
Amei!
Oi, Gislaine!!!! Obrigada pelo comentário!!!! Vou mostrar seu comentário para a Paola, ela vai ficar feliz!!!!
Excelente! Obrigada por compartilhar.
Obrigada, Vanda! Seja bem vinda ao canal e boas leituras!!
Penso que ninguém era livre neste livro. Mesmo os Alfa mais, que pertenciam à casta superior, mas ainda condicionados a não optarem pelo contraditorio. Tampouco os dirigentes mundiais, que optaram por abrir mão do contraditorio, alternativo para viverem no conforto e controle. E o conforto, controle eram a sua escravidão.
São realmente muitas as formas de escravidão e todo condicionamento é uma forma de opressão.
uma construção bastante dinâmica. Adorei a resenha.
Obrigada, Onilda! Abraços e boas leituras!
Gostei muito do vídeo! Bjs❤
Obrigada e seja muito bem vindo ao Canal Mundos Possíveis!
Que vídeo incrível!
Obrigada!!! Abraços e boas leituras!
Eu gostei muito do análisis do livro! Parabéns professoras :-)
Obrigada, Juan! Seja bem vindo ao canal e boas leituras!
Análise fantástica. Grata!!!
Obrigada, Valeria! Seja bem vinda ao canal e boas leituras!
Excelente diálogo...Sugestão para facilitar a vida dos inscritos no canal, deixar o link dos próprios videos do canal da discrição! Vai ficar show!
Amei o vídeo! Bjs
Obrigada!!! Abraços e boas leituras!
Mas vocês são otimas
Meu Deus que vídeo ótimo
Obrigada, Luiz! Seja bem vindo ao canal e boas leituras!
Amei e me deliciei com este vídeo. Só me permita, humildemente, discordar de que os que estão pelas ruas usuários de álcool e drogas estão exercendo a liberdade. Liberdade de serem escravos?
Olá, Paulo! Obrigada pelo comentário. Fico muito feliz que tenha apreciado o vídeo. Sobre a questão das pessoas em situação de rua, existem inúmeros motivos que as levam a essa vida. Não podemos, claro, generalizar nem tão pouco, julgar. Há muitas pessoas que assim estão por não se encaixarem nos padrões da sociedade, mas há muitas outras por infortúnios da vida, muitas outras por doenças, e ainda muitas outras coisas... O limiar entre liberdade e escravidão é realmente muito tênue, difícil saber quando a liberdade se torna escravidão... Ótima reflexão! Obrigada por compartilhar!
Escravos de quem?
Li este livro era adolescente e confesso que não gostei ( não entedi o seu propósito) hoje assistindo seu vídeo que por sinal é maravilhoso dispertou a vontade de ler novamente. Obrigada pela oportunidade!!.
Também li esse livro pela primeira vez quando era adolescente! E também não entendi muita coisa...kkk... mas algumas imagens ficaram gravadas na minha memória e só fui retomar a leitura muitos anos depois, aí sim, com mais maturidade o valor do livro começou a se mostrar para mim!
Obrigada pelo carinho e que 2023 seja de muita saúde e muitas leituras!
O imponderável sempre será a "anima" [alma], incontrolável e intagível.
👍
Você é seguidor de Bolsonaro?! Se for, o que está fazendo aqui?!
aos 12 minutos há uma reflexão das duas equivocada sobre o termo meritocracia. Essa confusão é muito comum em pessoas com mentalidade socialista, pois acham que mérito tem a ver com condições igualitárias de acesso às coisas. Na verdade, mesmo uma pessoa pobre, sem condições de se alimentar direito, pode conquistar várias coisas e cada conquista adquirida por mérito (esforço individual ou com a ajuda de terceiros) deve ser celebrada sempre. Sem falar que muitas pessoas que hoje estão no andar de cima, começaram suas vidas em condições extremamente desfavoráveis e hoje estão onde estão por mérito, ou seja, devido a muito trabalho, esforço e perseverança. Fora isso e outros pequenos detalhes, a análise em geral foi bem conduzida.
raras exceções
O paralelo com o casamento foi fantástico
Obrigada! 😉
A análise da obra foi interessante. Mas gostaria de deixar uma sugestão para a apresentadora do canal - ela expressa bastante entusiasmo para comentar e apresentar sua análise do livro, mas procure controlar mais o impulso da fala, deixe fluir mais a fala da convidada, ela aparenta ter muito o que dizer sobre Admirável Mundo Novo. Mas teve seu raciocínio interrompido o tempo inteiro. Em suma, minha sugestão é essa, evite monopolizar a palavra. No mais parabéns pela análise do livro 👏🏽👏🏽
Amo as distopias 🤩
Eu também, Ari!!! E nunca imaginamos que estaríamos vivendo uma de maneira tão aterradora!!!!
Todo dia uma Distopia!
Bom Dia, Ana. Bela resenha, muito bem contextualizada. Foi gravada dias antes da "Fraudemia". Seria interessante uma atualização para nossos dias atuais, foi um ano de 365 dias que destruiu valores construídos em céculos num estalar de dedos. Como diz Olavo de Carvalho "Tudo acontece primeiro na Literatura!", e a literatura do próprio Olavo prova a sua teoria. Parabéns pelo brilhante trabalho, adorei e vou seguí-la. Abraços!
37:05 Perdão pelo spoiler, mas na verdade _ela_ consegue e muito, o problema é o choque das duas criações; os dois se gostam muito e desde quando se conheceram, mas o modo como entendem atração é totalmente adverso, e isso se torna um drama secundário pro John mais pro final do livro. Lenina só achava John mais estranho que Bernard, que ela já achava estranho mas nutria aquela atração que, moralmente, devia ter.
Irei começar a ler hoje,
Algum dica de como ler e entende
De fato?
1) Se joga na leitura!
Se vc assitiu ao vídeo, já tem uma noção do contexto histórico e de alguns pontos importantes para observar.
2) Leia sem a obrigação de gostar ou de entender "tudo"! Eu li essa obra pelo menos meia dúzia de vezes e cada vez entendi uma coisa nova, observei de um jeito diferente.
Abraços e boa leitura!!! Depois me conta como foi a experiência!
@@ana.mundospossiveis
Muito obrigado pela atenção 🙂
E dicas 👏
O livro é perturbador e incômodo desde os primeiros parágrafos, mas parece tão mais próximo da nossa realidade, muito mais palpável do que outras distopias como “1984” e “fahrenheit 451”. Chega a ser assustador...
É realmente assustador, Calilly! Já que você gosta das distopias, confere nosso vídeo sobre Fahrenheit 451. Nele também aponto questões sobre o nosso tempo presente, depois me conta o que achou 😉!
Abraços e boas leituras!
Filme distópico que retrata o livro, título "Equilibrium".
Obrigada por compartilhar, Edson! Abraços e boas leituras!
Sobre a condições citadas no vídeo, seria muito errado se fosse comparado com as classes sociais de Platão? Onde os talentos e habilidades desenvolvidos são quem lhe qualificam e delegam as posições diante da sociedade. Dando ao que tem mais chances de governar, o governo. Aqueles mais propícios a gladiar, o combate. E assim vai!
Logo, não seriam as características delegadas no Centro de Incubação e Condicionamento de Londres Central, o mesmo que estas classes propostas por Platão?
É sobre a virtú de Aristóteles, onde ele sugere que o indivíduo com mais virtú deve receber mais em relação ao que possui menos.
Olá, Andre!! Obrigada pela reflexão! A sua aproximação das distopias com o pesamento de Platão faz sentido sim! No vídeo O que é distopia? (ua-cam.com/video/Qt2lmXOYG6o/v-deo.html) eu menciono essa questão porque toda distopia começa com uma pretensa utopia, uma sociedade que se pretende ideal. A pergunta deve ser: Ideal para quem? Ideal para todos?
Abraços e boas leituras por aí!
Penso que o livro inspira-se no Mito da Caverna, de Platão. Vale comparar.
Certamente, Karin! A caverna está na raiz das obras distópicas.
Podia deixar a especialista convidada falar ne
Vou convidar a Celia para uma parte II. Prometo deixá-la falar!!! 😉
John
Eu gosto Aldous 🤗
Rede social tbm é uma distopia as pessoas mostra uma vida que não existe
Exatamente, Glenda! 👍👍
Se fosse hj sera q Ford teria processado ele por usar o nome dele ?
A entrevistada sendo interrompida a cada meio minuto. Que irritação, nem consegui ver até o fim.
Ma.ra.vi.lho.so!
Obrigada, Priscila!!! Seja bem vinda ao canal, abraços e boas leituras!
aos 12:00 fala sobre meritocracia justificando que nao existe por causa de alimentaçao e condiçoes na infancia, mas fica um questionamente ; individuos nao sao diferentes independentes do meio que estao , se pegar todos os filhos de ricos , os seus filhos serao todos inteligentes ? claro que nao . logo seus argumento sobre condiçao de vida tbm nao tem relevancia alguma ja todos nos somos diferentes e vai ter embrioes que se desenvolve muito bem em condiçoes precarias e embrioes que nao se desenvolve estando em condiçoes maravilhosas , pois o dna é uma loteria do caos .
Doi uma unha elas corren no medico
Vídeo é bom mas pesa um pouco pra tentar desviar pra atacar conservadores e pessoas tradicionais. Quem tem essas idéias de estado total,estado mundial, estado que estabiliza é uma grande parte da esquerda e seus intelectuais. A tao "igualdade" buscada pela esquerda hj n é a mesma coisa que a comunidade do admiravel mundo novo ? Pois é. A verdade é que temos que fugir de idéias vindo de supostos grupos salvadores ou que se dizem lutar por "justiça" o totalitarismo hj vem embalado em uma embalagem aparentemente bonita.
Obrigada pelo comentário, Danilo!
Penso que a intenção do Huxley era criticar todo o tipo de totalitarismo, seja da direita ou da esquerda. Isso fica ainda mais claro no livro dele chamado A revolução dos bichos. Sempre que os interesses de alguns indivíduos (não importa de que lado) se sobrepõe aos interesses da maioria estamos nos afastando da igualdade e da justiça.
@@ana.mundospossiveis Revolução dos bichos não é do Huxley e sim do Orwell.. Mas sim, todo totalitarismo é ruim.
@@cesardcf, isso mesmo! Do Orwell, errei!
Entre 3:40 para 4:00 algums audio parecia um demônio
🤣
E vcs duas aí na bolha de vcs criticando as opiniões de quem não está na mesma bolha. É o sujo falando mal do mal lavado. Mais do mesmo. Nada muda. É somente que o pecado alheio parece sempre ser pior que o seu.
Não entendi o comentário...
@@lopesga se ficarmos papagaiando como estas 2 estão fazendo aí no vídeo, caimos no mesmo erro. Cada qual na sua "bolha" achando que a bolha do outro é ruim, tem defeitos ou é esquisita. Basta ler o livro e acompanhar o que as 2 estão falando no vídeo. Ninguém está na "bolha" perfeita para ter o direito de falar do outro.
Penso que voce está exagerendo. Elas são comentaristas e podem ter opinioes, interpretacoes diferentes das suas, mas nao precisam ser desqualificadas por isso. O contraditorio enriquece o debate.
Achei ridículo, desculpas mas vocês estão loucos, querem ser deuses,😂😂😂😂😂
Exatamente! O homem querendo fazer sua própria criação.
Como eu n conhecia esse canal?? Maravilhosas
Obrigada! Seja muito bem vinda!
Abraços e boas leituras!
Muito bom!!!
Obrigada, Marli! Seja bem vinda ao canal, abraços e boas leituras!
Muito bom!!
Obrigada, Níass! Abraços e boas leituras!