@@cleitonramos7004 isso é verdade, mas a culpa também é dos consumidores, pois sabem que os carros são problemáticos de peças, de manutenção, de confiabilidade, como é o caso do Onix turbo e Ford Ka 3c e continuam comprando como se fosse um carro bom de revenda e para ter......... Quando os consumidores pararem de comprar porcarias de carros, os preços com certeza irão ficar mais justos! Como uma pessoa dá quase 80 ou 90 mil em um onix 3c turbo ou Tracker 1.2 ???? O carros não tem estrutura, não tem durabilidade, não tem confiabilidade, os seguros geralmente são altos desses carros, não tem muita segurança comparados aos seus concorrentes, o acabamento do carro é pífio e a suspensão não aquenta as buraqueiras........ Sabe porque o preço continua alto???? Porque tem trouxa todo dia saindo de casa para comprar esses tipos de carros!
Trabalhei em concessionária durante 8 anos, e sempre tivemos peças "em B.O (back order). Em 2012, 2013, trabalhava na Chevrolet, ficamos uma porrada de tempo com o para-choque 94742599 (dianteiro do Agile) por mais de 6 meses em B.O. Pouco tempo depois os para-choques da linha Celta/ Prisma 9337828, 430, 432 e 434 em B.O. Tivemos na época, carros parados na oficina por mais de 45 dias sem para-choque!! E a GM se limitava a dizer que estava em B.O. Quase apanhei de um cliente por causa de uma moldura traseira esquerda da S10 rodeio 2012, que (pasme!!) NÃO ERA MAIS FORNECIDA!! UM CARRO COM UM ANO DE USO!! E não haviam códigos alternativos!
Já trabalhei em uma multinacional que fornecia pecas para todas as montadoras,o problema é que o fabricante não pode fornecer a peça para as lojas, pq. está em clausuas contratuais, se a montadora pegar pecas deles em loja é um.B.O dos grandes, único jeito é alterar as leis.
acabei caindo com minha moto esses tempos atras (yamaha factor 150), acionei o seguro, foi para concessionária fazer o reparo, da abertura do sinistro até eu pegar a moto pronta foram um total de 56 dias. Peças vindo de Manaus para Curitiba.
É nessas horas que fico feliz de pagar internet cara... Gui muito top essa matéria. Belíssimo vidio, conteúdo top. Deus te abençoe por aiii. Será que é só no Brasil essa falta de peças?!
Minha Tiguan Rline 2020 mesmo ficou na Tonimek 5 ou 6 meses esperando os amortecedores dianteiros e se o Gui e eu não tivéssemos “dado um jeito” acho que estaria lá até lá…😬
Se contratar o escritório de advocacia top dos tops talvez faça cosquinha nas montadoras de automóveis e outra pepara o bolso vai sair mais barato construir um estacionamento para carros em B.O de peças.
O problema é que é muito caro manter estoque, aqui trabalhamos por demanda, e infelizmente quem acaba pagando o pato é o consumidor final, não tem como na situação atual se correr o risco de deixar dinheiro parado em prateleira, ainda mais sendo pequeno que nem somos.
Acredito que a solução seja algo como acontece nos EUA em eventos como SEMA... Fabricantes alternativas de peças e componentes, porém no Brasil é complicado a questão de qualidade...
Com a pandemia as montadoras relembraram o sabor delicioso do lucro acima de tudo, das decadas de 1970 e 1980, como assim? Aumenta-se o voucher médio, produz-se menos e aumenta a taxa de lucro por unidade obtida. Não a toa, tiveram carros que simplesmente triplicaram de preço. E ai, para manter esse modus operandi, mantêm-se a ideia da falta de peças eterna. É isso.
A falta de peças vira algo até proposital, para forçar o cliente a "descartar" o carro (enviar aos desmanches) e fazer a aquisição do 0km. E isso explica até o motivo de preços absurdos em várias peças de reposição, para não compensar a manutenção.
Eu fiquei 80 dias sem carro para troca do cambio, entrei com processo pois as fabricantes devem respeitar o consumidor, ja pagamos caro nos carros aqui que nao valem metade do que custam, e na hora de um reparo ainda passamos por isso.
Boa tarde resido em Fortaleza adoro ver seus vídeos e o de hoje era para ser televisionado por todas as emissoras de TV para os proprietários de carros ver como nossos pais é de verdade e que todas as oficinas cobrassem por carros parados.
sempre que você fala "no card aqui em cima" não aparece card algum kkk testei no computador em mais de um navegador, testei no telefone... eu tenho percebido isso em vários vídeos seus. tem alguém esquecendo de adicionar os cards aos videos
Estou com problema no recall do Airbag do FOX 2016, a concessionária da Volkswagen em Osasco agendaram 2x e a peça não tinha e estou aguardando até hoje
Eu moro em londres e minha vizinha trabalha numa empresa que vende pecas para garagens e aqui esta de boa e tem varias fabricas de pecas para automoveis aqui em UK E claro estamos relativamente perto da alemanha que tambem exporta pecas na europa mais rapido e sem muitos problemas
Trabalhei na honda e na yamaha, nuncs tivemos problema com pecas, sempre disponivel, as vezes por ser mais antiga pedia de outra loja, demora, mas sempre vinha!
Bateram na traseira do meu impresa sedam Subaru ,lanterna painel traseiro para-choque forração emblemas etc..15 dias chegou tudo e carro pronto achei rápido...
Meu Citroen é europeu e quando para na css, já sei que vou ligar pro SAC. Mas até hoje não esperei mais que 20 dias esperando peças. Já vi que estou no lucro.
Problema é que as empresas que produzem, sempre atendem a produção diária, as pecas de reposição fica em segundo plano. As multas por parar uma linha de produção é maior que deixar um item de reposição em BO.
Esse vídeo é muito bom para mostrar a realidade. Vejam que tem carro de várias marcas ali parado. Pessoal taca pau na Chery de não ter peças mas qua do precisei recebi tudo dentro de 10 dias. Toda marca tem casos e casos. Sobre a gwm eles trouxeram varios containers de peças antes de terem os carros. Agora a BYD já não sei como é a situação.
ué, o problema nao era a falta de peças da FORD? Volks, fiat e outras, tbm sairam do BR? É bom esse video pra mostra pros fanboy a verdade do mercado atual!
Trabalhei na Ford rede de concessionárias acompanhei ate o fechamento da mesma. Sobre os dois exemplos ao qual você trouxe o UP e crônica a falta de peças sobre a Fiat mesma coisa e fasso um adendo o mercado de reposição de peças está complicado. E infelizmente Gui a coisa tende a piorar. E será um caos.
Mas vc acha que o que vc vai ganhar processando a montadora por falta de peça de reposição vale o custo? Pq já pensamos em fazer isso a a preocupação é se o que eu vou ganhar no processo supera os custos que eu vou ter... acredito que essa é a preocupação da maioria das oficinas.
Uma oficina desse porte amigo tem contrato com escritório de advocacia não só pra resolver essa questão mais outras como questões trabalhistas e com clientes também.
07:04 CDC DIZ: Art. 32. Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto. Parágrafo único. Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei. Decreto-lei 2.181/97 inciso XXI - deixar de assegurar a oferta de componentes e peças de reposição, enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto, e, caso cessadas, de manter a oferta de componentes e peças de reposição por período razoável de tempo, nunca inferior à vida útil do produto ou serviço; Ou seja...não fala nada de 10 anos para ficar fornecendo peças.
Estou a 5 meses esperando uma peça de recall do Up, uma peça do airbag, nada importante, nem tem pressa, a vida dos proprietários de Up nem tem importância para a Volkswagen
Estou andando em uma moto Honda CG Fan 125 i 2018 com o tanque de combustível defeituoso porque pedi um tanque novo na concessionária que além de caríssimo, me pediram 4 meses para entregar a peça. A Honda por ser líder do mercado não está nem aí para seu cliente.
Amo de coração o meu Pé de boi, meu Gol 1.6 manual aulto tipo rally de conforto só o ar condicionado. Pau para toda hora. Porém falta de peças não falta
Quando o carro ainda está em linha de produção já é complicado conseguir certas peças na concessionária. É importante saber o código da peça pois muitos revendedores vendem em site e Mercado Livre.
Minha experiencia com frota, VW os mais faceis de achar peças, FIAT e meio complicado e caro as peças a pior que eu acho Hyundai e terrivel caras as peças pra caramba brincava que HB20 e carro de luxo pelo preços das peças
Tecnicamente: tudo que é feito de um lado, no aspecto mecânico, deve ser replicado no outro Realidade: só se troca o que foi estritamente afetado pelo ocorrido
Também precisei de um eixo traseiro pra um UP em Julho de 2023, depois de 40 dias após o acidente não achavam em canto nenhum. Comprei um usado e instalei no carro e solicitei o reembolso da seguradora pelo valor pago. Se não tivesse feito isso, tava até agora esperando. Nesse caso eu concordo em processar a montadora já que ela tem a conhecimento da falta dessa peça e não faz nada pra resolver.
Gosto muito dos seus vídeos. Mas gosto mesmo de ver reparação e, principalmente, pintura. Entendo as dificuldades que vocês enfrentam com a questão de peças etc, mas, realmente, preferia ver temas relativos a reparação, embelezamento, ajustes, etc. É minha opinião.
Gui, na Espanha as oficinas passam, junto com o orçamento, o valor do dia de estadia do carro (desde a apresentação do orçamento até a aprovação dele, mesma coisa se tiver problema de peças). Consulte essa situação, acredito ser o melhor jeito de agilizar as reparações.
o problema é que aqui no brasil não funciona assim e essa estadia não é repassada separadamente, se ele começar a fazer isso vai fugir do que não é costume e vai encarecer o valor total, logo os clientes e seguradoras vão deixar de procura-lo para procurar outras oficinas que trabalham do jeito tradicional!
Esta um grade problema ainda, principalmente pros que tem carros importados e alguns tbm nacionais.. Tenho um i30 e pra arrumar pecas tive qe correr atrás de mais de 30 lojas para encontrar 4 pecas.. e outra algumas peças nem na concessionária eles conseguem pedir e dai?! Cade as leis de fornecimento de pecas.. um carro 2016 ein.. 🤦🏻♂️
13:15 - A pandemia foi a desculpa para as montadoras adotarem o sistema chamado "novo fordismo", aquele aonde priorizam a linha de produção em produtos com maior ticket médio e lucratividade, em despeito dos produtos mais acessiveis. Não é a toa que a própria Ford transformou um prejuízo pré-falência em faturamento astronômico, superando ate o da matriz.
E as peças? É simples. Peça que não tem giro, não é fabricada. Vai chegar o dia em que o único lugar aonde encontra peças de determinados modelos será no desmanche.
@@Hunter1979_1 no bairro da lapa em SP, próximo do começo da rodovia Anhanguera, tem um grande páteo de uma seguradora com veículos sinistrados a venda, e ao lado tem uma empresa que vende peças usadas todas rastreáveis, com uma abordagem de reúso, reciclagem, eu acho que essa empresa é da seguradora...
@@pedrorogeriorodrigues8284 eu conheço esse pátio, que fica lá no Parque São Domingos (morei ali perto). É a Renova Ecopeças, que desmonta os carros com PT da Azul e da Porto Seguro. Lá é tudo legalizado e rastreado, conforme manda a legislação.
Ese problema tá quase em todo lugar , até em manutenção de motocicleta passou de quatro anos de fabricação muitas peças já não existem mais nas concecionárias
Com a Toyota acho difícil essa situação , tenho um Toyota com 22 anos de uso e ainda encontro na concessionária , muito pouco itens que faltam , o modelo já saiu de linha a 20 anos
Guilherme, o Código de Defesa do Consumidor dispõe em seu art. 32: "Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto. Parágrafo único. Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei". Ainda não temos fixado em lei o tempo que se reputa razoável. Fica a critério de cada julgador, observado sempre o tempo de vida útil do bem. Para veículos, é comum a jurisprudência estabelecer o prazo de 10 (dez) anos.
Em 2022 fiquei 5 meses com o meu carro na oficina esperando uma peça, sendo um Gol ano 2021. Falei com advogado e me orientou que dificilmente ganharia um processo, devido a pandemia.
Até pode existir as leis, porém, o custo para as montadoras manterem peças em estoque é muito alto, então eles preferem "pagar pra ver" e quando são multados, o valores da multas é muito baixo, então vale a pena não ter peça em estoque e pagar multas. O que está faltando é cada setor prejudicado entrar com processos, ai o custos com processos aumentam e vão rever essa postura.
O mercado de automóveis do Brasil é uma barbárie total... carros novos caros e frágeis, impostos abusivos e taxas em cascata para manter o carro legalizado, mão de obra de manutenção ou reparação cara e ineficiente, mercado de peças de reposição abandonado pelas montadoras, total insegurança ao estacionar um veículo na rua, ruas e estradas em condição precária e que sacrificam toda a estrutura do carro... definitivamente não compensa ter carro no Brasil, mas as pessoas continuam comprando carro porque tem aquela coisa do status, tem o prazer de alcançar a meta da compra de um bem caro, tem a satisfação de realizar um sonho antigo, mas quando tudo é colocado na ponta do lápis, não vale a pena, é muito mais negócio andar de uber e táxi, eventualmente alugar um carro pra fazer uma viagem longa, mas não ser dono de um bem que dá tanto custo e tanta dor de cabeça.
Estou desde 2017 sem carro. Alugo na localiza quando preciso. Sem IPVA, multas, desvalorização, desgaste, revisão, seguro, vandalismo. Uso cartão infinite que tem seguro, so alugo carrao. Viajo e devolvo. Minha vaga na garagem ta alugada. Problema é a mentalidade do brasileiro que carro é 100% obrigatório. Ha casos que sim. Para mim, nao
Tonimek logo vendo o up me veio a questão principalmente dos desmonte, já que são regularizados são legais e afins oq impediria de usar peças desse mercado, no correr do vídeo foi respondida, então a questão pra resolver esses problemas extremos seria a flexibilidade e autonomia por parte da oficina em compra de peças sendo de mercados paralelos ou em últimos casos por responsabilidade do próprio cliente o uso de uma peça usada?!
Verdade eu tinha uma Palio adventure 2009 comprei zero o corpo de injeção queimou com 6 meses de uso levei para a altorizada Fiat demorou mais de 30 dias para chegar a peça outra vês tive uma colisão demorou 3 meses para chegar o acabamento do para-lama e o para barro também um absurdo
Carro saiu de linha vai passar perrengue com peças (as genuínas principalmente), mesmo se a marca continua operando por aqui e ainda pior quando sai do do país, como foi o caso da Ford. E respondendo a pergunta: não, não existe essa de 10 anos da lei e etc. Ela deixa isso de maneira ambígua dizendo "um prazo suficiente", que pode ser interpretado de diversas formas.
Fiquei 35 dias sem minha tiwster 2022, isso tem 6 meses atrás. Cara era a asa direita um guidom, retrovisor, pisca alerta dele de pisca, e uma chapa que vai em cima do escape da moto. Detalhe ainda demoraram mais 15 dias para entrega da asa depois desses 35 dias. Tudo pq a Honda disse que não tinha do modelo da minha moto que era do ano. E tinha que fábrica. Até o momento que liguei na seguradora e ameacei processar por danos morais, então ligamos para a Honda onde disse a mesma coisa. Caso não entregassem a peça logo iria processar a mesma por falta de atendimento e demora da entrega do mesmo. Eles entregaram as peças e ainda sim demorou mais 1 dia por falta do relé do pisca. Eu converse com a oficina e achamos um na Honda da Pedro II, entregaram. Montaram a moto, daí peguei ela de novo, logo apoia aguardei mais 15 dias para a entrega da asa direita. Quando chegou levei para fazer a montagem da mesma. Mas e o que ele disse no vídeo, não aceitem desculpas. E responsabilidade da seguradora e da marca o fornecimento de peças. Se preciso entre na justiça para eles ficarem espertos.
percebam que sempre falamos em "MONTADORAS" e não "FABRICANTES". Quem sabe um dia o país invista mais em tecnologia, para pararmos de exportar soja e fabricarmos nosso carro nacional, que nunca deu certo.
Infelizmente, as montadoras depois que tiram um veículo de linha não querem fornecer mais as peças. Então o que resta é a pessoa comprar peça paralela, e até que existe algumas fabricantes de peças paralelas de uma qualidade boa. Deveria existir uma lei que obrigasse as montadoras fornecer as pecas por 10 anos depois que o veículo sair de linha.
Em 2014 eu fiquei 3 meses com um grand siena parado na oficina por falta de um eixo traseiro lembrando que a seguradora só forneceu carro reserva por 15 dias o resto dos dias eu tive que pagar aluguel, moro em Manaus.
As seguradoras deveriam aceitar peças usadas de boa procedência, pelo menos pra mim como dono não ligaria de usar uma peça em perfeito estado usada no meu carro, o que vale mesmo é a mão de obra de qualidade, tem profissionais que pode usar peça nova que se for ruim, vai fazer merda de qualquer forma
Uma travessa de suspensao traseira, debum veiculo fora de linha, olha, se nao tiver em estoque, deve ficar muito dificil. Imagina o custo de fazer todo o processo de fabricacao de um componente como esse que "pouco" deve ser susbstituido. Ainda por mais que tenha a lei que obriga a reposicao por 6 anos, se nao estou enganado, seria quase impossivel o fabricante dessa peça voltar ao processo de fabricação, ou, o preço dela sera muito alto pelo volume de pecas a serem fabricados...
manda pra índia a péça velha. Lá eles derretem e moldam no meio da areia e fica novinha novamente, coisa esta que a fabrica se nega fazer com toda a tecnologia.
O futuro que se aproxima é de carros inteiros e bons sendo triturados e reciclados como na Europa e Japao pq nao compensa arrumar e é "mais barato" comprar um novo... A logica do mercado é vender novo e nao remendar usado...o cliente? Que sente no nabo e chore...
A lei existe é obrigatorio disponibilizar até 10 anos , esta disponibilizado , mas o tempo imediato não tem estipulado na lei ... ai é logisca, em momento algum a fabrica se nega a vender , vende e vc aguarda 30 90 300 dias ... Vender , foi vendido no preço camarada ... Tá certo na regra certa ....
Obrigação de 15 anos para manter o fornecimento de peças originais do veiculo. Base legal: INSTRUÇÃO NORMATIVA STJ N. 2 / 2014 que define a vida útil de bens e o Código de Defesa do Consumidor que obriga ao fabricante manter as peças de produtos dentro deste prazo da vida útil.
Isso que tem que considerar que são carros de larga escala e tradicionais e a Oficina é em São Paulo! Imagina o camarada que está comprando um Chinês elétrico e mora no interior de Minas, como eu?
Fabricantes criam uma dificuldade de reparação para forçar o cliente a comprar um produto novo.
Falou toda a verdade! As montadoras não estão nem aí para seus clientes! Eles só querem vender produtos novos
Depende da marca amigo, Ford, jeep, Kia , JAC.... Sempre foram marcas ruins de peças de reposição!
E tbm para fazer os preços subir. Muita demanda e pouca oferta faz isso. Tudo foi marketing do cartel das montadoras. Para preço e peças subirem
Tô aguardando o eletro ventilador do onix turbo há quase 30 dias. Já fiz várias reclamações e a fábrica nem satisfação dá.
@@cleitonramos7004 isso é verdade, mas a culpa também é dos consumidores, pois sabem que os carros são problemáticos de peças, de manutenção, de confiabilidade, como é o caso do Onix turbo e Ford Ka 3c e continuam comprando como se fosse um carro bom de revenda e para ter.........
Quando os consumidores pararem de comprar porcarias de carros, os preços com certeza irão ficar mais justos!
Como uma pessoa dá quase 80 ou 90 mil em um onix 3c turbo ou Tracker 1.2 ????
O carros não tem estrutura, não tem durabilidade, não tem confiabilidade, os seguros geralmente são altos desses carros, não tem muita segurança comparados aos seus concorrentes, o acabamento do carro é pífio e a suspensão não aquenta as buraqueiras........
Sabe porque o preço continua alto???? Porque tem trouxa todo dia saindo de casa para comprar esses tipos de carros!
Sou engenheiro mecânico, gosto demais dos seus conteúdos, muita eloquência e técnica, parabéns.
Trabalhei em concessionária durante 8 anos, e sempre tivemos peças "em B.O (back order). Em 2012, 2013, trabalhava na Chevrolet, ficamos uma porrada de tempo com o para-choque 94742599 (dianteiro do Agile) por mais de 6 meses em B.O. Pouco tempo depois os para-choques da linha Celta/ Prisma 9337828, 430, 432 e 434 em B.O. Tivemos na época, carros parados na oficina por mais de 45 dias sem para-choque!! E a GM se limitava a dizer que estava em B.O. Quase apanhei de um cliente por causa de uma moldura traseira esquerda da S10 rodeio 2012, que (pasme!!) NÃO ERA MAIS FORNECIDA!! UM CARRO COM UM ANO DE USO!! E não haviam códigos alternativos!
As montadoras fa zem no Brasil o que querem é ninguém faz nada!!!
Claro elas patrocinam as campanhas políticas
@@mauromeliga3861 Uai, a culpa é suas, eles produzem tranqueiras tecnológicas e vocês pagam o valor superfaturado. 🤷♂
Como vc lembrou "decor" esse número de série do para-choque do Agile depois de 10 anos?!😱😱
@@estevaoalves1248qdo vc sofre meses com um código (de peça, de roupa, de informática) vc não esquece, acredite
Já trabalhei em uma multinacional que fornecia pecas para todas as montadoras,o problema é que o fabricante não pode fornecer a peça para as lojas, pq. está em clausuas contratuais, se a montadora pegar pecas deles em loja é um.B.O dos grandes, único jeito é alterar as leis.
acabei caindo com minha moto esses tempos atras (yamaha factor 150), acionei o seguro, foi para concessionária fazer o reparo, da abertura do sinistro até eu pegar a moto pronta foram um total de 56 dias. Peças vindo de Manaus para Curitiba.
É nessas horas que fico feliz de pagar internet cara... Gui muito top essa matéria. Belíssimo vidio, conteúdo top. Deus te abençoe por aiii.
Será que é só no Brasil essa falta de peças?!
Minha Tiguan Rline 2020 mesmo ficou na Tonimek 5 ou 6 meses esperando os amortecedores dianteiros e se o Gui e eu não tivéssemos “dado um jeito” acho que estaria lá até lá…😬
Se contratar o escritório de advocacia top dos tops talvez faça cosquinha nas montadoras de automóveis e outra pepara o bolso vai sair mais barato construir um estacionamento para carros em B.O de peças.
4:53 esse tempra tá bonito hein 🤩🤩
O problema é que é muito caro manter estoque, aqui trabalhamos por demanda, e infelizmente quem acaba pagando o pato é o consumidor final, não tem como na situação atual se correr o risco de deixar dinheiro parado em prateleira, ainda mais sendo pequeno que nem somos.
Acredito que a solução seja algo como acontece nos EUA em eventos como SEMA... Fabricantes alternativas de peças e componentes, porém no Brasil é complicado a questão de qualidade...
Boa observação!
Com a pandemia as montadoras relembraram o sabor delicioso do lucro acima de tudo, das decadas de 1970 e 1980, como assim? Aumenta-se o voucher médio, produz-se menos e aumenta a taxa de lucro por unidade obtida. Não a toa, tiveram carros que simplesmente triplicaram de preço. E ai, para manter esse modus operandi, mantêm-se a ideia da falta de peças eterna. É isso.
A falta de peças vira algo até proposital, para forçar o cliente a "descartar" o carro (enviar aos desmanches) e fazer a aquisição do 0km. E isso explica até o motivo de preços absurdos em várias peças de reposição, para não compensar a manutenção.
Eu fiquei 80 dias sem carro para troca do cambio, entrei com processo pois as fabricantes devem respeitar o consumidor, ja pagamos caro nos carros aqui que nao valem metade do que custam, e na hora de um reparo ainda passamos por isso.
Boa tarde resido em Fortaleza adoro ver seus vídeos e o de hoje era para ser televisionado por todas as emissoras de TV para os proprietários de carros ver como nossos pais é de verdade e que todas as oficinas cobrassem por carros parados.
Excelente 👏🏻
sempre que você fala "no card aqui em cima" não aparece card algum kkk testei no computador em mais de um navegador, testei no telefone... eu tenho percebido isso em vários vídeos seus. tem alguém esquecendo de adicionar os cards aos videos
Estou com problema no recall do Airbag do FOX 2016, a concessionária da Volkswagen em Osasco agendaram 2x e a peça não tinha e estou aguardando até hoje
Eu moro em londres e minha vizinha trabalha numa empresa que vende pecas para garagens e aqui esta de boa e tem varias fabricas de pecas para automoveis aqui em UK E claro estamos relativamente perto da alemanha que tambem exporta pecas na europa mais rapido e sem muitos problemas
entao amigo.. Brasil é Brasil.. pais aonde o crime compensa.
Os políticos são todos desgraçados
@@gepetovovo2509 sem noção 1
@@weltonrochasena7865 Sem noção 2.
Ahhh os fabricantes de automóveis... Produzem carros mas... As peças... 😂😂😂 E acreditem... Não é exclusivo do Brasil não... Abraços Gui
É porque não são fabricantes. São montadoras. Elas não produzem as peças.
Trabalhei na honda e na yamaha, nuncs tivemos problema com pecas, sempre disponivel, as vezes por ser mais antiga pedia de outra loja, demora, mas sempre vinha!
Bateram na traseira do meu impresa sedam Subaru ,lanterna painel traseiro para-choque forração emblemas etc..15 dias chegou tudo e carro pronto achei rápido...
Meu Citroen é europeu e quando para na css, já sei que vou ligar pro SAC. Mas até hoje não esperei mais que 20 dias esperando peças. Já vi que estou no lucro.
Problema é que as empresas que produzem, sempre atendem a produção diária, as pecas de reposição fica em segundo plano. As multas por parar uma linha de produção é maior que deixar um item de reposição em BO.
Esse vídeo é muito bom para mostrar a realidade. Vejam que tem carro de várias marcas ali parado. Pessoal taca pau na Chery de não ter peças mas qua do precisei recebi tudo dentro de 10 dias. Toda marca tem casos e casos. Sobre a gwm eles trouxeram varios containers de peças antes de terem os carros. Agora a BYD já não sei como é a situação.
ué, o problema nao era a falta de peças da FORD? Volks, fiat e outras, tbm sairam do BR? É bom esse video pra mostra pros fanboy a verdade do mercado atual!
simplesmente uma aula de mecanica top sucesso mesmo
Trabalhei em concessionária em 1988,e já tínhamos dificuldades peças originais para os veículos.
Montadora não está nem um pouco preocupada. Infelizmente no Brasil as leis não são respeitadas
As pessoas também não fazem denúncia ao Ministério Público. Fica difícil deles adivinharem essas irregularidades.
@@CasFLM O problema é que nossas leis são mal redigidas e acaba tendo várias interpretações. É muito difícil processar uma montadora
Trabalhei na Ford rede de concessionárias acompanhei ate o fechamento da mesma. Sobre os dois exemplos ao qual você trouxe o UP e crônica a falta de peças sobre a Fiat mesma coisa e fasso um adendo o mercado de reposição de peças está complicado. E infelizmente Gui a coisa tende a piorar. E será um caos.
Concordo com vc, tende a piorar. E para importados será muito pior ainda graças as novas regras e taxas de importação.
Parabéns belo vídeo. Mto racional nos seus comentários.
Mas vc acha que o que vc vai ganhar processando a montadora por falta de peça de reposição vale o custo? Pq já pensamos em fazer isso a a preocupação é se o que eu vou ganhar no processo supera os custos que eu vou ter... acredito que essa é a preocupação da maioria das oficinas.
Que te tô confuso!😊
Uma oficina desse porte amigo tem contrato com escritório de advocacia não só pra resolver essa questão mais outras como questões trabalhistas e com clientes também.
Se todo mundo pensar desse jeito, nós tornaremos escravos das grandes empresas.
Se o seu careo for pro pátio, tem q pagar diária, aí vc não dá chilique né??? só porque é o papai Estado q está impondo??? kkkkkkk, cresça filho.
Meu deus kkkkk, só agradece que ele tá processando.
07:04 CDC DIZ: Art. 32. Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.
Parágrafo único. Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei.
Decreto-lei 2.181/97 inciso XXI - deixar de assegurar a oferta de componentes e peças de reposição, enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto, e, caso cessadas, de manter a oferta de componentes e peças de reposição por período razoável de tempo, nunca inferior à vida útil do produto ou serviço;
Ou seja...não fala nada de 10 anos para ficar fornecendo peças.
É só B.O essa situação de espera de peças meu companheiro coisa de louco mesmo tá certinho vc processar os responsáveis 👏👏👏👏👏👏👏 concordo c vc.
Estou a 5 meses esperando uma peça de recall do Up, uma peça do airbag, nada importante, nem tem pressa, a vida dos proprietários de Up nem tem importância para a Volkswagen
Gui esteve nos EUA e lá também tem problemas de fornecimento de peças de reposição. Imagina aqui no Br
É verdade, eu tive problema com um amortecedor, tive que esperar 6 meses.
Estou andando em uma moto Honda CG Fan 125 i 2018 com o tanque de combustível defeituoso porque pedi um tanque novo na concessionária que além de caríssimo, me pediram 4 meses para entregar a peça. A Honda por ser líder do mercado não está nem aí para seu cliente.
Amo de coração o meu Pé de boi, meu Gol 1.6 manual aulto tipo rally de conforto só o ar condicionado. Pau para toda hora. Porém falta de peças não falta
Esperando peças de concessionárias.
Mercado Livre, OLX tem.😂
Quando o carro ainda está em linha de produção já é complicado conseguir certas peças na concessionária.
É importante saber o código da peça pois muitos revendedores vendem em site e Mercado Livre.
Seus videos são ótimas aulas, obrigado! Saúde e prosperidade pra vocês
Esses vídeos mais raiz eu gosto mais, lembra o início do canal, sem frescura
Top suas informações
Minha experiencia com frota, VW os mais faceis de achar peças, FIAT e meio complicado e caro as peças a pior que eu acho Hyundai e terrivel caras as peças pra caramba brincava que HB20 e carro de luxo pelo preços das peças
Uma pergunta, quando a batida é de um lado e precisa trocar roda, pneu e suspensão, precisa trocar o jogo/par ou só o lado afetado?
Tecnicamente: tudo que é feito de um lado, no aspecto mecânico, deve ser replicado no outro
Realidade: só se troca o que foi estritamente afetado pelo ocorrido
Tá na hora da toni meck montar um sistema de incendio no galpão ....
Também precisei de um eixo traseiro pra um UP em Julho de 2023, depois de 40 dias após o acidente não achavam em canto nenhum. Comprei um usado e instalei no carro e solicitei o reembolso da seguradora pelo valor pago. Se não tivesse feito isso, tava até agora esperando.
Nesse caso eu concordo em processar a montadora já que ela tem a conhecimento da falta dessa peça e não faz nada pra resolver.
Gosto muito dos seus vídeos. Mas gosto mesmo de ver reparação e, principalmente, pintura. Entendo as dificuldades que vocês enfrentam com a questão de peças etc, mas, realmente, preferia ver temas relativos a reparação, embelezamento, ajustes, etc. É minha opinião.
Se for culpa das montadoras deveria ter uma lei para ela fornecer um novo carro como indenização.
Gui, na Espanha as oficinas passam, junto com o orçamento, o valor do dia de estadia do carro (desde a apresentação do orçamento até a aprovação dele, mesma coisa se tiver problema de peças). Consulte essa situação, acredito ser o melhor jeito de agilizar as reparações.
o problema é que aqui no brasil não funciona assim e essa estadia não é repassada separadamente, se ele começar a fazer isso vai fugir do que não é costume e vai encarecer o valor total, logo os clientes e seguradoras vão deixar de procura-lo para procurar outras oficinas que trabalham do jeito tradicional!
Esta um grade problema ainda, principalmente pros que tem carros importados e alguns tbm nacionais..
Tenho um i30 e pra arrumar pecas tive qe correr atrás de mais de 30 lojas para encontrar 4 pecas.. e outra algumas peças nem na concessionária eles conseguem pedir e dai?! Cade as leis de fornecimento de pecas.. um carro 2016 ein.. 🤦🏻♂️
Parabéns pelas informações !!!
Excelente explanação!
13:15 - A pandemia foi a desculpa para as montadoras adotarem o sistema chamado "novo fordismo", aquele aonde priorizam a linha de produção em produtos com maior ticket médio e lucratividade, em despeito dos produtos mais acessiveis. Não é a toa que a própria Ford transformou um prejuízo pré-falência em faturamento astronômico, superando ate o da matriz.
E as peças? É simples. Peça que não tem giro, não é fabricada. Vai chegar o dia em que o único lugar aonde encontra peças de determinados modelos será no desmanche.
@@Hunter1979_1 no bairro da lapa em SP, próximo do começo da rodovia Anhanguera, tem um grande páteo de uma seguradora com veículos sinistrados a venda, e ao lado tem uma empresa que vende peças usadas todas rastreáveis, com uma abordagem de reúso, reciclagem, eu acho que essa empresa é da seguradora...
@@pedrorogeriorodrigues8284 eu conheço esse pátio, que fica lá no Parque São Domingos (morei ali perto). É a Renova Ecopeças, que desmonta os carros com PT da Azul e da Porto Seguro. Lá é tudo legalizado e rastreado, conforme manda a legislação.
Tenho um Sandero R.S. 2022 e as concessionárias não tem disco de freio pra reposição. @RenaultBrasil
Ese problema tá quase em todo lugar , até em manutenção de motocicleta passou de quatro anos de fabricação muitas peças já não existem mais nas concecionárias
Tocantins ❤❤❤
Complicado..sem falar nos problemas crônicos que vem de brinde nos 0km, ex. Trocador de calor dos jeep
Com a Toyota acho difícil essa situação , tenho um Toyota com 22 anos de uso e ainda encontro na concessionária , muito pouco itens que faltam , o modelo já saiu de linha a 20 anos
Guilherme, o Código de Defesa do Consumidor dispõe em seu art. 32: "Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto. Parágrafo único. Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei". Ainda não temos fixado em lei o tempo que se reputa razoável. Fica a critério de cada julgador, observado sempre o tempo de vida útil do bem. Para veículos, é comum a jurisprudência estabelecer o prazo de 10 (dez) anos.
Em 2022 fiquei 5 meses com o meu carro na oficina esperando uma peça, sendo um Gol ano 2021. Falei com advogado e me orientou que dificilmente ganharia um processo, devido a pandemia.
Em aparelhos eletrônicos são 5 anos
Veículos nao sei se a regra é outra ( espero que seja)
bom vídeo!
Com toda certeza
Boa noite Gui aí complica falta de peças
Estou com uma scudo na minha oficina com mais de 30 dias parada devido à falta de peça. Todas peças em B.o
Tudo bem
Até pode existir as leis, porém, o custo para as montadoras manterem peças em estoque é muito alto, então eles preferem "pagar pra ver" e quando são multados, o valores da multas é muito baixo, então vale a pena não ter peça em estoque e pagar multas. O que está faltando é cada setor prejudicado entrar com processos, ai o custos com processos aumentam e vão rever essa postura.
O mercado de automóveis do Brasil é uma barbárie total... carros novos caros e frágeis, impostos abusivos e taxas em cascata para manter o carro legalizado, mão de obra de manutenção ou reparação cara e ineficiente, mercado de peças de reposição abandonado pelas montadoras, total insegurança ao estacionar um veículo na rua, ruas e estradas em condição precária e que sacrificam toda a estrutura do carro... definitivamente não compensa ter carro no Brasil, mas as pessoas continuam comprando carro porque tem aquela coisa do status, tem o prazer de alcançar a meta da compra de um bem caro, tem a satisfação de realizar um sonho antigo, mas quando tudo é colocado na ponta do lápis, não vale a pena, é muito mais negócio andar de uber e táxi, eventualmente alugar um carro pra fazer uma viagem longa, mas não ser dono de um bem que dá tanto custo e tanta dor de cabeça.
Estou desde 2017 sem carro. Alugo na localiza quando preciso. Sem IPVA, multas, desvalorização, desgaste, revisão, seguro, vandalismo. Uso cartão infinite que tem seguro, so alugo carrao. Viajo e devolvo. Minha vaga na garagem ta alugada. Problema é a mentalidade do brasileiro que carro é 100% obrigatório. Ha casos que sim. Para mim, nao
Tonimek logo vendo o up me veio a questão principalmente dos desmonte, já que são regularizados são legais e afins oq impediria de usar peças desse mercado, no correr do vídeo foi respondida, então a questão pra resolver esses problemas extremos seria a flexibilidade e autonomia por parte da oficina em compra de peças sendo de mercados paralelos ou em últimos casos por responsabilidade do próprio cliente o uso de uma peça usada?!
Verdade eu tinha uma Palio adventure 2009 comprei zero o corpo de injeção queimou com 6 meses de uso levei para a altorizada Fiat demorou mais de 30 dias para chegar a peça outra vês tive uma colisão demorou 3 meses para chegar o acabamento do para-lama e o para barro também um absurdo
Argo trecking da mulher da empresa demorou 30 dias para arrumarem um adesivo!
Carro saiu de linha vai passar perrengue com peças (as genuínas principalmente), mesmo se a marca continua operando por aqui e ainda pior quando sai do do país, como foi o caso da Ford.
E respondendo a pergunta: não, não existe essa de 10 anos da lei e etc. Ela deixa isso de maneira ambígua dizendo "um prazo suficiente", que pode ser interpretado de diversas formas.
As seguradoras poderiam ir atrás de botar na legislação pertinente, a opção de oferecer peças de reposição paralela.
As montadoras fizeram o engodo do CHIP! Disseram que a produção diminui, para poder a
Fiquei 35 dias sem minha tiwster 2022, isso tem 6 meses atrás. Cara era a asa direita um guidom, retrovisor, pisca alerta dele de pisca, e uma chapa que vai em cima do escape da moto. Detalhe ainda demoraram mais 15 dias para entrega da asa depois desses 35 dias. Tudo pq a Honda disse que não tinha do modelo da minha moto que era do ano. E tinha que fábrica. Até o momento que liguei na seguradora e ameacei processar por danos morais, então ligamos para a Honda onde disse a mesma coisa. Caso não entregassem a peça logo iria processar a mesma por falta de atendimento e demora da entrega do mesmo. Eles entregaram as peças e ainda sim demorou mais 1 dia por falta do relé do pisca. Eu converse com a oficina e achamos um na Honda da Pedro II, entregaram. Montaram a moto, daí peguei ela de novo, logo apoia aguardei mais 15 dias para a entrega da asa direita. Quando chegou levei para fazer a montagem da mesma. Mas e o que ele disse no vídeo, não aceitem desculpas. E responsabilidade da seguradora e da marca o fornecimento de peças. Se preciso entre na justiça para eles ficarem espertos.
Valeu vídeo novo 😊
Conteúdo top
percebam que sempre falamos em "MONTADORAS" e não "FABRICANTES". Quem sabe um dia o país invista mais em tecnologia, para pararmos de exportar soja e fabricarmos nosso carro nacional, que nunca deu certo.
Isso vai acontecer quando o Sol virar uma anã branca.
E melhor ficar com os carinhos veio, todos lugares tem peças
Estou pensando em comprar um Grand Vitara 2008/09/10 tem informações sobre peças ?
Infelizmente, as montadoras depois que tiram um veículo de linha não querem fornecer mais as peças. Então o que resta é a pessoa comprar peça paralela, e até que existe algumas fabricantes de peças paralelas de uma qualidade boa. Deveria existir uma lei que obrigasse as montadoras fornecer as pecas por 10 anos depois que o veículo sair de linha.
O CDC obriga as montadoras oferecerem peças por 5 anos.
Gui acho que boa parte do problema se resume a duas palavras, pouco caso. 🤷🏻♂️🇧🇷
Em 2014 eu fiquei 3 meses com um grand siena parado na oficina por falta de um eixo traseiro lembrando que a seguradora só forneceu carro reserva por 15 dias o resto dos dias eu tive que pagar aluguel, moro em Manaus.
As seguradoras deveriam aceitar peças usadas de boa procedência, pelo menos pra mim como dono não ligaria de usar uma peça em perfeito estado usada no meu carro, o que vale mesmo é a mão de obra de qualidade, tem profissionais que pode usar peça nova que se for ruim, vai fazer merda de qualquer forma
Uma travessa de suspensao traseira, debum veiculo fora de linha, olha, se nao tiver em estoque, deve ficar muito dificil. Imagina o custo de fazer todo o processo de fabricacao de um componente como esse que "pouco" deve ser susbstituido. Ainda por mais que tenha a lei que obriga a reposicao por 6 anos, se nao estou enganado, seria quase impossivel o fabricante dessa peça voltar ao processo de fabricação, ou, o preço dela sera muito alto pelo volume de pecas a serem fabricados...
manda pra índia a péça velha. Lá eles derretem e moldam no meio da areia e fica novinha novamente, coisa esta que a fabrica se nega fazer com toda a tecnologia.
O futuro que se aproxima é de carros inteiros e bons sendo triturados e reciclados como na Europa e Japao pq nao compensa arrumar e é "mais barato" comprar um novo... A logica do mercado é vender novo e nao remendar usado...o cliente? Que sente no nabo e chore...
E olha um lindo Gol GTi no início do vídeo, no fundo
Em feira de Santana os caras fazem
A lei existe é obrigatorio disponibilizar até 10 anos , esta disponibilizado , mas o tempo imediato não tem estipulado na lei ... ai é logisca, em momento algum a fabrica se nega a vender , vende e vc aguarda 30 90 300 dias ... Vender , foi vendido no preço camarada ...
Tá certo na regra certa ....
VDD GUI
ONDE ESTA O LINK DA REPORTAGEM DA TELEVISÃO????
Meu Fiat deu entrada na CSS para reparo. Ficou 15 dias parado por não ter olho de gato do para-choque.
Obrigação de 15 anos para manter o fornecimento de peças originais do veiculo. Base legal: INSTRUÇÃO NORMATIVA STJ N. 2 / 2014 que define a vida útil de bens e o Código de Defesa do Consumidor que obriga ao fabricante manter as peças de produtos dentro deste prazo da vida útil.
CARAMBA !!! EM 18 ANOS COM A MINHA ASIA TOWNER EU AINDA NÃO PASSEI ESSE SUFOCO...
Aquele simpático carrinho com motor 0.8?
@@adelmofilho742 SIM🤩👍
Ja tive peça que foi mandado fazer numa tornearia ate vir a peça. 😢
Eu levei onde a seguradora determinou e ficou horrível o serviço.
Já imagino daqui à alguns anos, o cemitério de carros elétricos que vão existir por falta de peças de reposição.
Isso que tem que considerar que são carros de larga escala e tradicionais e a Oficina é em São Paulo! Imagina o camarada que está comprando um Chinês elétrico e mora no interior de Minas, como eu?
Boa noite para você etopi você mangá você e u cara😂