As pessoas menosprezam demais os livros de bolso, na minha opinião, e, consequentemente, a L&PM é uma editora que não recebe tanta atenção. Isso é uma pena, porque o texto é tão bem trabalhado pela editora e as edições são bastante acessíveis, o que faz com que pessoas sem muito dinheiro possam comprar ótimos livros bem editados por um preço mais baixo.
Concordo, a maioria dos leitores se importa muito com a estética dos livros, eu acho isso bem nada a ver, desde que o conteúdo seja o mesmo e bem editado, ótimo! Livros de bolso mesmo são perfeitos para mim, porque leio muito fora de casa e levo livros para absolutamente todos os lugares rs, gosto de levar um livro em todas as bolsas, e a editora que você citou é perfeita pra isso.
sorry to be offtopic but does someone know a method to log back into an Instagram account?? I was dumb lost my login password. I would appreciate any tips you can give me.
Concordo com você Isa, essa divisão de fase "romântica" e "realista" é puramente didática porque Machado de Assis era um autor muito modesto, não se considerava um gênio, mas um artesão da palavra que trabalhava com a fina ironia.
Acrescentaria uma outra personagem essencial na trama, além dos 3 pretendentes, da baronesa e da própria Guiomar. Refiro -me a Mrs. Oswald, "a inglesa", ela tem papel fundamental no enredo e representa mais que ninguém a classe dos bajuladores que viria a ser consagrada em 1899 com a personagem José Dias em Dom Casmurro.
Graças a este vídeo, acabei de pegar na minha estante o volume "A mão e a Luva", que ainda estava na embalagem plástica. Tenho a coleção completa de M.A. e ainda não li tudo. Comprei em 1997! E há pessoas que dizem assim:"Pra que esse monte de livros se você não lê?" A resposta é: Tenho para eu ler quando quiser, quando me der vontade, quando estiver motivada.". Bem, chegou a hora e a vez de "A mão e a Luva." Obrigada, Isabella!
Bem, eu sou apaixonada pela escrita de José de Alencar, pois além do referido autor ter uma escrita rebuscada faz com que sejamos transportados para o romantismo. Quanto a obra em tela existe um exemplar na estante da sala daqui porém ainda não li. Eu li Dom Casmurro de Machado de Assis e achei uma obra muito triste e que me fez chorar. Inclusive a Capitu é uma personagem muito forte, inteligente e bondosa.
Ótima resenha, Isa! Uma leitura interessante da obra é a de Estêvão como a própria representação do Romantismo nacional, além das outras situações da história. Ele seria a personificação da segunda fase romântica, que é representada pelo desejo do amor inalcançável, nostalgia pela infância e escape pela morte. Assim, Machado começa já uma desconstrução do Romantismo uma vez que o Estêvão é constantemente ridicularizado e criticado, ao fim da história o narrador ainda mostra que ele não teve coragem nem mesmo para se matar, como o jovem Werther, mostrando que a personalidade romântica é fraca, não está preparada para enfrentar a realidade. Em oposição a ele temos Luís Alves, frio, calculista, representando fielmente o Realismo e interessante perceber como o narrador exalta a personalidade deste personagem e ao fim supera o Romantismo a partir da escolha de Guiomar. Muito interessante, além de toda a construção da história, essa materialização das escolas literárias nos personagens, que como ele diz no prefácio, foram seu foco. E tudo isso com aquele narrador irônico! Maravilhoso livro, realmente não dá pra se esperar menos de Machado. ❤
Estava aguardando finalizar o livro para ver este vídeo, rs. Amei o livro, quem me despertou para esta leitura foi uma Psicóloga que sigo por aqui. De fato, Guiomar é uma estrategista, ambiciosa, e vive com os pés no chão, de fato o pretendente que melhor lhe corresponde é Luís mesmo. Quero ler agora Helena e Dom Casmurro.
Salve Machado de Assis ! Isa assinarei semana que vem segunda - feira o clube de Leitura ! já estou lendo a mão e a luva ! Beijo ! Jornalista Saulo Antônio Alves .
Toc, toc, toc! Isabellaaa... Acabei agorinha a leitura de "A mão e a luva". Oh, que engenhosa é Guiomar, hein! E que luva perfeita para aquela mão! Depois gostaria de comentar algumas estruturas usadas por Machado de Assis. Obrigada! Bjs!!!
Ótima resenha sobre "a mão e a luva " (uma das várias obras )do grande Machado de Assis que ainda não li mas irei lê-lo depois desse vídeo .Por enquanto estou lendo uma outra obra de Machado pela segunda vez, e é "Dom Casmurro ",uma obra magnífica de um escritor magnífico! Sem mais ,parabéns Isa!
Dr. Samer Agi tem. vídeo excelente aqui chamado Torne se Luiz Alves, baseado no livro, mas filosofando sobre como encontrar o amor. Recomendo o vídeo e o perfil dele no insta
11:20 As mulheres estão nesta questão de conveniência e sobrevivencia desde a época das cavernas. Machado de Assis Black Pill em pleno século 19. Deixo claro que não estou fazendo nenhum julgamento moral.
E por falar em Machado, ontem na livraria conheci a edição da Antofágica de Memórias póstumas. Me surprrendi com a beleza e cuidado da edição e adorei ler sua apresentação e conhecer um pouco de sua escrita, fiquei com gostinho de quero mais! Rsrs. Meus parabéns à editora Antofágica e a você!
Eu na metade do livro: "Caramba, será q eu tô ficando apaixonado por essa Guiomar tbm? Kkk não é possível... tem q ser uma mulher muito bonita pra ter tantos pretendes. Mas eu desapaixonei depois q vi o quão fria ela era, credo nem parece ter coração. E o Estevão era um Macho beta, por isso não teve êxito. Kkk zoas pessoal.
Que coincidência gostosa! Justamente essa semana, tive que parar todas as leituras para ler esse livro. Digo que tive porque ouvi de um colega de trabalho que “Machado de Assis é uma porcaria” e fiquei muito indignada! Ele provavelmente não entendeu nada. E como você mesma diz, me senti na obrigação moral de ler alguma coisa de Machado de Assis, cheguei em casa no mesmo dia e já iniciei essa leitura que me maravilhou. Eu li Machado de Assis na escola e não me lembrava e nem tinha maturidade, na época, para observar a inteligência desse autor! É claro que pelas suas indicações e pelo tanto que fala dele eu já planejava lê-lo. De certa forma, tenho que agradecer ao colega que falou tamanha besteira, porque me fez sair da inércia para finalmente passar por essa experiência tão maravilhosa que é ler Machado de Assis! Resenha maravilhosa, como sempre! Obrigada! 😃
Que magnífico Raissa! Esse comentário tão infeliz foi capaz de instigar a sua curiosidade quanto ao nosso querido Assis hahaha certíssima Fico contente em termos mais uma aliada na leitura dos clássicos... ♡
Eu gostei muito das ponderações que você fez sobre a divisão das obras de Machado entre as fases romântica e realista. As vezes, por exemplo, essa divisão também faz com que as pessoas imaginem uma ruptura nos escritos dele entre essas fases que não tem, na verdade, tal proporção. Se observar os contos publicados por ele antes dos romances da dita fase realista, o nível dos escritos de Machado já eram altíssimos. Eu, pessoalmente sou muito fã da obra dele, só não li ainda os dois últimos romances. Mas os contos são o que mais me fascina!
Eu adorei esse livro. O final é espetacular. Achei a crítica ao romantismo, feita através do personagem Estevam, simplesmente sensacional. Adorei a resenha também. É muito gostoso quando as suas resenhas são apaixonadas assim.
Isa no passado: Helena é meu romance preferido Isa agora: A mão e a luva é meu romance preferido Isa no futuro: Iaiá Garcia é meu romance preferido. Isa Lubrano é eu na vida ponto
A vida no XIX era muito bem exposta em seus livros. De apadrinhamento e boas relacoes Machado entendia como poucos, pois fez parte de sua vida alem do monumental talento para torna-lo O Bruxo.
Ótima análise, aliando o conhecimento literário com a paixão - compartilhada por mim - pelo nosso Machado ;) Parabéns, já indiquei você nas minhas aulas de Literatura ;)
Bons tempos aqueles onde os jornais publicavam folhetins. Li muitas histórias sentindo cheiro de peixe, ao aproveitar os jornais que vinham da feira. Bom... isso é o que eu chamo de passado de glória. Hoje, pra vocês terem ideia da "idiotização" em que vivemos, há poucos dias presenciei uma cena no mínimo curiosa, mas que na verdade foi mesmo trágica: estava eu em uma livraria quando uma mulher se aproximou. Ela estava com uma criança de aproximadamente quatro anos. Então a mulher pegou um livro, e a criança o tomou de sua mão. E acreditem, a criança deslizava o dedo sobre a capa do livro, como se aquele nobre instrumento fosse exercer as mesmas funções de um Smartphone. Triste ou engraçado?
Respeitosamente, do meu ponto de vista não é nem triste nem engraçado. É essencialmente uma criança reagindo a uma ferramenta do tempo dela, que é diferente das nossas épocas. Há duas coisas muito úteis nos tablets: 1) é incrivelmente mais barato ler neles, sejam obras clássicas ou modernas; 2) é muito melhor para ler os originais em outras línguas já que as edições lá de fora são mais caras e muito inferiores as nacionais, sem contar que a entrega é imediata. Ah, e ainda é possível ler com pouca luz ambiente se for no Kindle. Eu tenho a impressão que esses aspectos não recebem a devida atenção. Apenas um contraponto :)
@@lgbpinhoEm partes, também concordo com o seu ponto de vista, mas acredito que uma criança naquela idade deveria estar mais familiarizada aos livros infantis, aqueles com grandes figuras e pouco texto. Mas pelo jeito ela nunca segurara um, pela maneira que se comportou naquela ocasião. Vejo muitas crianças manuseando Smartphones hoje em dia, e a leitura não me parece ser a principal prioridade delas. Uma pena, uma pena, uma pena, uma pena...
Esse ano iniciei o projeto lendo os romances de Machado de Assis em ordem cronológica. Essa semana acabei de ler Dom Casmurro, e irei iniciar Esaú e Jacó. Dos livros que estão classificados como da época do Romantismo, o que eu mais gostei foi Iaiá Gracia e a Helena, o que menos gostei foi Ressurreição, e Casa velha foi uma surpresa. Até o momento os melhores são: Memória Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba. Como sempre excelente vídeo.
O final do livro, quando ele responde que ela ganharia o lustre do nome dele, nesse momento Guiomar solta as mãos dele e o beija com ósculo. A minha dúvida é se ela ficou satisfeita com o casamento depois disso.
Juro que vou ficar morrendo de curiosidade, mas não vou assistir...vou ler primeiro o livro...Isa, minha fofa...obrigada..vc é fofa...adoro seus vídeos....
Uma fala dela que eu amo é: "- Nem mais nem menos, retrucou ela rindo também. Saiba pois que sou muito senhora da minha vontade, mas pouco amiga de a exprimir; às vezes caprichosa, e por cima de tudo isto tenho um coração exigente. Veja se é possível encontrar tanto defeito junto."
Eu tenho esse livro , ainda não o li , confesso que guardei por ser clássico e a capa achei linda 😂 achei em cima de uma lixeira acredita , depois dessa resenha vou ler com certeza 😍
Em lendo "A mão e a luva" (1874), deparei-me com muitas similaridades com outra obra -"Memórias de um sargento de milícias" (publicado como folhetim entre 1852-53 e como livro em 1854), de Manuel Antônio de Almeida-. Machado foi ajudante de Macedo na tipografia, revisou e prefaciou uma das edições do romance de Macedo, que, como "A mão e a luva", não se enquadra bem no Romantismo. Pareceu-me que Machado filiara-se ao estilo macediano em seus escritos, pelo menos na, assim chamada, fase romântica.
***SPOILER*** Para quem quiser entender o final e o título, é o seguinte: Guiomar acaba escolhendo o Luís Alves, por terem o mesmo perfil e a mesmas ambições. A última linha, na minha edição da Germape é esta: "Ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão". Ou seja: Guiomar e Luís eram como uma mão e uma luva, se ajustavam perfeitamente um com o outro❤
Bem, finalmente li a obra "a mão e a luva" de Machado de Assis, em um dia mais que especial para a nação brasileira, pois hoje é 15/11/2024 e comemoramos o ato audacioso do Marechal Deodoro da Fonseca quando proclamou o surgimento da REPÚBLICA do Brasil. Evidentemente a república é cláusula pétrea implícita, e portanto sua obediência é obrigatória assim como a forma de Estado Federativo. Quanto a obra em tela, achei muito interessante o romance entre Guiomar e o Luís e sua forma prática, pois é óbvio que os personagens Jorge e Estevão são intragáveis. O Jorge por ser um ser humano que vivia as custas de sua tia e não tinha nenhuma pretensão profissional, e o Estevão por acreditar que se pode viver exclusivamente de um amor exacerbado, pois amor envolve amarmos a nós mesmas, AMOR PRESSUPÕE LIBERDADE, pois em questões de crimes, chamamos a POLÍCIA, pois o importante da vida é estarmos em comunhão com Deus, nossos familiares verdadeiros (mãe, irmão, tias, primos, etc.), estudos para concursos públicos de carreiras jurídicas e principalmente de nossa LIBERDADE para pensar e existir, ser LIVRE. Desde agosto de 2016 tenho sofrido horrores e denunciei o fato a polícia e já estamos em 15/11/2024 e ainda estou esperando que os órgãos policiescos resolvam a minha demanda. E é óbvio que o livro em tela chamou-me a atenção pela praticidade, pois acredito em Deus, na LEI, na Polícia honesta, no amor aos estudos para concursos, no amor a família verdadeira (mãe, irmão, tias, primos, etc.) que não vejo há 8 anos, na simplicidade, nos ideários de LIBERDADE. Há um texto na palavra do Senhor em Mateus 16: 26 que diz: O que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca de sua alma? Mais importante do que ter é ser, ser nós mesmas, pois o essencial não custa caro, e a felicidade consiste nas coisas simples da vida mas é óbvio que devemos também ter pretensões profissionais, fazer concursos públicos, exercermos uma profissão, amarmos, sermos felizes, sermos LIVRES. E em questão de perigo ou qualquer tipo de abuso, deve-se recorrer a POLÍCIA. Bom feriado da República e que Deus nos abençoe. Recife, 15/11/2024.
Olá, Isabella! Li esse livro há muito tempo na escola, mas confesso ter gostado, apesar de, talvez, não ter dado a devida atenção naquele momento, sinceramente, nem me recordo da história. Está em meus planos lê-lo novamente! O que me surpreendeu recentemente sobre Machado de Assis foi um pequeno livro com uma coletânea de contos dele, tinha esse livro empoeirando na estante e resolvi ler, foi divertido e, como disse, surpreendente! Tenha um excelente fim de semana! :)
Bom dia, Isa! Parabéns por mais uma resenha maravilhosa! 👏 Não lembro de ter lido nada do Machado de Assis mas acredito que isso vá mudar em breve pq tu acabou de despertar a minha vontade com esse livro. Te ouvindo falar, ele me pareceu ser encantador. Beijos. 😘
Incrível as singularidades dos gostos, não é mesmo?! Haha Eu mesma, não gostei tanto de "ressurreição", cheguei a cambalear na leitura, achei o protagonista desinteressante e chato. Em contrapartida, li "a mão e a luva" em um piscar de olhos!
Já eu amei muito mais a Helena que a giomar . Sei lá eu amei tanto Helena que esse ano de todos que li do Machado 1 Helena 2 Memórias de Brás cubas 3 alienista Dom casmurro fico na dúvida se gostei se não gostei kkkkk mais ainda tem muito Machado na minha lista pra esse de 2024
Li recentemente e gostei. Mas achei a mrs. Oswald um tanto intrometida, se intromete muito. Queria que ela fosse mais trabalhada até cheguei a achar que a governanta estava preparando algum golpe.
Machado de Assis
Ansiosa pela bula do emplasto kkkkkkk
Kkkkkkk
@@hagnesqueiroz-semedicao9692 também kkkkkkk
As pessoas menosprezam demais os livros de bolso, na minha opinião, e, consequentemente, a L&PM é uma editora que não recebe tanta atenção. Isso é uma pena, porque o texto é tão bem trabalhado pela editora e as edições são bastante acessíveis, o que faz com que pessoas sem muito dinheiro possam comprar ótimos livros bem editados por um preço mais baixo.
A L&pm até me acostumou mal. Qualquer livro maior acho um pouco desconfortável de ler, rsrsrsrs. Grande editora.
Concordo, a maioria dos leitores se importa muito com a estética dos livros, eu acho isso bem nada a ver, desde que o conteúdo seja o mesmo e bem editado, ótimo! Livros de bolso mesmo são perfeitos para mim, porque leio muito fora de casa e levo livros para absolutamente todos os lugares rs, gosto de levar um livro em todas as bolsas, e a editora que você citou é perfeita pra isso.
obg pela dik
sorry to be offtopic but does someone know a method to log back into an Instagram account??
I was dumb lost my login password. I would appreciate any tips you can give me.
@Leroy Bishop Instablaster :)
Concordo com você Isa, essa divisão de fase "romântica" e "realista" é puramente didática porque Machado de Assis era um autor muito modesto, não se considerava um gênio, mas um artesão da palavra que trabalhava com a fina ironia.
Acrescentaria uma outra personagem essencial na trama, além dos 3 pretendentes, da baronesa e da própria Guiomar. Refiro -me a Mrs. Oswald, "a inglesa", ela tem papel fundamental no enredo e representa mais que ninguém a classe dos bajuladores que viria a ser consagrada em 1899 com a personagem José Dias em Dom Casmurro.
Graças a este vídeo, acabei de pegar na minha estante o volume "A mão e a Luva", que ainda estava na embalagem plástica. Tenho a coleção completa de M.A. e ainda não li tudo. Comprei em 1997! E há pessoas que dizem assim:"Pra que esse monte de livros se você não lê?" A resposta é: Tenho para eu ler quando quiser, quando me der vontade, quando estiver motivada.". Bem, chegou a hora e a vez de "A mão e a Luva." Obrigada, Isabella!
Perfeito!! Eu sou assim tbm 🤗
Bem, eu sou apaixonada pela escrita de José de Alencar, pois além do referido autor ter uma escrita rebuscada faz com que sejamos transportados para o romantismo. Quanto a obra em tela existe um exemplar na estante da sala daqui porém ainda não li. Eu li Dom Casmurro de Machado de Assis e achei uma obra muito triste e que me fez chorar. Inclusive a Capitu é uma personagem muito forte, inteligente e bondosa.
Verdade, temos que ter Machado na nossa estante. Tenho e já li todos, AMO imensamente!
Ótima resenha, Isa! Uma leitura interessante da obra é a de Estêvão como a própria representação do Romantismo nacional, além das outras situações da história. Ele seria a personificação da segunda fase romântica, que é representada pelo desejo do amor inalcançável, nostalgia pela infância e escape pela morte. Assim, Machado começa já uma desconstrução do Romantismo uma vez que o Estêvão é constantemente ridicularizado e criticado, ao fim da história o narrador ainda mostra que ele não teve coragem nem mesmo para se matar, como o jovem Werther, mostrando que a personalidade romântica é fraca, não está preparada para enfrentar a realidade. Em oposição a ele temos Luís Alves, frio, calculista, representando fielmente o Realismo e interessante perceber como o narrador exalta a personalidade deste personagem e ao fim supera o Romantismo a partir da escolha de Guiomar. Muito interessante, além de toda a construção da história, essa materialização das escolas literárias nos personagens, que como ele diz no prefácio, foram seu foco. E tudo isso com aquele narrador irônico! Maravilhoso livro, realmente não dá pra se esperar menos de Machado. ❤
Machado nunca erra. Que autor nós temos, meus caros brasileiros.
Eu AMO quando ela bota essa musiquinha de fundo! Me dá uma paz e uma nostalgia das resenhas antigas do canal ❤❤❤❤❤
Estava aguardando finalizar o livro para ver este vídeo, rs. Amei o livro, quem me despertou para esta leitura foi uma Psicóloga que sigo por aqui. De fato, Guiomar é uma estrategista, ambiciosa, e vive com os pés no chão, de fato o pretendente que melhor lhe corresponde é Luís mesmo. Quero ler agora Helena e Dom Casmurro.
É impressionante o nivel de pesquisa da Isa. Gostaria de ter tido ela como professora no ensino medio.
O primeiro que li do Machado de Assis foi "a mão e a luva", depois não parei mais hahaha amei a resenha
Seu trabalho de pesquisa e a forma como expõe são inspiradores. Parabéns.
Isa, vc fala com tanto amor dos livros de Machado, é contagiante
Salve Machado de Assis ! Isa assinarei semana que vem segunda - feira o clube de Leitura ! já estou lendo a mão e a luva ! Beijo ! Jornalista Saulo Antônio Alves .
Terminei faz 30 minutos... ainda estou sem palavras
Isabella! Obrigada pelo vídeo. Estou aprendendo português. Já li o livro e gostei muito do Machado
Na minha opinião não tem ninguém que faz resenha melhor que você, sempre me surpreende.👏👏👏👏👏
Toc, toc, toc! Isabellaaa... Acabei agorinha a leitura de "A mão e a luva". Oh, que engenhosa é Guiomar, hein! E que luva perfeita para aquela mão! Depois gostaria de comentar algumas estruturas usadas por Machado de Assis. Obrigada! Bjs!!!
Ótima resenha sobre "a mão e a luva " (uma das várias obras )do grande Machado de Assis que ainda não li mas irei lê-lo depois desse vídeo .Por enquanto estou lendo uma outra obra de Machado pela segunda vez, e é "Dom Casmurro ",uma obra magnífica de um escritor magnífico! Sem mais ,parabéns Isa!
Dr. Samer Agi tem. vídeo excelente aqui chamado Torne se Luiz Alves, baseado no livro, mas filosofando sobre como encontrar o amor. Recomendo o vídeo e o perfil dele no insta
11:20 As mulheres estão nesta questão de conveniência e sobrevivencia desde a época das cavernas. Machado de Assis Black Pill em pleno século 19. Deixo claro que não estou fazendo nenhum julgamento moral.
E por falar em Machado, ontem na livraria conheci a edição da Antofágica de Memórias póstumas. Me surprrendi com a beleza e cuidado da edição e adorei ler sua apresentação e conhecer um pouco de sua escrita, fiquei com gostinho de quero mais! Rsrs. Meus parabéns à editora Antofágica e a você!
Fiquei muito honrada quando eles me pediram para fazer a apresentação.
Eu na metade do livro: "Caramba, será q eu tô ficando apaixonado por essa Guiomar tbm? Kkk não é possível... tem q ser uma mulher muito bonita pra ter tantos pretendes.
Mas eu desapaixonei depois q vi o quão fria ela era, credo nem parece ter coração.
E o Estevão era um Macho beta, por isso não teve êxito. Kkk zoas pessoal.
Que coincidência gostosa!
Justamente essa semana, tive que parar todas as leituras para ler esse livro.
Digo que tive porque ouvi de um colega de trabalho que “Machado de Assis é uma porcaria” e fiquei muito indignada! Ele provavelmente não entendeu nada.
E como você mesma diz, me senti na obrigação moral de ler alguma coisa de Machado de Assis, cheguei em casa no mesmo dia e já iniciei essa leitura que me maravilhou. Eu li Machado de Assis na escola e não me lembrava e nem tinha maturidade, na época, para observar a inteligência desse autor! É claro que pelas suas indicações e pelo tanto que fala dele eu já planejava lê-lo. De certa forma, tenho que agradecer ao colega que falou tamanha besteira, porque me fez sair da inércia para finalmente passar por essa experiência tão maravilhosa que é ler Machado de Assis!
Resenha maravilhosa, como sempre! Obrigada! 😃
Que magnífico Raissa!
Esse comentário tão infeliz foi capaz de instigar a sua curiosidade quanto ao nosso querido Assis hahaha certíssima
Fico contente em termos mais uma aliada na leitura dos clássicos... ♡
A Isa tem um jeito muito gostoso de resenhar. Dar até vontade de ler.
Este livro é incrível!
Eu gostei muito das ponderações que você fez sobre a divisão das obras de Machado entre as fases romântica e realista. As vezes, por exemplo, essa divisão também faz com que as pessoas imaginem uma ruptura nos escritos dele entre essas fases que não tem, na verdade, tal proporção. Se observar os contos publicados por ele antes dos romances da dita fase realista, o nível dos escritos de Machado já eram altíssimos. Eu, pessoalmente sou muito fã da obra dele, só não li ainda os dois últimos romances. Mas os contos são o que mais me fascina!
Eu adorei esse livro. O final é espetacular. Achei a crítica ao romantismo, feita através do personagem Estevam, simplesmente sensacional. Adorei a resenha também. É muito gostoso quando as suas resenhas são apaixonadas assim.
A mão e a luva é maravilhoso❤
Li há muito tempo...mas depois do vídeo maravilhoso vou reler...bjs
Adoro esse camarada!
Esse é meu livro preferido do escritor , li sem muito interesse mas achei incrível
Teitei ler esse livro uns anos atrás mas não fui até o fim. Vou dar uma nova chance.
4:15 isso e interessante para destacar a epoca
Você sabe usar muito bem as palavras, parabéns!
Amo a fase romântica! Estou Lendo Helena no momento e o próximo é Iaiá Garcia.
Isa no passado: Helena é meu romance preferido
Isa agora: A mão e a luva é meu romance preferido
Isa no futuro: Iaiá Garcia é meu romance preferido.
Isa Lubrano é eu na vida ponto
Jorge Amado e Machado são meus preferidos !!!!!!
Machado é meu autor preferido e estou lendo essa obra no momento. Adorei mais ainda a resenha 🤗❤️
Eras, também estou lendo essa edição!
Os livros de Machado sempre me deixam sem palavras, porém gostei mais de Helena. Esse amigo do Estêvão é a personificação do Vitão.
Estou totalmente encantado com A mão e a luva! Excelente resenha! Machado sempre!
Machado é um dos meus favoritos da vida.
Os vídeos da Isa me fizeram querer ler livros clássicos brasileiros. Eu achava um porre ser obrigado a ler quando estava no colégio
Guiomar se tornou uma das melhores personagens brasileiras para mim, adorei a personalidade dela.
Ele é um gênio.
Tenho uma edição desta. Será minha próxima leitura de Machado de Assis.
A vida no XIX era muito bem exposta em seus livros. De apadrinhamento e boas relacoes Machado entendia como poucos, pois fez parte de sua vida alem do monumental talento para torna-lo O Bruxo.
Amo Machado de Assis!
Ótima análise, aliando o conhecimento literário com a paixão - compartilhada por mim - pelo nosso Machado ;) Parabéns, já indiquei você nas minhas aulas de Literatura ;)
Parabéns pelo Clube do Livro!!!
Poxa Isa! Acho que ficou faltando falar da relação de amizade entre Estevão e Luiz Alves. Pra mim essa talaricagem foi a coisa mais tensa da história.
Bons tempos aqueles onde os jornais publicavam folhetins. Li muitas histórias sentindo cheiro de peixe, ao aproveitar os jornais que vinham da feira. Bom... isso é o que eu chamo de passado de glória. Hoje, pra vocês terem ideia da "idiotização" em que vivemos, há poucos dias presenciei uma cena no mínimo curiosa, mas que na verdade foi mesmo trágica: estava eu em uma livraria quando uma mulher se aproximou. Ela estava com uma criança de aproximadamente quatro anos. Então a mulher pegou um livro, e a criança o tomou de sua mão. E acreditem, a criança deslizava o dedo sobre a capa do livro, como se aquele nobre instrumento fosse exercer as mesmas funções de um Smartphone. Triste ou engraçado?
Deslolador. No entanto, ao menos a mulher e a criança adentraram em uma livraria, algo que daqui há algum tempo será coisa do passado.
@@rosilav Não enquanto nós estivermos vivos, não é mesmo?
Respeitosamente, do meu ponto de vista não é nem triste nem engraçado. É essencialmente uma criança reagindo a uma ferramenta do tempo dela, que é diferente das nossas épocas. Há duas coisas muito úteis nos tablets: 1) é incrivelmente mais barato ler neles, sejam obras clássicas ou modernas; 2) é muito melhor para ler os originais em outras línguas já que as edições lá de fora são mais caras e muito inferiores as nacionais, sem contar que a entrega é imediata. Ah, e ainda é possível ler com pouca luz ambiente se for no Kindle. Eu tenho a impressão que esses aspectos não recebem a devida atenção. Apenas um contraponto :)
@@sidneimigueldossantossidne9426 Com certeza.
@@lgbpinhoEm partes, também concordo com o seu ponto de vista, mas acredito que uma criança naquela idade deveria estar mais familiarizada aos livros infantis, aqueles com grandes figuras e pouco texto. Mas pelo jeito ela nunca segurara um, pela maneira que se comportou naquela ocasião. Vejo muitas crianças manuseando Smartphones hoje em dia, e a leitura não me parece ser a principal prioridade delas. Uma pena, uma pena, uma pena, uma pena...
PARABENS VOCE MERECE TODO SUCESSO DO MUNDO
Que história sensacional. Machado é único!
Esse ano iniciei o projeto lendo os romances de Machado de Assis em ordem cronológica. Essa semana acabei de ler Dom Casmurro, e irei iniciar Esaú e Jacó. Dos livros que estão classificados como da época do Romantismo, o que eu mais gostei foi Iaiá Gracia e a Helena, o que menos gostei foi Ressurreição, e Casa velha foi uma surpresa. Até o momento os melhores são: Memória Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba. Como sempre excelente vídeo.
Eu comprei, sem querer, dois exemplares de Del Amor y Otros Demonios. Certeza que se eu assinar vou receber um terceiro. Aposto! *Assinando*
O final do livro, quando ele responde que ela ganharia o lustre do nome dele, nesse momento Guiomar solta as mãos dele e o beija com ósculo. A minha dúvida é se ela ficou satisfeita com o casamento depois disso.
Parabéns pelo sucesso do clube do livro, Isa! E esta resenha ficou maravilhosa
Deu pena do Estêvão, coitado. Guiomar é uma interesseira e Luís Alves um amigo da onça KKKK livro maravilhoso!
Juro que vou ficar morrendo de curiosidade, mas não vou assistir...vou ler primeiro o livro...Isa, minha fofa...obrigada..vc é fofa...adoro seus vídeos....
Ironicamente, Estevão que é o mais romântico desse romance, é o personagem que mais sofre da história.
Obrigada pela resenha!Adorei esse livro!
meu livro preferido do Machado... até agora! resenha maravilhosa como sempre Isa, sou sua fã ❤️
Machado de Assis é arrebatador❤
Sou apaixonado por esta obra e fascinado por este título na obra.
EU AMOOO ESSE LIVRO
Uma fala dela que eu amo é:
"- Nem mais nem menos, retrucou ela rindo também. Saiba pois que sou muito senhora da minha vontade, mas pouco amiga de a exprimir; às vezes caprichosa, e por cima de tudo isto tenho um coração exigente. Veja se é possível encontrar tanto defeito junto."
Iniciando hoje a leitura deste livro
Gente, como sempre as resenhas da Isa são incríveis. Eu preciso ler esse livro!!
Amo esse livro, amo a fase romântica de Machado
Como assim?
@@matheuscosta4038 esse livro junto com Helena e outros são da fase que ele escrevia romances da fase romântica mesmo, digamos assim rs
Parabéns, Isabella, como sempre um ótimo vídeo! Amo os textos de Machado de Assis.
Isa correu como S Senna no clube Buxclub Parabéns Ler Antes de Morrer do Brasilllllllllllllll.
Eu tenho esse livro , ainda não o li , confesso que guardei por ser clássico e a capa achei linda 😂 achei em cima de uma lixeira acredita , depois dessa resenha vou ler com certeza 😍
Vou assinar! Vou assinar! Na expectativa para saber qual o livro que vai chegar!
Nome de uma das minhas musicas favoritas da Adriana Calcanhotto, Mão e Luva de 1998
Em lendo "A mão e a luva" (1874), deparei-me com muitas similaridades com outra obra -"Memórias de um sargento de milícias" (publicado como folhetim entre 1852-53 e como livro em 1854), de Manuel Antônio de Almeida-. Machado foi ajudante de Macedo na tipografia, revisou e prefaciou uma das edições do romance de Macedo, que, como "A mão e a luva", não se enquadra bem no Romantismo. Pareceu-me que Machado filiara-se ao estilo macediano em seus escritos, pelo menos na, assim chamada, fase romântica.
Vc é encantadora, amei tua resenha!
A Mão e a Luva = Juntar o útil ao agradável...
***SPOILER***
Para quem quiser entender o final e o título, é o seguinte: Guiomar acaba escolhendo o Luís Alves, por terem o mesmo perfil e a mesmas ambições. A última linha, na minha edição da Germape é esta:
"Ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão".
Ou seja: Guiomar e Luís eram como uma mão e uma luva, se ajustavam perfeitamente um com o outro❤
Estou acabando de reler esse livro maravilhoso.Amo Machado de Assis .
Machado é demais, e esse livro é delicioso
Que romance delicioso, adorei!
Já li Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba na época da escola. Comprei eles mais o Dom Casmurro, agora fiqueí curioso quanto a este livro.
Bem, finalmente li a obra "a mão e a luva" de Machado de Assis, em um dia mais que especial para a nação brasileira, pois hoje é 15/11/2024 e comemoramos o ato audacioso do Marechal Deodoro da Fonseca quando proclamou o surgimento da REPÚBLICA do Brasil. Evidentemente a república é cláusula pétrea implícita, e portanto sua obediência é obrigatória assim como a forma de Estado Federativo. Quanto a obra em tela, achei muito interessante o romance entre Guiomar e o Luís e sua forma prática, pois é óbvio que os personagens Jorge e Estevão são intragáveis. O Jorge por ser um ser humano que vivia as custas de sua tia e não tinha nenhuma pretensão profissional, e o Estevão por acreditar que se pode viver exclusivamente de um amor exacerbado, pois amor envolve amarmos a nós mesmas, AMOR PRESSUPÕE LIBERDADE, pois em questões de crimes, chamamos a POLÍCIA, pois o importante da vida é estarmos em comunhão com Deus, nossos familiares verdadeiros (mãe, irmão, tias, primos, etc.), estudos para concursos públicos de carreiras jurídicas e principalmente de nossa LIBERDADE para pensar e existir, ser LIVRE. Desde agosto de 2016 tenho sofrido horrores e denunciei o fato a polícia e já estamos em 15/11/2024 e ainda estou esperando que os órgãos policiescos resolvam a minha demanda. E é óbvio que o livro em tela chamou-me a atenção pela praticidade, pois acredito em Deus, na LEI, na Polícia honesta, no amor aos estudos para concursos, no amor a família verdadeira (mãe, irmão, tias, primos, etc.) que não vejo há 8 anos, na simplicidade, nos ideários de LIBERDADE. Há um texto na palavra do Senhor em Mateus 16: 26 que diz: O que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca de sua alma? Mais importante do que ter é ser, ser nós mesmas, pois o essencial não custa caro, e a felicidade consiste nas coisas simples da vida mas é óbvio que devemos também ter pretensões profissionais, fazer concursos públicos, exercermos uma profissão, amarmos, sermos felizes, sermos LIVRES. E em questão de perigo ou qualquer tipo de abuso, deve-se recorrer a POLÍCIA. Bom feriado da República e que Deus nos abençoe.
Recife, 15/11/2024.
Isa vou assinar seta - feira dia 2 de Agosto !
Olá, Isabella! Li esse livro há muito tempo na escola, mas confesso ter gostado, apesar de, talvez, não ter dado a devida atenção naquele momento, sinceramente, nem me recordo da história. Está em meus planos lê-lo novamente! O que me surpreendeu recentemente sobre Machado de Assis foi um pequeno livro com uma coletânea de contos dele, tinha esse livro empoeirando na estante e resolvi ler, foi divertido e, como disse, surpreendente! Tenha um excelente fim de semana! :)
Bom dia, Isa! Parabéns por mais uma resenha maravilhosa! 👏 Não lembro de ter lido nada do Machado de Assis mas acredito que isso vá mudar em breve pq tu acabou de despertar a minha vontade com esse livro. Te ouvindo falar, ele me pareceu ser encantador. Beijos. 😘
Li esse livro aos 12 anos! Vim aqui relembrar Guiomar
Se você admirou-se com A mão e a luva, vai adorar o primeiro, Ressurreição. Para mim, é o melhor dessa chamada primeira fase do Machado. Eu adoro.
Ressurreição é sensacional!
Incrível as singularidades dos gostos, não é mesmo?! Haha Eu mesma, não gostei tanto de "ressurreição", cheguei a cambalear na leitura, achei o protagonista desinteressante e chato. Em contrapartida, li "a mão e a luva" em um piscar de olhos!
De fato os gostos variam muito. Eu já li os três primeros e achei Helena bem superior aos outros dois.
amo suas análises, esse seu jeitinho me encanta kkkk
Já eu amei muito mais a Helena que a giomar . Sei lá eu amei tanto Helena que esse ano de todos que li do Machado
1 Helena
2 Memórias de Brás cubas
3 alienista
Dom casmurro fico na dúvida se gostei se não gostei kkkkk mais ainda tem muito Machado na minha lista pra esse de 2024
Isabela, tu já fez resenha de Bom crioulo? Queria muito ver tua visão sobre esse livro
Otima resenha, já vou ler
Gente, esta por r$1,99 no kindle, já comprei. Já li esse livro faz tempão amei! 💔 💔 💔 💔
Uauuu... eu quero muito me associar ao seu clube de leitura. Sou uma grande fã sua. Parabéns pelo seu clube e que o sucesso só cresça.
Seu canal é muito bom vei, sem condicao
Li recentemente e gostei. Mas achei a mrs. Oswald um tanto intrometida, se intromete muito. Queria que ela fosse mais trabalhada até cheguei a achar que a governanta estava preparando algum golpe.
Kkkkkk foi intrometida mesmo, quase custou caro a ela, acho q ela fazia aquilo por amor mesmo e carinho a Baronesa e Guiomar.
O único livro da fase romântica de Machado que termina com o casal junto, porém não era o casal que eu queria kkkkk. Amo machado
Oiie, adorei o seu vídeo
Nunca li os livros de Marchaddo de Assis e a sua resenha do me deu vontade de ler 😍