Sem palavras! Cheguei aqui por acaso. Ignorância minha, não conhecia de todo este extraordinário músico. Com músicos assim a música portuguesa tem mais do que razões para gostar dela própria. Já comecei a ouvir outros trabalhos e a qualidade é a mesma. Parabéns!
Eu o conheci em 1997, era ainda um muito jovem guitarrista, não metido ainda no mundo da fama, mas já demonstrava a qualidade que estava a desenvolver, a aprimorar. Foi num jantar que organizei para os colegas do meu serviço, era a despedida de um, no restaurante que mudou de dono e agora se chama PAPA BOA, ali mesmo no centro de Guimarães. Recordo esse dia como poucos. Ele estava lá, dedilhando a guitarra e eu lhe perguntei se me podia acompanhar, enquanto eu declamava o Cântico Negro de José Régio. Anuiu de pronto e me salvou a noite Esse mocinho cresceu e se tornou um mestre da guitarra, nunca me fugiu do radar e eu o admiro muitíssimo
5 MINUTOS DE ZECA O ZECA NÃO MORREU, ESTAVA NA GAIOLA, e esteve lá por muito tempo. Depois saiu em precária e passou a ter muitos oportunistas à perna que lhe lixaram a nota e o obrigaram a assinar letras. Valores que eles não tinham nem nunca tiveram ou terão. Em troca dessa sua generosidade, ele não conseguiu mais dessa gente que aversão à sua pessoa, ao seu PREC, à sua música, à sua poesia. Até os fachos dançavam ao som meia-tinta dessas (a)versões. Até a esquerda foi nessa 'música', engordando-lhes os fãs-clubes. Quase secaram a fonte afonsina, esses vampiros e vampes, mui fermosas (muitas descalças) e mui seguros (de suspensórios, os mais idosos, de colarinho à texas, os mais artistas), muito seguros de si, da voz e de nós. Mas com o corpo do cantautor já exangue, os vampiros e as vampes começaram a debandar pra outro lado, e a malta começou a ver surgir um outro tipo de pessoas a tratar desse maltratado corpo de canções (e, além disso e tão ou mais importante que isso, os discos do próprio recluso voltarem a sair da gaiola). Esta boa prática já vinha de trás, é certo, mas os exemplos, embora bons, eram poucos e, ao contrário dos outros exemplares, davam pouco nas vistas, e nas orelhas moucas. "Mudam-se os tempos..." como disse o poeta; outro Zeca vem renascendo... "a gente ajuda!" Que eu saiba, esta foi a única composição do Zeca que o guitarrista (e não só) Manuel de Oliveira publicou (e foi, até ao momento, a única música que lhe ouvi), mas (mesmo que ele o não volte a tocar) estes 7'13'' de 3 e 4 de Março de 2021 são já mais que suficientes para juntar o músico à "rusga" do Zeca - já composta de nomes como (e poucos mais que) os de Amélia Muge, Gaiteiros de Lisboa, Couple Coffee, Carlos Bica, Ricardo Ribeiro, Pedro Jóia, Oona Soenario, Elfriede Engelmayer, Eurico Coelho... (work in progress.) O ZECA TÁ VIVO! e já posso dizer (como nas "Pré-histórias" se afirmou), sem medo de vir a torcer a orelha (agora que parto em busca de outras músicas suas, dos seus quatro álbuns e dos concertos): CHEGOU(-ME) O HOMEM DOS SETE INSTRUMENTOS! Estes assombrosos e luminosos 433 segundos, todinhos, e todinhos dele (só acompanhado por quem esteve atrás da câmara e do cenário), apareceram-me durante as 24 horas que há dias passei a reouvir Zeca e a ver pela primeira vez estes 2 videoclipes - o 1.º do Edgar Pêra e o 2.º do Eurico Coelho - que são 2 clipes e peras: 1. ua-cam.com/video/q0XbcG7WE_A/v-deo.html&ab_channel=ManueldeOliveira. 2. ua-cam.com/video/MY_E45SoBjA/v-deo.html&ab_channel=EuricoCoelho. Depois deles - entre o último deles e (por exemplo) uma boa versão (ou o original) da "Canção de [me] embalar" - só (como tempo de reflexão) estes 4'33'' (tão desprezados por todo o lado): 3. ua-cam.com/video/TrlKxV5KWJo/v-deo.html&ab_channel=JohnCage-Topic. Assim, já posso ir descansar mais descansado. Carlos Matos (comentador no YTubo de Escape, que não canta nem toca, mas é tocado e se encanta desde que não o chateiem)
Sem palavras! Cheguei aqui por acaso. Ignorância minha, não conhecia de todo este extraordinário músico. Com músicos assim a música portuguesa tem mais do que razões para gostar dela própria. Já comecei a ouvir outros trabalhos e a qualidade é a mesma. Parabéns!
Eu o conheci em 1997, era ainda um muito jovem guitarrista, não metido ainda no mundo da fama, mas já demonstrava a qualidade que estava a desenvolver, a aprimorar.
Foi num jantar que organizei para os colegas do meu serviço, era a despedida de um, no restaurante que mudou de dono e agora se chama PAPA BOA, ali mesmo no centro de Guimarães.
Recordo esse dia como poucos. Ele estava lá, dedilhando a guitarra e eu lhe perguntei se me podia acompanhar, enquanto eu declamava o Cântico Negro de José Régio. Anuiu de pronto e me salvou a noite Esse mocinho cresceu e se tornou um mestre da guitarra, nunca me fugiu do radar e eu o admiro muitíssimo
Extraordinário.
Muito bom. Fico a aguardar uma vinda a Lisboa.
Vim da tua historia natalicia instagram a procura desta reliquia ❤
Top... Parabéns pelo arranjo musical. Tive o prazer de ouvir está música na cidade de Braga no dia 27 de agosto 2022
Fantástico! Parabéns!!!
Parabéns Manel muito bom grande abraço
Lindo!
Mas que grande trabalho Manelito! Não deixas de surpreender a malta!
Excelente!
Wonderful! Just amazing!
Muitos parabéns Manel.
Espetacular. Top, top 😉
Excelente!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🎶❤️🇵🇹
Um músico extraordinário.
Muito bom
Já chegaste ao topo, faz muito tempo... 👌 Não há palavras, apenas Parabéns!
Incrível! 🙏
❤️🙏😊👌
5 MINUTOS DE ZECA
O ZECA NÃO MORREU, ESTAVA NA GAIOLA, e esteve lá por muito tempo. Depois saiu em precária e passou a ter muitos oportunistas à perna que lhe lixaram a nota e o obrigaram a assinar letras. Valores que eles não tinham nem nunca tiveram ou terão. Em troca dessa sua generosidade, ele não conseguiu mais dessa gente que aversão à sua pessoa, ao seu PREC, à sua música, à sua poesia. Até os fachos dançavam ao som meia-tinta dessas (a)versões. Até a esquerda foi nessa 'música', engordando-lhes os fãs-clubes. Quase secaram a fonte afonsina, esses vampiros e vampes, mui fermosas (muitas descalças) e mui seguros (de suspensórios, os mais idosos, de colarinho à texas, os mais artistas), muito seguros de si, da voz e de nós. Mas com o corpo do cantautor já exangue, os vampiros e as vampes começaram a debandar pra outro lado, e a malta começou a ver surgir um outro tipo de pessoas a tratar desse maltratado corpo de canções (e, além disso e tão ou mais importante que isso, os discos do próprio recluso voltarem a sair da gaiola). Esta boa prática já vinha de trás, é certo, mas os exemplos, embora bons, eram poucos e, ao contrário dos outros exemplares, davam pouco nas vistas, e nas orelhas moucas. "Mudam-se os tempos..." como disse o poeta; outro Zeca vem renascendo... "a gente ajuda!"
Que eu saiba, esta foi a única composição do Zeca que o guitarrista (e não só) Manuel de Oliveira publicou (e foi, até ao momento, a única música que lhe ouvi), mas (mesmo que ele o não volte a tocar) estes 7'13'' de 3 e 4 de Março de 2021 são já mais que suficientes para juntar o músico à "rusga" do Zeca - já composta de nomes como (e poucos mais que) os de Amélia Muge, Gaiteiros de Lisboa, Couple Coffee, Carlos Bica, Ricardo Ribeiro, Pedro Jóia, Oona Soenario, Elfriede Engelmayer, Eurico Coelho... (work in progress.)
O ZECA TÁ VIVO! e já posso dizer (como nas "Pré-histórias" se afirmou), sem medo de vir a torcer a orelha (agora que parto em busca de outras músicas suas, dos seus quatro álbuns e dos concertos): CHEGOU(-ME) O HOMEM DOS SETE INSTRUMENTOS!
Estes assombrosos e luminosos 433 segundos, todinhos, e todinhos dele (só acompanhado por quem esteve atrás da câmara e do cenário), apareceram-me durante as 24 horas que há dias passei a reouvir Zeca e a ver pela primeira vez estes 2 videoclipes - o 1.º do Edgar Pêra e o 2.º do Eurico Coelho - que são 2 clipes e peras:
1. ua-cam.com/video/q0XbcG7WE_A/v-deo.html&ab_channel=ManueldeOliveira.
2. ua-cam.com/video/MY_E45SoBjA/v-deo.html&ab_channel=EuricoCoelho.
Depois deles - entre o último deles e (por exemplo) uma boa versão (ou o original) da "Canção de [me] embalar" - só (como tempo de reflexão) estes 4'33'' (tão desprezados por todo o lado):
3. ua-cam.com/video/TrlKxV5KWJo/v-deo.html&ab_channel=JohnCage-Topic.
Assim, já posso ir descansar mais descansado.
Carlos Matos (comentador no YTubo de Escape,
que não canta nem toca, mas é tocado e se encanta desde que não o chateiem)
Esta pomada não está ao alcance de muitos intérpretes do Zeca,
feliz (melhor será não virem) ou infelizmente (para muito boa gente).
O Zeca Afonso teria gostado deste "arranjo" embora nunca seja um original...