Mas amigo então pq rodamos em ambos e não da essa diferenca toda , dizem que pq no alcool o carro entrega mais potência não precisa empurrar tanto o pé , procede?
Comecei a estudar gasolina em Química na escola e a aula professora comentou exatamente esse tema. Aí chego aqui e você me dá outra aula. Valeu, Fred. Vai ajudar a garantir minha nota no bimestre que vem!
Fala Fred .... Ótimo o vídeo e as explanações e comparações realizadas. Mas na década de 70 eu acidentalmente já derrubei esta teoria do triangulo do fogo precisar da "centelha"....Rsssssssssssssssssss estava em uma Vemag que utiliza bobinas, platinados e condensadores independentes para cada cilindro... quando de repente o filtro de ar (banhado 'a óleo) se soltou e caiu em cima das hastes de acionamento do acelerador que disparou e acelerou totalmente o motor. Bom pela lógica calmamente imaginei que desligando a chave o motor iria desligar e fiz isso sem sucesso....já com várias pessoas ao redor do carro totalmente acelerado , eu abri rapidamente o capô e soltei os 3 cabos de velas puxando-os da bobina .... e NADA do carro desligar.....já apavorado e vendo uma hora que aquele motor disparado iria fundir, me veio uma luz de soltar o filtro e tapar o bocal de entrada de ar do carburador, foi a única maneira de desligar o motor. Mas esta ocorrência foi devido ao excesso de carbonização nas cabeças dos pistões, que mantinha a fonte de calor necessária para o fechamento do triangulo. Valeu ! ! !
Fodástico como sempre. Parabéns! E dá muito certinho: numa situação padrão, é isso aí mesmo, tanto que o valor mágico que se usa é 70%. O que mais altera essa proporção é a taxa de compresão, creio. Meu carro (Zafira 2002) tem kit adaptado e fica entre 68% e 72%, ou seja, já faz um "milagrezinho". Os Flex modernos possuem uns aparatos eletrônicos que jogam esse patamar próximo à casa dos 80%, mas são, na verdade, motores a etanol (alta compressão) que aceitam gasolina a base da gambiarra eletrônica. Valeu, já sei pra quem vou mandar o vídeo.
Fred, Parabéns pelo Vídeo! Precisamos levar em consideração também que em nosso país a gasolina não é vendida pura e adicionam 27% de álcool para "reduzir" o custo na bomba. Desta forma, precisaríamos saber quanto pagamos realmente pela gasolina + álcool e ponderar sobre o real ganho em utilizar um ou outro combustível no posto. Importante também observar a diferença no impacto ambiental ( a diferença de emissão de CO2 e a origem renovável ou não) e econômico (remuneração da cadeia produtiva, etc) em nossa escolha. Um abraço!
Fábio Franklin não só reduzir o custo, mas tbm aumentar a octanagem, por isso se aumentou o etanol na gasolina já que o etanol é mais limpo, polui menos, que o antidetonante que usavam antes, salvo engano chumbo
Já ia comentar isso, que a densidade utilizada foi para a gasolina pura com alta octanagem, então levando a uma conclusão não aplicável localmente! Faltou considerar também a volatilidade de cada composto inerente com sua perda no tanque em repolso. Considerando que o alcool é muito mais volátio isso também gera um impacto no consumo relativo total.
Mano, primeiramente PARABÉNS pela maneira sábia em explicar um assunto "complexo" como este! Mas, para este leigo aqui entender completamente está faltando eu compreender uma coisinha só... se puder responder ficarei grato: Como se estabeleceu essa (ou chegou nessa) relação -->> C_8 H_18+12,5 O_2+47 N_2=>8 CO_2+9 H_2 O+47 N_2. Peço desculpa se a pergunta parece idiota para os demais, é que não sou engenheiro, nem mecânico... Desde já deixo meu muito obrigado!
Moleque, você é fera,mas infelizmente não tem como cumprir ao pé da letra porque sabemos que a gasosa leva 27,5% de etanol fora água e outras porcarias. Porém você está de parabéns pela brilhante aula e que tirou muitas duvidas de muitos leigos iguais a mim. Abraços e Deus o abençoe.
Se bem entendi, para uma mesma quantidade de ar consumido o etanol produz uma quantidade maior de CO2 do que a gasolina?! É isso? Vídeo fantástico! Uma aula como nunca visto antes.
Fala Fred blz? Quem quebrou a banca foi vc hoje heim !!!! Até conhecia as relaçôes estequiométricas, mas confeço que considerando o teor técnico das suas explicações, tive sorte de nunca me perguntar de onde saiu a relação 15:1 e 9:1... Tá loco, fiquei até tonto, rsrsrsrs. Parabéns pelo teor técnico do vídeo! Meu like como sempre! Abraço!
Podia fazer um vídeo demonstrando o que aconteceria se tivesse um motor desenvolvido para extrair todas as propriedades do álcool. O impacto do ganho choca qualquer um. Pois tudo vc está partindo que estamos adaptando o motor a gasolina para queimar o álcool.
Resumindo mesmo o que ocorre é o enriquecimento da mistura quando no álcool... ou seja, nos carburados álcool o giclê de combustível é maior, e na injeção o tempo de injeção de combustível aumenta... se na gasolina injeta 100ml a cada minuto em marcha lenta, no alcool injeta 150ml para manter o mesmo ritmo.
Num teste + recente com uma frota de veiculos o resultado: alcool rendeu ~80% da gasolina. Vc poderia explicar qual a melhor mistura para um carro flex, com a taxa de compressão ~12:1. Vlw.
Só tenho elogios. A pergunta que tenho e a seguinte. Qual seria a mistura ideal para se ter o melhor rendimento e aproveitamento do motor. Um professor da escola Politécnica já me disse que chegaram a conclusão que seria: 2 parte de gasolina para 3 partes de álcool. Exemplo: Com o tanque vazio colocar 2 litros de gasolina e 3 litros de álcool, ou 10 litros de gasolina e 15 litros de álcool.
Sim, sem problema. Motores Flex são projetados para operarem só com gasolina, só com álcool ou com a mistura dos dois em qualquer quantidade. Espero ter ajudado. Abraço!
Seria complicado transformar um carro flex em carro a etanol mexendo nas configurações da massa de ar entre outras? Em condições ideais o etanol lança menos CO2, além de consumir muito CO2 para ser produzido, ou seja, ele precisa despoluir a atmosfera para ser produzido.
É importante esclarecer que a gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos e não há uma fórmula química. Na gasolina há benzeno e além de outros componentes. A fórmula utilizada é apenas uma aproximação para representar o produto. Já o etanol possui uma fórmula pronta,
Eduardo Lopes já ia fazer essa pergunta.kkkk. Na minha opinião, se tiver muitos próximo de 67%< prefiro a gasolina na minha moto, quando todo só com o álcool, o barulho do motor é um pouco diferente.
Já ouvi bons argumentos tanto para um combustível ser melhor quanto para o outro, no final das contas é esta apenas mais uma discussão onde mais se polemiza e nada se sobressai como realmente conclusivo...
Uso mais a gasolina por dizerem que ela tem um poder maior de lubrificação que o etanol, apesar do etanol deixar o motor mais "limpo" sem a carbonização dos pistões e câmara de combustão ele é um combustível mais seco, aí eu uso mais a gasolina pois já ouvir dizer que ela aumenta a durabilidade do motor, lubrificando mais os pistões, aneis etc.
Fred, como é que a gente não sabe nada com Relação, a uma pessoa leiga igual a Você.,,....Parabéns pelo Canal.............Entender, como ?.....teria que estudar muito para poder entender o que voce disse.....kkkkkkkkk, liga não. um forte Abraço.
*Essa dúvida é tão simples.* *Etanol a 3,199 e o carro consome 12 km/l, divida o valor do litro pelo consumo = 0,246 centavos por km.* *Gasolina a 4,249 e o carro consome 15 km/l, dívida o valor do litro pelo consumo = 0,283.* *Quem gasta 24 centavos por km no álcool* gasta menos que 28 centavos na gasolina. *Não tem nada de 70...80...%%%%* *No exemplo acima o etanol vale 75% da gasolina.* *Cai por terra que mais de 70% não é vantajoso.*
Tem alguma dúvida? Quer colaborar com o canal? Então faça parte do Clube de Membros!
Mas amigo então pq rodamos em ambos e não da essa diferenca toda , dizem que pq no alcool o carro entrega mais potência não precisa empurrar tanto o pé , procede?
Comecei a estudar gasolina em Química na escola e a aula professora comentou exatamente esse tema. Aí chego aqui e você me dá outra aula. Valeu, Fred. Vai ajudar a garantir minha nota no bimestre que vem!
Show kkkk =P
Fala Fred ....
Ótimo o vídeo e as explanações e comparações realizadas.
Mas na década de 70 eu acidentalmente já derrubei esta teoria do triangulo do fogo precisar da "centelha"....Rsssssssssssssssssss
estava em uma Vemag que utiliza bobinas, platinados e condensadores independentes para cada cilindro... quando de repente o filtro de ar (banhado 'a óleo) se soltou e caiu em cima das hastes de acionamento do acelerador que disparou e acelerou totalmente o motor. Bom pela lógica calmamente imaginei que desligando a chave o motor iria desligar e fiz isso sem sucesso....já com várias pessoas ao redor do carro totalmente acelerado , eu abri rapidamente o capô e soltei os 3 cabos de velas puxando-os da bobina .... e NADA do carro desligar.....já apavorado e vendo uma hora que aquele motor disparado iria fundir, me veio uma luz de soltar o filtro e tapar o bocal de entrada de ar do carburador, foi a única maneira de desligar o motor.
Mas esta ocorrência foi devido ao excesso de carbonização nas cabeças dos pistões, que mantinha a fonte de calor necessária para o fechamento do triangulo.
Valeu ! ! !
Fala Fireball =D.
Rapaz, essa situação aí foi extrema hein kkkkk. Pré ignição comeu solta dentro do motor =P
Muito obrigado pelos elogios =D. Abração!
Verdade ...
Mas isso é uma coisa bem mais provável ocorrer nos motores 2 tempos por usar óleo para lubrificação na mistura ar / gasolina.
Valeu ! ! !
Muito boa e completa a sua explicação, parabéns !!!
Valeu, muito obrigado pelos elogios! Abraço.
Fodástico como sempre. Parabéns! E dá muito certinho: numa situação padrão, é isso aí mesmo, tanto que o valor mágico que se usa é 70%. O que mais altera essa proporção é a taxa de compresão, creio. Meu carro (Zafira 2002) tem kit adaptado e fica entre 68% e 72%, ou seja, já faz um "milagrezinho". Os Flex modernos possuem uns aparatos eletrônicos que jogam esse patamar próximo à casa dos 80%, mas são, na verdade, motores a etanol (alta compressão) que aceitam gasolina a base da gambiarra eletrônica. Valeu, já sei pra quem vou mandar o vídeo.
Valeu, muito obrigado pelo elogio =D. Abração!
Fred, Parabéns pelo Vídeo!
Precisamos levar em consideração também que em nosso país a gasolina não é vendida pura e adicionam 27% de álcool para "reduzir" o custo na bomba. Desta forma, precisaríamos saber quanto pagamos realmente pela gasolina + álcool e ponderar sobre o real ganho em utilizar um ou outro combustível no posto.
Importante também observar a diferença no impacto ambiental ( a diferença de emissão de CO2 e a origem renovável ou não) e econômico (remuneração da cadeia produtiva, etc) em nossa escolha.
Um abraço!
Fábio Franklin não só reduzir o custo, mas tbm aumentar a octanagem, por isso se aumentou o etanol na gasolina
já que o etanol é mais limpo, polui menos, que o antidetonante que usavam antes, salvo engano chumbo
Sim sim, estas diferenças serão abordadas em vídeos futuros =). Abração!
Já ia comentar isso, que a densidade utilizada foi para a gasolina pura com alta octanagem, então levando a uma conclusão não aplicável localmente!
Faltou considerar também a volatilidade de cada composto inerente com sua perda no tanque em repolso.
Considerando que o alcool é muito mais volátio isso também gera um impacto no consumo relativo total.
Baita aula de química !!!
;)
Mano, primeiramente PARABÉNS pela maneira sábia em explicar um assunto "complexo" como este!
Mas, para este leigo aqui entender completamente está faltando eu compreender uma coisinha só... se puder responder ficarei grato: Como se estabeleceu essa (ou chegou nessa) relação -->> C_8 H_18+12,5 O_2+47 N_2=>8 CO_2+9 H_2 O+47 N_2.
Peço desculpa se a pergunta parece idiota para os demais, é que não sou engenheiro, nem mecânico...
Desde já deixo meu muito obrigado!
boa noite, essa teoria me convenceu... obrigado
=)
Moleque, você é fera,mas infelizmente não tem como cumprir ao pé da letra porque sabemos que a gasosa leva 27,5% de etanol fora água e outras porcarias. Porém você está de parabéns pela brilhante aula e que tirou muitas duvidas de muitos leigos iguais a mim. Abraços e Deus o abençoe.
Em um outro vídeo eu estendi esses cálculos levando em consideração essa mistura de álcool na gasolina =). Muito obrigado pelos elogios! Abraço.
*com uma explicação desta fica fácil, vlw mestre, sensatez no q diz * 😎😎😎😎
Valeu =)
Excelente tema
=)
Se bem entendi, para uma mesma quantidade de ar consumido o etanol produz uma quantidade maior de CO2 do que a gasolina?! É isso?
Vídeo fantástico! Uma aula como nunca visto antes.
Sim. Valeu, muito obrigado =D. Abração!
parabens pelo video otimo valeu mesmo
Valeu =)
Será que o cara explica detalhadamente? Mostra até a composição química kkkk
Fala Fred blz?
Quem quebrou a banca foi vc hoje heim !!!!
Até conhecia as relaçôes estequiométricas, mas confeço que considerando o teor técnico das suas explicações, tive sorte de nunca me perguntar de onde saiu a relação 15:1 e 9:1...
Tá loco, fiquei até tonto, rsrsrsrs.
Parabéns pelo teor técnico do vídeo!
Meu like como sempre!
Abraço!
Valeu Alexandre, muito obrigado! Abração!
Podia fazer um vídeo demonstrando o que aconteceria se tivesse um motor desenvolvido para extrair todas as propriedades do álcool. O impacto do ganho choca qualquer um. Pois tudo vc está partindo que estamos adaptando o motor a gasolina para queimar o álcool.
Resumindo mesmo o que ocorre é o enriquecimento da mistura quando no álcool... ou seja, nos carburados álcool o giclê de combustível é maior, e na injeção o tempo de injeção de combustível aumenta... se na gasolina injeta 100ml a cada minuto em marcha lenta, no alcool injeta 150ml para manter o mesmo ritmo.
=)
Num teste + recente com uma frota de veiculos o resultado: alcool rendeu ~80% da gasolina. Vc poderia explicar qual a melhor mistura para um carro flex, com a taxa de compressão ~12:1. Vlw.
Bacana!
Como assim? Você quer saber quanto deve colocar de cada combustível?
não entendi pq o nitrogenio participa da combustao. ele tbm é comburente? ou combustivel? nao entendi
E o fator da potência gerada por cada combustível é a mesma?
Não, a "potência" gerada pela queima de cada combustível é diferente.
ótimo video
Valeu!
Só tenho elogios. A pergunta que tenho e a seguinte. Qual seria a mistura ideal para se ter o melhor rendimento e aproveitamento do motor. Um professor da escola Politécnica já me disse que chegaram a conclusão que seria: 2 parte de gasolina para 3 partes de álcool. Exemplo: Com o tanque vazio colocar 2 litros de gasolina e 3 litros de álcool, ou 10 litros de gasolina e 15 litros de álcool.
Vídeo top, top parabéns..
Valeu, muito obrigado pelo elogio! Abraço =D
Muito BOM!!!!
=)
sempre muito top.!!
Valeu, muito obrigado! Abraço.
Outra duvida, na mistura de combustível no Brasil é batizada com álcool?
Tem como fazer essa conta?
Tá na mão a sua resposta: ua-cam.com/video/WEy_NtvothM/v-deo.html
Espero ter ajudado. Abraço!
Meu carro e Flex posso misturar álcool com gasolina
Sim, sem problema. Motores Flex são projetados para operarem só com gasolina, só com álcool ou com a mistura dos dois em qualquer quantidade. Espero ter ajudado. Abraço!
K
muito bom!!!!
Valeu!
uma questão. dizem que o carro flex tem a potência aumentada quando roda no álcool , como isso acontece , isso ê real ? Rodrigo cheveteiro de BH , MG
Futuramente eu vou fazer um vídeo falando exatamente sobre isso =D. Abração!
meu like sempre
Valeu!
Então é por isso que é recomendado usar o álcool se tiver menos de 70% do preço.
=)
Seria complicado transformar um carro flex em carro a etanol mexendo nas configurações da massa de ar entre outras? Em condições ideais o etanol lança menos CO2, além de consumir muito CO2 para ser produzido, ou seja, ele precisa despoluir a atmosfera para ser produzido.
É importante esclarecer que a gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos e não há uma fórmula química. Na gasolina há benzeno e além de outros componentes. A fórmula utilizada é apenas uma aproximação para representar o produto. Já o etanol possui uma fórmula pronta,
=)
Como diziam os sábios da antiguidade:
"Puta explicação do caralho."
Os sábios da antiguidade diziam isso? kkkkkk
Muito obrigado pelo elogio =D. Abraço!
Qual combustível prejudica mais a durabilidade do motor, etanol ou gasolina?
Eduardo Lopes já ia fazer essa pergunta.kkkk. Na minha opinião, se tiver muitos próximo de 67%< prefiro a gasolina na minha moto, quando todo só com o álcool, o barulho do motor é um pouco diferente.
Já ouvi bons argumentos tanto para um combustível ser melhor quanto para o outro, no final das contas é esta apenas mais uma discussão onde mais se polemiza e nada se sobressai como realmente conclusivo...
Uso mais a gasolina por dizerem que ela tem um poder maior de lubrificação que o etanol, apesar do etanol deixar o motor mais "limpo" sem a carbonização dos pistões e câmara de combustão ele é um combustível mais seco, aí eu uso mais a gasolina pois já ouvir dizer que ela aumenta a durabilidade do motor, lubrificando mais os pistões, aneis etc.
Gostaria de saber se isso é verdade ou não...
Eduardo Lopes já ouvi muita gente falar isso, eu acredito que seja verdade.
muito bacana o vídeo mas ficou mecânica complicada. rsrs
Você ficou com alguma dúvida? Deu pra entender tranquilo? Qualquer coisa é só falar =). Abraço!
Entendi! Sou mecânico, como to no ramo ficou + fácil mas uma pessoa leiga poderia achar estranho! É muito calculo. Abrass.
É bastante cálculo mesmo kkkkk.
dado o like sempre
Valeu Marcão =D
Valeu,.....Fred,.....que loucura,....kkkkk
Apesar da doideira, deu pra entender tranquilo? =P
Fred, como é que a gente não sabe nada com Relação, a uma pessoa leiga igual a Você.,,....Parabéns pelo Canal.............Entender, como ?.....teria que estudar muito para poder entender o que voce disse.....kkkkkkkkk, liga não. um forte Abraço.
Fique à vontade para perguntar =). Será um prazer explicar! Abração!
*Essa dúvida é tão simples.*
*Etanol a 3,199 e o carro consome 12 km/l, divida o valor do litro pelo consumo = 0,246 centavos por km.*
*Gasolina a 4,249 e o carro consome 15 km/l, dívida o valor do litro pelo consumo = 0,283.*
*Quem gasta 24 centavos por km no álcool* gasta menos que 28 centavos na gasolina.
*Não tem nada de 70...80...%%%%*
*No exemplo acima o etanol vale 75% da gasolina.*
*Cai por terra que mais de 70% não é vantajoso.*
Que conta é essa aos 13:47 que não bate nem a pau rsrs
Qual conta, Elber?
Não gostei ! Precisa ser engenheiro pra entender .O sábio faz a gente entender usando o arroz com feijão.
Você ficou com alguma dúvida, Marcos? Se sim, é só falar que será um prazer lhe explicar =). Abraço.
Tontiei na estequiometria .... Kkkk
Mas deu pra entender tudo certinho, né? =P
Pegou pesado veio.
Explanação bem didática, parabéns.
Valeu Rogério, muito obrigado! Abraço.