Já à tempos eu buscava alguém que pudesse me explicar tão bem, "Como se calcula os valores dos componentes de um snubber passivo?" Finamente encontrei. Muito grato Professor bairros. Você consegue explicar as coisas de forma tal que todo mundo consegue entender. 👏🏻👍
@@professorbairros Só um pequeno detalhe Prof. Agora aqui repassando as formulas notei que no momento 5:41 parece que há um valor em henry no local onde deveria estar o valor da corrente. Seria uma pegadinha armada para que o Sr. veja se algum de nos está realmente atento? 😳 eu não duvido 😅👍
Simples e claro, ótimo vídeo. Posso sugerir 2 vídeos? (1) Snubber em contatos de reles com cargas indutivas em DC (1º) e AC (2º), usando RC - tem um post do Elliot Sound Products que dá dicas de cálculo para contatos de relê. (2) Mostrar no osciloscópio que o circuito amortecendo o pico de tensão num indutor tem forte impacto no tempo de resposta. Trabalhei num antigo fabricante de impressoras matriciais e agilizar a comutação das fases do motor de passo era crítico para ter torque em altas velocidades - tempos de passo na velocidade final como 250~400 microssegundo. Coisa parecida ocorre com bicos de injeção, etc. Neste caso #2, alternativas como: (A) Diodo comum. (B) Diodo + Zener. (C) Snubber RC. (D) Varistor (vida: 10^6 ou INF.) Sempre uma satisfação assistir e aprender em seu canal. Parabéns e abraços
O relé conseguia chavear em 400us? Rápido, hein... Uma vez acelerei relés grandes (60A) disparando eles com 30V e comutando depois pra 12V. Baixei de 8ms pra 2ms.
Esse assunto de snubbers é muito show. Existem várias topologias de snubbers e algumas delas são regenerativas, ou seja devolvem parte da energia de forma útil para o circuito, como por exemplo o "undeland snubber".
curiosidade: tem um estabilizador da ts shara, que usa um trem de pulsos pra chavear os reles e no lugar do diodo tem um capacitor eletrolitico polarizado (acho q 10uF por 100V) em paralelo da bobina. pensa em um troço que da pau nesses capacitores.
Professor, estou montando uma fonte 30v 10A. Já comprei uma plaquinha pronta. Eu queria fazer uma chave liga desliga com relé. Na realidade quero fazer um liberador de carga da fonte depois de ajustar os valores de tensão e corrente pelos knobs. O problema é que não achei um relé com saída VDC de 30v por 10A e com bobinamento de 5 ou 12v para aciona-lo. Pensei em usar um relé automotivo. A surgiram dúvidas: Se eu pegar um relé de 12v/30A a saída também será limitada de 12v? Achei um relé de 48v por 40A, mas ai não teria como aciona-lo. Eu preciso de um relé que acione com uns 12v e aguente liberar uma tensão de uns 35v com pelo mínimo de 10A, talvez uns 15 pra eu ter uma margem de segurança. O senhor poderia me indicar algum componentes com estas características (nem sei se existe) ou possa dar sugestões? obrigado.
Posso usar esse circuito no primário de um transformador de uma fonte flyback? Nas fontes flyback tem um grande problema com essa tensão reversa, geralmente vejo o pessoal colocando um capacitor em paralelo com um resistor, e é claro um diodo em série com eles
Boa tarde prof Bairros esse circuito snuber resistência e condensador conheço mas nunca vi em fontes chaveadas de fontes de tv e outras fontes, ja vi sim juntamente com diodo rapido, o mosfet tem internamente um diodo para protejer da tensão reversa, uma pergunta conhece um circuito simples de verificar se a fonte está oscilando? eu tenho isso é muito prático e de muita utilidade, é constituído de lampada néon e resistência e condendador, um abraço e bom fim de semana um forte abraço daqui Portugal
Comercialmente é vendido um filtro snubbe que geralmente o pessoal usar em sistema de transferência tipo contator ou relé de transferência na energia Ac, na intenção de inibir arco elétrico, creio que a bobina do contator também pode ter essa situação do vídeo?
Professor, em meu trabalho me deparo muito com grandes bobinas em CC (freios de máquinas de tração de elevadores). Alguns modelos usam diodos em reverso e circuitos RC juntos. Como calcular os componentes? Normalmente funcionam em 90-100 Vcc. Calculo indutância, impedância? Quero confeccionar eu mesmo, devido aos preços abusivos praticados pelos fornecedores.
Maravilhosa aula professor! Fica uma "dúvida parasita" por aqui... 'na prática' uso do diodo ou snubber vão proteger a bobina do relê da mesma forma, ou caso o circuito contenha "ruídos" (frequencias indesejadas) um destes métodos se comporta com melhor desempenho? Obrigado mestre 🙏
Pra relés eu acredito que não há necessidade de snubber rc, visto que o diodo resolve muito bem o surto de tensão. Snubbers são muito usados em alguns circuitos onde são quase insubstituíveis e o princípio de cálculo é esse mostrado, o balanço de energia.
Professor muito obrigado pela suas aulas . Voce tem aula sobre Varistores . gostaria de saber como é o calculo para usar o Varistor como Proteção em rede Eletrica .
Olá Alessandro tenho, o primeiro mostra comoo varistor funciona, o segundo como calcular, conteúdo tirado do manual da Siemens. ua-cam.com/video/kR_YdNpuT5c/v-deo.html ua-cam.com/video/XXd6LCqtlDY/v-deo.html
O in4007 é muito lento para chavear, funciona, mas o circuito desse vídeo funciona mais rapido. Vc pode usar um diodo schottky é muito melhor que o 1n4007, o 1N5819 é um bom exemplo, só que a tensão reversa máxima dele é 40v infelizmente
@@jonasml1 de fato! Eu coloquei as frequências para vc ter uma noção da velocidade de cada um, o problema é que enquanto o diodo não começa a conduzir existe um pico de tensão, com um diodo mais rápido isso é reduzido, ou com o circuito do professor bairros.
@@professorbairros não foi essa a dúvida - é que o modelo que representa o capacitor também se aplica à bateria em alguns aspectos. Sendo C=q/deltaV no capacitor - mesmo que a bateria pomova fluxo de eletrons da forma química, quando ela armazena ou descarrega sua carga não poderia ser considerada como um supercapacitor do ponto de vista elétrico?
Baterias não são modeladas como simples capacitores, existem diferentes modelos para os diferentes tipos de bateria. Tu até poderia considerar que a tensão de entrada está vindo de um capacitor, mas ele não teria efeito nos cálculos, visto que quando a chave abre (momento que gera o pico) a tensão de entrada está desconectada do circuito. A única capacitância envolvida é a parasita.
Gosto muita dessa abertura.... a gurizada conversando e o professor começa com o "simmmmm".... muito bacana. Parabéns.
ISSO QUE ESTÁ MOSTRANDO CONHECI SEMANAS ATRÁS EM UM CURSO DA INTELBRAS, ONDE O INSTRUTOR FALOU SOBRE ISSO NA INSTALAÇÃO DAS SOLENOIDES DE FECHADURA.
Já à tempos eu buscava alguém que pudesse me explicar tão bem, "Como se calcula os valores dos componentes de um snubber passivo?" Finamente encontrei. Muito grato Professor bairros. Você consegue explicar as coisas de forma tal que todo mundo consegue entender. 👏🏻👍
simmm Tiago, obrigado, fiquei feliz com o teu comentário...
@@professorbairros
Só um pequeno detalhe Prof. Agora aqui repassando as formulas notei que no momento 5:41 parece que há um valor em henry no local onde deveria estar o valor da corrente. Seria uma pegadinha armada para que o Sr. veja se algum de nos está realmente atento? 😳 eu não duvido 😅👍
Siiiiiiim, exceleeeente aula 😊👍👏👏👏👏👏👏
Simples e claro, ótimo vídeo. Posso sugerir 2 vídeos?
(1) Snubber em contatos de reles com cargas indutivas em DC (1º) e AC (2º), usando RC - tem um post do Elliot Sound Products que dá dicas de cálculo para contatos de relê.
(2) Mostrar no osciloscópio que o circuito amortecendo o pico de tensão num indutor tem forte impacto no tempo de resposta. Trabalhei num antigo fabricante de impressoras matriciais e agilizar a comutação das fases do motor de passo era crítico para ter torque em altas velocidades - tempos de passo na velocidade final como 250~400 microssegundo. Coisa parecida ocorre com bicos de injeção, etc.
Neste caso #2, alternativas como: (A) Diodo comum. (B) Diodo + Zener. (C) Snubber RC. (D) Varistor (vida: 10^6 ou INF.)
Sempre uma satisfação assistir e aprender em seu canal.
Parabéns e abraços
O relé conseguia chavear em 400us? Rápido, hein... Uma vez acelerei relés grandes (60A) disparando eles com 30V e comutando depois pra 12V. Baixei de 8ms pra 2ms.
Com um bom professor, os alunos aprendem.
Muito bom, Professor, com o snubber o fornecimento de energia ao relé não é tão brusco, tornando assim o circuito mais elegante. Adorei 🥰
Aqui você encontra o doutrinado pela burrice do Paulo burro, jumento freire. Kkkk
Circuito elegante.
Deixa de ser prego.
@@jeonesleite , se eu não soubesse como isto funciona, eu respondia-te à letra...
Mais um excelente vídeo do professor!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Esse assunto de snubbers é muito show. Existem várias topologias de snubbers e algumas delas são regenerativas, ou seja devolvem parte da energia de forma útil para o circuito, como por exemplo o "undeland snubber".
O analfabeto colocando "S" onde não existe. Kkkkkk
Seu sobrenome agora será FischerS. Kkkkkk
Olá Lu9iz é verdde, aos poucos vou abordar as outras topologias também...
Muitos detalhes bem feitos, como na colocação da barata
Garatidão MD, fiquei feliz com o teu comentário, dá trabalho fazer e é muito gratificante quando reconhecem...
Um espetacular professor.
Muito bom. 5 estrelas!!
Muito Obrigado pela aula professor!
ESTE PROFESSOR BAIRROS TEM UMA CAPACIDADE ENORME DE ENSINAR A GENTE!
Professor, o filtro é Snoober... o cachorro da ilustração é o Snoopy... KKKK rindo muito aqui pela tirada... kkkk Grande abraço prof. Bairros!!
Grato!
Show de bola!
Abraços, ótimo fim de semana!
Ótimo conteúdo! Um dia o professor poderia falar sobre os capacitores de tântalo? Obrigado
Muito bom, não tinha visto isso ainda.
curiosidade:
tem um estabilizador da ts shara, que usa um trem de pulsos pra chavear os reles e no lugar do diodo tem um capacitor eletrolitico polarizado (acho q 10uF por 100V) em paralelo da bobina.
pensa em um troço que da pau nesses capacitores.
Professor, estou montando uma fonte 30v 10A. Já comprei uma plaquinha pronta. Eu queria fazer uma chave liga desliga com relé. Na realidade quero fazer um liberador de carga da fonte depois de ajustar os valores de tensão e corrente pelos knobs. O problema é que não achei um relé com saída VDC de 30v por 10A e com bobinamento de 5 ou 12v para aciona-lo. Pensei em usar um relé automotivo. A surgiram dúvidas: Se eu pegar um relé de 12v/30A a saída também será limitada de 12v? Achei um relé de 48v por 40A, mas ai não teria como aciona-lo. Eu preciso de um relé que acione com uns 12v e aguente liberar uma tensão de uns 35v com pelo mínimo de 10A, talvez uns 15 pra eu ter uma margem de segurança. O senhor poderia me indicar algum componentes com estas características (nem sei se existe) ou possa dar sugestões? obrigado.
Essa aula foi um show
Boa tarde Professor! Uma boa ideia seria uma lâmpada Néon em paralelo com a bobina do relé. Que tal?!?
muito bom, bem completo.
Professor mandei o video do Astável com o 7402 com 5v e 220ohms em série com o led e funcionou. Testei com 4v e também funciona.
Obrigado, mas a familia TTL deve ser ligada sempre em 5V, nem um volt a mais nem um volt a menos senão não é tecnologia é bruxaria...
Posso usar esse circuito no primário de um transformador de uma fonte flyback? Nas fontes flyback tem um grande problema com essa tensão reversa, geralmente vejo o pessoal colocando um capacitor em paralelo com um resistor, e é claro um diodo em série com eles
Boa tarde prof Bairros esse circuito snuber resistência e condensador conheço mas nunca vi em fontes chaveadas de fontes de tv e outras fontes, ja vi sim juntamente com diodo rapido, o mosfet tem internamente um diodo para protejer da tensão reversa, uma pergunta conhece um circuito simples de verificar se a fonte está oscilando? eu tenho isso é muito prático e de muita utilidade, é constituído de lampada néon e resistência e condendador, um abraço e bom fim de semana um forte abraço daqui Portugal
Bacana demais. Obrigado professor
Simm Ezequiel bons estudos...
Comercialmente é vendido um filtro snubbe que geralmente o pessoal usar em sistema de transferência tipo contator ou relé de transferência na energia Ac, na intenção de inibir arco elétrico, creio que a bobina do contator também pode ter essa situação do vídeo?
Professor, em meu trabalho me deparo muito com grandes bobinas em CC (freios de máquinas de tração de elevadores). Alguns modelos usam diodos em reverso e circuitos RC juntos. Como calcular os componentes? Normalmente funcionam em 90-100 Vcc. Calculo indutância, impedância? Quero confeccionar eu mesmo, devido aos preços abusivos praticados pelos fornecedores.
Maravilhosa aula professor! Fica uma "dúvida parasita" por aqui... 'na prática' uso do diodo ou snubber vão proteger a bobina do relê da mesma forma, ou caso o circuito contenha "ruídos" (frequencias indesejadas) um destes métodos se comporta com melhor desempenho? Obrigado mestre 🙏
Pra relés eu acredito que não há necessidade de snubber rc, visto que o diodo resolve muito bem o surto de tensão. Snubbers são muito usados em alguns circuitos onde são quase insubstituíveis e o princípio de cálculo é esse mostrado, o balanço de energia.
Bom vídeo
Já vi contatores que vem o snubber junto. ( Siemens)
muito bom
Perfeito
Isso é fantástico e funciona
Simmm cloves e funciona...
Como calcular o snuubr para uso em igbt
Professor muito obrigado pela suas aulas . Voce tem aula sobre Varistores . gostaria de saber como é o calculo para usar o Varistor como Proteção em rede Eletrica .
Olá Alessandro tenho, o primeiro mostra comoo varistor funciona, o segundo como calcular, conteúdo tirado do manual da Siemens.
ua-cam.com/video/kR_YdNpuT5c/v-deo.html
ua-cam.com/video/XXd6LCqtlDY/v-deo.html
@@professorbairros Obrigado Professor Bairros pela atenção . Agora assim entendo o Varistor .
De onde saiu esse 1A na formula? Não era 0.6 A ?
Excelente! Professor, o resistor calculado não ficou muito baixo? Neste caso a potência dele deverá ser bem alta (cerca de 20W), certo?
Olá GP, o valor é baixo fica entre 500 ohm e 47 ohm, e a potênica não precisa ser tanto porque vai ser só um surto de corrente....
Alguem sabe dizer o que seria melhor, o diodo em paralelo com a bobina ou o snubber?
Como é bom usar a matemática na prática da eletrônica.
Só os matemáticos entender~çao...
E se usar só o diodo in4007 mesmo?
O in4007 é muito lento para chavear, funciona, mas o circuito desse vídeo funciona mais rapido.
Vc pode usar um diodo schottky é muito melhor que o 1n4007, o 1N5819 é um bom exemplo, só que a tensão reversa máxima dele é 40v infelizmente
O in4007 não consegue trabalhar bem em 50khz por exemplo, mas o 1n5819 trabalha muito bem a 1mhz, muito mais rápido.
Eu disse no caso de rele.. ninguem usa um rele em altas frequências.
@@jonasml1 de fato! Eu coloquei as frequências para vc ter uma noção da velocidade de cada um, o problema é que enquanto o diodo não começa a conduzir existe um pico de tensão, com um diodo mais rápido isso é reduzido, ou com o circuito do professor bairros.
Dá certo. Pode usar só o diodo.
Então eu poderia eliminar o diodo?
Sim, o rc já limita a tensão.
A bateria não poderia ser considerado um capacitor?
Olá Rangel, até tem um certa capacitância, mas está incluída no 250PF...
@@professorbairros não foi essa a dúvida - é que o modelo que representa o capacitor também se aplica à bateria em alguns aspectos. Sendo C=q/deltaV no capacitor - mesmo que a bateria pomova fluxo de eletrons da forma química, quando ela armazena ou descarrega sua carga não poderia ser considerada como um supercapacitor do ponto de vista elétrico?
Baterias não são modeladas como simples capacitores, existem diferentes modelos para os diferentes tipos de bateria. Tu até poderia considerar que a tensão de entrada está vindo de um capacitor, mas ele não teria efeito nos cálculos, visto que quando a chave abre (momento que gera o pico) a tensão de entrada está desconectada do circuito. A única capacitância envolvida é a parasita.