Tipos de ligação química: covalente, metálica e iônica

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 січ 2025
  • Dublagem em Português dos vídeos: “How Do Atoms Bond” e “How Do Atoms Bond - Part 2”.
    “As ligações se formam pela atração de elétrons carregados negativamente e o núcleo positivo dos átomos. Os átomos têm um pequeno núcleo carregado positivamente que contém quase toda a massa do átomo, cercado por camadas de elétrons carregados negativamente. Cada camada é capaz de conter apenas um número fixo de elétrons quando está cheia.
    O hidrogênio tem uma única carga positiva no núcleo e um único elétron. Se dois átomos de hidrogênio se aproximam, há uma atração: a carga positiva e a carga negativa do elétron se atraem. No entanto, a primeira camada, para todos os átomos, pode conter apenas dois elétrons, então, uma vez que os dois átomos de hidrogênio se unem, os dois elétrons essencialmente 'preenchem' a camada externa de ambos os átomos de hidrogênio. Os átomos são essencialmente 'colados' pela atração dos dois elétrons e dos dois núcleos.
    A mesma forma de ligação de compartilhamento de elétrons ocorre entre quaisquer elementos não metálicos, com a camada externa rapidamente se enchendo, limitando o número de ligações que se formam.
    Quando há quatro elétrons na camada externa, como no carbono e no silício, há espaço para mais quatro elétrons, formando 4 ligações. Neste caso, é possível construir uma estrutura 3-D com a ligação continuando para sempre. Dessa forma, vemos que o carbono e o silício, como elementos, têm átomos quimicamente ligados em uma rede 3D, de modo que são sólidos à temperatura ambiente e muito difíceis de derreter e vaporizar. São estruturas covalentes gigantes.
    A ligação metálica é a forma como todos os metais e ligas são ligados e explica as propriedades típicas dos metais. Átomos podem ser adicionados o quanto você quiser e nunca haverá elétrons suficientes para preencher a camada externa. Assim, na ligação metálica, os átomos formam uma rede compacta, onde os átomos não estão ligados por pares fixos de elétrons, mas sim por um "mar" de elétrons vagando por essas camadas externas parcialmente preenchidas à vontade.
    Quando dois átomos diferentes se aproximam, podem se formar ligações covalentes. O número de elétrons que são compartilhados depende de quantos elétrons estão faltando nas camadas externas dos átomos.
    No geral, neste vídeo você aprenderá como dois átomos que se aproximam têm a possibilidade de se ligar se houver espaço em suas camadas eletrônicas externas.
    Elementos não metálicos tenderão a formar pequenas moléculas autocontidas dando origem a sólidos voláteis, líquidos e todos os gases.
    Carbono e silício darão origem a estruturas gigantes.
    Elementos metálicos se unirão para formar estruturas metálicas com elétrons soltos.”
    Links dos vídeos originais: • How Do Atoms Bond | Pr... e • How Do Atoms Bond - Pa...
    Link da música de fundo: • Old Bicycle and Variat...

КОМЕНТАРІ •