⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ eletr.co/comentario?SAuICkycA
Eu adotei a seguinte norma de cor nos meus trabalhos. Neutro= azul claro Fase = vermelho Terra = verde ou verde amarelo Retorno = amarelo Ligações paralelas = branco Eu faço um mapa da casa (desenhado) dos serviços que faço e com a indicação das cores de cada fio e dou para os clientes dizendo, se alguém vier fazer uma reforma ou ampliação, mostre este esquema para o eletricista. Resultado: Os clientes dizem, NÃO, se precisar eu chamo você, uma coisa tão simples, mas que deu um resultado muito grande na satisfação dos clientes e conseqüentemente um monte de indicações para outros serviços. Também dou uma tabela (imprimida) de disjuntores para eles, já fiz alterações em disjuntores onde um chuveiro 220 V de 5.500 W estava ligado com fio 2,5mm e num disjuntor de 25 A, caia direto, ai mostrei que teríamos de trocar para o fio 4 mm e o disjuntor de 30 A . O eletricista que adota certas normas de trabalho e faz um serviço limpo e profiÇa, nunca fica sem trabalho. Ótimo vídeo valeu por postar!
Kli Wood no meu celular tem baixado as normas da NBR 5410 e também várias tabelas de dimensionamento de cabos, disjuntores, entre outras tabelas, já ando com ela pra poder está mostrando pro cliente todas as normas de instalação.
Na fase eu uso o preto por conta do daltonismo. Existem muitas pessoas que tem e nao sabem, ate mesmo eletricistas. Entao, nao custa nada identificar a fase com preto ao invés de vermelho que pode ser confundido com o vermelho por pessoas que tem esse problema.
Sem querer ser chato (já sendo), mas assisto a um vídeo simples desse mas 100% útil, e fico me perguntando as razões de alguém dar um "não gostei" (no caso 688 pessoas no momento em que assisti). Só podem ser pessoas mal amadas. Não é possível!
Paguei 50 reais para um "eletricista" fazer isso, o cara ficou o dia todo e não descobriu, além disso largou todas as tomadas desmontadas e com os fios mais bagunçados ainda. Aí resolvi fazer eu mesmo a identificação e deu tudo certo. Voltou a funcionar uma lâmpada e 2 tomadas
Para o teste de continuidade, quem não tiver o aparelho "voltímetro", poderá usar uma lâmpada de prova, um dispositivo bem artesanal. O circuito da lâmpada de prova é ligado numa tomada, e com as extremidades soltas, vamos testando os fios igual muito bem feito aqui pelo Técnico.
Boa noite meu nobre, gostei muito dessa dica, pois é exatamente essa bronca, quando o cidadão esta só, mas, essa foi a sacada. Beleza meu amigo, top de mais!
Pior que encontrar condutores de mesma cor é encontrar um que comece vermelho num cômodo e termine preto em outro. Parabéns pelo vídeo. Detalhe importante, se não me falha a memória, a cor do condutor neutro informada na ABNT NBR 5410, em seu item 6.1.5.3.1 na página 86, não é azul e sim "azul-claro". Isso para não se confundir com barramentos de painéis, que podem ter a cor azul.
Hóstio de Farias Neves Sim, são tons de azul, mas como disse anteriormente, a norma é clara ao citar em seu texto "azul claro". O amigo talvez não tenha visto ainda, mas é comum encontrarmos barramento de fase em painéis pintado na cor azul escuro. Forte abraço.
7 років тому+5
Sem problemas Amigo arlindo carvalho é que Alguns fabricantes mudam como vc falou a tonalidade + sendo azul se usa sem Problema, e sem deixar de ser padrão...
Otimo vídeo, fui olhar aqui na minha casa como são os fios e são todos pretos, com disjuntor do banheiro ligando um quarto inteiro e o banheiro todo, chave geral que desliga só algumas tomadas e todas as lâmpadas, chave da cozinha que desliga todas as tomadas da casa, é uma zona os cabos daqui e não tem aterramento porque eu moro em prédio e a construtora não deixa eu passar um cabo de aterramento do meu ap até o térreo. Bom pelo menos eu consegui diferenciar qual cabo é qual aqui graças a você kkkkk Vlw
Olá André, bom dia. Na internet tem muitos vídeos com pessoas com boa intenção, (muitas destas só para ganhar dinheiro), mas no seu caso é profissionalismo mesmo. Agradeço.
Excelente vídeo André sempre identificava os cabos de mesma cor mas de outro jeito, perdia muito tempo, o seu é mais prático e rápido, muito obrigado por compartilhar os seus conhecimentos.
O jeito mais rápido e prático é: 1- arranje um pedaço de cabo ou um cabo-guia que tenha pontas de metal, que alcance os 2 locais que vc precisa verificar a continuidade, escolha um dos cabos e emende o pedaço de cabo/guia que vc arranjou, leve a ponta não emendada para o local que vc quer testar, emende na ponta de um dos cabos do multímetro (em continuidade),com a outra ponta do multímetro vá testando cabo por cabo até dar continuidade... identifique as 2 pontas que deram continuidade e prossiga até identificar todos os cabos. Simples e fácil.
nao e que seja mal feito ou mal organizado , estou reformando minha estalaçao , e estou colocando dr , dps , mais so conssegui compra 2 cores de fio o azul e o vermelho , nao comprei o verde porque o dinheiro acabou , minha vontade e que ficasse tudo como manda as normas , mais nem tudo e como queremos , e sim como Deus quer , valeu te admiro muito assisto muito seus videos !
Nossa!Esse canal mudou muito.Vou ser sincero antigamente não conseguia entender nada, Instrutor falava muito rápido, agora esta muito didático. Não consigo parar de aprender Parabéns!
Bom dia . Eu faço esse esquema diferente, eu escolho o cabo que quero indentificar coloco um conector para cabo de dóis fios. Então ... Esse conector e só para segurança ,p não ficar muitos fios energizado ,com perigo de encostar. Ligo uma fase no fio que quero indentificar . Vou até a outra ponta, com uma chave de teste , e pronto. Lembrando nunca fazer isso com fase e neutro.
Pensei exatamente desta forma, energizo um único na fase, e do outro lado procuro ele, há um risco de choque, pq o mundo ideal é fazer tudo desenergizado, mas creio até ser mais pratico.
ótimo vídeo. Faz um vídeo ensinando a colocar cabo grosso em tomada porque as vezes os cabos são muito grosso e dificulta a instalação por não passa nos bornes das tomadas.
BACANA DEMAIS EU USAVA UM ROLO DE CABO POR FORA PQ NUNCA PRECISEI DE LONGAS DISTANCIAS ENTAO ESTICAVA O CABO E FAZIA O TESTE DE CONTINUIDADE MAS DESSE JEITO E BEM MAIS SIMPLES
Tb fiz isso, mas há outra maneira, q evita este vai e vem q o método do vídeo exige, podemos usar qualquer fonte, pilha ou bateria e afins cuja corrente seja contínua e já encontrar a polaridade desejada, ligando nas pontas dos fios, da caixinha 1, aos polos positivo e negativo da pilha e na caixinha 2, testar com o multímetro na função voltimetro, na escala adequada a tensão da pilha, se está com a polaridade correta ou se está invertida (aparecendo o sinal negativo " - " antecedendo o valor absoluto).
André, Costumo usar para identificar os fios nas instalações onde não identificação, o localizador de cabos normalmente utilizados para telefonia spartec ghi-500. Como faço isso? Vou ao circuito (cabo) que preciso identificar, instalo o aparelho ( gerador de ruído ), e busco o de está chegando aquele circuito ou fio. Esse procedimento é muito parecido com o identificador de circuito EM419A. Para isso o circuito precisa está desenergizado e para aumentar o ruído, caso queira um determinado cabo, devemos fixar uma garra jacaré no cabo desejado e a outra em outro cabo aleatório ou no aterramento, assim o ruído para identificar o cabo fica perfeito. Tenho um muito bom com esse procedimento, de tempo e financeiro. Pois, como sabe, para "bater circuito" sozinho ou com tubulações cheias de cabos é terrível. Obs: No procedimento outros cabos sofrerão a influência do ruído, porém, utilizando uma referência ou o terra, fica super nítido qual cabo realmente é o que buscamos. Espero ter ajudado e se puder testar e fazer um vídeo sobre esse assunto, creio está contribuindo para agilizar o trabalho de nossos colegas de profissão, por se tratar de um dispositivo de baixo custo.
As vezes o cliente não quer gastar com rolos de fios de cor diferente, aí pro eletricista não perder o serviço ele faz assim, nem sempre é pq o cara não tinha noção de cores e padrões...
Isso é verdade, cliente não quer gastar, ou as vezes quer aproveitar uma fios que já tinha em casa, aí para o eletricista não perder o serviço faz assim mesmo, só que pra facilitar o eletricista poderia pelo menos marcar os fios com fitas colorida pra ajudar...
@@gilmarlima1173 nesse caso de orçamento apertado, identificando os cabos com fita seria uma saída aceitável? O profissional ao fazer isso ele deixaria de ser profissional? Apenas essa dúvida
@@jjvieiraandrade o eletricista por estar identificando os condutores com fitas coloridas , já mostra que é um bom profissional , pois esta trabalhando dentro das normas , mesmo tendo poucos recursos....
Em Portugal utilizamos as cores de fase ,preto, castanho e cinzento , o azul no neutro e verde para o terra:Embora o sistema de cor para as fases seja diferente, não invalida a segurança implementada nas instalações eletricas com os aparelhos adequados aos circuitos.
Na época que fiz um curso no SENAI, não era obrigado a ter fio de cada cor. Ensinava-se a marcar com cortes nas respectivas pontas de cada fio, de acordo com a função, antes de passá-lo no conduíte. Por exemplo, fase deixava sem corte algum, neutro com um corte, retorno com dois cortes, e assim por diante. Funcionava muito bem dessa maneira.
Não sou eletricista... Sou um curioso que adora mexi com multímetro... A minha dúvida durante o vídeo foi respondida justamente no final... "Tel que estar tudo desenergisado" kkkk, show professor.
Show André. Pessoal eu trabalho com um cabo unifilar de 15 m. com pequenos jacarés nas pontas onde é possível checar pontos distantes. Tive uma boa experiência usando esse sistema onde encontrei o cabo que energizava uma tomada sem passar por um disjuntor. Reforço a colocação do André: SÓ FAÇAM ISSO COM A REDE DESENERGIZADA! Grande abraço a todos. Deus os abençoe.
Eu tô começando a estudar elétrica nesse fim de ano... É uma área interessante, mas que ainda não tive a oportunidade de estudar a fundo. Belíssimo vídeo!
Salve professor e comunidade Trabalho no ramo de informática, e recentemente adquiri um detector de cabeamento, RJ 45 ou RJ 11. O equipamento veio com um clipe jacaré, e usando a função Scan ( que serve pra identificar o cabo no Path panel) notei que em circuito deszenergizados posso utilizá-lo para identificação do cabo de energia também. Essa descoberta me abriu dúvidas e possíveis aplicações.
André Boa noite a um tempo a traz fiz um comentário no canal do Leônidas que eu peguei uma instalação que usaram o cabo verde para o fase fui ustilizado por um seguidor dele que disse que pelo meu comentário eu era amador e o senhor Leônidas concordou co o seguidor dele pois na se manifestou
Muito bom mesmo, sou apenas um curioso, mas gosto muito de parte elétrica, e essa eu não sabia, vai me ajudar muito... Parabéns mostrando o que sabe para quem não sabe nada. São poucas pessoas que consegue fazer isso.
Boa noite Sr. André Mafla, fico feliz em assistir os vídeo que você passa sobre Elétricidade, algumas duvidas eu tiro e aprendo, eu não tenho voltímetro, se você estiver algum de segunda mão e não estiver usando eu aceito, fico grato desde já.
Muito bom, entendi muito melhor do que em outro canal que eu havia assistindo. Alem do padrão, é muito importante também da dicas e macetes, e vc fez isso, obrigado.
Muito boa a dita eu uso isso para teste de qualaquer tipo de cabos de telefonia rede e cftv para ver se o cabo nao esta quebrado Para idebtificar cabos de energia eu uso a ponta de prova ou cabeta de teste para saber qual e o neutro qual e o fase
Legal! Os eletricistas que eu conheço sempre trabalham com o Disjuntor ligado e identificam os fios só na chave teste mesmo, são malucos. Não tem como não falar mal de um eletricista que não segue padrão de cores de fios né, mas muitas das vezes é culpa do proprietário do imóvel que compra errado e pede pra fazer assim mesmo.
ola andré blza, muito interessante suas video aulas sou técnico em eletrotécnica, nesses casos pode ser usado também o localizador de cabos que a depender do caso fica mais prático e também em casos de fio que começa de uma cor passa por uma caixa de passagem que em alguns casos não tem acesso, terminando com fio de outra cor!!lembrando que a rede deverá sempre está desligada!!abraços!!!
Legal, mas depende de todos as extremidades saírem no mesmo local, o que não ocorre neste tipo de instalação (padrão nbr-pedricista) que exemplificou, pois vai saber onde sai, rs. Estou com a idéia de carregar um rolinho de cabo 10/15m - 1mm com capa de silicone (bem maleável) pra servir de auxílio pra descobrir qual é o fio com ajuda do multímetro, mais este método d seu vídeo, muito bom e já registrado! Abraço!
Mesmo a as instalações entrando com as cores padrão NBR, temos que verificar mesmo assim,.pois sabe-se lá quem fez está ligações, não é mesmo? Mesmo sendo vice quem fez elas em um residência no padrão NBR, pois pode ser que alguém possa ter ido lá mexido nós cabos para alguma outra manutenção. Eu não sou eletricista profissional, refiz toda a instalação da minha casa nos padrões NBR, inclusive nas bitolas das emendas e derivações, e ainda a montei um QDC que não tinha na casa. Falei sobre as cores para alguns eletricistas colegas meus e alguns outros vendedores de casas especializadas sobre as cores e muitos falavam que era bobagem isso de você implantar as cores certas no sistema. Vai entender.
⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ eletr.co/comentario?SAuICkycA
A dica final "tem que estar tudo desenergizado" foi muito boa pois eu já estava quase ligando os dois fios e colocando fogo na casa. rsrs Obrigado!
kkkkkk
Kkk
Tinha pensado nisso kkkkkkkk 😂👏🏼👏🏼
😂😂😂😂
Kkk
Eu adotei a seguinte norma de cor nos meus trabalhos.
Neutro= azul claro
Fase = vermelho
Terra = verde ou verde amarelo
Retorno = amarelo
Ligações paralelas = branco
Eu faço um mapa da casa (desenhado) dos serviços que faço e com a indicação das cores de cada fio e dou para os clientes dizendo, se alguém vier fazer uma reforma ou ampliação, mostre este esquema para o eletricista.
Resultado: Os clientes dizem, NÃO, se precisar eu chamo você, uma coisa tão simples, mas que deu um resultado muito grande na satisfação dos clientes e conseqüentemente um monte de indicações para outros serviços.
Também dou uma tabela (imprimida) de disjuntores para eles, já fiz alterações em disjuntores onde um chuveiro 220 V de 5.500 W estava ligado com fio 2,5mm e num disjuntor de 25 A, caia direto, ai mostrei que teríamos de trocar para o fio 4 mm e o disjuntor de 30 A .
O eletricista que adota certas normas de trabalho e faz um serviço limpo e profiÇa, nunca fica sem trabalho.
Ótimo vídeo valeu por postar!
Kli Wood no meu celular tem baixado as normas da NBR 5410 e também várias tabelas de dimensionamento de cabos, disjuntores, entre outras tabelas, já ando com ela pra poder está mostrando pro cliente todas as normas de instalação.
O que são ligações paralelas?
Na fase eu uso o preto por conta do daltonismo. Existem muitas pessoas que tem e nao sabem, ate mesmo eletricistas. Entao, nao custa nada identificar a fase com preto ao invés de vermelho que pode ser confundido com o vermelho por pessoas que tem esse problema.
Daora!!! Gostei do seu método de trabalho! Vc é de onde? Estou procurando um eletricista pra um serviço em Sto André ABC SP
parabéns
Sem querer ser chato (já sendo), mas assisto a um vídeo simples desse mas 100% útil, e fico me perguntando as razões de alguém dar um "não gostei" (no caso 688 pessoas no momento em que assisti). Só podem ser pessoas mal amadas. Não é possível!
Ou não entendem nada doq querem aprender.
Melhor vídeo q já vi hoje !! explicação clara e objetiva sem mímimi Parabéns pelo vídeo!!
Ganhou mais um inscrito !!
Sensacional para quem não sabe de elétrica e tem receios!
Adoro curtir a aula do Prof André, sempre na minha decisão eu procuro a emgehall
O bacana é que serve pra outras áreas tbm (telefonia, cabeamento estruturado, CFTV), obrigado pela dica.
Paguei 50 reais para um "eletricista" fazer isso, o cara ficou o dia todo e não descobriu, além disso largou todas as tomadas desmontadas e com os fios mais bagunçados ainda.
Aí resolvi fazer eu mesmo a identificação e deu tudo certo. Voltou a funcionar uma lâmpada e 2 tomadas
Kkkkk que e esse eletricista 🤣
😂. O cara não era eletrecista e sim pedrecista 😂kkk pedreiro metido a eletrecista kkkk
Para o teste de continuidade, quem não tiver o aparelho "voltímetro", poderá usar uma lâmpada de prova, um dispositivo bem artesanal. O circuito da lâmpada de prova é ligado numa tomada, e com as extremidades soltas, vamos testando os fios igual muito bem feito aqui pelo Técnico.
Boa noite meu nobre, gostei muito dessa dica, pois é exatamente essa bronca, quando o cidadão esta só, mas, essa foi a sacada. Beleza meu amigo, top de mais!
Pior que encontrar condutores de mesma cor é encontrar um que comece vermelho num cômodo e termine preto em outro. Parabéns pelo vídeo. Detalhe importante, se não me falha a memória, a cor do condutor neutro informada na ABNT NBR 5410, em seu item 6.1.5.3.1 na página 86, não é azul e sim "azul-claro". Isso para não se confundir com barramentos de painéis, que podem ter a cor azul.
Muito bem observado, azul-claro!
Azul ou Azul Claro Sempre é azul...
Hóstio de Farias Neves Sim, são tons de azul, mas como disse anteriormente, a norma é clara ao citar em seu texto "azul claro". O amigo talvez não tenha visto ainda, mas é comum encontrarmos barramento de fase em painéis pintado na cor azul escuro. Forte abraço.
Sem problemas Amigo arlindo carvalho é que Alguns fabricantes mudam como vc falou a tonalidade + sendo azul se usa sem Problema, e sem deixar de ser padrão...
boa adorei
Otimo vídeo, fui olhar aqui na minha casa como são os fios e são todos pretos, com disjuntor do banheiro ligando um quarto inteiro e o banheiro todo, chave geral que desliga só algumas tomadas e todas as lâmpadas, chave da cozinha que desliga todas as tomadas da casa, é uma zona os cabos daqui e não tem aterramento porque eu moro em prédio e a construtora não deixa eu passar um cabo de aterramento do meu ap até o térreo. Bom pelo menos eu consegui diferenciar qual cabo é qual aqui graças a você kkkkk
Vlw
show, seus vídeos estão me ajudando a pegar gosto por elétrica!
Olá André, bom dia. Na internet tem muitos vídeos com pessoas com boa intenção, (muitas destas só para ganhar dinheiro), mas no seu caso é profissionalismo mesmo. Agradeço.
Excelente vídeo André sempre identificava os cabos de mesma cor mas de outro jeito, perdia muito tempo, o seu é mais prático e rápido, muito obrigado por compartilhar os seus conhecimentos.
Valeu eu ese cara sabe teste comutilmetri
O jeito mais rápido e prático é:
1- arranje um pedaço de cabo ou um cabo-guia que tenha pontas de metal, que alcance os 2 locais que vc precisa verificar a continuidade, escolha um dos cabos e emende o pedaço de cabo/guia que vc arranjou, leve a ponta não emendada para o local que vc quer testar, emende na ponta de um dos cabos do multímetro (em continuidade),com a outra ponta do multímetro vá testando cabo por cabo até dar continuidade... identifique as 2 pontas que deram continuidade e prossiga até identificar todos os cabos.
Simples e fácil.
Fiz na prática aqui em casa e deu super certo..aprendendo na prática aqui em casa..tipo esse eng. Elétrico e fera..
Muito inteligente. Eu já teria pego outro cabo pra fazer uma extensão na ponta de prova. Heheh
Eu pensei a mesma coisa kkk
Ou então usar o terra pra fazer o ponto a ponto rs
Também funciona!
eu tbm faço isso, muito mais rápido e fácil
Eu também faço isso pq ganho mais tempo
nao e que seja mal feito ou mal organizado , estou reformando minha estalaçao , e estou colocando dr , dps , mais so conssegui compra 2 cores de fio o azul e o vermelho , nao comprei o verde porque o dinheiro acabou , minha vontade e que ficasse tudo como manda as normas , mais nem tudo e como queremos , e sim como Deus quer , valeu te admiro muito assisto muito seus videos !
Grande chará,uma ótima explicação,sem deixar dúvidas,grande abraço do amigo.Cezário
Nossa!Esse canal mudou muito.Vou ser sincero antigamente não conseguia entender nada, Instrutor falava muito rápido, agora esta muito didático. Não consigo parar de aprender Parabéns!
Bom dia .
Eu faço esse esquema diferente, eu escolho o cabo que quero indentificar coloco um conector para cabo de dóis fios.
Então ... Esse conector e só para segurança ,p não ficar muitos fios energizado ,com perigo de encostar. Ligo uma fase no fio que quero indentificar .
Vou até a outra ponta, com uma chave de teste , e pronto.
Lembrando nunca fazer isso com fase e neutro.
Pensei exatamente desta forma, energizo um único na fase, e do outro lado procuro ele, há um risco de choque, pq o mundo ideal é fazer tudo desenergizado, mas creio até ser mais pratico.
ótimo vídeo. Faz um vídeo ensinando a colocar cabo grosso em tomada porque as vezes os cabos são muito grosso e dificulta a instalação por não passa nos bornes das tomadas.
Uma técnica simples, porém de grande relevância!
Em cada um ovo aprendizado e melhoramento. Levando em consideração um marinheiro de primeira viagem.
BACANA DEMAIS
EU USAVA UM ROLO DE CABO POR FORA PQ NUNCA PRECISEI DE LONGAS DISTANCIAS ENTAO ESTICAVA O CABO E FAZIA O TESTE DE CONTINUIDADE
MAS DESSE JEITO E BEM MAIS SIMPLES
acho que é mas prático. valeu
Tb fiz isso, mas há outra maneira, q evita este vai e vem q o método do vídeo exige, podemos usar qualquer fonte, pilha ou bateria e afins cuja corrente seja contínua e já encontrar a polaridade desejada, ligando nas pontas dos fios, da caixinha 1, aos polos positivo e negativo da pilha e na caixinha 2, testar com o multímetro na função voltimetro, na escala adequada a tensão da pilha, se está com a polaridade correta ou se está invertida (aparecendo o sinal negativo " - " antecedendo o valor absoluto).
Eu tambem faco com um rolo de cabo
Gabriel de Freitas Coelho Carre que boa ideia não tinha pensado nisso
Valeu
@@gabrieldefreitascoelhocarr9556 🧠
Boa aula uma boa ideia também é injetar um sinal em cada ponta de fio e medir com seguidor de sinal na outra caixa de tomadas.
André,
Costumo usar para identificar os fios nas instalações onde não identificação, o localizador de cabos normalmente utilizados para telefonia spartec ghi-500.
Como faço isso?
Vou ao circuito (cabo) que preciso identificar, instalo o aparelho ( gerador de ruído ), e busco o de está chegando aquele circuito ou fio. Esse procedimento é muito parecido com o identificador de circuito EM419A.
Para isso o circuito precisa está desenergizado e para aumentar o ruído, caso queira um determinado cabo, devemos fixar uma garra jacaré no cabo desejado e a outra em outro cabo aleatório ou no aterramento, assim o ruído para identificar o cabo fica perfeito.
Tenho um muito bom com esse procedimento, de tempo e financeiro. Pois, como sabe, para "bater circuito" sozinho ou com tubulações cheias de cabos é terrível.
Obs:
No procedimento outros cabos sofrerão a influência do ruído, porém, utilizando uma referência ou o terra, fica super nítido qual cabo realmente é o que buscamos.
Espero ter ajudado e se puder testar e fazer um vídeo sobre esse assunto, creio está contribuindo para agilizar o trabalho de nossos colegas de profissão, por se tratar de um dispositivo de baixo custo.
Objetivo e funcional... Simples, rápido e fácil! Obrigado pela explicação.
Excelente video André, mim ajudou bastante. Um abraço.
E so testa com um fio fase energizado
Aos poucos vou aprendendo e vire e mexe volto aqui para dar uma olhada, bacana mesmo!!!
As vezes o cliente não quer gastar com rolos de fios de cor diferente, aí pro eletricista não perder o serviço ele faz assim, nem sempre é pq o cara não tinha noção de cores e padrões...
Isso é verdade, cliente não quer gastar, ou as vezes quer aproveitar uma fios que já tinha em casa, aí para o eletricista não perder o serviço faz assim mesmo, só que pra facilitar o eletricista poderia pelo menos marcar os fios com fitas colorida pra ajudar...
@@gilmarlima1173 nesse caso de orçamento apertado, identificando os cabos com fita seria uma saída aceitável? O profissional ao fazer isso ele deixaria de ser profissional? Apenas essa dúvida
@@jjvieiraandrade o eletricista por estar identificando os condutores com fitas coloridas , já mostra que é um bom profissional , pois esta trabalhando dentro das normas , mesmo tendo poucos recursos....
Eu dou iniciante e essas dicas e vídeos já se tornaram um grande aprendizado para mim. Grato.
Em Portugal utilizamos as cores de fase ,preto, castanho e cinzento , o azul no neutro e verde para o terra:Embora o sistema de cor para as fases seja diferente, não invalida a segurança implementada nas instalações eletricas com os aparelhos adequados aos circuitos.
Isso aí!
Na época que fiz um curso no SENAI, não era obrigado a ter fio de cada cor. Ensinava-se a marcar com cortes nas respectivas pontas de cada fio, de acordo com a função, antes de passá-lo no conduíte. Por exemplo, fase deixava sem corte algum, neutro com um corte, retorno com dois cortes, e assim por diante. Funcionava muito bem dessa maneira.
muito legal seus vídeos!
Não sou eletricista... Sou um curioso que adora mexi com multímetro... A minha dúvida durante o vídeo foi respondida justamente no final... "Tel que estar tudo desenergisado" kkkk, show professor.
Excelente dica......
Bom dia Andréa aqui na minha cidade de Petrópolis Estado do Rio de janeiro no SENAI daqui eu aprendi que o amarelo era sempre volta
Muito bom a dica, mais a maioria do pessoal tem o multímetro simples de 30 reais rsrsrs
Eu tenho um multímetro que paguei 16,00 e tem o bip, mas se caso não tiver o bip, o cabo que for correspondente ele vai zerar no multímetro
Todos dos multímetros tem o bip ou sinal luminoso de continuidade.
Tive que fazer isso na instalação de bóias automáticas de caixa d'água e cisterna, morria e não sabia que já tinha noção. Parabéns.
show de bola.
Show André. Pessoal eu trabalho com um cabo unifilar de 15 m. com pequenos jacarés nas pontas onde é possível checar pontos distantes. Tive uma boa experiência usando esse sistema onde encontrei o cabo que energizava uma tomada sem passar por um disjuntor.
Reforço a colocação do André:
SÓ FAÇAM ISSO COM A REDE DESENERGIZADA!
Grande abraço a todos.
Deus os abençoe.
Top cara! Parabens
Dica flash, de ouro. Parabéns.
O problema é que a maioria só pode comprar um rolo ou no máximo dois , devido às condições financeiras...
Estou falando do povão...🇧🇷🇮🇱🇺🇸
Show de bola. Dica excelente . Parabéns
Não sei pq alguém dá negativo ao vídeo em uma dica dessa, boa e superimportante para usuários leigos. Parabéns ao canal!
Eu tô começando a estudar elétrica nesse fim de ano... É uma área interessante, mas que ainda não tive a oportunidade de estudar a fundo. Belíssimo vídeo!
LEMBRE-SE é umas das profissões mais concorridas que existe.
Muito bom André. Não sou eletricista e acompanho o canal porque estou com obra em casa, mas vc faz a eléteica parecer muito mais fácil!
Salve professor e comunidade
Trabalho no ramo de informática, e recentemente adquiri um detector de cabeamento, RJ 45 ou RJ 11.
O equipamento veio com um clipe jacaré, e usando a função Scan ( que serve pra identificar o cabo no Path panel) notei que em circuito deszenergizados posso utilizá-lo para identificação do cabo de energia também.
Essa descoberta me abriu dúvidas e possíveis aplicações.
Fantástico, o que sempre quis saber explicado de uma forma exemplar, gratidão
André Boa noite a um tempo a traz fiz um comentário no canal do Leônidas que eu peguei uma instalação que usaram o cabo verde para o fase fui ustilizado por um seguidor dele que disse que pelo meu comentário eu era amador e o senhor Leônidas concordou co o seguidor dele pois na se manifestou
Muito bom mesmo, sou apenas um curioso, mas gosto muito de parte elétrica, e essa eu não sabia, vai me ajudar muito... Parabéns mostrando o que sabe para quem não sabe nada. São poucas pessoas que consegue fazer isso.
parabéns pelo vídeo adorei a dica e eu que sempre achei que a cor preta seria sempre negativo.
Boa noite Sr. André Mafla, fico feliz em assistir os vídeo que você passa sobre Elétricidade, algumas duvidas eu tiro e aprendo, eu não tenho voltímetro, se você estiver algum de segunda mão e não estiver usando eu aceito, fico grato desde já.
Hoje aprendi muito com vc... obrigado.
Muito bom, entendi muito melhor do que em outro canal que eu havia assistindo. Alem do padrão, é muito importante também da dicas e macetes, e vc fez isso, obrigado.
Incrível sua sabedoria na identificação dos fios brancos com "risquinhos". Muito bom mesmo. Me surpreendeu. Parabéns.
muito boa dica . maneira rápida e pratica de descobrir e o melhor que podemos fazer sozinhos
Muito boa a dita eu uso isso para teste de qualaquer tipo de cabos de telefonia rede e cftv para ver se o cabo nao esta quebrado
Para idebtificar cabos de energia eu uso a ponta de prova ou cabeta de teste para saber qual e o neutro qual e o fase
muito obrigado pela atenção desculpe a pergunta e que esto começando agora muito bom o canal de vocês valeu
Isso facilita a vida de qualquer eletricista! Show de conhecimento.
Essa dica é de ouro, muito boa
Engehall é o melhor canal de elétrica!
Eu ProfEssor.perto de mim o senhor e um meuleque.mas um grandão na sabedoria.valeu mta.proft.
O retorno também era para tem uma cor específica. Eu particularmente uso amarela! Parabéns pelos vídeos!
Eita André Mafra , essa dica Fleche realmente foi top .
Parabéns !!!
Isso é um desafio na vida do eletricista que está iniciando!
Top essa dica , sempre faço pra identificar os cabos!!
Legal! Os eletricistas que eu conheço sempre trabalham com o Disjuntor ligado e identificam os fios só na chave teste mesmo, são malucos. Não tem como não falar mal de um eletricista que não segue padrão de cores de fios né, mas muitas das vezes é culpa do proprietário do imóvel que compra errado e pede pra fazer assim mesmo.
Uma da melhores dicas que eu já vi👏🏻oq eu fazia era energiza com a extensão um por um kkk agora não precisa mais.👊🏻
Boa noite, assisti seu vídeo e gostei muito não sou do ramo mas gostei muito, bem explicado e acabei de me inscrever thank so much my friend.
Top, fazendo o curso e acompanhando os vídeos das duvidas relatadas ao mesmo.
Gostei dá sua dica de identificar os fios.
Aprendi muito Parabéns.
Hahaha. Que legal. Bao entendo nada dessa área, mas minha vontade de aprender robótica vai me empurrando, e seu canal ajudando. Obrigado!
Muito 10 gostei muito desse jeito para identificação dos fios abçs.
Show de bola! Com essa dica fica facil saber qual dijuntor é do medidor do quadro de medição
Boa dica. Faltou avisar pra só fazer esse teste com todos os cabos desligados! Senão vai ter gente dando curto...
eu vi um cara com um aparelho que se chama identificador de cabos, esse com o multímetro é bom também !
ola andré blza, muito interessante suas video aulas sou técnico em eletrotécnica, nesses casos pode ser usado também o localizador de cabos que a depender do caso fica mais prático e também em casos de fio que começa de uma cor passa por uma caixa de passagem que em alguns casos não tem acesso, terminando com fio de outra cor!!lembrando que a rede deverá sempre está desligada!!abraços!!!
isso vai me ajudar semana que vem quando for colocar o ventilador de teto, os fios estao todos verdes
Dica simples e show de bola.
pabens pelos videos eu sou aluno do isfc de Santa Catarina do çurso eletrotcnica
Em 2021 e adoro esse vídeo. Orgulho de ter meu certificado Engehall
Nossa eu faço instalação para min até dentro de casa e em motores elétricos seus vídeos estão me ajudando muito
são bem fáceis de aprender
Parabéns
Parabéns pela dica. Outra que seria útil é identificar o neutro e a fase.
Legal, mas depende de todos as extremidades saírem no mesmo local, o que não ocorre neste tipo de instalação (padrão nbr-pedricista) que exemplificou, pois vai saber onde sai, rs.
Estou com a idéia de carregar um rolinho de cabo 10/15m - 1mm com capa de silicone (bem maleável) pra servir de auxílio pra descobrir qual é o fio com ajuda do multímetro, mais este método d seu vídeo, muito bom e já registrado!
Abraço!
E Melhor um rolo maior, tem canto que é uma distancia enorme rsrsrs
Eita, é bem mais simples do que ue esperava!
Parabéns brother , só hj vi seu vídeo e valeu muito apena .
suas dica são muito bons
André eu ando sempre com um rolo de fio 1mm para não ficar indo e voltando para testar cômodos longe e uma dica e obrigado por sempre nos ajudar.
Parabéns André ótimo método estou há 1ano no mercado e está dica me ajudará muito !!
Vc é monstro na elétrica mano
Parabéns amigo, melhor professor que já vi
Valeu André ...muito prático .
Mesmo a as instalações entrando com as cores padrão NBR, temos que verificar mesmo assim,.pois sabe-se lá quem fez está ligações, não é mesmo? Mesmo sendo vice quem fez elas em um residência no padrão NBR, pois pode ser que alguém possa ter ido lá mexido nós cabos para alguma outra manutenção. Eu não sou eletricista profissional, refiz toda a instalação da minha casa nos padrões NBR, inclusive nas bitolas das emendas e derivações, e ainda a montei um QDC que não tinha na casa. Falei sobre as cores para alguns eletricistas colegas meus e alguns outros vendedores de casas especializadas sobre as cores e muitos falavam que era bobagem isso de você implantar as cores certas no sistema. Vai entender.
Muito bom espero que twnha mais vídeos com mais dicas
Bom dia irmão, show de bola essa dica já vou colocar em prática