@@bonifacio3786-s7o Na verdade, a explicação do professor foi, mesmo a melhor explanada dentre todas que já assisti até o momento. Este não é um assunto fácil de entender e a maioria dos instrutores não explica com clareza e com esse grau de detalhes. Não se sinta mau por não poder transmitir o conhecimento, também dessa forma. Aprimore-se a cada dia mais e um dia vai também receber elogios sinceros pelo seu bom trabalho.
@@mfelipesilva861 Primeiro o cara diz que não precisa usar nenhuma tabela, porém no decorrer do vídeo ele mesmo consulta diveras tabelas da NBR-5410 que NESSE CASO HIPOTÉTICO pra nada serve. Ele efetuou um monte de cálculo sem necessidade alguma para chegar a uma conclusão trivial que todo eletricista experiente já sabe. Para você isso é maravilhoso porque você é inexperiente e amador, e se um outro bunda rachada postar aqui no youtube levantando a mesma situação hipotética só que ao invés de usar a aritmética ele aplicar uma equação com integral e derivada provavelmente você então vai querer arriar as calças. Já dizia o saudoso Bezerra da Silva : " O otário é a imagem do cão". Não pense que você vai conseguir fazer isso numa obra, principalmente em instalação predial simples.
@@bonifacio3786-s7o quanto a ideia de que "todo eletricista experiente sabe", não sei bem se sabe sempre sabe. Ainda assim, nem todo eletricista é experiente, mas se domina tão bem, as técnicas da eletricidade, porque está procurando tutoriais de colegas e professores? Quto a contradições como o uso ou não de tabelas que certamente é resultado de uma de expressão não muito boa, é sério que vc condenaria essa aula só por isso? porque, mesmo vc está aqui?
Impressionante a velocidade e ao mesmo tempo a clareza com que consegue explicar um assunto tão complexo. Ganhou um fã e seguidor professor, já assisti a 3 vídeos em sequencia com o mesmo auto nível! Parabéns e gratidão!
Isso é fundamental, eu fiz o curso de eletricista faz pouco tempo, tenho muita dificuldade com matemática, mas sempre procuro saber, pra executar um bom serviço ! Video de engenheiros ajudam muito.
vdds... gostei lembrei quando estava fazendo curso... para eletrecista predial... esses calculos são essencial p\ todos eletrecista.. proficional na pratica
Excelente vídeo, repeti umas vinte vezes, mas consegui entender. sou idoso. parabéns pela didática, utilizando amostragem, simulando caso real. Que Deus o abençoe. Muita Saúde, Paz, e Prosperidade. 👍👍👏👏🙏🙏
Caralho MUIITO FODA MESMO. Realmente, todo dia aprendo. Eu sempre usei aquela fórmula geral de Potência : pela tensão resultado é a corrente que vezes 1,25 é o DJ. Isso, porque cada ou apto, NÃO LEVA FATORES de correção de temperatura. As vezes um Fca, mas, pouca coisa que não influencia
Explicação bastante didática. O professor está de parabéns por repassar o conteúdo de uma forma tão organizada. Indico esse vídeo para qualquer profissional da área.
Cara,fiz o curso técnico Eletrotécnico e desconheço esse cálculo,aprendi aqui o que não aprendi em sala de aula, ganhou mais um inscrito,parabéns professor,vou salvar essa aula
Rapaz, que explicação maravilhosa, gostei muito da aula. Esse vídeo é fundamental para nós eletricistas que necessitamos executar o dimensionamento corretamente segundo a NBR 5410. Professor, muito grato pelo o vídeo.
Como eu gostaria q tivesse um professor como vc no curso de eletrotécnica q eu fiz, vc resumiu de uma maneira bem mais facil vc ganhou mais um escrito .Parabéns nota 10
Cara você é o melhor professor que já vi ao menos sobre esse assunto aqui no UA-cam. Que cálculo perfeito mano. Com esse cálculo, protejemos de fato o cabo, e o disjuntor, sem "achismos". Muito top mano! Está de parabéns! 👏👏👏 Ganhou mais um inscrito. 😁
Só agora cheguei no seu canal. Você deu um show! Conhecimento e didática perfeita! Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Deus te abençoe.
Muito top, fui incumbido da responsabilidade de dimensionar os disjuntores do retrofit da obra da academia de onde trabalho, essa aula está clareando muita coisa, obrigado!!
Os comentários de quem já assistiu falam por si. Excelente apresentação! Didática impecável! Não sou profissional da área, mas com essa aula até mesmo pessoas sem nenhum conhecimento especializado conseguem aprender. O importante é que o objetivo maior não é só "ensinar como fazer", mas oferecer conhecimento técnico aprofundado para entender a linguagem dos profissionais. Cumprimentos ao professor! Nos revele seu nome para facilitar a procura na Web.
Me tire uma dúvida, esse valor de 1,45 é de quê? Na parte na qual você utiliza a corrente corrigida do cabo e a de sobrecarga do disjuntor. Aula bem didática, me ajudou a entender bem como é feita essa dimensão. Grato!
Cara parabéns, eu vi muitos vídeos, e não se compara ao seu, por curiosidade eu vi seu vídeo e é exatamente como um professor que tive que se chama Mello até parece que vc aprendeu com ele kkkk resumindo vc tem conhecimento gosta do que faz e passa o seu conhecimento pra frente sem medo, nosso país precisa de pessoas igual a vc e o professor Melo 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Uma pergunta não tão sobre esse assunto , mais gostaria do sua opinião e ajuda ... Quando já se tem a fiação e circuitos todos prontos na laje , e se resolve fazer rebaixamento de gesso e colocar algums novos pontos de luz no cômodo dicróicas luminárias de embutir etc , . Eu preciso passar a fiação dentro de mangueiras corrugada ou posso deixar a fiação livre para fazer as ligações depois do gesso feito ??
O ideal é passar por eletrodutos corrugados, pensando em futuras manutenções, pois caso precisar trocar os cabos os eletrodutos já estarão no local certo, sem precisar abrir o gesso.
Recém conclui o curso de eletricista e essa didática me deixou mais claro a forma de fazer o dimensionamento de cabos e de disjuntores. Obrigado por compartilhar um conteúdo tão assuntador de forma "suave" quem tem vontade de aprender.
O Disjuntor deve atuar em 1 hora no máximo para uma corrente de 1,45 a sua In. No caso mostrado, o disjuntor deve atuar no máximo em 1 hora para a corrente de 40 x 1,45 = 58 A. O cabo deve ser capaz de suportar uma corrente de 1,45 x Iz, ou seja, 1,45 x 49,59 = 71,9 A durante 1 hora, sem danificar. No caso proposto o Disjuntor irá atuar em no máximo 1 hora para a corrente de 58 A, então o cabo estará protegido. Para correntes maiores que 58 A o Disjuntor atuará antes de 1 hora.
Mas é mesmo, eu que moro em cidade pequena sei bem como, geralmente é uma pessoa que era servente de obra ou algo do tipo e foi apreendendo observando e por tentativa e erro.
*Inacreditável! O kabra fala no início do vídeo que não se deve depender de tabelas e aplicativos para saber dimensionar o número do cabo e do disjuntor, que ia ensinar como calcular sem as tabelas e aplicativos, mas tudo que ensinou foi usando tabelas. Durma com um barulho desse e diga que dormiu bem.*
Realmente, esse cara é fera. Que gosto dá em ouvir pessoas inteligentes e técnicas. Parabéns, professor. Imagino os alunos formados por esse professor em curso de eletricista instalador, certamente, eles seriam confundidos com engenheiros.
Aproveito para informar que esta é a primeira vez que vi um material didático e objetivo. Excelente trabalho, contribuindo para o crescimento profissional, parabéns!!!!
@@eletricidadeonline Padrão do que? Perceba que tem um monte de questionamentos sobre esse valor de 1.45 nos seus comentários. Deveria fixar para melhor entendimento. Do restante ótimo vídeo, ganhou um seguidor!
@@rodrigoc6319 É 1,45 devido a curva de um disjuntor referente a mínima sobrecarga dele, para que ele desarme em 1 hora. Varia de 1,13 a 1,45, logo, pegamos o de 1,45, pois é maior. Neste caso o disjuntor desarmaria pela questão de temperatura. Mas resumindo, 1,45 se deve ao fato da curva de acionamento do disjuntor.
Na moral, no minimo uns 95% das casas do Brasil possuem uma rede monofásica ou bifásica com um disjuntor lá no poste onde entra o padrão, e do poste vem num fio de 4mm ou nos mais chiques um fio de 6mm, que atravessam a casa de uma ponta a outra, e desses fios são derivados fios pra iluminação, e todo o resto. Aterramento não existe, e funciona.
Quando estudei em vários cursos que fiz, o fator de segurança do desarme do Disjuntor, era: (1.25) Que aprendi. E agora: tenho que mudar pra 1.45???? ou continu-o usar os 1.25 que aprendi????????? Aguuardo uma resposta.
Luxo esse e um assunto muito importante na área elétrica pois muitos ficam perdidos principalmente no cálculo da sessão transversal do condutor 👏👏👏 parabéns nota 1000
Não entendi. Vc disse que não precisa de tabelas, inclusive fez críticas, mas durante todo o video fez uso de diversas tabelas. Eu entendo que não existe atalhos
Não disse sobre não usar tabelas, aliás, as tabelas que consultei são da NBR5410. O que quis dizer é que muitos não sabem realizar esses cálculos, e só usam tabelas prontas de dimensionamento de cabos, ou aplicativos que realizam todos esses calculos. Alias as tabelas que consultei da 5410, são dados para efetuar os calculos, e não prontos para uso!
APROVEITE!!!
CURSO ELETRICISTA INSTALADOR COMPLETO ! PRÉ LAÇAMENTO:
eletricidadeonline.com.br
Até me custa a acreditar que após 2 semanas de pesquisas e vídeos assistidos encontro, finalmente alguém que pôde ser tão claro e completo.
KKKKKK ON...HIHONNKKK
Caramba, você é um excelente puxa-saco, deve ter começado desde novinho na arte de babar ovo.
@@bonifacio3786-s7o Na verdade, a explicação do professor foi, mesmo a melhor explanada dentre todas que já assisti até o momento.
Este não é um assunto fácil de entender e a maioria dos instrutores não explica com clareza e com esse grau de detalhes. Não se sinta mau por não poder transmitir o conhecimento, também dessa forma. Aprimore-se a cada dia mais e um dia vai também receber elogios sinceros pelo seu bom trabalho.
@@mfelipesilva861 Primeiro o cara diz que não precisa usar nenhuma tabela, porém no decorrer do vídeo ele mesmo consulta diveras tabelas da NBR-5410 que NESSE CASO HIPOTÉTICO pra nada serve. Ele efetuou um monte de cálculo sem necessidade alguma para chegar a uma conclusão trivial que todo eletricista experiente já sabe. Para você isso é maravilhoso porque você é inexperiente e amador, e se um outro bunda rachada postar aqui no youtube levantando a mesma situação hipotética só que ao invés de usar a aritmética ele aplicar uma equação com integral e derivada provavelmente você então vai querer arriar as calças. Já dizia o saudoso Bezerra da Silva : " O otário é a imagem do cão". Não pense que você vai conseguir fazer isso numa obra, principalmente em instalação predial simples.
@@bonifacio3786-s7o quanto a ideia de que "todo eletricista experiente sabe", não sei bem se sabe sempre sabe. Ainda assim, nem todo eletricista é experiente, mas se domina tão bem, as técnicas da eletricidade, porque está procurando tutoriais de colegas e professores?
Quto a contradições como o uso ou não de tabelas que certamente é resultado de uma de expressão não muito boa, é sério que vc condenaria essa aula só por isso?
porque, mesmo vc está aqui?
Não sou eletricista, apenas um curioso, e ficou CLARISSIMO! Parabéns!
Cara trabalgo na area tem uns 25 anos e nunca vi uma explicação super detalhada desta show vc e o cara
Ufa!!! Finalmente encontrei um professor que claramente explicou tudo sobre dimensionar cabo e disjuntor.
Impressionante a velocidade e ao mesmo tempo a clareza com que consegue explicar um assunto tão complexo. Ganhou um fã e seguidor professor, já assisti a 3 vídeos em sequencia com o mesmo auto nível! Parabéns e gratidão!
Isso é verdade
Excelente! Esse vídeo é a explicação pratica da frase "Faça a coisa certa!" . Parabéns!
Obrigado
O que esse cara consegue passar pro aluno assuntos complexos de forma clara e fácil de entender é impressionante...
Isso é fundamental, eu fiz o curso de eletricista faz pouco tempo, tenho muita dificuldade com matemática, mas sempre procuro saber, pra executar um bom serviço ! Video de engenheiros ajudam muito.
Boa noite, explicou muito bem, só faltou explicar de onde vc tirou 1,45 e o valor da queda de tensão.
o calculo de 1.45 esta na norma NBR 5410 5.3.4.1 coordenação entre condutores e dispositivos de proteção.
mas especificamente da curva de disjuntores que o limite de atuação é de 1,45 a sua corrente nominal.
Traduzindo: A tolerância de sobrecarga do seu circuito é de 45% acima da corrente especificada, tanto para o condutor quanto para o disjuntor.
vdds... gostei lembrei quando estava fazendo curso... para eletrecista predial... esses calculos são essencial p\ todos eletrecista.. proficional na pratica
Excelente vídeo, repeti umas vinte vezes, mas consegui entender. sou idoso.
parabéns pela didática, utilizando amostragem, simulando caso real.
Que Deus o abençoe. Muita Saúde, Paz, e Prosperidade. 👍👍👏👏🙏🙏
nunca e tarde para se aprender,parabéns.
Caralho MUIITO FODA MESMO. Realmente, todo dia aprendo. Eu sempre usei aquela fórmula geral de Potência : pela tensão resultado é a corrente que vezes 1,25 é o DJ. Isso, porque cada ou apto, NÃO LEVA FATORES de correção de temperatura. As vezes um Fca, mas, pouca coisa que não influencia
Sem dúvida nenhuma, o melhor canal e a melhor aula teórica.
Sem propaganda de marcas e sem mi-mi-mi.
Parabéns professor!
A MELHOR explicação que vi até agora.... muito obrigado!
Explicação bastante didática. O professor está de parabéns por repassar o conteúdo de uma forma tão organizada. Indico esse vídeo para qualquer profissional da área.
Parabéns pelo vídeo. Suas explicações são fáceis de compreensão. Pois vc explica pausadamente, o que facilita o entendimento.
Cara,fiz o curso técnico Eletrotécnico e desconheço esse cálculo,aprendi aqui o que não aprendi em sala de aula, ganhou mais um inscrito,parabéns professor,vou salvar essa aula
Continue desse modo ganhou um fã assiduo. Obs nem todo mundo tem sua capacidade de conhecimento igual a voce vai devagar que o santo e de Barro
Rapaz, que explicação maravilhosa, gostei muito da aula.
Esse vídeo é fundamental para nós eletricistas que necessitamos executar o dimensionamento corretamente segundo a NBR 5410.
Professor, muito grato pelo o vídeo.
Caramba ñ entendo nada de eletricidade mas com uma explicação dessa entendi tudo... 👏🏾👏🏾👏🏾👍🏽👍🏽
Como eu gostaria q tivesse um professor como vc no curso de eletrotécnica q eu fiz, vc resumiu de uma maneira bem mais facil vc ganhou mais um escrito .Parabéns nota 10
Fazendo curso no senai não consegui compreender muito, mais agora com essa aula facilitou muito, gratidão.
Parabéns, estou começando no mundo da eletrica e isso me ajudou muito
Seus vídeos me ajudaram muito. Recentemente concluir um curso de eletromecânica no IF, peguei meu primeiro projeto elétrico.......
Levei um semestre na faculdade pra tentar entender algo que você explicou em 5 min! Parabéns e Obrigada!
A melhor aula sobre dimensionamento de cabos e disjuntores do You Tube!! Obrigado!
Levei 4 meses Para aprender isso. Aí chega esse mestre e ensina tudo claramente em 15 minutos.
Boa noite abençoado 👏👏👏 show vou acabar ficando louco 🤭 de tanta conta,mais vale a pena! Excelente. Agora aprendi de verdade.
Gostaria de poder dar 1.000 likes.
Muito obrigada. Deus te abençoe.
Muito bom essa aula... a elétrica realmente é pra quem respeita a arte... Sou amante da área.
Parabéns professor, nunca assisti uma aula tão explícita, muito obrigado!
Parabéns! Muito didático e entregou muita informação a todos que desejam aprender.
Cara você é o melhor professor que já vi ao menos sobre esse assunto aqui no UA-cam.
Que cálculo perfeito mano.
Com esse cálculo, protejemos de fato o cabo, e o disjuntor, sem "achismos".
Muito top mano!
Está de parabéns! 👏👏👏
Ganhou mais um inscrito. 😁
BaBa
Parabéns costei da espricação
Parabéns pela didática e clareza das explicações.
Só agora cheguei no seu canal. Você deu um show! Conhecimento e didática perfeita! Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Deus te abençoe.
sua explicaçao foi a melhor que achei
Valeu, obrigado.
Professor, que aula perfeita !
Parabéns pela dedicação !
Hoje são 02/12/2023 e precisei revisar esse assunto... Foi simplesmente fantástico tua didática e conhecimento. Parabéns !!!!
Sempre é bom ter uma aula inovadora!
Parabéns meu amigo pela aula top.
Meu amigo, vc é um excelente profissional e professor! Parabéns!
Conhecendo o canal agora.
Gostei da explicação neste vídeo.
Inscrição e like garantidos.
Muito top, fui incumbido da responsabilidade de dimensionar os disjuntores do retrofit da obra da academia de onde trabalho, essa aula está clareando muita coisa, obrigado!!
Assistindo esse vídeo chegamos a conclusão que tudo na vida é matemática...excelente aula. Obrigado
Exato. "A matemática é a linguagem mais próxima da linguagem de Deus que nós temos!"
Nossa cara!
Tudo muito fácil mesmo!
Da pra aprender tudinho em apenas, apenas 15 minutos mesmo!!!
Ótima explicação! Sucesso no canal!
Os comentários de quem já assistiu falam por si. Excelente apresentação! Didática impecável! Não sou profissional da área, mas com essa aula até mesmo pessoas sem nenhum conhecimento especializado conseguem aprender. O importante é que o objetivo maior não é só "ensinar como fazer", mas oferecer conhecimento técnico aprofundado para entender a linguagem dos profissionais. Cumprimentos ao professor! Nos revele seu nome para facilitar a procura na Web.
Me tire uma dúvida, esse valor de 1,45 é de quê? Na parte na qual você utiliza a corrente corrigida do cabo e a de sobrecarga do disjuntor.
Aula bem didática, me ajudou a entender bem como é feita essa dimensão. Grato!
o cálculo de 1.45 esta na norma NBR 5410 coordenação entre condutores e dispositivos de proteção NBR 5410 5.3.4.1
Parabéns pelo detalhamento dos cálculos e as correções do mesmo cálculo.
Show mestre!
Parabéns meu amigo sou de porto seguro bahia gostei do seu vídeo sou elétricista a 18 anos muito obrigado gostei dos seu vidio parabéns
Daí calculamos tudo isso, passo o cabo de 10mm e o cliente compra o chuveiro e o mesmo v com os cabos de 4mm...
🤔
ótima explicação, gostei muito da aula, mas eu tenho uma dúvida, de onde vem esse 1,45?
Eu tô me perguntando até agora. Vou me desinscrever, simples assim.
Ele respondeu em um comentário anterior, é um valor padrão!
1,45 é uma constante para calcular o percentual de tolerância da capacidade do cabo ou do disjuntor.
o cálculo de 1.45 está na norma NBR 5410 coordenação entre condutores e dispositivos de proteção NBR 5410 5.3.4.1
Cara parabéns, eu vi muitos vídeos, e não se compara ao seu, por curiosidade eu vi seu vídeo e é exatamente como um professor que tive que se chama Mello até parece que vc aprendeu com ele kkkk resumindo vc tem conhecimento gosta do que faz e passa o seu conhecimento pra frente sem medo, nosso país precisa de pessoas igual a vc e o professor Melo 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Uma pergunta não tão sobre esse assunto , mais gostaria do sua opinião e ajuda ...
Quando já se tem a fiação e circuitos todos prontos na laje , e se resolve fazer rebaixamento de gesso e colocar algums novos pontos de luz no cômodo dicróicas luminárias de embutir etc , .
Eu preciso passar a fiação dentro de mangueiras corrugada ou posso deixar a fiação livre para fazer as ligações depois do gesso feito ??
O ideal é passar por eletrodutos corrugados, pensando em futuras manutenções, pois caso precisar trocar os cabos os eletrodutos já estarão no local certo, sem precisar abrir o gesso.
@@eletricidadeonline parabéns pelo trabalho e obrigado pela resposta
@@marcoresende5176 Obrigado!
Uma das melhores explicações sobre o referido assunto. Parabéns pelas execelentes aulas e explicações!
Bom dia blz.
Muito bom o vídeo, mas gostaria de saber de onde saiu o 1,45.
Onde acho essa roseta de cálculo.
Gostaria de saber também, só essa parte do 1,45.
@@criskellinhoalcantara Minha dúvida também !
@@renannoise8412 Ele já respondeu em comentário anterior, é um valor padrão!
@@vilsonalves6693 Valeu!
o cálculo de 1.45 está na norma NBR 5410 5.3.4.1 coordenação entre condutores e dispositivos de proteção.
Parabéns pela explicação clara, rápida e objetiva. Conseguiu resumir e explicar muito bem a teoria.
Cara parabéns que explicação top, eu que sou leigo e caí de paraquedas no vídeo, entendi tudo! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu achei que não sabia , agora tenho certeza ...
Resumindo pague o engenheiro ...KKKKKK
09
🤣🤣🤣🤣
Kkkkk
Recém conclui o curso de eletricista e essa didática me deixou mais claro a forma de fazer o dimensionamento de cabos e de disjuntores. Obrigado por compartilhar um conteúdo tão assuntador de forma "suave" quem tem vontade de aprender.
Só não entendi os 1,45 ? ... É Norma para calculo indicado pela Tabela da ABNT?
Verificar a NBR 5410/2004 sobre disjuntores
O Disjuntor deve atuar em 1 hora no máximo para uma corrente de 1,45 a sua In.
No caso mostrado, o disjuntor deve atuar no máximo em 1 hora para a corrente de 40 x 1,45 = 58 A.
O cabo deve ser capaz de suportar uma corrente de 1,45 x Iz, ou seja, 1,45 x 49,59 = 71,9 A durante 1 hora, sem danificar.
No caso proposto o Disjuntor irá atuar em no máximo 1 hora para a corrente de 58 A, então o cabo estará protegido.
Para correntes maiores que 58 A o Disjuntor atuará antes de 1 hora.
. . ,
@@wilsonaparecidodigiorgio3301 voce é um amigo!
o cálculo de 1.45 está na NBR 5410 5.3.4.1 coordenação entre condutores e dispositivos de proteção.
Exelente aula, gostei, minha área de trabalho e outra porém admiro esse campo de atividade Humana a eletricidade.
olá bom dia professor, só para esclarecer a minha duvida no cálculo final o senhor usa 1.45,de onde saiu esse número?
Ótima explicação!
Mas também fiquei em dúvida sobre como foi definido os 45% de sobrecarga.
@@marcoaqsoares disjuntor suporta 45% de sua corrente nominal.
@@jacksonmelo1704 achei que isso ia depender da classe do disjuntor.
@@marcoaqsoares bom vc falou que não usaria tabela?
@@arnaldooliveira4216 tabela?
Teu poder de síntese é fantástico. Explica muito bem. Obrigado por compartilhar conhecimento conosco!
A maioria dos eletricistas não sabem nem o que é NBR 54.10
💥💥 SÓ SE ELE NÃO FEZ ONCURSO
Parabéns pra vc que sabe disso então
Mas é mesmo, eu que moro em cidade pequena sei bem como, geralmente é uma pessoa que era servente de obra ou algo do tipo e foi apreendendo observando e por tentativa e erro.
Isso é certo...e estão nem ai. Sem fiscalização nas obras novas nada vai mudar
Eletricista não é obrigado a saber desses cálculos, isso já é pra um projetista ou até mesmo um técnico em eletrotecnica
*Inacreditável! O kabra fala no início do vídeo que não se deve depender de tabelas e aplicativos para saber dimensionar o número do cabo e do disjuntor, que ia ensinar como calcular sem as tabelas e aplicativos, mas tudo que ensinou foi usando tabelas. Durma com um barulho desse e diga que dormiu bem.*
Meu amigo blz? Me tira uma dúvida..., se em um chuveiro 127 eu colocar uma resistência de 220, ele vira 220 ? ( Podeira colocar duas fases nele?)
Sim pode. Tem que transformar o 127v da rede em 220 volts.Ou seja tirar o fio do neutro e ligar na outra fase,fazendo o 220 volts.É até melhor.
Vídeo aula de grande valia...! Parabéns por compartilhar seus conhecimentos...!
Boa tarde, mestre;
Esse 1,45 que vc, colocou para tirá a prova real?
Não. É pra considerar uma sobrecarga de 45% do valor nominal.
Realmente, esse cara é fera. Que gosto dá em ouvir pessoas inteligentes e técnicas. Parabéns, professor. Imagino os alunos formados por esse professor em curso de eletricista instalador, certamente, eles seriam confundidos com engenheiros.
Obrigado.
Beleza!! Parabéns!!! Não sou eletricista, mas deu para entender tudo.
Aproveito para informar que esta é a primeira vez que vi um material didático e objetivo. Excelente trabalho, contribuindo para o crescimento profissional, parabéns!!!!
Excelente aula professor, obrigado. A galera implora ... de onde saiu o 1,45 ?
norma NBR 5410:coordenação entre condutores e dispositivos de proteção NBR 5410. 5.3.4.1
Que aula maravilhosa eu não me canso de assistir
Obrigado.
Cara muito bom Mas passei batido no 1,45
Esse valor é um valor padrão
@@eletricidadeonline Padrão do que? Perceba que tem um monte de questionamentos sobre esse valor de 1.45 nos seus comentários. Deveria fixar para melhor entendimento. Do restante ótimo vídeo, ganhou um seguidor!
@@rodrigoc6319 É 1,45 devido a curva de um disjuntor referente a mínima sobrecarga dele, para que ele desarme em 1 hora. Varia de 1,13 a 1,45, logo, pegamos o de 1,45, pois é maior. Neste caso o disjuntor desarmaria pela questão de temperatura. Mas resumindo, 1,45 se deve ao fato da curva de acionamento do disjuntor.
@@felipealves3999 vdd cada disjuntor tem sua curva de disparo!!! B, C, D.
Na moral, no minimo uns 95% das casas do Brasil possuem uma rede monofásica ou bifásica com um disjuntor lá no poste onde entra o padrão, e do poste vem num fio de 4mm ou nos mais chiques um fio de 6mm, que atravessam a casa de uma ponta a outra, e desses fios são derivados fios pra iluminação, e todo o resto. Aterramento não existe, e funciona.
Parabéns esta aula de explicações, foi ótima apreendida muito.
Bons estudos!
Quando estudei em vários cursos que fiz, o fator de segurança do desarme do Disjuntor, era: (1.25) Que aprendi. E agora: tenho que mudar pra 1.45???? ou continu-o usar os 1.25 que aprendi????????? Aguuardo uma resposta.
Show! Explicação clara e mto objetiva
Parabéns pela didática.
Muito boa a apresentação, muito didática até chegar no fator 1,45; desculpe acho que "boiei" em alguma coisa...
Parabéns! Você consegue, com suas aulas, me entusiasmar em um nível muito alto. Obrigado!
Meu amigo....muito bem, q aula, ficou bem explicado. mas eu não consigo entender de onde vc encontra esse valor 1.45....sera q poderia me responder?
Oq e o 1.45
Eu também to com essa mesma dúvida, eu entendi tudo oq ele disse eu só não entendi da onde ele tirou esse 1.45
o cálculo de 1.45 está na norma NBR 5410 5.3.4.1 coordenação entre condutores e dispositivos de proteção
Aula sensacional, explicação rápida e com muita clareza.
Qm vai usar chuveiro elétrico numa temperatura ambiente de 40c?
É só um exemplo, amigo, pra exemplificar uma carga
Muito bom. Ótimo. Simples. Didático e muito prático.
12:55 eu nem sabia que ainda existia calculadora kkkkkkkkkk , o celular tem tudo já.
Tu não é só bom eletricista é um excelente professor!!! 🎉🎉🎉❤❤❤
Ninguém usa chuveiro elétrico de 7500W na temperatura ambiente de 40 °C.
pode-se ligar para aquecer uma água ou algo do tipo, melhor se prevenir.
É só um exemplo
Luxo esse e um assunto muito importante na área elétrica pois muitos ficam perdidos principalmente no cálculo da sessão transversal do condutor 👏👏👏 parabéns nota 1000
Pelo visto esse cálculo não aprende em curso técnico só em engenharia.
Fiz um curso que ensina esse cálculo de uma forma mais simples, e dá o mesmo resultado. Já tinha visto esse vídeo antes e me assustei um pouco kkk
No Senai ensina
Faetec também ensina.
Ninguém faz isso
Parabéns pelo video, explicou de forma pratica e sem enrolação. Top
Não entendi. Vc disse que não precisa de tabelas, inclusive fez críticas, mas durante todo o video fez uso de diversas tabelas.
Eu entendo que não existe atalhos
Não disse sobre não usar tabelas, aliás, as tabelas que consultei são da NBR5410.
O que quis dizer é que muitos não sabem realizar esses cálculos, e só usam tabelas prontas de dimensionamento de cabos, ou aplicativos que realizam todos esses calculos.
Alias as tabelas que consultei da 5410, são dados para efetuar os calculos, e não prontos para uso!
Tbm entendi assim... 😂
Ele não foi claro, ele quiz dizer que ensinaria a chegar nos valores das tabelas usando calculadora, nbr, fórmulas.
Meu amigo eu fiquei até zonzo com a explicação, mas eu entendi tudo o que quis dizer, obrigado pela explicação!!!!
Com serteza a melhor aula eletrica do yutub
Deu para entender tudo, vou mim escrever no canal para não perde esse conteúdos top.
Concerteza os outros conteúdos são de muita clareza igual a esse.
e eu sempre estive com ele em varias obras e nunca vi essas contas muito boa gostei
Boa noite!
Agradeço por compartilhar o conhecimento, forte abraço!
Roseta de cálculo show de bola maravilha mentor 👍👍👍🙏🙏🙏💪💪💪
Sensacional... Resultado que traz segurança!
Simplesmente o melhor vídeo que eu achei sobre esse assunto! Vídeo pra vida! 😍😉👍
Parabéns professor. Muito top a explicação. Vou levar na carteira essas fórmulas e a calculadora no bolso. Valeu! Deus abençoe grandemente sua vida
Bom kkkk