📜 Referências na descrição! ⚠ Ajude o Rio Grande do Sul: SOS Rio Grande do Sul - sosenchentes.rs.gov.br/sos-rio-grande-do-sul Campanha da Vakinha - www.vakinha.com.br/vaquinha/a-maior-campanha-solidaria-do-rs
Irmãos der uma olhada nos canais.🙏 Eduardo Faria, Lucas Lancaster, Guilherme Freire, Carlos Nougue, Felipe Aquino, Marcelo Andrade, Ana Paula Barros centro Dom Bosco, padre José Eduardo, padre Paulo Ricardo , tv Canção Nova e áudio livro JMJ.❤️ O senhor vai gostar
Irmãos der uma olhada nos canais.🙏 Eduardo Faria, Lucas Lancaster, Guilherme Freire, Carlos Nougue, Felipe Aquino, Marcelo Andrade, Ana Paula Barros centro Dom Bosco, padre José Eduardo, padre Paulo Ricardo , tv Canção Nova e áudio livro JMJ.❤️ O senhor vai gostar
Caraca, uma notação musical com mais de 3 mil anos. Fico imaginando a dificuldade em decifrar os intervalos rítmicos, a melodia, etc. Deve ser um trabalho fascinante.
Irmãos der uma olhada nos canais.🙏 Eduardo Faria, Lucas Lancaster, Guilherme Freire, Carlos Nougue, Felipe Aquino, Marcelo Andrade, Ana Paula Barros centro Dom Bosco, padre José Eduardo, padre Paulo Ricardo , tv Canção Nova e áudio livro JMJ.❤️ O senhor vai gostar
Eu sou musicista, e é bem difícil mesmo, já é difícil ler e entender notação musical do período antes do renascimento, imagine essa notação aí de mais de 3mil anos. Fora que tem várias diferenças de afinação do instrumento usado, q era diferente dos de hoje, e da concepção do som também.
por isso mesmo que, dessas musicas antigas, teremos apenas versões prováveis, pois as informações que faltam serão preenchidas com palpites, claro que os historiadores irão palpitar coisas que fazem sentido com o contexto histórico mas ainda assim acertar exatamente é praticamente impossível.
Há um podcast excelente sobre mitologia grega que se chama Noites Gregas. Ele utiliza essa melodia como tema. Acho q num dos primeiros episódios ele chega a explicar meio por cima essa melodia mas o canal aqui enriquece mto o entendimento. Obrigado, Professor!
Achei muito curioso que uma música mais antiga que conhecemos fala sobre o tempo. É intrínseco do ser humano a tristeza mediante a finitude de nossa vida.
Uma das coisas que acho mais bonitas na humanidade é como a gente muda bastante tecnologicamente, em termos de sociedade, organização etc. mas ainda tem coisas que tanto eu, quanto uma pessoa de 3 mil anos atrás ainda vão gostar, e uma dessas coisas é a música. Não me arrisco a definir o que é a humanidade, mas acho que eu colocaria a música como um dos principais requisitos. Um elo que une as pessoas de 3 mil anos atrás, eu e as pessoas do futuro. Ps.:Eu amo música e sempre tive essa dúvida!
e vc esta certa, musica é frequência, nós somos energias, por isso sentimos tanto a música. Ela pode tanto nos fazer bem quanto mau, depende do que se é ouvido, se mexe tanto no físico como no espiritual....Há coisas ainda a se aprender e buscar....
rapaz, mandei esse vídeo para dois grupos de amigos completamente diferentes (RPG e teólogos) e os dois elogiaram demais seu canal pelo trabalho e qualidade. parabéns pelo vídeo excelente! ganhou um inscrito!
Professor, permita-me sugestão de um mero estudante de pedagogia: qdo fizer referências histórico-geográficas coloque sempre na tela um pequeno mapa indicando a localização, como fez neste vídeo. O público mais leigo, como eu, vai gostar de aprender onde fica corretamente o alto da Mesopotâmia, por exemplo ;)
Tbm gosto quando tem imagem de mapa. Procurar no Google é ruim pq: 1- UA-cam para quando vc sai do app e 2- pra quem assiste na tv ou trabalhando, lavando louça, etc.
Que maravilha, Henrique. MUITO OBRIGADA!!! Assim gritando mesmo, como fã de concerto de rock. Amo a Música de toda minha vida, até de antes de eu ter lembranças. Minha mãe falava de quanto eu ficava calma ou dançava deitada no meu berço sendo bem bebezinha. Claro, sou formada em Música. Toquei piano clássico por muitos anos, mas minha frustração foi não poder fazer Musicologia, essa era minha meta, mas ficou só no desejo. Escutar este vídeo para mim foi algo inenarrável. Obrigada, de novo.
@@henriquecaldeiraExcelente trabalho, professor! Peço que pondere a questão de trazer relatos femininos dos tempos da antiguidade, estou curioso para saber qual era a visão e o pensamento das mulheres da época em diferentes culturas. (Não sei se esta curiosidade faz sentido, inclusive)
Estou pensando aqui... Existem registros arqueológicos de registros arqueológicos? No sentido de povos antigos que já se interessavam e buscavam entender como era a vida daqueles que vieram muito antes deles?
Os que eu conheço são mais míticos. A maioria dos povos tem historias sobre civilizações antigas, porém não são confiáveis, são lendárias. Não era algo como um cuidado científico para conhecer o passado. Um exemplo é o famoso relato de Platão que conta sobre a civilização de Atlântida. Que hoje sabemos que é totalmente mitológica, sem base direta em uma civilização real
Claro, os grecos e os romanos já chamavam o egípcios como os "antigos'. to falando de um periodo do egito bem anterior ao egito que teve relação profunda com a dita grecia.
“Não há permanência alguma em nenhum lugar exceto em nós mesmos. E mesmo lá é tão profunda, e tão difícil de encontrar, que a maioria das pessoas aceita a ideia equivocada de que a existência de seu ego em constante mudança seja a única existência real.” Paul Brunton.
Professor, você me surpreende sempre! Que abordagem clara e interessante…. Sou músico amador. A dificuldade para buscarmos uma leitura e interpretação histórica ponderada de obras do Barroco (sec. XVII, por ex.) é tão complexa. Imagina uma obra com essa idade!
Esse vídeo foi um verdadeiro presente! Simplesmente incrível pois não apenas apresentou esse tema maravilhoso como trouxe um outro exemplo, por isso adoro o seu canal, por favor continue com os vídeos
Esse rapaz do Estranha História , mostra de fato o que é ser erudito, culto etc. Somente a forma dele se exoressar e passar os conhecimentos dá gosto de ouvir.
Exatamente. A erudição e retórica dele além de mérito próprio vem também do doutorado em história pela UFMG, isso chancela a credibilidade do canal. Diferente do autodidata as vezes cheio de boas intenções, que fazem uma massaroca de informações e levam a erros de interpretação. E ainda falam que são mais instruídos que os acadêmicos, até mesmo em exatas. Kkkkkkkkkkk
Fiquei apaixonada por esse Epitáfio de Sícilo... Que melodia doce, bonita, e a letra? Me deu uma força que não sei explicar, algo raro estes dias que estou passando pelo pior luto da minha vida: a perda da minha mãe. Obrigada pelo vídeo excelente e emocionante, Henrique! 🌻✨
Arqueomusicólogos, que termo bonito Henrique, se não fosse por você jamais saberia que ele existe. Imagino que é muito complexo descobrir algo somente por registros sem poder ouvir o original. Obrigada por tanto conhecimento gratuito ❤
Percebam na música do Epitáfio de Sicilo que a letra e a música seguem o mesmo tempo, as mesmas notas, o nome disso é "monofonia" ou "uníssono", e é bem característico de música antiga e medieval. Depois, foram separando e criando a música caracterizada pela "polifonia", que é a música com melodia e também harmonia, que acompanha a melodia. isso começou no período musical renascentista (após a medieval) e depois atingiu o auge no glorioso período Barroco, sobretudo com J.S Bach, com a harmonia absurdamente complexa, muito mais complexa do que de faz normalmente hoje, inclusive. A forma mais polifônica que existiu foi um estilo de composição chamado de "Fuga", que usa uma técnica chamada "contraponto", como na Toccata e Fuga em Ré Menor (Bach), ou como na obra A Arte da Fuga (Bach). Existe carta de Mozart confessando que a Fuga era a forma, pra ele, mais superior de todas, mesmo que ele tenha feito pouco, porque no período após o barroco, a fuga saiu de moda.
@@giovanniantonielli existe um canal chamado ECAI (instituto cultural Alexandre Inneco). Ele é um maestro que estudou e exerceu a profissão por vários anos nos EUA. Por saudade, voltou ao Brasil e agora cria conteúdo sobre música clássica para o público geral. Dê uma olhada nas playlists dele (pra maior organização), você possui o potencial de aprender um universo inteiro sobre a música clássica vendo os vídeos dele, seja sobre a história, compositores específicos, gêneros específicos, opiniões dele, etc. Gente boa demais, é uma fonte muito rápida e muito boa para música clássica em um alto nível de informação, por já ter feito muitos vídeos
Adorei o assunto do vídeo. Parabéns! A Historia e dados de antigas civilizações são interessantissimas! Parabéns pela pesquisa,abordagem e assunto exposto.Muito bom!
Que vídeo maravilhoso! Foi um bálsamo para a alma assistí-lo. Muito mais que informação, é um tributo à música e à sua importância, atravessando as barreiras do tempo e do espaço! SENSACIONAL!
Eita, nosso historiador "cascaviou" mais um tema interessante!... Nos pôs a ouvir uma das músicas mais antigas que se tem conhecimento e isto é muito bom. Aliás, diga-se de passagem, a música 🎸 🎷, seja ela antiga ou atual, é lenitivo, é bálsamo, para a minha e nossa alma. E, como diz o conhecido ditado : " quem canta seus males espanta" ou, "quem canta, ora duas vezes" , eu, particularmente, tenho uma afinidade e uma paixão inata ( puxei a meu pai e minha mãe, dois exímios amantes da arte musical e também cantores lá na minha pequenina cidade cearense de Tabuleiro do Norte).
Que lindo, estudei música e história da música no conservatório, essa sua Live me traz muitas lembranças, já faz muitos anos, 1967... Obrigada por essas lives são maravilhosas, todas que já ouvi. Gratidão. 🙏
Oi Henrique! Cara, que vídeo sensacional, muito bem montado, criado, executado! Curti do começo ao fim, não deixou lacunas (a não ser novas curiosidades). Sou médico, mas faço aulas de canto e de História da Música na semana. Me interessei muito pelo título do video, e achei incrível o trabalho pra ser descoberto cada detalhe novo das tábuas, das melodias. Obrigado por trazer as versões pra gente curtir junto! A música nos conecta com qualquer população, qualquer civilização, qualquer um que tenha tido o despertar do som. Gostei de me conectar com outras civilizações hoje.
Olá. Procurando sobre Ginn ou gênios achei esse canal. Já me inscrevi e definitivamente estou maratonando, Os conteúdos são simplesmente Esplêndido 😍👏👏. O nível de conhecimento Histórico e didática é impressionante . Como pode tanto conhecimento? Claro dedicação e estudos constantes. Estou muito feliz por achar esse canal tão bom . Bora maratonar . Muito obrigado pela excelência 👏👏
muito grata pelas informações absolutamente desconhecidas pra mim. encantada com a sonoridade e enriquecida pela história, vou buscar outros conteúdos do canal
Que vídeo maravilhoso 🤩 Adorei conhecer um assunto que nunca tinha visto antes. Gosto tanto de História! Seria minha opção por identificação, mas infelizmente o pobre não tem muita escolha, vai pra onde da pra sobreviver 😢
Realmente é uma música que mostra uma sonoridade bem serena e calma. Interessante a gente ver ela e por que dá uma visão ou audição de como eram os cantos na época! Neste caso, parece que é religioso, não é? Demais. Ela realmente traz uma tranquilidade até para os dias de hoje com toda a agitação musical que temos! Como que as coisas eram no decorrer dos tempos. 🙂😊
Que temática rica! Essa melodia monofônica da canção do Epitáfio de Sísilo me lembra muito as interpretadas em cantos gregorianos. Penso se há alguma influência, ainda que pequena... 🤔Henrique deu um upgrade no mic ou é impressão minha?! Som (voz) desse vídeo tá outra parada! Parabéns, cara!
Que trabalho primoroso de pesquisa, gostei das músicas apresentadas, imaginei que seria algo mais ritualístico, tipo musica para algum ritual de passagem para vida adulta.
📜 Referências na descrição!
⚠ Ajude o Rio Grande do Sul:
SOS Rio Grande do Sul - sosenchentes.rs.gov.br/sos-rio-grande-do-sul
Campanha da Vakinha - www.vakinha.com.br/vaquinha/a-maior-campanha-solidaria-do-rs
Irmãos der uma olhada nos canais.🙏
Eduardo Faria, Lucas Lancaster, Guilherme Freire, Carlos Nougue, Felipe Aquino, Marcelo Andrade, Ana Paula Barros centro Dom Bosco, padre José Eduardo, padre Paulo Ricardo , tv Canção Nova e áudio livro JMJ.❤️
O senhor vai gostar
A Vulgata e A Septuaginta - A Bíblia: sagradas escrituras.🤔
Esse tema é sensacional. Gostaria de ver mais vídeos de "primeiras coisas" da história.
Up!
Também gostei 👏👏
Irmãos der uma olhada nos canais.🙏
Eduardo Faria, Lucas Lancaster, Guilherme Freire, Carlos Nougue, Felipe Aquino, Marcelo Andrade, Ana Paula Barros centro Dom Bosco, padre José Eduardo, padre Paulo Ricardo , tv Canção Nova e áudio livro JMJ.❤️
O senhor vai gostar
boa!
Vê o iceberg do Semydeus sobre isso
Caraca, uma notação musical com mais de 3 mil anos. Fico imaginando a dificuldade em decifrar os intervalos rítmicos, a melodia, etc. Deve ser um trabalho fascinante.
Pensei a mesma coisa
Isso renderia um belo vídeo
Irmãos der uma olhada nos canais.🙏
Eduardo Faria, Lucas Lancaster, Guilherme Freire, Carlos Nougue, Felipe Aquino, Marcelo Andrade, Ana Paula Barros centro Dom Bosco, padre José Eduardo, padre Paulo Ricardo , tv Canção Nova e áudio livro JMJ.❤️
O senhor vai gostar
Eu sou musicista, e é bem difícil mesmo, já é difícil ler e entender notação musical do período antes do renascimento, imagine essa notação aí de mais de 3mil anos. Fora que tem várias diferenças de afinação do instrumento usado, q era diferente dos de hoje, e da concepção do som também.
por isso mesmo que, dessas musicas antigas, teremos apenas versões prováveis, pois as informações que faltam serão preenchidas com palpites, claro que os historiadores irão palpitar coisas que fazem sentido com o contexto histórico mas ainda assim acertar exatamente é praticamente impossível.
Meu Deus, esse Epitáfio de Sícilo é lindo demais!
Há um podcast excelente sobre mitologia grega que se chama Noites Gregas. Ele utiliza essa melodia como tema. Acho q num dos primeiros episódios ele chega a explicar meio por cima essa melodia mas o canal aqui enriquece mto o entendimento. Obrigado, Professor!
Acho que só não foi regravado, por pura ignorância mesmo...
Maravilhoso de tão singelamente ELEVADO!
Né pqp
Tou maravilhado com isso tbm
Achei muito curioso que uma música mais antiga que conhecemos fala sobre o tempo. É intrínseco do ser humano a tristeza mediante a finitude de nossa vida.
e a historia mais antiga tambem!
@@joaootaviopanatta7026qual é a história mais antiga? 😃
Bela observação
@@marianavalpasso366 a epopeia de gilgamesh se nao me engano tem video no canal
@@luisgustavo470 vou ver, obrigada!
Uma das coisas que acho mais bonitas na humanidade é como a gente muda bastante tecnologicamente, em termos de sociedade, organização etc. mas ainda tem coisas que tanto eu, quanto uma pessoa de 3 mil anos atrás ainda vão gostar, e uma dessas coisas é a música. Não me arrisco a definir o que é a humanidade, mas acho que eu colocaria a música como um dos principais requisitos. Um elo que une as pessoas de 3 mil anos atrás, eu e as pessoas do futuro.
Ps.:Eu amo música e sempre tive essa dúvida!
e vc esta certa, musica é frequência, nós somos energias, por isso sentimos tanto a música. Ela pode tanto nos fazer bem quanto mau, depende do que se é ouvido, se mexe tanto no físico como no espiritual....Há coisas ainda a se aprender e buscar....
rapaz, mandei esse vídeo para dois grupos de amigos completamente diferentes (RPG e teólogos) e os dois elogiaram demais seu canal pelo trabalho e qualidade. parabéns pelo vídeo excelente! ganhou um inscrito!
Professor, permita-me sugestão de um mero estudante de pedagogia: qdo fizer referências histórico-geográficas coloque sempre na tela um pequeno mapa indicando a localização, como fez neste vídeo. O público mais leigo, como eu, vai gostar de aprender onde fica corretamente o alto da Mesopotâmia, por exemplo ;)
Deixa de ser preguiçoso. Qdo houver citações. Procure no google.
Eu pedi algo a vc?
Fez um comentário público. Deus me livre do profissional q vc será!
Tbm gosto quando tem imagem de mapa. Procurar no Google é ruim pq: 1- UA-cam para quando vc sai do app e 2- pra quem assiste na tv ou trabalhando, lavando louça, etc.
Ótima ideia
Como pianista, ver um vídeo desse, é uma delícia!
Fui dormir sem querer assistindo seu canal e acordei com o início desse vídeo kkkk
Que maravilha, Henrique. MUITO OBRIGADA!!! Assim gritando mesmo, como fã de concerto de rock.
Amo a Música de toda minha vida, até de antes de eu ter lembranças. Minha mãe falava de quanto eu ficava calma ou dançava deitada no meu berço sendo bem bebezinha.
Claro, sou formada em Música. Toquei piano clássico por muitos anos, mas minha frustração foi não poder fazer Musicologia, essa era minha meta, mas ficou só no desejo.
Escutar este vídeo para mim foi algo inenarrável.
Obrigada, de novo.
Comentário lindo de se ler! Muito obrigado :)
@@henriquecaldeiraExcelente trabalho, professor! Peço que pondere a questão de trazer relatos femininos dos tempos da antiguidade, estou curioso para saber qual era a visão e o pensamento das mulheres da época em diferentes culturas. (Não sei se esta curiosidade faz sentido, inclusive)
@@jeissonlucasdasilva7911Faz sim... muito legal, inclusive. Também tenho está mesma curiosidade!
Estou pensando aqui... Existem registros arqueológicos de registros arqueológicos? No sentido de povos antigos que já se interessavam e buscavam entender como era a vida daqueles que vieram muito antes deles?
Excelente questionamento, seria uma história antiga dos antigos.
Existe sim, muitos livros da própria bíblia falam sobre épocas bem antigas, bem antes dos povos que as escreveram
Muito interessante pensar nisso.
Os que eu conheço são mais míticos. A maioria dos povos tem historias sobre civilizações antigas, porém não são confiáveis, são lendárias. Não era algo como um cuidado científico para conhecer o passado.
Um exemplo é o famoso relato de Platão que conta sobre a civilização de Atlântida. Que hoje sabemos que é totalmente mitológica, sem base direta em uma civilização real
Claro, os grecos e os romanos já chamavam o egípcios como os "antigos'. to falando de um periodo do egito bem anterior ao egito que teve relação profunda com a dita grecia.
“Não há permanência alguma em nenhum lugar exceto em nós mesmos. E mesmo lá é tão profunda, e tão difícil de encontrar, que a maioria das pessoas aceita a ideia equivocada de que a existência de seu ego em constante mudança seja a única existência real.” Paul Brunton.
Professor, você me surpreende sempre! Que abordagem clara e interessante…. Sou músico amador. A dificuldade para buscarmos uma leitura e interpretação histórica ponderada de obras do Barroco (sec. XVII, por ex.) é tão complexa. Imagina uma obra com essa idade!
Caramba henrique, que coincidencia, estava pesquisando sobre esse tema ontem, nao esperava que vc fizesse um video desse tema
Coincidência? Não existe. (Pra mim). Acredito: alinhamento vibratório.
A música é linda ... a segunda. 👍
Kkkkkkkkkkkkk
isso se chama algoritimo do youtube 😅
Que belo presente Henrique, os vídeos estão subindo de nível que nem foguete, que riqueza cultural essas canções.
Seus vídeos são incríveis, você é um excelente professor, estou aprendendo e estudando muito ultimamente com seu canal. ✨
Valeu, José!
Que vídeo lindo, acho que se tornou o meu preferido do canal agora
Uma das melhores indicações que recebi do UA-cam foi o canal do Henrique, Estranha História. Virei fã e maratonei diversos vídeos! Valeu mestre! 🙏
Esse video veio inesperadamente, mas foi superinteressante e calmante. No fim eu estava sorrindo :)
Esse vídeo foi um verdadeiro presente! Simplesmente incrível pois não apenas apresentou esse tema maravilhoso como trouxe um outro exemplo, por isso adoro o seu canal, por favor continue com os vídeos
Esse rapaz do Estranha História , mostra de fato o que é ser erudito, culto etc.
Somente a forma dele se exoressar e passar os conhecimentos dá gosto de ouvir.
Exatamente. A erudição e retórica dele além de mérito próprio vem também do doutorado em história pela UFMG, isso chancela a credibilidade do canal. Diferente do autodidata as vezes cheio de boas intenções, que fazem uma massaroca de informações e levam a erros de interpretação. E ainda falam que são mais instruídos que os acadêmicos, até mesmo em exatas. Kkkkkkkkkkk
Um dos vídeos mais interessantes que já vi! Gratidão!
Obrigado Professor Henrique, pesquisa rica e preciosa.
Obrigado!
E o Epitáfio, o que é isso!🙌🏻
Fiquei apaixonada por esse Epitáfio de Sícilo... Que melodia doce, bonita, e a letra? Me deu uma força que não sei explicar, algo raro estes dias que estou passando pelo pior luto da minha vida: a perda da minha mãe. Obrigada pelo vídeo excelente e emocionante, Henrique! 🌻✨
Muito obrigado por esse vídeo Henrique, relaxaste a minha mente!
Que linda a voz do professor Leonardo Antunes!
que coisa linda de se ouvir.
há 3400 anos o gosto música era melhor que o atual de muitos povos obg pelo conteúdo
Eu entrei em choque quando eu percebi que as musicas mais antigas que existem em bom estado fazem parte da trilha sonora de civilization 6 :0
O texto da melodia grega é maravilhoso. Ótimo vídeo como sempre
Ganhou o like e um inscrito na música final. Parabéns pelo trabalho!
Adorei o vídeo, misturou duas coisas que amo historia e música, abraço do interior de Minas
Arqueomusicólogos, que termo bonito Henrique, se não fosse por você jamais saberia que ele existe. Imagino que é muito complexo descobrir algo somente por registros sem poder ouvir o original. Obrigada por tanto conhecimento gratuito ❤
Percebam na música do Epitáfio de Sicilo que a letra e a música seguem o mesmo tempo, as mesmas notas, o nome disso é "monofonia" ou "uníssono", e é bem característico de música antiga e medieval.
Depois, foram separando e criando a música caracterizada pela "polifonia", que é a música com melodia e também harmonia, que acompanha a melodia. isso começou no período musical renascentista (após a medieval) e depois atingiu o auge no glorioso período Barroco, sobretudo com J.S Bach, com a harmonia absurdamente complexa, muito mais complexa do que de faz normalmente hoje, inclusive.
A forma mais polifônica que existiu foi um estilo de composição chamado de "Fuga", que usa uma técnica chamada "contraponto", como na Toccata e Fuga em Ré Menor (Bach), ou como na obra A Arte da Fuga (Bach).
Existe carta de Mozart confessando que a Fuga era a forma, pra ele, mais superior de todas, mesmo que ele tenha feito pouco, porque no período após o barroco, a fuga saiu de moda.
que comentário bacana, vou pesquisar sobre
@@giovanniantonielli existe um canal chamado ECAI (instituto cultural Alexandre Inneco). Ele é um maestro que estudou e exerceu a profissão por vários anos nos EUA. Por saudade, voltou ao Brasil e agora cria conteúdo sobre música clássica para o público geral. Dê uma olhada nas playlists dele (pra maior organização), você possui o potencial de aprender um universo inteiro sobre a música clássica vendo os vídeos dele, seja sobre a história, compositores específicos, gêneros específicos, opiniões dele, etc. Gente boa demais, é uma fonte muito rápida e muito boa para música clássica em um alto nível de informação, por já ter feito muitos vídeos
Meu caro, nessa vc se superou!! Fiquei assombrado (no bom sentido) com essas descobertas! Genial!!! Obrigado!!
Adorei o assunto do vídeo. Parabéns! A Historia e dados de antigas civilizações são interessantissimas! Parabéns pela pesquisa,abordagem e assunto exposto.Muito bom!
Rapaz que vídeo fantástico!
Incrível, o bom desse canal é que ele sempre mantém o sarrafo lá em cima. Simpatia comunicação clara, rigor e profundidade são a tônica. Parabéns.
Que vídeo maravilhoso! Foi um bálsamo para a alma assistí-lo. Muito mais que informação, é um tributo à música e à sua importância, atravessando as barreiras do tempo e do espaço! SENSACIONAL!
sou músico e achei muito legal este video, contribuiu com minha evolução musical. grato.
Cara esse canal é conteúdo puro, ta me incentivando a estudar mais a area.
Eita, nosso historiador "cascaviou" mais um tema interessante!... Nos pôs a ouvir uma das músicas mais antigas que se tem conhecimento e isto é muito bom. Aliás, diga-se de passagem, a música 🎸 🎷, seja ela antiga ou atual, é lenitivo, é bálsamo, para a minha e nossa alma. E, como diz o conhecido ditado : " quem canta seus males espanta" ou, "quem canta, ora duas vezes" , eu, particularmente, tenho uma afinidade e uma paixão inata ( puxei a meu pai e minha mãe, dois exímios amantes da arte musical e também cantores lá na minha pequenina cidade cearense de Tabuleiro do Norte).
Own mano, mto obrigado pelo seu conteúdo, sério mesmo!🎉
Que coisa mais linda essa história ❤
Professor, que vídeo legal, gostei muito, amo música, e aprender aqui é ótimo, belíssima junção❤
Detonou professor, que vídeo leve, informativo e gostoso de assistir. Parabéns pelo bom trabalho de sempre.
Que lindo, estudei música e história da música no conservatório, essa sua Live me traz muitas lembranças, já faz muitos anos, 1967... Obrigada por essas lives são maravilhosas, todas que já ouvi. Gratidão. 🙏
Melodias muito agradáveis.
Oi Henrique! Cara, que vídeo sensacional, muito bem montado, criado, executado! Curti do começo ao fim, não deixou lacunas (a não ser novas curiosidades).
Sou médico, mas faço aulas de canto e de História da Música na semana. Me interessei muito pelo título do video, e achei incrível o trabalho pra ser descoberto cada detalhe novo das tábuas, das melodias. Obrigado por trazer as versões pra gente curtir junto!
A música nos conecta com qualquer população, qualquer civilização, qualquer um que tenha tido o despertar do som.
Gostei de me conectar com outras civilizações hoje.
Toda vez que você fala tabuinha eu fico 🤏🥹
Como sempre você apresenta coisas maravilhosas de modo muito didático, sério e gostoso de escutar. Parabéns!!
A principal diferença das duas reconstruções é nitidamente o timing da música, liricamente é a mesma melodia, muito interessante.
Sensacional! Muito obrigada por esse vídeo esplêndido!
Incrível!
Obrigada pelo vídeo!
Olá. Procurando sobre Ginn ou gênios achei esse canal. Já me inscrevi e definitivamente estou maratonando, Os conteúdos são simplesmente Esplêndido 😍👏👏. O nível de conhecimento Histórico e didática é impressionante . Como pode tanto conhecimento? Claro dedicação e estudos constantes. Estou muito feliz por achar esse canal tão bom . Bora maratonar . Muito obrigado pela excelência 👏👏
A humanidade é uma civilização incrível capaz de fazer coisas magníficas mesmo a milhares de anos no passado.
Impecável, seu conteúdo é nota 10.
Vídeo muito bom!
Esses temas são sempre muito interessantes.
Adorei ouvir e saber dessas músicas tão antigas. Achei lindas! Muito obrigada!❤
muito grata pelas informações absolutamente desconhecidas pra mim. encantada com a sonoridade e enriquecida pela história, vou buscar outros conteúdos do canal
Que letra dessa última música, cheia de sabedoria, experiência de vida, lindo saber sobre esse povo tão remoto, ameiiiii🎉
A música mais antiga do mundo era deticada a uma deusa.... adorei❤❤❤
7:54 essa música me lembrou mt "house of hades" do jogo Hades, ver uma reconstrução assim deixa o jogo ainda mais profundo ao meu ver. Vídeo mt legal
Hades é muito bom, ansioso pelo segundo jogo
E muito bom saber dessas coisas . DEUS abençoe a todos.
Que maravilha de vídeo! ❤️
Obrigado por sempre ajudar nas minhas pesquisas
Que lindeza!
Amei a sonoridade!
Parabéns!
Que incrívellll 👏👏 muito obrigado por compartilhar essa conexão milenar
8:18 essa música é muito atual, incrível.
Que material fantastico. Eu aprendi um pouco piano classico adoro musica
Ahhhh... o epitáfio de Seikilos! Seu canal é incrivel! Estou maravilhada! Parabéns!
Eu sempre quis este video. Obrigada ESTRANHA HISTORIA pelo video.
Fica a dica do PodCast "Noites Gregas". O tema musical deste podcast é justamente o Epitáfio de Sícilo!
Exatamente 🎉
Excelente vídeo, como sempre!
Sou apaixonado por música e esse video me fez imaginar tanta coisa o passado dessa arte
Belíssimo trabalho
Que vídeo maravilhoso 🤩
Adorei conhecer um assunto que nunca tinha visto antes. Gosto tanto de História! Seria minha opção por identificação, mas infelizmente o pobre não tem muita escolha, vai pra onde da pra sobreviver 😢
Excelente, muito grato!
Que coisa linda. Me deu um relaxamento 😊
Gostei das músicas, são bonitas. ☺
Impressionante ... e compartilhável ...
Que fascinante , fico maravilhado com esse tipo de assunto !!
Gratidão por compartilhar tamanho conhecimentos histórico e 🎶 🎶 musical.
Professor Henrique, fiz a doação pela Campanha da Vakinha.
Parabéns pela iniciativa!!! Vamos ajudar os nossos irmãos!!!
Dos melhores vídeos que tenho visto.
Simplesmente fantástico, parabéns pelo vídeo
Lindo mesmo, linda melodia e letra.
Adorei o recurso musical!
O tema é ótimo. Falar sobre música realmente antiga; milenar, é incrível
Realmente é uma música que mostra uma sonoridade bem serena e calma.
Interessante a gente ver ela e por que dá uma visão ou audição de como eram os cantos na época!
Neste caso, parece que é religioso, não é?
Demais. Ela realmente traz uma tranquilidade até para os dias de hoje com toda a agitação musical que temos!
Como que as coisas eram no decorrer dos tempos. 🙂😊
Melodias lindas, amei saber sobre. 😊
Excelente vídeo ❤ Muito obrigada.
Que temática rica! Essa melodia monofônica da canção do Epitáfio de Sísilo me lembra muito as interpretadas em cantos gregorianos. Penso se há alguma influência, ainda que pequena... 🤔Henrique deu um upgrade no mic ou é impressão minha?! Som (voz) desse vídeo tá outra parada! Parabéns, cara!
Que trabalho primoroso de pesquisa, gostei das músicas apresentadas, imaginei que seria algo mais ritualístico, tipo musica para algum ritual de passagem para vida adulta.
Esse tema foi ótimo. As artes são a essência do ser humano.
Arte sempre é algo fantástico, seja em qual período da história
Assunto muito interessante, poder ouvir sons antigos.
Boa noite,otimo video,parabens
A musica fala sobre o tempo, e realmente,.infinitude,.incrivel.