Como é a Formação Operacional dos pilotos da FAB? Ep51

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 жов 2024
  • Como é a formação operacional dos pilotos da Força Aérea nas diversas aviações?
    Neste vídeo, falaremos sobre a formação dos pilotos militares após saírem da Academia da Força Aérea.
  • Наука та технологія

КОМЕНТАРІ • 102

  • @eliasfelixdasilva4197
    @eliasfelixdasilva4197 5 років тому +6

    Bom dia Sérgio,tudo bem.Esse video esta sendo bastante instrutivo para todos
    amantes da aviação aérea militar.Muito bom mesmo.Em relação ao ESTANDE DE TIRO MAXANRANGUAPE gostaria se possível que me
    esclarecesse sobre o uso de armamento ar-solo( Bombas).
    Como eu vou saber se determinada bomba vai destruir um alvo.
    Uma casa,uma ponte,uma torre,um bunker,um carro de combate?
    Como e feito esse planejamento
    para que eu não leve armamento de mais ou de menos
    para destruir determinado alvo.

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому

      Assista primeiramente a um dos primeiros vídeos do canal, que entenderá um pouco mais dessa complexa análise de seleção de armamento aéreo. ua-cam.com/video/g1FVR52oZU4/v-deo.html

    • @eliasfelixdasilva4197
      @eliasfelixdasilva4197 5 років тому

      Boa noite Sérgio,tudo bem.Obrigado pela dica, mas eu já tinha visto esse vídeo. Infelizmente ele não responde minhas duvidas(perguntas).Muito obrigado por ter respondido tão rápido,muito obrigado mesmo.

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +2

      Fiz o curso de planejamento de emprego do armamento há anos, mas acho que ainda lembro de alguma coisa. Pedi para ver aquele vídeo porque ele trás muitas informações para entender melhor o assunto. Um explosivo pode causar vários efeitos, seja pela fragmentação, pela pressão, pelo calor, pela explosão. Para cada tipo de alvo existe um estudo de qual eficácia em relação a quantidade de explosivo utilizado, e o Elemento de retardo. Outro fator a analisar é a penetração, que leva em conta o tipo de alvo e estrutura que vai atravessar, a velocidade de impacto e o ângulo. Existem cálculos que fornecem a profundidade que um armamento atingirá a cada tempo. Existem outros fatores que devem ser levados em consideração para o cálculo do DMPI e quantidade de bombas/avião para a missão. Vou tentar criar um exemplo: digamos que aquele famoso ataque de Israel ao reator de Osirak fosse algo que precisasse planejar. Inicialmente, temos o reator protegido com concreto de alta densidade (7500 PSI), com um cilindro de 15 metros de diâmetro. Preciso que um bomba atravesse esse círculo do topo com pelo menos 800 ft/s em ângulo de ataque maior que 70º, pois se for abaixo de 45 pode não penetrar ou atravessar o cilindro que protege o reator. Já descarto assim aeronaves que voem abaixo de 400 kt. Entre o topo e o reator temos 10 metros, após furar a cobertura de 1 m de concreto de alta densidade. Seleciono o F-16 em BP (modalidade Bombardeio Picado), que trará a bomba num ângulo de 78º e velocidade de 900 ft/s, baseado nas tabelas balísticas. De acordo com outra tabela, após perfurar essa camada, a bomba estará a 400 ft/s e levará 0,05s para atingir o reator. Seleciono então um elemento de retardo de 0,05, que fará com a bomba exploda no nível do reator, aumentando a destruição pela fragmentação. Como o Esquadrão especializado em ataque com F-16 possui ECP de 30 metros nessa modalidade, e preciso de 7,5, planejo o emprego 4 bombas por aeronave em ripple, com intervalos de 15 metros. Isso me dá uma Prob Sucesso de 80% por aeronave. Entretanto, análises sugerem que a Prob de Chegar e Identificar, e não ser abatido, é de 90%. Com isso, coloco uma Esquadrilha com 4 aeronaves, que me trás a probabilidade para 95% de sucesso. É algo assim...

    • @eliasfelixdasilva4197
      @eliasfelixdasilva4197 5 років тому

      Boa noite Sérgio.Fico muito grato,esse era o raciocínio que eu esperava
      da sua resposta.O exemplo citado foi como uma pérola.
      Eu tenho um canal no youtube onde posto vídeos de
      aeronaves como o F-16C Block 50,A-10C Warthog,M-2000C,AV-8B Night Attack V/STOL, F/A-18C Hornet.
      La usamos as plataformas virtual se simulação
      o Digital Combat Simulator World (DCS World) e Benchmark Sims( Falcon BMS ).
      O fato de ser simuladores de aeronaves militares e o mais próximo que temos
      para praticar o uso de armamento.Vou assimilar seu exemplo e usado em
      vídeos futuro no canal.Desde já, muito obrigado com essa contribuição de
      conhecimento.

  • @BrunoSantos-vu5zw
    @BrunoSantos-vu5zw 5 років тому +6

    Antes de mais nada quero parabenizar, pela Live feita em conjunto com o canal arte da guerra. Mais uma vez uma explicação formidavel e maravilhosa sobre como funciona a nossa FORÇA AÉREA. Saudação para todos.

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому

      Foi uma pena o link não ter funcionado. Repetiremos aqui no nosso Canal, com vídeo e tudo, dia 30 abril.

  • @lucaslopes1441
    @lucaslopes1441 5 років тому +4

    Boa tarde Cel Blaso. Pq a Coreia do Sul ainda mantém os F 4 Phantom em atividade na unidade antiprovocação ?
    Existe opções mais modernas para este país.

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +1

      Não há necessidade de mais que os F-4...que levam bombas de precisão e stand-off. Deixa os F-16 e F-15 para outras missões mais complexas.

  • @walkneyalbuquerque8761
    @walkneyalbuquerque8761 5 років тому +4

    Excelente vídeo!! Mas por que o 1°GDA e outros esquadrões de maquinário mais "forte" não localizam-se em regiões de fronteira?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +8

      Num passado recente, nossa "ameaça" mais provável era a Argentina, talvez por isso temos 2 Esquadrões de ataque e um de defesa aérea no Rio Grande do Sul. Em Anápolis, temos o GDA, próximo da capital federal. E o outro esquadrão de defesa aérea saiu do polo industrial (RJ/SP) e foi para o coração da Amazônia. Nossas fronteiras são muito extensas, com mais de 16000km, com 10 países. Mais importante que deixá-los permanentemente em alguma fronteira em região de pouca infraestrutura e dificuldades logísticas do país é dotá-los de capacidade de mobilidade e com elevado treinamento. Quando surgir uma crise ou conflito, os Esquadrões serão desdobrados para a localidade e operarão com a mesma eficiência, usufruindo de facilidades que propiciem um melhor treinamento e logística de apoio em tempos de paz.

    • @walkneyalbuquerque8761
      @walkneyalbuquerque8761 5 років тому +3

      @@aviacaomilitar1691 Realmente faz todo sentido. Obg por compartilhar esse conhecimento conosco Cel. 👏

  • @jf11980
    @jf11980 5 років тому +4

    Parabéns pelo vídeo!
    Gostaria se possível você falar sobre a tela de múltipla funções dos nossos novos caças essas telas que são 100% nacional. Com isso levou a engenharia inversa para os cripens obrigado!

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +2

      Hoje em dia,uma aeronave como o Gripen que está inserida num contexto centrado em rede, o gerenciamento de informações é muito mais eficiente usando uma tela ampla, onde o piloto pode gerenciar uma área maior do cenário. Essa é a maior vantagem do WAD, e é por isso que as aeronaves de 5a geração estão adotando. E ainda teve gente que criticou essa ousadia da FAB...

  • @fabiomacedo1681
    @fabiomacedo1681 5 років тому +2

    Seria correto presumir que um piloto de uma unidade de transportes tende a acumular mais horas de voo que um de caça?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому

      Na maioria dos Esquadrões, sim. Mesmo porque ele voa missões como 2P, e os voos de transporte são bem mais longos e menos complexos que os voos de caça.

  • @klauscosta4868
    @klauscosta4868 5 років тому +1

    O pessoal da força aérea brasileira e alta competência o problema são equipamentos aeronave defasados antigo

  • @PROV-g2g
    @PROV-g2g 5 років тому +2

    A la chase!!Bordel!!

  • @m.m.m.3402
    @m.m.m.3402 5 років тому +5

    Sou admirador da formação militar atuo na area tecnica em projetos mecanicos e estudante de psicologia. Misturando tudo peço que fale sobre o nível intelectual desenvolvido no oficialato militar da FAB. comente a herança inestimável que o meio militar deixa na construção de um indivíduo para a sociedade. Fale sobre a cultura de excelencia e desenvolvimento de aptidões e do nivel cognitivo do militar e de como isso ajuda o homem em sua existencia. Se julgar pertinente ! Fraterna saudação irmão do ar!

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +2

      Complexa sua pergunta. Tive que ler 2 vezes para entender...rsrs. Como trabalhamos bastante o conhecimento, com seus níveis de aprendizagem, posso dizer que o início se dá no processo seletivo, quando num país populoso como o nosso, e com muitos jovens que aspiram ser pilotos ou ter uma carreira estável, a concorrência acaba por selecionar muitos talentos intelectuais. Soma-se a isso 3 anos de estudo exclusivo em regime de internato, na EPCAR, e 4 anos de intensa rotina cognitiva na AFA, onde a cultura organizacional é de superação e busca pela excelência. O convívio nessa imensa organização pautada na hierarquia e disciplina, onde há um culto pelo cumprimento da missão, acima de tudo, e a natural seleção durante a formação rígida em que poucos conseguem completar, faz com que sejam forjados homens e mulheres de caráter e personalidade desejável para qualquer sociedade evoluída. Os que continuam, continuam se aperfeiçoando nos cursos de carreira, e os percalços da vida militar, as frustrações, a falta de reconhecimento, e algumas vezes o sentimento de vazio, por estar cumprindo uma missão nos diversos rincões de nossa nação, sem que a sociedade nem saiba o porque e ainda questiona a validade, acabam por lapidar ainda mais esse profissional. Espero que seja sobre isso que tenha perguntado, e parabéns pelo interesse e pesquisa desse tema.

    • @m.m.m.3402
      @m.m.m.3402 5 років тому +2

      Seria pertinente fazer um video sobre isso? Discorrendo sobre a forja do perfil militar? Nossa sociedade precisa visualizar mais essas estruturas de vanguarda da construção humana. Fico grato pela sua atenção e elaborada resposta. Sorte e saúde cavalheiro!

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  4 роки тому

      @Paulo Bruno Santa Rosa Isso varia, mas é muito comum. Eu, por exemplo, passei por Barbacena, Pirassununga e Natal, na formação (e todos passam por isso). Depois Porto Velho, Natal, São José dos Campos, Anápolis, Brasília, Santa Maria, Coreia do Sul, Rio de Janeiro, ao longo de 30 anos. Talvez seja umas 3 a menos, se insistir em mudar pouco, e uma a mais a depender da área que trabalhar.

  • @edu9393
    @edu9393 5 років тому +3

    Excelente vídeo coronel. Como sempre conteúdo bastante rico de informações. 👍👍

  • @andersonmuniz9463
    @andersonmuniz9463 5 років тому +2

    Muito interessante! O que acontece com aqueles pilotos que se destacam, são obrigados a subir de patente e não mais pilotar? A força poderia ter um piloto excepcional, porém esse talento seria perdido?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +2

      Não é bem assim. As promoções das turmas se dão por tempo de serviço. Não interesse se é o "barão vermelho" ou o "descoordenado", será promovido a 2º Tenente, 1º Tenente, Capitão, Major, Tenente-Coronel junto com os demais. Os pilotos que se destacam em voo costumas ser obrigados a ir para a caça. Com o passar dos anos, os que se destacam profissionalmente acabam por serem indicados para missões mais relevantes na Força.

    • @andersonmuniz9463
      @andersonmuniz9463 5 років тому

      @@aviacaomilitar1691 Acho que me expressei mal... Rsrsrsrs, mas o que eu quis dizer foi o seguinte: De acordo com a carreira militar habitual e devido a formação de novos pilotos (contínua), aqueles pilotos que se destacam por exemplo na aviação de caça, sobem de patente no decorrer dos anos, em seguida, trabalharão em postos de comando mais elevado. Minha pergunta é se esse militar, mesmo numa patente muito elevada, ainda pilotará? Treinará? Por exemplo, algum Brigadeiro já executou missão? Forte abraço e antecipadamente, agradeço!

  • @fabioj.7486
    @fabioj.7486 5 років тому +3

    Vi em alguns F-5 da FAB umas estrelas no estabilizador vertical, qual o significado delas?

    • @RODRODMANII
      @RODRODMANII 5 років тому +1

      Siginifica que eles estão a serviço do Esquadrão Pampa em Canoas -RS

  • @JoaoOliveira-qb6vm
    @JoaoOliveira-qb6vm 5 років тому +3

    Como sempre um excelente vídeo! O que determina se o aluno será encaminhado ao setor de caça, transporte, ou asa rotativa?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому

      Caça é desempenho em voo, baseado em suas aptidões psicomotoras e perfil. Os demais acredito que ainda seja por classificação ao final da AFA.

    • @JoaoOliveira-qb6vm
      @JoaoOliveira-qb6vm 5 років тому

      @@aviacaomilitar1691 Os candidatos que obtiverem melhores desempenhos no voo serão para caça, e os que obtiverem melhor resultado no concurso serão para as outras areas?

  • @wallacebenjamin2383
    @wallacebenjamin2383 5 років тому +1

    Eu sou selecionado ou posso escolher,entre aviação de caça ou rotativa etc ? Vídeo top dms

  • @vinicyuslima4607
    @vinicyuslima4607 3 роки тому +1

    Quando completo todo o processo, o formado pode trabalhar em empresa de aviação, como vôos de linha?
    Seguir a carreira militar, existe restrições com investimentos? Ou eu posso investir na bolsa ou em imóveis normalmente para aumentar meus rendimentos?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  3 роки тому

      Quando você se forma na FAB, será piloto militar, e não piloto civil. Vai voar as aeronaves conforme a aviação que escolher/for designado, entre transporte, caça, reconhecimento, patrulha, asas rotativas. O salário é o mesmo de todos os formados contigo, com pequenos incrementos conforme as promoções que seguem tempos pré-definidos (Aspirante, Tenente, Capitão, Major, Tenente Coronel, Coronel). Investimentos na bolsa ou imóveis não são outra profissão de carteira assinada, não há restrições quanto a isso. O que não pode é ter um segundo emprego formal.

  • @ruanctorres
    @ruanctorres 5 років тому +2

    Coronel. Como funciona a seleção do esquadrão em que os alunos são enviados? Alunos com melhor performance na AFA recebem prioridade de escolha?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +1

      Os com melhores notas em voo, com melhor habilidade psicomotora, noção espacial e controle emocional, normalmente são designados para a caça (alguns obrigatoriamente), os demais seguem classificação no curso para escolha. Pelo menos sempre foi assim por muitos anos, não tenho certeza se mudou.

  • @adaliojacare1505
    @adaliojacare1505 5 років тому +3

    Q pena q eu vi isso 20 anos atrasado

  • @vin1ciusferreira
    @vin1ciusferreira 5 років тому +2

    EU QUERO SER PILOTO PORÉM MINHA ALTURA NÃO PERMITE.

  • @roquebaraunarezende966
    @roquebaraunarezende966 5 років тому +4

    Nesse vídeo eu vi mulheres em direção a um helicóptero. Faça um vídeo sobre as mulheres em nossa aviação militar.

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +1

      No meio militar não há distinção entre mulheres e homens, brancos ou negros, renda familiar etc. As mulheres passam pelo mesmo processo que os homens, sem distinção, apenas no banheiro que é separado.

    • @roquebaraunarezende966
      @roquebaraunarezende966 5 років тому

      @@aviacaomilitar1691 sim, isso eu sei, mas estou falando sobre pilotagem de equipamentos. Existe mulher pilotando caças?? Transporte, helicóptero de ataque?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +1

      @@roquebaraunarezende966 Sim. O processo de escolha é o mesmo. No vídeo aparece um mulher aluna pilotando o helicoptero e uma instrutora com sua aluna indo para o Bandeirante. No vídeo do A1 que fiz para o canal aparece uma mulher na cabine. Mas sem querer polemizar, o mesmo que ocorre na stock car ou fórmula um, onde somente os com mais aptidão psicomotora entram no seleto grupo, acontece na FAB, pois é raro uma mulher chegar na 1a linha da caça.

    • @roquebaraunarezende966
      @roquebaraunarezende966 5 років тому +1

      @@aviacaomilitar1691 obrigado. Era isso que eu queria saber.

  • @erikfranguellifeletantonio891
    @erikfranguellifeletantonio891 5 років тому +3

    Já respondeu minha pergunta sobre os números e letras coronel Blaso! Obrigado!

  • @jonefonseca8246
    @jonefonseca8246 5 років тому +1

    Tudo bem Cel Av Blaso?! Você poderia abordar um fato que sempre me chamou atenção, é que a FAB ainda mantem unidade de patrulha marítima. Em vista que a FAB manteve essa doutrina desde a época da WWII, ao moldes da USAAF. Mais com a remodelação e criação da USAF a aviação de patrulhas deles foram desativada e as aeronaves foram remanejadas para a US navy ou vendidas a países aliadados. Não séria isso uma situação viável para FAB assim concentrando apenas na aviação de combate (Caça) e transporte e passar a aviação de patrulha para a MB já que a mesma daria um salto operacional e fomentar uma nova mentalidade aeronaval.

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +1

      Certamente seria. Mas será que a Marinha está preparada para absorver os custos de formar e manter esses Esquadrões de Patrulha altamente especializados?

    • @jonefonseca8246
      @jonefonseca8246 5 років тому

      @@aviacaomilitar1691 mas esse não seria o caso de um dia a FAB e MB manter uma parceria de tripulação e organizar questão operacional e orçamentária assim, FAB daria mais prioridade de verba a caça. Mas lógico que isso é um pensamento...

  • @marcosmagalhaes6689
    @marcosmagalhaes6689 5 років тому +1

    Cel, é o aluno que ao final do curso escolhe para onde deseja ser locado ou é a performance dele no curso que é o fator determinante para isso?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому

      Uma mescla dos 2. A caça que exige os melhores em nota de voo, por características inerentes a missão que exige um psicomotor mais apurado.

  • @JoseOliveira-ym5yi
    @JoseOliveira-ym5yi 5 років тому +3

    Comandante, mais uma vez parabéns pelo trabalho.

  • @alissonduarte4653
    @alissonduarte4653 4 роки тому +2

    É só os com melhor desempenho que pilotam çaça ???

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  4 роки тому +1

      Basicamente sim. Durante a academia, todos os voos são avaliados pelos IN e os que possuem melhores notas, noção espacial e disciplina são escolhidos para a caça.

    • @alissonduarte4653
      @alissonduarte4653 4 роки тому

      @@aviacaomilitar1691 muito obrigado pela atenção

  • @levisilva8726
    @levisilva8726 5 років тому +1

    Os F5 modernizados poderia ser usado em um possível Novo porta aviões

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +2

      Não foi preparado para isso. Aeronave que opera em porta-aviões possui capacidade de decolagem e pouso curtos, e são reforçadas para pousos bruscos. Na verdade, um avião naval não pousa, ele praticamente se joga no convés.

  • @ruan6838
    @ruan6838 5 років тому +2

    #Aviação militar eu tenho 17 e faço 18 anos em junho e consegui me inscrever para a Epcar eles falaram que minha idade é incompatível mas eles deixaram eu fazer a prova mas será que se eu passar eles me enviam pra Barbacena?

    • @ruan6838
      @ruan6838 5 років тому

      @Fernando Santos eu só tenho 17 anos e só faço 18 em junho, eu não vou fazer 19 anos não

    • @ruan6838
      @ruan6838 5 років тому

      @Fernando Santos e quando eu fiz a matrícula com 17 anos

    • @ruan6838
      @ruan6838 5 років тому

      @Fernando Santos então pq eles deixam eu fazer a prova?

    • @ruan6838
      @ruan6838 5 років тому

      @Fernando Santos ata mas eu ainda tenho idade pra entrar né?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому

      7 HABILITAÇÃO À MATRÍCULA 7.1 Estará habilitado à matrícula no CPCAR 2020 o candidato que atender a todas as condições a seguir:
      e) não possuir menos de 14 (catorze) nem completar 19 (dezenove) anos de idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso, conforme alínea “a”, inciso V, do Art. 20 da Lei nº 12.464, de 04 de agosto de 2011.
      Em resumo, não pode completar 19 anos em 2020.
      A FAB permite qualquer um fazer o concurso, mas não permitirá matrícula, caso passe, por idade, problema de saúde, altura, condicionamento físico insuficiente, não tiver o ensino fundamental completo, etc.
      Por exemplo, alguém no 8o ano quer fazer a prova para ganhar experiência? É livre...

  • @higorsilva4405
    @higorsilva4405 5 років тому +1

    Top

  • @juniofiuza3646
    @juniofiuza3646 5 років тому +1

    Senta a pua Brasil !

  • @klausporto6499
    @klausporto6499 5 років тому +1

    Boa tarde!
    Primeiramente gostaria de agradecer a sua atenção dada ao seu público, realizando uma resposta em vídeo da minha dúvida; Também venho parabenizar a sua participação na live conjunta com o Canal Arte da Guerra e quem sabe um dia possa haver uma live a três, juntando o Nhora, do canal Hora da Guerra.
    Aproveitando este comentário para realizar mais uma sugestão para um novo vídeo, como em uma missão CAS, já aproveitando a sua experiencia na aviação de ataque no início de sua carreira, o piloto consegue identificar no calor da guerra, quem são tropas amigas e inimigas e assim jogar suas armas aonde deve ser lançadas?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +1

      Por conta própria, dificilmente distinguiria amigo de inimigo. Uma missão de CAS necessita de grande coordenação e o GAA, guia aéreo avançado, é essencial para direcionar os ataques.

    • @klausporto6499
      @klausporto6499 5 років тому

      Como esta coordenação é feita... Através de referencias no terreno, coordenadas geográficas/GPS ou algum outro método exclusivamente militar?
      Toda tropa, independente do número de combatentes que a compõem, tem um militar em seu quadro para realizar um ataque aproximado ou somente é realizado este procedimento com militares especializados?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +1

      Existem algumas maneiras, tal como designação laser ou kill box, com espaços previamente definidos em que nenhuma força amiga pode adentrar naquela janela temporal, mas o comum é via contato rádio com o GAA, que é um militar capacitado para essa função. No Brasil existem poucos no EAS e FE, e este devem acompanhar a tropa para requisição deste tipo de apoio aéreo aproximado. Pode ser por coordenada ou por descrição do alvo, partindo do geral para o específico. Ex: visual com maior cota com antena vermelha ao norte do PE? 300 metros ao sul da antena tem um casa branca isolada, o alvo é um caminhão verde que está a 50 metros a leste da casa, no meio da única plantação dessa propriedade. Só um exemplo...faz anos que fiz minhas missões de CAA/AAeAp.

  • @juniofiuza3646
    @juniofiuza3646 5 років тому +1

    Cel fiquei muito feliz e lisonjeado que a parceria está dando certo com ADG

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому

      Vamos ver na Live, como será.

    • @juniofiuza3646
      @juniofiuza3646 5 років тому

      @@aviacaomilitar1691
      Certamente será ótima.
      Pergunta ao CMTE do ADG se a MB vai comprar os super cobras para o PHM.

  • @carlosferreirasilvafilho2037
    @carlosferreirasilvafilho2037 5 років тому +2

    Quem decide que tipo de aeronave o piloto irá atuar, a FAB ou o piloto obedecendo a ordem de quem tiver as melhores classificações?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +4

      Uma mescla dos 2. Não sei bem como está hoje, mas acredito que tenha um fator de opção e de classificação. Eu, por exemplo, queria ir para o ataque (que não existe mais), mas fui obrigado a ir para a caça devido minhas notas no voo...no meio do curso, consegui pedir para sair e finalmente consegui ir para o ataque, voar na Amazônia, no início de minha carreira.

  • @gdiether207
    @gdiether207 5 років тому +2

    Muito bom o seu trabalho. Bem feito e esclarecedor

  • @jbr1079
    @jbr1079 5 років тому +2

    Cel.poderia fazer um video comparativo sobre as missões desempenhadas pelo A29 e o A1 e em quais missões se emprega um o outro. Abraços!

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +1

      Os dois executam missões de ataque ao solo. Um leva armamentos com o dobro da capacidade, o dobro da velocidade e o dobro do alcance, além de contar com REVO e equipamentos que aumentam a sobrevivência (Chaff, Flare e RWR). O A-29 seria empregado quando não for necessário um A-1, ou quando esse não tiver disponível por estar engajado em outras missões mais prioritárias.

  • @Infantariaparasempre
    @Infantariaparasempre 5 років тому +2

    show meu amigo!

  • @juniofiuza3646
    @juniofiuza3646 5 років тому +1

    Vamos chegar a 12 k inscritos até o final de Abril, falta pouco

  • @fredericosimonetti5868
    @fredericosimonetti5868 5 років тому +1

    Cara você acha possível ir direto para a AFA sem EPCAR ? Já estou no ensino médio e não quero fazer tudo de novo para ir para EPCAR .

  • @wagiraldi1958
    @wagiraldi1958 5 років тому +2

    Bom dia
    Gostaria de uma pauta mais ampla sobre os radares e seus respectivos códigos em tela
    Grato

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +3

      Assista ao último episódio do canal que eu esclareço o significado dessas inscrições...e há um episódio mais antigo que falamos sobre radar de defesa aerea e outro sobre atividade de controle. Com isso, já dá uma boa visão do assunto até que façamos um vídeo mais abrangente sobre radares.

  • @edvaldomelo6128
    @edvaldomelo6128 5 років тому +1

    Boa noite Cel. O que é aviação de de primeira linha, segunda e terceira, respectivamente? Grato desde já.

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +1

      Na caça fala-se primeira linha os aviões a jato (F-5, A-1 e os futuro Gripen). No transporte os C-130 e C-767. No Reconhecimento, os R-99.

  • @emersongouveia5953
    @emersongouveia5953 5 років тому +1

    Ótimo trabalho, parabéns!

  • @Infantariaparasempre
    @Infantariaparasempre 5 років тому +1

    Fale um pouco do Esquadrão Carcará (1º/6º GAV). Um grande abraço!

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому

      Fala, Cleiton! Carcará é um Esquadrão de Reconhecimento, que suas principais aeronaves são os R-35. Há pouco tempo, além do modelo dotado com câmeras de alta resolução, a versão R-35M foi dotada com capacidade de realizar Reconhecimento Eletrônico.

  • @AndreLuiz-ob3ti
    @AndreLuiz-ob3ti 4 роки тому

    Gostei coronel obrigado

  • @juniofiuza3646
    @juniofiuza3646 5 років тому

    Cel, se Sr entrasse hoje na FAB escolheria qual setor?
    O mesmo ou algum outro e pq?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому

      Se eu tivesse meus 22 anos novamente, continuaria na caça. Na minha época tinha que voar os Xavante por uns 5 anos antes de ir para a 1a linha, que eram os velhos Mirage III. Por isso saí para o ataque, pois inicialmente os A-29 iriam para aquela aviação. Hoje é muito diferente. Os aspirantes voam no A-29, passarão 2 a 3 anos na Amazônia, e podem ir para os Gripen.

  • @juniofiuza3646
    @juniofiuza3646 5 років тому

    Boa noite Cel

  • @fredericosimonetti5868
    @fredericosimonetti5868 5 років тому +1

    No caso estou no 1º ano .

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +1

      Quando passei, estava no 1o ano e voltei um ano. A maioria passa assim...pois as matérias do concurso são basicamente as mais avançadas vistas no 9o ano, e é mais provável passar somente após terem visto na escola, antes da prova que se realiza em Julho.

    • @fredericosimonetti5868
      @fredericosimonetti5868 5 років тому +1

      @@aviacaomilitar1691 Obrigado , vi que as inscrições da EPCAR estão abertas até dia 23 . Resolvi que vou me inscrever .

  • @claudiopina3441
    @claudiopina3441 5 років тому

    Como é a formação dos pilotos da Marinha do Brasil?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому

      Não sei como está hoje em dia...e varia muito de ano para ano. Já tivemos formação na AFA, nos EUA, na Argentina, etc. Os de A-4 já fizeram curso no Joker, e por aí vai.

  • @smith9mm
    @smith9mm 5 років тому

    Desculpa se minha pergunta for um tanto ignorante. Mas existem aviões para todos os oficiais que se formam aviadores, ou apenas os melhores oficiais aviadores de fato se tornam pilotos?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +2

      Todos os aviadores que se formam vão para Unidades Aéreas e voam em alguma aviação. Depois de alguns anos, alguns seguem outros caminhos por opção, tais como engenharia no ITA, área de informática, Controle do Espaço Aéreo, logística, contratos, espacial, etc. E quando chega a Major ou mais antigo, não há espaço nas Unidades Aéreas para muitos, e alguns devem seguir para órgãos de supervisão ou gerenciamento da FAB, e dificilmente voam, exceto se a base ou esse órgão possuir aeronave administrativa e ele consegue se encaixar no quadro de tripulantes. Em alguns momentos de grande crise e cortes orçamentários, e não se consegue um número de horas para um adequado treinamento e operacionalidade de todos, alguns podem vir a ficar fora do voo naquele ano, a fim de se evitar ter pilotos com baixo nível de treinamento, o que afeta a segurança de voo e operacionalidade.

    • @smith9mm
      @smith9mm 5 років тому +1

      Aviação Militar Baiita Aula. Esclareceu mais do que eu esperava. Parabéns por ser tão prestativo e comprometido com os seguidores e curiosos!

  • @PROV-g2g
    @PROV-g2g 5 років тому

    Tem vídeo de pouso e decolagem no porta aviões São Paulo?

    • @aviacaomilitar1691
      @aviacaomilitar1691  5 років тому +1

      Se procurar na Net tem. Talvez até no vídeo que fiz dos A-4 (AF-1) tenha.

    • @PROV-g2g
      @PROV-g2g 5 років тому

      @@aviacaomilitar1691 Valeu garoto, obrigado!

  • @fernandojose4041
    @fernandojose4041 5 років тому +2

    Video de interesse, e complementado muito bem pelas respostas fornecidas a alguns dos comentários aqui realizados. Obrigado, Cmte.