O interessante é que a desigualdade aumentou justamente a partir dos anos 70, quando os EUA romperam com o padrão ouro e os bancos centrais passaram a manipular as moedas ao seu Bel prazer. Então, a inflação gerada pelos bancos centrais é uma das principais causas do aumento da desigualdade no mundo. Quem tem dinheiro, compra ativos que se valorizam e conseguem se proteger da inflação. Quem é pobre, não consegue comprar ativos e a carestia consome o poder de compra da moeda. Quem tem ativos reais, fica mais rico. Ninguém fala disso na mídia e nem nas universidades. Depois da crise de 2008, os bancos centrais imprimiram muita moeda e isso aumentou o preço dos ativos e gerou ainda mais desigualdade. O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo porque teve décadas de inflação alta. E quem tinha dinheiro, comprou ativos reais e enriqueceu. Já os pobres, morriam de fome porque seu dinheiro era corroído pela inflação.
Perfeito! É um ciclo! O Banco Central aumenta a circulação da moeda, gerando inflação. A fim de manter o balanço de pagamentos positivo, ele aumenta os juros do tesouro para que os ricos comprem títulos da dívida pública, o que valoriza todos os ativos do mercado, já que a Selic é o parâmetro. Com isso, os ricos lucram pois são pagos com saborosos juros, a inflação aumenta mais ainda devido a esses juros altos, ferrando mais uma vez com os pobres e, por fim, o governo emite mais dívida ainda pois não consegue controlar a inflação. Solução? Fim da moeda fiduciária, fim do intervencionismo, populismo monetário. Temos que adotar uma âncora cambial, seja no dólar ou no ouro, impor austeridade a políticos inescrupulosos. Veja Cingapura, que tem um baixo índice de Gini, que só diminuí ao passar dos anos, e o melhor programa de habitação popular mundo.
Por muito tempo eu jurei que os Estados Unidos fosse um exemplo de nação, mas de algum tempo pra cá, observei que ele é um país precário, principalmente na área da saúde pública. É super barato você se entupir de guloseimas e das maravilhas do consumismo, daí você engorda, fica doente e endividado, porque cuidar da saúde, lá, é caro. Há tantos países que muitos brasileiros não dão nada, mas superam os Estados Unidos em qualidade de vida. Vamos acordar, pessoal, hollywood e alguns youtubers estão vendendo uma América que não existe.
Diogo Queiroz a comparação não tem que ser feita com um país como o nosso, né. Somos um país em desenvolvimento, os EUA um país desenvolvido. Comparado com outros países desenvolvidos, os EUA ficam muito atrás.
@@diogoqueirozabismal é melhor sim, mas existem países superiores que não convivem com tamanha desigualdades, aprenda a ler ele já tinha dito isso na mensagem
@@hoorobg . Não é só essa cidade os 20% mais pobres dos EUA têm um padrão de vida ruim , é só pesquisar outras fontes, lógico que melhor comparado a países subdesenvolvidos, mas muito pior se comparado a maior parte dos países europeus,vale lembrar que são mais de 300 milhões de pessoas e por isso também acho complicado a riqueza chegar a todas esferas do país, se comparar por exemplo com a Dinamarca ou Suíça que tem uma população umas 10 vezes menor. Mas ainda sim acho que a reportagem mostra que muita coisa dita pela imprensa sobre este país é ilusão!
There is the real USA. Poverty, weak health, poor infrastructure and today only two classes, very rich and very poor. I'm their neighbor for 35 years and watch close their situation, seeing their decline decade after decade. Obrigado FOLHA por mostrar aos brasileiros menos esclarecidos o pais que eles teem como exemplo. O primeiro pais a ser visitado pelo nosso novo presidente. O pais que e sitado a cada minuto, no Brasil, como o exemplo a ser seguido. E necessario mostrar tambem a violencia, Alta criminalidade nas principais cidades, ainda hoje in Gilroy Garlic festival 5 assassinados e 15 feridos gravemente o que ira aumentar o numero de mortos. Nos EU tambem existe o mesmo problema com os evangelicos, eles sao a favor do Trump, pois os pastores estam cada vez mais milionarios e os fieis mais pobres. Se a China der um ponto final em negociacoes com o Brasil como fez com o Canada ai entao veremos a desgraca de perto. Folha TV Help Brazilians wake-up to the reallity.
@@korujaa Nao e necessario voce ir nas fontes informativas internacionais, basta seguir CNN, Fox, NBC, CNBC e outras agencias de noticias Americanas para verificar a verdade.
Por favor, ignore os comentários dos bolsominions. Eles não sabem o que dizem. Ótimo testemunho o seu, a realidade possui muito mais nuances do que as caricaturas rasas tentam mostrar. O nível de desigualdade que temos no Brasil está bem acima da que existe nos EUA, assim como a pobreza, mas são apenas variações de uma mesma doença social que hoje acomete diversos países. Uma diferença crucial, porém, é que a política americana não afeta apenas os americanos. A posição privilegiada de poder que os EUA possui permite que eles utilizem como alavanca diversos países mais periféricos, como o Brasil, para seus próprios interesses. Os brasileiros recentemente elegeram um governo que serve exatamente para essa função. A classe média brasileira hoje acredita que a redenção virá pela venda de tudo que é público, seja para estrangeiros, seja para outros entes privados. Em breve não teremos mais saúde pública (que ainda existe, diferente dos EUA), não teremos educação pública, nem quaisquer tipos de auxílio à população pobre. É a receita perfeita para o desastre. E estamos MUITO longe de aprender a lição, como você verá pelos comentários dos zumbis que idolatram o psicopata presidente.
Tava esperando, povo que acha os Estados Unidos o melhor lugar do mundo, não olha pra essas análises, a Cultura de consumo faliu, e não tem salvação, esse geração atual vai sofrer.
Os EUA foram infiltrados por intelectuais da corrente saqueadora, como aqui. Só que lá a carta de direitos numa constituição de 6000 palavras ainda protege alguns direitos individuais. Esse vídeo mostra o município de Starnesville de A Revolta de Atlas
@@libertariantranslator1929 sinta se a vontade já que vc é como o atual presidente e acha que das 20 cidades mais violentas do mundo nenhuma é de lá, e que todos os que vão tentar a "vida" limpando privada, são bem sucedidos.
Adorei este trabalho. Já assisti de outros autores falando de cidades como Detroit , praticamente abandonadas. Os EUA não devem ser exemplo para país nenhum. Voltemos nossos olhos para a social democracia dos países nórdicos . Reclamamos do SUS, mas nos EUA nem isso tem, por mais precário q possa parecer, vc só tem o q vc pode pagar. Temos q ter uma economia aberta mas sem esquecer o social( o povo).
@@Redronew75 , embora a China esteja rica eu também acho q o sistema não é apropriado pq está tendo concentração de renda, crescimento não sustentado, mas isso todos os países fizeram. O sistema socialista da China está longe de ser Socialista, na verdadeira concepção da palavra. Condições insalubres de trabalho e mao de obra barata são fatores q contribuem para o desenvolvimento chinês. E isto, é o q não pode acontecer, regime análogo à escravidão. Abraço
@@Redronew75 calma, o próximo episódio vai ser sobre a china, ai vamos ver o país mais rico do mundo que é socialista ser melhor que os EUA kkkkkkkkkkk
Não, não está boa! Vê a pessoa pobre é uma coisa, vê o que gerou a pobreza é outra coisa e não foi "do mercado ou capitalismo". Tem vários aspectos que tem que ser visto de um por um para de uma visão geral como o todo. Esse documentário é fraco e leia o fundamentos de economia ou fee.org que explica a economia de cada estado do U.S.
Essa série está genial!! Excelente trabalho da tvfolha Gostaria de sugerir a disponibilização de legenda em inglês para os próximos episódios, esse material vale a pena ser compartilhado mundo a fora
Fernando Silva Dos países desenvolvidos o EUA é o pior, mais violento, mais desigual etc... Se você quer um país realmente desenvolvido vai pro Canada, Australia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Irlanda, Suécia, Nova Zelandia entre outros... O sonho americano é mentira
"É incrível como essas pessoas pobres até agora em 40 anos continuaram até agora sem se rebelar contra a classe rica". Não é tão inacreditável se pensar na base ideológica do sonho americano: o mito do pobre que livremente batalhou duro até se tornar rico pelo próprio esforço. Pra mim o nome disso é anestesia mesmo.
Excelente vídeos e essa série sobre a desigualdade está muito boa. Tema interessantíssimo de ser abordado nesse momento e muito importante no aspecto político atual mundial.
A edição, as imagens, a composição e o sound design dos vídeos da TV Folha são irados. Parabéns pelo trabalho. Jornalismo, documento e arte!! Um dia gostaria muito de conhecer de perto como vocês trabalham na produção desses vídeos e matérias!!
Esse vídeo não me surpreende em nada pois tenho um caso curioso na família, que é de Governador Valadares, MG. É comum a ida para os EUA como ilegal nessa região. Tenho 7 primos nos Estados Unidos, dos quais 6 são ilegais. A única que está legalizada, foi pra lá em 1999 e se formou em medicina (mora em Boston, tem cidadania e tal). O restante, ainda ilegais, moram no Texas (Austin e Houston) e migraram em 2004. Agora vem o mais curioso: meus primos ilegais estão bem melhores do ponto de vista financeiro do que ela. Os ilegais possuem fazenda e imóveis por aqui, além de residência própria lá tbm (eu assessoro alguns investimentos). Enquanto ela, mesmo formada em medicina, reclama de viver no limite de sua renda e ainda no aluguel, mas admite que isso se dá por não se sujeitar a carga horária acima do que ela estipula como saudável (coisa que os ilegais não sabem nem o que é). E o mais interessante é que, todos eles me falam que a realidade americana é difícil e que se trabalha muito, mas que vc consegue as coisas, que tem segurança e qualidade de vida. E que é muito mais fácil ascender na vida trabalhando lá, do que aqui. Principalmente pq muitos americanos se recusam a assumir diversos postos de trabalho (sempre citam construção e marcenaria) que julgam como inferiores. Preferem auxiliar de escritório pagando U$2k, do que marceneiro ganhando U$5k. Isso é o que vi vários falarem quando fiz uma trip por lá. Enfim... Virou um relato pessoal, mas não tinha como deixar de falar.
Segurança eu concordo que por lá seja melhor, qualidade de vida discordo totalmente. Quanto a trabalhar como pedreiro, marceneiro ou qualquer outra profissão erroneamente desqualificada no Brasil, pode apostar que os bons profissionais jamais tiveram ou terão problemas financeiros.
essa série (pra quem esta acompanhando os episódios) mostra de diversas formas a mesma língua (chamada pobreza) de varias perspectivas diferentes. Muito interessante a diferença (por talvez menor que seja) de pessoas pobres vivendo por exemplo, nos EUA e na Africa do Sul.
A Folha utilizou como exemplo uma cidade que não se modernizou ao longo do tempo, ficou estagnada na siderurgia. Poderia fazer uma reportagem de cidade que entenderam a evolução dos tempo e se modernizaram, nos USA se pode encontrar muitos exemplos.
Que esse video abra os olhos de quem se deixa seduzir pelas mentiras dos UA-camrs brasileiros nos EUA, como por exemplo o senhor Malandragem USA que hoje esta preso (!!!), que assessorava e explorava brasileiros que iam para la somente com o visto de turista...
Sim, existe isso e me cabe o dever de explicar a eles as leis da migra. Mas se o Brasil fosse laissez-faire, sem o socialismo comuno-fascista, seria o paraíso para onde os americanos fogem
Para mim, esse documentário tem grandes erros, parece até que é Michael Moore manipulador informações. Minhas informações vem do fee.org que tá nomes aos bois.
De repente lembrei do assunto da história que mais amo. O fim do império romano. A maneira como o império romano despareceu e a idade média tomou lugar. E hoje encontramos ruínas. Mesma coisa aqui. Ruínas de um outrora poderoso império.
Ao contrário do que o amigo pregou no comentário, a desigualdade nos EUA não aumentou devido à ruptura ao padrão-ouro. O final da década de 70 marca o início do segundo choque do petróleo, que causou estagnação em diversos países industrializados ao redor do mundo. Neste cenário, ideias liberais passaram a surgir nas universidades, posteriormente se alastrando para governos. Exemplos são a Universidade de Chicago de Economia, catapultando Milton Friedman, e a aplicação destas medidas no Chile e na Inglaterra, com a Margareth Thatcher. A redução de salários aos trabalhadores, benefícios trabalhistas e a fuga de indústrias para países periféricos, cujos custos de produção eram reduzidos, levou ao início de uma tendência de desconcentração do capital, que mantinha etapas produtivas em países subdesenvolvidos enquanto colhia seus frutos através da venda em economias fortes.
O problema é que todo mundo quer ganhar dinheiro investindo no mercado financeiro. Ninguém quer saber de indústrias que geram riquezas realmente. O resultado é que o dinheiro só circula e acaba na mão de quem tem mais. Isso funciona por algum tempo mais rapidinho se torna insustentável. Vamos ver até onde isso vai e até onde esse discursinho de neoliberal fará sentido!
Os problemas de cada país, são tão profundos, são tão complexos, que não da pra definir só um problema, como também não dá pra culpar só os ricos - a menos que ele tenha roubado ou esteja pagando injustamente, o que na maioria dos casos acontece - os ricos, geralmente ficam mais ricos porque estudam, se organizam, se planejam e, assim, veem os problemas vindo a milhares e quilômetros.
Que tem desigualdade tem, pobreza tem também igual Brasil não é. Por mais pobre e quebrado que a pessoa esteja nos EUA ela não mora em cima de esgoto, palafita em cima de esgoto, tem transporte público razoável, pode pegar um trem, ônibus para ir pra qualquer lugar do país. No Brasil até sair do lugar é complicado.
O Canzian tinha que chamar o Marcos Lisboa para comentar essa matéria. Em 11 colunas de dez que ele tenha escrito para imprensa o Lisboa louva a produtividade da economia americana.
Isso! Boa pergunta. Quando teremos partido libertário sem os subsídios tipo Nixon? Quando o eleitor poderá decidir se vota ou não? Até quando subsídios e partidos fantoches comuno-fascistas em teletelas de oligopsônio?
_O perigo dessa matéria é que o pessoal se deixa levar pelas aparências, não foi com repudio ao modelo americano que os países do mundo ocidental evoluíram, pelo contrário, foi a capacidade de filtrar o que era bom dele que possibilitou a evolução, nem nessa fase o Brasil chegou._
Em relação ao documentário Europeu foi bem mais tímido. A situação na América é melhor do que na Europa. Os dados estão aí, o desemprego está em sua baixa histórica e o país está crescendo. O fato de Trump está no governo faz os repórteres se contorcerem, mas fatos são fatos.
Sério? taxa de desemprego não significa muita coisa se o trabalho é precário e mal remunerado...crescimento econômico pode benificiar também apenas uma parcela da população...nada disso adianta muito se os problemas são estruturais!
Pra quem não sabe, os EUA só são a maior economia do mundo pois o dólar é a única moeda de comercialização internacional para compra/venda de petróleo. Assim fica fácil ser rico. Essa hegemonia tá com os dias contados...
Problema gerando pelos os bancos 🏦 centrais dos países, essa bolha financeira vai explodir. Vai ser em 2019 ou 2020 eu não sei, mais vai explodir e prejudica mais o Brasil 🇧🇷.
@@leonan243 sim, crise criada pelos os governos! Mais eu defendo que cada banco 🏦 tenha a sua própria moeda 💱, imagine o Itaú Unibanco 🏦 com sua própria moeda ou a Caixa Econômica Federal com sua moeda. A crise não seria grande.
Ninguém comenta que o que causa isso é a desindustrialização, as indústrias deles foram pra China, coisa que o br comemora porque acha que emprego digno é ficar atrás de uma mesa. Sem manufatura não existe criação de empregos, essa é a verdadeira riqueza de um país.
Dá vontade de chorar quando a gente pensa em todo mundo que vai ficar sem emprego em pouco tempo (já falam em menos de 10 anos) por conta da robotização, da inteligência artificial. É desesperador pensar no quanto de gente vai sofrer para essa parcela ínfima e psicopata concentrar cada vez mais a renda nela.
É um vídeo bem interessante,quem olha esse vídeo,em um primeiro momento,pode pensar que os E.U.A não são um exemplo de país. Mas afinal,o que é um exemplo de país? Educação de qualidade para todos?,Saúde de qualidade para todos? Situação financeira estável para todos? Provavelmente sim,a China por sua vez nós últimos tempos se mostrou ter um grande crescimento econômico para bater de frente com os E.U.A,apesar de adotar uma política menos democrática,por assim dizer. Talvez,não sei vcs,mas o sucesso da nação seja relativo de cada país e com suas respetivas peculiaridades. No caso da pobreza,na Venezuela,em governos anteriores ao Maduro ouve uma política de assistencialismo às pessoas mais carentes,porém deixou -se passar uma questão técnica,me refiro a parte orçamentária para a realização de tal programa e para a sustentação do mesmo,que não foi bem controlada. Do lado mais pobre,no mundo ocidental,a uma constante critica aos mais ricos e os ricos,por sua vez criticam os mais pobres,será que dentro desses dois pacotes de renda todos os indivíduos seriam farinha do mesmo saco?
Meu pai eterno que país capitalista não possue desigualdade social quando o crescimento econômico e populacional aumenta entre outros fatores até a China que é um país "socialista" que está implementando o mercado livre está sofrendo com a desigualdade economia e social na maioria das vezes por questões industriais,o mesmo aconteceu no Brasil quando as indústrias migraram para o Brasil na era Vargas e no regime militar muitos nordestinos migraram para Rio e são Paulo e criaram as favelas enquanto outras áreas mais privilegiadas começaram a prosperar com muitos ricos e magnatas e outros senhores das indústrias indo para tais áreas.
Só pegar os índices sociais da Suíça,Alemanha, Dinamarca,Noruega, Suécia e comparar com os dos EUA. É um absurdo. O índice gini na Suiça é 0,23, enquanto os EUA tem 0,49. Ou seja,quase 50% da população americana vive em condições consideráveis desiguais. Riqueza acumulada gera pobreza sim.
EU sou rico porque sou esperto. Todo o dinheiro que ganhei aqui investi no Brasil. Sou carreteiro e ja percorri toros os Estados Unidos. Se voce quiser ver miseria,coloque no UA-cam: Poverty in Toledo,Ohio ou Camden, New Jersey ou Detroit, Michigan etc... Tambem pose ser:Homeless in Los Angeles, Las Vegas, Chicago etc...
Uma coisa é certa. Tem gente que gosta de comparar o Brasil com os EUA, todavia, o Brasil é um país EMERGENTE e os EUA são um país DESENVOLVIDO, ou seja, comecem a comparar o Brasil com outros países EMERGENTES como Argentina, México, Turquia, Índia, China, África do Sul, Rússia e NÃO com países DESENVOLVIDOS, como países europeus e os EUA. (Lembrando que isto é uma singela opinião de fatos verídicos.
Aqui nos EUA, só fica na merda, quem não quer trabalhar! O país e enorme, se não tem trabalho na sua cidade, tire a bunda da cadeira e mude pra outra. Simples assim!
Ué, sempre lia na folha que a taxa de desemprego dos EUA era uma das mais baixas das última décadas e que a renda havia subido, mesmo em taxas baixas. A matéria poderia colocar os números. Vamos caçar os ricos, eles são o problema do mundo! Kkkkkk
O modelo defendido por vocês acaba com a desigualdade, mas não gera riqueza, e o que se obtém é uma igualdade de pobres. Olhe ao seu redor, se tivesse que escolher um país como destino de imigração, qual seria? Provavelmente não seria Rússia.
O problema não é que os EUA é o melhor lugar , mas é um dos menos pior , se você pegar o Continente , só tem tem o Canadá e EUA, a prova são os 18 mil brasileiros que foram para os EUA atrás de trabalho.O vídeo trata dos problemas sociais nos EUA, mas existem diversos programas governamentais de amparo a essas populações carentes e olha que é bem mais que existe no Brasil, auxilio moradia,alimentação, saúde, etc , até imigrantes ilegais utilizam a rede publica de ensino, programas de auxilio pré-natal, banco de alimentos,atendimentos hospitalares gratuitos e etc., Ninguém é abandonado a própria sorte, só não recebe assistência quem não procura , as vezes tem morador de rua que prefere morar nas ruas porque é usuário de drogas e não quer ficar longe delas. São dramas que existem em todas as sociedades.Acredito que é preciso fazer mais pelos pobres , eles são vulneráveis nessa sociedade de consumo desenfreado.
O Cana dá e o EUA são a América Anglo Saxônica, colônia de expansão e o restante é América Latina, colônias de exploração. Você não teve aulas de geografia lá na quarta série? E tem mais, no EUA 3,1 milhões de ilegais, pagam 12 bi em dólares com SS#FAKE pro governo Federal anualmente. De EUA você também não sabe de nada.
sinceramente todos deveriam assistir essa série, para finalmente perceber que o mundo está errado, talvez até sem volta...o consumismo sem controle não vai só matar o planeta mas os trabalhadores também.
O que foi aquela pergunta inteligente do repórter da folha sobre corte de cabelo? Kkkkkkkk. Sério já pensou como estaria hoje o Brasil se tomassem conta da vida do molusco e da empacotadora de ventos desse jeito? Kkkkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pelos comentarios eu achei que ia encontrar um caus humanitário e em vez disso encontro uma cidade que aqui no Brasil parece condomínio fechado . PQP , compara esse vídeo com a Africa do Sul e vcs vão saber o que é desigualdade .
Desigualdade social e uma medida tão inútil O problema n é os ricos terem muito, mas os pobre terem pouco Existem duas formas de acabar que a desigualdade social, só olhar pra Somália e nova Zelândia, os dois têm a mesma desigualdade
É inegável que realmente aumentou a desigualdade e que ela existe até mesmo em grandes potências econômicas ,acontece que essa desigualdade sempre existiu e continuará existindo infelizmente,agora concentrar um fator tão importante como esse em uma única Cidade de um país com mais de 300 milhões de habitantes ,pra mim fica um tanto quanto suspeito acreditar 100% nos fatos,e vindo da Folha de São Paulo,tenho minhas dúvidas,qual o interesse em fazer uma reportagem com esse tema?quando todos nós sabemos que o governo Bolsonaro tem demonstrado total apoio e simpatia ao governo trump,não duvido nada de ,até onde a Folha de São Paulo iria p atrapalhar e jogar a opinião pública contra o governo Bolsonaro.
Se em Cuba um médico ganha cem reais por mês e uma faxineira ganha vinte reais por mês então não tem igualdade econômica, pois o médico está ganhando mais e a oportunidade está sendo maior para o filho do médico. A igualdade econômica matou diretamente mais de 200 milhões de pessoas, igualdade econômica é um conceito errado, cada pessoa tem que ganhar seu sustento com seu próprio esforço, não existe igualdade econômica. Se a igualdade econômica fosse uma coisa boa os cubanos, os venezuelanos e os nicaraguanos não iría trabalhar em países desiguais. Se os cubanos, os venezuelanos e os nicaraguanos são defensores da igualdade econômica então porque eles vão trabalhar em países desiguais? Para um país se desenvolver precisa de estruturas. Estruturas é escolas básicas, segurança básica, ter uma boa infraestrutura etc. Porém igualdade econômica é um conceito errado, cada pessoa tem que ganhar seu sustento com seu próprio esforço, não existe igualdade econômica. Só na Ucrânia a igualdade econômica matou 3,9 milhões de pessoas de fome. A igualdade econômica matou diretamente mais de 200 milhões de pessoas, igualdade econômica é um conceito errado, cada pessoa tem que ganhar seu sustento com seu próprio esforço, não existe igualdade econômica. Se a gente morasse num paraíso onde existe todas oportunidades para todos seria muito bom e mesmo assim não funcionaria. A Igualdade de oportunidades é uma coisa muito importante desde que você não obrigue outras pessoas a pagar as suas contas. A igualdade de oportunidades é muito importante desde que fique dentro dos direitos, não podemos ter direito a tudo. A igualdade de oportunidades é muito importante desde que ela não tire a liberdade.
A classe média e as classes baixas dos EUA diferem muito das do Brasil. A classe média consegue ter acesso a uma boa casa, boas escolas e uma boa qualidade de vida no geral. As classes baixas têm acesso a benefícios sociais e conseguem ter uma qualidade de vida muito superior às classes baixas do Brasil, porque o custo de vida de lá é bem mais baixo. O principal problema hoje dos EUA é o lobby da indústria da saúde. Nunca na história do mundo houve uma sociedade em que todos tiveram o mesmo acesso aos mesmos bens e serviços. O que importa não é a disparidade entre os mais ricos e os mais pobres. O que importa é que mesmos os mais pobres possam ter acesso a condições mínimas para qualidade de vida. Pela história da humanidade, somente agora, com o avanço do capitalismo liberal, a parcela mais pobre dos países industrializados conseguem ter acesso a moradia, alimentação regular, bens de consumo etc. Isso não aconteceu nem em países socialistas, nem em países não industrializados.
O engraçado é que as pessoas acham que quem tem dinheiro é o culpado e esquece que os políticos são os verdadeiros culpados. Agora adivinha pra quem os mais pobres vão pedir ajuda... Para os seus próprios carrascos: os políticos. Desigualdade nunca foi e nunca será um problema. Somos todos desiguais em todos os aspectos. ua-cam.com/video/gNjfrNpTmJs/v-deo.html
É uma pobreza relativa, pobreza para os padrões de um país de primeiro mundo. Reparem q em nenhum momento vimos uma favela, um corrego de esgoto passando atrás de uma casa como o padrão aqui no Brasil! Más aqui já não é mais caso de pobreza, virou safadeza e total alienação de um povo com a mediocridade, q aceita as migalhas dos políticos e da elite num país em q abunda a riquesa de pontencial e possibilidades!
Gostou desse vídeo? Para mais notícias, documentários, entrevistas e análises, clique aqui e siga o canal da Folha no UA-cam: goo.gl/EBg4ag
O interessante é que a desigualdade aumentou justamente a partir dos anos 70, quando os EUA romperam com o padrão ouro e os bancos centrais passaram a manipular as moedas ao seu Bel prazer. Então, a inflação gerada pelos bancos centrais é uma das principais causas do aumento da desigualdade no mundo. Quem tem dinheiro, compra ativos que se valorizam e conseguem se proteger da inflação. Quem é pobre, não consegue comprar ativos e a carestia consome o poder de compra da moeda. Quem tem ativos reais, fica mais rico. Ninguém fala disso na mídia e nem nas universidades. Depois da crise de 2008, os bancos centrais imprimiram muita moeda e isso aumentou o preço dos ativos e gerou ainda mais desigualdade. O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo porque teve décadas de inflação alta. E quem tinha dinheiro, comprou ativos reais e enriqueceu. Já os pobres, morriam de fome porque seu dinheiro era corroído pela inflação.
Perfeito! É um ciclo! O Banco Central aumenta a circulação da moeda, gerando inflação. A fim de manter o balanço de pagamentos positivo, ele aumenta os juros do tesouro para que os ricos comprem títulos da dívida pública, o que valoriza todos os ativos do mercado, já que a Selic é o parâmetro. Com isso, os ricos lucram pois são pagos com saborosos juros, a inflação aumenta mais ainda devido a esses juros altos, ferrando mais uma vez com os pobres e, por fim, o governo emite mais dívida ainda pois não consegue controlar a inflação. Solução? Fim da moeda fiduciária, fim do intervencionismo, populismo monetário. Temos que adotar uma âncora cambial, seja no dólar ou no ouro, impor austeridade a políticos inescrupulosos. Veja Cingapura, que tem um baixo índice de Gini, que só diminuí ao passar dos anos, e o melhor programa de habitação popular mundo.
Uma baita falha do documentário que parece mostrar apenas os sintomas da desigualdade. Belo comentário
muito coerente sua análise
Comentário perfeito só uma correção, vc escreveu padrão outro ao invés de ouro
O que seriam ativos reais?
Por muito tempo eu jurei que os Estados Unidos fosse um exemplo de nação, mas de algum tempo pra cá, observei que ele é um país precário, principalmente na área da saúde pública. É super barato você se entupir de guloseimas e das maravilhas do consumismo, daí você engorda, fica doente e endividado, porque cuidar da saúde, lá, é caro. Há tantos países que muitos brasileiros não dão nada, mas superam os Estados Unidos em qualidade de vida. Vamos acordar, pessoal, hollywood e alguns youtubers estão vendendo uma América que não existe.
A qualidade de vida lá é melhor do que aqui. Só pesquisar outra fonte
Preciso!
Diogo Queiroz a comparação não tem que ser feita com um país como o nosso, né. Somos um país em desenvolvimento, os EUA um país desenvolvido. Comparado com outros países desenvolvidos, os EUA ficam muito atrás.
@@diogoqueirozabismal é melhor sim, mas existem países superiores que não convivem com tamanha desigualdades, aprenda a ler ele já tinha dito isso na mensagem
@@stanmarsh820 se seu nome for uma alusão ao tipo de país que você considera igual
A verdade é indigesta, mas necessário. É preciso acordar e lutar.
Lutar como? Para acabar com a agressão e fraude, ou no sentido altruísta de turbas de saqueadores? Voto forçado, por acaso é democracia?
Prefiro votar no partido libertário e assim mudar as leis
Boa. Como pode haver democracia com voto obrigatório???
Que trabalho! Excelente retrato da desigualdade e seu aumento exponencial.
Tem coisas que estão erradas nesse vídeo. Para mim esse vídeo não mostrou nada com nada.
muuuuuuuuuuuuuu
@@marcio64315
A parte boa já é contada em cada filme que mostram a perfeição que é morar?
@@hoorobg . Não é só essa cidade os 20% mais pobres dos EUA têm um padrão de vida ruim , é só pesquisar outras fontes, lógico que melhor comparado a países subdesenvolvidos, mas muito pior se comparado a maior parte dos países europeus,vale lembrar que são mais de 300 milhões de pessoas e por isso também acho complicado a riqueza chegar a todas esferas do país, se comparar por exemplo com a Dinamarca ou Suíça que tem uma população umas 10 vezes menor. Mas ainda sim acho que a reportagem mostra que muita coisa dita pela imprensa sobre este país é ilusão!
@@betosm3 USA ainda é a melhor escolha para morar .💚💙👍
Pra cada uma NY luxuosa (como nos filmes), existem dez Braddock nos EUA. Continuem em um série, mostrem como está Detroit!
Gary, Detroit, Youngstown, Bethelem, Flint, Braddock e muitas outras.
O sistema económico flopou.
There is the real USA. Poverty, weak health, poor infrastructure and today only two classes, very rich and very poor. I'm their neighbor for 35 years and watch close their situation, seeing their decline decade after decade. Obrigado FOLHA por mostrar aos brasileiros menos esclarecidos o pais que eles teem como exemplo. O primeiro pais a ser visitado pelo nosso novo presidente. O pais que e sitado a cada minuto, no Brasil, como o exemplo a ser seguido. E necessario mostrar tambem a violencia, Alta criminalidade nas principais cidades, ainda hoje in Gilroy Garlic festival 5 assassinados e 15 feridos gravemente o que ira aumentar o numero de mortos. Nos EU tambem existe o mesmo problema com os evangelicos, eles sao a favor do Trump, pois os pastores estam cada vez mais milionarios e os fieis mais pobres. Se a China der um ponto final em negociacoes com o Brasil como fez com o Canada ai entao veremos a desgraca de perto. Folha TV Help Brazilians wake-up to the reallity.
Todos dados sobre o país são mentiras? Estranho que um país tão desigual, e aidna continuam indo pra ele. Qual país mais rico do mundo então?
#Bolsonaro2022 😝👍🏻
@@korujaa as pessoas culpam o próprio fracasso nos outros. Invejosos.
@@korujaa Nao e necessario voce ir nas fontes informativas internacionais, basta seguir CNN, Fox, NBC, CNBC e outras agencias de noticias Americanas para verificar a verdade.
Por favor, ignore os comentários dos bolsominions. Eles não sabem o que dizem.
Ótimo testemunho o seu, a realidade possui muito mais nuances do que as caricaturas rasas tentam mostrar.
O nível de desigualdade que temos no Brasil está bem acima da que existe nos EUA, assim como a pobreza, mas são apenas variações de uma mesma doença social que hoje acomete diversos países.
Uma diferença crucial, porém, é que a política americana não afeta apenas os americanos. A posição privilegiada de poder que os EUA possui permite que eles utilizem como alavanca diversos países mais periféricos, como o Brasil, para seus próprios interesses. Os brasileiros recentemente elegeram um governo que serve exatamente para essa função.
A classe média brasileira hoje acredita que a redenção virá pela venda de tudo que é público, seja para estrangeiros, seja para outros entes privados. Em breve não teremos mais saúde pública (que ainda existe, diferente dos EUA), não teremos educação pública, nem quaisquer tipos de auxílio à população pobre. É a receita perfeita para o desastre.
E estamos MUITO longe de aprender a lição, como você verá pelos comentários dos zumbis que idolatram o psicopata presidente.
Excelente série, espero que tenha pelo menos 10 eps e uma segunda temporada com outros temas importantes. Bela iniciativa, Folha.
Tava esperando, povo que acha os Estados Unidos o melhor lugar do mundo, não olha pra essas análises, a Cultura de consumo faliu, e não tem salvação, esse geração atual vai sofrer.
Ronaldo Sousa Paiva Canadá é muito melhor assim como os países do norte europeu.
Os EUA foram infiltrados por intelectuais da corrente saqueadora, como aqui. Só que lá a carta de direitos numa constituição de 6000 palavras ainda protege alguns direitos individuais. Esse vídeo mostra o município de Starnesville de A Revolta de Atlas
Então pq tanta gente arrisca a vida pra fugir para onde a Constituição é de apenas 5000 palavras?
@@libertariantranslator1929 sinta se a vontade já que vc é como o atual presidente e acha que das 20 cidades mais violentas do mundo nenhuma é de lá, e que todos os que vão tentar a "vida" limpando privada, são bem sucedidos.
@@ronaldosousapaiva8928 Os comunas e fascistas louvam a agressão. Libertários não. Vocês é que são todos iguais
Adorei este trabalho. Já assisti de outros autores falando de cidades como Detroit , praticamente abandonadas. Os EUA não devem ser exemplo para país nenhum. Voltemos nossos olhos para a social democracia dos países nórdicos . Reclamamos do SUS, mas nos EUA nem isso tem, por mais precário q possa parecer, vc só tem o q vc pode pagar. Temos q ter uma economia aberta mas sem esquecer o social( o povo).
verdade amiga. Hoje o pais mais rico do mundo é um socialista, a China!
@@Redronew75 China não é socialista. É uma sociedade extremamente capitalista que tem a política centralizada no partido comunista.
@@Redronew75 , embora a China esteja rica eu também acho q o sistema não é apropriado pq está tendo concentração de renda, crescimento não sustentado, mas isso todos os países fizeram. O sistema socialista da China está longe de ser Socialista, na verdadeira concepção da palavra. Condições insalubres de trabalho e mao de obra barata são fatores q contribuem para o desenvolvimento chinês. E isto, é o q não pode acontecer, regime análogo à escravidão. Abraço
@@Redronew75 calma, o próximo episódio vai ser sobre a china, ai vamos ver o país mais rico do mundo que é socialista ser melhor que os EUA kkkkkkkkkkk
Verdade quem trocaria o Brasil pelos EUA se aqui temos SUS e universidade gratuita
Kkkkk
É desigualdade é gravitacional! É só haver mais algum avanço na tecnologia artificial que milhares de contingentes ficarão sem empregos
Apesar de toda a tensão que a série nos transmite, eu tenho que dizer: está muito boa!
Não, não está boa! Vê a pessoa pobre é uma coisa, vê o que gerou a pobreza é outra coisa e não foi "do mercado ou capitalismo". Tem vários aspectos que tem que ser visto de um por um para de uma visão geral como o todo.
Esse documentário é fraco e leia o fundamentos de economia ou fee.org que explica a economia de cada estado do U.S.
@@hoorobg perdão, *eu acho que está muito boa. 🙏
@@juliocesargodinhodomingues9205 desculpe.
Mas essa parte da história do capitalismo americano não é de hoje.
Talvez o caso mais emblemático seja de Detroit.
Verdade
Capitalismo é nome que marxista aplica ao mercantilismo escravagista. Procure o programa do partido libertário canadense ou americano.
@@libertariantranslator1929 Os libertário tem a mesma receita só aumentada. A coisa com eles só vai piorar.
@@BadBoy93143 Onde no programa do partido vc viu isso?
Meu deus que vídeo sensacional! Que trabalho incrível! Explorar esse tema é algo fundamental. Espero que essa série continue.
Essa série está genial!! Excelente trabalho da tvfolha
Gostaria de sugerir a disponibilização de legenda em inglês para os próximos episódios, esse material vale a pena ser compartilhado mundo a fora
Há bobagem de sobra na língua inglesa já.
Bem vindos ao sonho americano. Apertem os cintos e boa viagem.:)
Kkkkkkkkk
😂😂😂😂😂😂
Queria estar nesse sonho , muito melhor que essa selva chamada Brasil
Li isso com a voz da Pabllo na cabeça kkkkkkk
Fernando Silva
Dos países desenvolvidos o EUA é o pior, mais violento, mais desigual etc...
Se você quer um país realmente desenvolvido vai pro Canada, Australia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Irlanda, Suécia, Nova Zelandia entre outros...
O sonho americano é mentira
To adorando essa série de videos. Li as reportagens no site, mas os videos dão muito mais profundidade. Parabéns folha.
"É incrível como essas pessoas pobres até agora em 40 anos continuaram até agora sem se rebelar contra a classe rica". Não é tão inacreditável se pensar na base ideológica do sonho americano: o mito do pobre que livremente batalhou duro até se tornar rico pelo próprio esforço. Pra mim o nome disso é anestesia mesmo.
Excelente vídeos e essa série sobre a desigualdade está muito boa. Tema interessantíssimo de ser abordado nesse momento e muito importante no aspecto político atual mundial.
Tô ansioso pelo episódio sobre a Venezuela. Lá deve tá bem melhor!
Kkkkkkk
A edição, as imagens, a composição e o sound design dos vídeos da TV Folha são irados. Parabéns pelo trabalho. Jornalismo, documento e arte!! Um dia gostaria muito de conhecer de perto como vocês trabalham na produção desses vídeos e matérias!!
Folha incrível, parabéns por essa série lúcida sobre o Capitalismo.
Esse vídeo não me surpreende em nada pois tenho um caso curioso na família, que é de Governador Valadares, MG. É comum a ida para os EUA como ilegal nessa região. Tenho 7 primos nos Estados Unidos, dos quais 6 são ilegais. A única que está legalizada, foi pra lá em 1999 e se formou em medicina (mora em Boston, tem cidadania e tal). O restante, ainda ilegais, moram no Texas (Austin e Houston) e migraram em 2004.
Agora vem o mais curioso: meus primos ilegais estão bem melhores do ponto de vista financeiro do que ela. Os ilegais possuem fazenda e imóveis por aqui, além de residência própria lá tbm (eu assessoro alguns investimentos). Enquanto ela, mesmo formada em medicina, reclama de viver no limite de sua renda e ainda no aluguel, mas admite que isso se dá por não se sujeitar a carga horária acima do que ela estipula como saudável (coisa que os ilegais não sabem nem o que é).
E o mais interessante é que, todos eles me falam que a realidade americana é difícil e que se trabalha muito, mas que vc consegue as coisas, que tem segurança e qualidade de vida. E que é muito mais fácil ascender na vida trabalhando lá, do que aqui. Principalmente pq muitos americanos se recusam a assumir diversos postos de trabalho (sempre citam construção e marcenaria) que julgam como inferiores. Preferem auxiliar de escritório pagando U$2k, do que marceneiro ganhando U$5k. Isso é o que vi vários falarem quando fiz uma trip por lá.
Enfim... Virou um relato pessoal, mas não tinha como deixar de falar.
Todo mundo tem parente no EUA, com estórias mirabolantes.
E sou eu que ajudo eles a entender o juiz no tribunal da migra quando dançam. Amigra.us explica muitos ardis da fronteira.
Segurança eu concordo que por lá seja melhor, qualidade de vida discordo totalmente. Quanto a trabalhar como pedreiro, marceneiro ou qualquer outra profissão erroneamente desqualificada no Brasil, pode apostar que os bons profissionais jamais tiveram ou terão problemas financeiros.
Quanto sofrimento e tristeza, meu Deus 😭
A frase "precisamos escolher entre comprar remédios ou comer" resume com todas as letras a eterna falácia do sonho americano.
Maravilha de trabalho jornalístico essa série!
Parabéns Folha
Parabéns FOLHA!!!
essa série (pra quem esta acompanhando os episódios) mostra de diversas formas a mesma língua (chamada pobreza) de varias perspectivas diferentes. Muito interessante a diferença (por talvez menor que seja) de pessoas pobres vivendo por exemplo, nos EUA e na Africa do Sul.
I couldn't agree more.
It's just like George Carlin said "It's called the American dream because you have to be asleep to believe it "
A Folha utilizou como exemplo uma cidade que não se modernizou ao longo do tempo, ficou estagnada na siderurgia. Poderia fazer uma reportagem de cidade que entenderam a evolução dos tempo e se modernizaram, nos USA se pode encontrar muitos exemplos.
Poderia mostra a verdadeira face de São Francisco.
Os sindicatos comunistas se apoderam dos trabalhadores siderúrgicos iletrados. O que aconteceu ali é o mesmo que no império comunista que ruiu.
Você se deu conta que a reportagem se trata de desigualdade? Pouco sentido teria mostrar a situação numa cidade onde a desigualdade não é bem visível.
Muito bom!
Já já vai aparecer os babaovos do Trump e bossosauro criticando o vídeo.
Que esse video abra os olhos de quem se deixa seduzir pelas mentiras dos UA-camrs brasileiros nos EUA, como por exemplo o senhor Malandragem USA que hoje esta preso (!!!), que assessorava e explorava brasileiros que iam para la somente com o visto de turista...
O Malandragem rodou bonito
Sim, existe isso e me cabe o dever de explicar a eles as leis da migra. Mas se o Brasil fosse laissez-faire, sem o socialismo comuno-fascista, seria o paraíso para onde os americanos fogem
J Henry Phillips
Cara, você acompanha que tipo de conteúdo na internet? Olavo de carvalho?
O Brasil Não é e Nunca foi socialista/comunista.
@@SocratesTaVivo Leia o programa do partido libertário, e não os pichadores mascarados e energúmenos.
Desigualdade sempre existiu e sempre existirá!!!
grande vídeo, parabéns pelo trabalho.
UTOPIA COMUNISTA E UTOPIA LIBERAL. Dos faces da mesma moeda. Obrigado por VENDER o Brasil, Bolsonaro. Parabéns, Carlos. cadê a meritocracia?
Ninguém que conhece o capitalismo acredita em meritocracia, só utópico (de esquerda ou direita) pra acreditar nessa merda
CONCORDO 100%!! Os extremos do espectro economico são igualmente nocivos.
Desculpe, mas chamar liberal de fascista é coisa de político gringo. Liberal na verdade é libertário capado.
Outro que nunca leu a constituição
Comparação estúpida, até porque não existe ou existiu um país verdadeiramente "comunista".
Maravilha TV FOLHA, espero pela próxima reportagem, China, o que está acontecendo com a humanidade, será o fim da nossa era
Um documentário brasileiro feito por Americanos.
Realidade não é tão lindo assim.
Para mim, esse documentário tem grandes erros, parece até que é Michael Moore manipulador informações.
Minhas informações vem do fee.org que tá nomes aos bois.
@@hoorobg complexado viralatense detected.
Boa Reportagem !!!
Mas muito triste !!
Excelente material...
Ótima matéria folha!
Adorei.... Muito Bom trabalho
Parabéns Pelo Intertrenimento Obrigado
😎👍👏👏👏📡💫💱🔛🎵
Perfeito
Essa não sabia ótima documentário. 👏👏👏
Parabéns!
Série fantástica!
Parabéns pela reportagem!
De repente lembrei do assunto da história que mais amo. O fim do império romano. A maneira como o império romano despareceu e a idade média tomou lugar. E hoje encontramos ruínas. Mesma coisa aqui. Ruínas de um outrora poderoso império.
Ótima série de reportagens.
Ao contrário do que o amigo pregou no comentário, a desigualdade nos EUA não aumentou devido à ruptura ao padrão-ouro. O final da década de 70 marca o início do segundo choque do petróleo, que causou estagnação em diversos países industrializados ao redor do mundo. Neste cenário, ideias liberais passaram a surgir nas universidades, posteriormente se alastrando para governos. Exemplos são a Universidade de Chicago de Economia, catapultando Milton Friedman, e a aplicação destas medidas no Chile e na Inglaterra, com a Margareth Thatcher. A redução de salários aos trabalhadores, benefícios trabalhistas e a fuga de indústrias para países periféricos, cujos custos de produção eram reduzidos, levou ao início de uma tendência de desconcentração do capital, que mantinha etapas produtivas em países subdesenvolvidos enquanto colhia seus frutos através da venda em economias fortes.
O problema é que todo mundo quer ganhar dinheiro investindo no mercado financeiro. Ninguém quer saber de indústrias que geram riquezas realmente. O resultado é que o dinheiro só circula e acaba na mão de quem tem mais. Isso funciona por algum tempo mais rapidinho se torna insustentável. Vamos ver até onde isso vai e até onde esse discursinho de neoliberal fará sentido!
reportagem parcial , apesar de o problema existir , a folha não o mostra de uma forma construtiva .
Conteúdo de qualidade!
Os problemas de cada país, são tão profundos, são tão complexos, que não da pra definir só um problema, como também não dá pra culpar só os ricos - a menos que ele tenha roubado ou esteja pagando injustamente, o que na maioria dos casos acontece - os ricos, geralmente ficam mais ricos porque estudam, se organizam, se planejam e, assim, veem os problemas vindo a milhares e quilômetros.
Que tem desigualdade tem, pobreza tem também igual Brasil não é. Por mais pobre e quebrado que a pessoa esteja nos EUA ela não mora em cima de esgoto, palafita em cima de esgoto, tem transporte público razoável, pode pegar um trem, ônibus para ir pra qualquer lugar do país. No Brasil até sair do lugar é complicado.
O Canzian tinha que chamar o Marcos Lisboa para comentar essa matéria. Em 11 colunas de dez que ele tenha escrito para imprensa o Lisboa louva a produtividade da economia americana.
Folha de São Paulo! Jornalismo sério! RIP PHA.
Você está sendo irônica?
@@lucasfe1663 N
Pena
Parabéns a série é muito boa!! quando sai o capítulo do Brasil?
acho q é o ultimo capitulo da série, mês q vem
Isso! Boa pergunta. Quando teremos partido libertário sem os subsídios tipo Nixon? Quando o eleitor poderá decidir se vota ou não? Até quando subsídios e partidos fantoches comuno-fascistas em teletelas de oligopsônio?
Parabéns pelo trabalo. Muito bom!
_O perigo dessa matéria é que o pessoal se deixa levar pelas aparências, não foi com repudio ao modelo americano que os países do mundo ocidental evoluíram, pelo contrário, foi a capacidade de filtrar o que era bom dele que possibilitou a evolução, nem nessa fase o Brasil chegou._
Em relação ao documentário Europeu foi bem mais tímido. A situação na América é melhor do que na Europa. Os dados estão aí, o desemprego está em sua baixa histórica e o país está crescendo. O fato de Trump está no governo faz os repórteres se contorcerem, mas fatos são fatos.
Sério? taxa de desemprego não significa muita coisa se o trabalho é precário e mal remunerado...crescimento econômico pode benificiar também apenas uma parcela da população...nada disso adianta muito se os problemas são estruturais!
Tem emprego não tem salário condizente.
Pra quem não sabe, os EUA só são a maior economia do mundo pois o dólar é a única moeda de comercialização internacional para compra/venda de petróleo. Assim fica fácil ser rico. Essa hegemonia tá com os dias contados...
Legal essa série ...
Edição de vídeo impecável.
Excelente vídeo
Infelizmente a economia mundial vem sofrendo este tipo de problema.
Problema gerando pelos os bancos 🏦 centrais dos países, essa bolha financeira vai explodir. Vai ser em 2019 ou 2020 eu não sei, mais vai explodir e prejudica mais o Brasil 🇧🇷.
@@hoorobg os bancos são as instituições que mais lucram com as crises financeiras.
@@leonan243 sim, crise criada pelos os governos! Mais eu defendo que cada banco 🏦 tenha a sua própria moeda 💱, imagine o Itaú Unibanco 🏦 com sua própria moeda ou a Caixa Econômica Federal com sua moeda. A crise não seria grande.
@@hoorobg não é necessário criar uma moeda basta ser lastreado em ouro
@@felipec.2854 Isso nunca vai acontecer, é um sonho 🍩.
Ninguém comenta que o que causa isso é a desindustrialização, as indústrias deles foram pra China, coisa que o br comemora porque acha que emprego digno é ficar atrás de uma mesa. Sem manufatura não existe criação de empregos, essa é a verdadeira riqueza de um país.
Dá vontade de chorar quando a gente pensa em todo mundo que vai ficar sem emprego em pouco tempo (já falam em menos de 10 anos) por conta da robotização, da inteligência artificial. É desesperador pensar no quanto de gente vai sofrer para essa parcela ínfima e psicopata concentrar cada vez mais a renda nela.
Entre ser rico no Brasil e ser "pobre" nos Estados Unidos,eu fico com a segunda opção.
É um vídeo bem interessante,quem olha esse vídeo,em um primeiro momento,pode pensar que os E.U.A não são um exemplo de país. Mas afinal,o que é um exemplo de país? Educação de qualidade para todos?,Saúde de qualidade para todos? Situação financeira estável para todos?
Provavelmente sim,a China por sua vez nós últimos tempos se mostrou ter um grande crescimento econômico para bater de frente com os E.U.A,apesar de adotar uma política menos democrática,por assim dizer. Talvez,não sei vcs,mas o sucesso da nação seja relativo de cada país e com suas respetivas peculiaridades. No caso da pobreza,na Venezuela,em governos anteriores ao Maduro ouve uma política de assistencialismo às pessoas mais carentes,porém deixou -se passar uma questão técnica,me refiro a parte orçamentária para a realização de tal programa e para a sustentação do mesmo,que não foi bem controlada.
Do lado mais pobre,no mundo ocidental,a uma constante critica aos mais ricos e os ricos,por sua vez criticam os mais pobres,será que dentro desses dois pacotes de renda todos os indivíduos seriam farinha do mesmo saco?
Meu pai eterno que país capitalista não possue desigualdade social quando o crescimento econômico e populacional aumenta entre outros fatores até a China que é um país "socialista" que está implementando o mercado livre está sofrendo com a desigualdade economia e social na maioria das vezes por questões industriais,o mesmo aconteceu no Brasil quando as indústrias migraram para o Brasil na era Vargas e no regime militar muitos nordestinos migraram para Rio e são Paulo e criaram as favelas enquanto outras áreas mais privilegiadas começaram a prosperar com muitos ricos e magnatas e outros senhores das indústrias indo para tais áreas.
Só pegar os índices sociais da Suíça,Alemanha, Dinamarca,Noruega, Suécia e comparar com os dos EUA. É um absurdo. O índice gini na Suiça é 0,23, enquanto os EUA tem 0,49. Ou seja,quase 50% da população americana vive em condições consideráveis desiguais.
Riqueza acumulada gera pobreza sim.
Quero ver vocês fazerem Desigualdade Global: Venezuela, Coréia do Norte, Cuba...
Gado demais
EU sou rico porque sou esperto.
Todo o dinheiro que ganhei aqui investi no Brasil.
Sou carreteiro e ja percorri toros os Estados Unidos.
Se voce quiser ver miseria,coloque no UA-cam: Poverty in Toledo,Ohio ou Camden, New Jersey ou Detroit, Michigan etc...
Tambem pose ser:Homeless in Los Angeles, Las Vegas, Chicago etc...
Uma coisa é certa. Tem gente que gosta de comparar o Brasil com os EUA, todavia, o Brasil é um país EMERGENTE e os EUA são um país DESENVOLVIDO, ou seja, comecem a comparar o Brasil com outros países EMERGENTES como Argentina, México, Turquia, Índia, China, África do Sul, Rússia e NÃO com países DESENVOLVIDOS, como países europeus e os EUA. (Lembrando que isto é uma singela opinião de fatos verídicos.
Desenvolvidos em que sentido? Economiamente, PIB elevado, desrnvolvimento tecnológico? Pq lá tem pobreza tbm
@@honeyluz3119 td país capitalista tem pobreza msm sendo desenvolvido.
@@gabs_mixx pois é, então não é tão desenvolvido assim...é desenvolvido só paras empresas👍
@@honeyluz3119 nem td eh perfeito :/ mas eh bem melhor ser pobre no EUA eh europa doq na América latina.
@@gabs_mixx é cada um tem uma opinião. Eu sinceramente não acho não, vida de imigrante é muito difícil e dá pra se dar bem aqui no Brasil tbm...
Aqui nos EUA, só fica na merda, quem não quer trabalhar! O país e enorme, se não tem trabalho na sua cidade, tire a bunda da cadeira e mude pra outra. Simples assim!
Muito bom
Ué, sempre lia na folha que a taxa de desemprego dos EUA era uma das mais baixas das última décadas e que a renda havia subido, mesmo em taxas baixas. A matéria poderia colocar os números. Vamos caçar os ricos, eles são o problema do mundo! Kkkkkk
Esse e o pais que gasta TRILHOES de dolares em guerras. Olha essas cidades de HORROR.
O modelo defendido por vocês acaba com a desigualdade, mas não gera riqueza, e o que se obtém é uma igualdade de pobres. Olhe ao seu redor, se tivesse que escolher um país como destino de imigração, qual seria? Provavelmente não seria Rússia.
A Rússia livre do comunismo está enriquecendo. O partido comunista está perdendo rapidamente a fatia do voto que lhe resta lá.
Só de pensar que os EUA gastam centenas de bilhões com gastos militares
Quando vai fazer o vídeo: “Miséria total Venezuela e como o comunismo acabou com um dos mais ricos países da América latina?
Muuuuuuuuuu
Uruguai é muito mais livre do que as republicas populares bananeiras. É um exemplo
@@libertariantranslator1929 o que tem haver? Como se aquele velho desgraçado do mujica fosse o responsavel pelo sucesso de vida do uruguai
@@franciscowellington7082 o correto seria: O que tem a ver?
@@libertariantranslator1929 mimimi
O problema não é que os EUA é o melhor lugar , mas é um dos menos pior , se você pegar o Continente , só tem tem o Canadá e EUA, a prova são os 18 mil brasileiros que foram para os EUA atrás de trabalho.O vídeo trata dos problemas sociais nos EUA, mas existem diversos programas governamentais de amparo a essas populações carentes e olha que é bem mais que existe no Brasil, auxilio moradia,alimentação, saúde, etc , até imigrantes ilegais utilizam a rede publica de ensino, programas de auxilio pré-natal, banco de alimentos,atendimentos hospitalares gratuitos e etc., Ninguém é abandonado a própria sorte, só não recebe assistência quem não procura , as vezes tem morador de rua que prefere morar nas ruas porque é usuário de drogas e não quer ficar longe delas. São dramas que existem em todas as sociedades.Acredito que é preciso fazer mais pelos pobres , eles são vulneráveis nessa sociedade de consumo desenfreado.
O Cana dá e o EUA são a América Anglo Saxônica, colônia de expansão e o restante é América Latina, colônias de exploração. Você não teve aulas de geografia lá na quarta série? E tem mais, no EUA 3,1 milhões de ilegais, pagam 12 bi em dólares com SS#FAKE pro governo Federal anualmente. De EUA você também não sabe de nada.
Capitalismo Funciona Bem... para 1% da populacao.....
Ate quando o trabalhador vai aguentar Tanta Humilhacao....
e esses 1% nem trabalham. só vivem viajando, gastando o dinheiro de suas aplicações financeiras em empresas que exploram o trabalhador.
@@mozartmelo eu posso pagar uma viajem para Venezuela 🇻🇪?
Capitalismo é mercantilismo escravagista religioso do século 17. Não é libertário, pois depende do altruísmo e de lançar mão da coação
@@libertariantranslator1929 what?
sinceramente todos deveriam assistir essa série, para finalmente perceber que o mundo está errado, talvez até sem volta...o consumismo sem controle não vai só matar o planeta mas os trabalhadores também.
Eu do risada da cara de quem consome o que vocês produzem
O que foi aquela pergunta inteligente do repórter da folha sobre corte de cabelo? Kkkkkkkk. Sério já pensou como estaria hoje o Brasil se tomassem conta da vida do molusco e da empacotadora de ventos desse jeito? Kkkkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pelos comentarios eu achei que ia encontrar um caus humanitário e em vez disso encontro uma cidade que aqui no Brasil parece condomínio fechado . PQP , compara esse vídeo com a Africa do Sul e vcs vão saber o que é desigualdade .
Desigualdade social e uma medida tão inútil
O problema n é os ricos terem muito, mas os pobre terem pouco
Existem duas formas de acabar que a desigualdade social, só olhar pra Somália e nova Zelândia, os dois têm a mesma desigualdade
Esperando muito pelo o da China
É inegável que realmente aumentou a desigualdade e que ela existe até mesmo em grandes potências econômicas ,acontece que essa desigualdade sempre existiu e continuará existindo infelizmente,agora concentrar um fator tão importante como esse em uma única Cidade de um país com mais de 300 milhões de habitantes ,pra mim fica um tanto quanto suspeito acreditar 100% nos fatos,e vindo da Folha de São Paulo,tenho minhas dúvidas,qual o interesse em fazer uma reportagem com esse tema?quando todos nós sabemos que o governo Bolsonaro tem demonstrado total apoio e simpatia ao governo trump,não duvido nada de ,até onde a Folha de São Paulo iria p atrapalhar e jogar a opinião pública contra o governo Bolsonaro.
A urgência que temos em pensar outras formas de organização para a sociedade, caso contrário.
Procure o programa do partido libertário. Leia uma constituição de menos de 6000 palavras.
Se em Cuba um médico ganha cem reais por mês e uma faxineira ganha vinte reais por mês então não tem igualdade econômica, pois o médico está ganhando mais e a oportunidade está sendo maior para o filho do médico.
A igualdade econômica matou diretamente mais de 200 milhões de pessoas, igualdade econômica é um conceito errado, cada pessoa tem que ganhar seu sustento com seu próprio esforço, não existe igualdade econômica.
Se a igualdade econômica fosse uma coisa boa os cubanos, os venezuelanos e os nicaraguanos não iría trabalhar em países desiguais.
Se os cubanos, os venezuelanos e os nicaraguanos são defensores da igualdade econômica então porque eles vão trabalhar em países desiguais?
Para um país se desenvolver precisa de estruturas. Estruturas é escolas básicas, segurança básica, ter uma boa infraestrutura etc. Porém igualdade econômica é um conceito errado, cada pessoa tem que ganhar seu sustento com seu próprio esforço, não existe igualdade econômica.
Só na Ucrânia a igualdade econômica matou 3,9 milhões de pessoas de fome. A igualdade econômica matou diretamente mais de 200 milhões de pessoas, igualdade econômica é um conceito errado, cada pessoa tem que ganhar seu sustento com seu próprio esforço, não existe igualdade econômica.
Se a gente morasse num paraíso onde existe todas oportunidades para todos seria muito bom e mesmo assim não funcionaria.
A Igualdade de oportunidades é uma coisa muito importante desde que você não obrigue outras pessoas a pagar as suas contas.
A igualdade de oportunidades é muito importante desde que fique dentro dos direitos, não podemos ter direito a tudo.
A igualdade de oportunidades é muito importante desde que ela não tire a liberdade.
A classe média e as classes baixas dos EUA diferem muito das do Brasil. A classe média consegue ter acesso a uma boa casa, boas escolas e uma boa qualidade de vida no geral. As classes baixas têm acesso a benefícios sociais e conseguem ter uma qualidade de vida muito superior às classes baixas do Brasil, porque o custo de vida de lá é bem mais baixo. O principal problema hoje dos EUA é o lobby da indústria da saúde.
Nunca na história do mundo houve uma sociedade em que todos tiveram o mesmo acesso aos mesmos bens e serviços. O que importa não é a disparidade entre os mais ricos e os mais pobres. O que importa é que mesmos os mais pobres possam ter acesso a condições mínimas para qualidade de vida. Pela história da humanidade, somente agora, com o avanço do capitalismo liberal, a parcela mais pobre dos países industrializados conseguem ter acesso a moradia, alimentação regular, bens de consumo etc. Isso não aconteceu nem em países socialistas, nem em países não industrializados.
10:37 - esse cara explicou o porquê do aparecimento de pessoas como o Trump e o próprio Bolsonaro.
A cleptocracia barra tudo que não é fascista ou comunista. Procure o Diagrama de Nolan
O engraçado é que as pessoas acham que quem tem dinheiro é o culpado e esquece que os políticos são os verdadeiros culpados.
Agora adivinha pra quem os mais pobres vão pedir ajuda... Para os seus próprios carrascos: os políticos.
Desigualdade nunca foi e nunca será um problema. Somos todos desiguais em todos os aspectos.
ua-cam.com/video/gNjfrNpTmJs/v-deo.html
Te vejo en dos anos, cuando as coisas empeorarem.
Que série
Otima reportagem mas agora poderia pegar uma cidade dos EUA que sobra emprego e olha que a lista e grande
Total kkkk
É uma pobreza relativa, pobreza para os padrões de um país de primeiro mundo. Reparem q em nenhum momento vimos uma favela, um corrego de esgoto passando atrás de uma casa como o padrão aqui no Brasil! Más aqui já não é mais caso de pobreza, virou safadeza e total alienação de um povo com a mediocridade, q aceita as migalhas dos políticos e da elite num país em q abunda a riquesa de pontencial e possibilidades!