Pedro, ao enxergar a vida por esse prisma da termodinâmica, parece que ela se apresenta como um arranjo muito específico em função da segunda lei da termodinâmica, isso poderia ocorrer devido as configurações específicas do sistema físico que compreende o planeta Terra? Tipo, seria um arranjo que surge em função da entropia justamente pelas condições do sistema serem muito específicas? Se sim, isso poderia implicar na possibilidade de as condições para a formação de vida complexa dependerem de uma gama de variáveis muito complexa, característica e talvez até rara?
O Davi do Ponto em Comum fez um vídeo sobre isso há pouco tempo: "como bananas estão destruindo o universo". Talvez o Pedro tenha se inspirado nele. No entanto, são dois vídeos diferentes, mas ambos muito bons.
Eu sou professor de biologia a 11 anos e a mais ou menos uns 5 anos atrás eu falava sobre isso numa aula de ecologia, pela primeira vez. Quando eu comentei isso com alguns amigos da física, riram de mim. Bom ...acho que eu posso estar certo na minha linha de pensamento.
Que vídeo incrível, amigos! Pedro e equipe, grato por todo esse arcabouço que a Física aliada a Biologia pode nos trazer! É justamente para isto que pago internet, VÍDEO DE QUALIDADE
A pessoa precisa ser muito estúpida ou estar sobre pesada alienação mental para acreditar que do caos se cria a ordem ou que de uma explosão se pode criar vida! Explosão gera: destruição; mortes e tragédias! Impensável imaginar que um fraudador da verdade tenha 4 milhões de inscritos em seu canal, um insulto para os homens da verdadeira ciência! Qualquer um que tenha boa oratória e gana por dinheiro, abre um canal no youtube para ludibriar a multidão de tolos! Martin Gardner, autor de Adão e Eva tinham umbigos? Desmascarando a pseudociência. A farsa da teoria da evolução de Charles Darwin, tem sido soberana nos manuais de colégio. No entanto, muitas escolas dos EUA estão excluindo de seus currículos o ensino da teoria o darwinismo. O motivo? Um fato certamente de pouca importância e talvez por isso nunca seja mencionado no Brasil - : a evolução das espécies jamais foi provada pela ciência de verdade. Paleontologia: faltam evidências São extraordinárias as falhas e incongruências da tal teoria darwiniana. Há muito, ela deixou de ser unânime entre os pesquisadores, carece de métodos científicos e vem sendo desmentida por vários ramos da ciência. A paleontologia é atualmente o principal argumento na contramão da tal teoria. Observando o documento fóssil, fica claro a existência de uma sucessão hierárquica das formas de vida ao longo do tempo. Quanto mais antigos os estratos fósseis, tanto mais inferiores são as espécies da escala biológica. Mas há um problema que não pode ser ignorado: se a evolução de uma ameba, ao longo da história, deu-se de modo a resultar em seres mais complexos até chegarmos à vastidão infindável de organismos que temos hoje, então seria imprescindível que tenham existido milhares de formas de transição dos seres, passando de uma espécie até se tornarem outra, sucessivamente. No que dependesse de Darwin seria assim. Entretanto, nunca foram encontrados esses animais de transição ¾ os elos perdidos ¾ entre as espécies.
Aquela frase do Malcolm de Jurassic park: O mundo perdido sempre me vem a cabeça quando se fala em VIDA. "A vida encontra um jeito" Assisti esse filme quando era criança tinha 6 / 7 anos. A vida é uma coisa muito foda! ❤
Triste lembrar do meu ensino médio a 10 anos atrás e não ter tido você como professor... esse tema era tão massante e hj estou aqui maravilhado com esse mundo através da sua didática, parabéns!
O problema do ensino médio não são só os professores, e todo o esquema de aulas massantes... Talvez você (nós) conforme vamos amadurecendo, vamos também aprendendo a apreciar outras coisas, outros assuntos... 🤔
@@gustavomelofa Isso mesmo... rs O colega de cima disse tipo "infelizmente não ter tido um professor como você". Também muitos professores criticam o modo como se organiza o ensino médio ainda hoje. Por exemplo, só recentemente algumas colégios passaram a ter ar condicionado. Antes (a às vezes ainda) eram uns ventiladores barulhentos, para dar conta de 40 alunos também barulhentos...
A música no final: Dancing Queen interpretada pelo grupo ABBA. Goste desta aula sobre a Vida a Ordem e o Caos, como se confundem e se mesclam “quem é quem e qual é qual”, uma frase da música Us And Them do Pink Floyd, tanto a letra como a música são bem apropriadas à sua aula. Abraços e continue sempre passando estas pérolas sobre o conhecimento universal.
@@henryrroland Bom você falou uma completa idiotice, sem querer desrespeitar você, sabe porque você disse uma absurda idiotice? porque simplesmente a ciência é a capacidade de buscar CONHECIMENTO, ou seja uma pessoa que se diz ateu, toma uma conclusão precipitada que é a existência ou inexistência de Deus, isso significa que o ateismo é uma crença assim como o teismo, porque estou te falando isso? Porque tanto o ateismo, quanto o teismo pode ser fortificado ou enfraquecido pela ciência, por isso existe aquele ditado, "Pouca ciência te afasta de Deus, muita ciência te aproxima'' foi assim com o próprio Einstein que passou a acreditar no Deus de Espinoza, vários cientistas crer em Deus ou uma forma maior que deu origem ao universo. OBS: Ah e ateismo pra mim só tem sentido com o multiverso, sem a ideia do multiverso pra mim ateismo é piada.
Ooiiii??? Ciência é totalmente o contrário de crença religiosa, aonde pessoas crêem em fantasias que não são testadas, verificadas ou comprovadas!! Por exemplo, sempre dizem que milagres existem, mas nunca vi pessoas amputadas serem curadas com novos membros. Desafio que isso aconteça!
@@arturff9753 "Ciência é totalmente o contrário de crença religiosa" Não, falou besteira, a ciência não é ao contrario de nada, crença nem é motivo de debate dentro da questão cientifica, a ciência lida com coisas naturais, na qual ela consegue observar o mundo ao redor, o mundo espiritual não tem absolutamente nada a ver com a ciência, mas complexidade do universo, os estudos cientificos tudo é completamente encaixado como se o universo fosse projetado para nós seres humanos ter vida, a idealização do universo, é motivo sim de fortificar a fé daqueles que creem, ou para outros motivo de não crer.
@@izaacdesoua6745 Mundo "espiritual" não faz qualquer sentido. E, se alguém afirmar tal existência, precisa comprovar com metodologia científica. Senão, qualquer um pode afirmar qq coisa com base em fantasias e outros serão obrigados a acreditar sem qualquer questionamento???? Não há sentido nisso.
Eu era ateu e por causa dos seus vídeos mostrando a complexidade surreal do universo e a vida eu me tornei agnóstico. Não tenho fé em um Deus no sentido religioso ou sobrenatural, mas eu abro a possibilidade de existir algo que nós nunca vamos conseguir compreender.
Essa é a forma mais sensata de pensamento. Tambem sou agnóstico, não acredito em jesus, brahma, allah ou amaterasu, mas a gente não pode afirmar que não existe nada
True. Pq a visão geral da humanidade (religiosos, claro) de uma existência sobrenatural é bem utópica. Receber favores por ter orado? Ser salvo de um acidente é intervenção divina enquanto outros sofrem infortúnios? Vida eterna? A humanidade criou uma ferramenta bem interessante...
esse é um dos melhores videos que eu ja vi, tanto pelo alto grau de simplificação de temas tão complexos, quanto por passar por diversos temas amarrando eles de forma incrivel, que aula!
Esse vídeo está incrível. Esse foi o tema de meu TCC (o que é vida?) e foi muito nostálgico e legal ouvir sobre tudo que estudei e usei para defender o trabalho. Desejo todo sucesso para esse canal e que você continue trazendo temas e conhecimento tão bons quanto esse.
me fazia esta mesma pergunta há meses. "Por qual motivos estamos aqui, já que violamos a segunda lei da termodinâmica pelo fato de sermos organizados?". Muito obrigado por trazer essa explicação fantástica, professor.
e quem disse q somos organizados de fato?... talvez a nossa "inteligência" seja tão insignificante que no nosso ponto de vista enxergamos vida como algo extremamente organizado porem pode ser apenas mais um evento aleatório qualquer
@@rubenight5109 Você não percebe que se essa sua visão estiver correta isso é uma refutação direta ao materialismo? Se a ordem não for um aspecto material isso implicaria na imaterialidade da mente, pois essa é capaz não só de compreender a ordem, mas de ordenar a própria matéria.
Gosto muito quando esse canal apresenta discussões "novas" (tem acontecido bastante, ultimamente), ao invés das mais manjadas. Até pq essas manjadas começam até a criar um novo tipo de senso comum. O senso comum no contexto cientifico. Isso acaba deixando as discussões meio engessadas e repetitivas, progredindo pouco para pessoas de fora do ramo de pesquisas.
Video muito interessante, agora vai uma pergunta, como nosso planeta consegue se organizar tão perfeitamente para eliminar energia? O planeta é um ser vivo? Tem alguma logica em algo inorgânico "trabalhar" de forma tão organizada e mantendo um equilíbrio perfeito? Ou será que existe um ser acima de tudo com inteligência suprema capaz de criar algo tão perfeito? Ah não, melhor acreditar que essa perfeição em equilíbrio foi por acaso.
Duas coisas 1° - Só uma sugestão faz também um Vídeo sobre o Schrödinger em relação o que ele estudava em cores fiquei curioso. 2° - Também concordo com o comentário "maldita geração de vídeos curtos" 😂😂😂 na minha humilde opinião, prefiro mesmo é vídeo longos, o mundo tá apressado come cru, eu não tô não, tranquilo é meu sobrenome Obs: Sou Eduardo e sou muito fã dos teu vídeos tô na metade do curso de Ciências Biológicas e pretendo (Loucura minha) cursar também Física e Química para ser um cientista "completo" hehehehhe, muito obrigado pelo seu trabalho e de toda tua equipe por fazer uns vídeos tão legais, continue assim, sério mesmo.
Excelente vídeo, vi várias vezes e salvei nos meus favoritos. Tenho uma observação e uma pergunta: 1. Observação: algo que vc disse, como “calor é energia inútil” pode gerar mal entendido posto que o trabalho é parte do fluxo do calor da fonte quente para a fonte fria, ou seja o trabalho é gerado por uma fração do calor, e.g. O ciclo de carnot sendo o melhor exemplo teórico desse processo. Portanto, nem todo calor é energia inútil. 1. Qual seria o balanço de entropia, antes, durante e depois do big bang?
vc fez um video 6 dias depois do ponto em comum, com o mesmo conteudo. Que conhecidencia!(não estou sendo ironico, um video do patamar do ciencia todo dia deve levar mt mais q 6 dias, logo ele teve essa ideia antes de ver/saber do video do ponto em comum)
Segestao: Faz um vídeo sobre NINGUEM ter uma experiência única na vida, tipo o que VC acha que aconteceu só com vc já aconteceu com outras pessoas kkkk e por af vai, até nossas esquisitises de falar sozinho por exemplo aí achamos que somos os únicos que fazemos isso mas geral faz
Como assim ninguém tem experiência de vida única? Eu não tenho a experiência de ser vc, de ter o seu DNA, sentir oq vc sente e pensa seja lá oq pense. Apenas vc tem essa experiência única
Andar girando a garrafinha com os dedos, passar o dedo indicador no portão para fazer som, tocar campainha e meter o pé, pular de uma escada sem motivo algum, tentar segurar a água ou fechar o indicador e polegar para ver a água passando, abrir a torneira e ficar girando a água para fazer um mini maremoto, misturar shampoo e sabonete no banho para fazer poções...
Nenhum ser humano que já pisou na terra acumulou exatamente o mesmo conjunto de memórias e experiências nos mínimos detalhes, isso parece bem único pra mim. "O que é um homem se não a soma de suas memórias?"
@@ancapistaovemai616 eu estava falando do vídeo "Por que não vemos mecânica quântica no dia-a-dia". Mas agora acho q sua pergunta é sobre outra coisa...
Seu vídeo deveria ser passado em todas as faculdades do Brasil! Mas o ponto em questão é que esse motivo da vida surgir, a torna sem um propósito existencial. Por isso o ser humano criou seus proprios objetivos
Não... não é uma premissa pra explicar qualquer utilitarismo pro ser humano (fosse assim, teria vida de outras maneiras em outros sistemas)... o que ele explicou foi o porquê de podermos existir APESAR da segunda lei da termodinâmica....
Sua descrição sobre o que é a vida é idêntica ao que eu li no livro Origem, de Dan Brown. É um livro muito bom que fala sobre como será o futuro, além de revelar o por que existimos, e basicamente é o que foi dito: somos uma ferramenta de baixa entropia feita para aumentar a entropia ao seu redor... E isso é verdade se for parar pra pensar...
Mas ao mesmo tempo não gostamos da entropia, sempre lutamos contra ela. Quando a louça está suja, lavamos e guardamos, quando o guarda-roupas está desarrumado, arrumamos. Diferente das outras espécies que não estão nem aí, aparentemente, nossa vida é uma eterna luta contra a entropia.
Tenho feito palestras para alunos de ensino médio, mesmo nem estando nele ainda, e venho utilizando muito seus vídeos para melhor compreensão, você é a melhor pessoa para fazer algo impossível de entender, em entendível. Obrigado!
Duas frases de Albert Einstein são o suficiente pra entender a magnetude de uma criação: "Quando abro a porta de uma nova descoberta, já encontro Deus lá dentro" "Quanto mais me aprofundo na ciência, mais me aproximo de Deus" Isso me faz pensar, a ciência é a única forma de um dia entendermos sobre os detalhes que cada coisa possui em si e, no fim, as descobertas levam a um fim óbvio: a perfeição não pode ser criada do acaso, o universo ritmico em toda sua imensidão é difícil acreditar que surgiu por acidente ou por sorte... demanda muito mais fé ser alguém SEM FÉ do que simplesmente interpretar o que está diante dos nossos olhos.
É mesmo e quem é esse craidor? Como que ele criou tudo? Como funciona o espaço tempo com ele? Aonde existe alguma evidência de criação? Vc citou SUPOSTAS frases de Einstein como se ele fosse o centor do universo e o único nome da ciência.
Eu te amo cara, seus vídeo sempre me provocam, como professor de biologia é lindo pra mim ver a biofísica em ação, e respondendo sua pergunta, eu vou usar minha energia para mostrar seus vídeos ao máximo de pessoas que puder
Um dos vídeos mais filosóficos deste canal. Nunca tinha olhado para essa questão da vida, pelo lado dos gradientes e da entropia. Parabéns pelo excelente vídeo!
A forma como a vida se alinha com a Segunda Lei da Termodinâmica é fascinante. A ideia de que somos "dissipadores de energia" que aceleram o equilíbrio termodinâmico do universo é um conceito revolucionário. Parabéns pelo vídeo!
Diferentemente das outras espécies de vida em nosso planeta que não estão nem aí para a entropia, nós vivemos para lutar contra ela o tempo todo. É muito estranho.
13:40 o calor da entropia de "Dancing Queen" da banda Abba. Aliás a cantora da banda, Frida (nome artístico), nasceu em 1945, na Noruega, em um lar Lebensborn, filha de uma mulher norueguesa e um oficial alemão. As crianças Lebensborn objetivavam aumentar o número de crianças arianas.
A pessoa precisa ser muito estúpida ou estar sobre pesada alienação mental para acreditar que do caos se cria a ordem ou que de uma explosão se pode criar vida! Explosão gera: destruição; mortes e tragédias! Impensável imaginar que um fraudador da verdade tenha 4 milhões de inscritos em seu canal, um insulto para os homens da verdadeira ciência! Qualquer um que tenha boa oratória e gana por dinheiro, abre um canal no youtube para ludibriar a multidão de tolos! Martin Gardner, autor de Adão e Eva tinham umbigos? Desmascarando a pseudociência. A farsa da teoria da evolução de Charles Darwin, tem sido soberana nos manuais de colégio. No entanto, muitas escolas dos EUA estão excluindo de seus currículos o ensino da teoria o darwinismo. O motivo? Um fato certamente de pouca importância e talvez por isso nunca seja mencionado no Brasil - : a evolução das espécies jamais foi provada pela ciência de verdade. Paleontologia: faltam evidências São extraordinárias as falhas e incongruências da tal teoria darwiniana. Há muito, ela deixou de ser unânime entre os pesquisadores, carece de métodos científicos e vem sendo desmentida por vários ramos da ciência. A paleontologia é atualmente o principal argumento na contramão da tal teoria. Observando o documento fóssil, fica claro a existência de uma sucessão hierárquica das formas de vida ao longo do tempo. Quanto mais antigos os estratos fósseis, tanto mais inferiores são as espécies da escala biológica. Mas há um problema que não pode ser ignorado: se a evolução de uma ameba, ao longo da história, deu-se de modo a resultar em seres mais complexos até chegarmos à vastidão infindável de organismos que temos hoje, então seria imprescindível que tenham existido milhares de formas de transição dos seres, passando de uma espécie até se tornarem outra, sucessivamente. No que dependesse de Darwin seria assim. Entretanto, nunca foram encontrados esses animais de transição ¾ os elos perdidos ¾ entre as espécies.
O livro A Flexa do Tempo trata exatamente desse assunto, de como a vida, que é uma auto-organização, coloca em xeque a segunda lei da termodinâmica que diz que num sistema fechado (O universo é um sistema fechado) a desordem aumenta com o tempo. Entretanto, a vida vai no sentido contrário. O fato é que realmente a ordem surge dentro da desordem, mas qual a explicação ? Pedro, faça um vídeo sobre as ideias de Penrose.
Mas o universo, em média, vai em direção à "desordem" (e eu uso esse termo aqui pq vc tb o usou. Na física, na verdade, não é desordem que se fala, mas sim energia utilizável). Termos eventos locais que caminhem em direção da ordem, momentaneamente, não é uma refutação à segunda lei.
@@RafaelValeira o mais interessante que vi no livro são os relógios químicos (Belusov e Jabotinski) onde, de repente, se forma uma ordem repetitiva que só precisa ser alimentada para continuar gerando padrões repetitivos de ordem, como um relógio. Como se cada molécula soubesse o que as outras estão fazendo. Lembra o que acontece no ciclo das células.
Não consigo mais escutar sobre física e não correlacionar com as experiências humanas, de dor, de renascimento, de organização, enfim... de vida! Que video bom Pedro, muito obrigada por esse conteúdo! ''A vida sempre dá um jeito'' 💖
QUE VÍDEO INCRÍVEL! Sem palavras pra descrever a qualidade do pensamento racional do Pedro e equipe, pra cada palavra, explicação e analogia tão bem encaixados no timing certo! Cada dia se superando!
@@edgarpereirarochaguerra4195 com certeza! Eu não tenho fé suficiente para acreditar que tudo veio do extremo nada sem ter um criador inteligente e eterno
Eu acabei de terminar o livro Origem, de Dan Brown. Por mais que seja uma ficção, ele é capaz de explorar a origem da vida de forma excepcional, trazendo reflexões filosóficas e as consequências das respostas para as duas principais perguntas da humanidade: De onde viemos? Para onde vamos? Ele justamente aborda a criação de matéria orgânica por meio de um processo inorgânico, citando o experimento de Urey e Miller, abordando também o conceito da entropia. Fica aqui a minha recomendação. Sem dúvidas um dos melhores livros que já li.
A pessoa precisa ser muito estúpida ou estar sobre pesada alienação mental para acreditar que do caos se cria a ordem ou que de uma explosão se pode criar vida! Explosão gera: destruição; mortes e tragédias! Impensável imaginar que um fraudador da verdade tenha 4 milhões de inscritos em seu canal, um insulto para os homens da verdadeira ciência! Qualquer um que tenha boa oratória e gana por dinheiro, abre um canal no youtube para ludibriar a multidão de tolos! Martin Gardner, autor de Adão e Eva tinham umbigos? Desmascarando a pseudociência. A farsa da teoria da evolução de Charles Darwin, tem sido soberana nos manuais de colégio. No entanto, muitas escolas dos EUA estão excluindo de seus currículos o ensino da teoria o darwinismo. O motivo? Um fato certamente de pouca importância e talvez por isso nunca seja mencionado no Brasil - : a evolução das espécies jamais foi provada pela ciência de verdade. Paleontologia: faltam evidências São extraordinárias as falhas e incongruências da tal teoria darwiniana. Há muito, ela deixou de ser unânime entre os pesquisadores, carece de métodos científicos e vem sendo desmentida por vários ramos da ciência. A paleontologia é atualmente o principal argumento na contramão da tal teoria. Observando o documento fóssil, fica claro a existência de uma sucessão hierárquica das formas de vida ao longo do tempo. Quanto mais antigos os estratos fósseis, tanto mais inferiores são as espécies da escala biológica. Mas há um problema que não pode ser ignorado: se a evolução de uma ameba, ao longo da história, deu-se de modo a resultar em seres mais complexos até chegarmos à vastidão infindável de organismos que temos hoje, então seria imprescindível que tenham existido milhares de formas de transição dos seres, passando de uma espécie até se tornarem outra, sucessivamente. No que dependesse de Darwin seria assim. Entretanto, nunca foram encontrados esses animais de transição ¾ os elos perdidos ¾ entre as espécies.
O interessante é que o universo não precisa de nós, tanto faz ter a vida como não ter, mas mesmo assim estamos aqui, somos uma consequência. Isso me faz acreditar que não estamos aqui por acaso
@@belph9899 Os filósofos existem por causa das questões filosóficas. Não o contrário. No meu entender, a perspectiva do vídeo eleva o niilismo a um novo patamar: O Universo criou a vida só para morrer mais rápido!
@@franciscobsn9577 Cada movimento, respiração e até pensamento só serve para trazer a morte térmica do universo mais próxima, mesmo que seja imperceptível.
A reposta física sugerida em vídeo é muito superficial, não só pelo análogo frágil, mas por não correlacionar o preponderante, que é a complexidade química envolvida nas várias etapas relacionadas a formação de uma célula primordial. E essa idéia ainda esbarra na co-existência simultânea de informações fundamentais e seus respectivos bancos de dados, codificadores e decodificadores, que devem vir imbuídos no mesmo processo de entropia. O rapaz do vídeo apenas trouxe à tona uma das idéias centrais do evolucionismo, que cientificamente não se sustenta
Esse vídeo me remeteu ao do nerdologia anos atrás. Lembrei porque foi um dos melhores já feitos. Assistindo novamente, percebi que estão intimamente conectados, se completam. O título do vídeo é "Somos informação".
Sobre a entropia, é um equivoco humano separar as coisas entre ordem e desordem. Nós sempre vemos como "o que se encaixa nas nossas expectativas VS o que não se encaixa". Sendo que na verdade nossas expectativas são só mais uma de inúmeras possibilidades. É por isso que nos frustramos tanto, pq pensamos que o mundo deveria ser 50% nossa expectativas e 50% não, sendo que nós, e nossas vontades, são só mais uma gota do oceano que é esse universo.
Curiosamente hoje ás 19:40 numa aula de metodologia do treinamento esportivo, tive o seguinte pensamento "Há harmonia no caos, pois o fim de todas as coisas em grande escala é o principio natural para a ordem cósmica"
Eu assisti a tudo e também ataco, mas nunca me riu, nem tenho qualquer prazer ver pessoas na ignorancia. Jesus disse " meu povo sofre por falta de conhecimento " talvez se já experiencias-te cristãos a rirense, foi porque não conheciam uma resposta á altura das trevas que lhe foram apresentadas, sim certo conhecimento é trevas densas. Doute um exemplo e concelho ao mesmo tempo, se conviveres com os ensinamentos das testemunhas de Jeóva o melhor que fazes é fugir deles porque eles vão-te ensinar morte, queres ser um mestre em morte na compreensão da palavra de Deus acociate a eles. Existe muito para revelar o conhecimento de Jesus e toda a ciencia. Mas uma pessoa com pouco conhecimento é engolida pelas trevas como as testemunhas de Jeóva fazem a muitas pessoas. Portanto uma pessoa com pouco conhecimento de Jesus o melhor mesmo é não conhecer certos ensinamentos para não aceita-los como suposta luz e assim não é engolida pelas trevas. E assim permaneça nas trevas, porque é mais facil converter um ateu a Cristo que uma testemunha de Jeová.
Sensacional, segundo a termodinâmica o ser humano é um agente de aceleração da destruição do sol (se é que podemos chamar de destruição), as implicações disso são incríveis... mostrando como a vida complexa pode ser um movimento natural do universo para tentar entrar em equilíbrio... parabéns por trazer um tema tão complexo e resumir num vídeo tão curto de forma tão clara...
Partindo por esse pressuposto, então deveria existir vida potencial em todos os planetas que são possíveis de vida. Pra mim a única e possível explicação é designer inteligente um resumo breve: Deus.
Não exatamente... A vida pode ser extremamente difícil de surgir, mas quando surge, por ser eficiente em criar entropia, nunca mais some. Não há necessidade de um deus, acreditar q existe é questão de fé
@@henryrroland não é fé o simples fato da complexidade da criação, acreditando ou não em Deus é inviável na criação da vida inteligente sem uma inteligência por trás. Inclusive uma dessas máximas é somente inteligência pode criar inteligência. Não tenho fé o suficiente pra acreditar em toda criação foi feita por acaso. É minha opinião.
@@wistarleygomides Tá enganado, tanto q a inteligência é uma propriedade emergente, por isso temos tanta dificuldade de classificar oq é inteligência. Não só inteligência gera inteligência. Fé é outra coisa, oq vc não tem é conhecimento sobre o assunto, por isso vc não SABE oq como o caos gera vida.
@@henryrroland Eu tinha escrito uma resposta maior, mas vi que vc já endereçou os mesmo pontos que eu iria responder. Uma definição de fé que eu gosto é a de que "fé é a desculpa que se usa quando não temos evidência suficiente para dar base a uma hipótese".
Maravilhoso! Sou das ciências sociais, meu interesse por física aumentou exponencialmente graças às explicações extraordinárias do PEDRO! Mas se pudéssemos receber às referências bibliográficas em todos os vídeos como nesse, seria ainda melhor.
Esse lance da natureza odiar gradientes me pegou. Toda vez que vou lidar com algum fenômeno natural (temperaturas, pressão, concentrações desse ou daquele elemento químico), percebo que eles se mostram de forma contínua e que eu preciso intervir a fim de discretizá-los, ou seja, sair do contínuo para o discreto ou categórico. =S =S =S
Que vídeo sensacional! Eu acho que é a primeira vez na minha vida que eu consegui enxergar um objetivo para a verdadeira existência da vida, considerando que eu sou ateu. A teoria do cara que bota gatos em caixas é sensacional!
Procurei muito tempo por um vídeo relacionando a termodinâmica com a vida e não encontrei. A teoria do caos me fascina e está relacionada a absolutamente tudo no universo, acredito que ela testou tudo no universo e aniquilou aquilo que não funcionava e permaneceram as constantes ou o que consegue ter um período de equilíbrio. Parabéns pelo vídeo
Muito bom esse vídeo, tive bioquímica e fisiologia de membranas na faculdade e vejo como você conseguiu transformar um assunto absurdamente difícil de se compreender em algo palatavel pro público em geral
Que vídeo incrível! Sou engenheiro florestal por formação e há três anos sou agricultor e trabalho com sistemas agroflorestais. Essa "entropia negativa e aumento da ordem e complexidade de sistema" é também chamada de sintropia, certo? Ontem estava lendo o livro "Vida em Sintropia", que os autores explicam a chamada agricultura sintrópica, de Ernst Gotsch, que revoluciona a maneira de se fazer agricultura e se relacionar com a natureza, tem MUITO de tudo que tu explicou no vídeo!
Compre agora as suas camisetas da NOVA COLEÇÃO da LOOS! useloos.com.br
Use o cupom LOOS10 para ter 10% de desconto!
Resumindo, nós somos como um furacão: surgimos da desordem, tomamos uma forma ordenada, para sem seguida ampliar absurdamente o caos ao nosso redor.
l
eu acho que é o seu melhor vídeo (eu te acompanho a anos). o que vc disse implica em muito na nossa vida, principalmente sobre as religiões...
confesso q sinto um pouco de vergonha alheia no final dos vídeos? kkkkk mas tudo certo
Pedro, ao enxergar a vida por esse prisma da termodinâmica, parece que ela se apresenta como um arranjo muito específico em função da segunda lei da termodinâmica, isso poderia ocorrer devido as configurações específicas do sistema físico que compreende o planeta Terra? Tipo, seria um arranjo que surge em função da entropia justamente pelas condições do sistema serem muito específicas? Se sim, isso poderia implicar na possibilidade de as condições para a formação de vida complexa dependerem de uma gama de variáveis muito complexa, característica e talvez até rara?
O Pedro é especialista em fazer temas complexos ficarem entendíveis
eu nao entendo nada mas compreendo
@@le3058não entendi sua frase, mas compreendi
Pra mim ele é especialista em transformar a ciência em poesia.
@@le3058😂😂
O Davi do Ponto em Comum fez um vídeo sobre isso há pouco tempo: "como bananas estão destruindo o universo". Talvez o Pedro tenha se inspirado nele. No entanto, são dois vídeos diferentes, mas ambos muito bons.
Resumindo, nós somos como um furacão: surgimos da desordem, tomamos uma forma ordenada, para sem seguida ampliar absurdamente o caos ao nosso redor.
Calma, calma...
A vida surgir do caos é impossível.
@@iannoah6778pq?
faz o L
@@iannoah6778 O vídeo inteiro fala sobre como isso é possível...
ser conhecido por colocar gatos em uma caixa é uma fama incrível
Incrível
Depende do contexto
@@playzeradue2898vc leu meus pensamentos kkkkk
@PeopleCallMeMaritime quê só ganha com a ajuda da arbitragem
@@Felipenetocopia Elona
Eu sou professor de biologia a 11 anos e a mais ou menos uns 5 anos atrás eu falava sobre isso numa aula de ecologia, pela primeira vez. Quando eu comentei isso com alguns amigos da física, riram de mim. Bom ...acho que eu posso estar certo na minha linha de pensamento.
E simplesmente parece que essa é resposta pro sentido da vida, é um caminho muito promissor
Eu falo isso há décadas, a vida é a resposta ao fim do universo. O universo criará seu próprio Deus que criará seu universo, já dizia Asimov
Não posso acreditar que eu pensei o mesmo kkkkk
Um dos melhores vídeos já gravados por ti. Extremamente didático sobre um assunto extremamente complexo. Parabéns!!
“A confusão só serve para organizar você” isso nunca fez tanto sentido kkkkk obrigado Pedro ❤
Que vídeo incrível, amigos! Pedro e equipe, grato por todo esse arcabouço que a Física aliada a Biologia pode nos trazer! É justamente para isto que pago internet, VÍDEO DE QUALIDADE
A pessoa precisa ser muito estúpida ou estar sobre pesada alienação mental para acreditar que do caos se cria a ordem ou que de uma explosão se pode criar vida! Explosão gera: destruição; mortes e tragédias! Impensável imaginar que um fraudador da verdade tenha 4 milhões de inscritos em seu canal, um insulto para os homens da verdadeira ciência! Qualquer um que tenha boa oratória e gana por dinheiro, abre um canal no youtube para ludibriar a multidão de tolos!
Martin Gardner, autor de Adão e Eva tinham umbigos? Desmascarando a pseudociência. A farsa da teoria da evolução de Charles Darwin, tem sido soberana nos manuais de colégio. No entanto, muitas escolas dos EUA estão excluindo de seus currículos o ensino da teoria o darwinismo. O motivo? Um fato certamente de pouca importância e talvez por isso nunca seja mencionado no Brasil - : a evolução das espécies jamais foi provada pela ciência de verdade. Paleontologia: faltam evidências São extraordinárias as falhas e incongruências da tal teoria darwiniana. Há muito, ela deixou de ser unânime entre os pesquisadores, carece de métodos científicos e vem sendo desmentida por vários ramos da ciência.
A paleontologia é atualmente o principal argumento na contramão da tal teoria. Observando o documento fóssil, fica claro a existência de uma sucessão hierárquica das formas de vida ao longo do tempo. Quanto mais antigos os estratos fósseis, tanto mais inferiores são as espécies da escala biológica. Mas há um problema que não pode ser ignorado: se a evolução de uma ameba, ao longo da história, deu-se de modo a resultar em seres mais complexos até chegarmos à vastidão infindável de organismos que temos hoje, então seria imprescindível que tenham existido milhares de formas de transição dos seres, passando de uma espécie até se tornarem outra, sucessivamente. No que dependesse de Darwin seria assim. Entretanto, nunca foram encontrados esses animais de transição ¾ os elos perdidos ¾ entre as espécies.
Aquela frase do Malcolm de Jurassic park: O mundo perdido sempre me vem a cabeça quando se fala em VIDA.
"A vida encontra um jeito"
Assisti esse filme quando era criança tinha 6 / 7 anos.
A vida é uma coisa muito foda! ❤
Triste lembrar do meu ensino médio a 10 anos atrás e não ter tido você como professor... esse tema era tão massante e hj estou aqui maravilhado com esse mundo através da sua didática, parabéns!
O problema do ensino médio não são só os professores, e todo o esquema de aulas massantes... Talvez você (nós) conforme vamos amadurecendo, vamos também aprendendo a apreciar outras coisas, outros assuntos... 🤔
@@alexmenri6979Isso é parcialmente correto, mas o método do ensino tradicional prossegue desinteressante e cansativo kkkkk
@@gustavomelofa Isso mesmo... rs O colega de cima disse tipo "infelizmente não ter tido um professor como você". Também muitos professores criticam o modo como se organiza o ensino médio ainda hoje. Por exemplo, só recentemente algumas colégios passaram a ter ar condicionado. Antes (a às vezes ainda) eram uns ventiladores barulhentos, para dar conta de 40 alunos também barulhentos...
A música no final: Dancing Queen interpretada pelo grupo ABBA. Goste desta aula sobre a Vida a Ordem e o Caos, como se confundem e se mesclam “quem é quem e qual é qual”, uma frase da música Us And Them do Pink Floyd, tanto a letra como a música são bem apropriadas à sua aula.
Abraços e continue sempre passando estas pérolas sobre o conhecimento universal.
Novo nível de conhecimento desbloqueado,obrigado Ciência Todo Dia
cara muito obrigado, nunca imaginei que a ciência fizesse eu ter mais fé no criador. Muito obrigado.
Se vc tá tendo fé em qualquer deus por causa da ciência, vc não entendeu oq é a ciência, e vc não entende oq significa ter fé.
@@henryrroland Bom você falou uma completa idiotice, sem querer desrespeitar você, sabe porque você disse uma absurda idiotice? porque simplesmente a ciência é a capacidade de buscar CONHECIMENTO, ou seja uma pessoa que se diz ateu, toma uma conclusão precipitada que é a existência ou inexistência de Deus, isso significa que o ateismo é uma crença assim como o teismo, porque estou te falando isso? Porque tanto o ateismo, quanto o teismo pode ser fortificado ou enfraquecido pela ciência, por isso existe aquele ditado, "Pouca ciência te afasta de Deus, muita ciência te aproxima'' foi assim com o próprio Einstein que passou a acreditar no Deus de Espinoza, vários cientistas crer em Deus ou uma forma maior que deu origem ao universo. OBS: Ah e ateismo pra mim só tem sentido com o multiverso, sem a ideia do multiverso pra mim ateismo é piada.
Ooiiii??? Ciência é totalmente o contrário de crença religiosa, aonde pessoas crêem em fantasias que não são testadas, verificadas ou comprovadas!!
Por exemplo, sempre dizem que milagres existem, mas nunca vi pessoas amputadas serem curadas com novos membros.
Desafio que isso aconteça!
@@arturff9753 "Ciência é totalmente o contrário de crença religiosa" Não, falou besteira, a ciência não é ao contrario de nada, crença nem é motivo de debate dentro da questão cientifica, a ciência lida com coisas naturais, na qual ela consegue observar o mundo ao redor, o mundo espiritual não tem absolutamente nada a ver com a ciência, mas complexidade do universo, os estudos cientificos tudo é completamente encaixado como se o universo fosse projetado para nós seres humanos ter vida, a idealização do universo, é motivo sim de fortificar a fé daqueles que creem, ou para outros motivo de não crer.
@@izaacdesoua6745 Mundo "espiritual" não faz qualquer sentido.
E, se alguém afirmar tal existência, precisa comprovar com metodologia científica.
Senão, qualquer um pode afirmar qq coisa com base em fantasias e outros serão obrigados a acreditar sem qualquer questionamento????
Não há sentido nisso.
Eu era ateu e por causa dos seus vídeos mostrando a complexidade surreal do universo e a vida eu me tornei agnóstico. Não tenho fé em um Deus no sentido religioso ou sobrenatural, mas eu abro a possibilidade de existir algo que nós nunca vamos conseguir compreender.
Essa é a forma mais sensata de pensamento. Tambem sou agnóstico, não acredito em jesus, brahma, allah ou amaterasu, mas a gente não pode afirmar que não existe nada
True. Pq a visão geral da humanidade (religiosos, claro) de uma existência sobrenatural é bem utópica. Receber favores por ter orado? Ser salvo de um acidente é intervenção divina enquanto outros sofrem infortúnios? Vida eterna? A humanidade criou uma ferramenta bem interessante...
@@mr.smith87ferramenta pra melhor controlar as massas
Mas a maioria dos ateus são agnósticos, tem até um nome para isso: ateísmo agnóstico
todos sempre foram agnosticos
esse é um dos melhores videos que eu ja vi, tanto pelo alto grau de simplificação de temas tão complexos, quanto por passar por diversos temas amarrando eles de forma incrivel, que aula!
Esse vídeo está incrível. Esse foi o tema de meu TCC (o que é vida?) e foi muito nostálgico e legal ouvir sobre tudo que estudei e usei para defender o trabalho. Desejo todo sucesso para esse canal e que você continue trazendo temas e conhecimento tão bons quanto esse.
Qual foi a sua conclusão, sobre a pergunta tema do seu tcc?
me fazia esta mesma pergunta há meses. "Por qual motivos estamos aqui, já que violamos a segunda lei da termodinâmica pelo fato de sermos organizados?". Muito obrigado por trazer essa explicação fantástica, professor.
e quem disse q somos organizados de fato?... talvez a nossa "inteligência" seja tão insignificante que no nosso ponto de vista enxergamos vida como algo extremamente organizado porem pode ser apenas mais um evento aleatório qualquer
O objetivo do vídeo jamais foi tentar responder o motivo de estarmos aqui, e sim explicar como é possível estarmos, são duas coisas bem diferentes
@@rubenight5109 Você não percebe que se essa sua visão estiver correta isso é uma refutação direta ao materialismo? Se a ordem não for um aspecto material isso implicaria na imaterialidade da mente, pois essa é capaz não só de compreender a ordem, mas de ordenar a própria matéria.
@@marcojunkes3013 Não necessariamente, ele já oferece teorias presumindo que o universo surgiu do caos, e se surgiu do caos surgiu sem um motivo.
@@areal0102 uma coisa não anula a outra
💡A incrível arte de transformar temas complexos em vídeos didáticos e cativantes!👑💯💯
Nesse contexto, a vida em outros lugares do universo é altamente provável, senão inevitável. Vídeo incrível.
Gosto muito quando esse canal apresenta discussões "novas" (tem acontecido bastante, ultimamente), ao invés das mais manjadas. Até pq essas manjadas começam até a criar um novo tipo de senso comum. O senso comum no contexto cientifico. Isso acaba deixando as discussões meio engessadas e repetitivas, progredindo pouco para pessoas de fora do ramo de pesquisas.
Eu acho que você chegou no seu auge nesse video. Apresentação de temas, exemplos, conexões entre diferentes ciências. Incrível!
Eu tive essa pergunta a literalmente 20 minutos, e não achava um vídeo ou matéria sobre. Obrigado, Sr. Ciência.
Tem um vídeo mt bom daquele nordestino (esqueci o nome do canal) q explica sobre isso, é algo como "o plano das bananas de acabar com o mundo"
Como bananas estão destruindo o universo - ponto em comum
ua-cam.com/video/s8YwjgMa3Xo/v-deo.htmlsi=zqxGIed0WSZa9-IM
@@kaminarileon8701Ponto em Comum
Ponto em Comum
@@KimTakateGorya-mu5es o maior canal de ciência do nordeste! Mto bom o canal dele tb!
Video muito interessante, agora vai uma pergunta, como nosso planeta consegue se organizar tão perfeitamente para eliminar energia? O planeta é um ser vivo? Tem alguma logica em algo inorgânico "trabalhar" de forma tão organizada e mantendo um equilíbrio perfeito? Ou será que existe um ser acima de tudo com inteligência suprema capaz de criar algo tão perfeito? Ah não, melhor acreditar que essa perfeição em equilíbrio foi por acaso.
Duas coisas
1° - Só uma sugestão faz também um Vídeo sobre o Schrödinger em relação o que ele estudava em cores fiquei curioso.
2° - Também concordo com o comentário "maldita geração de vídeos curtos" 😂😂😂 na minha humilde opinião, prefiro mesmo é vídeo longos, o mundo tá apressado come cru, eu não tô não, tranquilo é meu sobrenome
Obs: Sou Eduardo e sou muito fã dos teu vídeos tô na metade do curso de Ciências Biológicas e pretendo (Loucura minha) cursar também Física e Química para ser um cientista "completo" hehehehhe, muito obrigado pelo seu trabalho e de toda tua equipe por fazer uns vídeos tão legais, continue assim, sério mesmo.
Excelente vídeo, vi várias vezes e salvei nos meus favoritos. Tenho uma observação e uma pergunta:
1. Observação: algo que vc disse, como “calor é energia inútil” pode gerar mal entendido posto que o trabalho é parte do fluxo do calor da fonte quente para a fonte fria, ou seja o trabalho é gerado por uma fração do calor, e.g. O ciclo de carnot sendo o melhor exemplo teórico desse processo. Portanto, nem todo calor é energia inútil.
1. Qual seria o balanço de entropia, antes, durante e depois do big bang?
Mto legal aprender sobre isso. Dá uma profundidade maior ao Dr. Manhattan se referindo à vida como um milagre termodinâmico no quadrinho de Watchmen
vc fez um video 6 dias depois do ponto em comum, com o mesmo conteudo. Que conhecidencia!(não estou sendo ironico, um video do patamar do ciencia todo dia deve levar mt mais q 6 dias, logo ele teve essa ideia antes de ver/saber do video do ponto em comum)
Segestao:
Faz um vídeo sobre NINGUEM ter uma
experiência única na vida, tipo o que
VC acha que aconteceu só com vc já
aconteceu com outras pessoas kkkk e
por af vai, até nossas esquisitises de
falar sozinho por exemplo aí achamos
que somos os únicos que fazemos
isso mas geral faz
Interessante, o que te faz pensar assim?
Como assim ninguém tem experiência de vida única? Eu não tenho a experiência de ser vc, de ter o seu DNA, sentir oq vc sente e pensa seja lá oq pense. Apenas vc tem essa experiência única
Andar girando a garrafinha com os dedos, passar o dedo indicador no portão para fazer som, tocar campainha e meter o pé, pular de uma escada sem motivo algum, tentar segurar a água ou fechar o indicador e polegar para ver a água passando, abrir a torneira e ficar girando a água para fazer um mini maremoto, misturar shampoo e sabonete no banho para fazer poções...
Nenhum ser humano que já pisou na terra acumulou exatamente o mesmo conjunto de memórias e experiências nos mínimos detalhes, isso parece bem único pra mim. "O que é um homem se não a soma de suas memórias?"
Dessa forma, com esse racional, pensar em vida em outros planetas passa a ser uma questão muito mais natural, e menos probabilística.
Sugestão de video: explicar como são feitas as "observações" de partículas no modelo quântico que fazem com que a dualidade onda-particula ocorra
Já foi feito
@@pdrwlbp aonde? Sempre falam como ocorre após a observação mas ninguém explica como é feita tal observação
@@ancapistaovemai616 eu estava falando do vídeo "Por que não vemos mecânica quântica no dia-a-dia". Mas agora acho q sua pergunta é sobre outra coisa...
Os vídeos do Pedro já viraram umas vinte chaves na minha cabeça, tudo sempre faz muito sentido porque ele explica bem demais
Seu vídeo deveria ser passado em todas as faculdades do Brasil! Mas o ponto em questão é que esse motivo da vida surgir, a torna sem um propósito existencial. Por isso o ser humano criou seus proprios objetivos
Não... não é uma premissa pra explicar qualquer utilitarismo pro ser humano (fosse assim, teria vida de outras maneiras em outros sistemas)... o que ele explicou foi o porquê de podermos existir APESAR da segunda lei da termodinâmica....
esse video me quebrou, o que mais me deu crises existenciais, muito obrigado senhor Pedro, tá feliz agora?
Sua descrição sobre o que é a vida é idêntica ao que eu li no livro Origem, de Dan Brown. É um livro muito bom que fala sobre como será o futuro, além de revelar o por que existimos, e basicamente é o que foi dito: somos uma ferramenta de baixa entropia feita para aumentar a entropia ao seu redor...
E isso é verdade se for parar pra pensar...
Mas ao mesmo tempo não gostamos da entropia, sempre lutamos contra ela. Quando a louça está suja, lavamos e guardamos, quando o guarda-roupas está desarrumado, arrumamos.
Diferente das outras espécies que não estão nem aí, aparentemente, nossa vida é uma eterna luta contra a entropia.
@@Marlon_PaivaMas é uma luta perdida
@@Marlon_Paiva contra? Quem está destruindo o meio ambiente?
Tenho feito palestras para alunos de ensino médio, mesmo nem estando nele ainda, e venho utilizando muito seus vídeos para melhor compreensão, você é a melhor pessoa para fazer algo impossível de entender, em entendível. Obrigado!
ele de forma tão SIMPLES, que me sinto em uma chamada de vídeo! continue com o conteúdo excepcional ❤
Em outras palavras Pedro, a vida nada mais é do que um vetor encontrado pela entropia, para através de organização, gerar ainda mais entropia 😊
Além de um ótimo professor, é um ótimo multi-instrumentista. Obrigado pelo vídeo, Pedro.
Duas frases de Albert Einstein são o suficiente pra entender a magnetude de uma criação:
"Quando abro a porta de uma nova descoberta, já encontro Deus lá dentro"
"Quanto mais me aprofundo na ciência, mais me aproximo de Deus"
Isso me faz pensar, a ciência é a única forma de um dia entendermos sobre os detalhes que cada coisa possui em si e, no fim, as descobertas levam a um fim óbvio: a perfeição não pode ser criada do acaso, o universo ritmico em toda sua imensidão é difícil acreditar que surgiu por acidente ou por sorte... demanda muito mais fé ser alguém SEM FÉ do que simplesmente interpretar o que está diante dos nossos olhos.
É mesmo e quem é esse craidor? Como que ele criou tudo? Como funciona o espaço tempo com ele? Aonde existe alguma evidência de criação? Vc citou SUPOSTAS frases de Einstein como se ele fosse o centor do universo e o único nome da ciência.
Deus não existe.
Nada melhor que jantar o Pedro comendo a ciência.
jantar o pedro?KKK
Me janta também , só que depois vai ter o troco 😈
@@PedroMeirelles-by7gbque isso rapaz
Eu te amo cara, seus vídeo sempre me provocam, como professor de biologia é lindo pra mim ver a biofísica em ação, e respondendo sua pergunta, eu vou usar minha energia para mostrar seus vídeos ao máximo de pessoas que puder
Um dos vídeos mais filosóficos deste canal. Nunca tinha olhado para essa questão da vida, pelo lado dos gradientes e da entropia. Parabéns pelo excelente vídeo!
A forma como a vida se alinha com a Segunda Lei da Termodinâmica é fascinante. A ideia de que somos "dissipadores de energia" que aceleram o equilíbrio termodinâmico do universo é um conceito revolucionário. Parabéns pelo vídeo!
9:27 Entendo a raiva da natureza pelos gradientes. Tive uma TV dessa e só me fez passar raiva...
Nem bombril na antena ajudava.
Seu MELHOR vídeo. O mais completo. O mais objetivo. O mais filosófico!!!
Física + biologia!!! Bom demais! 👏🏼👏🏼👏🏼
Definitivamente, depois de assistir vários vídeos do Ciência Todo Dia, constato que esse é o melhor canal brasileiro de ciência do UA-cam.
Sim o melhor canal de todos
Pedro, vc é sensacional!!! Parabéns pelo conteúdo maravilhoso e obrigado por compartilhar tanto conhecimento de forma tão cativante.
Diferentemente das outras espécies de vida em nosso planeta que não estão nem aí para a entropia, nós vivemos para lutar contra ela o tempo todo. É muito estranho.
Como eu adoro o crise existencial todo dia ❤❤❤
Aparentemente eu to viciada e maratonando esse canal E converso com o Pedro quando entendo ou não entendo uma coisa. É isso, irmãos.
Esse vídeo meus amigos, abriu minha mente. Queria eu abrir a mente do Pedro pra ver como funciona 😂 parabéns mah! 👏👏👏
Eu só agradeço porque alguém conseguiu explicar essa parte da física biológica.
Obrigado Pedro!
Nossa eu também já fui analista de cor rsrsrsr, só preciso aprender física quântica.
Adoro seus vídeos 🤩
Vc está no caminho correto🤝
@@davidlocheider6194 seu cocó
Eu li esse livro no primeiro ano do meu curso de biologia. Ele me deu uma outra visão sobre o que é a vida em todo o restante do curso.
Roupas se dobrarem sozinhas o nome desse fenômeno é mãe
13:40 o calor da entropia de "Dancing Queen" da banda Abba. Aliás a cantora da banda, Frida (nome artístico), nasceu em 1945, na Noruega, em um lar Lebensborn, filha de uma mulher norueguesa e um oficial alemão. As crianças Lebensborn objetivavam aumentar o número de crianças arianas.
Cara... como você é didático!!! 🙌👏👏👏👏👏 Queria ter um aluno assim
A pessoa precisa ser muito estúpida ou estar sobre pesada alienação mental para acreditar que do caos se cria a ordem ou que de uma explosão se pode criar vida! Explosão gera: destruição; mortes e tragédias! Impensável imaginar que um fraudador da verdade tenha 4 milhões de inscritos em seu canal, um insulto para os homens da verdadeira ciência! Qualquer um que tenha boa oratória e gana por dinheiro, abre um canal no youtube para ludibriar a multidão de tolos!
Martin Gardner, autor de Adão e Eva tinham umbigos? Desmascarando a pseudociência. A farsa da teoria da evolução de Charles Darwin, tem sido soberana nos manuais de colégio. No entanto, muitas escolas dos EUA estão excluindo de seus currículos o ensino da teoria o darwinismo. O motivo? Um fato certamente de pouca importância e talvez por isso nunca seja mencionado no Brasil - : a evolução das espécies jamais foi provada pela ciência de verdade. Paleontologia: faltam evidências São extraordinárias as falhas e incongruências da tal teoria darwiniana. Há muito, ela deixou de ser unânime entre os pesquisadores, carece de métodos científicos e vem sendo desmentida por vários ramos da ciência.
A paleontologia é atualmente o principal argumento na contramão da tal teoria. Observando o documento fóssil, fica claro a existência de uma sucessão hierárquica das formas de vida ao longo do tempo. Quanto mais antigos os estratos fósseis, tanto mais inferiores são as espécies da escala biológica. Mas há um problema que não pode ser ignorado: se a evolução de uma ameba, ao longo da história, deu-se de modo a resultar em seres mais complexos até chegarmos à vastidão infindável de organismos que temos hoje, então seria imprescindível que tenham existido milhares de formas de transição dos seres, passando de uma espécie até se tornarem outra, sucessivamente. No que dependesse de Darwin seria assim. Entretanto, nunca foram encontrados esses animais de transição ¾ os elos perdidos ¾ entre as espécies.
O livro A Flexa do Tempo trata exatamente desse assunto, de como a vida, que é uma auto-organização, coloca em xeque a segunda lei da termodinâmica que diz que num sistema fechado (O universo é um sistema fechado) a desordem aumenta com o tempo. Entretanto, a vida vai no sentido contrário. O fato é que realmente a ordem surge dentro da desordem, mas qual a explicação ?
Pedro, faça um vídeo sobre as ideias de Penrose.
Mas o universo, em média, vai em direção à "desordem" (e eu uso esse termo aqui pq vc tb o usou. Na física, na verdade, não é desordem que se fala, mas sim energia utilizável).
Termos eventos locais que caminhem em direção da ordem, momentaneamente, não é uma refutação à segunda lei.
@@RafaelValeira o mais interessante que vi no livro são os relógios químicos (Belusov e Jabotinski) onde, de repente, se forma uma ordem repetitiva que só precisa ser alimentada para continuar gerando padrões repetitivos de ordem, como um relógio. Como se cada molécula soubesse o que as outras estão fazendo. Lembra o que acontece no ciclo das células.
Não consigo mais escutar sobre física e não correlacionar com as experiências humanas, de dor, de renascimento, de organização, enfim... de vida! Que video bom Pedro, muito obrigada por esse conteúdo! ''A vida sempre dá um jeito''
💖
QUE VÍDEO INCRÍVEL! Sem palavras pra descrever a qualidade do pensamento racional do Pedro e equipe, pra cada palavra, explicação e analogia tão bem encaixados no timing certo! Cada dia se superando!
Muito bom, Pedro! Sempre mostrando muito bem como Deus programou o universo e suas leis pra que tudo funcione lindamente!
Bingo! Concordo plenamente
comediante kkkkkkkkkkkkkk
@@felipepadilha4737 resumiu vc sem nem saber.
Então acreditas que nós foi dado vida pelo sopro nas narinas de Adão!?
@@edgarpereirarochaguerra4195 com certeza! Eu não tenho fé suficiente para acreditar que tudo veio do extremo nada sem ter um criador inteligente e eterno
Prof. Clovis de Barros Filho p/ Abujamra no programa Provocações: "A vida é uma condição de energia que busca mais energia"
A diferença entre um furacão e a vida é que o furacão não manipula o caos.
kk
😂
não, a vida não manipula o caos, acha que o misero ambiente ao seu redor se compara com a grandeza magnânima do universo?
@@HugoGabriel-q7fmas causa caos na nossa bolha, pra fazer algo ruim não precisa ser algo gigatonico
Se um guarda roupa bagunçada tem uma entropia alta, então há desordem, a diferença é a escala🤏
Eu acabei de terminar o livro Origem, de Dan Brown. Por mais que seja uma ficção, ele é capaz de explorar a origem da vida de forma excepcional, trazendo reflexões filosóficas e as consequências das respostas para as duas principais perguntas da humanidade: De onde viemos? Para onde vamos? Ele justamente aborda a criação de matéria orgânica por meio de um processo inorgânico, citando o experimento de Urey e Miller, abordando também o conceito da entropia. Fica aqui a minha recomendação. Sem dúvidas um dos melhores livros que já li.
Chegar em casa depois do trabalho e ver a notificação de vídeo novo desse canal é a melhor entropia para a saúde mental.
A pessoa precisa ser muito estúpida ou estar sobre pesada alienação mental para acreditar que do caos se cria a ordem ou que de uma explosão se pode criar vida! Explosão gera: destruição; mortes e tragédias! Impensável imaginar que um fraudador da verdade tenha 4 milhões de inscritos em seu canal, um insulto para os homens da verdadeira ciência! Qualquer um que tenha boa oratória e gana por dinheiro, abre um canal no youtube para ludibriar a multidão de tolos!
Martin Gardner, autor de Adão e Eva tinham umbigos? Desmascarando a pseudociência. A farsa da teoria da evolução de Charles Darwin, tem sido soberana nos manuais de colégio. No entanto, muitas escolas dos EUA estão excluindo de seus currículos o ensino da teoria o darwinismo. O motivo? Um fato certamente de pouca importância e talvez por isso nunca seja mencionado no Brasil - : a evolução das espécies jamais foi provada pela ciência de verdade. Paleontologia: faltam evidências São extraordinárias as falhas e incongruências da tal teoria darwiniana. Há muito, ela deixou de ser unânime entre os pesquisadores, carece de métodos científicos e vem sendo desmentida por vários ramos da ciência.
A paleontologia é atualmente o principal argumento na contramão da tal teoria. Observando o documento fóssil, fica claro a existência de uma sucessão hierárquica das formas de vida ao longo do tempo. Quanto mais antigos os estratos fósseis, tanto mais inferiores são as espécies da escala biológica. Mas há um problema que não pode ser ignorado: se a evolução de uma ameba, ao longo da história, deu-se de modo a resultar em seres mais complexos até chegarmos à vastidão infindável de organismos que temos hoje, então seria imprescindível que tenham existido milhares de formas de transição dos seres, passando de uma espécie até se tornarem outra, sucessivamente. No que dependesse de Darwin seria assim. Entretanto, nunca foram encontrados esses animais de transição ¾ os elos perdidos ¾ entre as espécies.
Eu acho lindo o resultado da junção da filosofia e da ciência, somos um conjunto de células ordenada consumindo energia e criando caos.
Há menos aborrecimento e há mais gratidão quando entendemos ser parte de um fluxo inevitável.
O interessante é que o universo não precisa de nós, tanto faz ter a vida como não ter, mas mesmo assim estamos aqui, somos uma consequência. Isso me faz acreditar que não estamos aqui por acaso
Então agora temos duas respostas para o que é a vida: A resposta física e a filosofica😮
Qual a filosófica? Quem foi o filósofo a dizer isso?
@@belph9899 Os filósofos existem por causa das questões filosóficas. Não o contrário. No meu entender, a perspectiva do vídeo eleva o niilismo a um novo patamar: O Universo criou a vida só para morrer mais rápido!
@@franciscobsn9577
Cada movimento, respiração e até pensamento só serve para trazer a morte térmica do universo mais próxima, mesmo que seja imperceptível.
A reposta física sugerida em vídeo é muito superficial, não só pelo análogo frágil, mas por não correlacionar o preponderante, que é a complexidade química envolvida nas várias etapas relacionadas a formação de uma célula primordial. E essa idéia ainda esbarra na co-existência simultânea de informações fundamentais e seus respectivos bancos de dados, codificadores e decodificadores, que devem vir imbuídos no mesmo processo de entropia. O rapaz do vídeo apenas trouxe à tona uma das idéias centrais do evolucionismo, que cientificamente não se sustenta
@@franciscobsn9577quem faz a pergunta é a resposta é uma espécie específica em um planeta específico, a vida continua
Você é muito SHOW garoto. Aprendo muito. Abraços do SANFONEIRO Caminhoneiro Volta Redonda RJ BRASIL
É o mundo que tá o caos 😢
Esse vídeo me remeteu ao do nerdologia anos atrás. Lembrei porque foi um dos melhores já feitos. Assistindo novamente, percebi que estão intimamente conectados, se completam. O título do vídeo é "Somos informação".
"Maldita geração de vídeos curtos" - Pedro, 2023.
Sobre a entropia, é um equivoco humano separar as coisas entre ordem e desordem. Nós sempre vemos como "o que se encaixa nas nossas expectativas VS o que não se encaixa".
Sendo que na verdade nossas expectativas são só mais uma de inúmeras possibilidades. É por isso que nos frustramos tanto, pq pensamos que o mundo deveria ser 50% nossa expectativas e 50% não, sendo que nós, e nossas vontades, são só mais uma gota do oceano que é esse universo.
No final do vídeo a música tocada é da banda ABBA - Dancing Queen?
Sim, mas com piano desafinado
@@CienciaTodoDia A culpa é sempre do instrumento. 🤣 U.M A.M.A.D.O.R - D.E.T.E.C.T.A.D.O 🤣
Curiosamente hoje ás 19:40 numa aula de metodologia do treinamento esportivo, tive o seguinte pensamento "Há harmonia no caos, pois o fim de todas as coisas em grande escala é o principio natural para a ordem cósmica"
Já prevejo religiosos rindo e atacando o vídeo sem ao menos ter assistido todo.
Eu assisti a tudo e também ataco, mas nunca me riu, nem tenho qualquer prazer ver pessoas na ignorancia. Jesus disse " meu povo sofre por falta de conhecimento " talvez se já experiencias-te cristãos a rirense, foi porque não conheciam uma resposta á altura das trevas que lhe foram apresentadas, sim certo conhecimento é trevas densas. Doute um exemplo e concelho ao mesmo tempo, se conviveres com os ensinamentos das testemunhas de Jeóva o melhor que fazes é fugir deles porque eles vão-te ensinar morte, queres ser um mestre em morte na compreensão da palavra de Deus acociate a eles. Existe muito para revelar o conhecimento de Jesus e toda a ciencia. Mas uma pessoa com pouco conhecimento é engolida pelas trevas como as testemunhas de Jeóva fazem a muitas pessoas. Portanto uma pessoa com pouco conhecimento de Jesus o melhor mesmo é não conhecer certos ensinamentos para não aceita-los como suposta luz e assim não é engolida pelas trevas. E assim permaneça nas trevas, porque é mais facil converter um ateu a Cristo que uma testemunha de Jeová.
Sensacional, segundo a termodinâmica o ser humano é um agente de aceleração da destruição do sol (se é que podemos chamar de destruição), as implicações disso são incríveis... mostrando como a vida complexa pode ser um movimento natural do universo para tentar entrar em equilíbrio... parabéns por trazer um tema tão complexo e resumir num vídeo tão curto de forma tão clara...
Partindo por esse pressuposto, então deveria existir vida potencial em todos os planetas que são possíveis de vida.
Pra mim a única e possível explicação é designer inteligente um resumo breve: Deus.
Não exatamente... A vida pode ser extremamente difícil de surgir, mas quando surge, por ser eficiente em criar entropia, nunca mais some.
Não há necessidade de um deus, acreditar q existe é questão de fé
@@henryrroland não é fé o simples fato da complexidade da criação, acreditando ou não em Deus é inviável na criação da vida inteligente sem uma inteligência por trás. Inclusive uma dessas máximas é somente inteligência pode criar inteligência.
Não tenho fé o suficiente pra acreditar em toda criação foi feita por acaso. É minha opinião.
@@wistarleygomides Tá enganado, tanto q a inteligência é uma propriedade emergente, por isso temos tanta dificuldade de classificar oq é inteligência.
Não só inteligência gera inteligência.
Fé é outra coisa, oq vc não tem é conhecimento sobre o assunto, por isso vc não SABE oq como o caos gera vida.
@@henryrroland é… você esta certo…
@@henryrroland Eu tinha escrito uma resposta maior, mas vi que vc já endereçou os mesmo pontos que eu iria responder.
Uma definição de fé que eu gosto é a de que "fé é a desculpa que se usa quando não temos evidência suficiente para dar base a uma hipótese".
Maravilhoso! Sou das ciências sociais, meu interesse por física aumentou exponencialmente graças às explicações extraordinárias do PEDRO! Mas se pudéssemos receber às referências bibliográficas em todos os vídeos como nesse, seria ainda melhor.
Existe um criador: Deus
Da forma mais destrutiva possivel para ajudar o universo, ajudar o caos!!! Obrigado!
Esse lance da natureza odiar gradientes me pegou. Toda vez que vou lidar com algum fenômeno natural (temperaturas, pressão, concentrações desse ou daquele elemento químico), percebo que eles se mostram de forma contínua e que eu preciso intervir a fim de discretizá-los, ou seja, sair do contínuo para o discreto ou categórico. =S =S =S
Esse vídeo explica exatamente o final do livro Origem de Dan Brown. Assustador como esse autor consegue escrever ficções tão atreladas a realidade.
O caos é uma série de ordens sobrepostas que o ser humano não consegue calcular e a ordem é um sistema gerado na tentativa de compreender o caos.
Não diga.
Que vídeo sensacional! Eu acho que é a primeira vez na minha vida que eu consegui enxergar um objetivo para a verdadeira existência da vida, considerando que eu sou ateu. A teoria do cara que bota gatos em caixas é sensacional!
Procurei muito tempo por um vídeo relacionando a termodinâmica com a vida e não encontrei. A teoria do caos me fascina e está relacionada a absolutamente tudo no universo, acredito que ela testou tudo no universo e aniquilou aquilo que não funcionava e permaneceram as constantes ou o que consegue ter um período de equilíbrio. Parabéns pelo vídeo
Excelente! Tangenciando a fronteira entre ciência e filosofia sem derrapar. E a melhor explicação sobre entropia que já vi.
Muito bom esse vídeo, tive bioquímica e fisiologia de membranas na faculdade e vejo como você conseguiu transformar um assunto absurdamente difícil de se compreender em algo palatavel pro público em geral
Ótimo vídeo. Só um errinho de edição no final com frases repetidas mas nada que desmereça o vídeo. Simplesmente incrível. Parabéns.
Que vídeo incrível! Sou engenheiro florestal por formação e há três anos sou agricultor e trabalho com sistemas agroflorestais. Essa "entropia negativa e aumento da ordem e complexidade de sistema" é também chamada de sintropia, certo? Ontem estava lendo o livro "Vida em Sintropia", que os autores explicam a chamada agricultura sintrópica, de Ernst Gotsch, que revoluciona a maneira de se fazer agricultura e se relacionar com a natureza, tem MUITO de tudo que tu explicou no vídeo!
O vídeo fez o meu cérebro alcançar estado de entropia máximo quando meu queixo caiu com a conclusão do Pedro sobre o papel da vida nesse processo😮
6:08 isso deve explicar pq a vida fica sempre cada vez mais bagunçada, é a entropia
Esse é simplesmente o melhor vídeo já feito deste canal, o mais entropico que já assisti kkkkk
Só falta entender o porquê de nos replicarmos de forma a tentar manter e expandir a espécie.
Loos tocando Abba no final. Top ❤
Eu acho que esse vídeo é o melhor já feito, deveria ganhar um prêmio...nem que pra isso tenhamos que gastar energia para o fazer.
Já maratonei boa parte do canal e esse é sem dúvida o melhor vídeo até agora ❤
O que você explicou nesse vídeo é incrivelmente complexo e altamente interessante. Obrigado, Pedro.