Beleza Guilherme. Concluí o projeto e ficou Showw, funcionou direitinho, primeiro valvulado pronto. Muito obrigado por compartilhar e pelo suporte em todas as dúvidas que tive. Esse é o primeiro de muitos. Tenho alguns projetos e esse mais simples serviu pra aprender muita coisa sobre valvulados. Abraço.
Show demais, disponibilizou de forma gratuita um conteúdo da mais alta qualidade em uma área que só se consegue conteúdo pago. Parabéns irmão. Didática impecável
ganhou um inscrito, tanto pela didática completa mas tbm por mostrar claramente o que fazer, paciência ao ensinar um conteúdo que qualquer erro possa ser desastroso na montagem! muitos músicos optam por comprar os amplificadores com transistores, pois a manutenção de valvulados poucos tem o conhecimento, mesmo sabendo que o som de um valvulado supera a qualidade da amplificação limpa! parabéns pelo seu conteúdo.
Muuuuuito legal!!!! Sou guitarrista e gostei pra caramba do seu projeto. Achei o timbre bem legal. Sou um apaixonado por timbres e gravação, e o seu amp eu usaria tranquilamente. Parabéns, Deus abençoe seus projetos!!! Forte abraço
O conteúdo é mais valioso do que o produto final. Eu acredito que não preciso explicar ... válvula, ame ou odeie e tudo mais . Sua atitude é mais importante 👍 Eu queria apenas deixar um conselho para quem quiser lidar com válvulas , quando tocar o dedo , tente limpar , ela vai durar mais . Grande abraço, excelente trabalho !
Parabéns, vc tem uma didática absurda, maratonei essa sequência de videos e agora deu vontade de construir o meu, continue com os vídeos, compartilhando seu ensinamento, fica com Deus!
Fala aí meu parceiro, muito obrigado por ter postado o seu conteúdo sobre Power valvulado, cara o seu conteúdo era tudo o que eu precisava, cara vc não tem noção como é que abriu a minha mente sobre os valvulados, eu tinha muita dúvida, agora eu estou bem mais tranquilo, vlw e muito obrigado.
Muito massa, e essa saturação vem do volume está no máximo. Para quem vier a fazer seu amplificador, leve em consideração para o último elo da cadeia de áudio, que é o alto falante . Estamos falando de uma construção sua, algo que nasceu das suas mãos e existe pouca informação sobre caixa acústica e sensibilidade de alto falante, principalmente se tratando dos Classes A. Procurem nesse caso alto falantes Sensíveis, e nesse caso um acima de 96Db por W ( lá fora tem uns de are 100Db ) claro que tem seu preço mas quanto mais sensível o falante for, mais pressão sonora terá e compensará a possível" falta " de potência. Haaaa imagine esse carinha em meia potência e vim aquele som lindo e clean, e se vier ( e com certeza terão ) pedais aí o Nirvana desce na sala. Sucesso irmão
@@retrolab491 sim, mas como eu consegui desvendar o misterio apaguei o comentario q era uma pergunta sim kkkkkk era relacionado a entrada do trafo de saida de audio eu nao estava entendendo muito bem, mas ai lembrei q o iall tem esquematico ai fui ler ele e tudo se esclareceu rs, mas obrigado por notar, vc é uma pessoa muito atenciosa com seu publico parabens!
Muito TOP. tenho uns trabalhos (clone JCM800,outro HF SE e PP com válvulas subminiatura. Muito bom o som... podia partir para um projeto com mais 2 etapas de amplificação (+ 1 válvula 12AU7) que já ia substituir este pedal aí :)
Obrigado, amigo!! Parabéns pelos seus projetos!! Este amplificador foi logo no início do canal, e o intuito era ensinar aos interessados, algo pratico e "fácil" para um primeiro projeto. Se olhar meus últimos videos e shorts, vai ver que ja construi muitas outras coisas, inclusive Hi-fi. Abraço!
@@retrolab491 blz,estou querendo montar um também para mim,enrolar os transformadores também, como trabalho com reparos tenho muitos transformadores aqui,tem previsão de quando sai o novo vídeo com esse modelo de 25w? Obrigado.
@@edsoncaldeira bacana! Rapaz, preciso me programar, como é um conteudo extenso e que rendem varios vídeos, preciso estar de férias ou uma folga legal do trabalho. Mas vou tentar agilizar.
Obrigado, amigo!! ficou próximo a 2W. Infelizmente como peguei um projeto na internet, essa informação 4W era um tanto quanto suspeita, relatei isso no primeiro vídeo dessa série!
Top meu amigo!!! O som ficou muito bom. O material chegou e vou começar a montar o meu, será meu primeiro valvulado. Qual será o próximo projeto? Bora montar um Carmine RB1!!
Obrigado amigo!! Também gostei. Digitou errado ou é RB1 mesmo? Pq esse eu não conheço. O HB1 eu ja montei! Inclusive tem um vídeo aqui no canal em que eu mostro o comportamento dele no osciloscópio!
@@retrolab491 Ops!! Digitei errado! Eu queria dizer HB1 mesmo. Sim eu vi que você montou, poderia fazer uma série como esta, ensinando a montar o HB1 em detalhes, iria ficar massa. Abraço.
Cara, primeiramente parabéns pelo vídeo e a iniciativa de compartilhar esse belo conhecimento seu, meus parabéns, mas vê só meu interesse não é usar em guitarra mas sim.em fazer um amplificador com uma potência consideração, minha dúvida é: vê so, se eu usar outra valvula de saida em paralelo, e consequentemente diretamente proporcional aumentar a potencia dos trafos e resistores, eu consigo aumentar a potência de saida?
Obrigado, amigo! Na teoria, você faria um circuito com saída em paralelo, dessa forma conseguiria cerca de 6 a 7W com todos os componentes bem dimensionados. E cerca de 10 a 10,5W se fosse na configuração pushpull.
Na guitarra é possível notar que o som ficou "animal", ainda mais usando apenas um "pedalzin" Overdrive heim !!! Mas tenho uma dúvida cruel : => A impedância de entrada deste amplificador permite ligar um contra-baixo? O som fica legal também? .
@@tinoangel5244 bacana! A questão da impedância de saida de um contrabaixo não se difere muito pra guitarra, sem contar que nesse universo todo, ainda tem os caps ativos. Sendo assim, a impedância de entrada do amp, também não se difere de forma tão brusca entre um e outro. O maior desafio é o amplificador de guitarra reproduzir a faixa de frequência do contrabaixo com linearidade e amplitude (termos mais técnicos). Por isso que amplificadores para contrabaixo, contam com características distintas de montagens e componentes para trabalhar bem nesse spectro de frequências. Resumindo, ligar baixo no amp de guitarra, não fica legal. Mas ligar guitarra num amp de baixo, pode soar interessante.
@@retrolab491 Hummm.... Entendi meu caro colega! Bom ! Então pelo visto, este amplificador valvulado proposto pode não ser tão exigente ao receber sinais, seja mp3, guitarra, contrabaixo etc... Vale a pena tentar, assim acredito!
@@retrolab491 Bom ! De uma forma ou outra, não deixa de ser um projeto formidável para montar e ver funcionar um aparelho com válvulas! Saudades dos finais nos anos 70 e toda a década de 80 vão ficar, mas as lembranças nunca irão morrer, posto que, os equipamentos de som (incluindo vinil!) considerados "dinossauros" hoje, tinham muito mais fidelidade sonora que os aparelhos System "Digi-e-tais" conhecidos pela geração atual (sem querer ofender). Obrigado! E parabéns por este projeto tão legal e cativante. Só tomando cuidado com o choque é claro! Senão....
@tinoangel5244 gostei do "digi-e-tais" kkkkkk tenho 32 anos, e mesmo não sendo novo, o pessoal mais antigo se espanta quando eu falo que trabalho com valvulas "mas isso não é da sua época!" Hahaha pois é, imagina se fosse!
Como sou vagabundu eu iria preferir usar um TDA 2030, mas você criou um curso grátis de amplificador valvulado, por isso vou me inscrever no canal e compartilhar com colegas interessados em aprender amplificadores de guitarra valvulados 😁👍 obrigado
Obrigado!! A questão de orçamento fica um pouco subjetivo pois eu ja tinha muitos materiais, e grande parte foi aproveitado de sucata. Se caso eu tivesse que comprar todos os componentes, acredito qie ficaria em torno de 500 reais, sem contar frete caso compre na internet.
@@jailpastorius Se repararmos na íntegra a diferença de um baixo pra guitarra, vemos como principal, a reprodução de frequências bem mais graves do que uma guitarra, este é o primeiro ponto. O segundo, é em relação à potência! Para se ter uma boa presença dos graves bem pronunciados, seja para ensaios ou palcos, geralmente há uma demanda de potência maior do amp, por isso é comum ver amps de baixo, como alguns ampegs, fornecer cerca de 200 a 250W na valvula! Isso é muita coisa! O terceiro é em relação à quantidade de ganho do amplificador! Em amps de guitarra, é comum ter altos niveis de ganho, gerando saturação e o tão bem falado overdrive orgânico da válvula, nos amps de baixo, é interessante que essa quantidade de ganho seja bem controlada, podendo saturar, mas não é interessante tanto quanto os amps de guitarra. Resumindo, é necessário um trafo de saida capaz de reproduzir a partir de uns 40 a 50Hz de frequência mínima, uma boa potência de saída e alguns artifícios que possibilitam um menor ganho no estágio de pré amplificação. O principal é isso!
Guilherme, eu vi um vídeo de preamp valvulado que a válvula acendia bem, parecia que estava em brasa kkkk, vc poderia indicar o modelo certo pra eu conseguir essa característica? Obrigado
Poxa amigo, infelizmente você foi tapiado kkkk as valvulas ascendem sim, mas não comp se fossem uma lâmpada, como alguns acreditam. Essa luminância que vc se refere é um artifício que algumas marcas de equipamentos colocam na região das valvulas para dar mais ênfase no equipamento. É uma luz provenientede um led que fica posicionado bem na base de algumas Válvulas, para causar esse efeito. Mas não se decepcione totalmente! Há algumas valvulas bem específicas, como as de transmissão de radio frequência (803, 805, 830B) que tem esse efeito naturalmente, realmente parecem lâmpadas semi acesas, e o efeito é lindo!
@@retrolab491 sem problemas! Eu imaginei que fosse algum efeito de led mesmo, pq eu vi aceso na base e não no topo kkkk, mas me tire uma outra dúvida agora, tem como usar uma dessas válvulas de rádiofrequencia nesse projeto? Funciona?
@@rafaelnegraogomes3560 cara, dependendo da válvula, funciona sim. Mas o projeto precisará passar por algumas modificações, algumas etapas extras para criar uma condição de funcionamento pra uma válvula desse tipo.
@@retrolab491 entendi, nesse caso, qual seria a mais adequada e quais outras válvulas, além dessas de rádio frequência, que acendem bem quando ligamos o preamp?
Sim, tem pré sim! Porém, se você conferir os vídeos anteriores, de todo o processo de montagem, vai ver que se trata de uma valvula dupla! Com pré e potência na mesma valvula! O que torna o projeto mais acessível.
Boa tarde amigo, tranquilo? Bom, pra qualquer produto que eu venha a comercializar, eu faria algo bem melhor que isso. Pegaria um chassi mais propriado e teria todo um acabamento mais caprichado. Eu cobraria o valor de R$600,00 pra fazer um.
Como muita coisa se aproveita de sucata, acredito que por menos de 250 reais é possivel fazer um! Eu não sei dizer precisamente, pois todo o material eu ja tinha ha bastante tempo.
Ah sim, agora vi que neste vídeo final você pluga a um alto falante. Após fazer o mini amp, só falta o alto falante para ser plugado ou precisa de algum outro componente ? E qual falante é indicado a um amp de 5w? Umas 5 polegadas eh ok?
@@VitorLA-nz8de isso. Apens finalizar o amp, apenas o falante com o cabo pra ligar no amp, e plugar o instrumento. Questão de autofalantes, existem próprios para guitarra.
@@retrolab491 alto falante e a carcaça pra fazer de estrutura né haha. Cara, gosto de miniamps tipo aqueles minifender e o honeytone da danelectro que são de 3w.. um valvulado handmade da mesma potência teria uma sonoridade superior a desses miniamps transistorizados de marcas famosas ? Queria um miniamp valvulado justamente por causa disso. Ter um amp de 3 a 5w e valvulado
@@VitorLA-nz8de entendi. Cara, um amp valvulado de 5W é o suficiente pra gravar e estudar tranquilamente! A partir de 10 a 12W, defendendo do falante, aguenta um ensaio com bateria e tudo mais. Um de 3W soa num volume perto dos de 10w transistorizados. Mas claro, tudo depende também da sensibilidade do alto falante que vc vai usar. Watts não converte diretamente em volume sonoro.
Terminei meu primeiro amp valvulado, depois de horas procurando um curto (que estava no transformador) deu certo. Timbre muito bonito, só acho q o meu transformador ta esquentando demais, acho q o transformador de 12v 1A foi subdimensionado, eu tive que até cortar um pouco dos "E"s pra fazer entrar direito no carretel 😳. Enfim, segue o vídeo de como ficou, valeu pelos vídeos, ajudou muito ! ua-cam.com/video/QnMieE3_UT8/v-deo.htmlsi=T67yLt-hF84eiSmJ
Bacana! É normal esquentar, até certo ponto. Se vc ainda suporta deixar sua mão em cima do conjunto magnético, está em torno de 55 graus. Se não aguentar deixar sua mão no transformador, quer dizer que está acima de 60 graus, o que pode ser preocupante. Vou assistir seu vídeo
Então mano, seria legal pra caramba! Mas como essa valvula só tem 1 triodo (pre amplificação) não é suficiente pra um drive acentuado, precisaria de no mínimo mais um estágio de pré pra dar uma ardida legal no som. As 12ax7 por exemplo, são um duplo triodo, tem dois estágios de pré dentro da mesma valvula, e apenas com ela, vc consegue ter um drive bem saturado. Essa pcl86 tem apenas 1 estágio de pré e 1 de power dentro dela.
@@retrolab491 É verdade kkk Postei videos youtube instagram etc kk Mas enfim, legal que você ensinou a montar e ajudou os outros ua-cam.com/users/shortszH75XyvDSX4
@@retrolab491 Aonde você viu o projeto? O mesmo chassi a mesma disposição de transformadores, não pode ser coincidência, acho alguém te falou ou você copiou 🤔 Se for o caso acho justo colocar os crédito ou dizer de onde tirou porque a ideia desse chassi de caixa de presente e o amp pequeno por usar filamento 16v etcetc eu tirei de minha cabeça mesmo 🤔
Beleza Guilherme. Concluí o projeto e ficou Showw, funcionou direitinho, primeiro valvulado pronto. Muito obrigado por compartilhar e pelo suporte em todas as dúvidas que tive. Esse é o primeiro de muitos. Tenho alguns projetos e esse mais simples serviu pra aprender muita coisa sobre valvulados. Abraço.
Fico feliz em ter ajudado! Grato pelo comentário!! Abraço!
VALEU CARA ! SUA DIDÁTICA É NOTA 1000.
PARABÉNS!
@@marcosnery5973 fico feliz qie tenha gostado!! Abraço!
Show demais, disponibilizou de forma gratuita um conteúdo da mais alta qualidade em uma área que só se consegue conteúdo pago. Parabéns irmão. Didática impecável
@@thegamerzsvlog agradeço, amigo! De uma olhada na playlist de montagem do fender champ 5f1, estou ensinando a construir ele também!! Abraço!
ganhou um inscrito, tanto pela didática completa mas tbm por mostrar claramente o que fazer, paciência ao ensinar um conteúdo que qualquer erro possa ser desastroso na montagem! muitos músicos optam por comprar os amplificadores com transistores, pois a manutenção de valvulados poucos tem o conhecimento, mesmo sabendo que o som de um valvulado supera a qualidade da amplificação limpa! parabéns pelo seu conteúdo.
@@cleyton2787 obrigado amigo! Fico feliz que tenha gostado, abraço!!
muito bom...
indo as compras pra comecar o projeto
@@jailpastorius boa!! Veja depois também, tenho uma nova série ensinando a montar o fender champ 5f1.
Muito Bom meu Amigo um trabalho maravilhoso SHOW DE BOLA !!!! Valeu🤗👍
@@adrianoamorimribeiro9436 obrigado!!🙏🙏🙏🚀🚀🚀
Muuuuuito legal!!!!
Sou guitarrista e gostei pra caramba do seu projeto. Achei o timbre bem legal. Sou um apaixonado por timbres e gravação, e o seu amp eu usaria tranquilamente. Parabéns, Deus abençoe seus projetos!!! Forte abraço
@@guilhermesoti8056 fico feliz que tenha gostado, obrigado!!🙏🚀
Parabéns, conhecimento é uma coisa indestrutível e que não tem preço, obrigado por compartilhar. Abraço...
Obrigado!!! Falou tudo!👏🏻👏🏻
O conteúdo é mais valioso do que o produto final. Eu acredito que não preciso explicar ... válvula, ame ou odeie e tudo mais .
Sua atitude é mais importante 👍
Eu queria apenas deixar um conselho para quem quiser lidar com válvulas , quando tocar o dedo , tente limpar , ela vai durar mais .
Grande abraço, excelente trabalho !
Boa!! Obrigado mais uma vez!!
Série muito top cara, gostei demais pois não é fácil achar um conteúdo tão completo e didático como o seu! continue com os projetos mano!
Fico muito agradecido! Lisonjeado!!
Ficou muito legal parabéns,estou pretendendo montar um fender deluxe 5E3.
Obrigado! Otima pedida esse projeto, boa sorte!!
Parabéns !
Obrigado!!
Rapaz você é muito profissional .
Por mim pode continuar , desde já agradeço.
Obrigado, amigo!
Ficou excelente meu nobre, belíssimo trabalho 🤝🏽
Muito obrigado amigo!! Fico feliz que tenha gostado!
Muito didático... Show de bola... Vou montar um Marshall...rsrsr... Assim que conseguir a grana
Muito obrigado!! Isso ai! 🚀🙏
Gostei do projeto parabéns
@@adelsonbatista212 obrigado!!🙏🚀
Parabéns, vc tem uma didática absurda, maratonei essa sequência de videos e agora deu vontade de construir o meu, continue com os vídeos, compartilhando seu ensinamento, fica com Deus!
Fico muito agradecido!! Valeu!
Fala aí meu parceiro, muito obrigado por ter postado o seu conteúdo sobre Power valvulado, cara o seu conteúdo era tudo o que eu precisava, cara vc não tem noção como é que abriu a minha mente sobre os valvulados, eu tinha muita dúvida, agora eu estou bem mais tranquilo, vlw e muito obrigado.
Fico feliz em ter ajudado meu caro!!
Show de bola e ao som de Wish you were here...
Obrigado!!!
Cara assisti todos os vídeos da Serie, esta de parabéns chefe.. show de boa !
Fico imensamente feliz que tenha gostado, obrigado!
Excelente projeto!! Gostei muito do resultado e pretendo fazê-lo!! Pena que não tem como dar like 2x... rs
Fico lisonjeado! Grato!
Muito massa, e essa saturação vem do volume está no máximo.
Para quem vier a fazer seu amplificador, leve em consideração para o último elo da cadeia de áudio, que é o alto falante .
Estamos falando de uma construção sua, algo que nasceu das suas mãos e existe pouca informação sobre caixa acústica e sensibilidade de alto falante, principalmente se tratando dos Classes A.
Procurem nesse caso alto falantes Sensíveis, e nesse caso um acima de 96Db por W ( lá fora tem uns de are 100Db ) claro que tem seu preço mas quanto mais sensível o falante for, mais pressão sonora terá e compensará a possível" falta " de potência.
Haaaa imagine esse carinha em meia potência e vim aquele som lindo e clean, e se vier ( e com certeza terão ) pedais aí o Nirvana desce na sala.
Sucesso irmão
@@luizgomesmartins boa!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns pelo trabalho, ficou show a montagem. Abraço.
Obrigado!!
Muito bom. Aprendi muito com esses vídeos. Ainda terminou tocando Pink Floyd e AC/DC. Hahaha
Obrigado, amigo! Fico feliz em saber!! Haha eu tento fazer um som na guitarra kkkk
Estou terminando o meu iall. Forte abraço
Boa!🚀🚀👏👏
eliseu, vc tinha postado uma pergunta sobre algo? parece que um dos seus comentários sumiu
@@retrolab491 sim, mas como eu consegui desvendar o misterio apaguei o comentario q era uma pergunta sim kkkkkk era relacionado a entrada do trafo de saida de audio eu nao estava entendendo muito bem, mas ai lembrei q o iall tem esquematico ai fui ler ele e tudo se esclareceu rs, mas obrigado por notar, vc é uma pessoa muito atenciosa com seu publico parabens!
@@eliseuqueiroz6466 obrigado! Precisando, só falar!
Parabéns pelo projeto, vou montar um
Obrigado!
Muito bom, parabéns!
Obrigado!!
Muito TOP. tenho uns trabalhos (clone JCM800,outro HF SE e PP com válvulas subminiatura. Muito bom o som... podia partir para um projeto com mais 2 etapas de amplificação (+ 1 válvula 12AU7) que já ia substituir este pedal aí :)
Obrigado, amigo!! Parabéns pelos seus projetos!! Este amplificador foi logo no início do canal, e o intuito era ensinar aos interessados, algo pratico e "fácil" para um primeiro projeto. Se olhar meus últimos videos e shorts, vai ver que ja construi muitas outras coisas, inclusive Hi-fi. Abraço!
Gostei muito da sua montagem , muito top,você tem algum projeto de amplificador valvulado de 30w? Obrigado
Obrigado!! Tenho varios projetos, desde 1 até 100W. No momento estou desenvolvendo um de 25W que será um modelo de linha da minha marca.
@@retrolab491 blz,estou querendo montar um também para mim,enrolar os transformadores também, como trabalho com reparos tenho muitos transformadores aqui,tem previsão de quando sai o novo vídeo com esse modelo de 25w? Obrigado.
@@edsoncaldeira bacana! Rapaz, preciso me programar, como é um conteudo extenso e que rendem varios vídeos, preciso estar de férias ou uma folga legal do trabalho. Mas vou tentar agilizar.
Show de bola mesmo, parabéns pela explicação vou montar um também, uma dúvida quanto a potência entrega os 4w mesmo o que me diz?
Obrigado, amigo!! ficou próximo a 2W. Infelizmente como peguei um projeto na internet, essa informação 4W era um tanto quanto suspeita, relatei isso no primeiro vídeo dessa série!
Top meu amigo!!! O som ficou muito bom. O material chegou e vou começar a montar o meu, será meu primeiro valvulado. Qual será o próximo projeto? Bora montar um Carmine RB1!!
Obrigado amigo!! Também gostei. Digitou errado ou é RB1 mesmo? Pq esse eu não conheço. O HB1 eu ja montei! Inclusive tem um vídeo aqui no canal em que eu mostro o comportamento dele no osciloscópio!
@@retrolab491 Ops!! Digitei errado! Eu queria dizer HB1 mesmo. Sim eu vi que você montou, poderia fazer uma série como esta, ensinando a montar o HB1 em detalhes, iria ficar massa. Abraço.
@@VingTsunCoach vou tentar me programar!
Cara, primeiramente parabéns pelo vídeo e a iniciativa de compartilhar esse belo conhecimento seu, meus parabéns, mas vê só meu interesse não é usar em guitarra mas sim.em fazer um amplificador com uma potência consideração, minha dúvida é: vê so, se eu usar outra valvula de saida em paralelo, e consequentemente diretamente proporcional aumentar a potencia dos trafos e resistores, eu consigo aumentar a potência de saida?
Obrigado, amigo! Na teoria, você faria um circuito com saída em paralelo, dessa forma conseguiria cerca de 6 a 7W com todos os componentes bem dimensionados. E cerca de 10 a 10,5W se fosse na configuração pushpull.
Na guitarra é possível notar que o som ficou "animal", ainda mais usando apenas um "pedalzin" Overdrive heim !!!
Mas tenho uma dúvida cruel :
=> A impedância de entrada deste amplificador permite ligar um contra-baixo? O som fica legal também?
.
@@tinoangel5244 bacana! A questão da impedância de saida de um contrabaixo não se difere muito pra guitarra, sem contar que nesse universo todo, ainda tem os caps ativos. Sendo assim, a impedância de entrada do amp, também não se difere de forma tão brusca entre um e outro. O maior desafio é o amplificador de guitarra reproduzir a faixa de frequência do contrabaixo com linearidade e amplitude (termos mais técnicos). Por isso que amplificadores para contrabaixo, contam com características distintas de montagens e componentes para trabalhar bem nesse spectro de frequências. Resumindo, ligar baixo no amp de guitarra, não fica legal. Mas ligar guitarra num amp de baixo, pode soar interessante.
@@retrolab491
Hummm.... Entendi meu caro colega!
Bom ! Então pelo visto, este amplificador valvulado proposto pode não ser tão exigente ao receber sinais, seja mp3, guitarra, contrabaixo etc...
Vale a pena tentar, assim acredito!
@tinoangel5244 funcionar ele vai! Só pode ter um comportamento não tão ideal pra todas as aplicações.
@@retrolab491
Bom ! De uma forma ou outra, não deixa de ser um projeto formidável para montar e ver funcionar um aparelho com válvulas!
Saudades dos finais nos anos 70 e toda a década de 80 vão ficar, mas as lembranças nunca irão morrer, posto que, os equipamentos de som (incluindo vinil!) considerados "dinossauros" hoje, tinham muito mais fidelidade sonora que os aparelhos System "Digi-e-tais" conhecidos pela geração atual (sem querer ofender).
Obrigado! E parabéns por este projeto tão legal e cativante. Só tomando cuidado com o choque é claro! Senão....
@tinoangel5244 gostei do "digi-e-tais" kkkkkk tenho 32 anos, e mesmo não sendo novo, o pessoal mais antigo se espanta quando eu falo que trabalho com valvulas "mas isso não é da sua época!" Hahaha pois é, imagina se fosse!
mas q ficou top ficou
Obrigado, mano!
Como sou vagabundu eu iria preferir usar um TDA 2030, mas você criou um curso grátis de amplificador valvulado, por isso vou me inscrever no canal e compartilhar com colegas interessados em aprender amplificadores de guitarra valvulados 😁👍 obrigado
Fico agradecido!!🙏🙏
MUITO BACANA 🏆🏆🏆
Parabéns pelo projeto Man, A construção de amp ficou em torno de quanto ?
Obrigado!! A questão de orçamento fica um pouco subjetivo pois eu ja tinha muitos materiais, e grande parte foi aproveitado de sucata. Se caso eu tivesse que comprar todos os componentes, acredito qie ficaria em torno de 500 reais, sem contar frete caso compre na internet.
@@retrolab491 mesmo assim, é de baixíssimo custo, e se o cara for engenhoso pega um trago na sucata pra enrolar, massa mesmo, vlw pela antenção.
agora minha duvida, se fosse pra fazer ele para usar com o contrabaixo, o que teria que alterar no projeto?
@@jailpastorius Se repararmos na íntegra a diferença de um baixo pra guitarra, vemos como principal, a reprodução de frequências bem mais graves do que uma guitarra, este é o primeiro ponto. O segundo, é em relação à potência! Para se ter uma boa presença dos graves bem pronunciados, seja para ensaios ou palcos, geralmente há uma demanda de potência maior do amp, por isso é comum ver amps de baixo, como alguns ampegs, fornecer cerca de 200 a 250W na valvula! Isso é muita coisa! O terceiro é em relação à quantidade de ganho do amplificador! Em amps de guitarra, é comum ter altos niveis de ganho, gerando saturação e o tão bem falado overdrive orgânico da válvula, nos amps de baixo, é interessante que essa quantidade de ganho seja bem controlada, podendo saturar, mas não é interessante tanto quanto os amps de guitarra. Resumindo, é necessário um trafo de saida capaz de reproduzir a partir de uns 40 a 50Hz de frequência mínima, uma boa potência de saída e alguns artifícios que possibilitam um menor ganho no estágio de pré amplificação. O principal é isso!
Qual a potência do amplificador valvulado que vc fez ?
@@thiagocarvalhogadelha5280 nessa epoca eu não tinha instrumentação pra essa análise, mas eu cogitei ficar entre 1,5 a 2W.
Guilherme, eu vi um vídeo de preamp valvulado que a válvula acendia bem, parecia que estava em brasa kkkk, vc poderia indicar o modelo certo pra eu conseguir essa característica? Obrigado
Poxa amigo, infelizmente você foi tapiado kkkk as valvulas ascendem sim, mas não comp se fossem uma lâmpada, como alguns acreditam. Essa luminância que vc se refere é um artifício que algumas marcas de equipamentos colocam na região das valvulas para dar mais ênfase no equipamento. É uma luz provenientede um led que fica posicionado bem na base de algumas Válvulas, para causar esse efeito. Mas não se decepcione totalmente! Há algumas valvulas bem específicas, como as de transmissão de radio frequência (803, 805, 830B) que tem esse efeito naturalmente, realmente parecem lâmpadas semi acesas, e o efeito é lindo!
@@retrolab491 sem problemas! Eu imaginei que fosse algum efeito de led mesmo, pq eu vi aceso na base e não no topo kkkk, mas me tire uma outra dúvida agora, tem como usar uma dessas válvulas de rádiofrequencia nesse projeto? Funciona?
@@rafaelnegraogomes3560 cara, dependendo da válvula, funciona sim. Mas o projeto precisará passar por algumas modificações, algumas etapas extras para criar uma condição de funcionamento pra uma válvula desse tipo.
@@retrolab491 entendi, nesse caso, qual seria a mais adequada e quais outras válvulas, além dessas de rádio frequência, que acendem bem quando ligamos o preamp?
@@rafaelnegraogomes3560 que tem esse efeito, apenas de radio frequência mesmo. Nenhuma outra fica daquela maneira.
Nesse caso não tem pré? Achei q valvulados só funcionavam com pré tbm valvulado
Sim, tem pré sim! Porém, se você conferir os vídeos anteriores, de todo o processo de montagem, vai ver que se trata de uma valvula dupla! Com pré e potência na mesma valvula! O que torna o projeto mais acessível.
@@retrolab491 obrigado amigo!
parabens pelo projeto
@@thassioprado valeu!
Nobre! qual seria o valor de uma Construção do Amplificador valvulado que você construiu.
Boa tarde amigo, tranquilo?
Bom, pra qualquer produto que eu venha a comercializar, eu faria algo bem melhor que isso. Pegaria um chassi mais propriado e teria todo um acabamento mais caprichado. Eu cobraria o valor de R$600,00 pra fazer um.
Qual valor que foi gasto aproximadamente?
Como muita coisa se aproveita de sucata, acredito que por menos de 250 reais é possivel fazer um! Eu não sei dizer precisamente, pois todo o material eu ja tinha ha bastante tempo.
O som sai do proprio valvulado ou de um speaker plugado?
Como assim amigo? O som sai do alto falante que é ligado ao amplificador.
Ah sim, agora vi que neste vídeo final você pluga a um alto falante. Após fazer o mini amp, só falta o alto falante para ser plugado ou precisa de algum outro componente ? E qual falante é indicado a um amp de 5w? Umas 5 polegadas eh ok?
@@VitorLA-nz8de isso. Apens finalizar o amp, apenas o falante com o cabo pra ligar no amp, e plugar o instrumento. Questão de autofalantes, existem próprios para guitarra.
@@retrolab491 alto falante e a carcaça pra fazer de estrutura né haha. Cara, gosto de miniamps tipo aqueles minifender e o honeytone da danelectro que são de 3w.. um valvulado handmade da mesma potência teria uma sonoridade superior a desses miniamps transistorizados de marcas famosas ? Queria um miniamp valvulado justamente por causa disso. Ter um amp de 3 a 5w e valvulado
@@VitorLA-nz8de entendi. Cara, um amp valvulado de 5W é o suficiente pra gravar e estudar tranquilamente! A partir de 10 a 12W, defendendo do falante, aguenta um ensaio com bateria e tudo mais. Um de 3W soa num volume perto dos de 10w transistorizados. Mas claro, tudo depende também da sensibilidade do alto falante que vc vai usar. Watts não converte diretamente em volume sonoro.
Terminei meu primeiro amp valvulado, depois de horas procurando um curto (que estava no transformador) deu certo. Timbre muito bonito, só acho q o meu transformador ta esquentando demais, acho q o transformador de 12v 1A foi subdimensionado, eu tive que até cortar um pouco dos "E"s pra fazer entrar direito no carretel 😳. Enfim, segue o vídeo de como ficou, valeu pelos vídeos, ajudou muito ! ua-cam.com/video/QnMieE3_UT8/v-deo.htmlsi=T67yLt-hF84eiSmJ
Bacana! É normal esquentar, até certo ponto. Se vc ainda suporta deixar sua mão em cima do conjunto magnético, está em torno de 55 graus. Se não aguentar deixar sua mão no transformador, quer dizer que está acima de 60 graus, o que pode ser preocupante. Vou assistir seu vídeo
seria legal fazer uma mod pra saturar bem
Então mano, seria legal pra caramba! Mas como essa valvula só tem 1 triodo (pre amplificação) não é suficiente pra um drive acentuado, precisaria de no mínimo mais um estágio de pré pra dar uma ardida legal no som. As 12ax7 por exemplo, são um duplo triodo, tem dois estágios de pré dentro da mesma valvula, e apenas com ela, vc consegue ter um drive bem saturado. Essa pcl86 tem apenas 1 estágio de pré e 1 de power dentro dela.
@@retrolab491 da pra brincar jogar um pre do jcm nele porem eh papo pra algo mais complicado neh
@@nuclertrauma iii rapaz, ai tem que desenvolver outro projeto, e um chassi maior kkkk nunca que caberia dentro dessa latinha kkkk
@@retrolab491 sim hahaha
Hmmm que estranho montei o mesmo amplificador com o mesmo chassi com a mesma válvula, da mesma cor, a uns 4 messes atrás, antes do seu 🤔
Eita misericórdia kkkkkk
@@retrolab491 É verdade kkk Postei videos youtube instagram etc kk Mas enfim, legal que você ensinou a montar e ajudou os outros ua-cam.com/users/shortszH75XyvDSX4
@@israelelias1574 que legal cara!! Unica diferença que usei a pcl86, vc usou a 82 né?
@@retrolab491 82 e 86 são as mesmas válvulas com diferente dissipação maxima de placa, uma pode ser trocada pela outra, é a mesma coisa
@@retrolab491 Aonde você viu o projeto? O mesmo chassi a mesma disposição de transformadores, não pode ser coincidência, acho alguém te falou ou você copiou 🤔 Se for o caso acho justo colocar os crédito ou dizer de onde tirou porque a ideia desse chassi de caixa de presente e o amp pequeno por usar filamento 16v etcetc eu tirei de minha cabeça mesmo 🤔