Galera, vou fixar esse comentário com uma segunda opção. São 2 trafos, força e saída. Eu listei 2 trafos de 12v a 600mA para a gente adaptá-los. Só que existe a opção do transformador de saída ser de 220v para 9V (600mA ou mais). Dessa forma dá menos trabalho pq ele já virá pronto nas especificações necessárias, daí vamos "moldar" apenas o trafo de força. Mas caso quiser aprender e pegar a prática no enrolamento de trafos, pode seguir com a compra conforme eu listei. Abraço!
Olá, meu amigo! Eu acabei de conhecer o seu canal e, para minha surpresa, o assunto é "amplificador" com uma única válvula PCL 86. Eu conheci o primeiro esboço desse amplificador através de uma publicação do professor Newton C. Braga. Eu achei muito simples demais. Mas, a minha vontade de montar era tanta, que me engajei na causa e montei o amplificador. Sei que sua postagem é de sete meses atrás, mas não vejo problema em falar a respeito. Fiz diversas pesquisas sobre amplificadores com uma única PCL 86 e fui descobrindo como melhorar, e muito, o projeto inicial. Eu adicionei ao circuito controle de volume e de graves e agudos. Fiz uma realimentação negativa do pentodo para o triodo, o que melhorou muito o rendimento. Com o projeto definitivo, eu comecei a montagem (até aí no velho sistema aranha, com barras de terminais. Passei bastante trabalho, pois o primeiro resultado não foi satisfatório. Então, com o uso de um osciloscópio, comecei a encontrar ruídos indesejáveis, inclusive um fundo sútil de 60 Hz. Mas no final tudo deu certo. Eu coloquei um circuito de bias (desnecessário, mas ajudou a corrigir a curva de agudos) no pentodo. Assim, depois de muitos cálculos, consegui a polarização mais adequada para tirar o máximo de rendimento sem danificar a válvula. Eu fiquei impressionado com o resultado. De fato 4 watts não tem como, mas tirei dele algo em torno de 2.5 watts, o que foi mais que suficiente para escutar um áudio puro, com volume muito satisfatório e consegui que ele sem sinal na entrada e com todo o volume aberto, não se escutasse nada, nem o tradicional chiado da etapa de potência. Já fiz muitas montagens, mas essa foi a que mais gostei. Até hoje, por falta de tempo, não coloquei tudo em um chassi, mas já tenho todo o material. É isso, meu amigo. Foi um prazer ter me tornando inscrito no seu canal. Forte abraço.
Bom dia, amigo! Fico muito satisfeito com o seu relato!! Estou me aperfeiçoamento cada vez mais nas montagens, e nada mais proveitoso do que a experiência para se desenvolver um bom senso de construção. Acho que seu ajuste de Bias foi extremamente necessário, pois dessa forma, conseguimos encontrar um ponto ideal de funcionamento, e até mesmo para contornar a redução de potência que a realimentação negativa gera para o circuito. 2,5W, com bons falantes, tem um rendimento bem bacana. Obrigado por compartilhar sua experiência, e caso for possível, gostadia de ver o esquema que você desenvolveu! Abraço!
@@juliocesardasilvagaravello6022 a realimentação não seria essencialmente uma carga na ordem dos 22k entre o catodo do triodo e o secundário do trafo de saída? Vi alguns esquemas na Internet com algo assim, forte abraço e obrigado por compartilhar! Logo que sobrar um tempo monto um brinquedo desses em estéreo hahaha
Concordo, o estudo é essencial! Porém assim como eu, as vezes é necessário um empurrão inicial para se tomar gosto e aprofundar no assunto! Quando você monta e ve o negócio funcionando, é uma injeção de ânimo absurda! Que trás consigo um interesse maior ao estudo.
@@retrolab491 é verdade, quando monta e ver funcionando, mais é melhor ainda saber o que está fazendo para aprender e talvez melhorar o funcionamento, pois ai as tensoes sao baixas, tem amp valvulado com tensoes mortais, mais enfim, foi só uma dica para nao serem meros MONTADORES de projetos
@@emmanuelcarlos4182 com toda certeza!! Estou montando um single end que projetei com uma 807, de transmissão. Trabalhará com 650V no +B. Espero colher algo em torno de 12 a 14W dependendo da polarização, se é bias fixo ou catódico.
@@retrolab491 showwww, olha ai 600v de placa certo? Uma dica que te dou é SEMPRE colocar nos seus videos os riscos de mexer em valvulados para depois alguem se machucar e falar que foi depois que assistiu ao video. Mais uma vez parabéns pelos projetos e vamos estudar SEMPRE
@@emmanuelcarlos4182 isso, por volta de 600V de placa, depois os drops de tensão pra ir pro pré. Sim cara, eu costumo comentar, além de sempre influenciar para o uso da lâmpada em série! Em breve sai um vídeo comentando sobre esse artifício, antigo porém muito eficiente, que vem passando de geração a geração!
Pô que legal! Quero tentar! Vou dar uma susgestão: Manda uns e-mails para algumas lojas de compotentes sugerindo que elas montem os kits com todos os compontens necessários para construir o seu projeto e fique disponível à venda. Pra eu que sou COMPLETAMENTE leigo no assunto, ajudaria ainda mais. Fico com receio de comprar separado e comprar errado ou caso enviem errado, eu não perceba.
Obrigado pelo comentário amigo! Acho muito válida a sua sugestão! Mas infelizmente acho muito difícil conseguir esse apoio de alguma loja, sendo eu um canal pequeno e de pouca influência. Sem contar o fato de que é quase impossível você conseguir todos os componentes em um único local, muitas coisas só são comercializadas no mercadolivre e/ou shopee, e nem sempre são lojas fisicas. Em cada sequência de vídeo, eu comento sobre os componentes e dou detalhes, informações necessárias para efetuar a compra. Mas agradeço a sua atenção e espero que consiga fazer o projeto! Qualquer dúvida, pode comentar aqui que eu ajudo!
Curtindo muito seu canal. Estou pensando em fazer um amp para o tcc do técnico e já aproveito e fico com um amp valvulado para mim, seus vídeos ajudam demais.
Rapaz, sensacional sua iniciativa! Quero montar um amp valvulado para guitarra de 1 ou 2W para que possa distorcer legal mesmo em volume baixo. Suas aulas vieram em boa hora. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento! Seguindo já! 🎸🎸👌🍻
Sensacional cara. Acho muito legal seus vídeos, ajudam bastante a entender esse mundo dos amplis. Pretendo montar meu primeiro ampli valvulado (HB-1 Carmine), mas vou com certeza fazer esse aí também. Só uma sugestão: Que tal fazer a placa desse aí de forma raiz, no ponto a ponto. Grande abraço, aguardo os próximos vídeos.
Obrigado pelo comentário amigo! o carmine HB-1 realmente é uma escola, dele se tira muito aprendizado! Agradeço pela idéia do ponto a ponto! entretanto o ponto a ponto que eu utilizo troca-se apenas os ilhós pelos pontos de solda na placa de fenolite, fora isso a idéia é a mesma! Com a solda, o orçamento fica um pouco menor e da menos trabalho. Enfim é isso, obrigado pelo apoio!
Bacana meu irmão,gostaria de saber aonde eu consigo o soquete para essa valvula,pois eu só estou achando a valvula,muito obrigado por compartilhar os seus conhecimentos.
@@oficinadoeletrodomestico pois é cara, mas se eu n me engano, tem alguns fornecedores que tem tanto um quanto o outro, faz uma pergunta nos anúncios do ML, quem sabe vc consegue achar os dois produtos juntos!
Hola, que buen proyecto ,felicitaciones, soy de Argentina y la tensión de red eléctrica aquí es de 220 volt, como deberían ser los transformadores en este caso ,y algo más habria que cambiar en el diseño al ser una corriente de red de 220 volt ..muchas gracias en responder, estoy maravillado con tus videos
Obrigado amigo! Minha intenção aqui é realmente passar um conteúdo de qualidade e de fácil entendimento. Como sua tensão é de 220V basta substituir nos cálculos, onde eu coloco 127V, substitua por 220V, apenas isso!!
Estou adquirindo uma 6JT8 sylvania para iniciar a montagem desse amplificador! Estou muito entusiasmado para montar meu primeiro amplificador valvulado!!!
Bacana amigo!! Mas a 6JT8 tem ponto de trabalho diferente, dentre outras características. Esse esquema foi desenvolvido para a pcl86. Talvez por conta dessa mudança, o resultado pode ser diferente, fora que a ordem dos pinos vão mudar, não é o mesmo dessa válvula que ensino nos videos, beleza?!
Obrigado!! Infelizmente esse transformador de áudio não serve para nenhuma dessas Válvulas que mencionou, pois é uma impedância muito alta. Ecl82, pcl84 e pcl86 usam 5000 ohms!
Cara, pra baixo teria que modificar algumas coisas no projeto, principalmente o trafo de saída, pois esse não responde bem nas frequências mais baixas, o dimensionamento é um pouco diferente, não é atoa que os valvulados pra baixo custam quase o dobro de um valvulado pra guitarra, sem contar que pra baixo, geralmente é 150 a 200W, e até p tipo de falante costuma ser diferente. Bom, mas vai funcionar se vc ligar, só não vai ter um som legal.
Obrigado! Sim, funcionar vai, porém contrabaixo trabalha em baixas frequências, seria necessário redimensionar o trafo de saída e sua resposta de frequência. Ai ja entra num assunto mais aprofundado, que foge do nível iniciante. Amplificadores valvulados para contrabaixo, possuem umas características a mais.
Boa pergunta, amigo!! Pra haver uma alteração pra ficar mais apropriado pra guitarra, é necessário outro estágio de pré amplificação, em outras palavras, outro triodo antes de ir pro estágio de power. Dessa forma, há aumento do fator de amplificação e a tão desejada saturação da valvula vem mais presente, dando aquele drive cheio de harmônicos. Porém, isso iria aumentar o orçamento do projeto e também seria um pouco mais trabalhoso para a galera inexperiente.
@@Luccasem não, esse projeto possui 1 estágio de pré amplificação e 1 estágio de power. Pra guitarra, o mais indicado seria um projeto com pelo menos 2 estágios de pré amplificação. Pra alterar esse projeto que ensino, terá de adicionar mais uma válvula ao circuito.
Ja sim! Há pessoas que dizem que são muito suscetíveis a ruído, se o circuito não for muito bem construído, elas pecam nessa situação. Agora na questão de timbres, saturação, gostei bastante!! A alteração no filamento é tranquilo de fazer, e o pino 9 deverá ser aterrado.
Grande mestre, Bom dia! Tudo bem? Quero te pedir uma dica, se possível, meu amplificador Warm Music 208 gtv 60w, a válvula estava ruim, troquei por nova funcionou, potencia ótima porem distorcendo na guitarra, pode me ajudar?
Boa tarde! Estou bem graças a DEUS. A válvula velha não funcionava mais e também não tinha mais referencia. Conversando com um técnico, ele me informou "12ax7" foi essa que comprei... DEUS te abençoe meu amigo.
@@manoeljosedasilva5522 Entendi. Como a válvula velha não tinha mais a inscrição, esse técnico lhe aconselhou a 12ax7 por ela ser mais comum nos amplificadores. Essa valvula 12ax7 tem alto ganho e como característica, gera uma distorção (saturação) a mais ao som da guitarra. Se antes o seu amplificador não distorcia tanto, provavelmente poderia ser uma 12AT7, ou se não distorcia quase nada, poderia ser uma 12AU7. Todas essas que mencionei, podem ser apenas substituidas, não precisa de nenhuma alteração no circuito. Se vc que quase nada de distorção, use a 12AU7 / distorção leve a moderada 12AT7 / bastante distorção 12AX7. Espero ter ajudado.
Parabéns pelo vídeo e conhecimento amigo... Tenho um par de caixas Baubo, projeto do Renato Lira , talvez vc o conheça... bom sou fã de blues e jazz e o som valvulado é otimo para isto, vc consegui um projeto de amplificador para tocar estas caixas mencionadas... São de 65rms a 4ohms?.. Fica com Deus.....
Obrigado, amigo!! Vou procurar saber sobre o trabalho do Renato, não conheço ainda. Consigo sim, um projeto a 4ohms. É para instrumento ou para som comum?
@@adrianosseixas1 entendi, consigo fazer um projeto em estéreo para essa caixa de som, entretanto há particularidades quanto à sensibilidade dos alto-falantes, pois se for de baixa sensibilidade, a percepção de volume sonoro poderá ser baixa, o que não quer dizer que o amplificador é baixo. Cerca de 2 a 3w é um bom som para se ouvir em casa com conforto, mas questão de volume pode ter diferença de percepção conforme a sensibilidade do alto falante.
Amigo, depois da um confere no último vídeo que fiz dessa série, lá tem uma pequena amostra do som dele depois de pronto. Algumas pessoas fizeram ele acompanhando os vídeos e gostaram. Em relação ao som, não podemos esquecer de que estamos usando uma valvula de TV antiga, o processo é adaptado para áudio, e não tem como comparar com amplificadores caros. A distorção famosa da valvula está em características das mesmas e do circuito feito. Esse amplificador é bem clean, até pode rolar uma aspereza no som, utilizando uma humbucker com um pedalzinho empurrando.
@@retrolab491 👀 Obrigado por responder ...veja esse vidio também o cara pegou um aparelho antigo e saiu um lindo também ua-cam.com/video/l57oXyCt8oY/v-deo.html
@@thassioprado todos juntos é basicamente impossível. Quem mora na grande SP tem uma certa facilidade, porem em outros estados é mais difícil. Valvulas e soquetes, apenas pela internet, mercadolivre ou shopee. O restante dos componentes como resistores e capacitores, transformadores, em qualquer loja de componenetes eletrônicos.
@@user-Limaa só uma dúvida, vc se refere só a etapa de pré amplificação? Ou o amplificador completo? (pré +power), fiquei confuso agora. Outra coisa, quando vc fala "para gravação" vc se refere a um pré amplificador para gravar em estúdio por exemplo? Para colocar um microfone e etc?
@@retrolab491 amplificadores valvulados não tem timbre valvulado, isso pq a criação do timbre esta na pré amplificação (antes da amplificação), ex: se gravar num pre valvulado e tocar num amplificar transistorisado o timbre é válvula, o oposto é timbre transistorisado, então o pré é muito mais importante em qualidade, ex disso são as gravações antigas tocando em transistores tem timbre de valvula! sim queria aprender a fazer pres, são mais baratos fáceis, os amplificadores tube são apenas summing (soma), adicionam algumas distorções e harmoniocos ao timbre, mais não criam timbre (arquitetura da modulação do timbre), se vc usou pré solid, o timbre vai ser sempre solid, não importa se vc toca num amplificar valvula
O resultado com um pré amplificador valvulado é melhor que com só o amplificador valvulado no caso pra ouvir discos ? ou isso é dispensável ? Grato se puder responder
Então amigo, é na etapa de pré amplificação que se dá a maioria das características sonoras, tanto que em grande parte dos esquemas, a parte de tonalidade fica situada no pré, com isso a questão de timbre se dá no pré. Se vc busca características intrínsecas de valvulado, é bom ter também a etapa de pré.
No caso existem dois resistores, um que vai direto pro terra, de valor ohmico alto e outro bem mais baixo. Nesse caso, é uma característica de polarização das Válvulas, o sinal de grade precisa ter uma referência do terra, mas se não houvesse o resistor, o sinal iria descer direto ao invés de seguir o caminho pra grade do pentodo. Então, como a corrente sempre percorre o camimho de menor resistência, o sinal ira direto pra grade do pentodo, e ainda sim terá a referência do terra.
@@lucasjosel4802 ah sim esses resistores fazem parte da polarização da válvula. Catodo, grade de controle e anodo, por recomendação do manual de Válvulas, precisam de resistores, e seus respectivos valores podem alterar as curvas características das mesmas, influenciando no seu funcionamento. Se quiser se aprofundar no assunto, recomendo os vídeo do canal do brat, ele sim é um mestre!
Obrigado pela dica amigo! Conforme meu comentário fixado, tem a opção de comprar o trafo de saída ja pronto. Um de 220 - 9V tem um espelhamento de impedância que está em conformidade com o projeto 5k-8R, ao invés de bobinar ele, pode-se comprar. O problema está no trafo de força, vamos ter que bobinar ele de qualquer forma, pra atingir algo próximo aos 250V na saída. Se for comprar um trafo pronto com essa tensão, vai encarecer muito o projeto, e saír da "acessibilidade" poucos conseguirão montar o projeto. O intuito aqui é algo bom, funcional e acessível!
Existem sim kits a venda, mas nem todo kit é o mesmo amplificador ou tem o mesmo resultado. Esse por exemplo, pelo menos até hoje, nunca vi kit para venda. Geralmente tem de amplificadores famosos de renome. Esse amplificador dessa série que fiz, não chegou nem a 200 reais, muitos dos componenetes eu também ja tinha e alguns pode aproveitar de sucata, como os transformadores.
@@retrolab491 desculpe a ignorância, mas após montá-lo tal como você fez ele está pronto pra uso? Não requer falante ? Se sim, o que mais é necessário ao amp? Valeu
Infelizmente não amigo. A fonte de laptop fornece uma tensão (voltagem) muito baixa pro que esses amplificadores precisam. Alem do mais, é necessário 2 fontes, uma de alta tensão pras valvulas funcionarem na emissão de eletrons, e uma segunda pra ascender os filamentos. E isso é possível fazer todos os 2 ou até mais, no mesmo transformador. Nesse caso, apenas transformadores mesmo.
Ola amigo tudo bem? Comprei um amplificador valvulado que ficou alguns anos parado, ele está sem as válvulas, mais já comprei, estou esperando elas chegarem, posso colocar as válvulas e ligar o aparelho na tomada? Existe algum risco das válvulas queimarem ou outro problema, teria alguma dica pra me dar, antes de ligar o aparelho na energia e funcionar?
Fala amigo! Beleza e vc? Seguinte, se você não conhece a procedência do aparelho, o mais indicado seria ligá-lo em uma lâmpada série (dispositivo de proteção simples mas eficiente) se você não tem esse conhecimento, aconselho a levar em um técnico especializado. A lâmpada série protege a sua rede e seu aparelho caso o mesmo esteja em curto, sem ela poderá haver danos caso o aparelho não estiver nos conformes, e até poderá prejudicar suas valvulas novas. Mas isso é uma situação, a outra é a seguinte: Esse aparelho possui quantas valvulas no power? (Válvulas maiores, de potência) se possuir mais de 1, muito provavelmente é da classe AB, e logo precisará de ajuste de BIAS, o que vai deixar as valvulas de power trabalhando da forma correta. O assunto é extenso, mas amp valvulado é isso! Cuidado, zelo e mão de obra especializada.
4w de áudio valvulado é mais do que suficiente pra estudo e gravações. Procure aqui no youtube "cabeçote vox litlle night train" é um cabeçote valvulado da vox de apenas 2W que produz um excelente som! Ja tive um e provei na prática que baixa potência valvulada não é sinônimo de baixa qualidade ou baixa eficiência.
Esse projeto poderá render cerca de 2,5W de potência de som. Lembrando que estamos utilizando uma valvula feita para TV, embora sua aplicação seja totalmente possível pra áudio.
@@retrolab491 Cara no Mercado Livre e no Aliexpress tem monte de Amplificador Valvulado! Você desmonta, são Leds acesos em baixo das Válvulas kk! 12 Volts de funcionamento KKK! E tem um monte de idiotas fazendo vídeos UA-cam, daquilo kkk
@@retrolab491 Agradecido, tô começando a acompanhar a série, pelo que percebi tem algumas alterações no projeto mais pra frente. Seguirei acompanhando! Grato pela tua disponibilidade em responder rapidamente!
Quem me dera! Sou técnico em eletromecânica industrial. A base que o curso me deu foi essencial para começar a aprender eletrônica. Estou estudando por conta, pelo youtube e Google.
Uai amigo, o esquema é apresentado por mim durante todo o vídeo, na folha de papel. Se vc se refere ao layout de ligação, nos demais vídeos (passo a passo) eu mostro, pois fui construindo a medida que avancei no projeto.
Parabéns pelo canal, vou deixar uma critica construtiva...os títulos dos vídeos deixam confuso para encontrar as sequencias. Tente especificar mais ou crie playlists, vai melhorar a busca e vc vai ser mais visto. Parabens
Obrigado!! Realmente não tenho muito os "pulos do gato" pra youtube, é meu primeiro canal que tem uma visibilidade considerável. Vou verificar esses pontos, pois estou fazendo uma nova série de "construindo seu segundo amplificador " que é um fender champ 5f1.
Galera, vou fixar esse comentário com uma segunda opção. São 2 trafos, força e saída. Eu listei 2 trafos de 12v a 600mA para a gente adaptá-los. Só que existe a opção do transformador de saída ser de 220v para 9V (600mA ou mais). Dessa forma dá menos trabalho pq ele já virá pronto nas especificações necessárias, daí vamos "moldar" apenas o trafo de força. Mas caso quiser aprender e pegar a prática no enrolamento de trafos, pode seguir com a compra conforme eu listei. Abraço!
Olá, meu amigo! Eu acabei de conhecer o seu canal e, para minha surpresa, o assunto é "amplificador" com uma única válvula PCL 86. Eu conheci o primeiro esboço desse amplificador através de uma publicação do professor Newton C. Braga. Eu achei muito simples demais. Mas, a minha vontade de montar era tanta, que me engajei na causa e montei o amplificador. Sei que sua postagem é de sete meses atrás, mas não vejo problema em falar a respeito. Fiz diversas pesquisas sobre amplificadores com uma única PCL 86 e fui descobrindo como melhorar, e muito, o projeto inicial. Eu adicionei ao circuito controle de volume e de graves e agudos. Fiz uma realimentação negativa do pentodo para o triodo, o que melhorou muito o rendimento. Com o projeto definitivo, eu comecei a montagem (até aí no velho sistema aranha, com barras de terminais. Passei bastante trabalho, pois o primeiro resultado não foi satisfatório. Então, com o uso de um osciloscópio, comecei a encontrar ruídos indesejáveis, inclusive um fundo sútil de 60 Hz. Mas no final tudo deu certo. Eu coloquei um circuito de bias (desnecessário, mas ajudou a corrigir a curva de agudos) no pentodo. Assim, depois de muitos cálculos, consegui a polarização mais adequada para tirar o máximo de rendimento sem danificar a válvula. Eu fiquei impressionado com o resultado. De fato 4 watts não tem como, mas tirei dele algo em torno de 2.5 watts, o que foi mais que suficiente para escutar um áudio puro, com volume muito satisfatório e consegui que ele sem sinal na entrada e com todo o volume aberto, não se escutasse nada, nem o tradicional chiado da etapa de potência. Já fiz muitas montagens, mas essa foi a que mais gostei. Até hoje, por falta de tempo, não coloquei tudo em um chassi, mas já tenho todo o material. É isso, meu amigo. Foi um prazer ter me tornando inscrito no seu canal. Forte abraço.
Bom dia, amigo! Fico muito satisfeito com o seu relato!! Estou me aperfeiçoamento cada vez mais nas montagens, e nada mais proveitoso do que a experiência para se desenvolver um bom senso de construção. Acho que seu ajuste de Bias foi extremamente necessário, pois dessa forma, conseguimos encontrar um ponto ideal de funcionamento, e até mesmo para contornar a redução de potência que a realimentação negativa gera para o circuito. 2,5W, com bons falantes, tem um rendimento bem bacana. Obrigado por compartilhar sua experiência, e caso for possível, gostadia de ver o esquema que você desenvolveu! Abraço!
Comentário bem.bacana! Se puder disponibilizar o esquema amigo, já agradeço antecipadamente.
Sim, com certeza eu envio! É só uma questão de você me enviar o seu contato de e-mail e eu envio. Feliz Ano Nono e um forte abraço... 🙏🙏🙏
@@juliocesardasilvagaravello6022 a realimentação não seria essencialmente uma carga na ordem dos 22k entre o catodo do triodo e o secundário do trafo de saída? Vi alguns esquemas na Internet com algo assim, forte abraço e obrigado por compartilhar! Logo que sobrar um tempo monto um brinquedo desses em estéreo hahaha
Também tenho umas válvulas dessas aí de saída de tvs válvuladas
Pessoal, estudem um pouco de eletronica tbm, nao sejam só MONTADORES de circuito. Parabéns pela iniciativa.
Concordo, o estudo é essencial! Porém assim como eu, as vezes é necessário um empurrão inicial para se tomar gosto e aprofundar no assunto! Quando você monta e ve o negócio funcionando, é uma injeção de ânimo absurda! Que trás consigo um interesse maior ao estudo.
@@retrolab491 é verdade, quando monta e ver funcionando, mais é melhor ainda saber o que está fazendo para aprender e talvez melhorar o funcionamento, pois ai as tensoes sao baixas, tem amp valvulado com tensoes mortais, mais enfim, foi só uma dica para nao serem meros MONTADORES de projetos
@@emmanuelcarlos4182 com toda certeza!! Estou montando um single end que projetei com uma 807, de transmissão. Trabalhará com 650V no +B. Espero colher algo em torno de 12 a 14W dependendo da polarização, se é bias fixo ou catódico.
@@retrolab491 showwww, olha ai 600v de placa certo? Uma dica que te dou é SEMPRE colocar nos seus videos os riscos de mexer em valvulados para depois alguem se machucar e falar que foi depois que assistiu ao video. Mais uma vez parabéns pelos projetos e vamos estudar SEMPRE
@@emmanuelcarlos4182 isso, por volta de 600V de placa, depois os drops de tensão pra ir pro pré. Sim cara, eu costumo comentar, além de sempre influenciar para o uso da lâmpada em série! Em breve sai um vídeo comentando sobre esse artifício, antigo porém muito eficiente, que vem passando de geração a geração!
Pô que legal! Quero tentar! Vou dar uma susgestão: Manda uns e-mails para algumas lojas de compotentes sugerindo que elas montem os kits com todos os compontens necessários para construir o seu projeto e fique disponível à venda. Pra eu que sou COMPLETAMENTE leigo no assunto, ajudaria ainda mais. Fico com receio de comprar separado e comprar errado ou caso enviem errado, eu não perceba.
Obrigado pelo comentário amigo! Acho muito válida a sua sugestão! Mas infelizmente acho muito difícil conseguir esse apoio de alguma loja, sendo eu um canal pequeno e de pouca influência. Sem contar o fato de que é quase impossível você conseguir todos os componentes em um único local, muitas coisas só são comercializadas no mercadolivre e/ou shopee, e nem sempre são lojas fisicas. Em cada sequência de vídeo, eu comento sobre os componentes e dou detalhes, informações necessárias para efetuar a compra. Mas agradeço a sua atenção e espero que consiga fazer o projeto! Qualquer dúvida, pode comentar aqui que eu ajudo!
Pô cara, tu é um anjo. Parabéns pela iniciativa! Tava precisando de vídeos assim no UA-cam. Parabéns mais uma vez pela iniciativa.
Obrigado, amigo!! Fico feliz em saber que to ajudando!
Vou assistir tudo, toda a série.
Curtindo muito seu canal. Estou pensando em fazer um amp para o tcc do técnico e já aproveito e fico com um amp valvulado para mim, seus vídeos ajudam demais.
@@robas7313 obrigado amigo!! Fico feliz que esteja gostando, aproveite!
Bom demais! To bem empolgado pra acompanhar esse projeto
Obrigado!!🚀🚀
Já ganhou mais um inscrito...
Obrigado!
Parabéns meu amigo, acompanhando o projeto aqui!
Obrigado!!🚀🚀
Opa, estava precisando de algo assim. Vou maratonar. Obrigado pelo conteúdo.
Grato!!!
Excelente noção para principiante susesso neste propósito.
Esse é o objetivo! Ajudar a galera que está iniciando!
Muito bacana meu amigo show de bola
Obrigado!!!
Show 👏🏻😀🔥🔥🔥
🚀🚀🚀
Aeh Guilherme kkk Valew mano vamo que vamo montar essse monstro aeh 👍🏼👍🏼👍🏼
🚀🚀🚀🚀🚀
Rapaz, sensacional sua iniciativa! Quero montar um amp valvulado para guitarra de 1 ou 2W para que possa distorcer legal mesmo em volume baixo. Suas aulas vieram em boa hora. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento! Seguindo já! 🎸🎸👌🍻
Fico feliz em poder ajudar!!
show
Valeu!
Muito dahora mano, vou acompanhar hehe
Obrigado!!
Sensacional cara. Acho muito legal seus vídeos, ajudam bastante a entender esse mundo dos amplis. Pretendo montar meu primeiro ampli valvulado (HB-1 Carmine), mas vou com certeza fazer esse aí também. Só uma sugestão: Que tal fazer a placa desse aí de forma raiz, no ponto a ponto. Grande abraço, aguardo os próximos vídeos.
Obrigado pelo comentário amigo! o carmine HB-1 realmente é uma escola, dele se tira muito aprendizado! Agradeço pela idéia do ponto a ponto! entretanto o ponto a ponto que eu utilizo troca-se apenas os ilhós pelos pontos de solda na placa de fenolite, fora isso a idéia é a mesma! Com a solda, o orçamento fica um pouco menor e da menos trabalho. Enfim é isso, obrigado pelo apoio!
Parabéns amigo, vou acompanhar e tentar montar um pra mim também, obrigado por enquanto
Obrigado!!🚀🚀
Bacana meu irmão,gostaria de saber aonde eu consigo o soquete para essa valvula,pois eu só estou achando a valvula,muito obrigado por compartilhar os seus conhecimentos.
É um soquete de 9 pinos, no mercadolivre vc pode procurar comp soquete para valvulas 12ax7 e EL84, são as mais famosas e o soquete é o mesmo da pcl86.
@@retrolab491 Muito obrigado pela resposta, seria bom se eles ja tivesse o soquete e a valvula né, ficaria mais barato por causa do frete né, valeu.
@@oficinadoeletrodomestico pois é cara, mas se eu n me engano, tem alguns fornecedores que tem tanto um quanto o outro, faz uma pergunta nos anúncios do ML, quem sabe vc consegue achar os dois produtos juntos!
Muito bom, parabéns pelo vídeo
Obrigado, mestre!
Hola, que buen proyecto ,felicitaciones, soy de Argentina y la tensión de red eléctrica aquí es de 220 volt, como deberían ser los transformadores en este caso ,y algo más habria que cambiar en el diseño al ser una corriente de red de 220 volt ..muchas gracias en responder, estoy maravillado con tus videos
Obrigado amigo! Minha intenção aqui é realmente passar um conteúdo de qualidade e de fácil entendimento. Como sua tensão é de 220V basta substituir nos cálculos, onde eu coloco 127V, substitua por 220V, apenas isso!!
@@retrolab491 muito obrigado .....estoy realmente motivado para hacer este proyecto, donde más puedo seguirte, en que otras redes sociales ?
@@carlosalbertodigiorno9885 no Instagram! guilhermehs15
❤
🙏👍
Estou adquirindo uma 6JT8 sylvania para iniciar a montagem desse amplificador!
Estou muito entusiasmado para montar meu primeiro amplificador valvulado!!!
Bacana amigo!! Mas a 6JT8 tem ponto de trabalho diferente, dentre outras características. Esse esquema foi desenvolvido para a pcl86. Talvez por conta dessa mudança, o resultado pode ser diferente, fora que a ordem dos pinos vão mudar, não é o mesmo dessa válvula que ensino nos videos, beleza?!
@@retrolab491 pensei que era exatamente igual kkk
Vou ver se consigo baixar o datasheet
@@danielalencarcorrearibeiro6036 não não, são valvulas bem diferentes, com pontos de operação distintos.
Então não vai ter jeito!
Vou ter que adquirir uma PCL86
Para montar essa amplificador dos vídeos
Muy buen video! Una pregunta! Tengo dos transformadores de audio de 9000 ohms! Me sirve para que válvula: una ecl82, pcl84, pcl86?
Obrigado!! Infelizmente esse transformador de áudio não serve para nenhuma dessas Válvulas que mencionou, pois é uma impedância muito alta. Ecl82, pcl84 e pcl86 usam 5000 ohms!
opa queria saber se ficaria legal colocar um contrabaixo?
por que vc fez pra guitarra e baixo tem bem mais ganho na entrada
Cara, pra baixo teria que modificar algumas coisas no projeto, principalmente o trafo de saída, pois esse não responde bem nas frequências mais baixas, o dimensionamento é um pouco diferente, não é atoa que os valvulados pra baixo custam quase o dobro de um valvulado pra guitarra, sem contar que pra baixo, geralmente é 150 a 200W, e até p tipo de falante costuma ser diferente. Bom, mas vai funcionar se vc ligar, só não vai ter um som legal.
ah sim obg@@retrolab491
Pq vc usa 2 transformador ? Qual tem mais tensao??
Muito bom o vídeo. Uma pergunta, ele funcionária com contrabaixo? Teria alguma alteração a ser feita?
Obrigado e parabéns!
Obrigado! Sim, funcionar vai, porém contrabaixo trabalha em baixas frequências, seria necessário redimensionar o trafo de saída e sua resposta de frequência. Ai ja entra num assunto mais aprofundado, que foge do nível iniciante. Amplificadores valvulados para contrabaixo, possuem umas características a mais.
Qual modelo dessas 2 válvulas?
Quais alterações deixam esse circuito mais adequado pra guitarra do que pra audio?
Boa pergunta, amigo!! Pra haver uma alteração pra ficar mais apropriado pra guitarra, é necessário outro estágio de pré amplificação, em outras palavras, outro triodo antes de ir pro estágio de power. Dessa forma, há aumento do fator de amplificação e a tão desejada saturação da valvula vem mais presente, dando aquele drive cheio de harmônicos. Porém, isso iria aumentar o orçamento do projeto e também seria um pouco mais trabalhoso para a galera inexperiente.
@@retrolab491 Então esse projeto é de um power?
@@Luccasem não, esse projeto possui 1 estágio de pré amplificação e 1 estágio de power. Pra guitarra, o mais indicado seria um projeto com pelo menos 2 estágios de pré amplificação. Pra alterar esse projeto que ensino, terá de adicionar mais uma válvula ao circuito.
@@retrolab491 Show, meu caro! Valeu, abraços!
Amigo uma dúvida você ja testou aquelas valvulas 6n2p ev versão russa da 12AX7. bs
Ja sim! Há pessoas que dizem que são muito suscetíveis a ruído, se o circuito não for muito bem construído, elas pecam nessa situação. Agora na questão de timbres, saturação, gostei bastante!! A alteração no filamento é tranquilo de fazer, e o pino 9 deverá ser aterrado.
ola amigo da pra tirar distorção?
Apenas com um pedal empurrando, para uma distorção apenas do amplificador, seria necessário outro estágio de pré amp junto.
Grande mestre, Bom dia! Tudo bem? Quero te pedir uma dica, se possível, meu amplificador Warm Music 208 gtv 60w, a válvula estava ruim, troquei por nova funcionou, potencia ótima porem distorcendo na guitarra, pode me ajudar?
Bom dia! Td bem e contigo? Você trcou a valvula pelo mesmo modelo identico da anterior?
Boa tarde! Estou bem graças a DEUS. A válvula velha não funcionava mais e também não tinha mais referencia. Conversando com um técnico, ele me informou "12ax7" foi essa que comprei... DEUS te abençoe meu amigo.
@@manoeljosedasilva5522 Entendi. Como a válvula velha não tinha mais a inscrição, esse técnico lhe aconselhou a 12ax7 por ela ser mais comum nos amplificadores. Essa valvula 12ax7 tem alto ganho e como característica, gera uma distorção (saturação) a mais ao som da guitarra. Se antes o seu amplificador não distorcia tanto, provavelmente poderia ser uma 12AT7, ou se não distorcia quase nada, poderia ser uma 12AU7. Todas essas que mencionei, podem ser apenas substituidas, não precisa de nenhuma alteração no circuito. Se vc que quase nada de distorção, use a 12AU7 / distorção leve a moderada 12AT7 / bastante distorção 12AX7. Espero ter ajudado.
Parabéns pelo vídeo e conhecimento amigo...
Tenho um par de caixas Baubo, projeto do Renato Lira , talvez vc o conheça... bom sou fã de blues e jazz e o som valvulado é otimo para isto, vc consegui um projeto de amplificador para tocar estas caixas mencionadas... São de 65rms a 4ohms?.. Fica com Deus.....
Obrigado, amigo!! Vou procurar saber sobre o trabalho do Renato, não conheço ainda. Consigo sim, um projeto a 4ohms. É para instrumento ou para som comum?
@@retrolab491
Obrigado pela Atenção.. É para som comun...
@@adrianosseixas1 entendi, consigo fazer um projeto em estéreo para essa caixa de som, entretanto há particularidades quanto à sensibilidade dos alto-falantes, pois se for de baixa sensibilidade, a percepção de volume sonoro poderá ser baixa, o que não quer dizer que o amplificador é baixo. Cerca de 2 a 3w é um bom som para se ouvir em casa com conforto, mas questão de volume pode ter diferença de percepção conforme a sensibilidade do alto falante.
Recomenda alguma loja confiável que venda a Válvula PCL/ECL86 ?
Apenas mercadolivre amigo
🤔 Olá ... depois que fica pronto o som dele é vintage tipo um overdrive de um amplificador valvulado desses caros ?
Amigo, depois da um confere no último vídeo que fiz dessa série, lá tem uma pequena amostra do som dele depois de pronto. Algumas pessoas fizeram ele acompanhando os vídeos e gostaram. Em relação ao som, não podemos esquecer de que estamos usando uma valvula de TV antiga, o processo é adaptado para áudio, e não tem como comparar com amplificadores caros. A distorção famosa da valvula está em características das mesmas e do circuito feito. Esse amplificador é bem clean, até pode rolar uma aspereza no som, utilizando uma humbucker com um pedalzinho empurrando.
@@retrolab491 👀 Obrigado por responder ...veja esse vidio também o cara pegou um aparelho antigo e saiu um lindo também ua-cam.com/video/l57oXyCt8oY/v-deo.html
onde consigo comprar todos esses materiais? procurei na web e nao achei
todos eles juntos
@@thassioprado todos juntos é basicamente impossível. Quem mora na grande SP tem uma certa facilidade, porem em outros estados é mais difícil. Valvulas e soquetes, apenas pela internet, mercadolivre ou shopee. O restante dos componentes como resistores e capacitores, transformadores, em qualquer loja de componenetes eletrônicos.
Valeu. Brigadão aí
amigao poderia fazer um pre eh o mais top pra gravacao pra ferver o timbre e rachar os harmonicos, conhece algum video aula?
Não conheço amigo. Eu estou me programando para trazer esse material. Fazer do zero um amplificador de alto ganho que tenha bastante distorção.
@@retrolab491vi e tem varios kits DIY de pre com driver no ali express, q acha?
@@retrolab491e vc não fez nenhum pre valvulado ou nao conhece um pra iniciantes?
@@user-Limaa só uma dúvida, vc se refere só a etapa de pré amplificação? Ou o amplificador completo? (pré +power), fiquei confuso agora. Outra coisa, quando vc fala "para gravação" vc se refere a um pré amplificador para gravar em estúdio por exemplo? Para colocar um microfone e etc?
@@retrolab491 amplificadores valvulados não tem timbre valvulado, isso pq a criação do timbre esta na pré amplificação (antes da amplificação), ex: se gravar num pre valvulado e tocar num amplificar transistorisado o timbre é válvula, o oposto é timbre transistorisado, então o pré é muito mais importante em qualidade, ex disso são as gravações antigas tocando em transistores tem timbre de valvula! sim queria aprender a fazer pres, são mais baratos fáceis, os amplificadores tube são apenas summing (soma), adicionam algumas distorções e harmoniocos ao timbre, mais não criam timbre (arquitetura da modulação do timbre), se vc usou pré solid, o timbre vai ser sempre solid, não importa se vc toca num amplificar valvula
O resultado com um pré amplificador valvulado é melhor que com só o amplificador valvulado no caso pra ouvir discos ? ou isso é dispensável ? Grato se puder responder
Então amigo, é na etapa de pré amplificação que se dá a maioria das características sonoras, tanto que em grande parte dos esquemas, a parte de tonalidade fica situada no pré, com isso a questão de timbre se dá no pré. Se vc busca características intrínsecas de valvulado, é bom ter também a etapa de pré.
Professor para que serve esse resistor após capacitor de acoplamento? Em paralelo com terra,. Qual sua função? O que acontece se não ligar ele?
No caso existem dois resistores, um que vai direto pro terra, de valor ohmico alto e outro bem mais baixo. Nesse caso, é uma característica de polarização das Válvulas, o sinal de grade precisa ter uma referência do terra, mas se não houvesse o resistor, o sinal iria descer direto ao invés de seguir o caminho pra grade do pentodo. Então, como a corrente sempre percorre o camimho de menor resistência, o sinal ira direto pra grade do pentodo, e ainda sim terá a referência do terra.
@@retrolab491 vc quis dizer se não tiver esse resistor a corrente não vai para valvula? Iria descer direto para terra e isso?
@@lucasjosel4802 a grosso modo sim, quanto maior o valor ohmico de resistência, mais difícil se torna a passagem da corrente.
Pq tem usar esses resistores tipo divisão tensao nas válvulas?
Desculpe, não entendi a pergunta.
@@retrolab491 sabe esses resistores , que vc interliga no gnd, serve para que , qual sua funcionalidade?
@@lucasjosel4802 ah sim esses resistores fazem parte da polarização da válvula. Catodo, grade de controle e anodo, por recomendação do manual de Válvulas, precisam de resistores, e seus respectivos valores podem alterar as curvas características das mesmas, influenciando no seu funcionamento. Se quiser se aprofundar no assunto, recomendo os vídeo do canal do brat, ele sim é um mestre!
No MercadoLivre pode se encontrar trafos de força e de saida já prontos, caso interessem posso compartilhar o link.
Obrigado pela dica amigo! Conforme meu comentário fixado, tem a opção de comprar o trafo de saída ja pronto. Um de 220 - 9V tem um espelhamento de impedância que está em conformidade com o projeto 5k-8R, ao invés de bobinar ele, pode-se comprar. O problema está no trafo de força, vamos ter que bobinar ele de qualquer forma, pra atingir algo próximo aos 250V na saída. Se for comprar um trafo pronto com essa tensão, vai encarecer muito o projeto, e saír da "acessibilidade" poucos conseguirão montar o projeto. O intuito aqui é algo bom, funcional e acessível!
Esses kits todos pra faze-ló custam quanto? No ML já vendem pronto por 900 e não sei o custo benefício
Existem sim kits a venda, mas nem todo kit é o mesmo amplificador ou tem o mesmo resultado. Esse por exemplo, pelo menos até hoje, nunca vi kit para venda. Geralmente tem de amplificadores famosos de renome. Esse amplificador dessa série que fiz, não chegou nem a 200 reais, muitos dos componenetes eu também ja tinha e alguns pode aproveitar de sucata, como os transformadores.
@@retrolab491 desculpe a ignorância, mas após montá-lo tal como você fez ele está pronto pra uso? Não requer falante ? Se sim, o que mais é necessário ao amp? Valeu
@@VitorLA-nz8de no último vídeo dessa série, fica mais exemplificado, da um confere la!
Desculpe minha ignorancia, mas nesse tipo de projeto ao inves desse transformador é possivel usar uma fonte ? nesse estilo fonte de laptop?
Infelizmente não amigo. A fonte de laptop fornece uma tensão (voltagem) muito baixa pro que esses amplificadores precisam. Alem do mais, é necessário 2 fontes, uma de alta tensão pras valvulas funcionarem na emissão de eletrons, e uma segunda pra ascender os filamentos. E isso é possível fazer todos os 2 ou até mais, no mesmo transformador. Nesse caso, apenas transformadores mesmo.
Funciona como Power amp?
Até funcionaria, basta desmembrar o estágio de pré e usar apenas o de power.
Ola amigo tudo bem? Comprei um amplificador valvulado que ficou alguns anos parado, ele está sem as válvulas, mais já comprei, estou esperando elas chegarem, posso colocar as válvulas e ligar o aparelho na tomada? Existe algum risco das válvulas queimarem ou outro problema, teria alguma dica pra me dar, antes de ligar o aparelho na energia e funcionar?
Fala amigo! Beleza e vc? Seguinte, se você não conhece a procedência do aparelho, o mais indicado seria ligá-lo em uma lâmpada série (dispositivo de proteção simples mas eficiente) se você não tem esse conhecimento, aconselho a levar em um técnico especializado. A lâmpada série protege a sua rede e seu aparelho caso o mesmo esteja em curto, sem ela poderá haver danos caso o aparelho não estiver nos conformes, e até poderá prejudicar suas valvulas novas. Mas isso é uma situação, a outra é a seguinte: Esse aparelho possui quantas valvulas no power? (Válvulas maiores, de potência) se possuir mais de 1, muito provavelmente é da classe AB, e logo precisará de ajuste de BIAS, o que vai deixar as valvulas de power trabalhando da forma correta. O assunto é extenso, mas amp valvulado é isso! Cuidado, zelo e mão de obra especializada.
Somente 4 Wats de saida?
4w de áudio valvulado é mais do que suficiente pra estudo e gravações. Procure aqui no youtube "cabeçote vox litlle night train" é um cabeçote valvulado da vox de apenas 2W que produz um excelente som! Ja tive um e provei na prática que baixa potência valvulada não é sinônimo de baixa qualidade ou baixa eficiência.
Esse projeto poderá render cerca de 2,5W de potência de som. Lembrando que estamos utilizando uma valvula feita para TV, embora sua aplicação seja totalmente possível pra áudio.
Fiz uns tem muito tempo! O som é bom, mas nada além disso! É para quem gosta mesmo! Kkkk Som de Vinil com graves desregulados! Mas funciona bem!
Show de bola, cara!!
@@retrolab491 Cara no Mercado Livre e no Aliexpress tem monte de Amplificador Valvulado! Você desmonta, são Leds acesos em baixo das Válvulas kk! 12 Volts de funcionamento KKK! E tem um monte de idiotas fazendo vídeos UA-cam, daquilo kkk
Como consigo esse esquemático?
É um dos últimos!
www.diyaudio.com/community/threads/ecl86-pcl86-schematic.154064/
@@retrolab491 Agradecido, tô começando a acompanhar a série, pelo que percebi tem algumas alterações no projeto mais pra frente. Seguirei acompanhando! Grato pela tua disponibilidade em responder rapidamente!
@@_vespertine bacana cara! Tiveram algumas pessoas que ja completaram o projeto e tiveram sucesso! Qualquer dúvida, pode perguntar!
Vc e formado em engenheiro eletrônico?
Quem me dera! Sou técnico em eletromecânica industrial. A base que o curso me deu foi essencial para começar a aprender eletrônica. Estou estudando por conta, pelo youtube e Google.
@@retrolab491 caraca manda bem!! Top em .... aprende depois da aula para nos eletronica
@@lucasjosel4802 valeu!
Não tem o esquema elétrico não ?
Uai amigo, o esquema é apresentado por mim durante todo o vídeo, na folha de papel. Se vc se refere ao layout de ligação, nos demais vídeos (passo a passo) eu mostro, pois fui construindo a medida que avancei no projeto.
Parabéns pelo canal, vou deixar uma critica construtiva...os títulos dos vídeos deixam confuso para encontrar as sequencias. Tente especificar mais ou crie playlists, vai melhorar a busca e vc vai ser mais visto. Parabens
Obrigado!! Realmente não tenho muito os "pulos do gato" pra youtube, é meu primeiro canal que tem uma visibilidade considerável. Vou verificar esses pontos, pois estou fazendo uma nova série de "construindo seu segundo amplificador " que é um fender champ 5f1.
Faz o L