@@ipnet9483 esse foi um amp de testes apenas, eu estou iniciando alguns modelos de cabeçote para comercializar, utilizando valvulas que ainda se encontram no mercado. Em breve trarei mais informações. Obrigado!
Quem conhece o Gui, sabe o amor e o cuidado que ele fabrica seus projetos... Posso garantir que TODOS são produtos feitos com qualidade de produtos feitos a mão, revisados e testados pelo próprio. Parabéns pelos projetos irmão!
Obrigado amigo! Ja pensei no caso, mas ai eu precisaria dar uma melhorada na estética, acho que ninguém compraria algo feito numa forma de assar pão 🤣🤣
Obrigado amigo! Infelizmente de cabeça agora eu não sei dizer, vou pesquisar mais sobre estágios de pré e power separados e tento trazer esse tema aqui no canal!
Parabéns pelo trabalho admiro bastante quem faz esses projetos que fogem do mais do mesmo....parabéns. Gostaria de saber se vai disponibilizar esquema de montagem deste projeto com esquemático e componentes?
Sensacional amigo, curtir demais o som, tenho dois amplificadores valvulado é um precisa de manutenção, vc dar manutenção ou me auxiliaria com algumas ideias?
Me parece uma boa pedida! Pentodo muito interessante! Só tem que projetar bem a alimentação de filamento, pois só ela consome 1,2A (apenas estágio de saída), somando ao estágio de pré, dependendo da válvula, precisará ser um senhor trafo de força, com pelo menos fornecimento de 3A pro trafo trabalhar com folga e sem aquecimento demasiado.
@@retrolab491 sim, é vdd, temos muitas destas "jogadas" por ai!!! O pessoal so que saber das amelias "6L6" EL-34 as famosas KT´s e se esquecem destas, creio que é bem possivel, temos uma gama enorme por ai. Abs
@@luizh.dalcorso3292 Concordo contigo em gênero, número e grau! tanto que não sou adepto a usar 12ax7, el84 e essas que você mencionou! tem muita coisa ótima "fora da caixinha" Estou com algumas compactron NOS 6JB5, depois da um confere, é um excelente pentodo de potência!
@@arthur-jx9ou dentro de uma faixa de potência fixa do mesmo amplificador, só é possível extrair mais volume se a caixa ou alto falante for de maior sensibilidade, ai sim ele vai "falar" mais alto!
Obrigado por comentar amigo! Esse meu projeto fica difícil mensurar valores, pois algumas coisas são sucata, como o transformador de força, o chassis é adaptado de uma forma de assar pão, então meus custos foram baixos. As valvulas são tecnicamente baratas, os soquetes e os outros componentes tem um certo valor, mas nada absurdo.
Bom dia ! Essa semana chega minha 6JT8 😁 Se for possível compartilhar o esquema eletrônico eu agradeço 🙏🏻 Vai ser muito bacana montar esse amplificador! Não vejo a hora de ligar meu violão e escutar esse tão falado som das válvulas !
Rapaz....mas violão nesse amplificador não cai bem não! Ele satura muito o som! E pra fazer ele soar clean, pra violão, algumas alterações precisarão ser feitas!! O esquema desse amplificador eu aposso até passar, mas terá bastante distorção.
Qual projeto vc recomenda para usar com o violão? Como eu já comprei a valvula 6JT8, se vc puder enviar o esquema elétrico eu agradeço Más em seguida já vou juntar grana para montar um amplificador para o violão!
@@danielalencarcorrearibeiro6036 me manda seu e-mail que te envio o esquema. Sobre a valvula pra violão, poderia usar uma pcl82, mas o circuito precisa de uma atenção a mais, pra não haver saturação e a valvula trabalhar na sua região linear. Isso se faz por modificações no circuito.
@@danielalencarcorrearibeiro6036 até que não, mas precisa de um certo cuidado. Você precisa polarizar o triodo para que tenha menos ganho, e fazer uma realimentação negativa do trafo de saída pro cátodo do triodo. Ambos procedimentos na parte do préamp.
Obrigado amigo! Esse projeto foi apenas experimental, mas tenho outros modelos que construo pra venda, que tem uma sonoridade tão boa quanto essa. Se tiver interesse, me chama no wap 032988753264.
@@eduardocarvalho9913 componentes eu geralmente compro aqui na minha cidade mesmo, loja física. São bem confiáveis. Mas geralmente os componentes chineses também dão conta do recado. Eu sempre que vou usar chineses, superdimensiono o componente. Em capacitores, eu deixo pelo menos 100v a mais de capacidade de tensão do que o circuito pede, e em resistores, costumo usar 1w a mais do que o circuito pede. Assim pode deixar o componente com maior vida útil.
Esse amplificador é um pouco diferente, é o chamado single end paralelo. são duas válvulas, cada uma é dupla (possui um triodo e um pentodo dentro) os dois triodos (um de cada válvula) fazem a pré amplificação, com estágio de ganho e tone. E os dois pentodos (um de cada válvula) faz o estágio te potência, com o knob master.
Cara uma dúvida estou finalizando meu amplificador 10.5w é tô com 2x12 eld power classic 30 será q da conta de tocar com banda da (ensaio) sem microfonar, ainda não fiz o teste pois estou finalizando o chassis
Então amigo, o ideal pra começar a tocar com banda, e mesmo assim, sendo banda de garagem, é a partir de 12W, ai as coisas ja começam a fluir melhor. Esse projeto de 10,5W, precisa ser montado exatamente como está no documento pdf, qualquer coisa que seja contornada, poderá refletir na potência dissipada. Por exemplo, meu carmine HB1, que é declarado a 2W, marca 1,7 em osciloscópio, e eu fiz exatamente da maneira que está no projeto. Então, supondo que vc consiga 10W limpos no seu projeto, pra tocar com banda, vc vai sempre trabalhar com seu ampli no máximo, e dependendo da pegada do batera e baixo, vc pode sentir falta de volume. Bom, tudo que falei é uma questão, mas tem outra coisa também! Os falantes que usamos podem tanto ajudar quanto atrapalhar bastante, pois se for um falante sensível, ele responderá bem em baixas potências, pois sua relação de mV/Db é bem legal, agora se for um falante "duro" com baixa sensibilidade, pode te deixar um pouco decepcionado. Eu nunca toquei com os eld power pra te dizer como é sua sensibilidade.
Pra baixo não, tem bastante distorção e não se enquadra. Pra uma maior potência teria que redimensionar todo o projeto! E pra chegar proximos aos 150w ou a potência precisaria ser transistorizada ou um power valvulado com 4 kt88 que seria um projeto bem complexo e com alto nível de dificuldade.
Me manda um e-mail guilherme_hs15@yahoo.com.br solicitando, depois poste um novo comentário aqui dizendo que escreveu, pra eu olhar la! Não tenho hábito de abrir e-mail.
Não entendi amigo, vc quer fazer um potenciômetro? Porque no caso, o potenciometro nada mais é do que um resistor de valor variável, conforme vc roda o potenciômetro vc aumenta ou diminui o valor de resistência. Não tem como você fazer essa função com outros componentes apenas com o potenciômetro mesmo, seja ele rotativo ou de barra deslizante (que tem em mesas de som).
@@lucasjosel4802 ah entendi! Então, nesse projeto usei apenas 1 potenciômetro de tone, que nada mais é do que um corte de graves, da até uma sensação de presence. Se não me engano, usei apenas capacitores, mas tenho que rever o circuito, de cabeça não lembro. Deixa seu e-mail aqui que te mando o esquema, la tem a configuração que fiz no tone.
Quanto você gastou mais ou menos amigo? Queria fazer um amplificador baseado no timbre da fender, estou bem perdido kkk, gostaria de fazer talvez sem ser valvulado.
@@matheusdasilv então amigo, ja faz bastante tempo que tinha construído esse protótipo. Mas não saiu caro não, pq muita coisa foi reaproveitada, como trafos e etc, mas infelizmente não lembro quanto ficou pra mim. Cara, timbre fender classico sem ser valvulado é bem difícil de se obter, pois o som vem da valvula! Confira depois aqui no canal, to fazendo um passo a passo para construir o fender champ 5f1. Abraço
Boa noite, camarada. Você poderia passar o circuito eletrônico para a gente montar em casa? Eu gostaria de montar para o meu filho tocar o violão dele.
Boa noite amigo! Bom, até lhe passo sim o esquema, mas ele não vai funcionar legal com violão não! Tenho outro mais indicado pra isso. Enfim, me manda uma msg no Inst que te passo o que precisar! guilhermehs15
5w valvulado equivale a uns 15w transistorizado? Ou nada haver? Pergunto isso porque quero saber se com um desse eu precisaria microfonar para os ensaios 😂
Sim, meu amigo! Tem uma certa relação. A potência valvulada tem uma característica de volume sonoro maior do que transiatorizado. 18W valvulado segura um ensaio tranquilamente! Sem esforço, fazer um barzinho para umas 60 pessoas, vai com folga! Lógico, associado a um bom falante. Esse de 5W tem uma resposta de SPL bem parecida com aqueles meteoros menores de 10 a 15W. Lembrando que não existe fórmula direta de conversão entre valvula e transistor, o que define é apenas apenas a percepção sonora, a experiência. Eu tive um orange micro terror, de 20W, potência transistorizada, no volume máximo até que ficava bem alto. Junto a isso, tenho um alien revenge (handmade BR) todo valvulado, também de 20W. O alien com volume na metade e ganho moderado, ultrapassou com facilidade o orange no talo! Ambos declarados 20W.
Quem tiver interesse no esquema, deixa o e-mail aqui!
você tem instagram ou alguma rede social ? ficou muito massa seu projeto
@@nicolashenriquerodriguesri535 obrigado amigo! Instagram guilhermehs15
Quanto você cobra pra fazer um ?
@@ipnet9483 esse foi um amp de testes apenas, eu estou iniciando alguns modelos de cabeçote para comercializar, utilizando valvulas que ainda se encontram no mercado. Em breve trarei mais informações. Obrigado!
Fala Guilherme, tudo bem ? Me interessei pelo esquema. Te mandei um email. Abs !
Quem conhece o Gui, sabe o amor e o cuidado que ele fabrica seus projetos... Posso garantir que TODOS são produtos feitos com qualidade de produtos feitos a mão, revisados e testados pelo próprio. Parabéns pelos projetos irmão!
@@Ericstvs fico extremamente grato pelas palavras, meu amigo!! Obrigado mesmo, de coração. Forte abraço!!
Vc merece irmão ❤ @@retrolab491
Esse amp ficou heavy metal ein! Curti demais!
@@jessebss valeu!!🙏🙏🚀
Cara esse ai deu um somzão hein!!!
Muito top!
Obrigado!!!🙏
Eu fiz um amp com a 6AN8 triodo/pentodo ficou com 2,5W de potencia. estilo aqueles rabo quentes feitos no eua,
Bacana! Mas vc fez ele em dual (paralelo)? Ou usando apenas 1 valvula?
Som com uma ótima distorção....
Deveria produzir uns para venda.
Obrigado amigo! Ja pensei no caso, mas ai eu precisaria dar uma melhorada na estética, acho que ninguém compraria algo feito numa forma de assar pão 🤣🤣
Compraria fácil..rs
É só colocar, em sistema de gaveta, em uma caixa de madeira, para proteger os componentes e facilitar o transporte.
@@joaoromualdooficial boa!!
Olha seu amplificador caseiro ficou bom, achei legal a saturação de válvula parabéns pelo projeto.
Obrigado!!
Parabéns pelo projeto, ficou muito bom
Obrigado!! Fico feliz que tenha gostado!
Top Guilherme 👍🏼
Obrigado!
Otimo
Parabéns!
Agradecido!
Muito bom!
Obrigado!
Muito show!!! Como eu faço somente o Power Amp? Pra ligar pedais de Pre.
Obrigado amigo! Infelizmente de cabeça agora eu não sei dizer, vou pesquisar mais sobre estágios de pré e power separados e tento trazer esse tema aqui no canal!
Parabéns pelo trabalho admiro bastante quem faz esses projetos que fogem do mais do mesmo....parabéns.
Gostaria de saber se vai disponibilizar esquema de montagem deste projeto com esquemático e componentes?
Obrigado amigo! Deixei um comentário fixado aqui no vídeo, pra quem quiser o esquema. Só deixar o e-mail lá no comentário que eu enviarei!
Sensacional amigo, curtir demais o som, tenho dois amplificadores valvulado é um precisa de manutenção, vc dar manutenção ou me auxiliaria com algumas ideias?
Agradeço o comentário, amigo! Infelizmente ainda não me garanto em manutenções, mas se precisar de ajuda com algum projeto, conte comigo!
em falando de valvulas de TV que sabe para a saida uma 6CU6
Me parece uma boa pedida! Pentodo muito interessante! Só tem que projetar bem a alimentação de filamento, pois só ela consome 1,2A (apenas estágio de saída), somando ao estágio de pré, dependendo da válvula, precisará ser um senhor trafo de força, com pelo menos fornecimento de 3A pro trafo trabalhar com folga e sem aquecimento demasiado.
@@retrolab491 sim, é vdd, temos muitas destas "jogadas" por ai!!! O pessoal so que saber das amelias "6L6" EL-34 as famosas KT´s e se esquecem destas, creio que é bem possivel, temos uma gama enorme por ai. Abs
@@luizh.dalcorso3292 Concordo contigo em gênero, número e grau! tanto que não sou adepto a usar 12ax7, el84 e essas que você mencionou! tem muita coisa ótima "fora da caixinha" Estou com algumas compactron NOS 6JB5, depois da um confere, é um excelente pentodo de potência!
será que dá pra usar um desses como cabeçote pra uma caixa maior pra extrair mais volume dele?
valeu pelo vídeo mano!!
@@arthur-jx9ou dentro de uma faixa de potência fixa do mesmo amplificador, só é possível extrair mais volume se a caixa ou alto falante for de maior sensibilidade, ai sim ele vai "falar" mais alto!
projeto muito dificil, por quanto fica um projeto, muito bom
Obrigado por comentar amigo! Esse meu projeto fica difícil mensurar valores, pois algumas coisas são sucata, como o transformador de força, o chassis é adaptado de uma forma de assar pão, então meus custos foram baixos. As valvulas são tecnicamente baratas, os soquetes e os outros componentes tem um certo valor, mas nada absurdo.
Bom dia !
Essa semana chega minha 6JT8 😁
Se for possível compartilhar o esquema eletrônico eu agradeço 🙏🏻
Vai ser muito bacana montar esse amplificador!
Não vejo a hora de ligar meu violão e escutar esse tão falado som das válvulas !
Rapaz....mas violão nesse amplificador não cai bem não! Ele satura muito o som! E pra fazer ele soar clean, pra violão, algumas alterações precisarão ser feitas!! O esquema desse amplificador eu aposso até passar, mas terá bastante distorção.
Qual projeto vc recomenda para usar com o violão?
Como eu já comprei a valvula 6JT8, se vc puder enviar o esquema elétrico eu agradeço
Más em seguida já vou juntar grana para montar um amplificador para o violão!
@@danielalencarcorrearibeiro6036 me manda seu e-mail que te envio o esquema. Sobre a valvula pra violão, poderia usar uma pcl82, mas o circuito precisa de uma atenção a mais, pra não haver saturação e a valvula trabalhar na sua região linear. Isso se faz por modificações no circuito.
@@retrolab491 é muito complicado fazer essas alterações?
@@danielalencarcorrearibeiro6036 até que não, mas precisa de um certo cuidado. Você precisa polarizar o triodo para que tenha menos ganho, e fazer uma realimentação negativa do trafo de saída pro cátodo do triodo. Ambos procedimentos na parte do préamp.
gostei muito do timbre da strato com ele parabens
Obrigado!
fala querido. gostaria aquisição. gostei da calor do tube
Obrigado amigo! Esse projeto foi apenas experimental, mas tenho outros modelos que construo pra venda, que tem uma sonoridade tão boa quanto essa. Se tiver interesse, me chama no wap 032988753264.
Você tem sugestão de fornecedor de válvulas?
Sim! Procura por "radioveio componentes" Facebook e mercadolivre. Um dos maiores fornecedores atualmente.
@@retrolab491 Guilherme, tudo bem... gostei, e de componentes eletrônicos, quem vc indica???
@@eduardocarvalho9913 componentes eu geralmente compro aqui na minha cidade mesmo, loja física. São bem confiáveis. Mas geralmente os componentes chineses também dão conta do recado. Eu sempre que vou usar chineses, superdimensiono o componente. Em capacitores, eu deixo pelo menos 100v a mais de capacidade de tensão do que o circuito pede, e em resistores, costumo usar 1w a mais do que o circuito pede. Assim pode deixar o componente com maior vida útil.
@@retrolab491 valeu Guilherme
Como vc fez pre amplificador tone , ganho. E a só valvula de pre amplificada e isso?
Esse amplificador é um pouco diferente, é o chamado single end paralelo. são duas válvulas, cada uma é dupla (possui um triodo e um pentodo dentro) os dois triodos (um de cada válvula) fazem a pré amplificação, com estágio de ganho e tone. E os dois pentodos (um de cada válvula) faz o estágio te potência, com o knob master.
Cara uma dúvida estou finalizando meu amplificador 10.5w é tô com 2x12 eld power classic 30 será q da conta de tocar com banda da (ensaio) sem microfonar, ainda não fiz o teste pois estou finalizando o chassis
Então amigo, o ideal pra começar a tocar com banda, e mesmo assim, sendo banda de garagem, é a partir de 12W, ai as coisas ja começam a fluir melhor. Esse projeto de 10,5W, precisa ser montado exatamente como está no documento pdf, qualquer coisa que seja contornada, poderá refletir na potência dissipada. Por exemplo, meu carmine HB1, que é declarado a 2W, marca 1,7 em osciloscópio, e eu fiz exatamente da maneira que está no projeto. Então, supondo que vc consiga 10W limpos no seu projeto, pra tocar com banda, vc vai sempre trabalhar com seu ampli no máximo, e dependendo da pegada do batera e baixo, vc pode sentir falta de volume. Bom, tudo que falei é uma questão, mas tem outra coisa também! Os falantes que usamos podem tanto ajudar quanto atrapalhar bastante, pois se for um falante sensível, ele responderá bem em baixas potências, pois sua relação de mV/Db é bem legal, agora se for um falante "duro" com baixa sensibilidade, pode te deixar um pouco decepcionado. Eu nunca toquei com os eld power pra te dizer como é sua sensibilidade.
Boa tarde esse ampli serve pra contra baixo ?
E outra tem como deixar bem forte esse projeto pra cubo de 150 wts RMS?
Pra baixo não, tem bastante distorção e não se enquadra. Pra uma maior potência teria que redimensionar todo o projeto! E pra chegar proximos aos 150w ou a potência precisaria ser transistorizada ou um power valvulado com 4 kt88 que seria um projeto bem complexo e com alto nível de dificuldade.
@@retrolab491 muito obrigado por disponibilizar seu tempo e o seu conhecimento.
vc consegue mandar projeto dele?
Me manda um e-mail guilherme_hs15@yahoo.com.br solicitando, depois poste um novo comentário aqui dizendo que escreveu, pra eu olhar la! Não tenho hábito de abrir e-mail.
Professor esses poteciomentro de Master, tone, consigo fazer com resistor e capacitor?
Não entendi amigo, vc quer fazer um potenciômetro? Porque no caso, o potenciometro nada mais é do que um resistor de valor variável, conforme vc roda o potenciômetro vc aumenta ou diminui o valor de resistência. Não tem como você fazer essa função com outros componentes apenas com o potenciômetro mesmo, seja ele rotativo ou de barra deslizante (que tem em mesas de som).
@@retrolab491 eu falo fazer filtro de grave agudo, vc fez nesse projeto nao foi? Para controlar grave agudo??
@@lucasjosel4802 ah entendi! Então, nesse projeto usei apenas 1 potenciômetro de tone, que nada mais é do que um corte de graves, da até uma sensação de presence. Se não me engano, usei apenas capacitores, mas tenho que rever o circuito, de cabeça não lembro. Deixa seu e-mail aqui que te mando o esquema, la tem a configuração que fiz no tone.
Quanto você gastou mais ou menos amigo?
Queria fazer um amplificador baseado no timbre da fender, estou bem perdido kkk, gostaria de fazer talvez sem ser valvulado.
@@matheusdasilv então amigo, ja faz bastante tempo que tinha construído esse protótipo. Mas não saiu caro não, pq muita coisa foi reaproveitada, como trafos e etc, mas infelizmente não lembro quanto ficou pra mim. Cara, timbre fender classico sem ser valvulado é bem difícil de se obter, pois o som vem da valvula! Confira depois aqui no canal, to fazendo um passo a passo para construir o fender champ 5f1. Abraço
Opa irmão, tranquilo? Esses etiquetas de power, master, tone, gain, foi você que fez? Como?
Etiquetadora manual, amigo! É barato, comprei na shopee.
@@retrolab491 brigadão meu mano 🎃
usou falante de qts polegadas?
12 polegadas!
Boa noite, camarada. Você poderia passar o circuito eletrônico para a gente montar em casa? Eu gostaria de montar para o meu filho tocar o violão dele.
Boa noite amigo! Bom, até lhe passo sim o esquema, mas ele não vai funcionar legal com violão não! Tenho outro mais indicado pra isso. Enfim, me manda uma msg no Inst que te passo o que precisar! guilhermehs15
oi sei que eu ja pedi o valor de um outro ampli valvulado, e este, que custo teria? obrigado
Boa tarde amigo, esse projeto é experimental, não é viável pra venda. Valeu!
Olá, vc faz por encomenda?
Boa tarde! Sim faço!! Me chama no whats pra gente conversar! (32) 98875-3264.
5w valvulado equivale a uns 15w transistorizado? Ou nada haver? Pergunto isso porque quero saber se com um desse eu precisaria microfonar para os ensaios 😂
Sim, meu amigo! Tem uma certa relação. A potência valvulada tem uma característica de volume sonoro maior do que transiatorizado. 18W valvulado segura um ensaio tranquilamente! Sem esforço, fazer um barzinho para umas 60 pessoas, vai com folga! Lógico, associado a um bom falante. Esse de 5W tem uma resposta de SPL bem parecida com aqueles meteoros menores de 10 a 15W. Lembrando que não existe fórmula direta de conversão entre valvula e transistor, o que define é apenas apenas a percepção sonora, a experiência. Eu tive um orange micro terror, de 20W, potência transistorizada, no volume máximo até que ficava bem alto. Junto a isso, tenho um alien revenge (handmade BR) todo valvulado, também de 20W. O alien com volume na metade e ganho moderado, ultrapassou com facilidade o orange no talo! Ambos declarados 20W.
Pra vender?
Faço também! Só chamar 32 988753264
Faz por encomenda nao
Faço 32 988753264.