muito bom, meu pai era analfabeto funcional e não terminou nem a 4 serie, assim como ele eu era perdido na vida, parei de ir a escola aos 16 anos, por causa da depressão, agora aos 24 vi a diferença que o estudo fez na minha vida, mesmo de casa estudei sozinho, abri uma empresa de publicidade, sou fluente em ingles, e meu pai graças a muita insistencia minha, começou a estudar aos 52 anos agora tem 55 ta quase fluente em ingles, aprendendo comigo e terminando o ensino médio, agora quer começar a faculdade, talvez ano que vem. Todos os dias desses 3~4 anos foi uma guerra intensa, onde eu tinha que sentar com ele durante umas 4 horas do dia, todos os dias, para ele aprender tudo, eu chorei, as vezes pensei que não era capaz de ajuda-lo, se ele não se via como capaz, como eu poderia fazer algo, mas agradeço a canais como o de vocês, pessoas que talvez não precisam mas que podem salvar vidas atraves da "mastigação" do conhecimento tecnico e da motivação que nos passam.
A coisa que mais atrapalha o aprendizado é a auto-imposição de ter que “aprender tudo”, de ter que ser ultra fera e “perfeito” em tudo, ter de saber toda a matéria com a perfeição de um super PHD. Isso tira toda a alegria do processo e estanca o fluxo natural da aprendizagem, pois naturalmente ocasionará frustrações até em estudantes talentosos. Principalmente em ciências exatas.
Excelente ponto, Heitor, quando matamos a alegria do processo de aprendizado eliminamos também a dopamina que viria junto e que nos ajuda a continuar né?
Que palavras legais, Heitor! Sou uma estudante de ensino médio ainda e gosto das ciências e de matemática, além de programação e outros hobbies. Mas sendo tão jovem, vem de vez em quando uma pressão pelo tanto de coisa que eu tenho a aprender ainda na vida, em geral. Então eu lembro de ficar em paz! Assim como você disse, o processo do aprendizado fica enfadonho com essas cargas desnecessárias de querer ser perfeito em um assunto assim que se começa a aprender sobre ele. :)
Esse vídeo veio na hora certa, já passei dias chorando e me sentindo horrível por não conseguir entender matemática, mas como você falou, o jeito é continuar perseverando, tem que valer a pena
Vocês me ajudaram a perceber que eu era o tipo de pessoa com o que poderia se chamar de "medo do enunciado". Tipo, eu via algum problema , e , na minha cabeça, ele ganhava proporções bem maiores do que é na realidade. Muito obrigado por tudo, vocês tem me ajudado bastante em descobrir um novo rumo.
Excelente Daniel, esse autoconhecimento é fundamental para que você possa se aprimorar e corrigir as falhas. Todos somos falhos, mas não precisamos insistir nos mesmos erro, né? sucesso 🚀🚀🚀
Esse tipo de vídeo ajuda muito os estudantes, muitas vezes eu perco dias estudando uma disciplina e ainda assim acabo indo mal na prova e até mesmo reprovando na disciplina. Muitas vezes eu me sinto sem recurso pois mesmo com diversos conteúdos na internet e explicações do professor acabo continuando sem entender.
O processo de aprendizado não é fácil, é duro construir esse caminho e principalmente se manter acreditando que em algum ponto as coisas passarão a fazer sentido. Sucesso e perseverança nos estudos!
Obrigada mais uma vez, foi assim no início da faculdade com algoritmos, fiz 4x rs até entender que se era aplicável no meu dia a dia, que não havia motivo para pânico, apenas para praticar! Vocês são incríveis, parabéns pelo excelente trabalho👏👏👏👏💪🥰
Vim aqui sem muita expectativa, achando que era "mais um" vídeo de alguém ensinando técnicas "infalíveis". Estou muito surpreso! Tudo que você falou faz muito sentido e já aconteceu comigo! Adorei! E você explica com uma calma que vejo em poucos canais por aqui!
Esse vídeo veio na hora certa pra mim, estou tendo dificuldades em todas as matérias da faculdade , estou no primeiro semestre, (álgebra linear. logica, programação c...) Mas tenho que persistir!!!!
Os primeiros semestres são sempre os piores, mas é muito importante "aprender direito", porque pra ti te sair bem no resto do curso, é preciso ter uma base forte das matérias do primeiro semestre, ou tu vai passar mais tempo tendo que aprender as matérias do primeiro semestre no segundo,terceiro, quarto... do que aprender as matérias desses semestres mesmo.
Essa ideia de desconstrução, um pouco de simplificação talvez, de tornar o problema mais objetivo e buscando resultados passados que servirão para gerar essa "escada" até o problema atual, é fundamental dentro e fora da programação! Excelente insight!
Excelente! Depois de anos e anos tentando preencher sozinha as lacunas da minha educação fundamental e média, concluí que não adianta ter pressa. Saber que vocês dois recomendam perseverança dá até um alívio no coração! 😁
Isso aí! Entenda o seu ritmo e a forma mais adequada para sua evolução e persista no processo. Com o tempo, você vai olhar pra trás e perceber a evolução 🙌🏾
Obrigado Hallison, muito obrigado! Realmente nós mesmos colocamos essas travas, do tipo "eu não consigo" ou também esses "atalhos" para "poupar" tempo, isso acaba com o processo. Obrigado pelas dicas que prá mim foram valiosíssimas. Fiquem com Deus! 🙏 Abraço
n sei pq o yt me recomendo um canal de programação mas feaz sentido acho q ajudo pois ano que vem vou pro ensino medio e a matematica e mais dificil e ja to aprendendo quimica na escola, ano que vem vai fica mais dificil entao to estudando mais isso, obg
A dica do vídeo, assim como várias outras aqui no canal, vale para quem não programa também :) Inclusive, nós estamos escrevendo 2 capítulos para um livro dentro da proposta do novo ensino médio 🙌🏾 Bons estudos! 😉
Eu sou exatamente o contrário disso,tanto que até me prejudica as vezes. Passo muito tempo batendo cabeça em um problema sem pedir ajuda, onde as vezes acabo perdendo muito tempo, tempo esse que uma simples conversa com alguém resolveria.
Apesar de já ser sabido disso, acho que é importante ouvir novamente e sob outro ponto de vista. Eu já te contei que fiz três anos de cursinho pois tive de refazer o ensino médio, certo? Então... eu demorei 3 anos no cálculo 1 e 2,5 anos no cálculo 2 (o meu era anual). Sabe qual a lição mais importante que aprendi nesse meio tempo, algumas? Não é porque um assunto/problema é simples que quer dizer que seja fácil. O que pode ser fácil para alguém pode não ser fácil para você e o recíproco também é verdadeiro. Eu sei bem o que é 'dar alguns passos para trás' para poder seguir em frente. Enfim. Obrigado Hallison.
Cara! Eu confesso que ando meio frustrado com as matérias de calculo, justamente pela base que não tive. Estou seguindo a orientação de rever a base matemática e isso tem melhorado minha vida. Como sempre, excelente conteúdo!!!
Realmente irmão! Eu particularmente tenho um deficit enorme em disciplinas básicas, porem estou estudando e revisando muito pra mudar isso. Atualmente estou aprendendo JavaScript e muitas vez eu me pego preso em problemas simples, dar até uma frustadinha quando cê descobre onde estava o erro.
Assistindo o vídeo enquanto eu procastino minhas atividades de estatística. kkkkkk. Cada k é uma lágrima. Hora de criar vergonha na cara e ir estudar porque depois desse vídeo continuar proscatinando não dá. Muito obrigada pela motivação Halisson!
Base é tudo. Pra consolidar ela DEMORA um pouco, é que nem andar de bicicleta, se vc aprende n esquece nunca mais, mas até lá demora um tempo. Estudar não é diferente, a diferença é que vc sempre está aprendendo coisas complementares e novas toda vez que entende um assunto novo, o problema é que entender não é sinônimo de aprender e se vc deixar de dar aquele estimulo naquela área especifica vc esquece, por isso revisões e exercicios são importantes. Exercícios não são apenas uma aplicação prática de uma teória que ajude a facilitar o aprendizado de determinado assunto, não. Nós seres humanos damos mais atenção aos erros do que aos acertos, isso é da natureza humana, o cérebro n gosta de errar, então ele faz questão de entender aquele "trauma" e procurar soluções pois ele sabe que pode vir a se deparar com um problema parecido. A lógica muscular é extremamente similar ao do cérebro, nesse sentido. O músculo quando recebe um estimulo X ele tende a se recuperar para se preparar pro estimulo seguinte. O músculo precisa ser trabalhado em um periódo, se ficar muito tempo se estimular ele atrofia. O músculo se regenera durante a alimentação e sono. O músculo n tem limite de crescimento. E o mais importante: Ngm cresce do dia pra noite, é uma construção que leva tempo. A filosofia de vida da construção muscular tbm é similar à construcação intelectual, vc precisa ser disciplinado e regrado. Precisa conhecer bem o seu corpo pra saber qual horário ele produz mais, precisa comer a comida certa pra ter força no treino. Enfim as analogias são muitas.
qual tua idade Hall? to com 28 anos, perdi tanto tempo por não pensar da forma q penso atualmente, to no meio da graduação, fiz meu primeiro freela no começo dessa ano, mas falta tanta coisa.. to prosseguindo nos estudos de estruturas de dados, é dificil, mas vcs me inspiram
Muito obrigada pelo vídeo, estou fazendo informática e comunicação e tenho dificuldade a aprender programação e tão sou muito lenta a escrever no computador e nas provas eu não consigo fazer tudo porque é só 50 minutos e não é no meu portátil é no computador da escola e como não estou acostumada com o computador sei lá demora muito tempo ,pode me dar um conselho
Essa troca de teclado pode atrapalhar mesmo, o ideal seria ter como praticar num teclado como o da escola. Com o tempo, você vai até se acostumar com essa transição, vai ficar mais rápida no seu próprio computador e vai se habituar a outros teclados com menos esforço também. Acho que o que pode te ajudar nesse momento são duas coisas: 1. Ter a sua solução bem pensada antes de começar a escrevê-la para você não perder muito tempo tendo que apagar e reescrever. Ou seja, entenda bem o problema, faça um rascunho da solução (pode ser em papel mesmo, nem precisa escrever código, só ideias) e quando achar que o caminho tá certo, comece a escrever o programa. 2. Tente usar o mesmo editor de texto da escola no seu portátil. Tente aprender os atalhos e as formas que o seu editor pode te ajudar. Por exemplo, é comum editores de texto de programação terem a função "autocompletar", em que você começa a digitar alguma coisa e ele te sugere opções de texto (geralmente, você aceita a sugestão com TAB). Se você souber usar isso bem, vai ficar bem mais rápida!
Eu tenho a formação necessária em cálculo e estatística. Já fiz vários cursos em análise de dados, programação em python, R, mas não consigo partir pra prática. Trabalho em um local que dificulta mto a obtenção de dados, logo eu não tenho como aplicar no meu dia a dia. O que é uma pena pq tenho mta experiência dentro do modelo de negócio. A maioria dos cursos e exemplos se aplicam a negócios bem diferente do meu ramo e aí fico sem estímulo pra quebrar a cabeça e corro atrás dos gabaritos. E isso é mto frustrante.. Não sei como sair desse ciclo.
@@pgdinamica Finanças. Monitoramento de operações financeiras. Desde a performance (taxas, retorno, risco) ao compliance. Não sei onde obter bases publicas, para praticar, estabelecer hipoteses, fazer comparacoes, cruzar dados, visualizar graficos e ate usar ML pra prever riscos, comportamentos. Operações financeiras são séries temporais. Cd oper tem data, um id, um valor, uma taxa, vencimento, contraparte, codigo de produto, operador, retorno, etc. Geralmente existem regras para as operações que precisam ser monitoradas (compliance), ou vc pode comparar o retorno com indices ( performance).
É triste mesmo e torna as coisas mais difíceis 😔. Algumas pessoas conseguiram usar o próprio celular para isso, vez ou outra aparecem aqui nos comentários. Já tentou fazer assim, como foi sua experiência?
muito bom, meu pai era analfabeto funcional e não terminou nem a 4 serie, assim como ele eu era perdido na vida, parei de ir a escola aos 16 anos, por causa da depressão, agora aos 24 vi a diferença que o estudo fez na minha vida, mesmo de casa estudei sozinho, abri uma empresa de publicidade, sou fluente em ingles, e meu pai graças a muita insistencia minha, começou a estudar aos 52 anos agora tem 55 ta quase fluente em ingles, aprendendo comigo e terminando o ensino médio, agora quer começar a faculdade, talvez ano que vem.
Todos os dias desses 3~4 anos foi uma guerra intensa, onde eu tinha que sentar com ele durante umas 4 horas do dia, todos os dias, para ele aprender tudo, eu chorei, as vezes pensei que não era capaz de ajuda-lo, se ele não se via como capaz, como eu poderia fazer algo, mas agradeço a canais como o de vocês, pessoas que talvez não precisam mas que podem salvar vidas atraves da "mastigação" do conhecimento tecnico e da motivação que nos passam.
Que relato emocionante, Gabriel! Obrigado por compartilhar, ficamos felizes em saber que podemos contribuir um pouquinho para histórias como essa. 🥰
Cara, parabéns pela persistência e pela história incrível, muito sucesso para você e para o seu pai!!!
Que histótia. Eu me emocionei.
A coisa que mais atrapalha o aprendizado é a auto-imposição de ter que “aprender tudo”, de ter que ser ultra fera e “perfeito” em tudo, ter de saber toda a matéria com a perfeição de um super PHD. Isso tira toda a alegria do processo e estanca o fluxo natural da aprendizagem, pois naturalmente ocasionará frustrações até em estudantes talentosos. Principalmente em ciências exatas.
Excelente ponto, Heitor, quando matamos a alegria do processo de aprendizado eliminamos também a dopamina que viria junto e que nos ajuda a continuar né?
Que palavras legais, Heitor! Sou uma estudante de ensino médio ainda e gosto das ciências e de matemática, além de programação e outros hobbies. Mas sendo tão jovem, vem de vez em quando uma pressão pelo tanto de coisa que eu tenho a aprender ainda na vida, em geral. Então eu lembro de ficar em paz! Assim como você disse, o processo do aprendizado fica enfadonho com essas cargas desnecessárias de querer ser perfeito em um assunto assim que se começa a aprender sobre ele. :)
Tô com esse problema agora! Mas vou mudar a maneira que enxergo.
Esse vídeo veio na hora certa, já passei dias chorando e me sentindo horrível por não conseguir entender matemática, mas como você falou, o jeito é continuar perseverando, tem que valer a pena
Isso aí, vai valer a pena! Crescemos neste processo.
Cara! Você não tem noção do quanto essas palavras me ajudaram! Obrigado!
🤩🤩 é muito bom sabermos disso! Obrigado por estar sempre por aqui!
Eu já falei que vc é minha inspiração!
Obrigado
🚀🚀 sucesso nos estudos!
Vocês me ajudaram a perceber que eu era o tipo de pessoa com o que poderia se chamar de "medo do enunciado". Tipo, eu via algum problema , e , na minha cabeça, ele ganhava proporções bem maiores do que é na realidade. Muito obrigado por tudo, vocês tem me ajudado bastante em descobrir um novo rumo.
Excelente Daniel, esse autoconhecimento é fundamental para que você possa se aprimorar e corrigir as falhas. Todos somos falhos, mas não precisamos insistir nos mesmos erro, né? sucesso 🚀🚀🚀
Esse tipo de vídeo ajuda muito os estudantes, muitas vezes eu perco dias estudando uma disciplina e ainda assim acabo indo mal na prova e até mesmo reprovando na disciplina. Muitas vezes eu me sinto sem recurso pois mesmo com diversos conteúdos na internet e explicações do professor acabo continuando sem entender.
O processo de aprendizado não é fácil, é duro construir esse caminho e principalmente se manter acreditando que em algum ponto as coisas passarão a fazer sentido. Sucesso e perseverança nos estudos!
Vocês inspiram milhares de jovens! Deus os abençoe muito!
Amém 🙏🏾
Obrigada mais uma vez, foi assim no início da faculdade com algoritmos, fiz 4x rs até entender que se era aplicável no meu dia a dia, que não havia motivo para pânico, apenas para praticar! Vocês são incríveis, parabéns pelo excelente trabalho👏👏👏👏💪🥰
Oi Debora, muito importante o seu relato, é legal também destacar que percorrer mais de uma vez o mesmo caminho é ótimo para o aprendizado!
Vim aqui sem muita expectativa, achando que era "mais um" vídeo de alguém ensinando técnicas "infalíveis".
Estou muito surpreso! Tudo que você falou faz muito sentido e já aconteceu comigo! Adorei!
E você explica com uma calma que vejo em poucos canais por aqui!
Obrigado, Paulo! Aqui não há "atalhos para o sucesso" 🤙🏾
Me senti abraçado por esse vídeo! Obrigado pelas palavras, professor.
Que ótimo! 😁🙌🏾
Esse vídeo veio na hora certa pra mim, estou tendo dificuldades em todas as matérias da faculdade , estou no primeiro semestre, (álgebra linear. logica, programação c...) Mas tenho que persistir!!!!
Os primeiros semestres são sempre os piores, mas é muito importante "aprender direito", porque pra ti te sair bem no resto do curso, é preciso ter uma base forte das matérias do primeiro semestre, ou tu vai passar mais tempo tendo que aprender as matérias do primeiro semestre no segundo,terceiro, quarto... do que aprender as matérias desses semestres mesmo.
Persiste, sim, você será outra pessoa depois dessa experiência. Tem coisas que a gente só percebe o quão positivo foi o impacto "lá na frente". 🤙🏾
@@lelepg539 siiim verdade, é literalmente a base mesmo.
Essa ideia de desconstrução, um pouco de simplificação talvez, de tornar o problema mais objetivo e buscando resultados passados que servirão para gerar essa "escada" até o problema atual, é fundamental dentro e fora da programação! Excelente insight!
Exato, Victor. Até mesmo quando parece que não estamos avançando o nosso cérebro está construindo a "escada" 😊
Excelente! Depois de anos e anos tentando preencher sozinha as lacunas da minha educação fundamental e média, concluí que não adianta ter pressa. Saber que vocês dois recomendam perseverança dá até um alívio no coração! 😁
Isso aí! Entenda o seu ritmo e a forma mais adequada para sua evolução e persista no processo. Com o tempo, você vai olhar pra trás e perceber a evolução 🙌🏾
Assistido ✔️
As vezes o difícil pra pessoa é literalmente saber qual base ele precisa voltar pra descobrir aquele problema.
Excelente colocação Raniel 😉
Muito bom amigo, parabéns pelo vídeo, temos que sempre nos esforçar para atingirmos os objetivos🙏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Com certeza!
Vídeo muito bom, Hallison.
Obrigado!
Pasaando por aqui em 16 de julho de 2024, vindo pelo Curso da Universidade Livre. Otimo conteudo. Muito obrigado.
Valeu! Bons estudos!
a forma que vocês entendem o mundo e o mercado é maravilhosa. Caí de paraquedas no canal e estou adorando!!!
Seja bem-vindo, Gabriel! 🙌🏾
Obrigado Hallison, muito obrigado! Realmente nós mesmos colocamos essas travas, do tipo "eu não consigo" ou também esses "atalhos" para "poupar" tempo, isso acaba com o processo. Obrigado pelas dicas que prá mim foram valiosíssimas. Fiquem com Deus! 🙏 Abraço
Amém 🙏🏾
Parabéns ótimo vídeo!!!
Obrigado!
Obg pelo video e parabens pelo conteudo🥰
De nada! Valeu 🙌🏾
Eu precisava ouvir isso. Muito obrigado
De nada! =) Bons estudos!
Muito bom o vídeo!
Valeu!
Mds, sem palavras, obrigado pelo vídeo ! S2
😁🙌🏾
n sei pq o yt me recomendo um canal de programação mas feaz sentido acho q ajudo pois ano que vem vou pro ensino medio e a matematica e mais dificil e ja to aprendendo quimica na escola, ano que vem vai fica mais dificil entao to estudando mais isso, obg
A dica do vídeo, assim como várias outras aqui no canal, vale para quem não programa também :)
Inclusive, nós estamos escrevendo 2 capítulos para um livro dentro da proposta do novo ensino médio 🙌🏾
Bons estudos! 😉
Eu sou exatamente o contrário disso,tanto que até me prejudica as vezes.
Passo muito tempo batendo cabeça em um problema sem pedir ajuda, onde as vezes acabo perdendo muito tempo, tempo esse que uma simples conversa com alguém resolveria.
Excelente observação, quando se tem alguém para pedir ajuda, é fundamental pedir 😉
Obrigado Hallison. Sucesso sempre! :)
Valeu!
Apesar de já ser sabido disso, acho que é importante ouvir novamente e sob outro ponto de vista.
Eu já te contei que fiz três anos de cursinho pois tive de refazer o ensino médio, certo?
Então... eu demorei 3 anos no cálculo 1 e 2,5 anos no cálculo 2 (o meu era anual).
Sabe qual a lição mais importante que aprendi nesse meio tempo, algumas?
Não é porque um assunto/problema é simples que quer dizer que seja fácil.
O que pode ser fácil para alguém pode não ser fácil para você e o recíproco também é verdadeiro.
Eu sei bem o que é 'dar alguns passos para trás' para poder seguir em frente. Enfim.
Obrigado Hallison.
Excelente Victor, lições valiosas que você está compartilhando com a gente. Obrigado!
@@pgdinamica Eu quem lhe agradeço.
Cara! Eu confesso que ando meio frustrado com as matérias de calculo, justamente pela base que não tive.
Estou seguindo a orientação de rever a base matemática e isso tem melhorado minha vida. Como sempre, excelente conteúdo!!!
🤩🤩🤩 não dá para pular etapas quando se trata de aprender, é sempre bom voltar para os fundamentos!
Muito bom esse conteúdo. Estou tentando vaga no mestrado do ime. Alguma dica valiosa ? Obrigado, abraços !!
Obrigado! Não conheço o edital pra pós no IME, mas desejo sucesso 🙂
Realmente irmão! Eu particularmente tenho um deficit enorme em disciplinas básicas, porem estou estudando e revisando muito pra mudar isso. Atualmente estou aprendendo JavaScript e muitas vez eu me pego preso em problemas simples, dar até uma frustadinha quando cê descobre onde estava o erro.
Com o tempo, esse estudo de base vai se pagar :) e vc vai evoluir ainda mais rápido!
@@pgdinamica pô, assim espero.
Assistindo o vídeo enquanto eu procastino minhas atividades de estatística. kkkkkk. Cada k é uma lágrima. Hora de criar vergonha na cara e ir estudar porque depois desse vídeo continuar proscatinando não dá. Muito obrigada pela motivação Halisson!
Todo mundo procrastina um pouquinho, mas tem que tomar cuidado pra não atrapalhar mesmo. Bons estudos!
que vídeo valioso, muito obrigada 🌟
🤩🤩 sucesso!
Muito obrigado! Ótimo vídeo!
😊🙌🏾
Muito bom meu caro.
Valeu! 🙂
Base é tudo. Pra consolidar ela DEMORA um pouco, é que nem andar de bicicleta, se vc aprende n esquece nunca mais, mas até lá demora um tempo. Estudar não é diferente, a diferença é que vc sempre está aprendendo coisas complementares e novas toda vez que entende um assunto novo, o problema é que entender não é sinônimo de aprender e se vc deixar de dar aquele estimulo naquela área especifica vc esquece, por isso revisões e exercicios são importantes.
Exercícios não são apenas uma aplicação prática de uma teória que ajude a facilitar o aprendizado de determinado assunto, não. Nós seres humanos damos mais atenção aos erros do que aos acertos, isso é da natureza humana, o cérebro n gosta de errar, então ele faz questão de entender aquele "trauma" e procurar soluções pois ele sabe que pode vir a se deparar com um problema parecido.
A lógica muscular é extremamente similar ao do cérebro, nesse sentido. O músculo quando recebe um estimulo X ele tende a se recuperar para se preparar pro estimulo seguinte. O músculo precisa ser trabalhado em um periódo, se ficar muito tempo se estimular ele atrofia. O músculo se regenera durante a alimentação e sono. O músculo n tem limite de crescimento. E o mais importante: Ngm cresce do dia pra noite, é uma construção que leva tempo. A filosofia de vida da construção muscular tbm é similar à construcação intelectual, vc precisa ser disciplinado e regrado. Precisa conhecer bem o seu corpo pra saber qual horário ele produz mais, precisa comer a comida certa pra ter força no treino.
Enfim as analogias são muitas.
👏🏾👏🏾👏🏾 esse é o espírito!
Ótimo assunto e abordagem!!
Obrigado! 🙂
qual tua idade Hall? to com 28 anos, perdi tanto tempo por não pensar da forma q penso atualmente, to no meio da graduação, fiz meu primeiro freela no começo dessa ano, mas falta tanta coisa.. to prosseguindo nos estudos de estruturas de dados, é dificil, mas vcs me inspiram
Farei 30 daqui a 28 dias.
Cada um tem seu tempo ✌🏾
Opa, boa tarde.
Tem algum conteúdo específico que você indica para construir essa base em matemática que é tão importante?
Sugiro dar uma olhadinha neste site e no que eu falo no vídeo de apresentação: matematica.pgdinamica.com
@@pgdinamica obrigado!!
Muito obrigada pelo vídeo, estou fazendo informática e comunicação e tenho dificuldade a aprender programação e tão sou muito lenta a escrever no computador e nas provas eu não consigo fazer tudo porque é só 50 minutos e não é no meu portátil é no computador da escola e como não estou acostumada com o computador sei lá demora muito tempo ,pode me dar um conselho
Essa troca de teclado pode atrapalhar mesmo, o ideal seria ter como praticar num teclado como o da escola. Com o tempo, você vai até se acostumar com essa transição, vai ficar mais rápida no seu próprio computador e vai se habituar a outros teclados com menos esforço também. Acho que o que pode te ajudar nesse momento são duas coisas:
1. Ter a sua solução bem pensada antes de começar a escrevê-la para você não perder muito tempo tendo que apagar e reescrever. Ou seja, entenda bem o problema, faça um rascunho da solução (pode ser em papel mesmo, nem precisa escrever código, só ideias) e quando achar que o caminho tá certo, comece a escrever o programa.
2. Tente usar o mesmo editor de texto da escola no seu portátil. Tente aprender os atalhos e as formas que o seu editor pode te ajudar. Por exemplo, é comum editores de texto de programação terem a função "autocompletar", em que você começa a digitar alguma coisa e ele te sugere opções de texto (geralmente, você aceita a sugestão com TAB). Se você souber usar isso bem, vai ficar bem mais rápida!
@@pgdinamica muito obrigada vou fazer isso, estou utilizando o virtual C
Sabes se tem essa função de autocompletar?
Halisson obrigado. Posso mandar uma lista de livros para meu objetivo e você me dá um feedback para me orientar nessa minha aquisição?
Fala Manoel, pode mandar aqui nos comentários e se fizer sentido, podemos fazer um vídeo para toda comunidade aqui do canal 😉
Ótimo vídeo!
Valeu Filipe!
Para fortalecer a base da matemática, vc recomenda estudar todos os livros do Iesi começando do volume 1?
Sim ua-cam.com/video/nIN5_nHGk4w/v-deo.html
Eu tenho a formação necessária em cálculo e estatística. Já fiz vários cursos em análise de dados, programação em python, R, mas não consigo partir pra prática. Trabalho em um local que dificulta mto a obtenção de dados, logo eu não tenho como aplicar no meu dia a dia. O que é uma pena pq tenho mta experiência dentro do modelo de negócio. A maioria dos cursos e exemplos se aplicam a negócios bem diferente do meu ramo e aí fico sem estímulo pra quebrar a cabeça e corro atrás dos gabaritos. E isso é mto frustrante.. Não sei como sair desse ciclo.
Qual o seu ramo?
@@pgdinamica Finanças. Monitoramento de operações financeiras. Desde a performance (taxas, retorno, risco) ao compliance. Não sei onde obter bases publicas, para praticar, estabelecer hipoteses, fazer comparacoes, cruzar dados, visualizar graficos e ate usar ML pra prever riscos, comportamentos. Operações financeiras são séries temporais. Cd oper tem data, um id, um valor, uma taxa, vencimento, contraparte, codigo de produto, operador, retorno, etc. Geralmente existem regras para as operações que precisam ser monitoradas (compliance), ou vc pode comparar o retorno com indices ( performance).
@@rio40c Eu conheço um site que pode ser útil, tem dados pagos, mas acho que tambem tem gratuitos: www.quandl.com/ já ouviu falar?
O pior é querer aprender programação e não ter um computador...
É triste mesmo e torna as coisas mais difíceis 😔. Algumas pessoas conseguiram usar o próprio celular para isso, vez ou outra aparecem aqui nos comentários. Já tentou fazer assim, como foi sua experiência?
O vídeo terminar e aparece uma propaganda de como aprender inglês em uma semana
😅😅😅😅😅 não podia estar mais errado isso
Legal seu jeito de pensar, mas já ouviu falar com ansiedade? Então..
Não só ouvi falar, como já tive crises. Você já procurou ajuda médica?