Na vídeo aula 9 temos a dica mais importante... dar o primeiro passo é sair da frente da TV. Parabéns pelo canal cumprindo com a missão de divulgar o velejar por todos.
Marcelo, meus sinceros parabéns!!! Usar de seu tempo para passar um pouco da sua experiência adquirida em anos de mar … e ainda dando possibilidades para começarmos!!! 👏👏👏👏 Top!!! Sem falar nas aulas extremamente claras e didáticas!! Vc está de parabéns!!!
Seus vídeos são inspiradores. Objetivo de 2018 será começar minha vida náutica. Procurar um curso de arrais em São Paulo e começar a caçar minhas milhas também. É uma questão de preparação..... terminar de pagar umas dívidas e correr atras de um pequeno barquinho de alguém que já esteja dando o segundo passo nessa empreitada. Parabéns!
Demorei tanto pra responder que imagino que você já esteja com o seu veleiro!! Se ainda não, ajudo à lembrá-lo do seu propósito. Va em frente Yuri, a hora é agora! Abraço e bons ventos!
Salve! Ótima explicação! Eu mesmo não sabia desses detalhes sobre a genoa de enrolador, pois até então só sabia operar a “tradicional”, devido ao Snipe.👏🏻
Olá Marcelo. Primeiramente parabéns pelo seu canal. Sou novo na vela e sem dúvida tu me ajudou muito, com várias informações pertinentes para iniciantes. Tenho interesse em comprar no futuro um veleiro maior. Mas como não sei velejar estou aprendendo ainda. Resolvi optar em comprar um Oday 12 barco excelente. E o que me fez optar pelo oday 12 foi ele ser pequeno e mesmo assim ter vela mestra e genoa. Com isso pretendo adquirir a experiência para meu próximo passo que é o veleiro maior. Mas faço uma observação… Velejar em um Oday 12 com ventos de 8, 10 a 15 nós é uma baita adrenalina. Toda vez fico nervoso e maravilhado ao mesmo tempo. Espero ter contribuído de alguma forma. 👊🏼
Bom dia, Marcelo! Parabéns pelas aulas, sensacionais mesmo! Tenho alguma experiência como velejador e também apaixonado pelo mar. Você falou das velas de proa, tenho visto muitas velas feitas de kevlar, que é bem leve na hora de içar e muito resistente. O sistema de tuff luff, que acho que se parece mais com o sistema tradicional que é preso no estai de proa, bem interessante também. E a vela code 0, que se não me engano corresponde a 200% da genoa, usada em regatas. Parabéns novamente pelo canal, vou divulgar aqui! Grande abraço
Tudo bom Marcelo? São muito boas suas aulas, parabéns! Me diga uma coisa. Sabemos que um bom número de pessoas não dispõe de dinheiro para comprar e manter um veleiro grande (manutenção, marina, etc). Os veleiros pequenos são uma boa opção, como você mencionou no vídeo. Sabemos que, mesmo de forma lenta, vem crescendo a modalidade de velejar com caiaques (de pesca, oceânicos, etc). Já vi caiaques equipados com, genoa e enrolador caseiro, mestra, bolinas e leme. Alguns até com estabilizadores laterais, formando um trimarã. Qual sua opinião sobre isso? Obrigado!
Renato, pessoalmente gosto dos caiaques para remar e dos veleiros para velejar, explico: estes equipamentos adaptados para caiaques servem para ajudar a aproveitar a energia do vento em certas situações porém não são dimensionados para dar o melhor desempenho nem aguentar ventos um pouco mais fortes ou navegar em diversas situações. Prefiro o conceito oposto: um laser, dingue, hobbie 3.9, etc. equipado com remos para quando pára o vento. - mas é opinião pessoal - se vc se adaptar ao caiaque, vá em frente, o que importa é ser feliz! Forte abraço! Marcelo Bonilla
11:35 "Lorem ipsum dolor si amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus actor id justor eu ultrices." Para quem ficou interessado no que estava escrito ali
4 роки тому
Uma aula mais sensacional que a outra! Excelente!!!
Eu optaria pelo sistema tradicional também, e mais funcional e difícil de nos deixar na mão. Principalmente depois que vi em outro canal que tipo de problema pode acontecer com o enrolador. Abraço!!
Estou encantado com as aulas Marcelo! Eu tenho 53 anos tenho um barquinho de aluminio mas muito pouca experiencia com o mar. Sou apaixonado por veleiros , sou uma pessoa inteligente fui mecanico de avião estou aposentado sou marceneiro mas fico achando que com minha idade eu nunca irei conseguir fazer uma grande travessia pois este seria meu objetivo . O que voce acha?
José, tenho 50 anos e ainda não fiz uma grande travessia. Com o tempo fui entendendo que, para mim, ir ampliando gradativamente os meus limites e horizontes me dá uma sensação de liberdade e conquista talvez comparável à uma grande travessia para outro navegador. Tudo é possível, você está numa idade ótima para entrar na vela. O recado mais importante que quero lhe passar é que velejar é uma jornada externa e interna aonde vamos conhecendo os nossos pontos fortes, fraquezas, medos e limites. Talvez você faça uma grande travessia, mas quem sabe o fato de entrar nesse mundo possa ser uma viagem extraordinária! Grande abraço e bons ventos!
boa noite acompanho a todos os seus vídeos e acho muito bom parabéns, mais me bateu uma curiosidade num temporal por exemplo, não seria melhor baixar todas as velas para diminuir a resistência do vento e usar o motor para continuar navegando sem correr muito risco.
Amigo, a Genoa/buja de garrancho pode ter forra de rizo. Quanto ao enrolador, esse vídeo já está desatualizado: hoje as velas já são feitas para poderem ser enroladas pela metade e assim funcionarem como rizo. Hoje 95% dos veleiros de cruzeiro tem enrolador de genoa
Mais uma ótima aula, Marcelo. Queria tirar uma dúvida. Sou iniciante, tenho um 28 pés com enrolador de genoa. Costumo velejar em solitário em Angra, e quando o vento ronda os 20 nós, eu costumo abrir um pouco a genoa, para não ter que lidar com a mestra fora do cockpit. A pergunta é: esse vento pode danificar a genoa? Ou vc se referiu a ventos mais fortes? Obrigado pelas dicas.
Olá Hélio! Velejar em solitário é uma ótima experiência de aprendizado, além de gratificante, parabéns! Como vc já conhece o seu barco, sabe até onde pode abrir o enrolador para não forçar a genoa. Você deve ter notado que parcialmente enrolada ela não tem uma forma legal. Jogando o carrinho da escota mais pra frente dá pra atenuar isso. Em ventos mais fortes tome cuidado pois pode danificá-la. Bons ventos amigo!
Fala Marcelão, um sonho grande que tenho é velejar em um veleiro oceânico. Marcelo, estou aprendendo muito com teus vídeos, te falar que sai do sofá e comprei um laser. Moro em Tutoia no Ma. Queria te perguntar uma situação, vc falou que em ventos fortes o melhor é ir pra terra. Senti uma dificuldade no laser pq eu consegui orçar, pescadores aqui me falaram que a minha vela era muito grande para os ventos da região. O que vc me diz. Vou entrar em contato no seu site tô querendo viver um curso de vdd de vela, se for preciso eu passo um ano aí em Floripa. Vlw meu amigo.
Kiko, o microtonner é um mini oceano rápido e divertido, bom para começar. Entretanto deve- se tomar cuidado no mar e em ventos mais fortes pois é indicado para águas abrigadas. Boa sorte e bons ventos!
Olá Marcelo, muito bom seus videos, eles tem me incentivado muito e em breve vou adquirir um pequeno veleiro para praticar. Estou pensando em um Flash 135. Tenho dúvidas quanto a função e regulagens do burro? Poderia esclarecer por aqui ou gravar um vídeo sobre o assunto? Abraços
Olá Caio. Parabéns, o Flash 135 é muito legal! Pretendo abordar a função do burro, mas basicamente é manter ele caçado nos ventos folgados e soltá-lo na orça.
Tiago, quando baixamos, colocamos a vela para dentro da cabine. Depois de atracar, dobre e guarde no saco. Normalmente se guardam as velas nos paineiros sob o beliche de proa.
Flavio, o rio Tietê não aparece nas cartas da Marinha nem no Navionics. Pra navegar em rios a correnteza é um fator mais importante do que a localização pois sempre temos as margens no visual. Abraço!
Olá Marcelo. Mais uma vez obrigado pela aula. Se o meu barco tiver a genoa num enrolador e eu precisar usar uma tormentin eu tenho que tirar a genoa do enrolador para colocar a tormentin? A operação é complicada se eu já estiver sob efeito de vento forte?
Exatamente Thomaz. Daí a desvantagem do enrolador. Tenho visto veleiros de cruzeiro com um segundo estai de proa (Armação em cutter) ficando o da frente com genoa 130% no enrolador e o estai de trás para velas com garrunchos.
Marcelo Velejador umas perguntas: depois que vc comprou o veleiro com a formação clássica, isto é, genoa e vela mestra é possível adicionar esse outro cabo, com enrolador, somente para tormenta? Ou esse cabo adicional é no braço ?
Muito obrigado novamente pelas informações compartilhadas! No caso, o veleiro pode ter 2 velas na proa? Uma 100% e uma de tormenta pra enrolar a maior e deixar a menor trabalhando?
alguns veleiros tem 2 estais e 2 velas de proa e é chamado de Cutter. São bons para cruzeiros longos mas não para velejadas pequenas pois a vela da frente precisa enrolar cada vez que vira de bordo.
Na vídeo aula 9 temos a dica mais importante... dar o primeiro passo é sair da frente da TV. Parabéns pelo canal cumprindo com a missão de divulgar o velejar por todos.
Marcelo, meus sinceros parabéns!!! Usar de seu tempo para passar um pouco da sua experiência adquirida em anos de mar … e ainda dando possibilidades para começarmos!!! 👏👏👏👏
Top!!!
Sem falar nas aulas extremamente claras e didáticas!!
Vc está de parabéns!!!
Seus vídeos são inspiradores. Objetivo de 2018 será começar minha vida náutica. Procurar um curso de arrais em São Paulo e começar a caçar minhas milhas também. É uma questão de preparação..... terminar de pagar umas dívidas e correr atras de um pequeno barquinho de alguém que já esteja dando o segundo passo nessa empreitada. Parabéns!
Demorei tanto pra responder que imagino que você já esteja com o seu veleiro!! Se ainda não, ajudo à lembrá-lo do seu propósito. Va em frente Yuri, a hora é agora! Abraço e bons ventos!
Fala Marcelo, vendo seus vídeos reacendeu um antigo desejo de garoto que é velejar. Um abraço meu amigo.
Não deixe esse desejo morrer Gustavo!! Forte abraço e bons ventos!
Salve! Ótima explicação! Eu mesmo não sabia desses detalhes sobre a genoa de enrolador, pois até então só sabia operar a “tradicional”, devido ao Snipe.👏🏻
Olá Marcelo.
Primeiramente parabéns pelo seu canal.
Sou novo na vela e sem dúvida tu me ajudou muito, com várias informações pertinentes para iniciantes.
Tenho interesse em comprar no futuro um veleiro maior.
Mas como não sei velejar estou aprendendo ainda.
Resolvi optar em comprar um Oday 12 barco excelente.
E o que me fez optar pelo oday 12 foi ele ser pequeno e mesmo assim ter vela mestra e genoa.
Com isso pretendo adquirir a experiência para meu próximo passo que é o veleiro maior.
Mas faço uma observação…
Velejar em um Oday 12 com ventos de 8, 10 a 15 nós é uma baita adrenalina.
Toda vez fico nervoso e maravilhado ao mesmo tempo.
Espero ter contribuído de alguma forma.
👊🏼
Obrigado Alex! Que ótimo que você conseguiu comprar um Oday 12, baita veleiro! Parabéns
Aulas incríveis. Simplificam o que parece complicado, mantendo técnica, conhecimento e cuidados! Parabéns Marcelo!
Muito bacana Marcelo. Em 2 apenas semanas aprendi muito sobre como se veleja. Parabéns.
muito bom parabens...fazendo a diferença nas dicas
Muito obrigada pelo grande incentivo que são suas aulas!!! ganhei um Mini Cap...que já foi para reforma!!! ...Vento Minuano...
É um mini-cup?
Que bacana Cris! Reformar um barco dá trabalho mas o resultado é compensador. Sucesso!
Bom dia, Marcelo!
Parabéns pelas aulas, sensacionais mesmo!
Tenho alguma experiência como velejador e também apaixonado pelo mar.
Você falou das velas de proa, tenho visto muitas velas feitas de kevlar, que é bem leve na hora de içar e muito resistente. O sistema de tuff luff, que acho que se parece mais com o sistema tradicional que é preso no estai de proa, bem interessante também. E a vela code 0, que se não me engano corresponde a 200% da genoa, usada em regatas.
Parabéns novamente pelo canal, vou divulgar aqui!
Grande abraço
Excelente Marcelo, obrigado!
Eu que agradeço Rodrigo! Bons ventos!!
Marcelo você me incentiva muito! Obrigado pelos vídeos!!
Otima aula … parabéns!
Ótimo vídeo! Dúvida de leigo: dá pra rizar vela de veleiros pequenos, do porte do laser ou dingue?
Tudo bom Marcelo? São muito boas suas aulas, parabéns!
Me diga uma coisa. Sabemos que um bom número de pessoas não dispõe de dinheiro para comprar e manter um veleiro grande (manutenção, marina, etc). Os veleiros pequenos são uma boa opção, como você mencionou no vídeo. Sabemos que, mesmo de forma lenta, vem crescendo a modalidade de velejar com caiaques (de pesca, oceânicos, etc). Já vi caiaques equipados com, genoa e enrolador caseiro, mestra, bolinas e leme. Alguns até com estabilizadores laterais, formando um trimarã. Qual sua opinião sobre isso? Obrigado!
Renato, pessoalmente gosto dos caiaques para remar e dos veleiros para velejar, explico: estes equipamentos adaptados para caiaques servem para ajudar a aproveitar a energia do vento em certas situações porém não são dimensionados para dar o melhor desempenho nem aguentar ventos um pouco mais fortes ou navegar em diversas situações. Prefiro o conceito oposto: um laser, dingue, hobbie 3.9, etc. equipado com remos para quando pára o vento. - mas é opinião pessoal - se vc se adaptar ao caiaque, vá em frente, o que importa é ser feliz! Forte abraço! Marcelo Bonilla
Gostaria de estar em pratica, mas ainda não tenho o barco. Vou amudurecendo a ideia.
Show
Valeu!
Muito legal
Parabéns Marcelo!
Ótima aula.
BORA BPRO VENTO MARCELO
11:35
"Lorem ipsum dolor si amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus actor id justor eu ultrices."
Para quem ficou interessado no que estava escrito ali
Uma aula mais sensacional que a outra! Excelente!!!
Eu optaria pelo sistema tradicional também, e mais funcional e difícil de nos deixar na mão. Principalmente depois que vi em outro canal que tipo de problema pode acontecer com o enrolador. Abraço!!
Exatamente!
obrigado Marcelo gde abraço!!!!!!!
Realmente, ótima aula
Estou encantado com as aulas Marcelo!
Eu tenho 53 anos tenho um barquinho de aluminio mas muito pouca experiencia com o mar. Sou apaixonado por veleiros , sou uma pessoa inteligente fui mecanico de avião estou aposentado sou marceneiro mas fico achando que com minha idade eu nunca irei conseguir fazer uma grande travessia pois este seria meu objetivo . O que voce acha?
José, tenho 50 anos e ainda não fiz uma grande travessia. Com o tempo fui entendendo que, para mim, ir ampliando gradativamente os meus limites e horizontes me dá uma sensação de liberdade e conquista talvez comparável à uma grande travessia para outro navegador. Tudo é possível, você está numa idade ótima para entrar na vela. O recado mais importante que quero lhe passar é que velejar é uma jornada externa e interna aonde vamos conhecendo os nossos pontos fortes, fraquezas, medos e limites. Talvez você faça uma grande travessia, mas quem sabe o fato de entrar nesse mundo possa ser uma viagem extraordinária! Grande abraço e bons ventos!
boa noite acompanho a todos os seus vídeos e acho muito bom parabéns, mais me bateu uma curiosidade num temporal por exemplo, não seria melhor baixar todas as velas para diminuir a resistência do vento e usar o motor para continuar navegando sem correr muito risco.
Olá, Marcelo!
No sistema de Garruncho é possível usar meia vela? Você pontuou essa impossibilidade como desvantagem no sistema com enrolador...
Absss
Amigo, a Genoa/buja de garrancho pode ter forra de rizo. Quanto ao enrolador, esse vídeo já está desatualizado: hoje as velas já são feitas para poderem ser enroladas pela metade e assim funcionarem como rizo. Hoje 95% dos veleiros de cruzeiro tem enrolador de genoa
Mais uma ótima aula, Marcelo. Queria tirar uma dúvida. Sou iniciante, tenho um 28 pés com enrolador de genoa. Costumo velejar em solitário em Angra, e quando o vento ronda os 20 nós, eu costumo abrir um pouco a genoa, para não ter que lidar com a mestra fora do cockpit. A pergunta é: esse vento pode danificar a genoa? Ou vc se referiu a ventos mais fortes? Obrigado pelas dicas.
Olá Hélio! Velejar em solitário é uma ótima experiência de aprendizado, além de gratificante, parabéns! Como vc já conhece o seu barco, sabe até onde pode abrir o enrolador para não forçar a genoa. Você deve ter notado que parcialmente enrolada ela não tem uma forma legal. Jogando o carrinho da escota mais pra frente dá pra atenuar isso. Em ventos mais fortes tome cuidado pois pode danificá-la. Bons ventos amigo!
Fala Marcelão, um sonho grande que tenho é velejar em um veleiro oceânico. Marcelo, estou aprendendo muito com teus vídeos, te falar que sai do sofá e comprei um laser. Moro em Tutoia no Ma. Queria te perguntar uma situação, vc falou que em ventos fortes o melhor é ir pra terra. Senti uma dificuldade no laser pq eu consegui orçar, pescadores aqui me falaram que a minha vela era muito grande para os ventos da região. O que vc me diz. Vou entrar em contato no seu site tô querendo viver um curso de vdd de vela, se for preciso eu passo um ano aí em Floripa. Vlw meu amigo.
Olá Cláudio! O laser tem 3 velas: standart, radial e a 4.7. Descubra qual é a sua e veja a possibilidade de trocar por uma menor (4.7)
Um Microtoner 19, é bom para começar a velejar?
Kiko, o microtonner é um mini oceano rápido e divertido, bom para começar. Entretanto deve- se tomar cuidado no mar e em ventos mais fortes pois é indicado para águas abrigadas. Boa sorte e bons ventos!
Olá Marcelo, muito bom seus videos, eles tem me incentivado muito e em breve vou adquirir um pequeno veleiro para praticar. Estou pensando em um Flash 135. Tenho dúvidas quanto a função e regulagens do burro? Poderia esclarecer por aqui ou gravar um vídeo sobre o assunto? Abraços
Olá Caio. Parabéns, o Flash 135 é muito legal! Pretendo abordar a função do burro, mas basicamente é manter ele caçado nos ventos folgados e soltá-lo na orça.
Uma dúvida: como faço pra deixar a genoa no sistema de mosquetão, guardada/protegida quando não estou velejando?
Tiago, quando baixamos, colocamos a vela para dentro da cabine. Depois de atracar, dobre e guarde no saco. Normalmente se guardam as velas nos paineiros sob o beliche de proa.
Marcelo conhece um aplicativo que possa usar para calcular rota no Tietê?
Flavio, o rio Tietê não aparece nas cartas da Marinha nem no Navionics. Pra navegar em rios a correnteza é um fator mais importante do que a localização pois sempre temos as margens no visual. Abraço!
Olá Marcelo. Mais uma vez obrigado pela aula. Se o meu barco tiver a genoa num enrolador e eu precisar usar uma tormentin eu tenho que tirar a genoa do enrolador para colocar a tormentin? A operação é complicada se eu já estiver sob efeito de vento forte?
Exatamente Thomaz. Daí a desvantagem do enrolador. Tenho visto veleiros de cruzeiro com um segundo estai de proa (Armação em cutter) ficando o da frente com genoa 130% no enrolador e o estai de trás para velas com garrunchos.
Marcelo Velejador umas perguntas: depois que vc comprou o veleiro com a formação clássica, isto é, genoa e vela mestra é possível adicionar esse outro cabo, com enrolador, somente para tormenta? Ou esse cabo adicional é no braço ?
Muito obrigado novamente pelas informações compartilhadas! No caso, o veleiro pode ter 2 velas na proa? Uma 100% e uma de tormenta pra enrolar a maior e deixar a menor trabalhando?
alguns veleiros tem 2 estais e 2 velas de proa e é chamado de Cutter. São bons para cruzeiros longos mas não para velejadas pequenas pois a vela da frente precisa enrolar cada vez que vira de bordo.
👍👍👍
AShowwwwww
👏👏🙌⛵️
Marcelo, me corrija se eu estiver errado , o veleiro só aderia com a Mestra? Com a Gênova ele fica mais estável?
Rodrigo, a questão de adernar demais tem a ver com a relação entre a força do vento e a área velica total, independente se é mestra, Genoa ou ambas.
⚓⚓
Uma pena que vc agora está em Itajai
é Marcelo eu não tenho dinheiro para comprar um veleiro , mas ja estou fazendo aula de vela e as coisas vão acontecendo ...
É isso aí Eduardo, pode crê que acontecem! Bons ventos!
Muito bom todos esses ensinamentos . E alem de nos incentivar nos trás confiança , parabéns