EDUCAST Temp.01 Ep.03 - A Universidade e as pessoas LGBTQIAPN+
Вставка
- Опубліковано 6 лис 2024
- Educast aborda a universidade e as pessoas LGBTQIAPN+ - Versão LIBRAS
• EDUCAST 03 - Aborda a ...
Para que a universidade seja mais plural e democrática, é preciso que se reconheça a educação e a diversidade sexual como um direito fundamental. Foi neste tom que ocorreu o terceiro episódio do Educast, o canal de diálogo da Faculdade de Educação, que abordou a universidade e as pessoas LGBTQIAPN+ .
O bate-papo, mediado pelo jornalista Wagner Machado, contou com a participação do acadêmico de Pedagogia Leonardo Motta, o doutorando em Educação Vinicius Pasqualin e a docente da Faced Juliana Vargas.
Durante o bate-papo, Leonardo pontuou que a Pedagogia forma professores e profissionais da educação que estão em sala de aula ou espaço sociais e que e lidarão crianças, jovens e adultos. Segundo ele, muitos alunos desses locais sabem mais sobre as pessoas LGBTQIAPN+ que colegas e professores. “Quando falamos sobre visibilidade, sobre ver as pessoas, sobre falar sobre essas dinâmicas, ainda estamos muito no início, fazemos o básico do básico para dizer que está fazendo, e não para gerar uma modificação para o futuro”, destacou.
Nesta mesma lógica, Pasqualin, que também é psicólogo, confirma que ainda há muitas coisas para avançar na universidade, pois são discussões presentes, mas que o meio acadêmico não acompanha e não abraçou a mudança. “Eu chego na escola para a galera do sexto ano e pergunto: O que é cis? Todo mundo sabe responder. O que é trans? Todo mundo sabe responder. E a professora fica perguntando o que é isso...”, reflete.
Professora da graduação e da pós-graduação, Juliana destaca a falta de formação por parte do corpo docente das escolas. Segundo ela, nos currículos anteriores, as disciplinas de gênero eram eletivas. “Os processos de educação continuada são extremamente deficitários. Quanto que nos falta estrutura para extensão e práticas de formação que leve a informação para esses professores, para essas redes?”, pondera.
O Educast traz a vantagem de ser consumido em qualquer horário. Ou seja, cada pessoa escolhe o melhor momento para ouvir e ver o conteúdo. A produção do Educast é do Núcleo de Apoio a Eventos da Comunicação da Faced e a cada mês um novo episódio será lançado no youtube e spotify.
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
www.ufrgs.br/faced/
facedufrgs
facedufrgs