EDUCAST Temp.02 Ep.02 - Educação Especial
Вставка
- Опубліковано 6 лис 2024
- A conversa foi mediada pelo estudante de Jornalismo Lucas Tillwitz e contou com as participações do técnico administrativo Maicon Pierre da Silva e das professoras da Faculdade de Educação Clarissa Haas e Liliane Giordani. Durante o encontro, as convidadas e o convidado detalharam a importância da educação especial e inclusiva e relataram os avanços e dificuldades dessa área na sociedade.
Maicon está cursando o mestrado em Educação na linha de pesquisa sobre Educação especial, saúde e processos inclusivos e explicou a necessidade da sociedade evoluir e conviver com diversidade, bem como o acesso e a permanência de sujeitos com deficiência. "Eu vejo a educação inclusiva como um ambiente plural, inclusivo e acessível e que congrega a todos." reflete,ao contar que perdeu a visão aos 8 anos em virtude de um acidente doméstico.
Clarissa coordena o curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos para a Educação Escolar e afirma que estamos em um processo histórico de amadurecimento da consciência política dos direitos humanos. "A Educação inclusiva, enquanto processo e paradigma educacional, exige que seja lida por lupas ética, política e pedagógica. É uma questão que envolve a todos, pessoas com e sem deficiência" , destaca
Liliane está à frente do curso de Especialização em Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado e ressalta que em termos de legislação o Brasil é um dos países mais avançados do mundo. "Não podemos esperar mais para termos uma educação inclusiva nem fazermos de qualquer forma. Infelizmente estamos longe do ideal, mas temos que cumprir nosso papel de formação de professores e promover a discussão de política pública", argumenta.
O Educast pode ser conferido a qualquer momento no UA-cam, Lúmina e no Spotify. A produção do programa é do Núcleo de Eventos e Comunicação da Faced.Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
www.ufrgs.br/faced/
facedufrgs
facedufrgs