O IMPA é excelência pura! Fiz presencialmente varios PAPMEM e aprendi muita coisa, antigamente ganhavamos até o Livro da coleção " A matemática no Ensino Médio" e quem era de outras cidades do estado, ganhava até hospedagem em hotel para poder fazer o curso durante a semana, sem falar no cafezinho maravilhoso que rolava pela manhá e a tarde. A sala do café tem um quadro de giz. Café pode dar algum "insight". Era uma semana de muito aprendizado. Quem era fora do estado tinha a transmissão das aulas em pólos das universidades. O programa ainda existe, mas desde da pandemia passou a ser online e até antes disso teve muitas verbas cortadas e com isso só mesmo quem era local que ia assistir as aulas. Há anos falo que o Prof. Possani já deveria ter sido convidado a dar aulas no PAPMEM, já que desde o falecimento do Elon, o Wagner abriu o espaço para outros professores.
Historicamente, o Brasil tem demonstrado grande relevância na pesquisa matemática, sendo o berço de grandes mentes e contribuições significativas nessa área. Contudo, como educador em matemática, percebo um ruído persistente que se reflete nos resultados obtidos por nossos alunos nessa disciplina. Relatórios do ENEM, Saeb e Pisa indicam insuficiência no aprendizado, acompanhada de um crescente desinteresse dos jovens pela matemática. Enquanto nossos estudantes frequentemente não atingem os níveis mínimos de proficiência nesses exames, surge uma questão: podemos considerar contraditória a relação entre o destaque nacional na produção acadêmica em matemática e as dificuldades no ensino básico da disciplina? Como podemos reconciliar esses dois cenários aparentemente opostos? Obrigado, e excelente vídeo professor.
@@claudiopossani2052 que pena. Mas não importa, temos seu canal aqui que podemos acompanhar do mesmo jeito. Valeu professor, me inspiro muito no senhor.
O IMPA é excelência pura! Fiz presencialmente varios PAPMEM e aprendi muita coisa, antigamente ganhavamos até o Livro da coleção " A matemática no Ensino Médio" e quem era de outras cidades do estado, ganhava até hospedagem em hotel para poder fazer o curso durante a semana, sem falar no cafezinho maravilhoso que rolava pela manhá e a tarde. A sala do café tem um quadro de giz. Café pode dar algum "insight". Era uma semana de muito aprendizado. Quem era fora do estado tinha a transmissão das aulas em pólos das universidades.
O programa ainda existe, mas desde da pandemia passou a ser online e até antes disso teve muitas verbas cortadas e com isso só mesmo quem era local que ia assistir as aulas.
Há anos falo que o Prof. Possani já deveria ter sido convidado a dar aulas no PAPMEM, já que desde o falecimento do Elon, o Wagner abriu o espaço para outros professores.
Possani mo IMPA já!
Aprendi então que o IMPA tem importância ímpar (não resisti).
Historicamente, o Brasil tem demonstrado grande relevância na pesquisa matemática, sendo o berço de grandes mentes e contribuições significativas nessa área. Contudo, como educador em matemática, percebo um ruído persistente que se reflete nos resultados obtidos por nossos alunos nessa disciplina. Relatórios do ENEM, Saeb e Pisa indicam insuficiência no aprendizado, acompanhada de um crescente desinteresse dos jovens pela matemática.
Enquanto nossos estudantes frequentemente não atingem os níveis mínimos de proficiência nesses exames, surge uma questão: podemos considerar contraditória a relação entre o destaque nacional na produção acadêmica em matemática e as dificuldades no ensino básico da disciplina? Como podemos reconciliar esses dois cenários aparentemente opostos?
Obrigado, e excelente vídeo professor.
Tratarei deste "conflito" num próximo vídeo
Feliz ano novo prof. Possani!
Professor Possani! Boas festas e muita saúde em 2025! 👍🙏🙏🙏🙏
Vídeo Hypado com sucesso! 😉😇
Nem vi o vídeo... Foi pela confiança mesmo... 😅🫠😊😉
Parabéns pelo vídeo!!!!👏👏👏👏
Excelente!
👏👏👏👏👏
O senhor já foi convidado pra dá alguma aula no IMPA?
Merecia ir no PAPMEM e aulas de Cálculo.
Eu apoio.
Nunca fui convidado para aulas no Impa. Fiz comunicações de pesquisa num Colóquio.
@@claudiopossani2052 que pena. Mas não importa, temos seu canal aqui que podemos acompanhar do mesmo jeito. Valeu professor, me inspiro muito no senhor.
filho do leopoldo é professor de doutorado no impa se não me engano :)
Ótimo domingo, Prof. Possani!