Olá Iran, muito obrigado por seu comentário, fico lisonjeado. Basicamente ainda falta compartilhamento e engajamento (likes, comentários....) é assim que algoritmo do UA-cam entende a relevância do conteúdo e passa a indicar o canal. Mas aos poucos vamos crescendo e o mais importante de forma consistente. Um forte abraço e bons ventos!
Considero esses exercícios os que mais geram confusão entre os estudantes. A explicação aqui é muito didática e precisa. E já encontrei gabarito diferente para a segunda questão (3 graus E). Parabéns!
Muito grato pela confiança, tenho certeza que esse material será de grande valia para a sua preparação. Estou a disposição para qualquer dúvida, meu contato direto está no eBook. Grande abraço e bons estudos!
⚠ASSISTA O EXERCÍCIO CORRIGIDO DESSA AULA - ua-cam.com/video/gcnOurVNhMI/v-deo.html ======================================= ⚓ Na próxima prova esteja bem preparado, conheça nossos cursos e ebooks: 🛟 bit.ly/rodadeproa 🛟 ======================================= RODA DE PROA SEGUROS - Comandante, não deixe a sua embarcação sem a cobertura de um seguro, faça uma cotação sem qualquer compromisso, acesse: rodadeproa.com.br
@@patrickfreitasconcurso Baixe novamente o Ebook de Questões ele está atualizado, porém tem questões que o gabarito vem com o erro da Marinha e pode aparecer dessa forma na prova. Se eu eu mudo o aluno pode perder a questão na prova.
Patrick, agradeço muito pela observação do erro nesse exercício, como o UA-cam só permite fazer cortes, resolvi cortar o exercício da aula e gravar um adendo com o exercício corrigido. Gde abraço e ótimos estudos! Link do vídeo: ua-cam.com/video/gcnOurVNhMI/v-deo.html
Uma sugestão é mostrar exemplo de visada de um ponto notável com alidade e sua conversão para Verdadeira na Carta. Quando soma, quando subtrai e porque. Mais uma vez parabéns pela aula!!
Olá Ricardo obrigado pela participação e elogio, quanto a sugestão, acredito que a Aula 13 traz um exercício como este que você sugere. De qualquer forma ainda pretendo trazer um exercício, bem mais complexo e elaborado com muitas variáveis envolvidas inclusive com as conversões na qual você sugere. Grande abraço. link da Aula 13: ua-cam.com/video/pOruC1Q1lUI/v-deo.html
Parabéns pelo canal. As aulas estão sendo muito didáticas. As apresentações gráficas são nota 10. Tenho a dúvida. No primeiro exercício a embarcação A fez a marcação da B usando sua bússola com desvio. Deveria ler 353.5⁰, e leu 355⁰. Entendo que a visada é a mesma, mas o Norte magnético é que mudou a leitura em relação a recíproca da embarcação B. Pelo q entendi, o desvio da agulha seria 1.5⁰W. Somando 1.5⁰ a leitura da mesma visada. Tentei explicar meu ponto da melhor forma, mas acho q ficou confuso ainda.
@@RodadeProa Prezado Sérgio, boa tarde. Gostaria inicialmente de parabenizá-lo pelo excelente conteúdo disponibilizado no seu canal. Quanto à primeira questão apresentada, eu também fiquei com a mesma dúvida apresentada pelo Fábio. Veja essa linha de raciocínio, por favor. Quando o desvio da agulha é no sentido oeste (W), as marcações da agulha apresentam valores maiores que as marcações magnéticas, pois ter-se-ia que adicionar o desvio da agulha (Dag) à marcação magnética. A marcação feita pela embarcação B encontra-se sem desvio, portanto, tem-se que marcação magnética (Mmg) é igual a Marcação da Agulha (Mag) feita por essa embarcação. A recíproca dessa marcação é igual a 353,5º. Pois bem, como a marcação feita pela Embarcação A é maior que a recíproca da marcação feita pela embarcação B, tem-se uma situação na qual foi necessário adicionar o Dag e, se o Dag foi adicionado, então é ele Oeste W. Mag = Mmg - Dag -> 355 = 353,5 - Dag -> 355 - 353,5 = - Dag -> 1,5 = - Dag -> Dag = - 1,5 = 1,5 w
Felipe, não sei porque o UA-cam colocou seu comentário sob revisão e por esse motivo não pude visualiza-lo e só depois de um mês que apareceu para mim. Agradeço muito pela observação do erro nesse exercício, como o UA-cam só permite fazer cortes, resolvi cortar o exercício da aula e gravar um adendo com o exercício corrigido. Gde abraço e ótimos estudos! Link do vídeo: ua-cam.com/video/gcnOurVNhMI/v-deo.html
Fábio, agradeço muito pela observação do erro nesse exercício, como o UA-cam só permite fazer cortes, resolvi cortar o exercício da aula e gravar um adendo com o exercício corrigido. Gde abraço e ótimos estudos! Link do vídeo: ua-cam.com/video/gcnOurVNhMI/v-deo.html
Tenho uma dúvida, pois para mim o enunciado do primeiro exercício está errado. Se a embarcação fez uma marcação a 100 graus verdadeiros, a recíproca verdadeira para o observador em terra seria de 280 graus. Como a bússola dele não tem desvio e sua marcação foi de 295 graus, o desvio magnético deveria ser de 15 graus a oeste. Ou então a marcação verdadeira recíproca deveria ser de 103 graus, como foi comentado na própria resolução do exercícios. Fiquei confusa... os 115 graus correspondem à recíproca do observador, com a leitura feita pela bússola do observador, e não a uma marcação feita pela bússola da embarcação. Será que consegui expressar minha dúvida?
Olá Glaucia, obrigado por sua participação. A Marinha tem uma série de questões com "problemas" esse aqui é um clássico, vamos lá, se o barco marca aos 100° verdadeiros o observador tem marca-lo no mesmo instante aos 280° verdadeiros, não existe outra alternativa. Se no local a dm = 12°W e o homem marcou aos 295° magnéticos (ele não tem desvio de agulha), significa que ele marcou aos 283° verdadeiros (Mv = Mmg + dm) (-W). Aqui alguém já estaria errado, pois estamos comparando duas marcações verdadeiras e as reciprocas não batem (reciproca de 283 = 103). A Marcação verdadeira do barco teria que ser 103° e nesse caso o desvio da agulha do barco tbm seria 0°. Grande abraço e bons estudos!
Caro professor, uma dúvida sobre a resposta da questão 2. Convertendo a marcação recíproca do observador de 115 graus magnéticos para verdadeira, temos 103 graus. A embarcação deveria ter marcado 103 graus verdadeiros mas marcou 100 pois não sabia seu desvio de agulha. Isso não indica um desvio de agulha de 3 graus a Leste?
Olá @nemvouler, sempre muita atenção quanto ao desvio de agulha ele sempre é em relação ao Norte Magnético, se colocarmos o desvio 3°W, a Marcação de Agulha ficaria com 109°, pois a Variação Total (ângulo entre o Nv e o Na) seria igual a 09°. Forte abraço e bons estudos!
Olá Afonso os links estão abaixo para você baixar os arquivos. Gde abraço! CARTA NÁUTICA - bit.ly/3EHy8bb LISTA DE FARÓIS - bit.ly/3eKxLC9 CARTA 12000 - bit.ly/3sMrvCh
11:23 nesse ultimo exercício eu acertei , mas meu raciocínio mestre tenho certeza que foi errado . Pois confundi, achei que a reciproca era da embarcação (aliás a questao nem fala isso akk) ai descobri a variaçao de 295°-280°=15° desse reaultado subtrai 12° e achei 3° . Como minha declinação magn esta para w deduzi que séria 3°W .
Daniel, quando iniciei meus estudos náuticos, lembro que as vezes refazia um exercício por 3 ou 4 vezes, até que todos os detalhes fossem bem resolvidos. Minha dica é que refaça os exercícios para compreender a lógica e o conceito e verá como vai evoluir nos estudos. Forte abraço e bons estudos!
Professor, no minuto 5:00. A questão está com gabarito errado. Se eu sou o barco a com desvio de agulha. Digamos que meu desvio de agulha seja negativo, ou seja, oeste, entao poderíamos dizer que sem o desvio teríamos visto o barbo b exatamente em 253.5 graus pela popa. Confirmando a minah ideia que me desvio é negativo, pois ele diminuiu o grau da minha marcação. Você conseguiu me compreender? Tive que jogar no photoshop essa questão para entende-la.
Patrick, eu tinha lhe respondido, mas resolvi analisar melhor o exercício e volto a a falar com vc, no momento estou com o tempo bastante escasso por conta do curso de radar que estou desenvolvendo, mas assim que sobrar um tempinho vou ver com calma. Grande abraço e bons estudos!
Ssk, por não haver desvio na agulha o Norte de Agulha coincide com o Norte Magnético ou seja, Ma = Mmg. Portanto, não está errado dizer que foi uma marcação magnética ou uma marcação de agulha, afinal, elas tem o mesmo valor. Grande abraço e bons ventos!
Olá Drone, quando não há desvio de agulha, então podemos afirmar que não há Norte de Agulha ou que o Norte de Agulha *coincide* com o Norte Magnético. No exercício, o desvio de agulha na embarcação *A* é em relação ao Norte Magnético, pois a embarcação *B*, não possui desvio em sua agulha magnética ou seja aponta na direção do Norte Magnético e esse desvio é de 1,5°E. Espero tê-lo ajudado, bons ventos e forte abraço!
Essa questão está com um problema no meu entender. Se o desvio magnético é de 12° W, esse desvio é o mesmo para o barco e para o observador. Assim, a marcação verdadeira do observador é de 283°, complemento 103° em relação ao norte verdadeiro. Logo, deveria coincidir com os 100° verdadeiros do barco, já que a marcação verdadeira dos dois deveriam ser iguais, correto? Assim, a Mm do barco deveria ser de 115° e a Ma 118°. Não há uma inconsistência no enunciado?
Olá Antonio, sim há uma inconsistência no enunciado, resolvi da maneira na qual o gabarito da Marinha aponta, mas deveria ter ao menos falado do erro, vou deixar uma observação na descrição. Grande abraço e bons estudos!
@@RodadeProa Obrigado. hoje passei na prova de arrais amador e já estou me preparando para a prova de mestre em seguida. Tuas aulas estão me ajudando muito.
Qual foi a resposta OFICIAL da marinha? Se a bússola da pessoa não tem desvio, ela bate com o norte e leituras verdadeiras, então ou tem desvio ou o barco não tem marcação verdadeira da pessoa. Pra mim não ficou resolvido, foi dado um jeitinho pois isso não justifica o observador ver o barco a 115 graus, teve que ignorar a marcação dele pra dar certo, desenha a pessoa e verá incoerência. Tá errado o enunciado, a marinha é péssima. O pior é que a prova é rasgada no final e eliminam a prova de que não somos nós que respondemos certo ou errado mas sim que o erro é da marinha que deveria divulgar publicamente o erro e a anulação da questão. De forma que nem podemos exigir a revisão. Isso é surrealista, somos civis, com direitos. Tem muitas questões com erros de enunciado. Em qualquer outra prova do mundo podemos recorrer. Ou seria muito bacana a marinha fazer como em qualquer prova, dar o gabarito e deixar as pessoas levarem o enunciado das provas, como no vestibular. Talvez uma instituição civil deveria ser a responsável por essas provas e correção. Apenas pensamentos de como solucionar.
Olá Eloy, muito obrigado pela participação, de fato temos muitos enunciados errados, eu mesmo mostro vários deles, até para servir de alerta e ajudar os candidatos. Sua indignação, vem de anos, as provas de Arrais, Motonauta e Mestre não permitem revisão e são destruídas, veja o que diz a NORMAM 211: " As provas deverão ser destruídas, imediatamente após a correção e a apresentação dos resultados aos candidatos, visando garantir a integridade e o sigilo do Banco de Questões. " Mesmo a prova de Capitão, a única em que há revisão, nesse ultimo exame mostrei e provei que a questão estava errada e a banca ignorou. Só um adendo, quando você diz " Se a bússola da pessoa não tem desvio, ela bate com o norte e as leituras são verdadeiras..." Quando a bússola não tem desvio, as leituras são magnéticas, pois a bússola busca o Norte Magnético e não o Verdadeiro. Um forte abraço e bons ventos!
Como esse canal só tem 2000 inscritos.. ? O canal mais completo no assunto.parabens
Olá Iran, muito obrigado por seu comentário, fico lisonjeado. Basicamente ainda falta compartilhamento e engajamento (likes, comentários....) é assim que algoritmo do UA-cam entende a relevância do conteúdo e passa a indicar o canal. Mas aos poucos vamos crescendo e o mais importante de forma consistente. Um forte abraço e bons ventos!
Humilde professor!
Obrigado pelo prestigio ao canal e reconhecimento ao conteúdo. Forte abraço e bons estudos!
continuamos firmes nos estudos. Muito conteúdo, de excelente qualidade.
Muito obrigado pelo feedback e reconhecimento ao conteúdo e é isso mesmo foco + persistência = sucesso. Forte abraço e bons ventos!
Não sabia sobre essas marcações recíprocas.mais vlw muito a explicação, melhor canal do UA-cam ⛵🚤🛶💪👏👏👏👏👏
Se puder refassa essas questões, pq elas são do banco de dados da Marinha, portanto podem cair na prova. Gde abraço.
parabéns capitão, mais uma aula muito bem explicada, fácil de entender.
Obrigado pelo feedback Paulo. Essa é a intenção, abraços!
Considero esses exercícios os que mais geram confusão entre os estudantes. A explicação aqui é muito didática e precisa. E já encontrei gabarito diferente para a segunda questão (3 graus E). Parabéns!
Muito obrigado pelo feedback, fico feliz que o conteúdo tenha agradado. Forte abraço e bons ventos!
Excelente canal com ótimas explicações.
Obrigado Leandro pelo feedback, fico feliz que tenha gostado da aula. Grande abraço e bons ventos!
Oi boa noite e obrigado acabei de comprar e acessar o ebook obrigado eDeus te abençoe sempre🙏
Muito grato pela confiança, tenho certeza que esse material será de grande valia para a sua preparação. Estou a disposição para qualquer dúvida, meu contato direto está no eBook. Grande abraço e bons estudos!
excelente.......parabens !!!!!!
Muito obrigado pelo elogio, fico feliz que tenha gostado. Grande abraço e bons ventos!
⚠ASSISTA O EXERCÍCIO CORRIGIDO DESSA AULA - ua-cam.com/video/gcnOurVNhMI/v-deo.html
=======================================
⚓ Na próxima prova esteja bem preparado, conheça nossos cursos e ebooks: 🛟 bit.ly/rodadeproa 🛟
=======================================
RODA DE PROA SEGUROS - Comandante, não deixe a sua embarcação sem a cobertura de um seguro, faça uma cotação sem qualquer compromisso, acesse: rodadeproa.com.br
eu já sou aluno do seu curso professor, inclusive, iria pedir que o sr desse uma revisada nos gabaritos, há questoes com gab errado.
@@patrickfreitasconcurso Baixe novamente o Ebook de Questões ele está atualizado, porém tem questões que o gabarito vem com o erro da Marinha e pode aparecer dessa forma na prova. Se eu eu mudo o aluno pode perder a questão na prova.
Patrick, agradeço muito pela observação do erro nesse exercício, como o UA-cam só permite fazer cortes, resolvi cortar o exercício da aula e gravar um adendo com o exercício corrigido. Gde abraço e ótimos estudos!
Link do vídeo: ua-cam.com/video/gcnOurVNhMI/v-deo.html
Muito bom professor, obrigada!
Geovana, muito obrigado. Fico feliz que tenha gostado do conteúdo e da aula.
Olá bela. Aula sensei
Muito obrigado. Grande abraço e bons ventos!
Uma sugestão é mostrar exemplo de visada de um ponto notável com alidade e sua conversão para Verdadeira na Carta. Quando soma, quando subtrai e porque.
Mais uma vez parabéns pela aula!!
Olá Ricardo obrigado pela participação e elogio, quanto a sugestão, acredito que a Aula 13 traz um exercício como este que você sugere. De qualquer forma ainda pretendo trazer um exercício, bem mais complexo e elaborado com muitas variáveis envolvidas inclusive com as conversões na qual você sugere. Grande abraço.
link da Aula 13: ua-cam.com/video/pOruC1Q1lUI/v-deo.html
Parabéns pelo canal. As aulas estão sendo muito didáticas. As apresentações gráficas são nota 10.
Tenho a dúvida. No primeiro exercício a embarcação A fez a marcação da B usando sua bússola com desvio. Deveria ler 353.5⁰, e leu 355⁰. Entendo que a visada é a mesma, mas o Norte magnético é que mudou a leitura em relação a recíproca da embarcação B. Pelo q entendi, o desvio da agulha seria 1.5⁰W. Somando 1.5⁰ a leitura da mesma visada.
Tentei explicar meu ponto da melhor forma, mas acho q ficou confuso ainda.
@@RodadeProa Prezado Sérgio, boa tarde. Gostaria inicialmente de parabenizá-lo pelo excelente conteúdo disponibilizado no seu canal. Quanto à primeira questão apresentada, eu também fiquei com a mesma dúvida apresentada pelo Fábio. Veja essa linha de raciocínio, por favor. Quando o desvio da agulha é no sentido oeste (W), as marcações da agulha apresentam valores maiores que as marcações magnéticas, pois ter-se-ia que adicionar o desvio da agulha (Dag) à marcação magnética. A marcação feita pela embarcação B encontra-se sem desvio, portanto, tem-se que marcação magnética (Mmg) é igual a Marcação da Agulha (Mag) feita por essa embarcação. A recíproca dessa marcação é igual a 353,5º. Pois bem, como a marcação feita pela Embarcação A é maior que a recíproca da marcação feita pela embarcação B, tem-se uma situação na qual foi necessário adicionar o Dag e, se o Dag foi adicionado, então é ele Oeste W. Mag = Mmg - Dag -> 355 = 353,5 - Dag -> 355 - 353,5 = - Dag -> 1,5 = - Dag -> Dag = - 1,5 = 1,5 w
Felipe, não sei porque o UA-cam colocou seu comentário sob revisão e por esse motivo não pude visualiza-lo e só depois de um mês que apareceu para mim. Agradeço muito pela observação do erro nesse exercício, como o UA-cam só permite fazer cortes, resolvi cortar o exercício da aula e gravar um adendo com o exercício corrigido. Gde abraço e ótimos estudos!
Link do vídeo: ua-cam.com/video/gcnOurVNhMI/v-deo.html
Fábio, agradeço muito pela observação do erro nesse exercício, como o UA-cam só permite fazer cortes, resolvi cortar o exercício da aula e gravar um adendo com o exercício corrigido. Gde abraço e ótimos estudos!
Link do vídeo: ua-cam.com/video/gcnOurVNhMI/v-deo.html
👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
👍👊
Esse problema caiu na provia de hoje de MSA, nem tive dúvida em marcar a resposta...rs
Olá Henrique, isso mostra que você se preparou muito bem, parabéns pela aprovação e vamos buscar a CHA de Capitão. Forte abraço e bons ventos!
Tenho uma dúvida, pois para mim o enunciado do primeiro exercício está errado. Se a embarcação fez uma marcação a 100 graus verdadeiros, a recíproca verdadeira para o observador em terra seria de 280 graus. Como a bússola dele não tem desvio e sua marcação foi de 295 graus, o desvio magnético deveria ser de 15 graus a oeste. Ou então a marcação verdadeira recíproca deveria ser de 103 graus, como foi comentado na própria resolução do exercícios. Fiquei confusa... os 115 graus correspondem à recíproca do observador, com a leitura feita pela bússola do observador, e não a uma marcação feita pela bússola da embarcação. Será que consegui expressar minha dúvida?
Olá Glaucia, obrigado por sua participação. A Marinha tem uma série de questões com "problemas" esse aqui é um clássico, vamos lá, se o barco marca aos 100° verdadeiros o observador tem marca-lo no mesmo instante aos 280° verdadeiros, não existe outra alternativa.
Se no local a dm = 12°W e o homem marcou aos 295° magnéticos (ele não tem desvio de agulha), significa que ele marcou aos 283° verdadeiros (Mv = Mmg + dm) (-W).
Aqui alguém já estaria errado, pois estamos comparando duas marcações verdadeiras e as reciprocas não batem (reciproca de 283 = 103). A Marcação verdadeira do barco teria que ser 103° e nesse caso o desvio da agulha do barco tbm seria 0°. Grande abraço e bons estudos!
Questão deve ter sido anulada. Contém uma contradição no enunciado.
Caro professor, uma dúvida sobre a resposta da questão 2. Convertendo a marcação recíproca do observador de 115 graus magnéticos para verdadeira, temos 103 graus. A embarcação deveria ter marcado 103 graus verdadeiros mas marcou 100 pois não sabia seu desvio de agulha. Isso não indica um desvio de agulha de 3 graus a Leste?
Olá @nemvouler, sempre muita atenção quanto ao desvio de agulha ele sempre é em relação ao Norte Magnético, se colocarmos o desvio 3°W, a Marcação de Agulha ficaria com 109°, pois a Variação Total (ângulo entre o Nv e o Na) seria igual a 09°.
Forte abraço e bons estudos!
esse exercício foi ótimo, não encontrei Aula 13 mestre
Claudio, segue o link da aula 13. Obrigado pelo elogio.
ua-cam.com/video/doVGMXhbmYo/v-deo.html
Gostaria de baixar a carta náutica e o livro de sinais como faço
Olá Afonso os links estão abaixo para você baixar os arquivos. Gde abraço!
CARTA NÁUTICA - bit.ly/3EHy8bb
LISTA DE FARÓIS - bit.ly/3eKxLC9
CARTA 12000 - bit.ly/3sMrvCh
11:23 nesse ultimo exercício eu acertei , mas meu raciocínio mestre tenho certeza que foi errado . Pois confundi, achei que a reciproca era da embarcação (aliás a questao nem fala isso akk) ai descobri a variaçao de 295°-280°=15° desse reaultado subtrai 12° e achei 3° . Como minha declinação magn esta para w deduzi que séria 3°W .
Daniel, quando iniciei meus estudos náuticos, lembro que as vezes refazia um exercício por 3 ou 4 vezes, até que todos os detalhes fossem bem resolvidos. Minha dica é que refaça os exercícios para compreender a lógica e o conceito e verá como vai evoluir nos estudos. Forte abraço e bons estudos!
Professor, no minuto 5:00. A questão está com gabarito errado. Se eu sou o barco a com desvio de agulha. Digamos que meu desvio de agulha seja negativo, ou seja, oeste, entao poderíamos dizer que sem o desvio teríamos visto o barbo b exatamente em 253.5 graus pela popa. Confirmando a minah ideia que me desvio é negativo, pois ele diminuiu o grau da minha marcação.
Você conseguiu me compreender? Tive que jogar no photoshop essa questão para entende-la.
Patrick, eu tinha lhe respondido, mas resolvi analisar melhor o exercício e volto a a falar com vc, no momento estou com o tempo bastante escasso por conta do curso de radar que estou desenvolvendo, mas assim que sobrar um tempinho vou ver com calma. Grande abraço e bons estudos!
então mestre, a marcação de 295 é uma marcacção da agulha e não marcação magnetica?
Ssk, por não haver desvio na agulha o Norte de Agulha coincide com o Norte Magnético ou seja, Ma = Mmg.
Portanto, não está errado dizer que foi uma marcação magnética ou uma marcação de agulha, afinal, elas tem o mesmo valor. Grande abraço e bons ventos!
Estou fazendo a minha pra mim e tudo novo ...está difícil tenho 54 anos
Nunca é tarde, como diz a letra da música; "somos eternos aprendizes",tenho 58 e aprendo mais que ensino. Um forte abraço!
Bons ventos, acredito q a resposta seja 1,5 W. pq pelo video a referencia foi a marcação e deveria ter sido o Norte magnético
acho q entendi a confusao, quando fala q o A marcou o B com a agulha magnetica nao eh o norte de agulha e sim o norte magnético. ai da 1,5 E.
Olá Drone, quando não há desvio de agulha, então podemos afirmar que não há Norte de Agulha ou que o Norte de Agulha *coincide* com o Norte Magnético.
No exercício, o desvio de agulha na embarcação *A* é em relação ao Norte Magnético, pois a embarcação *B*, não possui desvio em sua agulha magnética ou seja aponta na direção do Norte Magnético e esse desvio é de 1,5°E. Espero tê-lo ajudado, bons ventos e forte abraço!
Estou gastando muito das aulas!!!
Que bom Fábio, fico feliz que o conteúdo das aulas estão atendendo suas expectativas. Gde abraço e bons estudos!
Essa questão está com um problema no meu entender. Se o desvio magnético é de 12° W, esse desvio é o mesmo para o barco e para o observador. Assim, a marcação verdadeira do observador é de 283°, complemento 103° em relação ao norte verdadeiro. Logo, deveria coincidir com os 100° verdadeiros do barco, já que a marcação verdadeira dos dois deveriam ser iguais, correto? Assim, a Mm do barco deveria ser de 115° e a Ma 118°. Não há uma inconsistência no enunciado?
Olá Antonio, sim há uma inconsistência no enunciado, resolvi da maneira na qual o gabarito da Marinha aponta, mas deveria ter ao menos falado do erro, vou deixar uma observação na descrição. Grande abraço e bons estudos!
@@RodadeProa Obrigado. hoje passei na prova de arrais amador e já estou me preparando para a prova de mestre em seguida. Tuas aulas estão me ajudando muito.
Parabéns Antonio, tenho certeza que com sua dedicação logo estará com a carteira de Mestre Amador em mãos. Forte braço e bons estudos!
Qual foi a resposta OFICIAL da marinha?
Se a bússola da pessoa não tem desvio, ela bate com o norte e leituras verdadeiras, então ou tem desvio ou o barco não tem marcação verdadeira da pessoa.
Pra mim não ficou resolvido, foi dado um jeitinho pois isso não justifica o observador ver o barco a 115 graus, teve que ignorar a marcação dele pra dar certo, desenha a pessoa e verá incoerência. Tá errado o enunciado, a marinha é péssima. O pior é que a prova é rasgada no final e eliminam a prova de que não somos nós que respondemos certo ou errado mas sim que o erro é da marinha que deveria divulgar publicamente o erro e a anulação da questão. De forma que nem podemos exigir a revisão. Isso é surrealista, somos civis, com direitos. Tem muitas questões com erros de enunciado. Em qualquer outra prova do mundo podemos recorrer. Ou seria muito bacana a marinha fazer como em qualquer prova, dar o gabarito e deixar as pessoas levarem o enunciado das provas, como no vestibular. Talvez uma instituição civil deveria ser a responsável por essas provas e correção. Apenas pensamentos de como solucionar.
Olá Eloy, muito obrigado pela participação, de fato temos muitos enunciados errados, eu mesmo mostro vários deles, até para servir de alerta e ajudar os candidatos. Sua indignação, vem de anos, as provas de Arrais, Motonauta e Mestre não permitem revisão e são destruídas, veja o que diz a NORMAM 211:
" As provas deverão ser destruídas, imediatamente após a correção e a apresentação dos resultados aos candidatos, visando garantir a integridade e o sigilo do Banco de Questões. "
Mesmo a prova de Capitão, a única em que há revisão, nesse ultimo exame mostrei e provei que a questão estava errada e a banca ignorou.
Só um adendo, quando você diz " Se a bússola da pessoa não tem desvio, ela bate com o norte e as leituras são verdadeiras..."
Quando a bússola não tem desvio, as leituras são magnéticas, pois a bússola busca o Norte Magnético e não o Verdadeiro. Um forte abraço e bons ventos!
Entendi. Muito obrigado pela explicação! 👍@@RodadeProa