Estou há uma semana praticamente repassando tudo que vou dizer na neuro: o que falar, como falar, o que vou vestir. Não consigo pensar mais nada além disso 😂
FEEDBACK: Deu tudo certo! Minha neuro acredita que eu seja autista funcional. Ela me passou algumas medicações e agora vou ficar sob acompanhamento rumo ao diagnóstico formal. Um dia muito importante na minha vida, eu diria.
Fico muito feliz de ver o seu entusiasmo, @@aliciacavalcante1651🧩 Daqui pra frente você deve ter muitas outras aventuras edificantes!!! Já somos amigas no Instagram?! @lygiapereira.psi Também quero acompanhar a sua evolução! Muito obrigada pela mensagem🌻 😘😘
Tenho 38 anos, sempre me achei uma alienígena, a estranha. Como eu era muito tímida na adolescência fiz um curso de teatro e mudei muito, me tornei muito comunicativa e simpática. Vesti uma personagem que eu queria ser. Sempre tive crise existencial, não sei quem eu sou. Tentei falar com muita gente, mas ninguém ouve ou entende. Aos 38 atendi uma psicopedagoga e assisti a uma palestra dela sobre Asperger e, nossa, me identifiquei muito, quase chorei ao perceber que eu não tava só. Não sei se eu sou autista ou tenho tdah, pq meu hiperfoco é temporário e só em uma coisa, mas faço milhões de outras coisas e nunca termino. Sou uma negação. Nao tenho a vida que eu queria ter, me sinto uma farsa. Parece que nunca terei sucesso nem no trabalho e nem em relacionamento algum. Seja em amizade ou amoroso, não consigo manter amizades próximas por muito tempo. Tenho crises de raiva e impulsividade com meros sons altos ou quando algo sai do planejado, ou alguma surpresa... Com 11 anos de carreira na maquiagem consegui suprimir minhas ânsias e irritações com os imprevistos que sempre acontece, mas dói por dentro. Não sei se isso faz parte do autismo ou do tdah. Tô meio perdida pq eu queria saber quem eu sou e porque eu sou assim, só pra tentar aliviar a minha cabeça, me dar algo de concreto pq nada nessa vida há certezas, isso me angústia tanto, mas tento me controlar. Obrigada pelo vídeo, sua calma ajuda muito!
Eu digo a mesma coisa, por vários momentos me vi na sua descrição. Também estou há tempos tentando criar coragem de falar com um psiquiatra e não seu por onde começo. 😅
Eu sempre fui ansiosa e sempre achei que não era ansiosa, pq eu não sabia que o que eu sentia era ansiedade. Eu fico ansiosa ate mesmo de voltar a trabalhar numa segunda feira apos o final de semana, e isso é real, pois eu fico imaginando o que eu tenho que fazer no trabalho, se meu chefe vai estar bravo na segunda e etc. e as vezes vou dormir lá pelas 4 da manha para acordar 5:20. eu fico em panico quando me ligam ou quando tocam minha campainha tbm eu demoro muito para atender ou espero a pessoa ir embora. Eu sempre usei meu irmão como farol, ele era 1 ano mais velho que eu e sempre o achei muito descolado, porem ele era um pestinha. Todo mundo falava muito dele e os meus pais tendiam dar mais atencao ao comportamento dele por ele dar mais trabalho. Me lembro de pedir a minha mae para fazer ballet e jazz, fazer teatro e tbm poedi para que eles me colocassem no colegio militar, pq odiava o colegio que eu estudava e eles nunca me ouviram, ao contrario eles tentavam fazer coisas para meu irmao, como comprar violao para ele quando ele ficou interessado ou dele entrar em artes marciais (lembro que ele fez judo, jiu jitsu etc.) e na minha cabeca era justo pq ele precisava mais dessas coisas do que eu. Eu amo artes e desenhar, desde pequena, porem eu pareu ha tempos pois eu nunca me achei boa o suficiente. recentemente voltei a desenhar, mas eu sinto uma trava ainda... ah eu so sento com uma das pernas levantadas, tipo borboleta as vezes com as duas pernas ou so uma.As vezes no trabalho o papo ta bem chato e eu fico me balancando e quanto percebo eu paro imediatamente.🤭 AH eu entrei em contato com uma neuropsicologa e pretendo conversar com ela esta semana, torçam por mim . 🥰
Estou investigando o autismo e estudando muito sobre para ter embasamento ao levar minhas questões à neuropsicóloga. E esse vídeo realmente me tocou pois eu me identifiquei muito com todas as características citadas e sempre me culpei demais e sofri muito por tê-las! Eu tenho, nessa busca, conseguido me acolher mais. Obrigada pelo conteúdo! Ele realmente tem potencial de mudar vidas.
Tenho 32 anos, sou casada e tenho uma filha de 5 anos. Tb sou professora. Tenho assistido seus vídeos e me identificado com muitas coisas, mas nesse vídeo especialmente parecia que eu estava ouvindo você me descrever, pois me identifiquei muito mesmo. Eu amo minha família, mas as vezes sinto uma sobrecarga fora do normal. Demorei pra ingressar na carreira e percebo que ainda estou me adaptando. Obrigada por compartilhar esse conhecimento e ajudar a mim e a outras pessoas a se entenderem melhor, realmente é angustiante você não entender o que sente ou o por que e ainda ser julgada pelos outros.
Já iniciei a faculdade de Psicologia duas vezes, e larguei por motivos de ansiedade, dificuldades de socialização, dificuldade pânico em apresentação, amo o ramo da psicologia sempre a primeira da sala, já tentei o curso de radiologia também na UNiP de GO e a sala tinha 46 alunos eu fiquei 2 mêses e abandonei, eu descobri que sou aspen depois de adulta, não consigo ter relacionamentos amorosos porque vivo no meu mundo e isso dificulta, nada é fácil.
Seja bem-vinda à comunidade, Tatiana! 🧩✨🧠📚💎 Realmente não é fácil... mas acredito que você possa se beneficiar bastante de um treinamento para funções executivas. E existem alguns recursos para aliviar o nosso estresse por excesso de estímulos. Eu uso um protetor auricular, por exemplo, quando o ambiente é muito barulhento. Se quiser completar o seu curso de psicologia, acho que podemos encontrar um caminho, hein?!
@@lygia.pereira adorei a dica do protetor auricular. Vou tentar usar. Com barulho tenho muita dificuldade de concentrar e manter o foco... Qualquer coisa me distraio... Descobri o transtorno de ansiedade e pânico há uns quase 2 anos. Nossa me vi neste vídeo👀 . Qual o profissional você indica para descobrir se eu tenho autismo?
Acabei descobrindo que sou Asperger há 4 anos, através do diagnostico de uma sobrinha com autismo severo. Minha filha de 12 anos também foi diagnosticada na mesma época, e isso nos ajuda a lidar com a vida. Uma coisa que minha filha fazia era automutilação devido a ansiedade, fazia feridas na pele de tanto coçar um unico lugar, até sangrar. Ela é inteligente, mas com dificuldades na interação social e manutenção do foco. Hoje, com medicamentos e terapias, ficou mais fácil lidar com as dificuldades. Minha filha mora comigo, pois para mim é mais fácil entendê-la e ajudá-la. Parabéns pelos vídeos.
Tenho 20 anos... ano passado foi quando comecei a suspeitar que tenho autismo. Tenho uma série de comportamentos que nunca entendi, tenho ansiedade e passei anos em depressão na adolescência. Tenho baixíssima energia social, problemas pra comunicar minhas necessidades, manias e rotinas (se algo sai fora do roteiro fico nervosa e quero chorar), tenho muita dificuldade em olhar para o rosto da pessoa com quem converso, sensibilidade a luz (me dá crise de enxaqueca)... e várias outras coisas. Enfim, pretendo buscar um acompanhamento.
Outras características bem evidentes em mim, além dessas, são: - sempre fui autodidata, lia muito desde a infância e depois da internet procuro tudo lá. Tenho mania de olhar mapas e cultura de países. - Tenho dificuldade de cumprimentar as pessoas que vejo na rua, por ex. - Não sei expressar meus sentimentos, nem fazer carinho. Mas nos meus gatos eu vivo apertando e beijando...😁😅 - Sou muito desastrada, não sei nem cortar um bolo, uma carne nem servir ninguém. Deixo tudo cair...😆 - meu passatempo preferido é ficar deitada, sozinha, lendo. -aprendi andar de bicicleta aos 40 anos, pq era insegura. E tenho carteira de motorista, mas fico extremamente ansiosa pra dirigir, então prefiro deixar pra lá..
@@nellemel eu consegui só aos 40 ( hoje tenho 45), As vezes fico com um pouco de medo e tal mas consigo andar. Mas dirigir, sinceramente não sei como consegui tirar a carta. Eu fico excessivamente preocupada com as pessoas olhando pra mim, então acabo errando tudo e me distraio, daí fica até perigoso...
Eu tbm tenho essas coisas, porem eu ainda nao tirei a carteira de motorista pq aqui no Canada vc tem que fazer em um computador um teste e eu falhei 2x já, o lugar é bem onde fica o atendimento dos servicos aqui e é muito ruim por que eu ouço cada barulho que cada pessoa faz e nao consigo me concentrar... 🥲tbm sou desastrada e como trabalho na construçao alem de me machucar tbm ja machuquei meus colegas sem querer. Tbm tenho um horario certo que deito e fico lendo, porem gosto de ler light novels e novelas chinesas.
Nossa! Eu hoje com 44 anos, percebi que me encaixo em 95% de tudo o que você disse! Tive infância e adolescência bem problemática, não era entendida e nunca me senti amada pela minha família! Tenho um tipo de fobia social, ansiedade, detesto falar ao telefone e enviar áudios, minha auto estima sempre foi baixa, entre outras coisas. Há 4 anos nasceram meus gêmeos e o que você relatou sobre o pós maternidade é exatamente o que vivo! Nunca pesquisei sobre autismo, comecei quando senti algo diferente em um dos meus gêmeos, recebemos o laudo da neuropsicóloga há 2 semanas e realmente ele se encaixa no espectro autista, e o que me chamou a atenção para pesquisar sobre autismo em adultos é que percebi muitas semelhanças comportamentais entre eu e meu filho. Amei seu vídeo, muito obrigada 🙏
Das 10 características das partes 1 e 2 do tema no video, em 9 me identifico muito, mas muito mesmo. Eu tenho um costume nada saudável, de ficar revisando e imaginando como as pessoas entendem minhas mensagens, comentários e etc(sempre de forma negativa). As vezes até em conversas pessoalmente, mas geralmente não faço os comentários acrencentando e explicando hoje em dia, pois por estar socializando, me sinto desconfortável se fizer, é como se o desconforto ja existisse, e aumentasse a cada nova explicação. Ao fazer isso frequentemente envio pelos menos algumas mensagens, (ja houverem épocas em que eram bem mais que algumas) explicando oque estou dizendo, ou querendo dizer, e ao fazer isso sempre fico me sentindo mal por imaginar que a pessoa me acha alguém extremamente insuportável. E com isso, eu frequentemente me afasto das pessoas e não tenho nenhum amigo próximo, apesar de não me incomodar de estar só. Mas reconheço que isso não é lá muito saudável, e que eu deveria socializar de maneira mais saudável, mas realmente não consigo, me sinto exausta depois de precisar socializar por muito tempo.
Minha filha hoje está com 7 anos, mas quando ela tinha 1 aninho ela tinha medo de lugares que tinham muitas pessoas, andava nas pontas dos pés, agora esta bem menos nao anda mas como antes, e quando foi pra escola com 3 anos ela sempre ficava no cantinho dela, mas de vez enquanto ela brincava com os coleguinhas, não ia no banheiro sozinha aliás até hoje ela não vai no banheiro sozinha, e eu nunca pensei que ela poderia ser autista, e agora a ansiedade dela está mas forte chegou até a sentir falta de ar e coração acelerado, teve febre, e passou dois dias sem conseguir andar direito com dores nas pernas e voltou a andar nas pontas dos pés novamente durante as dores, e agora estou tentando ir com ela no psicólogo ou neurologista. Não sei se ela vai ser autista mas peço a Deus que eu consiga resolver a situação dela logo, pois pelo SUS não é fácil.😓😓
Achei seu canal e estou amando. Minha filha faz terapia com uma psicóloga e essa semana tivemos uma observação que nós assustou. Ela nos pediu para fazer uma avaliação com uma neuropsicologista pois ela pode ter Autismo . Recentemente mudamos para Alemanha, ela estuda em uma escola tradicional alemã. Estamos bem assustados. Imagina o drama da minha pequena com uma mudança tão brusca . Meu maior desafio aqui é fazer avaliação com um profissional que fale português.
Meu Deus, eu to passada! Bateu tudo,tudo tudo comigo. Eu sou ansiosa ao extremo, fico ensaiando em voz alta TUDO que vou falar quando vou interagir com alguém. Também eu tinha mania de idealizar uma roupa que iria num evento, uns 6 meses antes!!! Mas como só descobri o autismo ano passado aos 42, imagina o quanto sofri na vida, me achando diferente e esquisita. Nessa altura da vida depois de saber disso, acho bom não ter tido filhos. (Tenho 23 anos de casada)
Depois de ter sofrido a vida toda com praticamente quase todos esses sintomas que você mencionou, e já ter passado dos 40, a gente ainda fica meio que sem esperança por ter perdido tanto. O que conforta é ter pelo menos uma resposta a muitos questionamentos que passei a vida tentando entender. Mais como fazer pra melhorar, se sentir melhor? Você falou dos sintomas, agora dá uma dica de como ter uma vida normal pelo o amor de Deus!
nunca me senti tão bem descrita! o único problema é que ainda nao tenho diagnóstico, tenho 17 anos e meus pais são um tanto quanto negacionistas, principalmente nesse âmbito psíquico (sim, são daqueles q dizem q psicólogo e terapia são perca de tempo e de dinheiro).. Não vejo a hora de ir para uma terapia, é frustrante sentir q não me encaixo/pertenço em nenhum lugar
ainda prestarei vestibular esse ano, e isso me faz ter crises só de pensar...Nao sei pq falei tudo isso, talvez pq escrevendo é a melhor forma q sei me expressar, e há tempos não o fazia
Sim, Dani! Tenho certeza de que a terapia será excelente para elevar o seu nível de autoconhecimento, para cultivar habilidades sociais e também para melhorar a comunicação com os seus pais! E, mesmo antes da terapia formal, talvez você encontre mais recursos aqui mesmo no UA-cam e na nossa comunidade. 💖✨🧠 Divirta-se!
Me identifiquei com o fato de estudar desde a infância sobre psicologia e comportamento humano. Realmente eu lia materiais com este tema. Minha mãe tinha um livro chamado personalidade plus, onde classificava as pessoas em 4 grupos. E lia sobre signos astrológicos e o comportamento de cada um. Muito interessante este ponto neste vídeo. Gratidão infinita por suas explicações! 🙏😊
Eu ensaiava até o bom dia quando comecei a dar aulas, tinha listas de assuntos para puxar pra quando desse um gelo. Agr não faço mais pois já dou aula há uns anos e acho que deu pra pegar a manha, mas mesmo assim penso que se pudesse dar a aula sem a máscara eu entraria muda e sairia calada.
Estou fazendo avaliação neuropsicologica e você me descreveu nesse vídeo e tenho um filho autista nível 3. Muito obrigada por esse vídeo, eu tive que pesquisar muito sobre entrevista e como se comportar e como gesticular e como falar e os defeitos e qualidades e si assim que consegui passar na entrevista de emprego, antes eu travava e nem conseguia falar, gratidão❤
Eu to chocada como eu me identifiquei com quase tudo, tanto nesse vídeo como no vídeo da parte 1. Eu já suspeitei ter autismo antes, e me lembro de ficar super pirada com isso na época. Mas depois de ver por acaso um vídeo sobre autismo em adultos hoje, eu voltei a ficar pirada com isso novamente haha. E acabei descobrindo seu canal. Parabéns pelo seu trabalho de informação sobre essas questões, principalmente sobre autismo em mulheres!
Parabéns! Que vídeo informativo! Coloquei em velocidade 0,5 e apaguei a tela e ainda fui escrevendo durante o vídeo.... pra não perder o raciocínio.... se puder voltar nesse assunto..... Obrigada!
As vezes é tudo muito difícil. Eu, por exemplo, sou formada em Serviço Social, sou costureira mas no momento faço faxina. Tenho pavor só de pensar em trabalhar com muitas pessoas por causa da hipersensibilidade. Infelizmente tenho um relatório parado para concluir meu diagnóstico e não consigo pagar as consultas. Isso é frustrante porque acredito que quando se fecha o diagnóstico muita coisa se explica. Tenho 44 anos e meu filho caçula é asperger.
Olá, Neila! Seja bem-vinda à comunidade! 🧩🧠💎🌻 É verdade, o diagnóstico ajuda muito a guiar os próximos passos. Mas algumas medidas já podem ser tomadas antes de concluir o relatório... como melhorar a alimentação e o sono, por exemplo. Você tem profissões lindas! A faxina ajuda a movimentar o corpo, a costura ajuda a ter foco e o serviço social trabalha as funções executivas! Com tantos conhecimentos, talvez você consiga desenvolver uma carreira mais independente e aumentar a sua renda! Depois me conte!
Você está comigo no Instagram, Neila?! Lá eu posto sobre os cuidados que precisamos ter com o cérebro! Talvez seja útil para você e o seu caçula! Grande abraço 🤗 @lygiapereira.psi
Eu tenho um filho de 25 anos c síndrome de asperger. Vendo estes vídeos fico c muitas dúvidas se n sou tb . Quando menina, era tudo isso desleixada, desencanada, vivia no meu mundo... Interagia, mas tinha minhas vergonhas.Me estalava inteira,joelhos pescoço,dedos ,pulsos como se fosse uma sinfonia.Era bem estranha mesmo...
Voce falou de mim😢 Tenho 39 anos e fui diagnosticada na primeira infancia com DTAH bem forte, segundo a psicologa da escola e com nada segundo a minha mae que alem de ignorar minhas dificuldades, exigia q eu fosse rapida e igual as outras meninas... sempre tive dificuldade em arrumar a casa pq era muitos pedacinhos p arrumar e nao sabia onde comecar. Arroz e feijao só consegui fazer com autonomia com 28 anos de idade. Sou casada, tenho 4 filhos e escuto músicas o dia inteiro de fone pq nao aguento os barrulhos daqui de casa. E sempre as mesmas musicas na mesma ordem. Sou monitora de educacao inclusiva e, pela primeira vez estou com um autista de nivel 3 que se machuca como eu fazia. Me identifiquei com os alunos autistas que encontrei na escola. Um mexia em todas as mochilas e misturava os materiais de todos alunos, como eu no C.A.., outra se irritava e dava pulinhos sa udindo asmazinhas, como eu qd quero alguma coisa com pressa.. Nunca desconfiei de autismo ate esta semana passada e comecei a estudar o caso ate conhecer seu canal. Tenho certeza que eu sou autista. Verifiquei que as vezes q me sentia incapaz ou frustrada nao me mordia ate machucar e ficar roxo com sangue atoa, nem batia minha cabeca na parede por frescura... descobri sozinha essa semana que essas crises que tenho desde bebe e ainda tenho ate hj, so q menores, por nao conseguir arrumar minha casa e nao conseguir fazer carne nao é preguica como minha mae me acusa, pois ate hj ela me ajuda a arrumar a casa e arrumar o almoco e é muito frustante. Ano passado descobri que vivi com uma mae narcizista e q isso me fez mais mal ainda. Tenho uma filha com DTAH e uma com Autismo e minha mae fala q é palhacada minha pq nao assumo que nao sei cuidar de minhas filhas e ensinar como deveria. Ela nunca me bateu, mas as palavras q dizia pra mim me tornava cada vez pior por dentro. Hj ela melhorou bastante, mas nao entende como uma filha q fazia provas de matematica, fisica e quimica a caneta sem errar nada acredita q tem DTAH. Hj descobri q sou igual minha filha autista e q na vdd tenho certeza que meu laudo nunca foi apenas DTAH, mas autismo tb. Pesquisando e estudando afundo, realizei testes profissionais por conta propria e deu autismo em todos. Acreditando que um neuro pode me ajudar eu marquei uma consulta pro dia 10/05 com o neurologista que sempre cuidou das crises de ansiedade que tive. Como ia com minha mae, ela nao deixava eu falar do DTAH.. Marquei pra proxima semana, pois quero muito que ele veja meu caso e me tire essa duvida q pra mim é certo ser autismo, o q sera um enorme alivio... ontem fiquei imaginando a noite, na cama, eu fazendo um short pro youtube com a musica da frozem na parte "nao podem vir, nao podem ver, sempre a boa menina deve ser. Encobrir, nao sentir, nunca saberao... mas agora vão" e na parte do livre estou saindo bem grande um sou autista escrito na tela, kkkkk.... sei q nao deveria pensar nestas coisas, mas eu fico pensando apenas no dia 10 com o neuro, no q vou falar, como vai ser e como irei agir... mas quero q eu seja eu mesma.. tenho medo de ser eu mesma pq nao consigo me expressar bem se eu nao planejar o qirei falar antes ja q nao consigo me expressar bem falando de forma espontânea... por isso resoovi escrever um roteiro bem curto sobre minha infancia e minhas dificuldades ate o dia de hj. Preciso mt ser idependente e saber fazer as minhas coisas, mas apenas saber que ta td bem eu ser diferente ja me deixa muito mais do q feliz!🎉 Agora o medo é: sera mesmo autismo!? E se o problema for eu mesma???
Ai Lygia, me reconheço completamente nos seus dois vídeos que você postou sobre os sinais de autismo em mulheres. Amanhã é o meu dia de consulta para iniciar meu processo do que acredito ser meu diagnóstico. Estou completamente ansiosa e animada e assistir seus vídeos, além de trazer informações que eu ainda não tinha encontrado, foi reconfortante.
Hey, Dalila!!! ✨ Seja bem-vinda à comunidade! Aproveite a sua jornada de autoconhecimento! E, por favor, volte para compartilhar as próximas descobertas e ações importantes, Ok?! Grande abraço 🤗
Excelente vídeo, tende a ser sutil a diferença entre o introvertido e o autista, nem sempre dá para saber. A ansiedade social é comum para as pessoas introvertidas e autistas, entre outras pessoas em geral.
Seja bem-vinda à comunidade, Luciana! Como já sabemos, existe essa tendência à sobrecarga mesmo. Mas é importante conferir se os seus hormônios e vitaminas estão em níveis ótimos. Hipotireoidismo e B12 baixa também são motivos de queda na energia. Você está com seus exames em dia?! 🌻🧠🧩✨
Eita Lygia, eu tenho tudo! 🤣 Inclusive fico ansiosa até pra atender um telefone ou fazer uma ligação. Outro ponto que me chama atenção e me prejudica é a sobrecarga, não consigo ir pagar uma conta sem me sentir muito esgotada. Me canso muito fácil e isso é bem difícil, porque tenho muita coisa pra fazer no dia a dia. E realmente ia pra psicologia 🤣 só não conclui porquê desenvolvi alergia ao ar condicionado, então optei por uma EAD e acabei em Serviço Social, mas estou amando o curso 💕 Gratidão por esse vídeo excelente! 🙏💚
Olha só quem está aqui! 💗 Obrigada também!!! Vi os seus desenhos maravilhosos no Insta, Evelyze! Os artistas tendem mesmo a sentir muuuuito os estímulos do mundo! Então o ambiente urbano, frio e condicionado 😉 é d+ Eu também me sentia mal antes, durante e depois de falar ao telefone! Mas já melhorou... Pago tudo pelos Apps e... procuro ter bastante contato com a natureza! Ajuda bastante!🍃 Você escolheu uma carreira linda! Precisamos de você inteira, hein?! Grande abraço 🤗
@@lygia.pereira Muito obrigada! 😍 Realmente, a sensibilidade é a flor da pele! Ótima alternativa! Pagar pelos apps tem me ajudado. E sim, natureza é uma maravilha! Eu moro na capital de Mato Grosso do Sul, e aqui tudo é bem arborizado e tem um horto próximo a minha casa, é um oásis! Obrigada! 🤩 É uma profissão que tem me agradado bastante ❤ Grande abraço pra ti tb!!!
Tenho cinquenta e quatro anos e tenho todas essas Características, até hoje não tenho nenhuma profissão e isso mim deixa muito triste. Só cuidei da família e cuido até hoje.
Eu me identifiquei em tudo nesse vídeo tudo msm... Se poder vê o comentário q mandei na parte 1 ... 🥺 Uma pergunta, eu tenho dificuldade de entender oq as pessoas estão explicando, não entendo a explicação deles, tem que explicar do jeito diferente q eu entenda. Não consigo aprender coisas nescessário, eu só aprendo e entendo com coisas que eu gosto. E tbm tenho dificuldade de articular bem a fala, não consigo falar tão perfeitamente. Mais na frente das pessoas q gosto e que me sinto bem, eu consigo falar, articular um poucinho melhor. Não consigo focar na coisas de casa. Eu perco foco muito fácil e aí eu volto pro meu mundo, aonde eu acabo falando sozinha e fazendo gestos. Não consigo focar nas minhas obrigações de casa, não consigo focar, sempre q fico fazendo algo eu foco apenas em algo q me interessa. Na escola invés de focar na aula msm não entendo nada, do nada eu perco o foco e entro no meu mundo mais um vez. Não gosto de fazer as coisas quando tem gente, me incomoda, odeio quando me olham, eu começo ficar ruim. Eu perco muito a paciência e me estresso demais, e acabo tendo a crise de ansiedade. Eu como demais e como sem percebe, não consigo controlar minha ansiedade. Eu passo mau, quando tento desabafar com alguém pessoalmente, mais virtualmente sou melhor, mais pessoalmente eu começo ficar nervosa muito facilmente e minha pressão abaixa muito fácil só tentando desabafar. Não consigo entender as piadas e as vezes as ironias. Eu odeio me mostrar, não gosto... odeio usar roupas q não me deixa confortável. Eu odeio sair da rua, prefiro ficar em casa. Quando saio eu entro em desespero. Me sinto confortável ficar em ambiente q me sinto confortável e salva. Eu sou muito infantil, e odeio quando me falem pra madurecer, pq não quero ser alguém que não sou. Sou infantil sim, gosto de ser assim, até meu jeitos e fala é infantil até o jeito de se vestir é infantil. Não consigo dizer meus gostos, e deixo q escolhem por mim, não consigo dizer e aí deixo quieto. Eu na Escola, meus comportamentos é q eu tinha mania de me esconder, coloca o cabelo na frente do rosto para que ninguém me olhem. Não gostava de sair da carteira e só levantava quando batia sinal. Eu não gosto de ir no banheiro público. Eu tbm tenho dificuldade de mim msm, de entender eu msm, as vezes não entendo oq eu realmente gosto. Odeio mudanças, me incomoda. Fico muda sempre e sempre que a pessoa briga e diga algo me ofendendo fico queira, sou tímida e odeio tirar foto, me incomoda demais entrar em desespero. Não consigo expressar meus sentimentos perto da família, mais com amigos q gostam das mesmas coisas que eu. Eu não consigo dormir, fico imaginando toda hora, imaginando no meu mundo . Fico nervosas e minha pressão abaixa quando fico em lugares que me incomoda e desconfortável. Meu assunto que gosto de falar é de doramas e Kpop, só falo disso amo demais, e não consigo falar e outra coisa sem ser disso. Eu amo dar abraço, só gosto de ficar assim com pessoas q gosto, sou muito carinhosa e manhosa as vezes. Eu gosto muito de coruja e golfinhos. Faço muito isso de camuflar nos lugares e perto das pessoas. Ou seja, saio da minha realidade, entrando no meu mundo. Eu demorei muito pra andar e pra falar quando era pequena e quando comecei andar, meu jeito de andar era na ponta do pé, não andava normal. Até hj não ando bem, e outra, tenho mania de fazer o jeito de um pinguim vezes. Tenho mania de imitar a pessoa e fico praticando em meu quarto. Tenho baixa autoestima, fico me comparando com outras pessoas . EAI, oq acha, sou autista? Pq olhei esse vídeo, e ainda não sei se sou. Me sinto diferente dos outros. Tenho muita insegurança e medos e traumas.
Lygia, moro em BH e tenho 62 anos. eu me identifico totalmente com essas característica que vc descreve. Como faço para saber o meu diagnóstico, acho que eu sofreria menos se soubesse.
Depois que descobri que meu filho está no espectro autista, descobri que tenho após várias leituras e vendo vários vídeos como o seu. Não consegui terminar faculdade, tenho quase todos os problemas que informou.. Fui diagnosticada com TDAH em 2015 mas só consegui ritalina em 2016. Mas interrompeu quando engravidei em 2017. Uma característica que eu tenho e que não foi citada aqui, é que mesmo com muito espaço eu ando batendo nas paredes, móveis e pessoas e vivo tropeçando nas ruas...
Seja bem-vinda à comunidade, Giovana! Os meus alunos também já chegam no consultório batendo nas paredes! Bem lembrado! Essa característica de menor propriocepção também é percebida no TDAH. E... como você já percebeu, a interseção entre os dois diagnósticos é grande. Agora, como o seu filho recebeu o diagnóstico, talvez valha a pena investigar o seu caso também! Infelizmente, muitos neurodivergentes têm dificuldades para concluir os estudos. Mas, quando compreendemos o nosso cérebro, tudo fica mais simples! Confie nos seus neurônios! 🌈✨♾✨🧠✨💖
Seus vídeos estão sendo esclarecedores pra mim. Ando pesquisando sobre neurodivergência pois ultimamente notei que muitas características batem com as minhas, e como não tenho nenhuma rede de apoio e o diagnóstico não vem fácil, minha vida se tornou difícil depois da escola. Estudei por 7 anos na mesma escola, com as mesmas pessoas e nos últimos 3 anos durante período integral ou seja, eu tinha uma familiaridade muito grande com aquele ambiente. Em 2020 tinha acabado de me formar e arranjado um emprego, nesse período sofri de muita ansiedade, não só social mas também intelectual pois tinha muito medo de não conseguir acompanhar o ritmo das outras pessoas, e de fato não consegui. Agora já fazem quase 2 anos que estou desempregada, não consigo me planejar pra voltar a estudar. Socializar e conhecer pessoas novas é muito difícil pra mim, tenho muito medo de virar chacota como já aconteceu previamente, chega ao ponto de eu não conseguir comer em público. Eu procuro uma solução, tenho feito um acompanhamento básico com psicóloga da UBS do meu bairro, têm ajudado porém é mas aconselhamento do que um tratamento efetivo, contei sobre suspeitar que eu seja neurodivergente e ela preferiu deixar essa questão de lado. Bom, eu faço o que posso apesar das minhas limitações, espero que consiga aprender mais com seus vídeos e sair desse plateau. Mil desculpas pelo comentário longo e quero dizer que admiro muito sua profissão.
Hipermobilidade motora.... achei que todo mundo tinha essas mesmas capacidades que eu. Com o tempo, como era sacaneada por ser "estranha" corporalmente, especialmente de virar a mão pra trás e ter uma mobilidade gigante de virar quase uma mulher elástica, não estimulei mais. Mas é só eu voltar a fazer Yoga que parece que o corpo lembra. E sim, eu sentava muito em W, era mais confortável. Mas me diziam que era pra sentar como "menina" e aí fui parando com isso. Até mesmo em espacate pq eu achava confortável. Nossa, como tô me sentindo contemplada! E tô no processo de teste pra diagnóstico. Com certeza vou levar essas informações pro neuro.
Bom dia lygia,gostei muito de ouvir vc,tenho 56 anos i eu acho que mim encaixo en todos os vídeos que vc fala eu com está idade não sabia escovar meus dentes,e por isto que não lembro da minha infância, obrigada por divulgar os vídeos,obrigada
Jesus amado! Eu tenho 43 anos e assistindo a parte 1 e 2 me encaixei em absolutamente TODAS as características! Estou tentando fechar meu diagnóstico… Só que todos ao meu redor acham que é frescura é que não há necessidade de ter diagnóstico já que fui assim a vida toda!
Isso acontece comigo, eu fui falar com minha mae e ela disse que eu era muito inteligente para ser... enfim, ela teve um preconceito com isso, pq meu sobrinho tem autismo e ele ainda nao fala (tem 6 anos), acho que muitas pessoas tem a ideia errada do que realmente é, nos que estamos pesquisando sobre sabemos que se trata apenas de uma desordem e nao afeta o intelecto da pessoa.
Eu sempre, antes de sair para festas ou estar em lugares mais em publico e sempre suava frio. Meus pés sempre gelados e molhados e o suor em baixo dos braços. Buscava sempre ser confiante e acabava transferindo o nervosismo para estas areas onde nao eram tao visíveis.
Estou muito feliz que eu tenha encontrado seu canal, desconfio que sou autista a um tempo, mas meus pais acham que é besteira pois a percepção deles sobre o autismo é aquela estereotipada, não sei como prosseguir, mas seu canal me ajuda muito. Achei muito interessante o fato de pessoas neurodivergentes conseguirem se comunicar com mais facilidade, meu único amigo na escola em que eu estudava é neurodivergente e nos comunicavamos muito bem.
Lygia boa noite! Obrigada pela explanação destes vídeos. Com eles vc despertou dentro de mim uma excelente sensação de clareza. Me encontrei comigo mesma!!! já me escrevi e vou te acompanhar, sempre. Tenho 68 anos.
Encontrei o seu canal agora. Tenho quase certeza que sou autista, descobri há pouco tempo, cerca de 1 mês e meio. Agora só preciso do diagnóstico formal. Me identifiquei com todas as características que vc falou nesse vídeo, mas a que mais me chamou a atenção foi a de neurodivergentes conseguirem falar uns com os outros e se entenderem. Tenho uma prima autista (mais velha 8 anos) que foi diagnosticada ainda criança por conta dos comportamentos e neurodesenvolvimento diferente. Todos achavam estranho porque eu, pessoa "normal" conseguia e consigo conversar com ela durante horas sem perder a paciência e compreendendo tudo. Agora sei a resposta. Muito obrigada, seus vídeos são muito bons, estou maratonando-os. 😘
Hey, Ikishima! Vocês pediram e eu trouxe um microfone novo para o canal! ;) Fico feliz de ver que o Hyperx Quadcast está nos ajudando! Parabéns por fazer terapia desde jovem
Lygia, assisti seus outros vídeos (inclusive o parte 1 deste aqui) e mais uma vez me senti em casa kkkkkk. Tenho feito vários testes informais pela internet, todos deram "positivo", e estou me programando para consultar um especialista. Sobre a parte do trabalho, é a minha mais recente descoberta. Eu trabalho na parte administrativa, e passei poucas e boas no começo porque simplesmente me sentia incapaz de fazer coisas que eu sabia ser capaz, não conseguia entender as pessoas e fiquei pensando em me demitir. Meu sonho sempre foi Psicologia, mas encontrei felicidade em Ciências Contábeis, embora não descartei a outra opção para o futuro, quando eu puder pagar pelo curso kkkk P.S.: achei que todo mundo conseguia colocar o dedão perto do braço (7:08), agora estou surpresa que todo mundo acha isso estranho kkkk minha posição preferida é sentada encima da perna, com os joelhos dobrados. Fico assim por horas, e sempre me balançando pra frente e pra trás ou para os lados (fui reprovada no psicotécnico por isso, uma vez). Adorei o vídeo e o canal!! +1 Sub
Seja bem-vinda à comunidade, Alissan! 🧠✨🧩💎 Muito obrigada por compartilhar as suas descobertas mais recentes! E, claro, vou querer saber das próximas! Inclusive, se seremos colegas na psicologia também! 📚😉😘
Eu sinto tantas coisas que nem sei como escrever. Há mais de 4 anos posso notar isso, uma multidão de sentimentos muito bagunçados na minha mente que me fazem ficar paralisada no tempo, mesmo eu tendo 19 anos. Estou prestes a ir a um psicólogo, espero finalmente entender o que acontece.
Amei o canal! Amei o conteúdo! Sou mãe de um menino autista de 6 anos e já faz um tempinho que tenho pensado muito que possa ser autista. Já marquei uma consulta com a psiquiatra, a mesma que acompanha meu filho. Seus vídeos são muito esclarecedores
Eu tenho devaneios excesivos E uso isso para escrever histórias, já escrevi várias. É tbm me ajudam para o autoconhecimento. I isso me ajuda para me tirar de uma crise, e para eu aprender mais sobre os assuntos.
Eu quando era criança de olhos abertos viajava dali eu tinha personagens na mente que tinham nome casa família tudo era outro mundo...aprender ler aos 5 porém logo veio o bloqueio com números gosto de poesias já escrevi várias mas de 100 minha irmã queimou meus livros disse que eram maldição e eu me pego com vontade de ler eles e de ler minhas poesias e de escrever mais
@@grubly3548 nunca mais escrevi depois que minha irmã queimou meus livros, sinto falta demais já pensei de voltar escrever sem ninguém de minha família saber minha irmã não deveria ter feito isso sem me consultar tirou um pedaço de minha história
Olha....eu cai de paraquedas e estou encaixando na maioria dos sintomas e atitudes que tem explicado em seus vídeos. Tenho muitos problemas com barulhos altos ou repetitivos, inclusive com o marido que tem hábito de falar alto. Vou continuar assistindo aos seus vídeos e me observando mais.
achei curiosa a relação com a hipermobilidade! tenho muita, inclusive com suspeita de síndrome de ehler danlos... Comecei a pesquisar hoje sobre o autismo em mulheres e estou chocada como é diferente do que eu tinha na minha cabeça! nunca pensei que eu poderia me identificar, pq me considero extremamente empática, minhas habilidades sociais são aparentemente "normais"... mas no fundo sempre tive muitas características que me faziam questionar pq sou tão "diferente"! to me sentindo acolhida descobrindo mais sobre o autismo! e tudo isso começou pq eu tava assistindo a terceira temporada do reality "glow up" e uma das competidoras é autista, e eu me identifiquei tanto com ela que quis pequisar mais sobre haha
Queria tanto fazer terapia com vc. Atravesso esses problemas de me inserir no mercado de trabalho e sempre estou sem dinheiro . É muito cansativo querer ser autônoma principalmente pela questão de ser hiper sensível . fico esgotada e sobrecarregada em lugares com muita gente e não dou conta mesmo sendo coisas simples. Sinto muita pressão social por priorizar minha saúde antes que correr atrás do dinheiro e é frustrante que há muita falta de empatia em relação a isso. O pa piorar tenho 28 anos e moro sozinha , não tenho pra onde correr, me esconder e chorar .
Eu estava a procura desse assunto e achei os seus videos☺️eu com fala sou péssima 😀mas na hora de escrever posso fazer um jornal,desde nova não gostava de muito amigos,detestava estar no meio de pessoas,preferia ficar na minha,depois de casar notei que roupas depois de lavar estendo todas do mesmo jeito😅calça com calça,blusa com blusa,já na hora de guardar todos no cabide começam com vestidos,batas,saias e calças aí de quem mexer kkkk se alguém mexer em uma caneta tirar fora motivo de confusão 😬meu marido gosta de receber visita eu nem vou abrir a porta deixo ele atender detesto,ficar fazendo sala,me acham estranha,pois as pessoas conversando e eu na minha,ou só falo quando o assunto e do meu interesse,e minhas coisas são arrumadas todas em ordem. Se tiver uma coisa fora detesto,e sinto quando as pessoas mentem,quando olham torto já imagino muitas coisas,prefiro assistir filmes novelas sozinha completamente pois me encomoda assistir com outras pessoas pois falam demais,quando saio me sinto desconfortável prefiro minha casa minhas coisas desteto emprestar ou pedir emprestado🙊e quando a briga e com marido acúmulo coisas de um mês um ano e jogo tudo na cara dele😬dificilmente esqueço,quando me irrito falo coisas que magoam machucam mas não sinto pelas pessoas e isso quando me falam parece que sou um monstro para eles mas se guardar para mim e pior pois eu prefiro dizer a verdade por mais que doa pois nelas ira doer bem menos que em mim que depois passo mais mal que eles.prefiro ser sincera,e algo que acontece muito comigo é a falta de compromisso com datas eu esqueço muito aniversário das pessoas a minha volta e quando e dia eu só digo que bom 🙈como me ofendem mas nem sinto😬as pessoas me acham por vezes malvada demais pior que as vezes faço (falo )e não percebo,como agora estou morando em outro país outra cultura e as pessoas acham que sou doida.perguntam ao meu marido porque se casou comigo.pois eu falo as verdades que ninguém diz na cara dos amigos dele nao me controlo,e sobre visitas em casa detesto pois invadem o meu espaço mexem nas minhas coisas ficam horas e querem que eu fique com eles as vezes abandono e vou pro quarto meu marido me chama o se despedir só vou pois já estão indo embora,detesto que olhem na minha cara,fiquem me encarando já me irrito agora se ligam por telefone e vem melhor,teve uma vez que briguei com meu marido por mensagem pois na cara dele não conseguia falar.ele nem leu😅tenho muitos sintomas do primeiro vídeo e vou procurar ajuda.
Eu descobri a hipermobilidade agora, comecei academia a 1 ano. e estou com tendinite no joelho, ombro, pulso... o médico quando me olhou a primeira vez (fui de fone e cordão de autismo) e o medico ja me falou...senta ai, e esticou o braco dele e falou pra mim, faz isso.. e eu fiz. e ele ta vendo o meu braco, agora olha o seu até onde vai...kkkk e eu sempre quando tirava a famosa foto com os bracos abertos saia todo torto, eu tinha vergonha.agora entendi o pq...
Lygia muito obrigada pelo conteúdo! Me identifiquei muito com vários aspectos, estou para começar a psicoterapia por questões de ansiedade que estão me prejudicando eu nunca tinha pensando na possibilidade de ser autista mas tenho me identificado bastante com os sintomas, você acha que eu já devo falar da desconfiança para a psicóloga ou deixar que ela note os sinais? Tenho 22 anos e nunca me encaixei nesse mundo, sempre me senti diferente.
Muito obrigada pela presença, Ana!!! Ser diferente pode ser muuuito bom, hein?! Principalmente quando estiver menos ansiosa! E a psicoterapia foi uma excelente escolha para cuidar das suas emoções! Parabéns! Quanto ao dilema sobre compartilhar ou não a sua hipótese diagnóstica, se o vínculo for bom com o seu psicólogo, imagino que terão lindas oportunidades de discussão! Eu sempre fui transparente com os meus médicos e psicoterapeutas! Acho melhor assim!
Muito bons os seus vídeos. O que dizer do autista com altas habilidades. Minha filha tem altas habilidades e agora aos 18 anos foi diagnosticada com autismo, ela não é produtiva.
Estou chocada,de como possuo 90% das características autista. Parece que me conhece perfeitamente. Sou casada e mãe. E não desejo outros filhos,por me sentir facilmente sobrecarregada,ter crises de ansiedade,estresse e procastinar demais...
Tenho um filho com asperger e tenho me identificado cada vez mais com alguns sintomas dele.Sempre fui considerada a estranha ,timida e até mesmo sonsa.Justamente pq em familia me retraia e km outras pessoas agia até de forma eloqüente. Assim q terminar todos os laudos do meu filho vou procurar ajuda para mim,pq realmente viver nessa montanha russa é muito dificil.
Nossa tenho todas tanto do primeiro vídeo quanto do segundo .me formei em design de interiores há 5 anos e ainda não consegui entrar no mercado de trabalho , quero empreender mas é muito difícil oferecer meu trabalho ou me manter em algum emprego fixo
Olá, Karine! Seja bem-vinda à comunidade! 🧠✨♾✨🌈 Pois é... acontece da mente ser brilhante e não conseguir organizar as etapas de uma atividade corriqueira como a venda. Mas existem estratégias para empreender mantendo o nosso estilo mais etéreo!
@@lygia.pereira Eu Não tenho diagnóstico de autismo, só informei que tenho os sinais, quando trabalhei como telemarketing tive várias crises de choro,tive depressão e ainda tenho ansiedade forte ,e as pessoas me chamava de autista por não entender as brincadeiras levava a sério , então pesquisei sobre realmente tenho muito sinais perguntei para um psicólogo na possibilidade sendo a primeira consulta sem avaliação nenhuma disse não poderia ter por que na época trabalhava ,e minha ansidade em saber se realmente sou está grande , Me senti muito mal ao dizer e ele nem levou em consideração.
Percebo foco numa em coisas específicas. Tipo, eu tenho fuga na leitura, pq me pesa muito estar diariamente em lugares com muito movimento, barulho... Prefiro ficar, a maioria do tempo sozinha, o que as pessoas acham muito estranho.
Então, imagino que você vá se beneficiar muito de um trabalho para o fortalecimento muscular! Se os ligamentos são frouxos, protegemos as articulações com os músculos!
Eu sento em w, ando discretamente na ponta do pé e saltitando, e tenho hipotonia nos ombros. Tenho hipossensibilidade nos ombros as vezes, em alguns momentos dá algum erro e meu cérebro não sente eles. Eu uso mochila com peso na rua, e a t.o disse que colete apertado ajuda na propriocepçao
Hey, Aline! Seja bem-vinda à comunidade! 🧩🧠📚 Já gostei da sua TO! Trabalhar a propriocepção é fundamental, não apenas para o seu bem-estar físico, mas para todo o seu equilíbrio emocional e cognitivo também! Porque os microcircuitos cerebelares têm conexão direta com o córtex pré-frontal, responsável pelo comando das nossas funções executivas. Aproveite os seus exercícios! E muito obrigada por compartilhar a sua experiência!
Lygia, que conteúdo rico! Esses sinais estão presentes em alguma literatura, ou foram enumerados pela sua pratica e contato com pessoas autistas? Muitos deles batem com o traço de alta sensibilidade - (higly sensitive person). Fico em dúvida entre os dois em relação ao autismo em mulheres.
Olá, Caroline! Muito obrigada pela mensagem! 💖 Amo o trabalho da Elaine Aron! E, embora HSP não seja um diagnóstico, a maior parte das características bate certinho com a fenotipia autista, basicamente, porque a hipersensibilidade é super prevalente entre as pessoas do espectro. Quanto à literatura sobre as diferentes apresentações do TEA, nós ainda estamos engatinhando. Mas há artigos relevantes sobre a limitação do processo diagnóstico. As características citadas no vídeo têm como referências essas pesquisas maiores, os livros de mulheres autistas diagnosticadas tardiamente e, claro, um pouco da minha percepção na clínica. Seja bem-vinda à comunidade! 🧠✨🧩✨🌈
Autismo em meninas ainda bebê, tenho gêmeas perto de receber o diagnóstico, mais fico muito na dúvida, elas completaram dois anos agora, são muito inteligentes, comunicação social boa, mais tem muitos atrasos pra idade, começaram a falar com 1 ano e 11 meses, aprenderam a pedir e apontar e pedir fazendo terapia ocupacional
Seja bem-vindo à comunidade, Newton! Parabéns por estudar o assunto é oferecer o suporte precoce às suas meninas! A terapia ocupacional, os livros e o contato com a natureza trazem enormes benefícios! 🧩✨🧠✨🌈
Olá, Família Improviso! Seja bem-vinda à comunidade! 🧠✨♾✨🌈 Bem, para ter o diagnóstico oficial, você precisa da avaliação neuropsicológica. Pode marcar direto com o psicólogo. E depois volte para nos contar as novidades! 😘
Tem uma mulher que mora no meu bairro que ama minhas filhas, toda vez que eu a vejo eu tenho vontade de sair correndo elas as pega no colo abraça e beija sem parar. Eu queria muito pode dizer a ela o quando isso me faz mal mesmo não sendo em mim eu não tenho nada contra ela mas essa atitude me deixa muito irritada a ponto de ter ancias de vômito e crises de anciedade
Qual o profissional que posso procurar? Bom tenha uma dificuldade muito grande em comunicação e interação social sempre fui muito calada e minha família sempre disse que sou tímida mas quando virei para a fase adulto isso está me prejudicando no trabalho e em outros lugares , o fato de não conseguir me expressar tbm não ajuda e sinceramente pedir ajuda a minha mãe para procurar um psicólogo ela me disse que tudo isso é normal , mas como pode ser normal ? Isso está me deixando triste o fato de sentir que eu não me encaixo e o desgaste emocionada que sento em ter que participar de conversas e tudo isso de interação social 😢
Me chamam de metida por gostar de ficar sozinha depois q me conhecem falam q sou muito humana e que demando paz porém dentro de mim e um turbilhão não tenho diagnóstico mas sei q posso ter ansiedade
Estou tentando me descobrir como autista, tenho pânico de pessoas ao meu redor, não consigo falar o que penso, quando mais jovem minha colega percebeu que eu repitia as palavras das outras pessoas, quando saia não falava com ninguém, ficava muda, fiz dois cursos mais não consigo correr atrás por medo e ansiedade, gostaria de ajuda,
Ou Irão te amar ou irão te chamar de esquisita , estranha é irão se afastar de vc. Ninguem tem muita paciência com quem nao da conta de seguir o bonde rs.
Com 53 anos comecei a entender que boa parte da minha 'esquisitice ' pode se dever a um.possivel diagnóstico de autismo.Não tenho laudo, mas há mais de 20 anos passo.por psicólogos e psiquiatras sem.ser diagnosticada como tal.Como fazer? Muito bons seus vídeos
Eu sou quase 100% do vídeo, mas sou tão paranóica que devo achar que estou inventando. Sou muito sensível a barulho, eles me assustam e me estressam, as vezes até só um barulhino, só durmo com protetor auricular, mas amo música. Aprendo a tocar qualquer instrumento, porém não sou o bichão neles não. Sou muito sensível a luz, Odeio tanto a solar quanto a artificial. Amo idiomas, sou fluente em InglÊs, aprendi Libras rapidinho, quero aprender outros... As vezes não sei me colocar numa convesa e odeio, odeio ter que cumprimentar pessoas na rua. As vezes eu tenho a sensação que só aprendi a me comportar como todo mundo, eu até tenho algumas habilidades sociais sim, mas outras eu apenas reproduzo, não parecem naturais pra mim. Não acho que sou super intelignte, mas me interesso por assuntos muitos específicos as vezes, tipo um super foco mesmo, as vezes segunda guerra, músicas clássicas, autismo, palavras cruzadas, dentre outras, mas não é sempre, por fase... Esses interesses sempre mudam... Tenho rotina para poder conseguir dormir, por exemplo... Dentre outras coisa. Hoje tenho sofrido muito com ansiedade, mas tenho tentado me ajudar... Enfim, talvez eu tenha um nível leve, talvez não... Eu costumo achar que sinto muito, muito as pessoas ao meu redor e isso me incomoda, masas vezes eu nunca sei identificar coisas que todo mundo identifica... EU PLANEJO TUDO, TUDO MESMO, DESDE COISA BANEI, UMA COVERSA A UMA APRESENTAÇÃO, quando não sai como planejo, eu fico inexplicavelmente muito irritada... Amo rotina alimentar, odeio quando viajo, pois meu estomago fica desconfotável pela dificuldade de seguir minha rotina de comida... EU SOU CHEIA DE MANIAS... mds Sinto que não pertenço, que sou diferente, mas quem não se sente assim? As vezes me acho uma fraude na minha profissão... Professora, apesar dos alunos me amarem.
Olá boa tarde! Minha filha tem todos esses sintomas,mas sou tão inexperiente no assunto mas preciso ajudar minha filha filha...como posso iniciar essa ajuda
Estou há uma semana praticamente repassando tudo que vou dizer na neuro: o que falar, como falar, o que vou vestir. Não consigo pensar mais nada além disso 😂
Ah! 😉 Mas esse é um evento que merece ser repassado na mente, não é, Alicia?!
Desejo sucesso na consulta!
Depois no dê o feedback, por favor!
🧠✨💗
FEEDBACK: Deu tudo certo! Minha neuro acredita que eu seja autista funcional. Ela me passou algumas medicações e agora vou ficar sob acompanhamento rumo ao diagnóstico formal. Um dia muito importante na minha vida, eu diria.
Fico muito feliz de ver o seu entusiasmo, @@aliciacavalcante1651🧩
Daqui pra frente você deve ter muitas outras aventuras edificantes!!!
Já somos amigas no Instagram?!
@lygiapereira.psi
Também quero acompanhar a sua evolução!
Muito obrigada pela mensagem🌻
😘😘
@@aliciacavalcante1651 o que seria autismo funcional?
@@cristianenunes2007 Alguém responde pq eu também quero saber
Tenho 38 anos, sempre me achei uma alienígena, a estranha. Como eu era muito tímida na adolescência fiz um curso de teatro e mudei muito, me tornei muito comunicativa e simpática. Vesti uma personagem que eu queria ser. Sempre tive crise existencial, não sei quem eu sou. Tentei falar com muita gente, mas ninguém ouve ou entende. Aos 38 atendi uma psicopedagoga e assisti a uma palestra dela sobre Asperger e, nossa, me identifiquei muito, quase chorei ao perceber que eu não tava só. Não sei se eu sou autista ou tenho tdah, pq meu hiperfoco é temporário e só em uma coisa, mas faço milhões de outras coisas e nunca termino. Sou uma negação. Nao tenho a vida que eu queria ter, me sinto uma farsa. Parece que nunca terei sucesso nem no trabalho e nem em relacionamento algum. Seja em amizade ou amoroso, não consigo manter amizades próximas por muito tempo. Tenho crises de raiva e impulsividade com meros sons altos ou quando algo sai do planejado, ou alguma surpresa... Com 11 anos de carreira na maquiagem consegui suprimir minhas ânsias e irritações com os imprevistos que sempre acontece, mas dói por dentro. Não sei se isso faz parte do autismo ou do tdah. Tô meio perdida pq eu queria saber quem eu sou e porque eu sou assim, só pra tentar aliviar a minha cabeça, me dar algo de concreto pq nada nessa vida há certezas, isso me angústia tanto, mas tento me controlar. Obrigada pelo vídeo, sua calma ajuda muito!
Caramba parece que você leu minha mente.
Eu digo a mesma coisa, por vários momentos me vi na sua descrição. Também estou há tempos tentando criar coragem de falar com um psiquiatra e não seu por onde começo. 😅
@JaNaCarvalhoOficial o que você fez pra tentar solucionar suas dívidas??? Compartilha aqui! 🙏🏽
Eu sempre fui ansiosa e sempre achei que não era ansiosa, pq eu não sabia que o que eu sentia era ansiedade. Eu fico ansiosa ate mesmo de voltar a trabalhar numa segunda feira apos o final de semana, e isso é real, pois eu fico imaginando o que eu tenho que fazer no trabalho, se meu chefe vai estar bravo na segunda e etc. e as vezes vou dormir lá pelas 4 da manha para acordar 5:20. eu fico em panico quando me ligam ou quando tocam minha campainha tbm eu demoro muito para atender ou espero a pessoa ir embora. Eu sempre usei meu irmão como farol, ele era 1 ano mais velho que eu e sempre o achei muito descolado, porem ele era um pestinha. Todo mundo falava muito dele e os meus pais tendiam dar mais atencao ao comportamento dele por ele dar mais trabalho. Me lembro de pedir a minha mae para fazer ballet e jazz, fazer teatro e tbm poedi para que eles me colocassem no colegio militar, pq odiava o colegio que eu estudava e eles nunca me ouviram, ao contrario eles tentavam fazer coisas para meu irmao, como comprar violao para ele quando ele ficou interessado ou dele entrar em artes marciais (lembro que ele fez judo, jiu jitsu etc.) e na minha cabeca era justo pq ele precisava mais dessas coisas do que eu. Eu amo artes e desenhar, desde pequena, porem eu pareu ha tempos pois eu nunca me achei boa o suficiente. recentemente voltei a desenhar, mas eu sinto uma trava ainda... ah eu so sento com uma das pernas levantadas, tipo borboleta as vezes com as duas pernas ou so uma.As vezes no trabalho o papo ta bem chato e eu fico me balancando e quanto percebo eu paro imediatamente.🤭 AH eu entrei em contato com uma neuropsicologa e pretendo conversar com ela esta semana, torçam por mim . 🥰
Estou investigando o autismo e estudando muito sobre para ter embasamento ao levar minhas questões à neuropsicóloga. E esse vídeo realmente me tocou pois eu me identifiquei muito com todas as características citadas e sempre me culpei demais e sofri muito por tê-las! Eu tenho, nessa busca, conseguido me acolher mais. Obrigada pelo conteúdo! Ele realmente tem potencial de mudar vidas.
Tenho 32 anos, sou casada e tenho uma filha de 5 anos. Tb sou professora. Tenho assistido seus vídeos e me identificado com muitas coisas, mas nesse vídeo especialmente parecia que eu estava ouvindo você me descrever, pois me identifiquei muito mesmo. Eu amo minha família, mas as vezes sinto uma sobrecarga fora do normal. Demorei pra ingressar na carreira e percebo que ainda estou me adaptando. Obrigada por compartilhar esse conhecimento e ajudar a mim e a outras pessoas a se entenderem melhor, realmente é angustiante você não entender o que sente ou o por que e ainda ser julgada pelos outros.
Já iniciei a faculdade de Psicologia duas vezes, e larguei por motivos de ansiedade, dificuldades de socialização, dificuldade pânico em apresentação, amo o ramo da psicologia sempre a primeira da sala, já tentei o curso de radiologia também na UNiP de GO e a sala tinha 46 alunos eu fiquei 2 mêses e abandonei, eu descobri que sou aspen depois de adulta, não consigo ter relacionamentos amorosos porque vivo no meu mundo e isso dificulta, nada é fácil.
Seja bem-vinda à comunidade, Tatiana!
🧩✨🧠📚💎
Realmente não é fácil... mas acredito que você possa se beneficiar bastante de um treinamento para funções executivas. E existem alguns recursos para aliviar o nosso estresse por excesso de estímulos.
Eu uso um protetor auricular, por exemplo, quando o ambiente é muito barulhento.
Se quiser completar o seu curso de psicologia, acho que podemos encontrar um caminho, hein?!
@@lygia.pereira adorei a dica do protetor auricular. Vou tentar usar. Com barulho tenho muita dificuldade de concentrar e manter o foco... Qualquer coisa me distraio... Descobri o transtorno de ansiedade e pânico há uns quase 2 anos. Nossa me vi neste vídeo👀 . Qual o profissional você indica para descobrir se eu tenho autismo?
Parece comigo
Eu também tenho vontade de fazer faculdade mas sinto os mesmos sintomas que você falou! Isso é muito triste e frustrante 😢😢😢
Acabei descobrindo que sou Asperger há 4 anos, através do diagnostico de uma sobrinha com autismo severo. Minha filha de 12 anos também foi diagnosticada na mesma época, e isso nos ajuda a lidar com a vida. Uma coisa que minha filha fazia era automutilação devido a ansiedade, fazia feridas na pele de tanto coçar um unico lugar, até sangrar. Ela é inteligente, mas com dificuldades na interação social e manutenção do foco. Hoje, com medicamentos e terapias, ficou mais fácil lidar com as dificuldades. Minha filha mora comigo, pois para mim é mais fácil entendê-la e ajudá-la. Parabéns pelos vídeos.
Isso é bem comum mesmo. Também me automutilo devido à ansiedade, já até acostumei com os machucados, sangramentos, etc. É bem triste...
@@JustMeAri procure ajuda, não se acostume.
Tenho 20 anos... ano passado foi quando comecei a suspeitar que tenho autismo. Tenho uma série de comportamentos que nunca entendi, tenho ansiedade e passei anos em depressão na adolescência. Tenho baixíssima energia social, problemas pra comunicar minhas necessidades, manias e rotinas (se algo sai fora do roteiro fico nervosa e quero chorar), tenho muita dificuldade em olhar para o rosto da pessoa com quem converso, sensibilidade a luz (me dá crise de enxaqueca)... e várias outras coisas. Enfim, pretendo buscar um acompanhamento.
Outras características bem evidentes em mim, além dessas, são:
- sempre fui autodidata, lia muito desde a infância e depois da internet procuro tudo lá. Tenho mania de olhar mapas e cultura de países.
- Tenho dificuldade de cumprimentar as pessoas que vejo na rua, por ex.
- Não sei expressar meus sentimentos, nem fazer carinho. Mas nos meus gatos eu vivo apertando e beijando...😁😅
- Sou muito desastrada, não sei nem cortar um bolo, uma carne nem servir ninguém. Deixo tudo cair...😆
- meu passatempo preferido é ficar deitada, sozinha, lendo.
-aprendi andar de bicicleta aos 40 anos, pq era insegura. E tenho carteira de motorista, mas fico extremamente ansiosa pra dirigir, então prefiro deixar pra lá..
bingo em td, mas ainda nao ando de bicicleta e não tirei a carteira de motorista ainda.
@@nellemel eu consegui só aos 40 ( hoje tenho 45), As vezes fico com um pouco de medo e tal mas consigo andar. Mas dirigir, sinceramente não sei como consegui tirar a carta. Eu fico excessivamente preocupada com as pessoas olhando pra mim, então acabo errando tudo e me distraio, daí fica até perigoso...
Eu tbm tenho essas coisas, porem eu ainda nao tirei a carteira de motorista pq aqui no Canada vc tem que fazer em um computador um teste e eu falhei 2x já, o lugar é bem onde fica o atendimento dos servicos aqui e é muito ruim por que eu ouço cada barulho que cada pessoa faz e nao consigo me concentrar... 🥲tbm sou desastrada e como trabalho na construçao alem de me machucar tbm ja machuquei meus colegas sem querer. Tbm tenho um horario certo que deito e fico lendo, porem gosto de ler light novels e novelas chinesas.
Nossa! Eu hoje com 44 anos, percebi que me encaixo em 95% de tudo o que você disse! Tive infância e adolescência bem problemática, não era entendida e nunca me senti amada pela minha família! Tenho um tipo de fobia social, ansiedade, detesto falar ao telefone e enviar áudios, minha auto estima sempre foi baixa, entre outras coisas. Há 4 anos nasceram meus gêmeos e o que você relatou sobre o pós maternidade é exatamente o que vivo!
Nunca pesquisei sobre autismo, comecei quando senti algo diferente em um dos meus gêmeos, recebemos o laudo da neuropsicóloga há 2 semanas e realmente ele se encaixa no espectro autista, e o que me chamou a atenção para pesquisar sobre autismo em adultos é que percebi muitas semelhanças comportamentais entre eu e meu filho.
Amei seu vídeo, muito obrigada 🙏
Das 10 características das partes 1 e 2 do tema no video, em 9 me identifico muito, mas muito mesmo.
Eu tenho um costume nada saudável, de ficar revisando e imaginando como as pessoas entendem minhas mensagens, comentários e etc(sempre de forma negativa). As vezes até em conversas pessoalmente, mas geralmente não faço os comentários acrencentando e explicando hoje em dia, pois por estar socializando, me sinto desconfortável se fizer, é como se o desconforto ja existisse, e aumentasse a cada nova explicação. Ao fazer isso frequentemente envio pelos menos algumas mensagens, (ja houverem épocas em que eram bem mais que algumas) explicando oque estou dizendo, ou querendo dizer, e ao fazer isso sempre fico me sentindo mal por imaginar que a pessoa me acha alguém extremamente insuportável. E com isso, eu frequentemente me afasto das pessoas e não tenho nenhum amigo próximo, apesar de não me incomodar de estar só. Mas reconheço que isso não é lá muito saudável, e que eu deveria socializar de maneira mais saudável, mas realmente não consigo, me sinto exausta depois de precisar socializar por muito tempo.
Minha filha hoje está com 7 anos, mas quando ela tinha 1 aninho ela tinha medo de lugares que tinham muitas pessoas, andava nas pontas dos pés, agora esta bem menos nao anda mas como antes, e quando foi pra escola com 3 anos ela sempre ficava no cantinho dela, mas de vez enquanto ela brincava com os coleguinhas, não ia no banheiro sozinha aliás até hoje ela não vai no banheiro sozinha, e eu nunca pensei que ela poderia ser autista, e agora a ansiedade dela está mas forte chegou até a sentir falta de ar e coração acelerado, teve febre, e passou dois dias sem conseguir andar direito com dores nas pernas e voltou a andar nas pontas dos pés novamente durante as dores, e agora estou tentando ir com ela no psicólogo ou neurologista. Não sei se ela vai ser autista mas peço a Deus que eu consiga resolver a situação dela logo, pois pelo SUS não é fácil.😓😓
Achei seu canal e estou amando.
Minha filha faz terapia com uma psicóloga e essa semana tivemos uma observação que nós assustou. Ela nos pediu para fazer uma avaliação com uma neuropsicologista pois ela pode ter Autismo .
Recentemente mudamos para Alemanha, ela estuda em uma escola tradicional alemã. Estamos bem assustados. Imagina o drama da minha pequena com uma mudança tão brusca . Meu maior desafio aqui é fazer avaliação com um profissional que fale português.
Meu Deus, eu to passada! Bateu tudo,tudo tudo comigo. Eu sou ansiosa ao extremo, fico ensaiando em voz alta TUDO que vou falar quando vou interagir com alguém. Também eu tinha mania de idealizar uma roupa que iria num evento, uns 6 meses antes!!! Mas como só descobri o autismo ano passado aos 42, imagina o quanto sofri na vida, me achando diferente e esquisita.
Nessa altura da vida depois de saber disso, acho bom não ter tido filhos. (Tenho 23 anos de casada)
Depois de ter sofrido a vida toda com praticamente quase todos esses sintomas que você mencionou, e já ter passado dos 40, a gente ainda fica meio que sem esperança por ter perdido tanto. O que conforta é ter pelo menos uma resposta a muitos questionamentos que passei a vida tentando entender. Mais como fazer pra melhorar, se sentir melhor?
Você falou dos sintomas, agora dá uma dica de como ter uma vida normal pelo o amor de Deus!
nunca me senti tão bem descrita! o único problema é que ainda nao tenho diagnóstico, tenho 17 anos e meus pais são um tanto quanto negacionistas, principalmente nesse âmbito psíquico (sim, são daqueles q dizem q psicólogo e terapia são perca de tempo e de dinheiro)..
Não vejo a hora de ir para uma terapia, é frustrante sentir q não me encaixo/pertenço em nenhum lugar
ainda prestarei vestibular esse ano, e isso me faz ter crises só de pensar...Nao sei pq falei tudo isso, talvez pq escrevendo é a melhor forma q sei me expressar, e há tempos não o fazia
Sim, Dani! Tenho certeza de que a terapia será excelente para elevar o seu nível de autoconhecimento, para cultivar habilidades sociais e também para melhorar a comunicação com os seus pais!
E, mesmo antes da terapia formal, talvez você encontre mais recursos aqui mesmo no UA-cam e na nossa comunidade.
💖✨🧠
Divirta-se!
E foi ótimo você ter dito que precisa se acalma!!!
Acabei de postar um vídeo sobre o assunto!
Você está inscrita no canal?!
Me identifiquei com o fato de estudar desde a infância sobre psicologia e comportamento humano. Realmente eu lia materiais com este tema. Minha mãe tinha um livro chamado personalidade plus, onde classificava as pessoas em 4 grupos. E lia sobre signos astrológicos e o comportamento de cada um. Muito interessante este ponto neste vídeo. Gratidão infinita por suas explicações! 🙏😊
Eu ensaiava até o bom dia quando comecei a dar aulas, tinha listas de assuntos para puxar pra quando desse um gelo. Agr não faço mais pois já dou aula há uns anos e acho que deu pra pegar a manha, mas mesmo assim penso que se pudesse dar a aula sem a máscara eu entraria muda e sairia calada.
Estou fazendo avaliação neuropsicologica e você me descreveu nesse vídeo e tenho um filho autista nível 3. Muito obrigada por esse vídeo, eu tive que pesquisar muito sobre entrevista e como se comportar e como gesticular e como falar e os defeitos e qualidades e si assim que consegui passar na entrevista de emprego, antes eu travava e nem conseguia falar, gratidão❤
Eu to chocada como eu me identifiquei com quase tudo, tanto nesse vídeo como no vídeo da parte 1. Eu já suspeitei ter autismo antes, e me lembro de ficar super pirada com isso na época. Mas depois de ver por acaso um vídeo sobre autismo em adultos hoje, eu voltei a ficar pirada com isso novamente haha. E acabei descobrindo seu canal. Parabéns pelo seu trabalho de informação sobre essas questões, principalmente sobre autismo em mulheres!
Parabéns! Que vídeo informativo! Coloquei em velocidade 0,5 e apaguei a tela e ainda fui escrevendo durante o vídeo.... pra não perder o raciocínio.... se puder voltar nesse assunto..... Obrigada!
Obrigada pela mensagem, Liz!
Vamos voltar ao assunto!!! 💜
Eu tenho uma hipersensibilidade a barulhos, chego a perder o controle, barulhos de pessoas comendo, fungando, espirrando, seria uma caracteristica?
As vezes é tudo muito difícil. Eu, por exemplo, sou formada em Serviço Social, sou costureira mas no momento faço faxina. Tenho pavor só de pensar em trabalhar com muitas pessoas por causa da hipersensibilidade. Infelizmente tenho um relatório parado para concluir meu diagnóstico e não consigo pagar as consultas. Isso é frustrante porque acredito que quando se fecha o diagnóstico muita coisa se explica. Tenho 44 anos e meu filho caçula é asperger.
Olá, Neila! Seja bem-vinda à comunidade!
🧩🧠💎🌻
É verdade, o diagnóstico ajuda muito a guiar os próximos passos. Mas algumas medidas já podem ser tomadas antes de concluir o relatório... como melhorar a alimentação e o sono, por exemplo.
Você tem profissões lindas! A faxina ajuda a movimentar o corpo, a costura ajuda a ter foco e o serviço social trabalha as funções executivas!
Com tantos conhecimentos, talvez você consiga desenvolver uma carreira mais independente e aumentar a sua renda!
Depois me conte!
@@lygia.pereira obrigada! Conto sim!
Você está comigo no Instagram, Neila?! Lá eu posto sobre os cuidados que precisamos ter com o cérebro!
Talvez seja útil para você e o seu caçula!
Grande abraço 🤗
@lygiapereira.psi
Eu tenho um filho de 25 anos c síndrome de asperger. Vendo estes vídeos fico c muitas dúvidas se n sou tb . Quando menina, era tudo isso desleixada, desencanada, vivia no meu mundo... Interagia, mas tinha minhas vergonhas.Me estalava inteira,joelhos pescoço,dedos ,pulsos como se fosse uma sinfonia.Era bem estranha mesmo...
Voce falou de mim😢
Tenho 39 anos e fui diagnosticada na primeira infancia com DTAH bem forte, segundo a psicologa da escola e com nada segundo a minha mae que alem de ignorar minhas dificuldades, exigia q eu fosse rapida e igual as outras meninas... sempre tive dificuldade em arrumar a casa pq era muitos pedacinhos p arrumar e nao sabia onde comecar. Arroz e feijao só consegui fazer com autonomia com 28 anos de idade. Sou casada, tenho 4 filhos e escuto músicas o dia inteiro de fone pq nao aguento os barrulhos daqui de casa. E sempre as mesmas musicas na mesma ordem. Sou monitora de educacao inclusiva e, pela primeira vez estou com um autista de nivel 3 que se machuca como eu fazia. Me identifiquei com os alunos autistas que encontrei na escola. Um mexia em todas as mochilas e misturava os materiais de todos alunos, como eu no C.A.., outra se irritava e dava pulinhos sa udindo asmazinhas, como eu qd quero alguma coisa com pressa.. Nunca desconfiei de autismo ate esta semana passada e comecei a estudar o caso ate conhecer seu canal. Tenho certeza que eu sou autista. Verifiquei que as vezes q me sentia incapaz ou frustrada nao me mordia ate machucar e ficar roxo com sangue atoa, nem batia minha cabeca na parede por frescura... descobri sozinha essa semana que essas crises que tenho desde bebe e ainda tenho ate hj, so q menores, por nao conseguir arrumar minha casa e nao conseguir fazer carne nao é preguica como minha mae me acusa, pois ate hj ela me ajuda a arrumar a casa e arrumar o almoco e é muito frustante. Ano passado descobri que vivi com uma mae narcizista e q isso me fez mais mal ainda. Tenho uma filha com DTAH e uma com Autismo e minha mae fala q é palhacada minha pq nao assumo que nao sei cuidar de minhas filhas e ensinar como deveria. Ela nunca me bateu, mas as palavras q dizia pra mim me tornava cada vez pior por dentro. Hj ela melhorou bastante, mas nao entende como uma filha q fazia provas de matematica, fisica e quimica a caneta sem errar nada acredita q tem DTAH. Hj descobri q sou igual minha filha autista e q na vdd tenho certeza que meu laudo nunca foi apenas DTAH, mas autismo tb. Pesquisando e estudando afundo, realizei testes profissionais por conta propria e deu autismo em todos. Acreditando que um neuro pode me ajudar eu marquei uma consulta pro dia 10/05 com o neurologista que sempre cuidou das crises de ansiedade que tive. Como ia com minha mae, ela nao deixava eu falar do DTAH.. Marquei pra proxima semana, pois quero muito que ele veja meu caso e me tire essa duvida q pra mim é certo ser autismo, o q sera um enorme alivio... ontem fiquei imaginando a noite, na cama, eu fazendo um short pro youtube com a musica da frozem na parte "nao podem vir, nao podem ver, sempre a boa menina deve ser. Encobrir, nao sentir, nunca saberao... mas agora vão" e na parte do livre estou saindo bem grande um sou autista escrito na tela, kkkkk.... sei q nao deveria pensar nestas coisas, mas eu fico pensando apenas no dia 10 com o neuro, no q vou falar, como vai ser e como irei agir... mas quero q eu seja eu mesma.. tenho medo de ser eu mesma pq nao consigo me expressar bem se eu nao planejar o qirei falar antes ja q nao consigo me expressar bem falando de forma espontânea... por isso resoovi escrever um roteiro bem curto sobre minha infancia e minhas dificuldades ate o dia de hj. Preciso mt ser idependente e saber fazer as minhas coisas, mas apenas saber que ta td bem eu ser diferente ja me deixa muito mais do q feliz!🎉
Agora o medo é: sera mesmo autismo!? E se o problema for eu mesma???
Ai Lygia, me reconheço completamente nos seus dois vídeos que você postou sobre os sinais de autismo em mulheres. Amanhã é o meu dia de consulta para iniciar meu processo do que acredito ser meu diagnóstico. Estou completamente ansiosa e animada e assistir seus vídeos, além de trazer informações que eu ainda não tinha encontrado, foi reconfortante.
Hey, Dalila!!! ✨ Seja bem-vinda à comunidade!
Aproveite a sua jornada de autoconhecimento! E, por favor, volte para compartilhar as próximas descobertas e ações importantes, Ok?!
Grande abraço 🤗
Excelente vídeo, tende a ser sutil a diferença entre o introvertido e o autista, nem sempre dá para saber. A ansiedade social é comum para as pessoas introvertidas e autistas, entre outras pessoas em geral.
Sinto muito sono ,cansada tem vezes que para o quarto ficar quieta sem fazer ou pensar em nada!
Seja bem-vinda à comunidade, Luciana!
Como já sabemos, existe essa tendência à sobrecarga mesmo. Mas é importante conferir se os seus hormônios e vitaminas estão em níveis ótimos.
Hipotireoidismo e B12 baixa também são motivos de queda na energia.
Você está com seus exames em dia?!
🌻🧠🧩✨
Eita Lygia, eu tenho tudo! 🤣 Inclusive fico ansiosa até pra atender um telefone ou fazer uma ligação. Outro ponto que me chama atenção e me prejudica é a sobrecarga, não consigo ir pagar uma conta sem me sentir muito esgotada. Me canso muito fácil e isso é bem difícil, porque tenho muita coisa pra fazer no dia a dia. E realmente ia pra psicologia 🤣 só não conclui porquê desenvolvi alergia ao ar condicionado, então optei por uma EAD e acabei em Serviço Social, mas estou amando o curso 💕 Gratidão por esse vídeo excelente! 🙏💚
Olha só quem está aqui! 💗 Obrigada também!!!
Vi os seus desenhos maravilhosos no Insta, Evelyze! Os artistas tendem mesmo a sentir muuuuito os estímulos do mundo! Então o ambiente urbano, frio e condicionado 😉 é d+
Eu também me sentia mal antes, durante e depois de falar ao telefone! Mas já melhorou...
Pago tudo pelos Apps e... procuro ter bastante contato com a natureza!
Ajuda bastante!🍃
Você escolheu uma carreira linda! Precisamos de você inteira, hein?!
Grande abraço 🤗
@@lygia.pereira Muito obrigada! 😍 Realmente, a sensibilidade é a flor da pele!
Ótima alternativa! Pagar pelos apps tem me ajudado.
E sim, natureza é uma maravilha! Eu moro na capital de Mato Grosso do Sul, e aqui tudo é bem arborizado e tem um horto próximo a minha casa, é um oásis!
Obrigada! 🤩 É uma profissão que tem me agradado bastante ❤ Grande abraço pra ti tb!!!
Tenho tds as caracteristicas.Quando criança sentava muito em "forma de w",tenho flexibilidade nos dedos tambem(risos).
Tenho cinquenta e quatro anos e tenho todas essas Características, até hoje não tenho nenhuma profissão e isso mim deixa muito triste. Só cuidei da família e cuido até hoje.
Nunca vi alguém explicar tão bem e tão intensamente as características. Me vi em quase todas!
Eu me identifiquei em tudo nesse vídeo tudo msm... Se poder vê o comentário q mandei na parte 1 ... 🥺
Uma pergunta, eu tenho dificuldade de entender oq as pessoas estão explicando, não entendo a explicação deles, tem que explicar do jeito diferente q eu entenda. Não consigo aprender coisas nescessário, eu só aprendo e entendo com coisas que eu gosto.
E tbm tenho dificuldade de articular bem a fala, não consigo falar tão perfeitamente. Mais na frente das pessoas q gosto e que me sinto bem, eu consigo falar, articular um poucinho melhor.
Não consigo focar na coisas de casa. Eu perco foco muito fácil e aí eu volto pro meu mundo, aonde eu acabo falando sozinha e fazendo gestos. Não consigo focar nas minhas obrigações de casa, não consigo focar, sempre q fico fazendo algo eu foco apenas em algo q me interessa. Na escola invés de focar na aula msm não entendo nada, do nada eu perco o foco e entro no meu mundo mais um vez.
Não gosto de fazer as coisas quando tem gente, me incomoda, odeio quando me olham, eu começo ficar ruim.
Eu perco muito a paciência e me estresso demais, e acabo tendo a crise de ansiedade. Eu como demais e como sem percebe, não consigo controlar minha ansiedade.
Eu passo mau, quando tento desabafar com alguém pessoalmente, mais virtualmente sou melhor, mais pessoalmente eu começo ficar nervosa muito facilmente e minha pressão abaixa muito fácil só tentando desabafar.
Não consigo entender as piadas e as vezes as ironias.
Eu odeio me mostrar, não gosto... odeio usar roupas q não me deixa confortável.
Eu odeio sair da rua, prefiro ficar em casa. Quando saio eu entro em desespero. Me sinto confortável ficar em ambiente q me sinto confortável e salva.
Eu sou muito infantil, e odeio quando me falem pra madurecer, pq não quero ser alguém que não sou. Sou infantil sim, gosto de ser assim, até meu jeitos e fala é infantil até o jeito de se vestir é infantil.
Não consigo dizer meus gostos, e deixo q escolhem por mim, não consigo dizer e aí deixo quieto.
Eu na Escola, meus comportamentos é q eu tinha mania de me esconder, coloca o cabelo na frente do rosto para que ninguém me olhem. Não gostava de sair da carteira e só levantava quando batia sinal. Eu não gosto de ir no banheiro público.
Eu tbm tenho dificuldade de mim msm, de entender eu msm, as vezes não entendo oq eu realmente gosto.
Odeio mudanças, me incomoda.
Fico muda sempre e sempre que a pessoa briga e diga algo me ofendendo fico queira, sou tímida e odeio tirar foto, me incomoda demais entrar em desespero.
Não consigo expressar meus sentimentos perto da família, mais com amigos q gostam das mesmas coisas que eu.
Eu não consigo dormir, fico imaginando toda hora, imaginando no meu mundo .
Fico nervosas e minha pressão abaixa quando fico em lugares que me incomoda e desconfortável.
Meu assunto que gosto de falar é de doramas e Kpop, só falo disso amo demais, e não consigo falar e outra coisa sem ser disso.
Eu amo dar abraço, só gosto de ficar assim com pessoas q gosto, sou muito carinhosa e manhosa as vezes.
Eu gosto muito de coruja e golfinhos.
Faço muito isso de camuflar nos lugares e perto das pessoas.
Ou seja, saio da minha realidade, entrando no meu mundo.
Eu demorei muito pra andar e pra falar quando era pequena e quando comecei andar, meu jeito de andar era na ponta do pé, não andava normal. Até hj não ando bem, e outra, tenho mania de fazer o jeito de um pinguim vezes. Tenho mania de imitar a pessoa e fico praticando em meu quarto.
Tenho baixa autoestima, fico me comparando com outras pessoas .
EAI, oq acha, sou autista? Pq olhei esse vídeo, e ainda não sei se sou. Me sinto diferente dos outros. Tenho muita insegurança e medos e traumas.
Lygia, moro em BH e tenho 62 anos. eu me identifico totalmente com essas característica que vc descreve. Como faço para saber o meu diagnóstico, acho que eu sofreria menos se soubesse.
Eu amo seus vídeos ❤ Desde que recebi o diagnóstico viraram meu hiperfoco haha
Mds eu faço muito isso de planejar conversas e situações sempre que tenho que ir pra algum lugar que não tenho costume ou que vai ter mais gente
Depois que descobri que meu filho está no espectro autista, descobri que tenho após várias leituras e vendo vários vídeos como o seu. Não consegui terminar faculdade, tenho quase todos os problemas que informou.. Fui diagnosticada com TDAH em 2015 mas só consegui ritalina em 2016. Mas interrompeu quando engravidei em 2017. Uma característica que eu tenho e que não foi citada aqui, é que mesmo com muito espaço eu ando batendo nas paredes, móveis e pessoas e vivo tropeçando nas ruas...
Seja bem-vinda à comunidade, Giovana!
Os meus alunos também já chegam no consultório batendo nas paredes! Bem lembrado!
Essa característica de menor propriocepção também é percebida no TDAH. E... como você já percebeu, a interseção entre os dois diagnósticos é grande.
Agora, como o seu filho recebeu o diagnóstico, talvez valha a pena investigar o seu caso também!
Infelizmente, muitos neurodivergentes têm dificuldades para concluir os estudos. Mas, quando compreendemos o nosso cérebro, tudo fica mais simples!
Confie nos seus neurônios!
🌈✨♾✨🧠✨💖
Seus vídeos estão sendo esclarecedores pra mim. Ando pesquisando sobre neurodivergência pois ultimamente notei que muitas características batem com as minhas, e como não tenho nenhuma rede de apoio e o diagnóstico não vem fácil, minha vida se tornou difícil depois da escola. Estudei por 7 anos na mesma escola, com as mesmas pessoas e nos últimos 3 anos durante período integral ou seja, eu tinha uma familiaridade muito grande com aquele ambiente. Em 2020 tinha acabado de me formar e arranjado um emprego, nesse período sofri de muita ansiedade, não só social mas também intelectual pois tinha muito medo de não conseguir acompanhar o ritmo das outras pessoas, e de fato não consegui. Agora já fazem quase 2 anos que estou desempregada, não consigo me planejar pra voltar a estudar. Socializar e conhecer pessoas novas é muito difícil pra mim, tenho muito medo de virar chacota como já aconteceu previamente, chega ao ponto de eu não conseguir comer em público. Eu procuro uma solução, tenho feito um acompanhamento básico com psicóloga da UBS do meu bairro, têm ajudado porém é mas aconselhamento do que um tratamento efetivo, contei sobre suspeitar que eu seja neurodivergente e ela preferiu deixar essa questão de lado. Bom, eu faço o que posso apesar das minhas limitações, espero que consiga aprender mais com seus vídeos e sair desse plateau. Mil desculpas pelo comentário longo e quero dizer que admiro muito sua profissão.
Tirando a hipermobilidade, me identifiquei com td! ...
Hipermobilidade motora.... achei que todo mundo tinha essas mesmas capacidades que eu. Com o tempo, como era sacaneada por ser "estranha" corporalmente, especialmente de virar a mão pra trás e ter uma mobilidade gigante de virar quase uma mulher elástica, não estimulei mais. Mas é só eu voltar a fazer Yoga que parece que o corpo lembra. E sim, eu sentava muito em W, era mais confortável. Mas me diziam que era pra sentar como "menina" e aí fui parando com isso. Até mesmo em espacate pq eu achava confortável.
Nossa, como tô me sentindo contemplada! E tô no processo de teste pra diagnóstico. Com certeza vou levar essas informações pro neuro.
9:30 Sobrecarga...
Eu aqui todinha.
Bom dia lygia,gostei muito de ouvir vc,tenho 56 anos i eu acho que mim encaixo en todos os vídeos que vc fala eu com está idade não sabia escovar meus dentes,e por isto que não lembro da minha infância, obrigada por divulgar os vídeos,obrigada
Tenho todos 😮
Jesus amado! Eu tenho 43 anos e assistindo a parte 1 e 2 me encaixei em absolutamente TODAS as características! Estou tentando fechar meu diagnóstico… Só que todos ao meu redor acham que é frescura é que não há necessidade de ter diagnóstico já que fui assim a vida toda!
Isso acontece comigo, eu fui falar com minha mae e ela disse que eu era muito inteligente para ser... enfim, ela teve um preconceito com isso, pq meu sobrinho tem autismo e ele ainda nao fala (tem 6 anos), acho que muitas pessoas tem a ideia errada do que realmente é, nos que estamos pesquisando sobre sabemos que se trata apenas de uma desordem e nao afeta o intelecto da pessoa.
Eu sempre, antes de sair para festas ou estar em lugares mais em publico e sempre suava frio. Meus pés sempre gelados e molhados e o suor em baixo dos braços. Buscava sempre ser confiante e acabava transferindo o nervosismo para estas areas onde nao eram tao visíveis.
Estou muito feliz que eu tenha encontrado seu canal, desconfio que sou autista a um tempo, mas meus pais acham que é besteira pois a percepção deles sobre o autismo é aquela estereotipada, não sei como prosseguir, mas seu canal me ajuda muito.
Achei muito interessante o fato de pessoas neurodivergentes conseguirem se comunicar com mais facilidade, meu único amigo na escola em que eu estudava é neurodivergente e nos comunicavamos muito bem.
Lygia boa noite! Obrigada pela explanação destes vídeos. Com eles vc despertou dentro de mim uma excelente sensação de clareza. Me encontrei comigo mesma!!! já me escrevi e vou te acompanhar, sempre. Tenho 68 anos.
Encontrei o seu canal agora. Tenho quase certeza que sou autista, descobri há pouco tempo, cerca de 1 mês e meio. Agora só preciso do diagnóstico formal. Me identifiquei com todas as características que vc falou nesse vídeo, mas a que mais me chamou a atenção foi a de neurodivergentes conseguirem falar uns com os outros e se entenderem. Tenho uma prima autista (mais velha 8 anos) que foi diagnosticada ainda criança por conta dos comportamentos e neurodesenvolvimento diferente. Todos achavam estranho porque eu, pessoa "normal" conseguia e consigo conversar com ela durante horas sem perder a paciência e compreendendo tudo. Agora sei a resposta. Muito obrigada, seus vídeos são muito bons, estou maratonando-os. 😘
Meu Deus , chocada!!!
Qualidade do video ta sensacional, imagem e audio, me indentifiquei bastante com tudo que vc falou, tenho 12 anos e estou fazendo terapia :)
Hey, Ikishima!
Vocês pediram e eu trouxe um microfone novo para o canal! ;)
Fico feliz de ver que o Hyperx Quadcast está nos ajudando!
Parabéns por fazer terapia desde jovem
Tenho frouxidão ligamentar e a dois meses fui diagnosticada com TEA
Lygia, assisti seus outros vídeos (inclusive o parte 1 deste aqui) e mais uma vez me senti em casa kkkkkk. Tenho feito vários testes informais pela internet, todos deram "positivo", e estou me programando para consultar um especialista. Sobre a parte do trabalho, é a minha mais recente descoberta. Eu trabalho na parte administrativa, e passei poucas e boas no começo porque simplesmente me sentia incapaz de fazer coisas que eu sabia ser capaz, não conseguia entender as pessoas e fiquei pensando em me demitir. Meu sonho sempre foi Psicologia, mas encontrei felicidade em Ciências Contábeis, embora não descartei a outra opção para o futuro, quando eu puder pagar pelo curso kkkk P.S.: achei que todo mundo conseguia colocar o dedão perto do braço (7:08), agora estou surpresa que todo mundo acha isso estranho kkkk minha posição preferida é sentada encima da perna, com os joelhos dobrados. Fico assim por horas, e sempre me balançando pra frente e pra trás ou para os lados (fui reprovada no psicotécnico por isso, uma vez). Adorei o vídeo e o canal!! +1 Sub
Seja bem-vinda à comunidade, Alissan!
🧠✨🧩💎
Muito obrigada por compartilhar as suas descobertas mais recentes!
E, claro, vou querer saber das próximas!
Inclusive, se seremos colegas na psicologia também!
📚😉😘
Eu sinto tantas coisas que nem sei como escrever. Há mais de 4 anos posso notar isso, uma multidão de sentimentos muito bagunçados na minha mente que me fazem ficar paralisada no tempo, mesmo eu tendo 19 anos. Estou prestes a ir a um psicólogo, espero finalmente entender o que acontece.
Esse vídeo mudou minha história! Obrigada 🙏🏻
Hey, Sarah!!!
Ter conhecido você também mudou a minha história, querida!
💗✨♾✨🦊
Obrigada também!
Acho que vai mudar a minha também 😉
Amei o canal! Amei o conteúdo! Sou mãe de um menino autista de 6 anos e já faz um tempinho que tenho pensado muito que possa ser autista. Já marquei uma consulta com a psiquiatra, a mesma que acompanha meu filho. Seus vídeos são muito esclarecedores
Eu tenho devaneios excesivos
E uso isso para escrever histórias, já escrevi várias.
É tbm me ajudam para o autoconhecimento.
I isso me ajuda para me tirar de uma crise, e para eu aprender mais sobre os assuntos.
Parabéns, Gabizinha!!!
Os melhores escritores são os neurodivergentes! 🏆 Amei saber que você tem usado os seus superpoderes!
🧩✨🧠✨📚
Eu quando era criança de olhos abertos viajava dali eu tinha personagens na mente que tinham nome casa família tudo era outro mundo...aprender ler aos 5 porém logo veio o bloqueio com números gosto de poesias já escrevi várias mas de 100 minha irmã queimou meus livros disse que eram maldição e eu me pego com vontade de ler eles e de ler minhas poesias e de escrever mais
@@maryembelleze5941 você escreve ainda?
@@grubly3548 nunca mais escrevi depois que minha irmã queimou meus livros, sinto falta demais já pensei de voltar escrever sem ninguém de minha família saber minha irmã não deveria ter feito isso sem me consultar tirou um pedaço de minha história
@@maryembelleze5941 siga seu coração, faça o que te faz bem.
Eu escrevo no watipad la e bom
vc parece que leu minha mente, to impressionada. A parte 1 e 2 sou eu purinha
Seja bem-vinda ao time, Vanessa!
🧠✨♾✨🌈
Olha....eu cai de paraquedas e estou encaixando na maioria dos sintomas e atitudes que tem explicado em seus vídeos. Tenho muitos problemas com barulhos altos ou repetitivos, inclusive com o marido que tem hábito de falar alto. Vou continuar assistindo aos seus vídeos e me observando mais.
achei curiosa a relação com a hipermobilidade! tenho muita, inclusive com suspeita de síndrome de ehler danlos... Comecei a pesquisar hoje sobre o autismo em mulheres e estou chocada como é diferente do que eu tinha na minha cabeça! nunca pensei que eu poderia me identificar, pq me considero extremamente empática, minhas habilidades sociais são aparentemente "normais"... mas no fundo sempre tive muitas características que me faziam questionar pq sou tão "diferente"! to me sentindo acolhida descobrindo mais sobre o autismo! e tudo isso começou pq eu tava assistindo a terceira temporada do reality "glow up" e uma das competidoras é autista, e eu me identifiquei tanto com ela que quis pequisar mais sobre haha
Queria tanto fazer terapia com vc. Atravesso esses problemas de me inserir no mercado de trabalho e sempre estou sem dinheiro . É muito cansativo querer ser autônoma principalmente pela questão de ser hiper sensível . fico esgotada e sobrecarregada em lugares com muita gente e não dou conta mesmo sendo coisas simples. Sinto muita pressão social por priorizar minha saúde antes que correr atrás do dinheiro e é frustrante que há muita falta de empatia em relação a isso. O pa piorar tenho 28 anos e moro sozinha , não tenho pra onde correr, me esconder e chorar .
Eu estava a procura desse assunto e achei os seus videos☺️eu com fala sou péssima 😀mas na hora de escrever posso fazer um jornal,desde nova não gostava de muito amigos,detestava estar no meio de pessoas,preferia ficar na minha,depois de casar notei que roupas depois de lavar estendo todas do mesmo jeito😅calça com calça,blusa com blusa,já na hora de guardar todos no cabide começam com vestidos,batas,saias e calças aí de quem mexer kkkk se alguém mexer em uma caneta tirar fora motivo de confusão 😬meu marido gosta de receber visita eu nem vou abrir a porta deixo ele atender detesto,ficar fazendo sala,me acham estranha,pois as pessoas conversando e eu na minha,ou só falo quando o assunto e do meu interesse,e minhas coisas são arrumadas todas em ordem. Se tiver uma coisa fora detesto,e sinto quando as pessoas mentem,quando olham torto já imagino muitas coisas,prefiro assistir filmes novelas sozinha completamente pois me encomoda assistir com outras pessoas pois falam demais,quando saio me sinto desconfortável prefiro minha casa minhas coisas desteto emprestar ou pedir emprestado🙊e quando a briga e com marido acúmulo coisas de um mês um ano e jogo tudo na cara dele😬dificilmente esqueço,quando me irrito falo coisas que magoam machucam mas não sinto pelas pessoas e isso quando me falam parece que sou um monstro para eles mas se guardar para mim e pior pois eu prefiro dizer a verdade por mais que doa pois nelas ira doer bem menos que em mim que depois passo mais mal que eles.prefiro ser sincera,e algo que acontece muito comigo é a falta de compromisso com datas eu esqueço muito aniversário das pessoas a minha volta e quando e dia eu só digo que bom 🙈como me ofendem mas nem sinto😬as pessoas me acham por vezes malvada demais pior que as vezes faço (falo )e não percebo,como agora estou morando em outro país outra cultura e as pessoas acham que sou doida.perguntam ao meu marido porque se casou comigo.pois eu falo as verdades que ninguém diz na cara dos amigos dele nao me controlo,e sobre visitas em casa detesto pois invadem o meu espaço mexem nas minhas coisas ficam horas e querem que eu fique com eles as vezes abandono e vou pro quarto meu marido me chama o se despedir só vou pois já estão indo embora,detesto que olhem na minha cara,fiquem me encarando já me irrito agora se ligam por telefone e vem melhor,teve uma vez que briguei com meu marido por mensagem pois na cara dele não conseguia falar.ele nem leu😅tenho muitos sintomas do primeiro vídeo e vou procurar ajuda.
Me identifiquei com todas as características
Eu descobri a hipermobilidade agora, comecei academia a 1 ano. e estou com tendinite no joelho, ombro, pulso... o médico quando me olhou a primeira vez (fui de fone e cordão de autismo) e o medico ja me falou...senta ai, e esticou o braco dele e falou pra mim, faz isso.. e eu fiz. e ele ta vendo o meu braco, agora olha o seu até onde vai...kkkk e eu sempre quando tirava a famosa foto com os bracos abertos saia todo torto, eu tinha vergonha.agora entendi o pq...
Os sinais físicos que nos entregam! ♾️
Me identifiquei muito com tudo que você falou, será q eu sou autista?
Tudo que vc falou sobre carreira é verdade.
Lygia muito obrigada pelo conteúdo! Me identifiquei muito com vários aspectos, estou para começar a psicoterapia por questões de ansiedade que estão me prejudicando eu nunca tinha pensando na possibilidade de ser autista mas tenho me identificado bastante com os sintomas, você acha que eu já devo falar da desconfiança para a psicóloga ou deixar que ela note os sinais? Tenho 22 anos e nunca me encaixei nesse mundo, sempre me senti diferente.
Muito obrigada pela presença, Ana!!!
Ser diferente pode ser muuuito bom, hein?! Principalmente quando estiver menos ansiosa! E a psicoterapia foi uma excelente escolha para cuidar das suas emoções! Parabéns!
Quanto ao dilema sobre compartilhar ou não a sua hipótese diagnóstica, se o vínculo for bom com o seu psicólogo, imagino que terão lindas oportunidades de discussão!
Eu sempre fui transparente com os meus médicos e psicoterapeutas! Acho melhor assim!
Depois volte para contar as novidades, Ok?!
🧠✨♾✨💗
Nossa! Estou me sentindo muito dentro dessas características.
Muito bons os seus vídeos. O que dizer do autista com altas habilidades. Minha filha tem altas habilidades e agora aos 18 anos foi diagnosticada com autismo, ela não é produtiva.
Mds você é tão fofa, to ando seus videos e me identificando muitoo😫❤❤
Estou chocada,de como possuo 90% das características autista. Parece que me conhece perfeitamente.
Sou casada e mãe. E não desejo outros filhos,por me sentir facilmente sobrecarregada,ter crises de ansiedade,estresse e procastinar demais...
Eu começo a me encaixar neste perfil.
Seja bem-vinda à comunidade, Ingrid!
🧠✨♾✨🌈
Tenho um filho com asperger e tenho me identificado cada vez mais com alguns sintomas dele.Sempre fui considerada a estranha ,timida e até mesmo sonsa.Justamente pq em familia me retraia e km outras pessoas agia até de forma eloqüente. Assim q terminar todos os laudos do meu filho vou procurar ajuda para mim,pq realmente viver nessa montanha russa é muito dificil.
Como é essa hipnose???? Pode falar sobre ela?
Esse vídeo é um abraço!
Nossa tenho todas tanto do primeiro vídeo quanto do segundo .me formei em design de interiores há 5 anos e ainda não consegui entrar no mercado de trabalho , quero empreender mas é muito difícil oferecer meu trabalho ou me manter em algum emprego fixo
Olá, Karine! Seja bem-vinda à comunidade!
🧠✨♾✨🌈
Pois é... acontece da mente ser brilhante e não conseguir organizar as etapas de uma atividade corriqueira como a venda.
Mas existem estratégias para empreender mantendo o nosso estilo mais etéreo!
@@lygia.pereira Eu Não tenho diagnóstico de autismo, só informei que tenho os sinais, quando trabalhei como telemarketing tive várias crises de choro,tive depressão e ainda tenho ansiedade forte ,e as pessoas me chamava de autista por não entender as brincadeiras levava a sério , então pesquisei sobre realmente tenho muito sinais perguntei para um psicólogo na possibilidade sendo a primeira consulta sem avaliação nenhuma disse não poderia ter por que na época trabalhava ,e minha ansidade em saber se realmente sou está grande ,
Me senti muito mal ao dizer e ele nem levou em consideração.
Qual o melhor profissional para procurar para iniciar um diagnóstico na fase adulta?
Olá, Valmênia!
Para iniciar o processo diagnóstico, sugiro que procure um neuropsicólogo e um psiquiatra.
Bom dia,
A Dra dá consultas online?
Obrigada
Percebo foco numa em coisas específicas.
Tipo, eu tenho fuga na leitura, pq me pesa muito estar diariamente em lugares com muito movimento, barulho...
Prefiro ficar, a maioria do tempo sozinha, o que as pessoas acham muito estranho.
Que vídeos maravilhosos! Super me identificando! Até psicóloga eu virei rs
Muito obrigada, Juliana!
Seja bem-vinda à comunidade!
🧠✨♾✨🌈
Em breve serei sua colega!!!
Tenho a articulação assim, desde pequena me machuco muito
Agora faz sentido...
Então, imagino que você vá se beneficiar muito de um trabalho para o fortalecimento muscular!
Se os ligamentos são frouxos, protegemos as articulações com os músculos!
Muito difícil explicar, por isso pedi tanto que falassem por mim, mas não adiantou 😓
Eu sento em w, ando discretamente na ponta do pé e saltitando, e tenho hipotonia nos ombros. Tenho hipossensibilidade nos ombros as vezes, em alguns momentos dá algum erro e meu cérebro não sente eles. Eu uso mochila com peso na rua, e a t.o disse que colete apertado ajuda na propriocepçao
Hey, Aline! Seja bem-vinda à comunidade!
🧩🧠📚
Já gostei da sua TO! Trabalhar a propriocepção é fundamental, não apenas para o seu bem-estar físico, mas para todo o seu equilíbrio emocional e cognitivo também! Porque os microcircuitos cerebelares têm conexão direta com o córtex pré-frontal, responsável pelo comando das nossas funções executivas.
Aproveite os seus exercícios!
E muito obrigada por compartilhar a sua experiência!
Identifiquei muito com esse vídeo.
Quantos pontinhos, Beatriz?! 🦇
@@lygia.pereira você falou no vídeo 5 características, eu me identifiquei com as 5 características..
Lygia, que conteúdo rico! Esses sinais estão presentes em alguma literatura, ou foram enumerados pela sua pratica e contato com pessoas autistas?
Muitos deles batem com o traço de alta sensibilidade - (higly sensitive person). Fico em dúvida entre os dois em relação ao autismo em mulheres.
Olá, Caroline!
Muito obrigada pela mensagem! 💖
Amo o trabalho da Elaine Aron! E, embora HSP não seja um diagnóstico, a maior parte das características bate certinho com a fenotipia autista, basicamente, porque a hipersensibilidade é super prevalente entre as pessoas do espectro.
Quanto à literatura sobre as diferentes apresentações do TEA, nós ainda estamos engatinhando. Mas há artigos relevantes sobre a limitação do processo diagnóstico.
As características citadas no vídeo têm como referências essas pesquisas maiores, os livros de mulheres autistas diagnosticadas tardiamente e, claro, um pouco da minha percepção na clínica.
Seja bem-vinda à comunidade!
🧠✨🧩✨🌈
Autismo em meninas ainda bebê, tenho gêmeas perto de receber o diagnóstico, mais fico muito na dúvida, elas completaram dois anos agora, são muito inteligentes, comunicação social boa, mais tem muitos atrasos pra idade, começaram a falar com 1 ano e 11 meses, aprenderam a pedir e apontar e pedir fazendo terapia ocupacional
Seja bem-vindo à comunidade, Newton!
Parabéns por estudar o assunto é oferecer o suporte precoce às suas meninas! A terapia ocupacional, os livros e o contato com a natureza trazem enormes benefícios!
🧩✨🧠✨🌈
Eu me identifiquei e me encontrei muito bem em tudo que você falou neste e no outro vídeo. O que fazer agora ??
Olá, Família Improviso!
Seja bem-vinda à comunidade!
🧠✨♾✨🌈
Bem, para ter o diagnóstico oficial, você precisa da avaliação neuropsicológica. Pode marcar direto com o psicólogo.
E depois volte para nos contar as novidades!
😘
Tem uma mulher que mora no meu bairro que ama minhas filhas, toda vez que eu a vejo eu tenho vontade de sair correndo elas as pega no colo abraça e beija sem parar. Eu queria muito pode dizer a ela o quando isso me faz mal mesmo não sendo em mim eu não tenho nada contra ela mas essa atitude me deixa muito irritada a ponto de ter ancias de vômito e crises de anciedade
Mulher autista casada pode ter mais facilidade em olhar nos olhos do marido? E em pessoas que não íntimas ou pessoas novas não manter muito o olhar?
Sem dúvida, Pamela! As autistas têm seu território de segurança, onde elas apresentam menos sinais da neurodivergência.
Eu tenho isso também , com quase ninguem consigo conversar olhando nos olhos, bem pouco tempo mesmo
Meu lugar seguro ou hiperfoco é meu marido.
Qual o profissional que posso procurar? Bom tenha uma dificuldade muito grande em comunicação e interação social sempre fui muito calada e minha família sempre disse que sou tímida mas quando virei para a fase adulto isso está me prejudicando no trabalho e em outros lugares , o fato de não conseguir me expressar tbm não ajuda e sinceramente pedir ajuda a minha mãe para procurar um psicólogo ela me disse que tudo isso é normal , mas como pode ser normal ? Isso está me deixando triste o fato de sentir que eu não me encaixo e o desgaste emocionada que sento em ter que participar de conversas e tudo isso de interação social 😢
Dra, gratidão sempre 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Me chamam de metida por gostar de ficar sozinha depois q me conhecem falam q sou muito humana e que demando paz porém dentro de mim e um turbilhão não tenho diagnóstico mas sei q posso ter ansiedade
Exatamente! Também já ganhei essa fama de snob! Mas sinto que nos ambientes adequados às nossas características tendemos a ser super valorizadas!
Estou tentando me descobrir como autista, tenho pânico de pessoas ao meu redor, não consigo falar o que penso, quando mais jovem minha colega percebeu que eu repitia as palavras das outras pessoas, quando saia não falava com ninguém, ficava muda, fiz dois cursos mais não consigo correr atrás por medo e ansiedade, gostaria de ajuda,
Nossa até a dislexia
Ou Irão te amar ou irão te chamar de esquisita , estranha é irão se afastar de vc. Ninguem tem muita paciência com quem nao da conta de seguir o bonde rs.
Com 53 anos comecei a entender que boa parte da minha 'esquisitice ' pode se dever a um.possivel diagnóstico de autismo.Não tenho laudo, mas há mais de 20 anos passo.por psicólogos e psiquiatras sem.ser diagnosticada como tal.Como fazer? Muito bons seus vídeos
Vc precisa buscar especialistas em TEA
@@cinemidiaz ,o difícil é conseguir um...
@@denisedossantos2775 procure o site do Instituto Inclusão Brasil, psicóloga Marina Almeida. Ela tem muita experiência e com certeza pode te ajudar.
Obrigada!!
Aí senhor, quanto mais eu vejo, mais me identifico kkkk sempre sentei em w kkk e rompi meu LCA
Eu sou quase 100% do vídeo, mas sou tão paranóica que devo achar que estou inventando. Sou muito sensível a barulho, eles me assustam e me estressam, as vezes até só um barulhino, só durmo com protetor auricular, mas amo música. Aprendo a tocar qualquer instrumento, porém não sou o bichão neles não. Sou muito sensível a luz, Odeio tanto a solar quanto a artificial. Amo idiomas, sou fluente em InglÊs, aprendi Libras rapidinho, quero aprender outros... As vezes não sei me colocar numa convesa e odeio, odeio ter que cumprimentar pessoas na rua. As vezes eu tenho a sensação que só aprendi a me comportar como todo mundo, eu até tenho algumas habilidades sociais sim, mas outras eu apenas reproduzo, não parecem naturais pra mim. Não acho que sou super intelignte, mas me interesso por assuntos muitos específicos as vezes, tipo um super foco mesmo, as vezes segunda guerra, músicas clássicas, autismo, palavras cruzadas, dentre outras, mas não é sempre, por fase... Esses interesses sempre mudam... Tenho rotina para poder conseguir dormir, por exemplo... Dentre outras coisa. Hoje tenho sofrido muito com ansiedade, mas tenho tentado me ajudar... Enfim, talvez eu tenha um nível leve, talvez não...
Eu costumo achar que sinto muito, muito as pessoas ao meu redor e isso me incomoda, masas vezes eu nunca sei identificar coisas que todo mundo identifica...
EU PLANEJO TUDO, TUDO MESMO, DESDE COISA BANEI, UMA COVERSA A UMA APRESENTAÇÃO, quando não sai como planejo, eu fico inexplicavelmente muito irritada... Amo rotina alimentar, odeio quando viajo, pois meu estomago fica desconfotável pela dificuldade de seguir minha rotina de comida... EU SOU CHEIA DE MANIAS...
mds
Sinto que não pertenço, que sou diferente, mas quem não se sente assim?
As vezes me acho uma fraude na minha profissão... Professora, apesar dos alunos me amarem.
Olá! Vc atende virtualmente? Gostaria muito de uma consulta... Me identifiquei muito com vaaarias características que citou...
Aliás, sou de Porto Alegre, Rio grande do Sul
Olá, Michele!
Sim, podemos marcar uma consulta on-line.
Será um prazer conhecê-la!
🧩✨🧠✨📚
Você já é minha amiga no Instagram?
@lygiapereira.psi
Por lá, eu passo os nossos contatos da clínica.
Olá boa tarde! Minha filha tem todos esses sintomas,mas sou tão inexperiente no assunto mas preciso ajudar minha filha filha...como posso iniciar essa ajuda
Olá, Elisandra!
Parabéns pelo cuidado com a sua filha!
Vocês podem procurar um neuropsicólogo e um psiquiatra inicialmente.
Dê notícias, por favor!
Amém