🔴Cursos para você se especializar ⌨ Aprenda Programação Comigo: areatechbrasil.com.br/do-zero-ao-codigo 🇺🇸 Aprenda inglês sem precisar sair do Brasil: hotm.art/ficar-fluente-em-ingles ⌨Comece a Criar Aplicativos HOJE mesmo: hotm.art/como-criar-apps ⌨Se você quer aprender Java do Zero ao Pro hotm.art/aprender-a-programar
Tenho 42 anos e sou programador há 23 anos desde 2001. Muita gente veio pelo hype tbm inflado pelos UA-camrs e influencers falando de altos salários faceis e nesse mundo que é mil maravilhas, não todos, obviamente. Na pandemia esse hype estava bem ativo e muita gente que não tinha base alguma de computação, foi contratada após alguns bootcamps e telas feitas meio que receita de bolo e com salários generosos. O problema é que a realidade é bem diferente e a época da pandemia não é o padrão, foi uma avaria e ela já passou... A realidade é isso que vemos onde um programador tem que ter sim muito estudo e de forma constante - tecnologia muda o tempo todo, instabilidade no mercado - projetos sofrem alteração de budget, empresas que contratam milhões de pessoas tem que demitir pq o contrato com o cliente não foi renovado e por aí vai... O que muita gente tem visto é nada mais e nada menos que um suco de uma realidade que sempre existiu e que dificilmente irá se alterar. Feliz ou infelizmente, não sei...
Trabalho a mais de 20 anos na T.i, iniciei como suporte, aprendi a trabalhar com servidores e hoje trabalho como analista de sistemas. Sempre estou estudando algo novo, me mantendo atualizado, e é algo normal, pra quem gosta da area de tecnologia. Eu concordo que as pessoas precisam identificar o que gosta de fazer, e não é jogar ou usar uma tecnologia de ponta, e sim, aprender e ajudar a resolver problemas, criar soluções.
@@brenochefin9553 depende né amigo.. se ele for o que faz tudo.. ai ganha bem.. mas se for aquele que fica sentado esperando task e obedecendo os outros, ai sinto muito, vai ficar ganhando merreca.
@@brenochefin9553 Iniciei do zero, aprendi formatação, manutenção de pcs, impressoras, programação, banco de dados ..., até receber o titulod e analista de sistemas. Hoje é somente um título, pois na prática, faço muito mais e valeu apena, então não perdi tempo, e sim me mantenho no mercado de trabalho e atualizado.
Tinha muita gente me empurrando pra investir na programação, sempre fui do ramo metalmecanico, comecei a fazer uns códigos e até peguei a manhã, só que eu não curto ficar preso na frente de um computador, eu investi no ramo metalmecanica, no que eu sempre gostei de trabalhar, não é um sálario muito alto, dá um pouco mais de 3,500, alguns vão achar pouco mas pra mim é da pra sobreviver bem, eu sempre digo, invista em que voce gosta de fazer.
Pois é, cada um tem suas preferências pessoais, eu prefiro mil vezes trabalhar 'preso na frente de um computador', outras preferem outras coisas diferentes, e ainda bem que é assim, pq o mundo precisa dessa variedade.
Concordo quando eu vejo os vídeos do pessoal, acreditando nessa propagandas eu já passo a real, não é assim não. Porém a programação para quem gosta e ama, ela abre as portas no mercado de trabalho. Eu vim por amor me achei estou a pouco tempo trabalhando, mas estudando a pelo menos mais de 3 anos, eu tive colegas que dois que já cursavam desistiram, outros dois que estavam iniciando a mesma situação. Não é para todo mundo, pois programação é contínua, precisa estudar sempre, se manter atualizado no mercado e nas novas tendências da tecnologia. Bem mais do que o dinheiro, gostar do que faz pode ser a real diferença. Quem for por só pelo dinheiro tá ferrado.
@@claudioasgard "amar".. ai tu vai desistir, pq estudar é uma coisa.. agora trabalhar é outra, com burnouts, estresse, colegas ruins e por ai vai.. ou tu tá achando q vc ficará numa cadeira codando sem ninguém falar com vc e te dando parabéns??? kkk..
Kkkk estudar tecnologia não vale os neurônios queimados, no meu caso eu quero trabalhar com construção mesmo ou passar em concurso e estudar TI só quando for aposentado 😂
Eu aqui desses meus 17 anos querendo trabalhar com TI, não tinha oportunidade, tive que trabalhar outras áreas e agora com meus 44 anos fazendo faculdade de sistemas de informação tentando entrar na área sem pensar nos altos salarios só querendo entrar na área para aprender e nada 😂😂😂😂😂
O meu caso foi diferente, eu mudei de de área hoje estou como estágio em uma empresa, sou bem disputado lá dentro e estou ficando envolvido em grandes projetos, estou curtindo muito gosto de criar códigos ou soluções, até agora estou feliz, pois a TI salvou minha vida a programação me deu qualidade de vida e amor pelo trabalho.
Desde ontem a tarde, eu estava tentando resolver um problema no codigo que estou estudando. E hoje a uma hora atraz, consegui fazer o que eu queria! 😅 Quando consegui resolver o problema, persebi que alguns codigos que eu tinha escrito, eram desnecessários. Apaguei, e deixeia os que realmente precisavam. A sensação foi de alivio e felicidadepor ter conseguido rs.
eu cai nesse encanto, entrei em uma escola de programação famosa que prometia emprego após final do curso, o que aconteceu foi que eu não terminei o curso, não consegui emprego na área e agr tenho uma divida de 18 mil reais
Rapaz fazia uns 10 anos que eu não via uma amigo da época de faculdade. O cara tem a mesma idade que eu (43 anos) e seguiu na área de T.I, todo mundo diz que o cara parece ser a idade do meu pai! Detalhe eu não segui em T.i, passei em um concurso e fui mexer com burocracia!
@@FuzzerHash Seríssimo, falavam que era a evolução e tal.. E o carro já não era dos mais novos, mas o motor estava inteiro. Troquei passou 1 ano o preço despencou e eu desesperei. Hj só resta rir.. de nervoso qndo lembro kkkkkk
olha, eu estuo e programo porque eu gosto e sempre gostei de tecnologia e afins, nao planejo virar programador e sim engenheiro mecanico ou engenheiro de software(nao e a mesma coisa que programaçao) nao e so porque vc joga bola que voce e um jogador profissional e nao e so porque voce programa que voce e programador
Eu sei que essa carreira é difícil e complicada no quesito tensão e estresse todavia se você é BR a melhor solução para isso é CONCURSO, por incrível que pareça é uma área que tem pouca concorrência, mas é qualificada todavia poucas pessoas... Nisso vc passa em um desses se estabiliza e com isso foca em freelancer para mercados nacionais e para fora!!!! Mesclando a sensação descanso no quesito RENDA PRINCIPAL e um acréscimo com a renda extra fazendo serviços até mesmo em dólar, euro, IEN e etc... Uma dica... No quesito faculdade recomendo ADS algo mais prático dif de SI, CC ... Mas foque em pós graduações, MBA e outras especializações pois de fato tecnólogo ele perde no quesito PESO em relação a BACHAREL... Mas não muda muita coisa não! ENFIM ESTUDAR VAMOS...
Com todo respeito, concurso é o pior conselho que se pode dar a alguém da área de TI. Há tantas oportunidades aqui e fora, que ficar preso num regime desse é perder tempo e dinheiro
Concordo que traz estabilidade, discordo diametralmente que tem pouca concorrência. É extremamente concorrido. E além disso, os salários não são corrigidos anualmente em cargos estatutários, além de não existir FGTS. Tem várias desvantagens no dia a dia.
@@nothing_to_see_hear Verdade... Bem ruim ser analista do Bacen ganhar 15k o que vai levar hj então anos para chegar décadas... benefícios, ser CLT, trabalhar remoto... é muito ruim!
@@arthc_ Em comparação a outras carreiras não tem... coloque do lado fiscal, judiciário... Há concorrência sim... masssssssss menor em comparação as outras !!!
Essa galera nova de hoje nisso a maioria, quem tudo pronto em em pouco tempo, e estudar pouco. Conheci computador a 20 anos e todo dia conheço coisas novas.
Cara gostei muito do vídeo e concordo com muita coisa. Principalmente no que diz respeito a só entre na area se voce gostar. Pq hoje trabalho na area e sou apaixonado pelo que faço. Mesmo com todos os problemas citados. Gosto muito de estudar e aprender coisas novas na áreas, dormir mais tarde ou acordar mais cedo para esudar antes ou depois do trabalho nao me incomoda. Mas é bom a pessoa equilibrar o seu tempo pata nao negligenciar a familia. No mais repito nao entre se o deu objetivo é só dinheiro.
Na minha concepção o tempo minimo do minimo do minimo pra começar a entender legal é 1 ano, DSA é primordial uma BOA faculdade que já adianta uma boa parte desse conteúdo primario e possibilita estágios. Daqui 5 anos o mercado vai encurtar ainda mais, um dev hj com a IA auxiliando é mais produtivo do que 3 devs de 5 anos atrás. Empresas cortam gastos, se ela ver que é possivel produzir com 5 devs o que ela antes produzia com 10 devs ela vai cortar o excedente, ainda mais na nova realidade de juros altos e investimentos escassos, realidade essa que acho que vai ser o padrão. Visto isso, a competitividade vai dobrar ou triplicar em 5 anos, ai realmente só quem gosta demais, demais mesmo da area é quem vai sobrar.Quem tem disposição de trocar muita das vezes lazer por estudo e compreensão.
Sou Graduando em Engenharia da Computação, e estudo Data Science para exercer profissionalmente e uma coisa digo a qualquer pessoa, nenhum ramo da TI é simples de ter o domínio mínimo pra entrar no mercado, e sinceramente, aprenda a construir uma mentalidade de empreendedorismo nem que seja pra Freelancer, porque depender das empresas pra adquirir experiência estar muito desafiador.
Já aprendi isso no Senai logo de cara ai, quem teve sorte se armou, eu mesmo tenho um projeto que pode me gerar dinheiro a rodo, porém é muito complexo, vou terminar ele em breve e lançar no mercado, enquanto isso vou trabalhar em supermercado mesmo
Bom, eu hoje tenho contato com pessoas que trabalham no Google com Data Science, e o profissional o qual eu conversei me falou algo que estou vendo na realidade nua e crua. Pelo Brasil ser muito carente de pessoas dotadas de conhecimentos científicos e exatas, sobram vagas de Data Science, pois infelizmente nosso país sempre prezou pelo caminho mais curto e fácil. Palavras do meu colega que finalizou o curso de Data Science a 4 anos atrás e hoje se encontram empregado no Google Brasil. E pra complementar conversando com uma gerente de RH voltada pra TI, ela me afirmou que mais de 60% das vagas estão ocultos, somente com feedback e contatos você se encaixa.
@@douglassouza3219 amigo.. falar todo mundo fala, youtuber está ai falando tb..kkk.. quero ver é vc.. quando a realidade bater na sua cara e contas pra vc pagar, ai a história muda, sua vida muda.. e lembrando que Google está fazendo Layoffs enormes ai.. igual Microsoft... não tem nada de profissionais faltando ou carência não.. isso é mentira..
Eu tenho 28 anos e estou há 11 anos na área, começando com Delphi, PHP e agora no react e é isso mesmo que você falou, para trabalhar na área de programação tem que gostar. Tenho alguns amigos que sempre estavam o dia todo no computador jogando e só porque ficava o dia inteiro conectado pensava que TI era área que iriam ter mais afinidade para trabalhar. Passava 6 meses ou 1 ano numa faculdade de Ciência da Computação, sempre algum deles estava largando o curso. No meu caso como eu morava em uma fazenda com um computador antigo que não tinha internet, eu peguei gosto em fazer script em bash no .bat de uma revista que meu pai comprou na banca. Fui descobrir o que era programação com 15 anos quando entrei num cursinho e acabei ficando na área mesmo kk.
Tenho 18 anos, sou apaixonado por vídeogames, tecnologia mas, disperso e extrovertido demais pra TI. Quero ir pra FrontEnd, Gestão de TI, análise de projetos, produtos ou ScrumMaster, Mas, não acho estágio pra essas áreas pra começar. Tmb não sei se tem como trabalhar no exterior nessas áreas. Tô no 2° sem achando programação chato
Tenta descobrir logo e TI é pra vc ou não, eu terminei o curso de direito que dura 5 anos pra depois nao seguir na carreira. Não foi o fim do mundo, mas fica aquela sensação de ''poha, poderia ter feito isso ou aquilo nesses 5 anos...''
@@cyberdemic Direito é uma área que não é tão abrangente quanto TI, vc fica limitado só ao Brasil, e muita concorrência tmb. Tô no TI sendo ruim em matemática e lógica
Porque é uma área que exige uma recorrência no ato de se dedicar constante durante um longo periodo e quem entrou por causa de salário percebe a enrascada que se meteu pois a cada ano precisa se dedicar cada vez mais, fora que com o final da pandemia os salários deram uma reduzida e o número de vagas também, continuo sempre incentivando as pessoas a seguirem carreira naquilo que elas gostam de fazer, esse é um dos segredos para ter uma carreira bem sucedida
Uma coisa que eu acho muito ruim na área de programação são os UA-camrs influenciadores ensinando os novatos a moda que diz que não é preciso saber tudo. Agora imagina um especialista que não aprofunda os seus conhecimento em sua área de atuação.
Precisa ser adaptativo eu iniciei para aquilo que estudava que era área de dados, hoje estou programando para automatização, porém tive que adaptar os conhecimentos que eu tinha para forcar em automatização. Acho que ter um conhecimento variado ajuda bastante, pois hoje estou me envolvendo em projetos que utilizam 4 tecnólogas e 3 linguagens diferentes, no caso como já conhecia parte delas me permitiu a se adaptar mais rápido sobre as demandas da empresa.
Eu concordo que tem que ter uma afinidade com a área e pelo menos não odiar o que faz, porém não acredito que realmente tem que ter um amor pela programação, claro, é ótimo quem tem, porém não acho justo mandar alguém fazer outra coisa por não amar essa ou qualquer outra área. Trabalho é trabalho.
Cara, programação é algo muuuuuuito chato quem que não ama. Eu acredito que a regra é ter paixão para se dar bem com programação. A exceção são aqueles que são extremamente disciplinados. Eu trabalho com gente na área de TI que claramente não é apaixonado. E essas pessoas são as piores no quesito entrega. Fogem que nem diabo da cruz de demandas que envolvam programação. Acredito que em algum momento, vão migrar para algo que não precise programar.
@@youtuberteam problema é quando a gente não encontra nada que gosta e tem que escolher algo, mesmo que não seja uma paixão, porque se não as opções que sobram são subemprego, passar fome ou ficar sendo sustentado pela mãe
@@ViniCius-ct3vg É um problema mesmo. Só que acho que o povo ta focando no lugar errado se quer somente dinheiro. Trabalhos braçais hoje estão dando uma renda ótima. Setores de economia que demandam conhecimento em mercado financeiro com certificações (cpa-10, cpa-20 e semelhantes) é uma área que poucos olham e sabem da necessidade desse mercado. Eu não conheço um ser que tem essas certificações e não conseguiram emprego em pouco meses com um salário aceitável (de 3k inicial pra cima).
@@ViniCius-ct3vgMinha realidade é pior, trabalho em subemprego para não passar fome, minha mãe vai embora porquê não tem mais como me sustentar,, vou ter que morar de aluguel em breve, ou seja, é praticamente a realidade da maioria so pessoal aqui na certa
Gosto de programação, mas chega um momento que cansa ter que aprender um framework novo que faz a mesma coisa que o antigo fazia, mas de forma diferente
Muitos entraram na área de T.I com a expectativa de ganhar dinheiro de forma rápida e fácil, o que é um equívoco, já que é um campo desafiador e estressante. Colocaram T.I em um pedestal excessivamente alto, como se fosse a única profissão que sobraria, quando na verdade é apenas mais uma opção no mercado de trabalho.
Sou Jovem aprendiz de TI (Infraestrutura) e estou estudando Desenvolvimento Web e cursando análise e Desenvolvimento de Sistemas. Eu cheguei a dar uma pincelada em Python, mas tive um aprendizado melhor com o Front-end. Por enquanto estou gostando de expor a minha criatividade mas está muito difícil encontrar um estágio da área na minha região
@@gabrielfodasco Irmão, no meu caso, em geral é configurar e reparar aparelhos corporativos, cabeamento, montagem de máquinas, controle de inventário. Os meus superiores fazem outras tarefas que eu não vou saber ao certo te dizer quais, mas parece que eles cuidam da parte de redes, servidores e etc.
É triste que essas pessoas que estão indo pra área por causa de dinheiro acabam atrapalhando as vagas de quem vai por amor, eu por exemplo não tô nem aí pro salário, só queria bancar o mínimo da minha vida e o básico de conforto sendo programador, mas infelizmente eu tô muito perdido de como conseguir minha vaga, e eu moro no Nordeste então por aqui trabalho de programador presencial nem deve existir acho. (Ah mas tem as vagas home office) É justamente essas vagas que esse povo que tá atrás de dinheiro enche as filas 🥹
Odeio inglês, tenho 0 afinidade para aprender idiomas, eu estudava c++ aprendi o básico, como eu moro no interiorsei que não iria ter vaga nenhuma, agora quero ganhar dinheiro com qualquer outra coisa, especificamente clt ou com construção, sou péssimo com computadores, por isso não me vejo num trabalho de TI. Espero voltar aos estudos depois que eu for rico em outra área, TI não vai pagar minhas contas 👍.
Eu fico muito triste de ver que o governo não da uma devida importância para essa área. O Brasil precisa se modernizar, tecnologia não é so uma pagina na internet, ou um aplicativo de celular são sistemas industriais, medicos, aereos que lidam com vidas. E que precisam melhorar.
Ahaha sua história é parecida com a minha, mas no meu caso meu pai trouxe um linux kurumin pra casa, a promessa do tecnico é que eu nao quebraria o pc dai, mas…. Dai q quebrei, eu fiquei anos enfiada no quarto experimentando todas as distros possíveis de linux kkk, eu realmente nao sei fazer nada a nao ser trabalhar com TI. Coitados dos nossos papais, nao tinham dinheiro para ficar pagando formatação de pc e eu pelo menos nem tinha ideia de quanto custava isso kkk.
O governo brasileiro é só atraso ,e só comparar os aplicativos dos bancos tradicionais como não são bem feitos como o dos bancos digitais as escolas não se modernizaram
🔴Cursos para você se especializar
⌨ Aprenda Programação Comigo: areatechbrasil.com.br/do-zero-ao-codigo
🇺🇸 Aprenda inglês sem precisar sair do Brasil: hotm.art/ficar-fluente-em-ingles
⌨Comece a Criar Aplicativos HOJE mesmo:
hotm.art/como-criar-apps
⌨Se você quer aprender Java do Zero ao Pro
hotm.art/aprender-a-programar
UA-cam 2022: "Do zero ao senior em 6 meses ganhando 15k"
UA-cam 2024: "Programação não é para mim"
UA-cam 2026: "Do senior ao zero em dois anos"
@@areatechbrasil🤣🤣🤣🤣🤣
kkkkkkkkkkkkkkkkkk..
A galera de 2022 vendo que caiu no conto dos côti
Tenho 42 anos e sou programador há 23 anos desde 2001.
Muita gente veio pelo hype tbm inflado pelos UA-camrs e influencers falando de altos salários faceis e nesse mundo que é mil maravilhas, não todos, obviamente. Na pandemia esse hype estava bem ativo e muita gente que não tinha base alguma de computação, foi contratada após alguns bootcamps e telas feitas meio que receita de bolo e com salários generosos.
O problema é que a realidade é bem diferente e a época da pandemia não é o padrão, foi uma avaria e ela já passou... A realidade é isso que vemos onde um programador tem que ter sim muito estudo e de forma constante - tecnologia muda o tempo todo, instabilidade no mercado - projetos sofrem alteração de budget, empresas que contratam milhões de pessoas tem que demitir pq o contrato com o cliente não foi renovado e por aí vai...
O que muita gente tem visto é nada mais e nada menos que um suco de uma realidade que sempre existiu e que dificilmente irá se alterar.
Feliz ou infelizmente, não sei...
agora devido a esse mar de gente, estão enfiando LeetCode e HackerRank e ai já elimina uns 80%.
Trabalho a mais de 20 anos na T.i, iniciei como suporte, aprendi a trabalhar com servidores e hoje trabalho como analista de sistemas. Sempre estou estudando algo novo, me mantendo atualizado, e é algo normal, pra quem gosta da area de tecnologia. Eu concordo que as pessoas precisam identificar o que gosta de fazer, e não é jogar ou usar uma tecnologia de ponta, e sim, aprender e ajudar a resolver problemas, criar soluções.
exato, esse pessoal que tá chegando agora é tudo oportunista, foi pra ti pq ouviu que "dá dinheiro" 😂😂
A mais de 20 anos e você é apenas um analista de sistemas? Já era, perdeu muito tempo
@@brenochefin9553 depende né amigo.. se ele for o que faz tudo.. ai ganha bem.. mas se for aquele que fica sentado esperando task e obedecendo os outros, ai sinto muito, vai ficar ganhando merreca.
@@brenochefin9553
Iniciei do zero, aprendi formatação, manutenção de pcs, impressoras, programação, banco de dados ..., até receber o titulod e analista de sistemas. Hoje é somente um título, pois na prática, faço muito mais e valeu apena, então não perdi tempo, e sim me mantenho no mercado de trabalho e atualizado.
Tinha muita gente me empurrando pra investir na programação, sempre fui do ramo metalmecanico, comecei a fazer uns códigos e até peguei a manhã, só que eu não curto ficar preso na frente de um computador, eu investi no ramo metalmecanica, no que eu sempre gostei de trabalhar, não é um sálario muito alto, dá um pouco mais de 3,500, alguns vão achar pouco mas pra mim é da pra sobreviver bem, eu sempre digo, invista em que voce gosta de fazer.
Pois é, cada um tem suas preferências pessoais, eu prefiro mil vezes trabalhar 'preso na frente de um computador', outras preferem outras coisas diferentes, e ainda bem que é assim, pq o mundo precisa dessa variedade.
Concordo quando eu vejo os vídeos do pessoal, acreditando nessa propagandas eu já passo a real, não é assim não. Porém a programação para quem gosta e ama, ela abre as portas no mercado de trabalho. Eu vim por amor me achei estou a pouco tempo trabalhando, mas estudando a pelo menos mais de 3 anos, eu tive colegas que dois que já cursavam desistiram, outros dois que estavam iniciando a mesma situação. Não é para todo mundo, pois programação é contínua, precisa estudar sempre, se manter atualizado no mercado e nas novas tendências da tecnologia. Bem mais do que o dinheiro, gostar do que faz pode ser a real diferença. Quem for por só pelo dinheiro tá ferrado.
@@claudioasgard "amar".. ai tu vai desistir, pq estudar é uma coisa.. agora trabalhar é outra, com burnouts, estresse, colegas ruins e por ai vai.. ou tu tá achando q vc ficará numa cadeira codando sem ninguém falar com vc e te dando parabéns??? kkk..
25 anos na área não vejo a hora de sair, nem celular quero mais, tô comprando uma chacara e vou dedicar-me a ela, tecnologia não quero mais.
Kkkk estudar tecnologia não vale os neurônios queimados, no meu caso eu quero trabalhar com construção mesmo ou passar em concurso e estudar TI só quando for aposentado 😂
Eu aqui desses meus 17 anos querendo trabalhar com TI, não tinha oportunidade, tive que trabalhar outras áreas e agora com meus 44 anos fazendo faculdade de sistemas de informação tentando entrar na área sem pensar nos altos salarios só querendo entrar na área para aprender e nada 😂😂😂😂😂
Na minha opinião, se a vontade, interesse e curiosidade não partir de você então não é pra você.
O meu caso foi diferente, eu mudei de de área hoje estou como estágio em uma empresa, sou bem disputado lá dentro e estou ficando envolvido em grandes projetos, estou curtindo muito gosto de criar códigos ou soluções, até agora estou feliz, pois a TI salvou minha vida a programação me deu qualidade de vida e amor pelo trabalho.
rs.. estagiário blz.. agora quero ver quando vc for pedir aumento ou sair do estágio.. ai tu vai sentir na pele...
Desde ontem a tarde, eu estava tentando resolver um problema no codigo que estou estudando. E hoje a uma hora atraz, consegui fazer o que eu queria! 😅
Quando consegui resolver o problema, persebi que alguns codigos que eu tinha escrito, eram desnecessários. Apaguei, e deixeia os que realmente precisavam. A sensação foi de alivio e felicidadepor ter conseguido rs.
Aprender datilografia é interessante pra ser ágil nós teclados
Trabalho como dev CLT desde meus 21 anos, agora tenho 38 e caí fora tarde.
Eu tenho 44 anos e estou começando agora a estudar programação! Ano que vem volto aqui para dizer como estou..
Você pode começar qualquer outra profissão, fica a dica
@@fabioalvesdesouza7998O mano querendo tirar concorrente kkkk
Galera não sabe 2 + 2, e quer trabalhar com programação, difícil hein
eu cai nesse encanto, entrei em uma escola de programação famosa que prometia emprego após final do curso, o que aconteceu foi que eu não terminei o curso, não consegui emprego na área e agr tenho uma divida de 18 mil reais
Trybe ? Labenu?
Rapaz fazia uns 10 anos que eu não via uma amigo da época de faculdade. O cara tem a mesma idade que eu (43 anos) e seguiu na área de T.I, todo mundo diz que o cara parece ser a idade do meu pai! Detalhe eu não segui em T.i, passei em um concurso e fui mexer com burocracia!
@@EwertonOCSouto minha nossa 😶
Eu fiz isso!!! Que arrependimento de ter trocado um monza 89 num pentium III..... kkkkkkkkk
É sério brother ?
@@FuzzerHash sim fiz... 😥
Na epoca o tal pc era tudo...estava valendo mais que muitos carro... e do nada..2 3 anos depois.. já não vallia metade
@@lucianosquadros você não deu sorte, eu prefiro esperar o hype passar pq assim dá saber o que é consistente e o que não é
@@FuzzerHash Seríssimo, falavam que era a evolução e tal.. E o carro já não era dos mais novos, mas o motor estava inteiro. Troquei passou 1 ano o preço despencou e eu desesperei. Hj só resta rir.. de nervoso qndo lembro kkkkkk
olha, eu estuo e programo porque eu gosto e sempre gostei de tecnologia e afins, nao planejo virar programador e sim engenheiro mecanico ou engenheiro de software(nao e a mesma coisa que programaçao) nao e so porque vc joga bola que voce e um jogador profissional e nao e so porque voce programa que voce e programador
Eu sei que essa carreira é difícil e complicada no quesito tensão e estresse todavia se você é BR a melhor solução para isso é CONCURSO, por incrível que pareça é uma área que tem pouca concorrência, mas é qualificada todavia poucas pessoas... Nisso vc passa em um desses se estabiliza e com isso foca em freelancer para mercados nacionais e para fora!!!!
Mesclando a sensação descanso no quesito RENDA PRINCIPAL e um acréscimo com a renda extra fazendo serviços até mesmo em dólar, euro, IEN e etc...
Uma dica... No quesito faculdade recomendo ADS algo mais prático dif de SI, CC ... Mas foque em pós graduações, MBA e outras especializações pois de fato tecnólogo ele perde no quesito PESO em relação a BACHAREL... Mas não muda muita coisa não! ENFIM ESTUDAR VAMOS...
Com todo respeito, concurso é o pior conselho que se pode dar a alguém da área de TI.
Há tantas oportunidades aqui e fora, que ficar preso num regime desse é perder tempo e dinheiro
Concordo que traz estabilidade, discordo diametralmente que tem pouca concorrência. É extremamente concorrido. E além disso, os salários não são corrigidos anualmente em cargos estatutários, além de não existir FGTS. Tem várias desvantagens no dia a dia.
@@arthc_Claro que os salários são corrigidos ano a ano. Tem até nome: "dissídio".
@@nothing_to_see_hear Verdade... Bem ruim ser analista do Bacen ganhar 15k o que vai levar hj então anos para chegar décadas... benefícios, ser CLT, trabalhar remoto... é muito ruim!
@@arthc_ Em comparação a outras carreiras não tem... coloque do lado fiscal, judiciário...
Há concorrência sim... masssssssss menor em comparação as outras !!!
Essa galera nova de hoje nisso a maioria, quem tudo pronto em em pouco tempo, e estudar pouco. Conheci computador a 20 anos e todo dia conheço coisas novas.
Cara gostei muito do vídeo e concordo com muita coisa. Principalmente no que diz respeito a só entre na area se voce gostar. Pq hoje trabalho na area e sou apaixonado pelo que faço. Mesmo com todos os problemas citados. Gosto muito de estudar e aprender coisas novas na áreas, dormir mais tarde ou acordar mais cedo para esudar antes ou depois do trabalho nao me incomoda. Mas é bom a pessoa equilibrar o seu tempo pata nao negligenciar a familia. No mais repito nao entre se o deu objetivo é só dinheiro.
Na minha concepção o tempo minimo do minimo do minimo pra começar a entender legal é 1 ano, DSA é primordial uma BOA faculdade que já adianta uma boa parte desse conteúdo primario e possibilita estágios.
Daqui 5 anos o mercado vai encurtar ainda mais, um dev hj com a IA auxiliando é mais produtivo do que 3 devs de 5 anos atrás.
Empresas cortam gastos, se ela ver que é possivel produzir com 5 devs o que ela antes produzia com 10 devs ela vai cortar o excedente, ainda mais na nova realidade de juros altos e investimentos escassos, realidade essa que acho que vai ser o padrão.
Visto isso, a competitividade vai dobrar ou triplicar em 5 anos, ai realmente só quem gosta demais, demais mesmo da area é quem vai sobrar.Quem tem disposição de trocar muita das vezes lazer por estudo e compreensão.
Sou Graduando em Engenharia da Computação, e estudo Data Science para exercer profissionalmente e uma coisa digo a qualquer pessoa, nenhum ramo da TI é simples de ter o domínio mínimo pra entrar no mercado, e sinceramente, aprenda a construir uma mentalidade de empreendedorismo nem que seja pra Freelancer, porque depender das empresas pra adquirir experiência estar muito desafiador.
Já aprendi isso no Senai logo de cara ai, quem teve sorte se armou, eu mesmo tenho um projeto que pode me gerar dinheiro a rodo, porém é muito complexo, vou terminar ele em breve e lançar no mercado, enquanto isso vou trabalhar em supermercado mesmo
Bom, eu hoje tenho contato com pessoas que trabalham no Google com Data Science, e o profissional o qual eu conversei me falou algo que estou vendo na realidade nua e crua.
Pelo Brasil ser muito carente de pessoas dotadas de conhecimentos científicos e exatas, sobram vagas de Data Science, pois infelizmente nosso país sempre prezou pelo caminho mais curto e fácil.
Palavras do meu colega que finalizou o curso de Data Science a 4 anos atrás e hoje se encontram empregado no Google Brasil.
E pra complementar conversando com uma gerente de RH voltada pra TI, ela me afirmou que mais de 60% das vagas estão ocultos, somente com feedback e contatos você se encaixa.
@@douglassouza3219 amigo.. falar todo mundo fala, youtuber está ai falando tb..kkk.. quero ver é vc.. quando a realidade bater na sua cara e contas pra vc pagar, ai a história muda, sua vida muda.. e lembrando que Google está fazendo Layoffs enormes ai.. igual Microsoft... não tem nada de profissionais faltando ou carência não.. isso é mentira..
Recuar não é uma opção, sempre avante !!!
Meu pensamento quando estava estudando programação era esse, hoje esta tudo fluindo bem, estou na área e curtindo bastante.
Eu tenho 28 anos e estou há 11 anos na área, começando com Delphi, PHP e agora no react e é isso mesmo que você falou, para trabalhar na área de programação tem que gostar. Tenho alguns amigos que sempre estavam o dia todo no computador jogando e só porque ficava o dia inteiro conectado pensava que TI era área que iriam ter mais afinidade para trabalhar. Passava 6 meses ou 1 ano numa faculdade de Ciência da Computação, sempre algum deles estava largando o curso. No meu caso como eu morava em uma fazenda com um computador antigo que não tinha internet, eu peguei gosto em fazer script em bash no .bat de uma revista que meu pai comprou na banca. Fui descobrir o que era programação com 15 anos quando entrei num cursinho e acabei ficando na área mesmo kk.
Tenho 18 anos, sou apaixonado por vídeogames, tecnologia mas, disperso e extrovertido demais pra TI. Quero ir pra FrontEnd, Gestão de TI, análise de projetos, produtos ou ScrumMaster, Mas, não acho estágio pra essas áreas pra começar. Tmb não sei se tem como trabalhar no exterior nessas áreas. Tô no 2° sem achando programação chato
Tenta descobrir logo e TI é pra vc ou não, eu terminei o curso de direito que dura 5 anos pra depois nao seguir na carreira.
Não foi o fim do mundo, mas fica aquela sensação de ''poha, poderia ter feito isso ou aquilo nesses 5 anos...''
@@cyberdemic Direito é uma área que não é tão abrangente quanto TI, vc fica limitado só ao Brasil, e muita concorrência tmb. Tô no TI sendo ruim em matemática e lógica
Pq não vai pra área de games?
Porque é uma área que exige uma recorrência no ato de se dedicar constante durante um longo periodo e quem entrou por causa de salário percebe a enrascada que se meteu pois a cada ano precisa se dedicar cada vez mais, fora que com o final da pandemia os salários deram uma reduzida e o número de vagas também, continuo sempre incentivando as pessoas a seguirem carreira naquilo que elas gostam de fazer, esse é um dos segredos para ter uma carreira bem sucedida
Uma coisa que eu acho muito ruim na área de programação são os UA-camrs influenciadores ensinando os novatos a moda que diz que não é preciso saber tudo. Agora imagina um especialista que não aprofunda os seus conhecimento em sua área de atuação.
Precisa ser adaptativo eu iniciei para aquilo que estudava que era área de dados, hoje estou programando para automatização, porém tive que adaptar os conhecimentos que eu tinha para forcar em automatização. Acho que ter um conhecimento variado ajuda bastante, pois hoje estou me envolvendo em projetos que utilizam 4 tecnólogas e 3 linguagens diferentes, no caso como já conhecia parte delas me permitiu a se adaptar mais rápido sobre as demandas da empresa.
Eu concordo que tem que ter uma afinidade com a área e pelo menos não odiar o que faz, porém não acredito que realmente tem que ter um amor pela programação, claro, é ótimo quem tem, porém não acho justo mandar alguém fazer outra coisa por não amar essa ou qualquer outra área. Trabalho é trabalho.
Cara, programação é algo muuuuuuito chato quem que não ama.
Eu acredito que a regra é ter paixão para se dar bem com programação.
A exceção são aqueles que são extremamente disciplinados.
Eu trabalho com gente na área de TI que claramente não é apaixonado. E essas pessoas são as piores no quesito entrega. Fogem que nem diabo da cruz de demandas que envolvam programação. Acredito que em algum momento, vão migrar para algo que não precise programar.
@@youtuberteam problema é quando a gente não encontra nada que gosta e tem que escolher algo, mesmo que não seja uma paixão, porque se não as opções que sobram são subemprego, passar fome ou ficar sendo sustentado pela mãe
@@ViniCius-ct3vg É um problema mesmo.
Só que acho que o povo ta focando no lugar errado se quer somente dinheiro. Trabalhos braçais hoje estão dando uma renda ótima.
Setores de economia que demandam conhecimento em mercado financeiro com certificações (cpa-10, cpa-20 e semelhantes) é uma área que poucos olham e sabem da necessidade desse mercado. Eu não conheço um ser que tem essas certificações e não conseguiram emprego em pouco meses com um salário aceitável (de 3k inicial pra cima).
@@ViniCius-ct3vgMinha realidade é pior, trabalho em subemprego para não passar fome, minha mãe vai embora porquê não tem mais como me sustentar,, vou ter que morar de aluguel em breve, ou seja, é praticamente a realidade da maioria so pessoal aqui na certa
Gosto de programação, mas chega um momento que cansa ter que aprender um framework novo que faz a mesma coisa que o antigo fazia, mas de forma diferente
sou designer ha 14 anos e esto tentando entrar na area ha 3 anos.
Muitos entraram na área de T.I com a expectativa de ganhar dinheiro de forma rápida e fácil, o que é um equívoco, já que é um campo desafiador e estressante. Colocaram T.I em um pedestal excessivamente alto, como se fosse a única profissão que sobraria, quando na verdade é apenas mais uma opção no mercado de trabalho.
Sou Jovem aprendiz de TI (Infraestrutura) e estou estudando Desenvolvimento Web e cursando análise e Desenvolvimento de Sistemas. Eu cheguei a dar uma pincelada em Python, mas tive um aprendizado melhor com o Front-end. Por enquanto estou gostando de expor a minha criatividade mas está muito difícil encontrar um estágio da área na minha região
Sabe me dizer como é o trabalho nessa área de infra?
@@gabrielfodasco Irmão, no meu caso, em geral é configurar e reparar aparelhos corporativos, cabeamento, montagem de máquinas, controle de inventário. Os meus superiores fazem outras tarefas que eu não vou saber ao certo te dizer quais, mas parece que eles cuidam da parte de redes, servidores e etc.
É triste que essas pessoas que estão indo pra área por causa de dinheiro acabam atrapalhando as vagas de quem vai por amor, eu por exemplo não tô nem aí pro salário, só queria bancar o mínimo da minha vida e o básico de conforto sendo programador, mas infelizmente eu tô muito perdido de como conseguir minha vaga, e eu moro no Nordeste então por aqui trabalho de programador presencial nem deve existir acho. (Ah mas tem as vagas home office) É justamente essas vagas que esse povo que tá atrás de dinheiro enche as filas 🥹
Odeio inglês, tenho 0 afinidade para aprender idiomas, eu estudava c++ aprendi o básico, como eu moro no interiorsei que não iria ter vaga nenhuma, agora quero ganhar dinheiro com qualquer outra coisa, especificamente clt ou com construção, sou péssimo com computadores, por isso não me vejo num trabalho de TI. Espero voltar aos estudos depois que eu for rico em outra área, TI não vai pagar minhas contas 👍.
Eu fico muito triste de ver que o governo não da uma devida importância para essa área. O Brasil precisa se modernizar, tecnologia não é so uma pagina na internet, ou um aplicativo de celular são sistemas industriais, medicos, aereos que lidam com vidas. E que precisam melhorar.
Tudo o que o governo bota a mãe podre dele, acaba virando uma porcaria
Ahaha sua história é parecida com a minha, mas no meu caso meu pai trouxe um linux kurumin pra casa, a promessa do tecnico é que eu nao quebraria o pc dai, mas…. Dai q quebrei, eu fiquei anos enfiada no quarto experimentando todas as distros possíveis de linux kkk, eu realmente nao sei fazer nada a nao ser trabalhar com TI. Coitados dos nossos papais, nao tinham dinheiro para ficar pagando formatação de pc e eu pelo menos nem tinha ideia de quanto custava isso kkk.
So sei uma coisa programar nao da para gente preguiçosa mentalmente nao ,ela complexa e da bastante trabalho mental.
Já vi gente vendendo curso q o cara iria aprender java em 2 meses 😅
@@william_shokhan tem um que fala que você pode aprender em duas semanas kkkkkkkkk
Pow, logo Java ? Aí forçaram demais.
Top deixei meu like
Opa, muito obrigado!!
Para de cortar suas pausas pra respirar, isso dá ansiedade.
Cade o link do comentário paizão
O programador é um pedreiro da modernidade.
Concordo !
É melhor ser Motorista de aplicativo Uber 😂😂😂😂😂😂
Hahaha 😅😅
Gostaria de o que você do curso de análise e desenvolvimento de sistemas da Fatec sp que é gratuito?
??????
@@rawsantos9638 dar uma opinião sobre a grade curricular,se é boa ou não do curso da Fatec que tem em são Paulo
Duro são os "seniors" de 2 anos..
Coisa mais gostosa é estudar programação
Concordo totalmente hehe
O governo brasileiro é só atraso ,e só comparar os aplicativos dos bancos tradicionais como não são bem feitos como o dos bancos digitais as escolas não se modernizaram
Olha fico triste xom programacao
Triste pq Man?