Origens: Péricles, MC Carol, Yuri Marçal e Eliana Cruz fazem teste de DNA para encontrar raízes

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 19 кві 2021
  • O documentário "Origens: Quem Não Sabe de Onde Veio Não Sabe para Onde Vai?" mostra o resultado do teste de ancestralidade de quatro artistas brasileiros - Péricles, Mc Carol, Yuri Marçal e Eliana Alves Cruz - que buscam saber a origem de seus antepassados.
    #Pericles #TestedeDNA #Origens
    Assista ao especial "Origens", no UOL. Nosa equipe convidou 20 personalidades negras para fazer o teste de DNA, e elas contam o que descobriram sobre suas raízes.
    Não perca! tinyurl.com/y9b9vkcd
    =======================================================================
    Bem-vindos ao canal MOV.doc, do UOL
    Siga o MOV nas redes sociais:
    Site: mov.uol.com.br
    Instagram @mov_uol
    Twitter @mov_uol
  • Фільми й анімація

КОМЕНТАРІ • 294

  • @ismaeldosanjos
    @ismaeldosanjos 3 роки тому +405

    Olá, gente! Eu sou o Ismael dos Anjos, diretor do documentário. Espero que gostem e que a gente fale cada vez mais sobre essas conversas em torno de memória, ciência e negritude. Se tiverem dúvidas ou perguntas, eu e a equipe - a produtora incrível é a Pujança, de mulheres negras - responderemos com prazer :)

    • @GlobetrotterBR
      @GlobetrotterBR 3 роки тому +12

      Excelente documentário, parabéns! Espero que façam a "parte 2", focando mais nos testes de DNA, registros dos escravos nascidos no Brasil (que estão até hoje nos livros de batismo das igrejas) e, sei que é pedir muito, uma viagem aos principais portos de partida dos escravos na África, que existem até hoje, como por exemplo o *Gate of No Return* (portão da viagem sem volta), que virou monumento nacional em Ghana. Como sugestão, deixo aqui a dica do site SLAVE VOYAGES, projeto detalhado e minucioso sobre todos os escravos que saíram da África e foram enviados para a Europa e Américas.

    • @demalungo
      @demalungo 3 роки тому +2

      parabéns Ismael! que trabalho lindo, sensível e necessário 🙌🏼💜

    • @armindodossantosbispo5806
      @armindodossantosbispo5806 3 роки тому +2

      Parabéns.... Emocionante... Vou mandar para o pessoal do mestrado...

    • @conhecimentoepoder6575
      @conhecimentoepoder6575 3 роки тому +2

      Parabéns ao documentário. É emocionante e reflexivo.

    • @mendoncamarcia1
      @mendoncamarcia1 3 роки тому +2

      Parabéns pelo belíssimo trabalho! Estou aqui escrevendo sobre o trabalho da ciência para crianças e olha que referência maravilhosa: ciência e bem-estar, ciência e pessoas, ciência e identidade. E que direção de arte!

  • @WallacehCustodio
    @WallacehCustodio 3 роки тому +84

    A única coisa ruim nesse documentário, e que não tem mais 5 horas dele pra poder assistir ♥

  • @roddymarcano1026
    @roddymarcano1026 3 роки тому +62

    Obrigado pelo este documentario,
    Sou Canadense (negro) e passo meses no Brasil todos os anos. Fico feliz de saber um pouco mais dos Brasileiros negros. Abraço

    • @jonaslorenzo6522
      @jonaslorenzo6522 3 роки тому +3

      Eu sou Pardo minha mãe é filha de imigrantes Italianos meu pai é cafuzo filho de um Negro é uma Indígena, eu tenho orgulho da minha mestiçagem 🇧🇷😊👍

    • @dr.duwhro8132
      @dr.duwhro8132 2 роки тому

      @@jonaslorenzo6522 Ah, véi... Você entendeu que os negros BR não sabem de qual país africano vieram seus ancestrais (e por isso fizeram o teste DNA) ou tá se fazendo de burro, caralh0?

  • @vitorgabrielvieira3937
    @vitorgabrielvieira3937 3 роки тому +60

    Fico muito feliz quando dão atenção para opiniões de mulheres como mc carol,Tati quebra barraco, são mulheres muito inteligentes, mas que sao ofuscadas pelo preconceito com o funk.

  • @deborahlimarangel5190
    @deborahlimarangel5190 3 роки тому +28

    Trabalho lindo cara. Gostei de ouvir pessoas tão diferente unidas por um elo, uma busca de significação. Me emocionei com a Carol falando sobre a experiência dela de não se sentir bem em um café de hotel. Parece pequeno, mas não é. Obrigada. Um beijo aos realizadores.

  • @LuckyrMartins
    @LuckyrMartins 3 роки тому +96

    Seria ótimo se o Estado Brasileiro nos devolvesse esse direito em saber de onde viemos, como reparação por ter queimado nossos registros.

    • @marcelo6398
      @marcelo6398 3 роки тому +5

      Acredito que seja bem difícil isso pois como nosso país foi formado por imigrantes é difícil fazer registros de ordem cronológica, mas existem algumas famílias que possuem essa valorização de ancestralidade. Meu caso por exemplo sou descendente de holandeses de bisavó e bisavô(parte de vó materno) e descendente de Italiano/português (parte de avô e avó materno) sendo bisavô e trisavó respectivamente, mas percebe que é tudo imigrações recentes que facilita a questão a pesquisa de ancestralidade. Hoje graças ao advento da tecnologia existe uma empresa que faz esse recolhimento de DNA para datar suas ancestralidades chama-se ''ancestry'', ''myheritage'' ''genera'' dentre outros disponíveis no mercado.(eles também podem descobrir sobre sua saúde, pre disposição a doenças , calvice etc...).

    • @GlobetrotterBR
      @GlobetrotterBR 3 роки тому +15

      Nenhum registro foi queimado, simplesmente porque nunca existiram. Registros de nascimentos como conhecemos hoje foram implantados depois de 1889, já na República. Antes disso, todos os registros eram feitos nos livros das igrejas na hora do batismo. Escravos nascidos no Brasil foram todos batizados e seus registros estão nestes livros até hoje. O grande problema é que os escravos só eram registrados com o primeiro nome e quando era colocado o sobrenome, o padre colocava o sobrenome do dono do escravo. Eu fiz esse mesmo teste de DNA e, como 80% dos brasileiros descendentes de portugueses, tenho uma porcentagem de DNA africano (16% norte-africano - Marrocos e Argélia e 7% África subsaariana - Nigéria, Serra Leoa e Kenya), que eu até tentei saber nomes e história desses antepassados, mas não é possível descobrir nada. Existe um grande projeto feito por pesquisadores, historiadores e geógrafos em vários países diferentes, que se chama SLAVE VOYAGES. Nesse site, estão registradas todas as viagens de navios que transportaram escravos da África, tudo detalhado e esmiuçado. Como o tráfico de escravos era um negócio muito lucrativo, tudo era anotado e descrito nos mínimos detalhes, tais como porto de partida, destino, porto de chegada, nome do navio, nome do capitão do navio, quantos escravos foram embarcados, quantos morreram na viagem, quantos desembarcaram e cada porto de destino, absolutamente tudo, menos os nomes das pessoas. O que eu recomendo e incentivo é que todos façam seus testes de DNA.

    • @GlobetrotterBR
      @GlobetrotterBR 3 роки тому +6

      @@marcelo6398 No caso de filhos de escravos ou de índios, estes só eram registrados nos livros das igrejas e os padres não colocavam os sobrenomes. Ou porque não sabiam quais eram ou porque decidiam não colocar. E muitas vezes colocavam o nome do filho de escravo com o sobrenome do dono dos pais dele. Por exemplo encontrei um registro de batismo de um antepassado meu, de 1755, cuja mãe era "Teresa Nação Guarany". O filho recebeu o sobrenome do pai e eu só descobri essa índia por causa desse registro paroquial.

    • @JuliVB29
      @JuliVB29 3 роки тому

      👏👏👏

    • @niltonmarques234
      @niltonmarques234 3 роки тому +2

      Os nomes Africanos originais eram trocados por nomes cristãos Ex:Antônio, Maria, André e etc, por isso não há um verdadeiro registro quanto a nossa origem ñ há como se garantir que no período que Ruy Barbosa foi gestor público queimou o arquivo🤷🏿‍♂️

  • @deboraevilin1229
    @deboraevilin1229 3 роки тому +25

    Adorei gente. Apenas uma crítica construtiva: legendem os vídeos, ajuda demais quem não pode assistir em qualquer lugar! 🥰

    • @Elrorosa
      @Elrorosa 3 роки тому +5

      Mas tem legenda. Ativa a opção CC (closed caption).

  • @Arquitetosamuelsanto
    @Arquitetosamuelsanto 3 роки тому +12

    Sou casado com uma mulher branca, ela sabe muito, muito mesmo da história da família dela, tem árvore geneologica e tudo. É muito louco ver como as pessoas brancas (pelo menos a grande maioria) sabem suas origens.

  • @edson-designer
    @edson-designer 3 роки тому +18

    já sofri racismo (chamado de torrão preto), ainda me machuca, ainda choro mas rezo por essa pessoa.

    • @Andderzero
      @Andderzero 3 роки тому

      Nossa man força aí. 💪 triste ouvir isso

    • @evabragha9100
      @evabragha9100 3 роки тому

      Nem fique pensando muito nisso pois essa pessoas já está se castigando sendo uma pessoa tão cruel com o próximo .Fique bem .

    • @lucasborges9482
      @lucasborges9482 5 місяців тому

      Aqui vai um relato de mais um sobrevivente amigo, cresci nos anos 90 e era muito pior , vc tem que se impor meu mano melhorar em todos os aspectos todos os dias pode ter certeza que a gente incomoda somente por existir oq temos que fazer é incomodar mais , exista e persiste que vc vai vencer, axé.

  • @estelaabade5100
    @estelaabade5100 3 роки тому +21

    Descobrir que era preta e discriminada quando quis ser anjo na igreja católica e foi me dito que Deus não fez anjo preto

  • @aclsp91
    @aclsp91 3 роки тому +10

    Essa matéria me lembrou exatamente, eu que não sou negro e como disse a escritora em algum momento a mãe percebera que a educação não seria o bastante e a colocou em uma escola particular, passei a mesma coisa que ela, agressões, xingamentos, e a casca endureceu, e meu grande amigo da época que fazia tudo ser melhor, o grande Jefferson, cuja a mãe era uma ótima macumbeira, ri muito agora da camisa do rapaz ótimo documentário.

  • @gleicekely21
    @gleicekely21 3 роки тому +5

    Muito bom. O que me mais surpreendeu foi a história da MC Carol. Parabéns a todos os envolvidos neste documentário.

  • @giscard-aguiar
    @giscard-aguiar 3 роки тому +5

    O Péricles comentou dos sambas de enredo. E eu logo lembrei do excelente samba de 2007 da beija flor.
    África: o baobá da vida ilê ifé
    Áfricas: realidade e realeza, axé
    👑🤴🏿

  • @gifanelli
    @gifanelli 2 роки тому +2

    Mais um vídeo que vira material para trabalhar em sala de aula. Obrigada pelo projeto. Maravilhoso!

  • @guleiro
    @guleiro 2 роки тому +3

    Adorei o documentário ❤.
    Os nossos irmãos brasileiros serão sempre bem vindos aqui no continente africano.
    Forte abraço de Angola ❤

  • @leticiavasconcellos2831
    @leticiavasconcellos2831 3 роки тому +2

    Eu fui descobrir que sou negra, vindo morar na Argentina. Mas também descobri a necessidade da memória, justiça e verdade e do direito à identidade. De poder reconstruir esse elo perdido que tanto nós faz sofrer e que segue como consequência dos tempos que éramos escravizadxs. Temos que romper com essa lógica perversa e continuar em busca de quem somos. Felicidade em compartilhar da experiência dessas pessoas que fizeram o teste, que ele possa ser uma das ferramentas para lutarmos pelo direito à identidade e o antirracismo.

  • @douglasmacedo7550
    @douglasmacedo7550 3 роки тому +4

    Parabéns pelo documentário,só quem sofreu com racismo, direto ou indireto sabe como é se sentir diferente, e por mais que nos dias de hoje, mascarado de várias formas, temos que preparar melhor nossos filhos para esse mundo que ainda nos dias de hoje crianças pequenas ja vêem com julgamentos de casa, dizendo que o pretinho é diferente, cuidado não fique perto, me da nojo. Espero que a humanidade um dia evolua e aprenda que somos todos descendentes de varias cores, etnias, religiões, e cabe a cada um respeitar o próximo e suas diferenças.

  • @canaldonavera2720
    @canaldonavera2720 3 роки тому +2

    Tenho orgulho de ser negra a nossa história de vida é ardida mas somos um povo que não deixamos nos abater por nada lindo documentário Deus abençoe vocês

  • @cidaribeiro6692
    @cidaribeiro6692 3 роки тому +3

    Gostei muito me emocionei com Mc Carol. Yuri Marçal sentindo bem forte a presença espiritual foi incrível. Lindo documentário.

  • @renatamoreno1955
    @renatamoreno1955 3 роки тому +2

    Que lindeza! Não consigo parar de sorrir! Que emoção! Maravilhoso ! Pena que acaba o documentário!

  • @brasilcomz2076
    @brasilcomz2076 3 роки тому +3

    Maravilhoso!! Um misto de emoção com indignação, duas coisas que jamais podemos perder a capacidade de sentir.
    Uma pena ser tão curtinho, mas já vou terminar de assistir os outros dessa série. Parabéns!!
    Apenas uma observação: as pessoas de origem indígena em muito também não sabem da sua origem, porque também foram escravizados e tirados de suas terras (que até hoje assim segue).
    Negros e negras seguem fazendo parte de estatísticas dos que vivem menos, dos que mais morrem na zona urbana.
    Indígenas das mais centenas de etnias seguem fazendo parte das estatísticas dos que vivem menos, dos que mais morrem na zona rural.
    Viva mãe África! Viva mãe indígena!

  • @marcosnogueira5310
    @marcosnogueira5310 2 роки тому +1

    Que lindo esse documentário...a sensação do pertencimento é sem dúvida o máximo.
    Parabéns para os autores e para os entrevistados.

  • @EdilamarGalvao
    @EdilamarGalvao 3 роки тому +1

    Parabéns!!! Gente quer projeto/reportagem mais maravilhoso! Parabéns! Parabéns!

  • @elianesantospereira87
    @elianesantospereira87 3 роки тому +2

    Muito obrigada pelo documentário. Isso é muito importante para termos um início de busca de nossa história, nossas raízes.

  • @TheMenezees
    @TheMenezees Рік тому +1

    F O D A. Só isso, F O D A !
    Parte 2, por favorrrrr

  • @amandaperes4862
    @amandaperes4862 3 роки тому

    lindo documentário! arrepiei praticamente em toda a entrevista, muito necessário e emocionante.

  • @valdilenealmeidadasilvamel4641
    @valdilenealmeidadasilvamel4641 3 роки тому +4

    Poxa vida, que pena que foi pouco tão enriquecedor culturalmente 👏👏👏👏👏

  • @taianepassos2507
    @taianepassos2507 3 роки тому +1

    Documentário excelente e mt necessário! Parabéns!

  • @AnaPaula-bg7wu
    @AnaPaula-bg7wu 3 роки тому +3

    Esse documentário tá lindo! ♥️

  • @aclsp91
    @aclsp91 3 роки тому +6

    Que matéria fabulosa, parabéns saber as origens é realmente algo mágico, parabéns aos participantes e aos criadores da materia

  • @Andderzero
    @Andderzero 3 роки тому +3

    Mc Carol ❤

  • @aneziabertini9430
    @aneziabertini9430 3 роки тому

    Parabéns pelo documentário!!!

  • @analima198422
    @analima198422 3 роки тому

    Parabenizo a equipe e os participantes. Excelente!

  • @anapaulavallepereira213
    @anapaulavallepereira213 3 роки тому +1

    Parabéns!! Um trabalho muito lindo e muito necessário ❤

  • @GlobetrotterBR
    @GlobetrotterBR 3 роки тому +5

    Foi descabido e vergonhoso a atriz Juliana Alves se recusar a divulgar os dados do resultado de seu teste de DNA, segundo ela "por privacidade". Qual é a espinha dorsal desse documentário??? Justamente o teste que todos fizeram e divulgaram, menos ela, que certamente teve medo de ser apontada como não tanto negra quanto gostaria, mas que na verdade deveria é se orgulhar de suas raízes, sejam elas quais forem. Quem renega seus próprios antepassados nunca vai viver em paz consigo mesmo.

  • @alequeshow
    @alequeshow 3 роки тому +2

    Que coisa linda de se ver! Parabens pelo documentário! Plantou em mim a sementinha de querer saber qual seria minha origem em Africa!

  • @beatrizgodoi7412
    @beatrizgodoi7412 3 роки тому

    Que documentário maravilhoso e necessário!

  • @jussararocha6359
    @jussararocha6359 3 роки тому +2

    Que documentário lindo!!! Sempre quis fazer o teste, agora então...

  • @beatrizoliveira5882
    @beatrizoliveira5882 3 роки тому

    Nossa, documentário incrível !!👏👏👏👏

  • @SelminhaRay
    @SelminhaRay 3 роки тому +1

    Documentário muito bom!
    Parabéns aos envolvidos. Falar de ancestralidade, pertencimento, de olhar o passado pra entender o futuro é algo muito importante na construção da nossa história.

    • @carlseygel9460
      @carlseygel9460 3 роки тому

      Se vocês não se sentirem pertencentes à comunidade brasileira você acha que vai ser te pertencer a um tempo lá do Benin Nigéria ou Angola?!

  • @Calendula_3.6
    @Calendula_3.6 2 роки тому

    Esses testes de ancestralidade só confirmam o que já sabemos: o Brasil é um país mestiço de brancos, índios e negros. Claro, variando de pessoa para pessoa, mas essencialmente mestiço. Adorei assistir!

  • @flaviom.6001
    @flaviom.6001 3 роки тому

    Muito necessário esse documentário. Oxalá todos tivessem acesso a esse exame. Parabéns pelo trabalho.

  • @erikaalmeida2699
    @erikaalmeida2699 3 роки тому +1

    MC Carol maravilhosa e necessária! Que mulher!

  • @CrisdoSantos
    @CrisdoSantos 3 роки тому +1

    Que trabalho lindo! Obrigada. Tenho muita vontade de fazer meu teste de DNA. Deveria ser um direito de toda população negra saber o início de sua história.

    • @carlseygel9460
      @carlseygel9460 3 роки тому

      esse é o seu desejo! Os negros não querem saber de onde eles vieram eles querem é emprego saúde meios de sustento poder de compra e o mais importante dignidade liberdade w subsistência!

    • @Nawiye
      @Nawiye 3 роки тому

      Só da negra, né? Vocês são extremamente racistas - muito mais que aqueles que vcs acusam de racismo.

  • @51sebastiana
    @51sebastiana 2 роки тому

    Muito bom, parabéns a todos que participaram para,a realização desse importante documentário.

  • @elianeribeiro2984
    @elianeribeiro2984 2 роки тому

    Que lindo documentário

  • @Ubatubaize
    @Ubatubaize 3 роки тому +2

    Sou branco, sei que existe o preconceito racial que eu repúdio e tenho o maior respeito por negros que conseguem ter sucesso na vida como ocorre com qualquer pessoa pobre mas com muita garra.
    Racismo é crime, não tem o que discutir, eu fico com a visão e palavras da jornalista Glória Maria ou do finado MC Catra a respeito do racismo.

  • @petruccigiu
    @petruccigiu 2 роки тому

    Excelente. Arrepiada com os olhares dos entrevistados no final. Excelente.

  • @claudiabinder6422
    @claudiabinder6422 3 роки тому

    Querido Ismael, 👏🏾👏🏾👏🏾amei o Documentário. Parabéns. Minha Família é da Geração que veio em Navios Negreiros para o Brasil, e logo após houve a "Abolição". Sobrevivemos ao preconceito racial. Mas continuo a lutar a cada dia contra isto, por que isto foi enraizado na Sociedade. Eu tenho muita vontade de saber de onde viemos e conhecer a Terra que deu origem a minha raiz. Vou me informar sobre este Teste de DNA. Será um privilégio saber "de onde viemos" e "quem somos nós realmente". Sucesso!

  • @lucianacoin6343
    @lucianacoin6343 3 роки тому +1

    Ismael adorei o doc. Muito importante falar de ancestralidade negra pelo dna, pela memória recente e pela sensibilidade de quem a vive na pele. Obrigada

  • @caramelogamer6604
    @caramelogamer6604 3 роки тому

    Adorei vou esperar o próximo viu❤❤

  • @niveagabrielafelixdasilva7348
    @niveagabrielafelixdasilva7348 3 роки тому +1

    Parabéns 👏 👏 👏 que trabalho lindo

  • @melissa13cant
    @melissa13cant 3 роки тому

    Muito lindo, parabéns.

  • @karolpagu
    @karolpagu 3 роки тому +1

    Que incrível. Não sabia que existia esse teste. Parabéns pelo doc.

  • @cleitonsoutodealmeida9711
    @cleitonsoutodealmeida9711 3 роки тому

    Boa noite,
    Parabéns a você diretor e a todos os envolvidos nesse lindo e honrroso trabalho.
    Por conta de uma missão quando militar fui a Angola e ao pisar naquela terra tive arrepios e a perfumada sensação de está voltando pra casa, ao passar dos anos visitei outros países aonde é possível perceber o olhar do nativo local te vendo como visitante forasteiro, mas em Luanda senti o doce sentimento de ser visto como pessoa de desinteresse, por assim ser mais um local.
    Viva África!
    Por esses dias vi documentário sobre a libertação dos escravos no meu estado o Ceará, e percebi que há muito a ser mudado desde então. O povo que deu suporte a causa abolicionista achou estranho e rejeitou a presença dos ex escravos em mesmo ambientes que eles, acho que de certa forma esperavam que depois de libertos todos os meus ancestrais regressarariam ás suas origens e nunca mais seriam vistos.

  • @jaquelinec.carpigiani712
    @jaquelinec.carpigiani712 3 роки тому

    Eu simplesmente te amei! Parabéns

  • @sofhispalis
    @sofhispalis 2 роки тому

    Fantástico 👏🏻

  • @jeancamara9735
    @jeancamara9735 3 роки тому +10

    Tem algum laboratório específico que faz esse cruzamento ou ja tem algum banco de dados pra fazer o teste de DNA e saber de onde é a maior percentual ancestral de DNA?

    • @victormc11
      @victormc11 3 роки тому +1

      Meu DNA é o nome do laboratório

    • @igorgabriel3312
      @igorgabriel3312 3 роки тому

      Genera, myheritage, Dnancestry... etc... só pesquisar kkkk

    • @fatidezonne
      @fatidezonne 2 роки тому

      My Heritage ( e o que tem maior no. de dados no Br,) Ancestry ( e mais estados unidos) , o melhor e 23 and me - este e super completo mas e muito caro.

  • @witalochaves3026
    @witalochaves3026 3 роки тому +2

    Muito lindo, me sentindo tocado🤎🤎🤎

  • @jonaslorenzo6522
    @jonaslorenzo6522 3 роки тому +2

    Eu sou Pardo minha mãe é filha de imigrantes Italianos meu pai é cafuzo filho de um Negro é uma Indígena, eu tenho orgulho da minha mestiçagem 🇧🇷😊👍

    • @GustavoHenrique-vr6uh
      @GustavoHenrique-vr6uh 3 роки тому

      Legal , desculpe perguntar , são avó e retindo ou mais mulato estou fazendo uma pesquisa de genes dominantes e recessivos ?

    • @GustavoHenrique-vr6uh
      @GustavoHenrique-vr6uh 3 роки тому

      @@antonmark22 o que?

    • @GustavoHenrique-vr6uh
      @GustavoHenrique-vr6uh 3 роки тому

      @@antonmark22 e que eu faço pesquisa de genes dominantes e recessivos ?

  • @claudineiatolentino8084
    @claudineiatolentino8084 3 роки тому

    Achei muito bonito,pessoas que desde criança já sendo forte e tendo, q lidar com o racismo.Digamos não ao racismo somos todos iguais 🙏

  • @Tonnynsf1
    @Tonnynsf1 3 роки тому +1

    Deveria ser procurado por muitas pessoas. Assunto de total relevância para a sociedade.

  • @viniciusdomingos347
    @viniciusdomingos347 3 роки тому

    Muito lindo!!✊🏿🖤🌱

  • @pessoayago
    @pessoayago 8 місяців тому

    O de todo mundo deu um pouco de europeu também. O Yuri só quer saber do lado africado porque fortalece sua narrativa. A verdade é que o brasileiro não é "puro" de lugar nenhum, e isso é nossa força.

  • @danielcustodio1925
    @danielcustodio1925 3 роки тому +5

    Que belo trabalho!
    Parabéns
    Buscar as raizes é fortalecer a nossa vida.

  • @elainecarvalho9830
    @elainecarvalho9830 2 роки тому +3

    Eu fiz o teste de DNA. Tenho 21% de África, vários países, 23% da Sardenha Itália o que muito me surpreendeu, 5% tupi-guarani, 5% judeu, tenho porcentagem dos povos andinos, mouros, Árabes, ciganos, portugueses, espanhóis, francês, inglês, nórdicos ou seja, miscigenada. É preciso lembrar que o Brasil é terra de miscigenados.

  • @SaraMGodois
    @SaraMGodois 3 роки тому +3

    Tão denso, emocionante, que ao fim impressiona só terem passado 18 minutos.

  •  3 роки тому

    Muito foda!!!

  • @gustavokzm
    @gustavokzm 3 роки тому

    adorei

  • @priscillamendesdesousa1979
    @priscillamendesdesousa1979 3 роки тому +2

    Nós mereciamos satisfação... O estado nos deve isso.

  • @antinoofromgreece6560
    @antinoofromgreece6560 3 роки тому

    Homem negro tenha orgulho de suas origens.
    Homem branco tenha orgulho de suas origens.

  • @idaelchamusca7125
    @idaelchamusca7125 2 роки тому

    Gostei com excessao de Marçal.
    A melhor foi Carol,se expressou e otimos exemplos.

  • @2witzrs
    @2witzrs 2 роки тому

    Nossa que lindo

  • @lucianacoin6343
    @lucianacoin6343 3 роки тому

    Demais.!!!!!

  • @amabilysilvanojacob3889
    @amabilysilvanojacob3889 3 роки тому +2

    Que coisa linda, eu queria fazer um teste desses...

  • @nathaliasarrodasilva8022
    @nathaliasarrodasilva8022 3 роки тому

    Doc incrível!!!! Fotografia linda, palavras necessárias que atravessam todos os negros brasileiros. Chato são só os anúncios no meio! Mas amei, quero mais

  • @Sarah-jd6wg
    @Sarah-jd6wg 3 роки тому

    👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 ✊🏾✊🏾✊🏾

  • @virginiabahia1793
    @virginiabahia1793 3 роки тому +1

    Chorei em assistir o documentário. Queria muito poder saber de onde vim também.

  • @fernandocesar5254
    @fernandocesar5254 2 роки тому

    👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿✊🏿✌🏿

  • @deborareis5266
    @deborareis5266 3 роки тому +2

    Queria maior duração 💗

  • @petitnicollas
    @petitnicollas 3 роки тому

    Vai ter vídeo com os outros entrevistados?

  • @natheferreira
    @natheferreira 3 роки тому +1

    O único ponto negativo desse doc é que só tem entrevistado do sudeste. Seria massa os pretinhos das outras regiões serem contempladas, porque inclusive o vídeo fala o tempo todo sobre pertencimento e eu não sinto tanto pq as imigrações negras do sudeste são diferentes daqui de cima, Bahia é diferente de Pernambuco, e diferente de Manaus.

  • @ivanmessias1753
    @ivanmessias1753 8 місяців тому

    Avô perfeito dizia " este lugar detesta você, aprenda a sobreviver"

  • @DadilsonPedroGuia
    @DadilsonPedroGuia 3 місяці тому +1

    Eu sempre digo e sem medo de errar, 80% dos negros brasileiros sao de origens angolanas.

  • @jaquelinecerdeirinha5691
    @jaquelinecerdeirinha5691 3 роки тому +1

    Ismael, primeiramente gostaria de agradecer por este documentário.
    Concordo com a Eliana, a disponibilidade deste exame seria uma forma de iniciar o reparo, eu tenho muita curiosidade em saber da minha história, nas citações a maioria dos participantes citaram avós, avôs e bisavós, meus pais morreram muito cedo e avôs também em consequência eu sei muito pouco da minha história, árvores genealógica um sonho para mim.
    Quanto a este exame de DNA pode me dar mais informações?

  • @fatidezonne
    @fatidezonne 2 роки тому

    Parabens, espero que realmente o projeto va adiante com um banco de dados maior para maior precisao. Eu fiz meu DNA alguns anos atras sou descendente de imigrantes euroupeus mas deu 1% de Benin, adoraria saber de qual grupo etinico e descobrir as ligacoes. Os indigenas brasileiros tambem deveriam fazer para poder aumentar o banco de dados sobre os grupos Tupis e Guaranis. Quem sabe no proximo governo aonde a pesquisa sera mais valorizada.

  • @jviana66
    @jviana66 2 роки тому

    Cadê a continuação do documentário????

  • @thiagosamuel4026
    @thiagosamuel4026 2 роки тому

    Eu quero! Eu preciso...

  • @raphaelaraujo2655
    @raphaelaraujo2655 3 роки тому

    Não encontro videos dos outros episódios. Apenas este foi filmado neste formato?

  • @sheilaluiza9195
    @sheilaluiza9195 3 роки тому +1

    Poxa! Gostaria muito de fazer um exame deste para conhecer um pouco das possibilidades da minha origem!

    • @psyqueijo1
      @psyqueijo1 3 роки тому +1

      Existe a empresa Meu DNA que faz esse tipo de exame, Sheila. Vale a pena conferir :)

    • @sheilaluiza9195
      @sheilaluiza9195 3 роки тому +1

      @@psyqueijo1 muito obrigada pela informação

  • @marcelosantiago7576
    @marcelosantiago7576 7 місяців тому

    Qual o preço deste exame ???

  • @ismmelo7976
    @ismmelo7976 3 роки тому

    Parabéns pelo trabalho.
    Fiquei curioso em saber sobre as minhas origens. Amanhã cedo irei fazer esse teste de DNA.
    O exame será no "Genera". Espero que não haja picaretagem nesse negócio e que o resultado seja fidedigno.
    Alguém que já fez o exame na "Genera" pode nos dizer se é confiável.

    • @victormc11
      @victormc11 3 роки тому

      É de confiança mas não mostra resultados específico ele divide a África por regiões. Por exemplo Oeste da África dá Costa da Mina. Então na minha opinião não vale a pena pagar pra ter resultados genéricos.

  • @juansemnome
    @juansemnome 3 роки тому

    Qual test é recomendado?

  • @raccoon2505
    @raccoon2505 3 роки тому

    O documentário é interessante. Eu vejo vários testes de DNA de brasileiros e somos em maioria Biraciais ou Triraciais como o pessoal da America Hispânica que são mestiços tmbm, entre Espanhóis e Indígenas. O resultado das pessoas do vídeo não me surpreendeu dada a história e a genética do Brasil.
    Todavia, uma coisa que as pessoas precisam entender é a diferença entre raça, etnia e nacionalidade. Angola, Benin, Nigéria e etc. Não são os mesmos lugares nos quais os nossos ancestrais vieram para o continente americano, pois além do tráfico negreiro, a história da africa continua, tivemos a partilha do continente pelos europeus e países surgiram com povos de etnias distintas até então.

  • @nisotnas3522
    @nisotnas3522 3 роки тому

    Como se faz pra saber a nossa origem? Eu gostaria de saber, tb sinto esse vazio. Pena q acho que deve ser mt caro.

  • @elisetedias5369
    @elisetedias5369 3 роки тому

    Ler o livro de Eliana ruz Água de Barrela

  • @jaquelinebys
    @jaquelinebys 6 місяців тому

    Faltou o resultado do Yuri Marçal...

  • @jorgepereira16
    @jorgepereira16 3 роки тому

    Um ótimo documentário, agora que tal vocês da UOL deixarem o presidente trabalhar , para este vídeo vou até dar like , agora lacração bora descer o porrete🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  • @paulocezar2111
    @paulocezar2111 3 роки тому +1

    Eu,sou,desse dente,de,Abraão,

  • @fds877
    @fds877 2 роки тому

    Griot...✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿