Uma coisa que aprendi na marra, foi que a limpeza das lentes e a distância do canhão laser em relação ao mdf influi muito. Recomendo limpar sempre a lente com um cotonete embebido em álcoool isopropilico depois de usar o equipamento ou deixá-lo muito tempo parado (por causa da poeira do ambiente). E não se guiar exclusivamente pela peça que os fabricantes fornecem junto com o equipamento, pois na linha de produção deles pode ter diferenças mínimas de ajuste de uma máquina para outra. Use a peça para foco deles como referência, mas tente sempre um ajuste fino, aumentado ou diminuindo a distância, para ver se melhora. Outra coisa que aprendi, é que mdfs de diferentes fornecedores podem ter configurações diferentes de cortes, pois os fabricantes deles frequentemente usam diferentes misturas de colas e de madeiras na produção, o que pode influir na dureza deles. Até a cor influi, pois os lasers de diodo tem dificuldade de cortar materiais muito claros. É por isso que eles conseguem cortar acrílico preto, mas não um branco nem transparente. Uma recomendação importante: Apesar da máquina "trabalhar sozinha", nunca deixe-a sem supervisão. Até os fabricantes das máquinas e dos canhóes lasers recomenda isso. Por trabalharem com uma fonte que literalmente coloca fogo em materiais altamente inflamáveis, não é raro ter casos em que equipamentos começaram incêndios resultando em tragédias (é só procurarem aqui no UA-cam). E use sempre os óculos de proteção fornecidos, e mesmo com eles, evite ficar olhando muito pro laser). E use sempre máscara contra fumaça, pois mesmo a de madeira do mdf queimada é toxica, quando mais ainda a de acrílicos. Se puder, deixe a máquina num lugar aberto, que não tenha acesso de animais de estimação como gatos, cachorros e pássaros, que podem ficar cegos ou se queimarem, caso queiram "fuçar aquela luzinha se mexendo". E se tiver crianças em caso, redobre 10X os cuidados, pois elas são muito curiosas e podem se ferir e também danificarem a visão.
Experiência própria minha. Eu comprei uma TTS55 com laser de 5w e para gravação ela vai bem mas para corte de mdf 3mm não vira, eu instalei um laser de 10w e corto mdf 3mm com velocidade 220 e potência 100% com 2 passadas, 3 passadas só pra garantir mesmo e as peças soltam sozinhas. Então para mim laser tem que ser 10w para cima.
Obrigado amigo por nos dar dicas e demonstrações que valem ouro 👍
Uma coisa que aprendi na marra, foi que a limpeza das lentes e a distância do canhão laser em relação ao mdf influi muito. Recomendo limpar sempre a lente com um cotonete embebido em álcoool isopropilico depois de usar o equipamento ou deixá-lo muito tempo parado (por causa da poeira do ambiente).
E não se guiar exclusivamente pela peça que os fabricantes fornecem junto com o equipamento, pois na linha de produção deles pode ter diferenças mínimas de ajuste de uma máquina para outra.
Use a peça para foco deles como referência, mas tente sempre um ajuste fino, aumentado ou diminuindo a distância, para ver se melhora.
Outra coisa que aprendi, é que mdfs de diferentes fornecedores podem ter configurações diferentes de cortes, pois os fabricantes deles frequentemente usam diferentes misturas de colas e de madeiras na produção, o que pode influir na dureza deles.
Até a cor influi, pois os lasers de diodo tem dificuldade de cortar materiais muito claros. É por isso que eles conseguem cortar acrílico preto, mas não um branco nem transparente.
Uma recomendação importante: Apesar da máquina "trabalhar sozinha", nunca deixe-a sem supervisão. Até os fabricantes das máquinas e dos canhóes lasers recomenda isso. Por trabalharem com uma fonte que literalmente coloca fogo em materiais altamente inflamáveis, não é raro ter casos em que equipamentos começaram incêndios resultando em tragédias (é só procurarem aqui no UA-cam).
E use sempre os óculos de proteção fornecidos, e mesmo com eles, evite ficar olhando muito pro laser).
E use sempre máscara contra fumaça, pois mesmo a de madeira do mdf queimada é toxica, quando mais ainda a de acrílicos.
Se puder, deixe a máquina num lugar aberto, que não tenha acesso de animais de estimação como gatos, cachorros e pássaros, que podem ficar cegos ou se queimarem, caso queiram "fuçar aquela luzinha se mexendo".
E se tiver crianças em caso, redobre 10X os cuidados, pois elas são muito curiosas e podem se ferir e também danificarem a visão.
Experiência própria minha. Eu comprei uma TTS55 com laser de 5w e para gravação ela vai bem mas para corte de mdf 3mm não vira, eu instalei um laser de 10w e corto mdf 3mm com velocidade 220 e potência 100% com 2 passadas, 3 passadas só pra garantir mesmo e as peças soltam sozinhas. Então para mim laser tem que ser 10w para cima.
Montei uma laser e na monha visão o preço q pago numa dessas máquinas . Compro um tubo laser de 60w e faço uma sem problema
Muita propaganda enganosa desses laser .Obrigado pelas dicas 👍