Mau hálito: como eliminar a halitose? E por que ela aparece?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 лип 2024
  • Mau hálito? Como eliminar a halitose? Por que tenho esse problema? Qual a causa?
    Bom, você com certeza já deve ter ouvido falar nele; ou até é possível que esteja aqui, assistindo esse vídeo, porque alguém próximo comentou que você vem apresentando mau odor na boca. Se foi isso, não se assuste: a gente tá falando de uma queixa comum; de um problema tão frequente que afeta uma de cada três pessoas.
    E se você suspeita ou sabe que tem mau hálito pode estar se perguntando se existe algum remédio caseiro que possa usar para diminuir este problema? Ou se existe algum tratamento definitivo para acabar com o mau hálito?
    Ou ainda se você tem que ir ao médico e fazer algum exame porque os cuidados gerais que você colocou em prática não resolveram esse mau hálito? Pois essas são algumas das dúvidas sobre as quais a gente vai conversar aqui e agora. Então fica aqui comigo porque na Pílula de Saúde de hoje a conversa será sobre mau hálito, também conhecido como halitose.
    Quando a gente fala de halitose a gente está falando de um transtorno basicamente social (porque ninguém vai morrer por ter halitose; mas sim, o mau hálito, poderá causar muito desconforto e mal estar prá pessoa envolvida).
    E existem basicamente duas formas de se classificar o mau hálito: aquele com origem na própria boca, na cavidade oral (que representa 90 por cento das situações) e o mau hálito oriundo de causas extra-orais (que completam os 10 por cento restantes - e aqui podem estar incluídos várias doenças sistêmicas - eu tô falando de diabetes, cirrose, insuficiência renal, infecções pulmonares, pneumonia ou também a doença do refluxo gastroesofágico, que pode em alguns casos se manifestar com halitose. Eu inclusive fiz um vídeo sobre refluxo há poucos dias - se você quiser saber um pouco mais sobre esse problema de saúde eu vou deixar o link aqui em cima.
    Mas como eu falei antes, aproximadamente 90% dos casos de mau hálito se originam na própria boca. E essa halitose é causada pela ação da flora bacteriana natural da orofaringe sobre os alimentos que a gente come e mastiga. São aproximadamente 600 tipos de bactérias na nossa boca; e muitas dessas bactérias podem produzir gases com mau odor como produto da metabolização de materiais orgânicos - e entenda material orgânico basicamente por restos alimentares.
    E os dois pontos principais de acúmulo dessas bactérias na boca são os dentes e a região posterior da língua.
    E aí fica fácil de compreender: quanto menor for a higiene bucal, mais bactérias permanecerão nesses locais, e também mais detritos alimentares estarão por ali - o encontro desses dois tem um resultado bem previsível - a liberação de gases de mau cheiro - e aí: bingo! Halitose.
    Sempre lembrando que processos inflamatórios como gengivite e periodontite, também causados por má higiene, favorecem a formação de mau hálito.
    A desidratação é outra causa importante que você precisa saber. Quanto menos água, quanto menos hidratada a pessoa estiver; mais ressecada ficará sua boca e pior será o hálito. A saliva é um antiséptico bucal natural. E escovar a língua e beber bastante água é uma forma de evitar aquela saburra que se forma na parte de traz da língua e que ajuda a piorar o mau hálito.
    E as amígdalas também são um outro ponto que pode produzir halitose. E a halitose pode ser inclusive o primeiro sinal de uma infecção de garganta. Pessoas com vários episódios de amigdalite na sua história médica podem apresentar irregularidades na amigdala e nestes locais muitas vezes podem se depositar restos de alimentos, formando o que a gente chama de cáseo - e estes cáseos geralmente são mal cheirosos.
    O jejum prolongado também pode ser causa de mau hálito - mas esse é facilmente resolvido - é só se alimentar. O cigarro, o consumo regular de bebidas alcoólicas e o excesso de café também são causas de mau hálito.
    Mas o que então você pode fazer se estiver apresentando halitose?
    Disparado em primeiro lugar nessa lista de recomendações está manter uma boa higiene bucal; uma boa escovação dos dentes; o uso de fio dental; uma correta limpeza do dorso da língua, visitar o cirurgião-dentista com frequência - todas essas são coisas que vão evitar o mau hálito e que respondem por cerca de 90% das situações.
    Além disso é muito importante beber bastante água; evitar aquele quadro de desidratação e ressecamento da boca que eu falei a pouco.
    Evitar bebidas de álcool, café e cigarros; evitar longos períodos de jejum; e se alimentar bem no café da manhã.
    Essas são boas práticas para evitar o mau hálito.
    E se, mesmo com todas essas coisas, você não conseguir se livrar do problema, seu dentista poderá te receitar alguns produtos, alguns antisépticos para reduzir o número dessas bactérias na boca e a partir disso melhorar o hálito.
    Carlo Cunha - Médico de Família.
    E é também sempre muito importante visitar seu médico de confiança, seu clínico ou seu médico de família, para investigar se existe alguma outra causa clínica que justifique esse quadro de halitose.

КОМЕНТАРІ • 20

  • @valtributarista
    @valtributarista 2 роки тому +6

    Excelente Vídeo!!Muito esclarecedor e didático!

    •  2 роки тому +3

      Obrigado pelo comentário Valfredo!!! A ideia do canal é justamente essa - fico feliz em saber que a estamos atingindo. Agradeço por vc acompanhar e também por ajudar a difundir compartilhando.

  • @joseliaferreira9563
    @joseliaferreira9563 8 місяців тому +2

    Quando acontece após o implante dentario

  • @mariaducarmo4853
    @mariaducarmo4853 24 дні тому +1

    Excelente vídeo mesmo

    •  23 дні тому

      🙌🏼🙌🏼🙌🏼❤️🙏🏼

  • @renatodossantos6170
    @renatodossantos6170 Місяць тому

    Isso e. Muito mal ,

  • @cleberdossantos9467
    @cleberdossantos9467 2 місяці тому +3

    O mau hálito provém dos dentes com cáries e das gengivas inflamadas.
    Então os dentes e as gengivas não estão na boca?
    Como algumas pessoas dizem que o mau hálito é proveniente do estômago?
    Isso está errado.

    • @dyoneferrari6521
      @dyoneferrari6521 2 місяці тому +1

      Existe VÁRIOS problemas que podem ocasionar mau hálito inclusive problemas no estômago.

    • @cleberdossantos9467
      @cleberdossantos9467 2 місяці тому +1

      @@dyoneferrari6521 mas o principal motivo é cárie dentária

    • @dyoneferrari6521
      @dyoneferrari6521 2 місяці тому +1

      @@cleberdossantos9467 sim sim

    • @MariadeLourdesSampaio-ic2mw
      @MariadeLourdesSampaio-ic2mw Місяць тому +1

      Depende da doença que tem no estômago. Não é cáries que causam mal hálito

    • @MariadeLourdesSampaio-ic2mw
      @MariadeLourdesSampaio-ic2mw Місяць тому +1

      Eu tenho refluxogastroensofagico e estou com uma halitose terrível

  • @brendafernanda304
    @brendafernanda304 5 місяців тому

    Isso esta acabando com meu auto estima. Escovo os dentes todos os dias 😮😢 sempre tive aquelas bolinhas fedidas na garganta Caseos

    • @dyoneferrari6521
      @dyoneferrari6521 2 місяці тому +1

      Conseguiu resolver ?

    • @brendafernanda304
      @brendafernanda304 2 місяці тому +1

      @@dyoneferrari6521 não

    • @dyoneferrari6521
      @dyoneferrari6521 2 місяці тому

      @@brendafernanda304 você foi em algum especialista? Aqui no meu estado tem uma especialista só que o valor do tratamento é 3K tirando a bateria de exames que ela pede pra fazer, só Deus na causa! Te desejo melhoras e força, se Deus quiser vamos sair dessa

    • @dyoneferrari6521
      @dyoneferrari6521 2 місяці тому

      @@brendafernanda304 obg por responder 😊

    • @reginaldodiniz3032
      @reginaldodiniz3032 Місяць тому

      Use água morna, vinagre de maçã e bicarbonato de sódio . Faça gargarejos 2 x ao dia que os caseos não vão mais se formar nas amígdalas. Raspar bem a língua tbm é muito importante.