*Formas de Apoiar o Canal* - Comprando qualquer coisa na Amazon usando o seguinte link: amzn.to/4dAczLj - Comprando qualquer coisa na Shopee usando o seguinte link: s.shopee.com.br/AUboMQuVtR - Comprando nossas camisetas: reserva.ink/470704 - Enviando qualquer valor usando a seguinte chave pix: *matematica.como.hobby@gmail.com* - Participando de nossa comunidade no Discord: discord.gg/BAxM7Qx8Vm - Me seguindo no Instagram: instagram.com/matematicahobby/ - Me seguindo no X: x.com/ClovesPaiva2 - Clicando nos anúncios que aparecem no vídeo.
Eu comecei a ler um livro antigo como esse que você mostra, mas de psicologia. E é incrivel como o autor fala com a gente, faz analogia com os termos, como se fosse uma conversa dentro de uma sala. Não vejo isso é livros atuais, mas também não generalizo, já que existem milhões de obras que jamais daria pra ler e opinar durante uma unica vida.
@@Opinheiro_ Tem dois. O poder da mente humana escrito por Narciso Irala e o outro é Psicologia Geral, de Lannoy Dorin. Os dois são excelentes e possuem figuras, como também diagramas.
Eu devo confessar que estava com muito gás para ingressar num curso de bacharelado de matemática, mas quando tentei travar contato com os estudantes da área me senti seriamente desanimado, e já estou cogitando em cancelar os trabalhos de ingresso e dedicar-me exclusivamente como hobby.
Mas o curso você vai fazer por você e por gostar de Matemática, não sei se seria sábio abandonar uma carreira por causa dos outros. Em qualquer lugar que você se inserir você vai conhecer pessoas incríveis, hoje em dia eu sou doutorando em Matemática e tenho ótimos amigos e companheiros de curso, pessoas que realmente se ajudam. Por outro lado, existem pessoas que não são tão legais também, mas jogar tudo fora por causa dessa minoria é ser muito injusto com você... Generalizações sem embasamento quase nunca nos levam a bons lugares.
O melhor livro para aprender álgebra do zero é "O guia completo para quem não é um c.d.f" Sério, se quer aprender matemática de uma forma criativa e dinâmica, esse livro é perfeito. Mostra que qualquer um pode aprender matemática sozinho, se eu evolui hoje na matemática foi por causa desse livro, me ensinou muito mais do que vários anos de escola.
Esse video chegou em um ótimo momento, pois eu sinto o mesmo. Estava até conversando com minha esposa sobre o quão difícil é encontrar um livro de matemática brasileiro e atual com uma ótima didática e que não omitisse certos assuntos por pressupor que você soubesse desses assuntos que o proprio livro deveria explicar. Eu simplesmente desisti de procurar e busquei na literatura estrangeira e encontrei vários materiais tanto em inglês quanto em francês de altissima qualidade.
@joaovictorrosmaninho3158 @AlexanderSkowisk Para os de geometria ainda estou lendo algumas indicações, mas estou gostando de estudar por estes: Kiselev's geometry Introduction to geometry - H.S.M. Coxeter.
Parabéns pelo vídeo. Livros precisam ser didáticos e abordar conceitos de forma contextualizada para estimular a querer conhecer mais e assim aprender.
Outro cuidado que tem que ter eh que existem livros basicos, intermediarios e avancados. Antes de comecar a ler qualquer livro procure descobrir a que categoria ele pertence.
Para aqueles que quiserem avançar em geometria em um nível olímpico e até um pouco mais eu sugeriria o livro Geometry Revisited de H.S.M. Coxeter and S.L. Greitzer, esse livro é uma pérola . Coxeter foi um grande geômetra e Greitzer um grande matemático olímpico com várias obras. na área.
Parabéns, esse tema é extremamente importante! O livro é nosso fiel escudeiro durante o processo de aprendizado. Se você não consegue sentir uma conexão com ele, ele pode rapidamente se tornar um pesadelo, a ponto de te fazer odiar uma área, como aconteceu comigo durante a faculdade. Minha recomendação para você: faça um vídeo falando sobre a leitura sintópica, algo que você pratica bastante. Mostre como extrair o melhor de cada livro, mesmo quando todos abordam o mesmo tema!
Gostei de ver o livro do Oswaldo Sangiorgi. As fontes das letras do livro já estimula a leitura. Eu nunca gostei muito da matemática, mas só de ver este livro fiquei animado para conhecer mais, talvez adquirindo estes livros de Sangiorgi em algum sebo.
Eita Cloves... minha Coleção predileta de Matemática! Risos. Os "Fundamentos de Matemática Elementar" foi uma das minhas primeiras inspirações para galgar vôos maiores dentro do Universo do raciocínio matemático, de sua praxe. O que mais me encanta na matemática é essa capacidade de abstração das idéias, que por símbolos e números se construir todo um edifício do saber humano do raciocínio lógico-dedutivo e lógico-indutivo. Justamente por ser muito curioso e autodidata, por ter lido bastante livros sobre matemática e da história da matemática, fui me encantando ainda mais por esse universo. Estudei por um tempo música, e o que mais me fascina na música não é ler uma partitura, ou seja, a composição da representação da música através de seus símbolos, notas e grafia musicais, mas a construção da harmonia e da melodia, que uma peça musical tinha ao ser ouvida. Acho que o proposito da música é nos encher de beleza ao ouvir uma canção, uma peça musical. Da mesma forma, acredito que o propósito da matemática é nos encher de beleza com sua capacidade de abstrair ideias, como num Teorema, de se extrair o essencial desse Teorema. O Teorema das Paralelas, por exemplo, na demonstração de Euclides, onde mostra que a soma dos ângulos internos formados por uma reta concorrente a dua retas paralelas, é de 360 graus, e daí está tudo o mais como ponto de partida na Geometria, o poder da matemática está nessa capacidade de extrair o que há de essencial. O que mais me encanta na Matemática é justamente a forma de expressar uma ideia abstratamente. Sei que para muitos, uma conversa, em prosa, sobre tópicos da matemática é mais proveitoso que sua redução a símbolos e números. Mas ainda prefiro o poder da abstração sobre a prosa na matemática. Concordo com o @josedealencar4336, você tem um capricho para o magistério, de levar essa abstração da matemática para o cotidiano da vida da pessoas. Parabéns! Excelente vídeo!
Grande Marcos, salve man! O FME é uma coleção bem melhor que a maioria dos livros que a gente vê por aí e o estilo dela varia conforme o autor de cada volume, não posso ser injusto em colocar tudo no mesmo saco, mas pessoalmente, sempre que pego qualquer um deles, não me simpatizo com o estilo, como falei, os uso apenas para exercícios de vestibular, mas para teoria recorro a outros livros que tenho aqui que ressoam mais em mim. Mas como falei, isso é uma busca pessoal, se o FME dialoga bem contigo, esta é a coleção certa. Um forte abraço meu caro! 😀
@@matematicaHobbyOlá. Como comentou em vídeos passados, o senhor está se preparando para um vestibular. Assim, com o intuito de ajudá-lo da mesma forma que tem me ajudado, indico o livro Física 3: Eletromagnetismo / GREF, da editora da USP (2006). É simplesmente o melhor livro que encontrei sobre o assunto.
"Geometria Euclidiana Plana" - João Lucas Marques Barbosa Excelente livro. Estudei por ele no primeiro semestre da UFF. Tem uma abordagem bem rigorosa. Prova cada detalhe sem deixar passar nada. Vende na loja da SBM.
acho que isso tem a ver com a intenção de cada livro. O FME é utilizado geralmente por concurseiros e vestibulandos, já o Sangiorgi é utilizado por estudantes do ensino regular mesmo (ou pessoas que realmente se interessam pela matemática, mas não como meios para um fim), então acho que isso de escolher livros realmente depende do objetivo de cada um
Galera, sendo honesto, esse livros do Fundamentos de Matemática Elementar é para quem já tem uma boa bagagem. Aritmética básica que eu eu recomendo são: Elementos da Matemática - Volume 0 - do Rufino, O Algebrista - do Laércio Vasconcelos e o TQM - Teoria e Questões de Matemática (Ensino Médio) que esqueci o nome. Geometria é abstração, é uma arte, acredito que, de maneira embasada, é melhor pegar estes livros os quais recomendei. Agora, depois disso, para geometria eu recomendo o livro, Elementos da Matemática - Volume 2 - Geometria Plana, o livro do vídeo do Giorgini (que não li), mas o pouco mostrado achei massa. E tem um, que seria o "concorrente" do livro 9 de geometria do "Fundamentos", é o Livro 1 de geometria do Morgado.
Sou novo no canal e iniciando no estudo da matemática como hobby. Excelente o seu canal e valeu pela preciosa dica da possibilidade de baixar os livros do Sangiorgi
Muito interessante, na filosofia (minha área) tem algo nesse estilo também, manuais mais técnicos que é extremamente pobre em conteúdo mas te ensina o básico do básico pra você não esquecer, e existem outros que praticamente te "levam pra sair e conversam com você sobre tudo", eu sinceramente acho que esses livros mais técnicos, não é que eles sejam desestimulantes, acho que eles não servem pra quem quer estudar (no sentido de um simples curioso na busca do conhecimento), eles servem pra quem quer aprender fórmulas e conceitos pra aplicar em prova, diferente de outras obras que é pra quem não ta focando apenas em vestibular.
MUito interessante esse canal de matemática. Aprendi muita matemática em curso preparatório para escolas militares em 1988, foi a matéria que fez a diferença no meu desenvolvimento pessoal. Aprendi Aritmética, Álgebra, Geometria, lembro do Teorema de hiparco e até professores indicando livros para mostrar as passagens que chegaram em determinada fórmula.
Excelentes informações e dicas. Quais livros e autores e vídeos aulas você recomenda para uma reciclagem em matemática para fortalecer os conhecimentos na análise de dados para gestão e estratégia de negócios? Matemática básica, estatística, lógica, filosofia para aprender racionar….
Já passei por isto estudando teoria da musica sozinha. Peguei o livro do Bohumil Med e fui seguindo, depois peguei um livro de teoria da Maria Luisa de Mattos e percebi que se eu tivesse pegado o dela primeiro seria muito mais complicado.
Olá a todos. Eu já deixei aqui um relato de minha desistência de um mestrado na área de química. Mas, decidi escrever novamente para comprementar minha percepção. A realidade é que pessoas como eu e muitos que aqui estão com vontade de aprender,questionar, procurar entender o fundamento daquele estudo, buscando as vezes como base a filosofia da ciência, infelizmente é quase apedrejado nas instituições. A maioria dos estudantes está ali para se envolver o menos possivel, preocupados com a prova, pegar o diploma e arrumar um emprego. Os professores por sua vez estão de saco cheio, sempre reclamando que ganham mal e sempre reproduzindo a mesma matéria, da mesma forma, do mesmo jeito há anos. Por isso, decidi ser um auto didata.
Pior que eu sou o contrário kkkkk quanto mais direto ao ponto, melhor. O Iezzi que me fez gostar e finalmente entender mais matemática. Quando o livro "conversa" muito, não é tão direto o ponto, eu me perco. Eu leio, n entendo, volto, me distraio de novo e releio de novo. Se as sentenças são mais curtas e diretas eu consigo acompanhar
para mim ate a cor da página do livro influência, paginas brancas me cansam os olhos me lembra os livros da escola e isso não é uma lembrança boa, agora um livro com conteúdo bem didático, boa explicação e com exemplos claros e bem detalhados esse sim da vontado de pegar para aprender e claro paginas amareladas me lembram tempos antigos, coisas atemporais, gosto muito.
eu tenho um profundo desgosto por paginas brancas, os livros da Area da Saúde são tao brancas que brilham em qualquer foco de luz, infelizmente elas precisam ser assim. E concordo totalmente com vc!
Caramba, amigo, sua memória é muito boa! Sabe onde está cada frase! Parabéns! Se poder ensinar como você raciocina para conseguir ter tão boa memória, ajudaria bastante. Valeu.
Encontrei alguém que tem a mesma opinião que a minha, sempre sentia isso com a coleção Fundamentos, a sensação que eu tinha é que para este livro eu não estava pronto, faltava algo que antecedia a riqueza dos exercícios presentes nele. Ele me parece mais útil em relação lista de exercícios que teoria.
Eu não utilizo os Fundamento de Matemática Elementar por esse mesmo motivo que você citou no vídeo, acho que ele polpa muitas palavras para explicar as coisas, preferi utilizar os livros da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) para construir a minha base e aprofundar.
@@matematicaHobbyDo mesmo autor, recomendo Tio Petros e a Conjectura de Goldbach. Livrinho bem divertido, uma ficção com a conjectura de Goldbach como plano de fundo.
Uma abordagem completa de geometria plana está nessa trilogia de Edgard de Alencar Filho: Lições de Geometria Plana 1, Lições de Geometria Plana 2 e Exercícios de Geometria Plana.
Entendi oq vc falou, realmente o FME aparentou ser bem mais frio, mas eu aprendi por eles e achei mt bom. E esse q vc mostrou por ser mais criativo, acho que eu teria preguiça de tanto q fala. Acho q tudo vai do objetivo da obra
Comigo acontece o oposto. Me dou mt mlhr com livros direto ao ponto. Particularmente, eu acho q os livros do 1 ao 6 do FME são excelentes (principalmente o 1 e o 3). Daí para frente, eu confesso que ou não gostei, ou não me adaptei (com exceção do ultimo, que nem sequer eu li). GA e cálculo é fraco (e particularmente, não vejo muito sentido na coleção um livro de cálculo. Acho que seria mais proveitoso terem feito um bom livro de GA com vetores, e expandir o 4 para um início de álgebra linear). E os outros de geometria, não sei... nunca me desceram muito bem. Meu favorito é o de trigonometria, de longe! E depois o de funções.
Dependendo do contexto, livros "diretos ao ponto" podem ser muito úteis, especialmente se você já tem uma boa base em matemática e precisa aprender algo de forma rápida. No entanto, para quem está entrando em um novo tópico e precisa ser introduzido adequadamente, acredito que livros que dedicam mais tempo à contextualização e à motivação dos problemas são mais enriquecedores. Um bom exemplo disso é o *Calculus* do Spivak. Embora muitos o considerem excessivamente teórico e mais voltado para estudantes de matemática pura, ele não economiza palavras ao motivar os problemas que investiga. Spivak faz com que você se sinta parte de uma investigação científica, como se ele fosse seu mentor em uma jornada de descoberta. Para mim, livros assim são valiosos para quem deseja ser introduzido corretamente à matemática! Claro, à medida que adquirimos maturidade matemática, livros mais objetivos também têm seu lugar e podem ser muito práticos. No entanto, para alcançar essa maturidade, é essencial passar por livros mais "humanizados", que oferecem mais do que uma sequência de definições e teoremas jogados, mas sim uma verdadeira compreensão do pensamento por trás da matemática.
Faz sentido que o ensino de demonstrações matemáticas comece pela geometria, já que, por milhares de anos, ela foi o único ramo da matemática formalizado por meio de um sistema dedutivo que parte de uma base axiomática. A formalização da aritmética, da álgebra e de outros ramos só ocorreu a partir do século XIX.
Os livros do FME são bons no sentido conteudista, para compreender quais são as regras e fórmulas, mas realmente não "navega" pelas origens das regras e fórmulas. É um bom livro pro estudante mediano que interessa em saber as regras, mas para estudar a fundo, todas as bases, realmente não é um bom livro.
O primeiro livro de matemática que me chamou atenção foi "no mundo dos números" de isaac asimov. O livro estava para doação, e confesso que só me chamou atenção pelo nome do autor, famoso por escrever ficção. Foi a primeira vez que consegui entender alguns conceitos de matemática básica, simplesmente porque o autor conversa de forma simples e direta com o leitor, bem diferente dos livros didáticos.
O FME é otimo pra provas militares AFA IME ITA AMAM etc. É otimo pra adquirir uma base mais avançada. É um livro que esta acima de muitos já em termos de nível. Existe outros livros mais básicos. O FME não é tão básico. Pra Engenharia o FME foi ótimo pra mim quando entrei na universidade. Se eu não tivesse esse nivel que adquirir com o FME eu teria tido bastante dificuldade.
Não sei se alguém já indicou mas tem uma coleção de matemática similar a do Iezzi mas o autor explica melhor os conteúdos. É a Coleção do Aref Antar Neto chamada Noções de Matemática que vc encontra no site da Editora Vestseller.
Me convenceu, eu sempre fui mais algebrista e geometria analítica salvou meu tempo varias vezes quando eu não conhecia um bom tratamento sintético próxima ida ao sebo eu procuro um livro de geometria ou pelo menos um bom pdf, de fato quando eu fui mergulhar na geometria fui na recomendação de livros mais difíceis e além de acha-los difíceis achei chato
Realmente um livro mal escolhido pode mesmo ocorrer isso. Eu não tive tanto problema com o FME, porque eu já tinha uma noção de geometria, mas quando eu entrei na faculdade, fiquei desanimado quando peguei o Guidorizzi, Cálculo 1, e comecei a estudar " Indução finita " e " ínfimo e supremo. Mas com ajuda de amigos eu superei.
Os livros de cálculos superior das exatas na universidade são todos como o FME. As vezes é bom ir se acostumando. Na universidade o sistema é bruto otincipalmente em federais. Ajuda muito ja ir se adptando a livros assim. Na universidade o professor não quer saber se você tem base. Se num se adaptar desiste vai outro curso. É assim. É meio cruel o negócio. Estudar por livros assim como o FME vai te dar uma bagagem pro mundo acadêmico.
O FME de Geometria Plana é autocontido. Mas na minha opinião é um livro sólido para quem quer *aprender*, sob uma primeira abordagem, geometria plana. E o FME 9 contém demonstrações interessantes sim, que raramente (em teoria, deveriam ser) expostas em nível médio. A título de curiosidade, o FME 10 (de geometria espacial) é surpreendentemente bem mais sintético que o volume anterior, ele dedica os 4 ou 5 primeiros capítulo a demonstrações que envolvem os conceitos de planos, retas e pontos.. algo que eu amaria ter visto no 9.. mas disso não se pode reclamar... a proposta do FME é ser uma série de livros dedicadas ao aluno do EM. Sobre você ter comentado sobre o livro do Hilbert: é um testamento sobre o seu projeto logicista no Círculo de Vienna. Apesar disso, não acredito que a leitura daquele livro seja condição necessária para que uma pessoa aprenda sobre geometria plana em geral, até pq chega um momento que o texto fica sintético até demais (e portanto desnecessariamente complicado). Imagina se você fosse aprender, sob a primeira exposição, por exemplo, teoria dos conjuntos pelo livro dos Bourbaki?
Sim o livro do How to Prove It, esse desanima o Jabuticaba motiva é mais conversa de buteco. Só que a grande maioria não estuda por livros nesse nível do ensino básico eles vão direto para os exercícios e daí é mais o professor e não irá cobrir tudo, pois não dá tempo, eles hoje fazem mais disciplinas que no nosso tempo, monte de encheção de linguiça devido ao novo ensino médio, para o autodidata é ruim mesmo, mas ainda melhor que apostila que usam kkkk. E matemática moderna foi algo que não acabou vingando no passado, algo para as massas é diferente para os iniciados. E eu não ajo da forma que ajo com toda turma, a depender da turma que lecione se eu for muito para a beleza da matemática posso perder o emprego, semana passada recebi reclamação do coordenador de uma turma que eles queriam que minhas aulas viajassem menos na maionese, reclamaram do trabalho do Newton da Costa que passei que estava muito difícil, ... não são todos que despertam pode causar o efeito contrário. Vou te dar um motivo simples eles podem se sentir burros qdo vc apresenta um resultado bonito, tipo eu devo ser muito burro para não ver essa beleza toda que o professor esta mostrando ou o livro que me indicou, documentário ... ou simplesmente querem ficar no TikTok.
⚠Bom Dia ! Como consigo a obra completa de matemática do Ary Quintela (sete volumes). Minha grande referência na matemática elementar. Mario Fernandes.
Achei que só eu tinha tido essa sensação estudando o Volume de geometria plana do Tópicos de matemática elementar. A impressão é que dava era que o livro era um compilado de tópicos apenas.
A matemática é apresentada pro jovem brasileiro de uma maneira morta, neutra. A justificativa na época, de um professor era justamente dar liberdade dos país criarem em cima dessa forma neutra, como um papel em branco. Como se fosse algo personalizado, subjetivo. Porém infelizmente é muito comum não ter acompanhamento dos país ou os país sofrerem do mal da maioria dos brasileiros de não gostar de exatas. Durante muito tempo fui fissurado em arte. Não gostava de matemática. Na verdade pareciam ambas opostas. Porém tem muito haver. E a matemática é bela porque a natureza é bela. E vice-versa. O que aos poucos mudou para mim foram justamente coisas que relacionavam arte e matemática e por consequência geometria. E como ia aos poucos melhorando de forma auto didata minha arte horrível e minha percepção também, junto com meu espanto. Para quem interessar procure sobre biomimética. É um ótimo ponto de admiração e reflexão. Sabe, a nossa realidade inteira é calcada em matemática. Como se a matemática fosse um pequeno tijolo, um pequeno fractal na teia da realidade. É preciso um esforço, talvez até partindo das próprias pessoas para mudar e melhorar isso. No mínimo matemática e arte são um excelente passa tempo. Garanto!
FME nem é tão ruim, pois ele ainda leva em consideração que as pessosas poderão estudar de forma autônoma. Diferente da coleção "A conquista da matemática". Ambos, CM e FME são pensados para serem livros de apoio, não para serem livros didáticos, como o livro do professor Sangiorgi. O que é uma pena de se imaginar. Até meados dos anos 1990 e início dos anos 2000, os livros ainda consideravam que os livros tinham papel tão importante quanto o papel do professor, diferentemente dos dias atuais, onde eles são apenas ferramentas junto ao uso de outras ferramentas, como os slides por exemplo. 😢
Os livros atuais não incentivam a pessoa que quer aprender sozinho, são péssimos, há poucos exemplos, exercícios não são gradativos, ou começam muito faceis ou são 2 faceis e o restante insano. Penso que isso é de proposito. Por falar nisso tinha esta coleção ai dos anos 60, só mudava a capa, mas era exatamente isso ai.
Fica me parecendo que esses livros-texto "sem alma" foram de fato feitos para n serem lidos e sim apenas servirem de complemento ou apoio. Em momento nenhum tenta cativar...
Senti isso com o livro de cálculo do guidorizzi. Estudando os capítulos iniciais de Análise Real do Elon, por exemplo, já senti uma didática mil vezes melhor com um conteúdo muito mais formal e complexo.
Amigo você poderia me indicar alguns livros pra quem quer voltar a estudar matemática ? Poderia ser desde do básico até o ensino médio ok Agradeço muito a ajuda. Valeu,abraços !
Eu tenho meu essa coleção e realmente, é muito direto e frio kkk.... Eu só pegava pra resolver exercícios mesmo. Aliás, acho que quem escreve livro didático de matemática tem muita coragem, mas nem sempre tem o talento kkkk um professor de matemática bom, na minha opinião, ensina até o óbvio, porque geralmente o obvio do professora nao é o do aluno.
Olá, meus amigos! Estou começando a trilhar minha jornada para o vestibular de medicina, e sinceramente eu preciso de uma base urgente de matemática básica. Quais livros e cursos voces recomendam? Grato e um abraço a todos
Isso é vdd Tava estudando física matemática pelo livro do Nivaldo ( o mesmo de mec clássica) . Larguei mão, o cara faz um apanhado de toda matemática até chegar onde a gnt precisa. Sendo o nome do livro "UM CONVITE a fis mat" 😂
Estou pensando em usar livros pra estudar autodidata, eu antes só estava estudando atraves de sites como brasil escola, toda matéria e video aulas no youtube, por isso não consigo progredir.
Compartilho um pouco desse seu sentimento, mas o volume que me deixou frustrado foi o de combinatória. Apesar de ter aprendido, ficava meio enjoado do autor propor até umas 20 questões seguidas muito parecidas.
Se os livros didáticos, disponíveis a todos, fossem muito bons, como que ficariam os cursinhos caríssimos para entrar no ITA e na POLI? Gostei do seu canal e desculpe a provocação...
Como um livro tão bom deixa de ser editado? E me parece que não há nada parecido no mercado atualmente. Teria alguma coleção mais próxima dessa que ainda seja vendida?
Também me faço a mesma pergunta. Eu particularmente não conheço um livro publicado atualmente com essa mesma pegada. Há bons livros, rigorosos na teoria, mas não possuem uma prosa tão agradável como a do Sangiorgi.
Cloves você tem recomendações de bons livros de estátisca ? É a área de matemática que eu mais desgosto e vendo esse vídeo eu pensei que problema pode ser que eu nunca tenho lido um "bom".
Tecnicamente a Estatística não é uma área da matemática, da mesma forma que Física e Ciência da Computação não são. Mas de qualquer maneira, eu acho que seria interessante pegar livros que divulgam a estatística e tentam apresentar o lado divertido da estatística e o poder dela, que pode encantar. Eu já li dois livros nesta pegada: O Mangá de Estatística (amzn.to/3Nwe16O) e Uma senhora toma chá: Como a estatística revolucionou a ciência no século XX (amzn.to/3Ue4PYv). Através destes livros, pode ser que você seja "fisgado", e depois iria para livros técnicos que ensinam estatística propriamente dito, eu tenho aqui um que tem uma linguagem bem acessível e que não economiza palavras para ensinar, é o Estatística - Teoria e Aplicações do David Levine (amzn.to/3A5MZjv). Espero ter ajudado, um abraço e bons estudos!
Iezzi não tem exercícios bobos de encontrar o "x". Tem exercícios muito complexos de nível de olimpíada, tem exercícios que se você não viu a ideia antes,é quase impossível resolver.
Infelizmente os matemáticos escrevem livro para os matemáticos não para quem não sabe nada , tinha que mandar a resolução dos exercícios quem compra o livro
Quando o livro é com uma linguagem compreensiva diferente da minha pode ser o melhor livro do mundo eu abandono completamente para mim não faz o menor sentido ler um livro que eu não compreenda a linguagem que não seja a minha.O material de estudo precisa ser prático, objetivo, didático e de fácil compreensão. Livros muito indecifráveis não faz sentido para mim...Cada estudante e leitor precisa encontrar o seu livro. O livro que você compreenda a linguagem assim a leitura é sempre prazerosa...
"O Livro Da Matemática. De Pitágoras A 57ªdimensão, 250 Marcos Da História Da Matemática". Para facilitar, segue o link para o livro em questão: amzn.to/3BN9Ukh. Comprando ele por este link, você apoia meu canal. 🙂
Não é a primeira vez que vejo pessoas reclamando do FME por ser muito maçante o conteúdo. Ele realmente pode te ajudar nos estudos com os exercícios, porém é cansativo demais o ritmo.
Acho o volume 1 muito bom. Inclusive, se alguém me perguntasse "Só posso comprar um dos 11, qual eu compro?" eu diria sem pensar duas vezes: O Vol. 1. Penso que os Vol.s 9 e 10 têm sérios problemas na apresentação, mas isso é questão de gosto.
@@prsgrind8794 Eu não discordo de você. Os outros volumes têm seu valor. Apenas considero o Vol. 1 o melhor e mais indispensável de todos. Sobre ele ser o melhor é questionável pq isso está sujeito ao gosto individual, mas sobre ele ser indispensável penso que é menos questionável. Inclusive, deve ser esse o motivo de minha preferência por ele. Função é o conceito mais importante da matemática, então um livro inteiro dedicado a isso terá preferência. Vou fazer um vídeo sobre isso assim que eu estiver com um telefone de câmera decente.
acho que FME em si já é muito "maciço", cansativo msm, fora que 9 livros para quem tá fazendo o vestibular e trabalha e tem outras matérias pra estudar além da matemática é demais. Acho que um dia o FME vai ser bom pra mim, mas por enquanto eu vou por outros livros mais "rápidos"
*Formas de Apoiar o Canal*
- Comprando qualquer coisa na Amazon usando o seguinte link: amzn.to/4dAczLj
- Comprando qualquer coisa na Shopee usando o seguinte link: s.shopee.com.br/AUboMQuVtR
- Comprando nossas camisetas: reserva.ink/470704
- Enviando qualquer valor usando a seguinte chave pix: *matematica.como.hobby@gmail.com*
- Participando de nossa comunidade no Discord: discord.gg/BAxM7Qx8Vm
- Me seguindo no Instagram: instagram.com/matematicahobby/
- Me seguindo no X: x.com/ClovesPaiva2
- Clicando nos anúncios que aparecem no vídeo.
O melhor livro do mundo não é aquele indicado pelo Doutor com pós doutorado mas é aquele que você consegue aprender.
Eu comecei a ler um livro antigo como esse que você mostra, mas de psicologia. E é incrivel como o autor fala com a gente, faz analogia com os termos, como se fosse uma conversa dentro de uma sala.
Não vejo isso é livros atuais, mas também não generalizo, já que existem milhões de obras que jamais daria pra ler e opinar durante uma unica vida.
Qual o livro? gosto muito da área kkkkkk
@@Opinheiro_ Tem dois. O poder da mente humana escrito por Narciso Irala e o outro é Psicologia Geral, de Lannoy Dorin. Os dois são excelentes e possuem figuras, como também diagramas.
Eu devo confessar que estava com muito gás para ingressar num curso de bacharelado de matemática, mas quando tentei travar contato com os estudantes da área me senti seriamente desanimado, e já estou cogitando em cancelar os trabalhos de ingresso e dedicar-me exclusivamente como hobby.
por qual motivo o contato te deixou desanimado ?
@@victorrafael1151 Pessoas difíceis de lidar. Não fui o único que notou este problema.
@@victor.el-dash3180 Eu n tive esse problema.
Talvez vá pra física. Hj eu estudo física e engenharia aqui nos EUA
Mas o curso você vai fazer por você e por gostar de Matemática, não sei se seria sábio abandonar uma carreira por causa dos outros. Em qualquer lugar que você se inserir você vai conhecer pessoas incríveis, hoje em dia eu sou doutorando em Matemática e tenho ótimos amigos e companheiros de curso, pessoas que realmente se ajudam. Por outro lado, existem pessoas que não são tão legais também, mas jogar tudo fora por causa dessa minoria é ser muito injusto com você... Generalizações sem embasamento quase nunca nos levam a bons lugares.
O melhor livro para aprender álgebra do zero é "O guia completo para quem não é um c.d.f" Sério, se quer aprender matemática de uma forma criativa e dinâmica, esse livro é perfeito. Mostra que qualquer um pode aprender matemática sozinho, se eu evolui hoje na matemática foi por causa desse livro, me ensinou muito mais do que vários anos de escola.
Esse video chegou em um ótimo momento, pois eu sinto o mesmo. Estava até conversando com minha esposa sobre o quão difícil é encontrar um livro de matemática brasileiro e atual com uma ótima didática e que não omitisse certos assuntos por pressupor que você soubesse desses assuntos que o proprio livro deveria explicar.
Eu simplesmente desisti de procurar e busquei na literatura estrangeira e encontrei vários materiais tanto em inglês quanto em francês de altissima qualidade.
pode passar os nomes ? Obrigado
Which books in English would you recommend to replace the FME?
@joaovictorrosmaninho3158 @AlexanderSkowisk Para os de geometria ainda estou lendo algumas indicações, mas estou gostando de estudar por estes:
Kiselev's geometry
Introduction to geometry - H.S.M. Coxeter.
Parabéns pelo vídeo.
Livros precisam ser didáticos e abordar conceitos de forma contextualizada para estimular a querer conhecer mais e assim aprender.
Tem uma moça que fez os exercícios dessa coleção. O canal dela se chama Reforçando Matemática. A voz dela também é agradável.
conhece algum outro canal que resolva?
Tenho um pressentimento de que boas coisas chegarão a mim através desse canal.
Outro cuidado que tem que ter eh que existem livros basicos, intermediarios e avancados. Antes de comecar a ler qualquer livro procure descobrir a que categoria ele pertence.
Excelente vídeo! 👏🏻👏🏻👏🏻 Vou ler essa coleção do Sangiorgi.
Para aqueles que quiserem avançar em geometria em um nível olímpico e até um pouco mais eu sugeriria o livro Geometry Revisited de H.S.M. Coxeter and S.L. Greitzer, esse livro é uma pérola . Coxeter foi um grande geômetra e Greitzer um grande matemático olímpico com várias obras. na área.
Parabéns, esse tema é extremamente importante! O livro é nosso fiel escudeiro durante o processo de aprendizado. Se você não consegue sentir uma conexão com ele, ele pode rapidamente se tornar um pesadelo, a ponto de te fazer odiar uma área, como aconteceu comigo durante a faculdade.
Minha recomendação para você: faça um vídeo falando sobre a leitura sintópica, algo que você pratica bastante. Mostre como extrair o melhor de cada livro, mesmo quando todos abordam o mesmo tema!
Gostei de ver o livro do Oswaldo Sangiorgi. As fontes das letras do livro já estimula a leitura. Eu nunca gostei muito da matemática, mas só de ver este livro fiquei animado para conhecer mais, talvez adquirindo estes livros de Sangiorgi em algum sebo.
Eita Cloves... minha Coleção predileta de Matemática! Risos. Os "Fundamentos de Matemática Elementar" foi uma das minhas primeiras inspirações para galgar vôos maiores dentro do Universo do raciocínio matemático, de sua praxe. O que mais me encanta na matemática é essa capacidade de abstração das idéias, que por símbolos e números se construir todo um edifício do saber humano do raciocínio lógico-dedutivo e lógico-indutivo. Justamente por ser muito curioso e autodidata, por ter lido bastante livros sobre matemática e da história da matemática, fui me encantando ainda mais por esse universo. Estudei por um tempo música, e o que mais me fascina na música não é ler uma partitura, ou seja, a composição da representação da música através de seus símbolos, notas e grafia musicais, mas a construção da harmonia e da melodia, que uma peça musical tinha ao ser ouvida. Acho que o proposito da música é nos encher de beleza ao ouvir uma canção, uma peça musical. Da mesma forma, acredito que o propósito da matemática é nos encher de beleza com sua capacidade de abstrair ideias, como num Teorema, de se extrair o essencial desse Teorema. O Teorema das Paralelas, por exemplo, na demonstração de Euclides, onde mostra que a soma dos ângulos internos formados por uma reta concorrente a dua retas paralelas, é de 360 graus, e daí está tudo o mais como ponto de partida na Geometria, o poder da matemática está nessa capacidade de extrair o que há de essencial. O que mais me encanta na Matemática é justamente a forma de expressar uma ideia abstratamente. Sei que para muitos, uma conversa, em prosa, sobre tópicos da matemática é mais proveitoso que sua redução a símbolos e números. Mas ainda prefiro o poder da abstração sobre a prosa na matemática. Concordo com o @josedealencar4336, você tem um capricho para o magistério, de levar essa abstração da matemática para o cotidiano da vida da pessoas. Parabéns! Excelente vídeo!
Grande Marcos, salve man! O FME é uma coleção bem melhor que a maioria dos livros que a gente vê por aí e o estilo dela varia conforme o autor de cada volume, não posso ser injusto em colocar tudo no mesmo saco, mas pessoalmente, sempre que pego qualquer um deles, não me simpatizo com o estilo, como falei, os uso apenas para exercícios de vestibular, mas para teoria recorro a outros livros que tenho aqui que ressoam mais em mim. Mas como falei, isso é uma busca pessoal, se o FME dialoga bem contigo, esta é a coleção certa. Um forte abraço meu caro! 😀
@@matematicaHobbyOlá. Como comentou em vídeos passados, o senhor está se preparando para um vestibular. Assim, com o intuito de ajudá-lo da mesma forma que tem me ajudado, indico o livro Física 3: Eletromagnetismo / GREF, da editora da USP (2006). É simplesmente o melhor livro que encontrei sobre o assunto.
Parabéns ! Belíssimo livro de Osvaldo Sangiorgi ! Uma obra de arte transmitindo conhecimento.
"Geometria Euclidiana Plana" - João Lucas Marques Barbosa
Excelente livro. Estudei por ele no primeiro semestre da UFF. Tem uma abordagem bem rigorosa. Prova cada detalhe sem deixar passar nada. Vende na loja da SBM.
Este livro é um resumo dos Elementos, de Euclides.
@@z.gudez60 Ele tem uma abordagem mais moderna e mais rigorosa nas provas.
Esse vídeo caiu como uma luva, pretendo estudar geometria e depois desse vídeo vou dar uma olhada neste livro do Sangiorgi para estudar
acho que isso tem a ver com a intenção de cada livro. O FME é utilizado geralmente por concurseiros e vestibulandos, já o Sangiorgi é utilizado por estudantes do ensino regular mesmo (ou pessoas que realmente se interessam pela matemática, mas não como meios para um fim), então acho que isso de escolher livros realmente depende do objetivo de cada um
Galera, sendo honesto, esse livros do Fundamentos de Matemática Elementar é para quem já tem uma boa bagagem. Aritmética básica que eu eu recomendo são: Elementos da Matemática - Volume 0 - do Rufino, O Algebrista - do Laércio Vasconcelos e o TQM - Teoria e Questões de Matemática (Ensino Médio) que esqueci o nome. Geometria é abstração, é uma arte, acredito que, de maneira embasada, é melhor pegar estes livros os quais recomendei. Agora, depois disso, para geometria eu recomendo o livro, Elementos da Matemática - Volume 2 - Geometria Plana, o livro do vídeo do Giorgini (que não li), mas o pouco mostrado achei massa. E tem um, que seria o "concorrente" do livro 9 de geometria do "Fundamentos", é o Livro 1 de geometria do Morgado.
Sou novo no canal e iniciando no estudo da matemática como hobby. Excelente o seu canal e valeu pela preciosa dica da possibilidade de baixar os livros do Sangiorgi
Finalmente alguém falando o que pensei ao ler a coleção FME. Não li todos, mas pensei o mesmo.
Muito interessante, na filosofia (minha área) tem algo nesse estilo também, manuais mais técnicos que é extremamente pobre em conteúdo mas te ensina o básico do básico pra você não esquecer, e existem outros que praticamente te "levam pra sair e conversam com você sobre tudo", eu sinceramente acho que esses livros mais técnicos, não é que eles sejam desestimulantes, acho que eles não servem pra quem quer estudar (no sentido de um simples curioso na busca do conhecimento), eles servem pra quem quer aprender fórmulas e conceitos pra aplicar em prova, diferente de outras obras que é pra quem não ta focando apenas em vestibular.
MUito interessante esse canal de matemática. Aprendi muita matemática em curso preparatório para escolas militares em 1988, foi a matéria que fez a diferença no meu desenvolvimento pessoal. Aprendi Aritmética, Álgebra, Geometria, lembro do Teorema de hiparco e até professores indicando livros para mostrar as passagens que chegaram em determinada fórmula.
Excelentes informações e dicas.
Quais livros e autores e vídeos aulas você recomenda para uma reciclagem em matemática para fortalecer os conhecimentos na análise de dados para gestão e estratégia de negócios?
Matemática básica, estatística, lógica, filosofia para aprender racionar….
Já passei por isto estudando teoria da musica sozinha. Peguei o livro do Bohumil Med e fui seguindo, depois peguei um livro de teoria da Maria Luisa de Mattos e percebi que se eu tivesse pegado o dela primeiro seria muito mais complicado.
@@conradovieira5601 tipo o que?👀🤔
Olá a todos. Eu já deixei aqui um relato de minha desistência de um mestrado na área de química. Mas, decidi escrever novamente para comprementar minha percepção. A realidade é que pessoas como eu e muitos que aqui estão com vontade de aprender,questionar, procurar entender o fundamento daquele estudo, buscando as vezes como base a filosofia da ciência, infelizmente é quase apedrejado nas instituições. A maioria dos estudantes está ali para se envolver o menos possivel, preocupados com a prova, pegar o diploma e arrumar um emprego. Os professores por sua vez estão de saco cheio, sempre reclamando que ganham mal e sempre reproduzindo a mesma matéria, da mesma forma, do mesmo jeito há anos. Por isso, decidi ser um auto didata.
Conteúdo incrível! Seu canal é uma ótima fonte de aprendizado para quem ama matemática
FME tenho a coleção, muito bom.
Pior que eu sou o contrário kkkkk quanto mais direto ao ponto, melhor. O Iezzi que me fez gostar e finalmente entender mais matemática. Quando o livro "conversa" muito, não é tão direto o ponto, eu me perco. Eu leio, n entendo, volto, me distraio de novo e releio de novo. Se as sentenças são mais curtas e diretas eu consigo acompanhar
Muito bom , parabéns pelo canal.
para mim ate a cor da página do livro influência, paginas brancas me cansam os olhos me lembra os livros da escola e isso não é uma lembrança boa, agora um livro com conteúdo bem didático, boa explicação e com exemplos claros e bem detalhados esse sim da vontado de pegar para aprender e claro paginas amareladas me lembram tempos antigos, coisas atemporais, gosto muito.
eu tenho um profundo desgosto por paginas brancas, os livros da Area da Saúde são tao brancas que brilham em qualquer foco de luz, infelizmente elas precisam ser assim. E concordo totalmente com vc!
Branco é uma cor que cansa os olhos, isso é cientificamente comprovado
Caramba, amigo, sua memória é muito boa! Sabe onde está cada frase! Parabéns! Se poder ensinar como você raciocina para conseguir ter tão boa memória, ajudaria bastante. Valeu.
Que rico conteúdo, parabéns!
Encontrei alguém que tem a mesma opinião que a minha, sempre sentia isso com a coleção Fundamentos, a sensação que eu tinha é que para este livro eu não estava pronto, faltava algo que antecedia a riqueza dos exercícios presentes nele. Ele me parece mais útil em relação lista de exercícios que teoria.
Eu não utilizo os Fundamento de Matemática Elementar por esse mesmo motivo que você citou no vídeo, acho que ele polpa muitas palavras para explicar as coisas, preferi utilizar os livros da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) para construir a minha base e aprofundar.
Muito bom o seu canal. Eu tambem nao me dei bem para fazer base com o Matematica elementar. Fiz com a colecao do Aref. Achei mais sucinto
1:03 Logicomix é bem legal! Li há alguns anos, acho que vou reler.
Tô lendo pela primeira vez e estou amando. 😄
@@matematicaHobbyDo mesmo autor, recomendo Tio Petros e a Conjectura de Goldbach. Livrinho bem divertido, uma ficção com a conjectura de Goldbach como plano de fundo.
Uma abordagem completa de geometria plana está nessa trilogia de Edgard de Alencar Filho: Lições de Geometria Plana 1, Lições de Geometria Plana 2 e Exercícios de Geometria Plana.
Que Deus possa abençoar a todos ✝️ ❤
Muito obrigado ✝️ ❤
Entendi oq vc falou, realmente o FME aparentou ser bem mais frio, mas eu aprendi por eles e achei mt bom. E esse q vc mostrou por ser mais criativo, acho que eu teria preguiça de tanto q fala. Acho q tudo vai do objetivo da obra
Comigo acontece o oposto. Me dou mt mlhr com livros direto ao ponto.
Particularmente, eu acho q os livros do 1 ao 6 do FME são excelentes (principalmente o 1 e o 3). Daí para frente, eu confesso que ou não gostei, ou não me adaptei (com exceção do ultimo, que nem sequer eu li). GA e cálculo é fraco (e particularmente, não vejo muito sentido na coleção um livro de cálculo. Acho que seria mais proveitoso terem feito um bom livro de GA com vetores, e expandir o 4 para um início de álgebra linear). E os outros de geometria, não sei... nunca me desceram muito bem.
Meu favorito é o de trigonometria, de longe! E depois o de funções.
Dependendo do contexto, livros "diretos ao ponto" podem ser muito úteis, especialmente se você já tem uma boa base em matemática e precisa aprender algo de forma rápida. No entanto, para quem está entrando em um novo tópico e precisa ser introduzido adequadamente, acredito que livros que dedicam mais tempo à contextualização e à motivação dos problemas são mais enriquecedores. Um bom exemplo disso é o *Calculus* do Spivak. Embora muitos o considerem excessivamente teórico e mais voltado para estudantes de matemática pura, ele não economiza palavras ao motivar os problemas que investiga. Spivak faz com que você se sinta parte de uma investigação científica, como se ele fosse seu mentor em uma jornada de descoberta. Para mim, livros assim são valiosos para quem deseja ser introduzido corretamente à matemática!
Claro, à medida que adquirimos maturidade matemática, livros mais objetivos também têm seu lugar e podem ser muito práticos. No entanto, para alcançar essa maturidade, é essencial passar por livros mais "humanizados", que oferecem mais do que uma sequência de definições e teoremas jogados, mas sim uma verdadeira compreensão do pensamento por trás da matemática.
6:00 Concordo. Um finado professor meu dizia que a Geometria Euclidiana é porta de entrada para o matemática formal.
Faz sentido que o ensino de demonstrações matemáticas comece pela geometria, já que, por milhares de anos, ela foi o único ramo da matemática formalizado por meio de um sistema dedutivo que parte de uma base axiomática. A formalização da aritmética, da álgebra e de outros ramos só ocorreu a partir do século XIX.
Os livros do FME são bons no sentido conteudista, para compreender quais são as regras e fórmulas, mas realmente não "navega" pelas origens das regras e fórmulas. É um bom livro pro estudante mediano que interessa em saber as regras, mas para estudar a fundo, todas as bases, realmente não é um bom livro.
FME é um livro de fundamento, dai em diante são livros do Ruffino da coleção "Elementos de Matemática", ou livros Peruanos e de olimpíadas
O primeiro livro de matemática que me chamou atenção foi "no mundo dos números" de isaac asimov. O livro estava para doação, e confesso que só me chamou atenção pelo nome do autor, famoso por escrever ficção. Foi a primeira vez que consegui entender alguns conceitos de matemática básica, simplesmente porque o autor conversa de forma simples e direta com o leitor, bem diferente dos livros didáticos.
O FME é otimo pra provas militares AFA IME ITA AMAM etc. É otimo pra adquirir uma base mais avançada. É um livro que esta acima de muitos já em termos de nível. Existe outros livros mais básicos. O FME não é tão básico. Pra Engenharia o FME foi ótimo pra mim quando entrei na universidade. Se eu não tivesse esse nivel que adquirir com o FME eu teria tido bastante dificuldade.
Não sei se alguém já indicou mas tem uma coleção de matemática similar a do Iezzi mas o autor explica melhor os conteúdos. É a Coleção do Aref Antar Neto chamada Noções de Matemática que vc encontra no site da Editora Vestseller.
Me convenceu, eu sempre fui mais algebrista e geometria analítica salvou meu tempo varias vezes quando eu não conhecia um bom tratamento sintético próxima ida ao sebo eu procuro um livro de geometria ou pelo menos um bom pdf, de fato quando eu fui mergulhar na geometria fui na recomendação de livros mais difíceis e além de acha-los difíceis achei chato
Realmente um livro mal escolhido pode mesmo ocorrer isso. Eu não tive tanto problema com o FME, porque eu já tinha uma noção de geometria, mas quando eu entrei na faculdade, fiquei desanimado quando peguei o Guidorizzi, Cálculo 1, e comecei a estudar " Indução finita " e " ínfimo e supremo. Mas com ajuda de amigos eu superei.
Eu particularmente sempre achei péssimo o Guidorizzi
Nossa, nem lembrava q tinha infímo e supremo no Guidorizzi. 1a vez q eu vi foi em análise
Os livros de cálculos superior das exatas na universidade são todos como o FME. As vezes é bom ir se acostumando. Na universidade o sistema é bruto otincipalmente em federais. Ajuda muito ja ir se adptando a livros assim. Na universidade o professor não quer saber se você tem base. Se num se adaptar desiste vai outro curso. É assim. É meio cruel o negócio. Estudar por livros assim como o FME vai te dar uma bagagem pro mundo acadêmico.
Onde encontra esse matemática Curso moderno pra comprar?
Os livros do Sangiorgi são ótimos!
O FME de Geometria Plana é autocontido. Mas na minha opinião é um livro sólido para quem quer *aprender*, sob uma primeira abordagem, geometria plana. E o FME 9 contém demonstrações interessantes sim, que raramente (em teoria, deveriam ser) expostas em nível médio. A título de curiosidade, o FME 10 (de geometria espacial) é surpreendentemente bem mais sintético que o volume anterior, ele dedica os 4 ou 5 primeiros capítulo a demonstrações que envolvem os conceitos de planos, retas e pontos.. algo que eu amaria ter visto no 9.. mas disso não se pode reclamar... a proposta do FME é ser uma série de livros dedicadas ao aluno do EM. Sobre você ter comentado sobre o livro do Hilbert: é um testamento sobre o seu projeto logicista no Círculo de Vienna. Apesar disso, não acredito que a leitura daquele livro seja condição necessária para que uma pessoa aprenda sobre geometria plana em geral, até pq chega um momento que o texto fica sintético até demais (e portanto desnecessariamente complicado). Imagina se você fosse aprender, sob a primeira exposição, por exemplo, teoria dos conjuntos pelo livro dos Bourbaki?
Parabéns pelo vídeo! Poderia indicar boas obras de Geometria Espacial além do FME V10?
Sobre os livros, estou pegando esse do Osvaldo e outro de Álgebra do zero que é O Algebrista. 😊
Onde encontrou esse do Osvaldo para comprar?
Muito bom este livro !! Vale a pena
Sim o livro do How to Prove It, esse desanima o Jabuticaba motiva é mais conversa de buteco. Só que a grande maioria não estuda por livros nesse nível do ensino básico eles vão direto para os exercícios e daí é mais o professor e não irá cobrir tudo, pois não dá tempo, eles hoje fazem mais disciplinas que no nosso tempo, monte de encheção de linguiça devido ao novo ensino médio, para o autodidata é ruim mesmo, mas ainda melhor que apostila que usam kkkk. E matemática moderna foi algo que não acabou vingando no passado, algo para as massas é diferente para os iniciados. E eu não ajo da forma que ajo com toda turma, a depender da turma que lecione se eu for muito para a beleza da matemática posso perder o emprego, semana passada recebi reclamação do coordenador de uma turma que eles queriam que minhas aulas viajassem menos na maionese, reclamaram do trabalho do Newton da Costa que passei que estava muito difícil, ... não são todos que despertam pode causar o efeito contrário. Vou te dar um motivo simples eles podem se sentir burros qdo vc apresenta um resultado bonito, tipo eu devo ser muito burro para não ver essa beleza toda que o professor esta mostrando ou o livro que me indicou, documentário ... ou simplesmente querem ficar no TikTok.
O Jabuticaba tem uma conversa mais gostosa mesmo hahah
@@matematicaHobby Qual o nome do Livro, por favor ?
procure por construcoes geometrica, muito bom.
⚠Bom Dia !
Como consigo a obra completa de matemática do Ary Quintela (sete volumes).
Minha grande referência na matemática elementar.
Mario Fernandes.
Ganhou um escrito irmão.
Antigamente era impossível estudar sozinho, hoje em dia tem um monte de resolução na internet
Caso já tenha sido perguntado sobre o suporte para leitura, desconsidere; do contrario, me indica onde compra-lo. vlw
Achei que só eu tinha tido essa sensação estudando o Volume de geometria plana do Tópicos de matemática elementar. A impressão é que dava era que o livro era um compilado de tópicos apenas.
Oque você acha do livro "elementos da matemática " do rufino?
A matemática é apresentada pro jovem brasileiro de uma maneira morta, neutra. A justificativa na época, de um professor era justamente dar liberdade dos país criarem em cima dessa forma neutra, como um papel em branco. Como se fosse algo personalizado, subjetivo. Porém infelizmente é muito comum não ter acompanhamento dos país ou os país sofrerem do mal da maioria dos brasileiros de não gostar de exatas.
Durante muito tempo fui fissurado em arte. Não gostava de matemática. Na verdade pareciam ambas opostas. Porém tem muito haver. E a matemática é bela porque a natureza é bela. E vice-versa. O que aos poucos mudou para mim foram justamente coisas que relacionavam arte e matemática e por consequência geometria. E como ia aos poucos melhorando de forma auto didata minha arte horrível e minha percepção também, junto com meu espanto. Para quem interessar procure sobre biomimética. É um ótimo ponto de admiração e reflexão.
Sabe, a nossa realidade inteira é calcada em matemática. Como se a matemática fosse um pequeno tijolo, um pequeno fractal na teia da realidade. É preciso um esforço, talvez até partindo das próprias pessoas para mudar e melhorar isso.
No mínimo matemática e arte são um excelente passa tempo. Garanto!
O livro de Edgar de Alencar Filhi é muito bom tb.
FME nem é tão ruim, pois ele ainda leva em consideração que as pessosas poderão estudar de forma autônoma. Diferente da coleção "A conquista da matemática". Ambos, CM e FME são pensados para serem livros de apoio, não para serem livros didáticos, como o livro do professor Sangiorgi.
O que é uma pena de se imaginar. Até meados dos anos 1990 e início dos anos 2000, os livros ainda consideravam que os livros tinham papel tão importante quanto o papel do professor, diferentemente dos dias atuais, onde eles são apenas ferramentas junto ao uso de outras ferramentas, como os slides por exemplo. 😢
Passei na eear há 27 anos estudando o vol 9 , realmente é salgado, mas dá uma base top
Eu baixei em pdf. O livro conta a história da arte, estou gostando de ler!
Você poderia dizer onde encontrou o pdf?
@@larissalirio2439 No repositório da UFSC. os links estão abaixo da descrição do vídeo!
Os livros atuais não incentivam a pessoa que quer aprender sozinho, são péssimos, há poucos exemplos, exercícios não são gradativos, ou começam muito faceis ou são 2 faceis e o restante insano. Penso que isso é de proposito.
Por falar nisso tinha esta coleção ai dos anos 60, só mudava a capa, mas era exatamente isso ai.
-- Importante reflexão.
Fica me parecendo que esses livros-texto "sem alma" foram de fato feitos para n serem lidos e sim apenas servirem de complemento ou apoio. Em momento nenhum tenta cativar...
Senti isso com o livro de cálculo do guidorizzi. Estudando os capítulos iniciais de Análise Real do Elon, por exemplo, já senti uma didática mil vezes melhor com um conteúdo muito mais formal e complexo.
Amigo você poderia me indicar alguns livros pra quem quer voltar a estudar matemática ? Poderia ser desde do básico até o ensino médio ok
Agradeço muito a ajuda.
Valeu,abraços !
Alguem sabe algum outro link para baixar os PDF do Osvaldo Sangiorgi ? o Repositório da UFSC está fora do ar.
Eu tenho meu essa coleção e realmente, é muito direto e frio kkk.... Eu só pegava pra resolver exercícios mesmo. Aliás, acho que quem escreve livro didático de matemática tem muita coragem, mas nem sempre tem o talento kkkk um professor de matemática bom, na minha opinião, ensina até o óbvio, porque geralmente o obvio do professora nao é o do aluno.
Olá, meus amigos! Estou começando a trilhar minha jornada para o vestibular de medicina, e sinceramente eu preciso de uma base urgente de matemática básica. Quais livros e cursos voces recomendam? Grato e um abraço a todos
Isso é vdd
Tava estudando física matemática pelo livro do Nivaldo ( o mesmo de mec clássica) . Larguei mão, o cara faz um apanhado de toda matemática até chegar onde a gnt precisa. Sendo o nome do livro "UM CONVITE a fis mat" 😂
Eu deixei de estudar tem uns 4 meses, depressão matou meus estímulos para a coisa, mal tenho energia para nada atualmente.
Boa tarde
Onde encontro esses livros do Osvaldo Sangiorgi? (Matemática curso moderno)
- Volume 1: repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221459
- Volume 2: repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221460
- Volume 3: repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221635?show=full
- Volume 4: repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245659
Eu concordo muito com esse vídeo, acho o iezzi muito seco. Tem outros autores que trabalham o conteúdo de forma contextualizada
Estou pensando em usar livros pra estudar autodidata, eu antes só estava estudando atraves de sites como brasil escola, toda matéria e video aulas no youtube, por isso não consigo progredir.
Cálculo Guidorizzi. Gosta?
Compartilho um pouco desse seu sentimento, mas o volume que me deixou frustrado foi o de combinatória. Apesar de ter aprendido, ficava meio enjoado do autor propor até umas 20 questões seguidas muito parecidas.
Se os livros didáticos, disponíveis a todos, fossem muito bons, como que ficariam os cursinhos caríssimos para entrar no ITA e na POLI?
Gostei do seu canal e desculpe a provocação...
Clóvis, quanto tempo você estuda por dia? Apenas uma curiosidade.
Adoro o canal, sucesso.
Como um livro tão bom deixa de ser editado? E me parece que não há nada parecido no mercado atualmente. Teria alguma coleção mais próxima dessa que ainda seja vendida?
Também me faço a mesma pergunta. Eu particularmente não conheço um livro publicado atualmente com essa mesma pegada. Há bons livros, rigorosos na teoria, mas não possuem uma prosa tão agradável como a do Sangiorgi.
Queria ter o pdf desses livros tudo.
CarLos Cattony tem uma boa pegada
Você sugere algum livro para aprender matemática básica?
Cloves você tem recomendações de bons livros de estátisca ? É a área de matemática que eu mais desgosto e vendo esse vídeo eu pensei que problema pode ser que eu nunca tenho lido um "bom".
Tecnicamente a Estatística não é uma área da matemática, da mesma forma que Física e Ciência da Computação não são. Mas de qualquer maneira, eu acho que seria interessante pegar livros que divulgam a estatística e tentam apresentar o lado divertido da estatística e o poder dela, que pode encantar. Eu já li dois livros nesta pegada: O Mangá de Estatística (amzn.to/3Nwe16O) e Uma senhora toma chá: Como a estatística revolucionou a ciência no século XX (amzn.to/3Ue4PYv). Através destes livros, pode ser que você seja "fisgado", e depois iria para livros técnicos que ensinam estatística propriamente dito, eu tenho aqui um que tem uma linguagem bem acessível e que não economiza palavras para ensinar, é o Estatística - Teoria e Aplicações do David Levine (amzn.to/3A5MZjv). Espero ter ajudado, um abraço e bons estudos!
Iezzi não tem exercícios bobos de encontrar o "x". Tem exercícios muito complexos de nível de olimpíada, tem exercícios que se você não viu a ideia antes,é quase impossível resolver.
Infelizmente os matemáticos escrevem livro para os matemáticos não para quem não sabe nada , tinha que mandar a resolução dos exercícios quem compra o livro
Quando o livro é com uma linguagem compreensiva diferente da minha pode ser o melhor livro do mundo eu abandono completamente para mim não faz o menor sentido ler um livro que eu não compreenda a linguagem que não seja a minha.O material de estudo precisa ser prático, objetivo, didático e de fácil compreensão. Livros muito indecifráveis não faz sentido para mim...Cada estudante e leitor precisa encontrar o seu livro. O livro que você compreenda a linguagem assim a leitura é sempre prazerosa...
Qual o nome do livro mostrado na mesa lateral, com o "testemunho do Russell", que tem uma gravura medieval?
"O Livro Da Matemática. De Pitágoras A 57ªdimensão, 250 Marcos Da História Da Matemática". Para facilitar, segue o link para o livro em questão: amzn.to/3BN9Ukh. Comprando ele por este link, você apoia meu canal. 🙂
Se você quer um livro com quetões de vestibulares, a coleção elementos da matemática do rufino são bem melhores que o FME,
Não é a primeira vez que vejo pessoas reclamando do FME por ser muito maçante o conteúdo. Ele realmente pode te ajudar nos estudos com os exercícios, porém é cansativo demais o ritmo.
Acho o volume 1 muito bom. Inclusive, se alguém me perguntasse "Só posso comprar um dos 11, qual eu compro?" eu diria sem pensar duas vezes: O Vol. 1. Penso que os Vol.s 9 e 10 têm sérios problemas na apresentação, mas isso é questão de gosto.
@@Cresppo Os Volumes 2, 3, 4, 6 e 7 do FME são preciosidades.
@@prsgrind8794 Eu não discordo de você. Os outros volumes têm seu valor. Apenas considero o Vol. 1 o melhor e mais indispensável de todos. Sobre ele ser o melhor é questionável pq isso está sujeito ao gosto individual, mas sobre ele ser indispensável penso que é menos questionável. Inclusive, deve ser esse o motivo de minha preferência por ele. Função é o conceito mais importante da matemática, então um livro inteiro dedicado a isso terá preferência. Vou fazer um vídeo sobre isso assim que eu estiver com um telefone de câmera decente.
acho que FME em si já é muito "maciço", cansativo msm, fora que 9 livros para quem tá fazendo o vestibular e trabalha e tem outras matérias pra estudar além da matemática é demais. Acho que um dia o FME vai ser bom pra mim, mas por enquanto eu vou por outros livros mais "rápidos"
Não achei o link do livro em pd
❤❤❤❤❤❤❤❤
Que livro de geometria bacana!