E eu procurando a minha panela de alumínio de colocar o arroz, o menino pegou para fazer o amplificador, esse meu filho é um gênio...🤣🤣🤣 Show de bola o projeto.
Experimenta usar ele em caixas passivas simples 2 vias, da década de 90 feitas de compensado, litragem em torno de 15L, para poder ouvir todo brilho que essas válvulas podem trazer 🤩
@@o.pereira7443 com certeza, amigo!! Esse video ja é bem antigo, e acabei desmomtando esse amplizinho. Hoje, estou com duas caixas passivas 3 vias da Sansui, muito boas!! E pretendo construir um novo estereo pra mim ainda este mês!
Depois que a gente se acostuma com um estilo de montagem a gente tende a usar ele o resto da vida, rsrsr Eu por exemplo me acostumei a fazer minhas montagens no estilo "Wire Up" onde se liga os terminais dos componentes com fiozinhos.
Obrigado amigo! Sim, eu ja fiz esse teste! Mas ainda não trouxe esse material pro youtube. Pois como ele é estéreo, eu preciso de duas cargas resistivas de 3ohms para fazer essa análise, para não ficar com o ruído no alto falante no meio do vídeo. Como é um valor de impedância bem incomum para amplificadores, as cargas que eu tenho ja prontas, não servirão para ele. Vou projetar uma exclusiva pra esse amp e trazer esse material em vídeo logo em breve! Obrigado!
@retrolab491 Tudo bem amigo! Olhando com atenção deu pra ver que os capacitores do quadruplicador eram de 100uf por 450v, mas os do filtro não deu pra identificar. Muito obrigado! e aguardando novos vídeos no canal 🙂
Parabéns pelo projeto, ótimo som. Uma pergunta, daria para ligar uma guitarra neste amplificador trocando a entrada RCA por P10? e o que teria que fazer para adequar o sinal do instrumento?
Obrigado! Nessa questão, para tornar o amplificador funcional para guitarra, deveria ter apenas uma seção de amplificação. Neste há duas seções (uma para cada lado do estéreo). Para deixá-lo funcional para instrumentos, basta retirar uma seção e trocar a entrada rca para p10! E adequar a saida também para uma caixa própria para isso! Olha meu vídeo da ecl82, aqui no canal! Pode ser um bom exemplo pro que vc procura!
Vejo muito projeto de amplificadores ligados direto na caixa, teria algum problema da sair ser xlr e ser ligada em uma interface por exemplo? Tem alguma adaptacao que preciso fazer?
sim amigo, tem problema sim. Amplificadores, em sua maioria, esperam jogar o sinal para uma carga, que pode ser resistiva (para testes em bancada) ou indutiva (basicamente um alto falante). O sinal é bem forte, e não foi feito para ir pra uma interface ou mesa de som por exemplo. Em alguns amplificadores, existe uma saída dedicada para essa aplicação, e até fones de ouvido. Deve-se respeitar o procedimento de cada fabricante, pois há risco de queimar ambos os aparelhos!
Olá amigo, ficou show a montagem,estou fazendo uma lista de peças para encomendar,devo montar um com a pcl82 primeiro e depois montar um desse ,so que mono, você poderia me falar qual a voltagens dos capacitores? No esquema não tem as voltagens deles, obrigado.
Obrigado amigo! Bacana!! Então, sobre a tensão dos capacitores é bem tranquilo! Não tenho certeza agora, pois preciso consultar o datasheet, mas se não me engano, uma boa tensão de trabalho para a pcl82 é de 200V. Sabendo disso, os capacitores eletrolíticos da fonte que irão fazer a filtragem precisam ter uma tensão de trabalho máxima de 250V, pra não ficar na risca. Sobre o capacitor de acoplamento,(poliéster) que faz a ponte entre o sinal do triodo para o pentodo, é bom deixá-lo também nessa mesma faixa de tensão de trabalho. Ambos capacitores podem ser de 250V ou até maior, não faz diferença superdimensioná-los, uma vez que se mantém o valor de capacitância. Se no projeto tiver o capacitor de cátodo, também chamado de bypass, pode-se usar 1uF x 16V no triodo e 50uF x 25V no pentodo, ou um valor comercial mais próximo. Espero ter ajudado, abraço!
@@retrolab491 vou montando aos poucos, como trabalho com eletrônica em tempo integral e difícil mexer com meus projetos, obrigado pela retorno e atenção, abraço
Amigo tudo bem? estou com uma dúvida poderia me ajudar por favor tenho um amplificador valvulado e a onde liga a caixa só tem 3 parafusos no caso ele é mono né, e como eu faço para saber qual é negativo e qual é positivo
Boa tarde amigo. Se ele tem 3 parafusos ou 3 opções de ligações, 1 deles com certeza é um fio comum, e os outros 2, podem ser opções de ligações, 4 ou 8 ohms, por exemplo. Se não tiver nada escrito. Terá que ver algum manual do fabricante pra saber. Sobre negativo e positivo, a principio não importante tanto, pois a polaridade em tensões C.A não são regra! Apenas dita o sentido de movimento do cone do alto falante. Se em determinado ponto da música o cone é movimentado para frente, ao inverter os fios, ele se movimentará para trás, e vice versa. Deve-se atentar nisso ao ligar 2 falantes numa única caixa, pois assim, se não tiver com uma polaridade assertiva, um falante irá cancelar acusticamente o som do outro. Por enquanto, se atente apenas a saber qual o "parafuso" comum e quais impedâncias os outros parafusos correspondem, pois ai sim, se ligar errado, será fatal para o amplificador.
@@retrolab491 abrir a parte debaixo dele e aonde conecta as caixas o primeiro parafuso da esquerda o fio e preto, o do meio amarelo e o último parafuso fio vermelho, e outro dúvida as válvulas do amplificador são as 6v6gt elas estão meio azulada é normal isso ou isso indica que a válvula está ruim?
@@weidsonpereira4790 bom, podemos afirmar que o preto é o fio comum. Um fio da caixa de som, com certeza vai nele. Agora sobre qual impedância representa o amarelo e qual representa o vermelho, não tem como dizer, apenas com o fabricante. Infelizmente, se ligar errado, pode queimar o transformador de saída. A luz azul não é problema.
maravilha amigo, muito bem esplicado e parabens pelo capricho na montagem, só judiou um pouco colocando este belo equipamento para reproduzir nas "caixinhas de abelha" seria interessante numa caixa melhor até para melhor demonstrar a qualidade sonoro
Obrigado amigo. Pois é, infelizmente eram os unicos pares de caixas que eu tinha no momento. Se vc ver os ultimos shorts que postei, adquiri um par de caixas de três vias da sansui, muito boas!
uma dúvida, pode parecer boba, tenho daqueles sons antigos, era um sony de 280rms, se não me engano 2 falantes de 10, as caixas são passivas, é possivel fazer um amplificador desse para ligar essas caixas que tenho e não perde-las? voltei a tocar guitarra e pensei em tentar aproveitar esse aparelho que tá parado. obrigado
Não é dúvida boba! Aliás, muito comum. Você pode sim usar essas caixas! So não vai ficar legal para guitarra. Essas caixas seriam boas para vc fazer um amplificador pra ouvir musica!! Respeitando a impedância dos alto-falantes. Pra guitarra, seria necessário um alto falante próprio pra aplicação!
Cara, isso é uma forma de fazer pão, vende em armarinho e lojas de utilidades domésticas kkkkk mercadolivre e shopee tem também. É da marca Marcolar, eu uso essas formas para fazer meus projetos experimentais! É um alumínio mais fino e mais fácil de furar pra montar os amplificadores.
@@retrolab491 EU vi que era uma forma mas fiquei intrigado no modelo, uma vez montei um pra guitarra com PCL82 e 6AT6, o mais difícil de achar não foram os trafos e sim o chassi, se fosse nos EUA tinha kit da hammond que são super bem feitos
@@pedrojintan7407 que isso cara! Chassis são simples demais de fazer! Se você não tem habilidade para trabalhos manuais, como corte e dobra de chapas, pode ir numa serralheria ou alguma empresa de corte e dobra que eles fazem! Meus últimos modelos para venda foram assim. Tem uma firma aqui na minha cidade que faz sob medida, basta enviar o projeto! E o custo é bem barato!
@@pedrojintan7407 Compreendo! O problema é que comprar qualquer tipo de chassis já furado, fica caro, infelizmente. Muita gente manda pro corte a laser pra ficar mais profissional, eu mesmo faço na furadeira com serra copo para aço, utilizo também as brocas comuns para aço para fazer as demais furações. Na sua situação, o jeito é comprar chassis ja furados.
No circuito estéreo, é basicamente 2 amplificadores juntos, maioria das peças são em dobro. Basta pegar um circuito comum, de apenas 1 sinal (mono) e duplicá-lo, compartilhando apenas o ground (aterramento). Cada RCA vai pra um circuito do amplificador e consequentemente sua respectiva saída. Usei um potenciômetro duplo pra controlar o volume dos 2 canais simultâneos. Sobre o esquema, eu peguei aquele que mostrei no vídeo mesmo, só que um pra cada lado do estéreo.
Rapaz, acho que tenho sim. Porque essa fonte foi meio que uma junção entre o quadruplicador e a parte de filtragem. Não me recordo se deixei registrado o esquema. Mas dou uma olhada. Me chama no WhatsApp 32 98875-3264.
Help please,, estou apanhando do meu, estéreo com 4x 6l6gc e 2 ECC 83s em classe AB1 do datasheet e projetos da Net, trafo 318 0 318 sem retificar, 290 mA , som bem baixinho muito longe dos 40 - 50w que queria e se mexer nas BIAS as esquentadinhas fritam, trafos de saída handmade usando os cálculos ensinado na Net usando awg acima para sobrar e durar mas as placas esquenta muito. Quase abandonando 😭😔
@@volpato9721 entendi, comece medindo as tensões em cima das 6L6 e veja se os valores estão coerentes. Em seguida veja também a corrente de consumo no cátodo das valvulas. Talvez lhe dê uma luz!
@@retrolab491 ali no cátodo onde vai um resistor de 1ohm com o multímetro em mA registrei 2,65, na grid - 2,65, no ânodo 419v na screen 415v mas fui tentar ver os mA e resistor de 470ohm vermelhou aí parei 😂
@@volpato9721 rapaz, tem coisa errada ai!! No resistor de 1 ohm, vc precisa colocar o multímetro na escala de tensão! Em mV (milivolts) o resistor de 1 ohm, nesse caso é para facilitar a leitura de corrente! Pois por causa do valor desse resistor, o valor de corrente será igual ao valor de tensão! Meça novamente a tensão em mV em cima desse resistor de 1ohm e daí você saberá o valor real de corrente que está passando. Multiplique pelo valor da tensão na placa e veja quantos Watts cada valvula está dissipando.
Sim, essa consulta eu ja havia feito. Acontece que nem sempre a tensão que vc tem na saída da fonte, é a tensão que irá para as Válvulas. A tensão que medi era sem carga. A tensão com todo o circuito alimentado tende a cair, e essa queda eu ainda estou estudando. Mas creio ser algo relacionado à corrente também.
@@retrolab491 Se você mediu sem as válvulas ligadas, falta verificar a queda de tensão nos plates. Outra coisa é usar resistências em série, também ajuda a regular. É bom pra vida útil da válvula.
Para guitarra é comum você ter amplificação nas classes A e AB. Classe A se utiliza nos amplificadores single end, com apenas uma válvula na saída, ela faz todo o trabalho, com isso, tende a ter um som característico e para muitos, mais qualitativo, porém com baixa potência, se limitando a cerca de 10 a 12W e alguns com no máximo 20W. Classe AB, se utiliza mais de uma válvula na saída, tendo cada uma responsável por um semi-ciclo da senoide, nessa situação, precisa-se de um ajuste de bias, para casar os valores da corrente de repouso de cada válvula, pode ser feito com um multímetro ou uma simples análise por osciloscópio. Resumindo, não é exatamente melhor ou pior, cada uma das classes tem suas características e peculiaridades.
Ao invés de interpretar como apenas aumentar a tensão, vc pode entender como placa da fonte, pois mesmo se não aumentasse a tensão, ainda precisaria dela no circuito. Ou seja 1 placa é o circuito da fonte e as outras duas (iguais) são do circuito de cada válvula, na parte de polarização e acoplamento. Espero ter ajudado! Abraço!
@@lucasjosel4802 não não. A alimentação do filamento é feita de forma direta, sai os fios direto do transformador, aqueles trançados. Cada válvula dessa é dupla, tem pré e potência dentro de cada uma, tem duas por que o amplificador é estéreo, uma valvula para cada lado do estéreo.
@@lucasjosel4802 para qualquer tipo de amplificadores utilizando Válvulas precisa-se de estágios de pré e potência seja de guitarra, seja de high ent ou high fi. Rádios, televisores e etc...
O esquema eu deixei na descrição do vídeo! Sobre os transformadores de saída, são comuns de 3v por 800 miliamperes. Sobre os calculos, ja postei um vídeo aqui no canal onde vc pode replicar os cálculos conforme suas necessidades!
Amigo o quaduplicador está correto, a tensão de 73 v é RMS e a tensão eficaz é 103,23 v [73 * √2.] o que daria 412,92 v , e após a filtragem chegou no valor que conseguiu.
Muito obrigado pelo esclarecimento, amigo! Fico extremamente grato, me sanou uma dúvida que acabou ficando esquecida. No caso, eu achei que a leitura direta de tensão RMS poderia ser feita apenas por um multímetro "True RMS" ou pelo osciloscópio. Não tava ciente de que a tensão quadruplicada seria a eficaz, achei que era o próprio 73 lido no multímetro. Agradecido!
@@retrolab491 amigo em tensões senoidais puras, os multímetros convencionais leem tensões RMS com muita precisão, a menos que a frequência seja muito alta, onde os diodos retificadores do multímetro começam a dançar. Nestes aparelhos os erros, grandes muitas vezes, acontecem em ondas dente de serra, triangular e quadrada, ou uma mistura de diferentes ondas. Achei o ganho do triodo no seu amplificador baixo, experimenta aumentar um pouco, acho que o som ficará melhor e o controle de volume mais sensível. Abraços
@@alexvieira2459 o valor das peças como: Válvulas, transformadores, componenetes e etc somam 500 reais e nem cheguei a somar os fretes, pois nem tudo acho aqui na minha cidade! Eu não faço pra vender, mas acredito que eu cobraria o valor de R$800,00 por um estéreo com cerca de 3 a 4w de potência, como este do vídeo. Lembrando que as caixas foram adaptadas, logo venderia apenas o cabeçote, com as informações necessárias para quais caixas podem ser ligadas. Abraço!
faltou um cirtuito de REALIMENTACAO NEGATIVA entre a saida de 8 OHMS e o CATODO do TRIODO... ou seja.... RETIRA o capacitor C3, e liga um resistor, sugestao: 33k na saida do trafo .... tem que acertar a FASE.... ou seja: se o circuito oscilar (apitar tudo), inverter os fios NO TRANSFORMADOR na parte que liga na caixa... com isso aumenta a LINEARIDADE e o som fica MUITO melhor... note que ira DIMINUIR a sensibilidade de entrada... por isso ajustar o resistor de realimentacao... o ideal é um potenciomentro ajustavel... colocar uma musica ERUDITA que tenha muitos instrumentos (tchaikovsky 5), e ajustar o potenciomento.... uma vez ajustado, para melhor qualidade, retirar o potenciometro medir, e substituir por um resistor... mande fazer uma caixa acustica tipo bass reflex para alto falante de 6 pol REDONDO, TRIAXIAL, impedancia 8OHMS.... compre recondicionado... ai voce vai ver o que fazem, 5W de valvula....
Cara, excelente comentário! Agradeço a sugestão.!! Esse foi um dos meus primeiros amplificadores, então o meu conhecimento, que ja não é grande, era menor ainda. Eu tinha experimentado a ligação exata do esquema, que a saída está em modo triodo, onde a potência reduz bastante, mas a qualidade aumenta. Não tinha conhecimento do negative feedback. Nos meus próximos modelos, estou adicionando esse recurso! Quando um som mais limpo e linear é o objetivo. No mais, agradeço as palavras!
Cara que diferente e mesmo um tom bem aveludado lindo de se ouvir 👏👏👏👏
Obrigado cara!!
E eu procurando a minha panela de alumínio de colocar o arroz, o menino pegou para fazer o amplificador, esse meu filho é um gênio...🤣🤣🤣 Show de bola o projeto.
🤣🤣🤣🤣 valeu!
Sou técnico em eletrônica, rádiotecnico e eletricista automotivo, gostei bastante do seu cana. Parabéns!
Obrigado amigo! Fico lisonjeado!
Busquei novamente sobre Válvulas por curiosidade, e vi seu canal..
+1 inscrito!
Obrigado!
É bem fácil fazer o ruim é o transformador o seu amplificador ficou muito top 👍
Obrigado!
Experimenta usar ele em caixas passivas simples 2 vias, da década de 90 feitas de compensado, litragem em torno de 15L, para poder ouvir todo brilho que essas válvulas podem trazer 🤩
@@o.pereira7443 com certeza, amigo!! Esse video ja é bem antigo, e acabei desmomtando esse amplizinho. Hoje, estou com duas caixas passivas 3 vias da Sansui, muito boas!! E pretendo construir um novo estereo pra mim ainda este mês!
Muito linda a música de fundo!
Depois que a gente se acostuma com um estilo de montagem a gente tende a usar ele o resto da vida, rsrsr Eu por exemplo me acostumei a fazer minhas montagens no estilo "Wire Up" onde se liga os terminais dos componentes com fiozinhos.
Bacana demais cara!!! É nessa daí que a gente acaba criando uma identidade na montagem!
EU gosto de usar point to point original, com aquelas barras de terminais
Muito legal. Som limpo com qualidade. grato. Parabens pelo projeto.
@@oswaldolimarosajr9734 obrigado!
Parabéns pelo projeto!! 🎉
@@edmilson2712 obrigado!
Muito bom, ótimo
@@tarcisioferreiraneves6597 obrigado!!
Impresionante video, muy bien explicado ,felicitaciones y gracias por brindar tus conocimientos, mis respetos y saludos maestro
agradecido!
Espetacular. Parabéns 👏👏👏
Obrigado!
Cara ficou muito bom seu progeto
Obrigado!
Que montagem bacana hein bom dimais gostei valeu.
@@Oziel-hh2du7ml6r obrigado!
@@retrolab491 Eu que agradeço.
Parabéns ficou ótimo!
Obrigado!
Muito bacana a montagem mesmo hain!
Valeu!!
muito bem acabado, parabens!! sera que consegue medir as ondas para avaliar a qualidade do audio?
Obrigado amigo! Sim, eu ja fiz esse teste! Mas ainda não trouxe esse material pro youtube. Pois como ele é estéreo, eu preciso de duas cargas resistivas de 3ohms para fazer essa análise, para não ficar com o ruído no alto falante no meio do vídeo. Como é um valor de impedância bem incomum para amplificadores, as cargas que eu tenho ja prontas, não servirão para ele. Vou projetar uma exclusiva pra esse amp e trazer esse material em vídeo logo em breve! Obrigado!
Showwww de Vídeo...
Parabéns...
Obrigado!!
Excelente, gostei muito parabéns
Obrigado!
Ficou ótimo parabéns
Obrigado!
PARABÉNS PELO TRABALHO 🏆🏆🏆
Obrigado!!
Muito legal. Som limpo com qualidade! qual os capacitores usado na fonte?
@@kronospkz muito obrigado amigo! Poxa, infelizmente ja desmontei o projeto, ja é bem antigo! Mas lembro que eram da marca epcos.
@retrolab491 Tudo bem amigo! Olhando com atenção deu pra ver que os capacitores do quadruplicador eram de 100uf por 450v, mas os do filtro não deu pra identificar.
Muito obrigado! e aguardando novos vídeos no canal 🙂
@kronospkz grato!
Parabéns pelo projeto, ótimo som. Uma pergunta, daria para ligar uma guitarra neste amplificador trocando a entrada RCA por P10? e o que teria que fazer para adequar o sinal do instrumento?
Obrigado! Nessa questão, para tornar o amplificador funcional para guitarra, deveria ter apenas uma seção de amplificação. Neste há duas seções (uma para cada lado do estéreo). Para deixá-lo funcional para instrumentos, basta retirar uma seção e trocar a entrada rca para p10! E adequar a saida também para uma caixa própria para isso! Olha meu vídeo da ecl82, aqui no canal! Pode ser um bom exemplo pro que vc procura!
@@retrolab491 valeu 👍. Já vou lá ver o vídeo.
Vejo muito projeto de amplificadores ligados direto na caixa, teria algum problema da sair ser xlr e ser ligada em uma interface por exemplo?
Tem alguma adaptacao que preciso fazer?
sim amigo, tem problema sim. Amplificadores, em sua maioria, esperam jogar o sinal para uma carga, que pode ser resistiva (para testes em bancada) ou indutiva (basicamente um alto falante). O sinal é bem forte, e não foi feito para ir pra uma interface ou mesa de som por exemplo. Em alguns amplificadores, existe uma saída dedicada para essa aplicação, e até fones de ouvido. Deve-se respeitar o procedimento de cada fabricante, pois há risco de queimar ambos os aparelhos!
@@retrolab491 obrigado
Muito bom! Parabéns
Obrigado!
Olá amigo, ficou show a montagem,estou fazendo uma lista de peças para encomendar,devo montar um com a pcl82 primeiro e depois montar um desse ,so que mono, você poderia me falar qual a voltagens dos capacitores? No esquema não tem as voltagens deles, obrigado.
Obrigado amigo! Bacana!! Então, sobre a tensão dos capacitores é bem tranquilo! Não tenho certeza agora, pois preciso consultar o datasheet, mas se não me engano, uma boa tensão de trabalho para a pcl82 é de 200V. Sabendo disso, os capacitores eletrolíticos da fonte que irão fazer a filtragem precisam ter uma tensão de trabalho máxima de 250V, pra não ficar na risca. Sobre o capacitor de acoplamento,(poliéster) que faz a ponte entre o sinal do triodo para o pentodo, é bom deixá-lo também nessa mesma faixa de tensão de trabalho. Ambos capacitores podem ser de 250V ou até maior, não faz diferença superdimensioná-los, uma vez que se mantém o valor de capacitância. Se no projeto tiver o capacitor de cátodo, também chamado de bypass, pode-se usar 1uF x 16V no triodo e 50uF x 25V no pentodo, ou um valor comercial mais próximo. Espero ter ajudado, abraço!
@@retrolab491 vou montando aos poucos, como trabalho com eletrônica em tempo integral e difícil mexer com meus projetos, obrigado pela retorno e atenção, abraço
Muito bom! Parabéns pelo canal . Como você faz essas plaquinhas de identificação?
Obrigado amigo! Essas plaquinhas são feitas com uma etiquetadora manual, bem barato na shopee.
Valeu!!!
Amigo tudo bem? estou com uma dúvida poderia me ajudar por favor tenho um amplificador valvulado e a onde liga a caixa só tem 3 parafusos no caso ele é mono né, e como eu faço para saber qual é negativo e qual é positivo
Boa tarde amigo. Se ele tem 3 parafusos ou 3 opções de ligações, 1 deles com certeza é um fio comum, e os outros 2, podem ser opções de ligações, 4 ou 8 ohms, por exemplo. Se não tiver nada escrito. Terá que ver algum manual do fabricante pra saber. Sobre negativo e positivo, a principio não importante tanto, pois a polaridade em tensões C.A não são regra! Apenas dita o sentido de movimento do cone do alto falante. Se em determinado ponto da música o cone é movimentado para frente, ao inverter os fios, ele se movimentará para trás, e vice versa. Deve-se atentar nisso ao ligar 2 falantes numa única caixa, pois assim, se não tiver com uma polaridade assertiva, um falante irá cancelar acusticamente o som do outro. Por enquanto, se atente apenas a saber qual o "parafuso" comum e quais impedâncias os outros parafusos correspondem, pois ai sim, se ligar errado, será fatal para o amplificador.
@@retrolab491 abrir a parte debaixo dele e aonde conecta as caixas o primeiro parafuso da esquerda o fio e preto, o do meio amarelo e o último parafuso fio vermelho, e outro dúvida as válvulas do amplificador são as 6v6gt elas estão meio azulada é normal isso ou isso indica que a válvula está ruim?
@@weidsonpereira4790 bom, podemos afirmar que o preto é o fio comum. Um fio da caixa de som, com certeza vai nele. Agora sobre qual impedância representa o amarelo e qual representa o vermelho, não tem como dizer, apenas com o fabricante. Infelizmente, se ligar errado, pode queimar o transformador de saída. A luz azul não é problema.
maravilha amigo, muito bem esplicado e parabens pelo capricho na montagem, só judiou um pouco colocando este belo equipamento para reproduzir nas "caixinhas de abelha" seria interessante numa caixa melhor até para melhor demonstrar a qualidade sonoro
Obrigado amigo. Pois é, infelizmente eram os unicos pares de caixas que eu tinha no momento. Se vc ver os ultimos shorts que postei, adquiri um par de caixas de três vias da sansui, muito boas!
Fantástico!!!!
Obrigado!!
Esses mplificador hibrido que os chineses fazem, fica um som legal esses com transistors e valvulas são durávies?
Infelizmente não sei dizer, nunca tive contato com um modelo desses.
uma dúvida, pode parecer boba, tenho daqueles sons antigos, era um sony de 280rms, se não me engano 2 falantes de 10, as caixas são passivas, é possivel fazer um amplificador desse para ligar essas caixas que tenho e não perde-las? voltei a tocar guitarra e pensei em tentar aproveitar esse aparelho que tá parado. obrigado
Não é dúvida boba! Aliás, muito comum. Você pode sim usar essas caixas! So não vai ficar legal para guitarra. Essas caixas seriam boas para vc fazer um amplificador pra ouvir musica!! Respeitando a impedância dos alto-falantes. Pra guitarra, seria necessário um alto falante próprio pra aplicação!
Top seu projeto ! Montei um com a pcl 082 . ficou bom tambem. qual a potencia desse seu amp?
Valeu!! Bacana demais!! Meu amp ficou com um pouco menos de 1W, como utilizei essas pequenas caixinhas sensíveis, tive um bom resultado.
onde você achou esse chassi,
Cara, isso é uma forma de fazer pão, vende em armarinho e lojas de utilidades domésticas kkkkk mercadolivre e shopee tem também. É da marca Marcolar, eu uso essas formas para fazer meus projetos experimentais! É um alumínio mais fino e mais fácil de furar pra montar os amplificadores.
@@retrolab491 EU vi que era uma forma mas fiquei intrigado no modelo, uma vez montei um pra guitarra com PCL82 e 6AT6, o mais difícil de achar não foram os trafos e sim o chassi, se fosse nos EUA tinha kit da hammond que são super bem feitos
@@pedrojintan7407 que isso cara! Chassis são simples demais de fazer! Se você não tem habilidade para trabalhos manuais, como corte e dobra de chapas, pode ir numa serralheria ou alguma empresa de corte e dobra que eles fazem! Meus últimos modelos para venda foram assim. Tem uma firma aqui na minha cidade que faz sob medida, basta enviar o projeto! E o custo é bem barato!
@@retrolab491 Eu sei é que moro em apertamento ou eu entro ou as ferramentas
@@pedrojintan7407 Compreendo! O problema é que comprar qualquer tipo de chassis já furado, fica caro, infelizmente. Muita gente manda pro corte a laser pra ficar mais profissional, eu mesmo faço na furadeira com serra copo para aço, utilizo também as brocas comuns para aço para fazer as demais furações. Na sua situação, o jeito é comprar chassis ja furados.
Como vc fez ele ficar estéreo? Tem o esquema? Quantos watts de potência ficou na saída?
No circuito estéreo, é basicamente 2 amplificadores juntos, maioria das peças são em dobro. Basta pegar um circuito comum, de apenas 1 sinal (mono) e duplicá-lo, compartilhando apenas o ground (aterramento). Cada RCA vai pra um circuito do amplificador e consequentemente sua respectiva saída. Usei um potenciômetro duplo pra controlar o volume dos 2 canais simultâneos. Sobre o esquema, eu peguei aquele que mostrei no vídeo mesmo, só que um pra cada lado do estéreo.
Boa noite amigo, tudo certo? Por acaso você teria o esquema da fonte junto com o quadruplicador de tensão? Obrigado!
Rapaz, acho que tenho sim. Porque essa fonte foi meio que uma junção entre o quadruplicador e a parte de filtragem. Não me recordo se deixei registrado o esquema. Mas dou uma olhada. Me chama no WhatsApp 32 98875-3264.
Válvula PCL85/18GV8 serve? qual as medidas da forma de bolo que vc usou ?
Serve sim, a forma é da marca marcolar com capacidade de 2 litros.
@@retrolab491 (32,5cm x 13cm x 6,9cm) 2,0 L . são estas as medidas?
@@biraggodinho7635 isso mesmo!!
Soa bem o seu ampli
@@Ivo-h9z obrigado!!
Eu tenho um amplificador valvulado delta ele é sterio am oc e fm .
Muito bom!
Help please,, estou apanhando do meu, estéreo com 4x 6l6gc e 2 ECC 83s em classe AB1 do datasheet e projetos da Net, trafo 318 0 318 sem retificar, 290 mA , som bem baixinho muito longe dos 40 - 50w que queria e se mexer nas BIAS as esquentadinhas fritam, trafos de saída handmade usando os cálculos ensinado na Net usando awg acima para sobrar e durar mas as placas esquenta muito. Quase abandonando 😭😔
Ele estava funcionando normalmente antes? Ou o problema está desde quando montou?
@@retrolab491 desde a montagem, mas acho que tem que ir ajustando porque agora de tanto fuçar e aumentar a força do trafo melhorou um pouco
@@volpato9721 entendi, comece medindo as tensões em cima das 6L6 e veja se os valores estão coerentes. Em seguida veja também a corrente de consumo no cátodo das valvulas. Talvez lhe dê uma luz!
@@retrolab491 ali no cátodo onde vai um resistor de 1ohm com o multímetro em mA registrei 2,65, na grid - 2,65, no ânodo 419v na screen 415v mas fui tentar ver os mA e resistor de 470ohm vermelhou aí parei 😂
@@volpato9721 rapaz, tem coisa errada ai!! No resistor de 1 ohm, vc precisa colocar o multímetro na escala de tensão! Em mV (milivolts) o resistor de 1 ohm, nesse caso é para facilitar a leitura de corrente! Pois por causa do valor desse resistor, o valor de corrente será igual ao valor de tensão! Meça novamente a tensão em mV em cima desse resistor de 1ohm e daí você saberá o valor real de corrente que está passando. Multiplique pelo valor da tensão na placa e veja quantos Watts cada valvula está dissipando.
Eu tenho um projeto de fazer 2 monoblocos pra usar no carro. Só falta tempo 😅
Caramba!! Que bacana!! Faz um video e traga pra gente! Gostaria de ver esse projeto!
Você pode olhar o datasheet da válvula pra saber se ela aguenta essa tensão.
Sim, essa consulta eu ja havia feito. Acontece que nem sempre a tensão que vc tem na saída da fonte, é a tensão que irá para as Válvulas. A tensão que medi era sem carga. A tensão com todo o circuito alimentado tende a cair, e essa queda eu ainda estou estudando. Mas creio ser algo relacionado à corrente também.
@@retrolab491 Se você mediu sem as válvulas ligadas, falta verificar a queda de tensão nos plates. Outra coisa é usar resistências em série, também ajuda a regular. É bom pra vida útil da válvula.
onde achou as valvulas?
Mercadolivre ainda se acha bastante coisa!! Procure o vendedor "radioveio componentes" ele tem um arsenal absurdamente vasto!
Professor qual melhor classe amplificador guitarra, A,b,C,d?
Para guitarra é comum você ter amplificação nas classes A e AB. Classe A se utiliza nos amplificadores single end, com apenas uma válvula na saída, ela faz todo o trabalho, com isso, tende a ter um som característico e para muitos, mais qualitativo, porém com baixa potência, se limitando a cerca de 10 a 12W e alguns com no máximo 20W. Classe AB, se utiliza mais de uma válvula na saída, tendo cada uma responsável por um semi-ciclo da senoide, nessa situação, precisa-se de um ajuste de bias, para casar os valores da corrente de repouso de cada válvula, pode ser feito com um multímetro ou uma simples análise por osciloscópio. Resumindo, não é exatamente melhor ou pior, cada uma das classes tem suas características e peculiaridades.
@@retrolab491 gosto mt eletronica de audio, algum livro para indicar?
@@lucasjosel4802 os livro do mestre newton c. Braga são muito bons!
@@retrolab491 tem algum título?
@@lucasjosel4802 não amigo, vou pesquisando de forma aleatória, há muitas versões e assuntos diferentes, mas tudo dentro da eletrônica
São 3 plaquinha, uma para aumentar tensao, e as outras 2 serve para que??
Ao invés de interpretar como apenas aumentar a tensão, vc pode entender como placa da fonte, pois mesmo se não aumentasse a tensão, ainda precisaria dela no circuito. Ou seja 1 placa é o circuito da fonte e as outras duas (iguais) são do circuito de cada válvula, na parte de polarização e acoplamento. Espero ter ajudado! Abraço!
@@retrolab491 essas 2 plaquinha são para alimentar filamento das válvulas e isso? São 2 valuvlas uma pre e outra de potencia?
@@lucasjosel4802 não não. A alimentação do filamento é feita de forma direta, sai os fios direto do transformador, aqueles trançados. Cada válvula dessa é dupla, tem pré e potência dentro de cada uma, tem duas por que o amplificador é estéreo, uma valvula para cada lado do estéreo.
@@retrolab491 entendi. Para amplifocador de guitarra, preciso 2 valvula uma pré e uma potência?
@@lucasjosel4802 para qualquer tipo de amplificadores utilizando Válvulas precisa-se de estágios de pré e potência seja de guitarra, seja de high ent ou high fi. Rádios, televisores e etc...
Vc faz para vende
@@HelberMoreia sim, faço. Wap 32988753264.
Vc pode mandar o esquema e observações dos trafos por favor
O esquema eu deixei na descrição do vídeo! Sobre os transformadores de saída, são comuns de 3v por 800 miliamperes. Sobre os calculos, ja postei um vídeo aqui no canal onde vc pode replicar os cálculos conforme suas necessidades!
Marcos, pode me chamar no WhatsApp 32 98875-3264 te passo por la, se preferir
Amigo o quaduplicador está correto, a tensão de 73 v é RMS e a tensão eficaz é 103,23 v [73 * √2.] o que daria 412,92 v , e após a filtragem chegou no valor que conseguiu.
Muito obrigado pelo esclarecimento, amigo! Fico extremamente grato, me sanou uma dúvida que acabou ficando esquecida. No caso, eu achei que a leitura direta de tensão RMS poderia ser feita apenas por um multímetro "True RMS" ou pelo osciloscópio. Não tava ciente de que a tensão quadruplicada seria a eficaz, achei que era o próprio 73 lido no multímetro. Agradecido!
@@retrolab491 amigo em tensões senoidais puras, os multímetros convencionais leem tensões RMS com muita precisão, a menos que a frequência seja muito alta, onde os diodos retificadores do multímetro começam a dançar. Nestes aparelhos os erros, grandes muitas vezes, acontecem em ondas dente de serra, triangular e quadrada, ou uma mistura de diferentes ondas. Achei o ganho do triodo no seu amplificador baixo, experimenta aumentar um pouco, acho que o som ficará melhor e o controle de volume mais sensível.
Abraços
Noite !
Quanto custa um desses ?
Noite!!
Vc se refere aos custos que tive, ou se eu faço pra vender?
@@retrolab491 as duas coisas !
@@alexvieira2459 o valor das peças como: Válvulas, transformadores, componenetes e etc somam 500 reais e nem cheguei a somar os fretes, pois nem tudo acho aqui na minha cidade! Eu não faço pra vender, mas acredito que eu cobraria o valor de R$800,00 por um estéreo com cerca de 3 a 4w de potência, como este do vídeo. Lembrando que as caixas foram adaptadas, logo venderia apenas o cabeçote, com as informações necessárias para quais caixas podem ser ligadas. Abraço!
@@retrolab491 tem email para contato ?
@@alexvieira2459 pode me chamar no WhatsApp 32 98875-3264
Coloca vu
Ahh depois voce falou que e uma forma de bolo mesmo, caiu como uma luva.
Sim!!
Estou terminando o meu kkk mas som disso ai nunca foi muito bom, é igual de radio velho kkkk....
Boa!!👏🏻👏🏻👏🏻
Roubou a forma de pao da patroa pra fazer de chassis.
🤣🤣🤣🤣🤣
faltou um cirtuito de REALIMENTACAO NEGATIVA entre a saida de 8 OHMS e o CATODO do TRIODO... ou seja.... RETIRA o capacitor C3, e liga um resistor, sugestao: 33k na saida do trafo .... tem que acertar a FASE.... ou seja: se o circuito oscilar (apitar tudo), inverter os fios NO TRANSFORMADOR na parte que liga na caixa... com isso aumenta a LINEARIDADE e o som fica MUITO melhor... note que ira DIMINUIR a sensibilidade de entrada... por isso ajustar o resistor de realimentacao... o ideal é um potenciomentro ajustavel... colocar uma musica ERUDITA que tenha muitos instrumentos (tchaikovsky 5), e ajustar o potenciomento.... uma vez ajustado, para melhor qualidade, retirar o potenciometro medir, e substituir por um resistor... mande fazer uma caixa acustica tipo bass reflex para alto falante de 6 pol REDONDO, TRIAXIAL, impedancia 8OHMS.... compre recondicionado... ai voce vai ver o que fazem, 5W de valvula....
Cara, excelente comentário! Agradeço a sugestão.!! Esse foi um dos meus primeiros amplificadores, então o meu conhecimento, que ja não é grande, era menor ainda. Eu tinha experimentado a ligação exata do esquema, que a saída está em modo triodo, onde a potência reduz bastante, mas a qualidade aumenta. Não tinha conhecimento do negative feedback. Nos meus próximos modelos, estou adicionando esse recurso! Quando um som mais limpo e linear é o objetivo. No mais, agradeço as palavras!