👷🏼♂ O Mundo da Elétrica tem cursos! Seja um eletricista ainda mais profissional! ➽ eletri.ca/cursos Além de aprender, você ajuda o Mundo da Elétrica a produzir cada vez mais conteúdo gratuito! 👁Siga em todas as redes ➽ eletri.ca ENTENDE desse assunto? RESPONDA às perguntas nos comentários!
Não entendo como deixaram entrar sem EPI de acordo com as regras de qualquer empresa do setor, passar dentro e fora da SE como se estivesse a passeio. Atualmente, o instrutor deve usar EPI FR adequado em campo.
Trabalhei na montagem desses mega transformadores o maior que montamos só o núcleo tinha 90 toneladas o peso total do monstro ficou em 240 toneladas as buchas que fazem as ligações dos cabos de alta tinham 9 metros cada praticamente um monstro em tamanho peso e potência .. um feito histórico da Weg transformadores o maior já fabricado pela empresa sou muito grato a empresa e a equipe que trabalhou junto nesse projeto ..
Cara!!! Com essa sua reportagem regredi ao meu tempo de operador de Subestação e Usina Hidroelétrica. Hoje sou aposentado, mas você deu uma aula. Bateu saudades. Abraços
Trabalhei 20 anos nas áreas de distribuição e transmissão da CEEE no RS. Tive o prazer de conhecer as SEs do SEP, até classe de 230kV, elevadoras e rebaixadoras. Uma área espetacular!
Trabalho na concessionária de SP. Aqui temos uma subestação que tem dois trafos de 90 MVA com refrigeração constante, alimenta a região da Paulista. Tem uma gis que fica no centro que é imensa e dá muito trabalho pra realizar as manutenções e manobras. Qualquer dúvida chama aee
5:51 - Uma das subestações abertas da empresa em que trabalho, possui cinco trafos de 100 MVA cada. 06:04 - O gás a que Henrique se refere é o hexafluoreto de enxofre (SF6), um gás incolor e inodoro com excelentes propriedades em aplicações elétricas a exemplo de sua elevada rigidez dielétrica. Na empresa em que trabalho, por exemplo, é comum realizamos a complementação deste gás em disjuntores de alta tensão (69, 230 e 500 kV). 6:20 - Esse é pequeno em relação aos cinco instalados em uma das centenas de subestações da empresa em que trabalho. Na subestação em que trabalho, existem cinco de 100 MVA CADA. 08:30 - O serviço auxiliar provê a enegia necessária para a ocorrência de algum desligamento total na subestação. No caso deste vídeo, Henrique faz referência ao banco de baterias cuja função é a de alimentar, em corrente contínua, os equipamentos de monitoramento (relés em sua maioria) e medição (quilovoltímetros, amperímetros, megavarímetro, etc), circuitos de abertura e fechamento de disjuntores, iluminação de emergência, etc. Todavia, os serviços auxiliares produzem energia em corrente alternada, provida através de grupos geradores de emergência, necessária para equipamentos como chaves seccionadoras ou disjuntores cujo mecanismo de acionamento é reealizado através de molas. 09:18 - Essas baterias são do tipo chumbo-ácido, porém há outras como as seladas que dispensam manutenção.
Linha de transmissão é mt top! Eu fico mapeando linhas no Earth nas horas vagas kkkk Moro no RS, já tenho metade do estado mapeado, um pouco de SC e as linhas de extra alta da região Sul. (Só tenho mapeado linha aérea e acima de 69KV)
@@ewertonfrota8304 Eu comecei pela subestação da minha cidade, tu olha no gráfico as torres, tem lugar que o gráfico é chuchu beleza e da pra ver perfeito, tem lugar que o gráfico é ruim e a torre é um borrão ou uma sombra, e tu no mapa vê tmb o brilho dos cabos, ai vai seguindo. Pra mapear tu cria no Google Earth (tem que quer no PC) um projeto, ai tu salva ele no Google Drive, ai nesse projeto tu vai adicionando pontos (geralmente eu ponhos os pontos em cada torre, e o Earth cria uma linha entre esses pontos) ai tu salva no enter e nomeia o circuito, pode escolher a cor, e a largura da linha (até 230KV uso 2PTS, acima disso uso 4PTS) Ai tem que ter paciência, primeiro mapeio as linhas de 230KV de determinada região, vejo quais subestações essas linhas de 230KV alimentam e depois mapeio a subtransmissão de cada subestação, e um projeto desses, e pra mapear tudo (metade do estado) demorei uns 8 meses, mas tmb meu notebook não ajuda, anda um pouco pra frente no mapa o notebook superaquece e desliga, ai vai pelo barulho do cooler, se tu ouvir que ele ta girando rápido para de andar no mapa, espera a ventoinha diminuir e depois continua, se teu PC for bão não precisa se preocupar.
Parabéns a Cemig investindo em linhas subterrâneas, infelizmente aqui em SC a Celesc se recusa até a fazer uma entrada subterrânea doméstica. Quando fizemos uma visita a Itaipu pelo clube de engenharia tive a oportunidade de visitar a subestação retificadora são 1,5 milhões de volts o campo elétrico dentro é tão forte que equipamentos eletrônicos não funcionam.
Trabalhei na CPFL serviços, na logística reversa, já transportei esse tipo de equipamentos, transformadores, reguladores, chaves de seccionamento , painéis, etc. Muito legal mesmo esses sistemas. Só poderíamos atuar com supervisão do engenheiro de segurança.
O sistema auxiliar em corrente contínua não é para o caso de um apagão. É para suprir o sistema de proteção, pois durante um curto-circuito a tensão alternada vai a zero e não seria possível dar o comando para abrir o disjuntor, por exemplo.
Parabéns pelo vídeo. Lá na engenharia na cemig o desafio é constante para revisar padrões, atualizar tecnologias, de forma a reduzir impactos sociais, custos, prazo de obra e manutenções. Além dessa compacta abrigada, temos a SECI - SE Compactas Integrada (que parece uma SE móvel, mas sem conjuntos mecânicos), as SE´s Móveis, que são usadas em atendimentos provisórios, emergenciais, as GIS, MINC, MUC, etc. Seria muito interessante continuar a série e mostrar todos esses modelos e, por fim, mostrar o COD, nosso centro de operação da distribuição, controla remotamente no estado de MG, mais de 300 SE´s, suando muita tecnologia, telecom, etc.
Muito interessante e eu gosto dessa área apesar de não ser profissional e nem atuo mas sou curioso pra saber como é que funciona toda essa cadeia de sistemas elétricos, muito bom,!!parabéns pela produção do vídeo e também os profissionais da área! Pois sem eles não temos a nossa residência ligada!!
Video muito bom, parabéns. Entretanto, gostaria de salientar que bancos de capacitores são sim utilizados em subestações de transmissão. Como exemplo, temos a SE Biguaçu 525/230/138 kV em Santa Catarina. Ela possui um Banco no 230 kV. Abraços!
Bom dia! Parabéns pelo vídeo! Hoje na maioria das SEs, Essas e RDCs está sendo utilizado o Alumínio, em virtude dos furtos. Sou eletricista NR-10 e gostaria de saber se vcs tem algum material sobre RAs e RTs, BCs TCs e TPs bem detalhado.
Bom dia!! Excepcional, realmente muito curioso e bem explicativo. Parabéns pela aula.. Vou aproveitar a oportunidade e te fazer uma pergunta. A cinco meses comecei a ter problemas em algumas tomadas na minha residência. Hora funcionavam e hora não funcionavam. Acionei a companhia e os técnicos substituíram os cabos de entrada alegando que já eram muito antigos e o neutro ou terra estava apresentando mal contato. Após a troca dos cabos, os problemas que tinha antes nas tomadas, foram sanados porém agora a voltagem de entrada aumentou significativamente. Dos 130 volts para incríveis 149 e em alguns momentos chegando a 157 volts para a entrada (110) e a 260 para a entrada (220) isso é normal?? Agradeço pela oportunidade e desejo muito sucesso no canal.
Professor boa tarde no caso vc, não necessito de estar de uniforme atpv 2 ou 4 aquele nr10 para acessar a subestação? Obrigado pelo vídeo explicativo, mto bom.
Questao de potência entre aberta e fechada é relativo ao projeto, não está ligada diretamente a aberta e fechada, trabalho com aberta que tem 348 mva mais 14 linhas de 138 kv , tem aberta de 120 mva , fechada de 120 mva, fechada de 240 mva. 6 trafos de 40 mva no patio pequeno e dois conjuntos gis , também com 10 linhas de 138 kv. Depende mais da demanda .
Bom dia professor, quero tirar uma grande dúvida com vc. Kkkkk Ontem a noite fui fazer um socorro numa residência pequena monofásico que havia só um disjuntor e mais nada, e esse único disjuntor desarmava após 3 minutos que o chuveiro ligava, levantei a necessidade de trocar os cabos do chuveiro e instalar um disjuntor exclusivo para o chuveiro vendo que o cliente não queria gastar muito, era uma casa alugada, mas daí que vem o b.o, esse único disjuntor na casa era do neutro, é isso mesmo colocaram um disjuntor no neutro e da fase vinha direto do relógio. O correto seria uma reforma e acertar tudo, mas não será dessa vez, a dúvida é porque um disjuntor que está ligado no neutro caí? Me ajuda aí a entender mais essa. Abraço.
Disjuntor não quer saber se é neutro ou fase, ele só mede a corrente que circula nele, se passar muito do limite de forma abrupta ou passar pouco do limite mas por um tempo longo ele abre o circuito
Boa noite, tenho uma dúvida, tenho que refazer a instalação elétrica de uma área de serviço que tem duas máquinas de lavar roupa, como na norma diz que acima de 16A deve ter circuito separado, eu não poderia superdimensionar o cabo e o disjuntor para dividir essas duas tomadas podendo assim ligar as duas máquinas ao mesmo tempo no mesmo circuito? Abraço
Sim., mas existem diversos sistemas para garantir a pressão e tem vistorias sempre. Tem muiiiiitoos detalhes que queria ter mostrado, mas tive que resumir. Mas teremos mais conteúdos assim.
Bom dia a todos!!! Trabalho na Eletrobras há 16 anos numa Subestação 230/69/13,8 Kv de 100MVA. Se trata de uma Subestação aberta com três transformadores, o gás isolante que usamos nos equipamentos é o SF6. Esses gases isolantes podem ser poluentes.
Quanto a perda de gás, os vazamentos são pequenos e os equipamentos têm dispositivos de proteção que alarmam em estágios. Quando a pressão de gás cai a certo nível (dependendo do equipamento e sua classe de tensão) recebemos na IHM um alarme de perda de pressão em 1° estágio, aciona-se a manutenção para intervenção. Caso o vazamento perdure chega-se ao 2° estágio de alarme, aí o equipamento é desenergizado automaticamente e suas seccionadoras se abrem isolando o equipamento.
Não necessáriamente, pois nem sempre as casas vão consumir toda a potência maxima. Predios por exemplo tem o disjuntor geral calculado pela demanda e nao pela potencia instalada
👷🏼♂ O Mundo da Elétrica tem cursos! Seja um eletricista ainda mais profissional!
➽ eletri.ca/cursos
Além de aprender, você ajuda o Mundo da Elétrica a produzir cada vez mais conteúdo gratuito!
👁Siga em todas as redes ➽ eletri.ca
ENTENDE desse assunto? RESPONDA às perguntas nos comentários!
Não entendo como deixaram entrar sem EPI de acordo com as regras de qualquer empresa do setor, passar dentro e fora da SE como se estivesse a passeio. Atualmente, o instrutor deve usar EPI FR adequado em campo.
Trabalhei na montagem desses mega transformadores o maior que montamos só o núcleo tinha 90 toneladas o peso total do monstro ficou em 240 toneladas as buchas que fazem as ligações dos cabos de alta tinham 9 metros cada praticamente um monstro em tamanho peso e potência .. um feito histórico da Weg transformadores o maior já fabricado pela empresa sou muito grato a empresa e a equipe que trabalhou junto nesse projeto ..
Ia da um vídeo legal
vocês não fabricaram um transformador, fabricaram um planeta.
um boeing 737 vazio é mais leve q um transformador desses...pqp
deve ter sido fantástico, um dia quero ter o privilégio de trabalhar no projeto e construção de um monstro desses.
Quando o transformador, logo me venho na mente três letras: WEG!
Cara!!! Com essa sua reportagem regredi ao meu tempo de operador de Subestação e Usina Hidroelétrica. Hoje sou aposentado, mas você deu uma aula. Bateu saudades. Abraços
Sucesso!
Trabalhei 20 anos nas áreas de distribuição e transmissão da CEEE no RS. Tive o prazer de conhecer as SEs do SEP, até classe de 230kV, elevadoras e rebaixadoras. Uma área espetacular!
Esse mundo da subestação é incrível!
Trabalho na concessionária de SP. Aqui temos uma subestação que tem dois trafos de 90 MVA com refrigeração constante, alimenta a região da Paulista.
Tem uma gis que fica no centro que é imensa e dá muito trabalho pra realizar as manutenções e manobras.
Qualquer dúvida chama aee
5:51 - Uma das subestações abertas da empresa em que trabalho, possui cinco trafos de 100 MVA cada.
06:04 - O gás a que Henrique se refere é o hexafluoreto de enxofre (SF6), um gás incolor e inodoro com excelentes propriedades em aplicações elétricas a exemplo de sua elevada rigidez dielétrica. Na empresa em que trabalho, por exemplo, é comum realizamos a complementação deste gás em disjuntores de alta tensão (69, 230 e 500 kV).
6:20 - Esse é pequeno em relação aos cinco instalados em uma das centenas de subestações da empresa em que trabalho. Na subestação em que trabalho, existem cinco de 100 MVA CADA.
08:30 - O serviço auxiliar provê a enegia necessária para a ocorrência de algum desligamento total na subestação. No caso deste vídeo, Henrique faz referência ao banco de baterias cuja função é a de alimentar, em corrente contínua, os equipamentos de monitoramento (relés em sua maioria) e medição (quilovoltímetros, amperímetros, megavarímetro, etc), circuitos de abertura e fechamento de disjuntores, iluminação de emergência, etc. Todavia, os serviços auxiliares produzem energia em corrente alternada, provida através de grupos geradores de emergência, necessária para equipamentos como chaves seccionadoras ou disjuntores cujo mecanismo de acionamento é reealizado através de molas.
09:18 - Essas baterias são do tipo chumbo-ácido, porém há outras como as seladas que dispensam manutenção.
Parabéns pela matéria, tenho muito orgulho de fazer do Mundo da ⚡ //
A subestação GIZ é o FUTURO !!!
Linha de transmissão é mt top! Eu fico mapeando linhas no Earth nas horas vagas kkkk
Moro no RS, já tenho metade do estado mapeado, um pouco de SC e as linhas de extra alta da região Sul.
(Só tenho mapeado linha aérea e acima de 69KV)
Como você consegue mapear pelo Google earth?
@@ewertonfrota8304 Eu comecei pela subestação da minha cidade, tu olha no gráfico as torres, tem lugar que o gráfico é chuchu beleza e da pra ver perfeito, tem lugar que o gráfico é ruim e a torre é um borrão ou uma sombra, e tu no mapa vê tmb o brilho dos cabos, ai vai seguindo.
Pra mapear tu cria no Google Earth (tem que quer no PC) um projeto, ai tu salva ele no Google Drive, ai nesse projeto tu vai adicionando pontos (geralmente eu ponhos os pontos em cada torre, e o Earth cria uma linha entre esses pontos) ai tu salva no enter e nomeia o circuito, pode escolher a cor, e a largura da linha (até 230KV uso 2PTS, acima disso uso 4PTS)
Ai tem que ter paciência, primeiro mapeio as linhas de 230KV de determinada região, vejo quais subestações essas linhas de 230KV alimentam e depois mapeio a subtransmissão de cada subestação, e um projeto desses, e pra mapear tudo (metade do estado) demorei uns 8 meses, mas tmb meu notebook não ajuda, anda um pouco pra frente no mapa o notebook superaquece e desliga, ai vai pelo barulho do cooler, se tu ouvir que ele ta girando rápido para de andar no mapa, espera a ventoinha diminuir e depois continua, se teu PC for bão não precisa se preocupar.
Isso que é amor a área rsrs
Vai arrumar um serviço kkkkkkk
@@usuario9613 E tu vai arrumar educação
Parabéns a Cemig investindo em linhas subterrâneas, infelizmente aqui em SC a Celesc se recusa até a fazer uma entrada subterrânea doméstica.
Quando fizemos uma visita a Itaipu pelo clube de engenharia tive a oportunidade de visitar a subestação retificadora são 1,5 milhões de volts o campo elétrico dentro é tão forte que equipamentos eletrônicos não funcionam.
Subestação top. Parabéns pelo vídeo!
SEN-SA-CIO-NAL! Sinto falta de conteúdos como esse nos canais dedicados à eletricidade. Informação nunca é demais. Parabéns pelo vídeo👏👏👏
ESTA É UMA DAS MAIS E CORAJOSA MATÉRIA SOBRE DOCUMENTÁRIO
Eletrico.
Trabalhei na CPFL serviços, na logística reversa, já transportei esse tipo de equipamentos, transformadores, reguladores, chaves de seccionamento , painéis, etc.
Muito legal mesmo esses sistemas.
Só poderíamos atuar com supervisão do engenheiro de segurança.
Sinistro. Muito top esse, conhecimento parabéns 👏 👏👏👏👏👏👏👏👏
Que engenharia magnifica que Deus deu o don ao homem
parabéns professor pela matéria e explicação
Muito bem explicado o vídeo!
Que bom que gostou
Trabalho em uma Subestação GIS aqui no RS.
Parabéns pelo conteúdo 👏
Parabéns, ótimo conteúdo!!!!
PROFESSOR,video aula excelente, show de bola, tem que ter qualificação,obrigado por compartilhar, like garantido.
Conteúdo SENSACIONAL !!!
Esse canal é Monstro.....
Parabéns, muito bom
Muito bem elaborado esse vídeo explicativo de como funciona uma subestação elétrica.
Parabens, muito bacana e bem produzido!!!
Bom dia amigo rapaz essa Subestação é incrível sua explicação é show aquele abração Santa Luiza PB..
a mano pode ser perigoso mas meu sonho e trabalhar em uma dessas, e lindo de ver!
Boa noite professor, show .
O sistema auxiliar em corrente contínua não é para o caso de um apagão. É para suprir o sistema de proteção, pois durante um curto-circuito a tensão alternada vai a zero e não seria possível dar o comando para abrir o disjuntor, por exemplo.
Saudades da época que trabalhei na Vale, saudades desses monstros
5:50 e essa mão 🤘. 🤔
Existe banco de capacitores em subestações de transmissão sim!
Cada dia mais didático e próspero, jovem. Parabéns! 💪💪💪🚀🚀🚀
A elétrica ⚡⚡⚡é show...mas é preciso que se tenha o máximo de segurança ! 👏🏻👏🏻👏🏻
Gas Sf6 eu usava muito na Schneider Electric
Matete parabéns. Eu nunca havia visto algo tão diferente como esta subestação. Vídeo bem explicado e muito informativo.
Excelente mostra. Matei a saudade.
Parabéns pelo vídeo.
Lá na engenharia na cemig o desafio é constante para revisar padrões, atualizar tecnologias, de forma a reduzir impactos sociais, custos, prazo de obra e manutenções.
Além dessa compacta abrigada, temos a SECI - SE Compactas Integrada (que parece uma SE móvel, mas sem conjuntos mecânicos), as SE´s Móveis, que são usadas em atendimentos provisórios, emergenciais, as GIS, MINC, MUC, etc.
Seria muito interessante continuar a série e mostrar todos esses modelos e, por fim, mostrar o COD, nosso centro de operação da distribuição, controla remotamente no estado de MG, mais de 300 SE´s, suando muita tecnologia, telecom, etc.
Excelente trabalho meu querido!
Valeu instalação incrível, fico imaginando o custo para implantar esta subestação!
Top demais parabéns 👏
Muito legal, sempre quis conhecer o funcionamento! Hoje aprendi!
Parabéns professor, excelente explicação, sucesso sempre!
Depois faça um vídeo falando sobre o que é banco de capacitores e reatores, por favor.
Excelente vídeo, orgulho de fazer parte desta grande empresa.
O gato de casa agradece a eficiencia kkk
Show de bola cara essa subestação de energia mano, que legal
No que diz respeito ao tamanho, a subestação abrigada está para a fonte chaveada assim como a subestação desabrigada está para a fonte linear...
Parabéns Dom Henrique e equipe!
Vídeo top das Galaxias! Impressionante esse transformador tudo isso aí é realmente incrível.
Sensacional, professor!
Boa iniciativa! Incentivar pessoal a conhecer mais do setor.
Aprofunde mais em outros assuntos.
Muito interessante e eu gosto dessa área apesar de não ser profissional e nem atuo mas sou curioso pra saber como é que funciona toda essa cadeia de sistemas elétricos, muito bom,!!parabéns pela produção do vídeo e também os profissionais da área! Pois sem eles não temos a nossa residência ligada!!
O canal Mundo da Elétrica é mesmo TOP.
Parabéns pelo vídeo. Fantástico
Video muito bom, parabéns. Entretanto, gostaria de salientar que bancos de capacitores são sim utilizados em subestações de transmissão. Como exemplo, temos a SE Biguaçu 525/230/138 kV em Santa Catarina. Ela possui um Banco no 230 kV. Abraços!
Muito bom, muito obrigado.
parabéns pelo conteúdo
Faz uma visita no parque eólico de Guanambi -ba,valeu!
Magnífico,nunca tinha visto uma dessas
Show eesa aula!
Bom dia!
Parabéns pelo vídeo!
Hoje na maioria das SEs, Essas e RDCs está sendo utilizado o Alumínio, em virtude dos furtos.
Sou eletricista NR-10 e gostaria de saber se vcs tem algum material sobre RAs e RTs, BCs TCs e TPs bem detalhado.
excelente conteúdo
Sensacional!!
Conteúdo top!
Ótima explicação
Essas baterias são as mesmas usadas em submarinos diesel-elétricos ??
Já vi um transformador 138kV/13,8kV de 60MVA. O bicho é gigante!
É muito bonito de ver mais é muito perigoso eu acho muito bonito coisas eletricas e eletrônicas
Bom dia!!
Excepcional, realmente muito curioso e bem explicativo. Parabéns pela aula..
Vou aproveitar a oportunidade e te fazer uma pergunta. A cinco meses comecei a ter problemas em algumas tomadas na minha residência. Hora funcionavam e hora não funcionavam. Acionei a companhia e os técnicos substituíram os cabos de entrada alegando que já eram muito antigos e o neutro ou terra estava apresentando mal contato. Após a troca dos cabos, os problemas que tinha antes nas tomadas, foram sanados porém agora a voltagem de entrada aumentou significativamente. Dos 130 volts para incríveis 149 e em alguns momentos chegando a 157 volts para a entrada (110) e a 260 para a entrada (220) isso é normal?? Agradeço pela oportunidade e desejo muito sucesso no canal.
Professor boa tarde no caso vc, não necessito de estar de uniforme atpv 2 ou 4 aquele nr10 para acessar a subestação? Obrigado pelo vídeo explicativo, mto bom.
Ele obedeceu a zona livre, além da SE ser isolada pelo sistema estanque de gás. Inclusive foi feita a APR.
Muito bom o video
Muito bom!
Faça um vídeo em uma Subestação Aérea, e em uma Usina Eólica ou Solar Fotovoltaica.
Campinas -- SP -- Brasil 22/09/22 .Legal.
Questao de potência entre aberta e fechada é relativo ao projeto, não está ligada diretamente a aberta e fechada, trabalho com aberta que tem 348 mva mais 14 linhas de 138 kv , tem aberta de 120 mva , fechada de 120 mva, fechada de 240 mva. 6 trafos de 40 mva no patio pequeno e dois conjuntos gis , também com 10 linhas de 138 kv. Depende mais da demanda .
Olá, por gentileza, é possível existir Subestação de Transmissão abrigada?
Boa noite,muito legal esse documentário vale apenas ser inscritos no canal mundo da elétrica
Não é obrigatorio usar vestimenta resitente a chama NR10 para acessar subestações ?
Show 👏👏👏
Excelente Mundo da Elétrica
Imagino então que o cabeamento de rede seja em fibra não é?
Bom dia professor, quero tirar uma grande dúvida com vc. Kkkkk
Ontem a noite fui fazer um socorro numa residência pequena monofásico que havia só um disjuntor e mais nada, e esse único disjuntor desarmava após 3 minutos que o chuveiro ligava, levantei a necessidade de trocar os cabos do chuveiro e instalar um disjuntor exclusivo para o chuveiro vendo que o cliente não queria gastar muito, era uma casa alugada, mas daí que vem o b.o, esse único disjuntor na casa era do neutro, é isso mesmo colocaram um disjuntor no neutro e da fase vinha direto do relógio.
O correto seria uma reforma e acertar tudo, mas não será dessa vez, a dúvida é porque um disjuntor que está ligado no neutro caí? Me ajuda aí a entender mais essa. Abraço.
os mesmos 30-35A puxados pela fase, também passam pelo neutro, esse problema é mais comum em redes 127v, pois precisam de uma corrente muito elevada.
Disjuntor não quer saber se é neutro ou fase, ele só mede a corrente que circula nele, se passar muito do limite de forma abrupta ou passar pouco do limite mas por um tempo longo ele abre o circuito
Top demais professor.
Obrigado pelo elogio
Olá! Essa subestação é localizada aonde?
Sim já sabia!...Estudo Elétrica
Show 😁👍
muito legal 👏👏
Boa noite, tenho uma dúvida, tenho que refazer a instalação elétrica de uma área de serviço que tem duas máquinas de lavar roupa, como na norma diz que acima de 16A deve ter circuito separado, eu não poderia superdimensionar o cabo e o disjuntor para dividir essas duas tomadas podendo assim ligar as duas máquinas ao mesmo tempo no mesmo circuito?
Abraço
Oi boa noite qual é o modelo deça bateria
Unipower UPV490
gostei muito
Impressionante
muito bommm
Muito bom
Muito top
O cara que tentar roubar cabo de uma subestação merece um prêmio...
O pior e que tem muito doido que faz isso
Ola esse 40 ou 80Mega é quanto a subestacão suporta por hora?
Os cara roubam os cabos e prejudicam eles mesmos também, já que vastas regiões podem perder a energia
que gás é usado nela?
se houver perda massiva de pressão, dá merda.
Sim., mas existem diversos sistemas para garantir a pressão e tem vistorias sempre. Tem muiiiiitoos detalhes que queria ter mostrado, mas tive que resumir. Mas teremos mais conteúdos assim.
@@MundoDaEletrica esse negócio é assustador e ao mesmo tempo muito foda.
Bom dia a todos!!!
Trabalho na Eletrobras há 16 anos numa Subestação 230/69/13,8 Kv de 100MVA.
Se trata de uma Subestação aberta com três transformadores, o gás isolante que usamos nos equipamentos é o SF6.
Esses gases isolantes podem ser poluentes.
SF6 é como se conhece o Hexafluoreto de Enxofre.
Quanto a perda de gás, os vazamentos são pequenos e os equipamentos têm dispositivos de proteção que alarmam em estágios.
Quando a pressão de gás cai a certo nível (dependendo do equipamento e sua classe de tensão) recebemos na IHM um alarme de perda de pressão em 1° estágio, aciona-se a manutenção para intervenção. Caso o vazamento perdure chega-se ao 2° estágio de alarme, aí o equipamento é desenergizado automaticamente e suas seccionadoras se abrem isolando o equipamento.
Por favor alguém me responda; padrão tem 2 disjuntores de 40amp isso significa 80 de entrada?
Não necessáriamente, pois nem sempre as casas vão consumir toda a potência maxima. Predios por exemplo tem o disjuntor geral calculado pela demanda e nao pela potencia instalada
@@diogolage obrigado amigo era uma duvida porque estava montando um qdc agradeço por ler e responder.
Nem ferrando eu entro num trem desse. Kk 😬😬
Show