@@aniziobragaassis9155 Cai, sim. Na prova de Economia, cai Microeconomia, Macroeconomia, Economia Internacional e Economia Brasileira. Sobre o Rezek, o livro Direito Internacional Público é um dos possíveis livros recomendados para estudar para a prova de Direito.
@Curso CACD Eu sou fluente nesses 3 idiomas e professora de Inglês formada em Letras, e já morei na Irlanda, França e Espanha. Acho essa carreira a minha cara 😃
Já tem mt coisa adiantada! Maravilhoso, mas n esqueça que o maior foco é nos estudos sobre a política e relações internacionais em si ok? Tem altas chances
Gostaria de saber, qualquer pessoa que passa no concurso pode trabalhar? Por exemplo, se você tem uma persona em rede social, e ela causa algum tipo de polêmica (construtiva) e/ou faz comédia, por exemplo, esse tipo de coisa gera algum empecilho? Obrigado.
Oi, Ana Beatriz! Acho que a principal sugestão nesse caso é dedicar-se às três línguas estrangeiras (inglês, espanhol e francês) o quanto antes. Abraço e obrigado por acompanhar o canal! 😄
Olá, obg pelas dicas. Mas bem sinceramente, quanto tempo vc acredita ser necessário para fazer uma boa preparação para o concurso CACD? 1, 2 anos? menos?
Por nada! Não há uma resposta para essa pergunta, pois depende de muitos fatores: conhecimento prévio das matérias, familiaridade com as três línguas estrangeiras, disponibilidade de tempo e de recursos, facilidade para aprender os conteúdos, persistência e dedicação, orientação adequada de estudos, entre outros fatores. No último concurso, a média dos aprovados foi de pouco menos de 4 anos de estudo, mas isso é só uma média. Há aprovados que se preparam especificamente para o CACD por menos de um ano até a aprovação (nesse caso, já têm conhecimento prévio de pelo menos parte das matérias), enquanto outros estudam por mais de dez anos até serem aprovados.
Sim. Eu, mesmo, estudei Direito Interno por esse livro. Mas é importante conferir o edital, para saber filtrar quais partes da matéria é necessário estudar no livro.
Muuito obrigada pelas dicas, Bruno! =) O conteúdo que você disponibiliza tanto aqui quanto no Instagram são sensacionais!!! Uma dúvida: você acha que usar uma versão desatualizada (2017, 9° edição) do livro de direito internacional do Portela para estudar pode ser prejudicial para a preparação pro concurso? Ainda vai demorar quatro anos e meio para eu poder me inscrever no CACD (vou começar a minha graduação daqui a um mês) e, além de eu não poder comprar a edição mais recente (2021, 13° edição) nesse momento, também pensei que poderia ser um ''desperdício'' já que daqui a um tempo ela deve ser atualizada de novo. Um abraço!
Olá, amigo. Eu sei que qualquer formação superior reconhecida é aceita no concurso de diplomacia. Mas, a maioria das pessoas que passam são formadas em Direito e Relações Internacionais? O número de candidatos que passam nesse concurso, que não seja formados nesses dois cursos que citei, chega a ser, ao menos, considerável? Qual a relevância de alguns curso, como Direito e RI, em relação a outros? Você saberia responder essas perguntas? Desde já, obrigado pelo conteúdo, cara. E desculpa essas perguntas leigas.😅
Olá, Ian! Segundo os dados mais recentes, entre os aprovados dentro das vagas no CACD 2022, 64% eram formados em Direito e 11% em RI (ou seja, 25% de outros cursos). No ano anterior, 52% Direito e 16% RI (32% de outros cursos).
Professor, uma dúvida: neste vídeo você indica o livro ‘Política International Contemporânea: Mundo em Transformação’ para quem está iniciando os estudos de política internacional. Já no vídeo 2 do mapa de estudos sobre política internacional, você indica começar pelo TRI para tanto indica outros livros para início dos estudos. Por um acaso o livro mencionado acima se encaixa para os estudos de TRI? Obrigado.
Oi, Guto. Tudo certo? Não, o livro "Política Internacional Contemporânea" não aborda o conteúdo de TRI. Neste vídeo, dei sugestões sobre como estudar TRI: ua-cam.com/video/Zt71WArQZ0k/v-deo.html
Oi, Amanda. Conheço apenas os dois volumes de Política Internacional dessa coleção. Acho que há alternativas melhores. Para quem está começando, o manual do candidato da Cristina Pecequilo (disponível em domínio público), por exemplo, pode ser útil. Também é superficial e básico, mas me pareceu melhor como introdução à matéria.
Não há vedação, Gustavo. A pessoa pode fazer acompanhamento com profissionais para tratamento se necessário, mas não se trata de impedimento ao exercício da carreira.
Não precisa. Sugiro que sempre pegue a edição mais recente que conseguir, mas uma edição um pouco mais antiga desses livros em geral não costuma ter problemas.
Esse primeiro livro de DIP que o senhor indicou tem 1400 páginas, e disse que é para introduzir... introdução apenas? Sei que 1400 páginas de historia é pouco, mas para direito não é uma quantidade boa não? 1400 páginas de leis...
Olá! Os manuais de Direito Internacional incluem muitos tópicos, mas nem todos são cobrados. É necessário verificar quais temas do livro constam no edital do concurso. O edital estabelece quais temas devem ser estudados para cada matéria. De todo modo, a quantidade de leitura exigida no CACD é muito alta, e nem mesmo um manual extenso como este consegue cobrir tudo o que pode ser cobrado.
Tem gente que gosta, tem gente que não gosta. Não há uma regra absoluta sobre isso. Se vc gostar da leitura, vá em frente. Eu usei muito pouco as “Eras” em minha preparação, mas outras pessoas usam bastante.
BOA NOITE EU COLOCO A PRESENÇA DE DEUS NESSE NEGOCIO EM NOME DE JESUS EU TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE E AGINDO DEUS NINGUÉM INPEDIRA NO NOME DE JESUS EU SERVO ISRAEL EU DECLARO E PROFETIZO EU VOU ME FORMAR EM JUIZA DIPLOMATA NO NOME DE JESUS AMÉM ISRAEL
Olá, Evelyn. O concurso para diplomata exige conhecimentos em 10 matérias: Direito, Economia, Geografia, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Português e três idiomas estrangeiros, Espanhol, Francês e Inglês.
Você já leu algum desses livros? Ou usou outros para começar sua preparação para o CACD?
Comente aqui 👇
Eu queria saber se as obras de Rezek funcionam ainda. Mankiw eu já li e Froyen idem. Cai macroeconomia na prova?
@@aniziobragaassis9155 Cai, sim. Na prova de Economia, cai Microeconomia, Macroeconomia, Economia Internacional e Economia Brasileira.
Sobre o Rezek, o livro Direito Internacional Público é um dos possíveis livros recomendados para estudar para a prova de Direito.
@@atualizai Beleza. Preciso revisar Economia e estudar francês. Acho que a diplomacia é ideal pra mim. Obrigado.
@Curso CACD Eu sou fluente nesses 3 idiomas e professora de Inglês formada em Letras, e já morei na Irlanda, França e Espanha. Acho essa carreira a minha cara 😃
@J W mas que amargura, cara.
@@ewertonslima Exato
Então vá atrás faça como eu
@@JLopes4321😅
Já tem mt coisa adiantada! Maravilhoso, mas n esqueça que o maior foco é nos estudos sobre a política e relações internacionais em si ok? Tem altas chances
Depois de anos namorando o cacd finalmente comecei a me preparar.
Muito sucesso na sua preparação, Aliny! 🙌
Estou começando a montar minha biblioteca de estudo para carreira diplomática e comprei o livro política externa e democracia no Brasil.
Legal, Priscylla! Bons estudos!
Esse livro que vc citou é bom msm?
Primeiro vou tentar outro concurso. Como PF primeiro, depois foco em Diplomacia.
Obrigada! Estou me interessando cada vez mais pela diplomacia e estas dicas estão me ajudando nesta introdução.
Bom saber que está gostando, Anne! 😁
Estou fazendo um curso de 90 horas aqui no UA-cam do livro do Gregory Mankiw. Muito bom.
Que bom que você gostou! 😁👍
Qual o nome do curso?
Queria ver mais vídeos com sugestões assim
Obrigado, Weder! Vamos planejar novos vídeos assim em breve.
Ótimo vídeo! Você considera a coletânea das "revoluções" do Hobsbawm uma boa introdução à História Mundial? Abraço.
muito obrigado bruno, o conteudo daqui e do instagram estão ajudando bastante!!!
Valeu, Matheus! Que bom que está curtindo! 👊
Alguns dos livros indicados, eu estou estudando. Também gostaria de saber mais sobre livros de PI. Obrigado!
Valeu, Marcelo! Vamos preparar um vídeo sobre PI, sim 😉👍
Comunicação em Prosa Moderna também
Gostei bastante dele também, Rafael!
Gostaria de saber, qualquer pessoa que passa no concurso pode trabalhar? Por exemplo, se você tem uma persona em rede social, e ela causa algum tipo de polêmica (construtiva) e/ou faz comédia, por exemplo, esse tipo de coisa gera algum empecilho? Obrigado.
Adorei o conteúdo e gostaria muito de um vídeo de PI
Valeu, João! Vamos preparar um vídeo sobre isso, sim 👍
Muito obrigada pelas dicas, professor! =)
Fico feliz que tenha gostado, Beatriz! 😁
Excelentes indicações!
Muito obrigado, Renan! Que bom que curtiu! 👍
boa tarde! tem alguma dica específica para pessoas que estão finalizando o ensino médio, prestes a entrar numa graduação? abraços.
Oi, Ana Beatriz! Acho que a principal sugestão nesse caso é dedicar-se às três línguas estrangeiras (inglês, espanhol e francês) o quanto antes. Abraço e obrigado por acompanhar o canal! 😄
Amei
🤩👍 Valeu, Mariana!
Muito obrigada pelo vídeo! Deus abençoe! Esse vídeo abordou as leituras básicas, vc poderia fazer um vídeo sobre a leitura mais avançada, por favor
Sugestão anotada. Obrigado por acompanhar o canal!
Olá, obg pelas dicas. Mas bem sinceramente, quanto tempo vc acredita ser necessário para fazer uma boa preparação para o concurso CACD? 1, 2 anos? menos?
Por nada! Não há uma resposta para essa pergunta, pois depende de muitos fatores: conhecimento prévio das matérias, familiaridade com as três línguas estrangeiras, disponibilidade de tempo e de recursos, facilidade para aprender os conteúdos, persistência e dedicação, orientação adequada de estudos, entre outros fatores.
No último concurso, a média dos aprovados foi de pouco menos de 4 anos de estudo, mas isso é só uma média. Há aprovados que se preparam especificamente para o CACD por menos de um ano até a aprovação (nesse caso, já têm conhecimento prévio de pelo menos parte das matérias), enquanto outros estudam por mais de dez anos até serem aprovados.
Vc acha válido começar Direito Interno pelo Livro Direito Constitucional Descomplicado do Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino?
Sim. Eu, mesmo, estudei Direito Interno por esse livro. Mas é importante conferir o edital, para saber filtrar quais partes da matéria é necessário estudar no livro.
Professor, acha que o "Relações Internacionais do Brasil - Temas e Agendas" (vol.1 e 2) é um bom livro?
A maioria dos capítulos são bons e podem ser úteis aos estudos para o CACD, sobretudo na dimensão histórica, mas estão bastante desatualizados.
Muuito obrigada pelas dicas, Bruno! =) O conteúdo que você disponibiliza tanto aqui quanto no Instagram são sensacionais!!!
Uma dúvida: você acha que usar uma versão desatualizada (2017, 9° edição) do livro de direito internacional do Portela para estudar pode ser prejudicial para a preparação pro concurso? Ainda vai demorar quatro anos e meio para eu poder me inscrever no CACD (vou começar a minha graduação daqui a um mês) e, além de eu não poder comprar a edição mais recente (2021, 13° edição) nesse momento, também pensei que poderia ser um ''desperdício'' já que daqui a um tempo ela deve ser atualizada de novo.
Um abraço!
🤩🙏 Muito obrigado, Amanda! Fico muito feliz!
Tenho 4 desses 5 livros. Só não tenho o Política Internacional Contemporânea.
Olá, amigo. Eu sei que qualquer formação superior reconhecida é aceita no concurso de diplomacia. Mas, a maioria das pessoas que passam são formadas em Direito e Relações Internacionais? O número de candidatos que passam nesse concurso, que não seja formados nesses dois cursos que citei, chega a ser, ao menos, considerável? Qual a relevância de alguns curso, como Direito e RI, em relação a outros? Você saberia responder essas perguntas?
Desde já, obrigado pelo conteúdo, cara. E desculpa essas perguntas leigas.😅
Olá, Ian! Segundo os dados mais recentes, entre os aprovados dentro das vagas no CACD 2022, 64% eram formados em Direito e 11% em RI (ou seja, 25% de outros cursos). No ano anterior, 52% Direito e 16% RI (32% de outros cursos).
Professor, uma dúvida: neste vídeo você indica o livro ‘Política International Contemporânea: Mundo em Transformação’ para quem está iniciando os estudos de política internacional. Já no vídeo 2 do mapa de estudos sobre política internacional, você indica começar pelo TRI para tanto indica outros livros para início dos estudos. Por um acaso o livro mencionado acima se encaixa para os estudos de TRI? Obrigado.
Oi, Guto. Tudo certo? Não, o livro "Política Internacional Contemporânea" não aborda o conteúdo de TRI. Neste vídeo, dei sugestões sobre como estudar TRI: ua-cam.com/video/Zt71WArQZ0k/v-deo.html
O que você acha sobre os livros da Coleção Diplomata da Saraiva? Vale a pena adquirir?
Oi, Amanda. Conheço apenas os dois volumes de Política Internacional dessa coleção. Acho que há alternativas melhores. Para quem está começando, o manual do candidato da Cristina Pecequilo (disponível em domínio público), por exemplo, pode ser útil. Também é superficial e básico, mas me pareceu melhor como introdução à matéria.
@@atualizai entendi, vou buscar outras opções para estudo. Muito obrigada pela sugestão!
Diplomata com certeza perturbação na voz (gagueira) não combina né?
Não há vedação, Gustavo. A pessoa pode fazer acompanhamento com profissionais para tratamento se necessário, mas não se trata de impedimento ao exercício da carreira.
Oq significa CACD?
Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata
Precisa ser uma edição especifica?
Não precisa. Sugiro que sempre pegue a edição mais recente que conseguir, mas uma edição um pouco mais antiga desses livros em geral não costuma ter problemas.
@@atualizai Grato!
Direito interno é apenas o Administrativo e Constitucional?
Isso, Direito Administrativo e Constitucional.
Esse primeiro livro de DIP que o senhor indicou tem 1400 páginas, e disse que é para introduzir... introdução apenas? Sei que 1400 páginas de historia é pouco, mas para direito não é uma quantidade boa não? 1400 páginas de leis...
Olá! Os manuais de Direito Internacional incluem muitos tópicos, mas nem todos são cobrados. É necessário verificar quais temas do livro constam no edital do concurso. O edital estabelece quais temas devem ser estudados para cada matéria. De todo modo, a quantidade de leitura exigida no CACD é muito alta, e nem mesmo um manual extenso como este consegue cobrir tudo o que pode ser cobrado.
Livro de direito nao e sinonimo de livro de lei (vade Mecum)
Cai muita matemática na parte de economia ou é apenas conceitual?
Já houve questões de cálculo no CACD no passado, mas eram minoria. Recentemente, houve apenas questões conceituais.
Professor, as "Eras" do Hobsbawn são indicadas para História Geral? Obrigado!
Tem gente que gosta, tem gente que não gosta. Não há uma regra absoluta sobre isso. Se vc gostar da leitura, vá em frente. Eu usei muito pouco as “Eras” em minha preparação, mas outras pessoas usam bastante.
BOA NOITE EU COLOCO A PRESENÇA DE DEUS NESSE NEGOCIO EM NOME DE JESUS EU TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE E AGINDO DEUS NINGUÉM INPEDIRA NO NOME DE JESUS EU SERVO ISRAEL EU DECLARO E PROFETIZO EU VOU ME FORMAR EM JUIZA DIPLOMATA NO NOME DE JESUS AMÉM ISRAEL
oque é exigido no curso?
Olá, Evelyn. O concurso para diplomata exige conhecimentos em 10 matérias: Direito, Economia, Geografia, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Português e três idiomas estrangeiros, Espanhol, Francês e Inglês.