Muito bom esses vídeos. Realmente é interessante um vídeo que aborde "os postos de maneira mais completa", como você mencionou. Obrigado pela semana que vídeos informativos. Grande abraço
Muito bom seus vídeos. Obrigado por compartilhar sua experiência. Tenho uma dúvida: porque os diplomatas levam tanto tempo para progredir na carreira? Vi que para sair de 3 para 2 secretário é preciso 3 anos no cargo e é automática, mas vi secretários que levaram 7 anos. Por que isso acontece?
@@labsiga-ifsul Não há regra fixa sobre o tempo para a promoção. As promoções ocorrem apenas quando há vagas nos degraus superiores, e a carreira está estruturada mais ou menos como uma pirâmide: quanto mais se sobe, menos vagas há. Logo, a ascensão acaba sendo demorada, e nem todos chegam ao topo.
@@daimeluz2964 sem dúvida, quando olhamos o sonho nem pensamos no dinheiro 😊. Fora que como mulheres ainda podemos abdicar de ter uma família, já que a maioria dos homens não aceitariam viver dessa forma kskssk. Acredito que pra avançar na carreira o ideal é sempre estar disposto a novas transferências e experiências.
Eu já estudei para ser diplomata, mas passei em um concurso local que ganha salário similar. Não me arrependo, continuo perto da família, dos amigos sem precisar mudar de país.
com todo o respeito, sua voz é muito agradável de escutar. vou me matricular no seu curso de política internacional, com certeza. aprendo tudo que você fala! sugestão: cria um podcast 😉
Primeiro de tudo, gostaria de parabenizar pelos vídeos. Vou começar a jornada de estudos agora pra perseguir o sonho de ser um diplomata e esse canal se mostrou um pote de ouro em meio ao deserto! Gostaria de aproveitar pra tirar uma dúvida também, por gentileza. Quando ocorre essa remoção de um diplomata para um posto no exterior, é permitido levar familiares junto? Se sim, quais são os familiares que é permitido levar? Como funciona? Recebe-se algum auxílio por eles também? Gratidão.
Muito obrigado, Gabriel! Ótimos estudos e sucesso em sua jornada rumo à diplomacia! Os familiares registrados como dependentes (cônjuge e filhos até 21 anos) recebem passagens e visto para acompanhar o/a diplomata na mudança para o exterior. Há um adicional pequeno de salário por dependente.
Tenho 14 anos e amo Relações Internacionais, mas ainda não entendir quando uma pessoa faz mestrado em outro país, ela gasta o dinheiro da pessoa mesmo pra viajar?
Informações preciosas nesse video! Gostaria de saber também como funciona o processo de se trabalhar em escritórios de representação, os ERE, dentro do Brasil mesmo. Por exemplo se logo após o instituo Rio Branco alguém consegue trabalhar em uma região de sua escolha ou compulsoriamente Brasília.
Valeu, Rodrigo! Que bom que curtiu o vídeo! Os escritórios regionais têm poucas vagas, e elas não são oferecidas ao final do Instituto Rio Branco. As primeiras lotações após o curso de formação são sempre em Brasília.
Como funciona a moradia e questões de saúde de um diplomata em missão no exterior? O governo brasileiro paga o "aluguel" do diplomata? E o plano de saúde?
O governo paga o aluguel em modelo de reembolso. Para cada cidade no exterior, conforme o padrão local de preços de aluguel, há um limite máximo de reembolso. O diplomata aluga o imóvel que desejar e recebe o reembolso até o valor máximo. O plano de saúde é válido em qualquer país e funciona com reembolso parcial (varia conforme a situação/procedimento) e tem franquia (valor mínimo anual pago por pessoa ou por família).
Para trabalhar no escritório de São Paulo também é pela classificação do curso para escolha de lotação? E a remoção para quem estiver em outros escritórios que não em Brasília se dá da mesma forma que para quem estiver em Brasília?
Ao final do curso de formação, todos são lotados apenas em Brasília. A possibilidade de trabalho em escritórios regionais, como no de São Paulo, ocorre apenas mais à frente na carreira. O trabalho nos escritórios regionais é bem diferente do trabalho em Brasília, e poucos diplomatas trabalham nesses escritórios. Para quem quer ser diplomata, sugiro não contar com a possibilidade de trabalhar em escritórios regionais, já que a maior parte do trabalho no Brasil ocorrerá em Brasília. Na remoção para o exterior, o procedimento e as regras para quem está nos escritórios regionais são os mesmos de quem está em Brasília.
o curso de Secretariado Executivo Trilingue da UFV é uma boa base para quem quer seguir carreira diplomática? O curso engloba economia, direito básico, idiomas, dentre outros
A maior parte do conteúdo que deve ser estudado para o CACD vem do estudo individual, não do curso superior - independentemente de qual seja. Algumas matérias de cursos universitários podem servir como introdução aos conteúdos exigidos no CACD, mas o aprofundamento posterior é, na maioria dos casos, essencial.
Olá, passando por aqui para tirar uma dúvida. Os diplomatas que trabalham em locais considerados de risco recebem algum "adicional de periculosidade"?😅
Oi, Juliana. Não há esse tipo específico de adicional. De todo modo, a remuneração total recebida em países em conflito muitas vezes já é relativamente maior.
A lotação após o término do Instituto Rio Branco (IRBr) é feita por ordem de classificação. Essa ordem leva em conta a nota no CACD e a média das notas no Curso de Formação do IRBr.
No exterior o diplomata ganha em dólar? O salário dele no Brasil é 19 mil, nos EUA ele vai ganhar 19 mil dólares? E se for na Colômbia? Ele vai ganhar 19 mil reais que serão convertidos em pesos ou ou 19 mil dólares q também serão convertidos ou ganhará a quantidade de pesos que seria equivalente ao salário de 19 mil?
O salário no exterior é sempre pago em dólar, independentemente do local de trabalho. O salário no exterior não é a mera conversão do salário em reais, pois leva em consideração o custo de vida em cada local.
@@ayanokojiyagami6289 Existe uma tabela, na Lei 5.809 e em suas regulamentações ( decretos ) que determina os salários, indenizações e auxílios no exterior
olá, tudo bem? Gostaria de esclarecer uma dúvida. Após a aplicação e classificação na prova do CACD, é necessário ir até Brasília por si mesmo? Ou se torna "uma viagem a trabalho"? Tenho 18 anos e me interesso muito pela área, porém, minha família tem renda inferior a um salário mínimo, por isso a preocupação. Obrigada pelo vídeo! 💛
Olá, tudo bem, obrigado! Espero que você também esteja bem. 😊 Após a aprovação no CACD, as despesas com a viagem e a mudança para Brasília são por conta de cada pessoa. O salário é pago desde o momento da posse, em caráter retroativo (no início do mês seguinte à posse, recebe-se o salário correspondente ao mês anterior).
Sim. Nenhum diplomata precisa ir para um posto no exterior contra sua vontade. Caso não deseje servir no posto para o qual foi designado, poderá tentar outra opção disponível ou retornar a Brasília/permanecer em Brasília.
O edital do concurso prevê como parte do perfil profissional que a pessoa tenha disposição para morar no exterior. Além disso, morar no exterior é requisito para a ascensão profissional na carreira de diplomata. No Brasil, há escritórios regionais em algumas capitais estaduais, mas a grande maioria dos diplomatas no Brasil trabalha em Brasília.
Sim, desde que cumpra os requisitos para ir aos postos da categoria desejada. Esses requisitos incluem o tempo de trabalho no MRE em Brasília e, se já estiver no exterior, a categoria do posto em que você se encontra.
No concurso, são obrigatórios o Inglês e mais um entre Francês ou Espanhol (essa foi uma novidade em 2024; até 2023, os três eram obrigatórios). Depois da aprovação, durante o curso de formação ainda é obrigatório estudar mais um além desses três. É possível escolher entre árabe, chinês ou russo.
Sim, Guilherme. Há cursos de todas as matérias. Nós temos cursos da matéria de Política Internacional. Para receber um aviso quando houver novas turmas, cadastre seu email aqui: bit.ly/3nr0wYb
Diplomata Bruno, tudo bem? Conhece algum diplomata que tenha canal no UA-cam, ou blog, ou perfil em outra rede social voltado para a temática de viagem (assim como é o meu canal)?
Você já conhecia os procedimentos de lotação e de remoção de diplomatas?
Escreva aqui quais são suas dúvidas sobre a carreira de diplomata. 👇👇👇
Muito bom esses vídeos. Realmente é interessante um vídeo que aborde "os postos de maneira mais completa", como você mencionou. Obrigado pela semana que vídeos informativos. Grande abraço
@@jm.80 Valeu, Jonas! Beleza, anotada a sugestão para um próximo vídeo. 👍
Muito bom seus vídeos. Obrigado por compartilhar sua experiência. Tenho uma dúvida: porque os diplomatas levam tanto tempo para progredir na carreira? Vi que para sair de 3 para 2 secretário é preciso 3 anos no cargo e é automática, mas vi secretários que levaram 7 anos. Por que isso acontece?
@@labsiga-ifsul Não há regra fixa sobre o tempo para a promoção. As promoções ocorrem apenas quando há vagas nos degraus superiores, e a carreira está estruturada mais ou menos como uma pirâmide: quanto mais se sobe, menos vagas há. Logo, a ascensão acaba sendo demorada, e nem todos chegam ao topo.
@@atualizai muito obrigado pelo retorno.
Tenho a sensação de que consigo ouvir o Bruno por 5h seguidas. Explicação precisa, direta e coesa. Muito obrigado!
Hahahaha valeu demais, Gabriel! 👊
Carreira deveria ser mais valorizada em virtude complexidade do concurso e importância do cargo.
E é, diplomata tem um dos salários mais altos do país
@@bigerdino um cara q começa no judiciario ganha muito mais q um q começa no IRB
@@viniciuscarvalhopereira5434 pois é, se for só pela remuneração certamente não vale a pena ....
Tb não acho que é uma remuneração tão boa
@@daimeluz2964 sem dúvida, quando olhamos o sonho nem pensamos no dinheiro 😊. Fora que como mulheres ainda podemos abdicar de ter uma família, já que a maioria dos homens não aceitariam viver dessa forma kskssk. Acredito que pra avançar na carreira o ideal é sempre estar disposto a novas transferências e experiências.
Estou me apaixonando pela carreira... Acabei de ser aprovada em meu primeiro concurso e acho que vou pra cima dessa prova!
Sucesso na sua preparação, Amanda! 🙏
Eu já estudei para ser diplomata, mas passei em um concurso local que ganha salário similar. Não me arrependo, continuo perto da família, dos amigos sem precisar mudar de país.
Maravilha, a vida é feita de escolhas e que bom que podemos mudar de ideia né ?
qual concurso?
qual?
Qual concurso?
com todo o respeito, sua voz é muito agradável de escutar. vou me matricular no seu curso de política internacional, com certeza. aprendo tudo que você fala! sugestão: cria um podcast 😉
Muitíssimo obrigado, Gabriel! 🙏
O Bruno é muito informado. As explicações vindas dele são precisas.
🙏 Muito obrigado, Alexandre! Um abraço!
Muito bom. Obrigado pelo seu tempo. Toma aqui meu comentário e meu like
Muito obrigado, Rafael! 👊
Que canal incrível, caí aqui de paraquedas e estou amando
Muito obrigado, Mariana! Seja bem-vinda ao canal!
Melhor canal! ♥️ Informações claras, objetivas, e que ajudam muito! Valeeeu Bruno!
🤩👍
Excelente! Informação consistente e entregue de forma ágil e empolgante.
Muito obrigado, Gianne! 😄
Primeiro de tudo, gostaria de parabenizar pelos vídeos. Vou começar a jornada de estudos agora pra perseguir o sonho de ser um diplomata e esse canal se mostrou um pote de ouro em meio ao deserto!
Gostaria de aproveitar pra tirar uma dúvida também, por gentileza. Quando ocorre essa remoção de um diplomata para um posto no exterior, é permitido levar familiares junto? Se sim, quais são os familiares que é permitido levar? Como funciona? Recebe-se algum auxílio por eles também?
Gratidão.
Muito obrigado, Gabriel! Ótimos estudos e sucesso em sua jornada rumo à diplomacia!
Os familiares registrados como dependentes (cônjuge e filhos até 21 anos) recebem passagens e visto para acompanhar o/a diplomata na mudança para o exterior. Há um adicional pequeno de salário por dependente.
Cara, muito obrigada por esse vídeo!!
Fico muito feliz que tenha gostado, Gabriela! 🙏
O vídeo tá incrível!
🤩
Tenho 14 anos e amo Relações Internacionais, mas ainda não entendir quando uma pessoa faz mestrado em outro país, ela gasta o dinheiro da pessoa mesmo pra viajar?
Melhor canal sobre diplomacia ❤
🤩🙌
Legal.
Valeu!
Obrigado pela explicação. Meu maior sonho é me tornar diplomata, mais tenho muitas dificuldades nos Estudos😢
obg
👍
Como russo faz parte dos idiomas do curso, existem postos na Rússia ou arredores (ex-espaço soviético e Leste Europeu)?
Já ansioso pelo aulão do dia 02/05!
Boa! Bora lá, que vai ser 🔥! 👊
Informações preciosas nesse video! Gostaria de saber também como funciona o processo de se trabalhar em escritórios de representação, os ERE, dentro do Brasil mesmo. Por exemplo se logo após o instituo Rio Branco alguém consegue trabalhar em uma região de sua escolha ou compulsoriamente Brasília.
Valeu, Rodrigo! Que bom que curtiu o vídeo! Os escritórios regionais têm poucas vagas, e elas não são oferecidas ao final do Instituto Rio Branco. As primeiras lotações após o curso de formação são sempre em Brasília.
Como funciona a moradia e questões de saúde de um diplomata em missão no exterior? O governo brasileiro paga o "aluguel" do diplomata? E o plano de saúde?
O governo paga o aluguel em modelo de reembolso. Para cada cidade no exterior, conforme o padrão local de preços de aluguel, há um limite máximo de reembolso. O diplomata aluga o imóvel que desejar e recebe o reembolso até o valor máximo.
O plano de saúde é válido em qualquer país e funciona com reembolso parcial (varia conforme a situação/procedimento) e tem franquia (valor mínimo anual pago por pessoa ou por família).
Excelente matéria.
Valeu! Que bom que curtiu 👍
Que professor sensacional!
🤩🙏 Muito obrigado, Sarah!
imagina passar na prova e não passar no curso de formação... eu me jogaria da ponte kkkk
KKKKKKKKKKKKKKKK
Para trabalhar no escritório de São Paulo também é pela classificação do curso para escolha de lotação?
E a remoção para quem estiver em outros escritórios que não em Brasília se dá da mesma forma que para quem estiver em Brasília?
Ao final do curso de formação, todos são lotados apenas em Brasília. A possibilidade de trabalho em escritórios regionais, como no de São Paulo, ocorre apenas mais à frente na carreira.
O trabalho nos escritórios regionais é bem diferente do trabalho em Brasília, e poucos diplomatas trabalham nesses escritórios. Para quem quer ser diplomata, sugiro não contar com a possibilidade de trabalhar em escritórios regionais, já que a maior parte do trabalho no Brasil ocorrerá em Brasília.
Na remoção para o exterior, o procedimento e as regras para quem está nos escritórios regionais são os mesmos de quem está em Brasília.
o curso de Secretariado Executivo Trilingue da UFV é uma boa base para quem quer seguir carreira diplomática? O curso engloba economia, direito básico, idiomas, dentre outros
A maior parte do conteúdo que deve ser estudado para o CACD vem do estudo individual, não do curso superior - independentemente de qual seja. Algumas matérias de cursos universitários podem servir como introdução aos conteúdos exigidos no CACD, mas o aprofundamento posterior é, na maioria dos casos, essencial.
A lotação depois de formado no Instituto depende do desempenho?
Sim, é intrinsecamente ligado ao seu desempenho no instituto
Isso mesmo, é feita uma ponderação entre a nota final no CACD (com peso 1) e no Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco (com peso 3).
Olá, passando por aqui para tirar uma dúvida. Os diplomatas que trabalham em locais considerados de risco recebem algum "adicional de periculosidade"?😅
Oi, Juliana. Não há esse tipo específico de adicional. De todo modo, a remuneração total recebida em países em conflito muitas vezes já é relativamente maior.
Como é escolhida sua lotação?
A lotação após o término do Instituto Rio Branco (IRBr) é feita por ordem de classificação. Essa ordem leva em conta a nota no CACD e a média das notas no Curso de Formação do IRBr.
No exterior o diplomata ganha em dólar? O salário dele no Brasil é 19 mil, nos EUA ele vai ganhar 19 mil dólares? E se for na Colômbia? Ele vai ganhar 19 mil reais que serão convertidos em pesos ou ou 19 mil dólares q também serão convertidos ou ganhará a quantidade de pesos que seria equivalente ao salário de 19 mil?
O salário no exterior é sempre pago em dólar, independentemente do local de trabalho. O salário no exterior não é a mera conversão do salário em reais, pois leva em consideração o custo de vida em cada local.
@@atualizai então no caso ele ganha 19 mil dólares?
@@ayanokojiyagami6289 Não. Isso depende do custo de vida em cada cidade, mas é menos da metade disso.
@@atualizai voce ganha quantos dólares
@@ayanokojiyagami6289 Existe uma tabela, na Lei 5.809 e em suas regulamentações ( decretos ) que determina os salários, indenizações e auxílios no exterior
olá, tudo bem? Gostaria de esclarecer uma dúvida. Após a aplicação e classificação na prova do CACD, é necessário ir até Brasília por si mesmo? Ou se torna "uma viagem a trabalho"? Tenho 18 anos e me interesso muito pela área, porém, minha família tem renda inferior a um salário mínimo, por isso a preocupação. Obrigada pelo vídeo! 💛
Olá, tudo bem, obrigado! Espero que você também esteja bem. 😊
Após a aprovação no CACD, as despesas com a viagem e a mudança para Brasília são por conta de cada pessoa. O salário é pago desde o momento da posse, em caráter retroativo (no início do mês seguinte à posse, recebe-se o salário correspondente ao mês anterior).
Caso você for alocado para um local no exterior que você não deseja, tem alguma forma de recusar ou pedir por outra locação?
Sim. Nenhum diplomata precisa ir para um posto no exterior contra sua vontade. Caso não deseje servir no posto para o qual foi designado, poderá tentar outra opção disponível ou retornar a Brasília/permanecer em Brasília.
Diplomata necessariamente tem que morar em Brasília ou no exterior?
O edital do concurso prevê como parte do perfil profissional que a pessoa tenha disposição para morar no exterior. Além disso, morar no exterior é requisito para a ascensão profissional na carreira de diplomata.
No Brasil, há escritórios regionais em algumas capitais estaduais, mas a grande maioria dos diplomatas no Brasil trabalha em Brasília.
Qual a idade média de aprovação?
A idade média dos aprovados costuma variar entre 28 e 30 anos mais ou menos. Mas essa é só uma média. Há aprovados de 22 a 45 (ou mais).
Você pode escolher para qual categoria gostaria de ir?
Sim, desde que cumpra os requisitos para ir aos postos da categoria desejada. Esses requisitos incluem o tempo de trabalho no MRE em Brasília e, se já estiver no exterior, a categoria do posto em que você se encontra.
Uma pergunta: se o diplomata se casa com uma pessoa do país em que ele se encontra, ele pode permanecer nele? Obg
Não pode permanecer como diplomata brasileiro, pois há limite de tempo para ficar trabalhando em cada posto no exterior.
@@atualizai Quantos idiomas obrigatórios
No concurso, são obrigatórios o Inglês e mais um entre Francês ou Espanhol (essa foi uma novidade em 2024; até 2023, os três eram obrigatórios).
Depois da aprovação, durante o curso de formação ainda é obrigatório estudar mais um além desses três. É possível escolher entre árabe, chinês ou russo.
Só árabe chinês ou russo? Não poderia ser outra? 😅 como por exemplo alemão? Essas que costumam ser mais requisitadas.
São essas porque elas são os idiomas oficiais da ONU (espanhol, inglês, francês, árabe, russo e chinês).
O que acontece se o candidato não conseguir os 60% no curso de terceiro-secretário?
Se isso acontecer (o que é muito raro e improvável), a pessoa pode ter de fazer a matéria novamente com a próxima turma de aprovados.
Existe cursinho preparatorio para diplomacia
Sim, Guilherme. Há cursos de todas as matérias. Nós temos cursos da matéria de Política Internacional. Para receber um aviso quando houver novas turmas, cadastre seu email aqui: bit.ly/3nr0wYb
Diplomata Bruno, tudo bem? Conhece algum diplomata que tenha canal no UA-cam, ou blog, ou perfil em outra rede social voltado para a temática de viagem (assim como é o meu canal)?
Olá, tudo bem? Infelizmente, não conheço nenhum canal ou blog de diplomata com esse tema.
Tem porte de arma?
PQP.
Esse pessoal todo inscrito no canal quer ser diplomata? Muita gente.
Se for comparar ao milhões de brasileiros, até que não ....