Entendendo os Fatores de Risco para o Transtorno Bipolar

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 лют 2023
  • Dr. Renato R. Silva (Médico Psiquiatra pela USP)
    CRMMG 54.154/RQE 39.620
    -----
    AVISO LEGAL
    As informações contidas neste vídeo não pretende substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento.
    De acordo com o Código de Ética Médica, esse vídeo tem somente caráter educativo, assim como, não são divulgados endereços e telefones de consultório, clínica ou serviço de saúde.
    Este vídeo foi produzido baseado na experiência do Dr. Renato Silva e em seu constante e apaixonado estudo das evidências científicas mais recentes.
    Procure seu médico, em caso de dúvidas.

КОМЕНТАРІ • 265

  • @anahideduarte5424
    @anahideduarte5424 8 місяців тому +26

    Meu irmão caçula era esquizofrênico,infelizmente ele cometeu suicídio.Era muito inteligente e faleceu com 32 anos e deixou uma filha. Graças a Deus a filha dele não herdou a doença.Eu tenho transtorno bipolar Sou psicóloga clínica!

  • @elianeoliveira827
    @elianeoliveira827 11 місяців тому +17

    Deixei de pensar que era mal caráter carregava uma culpa horrivel ,pelas crises de hipomania e mania que me trouxeram tanto prejuijo pra mim e minha familia,muito obrigada ,dos 15 aos 58 agora a luz começa a aparecer , gratidão 🙏

  • @alessandramariafernandesco6403
    @alessandramariafernandesco6403 11 місяців тому +16

    Acredito que eu iniciei na primeira infância pois minha casa pegou fogo e eu vi minha tia morrer queimada e pois disso passei a ser abusada por outro tio ....e com 9 anos parei de falar e escrever e tive que fazer fono para ser alfabetizada de novo 😞 Hoje estou com 47 anos e estou cansada de lidar com essa doença agora me encontra em depressão a 1 ano 4 meses e está difícil acertar dessa vez minhas medicações 😢

    • @cristinematos4625
      @cristinematos4625 3 місяці тому

      Querida, medicamento é 30% apenas. Vc tem que fazer aquilo que mais gosta, que mais tem vocação.

  • @user-up9vx6et5b
    @user-up9vx6et5b 9 місяців тому +21

    Tenho 27 anos. Fui diagnosticado com transtorno bipolar 2, devido aosuso cronico de maconha e historico familiar de esquizofrenia e tinha isso faz uns 8 anos e nem sabia me casei e minha esposa notou essas mudancas de humor. Infelizmente tive atitudes impulsivas como traicao, gastos sou uma pessoa muito euforica nao consigoo parar quieto e tenho agitacao noturna so vou dormir mesmo la pelas 4h da madrugada ate na verdade estou escrevendo esse comentário agora as 3:30 da madrugada. Devido a tudo isso e aos realtos da minha esposa de irritabilidade, impaciência procurei ajuda e agora estou na primeira semana de tratamento com valproato de sódio, estou aqui relatando minha historia pois achava que isso era da minha personalidade as vezes ficava tao irritado que parecia estar possuído as palavras apenas saiam da minha boca e doa quem doer e quase perdi meu casamento com isso e quero agradecer primeiramente a minha esposa Pamela por ter abrido meu olhos e tambem agradecer a esse execelwnte médico Renato Silva depois de tantos videos e lives consegui compreender onde me encaixo na hipomania mista pois confudia com minha personalidade. No meu emprego isso ate foi bom pois era muito produtivo e pró-ativo porém me irritava quando meus colegas nao eram iguais ou nao acompanhavam meu ritmo e sim meu senso de grandeza ficou maior e graças a essasives e videos estou conseguindo controlar mais essa euforia e agitação então deixo aqui meus agradecimentos a esse excelente profissional.

    • @DrRenatoSilva
      @DrRenatoSilva  9 місяців тому +8

      Olá! Muito obrigado por compartilhar sua história! Fico feliz em saber que meus vídeos e respostas estão ajudando você a compreender melhor o seu transtorno e a buscar ajuda. O conhecimento sobre a doença, sobre suas causas e seus mecanismos de ação aumenta a consciência sobre a importância e traz sentido às estratégias de tratamento. Isso, por consequência, aumenta a aderência ao tratamento e traz a melhora dos sintomas. É por isso que costumo dizer que conhecimento salva!
      Muito obrigado por sua consideração e por acompanhar por aqui, espero continuar sendo uma fonte de ajuda para você e muitas outras pessoas.

    • @user-up9vx6et5b
      @user-up9vx6et5b 9 місяців тому +1

      @@DrRenatoSilva gostaria de tirar duas dúvidas com você pessoais. Teria algum contato? Email? Rede social? Para que possa falar com você. Prefir falar com você do que com meu Psico pois na verdade ele nem falou meu diagnóstico apenas me médicos como sou farmacêutico fui atrás estudei mais com seus vídeos. Se puder retornar agradeço.

  • @marianamorais1819
    @marianamorais1819 Рік тому +45

    Meu sonho é te conhecer Dr Renato e agradecer pessoalmente, o senhor salva vidas, muito obrigada ❤

    • @lizianemaschiobragagnoloba7370
      @lizianemaschiobragagnoloba7370 Рік тому +3

      Tb tenho o mesmo sonho que o seu! Imagino que só ele pode me compreender!

    • @ahusz
      @ahusz 6 місяців тому +1

      O meu também! Que médico sensacional ❤

  • @dayannyfabricantemartins1609
    @dayannyfabricantemartins1609 Рік тому +25

    Meu quadro abriu com 25 anos de idade, venho sofrendo por 11 anos, lutando com todos os sintomas e só agora fui diagnosticada com TAB, feliz por ter um profissional como o senhor doutor e por disponibiliar tanto conhecimento, sinto-me aliviada por ter seus vídeos como apoio.

    • @rozirenesilva9836
      @rozirenesilva9836 Рік тому +1

      Meu Deus quantas informações importantes eu tenho 2 filhas uma tem transtorno bipolar a outra tem tdh e é autismo sempre teve acompanhamento só agora tive uma explicação convincentes

    • @antonioteixeira1528
      @antonioteixeira1528 9 місяців тому +1

      Estava bem agitado e me disseram pra ir no psiquiatra. Logo que me viu queria me internar. Foi a mais de 6 meses. Eu estou com quase 62 anos.

  • @patriciaviana47
    @patriciaviana47 Рік тому +28

    Dr. Renato o exemplo do quarto escuro e a camisa jogada na cadeira foi perfeito!!! Era exatamente assim que eu me sentia quando minha filha foi diagnosticada, cheia de dúvidas e medos, mas depois de te conhecer aqui, a luz do conhecimento clariou as nossas vidas, entendemos melhor o q acontece e fica mais fácil reconhecer as alterações.
    Que Deus continue te abençoando com saúde e disposição para continuar nos ajudando com os vídeos, q seu canal cresça muito, muito, muito!!! Vai ajudar muita gente, assim como nos ajudou.🙏

  • @elainesoares1675
    @elainesoares1675 9 місяців тому +4

    Boa noite a todos! Estou na investigação de uma possivel bipolaridade. Me lembro de desde os 4 anos de idade ter tido um começo de depressão, aos 14 pra 15 anos tive depressão profunda... Aos 24 tive minha filha e tive depressão pós parto , e no ano passado (ja com 30 anos ) cheguei ao fundo do poço com depressão e síndrome do Pânico. Desde o ano passado nunca mais fui a mesma , tomo remédio todos os dias pra conseguir dormir , e agora há poucos dias a minha psicóloga me acendeu essa luz vermelha pra esse possível diagnóstico! Bom, diante disso venho pesquisando bastante e é como se tudo que eu aprendi sobre o transtorno bipolar faz todo sentido agora pra mim ! Obrigada Doutor Renato por compartilhar tantas informações de utilidade pública,que Deus o abençoe!

  • @shyrleirosin8261
    @shyrleirosin8261 Рік тому +11

    Eu tenho bipolaridade com hipomania e tive 3 tias que não receberam tratamento adequado e sofreram muito e a família também. Não souberam o que seria viver com estabilidade.

  • @cristianabarbosa9392
    @cristianabarbosa9392 3 місяці тому +2

    Ainda não encontrei um estabilizador, só me passam antidepressivo o que me faz piorar. Minha irmã só morreu porque quando trocaram seus medicamentos. Obrigada Dr por colocar uma luz em meu caminho e de muitas pessoas. Que o nosso criador Jeová Deus abençoe seu trabalho aínda mais

  • @jacklineglock
    @jacklineglock Рік тому +13

    Parte da minha família 👪 acha q é frescura minha e outra parte da minha família 👪 falta de Deus😢ninguém entende q é uma DOENÇA!!!

    • @Fata287
      @Fata287 4 місяці тому

      A falta de apoio e compreensão da família, complica muito todo a evolução do do seu TBP. É uma pena isso. NÃO deixe de fazer o seu tratanento com um Psiquiatra e de tomar as suas medicações.
      Boa sorte !!!

    • @marianorma1620
      @marianorma1620 3 місяці тому

      Nem sabia de tal doença, meu filho está com essa maldita doença, ele tem 19 anos, não mora comigo, sofro muito com isso. Fico muito preocupada com essa situação

  • @shyrleirosin8261
    @shyrleirosin8261 Рік тому +13

    Ensinos de grande utilidade para mim!
    Com 53 anos tive o meu primeiro episódio de hipomania mas já havia tido alguns de depressão. Experimentei stress na infância e na vida adulta stress crônico. Nesta idade recebi o diagnóstico de bipolaridade tipo 2 e, antes disso, eu me diagnostiquei em virtude de estar estudando em Psicopedagogia a respeito de Transtornos mentais.
    Em termos de tratamento... quanta perda de tempo! Há cerca de um ano estou assistindo os seus vídeos, aprendendo e aplicando no meu dia dia que vai ficando mais leve. Hoje, com 73 anos, é tempo de viver de verdade. Grata ao Deus-Amor... Grata a você, querido Dr. Renato!

    • @DrRenatoSilva
      @DrRenatoSilva  Рік тому +1

      Shyrlei, boa noite! Me alegra saber que o conhecimento que compartilho por aqui tem sido útil em sua vida e a tem tornado mais leve. É sempre importante buscar ajuda de profissionais de saúde qualificados para obter o melhor tratamento possível.
      Obrigado por acompanhar por aqui, espero continuar sendo uma fonte de ajuda para você e muitas outras pessoas!
      Aproveito a oportunidade para convidá-la para a maior e mais completa aula que farei sobre bipolaridade:
      bit.ly/labirintodabipolaridade

  • @pamelacandido5121
    @pamelacandido5121 Рік тому +9

    Minha mãe era bipolar, mas demorou para ter o diagnóstico e por muito tempo foi tratado como depressão o que piorou muito. Meu irmão erdou a pré disposição e foi diagnosticado, e o filho dele tem o espectro autista.

  • @fabiolacastro9523
    @fabiolacastro9523 Рік тому +23

    Pai, vó, tia, prima, eu... Complicado!!! Dr. Renato, parabéns pela sua excelência!! Graças ao seu trabalho e doação estou me conhecendo cada vez mais, tendo consciência das dificuldades e potencialidades. Mas é muito cansativo estar sempre alerta!!

    • @mariadelourdesoliveira550
      @mariadelourdesoliveira550 9 місяців тому +1

      Gostaria de te conhecer. Tudo o que fala é interessantíssimo! Parabéns 👏

  • @patriciazanoli37
    @patriciazanoli37 11 місяців тому +6

    Fui diagnosticada a 2 anos como bipolar ,passei anos tratar depressao e ansiedade sem nunca sarar .
    Tenho filhos gemeos univitelinos, eles tem espectro autista ,e nunca parei pra entender sobre mim ,com sua explicacao agora entendo tudo obrigada pelas informações

  • @borboletaazul1135
    @borboletaazul1135 Рік тому +13

    Dr. Recebi meu diagnóstico há pouco tempo, mas já sofri muito. Tenho 29 anos e quero ingressar na faculdade. O problema é que minha cabeça só foca em uma coisa por vez daí fico super empolgada até mudar de assunto. Meu maior medo é não conseguir terminar minha faculdade e comprometer meu futuro. 😱
    Poderia falar sobre sobre bipolaridade e carreira/profissão, faculdade.
    Obrigada por suas maravilhosas aulas! 🙏😊💕

  • @angelamiranda6808
    @angelamiranda6808 Рік тому +5

    Quando eu era criança, era tímida e tinha vergonha. Completei 13 anos me isolei dos amigos.Compleitei 19 anos entrei em crise. Depois de anos me diagnosticaram com Bipolar. Melhorei 😰🙏

  • @cristianabarbosa9392
    @cristianabarbosa9392 3 місяці тому +1

    Desde bem pequena,ou mesmo antes de nascer, já sentia depressão. Tenho 64 anos e só agora descobri que sou bipolar. Minha irmã foi diagnosticada bem jovem com essa doença e aos 62 anos cometeu suicídio.

  • @manoelasobreira6408
    @manoelasobreira6408 10 місяців тому +3

    Meu irmão é esquizofrênico por abuso de drogas, meu pai bipolar, minha avó paterna ficou em manicômio por anos. Obrigada por compartilhar seu conhecimento de forma tão gentil e acertiva.

  • @monicacostamarques
    @monicacostamarques 5 місяців тому +3

    Gostaria de participar de UM GRUPO DE APOIO DE MAES que tem filhos bipolares , preciso de ajuda , é uma doença terrivel , nao sabemos como agir , carência mto gde de saber lidar com eles , socorro , a minha familia foi destruida 😓

  • @brunaazevedo5578
    @brunaazevedo5578 Рік тому +23

    Depois de 15 anos recebi o diagnóstico de bipolaridade e comecei o tto medicamentoso, tão aliviada por descobrir o q eu tenho. Depois de tantos anos sofridos… Incrível como a medicação ajuda! Não vivo mais sem estabilizador de humor.

    • @iaramazzeo5063
      @iaramazzeo5063 Рік тому

      É verdade

    • @nidanovais9639
      @nidanovais9639 Рік тому +1

      Vc toma qual estabilizador

    • @gilsianebussoli2882
      @gilsianebussoli2882 Рік тому

      Bruna deixa te perguntar vc entra em estado de mania mesmo sendo medicada ?

    • @montalioni8649
      @montalioni8649 9 місяців тому +2

      Bruna vc toma lítio? Fui diagnosticada e a médica quer que eu uso lítio. Mas tenho tanto medo ..😢

    • @lourdesbrizzi4000
      @lourdesbrizzi4000 6 місяців тому

      ​@@montalioni8649minha filha tem 17 anos e usa litio desde os 13 anos. É seguro. Só que tem de fazer exame de litemia a cada 2,/4 meses.

  • @monikalee
    @monikalee 9 місяців тому +2

    Minha mãe era diagnosticada com esquizofrenia e depressão,fui diagnosticada com tb 2 quando tinha 27 anos,meu filho mais velho com tdh e o mais novo tmb +aspectro autista. Não é facil o preconceito das pessoas e me culpo muito por tudo. Por não conseguir ser "normal" . Tenho tido muitos episódios de depressão desde que perdi meus pais ao mesmo tempo. É uma luta....

  • @marcelowanderleischarmach4230
    @marcelowanderleischarmach4230 4 місяці тому +1

    O meu quadro abriu com 17 anos, qdo fui morar fora e sentia uma falta enorme de casa... começou uma tristeza enorme e não demorou pra entrar em depressão...

  • @joseantoniodossantosferrei8688

    Minha filha manifestou aos 22 anos, sendo que aos 13 ela desmaiou derrepente e passou mais de um mês meio depressiva mais se recuperou sem precisar ir ao psicólogo, fizemos vários exames e na época não deu nada, o médico disse se tratar de Epilepsia benígna. Nunca mais aconteceu até se manifestar esse transtorno

  • @salamari736
    @salamari736 5 місяців тому +2

    Compreender, conhecer as causas de uma doença ja é metade da cura. Gratidão, Doutor Renato 🙏❤

  • @laizaregia8089
    @laizaregia8089 Рік тому +7

    Eu reduzi o cigarro. Estou no próximo passo: parar de vez! Já me sinto muito melhor.... Obrigada pelo seu trabalho.🤗

  • @danielyhoehene7325
    @danielyhoehene7325 Рік тому +4

    Stress agudo em 2022 abri episódio de mania fui diagnosticada ano passado aos 45 anos infância tb com muito stress hj estou estável tomando lítio e cuidando de mim.

  • @amo1204
    @amo1204 10 місяців тому +4

    Meu caso: genética + lar desestruturado, então meu inicio foi na infância. E com estas explicações, estou chegando a conclusão que tenho que levar meu filho ao psiquiatra pois ele tem características de TEA. VÍDEO muito esclarecedor.

  • @isadorawezs2289
    @isadorawezs2289 Рік тому +13

    Fui diagnosticada Só agora 44 anos, quanto sofrimento em toda minha vida. E sofrimento para meus parentes.

    • @sandraadao634
      @sandraadao634 Рік тому +1

      Eu aos 37anos.Agora tenho 49anos.

    • @isadorawezs2289
      @isadorawezs2289 Рік тому +1

      @@sandraadao634 Temos que conviver com tdb, desejo a vc muita vida, muitas coisas boas.

    • @sandraadao634
      @sandraadao634 Рік тому +1

      @@isadorawezs2289 obrigada, igualmente.

    • @simonesantana5661
      @simonesantana5661 Рік тому +2

      Nao é fácil não. Passo muito aperto com a minha filha.

    • @sandraadao634
      @sandraadao634 Рік тому

      @@simonesantana5661 comigo ninguém se importa, pôr isso eu penso que isto um dia não vai acabar bem

  • @sergioluismarquesdossantos8030
    @sergioluismarquesdossantos8030 7 місяців тому

    Gratidão

  • @sirleiestefen4622
    @sirleiestefen4622 Рік тому

    Seja abençoado sempre doutor.

  • @bernadetelaert2824
    @bernadetelaert2824 Рік тому

    Grazie Dr Renato

  • @sirleiestefen4622
    @sirleiestefen4622 Рік тому

    Parabéns. Muito bem explicado.

  • @alexandresantahelena4744
    @alexandresantahelena4744 9 місяців тому +1

    Obrigado por toda essa informação, vamos divulgar ao máximo , isso salva vidas

  • @gracafernandes8290
    @gracafernandes8290 9 місяців тому +3

    Parabéns Dr Renato o seu trabalho aqui vem salvando vidas, famílias e nós profissionais da saúde que podemos orientar melhor os nossos pacientes. É Fantástico os seus alertas quanto aos gatilhos e agravamento do transtorno, pois a Bipolaridade possui todas essas nuances e sutilezas que você didaticamente esclaresce em cada vídeo. Qualquer leigo passa a entender a doença. O TAB é como um arco-iris infinito de cores mesmo. Sou psicóloga há 17 anos e nunca aprendi tanto como aprendo com seus vídeos. Gratidão Amor e Luz na sua vida!❤❤❤❤

  • @simonesilveira9992
    @simonesilveira9992 3 місяці тому

    Valeu!

  • @elainepieroni
    @elainepieroni Рік тому +1

    Concordo o dr Renato e excepcional, fenomenal. Deys o abençõe dr 🙏🥰

  • @deusinocete
    @deusinocete Рік тому +13

    Boa noite, Doutor! Vc é um ótimo profissional, obrigada por suas aulas gratuitas e tão importantes.

  • @angelamiranda6808
    @angelamiranda6808 Рік тому +3

    Depois que me disseram que eu não posso beber. parei ! Quando estou com vontade de beber vinho, eu tomo suco de uva.

  • @vanessavianna265
    @vanessavianna265 7 місяців тому +1

    Genial! Didática e tecnicamente perfeito!

  • @danielacastilhomiranda843
    @danielacastilhomiranda843 Рік тому +3

    Ansiedade comecei pequena ainda , após um assalto no qual achei que tivessem matado toda minha família, desenvolvi TOC , só depois de 35 anos , saiu o diagnóstico de bipolaridade, nesse caso depressão forte tinha 18 anos, após a morte do meu irmão

  • @neusamariaalvim661
    @neusamariaalvim661 11 місяців тому +3

    Esse médico é um anjo ! Grata por passar conhecimento .

  • @ligiabalbino9896
    @ligiabalbino9896 Рік тому +7

    Amo muito os conteúdos do doutor, me ajudam muito

  • @pamelagm7993
    @pamelagm7993 Рік тому

    É verdade!

  • @irene1765
    @irene1765 8 місяців тому

    A mais pura VERDADE!! O conhecimento Salva ❤

  • @lucianarios490
    @lucianarios490 Рік тому +2

    Hoje os estudos mais avançados sobre a genética provam que a herdabilidade genética é cerca de apenas 5 a 6 por cento.
    A Epigenética ( sobre a genética ou acima da genética) , estudos mais recentes mostram que a Epigenética é muito mais determinante na manifestação dos sintomas. Ou seja , o ambiente, as influências do meio , as relações, são fatores que predispõe em muito maior proporção do que a genética. As informações do genoma podem sim ser modificadas pelo ambiente .
    No entanto, concordo completamente com a informação de que trazer a consciência sobre a causa e origem dos sintomas , ampliar o conhecimento sobre o mecanismo de desenvolvimento dos sintomas é essencial para o processo de cura ou auto cura .

  • @SHEILAMAR-
    @SHEILAMAR- Рік тому +1

    sim è verdade

  • @mariataniasouzadettogni6701
    @mariataniasouzadettogni6701 Рік тому +2

    Boa noite.

  • @andreiaguiotti
    @andreiaguiotti Рік тому +5

    Didatica excelente! comecei a segui-lo pelo diagnostico da minha filha e me apaixonei pelo aprendizado,

  • @concebidaalves478
    @concebidaalves478 Рік тому +3

    D.r. suas palestras são maravilhosas. Da. Vontade de ouvir a. Todas elas. E passar numa consultoria. Com o D.r.

  • @elizabethmendes5219
    @elizabethmendes5219 4 місяці тому +1

    ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤GRATIDÃO Dr. RENATO SILVA..❤❤❤❤❤❤❤DEHS TE ABENÇOE.❤❤❤❤❤❤❤❤❤

  • @alexandraluiz3399
    @alexandraluiz3399 10 місяців тому

    Que o Criador abençoe vc vida doutor

  • @bernadetelaert2824
    @bernadetelaert2824 Рік тому +1

    Sim

  • @elizabethmendes5219
    @elizabethmendes5219 4 місяці тому +1

    É VERDADE Dr. RENATO ....🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉

  • @danielyhoehene7325
    @danielyhoehene7325 Рік тому +4

    Verdade Dr. Sou bipolar e minha mãe tb é

  • @angelamiranda6808
    @angelamiranda6808 Рік тому +2

    Estou gostando dos seus vídeos, me ajuda bastante. Deus te abençoe!🙌💗

    • @DrRenatoSilva
      @DrRenatoSilva  Рік тому +1

      Olá Angela, fico muito feliz em saber que meus vídeos estão sendo úteis em sua vida. Obrigado pelo feedback positivo!
      Que Deus também abençoe você e sua família!

  • @jeanmuniz4167
    @jeanmuniz4167 5 місяців тому

    Dr, vc tem me ajudado muito!!!

    • @DrRenatoSilva
      @DrRenatoSilva  5 місяців тому

      Olá, Jean! Fico muito contente em saber que meus vídeos estão são úteis em sua vida, muito obrigado por acompanhar por aqui!

  • @cherrybrandscomplementos5808
    @cherrybrandscomplementos5808 3 місяці тому

    É verdade Doutor

  • @raqueljoaquina7769
    @raqueljoaquina7769 Місяць тому

    Tenho mto a agradecer ao Dr Renato por gravar esta live, tenho 64 anos e descobrir a bipolaridade aos 62, porém abrir quadro com 27 anos na depressão pós parto, minha primeira filha, assistindo essa live foi como um divisor de águas, obrigada Dr Renato, forte abraço...🥰

    • @DrRenatoSilva
      @DrRenatoSilva  Місяць тому

      Olá, Raquel! Fico feliz que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o seu transtorno, muito obrigado por compartilhar um pouco da sua história!

  • @angelamiranda6808
    @angelamiranda6808 Рік тому +2

    Quando eu era criança meu relógio biológico era diferente. adolescente eu acordava 03:00 em ponto.Mais voltava a dormir !

  • @dalmaciasilvabatista9692
    @dalmaciasilvabatista9692 Рік тому

    É verdade

  • @carloscarbonell645
    @carloscarbonell645 Рік тому +1

    E verdade

  • @claudiagarcezamaralgarceza2808

    Boa Noite 🐙🐙

  • @soniarezende2788
    @soniarezende2788 3 місяці тому

    Meu pai era bipolar meus irmãos todos são uns se trataram outros viram alcoólatra eu já tentei várias vezes o suicídio meu irmão tentou várias vezes também mas faz um ano ele tentou outro e infelizmente ele veio a falecer hoje tenho aprendido muito com o Senhor

  • @RosaMaria-zy5zv
    @RosaMaria-zy5zv 10 місяців тому +3

    Meu irmão até os vinte anos normal,saiu e bebeu pela primeira vez, desenvolveu a bipolaridade,nunca mais parou de beber,ficava enlouquecido nunca conseguiu parar até morrer prematuramente😢

  • @TerezaAlbergaria-ik3qs
    @TerezaAlbergaria-ik3qs 4 місяці тому

    Amém 😊

  • @elianesouza4757
    @elianesouza4757 Рік тому +1

    Sim Dr Renato eu sou bipolar e tenho tia esquizofrênica primas bipolar e depressão crônica todos familiares da parte de pai.

  • @nbwyr
    @nbwyr 9 місяців тому +3

    Na minha família tem vários casos de depressão, ansiedade, um de esquizofrenia, um de autismo e um de bipolaridade, recebi o diagnóstico com 14, mas desde criança já apresentava, tive uma depressão grave com 13 e mania com 14, depois depressão novamente e recebi o diagnóstico. Tenho 19 hoje e só agora estou conseguindo um bom tratamento.

    • @glauciavieira1520
      @glauciavieira1520 3 місяці тому

      Com quantos anos começa apresentar sintomas ? Meu irmão é bipolar , e a filha dele tem 5 anos , apresenta agressividade e mudança de humor repentina .

    • @nbwyr
      @nbwyr 3 місяці тому

      @@glauciavieira1520 pode apresentar bem cedo, é bom já levar no médico pra saber se pode ser

  • @angelamaria-ig7ks
    @angelamaria-ig7ks Рік тому

    Quanto esclarecimento que eu não sabia meu Deus

    • @DrRenatoSilva
      @DrRenatoSilva  Рік тому

      Olá Angela! Fico feliz em saber que este vídeo foi útil para você. Como costumo dizer, conhecimento salva!
      Se você deseja saber ainda mais sobre bipolaridade, não perca a maior e mais completa aula que farei sobre o assunto AMANHÃ (13/03), às 19:30h:
      bit.ly/labirintodabipolaridade
      Obrigado por acompanhar por aqui!

  • @eduardavieira1496
    @eduardavieira1496 6 місяців тому +1

    Vendo seus videos , e analisando meu comportamento ,acho que tenho alguns comportamentos bipolar ,estou indo a um psiquiatra , vou conversar sobre isso com ele

  • @marileneschulz1785
    @marileneschulz1785 28 днів тому

    É verdade...

  • @joseantoniodossantosferrei8688

    Pelas suas explicações o caso dela pode ter relação com o estresse prolongado(ambiente de trabalho)

  • @lietemaquiagem7632
    @lietemaquiagem7632 11 місяців тому +1

    É vdd, minha mãe tinha esquizofrenia e minha filha é bipolar, tem 25 anos e seu primeiro surto foi com 21 anos.

  • @mariataniasouzadettogni6701
    @mariataniasouzadettogni6701 Рік тому +4

    A minha infância foi um inferno, aos 16 anos grávida da primeira filha etccc

  • @terezaggbauer8136
    @terezaggbauer8136 Рік тому

    Dr e exesso de calcio, pra quem já em estado avançado com medicação.

  • @angelicaboness6861
    @angelicaboness6861 5 місяців тому

    Sempre fui tranquila, boa filha, boa vizinha, boa amiga calma, os problemas começaram a surgir quando comecei a trabalhar, sempre achavam que eu queria ser melhor que eles, e tive o azar de trabalhar com pessoas que conheciam meu pai , e que devido a posição dele e eu ter forte formação científica, estava lá para tomar o lugar destes.

  • @silviareginaamorim8455
    @silviareginaamorim8455 10 місяців тому

    Verdade Dr Renato.sou bipolar tenho um filho esquisofrenico e um neto autista.

  • @gbia100
    @gbia100 4 місяці тому

    Eu passei mais de 30 anos da minha vida em constante crises de depressão e só aos 45 anos fui diagnosticada com TAB e agora estou tomando Litio e quetiapina.

  • @isabelbel9636
    @isabelbel9636 9 місяців тому +2

    Acho que sempre tive depressão desde criança, mas meus pais n tinham consciência de saúde mental. Devo ter passado por todos esses fatores de risco.
    Estou com diagnótico fechado de TAB.

  • @socorrolimasousa5729
    @socorrolimasousa5729 5 місяців тому +1

    Mas sinceramente o senhor acabou de me dá uma informação maravilhosa sobre os genes,que já são vem desde a concepção

  • @carloaugustodacosta7932
    @carloaugustodacosta7932 Рік тому +3

    Meu filho é Bipolar e tem retardo mental moderado,começou com TDAH e cisto Aracnoide

  • @neycarloslucca8404
    @neycarloslucca8404 9 місяців тому

    É verdade.

  • @annapaglialonga91
    @annapaglialonga91 Рік тому

    E verdade tenho depf

  • @didaduarte2728
    @didaduarte2728 Рік тому +1

    Eu iniciei com 14 anos o diaguinostico só recebi com 35 a primeira deprecao mania mista

  • @nilcemaravieiradossantos9359
    @nilcemaravieiradossantos9359 11 місяців тому +1

    Minha vó a mãe da minha mãe era esquizofrênica ...meu pai era alcoólatra eu tenho 56 anos e sou bipolar a filha da minha irmã é bipolar
    ... tenho duas filhas e graças a Deus não desenvolveram bipolaridade ...

  • @angelicaaparecidayoshinaga160
    @angelicaaparecidayoshinaga160 8 місяців тому +1

    Sou bipolar e estou investigando minha filha mais nova com suspeita de autismo leve.

  • @marianacarmogoulart8704
    @marianacarmogoulart8704 Рік тому +1

    Eu iniciei os sintomas com 23 anos

  • @biancabarretodossantos9479
    @biancabarretodossantos9479 5 місяців тому +1

    Eu 😊

  • @brunaolliva
    @brunaolliva Рік тому +3

    Obrigada doutor por tdo, como é bom ter alguém que entenda, que sabe oq é um problema do outro, as pessoas não entendem, dói dói dói tanto 😢
    Empatia 0 com as pessoas com transtornos que não tem “cara”

    • @gloriasilvarodrigues5950
      @gloriasilvarodrigues5950 9 місяців тому

      Dói muito mesmo, principalmente quando quando somos humilhado mal entendido pelos da própria FAMÍLIA 😮😢❤

    • @anaildesbispodesatanalapin572
      @anaildesbispodesatanalapin572 8 місяців тому

      Verdade, dói muito!😢

    • @malureis8167
      @malureis8167 6 місяців тому

      Não é divulgado esse transtorno, as pessoas pensam q é da personalidade da pessoa, frescura.
      Doi muito mm

  • @izabelcristinanavarrogurge136
    @izabelcristinanavarrogurge136 5 місяців тому

    Gostaria muitíssimo que o Dr. 😂Eu.

  • @terezinhasilva9840
    @terezinhasilva9840 8 місяців тому

    e verdade

  • @dulcesiqueira1010
    @dulcesiqueira1010 10 місяців тому

    Trauma infantil...interessante...meu irmão

  • @patriciauessato8405
    @patriciauessato8405 Рік тому +2

    Eu tomei o chá do Santo DIme e tive um surto uma semana depois, fui para na UTI,derrubei 8 enfermeiros quebrei a tomografia de tanto dar cabeçada e os médicos entraram com medicações injetáveis para me acalmar e eu não parava de bater nas pessoas.
    Eu não me recordo de nada mas dizem que foi muito feio.

    • @ruthduarte6243
      @ruthduarte6243 Рік тому

      O neto do Chico anisio tomou esse chá e suicidou se.

  • @deusimarcoutinhomoura1021
    @deusimarcoutinhomoura1021 9 місяців тому

    Sim dr.Renato é vdd eu tenho um irmão com esquizofrenia

  • @isadorawezs2289
    @isadorawezs2289 Рік тому +8

    Infância ruim, acho que sou bipolar desde os 13 anos. Abuso.😥

  • @anigerisor6952
    @anigerisor6952 11 місяців тому +2

    É verdade, bipolaridade, esquizofrenia e autismo 😢

  • @JoaoLouzasenacardoso
    @JoaoLouzasenacardoso 4 місяці тому

    Meu marido é bíblico , minha filha , meu neto é autista, mais sigo firme graças a Deus.

  • @marciaperes1090
    @marciaperes1090 5 днів тому

    Dr. Renato, gostaria que vc falasse sobre as pessoas que não assumem que tem transtorno bipolar. Convivo muito proximamente com alguém assim e é muito difícil. Obrigada!

  • @user-nu2hl5sq6s
    @user-nu2hl5sq6s 7 місяців тому

    Oi boa tarde Dr. Sim perdi um brima e um irmao cm todos dois suicidaram cm esquizofrenia, e meu filho hj cm 38 anos é bipolar mais é ótimo filho mto querdo amado por todos, tive uma gravidez pécima dele ai zangou foi tudo , agora do lodo da familia do pai deke tem 2tias do meu filho,so que tem uma a mais velha internou se na época do xoque sai da clínica tomou algum tempo remedio , se casou teve filhos nem um tve nada , e ela hj ta bem se curou mesmo. 0bg Dr .Mta gratidao por tudo! 🙏❤❤❤❤❤❤

  • @elainemacielmendes3493
    @elainemacielmendes3493 7 днів тому

    Verdade, meu sobrinho e neta estão no espectro autista, minha irmã e mãe são bipolar.