De onde vem a ideia de "messias"?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 жов 2024
  • Canal principal: / @henriquecaldeira

КОМЕНТАРІ • 125

  • @Cosme.Aristides
    @Cosme.Aristides 4 місяці тому +24

    MESSIAS, em português, preserva a mesma forma da adaptação feita para o grego da palavra hebraica MASHIACH, que significa UNGIDO. Ungir significa derramar óleo sobre, ou passar óleo em. Portanto, UNGIDO é alguém sobre quem se derramou óleo, ou alguém em que se passou óleo. Já CRISTO é uma adaptação para o português da palavra grega ΧΡΙΣΤΌΣ (CHRISTOS) que remetia a algo sobre o qual foi espalhado, esfregado, massageado ou emplastado óleo, pomada, unguento ou qualquer substância viscosa de caráter medicinal ou não. Daí se derivava conotações alternativas como untado, ungido, escovado, colorido, maquiado, caiado. Isso leva muitos a concluírem apressada e inapropriadamente que cristo e messias são palavras em suas origens sinônimas. Isso não procede, pois ungir tinha para os gregos um significado muito diferente do usado pelos hebreus. Os gregos ungiam seus atletas e não a um único escolhido por deus para ser seu rei ou sacerdote. Já no texto original do antigo testamento, em hebraico, a palavra MASHIACH é usada para designar pessoas que foram ungidas para exercer uma missão divina. Ser ungido é ser eleito, é ter uma profunda intimidade com o deus de Israel. O sumo sacerdote era chamado de MASHIACH, pois ele foi ungido para exercer a função de sumo sacerdote. O rei de Israel também é chamado de MASHIACH, pois foi ungido para exercer a função de rei. O verbo MASAH aparece em grande parte do velho testamento, mais de 34 vezes. No Pentateuco todos os exemplos ocorrem em contexto de culto, com objetos para o culto e pessoas oficiantes recebendo o óleo da unção. Quando foram feitas as cópias tardias do antigo testamento em grego, onde aparecia a palavra MASHIACH, esta foi substituída por CHRISTOS. Como o novo testamento foi escrito em grego, ali aparece geralmente a forma CHRISTOS. Mas há exceções significativas como em João 1:41e João 4:25, onde aparece a forma grega MESSIAS. Disto se pode ver que, em grego, a forma CHRISTOS não é necessariamente a única tradução possível para o termo hebraico MASHIACH. E mais; também parece não se constituir, na época em foi escrito o novo testamento, como uma versão muito apurada da semântica do vocábulo dentro do contexto da cultura judaica. Prestava-se muitíssimo melhor para essa função a palavra adaptada para o grego MEΣΣIAΣ. Então, pergunta-se: qual a razão de se utilizar uma palavra alienígena e com poucas referências ao religioso judaico, quando existia uma transliteração da própria palavra hebraica? Tento responder a essa pergunta desenvolvendo uma discussão geral sobre os Epítetos dados a Jesus nas várias recepções e percepções que sua figura provocou.

    • @avidaefeitaderesultados
      @avidaefeitaderesultados 4 місяці тому +1

      Ungido também significa escolhido

    • @canjicanordestina
      @canjicanordestina 4 місяці тому +1

      A vida é feita de resultados? Que nome insano é esse??

    • @lucashenriquecardinal3983
      @lucashenriquecardinal3983 4 місяці тому +2

      Exato. Por isso acho tão arrogante e um verdadeiro desperdício de vida ficarem discutindo ter sido eu isso ou aquilo, ou discutindo qual Deus ou Deusa é verdadeiro. Quando querem realmente as pessoas conhecerem a história, elas se deixam ser testemunhadas por ela.

    • @avidaefeitaderesultados
      @avidaefeitaderesultados 4 місяці тому +1

      @@canjicanordestina insano porque

    • @fernando4885
      @fernando4885 4 місяці тому

      @@avidaefeitaderesultados não tem nada disso

  • @Messisdroid
    @Messisdroid 4 місяці тому +14

    Melhor canal de história do youTube

  • @lucasmontblanc3932
    @lucasmontblanc3932 3 місяці тому +4

    Por isso existem cristãos que dizem que o anti Cristo será reconhecido como o Messias dos judeus, pois será um homem

  • @Manteiga0808
    @Manteiga0808 4 місяці тому +9

    Terminei hoje a aula do professor Jonathan Matties sobre esse assunto, foi super interessante!

  • @goodmorningamazon7236
    @goodmorningamazon7236 3 місяці тому +4

    Como diz um certo palestrante de Harvard: em nenhum outro momento da história, anterior a era cristã, o Deus de Israel foi tão conhecido e adorado, todos os grandes impérios mundiais juntamente com seu panteão de deuses foi subjugado, nunca houve tanta paz entre os povos, nunca houve tanta fartura de alimento e longevidade. Qual o absurdo em aceitar Jesus como messias?

    • @aliyaRatita
      @aliyaRatita 2 місяці тому

      desde que o cristianismo obteve forças no mundo ocidental nós já tivemos:
      1. as cruzadas na idade média, colonização, ESCRAVIDÃO, a destruição do continente africano, primeira guerra MUNDIAL, segunda guerra MUNDIAL, HOLOCAUSTO e agora um genocídio acontecendo na Palestina.
      2. Nunca antes na história recente as ações humanas impactaram tão negativamente nas condições naturais e climáticas do planeta
      3. A desigualdade cresce a cada dia mais.
      4. todo santo dia você vê cristãos por aí dizendo que esse mundo está podre e apenas a segunda volta de Jesus pode nos "salvar"
      você realmente acha que Jesus conseguiu transformar o mundo nesse paraíso que vc diz?

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 4 місяці тому +5

    O fracasso dos escritores dos evangelhos em cumprir a profecia retroativamente.:É claro que os escritores dos evangelhos tentaram vincular a sua narrativa de Jesus a algumas das PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO. A maioria dos cristãos crentes aceita que as profecias foram genuinamente cumpridas historicamente, mas há evidências convincentes de que não é assim.

    • @willenramossantiago7912
      @willenramossantiago7912 4 місяці тому +5

      Olá amigo. Não é bem assim. O judaísmo messiânico tbm aceita que as profecias do antigo testamento se cumpriram em Jesus. Estive em Israel em 2017, conheci vários judeus/israelenses inclusive rabinos que seguem essa vertente. Então não é só crente ocidental que aceita Jesus como messias.

    • @WANDER6722
      @WANDER6722 3 місяці тому

      @@willenramossantiago7912 Profecias claras e específicas do Antigo Testamento sobre o nascimento virginal, a vida, a natureza, a missão, a morte, a ressurreição, a ascensão e o retorno de Jesus não poderiam ser negadas nem mesmo pelo cético mais endurecido. Do jeito que está, nenhuma profecia do Antigo Testamento aponta para qualquer uma dessas coisas de forma inequívoca. Os relatos evangélicos da Ressurreição poderiam ser todos iguais, não mostrando nenhuma evidência de crescimento incremental ao longo dos anos. Os Evangelhos poderiam ter sido escritos apenas alguns meses depois de Jesus ter ressuscitado dos mortos, sem dificuldades no que diz respeito às mulheres que não contavam aos outros, ou aos soldados que guardavam um túmulo do qual de alguma forma sabiam que Jesus havia ressuscitado, apesar de estarem dormindo naquele momento. Herodes e Pilatos poderiam ter se convertido na presença de evidências conclusivas de que Jesus ressuscitou do túmulo, tornando-se missionários ou declarando o cristianismo a nova religião territorial. Poderia ter sido encontrado um sudário, como o Sudário de Turim, que datava da Jerusalém do primeiro século e continha uma imagem que não poderia ser explicada, exceto por um homem crucificado retornando milagrosamente à vida.

    • @WANDER6722
      @WANDER6722 3 місяці тому

      @@willenramossantiago7912 Um monumento sobrevivente ao Abraão bíblico, datado da época à qual a sua vida é atribuída, poderia ter verificado a sua existência. Evidências esmagadoras de uma inundação universal cobrindo “todas” as montanhas poderiam ter sido descobertas. A arca de Noé poderia ter sido encontrada exatamente onde a Bíblia diz que seria encontrada, e poderia ser exatamente como descrita na Bíblia. A esposa de Ló, milagrosamente preservada como uma estátua de sal, poderia ter sido encontrada e descoberta através de testes científicos que continha vestígios de DNA humano. Evidências incontestáveis ​​de que os israelitas viveram como escravos no Egito durante quatrocentos anos poderiam ter sido descobertas. Evidências conclusivas de que eles vagaram pelo deserto por quarenta anos e que conquistaram a terra de Canaã exatamente como a Bíblia descreve poderiam ter sido encontradas. As dificuldades bíblicas que as pessoas sentem obrigado a explicar sobre O LIVRO DA CAPA PRETA poderiam nunca ter existido.

    • @joaofelipepereirabrito7733
      @joaofelipepereirabrito7733 3 місяці тому

      @@willenramossantiago7912 Os judeus israelenses vieram, em maioria, da Europa. Excetuando os judeus de língua árabe que viviam na região no Império Otomano, e algumas comunidades do Norte da África e Oriente Médio, a imensa maioria das famílias que fundaram Israel, seus principais líderes (civis e religiosos), vieram da Europa. As tradições cristãs de pensamento e crença, traços culturais europeus, mítos, expressões idiomáticas e formas de pensar certamente influenciaram o sionismo que fundou o Estado de Israel e muitas das ideias que lá prosperam. Só um adendo ao debate.

    • @joaofelipepereirabrito7733
      @joaofelipepereirabrito7733 3 місяці тому

      @@willenramossantiago7912 Ademais, o fato de outras comunidades acreditarem que Jesus cumpriu profecias do Antigo Testamento não prova absolutamente nada sobre o tema. Há vídeos aqui no canal sobre traduções equivocadas (intencionais ou não) de Isaías e outras mais.

  • @luissilvasilva5440
    @luissilvasilva5440 4 місяці тому

    Fica portanto comprovado que o crime cometido por Jesus não foi a blasfêmia, mas um ato relacionado à política. Inclusive, quando Jesus pronunciou essas palavras: “E disseram todos: Logo, és tu o Filho de Deus? E ele lhes disse: Vós dizeis que sou eu.” (Lucas 23,70), não quis dizer que era Filho de Deus no sentido literal da expressão.Para um povo rigidamente monoteísta como os Hebreus, ESSA AFIRMAÇÃO TERIA TIDO UM SIGNIFICADO HISTÓRICO DERIVADO DO ANTIGO TESTAMENTO ONDE O APELIDO “FILHO DE DEUS” SIGNIFICAVA TAMBÉM MESSIAS, ungido, e era aplicado aos soberanos e outros líderes e foi traduzido para o grego como Christos.DE CONSEQUÊNCIA, AO SE DECLARAR FILHO DE DEUS, JESUS MOSTRAVA POSSUIR ALGUMA FORMA DE INVESTIDURA POLÍTICA, DE ORIGEM DIVINA, PASSÍVEL DE SER INTERPRETADA COMO AMEAÇA À AUTORIDADE DE CÉSAR QUE TAMBÉM ERA APELIDADO DE DIVINO, FILHO DE DEUS, DEUS E DEUS DOS DEUSES, E CUJOS TÍTULOS ERAM SENHOR, REDENTOR, LIBERTADOR E SALVADOR DO MUNDO.ATRIBUIR ESSES MESMOS TÍTULOS A JESUS SIGNIFICAVA NEGÁ-LOS AO IMPERADOR ROMANO.

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 4 місяці тому

    Como Jesus passou a ser considerado um deus não é difícil de reconstruir. Durante sua vida ele foi considerado um rabino, um profeta e possivelmente um MESSIAS. JESUS CRISTO MILAGREIRO era visto como “um homem aprovado por Deus” (Atos 2:22). APÓS A SUA MORTE, O SEU TÍTULO DE MESSIAS, COM AS SUAS ASSOCIAÇÕES JUDAICAS DE LIDERANÇA MILITAR E SOBERANIA TERRENA, TORNOU-SE INSUSTENTÁVEL. Homens mortos não são boas propostas como reis terrenos. CHRISTOS , PALAVRA GREGA CORRESPONDENTE AO HEBRAICO MESSIAS , LOGO ADQUIRIU UM NOVO SIGNIFICADO, ATRAVÉS DA AFIRMAÇÃO DE QUE CHRISTOS HAVIA SIDO FILHO DE DEUS. Os gregos e romanos sabiam bem o que era o filho de um deus. Eles ouviram falar de muitos deles e até viram alguns deles. Os deuses freqüentemente se uniam aos mortais e produziam filhos que eram pelo menos semidivinos. COMO VEREMOS, NUMEROSOS IMPERADORES, HERÓIS E ATÉ MESMO FILÓSOFOS FORAM ACLAMADOS COMO TENDO SIDO GERADOS POR DIVINDADES. PARA FAZER ALGUM PROGRESSO, AS REIVINDICAÇÕES DE JESUS TERIAM DE SER MELHORADAS. Seus títulos precisariam corresponder aos dos imperadores divinos, seus principais candidatos a seguidores religiosos. A PARTIR DA ÉPOCA DE AUGUSTO OS IMPERADORES ROMANOS NASCERAM O TÍTULO DIVI FILIUS , FILHO DE DEUS, PORTANTO NÃO FOI UM GRANDE PASSO PARA O TÍTULO SER ATRIBUÍDO A JESUS. O próximo passo foi melhorar a palavra kyrios ou senhor. No último evangelho, escrito por volta de 90 d.C., o Jesus ressuscitado recebe o título de imperador deificado: Senhor e Deus (JOÃO 20:28). OUTROS TÍTULOS DIVINOS FAMILIARES TAMBÉM FORAM ADOTADOS: SÔTÊR , POR EXEMPLO, A PALAVRA GREGA TRADUZIDA PARA O INGLÊS COMO SALVADOR .O desenvolvimento da divindade de Jesus é aparente nos evangelhos. No evangelho mais antigo, Jesus é adotado por Deus em seu BATISMO (Marcos 1:11).Os evangelhos de Mateus e Lucas relatam histórias de uma concepção divina e do nascimento virginal, QUE MUITOS ESTUDIOSOS DA BÍBLIA ACEITAM COMO ACRÉSCIMOS POSTERIORES AO ORIGINAL. Incongruentemente, ambos mantêm a adoção por Deus no BATISMO DE JESUS (Mateus 3:17 e Lucas 3:22). COMO O AUTOR DE MARCOS, NENHUM DOS DOIS FAZ QUALQUER TENTATIVA DE REPRESENTAR JESUS COMO DEUS. UMA geração depois, tem uma história diferente: segundo esta, JESUS ERA O VERBO ( LOGOS ) FEITO CARNE: em outras palavras, um ser eterno sobrenatural que se encarnou.

  • @wiliamoliveiraroxo1462
    @wiliamoliveiraroxo1462 4 місяці тому +2

    Os próprios judeus do primeiro século esperavam um messias humano, rei, líder revolucionário. Os próprios discípulos esperavam uma guerra contra a Roma, liderada por Jesus. Ele de fato se tornou Rei e Sacerdote, e libertador. Paulo, estudioso, teve q ter um encontro pessoal pra entender q toda a história dos Judeus apontavam pra redenção divina. O servo sofredor.

    • @marcelomeireles2114
      @marcelomeireles2114 3 місяці тому

      Líder revolucionário não, mas redentor de Israel, que os faria retornar à sua Terra. Na época de Jesus, o povo já estava na terra de Israel, então não cumpriu nada. E nunca foi uma divindade encarnada. Aliás, isso é uma ideia estranha ao Judaísmo.

  • @luissilvasilva5440
    @luissilvasilva5440 4 місяці тому

    Não havia nada no mundo do Judaísmo, A RELIGIÃO QUE JESUS SEGUIA, que indicasse que o Messias prometido seria crucificado. As profecias em Isaías 53, Salmos 22:16, Daniel 10 e Isaías 9:6 não têm nada a ver com Jesus, mas referem-se a eventos que ocorreram bem antes de Jesus nascer.AS REFERÊNCIAS A ESTAS PROFECIAS FEITAS PELOS ESCRITORES DOS EVANGELHOS ESTÃO FORA DE CONTEXTO E COMPLETAMENTE ERRADAS. NO SEU ZELO DE LEGITIMAR A FÉ CRISTÃ, ELES ESCOLHERAM A DEDO TUDO O QUE PUDERAM ENCONTRAR PARA MOSTRAR QUE O MESSIAS DEVERIA SER CRUCIFICADO. QUALQUER JUDEU, ENTÃO OU AGORA, MESMO O PRÓPRIO JESUS, NÃO ACREDITAVA QUE O MESSIAS SERIA CRUCIFICADO COMO UM CRIMINOSO COMUM, MAS SIM QUE ELE SUPERARIA OS PODERES DO MUNDO E ESTABELECERIA UM NOVO REINO DE ISRAEL.

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 4 місяці тому +1

    Os estudiosos da Bíblia estabeleceram que os escritores dos evangelhos se sentiram compelidos a conectar A HISTÓRIA DE JESUS ÀS PROFECIAS MESSIÂNICAS DO ANTIGO TESTAMENTO, NUM ESFORÇO PARA CONVENCER POTENCIAIS SEGUIDORES DE QUE JESUS ERA O MESSIAS PROMETIDO. Temos agora evidências suficientes para concluir que as profecias foram “cumpridas” apenas em papiro.

  • @luissilvasilva5440
    @luissilvasilva5440 4 місяці тому

    O Antigo Testamento nunca disse que o Messias morreria pelos nossos pecados.:A doutrina cristã de que o Messias judeu (Jesus) morreu para pagar pelos pecados da humanidade não é encontrada em nenhum lugar do Antigo Testamento. Na verdade, Deuteronômio 24:16 afirma:“Os pais não serão mortos por seus filhos, nem os filhos serão mortos por seus pais; cada um será morto pelo seu próprio pecado.”Isto implica que cada um paga pelos seus próprios pecados, o completo oposto do dogma cristão.Além disso, em nenhum lugar do Antigo Testamento há uma indicação de que o Messias aparecerá na Terra, partirá e então fará uma segunda aparição. Esta é uma evidência significativa de que o Cristianismo é uma religião falsa que pretende ser a extensão divina do Judaísmo, mas na verdade é apenas uma corrupção grosseira do Judaísmo.

  • @Conservadora438
    @Conservadora438 3 місяці тому

    As profecias de Daniel, Isaías, Ezequiel, por exemplo, citam a escolha de um menino cujo nome é Emanuel da raiz de Jessé, linhagem de Davi, que seria um Rei maior, Rei dos reis, Senhor dos senhores, Deus misericordioso, Príncipe da Paz que sofreria sobre si nossas dores, que morreria, que ressuscitaria e cujo reino será eterno e todas as nações o adorarão.
    Este é o Messias profetizado: Jesus Cristo

  • @fernando4885
    @fernando4885 4 місяці тому +9

    Ou seja, Jesus nunca foi Messias

    • @losstzp
      @losstzp 4 місяці тому +4

      Você tirou uma conclusão em cima de um vídeo de 3 minutos, por um historiador agnóstico enquanto 2 milênios pessoas de diferentes rumos, teólogos, historiadores, arqueólogos e até mesmo judeus messiânicos afirmam que Jesus foi o Messias, não entendo essa sua análise.

    • @fernando4885
      @fernando4885 4 місяці тому +12

      @@losstzp na verdade não, eu cheguei essa conclusão através de estudo, o meu comentário foi apenas uma isca.
      Jesus não é o Messias porque ele não cumpriu as profecias messiânicas do AT, principalmente as profecias de Ezequiel, e também não foi ungido no templo e não cumpriu a função de um Messias. simples assim, só quem afirma que Jesus foi messias são cristãos, ninguém mais, judeu messiânico é cristão protestante, nem judeu é.

    • @Kaeus2
      @Kaeus2 4 місяці тому +3

      ​@@fernando4885Depende... Como o próprio professor fala no vídeo, o conceito de messias não é monolítico, ele foi mudando e se desenvolvendo conforme o passar dos anos.

    • @fernando4885
      @fernando4885 4 місяці тому +5

      @@Kaeus2 não mudou e nem se desenvolveu, ele apenas diz que hoje por causa do cristianismo as pessoas associam messias a algo divino, mas ele mesmo diz que o conceito judaico permanece o mesmo.

    • @Kaeus2
      @Kaeus2 4 місяці тому +1

      @@fernando4885 Isso é justamente um desenvolvimento de conceito.

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 3 місяці тому

    Profecias claras e específicas do Antigo Testamento sobre o nascimento virginal, a vida, a natureza, a missão, a morte, a ressurreição, a ascensão e o retorno de Jesus não poderiam ser negadas nem mesmo pelo cético mais endurecido. Do jeito que está, nenhuma profecia do Antigo Testamento aponta para qualquer uma dessas coisas de forma inequívoca. Os relatos evangélicos da Ressurreição poderiam ser todos iguais, não mostrando nenhuma evidência de crescimento incremental ao longo dos anos. Os Evangelhos poderiam ter sido escritos apenas alguns meses depois de Jesus ter ressuscitado dos mortos, sem dificuldades no que diz respeito às mulheres que não contavam aos outros, ou aos soldados que guardavam um túmulo do qual de alguma forma sabiam que Jesus havia ressuscitado, apesar de estarem dormindo naquele momento. Herodes e Pilatos poderiam ter se convertido na presença de evidências conclusivas de que Jesus ressuscitou do túmulo, tornando-se missionários ou declarando o cristianismo a nova religião territorial. Poderia ter sido encontrado um sudário, como o Sudário de Turim, que datava da Jerusalém do primeiro século e continha uma imagem que não poderia ser explicada, exceto por um homem crucificado retornando milagrosamente à vida.

  • @marcelomm6545
    @marcelomm6545 4 місяці тому +2

    Fale sobre as bolsas dos deuses. Eras diferentes e continentes diferentes. Mas a mesma representação com os mesmos detalhes.

  • @Bolocomcafe
    @Bolocomcafe 3 місяці тому

    ☕🍰 Educação, estudo, isso que o povo brasileiro deveria está sabendo.

  • @joaodasilva9950
    @joaodasilva9950 3 місяці тому

    Divinos ??? Pura abstração. Vamos estudar mais.

  • @marcospaulo8337
    @marcospaulo8337 4 місяці тому +10

    Já dou o like antes mesmo de assistir o vídeo. Aqui na Universidade do Estado do Amazonas (Manaus/AM) vários alunos assistem seus videos. Muito bom 😊

  • @Metaphrastes
    @Metaphrastes 4 місяці тому +1

    Isso mesmo!!!
    Tanto os reis como os sumo sacerdotes e sacerdotes eram "ungidos" para o cargo!
    Bem isso mesmo! 🙂😉👍🏻

  • @luissilvasilva5440
    @luissilvasilva5440 4 місяці тому

    Talvez uma morte de três dias seguida de uma ressurreição gloriosa tenha parecido aos primeiros cristãos uma graça barata. Talvez os seguidores de um certo Yeshua ben Yosef precisassem de alguma forma de explicar a horrível morte do fundador do seu movimento nas mãos de Roma. TALVEZ PESSOAS CANSADAS E NECESSITADAS DE ESPERANÇA TENHAM ENCONTRADO UM MODELO PARA UM MESSIAS SOFREDOR NUM TEXTO ANTIGO . Seja qual for o motivo, mitológico ou histórico, a tortura tornou-se uma característica definidora da narrativa de salvação cristã ortodoxa. Nesta versão da história, Jesus não morre apenas pelos nossos pecados, com uma fenda lateral ou com o coração parado. ELE TAMBÉM É TORTURADO POR NOSSOS PECADOS, COMO ATESTAM SÉCULOS DE ICONOGRAFIA SANGRENTA, PEÇAS DE PAIXÃO, AUTOFLAGELAÇÃO IMITATIVA, SERMÕES, E AGORA FILMES COMO PAIXÃO DE CRISTO, DE MEL GIBSON .Os pregadores modernos às vezes são eloqüentes neste ponto, elaborando AS TORTURAS com detalhes gráficos de Hollywood, MAS A NOÇÃO DE SOFRIMENTO REDENTOR REMONTA A UM TEMPO ANTES DA ADORAÇÃO DE JESUS: “Ele mesmo carregou os nossos pecados em seu próprio corpo no madeiro, para que nós , estando mortos para os pecados, vivam para a justiça: por cujas pisaduras fostes sarados”, diz o autor de 1 Pedro . Suas palavras reaproveitam uma passagem do Cântico Hebraico do Servo Sofredor : “Ele foi ferido pelas nossas transgressões. . . Pelas suas pisaduras fomos curados.”Até hoje, os especialistas em ética católicos propõem que às pessoas doentes que sofrem até à morte, por exemplo, DEVIDO A UM CANCRO TERMINAL, NÃO SEJA OFERECIDA AJUDA PARA MORRER, MAS SIM UMA COMPREENSÃO CRISTÃ DO VALOR DO SOFRIMENTO REDENTOR . MADRE TERESA EXORTOU UM PACIENTE TERMINAL A PENSAR NA SUA DOR COMO “O BEIJO DE JESUS”

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 4 місяці тому

    Em contraste, PAULO ENCARAVA JESUS COMO SENDO TANTO UM SALVADOR HUMANO COMO DIVINO DE TODA A HUMANIDADE. EM VEZ DO CONCEITO JUDAICO DE UM MESSIAS HUMANO REINANDO SOBRE UM REINO RESTAURADO DE ISRAEL, Paulo imaginou um reino celestial que fosse aberto a todos os povos, com admissão baseada simplesmente na aceitação de Jesus como salvador pessoal, e sem qualquer obrigação de realizar boas obras.POR RAZÕES ÓBVIAS, DESENVOLVEU-SE UM CONFLITO ENTRE PAULO E OS APÓSTOLOS ORIGINAIS, QUE APARECE NO LIVRO DE ATOS E GÁLATAS. QUANDO JERUSALÉM FOI DESTRUÍDA PELOS ROMANOS EM 70 DC, os cristãos judeus em Jerusalém foram dizimados. Isto eliminou a oposição ao evangelho de Paulo, que então se tornou o modelo para a nova religião do Cristianismo. Os livros do Novo Testamento foram escritos pelos seguidores de Paulo após a destruição de Jerusalém. Eles foram elaborados para apoiar esse novo evangelho, INCLUINDO DECLARAÇÕES ACRESCENTADAS PARA FAZER PARECER QUE JESUS SE VIA NO PAPEL IMAGINADO POR PAULO.
    Em resumo, Jesus foi um profeta fracassado, como foi bem compreendido pelos judeus. PAULO INVERTEU A TEOLOGIA JUDAICA AO VER JESUS COMO UM HOMEM-DEUS E VER SUA MORTE COMO UM SACRIFÍCIO FINAL PARA A PROPICIAÇÃO DOS PECADOS, tornando desnecessários quaisquer outros sacrifícios de animais que eram rituais padrão nos templos judaicos.ESTES ACONTECIMENTOS EXPLICAM A IRONIA HISTÓRICA DE COMO UM PREGADOR JUDEU SE TORNOU A PEDRA ANGULAR DE UMA NOVA RELIGIÃO QUE FOI REJEITADA PELOS JUDEUS POR ELES MESMO

  • @MarcoAntôniocabral-i4i
    @MarcoAntôniocabral-i4i 3 місяці тому

    Não creio na volta do messias israelita. Eles vão ficar esperando uma eternidade...

    • @marcelomeireles2114
      @marcelomeireles2114 3 місяці тому

      Quem se importa com a sua opinião? O que conta é a promessa do Criador.

  • @luissilvasilva5440
    @luissilvasilva5440 4 місяці тому

    Mateus 2:23.:Esta escritura afirma:“e veio morar numa cidade chamada Nazaré. Isto foi para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”.PRIMEIRO, como mencionado noutro local, NÃO HÁ PROVAS DE QUE A CIDADE DE NAZARÉ EXISTISSE DURANTE O TEMPO DA VIDA DE JESUS, embora haja provas convincentes de que não existiu.SEGUNDO, NÃO HÁ NENHUMA PROFECIA NO ANTIGO TESTAMENTO OU EM QUALQUER UM DOS TEXTOS APÓCRIFOS QUE AFIRME QUE O MESSIAS SERIA CHAMADO DE NAZARENO. PARECE SER UMA PROFECIA COMPLETAMENTE INVENTADA E “CUMPRIDA”.Estas duas questões não podem ser descartadas como nada mais do que uma distorção da verdade. Isto é como o canário na mina de carvão, revela a escassez do evangelho da autenticidade.

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 4 місяці тому

    Com o passar do tempo percebeu-se que o Reino de Deus estava atrasado. Entre os judeus helenizados e os pagãos gregos que consideravam a conversão ao cristianismo, este atraso levantou mais questões do que respostas. Além disso, os pagãos gregos, dos quais o cristianismo atrairia os seus convertidos e eventualmente prosperaria, eram naturalmente céticos em relação a qualquer novo salvador e às recompensas celestiais que pudessem prometer. Esses gregos tiveram que escolher entre dezenas de cultos e deuses misteriosos que surgiram, cada um prometendo riquezas e felicidade eterna em uma vida celestial após a morte. Jesus tinha pouco a oferecer a esses gregos. ELE ERA, SEGUNDO TODOS OS RELATOS, UM MESSIAS JUDEU MORTAL, FALANDO APENAS AOS FILHOS DE ABRAÃO E DIZENDO-LHES QUE PREPARASSEM O CAMINHO DO SENHOR QUE CONSTRUIRIA UMA NOVA JERUSALÉM ESPECIALMENTE PARA O SEU POVO ESCOLHIDO. O Jesus marcano que era conhecido por seus seguidores durante a metade e o final do primeiro século (antes dos evangelhos de Mateus, Lucas e João) não compartilhava nenhum dos atributos das consagradas divindades salvadoras morais de Dionísio ou Héracles. O atributo de nascimento virginal adicionado posteriormente por Jesus era necessário para que Jesus se tornasse aceitável para os pagãos do mundo helenizado.

  • @eliseubarros7554
    @eliseubarros7554 4 місяці тому

    Boa tarde, gostaria de salientar ñ sou ateu e vamos à realidade João 14.12, ñ existe registro de morto q ressuscitou, q alguém andou sobre as águas ou multiplicou pães, versículo 13 pode pedir se ñ trabalhar ñ vai receber, Mateus 17.20 ninguém consegue mover um grão de arroz então ñ existe fé no mundo?, é como Hery Poter !

  • @Euridsol
    @Euridsol 3 місяці тому

    Algumas obras referenciam que a babilónia conquistou Israel em 607 AEC...

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 4 місяці тому +2

    Os evangelistas percorreram o Antigo Testamento e encontraram “PROFECIAS” QUE PREVIAM A VIDA DE JESUS. Afinal, devia haver razões maiores para que seu grande professor tivesse sido executado como um criminoso comum. Nas páginas das escrituras judaicas eles encontraram essas razões. ELES ENTÃO ESCREVERAM CONSCIENTEMENTE SEUS EVANGELHOS PARA CUMPRIR RETROATIVAMENTE A PROFECIA. QUE ISSO ACONTEÇA É INDISCUTÍVEL. Às vezes, enquanto tropeçam em si mesmos para “cumprir” a profecia, eles erram terrivelmente: Marcos ( 1:1-3 ), usando fontes de má qualidade, começa seu evangelho com “profecia” que confunde erroneamente duas versões do Antigo Testamento; Isaías 40:3 e Malaquias 3:1 . Mateus ( 1:20-23 ) usa um Antigo Testamento mal traduzido, no qual O HEBRAICO ALMAH (QUE SIGNIFICA “JOVEM MULHER”) FOI ALTERADO PARA O GREGO PARTHENOS (QUE SIGNIFICA UMA VIRGEM FÍSICA), como justificativa para a concepção imaculada. Mateus ( 21:1-7 ) deseja tanto cumprir uma “profecia” de outra fonte de má qualidade que combinou Isaías 62:11 e Zacarias 9:9 , que ele interpreta mal a passagem - que fala apenas de um animal (com subseqüentes qualificações). -e faz Jesus entrar em Jerusalém, em algum ato bizarro de equilíbrio, em dois animais. (Os outros escritores dos evangelhos são rápidos em corrigir este grave erro.) ASSIM, COMEÇAMOS A VER QUE NÃO SÓ É UM MANIFESTO ABSURDO ACREDITAR QUE OS EVANGELHOS SÃO HISTÓRIA, COMO TAMBÉM SE TORNA TÊNUE ACREDITAR QUE ELES SEJAM EXATOS .

    • @atleta_gnostico
      @atleta_gnostico 3 місяці тому

      Cuide de sua saúde mental, ou não será diferente da arrogância religiosa.

    • @WANDER6722
      @WANDER6722 3 місяці тому

      @@atleta_gnostico Além disso, a não ser que nos concedesse mais inteligência, Deus poderia ter-nos explicado os seus caminhos. Ele poderia ter escrito a “mãe de todos os artigos filosóficos” explicando “por que existe algo em vez de nada”, por que alguém merece um destino como o Inferno, e fornecendo algumas respostas sobre a expiação, a Trindade, a simplicidade divina, a encarnação , a relação entre livre arbítrio e presciência, e como é possível para um ser espiritual interagir com um mundo material. Se ele existisse, Deus poderia ter explicado por que há tanto sofrimento neste mundo. Ele poderia ter explicado por que permanece escondido e ainda assim nos condenar por não tê-lo encontrado nesta vida. Ele poderia ter nos ajudado a entender como é possível querer que todas as pessoas fossem salvas e ainda assim não ajudar as pessoas a obterem conhecimento que garantiria a salvação.Além de nos ajudar a compreender estes “mistérios”, a única coisa que restaria para me convencer da verdade do Cristianismo seria a apresentação de mais evidências para acreditar e menos evidências para descrer.

    • @WANDER6722
      @WANDER6722 3 місяці тому

      @@atleta_gnostico Deus poderia revelar-se a nós em cada geração de inúmeras maneiras. Qual a melhor maneira de nos mostrar que ele existe do que o livro de Atos diz que ele fez por Saulo de Tarso no caminho para Damasco? Ele poderia encarnar em cada geração e fazer milagres para que todos vissem. Se as pessoas quisessem matá-lo novamente quando ele não precisasse morrer novamente, ele poderia simplesmente desaparecer diante de seus olhos. Ele poderia aparecer espontaneamente e curar pessoas, acabar com a fome, parar uma guerra ou resolver uma questão importante como a escravidão. Deus poderia ressuscitar John F. Kennedy dentre os mortos para que todos vissem. Ele poderia restaurar um membro amputado à vista de uma multidão que incluía todos os melhores mágicos, junto com os Caçadores de Mitos e James Randi, que encontrariam falhas se a falha pudesse ser encontrada. Ele poderia fazer todo e qualquer milagre que supostamente fazia na Bíblia de tempos em tempos, incluindo alimentar milagrosamente 5.000 homens e suas famílias. A lista de coisas que Deus poderia fazer para tornar inegável a sua existência em cada geração é interminável.Além disso, em comparação com os não-cristãos, os cristãos poderiam ser pessoas esmagadoramente melhores, de longe. E Deus poderia responder às suas orações de maneiras tão distintas que mesmo aqueles que não acreditam procurariam um cristão para orar por eles e por sua doença ou problema. A atual divisão do mundo em localizações geográficas distintas que determinam a distribuição das religiões predominantes, onde as religiões são em grande parte adotadas por indivíduos com base em quando e onde nasceram, não existiria.

    • @WANDER6722
      @WANDER6722 3 місяці тому

      @@atleta_gnostico Se Deus não tivesse a capacidade de criar um mundo melhor sem desastres naturais, ele poderia ter previsto vários deles. Ele poderia ter previsto quando o Monte Santa Helena entraria em erupção ou quando ocorreria o tsunami indonésio ou o furacão Katrina. Tal informação salvaria vidas e confirmaria sua existência e status como Deus. Para apenas estabelecer o seu estatuto, ele poderia ter previsto a ascensão da Internet, ou as invenções da lâmpada incandescente, da televisão ou da bomba atómica; e ele poderia ter feito isso com uma linguagem inequívoca que seria vista por todos como um cumprimento profético. Deus poderia ter previsto diversas coisas que aconteceriam em cada geração, em cada região da Terra, para que cada geração e cada região pudesse confirmar que ele existe através da profecia. Deus poderia ter revelado a vastidão e a complexidade do universo antes que os humanos pudessem confirmá-la. Ele poderia ter previsto a descoberta da penicilina, que salvou tantas vidas, e, ao profetizar, ter acelerado a sua descoberta.

    • @WANDER6722
      @WANDER6722 3 місяці тому

      @@atleta_gnostico Um monumento sobrevivente ao Abraão bíblico, datado da época à qual a sua vida é atribuída, poderia ter verificado a sua existência. Evidências esmagadoras de uma inundação universal cobrindo “todas” as montanhas poderiam ter sido descobertas. A arca de Noé poderia ter sido encontrada exatamente onde a Bíblia diz que seria encontrada, e poderia ser exatamente como descrita na Bíblia. A esposa de Ló, milagrosamente preservada como uma estátua de sal, poderia ter sido encontrada e descoberta através de testes científicos que continha vestígios de DNA humano. Evidências incontestáveis ​​de que os israelitas viveram como escravos no Egito durante quatrocentos anos poderiam ter sido descobertas. Evidências conclusivas de que eles vagaram pelo deserto por quarenta anos e que conquistaram a terra de Canaã exatamente como a Bíblia descreve poderiam ter sido encontradas. As dificuldades bíblicas que as pessoas sentem obrigado a explicar sobre O LIVRO DA CAPA PRETA poderiam nunca ter existido.

  • @Kaeus2
    @Kaeus2 4 місяці тому

    Livro em português sobre a figura do messias há o do Joseph A. Fitzmyer chamado "Aquele que há de vir" da editora Loyola. Eu nunca li, mas é o que me lembro.
    O maior livro que conheço que trata sobre o desenvolvimento histórico da figura do messias desde o Antigo Testamento até o judaísmo tardio e o início da igreja é o livro "He that Cometh" do Sigmund Mowinckel. É um livro bem grande (mais de 500 páginas) só sobre o assunto.

  • @giovanisouzaandreoli
    @giovanisouzaandreoli 3 місяці тому

    Então, no verão, eu posso ser um messias, porque uso óleo bronzeador. 😆 Mas a pergunta permanece: quem matou o Mar Morto?

  • @jeanguimaraes4063
    @jeanguimaraes4063 4 місяці тому +1

    Professor, boa tarde! Jesus cumpriu as profecias messiânicas?

    • @marcelomeireles2114
      @marcelomeireles2114 3 місяці тому +1

      Jesus reestabeleceu o reinado Davídico em Israel? Trouxe os filhos de Israel à Terra de Israel? Trouxe a paz mundial definitiva e eterna? Se pra essas 3 perguntas alguma dela tiver a menor chance de uma resposta negativa então a resposta é: NÃO CUMPRIU NADA. E isso é um critério estabelecido em Deuteronômio 13. Ou seja. Jesus não é messias coisíssima nenhuma. Lamento se não era a resposta desejável, mas só basta aplicar a lógica do próprio texto.

  • @brunomelegari6234
    @brunomelegari6234 3 місяці тому

    Primeira vez que li a bliblia começei de capa a capa .. nunca notei nada sobre um messias do futuro no antigo testamento ...

  • @luissilvasilva5440
    @luissilvasilva5440 4 місяці тому

    Também Judas Tadeu, numa versão mais antiga do evangelho de Mateus é chamado Ioudas zelotes; consequentemente, deduzimos que o nome verdadeiro era Judas, enquanto Tadeu, em aramaico, era um apelido significando “valente”. Em outras palavras, Judas o guerrilheiro valente. O mesmo vale para Judas Iscariotes, sendo que em hebraico a palavra “ish sicar” significa “homem do punhal, sicário”. Até Papa Bento XVI, na sua homília de 26 de Agosto de 2012 CONFIRMOU QUE JUDAS ERA UM ZELOTE DECEPCIONADO COM JESUS DEVIDO ELE NÃO TER SE TORNADO UM MESSIAS POLÍTICO.

    • @Ramosaugusto777
      @Ramosaugusto777 3 місяці тому

      Nada, inclusive o zelote virou uns dos apostolos dele

  • @LugarDoCarvalho
    @LugarDoCarvalho 4 місяці тому

    Resposta: um político boçal.

  • @ygorc.rodrigues6278
    @ygorc.rodrigues6278 4 місяці тому

    O último Messias que passou por aqui, seu não hein...

  • @mauriciomartinsdocarmo2716
    @mauriciomartinsdocarmo2716 4 місяці тому +1

    Like 39

  • @saboresnaturais9274
    @saboresnaturais9274 4 місяці тому +6

    Essa é a única forma de entendimento do mundo em que vivemos e de como chegámos até aqui. Você faz pesquisa, apaixonado (apenas) pela verdade científica.
    É assim que todas as pessoas honestas devem trabalhar para o crescimento de uma humanidade mais liberta de fantasias, de entendimento infantil e redutoras da evolução humana.

    • @goodmorningamazon7236
      @goodmorningamazon7236 4 місяці тому +1

      Eurocentrismo. A ciência convencional baseada no método científico clássico é essencialmente européia. Desde o século 15 os europeus tem esse seu pensamento. Vamos libertar os povos primitivos deles mesmo levando o conhecimento civilizado. Em nome da civilização e do progresso povos inteiros (incas, astecas, mais) com seu riquíssimo conhecimento foram exterminados. Não amigo, existem outras formas de ver, entender e interpretar o mundo, além da ciência. Isso se chama diversidade cultural Obs.: sou professor universitário.

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 4 місяці тому

    A Septuaginta manteve as práticas do templo virgem de adoração de Ishtar, em parte, insistindo no nascimento virginal físico do profético Emmanuel de Isaías nos versículos 7:14. Os escritores posteriores de Mateus e Lucas confiaram na Septuaginta como referência. Depois de ler esta passagem em Isaías, Mateus procurou encontrar uma maneira de encaixar Jesus no papel do nascimento virginal de que Isaías falava, alcançando assim uma profecia no próprio nascimento de Jesus. O ímpeto para a ideia e a motivação que acabaria por selá-la permanentemente no cânon veio do grande número de convertidos pagãos. Esses convertidos não queriam deixar para trás Mitras e Perseu, ambos nascidos de uma virgem, em troca de um Messias judeu que não o era.

    • @atleta_gnostico
      @atleta_gnostico 3 місяці тому

      Cara, parabéns pela fanfic.

    • @bezerraluisbezerrasouza7269
      @bezerraluisbezerrasouza7269 3 місяці тому

      @@atleta_gnostico Por exemplo, o Cristianismo afirma que Deus é um Deus trino, embora nenhuma compreensão simultaneamente ortodoxa e razoável da Trindade pareça possível. Embora os cristãos geralmente pensem em Deus como um agente livre, Deus não é livre para decidir a sua própria natureza. Embora concebido como um ser “espiritual” que criou a matéria, nenhum “ponto de contato” conhecido entre o espírito e a matéria pode ser encontrado.Embora os cristãos tomem como um fato bruto que Deus nunca começou a existir, se aplicarmos a navalha de Ockham, um fato bruto mais simples é presumir que a própria natureza nunca começou a existir. EVIDENTEMENTE, DEUS NUNCA APRENDEU NENHUMA VERDADE NOVA E NÃO PODE PENSAR, UMA VEZ QUE PENSAR EXIGE PESAR ALTERNATIVAS TEMPORAIS. ESTE DEUS ESTÁ EM TODA PARTE, MAS NÃO PODERIA NEM SABER QUE HORAS SÃO, POIS O TEMPO É UMA FUNÇÃO DA LOCALIZAÇÃO E DA ACELERAÇÃO NO UNIVERSO; OU SE FOR ATEMPORAL, ESSE DEUS NÃO PODE AGIR NO TEMPO. EVIDENTEMENTE, ELE PERMITE SOFRIMENTO INTENSO NESTE MUNDO E NÃO SEGUE O MESMO CÓDIGO MORAL QUE ORDENA QUE SEUS CRENTES SIGAM. E ASSIM POR DIANTE.

    • @atleta_gnostico
      @atleta_gnostico 3 місяці тому

      @@bezerraluisbezerrasouza7269 Rapaz, que problemão você tem aí. Eu fui pensando em muitas repostas para o questionamento que levantou, e olha que sou "espiritualmente leigo", mas assim como você, com todo respeito, tenho preguiça nas respostas.
      A sublimação da figura de Jesus NÃO É essencialmente material. Não há sublimação na matéria, porque a matéria em si, é pobre de significado.
      Poderia investir algum tempo aqui, mas sua batalha é grande, e não estou disposto à lutar por ela. Procura por Caio Fábio aqui no ytb se quiser iniciar-se espiritualmente. Do contrário, abandone esse assunto se não te interesse, ou vai adoecer como os religiosos. Aliás a maneira como se expressa é religiosa, ateísmo é uma religião no fim das contas.
      Em verdade te digo que muitos cristãos realmente não conhecem a Jesus. Mas vá procurar se informar melhor sobre as coisas do espírito, não ignore isso. Abraço e espero que conquiste sua paz.

  • @luissilvasilva5440
    @luissilvasilva5440 4 місяці тому +1

    O seguinte versículo ocorre em Mateus 2:23:E ele veio e habitou numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.NÃO HÁ REFERÊNCIA NO ANTIGO TESTAMENTO AO MESSIAS COMO SENDO UM NAZARENO. A CIDADE DE NAZARÉ NUNCA É MENCIONADA NA BÍBLIA JUDAICA; NA VERDADE, A CIDADE NEM EXISTIA ENQUANTO ESTAVA SENDO ESCRITA.Esta é uma indicação clara de que o autor de Mateus foi exagerado ao tentar dissipar a dúvida que muitas pessoas tinham sobre O MESSIAS VINDO DE NAZARÉ, uma cidade que aparentemente tinha má reputação, conforme este versículo em João 1:46:Natanael lhe perguntou: “Pode sair algum bem de Nazaré?” Filipe lhe disse: “Venha e veja”.ESTA PROFECIA FABRICADA É APENAS MAIS UMA RAZÃO PELA QUAL O AUTOR DE MATEUS NÃO PODE SER CONSIDERADO UM HISTORIADOR AUTÊNTICO. ELE TAMBÉM INVENTOU HISTÓRIAS SOBRE UM TERREMOTO NA RESSURREIÇÃO, UM GUARDA ROMANO SOBRE O TÚMULO E PESSOAS MORTAS SAINDO DE SEUS TÚMULOS E ANDANDO POR AÍ.

  • @cleideoneisenalopes977
    @cleideoneisenalopes977 3 місяці тому +1

    jesus so foi considerado Deus bem depois, causando confusão na igreja pelo império

  • @lucashenriquecardinal3983
    @lucashenriquecardinal3983 4 місяці тому +2

    Olá Henrique Caldeira. Compartilho seu interesse com as histórias antigas relacionadas às religiões em geral e ao conceito de sagrado. Repare o seguinte, apesar de eu não ter dito, em sentido literal, realmente nenhuma palavra do que está escrito na Bíblia, nem muito menos as escrito, muito do que está documentado em forma simbólica e alegórica de fato aconteceu ao longo dos tempos e continuará a acontecer. Realmente, eu não fui o Messias no sentido estrito de ser o escolhido de Deus, ou Deusa. Mas, naquele período, foi a forma como eu testemunhei às pessoas em geral como sou, um algebrista sangrador e restaurador de ossos.
    Naquele período, era simplesmente impossível a qualquer ser humano compreender de fato o que sou enquanto o que sou. Realmente, o conceito de Deuses e Deusas oniscientes, onipresentes e onipotentes são os mais próximos culturalmente falando do que pode vir a ser a experiência de ser um(a) algebrista. Aquele e aquela que, sangrando no sentido de construir e restaurar as próprias células, e também construindo e restaurando os próprios ossos, se faz como tal, um(a) algebrista. Mas a rigor draconiano, não sou um Deus ou Deusa.
    Quando reencarnei como Muhammad al-Khwarizmi no Império Persa, voltei cumprindo uma promessa que deixei como Jesus aqueles e àquelas que confiaram em minhas palavras, a de documentar literariamente o processo de 'iniciação', por assim dizer, na autoformação como algebrista. De lá para cá passaram-se quase novecentos anos, até reencarnar como Bernhard Riemann, construir uma matemática própria e apresentar minha hipótese, a saber, se qualquer pessoa independente de já ter estado encarnada e reencarnada poderia formar-se como um(a) algebrista. Ou seja, se construir e se restaurar de forma livre e autônoma como um algebrista em sua primeira encarnação.
    Apesar de que a prova documentada em linguagem lógico-simbólica será apresentada somente no primeiro semestre de 2026, adianto que a hipótese de Riemann é verdadeira. De fato, qualquer ser humano em sua primeira, segunda ou qualquer ordem de encarnação pode se formar como algebrista sangrador e restaurador de ossos sem correr o risco inevitável de morte. Cabe a cada um(a) decidir como encaminhar sua própria formação e decidir testemunhar a existência do absurdo da Álgebra como origem do Cosmos e de tudo que há nele.
    Forte abraço e parabéns por seu trabalho! 🫀

    • @johnoimemorial5324
      @johnoimemorial5324 4 місяці тому +3

      mano, wtf kkkkkkkkkk

    • @helisamdan843
      @helisamdan843 4 місяці тому

      JESUS, VC TÁ AQUI, E TECLANDO? POXA. TEM QUE SAIR NO FANÁTICO.

    • @lucashenriquecardinal3983
      @lucashenriquecardinal3983 4 місяці тому

      @@johnoimemorial5324 É nóis! É tudo nosso!
      🫀👿

    • @lucashenriquecardinal3983
      @lucashenriquecardinal3983 4 місяці тому

      @@helisamdan843 Sem chance, discrição total. Odeio a mídia oficial.

    • @losstzp
      @losstzp 4 місяці тому

      ​@@lucashenriquecardinal3983Qual droga você usou meu amigo?

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 4 місяці тому

    O versículo final (João 20:29) é o seguinte:Disse-lhe Jesus: Tomé, porque me viste, acreditaste; bem-aventurados os que não viram e creram.ISSO MARCOU O INÍCIO DO CRISTIANISMO COMERCIALIZANDO A FÉ COMO O ATRIBUTO ESPIRITUAL DEFINITIVO. NÃO É DE SURPREENDER QUE TENHA OCORRIDO NUMA ÉPOCA EM QUE MUITAS PESSOAS QUESTIONAVAM SE JESUS ERA UM VERDADEIRO MESSIAS E SE ELE HAVIA RESSUSCITADO DOS MORTOS. ESTE É UM PERÍODO APROXIMADAMENTE 80 ANOS APÓS A MORTE DE JESUS E DURANTE UMA ÉPOCA EM QUE O CRISTIANISMO LUTAVA PARA GANHAR UMA BASE SÓLIDA, AINDA COMPETINDO COM MUITAS RELIGIÕES PAGÃS.Ao dizer que quanto mais fé você tiver, maior será exaltado, passa a mensagem de que a falta de evidências de Jesus é a melhor de todas as situações porque significa que, consequentemente, sua fé será mais forte. Se fossem fornecidas evidências, a medida da fé seria diminuída. Portanto, resolveu dois problemas para o cristianismo: deixou os seguidores felizes por não terem provas de Jesus e também os desencorajou de tentar encontrar qualquer prova.A FÉ SÓ É VISTA COMO UM ATRIBUTO LOUVÁVEL EM QUESTÕES RELIGIOSAS. EM TODOS OS OUTROS ASPECTOS DA VIDA, SOMOS OBRIGADOS A OBTER FATOS E EVIDÊNCIAS ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO, COMO INSPECIONAR UMA CASA ANTES DE COMPRÁ-LA. O FACTO DE O CRISTIANISMO PROMOVER A FÉ, A CRENÇA SEM PROVAS, É UMA ADMISSÃO FLAGRANTE DE QUE NÃO TEM UMA BASE SÓLIDA SOBRE A QUAL SE APOIAR. E AO FAZÊ-LO, ESTÁ PRENDENDO CONSCIENTEMENTE OS SEGUIDORES DENTRO DE UM BURACO NEGRO DE SUBSERVIÊNCIA À IGREJA.A religião não apenas turva nossas mentes. Pede-nos que nos enganemos deliberadamente - que substituamos a razão pelo seu oposto, a fé. E quando os homens agem com base na fé, já não se pode argumentar com eles, o que os torna mais perigosos do que qualquer homem são, bom ou mal.

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 4 місяці тому

    O Evangelho de Marcos, o mais antigo dos evangelhos, RELATA QUE JESUS É UM MESSIAS JUDEU E, PORTANTO, NASCEU NATURALMENTE DA MANEIRA ESPERADA DO MESSIAS DAVÍDICO. As seitas ascetas judaicas que esperavam a chegada de um filho de David que invocaria a Parousia e recuperaria o trono, disseram que ele nasceria em Belém. As primeiras referências, nas quais o evangelho de Marcos se baseia, insistem que Jesus nasceu na Galiléia, em Nazaré. Os dois últimos sinópticos, Mateus e Lucas, tentam corrigir o erro de Marcos, situando novamente o nascimento de Jesus em Belém. O EVANGELHO DE JOÃO, QUE É TOTALMENTE DESPREOCUPADO COM QUALQUER NOÇÃO DE EXPECTATIVAS JUDAICAS EM RELAÇÃO AO MESSIAS, coloca Jesus de volta a Nazaré apenas para fins de argumentação, atribuindo o conflito como uma “divisão entre o povo sobre ele” (João 7:43). . O conflito seria menor se não fosse pelo fato de que não existia tal cidade na Galiléia chamada Nazaré durante o nascimento de Jesus. NUMA HUMORÍSTICA PROFECIA AUTO-REALIZÁVEL, a cidade da Galileia foi fundada no século III, depois de a notícia do local de nascimento de Jesus se ter tornado famosa. ESTA CURIOSA INSISTÊNCIA EM ASSOCIAR JESUS A NAZARÉ PODE SER ANTERIOR ÀS TRADIÇÕES ORAIS CRISTÃS E CONTADA ENTRE GRUPOS APOCALÍPTICOS COMO OS ESSÊNIOS, QUE PRATICAVAM UMA FORMA DE ADORAÇÃO DO SOL. Os primeiros cristãos podem ter considerado Jesus um deus-sol. Nazaré tem uma expressão muito próxima de Nazaroth, que em hebraico é "os doze signos (do zodíaco)". A RAIZ DO VERBO NAZAR SIGNIFICA "CERCAR", COMO NAS DOZE CONSTELAÇÕES DO ZODÍACO QUE PASSAM POR CIMA TODAS AS NOITES, CERCANDO ASSIM A TERRA.

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 4 місяці тому

    Lembre-se de que Jesus era um judeu que não tinha intenção de se desviar das escrituras hebraicas:Jesus não realizou o que os profetas de Israel disseram que o MESSIAS foi comissionado a fazer: JESUS CRISTO MILAGREIRO não libertou o povo da aliança dos seus inimigos gentios, não reuniu os dispersos na Diáspora, não restaurou o reino davídico ou estabeleceu a paz universal (cf. Is 9 : 6-7; 11:7-12:16 , etc.). Em vez de libertar os judeus dos opressores e, assim, cumprir AS ANTIGAS PROMESSAS DE DEUS - de terra, nacionalidade, realeza e bênçãos - JESUS CRISTO MILAGREIRO morreu uma morte “vergonhosa”, derrotado pelos mesmos poderes políticos que o Messias foi profetizado que venceria. NA VERDADE, OS PROFETAS HEBREUS NÃO PREVIRAM QUE O SALVADOR DE ISRAEL SERIA EXECUTADO COMO UM CRIMINOSO COMUM PELOS GENTIOS, TORNANDO A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS UMA “PEDRA DE TROPEÇO” PARA OS JUDEUS ALFABETIZADOS NAS ESCRITURAS. ( 1 CORÍNTIOS 1:23 ).O fato de Jesus estar errado sobre o fim do mundo é uma boa notícia para todos nós que estamos vivos hoje, porque de outra forma não teríamos sido nascer.

  • @LPacheco
    @LPacheco 4 місяці тому +1

    Indiferente de suas convicções, não tome esse canal como verdade/mentira absoluta.
    Estude, pesquise, compare e tire conclusões próprias.

    • @losstzp
      @losstzp 4 місяці тому +2

      Eu percebi que esse canal têm muito viés voltado para o ateísmo, acadêmicos consideram pessoas na história com menos evidência de sua existência como de fato terem existido, mas quando se trata do texto bíblico, por mais que tenha evidências ou não ( o que não ter é esperado, por conta da época onde quase não existe evidência sobre o tempo passado) é desmerecido.

    • @Manteiga0808
      @Manteiga0808 4 місяці тому +4

      ​@@losstzpnão faz sentido o que você comentou, o canal tem uma abordagem histórica acadêmica. Se a história não confirma seus dogmas, isso não é problema dela, o historiador se difere do crédulo justamente porque as crenças pessoais independem dos resultados dos estudos e das pesquisas. Esse "viés ateísta" que você se refere, não cabe porque o historiador não tem a preocupação de buscar negar ou comprovar nada na bíblia, ele a estuda como ela é a partir da abordagem científica, que necessariamente precisa ser isenta de viés confirmatório ou negatório.

    • @losstzp
      @losstzp 4 місяці тому +1

      @@Manteiga0808 Você não ver problema nisso, pois provavelmente é agnóstico ou algo assim, mas de um ponto de vista cristão quando você sabe que Jesus existe por experiência própria, entende o problema espiritual que isso pode causar nos tempos vindouros, o que quis dizer é por exemplo, existe evidência suficiente para comprovação da existência de Cristo, mas existe uma forma desonesta de transmitir isso, até um tempo atrás falavam que Jesus nunca existiu, mas com evidências com o tempo foi comprovado no entanto a nova desculpa é que o Jesus que existiu não é o Jesus da bíblia mas sim o histórico. Mesmo com evidências, falam que talvez Jesus tenha existido, mas com menos evidências da historicidade de Alexandre o Grande ou Sócrates por exemplo, falam que de fato no meio acadêmico eles existiram (mesmo Alexandre tendo 1 menção 3 séculos depois de sua morte) quando Cristo com um tempo de 1 século ou até mesmo o Flavio Josefo mencionando no primeiro século criam uma forma de invalidar o texto bíblico pelos apóstolos mencionarem Cristo após sua morte, como se a escrita fosse como nos tempos de hoje. Existe uma desonestidade nisso enorme, uma pena que muitos não enxergam.

    • @losstzp
      @losstzp 4 місяці тому

      @@Manteiga0808 Veja a desonestidade, ao ter 4 evangelhos falando sobre Cristo, o próprio Paulo que afirma ter visto Cristo e ser invalidado por fazer parte da bíblia e ter algumas menções de Sócrates e não ter duvida sobre sua existência sendo uma referência até no meio acadêmico, ensinada nas escolas. Acreditam no que falaram de Sócrates com menos provas, mas não acreditam em Jesus mesmo tendo mais detalhes sobre sua vida.

    • @LPacheco
      @LPacheco 4 місяці тому

      ​@@Manteiga0808 Não sei qual o posicionamento do canal mas ninguém é isento.

  • @eliseubarros7554
    @eliseubarros7554 4 місяці тому

    Bom dia professor, com o conhecimento q vc apresenta tenho certeza q sabe q Jesus é um plágio de outros Messias e q foi criado pelos romanos, na vdd ele ñ existiu é mais uma lenda p enganar os desavisados❗️

    • @mvcgb7
      @mvcgb7 4 місяці тому +3

      Kkkkkkk caramba, que informação nada com nada. Po, pelo menos tenta argumentar de forma coerente.

    • @helisamdan843
      @helisamdan843 4 місяці тому

      😂😂😂😂

    • @losstzp
      @losstzp 4 місяці тому +2

      Se você estudasse, entenderia que a existência de Jesus historicamente é mais evidente que muitas existências que os acadêmicos dizem de fato ter existido, como Alexandre o Grande por exemplo que apesar de ter a primeira testemunha sobre sua existência depois de 3 séculos depois de sua morte, ninguém fala que foi um mito ou dúvida de sua existência, mas Jesus com historiador falando sobre ele algumas décadas depois de sua morte, ou os próprios autores dos evangelhos falando sobre ele, Paulo também falando sobre ele, os ateus são totalmente parciais no seu modo de julgar o que existiu ou não simplesmente por desmerecer o texto bíblico.

    • @deividmota1297
      @deividmota1297 4 місяці тому

      "Jesus foi criado pelos romanos" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • @helisamdan843
      @helisamdan843 4 місяці тому

      Ele está nos músculos ainda..