Nossa eu fazia exatamente isso pra decorar os livros de história na 7ª e 8ª série, não sabia que era um método conhecido, mas depois eu acabava esquecendo e nunca aprendia, era só uma decoreba. Talvez se tivesse feito uma revisões espaçadas na época teira guardado para sempre, como alguns conceitos que eu olhava no dicionário e hoje mais de 15 anos depois ainda lembro cada palavra que estava lá escrito. Seu conteúdo é excelente, único no youtube, parabéns pelos vídeos.
Exato. É o famoso decoreba, alias, como alguns outros métodos de memorizaçao. O estudar é o fundamento, a chave. Seja o que for, eu opto pelo estudo ativo, alias o estudar para realmente aprender deve ser ativo. Um livro, por exemplo, ao invés de decorar, eu quero entender o "por quê, como" eu, nos meus mais de 35 anos que estudo, cheguei a conclusão que as principais questões são "POR QUÊ" e "COMO". E o por quê tem menos relevância que o como; Por quê isso funciona...? Como isso funciona...? Já os não relevantes são: Quem, Onde, O quê.. esses, não apresentam fundamentos embasados do algo, da criaçao. Se eu pergunto: O que é isso? A... é um abrir de latas. Tá... quem criou isso? Ah.. foi fulano. Onde ele ou ela criou isso? Ah.. foi na banheira, enquanto dormiu e sonhou... Ou foi nos montes mais altos da terra, na cozinha da tia, etc.... Agora, vou para o fundamento: Por quê criaria isso, o abridor de latas? Porque facilitaria o trabalho da mãe dele, em abrir a lata! Tem mais por quês... Observe que o "por quê" tem mais relevância que os não relevantes. Seguindo, continuando; De onde ele tirou essa ideia, de criar um abridor de latas? Opaaaa... aqui já começa a modificar a busca, para o fundamento e a base do entendimento. Entra o COMO. E aí meu caro é a busca dos fundamentos, pois para construir uma base, primeiro dever haver o fundamento. Você le um livro, lê um parágrafo e qual é o fundamento desse trecho do livro, para que o autor chegasse a construir o que ele propos? Tem algo chave, nesse parágrafo que eu li, que ja possa me dar uma pista do que o autor criou, do que ele está tentando me dizer? Viu nessa pergunta, como é vago a ideia do questionamento "o que o autor tá querendo me dizer..." Agora, se eu mudo as perguntas: Por quê, nesse trecho o autor mencionou tal coisa? Como ele pensou nisso? E a medida em que vou avançando ao ler o livro, eu espero chegar na ideia fundamental do autor, do POR QUÊ e o COMO. Faz sentido?
Maike, estou me preparando para fazer o exame da OAB. Quais vídeos você me recomendaria eu assistir do seu canal e se você vai lançar um vídeo mais específico para Exames e concurso.
Olá, Otávio! Acredito que as playlists "Como Memorizar Qualquer Coisa" e "Estude Mais e Melhor" podem te ajudar bastante. O único vídeo que eu fiz sobre exames foi o "31 DICAS para PASSAR no CEFET e no IF." Ele é voltado para o exame do CEFET, mas, caso você tenha dificuldades com testes em geral, o vídeo pode te ajudar. Abraços!
Na verdade eu ouvi falar sobre esse método nesse vídeo: ua-cam.com/video/fnzJso-CUaY/v-deo.htmlsi=AYLWC8ZIk7ga3H4i Pelo que entendi o nome dele é esse, mas revirei a Internet buscando por essa nomenclatura (alfabeto fonético) e não encontrei nada a respeito.
@@freitas9555 Acredito que o Alberto Dell'Isola tenha se referido a algo conhecido como Peg List ou lista peg. Falei sobre isso no meu vídeo "memorização avançada de números." A ideia é criar uma imagem para cada número de 00 até 99. Depois, basta imaginar uma associação entre o que deseja ser memorizado e aquela imagem. Abraços!
@@maikeanthony Eu vi o vídeo que o freitas citou e também vi seu vídeo. Mas ainda não entendi como esse metódo fez ele decorar várias paginas de livro se a ideia me pareceu foi decorar números.
Eu já decorei a epístola de Tiago, 1 e 2 Timoteo, partes de filipenses, e os três capítulo iniciais de Romanos usando esse método. Pura força bruta. Fora outros capítulos esporádicos ao longo da bíblia.
Olá! Tente memorizar cada vez mais rapidamente. Além disso, tente observar a sua performance e notar os erros que tenha cometido. Tente sempre tirar alguma lição de cada treino. Abraços!
Olá, Fernando! Acredito que seu objetivo seja não só lembrar as funções como também saber aplicá-las, certo? Isso inevitavelmente vai exigir que você pratique bastante. Para te ajudar a lembrar o que cada função faz, recomendo entender o significado do nome dela, porque muitas são simplesmente o nome em inglês para algo que a gente já conhece. Além disso, você pode utilizar o método da palavra-chave para te ajudar quando o nome não for óbvio. Meu vídeo sobre o método é seguinte: ua-cam.com/video/qXVrRWvXLUI/v-deo.html Abraços!
Olá! Acho muito difícil, ainda mais se a pessoa não tiver familiaridade com as técnicas, mas é possível memorizar livros utilizando o método John Place junto com o palácio da memória. Tenho vídeos sobre estes dois métodos e também recomendaria assistir outro chamado "como memorizar textos." Abraços!
@@maikeanthony imagina a seguinte situação...uma questão de prova...essa questão é um parágrafo de um livro de 400 páginas e faltando palavras soltas que vc tem que completar esse parágrafo. Vc teve 28 dias pra realizar esse estudo pra fazer essa prova. ....Eu te pergunto usando Jhon place e palácio...quanto dias vc conseguiria?
@@lelevrzz esta situação é real? Ou é um exemplo fictício que você criou? Acredito que, se for uma questão verídica, ela envolveria mais entendimento do que memorização, então não faria sentido decorar o livro palavra por palavra, mas sim entendê-lo e praticar exercícios. Além disso, se você quiser lembrar apenas dos pontos mais importantes de cada página, e não do texto verbatim, é possível fazer no prazo de uma a duas semanas. Também precisa levar em consideração que o tempo depende da dificuldade do texto e sua familiaridade com ele. É um texto literário? É um livro-texto? É uma peça teatral? Você tem familiaridade com o vocabulário? Tudo isso determina a facilidade de adquirir o conteúdo. Agora, respondendo finalmente à sua pergunta, acredito que eu tentaria memorizar 10 páginas por dia de semana e revisaria nos sábados e domingos, levando então 8 semanas (NO MÍNIMO) para concluir o projeto. Memorização verbatim é uma das memorizações mais demoradas que existem e que dificilmente tem utilidade; por isso, vale mais a pena gastar o tempo estudando e compreendendo o texto. Abraços!
vc pretende memorizar o NT inteiro? Já vi vídeos aqui no youtube de pessoas recitando capítulos inteiros de cabeça. Impressionante! Gostaria de fazer o mesmo com os salmos! Mas isso é um projeto que vou deixar mais pra frente
Eu não gosto do anki. Prefiro muito mais usar flash cards de papel. Pra isso, uso caderninhos ou fichas pautadas. É muito mais rápido que anki, dá pra incluir desenhos e é muito melhor que usar o celular
Olá, Gustavo! No início, eu também usava flashcards físicos, mas quando comecei a ter mais de 200, ficou inviável organizar as revisões. Além disso, não é possível fazer pesquisas ou criar baralhos filtrados, mas isso é uma preferência pessoal. Abraços!
@@MeGuxta01 eu entendo que o anki tem vantagens. Mas não há problemas em organizar cards em papel, eu uso um grampo especial que pega até uns 150 de uma vez e cada tema fica num grampo. Acho bem mais fácil fazer no papel do que no computador (no celular, nem se fala, é horrível) e no papel dá pra inserir tabelas, desenhos, símbolos, pode usar em qq lugar, não acaba a bateria, e é neurocientificamente provado que papel e caneta usando a própria letra é melhor para a memorização. Cinco mil cards de papel (ou seja, 50 resmas dos bloquinhos de 100 cards) caberiam numa caixinha, não seria problema organizar. E ter os cards em papel todos a vista de uma vez é melhor do q ter eles abstratos numa memória. Já usei o anki e achei ele muito pior do que cards de papel, muito anti prático e pior pra o objetivo de memorizar. E o mais engraçado é que a pior crítica q o anki recebe dos concurseiros é exatamente ficar inviável depois que passa de alguns milhares. Outra coisa que faço é usar caderninhos como cards, mas em geral uso fichas de papel offset 3"x5" pautadas, com cabeçalho
@gustavovieira7 pelo celular eu concordo com você que não é nada eficiente. Agora pelo Pc, tu consegue gerar vários cards, elaborar questões de múltipla escolha (que embaralham as opções a cada leitura, para que você não decore a ordem da alternativa correta), da pra fazer oclusão de imagens de mapa mentais, enfim, a infinidade de aplicativos que te pouparia muito tempo "escrevendo". Mas assim, dependendo do foco do seus estudos, às vezes não vale a adaptação. Eu estudo pra concurso e quantidade de conteúdo para ser colocado em flashcards é absurdamente alta, e o anki facilita bastante a elaboração dos cards e acho muito eficiente a forma que ele ordena os cards para te mostrar na hora certa , baseando as revisões de acordo com sua dificuldade no cartão, tornando -a muito mais eficiente e te poupando tempo. Mas assim, estudo não é uma receita de bolo e não existe mágica, todo mundo tem sua forma, é muito individual. Abração e bons estudos!
Nossa eu fazia exatamente isso pra decorar os livros de história na 7ª e 8ª série, não sabia que era um método conhecido, mas depois eu acabava esquecendo e nunca aprendia, era só uma decoreba. Talvez se tivesse feito uma revisões espaçadas na época teira guardado para sempre, como alguns conceitos que eu olhava no dicionário e hoje mais de 15 anos depois ainda lembro cada palavra que estava lá escrito. Seu conteúdo é excelente, único no youtube, parabéns pelos vídeos.
Exato. É o famoso decoreba, alias, como alguns outros métodos de memorizaçao.
O estudar é o fundamento, a chave.
Seja o que for, eu opto pelo estudo ativo, alias o estudar para realmente aprender deve ser ativo.
Um livro, por exemplo, ao invés de decorar, eu quero entender o "por quê, como" eu, nos meus mais de 35 anos que estudo, cheguei a conclusão que as principais questões são "POR QUÊ" e "COMO". E o por quê tem menos relevância que o como;
Por quê isso funciona...?
Como isso funciona...?
Já os não relevantes são:
Quem, Onde, O quê.. esses, não apresentam fundamentos embasados do algo, da criaçao.
Se eu pergunto:
O que é isso?
A... é um abrir de latas.
Tá... quem criou isso?
Ah.. foi fulano.
Onde ele ou ela criou isso?
Ah.. foi na banheira, enquanto dormiu e sonhou... Ou foi nos montes mais altos da terra, na cozinha da tia, etc....
Agora, vou para o fundamento:
Por quê criaria isso, o abridor de latas?
Porque facilitaria o trabalho da mãe dele, em abrir a lata!
Tem mais por quês...
Observe que o "por quê" tem mais relevância que os não relevantes.
Seguindo, continuando;
De onde ele tirou essa ideia, de criar um abridor de latas?
Opaaaa... aqui já começa a modificar a busca, para o fundamento e a base do entendimento. Entra o COMO.
E aí meu caro é a busca dos fundamentos, pois para construir uma base, primeiro dever haver o fundamento.
Você le um livro, lê um parágrafo e qual é o fundamento desse trecho do livro, para que o autor chegasse a construir o que ele propos?
Tem algo chave, nesse parágrafo que eu li, que ja possa me dar uma pista do que o autor criou, do que ele está tentando me dizer?
Viu nessa pergunta, como é vago a ideia do questionamento "o que o autor tá querendo me dizer..."
Agora, se eu mudo as perguntas:
Por quê, nesse trecho o autor mencionou tal coisa?
Como ele pensou nisso?
E a medida em que vou avançando ao ler o livro, eu espero chegar na ideia fundamental do autor, do POR QUÊ e o COMO.
Faz sentido?
Muito bom esse método. Eu usava sem sabê-lo para memorizar poemas de Camões.
É uma técnica bem cansativa, mas realmente funciona. Eu usava muito isso no meu ensino médio para decorar toda a minha fala de seminários.
Muito bom Maike... grato
Parabéns pelo seu esforço, Maike! Você tem grande potencial de sucesso.
Maike, estou me preparando para fazer o exame da OAB. Quais vídeos você me recomendaria eu assistir do seu canal e se você vai lançar um vídeo mais específico para Exames e concurso.
Olá, Otávio! Acredito que as playlists "Como Memorizar Qualquer Coisa" e "Estude Mais e Melhor" podem te ajudar bastante. O único vídeo que eu fiz sobre exames foi o "31 DICAS para PASSAR no CEFET e no IF." Ele é voltado para o exame do CEFET, mas, caso você tenha dificuldades com testes em geral, o vídeo pode te ajudar. Abraços!
Gratidão!
Olá, Maike!
Você pode fazer um vídeo explicando como é realizado o método de memorização utilizando o Alfabeto Fonético?
Você está se referindo ao Major System? Tenho um vídeo chamado "Como memorizar números" onde falo sobre esse método.
Na verdade eu ouvi falar sobre esse método nesse vídeo:
ua-cam.com/video/fnzJso-CUaY/v-deo.htmlsi=AYLWC8ZIk7ga3H4i
Pelo que entendi o nome dele é esse, mas revirei a Internet buscando por essa nomenclatura (alfabeto fonético) e não encontrei nada a respeito.
@@freitas9555 Acredito que o Alberto Dell'Isola tenha se referido a algo conhecido como Peg List ou lista peg. Falei sobre isso no meu vídeo "memorização avançada de números." A ideia é criar uma imagem para cada número de 00 até 99. Depois, basta imaginar uma associação entre o que deseja ser memorizado e aquela imagem. Abraços!
@@maikeanthony
Muito bom! Vou assistir, então!
Obrigado pela atenção, Maike!
@@maikeanthony Eu vi o vídeo que o freitas citou e também vi seu vídeo. Mas ainda não entendi como esse metódo fez ele decorar várias paginas de livro se a ideia me pareceu foi decorar números.
Parabéns sucesso 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu já decorei a epístola de Tiago, 1 e 2 Timoteo, partes de filipenses, e os três capítulo iniciais de Romanos usando esse método. Pura força bruta. Fora outros capítulos esporádicos ao longo da bíblia.
Faz um vídeo usando ele na prática.
Muito bom
É normal conseguir decorar cerca de só 40 palavras em uma hora? Como faço para acelerar o processo?
Olá! Tente memorizar cada vez mais rapidamente. Além disso, tente observar a sua performance e notar os erros que tenha cometido. Tente sempre tirar alguma lição de cada treino. Abraços!
Muito bom. Um sugestão é a partir de um pequeno texto mostrar na prática. Abs
Mike, tenho que memorizar as guias e funções do word, vc recomendaria alguma técnica específica? Se sim, qual seria?
Olá, Fernando! Acredito que seu objetivo seja não só lembrar as funções como também saber aplicá-las, certo? Isso inevitavelmente vai exigir que você pratique bastante. Para te ajudar a lembrar o que cada função faz, recomendo entender o significado do nome dela, porque muitas são simplesmente o nome em inglês para algo que a gente já conhece. Além disso, você pode utilizar o método da palavra-chave para te ajudar quando o nome não for óbvio. Meu vídeo sobre o método é seguinte:
ua-cam.com/video/qXVrRWvXLUI/v-deo.html
Abraços!
@@maikeanthony mt obrigado!
Abraços
Legal
Maike, estou estudando para concurso, qual técnica me recomenda?
Recomendo as técnicas da minha playlist "Estude Mais e Melhor." Abraços!
Ola Maike satisfação...tenho uma dúvida? Vc acha possível memorizar um livro de 400 páginas palavras/ palavras em 28 dias? Se sim qual técnica usaria?
Olá! Acho muito difícil, ainda mais se a pessoa não tiver familiaridade com as técnicas, mas é possível memorizar livros utilizando o método John Place junto com o palácio da memória. Tenho vídeos sobre estes dois métodos e também recomendaria assistir outro chamado "como memorizar textos." Abraços!
@@maikeanthony imagina a seguinte situação...uma questão de prova...essa questão é um parágrafo de um livro de 400 páginas e faltando palavras soltas que vc tem que completar esse parágrafo. Vc teve 28 dias pra realizar esse estudo pra fazer essa prova. ....Eu te pergunto usando Jhon place e palácio...quanto dias vc conseguiria?
@@lelevrzz esta situação é real? Ou é um exemplo fictício que você criou? Acredito que, se for uma questão verídica, ela envolveria mais entendimento do que memorização, então não faria sentido decorar o livro palavra por palavra, mas sim entendê-lo e praticar exercícios. Além disso, se você quiser lembrar apenas dos pontos mais importantes de cada página, e não do texto verbatim, é possível fazer no prazo de uma a duas semanas. Também precisa levar em consideração que o tempo depende da dificuldade do texto e sua familiaridade com ele. É um texto literário? É um livro-texto? É uma peça teatral? Você tem familiaridade com o vocabulário? Tudo isso determina a facilidade de adquirir o conteúdo. Agora, respondendo finalmente à sua pergunta, acredito que eu tentaria memorizar 10 páginas por dia de semana e revisaria nos sábados e domingos, levando então 8 semanas (NO MÍNIMO) para concluir o projeto. Memorização verbatim é uma das memorizações mais demoradas que existem e que dificilmente tem utilidade; por isso, vale mais a pena gastar o tempo estudando e compreendendo o texto. Abraços!
Qual melhor metodo que vc recomenda para aprendizagem para provas e concursos ?
Tem algum video especifico seu pra recomendar?
Olá! Existem vários métodos que vão ajudar nisso. Recomendo assistir minha playlist, "Estude Mais e Melhor." Abraços!
Vou memorizar o novo testamento usando ele.
vc pretende memorizar o NT inteiro? Já vi vídeos aqui no youtube de pessoas recitando capítulos inteiros de cabeça. Impressionante! Gostaria de fazer o mesmo com os salmos! Mas isso é um projeto que vou deixar mais pra frente
😊😊😊
Problema é fazer isso para concurso que tem 22 matérias super densas. 😂
Eu não gosto do anki. Prefiro muito mais usar flash cards de papel. Pra isso, uso caderninhos ou fichas pautadas. É muito mais rápido que anki, dá pra incluir desenhos e é muito melhor que usar o celular
Olá, Gustavo! No início, eu também usava flashcards físicos, mas quando comecei a ter mais de 200, ficou inviável organizar as revisões. Além disso, não é possível fazer pesquisas ou criar baralhos filtrados, mas isso é uma preferência pessoal. Abraços!
Quero ver fazer 5000 cards a mão e os organizar de forma eficiente
@@MeGuxta01 eu entendo que o anki tem vantagens. Mas não há problemas em organizar cards em papel, eu uso um grampo especial que pega até uns 150 de uma vez e cada tema fica num grampo. Acho bem mais fácil fazer no papel do que no computador (no celular, nem se fala, é horrível) e no papel dá pra inserir tabelas, desenhos, símbolos, pode usar em qq lugar, não acaba a bateria, e é neurocientificamente provado que papel e caneta usando a própria letra é melhor para a memorização.
Cinco mil cards de papel (ou seja, 50 resmas dos bloquinhos de 100 cards) caberiam numa caixinha, não seria problema organizar.
E ter os cards em papel todos a vista de uma vez é melhor do q ter eles abstratos numa memória.
Já usei o anki e achei ele muito pior do que cards de papel, muito anti prático e pior pra o objetivo de memorizar. E o mais engraçado é que a pior crítica q o anki recebe dos concurseiros é exatamente ficar inviável depois que passa de alguns milhares.
Outra coisa que faço é usar caderninhos como cards, mas em geral uso fichas de papel offset 3"x5" pautadas, com cabeçalho
@gustavovieira7 pelo celular eu concordo com você que não é nada eficiente. Agora pelo Pc, tu consegue gerar vários cards, elaborar questões de múltipla escolha (que embaralham as opções a cada leitura, para que você não decore a ordem da alternativa correta), da pra fazer oclusão de imagens de mapa mentais, enfim, a infinidade de aplicativos que te pouparia muito tempo "escrevendo". Mas assim, dependendo do foco do seus estudos, às vezes não vale a adaptação. Eu estudo pra concurso e quantidade de conteúdo para ser colocado em flashcards é absurdamente alta, e o anki facilita bastante a elaboração dos cards e acho muito eficiente a forma que ele ordena os cards para te mostrar na hora certa , baseando as revisões de acordo com sua dificuldade no cartão, tornando -a muito mais eficiente e te poupando tempo. Mas assim, estudo não é uma receita de bolo e não existe mágica, todo mundo tem sua forma, é muito individual. Abração e bons estudos!