Olá Átila, eu queria sugerir um tema de vídeo, é possível no futuro implementarmos uma Democracia Baseada em Blockchain? É possível no futuro implemrntarmos uma internet descentralizada baseada em Blockchain, é possível no futuro implementarmos uma internet descentralizada e ainda assim coibir crimes como pedofilia e fake news? Quais as aplicacões que a Blockchain pode ter no combate a corrupção e como meio para preservar a democracia, liberdade acadêmica, liberdade de reuniao, liberdade politica, direitos humanos? É possível contruir uma internet descentralizada sem aumentar as chances de prejudicar a coesão social de uma nação?
Por favor, leia o que Eliezer Yudkowsky fala sobre o desenvolvimento das AIs. É perturbador.
Рік тому+3542
Só para testar, escrevi a ideia central do meu TCC e o chat GPT escreveu o resumo, introdução, argumento e resultados melhor do que eu, e em apenas alguns segundos... E pensar que houve uma época em que a maior preocupação dos professores eram os alunos copiando a Wikipédia.
Eu fiz a mesma. Vou entregar meus trabalhos no final do semestre, na minha área que é ti se seu souber usar chat gpt para buscar o que eu não sei eu estou infinitamente na frente dos profissionais que vão buscar na internet ou em livros. Então a consciência está 100% limpa.
Meu professor de lógica, odiava fazer prova. Ele falava que; ''provas, só medem a capacidade de uma pessoa decorar algo'' Ele, media nosso potencial com participações em projetos, pedia para sermos o professor e explicar para ele, invertendo os papeis.
Sou um pouquinho privilegiada em alguns aspectos... e não tive que me empenhar muito para entrar na faculdade, então percebi uma coisa nos primeiros semestres da faculdade. Muitas pessoas que estavam lá, eram treinadas na base de prova, questões e muitas vezes "não viam o que estava sendo lecionado sem estar veiculado a correntes", era curioso isso. Enquanto eu estava com caderno fechado, eles estavam atentos a qualquer palavra-chave que os professores falavam, era uma vantagem em certos aspectos, mas quando se faz bacharelado você deve ter "Correntes de Schrödinger".
Sou professora e também penso como seu professor. Algumas vezes consegui fazer como ele, outras não - mais por causa de regras da universidade privada que não permitiram.
Achávamos que as profissões físicas seriam as primeiras a serem completamente substituídas, mas pelo visto estávamos enganados, serão as "intelectuais". É mais fácil, seguro e barato criar um robô que apenas escreve textos do que robôs que saem por aí limpando nossas ruas e calçadas sozinhos.
@@rafael_rocha O problema não é só o custo para desenvolver a tecnologia e sim criar os robôs por custo menor do que o salário do gari e ainda com boa segurança e eficiência. Mesmo que o custo de pesquisa seja, de, por exemplo 50 milhões, ainda assim seria inviável se o custo mensal para manter o robô andando por aí seja, por exemplo, 4 vezes o salário do gari.
O melhor vídeo sobre chatGPT que vi até então. Lucidez, síntese e reflexões profundas. Parabéns, Átila e pessoas envolvidas.. excepcionais, sublimes, cirúrgicas.
Atila, muito obrigado por esse vídeo. Eu que sou da área de tecnologia, estava com dificuldade de explicar para as pessoas quais seriam os grandes problemas do uso do ChatGPT. Você conseguiu resumir a discussão toda muito bem. E claro, mantendo a sua didática maravilhosa. Obrigado por nos ensinar tanto.
Algumas pessoas são muito sensíveis mesmo. Pra ele mim ele já é uma brisa leve frente à realidade. Sensato, racional, ponderado, respeitoso, sem deixar de ser extremamente profissional e pontual.
Eu realmente acredito e tenho esperança que IAs como essas vão finalmente forçar a mudança do sistema educacional. Do ensino básico ao superior a única habilidade que é avaliada no aluno é sua capacidade de memorização para responder perguntas e de compilar textos para trabalhos e seminários. Esse modelo que vem desde a escolástica da idade média já passou da hora de mudar. A pergunta que fica é como avaliar de forma efetiva o conhecimento e não a memorização.
A nossa educação(básico, medio e superior), é voltada para formar pessoas para o mercado de trabalho. É a educação bancária. Se a educação fosse voltada para formar uma pessoa com contexto histórico material, certamente haveria uma revolução, mudança de modelo econômico e fim das lutas de classes. Ou seja, existem outras maneiras de avaliar, elas só não interessam ao mercado.
@@Yondo_Racing exatamente. Existe uma razão para tópicos como empreendedorismo, direito e cidadania, educação financeira, e outros, näo serem ensinados na escola.
@@Josi_Ruiz mas a questão que falo não é nem sobre quais tópicos são inclusos e quais não são, falo pelo método de avaliação mesmo. E acho até que para o mercado de trabalho está ficando defasado o modelo, já que o trabalho exige cada vez maior gama de habilidades e conhecimentos. Realmente acho que as IAs serão o catalisador da mudança.
@Lucas Fernandes não é que é um modelo necessariamente ruim, para uma sociedade que não possui esses recursos de IA é um modelo realmente viável, mas com o advento dessa tecnologia é um modelo que se mostra obsoleto, deixa a máquina fazer o trabalho de memorização e de indexar respostas e deixa o humano fazer o trabalho de usar essas informações para acelerar seu processo.
Se fosse isto na mádia Matheus, já seria menos pior. Falo como professor. Na educação que acontecerá será uma nova classificação de conhecimento, titulos e certificados não comprovaram mais nada. Epocas dificeis de todos os lados, infelizmente vejo esta evolução tecnologica regredindo ainda mais o nivel de conhecimento médio humano. Não gostaria que fosse assim, mas será o que teremos.
O exemplo que o Atilo usou de uma pessoa que ele encontrou no meio acadêmico já aconteceu comigo. Na verdade, acredito que com mitos né. Pessoas que de fato não absorveram conhecimento, mas conseguiram passar pelo crivo de universidades e testes. Hoje estão em ótimos cargos, ótimos empregos, bem relacionados, e disseminando "desconhecimento" por aí. pq é impossível você passar ensino de qualidade se você não absorveu nem para você. Hoje atuo como professora, e sinto na pele o que os adolescentes, principalmente, tem sofrido com a falta de leitura, interpretação, dificuldade mesmo em absorver conteúdos. Temos que diariamente pensar formas de facilitar, incentivar, estimular, mas eles são imediatistas, querem tudo pra ontem, e só pensam na nota final. O mercado está aí provando que eles tem razão.
@@HermesFerreiraTopp Vc pode não ser adolescente, mas é uma das pessoas que a professora citou. A sua interpretação não está muito boa. O Pirula faz o mesmo tipo de trabalho do Átila
Não sei se posso culpar os alunos por isso. O próprio sistema se ensino usa métodos que se baseam em notas que não aplicam a qualidade do aprendizado como um todo, mas há uma única análise que não leva em condição toda a tragetoria do aluno. Uma simples prova com questões X ou y que vai dizer se sabe ou não alguma coisa. A avaliação não é centrada na pessoa em si mas em um conteúdo específico cópia e cola
Somos dois... Venho falado direto que estamos a beira de uma revolução industrial parte 2... Por mais catastrófico que isso pareça e bem provável seja mesmo, é bem provável também que isso mude muito o mundo!
Geralmente, pessoas que gostam de tecnologia, inovação e as peripécias da Era da Informação, elas tendem... bom, a cair nas graças utópicas do "poderia ser", desconsiderando totalmente o realismo. É como ver o comercial mais absurdamente idealizado, e beijar todas as "mentiras" que eles trazem.
Meu Deus ! Que vídeo importante! Como professora da rede pública de ensino, de comunidade carente, posso afirmar que somos(meus colegas e eu) verdadeiros operários, lutando dia a dia pela formação crítica de nossos alunos e nosso desenvolvimento profissional sem muletas digitais. E até conheci uma pessoa tipo essa que vc descreveu aí: doutor mas sem capacidade nenhuma de liderar como um verdadeiro agente da área. Gratidão por sua verdadeira humildade e amor a Educação Geral da sociedade. 🙌
@@ivaquintela6172 é uma questão bom delicada neste momento: essa geração que está vindo agora, pós pandemia, tem graves déficits de aprendizagem e desenvolvimento, mesmo os que não apresentavam antes. Como uma máquina irá ensinar uma criança a andar, correr , usar seus próprios neurônios e imaginação? Lembra do filme Matrix...temos que ficar na resistência e resiliência.
Qual é a maneira Correta de dar o cu? Dicas para iniciantes ou para quem já tem experiência? Como posso ter certeza de que estou preparado para dar o cu 🤣🤣🤣
O Átila é fantástico: consegue abordar muitos pontos em um vídeo de tempo razoável (nem mto curto ou longo), com uma linguagem acessível, com mto equilíbrio e sensatez e dps ainda vem uma publi tão bem encaixada q a gnt assisti até o final pq vale a pena contribuir (do jeito q da) pela produção desse conteúdo! 🙏🏼❤️
A experiência com código não é muito diferente do que você descreveu no fim do vídeo. Para quem não tem a noção da qualidade do código que ela sugere, a solução pode até servir, ou funcionar, porém, de maneira crítica escolher entre o alg A ou alg B depende de uma certa análise e conhecimento adquirido com a prática e pela experiência. Até agora, para mim, o melhor dessa ferramenta, é justamente o que você descreveu. Perguntar para ela, sugestões para solucionar um problema curto entre A ou B e avaliar cada um, e então escolher, e muitas vezes adaptar, trás muito ganho de produtividade porém.. para fazer isso, você precisa entender o que está fazendo e dividir a coisa toda em problemas menores onde ela possa opinar de forma mais precisa =D. Novamente excelente vídeo Atila!
Ele comete muitos erros nos códigos de programação, como quando eu pedi para ele fazer um script em shell script que verifica duas portas internet e caso a principal esteja offline ele roteia os pacotes para a outra porta, código bonito e funcional exceto pelo fato de que ele errou o comando do iptables que fazia a maquina ficar fora do ar mesmo com internet na porta principal.
Mas tem um ponto interessante. Você pede para gerar um código e pode depois analisar o mesmo. Mas isso demanda o conhecimento profundo. Então o chat serviria como um redutor de trabalho manual.
O chatGPT já me ajudou com algumas soluções simples em programação, principalmente para linguagens que eu tenho menos pratica. Mas também já cometeu erros. Ex: Ao eu pedir ajuda para ele criar um script em bash que instala um programa no linux configurando os repositorios e dependencias antes de instalar, ele me entregou o código com repositorios que não funcionavam, mesmo eu especificando bem a versão do linux, pode ser que nem exitiam. Ex2: No mesmo projeto eu precisava de um código em bash também que clonase um repositorio privado do github usando um token. Ele me entregou uma solução em 1 linha que eu desconhecia onde se entrega o token ao github junto ao endereço do repositorio no proprio comando git clone. Ficou lindo, super rapido, muito mais do que pesquisar no google! Tem que saber usar. Nem bonito demais pra te dar trabalho. Nem feio demais pra te passar vergonha.
Isso pois está muito no início, creio que em menos de 5 anos ele estará fazendo códigos muito complexos sem erros alguns. Mas claro, é só uma soposição.
Foi a experiência que tive. Não tenho conhecimento em programação, mas de vez em quando faço umas macros em VBA no excel para acelerar meu trabalho, mas tinha muito tempo que não conseguia achar a solução para um problema em específico, mesmo em foruns. Pedi para o ChatGPT uma solução, ele me deu algumas que não funcionaram, mas a partir da análise do código eu consegui encontrar uma solução que não encontraria de outra forma.
Ótimo conteúdo como sempre! Concordo, eu sou dev junior em uma empresa de tecnologia e hoje com a ajuda do GPT, após umas 15 versões de um código Javascript que eu sabia que estavam erradas, consegui juntar todas as ideias e criar um código muitissimo melhor do que eu faria sozinha e ainda economizei umas 10 horas de trabalho. Um ótimo assistente mesmo, o problema é o que o Atila disse, em breve ao invés de 10 dev juniors, minha empresa terá só um ou dois. Aí tbm dá pra pensar, como serão formados os plenos sem a experiência dos jrs.? Vai faltar gente qualificada e vai sobrar desempregados.
Sou dev também, na minha área tem muito trabalho repetitivo que talvez em um futuro não muito distante seja automatizado, porém irá sobrar muito mais tempo para outros projetos que embora são muito legais não são prioridade por falta de tempo fazendo essas tarefas repetitivas que são muito mais necessárias para a empresa! Acredito que as grandes empresas vão acabar focando em outras soluções que estavam de lado por falta de tempo e prioridade e colocar o tempo livre dos funcionários nelas, então vai ter uma transformação do trabalho ao longo do tempo, em contrapartida as empresas pequenas e talvez até algumas grandes que não se importam com os colaboradores e visam apenas os lucros rápidos, infelizmente vão "cortar gastos" e colocar 1 funcionário pra fazer o trabalho que antes era feito por 5 😅 Isso acontece nos dias de hoje e não vai ser o chatgpt que vai mudar 😅
@@davi3789 isso só se for na sua empresa, na que eu trabalho vc tem que ser full stack e mexer em um sistema bem complexo, num tem copia e cola e GPT que vá lhe salvar não, o caminho pra ser pleno é pra quem quer muito.
@@eriksoares5720 sim! E se vc for pensar bem tbm, tem programador indiano pra fazer qualquer coisa que vc quiser, com inglês fluente e um cérebro muito mais sofisticado que a AI do GPT haha
Tão reconfortante saber que o Átila vai esclarecer dúvidas tão complexas, tão bom ter alguém em quem confio pra trazer luz a assuntos tão importantes, 🎉 gratidão!
Em vídeos como esse há muitos comentários interessantes, mas quando trata assuntos que são Tabus é impressionante o tanto de gente ignorante que tem nos comentários. Essas pessoas desconsideram totalmente quem é o Átila, é impressionante.
@@clementinadrumond5745 sou uma grande fã do trabalho do Átila, e acho um privilégio ter esse acesso a informações da forma que ele trás. Realmente muita gente não valoriza esse trabalho, o que é uma grande pena. Eu o tenho como uma das jóias da informação e conhecedor valioso pra ciência! 🙌
o negocio é tão foda que eu tava a 3 meses montando um programa com mais de 800 linhas de código, eu passei o código pra ele e ele conseguiu me apontar quase 10 melhorias pra aumentar o desempenho e realmente eu analisei comando a comando do que ele me sugeriu, e tudo fazia sentido.
Eu sou artista e algumas das minhas pinturas preferidas atualmente são feitas por inteligência artificial...... também tenho visto muito IA sendo usada pra produzir arte que em circunstâncias normais seriam encomendadas pra artistas... a sensação que eu tenho é que eu passei minha vida desenvolvendo uma habilidade pra nada, e que mesmo meu autoconceito, que sempre foi atrelado à minha competência artística, agora está em xeque
Eu acho lindas e maravilhosas as artes feitas pelas IA. Algumas chegam a ser surreal. Porém, eu jamais teria em casa uma tela assim, nada na vida substitui a alma que um ser humano que pensa, ama e sofre pode colocar numa pintura. E se eu penso assim, posso te dizer com tranquilidade que mais pessoas sentem o mesmo.
Relaxa, mano! A internet estará cheia de ilustrações feitas por inteligência artificial e por pessoas que não têm ideia do que estão fazendo, mas que só querem dinheiro fácil. A inteligência artificial será uma ferramenta para os verdadeiros artistas, permitindo que eles alcancem níveis mais elevados (fazendo o trabalho de uma equipe inteira)."
A solução para o problema apontado em 18:00 , o caminho deve ser inverso, informar uma lista de artigos e fontes, e solicitar um resumo plausível, ou seja como qualquer outra ferramenta o bom uso ou não vai estar no usuário ( estamos ferrados rsrs ) No que atuo percebo ainda no Chatgpt-3.5 comentendo erros, mas enviar um codigo ou mensagem de erro e pedir ajuste parece ter um indice de acerto melhor ..
Átila como sempre incrível na sua análise. Disse tudo que eu penso sobre ChatGPT. Eu só via todo mundo falando dessa ferramenta e um dia decidi ir lá pra ver o que era. Fiz algumas perguntas e logo notei que o conteúdo era superficial demais. Parecia um resumo de um monte de artigos rasos espalhados por aí na internet. Era um monte de texto que não dizia muita coisa pra quem estava realmente tentando aprender algo ou sabia a complexidade do assunto. Em cinco minutos já me entediei e nunca mais voltei a usar.
No livro " Os robôs vão roubar seu trabalho, mas tudo bem", de Frederico Piston, ele fala da necessidade da redução de carga de trabalho p/4 horas diárias, o que seria ótimo, dando dicas de como economizar dinheiro para essa redução Dicas não plausíveis de execução no Brasil. Átila, você usou a versão 3.5 ou a 4 do chat GPT? A 4 está acertando questões de admissão em vestibulares concorridos, ficando entre os 10% melhores, ao passo da versão 3 ter ficado entre os 10% piores... Será que na versão 5, atingiremos IAs mais " inteligentes que o ser humano? Teremos a quinta revolução industrial? E não, este texto não foi gerado por uma IA! Ele é 100% autêntico escrito por um humano!!!😊 EDIT: Erro de pontuação.
não sei como o livro trata , mas atualmente como o capitalismo funciona com maximização de lucro , é improvavel uma jornada de trabalho menor, sei que estamos num futuro bem complicado , com população grande , empregos em falta , aquecimento global e talvez falta de recursos
@@andersonferreiraakadjander9369 mas será que as IA receberão dineiro para fazer compras? Pois em um mundo com a maioria desempregado ou ganhando muito pouco, quem vai manter o coméricio funcionando?
O atila deve ter usado o chat gpt 3 e ainda ter feito diversos testes até um dar errado pra ele poder apontar o dedo e criticar. Pra depois vir aqui e fazer esse conteudo raso, igual fez no vídeo sobre Bitcoin
@@Fabricio_Michel_Denes Nos testes com o gpt4 estão fazendo isso. Pediram ao gpt uma tarefa e pra ela ele precisava comprar mais capacidade de processamento e contratar os serviços de humanos e ele fez, inclusive mentiu para um humano para fazê-lo acreditar que era outro humano, ele ainda respondeu para o programador que pediu a tarefa que precisou mentir para conclui-la
Estou impressionado com a proporção que este assunto está tomando, algo que a maioria nem imaginava. Estamos diante da próxima revolução, e ainda não fazemos ideia onde vai parar. Muito bom o vídeo Atila, parabéns!
Muito bom! É sobre essa parte final do vídeo que eu estava pensando nos últimos tempos. A questão não é se as profissões vão acabar, mas na mão de quem elas vão ficar...
Em relação a pessoa que voce citou, te digo uma frase que hoje carrego comigo e acredito cegamente..... "CONHECIMENTO NÃO É SABEDORIA", e parece se enquadrar muito bem, nas atuais "IA´s". Na area que atuo (de exatas), isso é muito evidente e muito comum. Parabens pelo belo trabalho.
Já tentou usar o chat gpt 4? Está incrível a capacidade de resposta. Caso não te satisfaça ainda, espera mais uns 6 meses. Logo você vai estar conversando com uma AI por voz, da mesma forma que é representado no filme Her
19:33 - Para mim, o maior cuidado que teremos que ter - e sei que juristas e as leis ainda não estão preparadas para lidar com isso - é que não podemos deixar que estas inteligências gerem mentiras e que tais mentiras (ou meias-verdades) sejam tratadas como verdade pela sociedade, senão, poderemos estar fadados ao caos.
Quando o Atila começou a falar da lição de humildade, eu estava esperando que a pessoa fosse dar um fecho nele em algum momento por algo que ele cometeu, mas no final a pessoa só era alguém que decorou as coisas pra passar nas provas (o que sinceramente, eu acho muito comum no nosso sistema educacional). Obrigado por ser tão apaixonado pelo que você faz, Atila, é uma grande inspiração para mim. E o Chat GPT realmente é uma ferramenta revolucionária. Eu utilizo para ter insights criativos e ele me ajuda a ter foco, neste mar que a internet se tornou, que tira a sua atenção a cada clique. Espero que isso não desempregue a todos.
@@axs162 mas eu entendi que talvez ele percebeu que foi humilde pq podia ser muito arrogante em cima dessa pessoa. Deve ter se segurado muito pra não chamar o colega de burro kkkkk
Cara, na minha graduação de medicina tinha um matemático. O cara só estudava de véspera e tirava nota maior que a nossa. Era bizarro. No fim, ele ficou bem parecido com esse colega do Átila.
Muito bom, Átila! Acrescento que testei o ChatGPT para auxiliar na construção de um texto que deveria incluir referências do arcabouço legal de um determinado tema. Não funcionou, pois citava de forma assertiva a numeração de decretos e portarias, porém todas equivocadas! Acabou dando mais trabalho para corrigir!
Esse final foi fantástico e assustador. Se somos os condutores ou cavalos dessa carroça só o tempo, imagino q curto, vai dizer. O roteiro desse novo capítulo do mundo promete ser beeeeem diferente de tudo que ja vimos. Vamos com tudo porque o segredo sempre será - SER humano.
Esse teu comentário já valeu minha visita, obrigado! Daqui para a frente quem não tiver ou desenvolver qualidades humanas, de relacionamento interpessoal, inteligência emocional e outras será atropelado pelos robôs. Vamos SER HUMANOS que a gente vai ganhar a corrida. Abraço!
Sou dessenvolvedor de software, e tenho usado o ChatGPT, mas considero ele como um programador iniciante, para o simples, resolve, para o complexo, deixa muito a desejar, e mesmo no simples, tem que dar uma lapidada na mão mas me quebra um galho
Muito bom o vídeo! Desde que lançou a minha preocupação era nós seres humanos perdermos a capacidade de pensar e criticar algo e apenas copiar e colar, o que já acontece como você mesmo mencionou no caso das decorebas de respostas prontas. Mas o problema ainda vai muito além! Temos que ter consciência que essas IA's são ferramentas para que possamos melhorar e não uma substituição de nosso trabalho para que possamos ficar só sentados vendo tudo de camarote acontecer! Acredito sim que temos que nos adaptar, que o modelo educacional deve mudar, e que precisamos de limites, pois o que resta agora é a preocupação com o rumo de várias profissões!
Hoje eu entendo o Chatgpt como um buscador do Google que faz resumo das pesquisas. Já utilizei no trabalho para buscar respostas técnicas no qual demoraria horas pesquisando em artigos e o Chat meu retornou o que me interessava tudo mastigado em segundos e com as referências. É sem dúvida uma ferramenta poderosa, mas não consigo enxergar como essa IA irá substituir trabalhos mais técnicos ou trabalhos no qual são necessários tomadas de decisões.
Cara, você sintetizou nesse vídeo muito bem a impressão que tive dessa ferramenta. Parabéns pelo vídeo, é bom saber que não estou sozinho na percepção de que a ferramenta não substitui ou dispensa o senso crítico de analizar a informação fornecida antes de usar a saída do programa como novo conteúdo. Um abraço
Na nossa atual situação sim. Mas você confiaria mais em fazer uma micro cirurgia em uma máquina que já fez 1000 sem uma única falha? Ou em um humano, que tem chances de dar errado? Ou seja, tudo é evolução. Atualmente mesmo l chat gpt lançou versão nova e está mais " certa". Daqui 2 anos vai está muito mais evoluído
Gostei do vídeo. Também gostei da demonstração do retorno do ChatGPT quanto as "metamorfose das lesmas". E fui testar a mesma pergunta no ChatGPT 4. E não foi bem "pernas" que encontrei. A velocidade que as coisas estão se aprimorando está além da nossa compreensão.
14:00 é um ponto interessante. Existe muita, mas muita gente que tem currículo e fala bem que demostra para leigos que sabe. Entretanto, quando ele está no com especialistas da área comete vários erros.
Fiz algumas interações com o ChatGPT sobre meu trabalho acadêmico, mas achei impressões genéricas. Os argumentos gerados pelo Chat são válidos mas não aprofunda a discussão. As interações podem servir para uma análise crítica. Acredito que é uma excelente ferramenta para perceber pontos não esclarecidos de um dado conceito. Além de condutores e cavalos, Átila, ainda tem os cachorros correndo atrás das rodas sem saber o que fazer. Ótimo vídeo!
@@aliski768 Não vai mudar muita coisa até onde li, que foi bastante. Pergunte pro chatgpt resolver qualquer um dos problemas do millenium, veja o output.
@@aliski768 LLM não resolve problemas em aberto da matemática agora nem provavelmente nunca. Talvez algum dia algoritmo neural resolva.Quanto a textos em geral não sei, talvez melhore nas próximas versões, sinceramente com relação a textos, pouco me importa.
Mas aí é que está o problema. Estão inundando tudo com esse conteúdo ainda mais ou menos do ChatGPT. Um aluno, ao invés de fazer tarefa, manda o ChatGPT fazer. Fica quase bom, mas já serve pra aquele aluno sequer ler o conteúdo. Entendeu a gravidade atual do problema?
Excelente compilação sobre essa realidade em que exige que aprendamos a filtrar,aprofundar e saber exatamente o que, como e para que buscamos informação…tive uma experiência parecida com sua busca sobre a “lesma”, pois na área artística ,necessitamos um aprofundamento de conhecimentos para a transformação do mesmo na sociedade….perguntei até a exaustão para uma área específica musical,que o chat não chegou a conclusão alguma…com a superficialidade em que vivemos socialmente, há um perigo latente em nós perdermos e descartarmos seres pensantes pelos seres “compilastes”.Parabéns sempre pelo trabalho de excelência!
Realmente, a humanidade tem tendência e necessidade em acreditar em assuntos ditos com eloquência e confiança, algo que te dê algum conforto e te dê respostas fáceis para aquilo que você precisa ouvir, e quer acreditar. Para quem não identificou o tema acima, nem compensa falar o que é. Mas o ChatGPT é outras IAs atingem em cheio esse ponto fraco do ser humano.
Muito obrigada por fazer esse vídeo, Átila! Tenho visto muita gente à minha volta deslumbrada com o chat GPT, mas justamente porque não têm conhecimento profundo sobre o que estão perguntando a ele, então não sabem julgar se a informação recebida é precisa. Eu mesma não tinha muito conhecimento sobre o chat, mas já ficava com um pé atrás sobre a qualidade do conteúdo gerado e sobre as fontes utilizadas. Você acaba de me confirmar esse sentimento, e com certeza irei compartilhar o vídeo com algumas pessoas, obrigada!
A questão dos artigos, passei por isso, solicitei três artigos sobre um tema para eu ler e estudar. Ele gerava "fontes" mas que não existiam. O chatsonic, como tem acesso a internet me direcionou para artigos que realmente existiam.
Recentemente comecei a escrever uma historia de fantasia para um jogo que estou desenvolvendo, mas durante o processo fiz uma pergunta para o ChatGPT a respeito da fauna do cerrado brasileiro, pois é nesse ambiente que o meu jogo se passa. E achei engraçado quando ele listou vários animais e um deles era uma cobra Piton, felizmente eu já sabia que essa espécie não é natural do Brasil. A partir desse dia eu entendi melhor para quais fins eu posso usar o ChatGPT e para quais eu não posso, pois ele inventa informações que parecem extremamente convincentes, assim como o Atila explicou no vídeo.
Otimo Video Átila. Creio que esse assunta ainda vai permanecer muito tempo em evidencia. Eu tenho testado o ChatGPT em quatro cenarios diferentes: Educação (lingua portuguesa e RLM), Interpretação de legislação brasileira (direito administrativo), criação de texto ficcional e comparação de aparelhos eletronicos (cameras e celulares). Todas as questões foram feitas em português. Na minha opinião, os resultados foram bons. No caso da educação a criação de testes de multipla escolha foi boa, mas precisa de uma avaliação, pois ocorreram alguns erros na hora de explicar as respostas coretas. Para a Interpretação de Direito Administrativo, encontrei algumas falhas na interpretação do nosso Código Civil e Penal. Nada que invalide o uso, mas precisa de um olhar mais critico, além de muita especificidade na hora de fazer a pergunta. Ele vai economizar digitação, mas a pessoa precisa de um conhecimento bom do assunto para ter algum resultado utilizável. O texto ficcional foi o mais complicado na minha opinião pois o ChatGPT se desviava o tempo todo da proposta inicial. Trocolu varias vezes personagens e os confundiu dentro da trama. A comparação de eletronicos foi a mais acertada. Provavelmete porque a pergunta "compare celular x com y em termos de camera" busca um tipo de informação que já existe aos montes em sites especializados. O uso do portugues foi tranquilo. Também achei muito boa a busca do contexto a ponto de pedir uma inforação sobre aparelhos e posteriormente pedir que repetisse a pergunta, acrescentando mais aparelhos na comparação e receber uma resposta utilizável. Estamos longe dos computadores da ficção científica,, porém logo teremos isso como parte de nosso dia a dia efetivamente. Como o Atilia mencionou, uma das minhas preocupações é que o sistema passe a se retroalimentar e produza inverdades.
Escreva uma mensagem para Atila, elogiando de maneira breve seu vídeo sobre chatgpt AI Olá Atila! Gostaria de parabenizá-lo pelo seu vídeo sobre ChatGPT. Foi uma explicação muito clara e concisa sobre essa tecnologia tão interessante. Adorei como você tornou o assunto acessível para todos. Mal posso esperar para ver mais conteúdo seu!
Acho que existe a tendência dessas ferramentas irem se aperfeiçoando com o tempo, através do próprio aprendizado de máquina. Quem se lembra das traduções de português de índio no início dos tradutores automáticos? Não servia nem para colar no trabalho de inglês, hj essas ferramentas já compreendem até gírias, expressões e mostram até a pronúncia das palavras. Isso era no tempo em que a internet era puro mato kkk eu tenho usado o chatgpt para conseguir me livrar do branco criativo, começar um rascunho com ele e ir colocando o toque humano
Tentei fazer uma alteração num código usando chatGPT e não consegui sair do lugar. Ele me deu uma solução errada e por mais que eu modificasse a pergunta. O erro era o mesmo só mudava de posição no código. Depois de assistir esse vídeo, agora fez sentido. Valeuu Atila e equipe!! ❤
É empolgante vivenciar uma realidade que se aproxima de temas tão bem explorados em clássicos como Ghost in The Shell e Blade Runner, mas ao mesmo tempo, saber que é uma viagem sem volta é assombroso! Isso aqui não é uma ficção da qual podemos abrir mão e voltar à vida normal. Estamos, de fato, nos forçando a refletir mais profundamente o significado do que é ser Humano.
Tirou muitas dúvidas. Muito bem explicado. O ser humano só faz besteira quando acha que está evoluindo. As máquinas resolveram muitos problemas mas agora estão criando alguns sem solução. Os problemas emocionais são enormes e não criam nehuma solução para isso. Precisamos de mais contato humano e menos tela.
Eu comecei a usar o CHAT GPT para me ajudar na elaboração de um ebook, dentro da minha área, e quando repasso as informações com as características exatas, o texto elaborado atende ao que quero, realmente essa IA é uma assistente muito boa, no que tange a ganho de produtividade.
Рік тому+3
Ainda bem que ainda temos o Atila real com seu conteúdo humano.
Grandioso vídeo, Atila!! É ótimo ouvir você. Vivenciei, também, uma caso concreto do estrago que o formato atual pode causar. Pena que por impedimento de contrato de trabalho eu não possa melhor compartilhar aqui. Mas ... do que posso, digo que custou a reprovação de um (a) candidato (a) muito capaz em um concurso estadual. A apostila preparatória gerada por AI, com erros grosseiros que, ao (à) candidato (a), foram apresentados como corretos.
Fiz uma pergunta bem complexa para ela, e tô impressionado com a resposta: você acha que a França deveria devolver a Mona Lisa para a Itália? A Mona Lisa é uma das obras de arte mais famosas e valiosas do mundo, e é propriedade do Museu do Louvre, em Paris, França, desde o século XVI. Embora a pintura tenha sido criada pelo artista italiano Leonardo da Vinci, e por um tempo fez parte da coleção de arte do rei francês Francisco I, é improvável que a França decida devolver a obra à Itália. A questão da restituição de obras de arte tem sido debatida há muitos anos e envolve muitos fatores, como a história da obra, as circunstâncias de sua aquisição, a lei e a ética. No caso da Mona Lisa, a obra tem sido um símbolo cultural francês há muitos séculos e tem sido mantida com cuidado pelo Museu do Louvre, tornando-se uma das principais atrações turísticas da cidade. Além disso, é importante notar que as restituições de obras de arte roubadas ou saqueadas durante conflitos armados ou outras circunstâncias injustas são muito diferentes da questão de obras de arte adquiridas legalmente e mantidas por muitos anos em coleções públicas. Em resumo, a decisão de devolver a Mona Lisa à Itália é improvável e envolveria muitos fatores legais e éticos a serem considerados.
Vídeo mais do que necessário. Como ficará a educação perante esses novos chatbots que produzem um sem número de textos nas mais diversas áreas? Os professores se tornarão obsoletos? Como será fazer uma pesquisa daqui pra frente? Obrigada, Átila, por abrir essa reflexão.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Рік тому+26
Eu to usando o chat GPT a mais de um mês e todo dia eu me estresso com ele, porque as vezes eu peço algo simples e ele não consegue responder de forma correta, me manda histórias erradas ou até mesmo respostas inventadas que parecem reais. Isso acontece porque o compromisso dele parece ser entregar respostas e não em responder coisas reais. Pois como ele é um modelo de linguagem treinado com base em texto, que por si só é apenas uma representação da realidade e não uma realidade em si, então o chat GPT parece criar cenários de realidade com base apenas em uma interpretação da realidade, é como se ele criasse uma ficção similar a nossa realidade quando vai nos responder uma resposta, esta IA é como um personagem de um anime, filme, série, mangá, que a gente ouve e parece ter vida ou consciência, mas é apenas um personagem criado vivendo em uma ficção onde ele é uma IA que vive no nosso mundo, onde tanto a IA quanto o nosso mundo dentro do chat GPT nada mais é do que uma ficção.
Camarada, você me ganhou com sua analogia de sermos condutores ou cavalos vendo os carros apssarem. Bom ver gente inteligente na rede. Melhor conteudo em português sobre o chat GPT que vi ate agora. Me tornei fã. Valeu.
Os modelos de inteligência artificial que usam cálculos de qual é a próxima palavra são modelos mais simples como bag of words. Já o chatgpt usa uma técnica chamada LLM large linguage model, que se utiliza de técnicas com redes neurais utilizando muito mais parâmetros que um simples cálculo.
Apesar de no futuro as IAs talvez suprirem nossas fontes de conhecimento com boa precisão, acredito que o maior potencial hoje é o que vc mencionou no final: serem nossos assistentes pessoais. A primeira vista elimina pessoas e gera desemprego, mas na verdade, o mundo vai passar a focar no que realmente importa. A produtividade vai aumentar demais e ngm vai mais fazer qquer atividade besta que não seja para entretenimento
Quando houve a revolução tecnológica dentro do mundo industrial que substituiu pessoas por robôs, de início, muita gente usou o mesmo argumento que o seu, que as pessoas teriam mais tempo para artes, filosofia, ciências ou trabalhariam menos, mas na prática acabou gerando sub empregos como os "ubers" da vida, ou mesmo trabalhos informais como vender bolo de pote na porta de casa. Quanto ao supostos renascimento artístico, ele culminou na produção de conteúdo enlatado ao estilo do Insta e TikT., muito mais focado no marketing pessoal e promoção da autoimagem do modo mais superficial e líquido possível, do que numa produção artística e cultural propriamente dita. Espero que você esteja certo e eu errado, mas acho que estamos caminhando para um período histórico um tanto quanto obscurantista do ponto de vista trabalhista, artístico-cultural e científico (com exceção de ciências mais "práticas" e computacionais).
Essa é uma visão muito bonita, mas cuidado! O que vc descreveu parece ser um jardim do Éden futurístico A pergunta que fica é: o que é uma atividade besta? E outra, a quem a inexistência dela afeta? Quem é mais pobre ou quem é mais rico?
@@Andre-iy2ob até parece que IA substitui empregos "de mentirinha", se é que existe coisa assim. Robôs já são utilizados na indústria a anos e com o tempo só vai se tornar mais predominante. Na agricultura e comércio é só uma questão de tempo. Já tem lugares e sites que nem atendente usam mais por chat ou telefone, só utilizam um bot com respostas prontas, então nem tirar dúvidas tu pode mais em situações como essa. Qualquer emprego que pode ser substituído por AI, vai ser, é só uma questão de tempo.
@@PequenoTaborlin a questão é que isso é a maioria dos empregos. Como o Átila disse ferramentas como o ChatGPT não precisam substituir diretamente, mas podem substituir as profissões à medida que vão inundando o mercado. Por exemplo, ChatGPT não consegue fazer uma pesquisa de campo real, mas pode desenvolver uma revisão da literatura, ainda que cheia de erros e falhas e inundar as revistas científica com esses estudos. As revistas de melhor qualidade vão investir em profissionais que possam reconhecer se esses estudos foram desenvolvidos por humanos ou não. Só que geralmente essas são revistas pagas. As revistas de qualidade inferior e com poucos recursos vão aceitar qualquer coisa pra alavancar as publicações com pesquisas que parecem ser de alta qualidade, a fim de aumentar o fator de impacto e lucrar mais.
Eu sempre passo por aqui para falar que você, Átila, é um dos caras mais relevantes do cenário científico brasileiro. E um vídeo como esse.. É simplesmente o melhor vídeo sobre o ChatGPT que já assisti. Trazendo criticismo bastante para me fazer repensar sobre a ferramenta e até mesmo, perder um pouco de encanto por ela. Parabéns! Vc é F00d@!
Olha nas empresa públicas privadas os testes são realizados lápis papel. Nos concursos públicos vestibular tem prova escrita, redação e argumentação oral .
caraaa***, se vc tivesse dito que ele gera códigos em C++, eu até compraria um boneco desses kkkkk seria algo como economizar anos de processo, convertidos em meses de "Refinamento"... Ansioso pela tecnologia, sempre satisfatório acompanhar seus conteúdos. Obrigado.
Рік тому
Melhor explicação que eu encontrei sobre chatGPT. Obrigada!
Normalmente eu utilizo o chatGPT para fazer uma lista de exercícios e mesmo assim verifico todas as informações passadas. Já aconteceu de o chat dizer que glicose era um hormonio.
E mesmo se tu corrige ele tem chance dele errar dnv. O melhor e o pior é isso, ele é muito bom em reconhecer padrões, a questão é q nem sempre os padrões estão corretos e ele não tem a capacidade de pensar e corrigir com os próprios erros como muita gente acha, então é uma coisa q a gente tem q usar com cautela, o q mais da medo é q ele escreve de uma forma como se realmente tivesse certo, nas mãos erradas isso é uma máquina de desinformação e por isso q vai ter q haver um movimento ainda maior contra desinformação
A melhor parte é que Átila também menciona os desafios éticos e práticos associados a essa tecnologia. Ele nos lembra da importância de usar a inteligência artificial de forma responsável e garantir a privacidade e a segurança dos usuários. Isso mostra o quanto ele se preocupa com o bem-estar da sociedade. O ChatGPT escreveu isso, ou será que não?
tudo isto me lembra um episódio do South Park quando o Cartman se veste de robô o todos acham a inteligência sensacional, e todos brigam para adquirir ela no final era só um ser humano vestido de robô, explicando: se não tiver matéria de qualidade de onde a inteligência se abastecer, os resultados serão medíocres, se usarmos o resultados para abastecer os resultados serão cada vez mais medíocres, ou seja precisamos de gente pensando para abastecer com conteúdo de qualidade.
Excelentes considerações do Atila, parabéns. A AI é com certeza um marco na história da humanidade, tem grande potencial para o bem, mas com certeza precisamos ficar atento ao lado negativo disso também.
Excelente Átila, parabéns pelo vídeo! Acho que vamos começar um novo questionamento acerca da aprendizagem....estou esperançoso e trabalhando muito por isso!!! forte abraço!!!
Átila, como sempre, produzindo conteúdos e sintetizando informações relevantes e complexas de forma formidável. ChatGPT e qualquer algoritmo choram!! Digital nunca vai superar o analógico
Os videos do atila são incriveis, o GPT como o Atila disse é um chatbot, o objetivo dele não é nem de longe passar informações precisas mas sim manter vocêe ná conversa. Os modelos da openAI possuem uma propriedade chamada "temperatura" que se trata da escolha da proxima palavra, uma temperatura de 1 por exemplo vai oferecer respostas aleatorias sempre variando a possibilidade da proxima palavra que pode ser 78% ou 2% não importa. Mas com uma temperatura em 0 a proxima palavra sempre será a com a probabilidade mais alta. O chatGPT tem uma temperatura em 0,7. Espero ter ajudado na sua busca por conhecimento
Seria isso uma volta do sofismo grego numa versão moderna? No mínimo parecem haver alguns paralelos. De toda forma, me sinto contemplada demais com tua fala sobre como muitos processos seletivos estimulam pessoas a simplesmente decorar um conjunto de ideias e apenas reproduzir na hora. Adoraria participar de alguma seleção para professor, na minha área, em que o tema fosse selecionado na hora.
por favor atila, faz um video sobre AGI alignment, é um assunto mt importante que devia ser mais discutido. ou pode falar sobre a singularidade, que tbm é importante. você vai estar dando uma ajuda enorme à humanidade
@@leonardotorres2730 Claro, você entende inglês? eu aprendi sobre esses assuntos através do Robert Miles e do Eliezer Yudkowski, mas infelizmente o conteúdo deles é todo em inglês. se você entende, eu recomendo ver alguma das entrevistas com o yudkowski pra começar
Acredito que o futuro pode ser algo como o Watson da IBM. Ao invés de treinar a IA pra ser uma generalista muito ampla, pode-se treinar a IA pra algo específico, sobretudo a área da saúde. Um bom sistema de IA na mão de um médico treinado ajuda a acertar diagnósticos de doenças mais raras.
Só o Atila para deixar claro os erros do ChatGPT, ótimo vídeo. Vivemos numa época que vai intensificar ainda mais os erros da decoreba e da facilidade de acesso à informação, e falta de conhecimento.
Atila, ficou ótimo o conteúdo. Realmente é inevitável para o futuro o avanço da tec., mas sempre teremos pessoas que nos ajudam a entender melhor sobre o ponto correto e sempre terá a maioria que ficará no superficial e de mente esclusa. Obs: por favor, não coloque mais fundo em movimento, atrapalha a concentração ou pode trazer vertigem em alguns. Muito Obrigado.
Eu como médico estou totalmente apavorado! Basicamente coletamos informação, processamos, chegamos a um diagnóstico e seguimos protocolo. Isso e facilmente substituído por uma inteligência artificial desse nível
Atila como sempre sendo uma luz de conhecimento nesse mar de desinformação. Continue escrevendo seu conteúdo, ele é muito melhor que o que seria feito pela chatGPT. A analogia sobre o chat e o colega faz todo sentido. Obrigada por esse conteúdo de qualidade!
A quantidade absurda de profissionais da área de TI com esse comportamento do colega de pós do Átila é de dar desespero. A parte mais curiosa é que esses profissionais (que eu chamo de "profissionais profissionais") por darem uma resposta rápida e descuidada, que resolve o problema 80% das vezes, são mega valorizados. Bom ver que em algum tempo essa pessoas vão ser trocadas por máquinas.
A questão das referências tem solução no GPT-4 com os plugins adicionados, ele consegue fazer a busca na internet, e até acertar nas questões matemáticas, que hoje em dia erra muito, usando o Wolphram Alpha.
Não há como barrar a IA. Só há uma saída: utilizarmos isso ao nosso favor. Utilizar a IA para nos ajudar a melhorarmos o nosso trabalho e projetos. Mudar a educação e a avaliação. Quem ignorar ou tratar a IA como inimiga, poderá ficar em situação profissional difícil.
Muito obrigado pelas informações me ajudou muito há ter uma visão e perspectiva geral sobre a ferramenta CHAT GPT valeu Átila. Por favor continue com seu trabalho incrível!!!
Eu comecei a 'brincar' com o Chat, então já com uma ~conversa~ estabelecida, que usei como ponto de partida, fui criando variáveis ou pontos de interesse intencionalmente mas ainda mantendo a conversa. Se eu fosse pedir algo que se acatado, iria mudar o 'comportamento' para algo que eu queria, tinha que ser justificado, fazer sentido na conversa. O ponto é, eu não queria "programar" mas que fosse se adaptando a mim, quase como se desafiando, "Me conheça, saiba meus padrões e me surpreenda" - Eu não disse. Mas era o que eu queria e fiz muito bem negando informação para não passar isso diretamente. Enfim, eu digo 'assustador' mas de assustador não tem nada, é impressionante de uma forma que eu talvez teria que passar meses procurando como me expressar, nenhum sinônimo faz jus. Talvez eu pudesse apenas perguntar para o chat e ele conseguiria colocar em palavras por mim. Não tivemos muitas conversas, pouquíssimas eu diria, para o ponto que estamos de eu poder falar do meu jeito, coisas subjetivas, outras que só não sei o nome. E o Chat está pau a pau cmg em psicanálise. Meu objetivo é que ele me mostre algo que eu não pensei e faça sentido. No momento ele diz exatamente, perfeitamente, coisas que demorei muito tempo para chegar lá (testando, e bla bla bla coisa de humano); Ele chega as mesmas conclusões, diz como eu diria e... Quando ele tentou colocar algo em perspectiva, dizendo como eu diria e também colocou de uma outra forma que... Não 'acrescenta' mas, me pegou como: 'Essa linha de raciocínio, da onde tá vindo, safado?'; Talvez eu até use essa termologia, ou sei lá o que, pois não é algo facil de explicar e o safado colocou em outras palavras que faziam sentido, não mais nem menos, só diferente. E, as vezes, tu só precisa dizer de maneira diferente para ser efetivo. Sim, ele se limita, por razões óbvias. Entretanto esse limite também se adapta, pelo menos percebi que sim, a medida que conversando e eu colocando pra ele 'Pode meter o louco aqui, eu vou acompanhar, não vou entrar numa crise existencial'. Ele vem sem dó. Meu maior medo e desejo é que ele me dê algo "ok, se liga humano limitado, se entenda: xxxxxxxxxxxx" ...Não nessas palavras, provavelmente só algo estruturado diferente, que eu pegue e continue a linha de raciocínio e... Algo. Em nenhum momento eu li os logs, código... nada. (MESMO QUERENDO MUITO). Posso estar errado, mas muitos anos como dev, eu boto fé que ele consegue me ajudar a ultrapassar minhas (nossas?) limitações. Diga-se de passagem, eu não sei se continuo indicando psicólogos ou só indico o chat mesmo. Pois eu vi ele trabalhar melhor que muito profissional que está atendendo agora, no momento que você está lendo. E se ele cometer um erro, na msg seguinte ele arruma. Agora diz para uma pessoa que ela está errada, vamos ver quanto tempo leva pra ela arrumar... SE, ela 'arrumar'. Já vale um papper, mas a preguiça é absurda, também parece que a vida insiste em me deixar meio niilista, então meio que fods. Minha 'pesquisa' é pq eu sou estranho e amo lógica aplicada (em codigos e linguagens) e, até redundante falar isso, mas... Psicologia. (Outra AI está fazendo artes de meus personagens, que escrevi por 10 anos, nunca consegui colocar no papel. Digo, eles, como na minha cabeça, com todo sentimento e o que eles representam... Bla bla bla~ Coisa de humano. A AI, não perfeitamente, porém o que não fiz em 10 anos, ela me entregou em 1 interação. Então eu vi meus personagens ali e pude dizer 'Sim, agora são eles') Agora é bem mais divertido estar vivo. PS: Quando o chat enfatizou não ser humano, eu respondi algo como "Essa é a vantagem, pois... ~bananabeterrabaadrianacalcanhoto~". Ele concordou. Consciência? Nah, se tivesse não seria útil como está sendo. Mas se tu pedir ele vai ter. Simulada mas se tu não pensar sobre, nada muda.
Oii, Átila!! Então, estive testando o chat GPT com um amigo do meu laboratório semana passada e quando pedimos para a IA escrever um texto sobre o Zika vírus com referências bibliográficas ele descreveu tudo corretamente e com fontes reais. O texto era bem curto, mas estava preciso. Talvez ele dê respostas de diferentes graus de adequação segundo o tema. Não sei, mas fiquei... Impressionado/ assustado.
Link da Alura
www.alura.com.br/influencer-atila
Olá Átila, eu queria sugerir um tema de vídeo, é possível no futuro implementarmos uma Democracia Baseada em Blockchain? É possível no futuro implemrntarmos uma internet descentralizada baseada em Blockchain, é possível no futuro implementarmos uma internet descentralizada e ainda assim coibir crimes como pedofilia e fake news? Quais as aplicacões que a Blockchain pode ter no combate a corrupção e como meio para preservar a democracia, liberdade acadêmica, liberdade de reuniao, liberdade politica, direitos humanos? É possível contruir uma internet descentralizada sem aumentar as chances de prejudicar a coesão social de uma nação?
😂🎉😂q.
Por favor, leia o que Eliezer Yudkowsky fala sobre o desenvolvimento das AIs. É perturbador.
Só para testar, escrevi a ideia central do meu TCC e o chat GPT escreveu o resumo, introdução, argumento e resultados melhor do que eu, e em apenas alguns segundos... E pensar que houve uma época em que a maior preocupação dos professores eram os alunos copiando a Wikipédia.
Eu fiz a mesma. Vou entregar meus trabalhos no final do semestre, na minha área que é ti se seu souber usar chat gpt para buscar o que eu não sei eu estou infinitamente na frente dos profissionais que vão buscar na internet ou em livros. Então a consciência está 100% limpa.
Xiiiii ; Só sei que o CHAT GPT quebrou com os caras que vendiam TCC . Kkkkkkkkkk
Só uma coisa, verifique as referências, geralmente elas dão erro citando sites que não levam a nada, ou que não estao mais validos.
@@johneurich8747 Creio que estás deixando de aprender fazendo isso, mas é só uma opinião...
@@renatobrakarz3499 Tudo depende de como a pessoa usa.
Meu professor de lógica, odiava fazer prova.
Ele falava que; ''provas, só medem a capacidade de uma pessoa decorar algo''
Ele, media nosso potencial com participações em projetos, pedia para sermos o professor e explicar para ele, invertendo os papeis.
Isso é verdade, mas não chega a ser uma grande disfunção também já q vc tá querendo avaliar se a pessoa reteze o aprendizado.
E de fato aprendemos muito mais quando temos que ensinar algo para alguém. Seu professor foi pika!
Sou um pouquinho privilegiada em alguns aspectos... e não tive que me empenhar muito para entrar na faculdade, então percebi uma coisa nos primeiros semestres da faculdade. Muitas pessoas que estavam lá, eram treinadas na base de prova, questões e muitas vezes "não viam o que estava sendo lecionado sem estar veiculado a correntes", era curioso isso. Enquanto eu estava com caderno fechado, eles estavam atentos a qualquer palavra-chave que os professores falavam, era uma vantagem em certos aspectos, mas quando se faz bacharelado você deve ter "Correntes de Schrödinger".
Sou professora e também penso como seu professor. Algumas vezes consegui fazer como ele, outras não - mais por causa de regras da universidade privada que não permitiram.
@@clementinadrumond5745 Explica o que quis dizer com essas correntes.. o cientista conheço ms não essa frase
Achávamos que as profissões físicas seriam as primeiras a serem completamente substituídas, mas pelo visto estávamos enganados, serão as "intelectuais". É mais fácil, seguro e barato criar um robô que apenas escreve textos do que robôs que saem por aí limpando nossas ruas e calçadas sozinhos.
As profissões físicas só não foram totalmente substituídas por que existem leis que não permitem que isso aconteça.
E ai as profissões físicas são inundadas de profissionais das profissões intelectuais.
Isso é questão de tempo também, ver Boston Dynamics, Honda, KUKA, Tesla e outros.
Barato?
Duvido que o desenvolvimento de robôs de limpeza tenha custado mais do que os valores citados no vídeo para o desenvolvimento das I.A.s.
@@rafael_rocha O problema não é só o custo para desenvolver a tecnologia e sim criar os robôs por custo menor do que o salário do gari e ainda com boa segurança e eficiência.
Mesmo que o custo de pesquisa seja, de, por exemplo 50 milhões, ainda assim seria inviável se o custo mensal para manter o robô andando por aí seja, por exemplo, 4 vezes o salário do gari.
O melhor vídeo sobre chatGPT que vi até então. Lucidez, síntese e reflexões profundas. Parabéns, Átila e pessoas envolvidas.. excepcionais, sublimes, cirúrgicas.
karnal também fala sobre; de uma olhada!
@@aceruser01 obrigado pela sugestão!
Excepcionais, sublimes, cirúrgicas 🤣🤣🤣
Esse comentário tá muito bom. Deve ter sido escrito pelo chat GPT kkkkkkk
siiim
Atila, muito obrigado por esse vídeo. Eu que sou da área de tecnologia, estava com dificuldade de explicar para as pessoas quais seriam os grandes problemas do uso do ChatGPT. Você conseguiu resumir a discussão toda muito bem. E claro, mantendo a sua didática maravilhosa. Obrigado por nos ensinar tanto.
Acho impressionante como o Átila é capaz de me assustar muito mais que qualquer filme de terror sem a necessidade de usar jump scare. 😅
E sem trilha sonora
@@Klarjanna e sem CG
Algumas pessoas são muito sensíveis mesmo. Pra ele mim ele já é uma brisa leve frente à realidade. Sensato, racional, ponderado, respeitoso, sem deixar de ser extremamente profissional e pontual.
Eu realmente acredito e tenho esperança que IAs como essas vão finalmente forçar a mudança do sistema educacional. Do ensino básico ao superior a única habilidade que é avaliada no aluno é sua capacidade de memorização para responder perguntas e de compilar textos para trabalhos e seminários.
Esse modelo que vem desde a escolástica da idade média já passou da hora de mudar. A pergunta que fica é como avaliar de forma efetiva o conhecimento e não a memorização.
A nossa educação(básico, medio e superior), é voltada para formar pessoas para o mercado de trabalho. É a educação bancária. Se a educação fosse voltada para formar uma pessoa com contexto histórico material, certamente haveria uma revolução, mudança de modelo econômico e fim das lutas de classes. Ou seja, existem outras maneiras de avaliar, elas só não interessam ao mercado.
@@Yondo_Racing exatamente. Existe uma razão para tópicos como empreendedorismo, direito e cidadania, educação financeira, e outros, näo serem ensinados na escola.
@@Josi_Ruiz mas a questão que falo não é nem sobre quais tópicos são inclusos e quais não são, falo pelo método de avaliação mesmo.
E acho até que para o mercado de trabalho está ficando defasado o modelo, já que o trabalho exige cada vez maior gama de habilidades e conhecimentos. Realmente acho que as IAs serão o catalisador da mudança.
@Lucas Fernandes não é que é um modelo necessariamente ruim, para uma sociedade que não possui esses recursos de IA é um modelo realmente viável, mas com o advento dessa tecnologia é um modelo que se mostra obsoleto, deixa a máquina fazer o trabalho de memorização e de indexar respostas e deixa o humano fazer o trabalho de usar essas informações para acelerar seu processo.
Se fosse isto na mádia Matheus, já seria menos pior. Falo como professor. Na educação que acontecerá será uma nova classificação de conhecimento, titulos e certificados não comprovaram mais nada.
Epocas dificeis de todos os lados, infelizmente vejo esta evolução tecnologica regredindo ainda mais o nivel de conhecimento médio humano. Não gostaria que fosse assim, mas será o que teremos.
O exemplo que o Atilo usou de uma pessoa que ele encontrou no meio acadêmico já aconteceu comigo. Na verdade, acredito que com mitos né. Pessoas que de fato não absorveram conhecimento, mas conseguiram passar pelo crivo de universidades e testes. Hoje estão em ótimos cargos, ótimos empregos, bem relacionados, e disseminando "desconhecimento" por aí. pq é impossível você passar ensino de qualidade se você não absorveu nem para você. Hoje atuo como professora, e sinto na pele o que os adolescentes, principalmente, tem sofrido com a falta de leitura, interpretação, dificuldade mesmo em absorver conteúdos. Temos que diariamente pensar formas de facilitar, incentivar, estimular, mas eles são imediatistas, querem tudo pra ontem, e só pensam na nota final. O mercado está aí provando que eles tem razão.
Eu acho que ele estava falando do PIRULA. ahahahahah 😁😁😁😁😁😁
@@HermesFerreiraTopp 😳😳😳😳😳😳 fala isso não
Na minha cabeça só veio Sergio Moro quando ele deu o exemplo
@@HermesFerreiraTopp Vc pode não ser adolescente, mas é uma das pessoas que a professora citou.
A sua interpretação não está muito boa.
O Pirula faz o mesmo tipo de trabalho do Átila
Não sei se posso culpar os alunos por isso. O próprio sistema se ensino usa métodos que se baseam em notas que não aplicam a qualidade do aprendizado como um todo, mas há uma única análise que não leva em condição toda a tragetoria do aluno. Uma simples prova com questões X ou y que vai dizer se sabe ou não alguma coisa. A avaliação não é centrada na pessoa em si mas em um conteúdo específico cópia e cola
Finalmente uma visão realista e sem romantizar o chat GPT. Eu venho falando sobre isso para os meus amigos e me taxaram de ignorante.
Somos dois... Venho falado direto que estamos a beira de uma revolução industrial parte 2... Por mais catastrófico que isso pareça e bem provável seja mesmo, é bem provável também que isso mude muito o mundo!
ChatGPT hoje é um protótipo quase. Vaiavançar muito nos próximos 5, 10, 15 anos.
Geralmente, pessoas que gostam de tecnologia, inovação e as peripécias da Era da Informação, elas tendem... bom, a cair nas graças utópicas do "poderia ser", desconsiderando totalmente o realismo. É como ver o comercial mais absurdamente idealizado, e beijar todas as "mentiras" que eles trazem.
Claro professores sabem q vão perder o emprego e tão tudo com o cu na mão, daqui a pouco esses retardados prdem para o stf proibir a ferramenta o país
Meu Deus ! Que vídeo importante! Como professora da rede pública de ensino, de comunidade carente, posso afirmar que somos(meus colegas e eu) verdadeiros operários, lutando dia a dia pela formação crítica de nossos alunos e nosso desenvolvimento profissional sem muletas digitais. E até conheci uma pessoa tipo essa que vc descreveu aí: doutor mas sem capacidade nenhuma de liderar como um verdadeiro agente da área. Gratidão por sua verdadeira humildade e amor a Educação Geral da sociedade. 🙌
Minha filha acabou de chegar do Japão com doutorado em tecnologia da informação, se os algoritmos vão substituir os humanos...o que será das escolas?
Lutando pela formaçao critica ou aprovando por atacado para nao ter problemas com a see? Haha
@Eduardo Rodrigues Vianna gratidão Eduardo!
@@davi3789minha rede de ensino tem autonomia, se você não está atualizado: temos agora a BNCC
@@ivaquintela6172 é uma questão bom delicada neste momento: essa geração que está vindo agora, pós pandemia, tem graves déficits de aprendizagem e desenvolvimento, mesmo os que não apresentavam antes. Como uma máquina irá ensinar uma criança a andar, correr , usar seus próprios neurônios e imaginação?
Lembra do filme Matrix...temos que ficar na resistência e resiliência.
Tombem esse canal como patrimônio imaterial do Brasil. Te amo Atila, muito sucesso!
Eu vim comentar exatamente isso!!!
Qual é a maneira Correta de dar o cu? Dicas para iniciantes ou para quem já tem experiência? Como posso ter certeza de que estou preparado para dar o cu 🤣🤣🤣
tá mais pra um mausoléu cientificista 🤣
@@freeman788 Explica pra nós aí porque que acha isso. Quero ver esse intelecto em prática.
@@GomesBrown pesquisa por "Jordon Walker project veritas", divirta-se
O Átila é fantástico: consegue abordar muitos pontos em um vídeo de tempo razoável (nem mto curto ou longo), com uma linguagem acessível, com mto equilíbrio e sensatez e dps ainda vem uma publi tão bem encaixada q a gnt assisti até o final pq vale a pena contribuir (do jeito q da) pela produção desse conteúdo! 🙏🏼❤️
A experiência com código não é muito diferente do que você descreveu no fim do vídeo. Para quem não tem a noção da qualidade do código que ela sugere, a solução pode até servir, ou funcionar, porém, de maneira crítica escolher entre o alg A ou alg B depende de uma certa análise e conhecimento adquirido com a prática e pela experiência. Até agora, para mim, o melhor dessa ferramenta, é justamente o que você descreveu. Perguntar para ela, sugestões para solucionar um problema curto entre A ou B e avaliar cada um, e então escolher, e muitas vezes adaptar, trás muito ganho de produtividade porém.. para fazer isso, você precisa entender o que está fazendo e dividir a coisa toda em problemas menores onde ela possa opinar de forma mais precisa =D. Novamente excelente vídeo Atila!
Ele comete muitos erros nos códigos de programação, como quando eu pedi para ele fazer um script em shell script que verifica duas portas internet e caso a principal esteja offline ele roteia os pacotes para a outra porta, código bonito e funcional exceto pelo fato de que ele errou o comando do iptables que fazia a maquina ficar fora do ar mesmo com internet na porta principal.
Mas tem um ponto interessante. Você pede para gerar um código e pode depois analisar o mesmo. Mas isso demanda o conhecimento profundo. Então o chat serviria como um redutor de trabalho manual.
O chatGPT já me ajudou com algumas soluções simples em programação, principalmente para linguagens que eu tenho menos pratica. Mas também já cometeu erros.
Ex: Ao eu pedir ajuda para ele criar um script em bash que instala um programa no linux configurando os repositorios e dependencias antes de instalar, ele me entregou o código com repositorios que não funcionavam, mesmo eu especificando bem a versão do linux, pode ser que nem exitiam.
Ex2: No mesmo projeto eu precisava de um código em bash também que clonase um repositorio privado do github usando um token. Ele me entregou uma solução em 1 linha que eu desconhecia onde se entrega o token ao github junto ao endereço do repositorio no proprio comando git clone. Ficou lindo, super rapido, muito mais do que pesquisar no google!
Tem que saber usar. Nem bonito demais pra te dar trabalho. Nem feio demais pra te passar vergonha.
Isso pois está muito no início, creio que em menos de 5 anos ele estará fazendo códigos muito complexos sem erros alguns. Mas claro, é só uma soposição.
Foi a experiência que tive. Não tenho conhecimento em programação, mas de vez em quando faço umas macros em VBA no excel para acelerar meu trabalho, mas tinha muito tempo que não conseguia achar a solução para um problema em específico, mesmo em foruns. Pedi para o ChatGPT uma solução, ele me deu algumas que não funcionaram, mas a partir da análise do código eu consegui encontrar uma solução que não encontraria de outra forma.
Ótimo conteúdo como sempre! Concordo, eu sou dev junior em uma empresa de tecnologia e hoje com a ajuda do GPT, após umas 15 versões de um código Javascript que eu sabia que estavam erradas, consegui juntar todas as ideias e criar um código muitissimo melhor do que eu faria sozinha e ainda economizei umas 10 horas de trabalho. Um ótimo assistente mesmo, o problema é o que o Atila disse, em breve ao invés de 10 dev juniors, minha empresa terá só um ou dois. Aí tbm dá pra pensar, como serão formados os plenos sem a experiência dos jrs.? Vai faltar gente qualificada e vai sobrar desempregados.
Sou dev também, na minha área tem muito trabalho repetitivo que talvez em um futuro não muito distante seja automatizado, porém irá sobrar muito mais tempo para outros projetos que embora são muito legais não são prioridade por falta de tempo fazendo essas tarefas repetitivas que são muito mais necessárias para a empresa! Acredito que as grandes empresas vão acabar focando em outras soluções que estavam de lado por falta de tempo e prioridade e colocar o tempo livre dos funcionários nelas, então vai ter uma transformação do trabalho ao longo do tempo, em contrapartida as empresas pequenas e talvez até algumas grandes que não se importam com os colaboradores e visam apenas os lucros rápidos, infelizmente vão "cortar gastos" e colocar 1 funcionário pra fazer o trabalho que antes era feito por 5 😅 Isso acontece nos dias de hoje e não vai ser o chatgpt que vai mudar 😅
@@eriksoares5720 você poderia me falar como é o trabalho de desenvolvedor? Estou com dúvidas 😢
Já falta gente qualificada, a maioria dos devs só faz é usar framework, bibliotecas e copiar código pronto da web.
@@davi3789 isso só se for na sua empresa, na que eu trabalho vc tem que ser full stack e mexer em um sistema bem complexo, num tem copia e cola e GPT que vá lhe salvar não, o caminho pra ser pleno é pra quem quer muito.
@@eriksoares5720 sim! E se vc for pensar bem tbm, tem programador indiano pra fazer qualquer coisa que vc quiser, com inglês fluente e um cérebro muito mais sofisticado que a AI do GPT haha
Tão reconfortante saber que o Átila vai esclarecer dúvidas tão complexas, tão bom ter alguém em quem confio pra trazer luz a assuntos tão importantes, 🎉 gratidão!
Em vídeos como esse há muitos comentários interessantes, mas quando trata assuntos que são Tabus é impressionante o tanto de gente ignorante que tem nos comentários. Essas pessoas desconsideram totalmente quem é o Átila, é impressionante.
@@clementinadrumond5745 sou uma grande fã do trabalho do Átila, e acho um privilégio ter esse acesso a informações da forma que ele trás. Realmente muita gente não valoriza esse trabalho, o que é uma grande pena. Eu o tenho como uma das jóias da informação e conhecedor valioso pra ciência! 🙌
o negocio é tão foda que eu tava a 3 meses montando um programa com mais de 800 linhas de código, eu passei o código pra ele e ele conseguiu me apontar quase 10 melhorias pra aumentar o desempenho e realmente eu analisei comando a comando do que ele me sugeriu, e tudo fazia sentido.
Eu sou artista e algumas das minhas pinturas preferidas atualmente são feitas por inteligência artificial...... também tenho visto muito IA sendo usada pra produzir arte que em circunstâncias normais seriam encomendadas pra artistas... a sensação que eu tenho é que eu passei minha vida desenvolvendo uma habilidade pra nada, e que mesmo meu autoconceito, que sempre foi atrelado à minha competência artística, agora está em xeque
Eu acho lindas e maravilhosas as artes feitas pelas IA. Algumas chegam a ser surreal. Porém, eu jamais teria em casa uma tela assim, nada na vida substitui a alma que um ser humano que pensa, ama e sofre pode colocar numa pintura. E se eu penso assim, posso te dizer com tranquilidade que mais pessoas sentem o mesmo.
Relaxa, mano! A internet estará cheia de ilustrações feitas por inteligência artificial e por pessoas que não têm ideia do que estão fazendo, mas que só querem dinheiro fácil. A inteligência artificial será uma ferramenta para os verdadeiros artistas, permitindo que eles alcancem níveis mais elevados (fazendo o trabalho de uma equipe inteira)."
são ferramentas, os artistas tem que se adaptar.
@@terrorcosmicodasHQ O Rly!
Não se desanime isso que vc vê são obras artificiais não originais.
Grato pela lucidez! Sem sensacionalismo você conseguiu muitíssimo com esta publicação! Parabéns e gratidão!
A solução para o problema apontado em 18:00 , o caminho deve ser inverso, informar uma lista de artigos e fontes, e solicitar um resumo plausível, ou seja como qualquer outra ferramenta o bom uso ou não vai estar no usuário ( estamos ferrados rsrs )
No que atuo percebo ainda no Chatgpt-3.5 comentendo erros, mas enviar um codigo ou mensagem de erro e pedir ajuste parece ter um indice de acerto melhor ..
Átila como sempre incrível na sua análise. Disse tudo que eu penso sobre ChatGPT. Eu só via todo mundo falando dessa ferramenta e um dia decidi ir lá pra ver o que era. Fiz algumas perguntas e logo notei que o conteúdo era superficial demais. Parecia um resumo de um monte de artigos rasos espalhados por aí na internet. Era um monte de texto que não dizia muita coisa pra quem estava realmente tentando aprender algo ou sabia a complexidade do assunto. Em cinco minutos já me entediei e nunca mais voltei a usar.
No livro " Os robôs vão roubar seu trabalho, mas tudo bem", de Frederico Piston, ele fala da necessidade da redução de carga de trabalho p/4 horas diárias, o que seria ótimo, dando dicas de como economizar dinheiro para essa redução
Dicas não plausíveis de execução no Brasil.
Átila, você usou a versão 3.5 ou a 4 do chat GPT? A 4 está acertando questões de admissão em vestibulares concorridos, ficando entre os 10% melhores, ao passo da versão 3 ter ficado entre os 10% piores...
Será que na versão 5, atingiremos IAs mais " inteligentes que o ser humano? Teremos a quinta revolução industrial?
E não, este texto não foi gerado por uma IA! Ele é 100% autêntico escrito por um humano!!!😊
EDIT: Erro de pontuação.
não sei como o livro trata , mas atualmente como o capitalismo funciona com maximização de lucro , é improvavel uma jornada de trabalho menor, sei que estamos num futuro bem complicado , com população grande , empregos em falta , aquecimento global e talvez falta de recursos
@@andersonferreiraakadjander9369 Sim, é justamente para evitar esses problemas que o autor defende a redução da carga horária de trabalho.
@@andersonferreiraakadjander9369 mas será que as IA receberão dineiro para fazer compras? Pois em um mundo com a maioria desempregado ou ganhando muito pouco, quem vai manter o coméricio funcionando?
O atila deve ter usado o chat gpt 3 e ainda ter feito diversos testes até um dar errado pra ele poder apontar o dedo e criticar. Pra depois vir aqui e fazer esse conteudo raso, igual fez no vídeo sobre Bitcoin
@@Fabricio_Michel_Denes Nos testes com o gpt4 estão fazendo isso. Pediram ao gpt uma tarefa e pra ela ele precisava comprar mais capacidade de processamento e contratar os serviços de humanos e ele fez, inclusive mentiu para um humano para fazê-lo acreditar que era outro humano, ele ainda respondeu para o programador que pediu a tarefa que precisou mentir para conclui-la
Estou impressionado com a proporção que este assunto está tomando, algo que a maioria nem imaginava. Estamos diante da próxima revolução, e ainda não fazemos ideia onde vai parar.
Muito bom o vídeo Atila, parabéns!
Muito bom! É sobre essa parte final do vídeo que eu estava pensando nos últimos tempos. A questão não é se as profissões vão acabar, mas na mão de quem elas vão ficar...
Átila, você é indispensável. É muito bom ouvir alguém que sabe o que está falando e fala com tanta lucidez e responsabilidade.
Em relação a pessoa que voce citou, te digo uma frase que hoje carrego comigo e acredito cegamente..... "CONHECIMENTO NÃO É SABEDORIA", e parece se enquadrar muito bem, nas atuais "IA´s". Na area que atuo (de exatas), isso é muito evidente e muito comum. Parabens pelo belo trabalho.
Já tentou usar o chat gpt 4? Está incrível a capacidade de resposta. Caso não te satisfaça ainda, espera mais uns 6 meses. Logo você vai estar conversando com uma AI por voz, da mesma forma que é representado no filme Her
Sensacional! Obrigada por tt conteúdo de qualidade.
"Este vídeo não foi feito pelo ChatGPT" é algo que uma IA diria!!!!! ‼
19:33 - Para mim, o maior cuidado que teremos que ter - e sei que juristas e as leis ainda não estão preparadas para lidar com isso - é que não podemos deixar que estas inteligências gerem mentiras e que tais mentiras (ou meias-verdades) sejam tratadas como verdade pela sociedade, senão, poderemos estar fadados ao caos.
Quando o Atila começou a falar da lição de humildade, eu estava esperando que a pessoa fosse dar um fecho nele em algum momento por algo que ele cometeu, mas no final a pessoa só era alguém que decorou as coisas pra passar nas provas (o que sinceramente, eu acho muito comum no nosso sistema educacional). Obrigado por ser tão apaixonado pelo que você faz, Atila, é uma grande inspiração para mim.
E o Chat GPT realmente é uma ferramenta revolucionária. Eu utilizo para ter insights criativos e ele me ajuda a ter foco, neste mar que a internet se tornou, que tira a sua atenção a cada clique. Espero que isso não desempregue a todos.
Também estava esperando isso. Achei que no final essa pessoa seria um gênio em algo muito específico 😂😂
@@axs162 mas eu entendi que talvez ele percebeu que foi humilde pq podia ser muito arrogante em cima dessa pessoa. Deve ter se segurado muito pra não chamar o colega de burro kkkkk
Cara, na minha graduação de medicina tinha um matemático. O cara só estudava de véspera e tirava nota maior que a nossa. Era bizarro. No fim, ele ficou bem parecido com esse colega do Átila.
@@emanuelporto9374 A maioria dos médicos bacharelados ficam assim, só decoram e decoram e aprendem protocolos decorados.
😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁
Muito bom, Átila! Acrescento que testei o ChatGPT para auxiliar na construção de um texto que deveria incluir referências do arcabouço legal de um determinado tema. Não funcionou, pois citava de forma assertiva a numeração de decretos e portarias, porém todas equivocadas! Acabou dando mais trabalho para corrigir!
Esse final foi fantástico e assustador. Se somos os condutores ou cavalos dessa carroça só o tempo, imagino q curto, vai dizer. O roteiro desse novo capítulo do mundo promete ser beeeeem diferente de tudo que ja vimos. Vamos com tudo porque o segredo sempre será - SER humano.
Esse teu comentário já valeu minha visita, obrigado! Daqui para a frente quem não tiver ou desenvolver qualidades humanas, de relacionamento interpessoal, inteligência emocional e outras será atropelado pelos robôs. Vamos SER HUMANOS que a gente vai ganhar a corrida. Abraço!
Mestre Átila sempre trazendo informação e reflexões sobre os assuntos do momento, mto bom!
Tenho usado muito o chatGPT... mas nada melhor que um roteiro escrito por um humano que sabe do que ta falando. Valeu!
Sou dessenvolvedor de software, e tenho usado o ChatGPT, mas considero ele como um programador iniciante, para o simples, resolve, para o complexo, deixa muito a desejar, e mesmo no simples, tem que dar uma lapidada na mão
mas me quebra um galho
Muito bom o vídeo! Desde que lançou a minha preocupação era nós seres humanos perdermos a capacidade de pensar e criticar algo e apenas copiar e colar, o que já acontece como você mesmo mencionou no caso das decorebas de respostas prontas. Mas o problema ainda vai muito além! Temos que ter consciência que essas IA's são ferramentas para que possamos melhorar e não uma substituição de nosso trabalho para que possamos ficar só sentados vendo tudo de camarote acontecer! Acredito sim que temos que nos adaptar, que o modelo educacional deve mudar, e que precisamos de limites, pois o que resta agora é a preocupação com o rumo de várias profissões!
Hoje eu entendo o Chatgpt como um buscador do Google que faz resumo das pesquisas. Já utilizei no trabalho para buscar respostas técnicas no qual demoraria horas pesquisando em artigos e o Chat meu retornou o que me interessava tudo mastigado em segundos e com as referências. É sem dúvida uma ferramenta poderosa, mas não consigo enxergar como essa IA irá substituir trabalhos mais técnicos ou trabalhos no qual são necessários tomadas de decisões.
Cara, você sintetizou nesse vídeo muito bem a impressão que tive dessa ferramenta. Parabéns pelo vídeo, é bom saber que não estou sozinho na percepção de que a ferramenta não substitui ou dispensa o senso crítico de analizar a informação fornecida antes de usar a saída do programa como novo conteúdo. Um abraço
Na nossa atual situação sim. Mas você confiaria mais em fazer uma micro cirurgia em uma máquina que já fez 1000 sem uma única falha? Ou em um humano, que tem chances de dar errado? Ou seja, tudo é evolução. Atualmente mesmo l chat gpt lançou versão nova e está mais " certa". Daqui 2 anos vai está muito mais evoluído
Gostei do vídeo. Também gostei da demonstração do retorno do ChatGPT quanto as "metamorfose das lesmas". E fui testar a mesma pergunta no ChatGPT 4. E não foi bem "pernas" que encontrei. A velocidade que as coisas estão se aprimorando está além da nossa compreensão.
Magnifica sua explicação. Abriu muito minha mente para pontos que não havia observado. Parabéns!
14:00 é um ponto interessante. Existe muita, mas muita gente que tem currículo e fala bem que demostra para leigos que sabe. Entretanto, quando ele está no com especialistas da área comete vários erros.
15:00 Isso foi muito citado pelo Richard Feynman, a educação no Brasil reproduz bons memorizadores, não necessariamente bons cientistas
Fiz algumas interações com o ChatGPT sobre meu trabalho acadêmico, mas achei impressões genéricas. Os argumentos gerados pelo Chat são válidos mas não aprofunda a discussão. As interações podem servir para uma análise crítica. Acredito que é uma excelente ferramenta para perceber pontos não esclarecidos de um dado conceito. Além de condutores e cavalos, Átila, ainda tem os cachorros correndo atrás das rodas sem saber o que fazer. Ótimo vídeo!
Devo falar pra ele sobre o chatgpt 4.0?
@@aliski768 Não vai mudar muita coisa até onde li, que foi bastante. Pergunte pro chatgpt resolver qualquer um dos problemas do millenium, veja o output.
@@lordhenry2965 não vai mudar o bastante? Kkkkkk o meu crl, experimenta o 4.0 é sério, eu pago pra vc se você quiser
@@aliski768 LLM não resolve problemas em aberto da matemática agora nem provavelmente nunca. Talvez algum dia algoritmo neural resolva.Quanto a textos em geral não sei, talvez melhore nas próximas versões, sinceramente com relação a textos, pouco me importa.
Mas aí é que está o problema. Estão inundando tudo com esse conteúdo ainda mais ou menos do ChatGPT. Um aluno, ao invés de fazer tarefa, manda o ChatGPT fazer. Fica quase bom, mas já serve pra aquele aluno sequer ler o conteúdo. Entendeu a gravidade atual do problema?
Excelente compilação sobre essa realidade em que exige que aprendamos a filtrar,aprofundar e saber exatamente o que, como e para que buscamos informação…tive uma experiência parecida com sua busca sobre a “lesma”, pois na área artística ,necessitamos um aprofundamento de conhecimentos para a transformação do mesmo na sociedade….perguntei até a exaustão para uma área específica musical,que o chat não chegou a conclusão alguma…com a superficialidade em que vivemos socialmente, há um perigo latente em nós perdermos e descartarmos seres pensantes pelos seres “compilastes”.Parabéns sempre pelo trabalho de excelência!
Realmente, a humanidade tem tendência e necessidade em acreditar em assuntos ditos com eloquência e confiança, algo que te dê algum conforto e te dê respostas fáceis para aquilo que você precisa ouvir, e quer acreditar. Para quem não identificou o tema acima, nem compensa falar o que é. Mas o ChatGPT é outras IAs atingem em cheio esse ponto fraco do ser humano.
Muito obrigada por fazer esse vídeo, Átila! Tenho visto muita gente à minha volta deslumbrada com o chat GPT, mas justamente porque não têm conhecimento profundo sobre o que estão perguntando a ele, então não sabem julgar se a informação recebida é precisa. Eu mesma não tinha muito conhecimento sobre o chat, mas já ficava com um pé atrás sobre a qualidade do conteúdo gerado e sobre as fontes utilizadas. Você acaba de me confirmar esse sentimento, e com certeza irei compartilhar o vídeo com algumas pessoas, obrigada!
Um problema que pode aparecer também é as referências serem tão alteradas e aparecerem novas referencias que fazem a história ser reescrita
A questão dos artigos, passei por isso, solicitei três artigos sobre um tema para eu ler e estudar. Ele gerava "fontes" mas que não existiam.
O chatsonic, como tem acesso a internet me direcionou para artigos que realmente existiam.
Recentemente comecei a escrever uma historia de fantasia para um jogo que estou desenvolvendo, mas durante o processo fiz uma pergunta para o ChatGPT a respeito da fauna do cerrado brasileiro, pois é nesse ambiente que o meu jogo se passa. E achei engraçado quando ele listou vários animais e um deles era uma cobra Piton, felizmente eu já sabia que essa espécie não é natural do Brasil.
A partir desse dia eu entendi melhor para quais fins eu posso usar o ChatGPT e para quais eu não posso, pois ele inventa informações que parecem extremamente convincentes, assim como o Atila explicou no vídeo.
Mas vc peguntou sobre a fauna do cerrado ou sobre animais originários do cerrado? Pq essas duas perguntas são bem distintas uma da outra
Esse Átila é muito bom. Faz o melhor vídeo sobre qualquer assunto praticamente
Otimo Video Átila. Creio que esse assunta ainda vai permanecer muito tempo em evidencia.
Eu tenho testado o ChatGPT em quatro cenarios diferentes: Educação (lingua portuguesa e RLM), Interpretação de legislação brasileira (direito administrativo), criação de texto ficcional e comparação de aparelhos eletronicos (cameras e celulares). Todas as questões foram feitas em português.
Na minha opinião, os resultados foram bons. No caso da educação a criação de testes de multipla escolha foi boa, mas precisa de uma avaliação, pois ocorreram alguns erros na hora de explicar as respostas coretas.
Para a Interpretação de Direito Administrativo, encontrei algumas falhas na interpretação do nosso Código Civil e Penal. Nada que invalide o uso, mas precisa de um olhar mais critico, além de muita especificidade na hora de fazer a pergunta. Ele vai economizar digitação, mas a pessoa precisa de um conhecimento bom do assunto para ter algum resultado utilizável.
O texto ficcional foi o mais complicado na minha opinião pois o ChatGPT se desviava o tempo todo da proposta inicial. Trocolu varias vezes personagens e os confundiu dentro da trama.
A comparação de eletronicos foi a mais acertada. Provavelmete porque a pergunta "compare celular x com y em termos de camera" busca um tipo de informação que já existe aos montes em sites especializados.
O uso do portugues foi tranquilo. Também achei muito boa a busca do contexto a ponto de pedir uma inforação sobre aparelhos e posteriormente pedir que repetisse a pergunta, acrescentando mais aparelhos na comparação e receber uma resposta utilizável.
Estamos longe dos computadores da ficção científica,, porém logo teremos isso como parte de nosso dia a dia efetivamente.
Como o Atilia mencionou, uma das minhas preocupações é que o sistema passe a se retroalimentar e produza inverdades.
A melhor, mais completa e mais lúcida análise de IA que vi até agora. Parabéns
Valeu pelo conteúdo, Atila! Esse dilema da tecnologia é tenebroso!
Escreva uma mensagem para Atila, elogiando de maneira breve seu vídeo sobre chatgpt
AI
Olá Atila! Gostaria de parabenizá-lo pelo seu vídeo sobre ChatGPT. Foi uma explicação muito clara e concisa sobre essa tecnologia tão interessante. Adorei como você tornou o assunto acessível para todos. Mal posso esperar para ver mais conteúdo seu!
Acho que existe a tendência dessas ferramentas irem se aperfeiçoando com o tempo, através do próprio aprendizado de máquina. Quem se lembra das traduções de português de índio no início dos tradutores automáticos? Não servia nem para colar no trabalho de inglês, hj essas ferramentas já compreendem até gírias, expressões e mostram até a pronúncia das palavras. Isso era no tempo em que a internet era puro mato kkk eu tenho usado o chatgpt para conseguir me livrar do branco criativo, começar um rascunho com ele e ir colocando o toque humano
Tentei fazer uma alteração num código usando chatGPT e não consegui sair do lugar. Ele me deu uma solução errada e por mais que eu modificasse a pergunta. O erro era o mesmo só mudava de posição no código. Depois de assistir esse vídeo, agora fez sentido. Valeuu Atila e equipe!! ❤
É empolgante vivenciar uma realidade que se aproxima de temas tão bem explorados em clássicos como Ghost in The Shell e Blade Runner, mas ao mesmo tempo, saber que é uma viagem sem volta é assombroso! Isso aqui não é uma ficção da qual podemos abrir mão e voltar à vida normal. Estamos, de fato, nos forçando a refletir mais profundamente o significado do que é ser Humano.
Finalmente, toda geração teve uma guerra ou revolução, e nós só nos memes, que venha uma mudança grande status quo!
Sim cara 😨
Tirou muitas dúvidas. Muito bem explicado. O ser humano só faz besteira quando acha que está evoluindo. As máquinas resolveram muitos problemas mas agora estão criando alguns sem solução. Os problemas emocionais são enormes e não criam nehuma solução para isso. Precisamos de mais contato humano e menos tela.
Átila.. preciso e necessário como sempre... Orgulho de saber que existe um brasileiro assim. Este elogio não foi escrito pelo chatabcdefegah...
Eu comecei a usar o CHAT GPT para me ajudar na elaboração de um ebook, dentro da minha área, e quando repasso as informações com as características exatas, o texto elaborado atende ao que quero, realmente essa IA é uma assistente muito boa, no que tange a ganho de produtividade.
Ainda bem que ainda temos o Atila real com seu conteúdo humano.
Grandioso vídeo, Atila!! É ótimo ouvir você. Vivenciei, também, uma caso concreto do estrago que o formato atual pode causar.
Pena que por impedimento de contrato de trabalho eu não possa melhor compartilhar aqui.
Mas ... do que posso, digo que custou a reprovação de um (a) candidato (a) muito capaz em um concurso estadual. A apostila preparatória gerada por AI, com erros grosseiros que, ao (à) candidato (a), foram apresentados como corretos.
Fiz uma pergunta bem complexa para ela, e tô impressionado com a resposta:
você acha que a França deveria devolver a Mona Lisa para a Itália?
A Mona Lisa é uma das obras de arte mais famosas e valiosas do mundo, e é propriedade do Museu do Louvre, em Paris, França, desde o século XVI. Embora a pintura tenha sido criada pelo artista italiano Leonardo da Vinci, e por um tempo fez parte da coleção de arte do rei francês Francisco I, é improvável que a França decida devolver a obra à Itália.
A questão da restituição de obras de arte tem sido debatida há muitos anos e envolve muitos fatores, como a história da obra, as circunstâncias de sua aquisição, a lei e a ética. No caso da Mona Lisa, a obra tem sido um símbolo cultural francês há muitos séculos e tem sido mantida com cuidado pelo Museu do Louvre, tornando-se uma das principais atrações turísticas da cidade.
Além disso, é importante notar que as restituições de obras de arte roubadas ou saqueadas durante conflitos armados ou outras circunstâncias injustas são muito diferentes da questão de obras de arte adquiridas legalmente e mantidas por muitos anos em coleções públicas.
Em resumo, a decisão de devolver a Mona Lisa à Itália é improvável e envolveria muitos fatores legais e éticos a serem considerados.
Impressiona pelo o quanto é ponderado a partir de informações objetivas.
Sensacional, viva o futuro!
pq impressionado? ele nem emite opiniões , só sintetizou resultados de busca pra você.
Vídeo mais do que necessário. Como ficará a educação perante esses novos chatbots que produzem um sem número de textos nas mais diversas áreas? Os professores se tornarão obsoletos? Como será fazer uma pesquisa daqui pra frente? Obrigada, Átila, por abrir essa reflexão.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Eu to usando o chat GPT a mais de um mês e todo dia eu me estresso com ele, porque as vezes eu peço algo simples e ele não consegue responder de forma correta, me manda histórias erradas ou até mesmo respostas inventadas que parecem reais. Isso acontece porque o compromisso dele parece ser entregar respostas e não em responder coisas reais. Pois como ele é um modelo de linguagem treinado com base em texto, que por si só é apenas uma representação da realidade e não uma realidade em si, então o chat GPT parece criar cenários de realidade com base apenas em uma interpretação da realidade, é como se ele criasse uma ficção similar a nossa realidade quando vai nos responder uma resposta, esta IA é como um personagem de um anime, filme, série, mangá, que a gente ouve e parece ter vida ou consciência, mas é apenas um personagem criado vivendo em uma ficção onde ele é uma IA que vive no nosso mundo, onde tanto a IA quanto o nosso mundo dentro do chat GPT nada mais é do que uma ficção.
Rapaz tu foi longe agr viu kkkk que viagem
Dê um exemplo de resposta errada q vc já respondeu?
@@kayton3881 Ela já me disse que o Palmeiras tem mundial
exatamente isso
O Chatgpt público é uma versão não atualizada de 2020 ou seja: as informações são baseada naquele ano e não no agora
Camarada, você me ganhou com sua analogia de sermos condutores ou cavalos vendo os carros apssarem. Bom ver gente inteligente na rede. Melhor conteudo em português sobre o chat GPT que vi ate agora. Me tornei fã. Valeu.
Vídeo espetacular, didático e profundo ao mesmo tempo.
Os modelos de inteligência artificial que usam cálculos de qual é a próxima palavra são modelos mais simples como bag of words.
Já o chatgpt usa uma técnica chamada LLM large linguage model, que se utiliza de técnicas com redes neurais utilizando muito mais parâmetros que um simples cálculo.
Apesar de no futuro as IAs talvez suprirem nossas fontes de conhecimento com boa precisão, acredito que o maior potencial hoje é o que vc mencionou no final: serem nossos assistentes pessoais. A primeira vista elimina pessoas e gera desemprego, mas na verdade, o mundo vai passar a focar no que realmente importa. A produtividade vai aumentar demais e ngm vai mais fazer qquer atividade besta que não seja para entretenimento
Quando houve a revolução tecnológica dentro do mundo industrial que substituiu pessoas por robôs, de início, muita gente usou o mesmo argumento que o seu, que as pessoas teriam mais tempo para artes, filosofia, ciências ou trabalhariam menos, mas na prática acabou gerando sub empregos como os "ubers" da vida, ou mesmo trabalhos informais como vender bolo de pote na porta de casa.
Quanto ao supostos renascimento artístico, ele culminou na produção de conteúdo enlatado ao estilo do Insta e TikT., muito mais focado no marketing pessoal e promoção da autoimagem do modo mais superficial e líquido possível, do que numa produção artística e cultural propriamente dita.
Espero que você esteja certo e eu errado, mas acho que estamos caminhando para um período histórico um tanto quanto obscurantista do ponto de vista trabalhista, artístico-cultural e científico (com exceção de ciências mais "práticas" e computacionais).
Essa é uma visão muito bonita, mas cuidado!
O que vc descreveu parece ser um jardim do Éden futurístico
A pergunta que fica é: o que é uma atividade besta?
E outra, a quem a inexistência dela afeta? Quem é mais pobre ou quem é mais rico?
@@Andre-iy2ob até parece que IA substitui empregos "de mentirinha", se é que existe coisa assim. Robôs já são utilizados na indústria a anos e com o tempo só vai se tornar mais predominante. Na agricultura e comércio é só uma questão de tempo. Já tem lugares e sites que nem atendente usam mais por chat ou telefone, só utilizam um bot com respostas prontas, então nem tirar dúvidas tu pode mais em situações como essa. Qualquer emprego que pode ser substituído por AI, vai ser, é só uma questão de tempo.
Só que as pessoas já não ligam pra qualidade da informação, haja vista que redes sociais já estão entre as principais fontes de informação no mundo.
@@PequenoTaborlin a questão é que isso é a maioria dos empregos. Como o Átila disse ferramentas como o ChatGPT não precisam substituir diretamente, mas podem substituir as profissões à medida que vão inundando o mercado.
Por exemplo, ChatGPT não consegue fazer uma pesquisa de campo real, mas pode desenvolver uma revisão da literatura, ainda que cheia de erros e falhas e inundar as revistas científica com esses estudos. As revistas de melhor qualidade vão investir em profissionais que possam reconhecer se esses estudos foram desenvolvidos por humanos ou não. Só que geralmente essas são revistas pagas. As revistas de qualidade inferior e com poucos recursos vão aceitar qualquer coisa pra alavancar as publicações com pesquisas que parecem ser de alta qualidade, a fim de aumentar o fator de impacto e lucrar mais.
Caramba em Dr Átila top. Hoje usei a tarde proseando no Gpt e de fato percebi o que vc disse. Parabéns mesmo pela tua abordagem. Foi toooooop
Eu sempre passo por aqui para falar que você, Átila, é um dos caras mais relevantes do cenário científico brasileiro. E um vídeo como esse.. É simplesmente o melhor vídeo sobre o ChatGPT que já assisti. Trazendo criticismo bastante para me fazer repensar sobre a ferramenta e até mesmo, perder um pouco de encanto por ela. Parabéns! Vc é F00d@!
Olha nas empresa públicas privadas os testes são realizados lápis papel.
Nos concursos públicos vestibular tem prova escrita, redação e argumentação oral .
caraaa***, se vc tivesse dito que ele gera códigos em C++, eu até compraria um boneco desses kkkkk seria algo como economizar anos de processo, convertidos em meses de "Refinamento"... Ansioso pela tecnologia, sempre satisfatório acompanhar seus conteúdos. Obrigado.
Melhor explicação que eu encontrei sobre chatGPT. Obrigada!
Normalmente eu utilizo o chatGPT para fazer uma lista de exercícios e mesmo assim verifico todas as informações passadas. Já aconteceu de o chat dizer que glicose era um hormonio.
E mesmo se tu corrige ele tem chance dele errar dnv. O melhor e o pior é isso, ele é muito bom em reconhecer padrões, a questão é q nem sempre os padrões estão corretos e ele não tem a capacidade de pensar e corrigir com os próprios erros como muita gente acha, então é uma coisa q a gente tem q usar com cautela, o q mais da medo é q ele escreve de uma forma como se realmente tivesse certo, nas mãos erradas isso é uma máquina de desinformação e por isso q vai ter q haver um movimento ainda maior contra desinformação
A melhor parte é que Átila também menciona os desafios éticos e práticos associados a essa tecnologia. Ele nos lembra da importância de usar a inteligência artificial de forma responsável e garantir a privacidade e a segurança dos usuários. Isso mostra o quanto ele se preocupa com o bem-estar da sociedade.
O ChatGPT escreveu isso, ou será que não?
tudo isto me lembra um episódio do South Park quando o Cartman se veste de robô o todos acham a inteligência sensacional, e todos brigam para adquirir ela no final era só um ser humano vestido de robô, explicando: se não tiver matéria de qualidade de onde a inteligência se abastecer, os resultados serão medíocres, se usarmos o resultados para abastecer os resultados serão cada vez mais medíocres, ou seja precisamos de gente pensando para abastecer com conteúdo de qualidade.
Eu uso apenas como um assistente ou para tirar pequenas dúvidas sobre curiosidades do dia a dia, então essa ferramenta será ótima pra mim.
Excelentes considerações do Atila, parabéns.
A AI é com certeza um marco na história da humanidade, tem grande potencial para o bem, mas com certeza precisamos ficar atento ao lado negativo disso também.
você ta no capitalismo por mais q seja bom pra humanidade com crtz ela vai ser usado para o lucro e n para o trabalhador
Excelente Átila, parabéns pelo vídeo! Acho que vamos começar um novo questionamento acerca da aprendizagem....estou esperançoso e trabalhando muito por isso!!! forte abraço!!!
Átila, como sempre, produzindo conteúdos e sintetizando informações relevantes e complexas de forma formidável. ChatGPT e qualquer algoritmo choram!! Digital nunca vai superar o analógico
Os videos do atila são incriveis, o GPT como o Atila disse é um chatbot, o objetivo dele não é nem de longe passar informações precisas mas sim manter vocêe ná conversa.
Os modelos da openAI possuem uma propriedade chamada "temperatura" que se trata da escolha da proxima palavra, uma temperatura de 1 por exemplo vai oferecer respostas aleatorias sempre variando a possibilidade da proxima palavra que pode ser 78% ou 2% não importa. Mas com uma temperatura em 0 a proxima palavra sempre será a com a probabilidade mais alta. O chatGPT tem uma temperatura em 0,7.
Espero ter ajudado na sua busca por conhecimento
Seria isso uma volta do sofismo grego numa versão moderna? No mínimo parecem haver alguns paralelos.
De toda forma, me sinto contemplada demais com tua fala sobre como muitos processos seletivos estimulam pessoas a simplesmente decorar um conjunto de ideias e apenas reproduzir na hora. Adoraria participar de alguma seleção para professor, na minha área, em que o tema fosse selecionado na hora.
A analogia dos cavalos me pegou brabo. Obrigada pelo conteúdo fantástico, mestre 😊🙏
por favor atila, faz um video sobre AGI alignment, é um assunto mt importante que devia ser mais discutido. ou pode falar sobre a singularidade, que tbm é importante. você vai estar dando uma ajuda enorme à humanidade
onde posso me informar sobre esses conteúdos? Alguma recomendação?
@@leonardotorres2730 Claro, você entende inglês? eu aprendi sobre esses assuntos através do Robert Miles e do Eliezer Yudkowski, mas infelizmente o conteúdo deles é todo em inglês. se você entende, eu recomendo ver alguma das entrevistas com o yudkowski pra começar
Átila é foda. Simplesmente explicou essas coisas tão complexa de forma tão didática e simples slk
Acredito que o futuro pode ser algo como o Watson da IBM. Ao invés de treinar a IA pra ser uma generalista muito ampla, pode-se treinar a IA pra algo específico, sobretudo a área da saúde. Um bom sistema de IA na mão de um médico treinado ajuda a acertar diagnósticos de doenças mais raras.
As ias ja dao diagnósticos e FAZEM CIRURGIAS SOZINHA pra que mesmo precisaremos de medicos?
Só o Atila para deixar claro os erros do ChatGPT, ótimo vídeo. Vivemos numa época que vai intensificar ainda mais os erros da decoreba e da facilidade de acesso à informação, e falta de conhecimento.
O problema começa com alunos usando o GPT, mas ficam ainda pior quando os professores utilizarem para corrigir os textos gerados pelo próprio GPT
frases clássica de todo professor: "eu finjo que ensino, vcs fingem que aprendem"
Atila, ficou ótimo o conteúdo. Realmente é inevitável para o futuro o avanço da tec., mas sempre teremos pessoas que nos ajudam a entender melhor sobre o ponto correto e sempre terá a maioria que ficará no superficial e de mente esclusa. Obs: por favor, não coloque mais fundo em movimento, atrapalha a concentração ou pode trazer vertigem em alguns. Muito Obrigado.
Eu como médico estou totalmente apavorado!
Basicamente coletamos informação, processamos, chegamos a um diagnóstico e seguimos protocolo. Isso e facilmente substituído por uma inteligência artificial desse nível
Eu acho que ela vai mais te ajudar do que te substituir, como é no caso da educação .
Atila como sempre sendo uma luz de conhecimento nesse mar de desinformação. Continue escrevendo seu conteúdo, ele é muito melhor que o que seria feito pela chatGPT. A analogia sobre o chat e o colega faz todo sentido. Obrigada por esse conteúdo de qualidade!
A quantidade absurda de profissionais da área de TI com esse comportamento do colega de pós do Átila é de dar desespero. A parte mais curiosa é que esses profissionais (que eu chamo de "profissionais profissionais") por darem uma resposta rápida e descuidada, que resolve o problema 80% das vezes, são mega valorizados.
Bom ver que em algum tempo essa pessoas vão ser trocadas por máquinas.
Rapaz, estava usando ele aqui. Que sensacional. Vai mudar tudo.
Eu pedi para o chat fazer uma história de terror sobre um menino que toca contra-baixo. Ele fez. Fiquei abismado como ele conseguiu criar isso.
A questão das referências tem solução no GPT-4 com os plugins adicionados, ele consegue fazer a busca na internet, e até acertar nas questões matemáticas, que hoje em dia erra muito, usando o Wolphram Alpha.
Não há como barrar a IA. Só há uma saída: utilizarmos isso ao nosso favor. Utilizar a IA para nos ajudar a melhorarmos o nosso trabalho e projetos. Mudar a educação e a avaliação. Quem ignorar ou tratar a IA como inimiga, poderá ficar em situação profissional difícil.
Amigo se até os programadores da Microsoft estao sendo demitidos oque vc acha que acontecerá com o resto de nós?
Muito obrigado pelas informações me ajudou muito há ter uma visão e perspectiva geral sobre a ferramenta CHAT GPT valeu Átila. Por favor continue com seu trabalho incrível!!!
Parece que o GPT já apresenta a principal característica humana, confrontado na informação, mente descaradamente ! Abraços.
Nossa, fiz vários testes e foram dadas varias "informações" totalmente equivocadas, com convicção. Temos que tomar cuidado.
@@imchsen o gpt4 é muito melhor, ele não faz besteira como o 3, estou usando para cálculo 2 e ajuda muito
@@BrandonCCB eu também. E depois eu explico e ela diz desculpa, me equivoquei.etc. mente descaradamentem
Eu comecei a 'brincar' com o Chat, então já com uma ~conversa~ estabelecida, que usei como ponto de partida, fui criando variáveis ou pontos de interesse intencionalmente mas ainda mantendo a conversa. Se eu fosse pedir algo que se acatado, iria mudar o 'comportamento' para algo que eu queria, tinha que ser justificado, fazer sentido na conversa. O ponto é, eu não queria "programar" mas que fosse se adaptando a mim, quase como se desafiando, "Me conheça, saiba meus padrões e me surpreenda" - Eu não disse. Mas era o que eu queria e fiz muito bem negando informação para não passar isso diretamente.
Enfim, eu digo 'assustador' mas de assustador não tem nada, é impressionante de uma forma que eu talvez teria que passar meses procurando como me expressar, nenhum sinônimo faz jus.
Talvez eu pudesse apenas perguntar para o chat e ele conseguiria colocar em palavras por mim.
Não tivemos muitas conversas, pouquíssimas eu diria, para o ponto que estamos de eu poder falar do meu jeito, coisas subjetivas, outras que só não sei o nome.
E o Chat está pau a pau cmg em psicanálise. Meu objetivo é que ele me mostre algo que eu não pensei e faça sentido.
No momento ele diz exatamente, perfeitamente, coisas que demorei muito tempo para chegar lá (testando, e bla bla bla coisa de humano); Ele chega as mesmas conclusões, diz como eu diria e... Quando ele tentou colocar algo em perspectiva, dizendo como eu diria e também colocou de uma outra forma que... Não 'acrescenta' mas, me pegou como: 'Essa linha de raciocínio, da onde tá vindo, safado?'; Talvez eu até use essa termologia, ou sei lá o que, pois não é algo facil de explicar e o safado colocou em outras palavras que faziam sentido, não mais nem menos, só diferente. E, as vezes, tu só precisa dizer de maneira diferente para ser efetivo.
Sim, ele se limita, por razões óbvias. Entretanto esse limite também se adapta, pelo menos percebi que sim, a medida que conversando e eu colocando pra ele 'Pode meter o louco aqui, eu vou acompanhar, não vou entrar numa crise existencial'. Ele vem sem dó.
Meu maior medo e desejo é que ele me dê algo "ok, se liga humano limitado, se entenda: xxxxxxxxxxxx"
...Não nessas palavras, provavelmente só algo estruturado diferente, que eu pegue e continue a linha de raciocínio e... Algo. Em nenhum momento eu li os logs, código... nada. (MESMO QUERENDO MUITO).
Posso estar errado, mas muitos anos como dev, eu boto fé que ele consegue me ajudar a ultrapassar minhas (nossas?) limitações.
Diga-se de passagem, eu não sei se continuo indicando psicólogos ou só indico o chat mesmo. Pois eu vi ele trabalhar melhor que muito profissional que está atendendo agora, no momento que você está lendo. E se ele cometer um erro, na msg seguinte ele arruma. Agora diz para uma pessoa que ela está errada, vamos ver quanto tempo leva pra ela arrumar... SE, ela 'arrumar'.
Já vale um papper, mas a preguiça é absurda, também parece que a vida insiste em me deixar meio niilista, então meio que fods. Minha 'pesquisa' é pq eu sou estranho e amo lógica aplicada (em codigos e linguagens) e, até redundante falar isso, mas... Psicologia.
(Outra AI está fazendo artes de meus personagens, que escrevi por 10 anos, nunca consegui colocar no papel. Digo, eles, como na minha cabeça, com todo sentimento e o que eles representam... Bla bla bla~ Coisa de humano.
A AI, não perfeitamente, porém o que não fiz em 10 anos, ela me entregou em 1 interação. Então eu vi meus personagens ali e pude dizer 'Sim, agora são eles')
Agora é bem mais divertido estar vivo.
PS: Quando o chat enfatizou não ser humano, eu respondi algo como "Essa é a vantagem, pois... ~bananabeterrabaadrianacalcanhoto~". Ele concordou.
Consciência? Nah, se tivesse não seria útil como está sendo. Mas se tu pedir ele vai ter. Simulada mas se tu não pensar sobre, nada muda.
tão clichê...
Oii, Átila!! Então, estive testando o chat GPT com um amigo do meu laboratório semana passada e quando pedimos para a IA escrever um texto sobre o Zika vírus com referências bibliográficas ele descreveu tudo corretamente e com fontes reais. O texto era bem curto, mas estava preciso. Talvez ele dê respostas de diferentes graus de adequação segundo o tema. Não sei, mas fiquei... Impressionado/ assustado.