Curte o nosso conteúdo por aqui? Considere apoiar nosso trabalho! Esse canal só se mantém vivo graças ao apoio de pessoas como você! Qualquer ajuda é muito bem-vinda! - www.catarse.me/umotivo
Interessante a abordagem do video, vou te contar o que acontece na loja da minha cidade. Sou de Sorocaba, interior de Sao Paulo, a loja se chama Cards Hall. Lá conseguimos, e quando digo conseguimos me refiro aos próprios players apoiados pela loja, toda quinta feira, ha mais de 2 anos, juntar, no minimo 20 players para jogar pauper. Toda quinta juntamos um valor simbolico como inscrição e parte desse valor vai para um pote e a cada 3 meses fazemos um torneio chamado Trimeshall, nesse eventos a premiação ja chegou a mais de 2k, alem de playmats personalizados e troféu produzido pela propria loja em impressora 3d. Alem disso, intercalando o trimeshall, fazemos o torneio de trios no formato pauper com mesmo nivel de premiação. Deu tão certo que formamos um time com uniforme e tudo para participar de torneios maiores em outras cidades. Entao André, na minha humilde opiniao, o sucesso da manutenção do magic competitivo depende diretamente do empenho dos próprios players. Abração
Meu pitaco aqui de Portugal, é que é bem claro o caminho para o mundial. A loja local roda 2-3 RCQ por temporada, que te leva para o RC, que classifica top 24-36 player pro PT e os top 2 pro mundial. Btw estou classificado para o próximo RC em Lille, em novembro. Da um coraçãozinho aqui para dar sorte :)
Fala brother! Blz? Primeiramente parabéns aí pela classificação! Estou querendo montar um deck legacy, estou querendo montar um mono red prison, mais não sei ao certo. Teria algum deck para me indicar?
Papo super cabeça e necessário, e digo mais, o jogo vai além do competitivo e da adrenalina de melhorar, tem o "gathering" que pra mim é a parte mais gostosa, ir na lojinha, jogar conversa fora, conhecer pessoas novas! Eu mudei de cidade, e comecei a frequentar a lojinha pra jogar pauper toda quinta-feira, fiz vários amigos, e me divirto MUITO toda semana, acho que é sobre isso!
Essa parte de reconhecimento da fotinho etc é mt bem vinda. Qnd eu ganhei minha primeira promo eu fiquei mt feliz. E tbm qnd eu ganhei sorteios em torneios eu guardo com mt carinho esses presentes e lembram de qnd eu joguei esses torneios, n necessariamente ganhando. Esse reconhecimento gera memórias e carinho pela memória e pelo competitivo.
To longe de ser um jogador competitivo do Magic, mas participei de alguns torneios no final do ano passado e começo desse ano, entre boosters que ganhei e pre releases que participei juntei algumas cartas de valor, aproximadamente 2k em carta, ninguém da minha família acredita que as cartas valem tanto mas dão um baita valor em um troféu de 3º lugar que ganhei em um torneio de cmd500
Queria competir, se eu não fosse tão ruim kkkkk anos atrás joguei magic físico mas por poucos meses. Tô voltando agora, mas tbm tem o fato da comunidade aqui não ser ativa.
Aqui em Goiânia temos uma loja que organiza uma liga de cada formatado do magic a cada 6 meses e com uma premiação digna pela jornada do torneio , tem troféu e reconhecimento da comunidade, é uma forma de reconhecer os melhores players e manter vivo a comunidade no competitivo de cada formato.
Anos atrás quando morava em Valinhos, a lojinha da cidade (quando ainda existia) fazia para os torneios uns troféus de compensado cortados a laser mesmo, nada muito caro, mas bonitinho com o logo da loja pra galera deixar na estante. Inclusive alguns dos troféus era de zoeira, não só para o primeiro lugar, e era muito dahora as entregas. Mais lojas deveriam fazer esse tipo de coisa.
Que vídeo bom! Temos uma loja de interior, estamos na luta e não é fácil. Algumas ideias de premiação pro-ego ajudaram muito o MTG a crescer, mas percebemos que o recurso financeiro é um forte impeditivo ainda. O que poucos percebem é o lado intelectual do jogo, você investe em MTG comprando um produto que te coloca em contato com lógica, história, aumenta capacidade de decisão... Coisas que não tem preço.
Caraca mano! Q crossover satisfatório. Quando retornei para o magic uns 5 anos atrás foram essas duas figuras que usei como reverência para me atualizar, refrescar a memória e engajar novamente num joguinho que tanto gostava quando era pivete. Obrigado rapazes! Vcs são foda!
Adorei esse vídeo, gostei muito do senhorzinho com internet discada e webcam 480p, é sempre legal ver os idosos curtindo seus hobbies independente das dificuldades da vida! Vou lá conhecer o canal dele! 🙃
André: "O que você gostaria de me ver fazendo com o Elba" **Digitando freneticamente** André: "Dentro das diretrizes de comunidade do youtube" **Deletar comentário**
Papo extremamente agradavel e necessario até pra quem não joga competitivo e não conhece tanto do jogo e voces falaram sobre assuntos mt importantes sinto falta de alguns criadores de conteudo pelo youtube ou instagram fazer lives vejo varios e varias lojas falando tambem de pré release de corujão e essas coisas mostrarem mais isso pra gente pro publico q ta começando q ta tentando se interessar pelo jogo. Acho que toda forma de insentivo é valida e necessaria.
Totalmente relevante criar referências em nosso Magic! Temos esse exemplo perfeito nos esportes , certas personalidades fazem um esporte crescer demais , seja como procura e atrativo.
Muito massa ver esses dois ícones falando tão bem sobre um assunto tão pertinente. André, faz um vídeo assim falando sobre limitado e draft com a Elisa do canal Migucheras! Ela na minha opinião é a produtora de conteúdo sobre limitado mais competente atualmente no Brasil. Meu sonho esse duo kkk
Bom não sou um conhecedor muito grande de magic mas sei um pouco de cenário de vários e sim vou usar esse termo E-sports, bom o mais importante sem duvidas para a entrada em um cenário competitivo são os player que os jogam e para ter players você precisa de pessoas entrando no jogo para manter a comunidade, agora a parte importante disso e o quão fácil é entrar no jogo por que havendo essa facilidade e interesse todos os outros problemas falados desaparecem a próprio desenvolvimento da comunidade, bom a parte do interesse os canais de magic já fazem bem então parabéns ao dois participantes, agora quanto a facilidade vejo com bons olhos a entrada em outros eventos e campeonatos de outros jogos o que chama a atenção do publico, além disso independente do formato que vai ser o suprassumo do torneio, deve haver um formato de entrada(aqui vejo o pauper ou um pre-contruido) que e o que chama a atenção de novos jogadores bem como a formação(sei de todos os problemas que isso desencadeio) de torneios on-line pois permite que pessoas entrem no cenário mesmo não tendo facilidade de localização.
Não coincidentemente o pauper tá crescendo bastante. Até aqui na região norte tem muita gente entrando, até um dia desses só tinha gente jogando commander por aqui
Aqui no RS temos um circuito de legacy na mint onde tem torneios mensais com medalinha, trofeus e recopas. É muito bacana e acho que trouxe bastante gente (como eu) para um formato quase inacessível. Estou jogando a quase 2 anos e fui montando meu DaT durante esse periodo ent jogava com um deck emprestado pelo dono da lojinha (Isso que me permitiu jogar e gostar do formato).
Sugestão para a próxima collab, sobre o Commander e como a Wizard está tratando o formato, que parece que é onde ela mais tá dando atenção e se isso é bom ou não
Cara, em resumo, tudo depende da comunidade. Se mais pessoas forem reconhecidas em torneios "menores", como torneios regionais, estaduais e nacionais. Se esses torneios forem mais acessíveis e mais atrativos para o publico, não só do magic, mas para pessoas que querem conhecer o jogo, tudo fica mais fácil. Mas fds né, isso é pouco provável de acontecer, mas é mais impossível da Wizards fazer alguma coisa sobre. Em resumo, eu vou criar um novo card game e meter o pau nessa Wizard gananciosa kkkk. Tmj, André, vlw, Elba e ótimo vídeo.
Na parte das recompensa pelos campeonatos de lojinha, acho que broches, bottons especias, medalhinhas em vez de sla cartas promo funcionam muito bem. Pq fica mais tangivel e palpavel como um troféu a sua vitória
Me lembro que por volta de 2003/2004 a ligamagic organizava torneios (pelo Apprentice) com um sistema de pontuação e os top10 ficavam expostos no site. A galera se organizava pelo mirc, meu nick na época era one82, cheguei a ficar em 2° no ranking e era mtu disputado, mas logo uma galera começou a usar cheat e migraram os torneios para o Magic Work Station e meu computador era mtu fraco e não rodava então parei de jogar os torneios da liga. Época boa.
Infelizmente essa é a vida de "proplayer" de cardgame, não é algo exclusivo do Magic, você pode ser dedicado e esforçado, sempre se reciclar para tentar se manter no topo porém sempre vai faltar o reconhecimento das pessoas ao seu redor, o que é uma pena pois é algo que nos motiva a continuar fazendo aquilo que gostamos, contar uma rápida experiência, joguei por alguns anos competitivamente cardgame eletrônico e consegui me manter no top32 da américa, porém nunca fui de fazer live nem nem aparecer muito, mal e mal aparecia jogando na live de algum conhecido, passado um tempo me juntei com alguns colegas de equipe para jogar um torneio em outra cidade, vieram pessoas do país todo participar e algo muito inusitado aconteceu, quando saiu a primeira rodada vi um pessoal se juntando e cochichando algo sobre o pareamento que tinham vários jogadores muito bons inscritos e nisso uma pessoa que nunca vi na vida chegou colocando a mão no meu ombro e me chamando pelo nome "você é o fulano não é? parabéns pelo seus resultados e por fazer o seu melhor para nos representar lá fora, estarei sempre torcendo por você!", aquilo não podia ser muito para a pessoa mas foi o que me motivou a continuar por mais alguns anos jogando mesmo contra gosto de familiares a amigos que sempre desdenham de esportes que não dependam de auto desempenho físico. Valorizem seus jogadores locais, não precisa entregar troféu ou colocar foto na parede da lojinha/site da loja, as vezes uma palavra de apoio e/ou um incentivo bastam para que as pessoas não desanimem de se esforçar em algo que os faz feliz!
Bela conexão SCRE ❤ Dois dos meus criadores de conteúdo que eu mais consumo e acompanho atualmente, fico muito feliz com o bate papo e todos os comentários feitos. Não tenho uma opinião formada sobre o assunto, mas é bom ver vocês conversando sobre um tópico tão pertinente pra comunidade ❤ Obrigado pelo vídeo.
26:00 acho q o ponto do andre era que tipo, a Serie C só existe, pq tem gente como o tio do elba q torce pro time de la, mas enquanto n tiver um Heroi pra torcer como o andred disse, n tem pra q fazer umas Serie B do magic sabe... tem o campeonato gigante do mundial e se vc n esta nele, ninguem quer ver, mas se tivesse uns 10 a 20 malucos com nomes q tem gente seguindo, torcendo e tal, eles podem fazer os torneios de lojinha ganhar mais peso e engajamento, e ai realmente daria pra tipo, po eu nem veria esse torneio, mas o andrezão vai jogar, e to torcendo muito por ele, vou la pegar um altografo e torcer, magic n tem isso, se alguem me pede um nome eu falo PV e n faço a menor ideia de onde ele joga, contra quem, em qual torneio... não tem uma procura por campeonatos.
Gostei do vídeo, na verdade eu gosto da maioria dos vídeos do André (o Elba conheço, só não acompanho muito), mas não sou muito de comentar. Neste vídeo farei exceção, pois acho pertinente expor a minha opinião. 1- Acho a iniciativa super válida, só que eu acho que qualquer organizador de torneio já pensou em tudo que vocês pensaram, com exceção da última ideia do Elba que teve um toque de humor, mas eu vejo grandes torneios na gringa com narradores influencers e a reação é outro nível, há um maior engajamento do público e tem maior repercussão na comunidade. Eu aqui no Brasil acompanhei um torneio na Europa (acho que Showdown) por ter a Filipa narrando, eu pensei na hora "que legal ela narrando um torneio tão grande assim". Então, com todo respeito aos narradores da Liga, mas seria bom em vez em quando variar de influencer, não precisa ser especialista se for do tipo animado, normalmente é um de cada, só que seria legal furar a bolha colocando influencer que até então a gente não viu ainda narrando um torneio. 2- Eu me considero um player competitivo e vou dizer o que já me motivou e o que me motiva a jogar competitivo... Quando comecei a jogar competitivo (no interior de MG) era algo bem da lojinha mesmo, só que um dia o Rudá fez um post mencionando o meu "Naya Punidor" no site da Liga, aquilo foi um divisor de águas pra mim, porque gerou tanta repercussão na minha cidade e com certeza levou muita gente a querer jogar. Não foi bem o reconhecimento, foi saber que alguém além da minha pequena bolha em vez em quando dá uma olhadinha para o meu jogo e isso foi uma sensação incrível de se sentir pertencente a algo maior. Faz um tempinho que me mudei pra perto de SP Capital e ficou bem mais fácil jogar os classificatórios para o Showdown, saber o caminho para o Pro Tour me motiva hoje a querer jogar, todas as iniciativas até então (tipo o ranking) achei bem interessantes e acho que cada season as coisas vão melhorando, é importante saber que vencendo um CCG vou jogar o Showdown e lá posso ganhar vaga para o Pro Tour, isso parece tão claro pra mim hoje, antigamente eu via quem jogava Pro Tour como seres de outro planeta que ganharam vaga de forma absurda e inatingível (ainda não joguei Pro Tour, mas já joguei Showdown, logo estou no meio do caminho pra isso, se fosse fácil não teria graça né). Enfim, espero ter contribuído de alguma forma com a minha opinião, no mais, gostei da iniciativa de vocês e espero ver mais colabs.
Da forma q as lojas estão interessadas do streaming e como as coisas evoluem talvez daria certo uma estrutura organizada pelas lojas um "spelltable" onde o jogador vai na sua loja e joga contra seu oponente em outra loja e eles esteja se vendo atravéz de uma TV bem localizada para esta mesa ser bem vista... E a loja daria o suporte no caso de um player por ex reanimar uma criatura no grave de seu oponente (ai a loja pega o card e coloca no campo dele)... Sei lá é uma ideia 😅
papo bem bacana ! a liga magic poderia fazer mais , e so querem , sou de campinas e uma loja exemplo em torneios e a mont !! mas gostei muito desse video para o conpetitivo !! 😍
No cenario de digimon card game temos isso que o andre propos (aqui no RJ)… Liga trimestral com trofeu pro campeao, e alem disso todo sabado tem torneio que da highlight no top4 e outro no campeao, apenas para prestigio… isso de fato eh legal
Pow André , eu moro em Belém do Pará, acompanho Magic a muitos anos, mas até os meus 20 anos nem sabia que existia lojinha aqui na capital, por muito tempo não tinha mesmo
Uma água mineral com a inscrição acho que não é o caminho mas um desodorante ajudava bastante kkkk Brincadeiras a parte, acho que deveria ter uma padronização no esquema de campeonatos para o caminho ao pro tour/mundial, colocar nomes que trouxessem reconhecimento fora da bolha e que faria as pessoas ter mais orgulho de falar isso, pra quem não é da bolha, o que eu pensei é que poderia fazer municipal, estadual e nacional, cria-se um ranking integrado por todas as lojas, os melhores de cada loja joga o municipal, que os melhores jogam o estadual e assim por diante, acho que isso seria um bom inicio
Sobre pagar caro num deck d magic só pra brincar, eu ro juntando 150 conto pra comprar um beyblade só pq eu gosto mt d apenas soltar ele na arena e ficar quieto observando ele girar. Não tem nada mais satisfatório do q investir num hobby apenas porque ele te diverte
40:57 Primeiro torneio de pauper que eu joguei, tinha 1 mês jogando, o cara tinha 30 onitoptero na mesa e fazendo ninjutso, eu so tava acreditando que ele nao tava me roubando
Muito bom! Acho que as lojas, principalmente as pequenas, muitas vezes, não tem preparo para fazer torneios e ligas serem rentáveis e perdem o interesse em organizar. Mas acho que o maior problema é o desinteresse da Wizards no jogo competitivo.
gostei muito do assunto. tenho algumas anedotas da epoca que eu era mais jovem e quis trilhar o caminho do mtg competitivo mas não vem ao caso. o que eu pude constatar até worldwake mais ou menos era : 1- wotc nao liga pro BR. e isso piorou ao nivel mundial. os carinhas do corporativo da wotc vivem na disney e agora pensam que commander dá mais dinheiro(assunto paralelo , mas esse pensamento não é verdadeiro e vai denegrir ainda mais o jogo ao longo prazo). 2- o caminho é extremamente restritivo no lado financeiro, logistico e estratégico atualmente. a wotc lançará nesse 2o semestre 3 coleções novas. não dá tempo hábil pra ninguem treinar consistentemente em um espaço de 10 dias um formato pra um torneio grande. logistico pelo fato de que o game presencial em todos os lugares onde existem torneios de circuito são distantes. é dificil pra alguem montar um baralho sem tempo hábil pra treinar e fazer 0-5 drop num unico torneio grande anual . isso desanima demais. o que eu vivo pensando é fazer que nem os paquistaneses fizeram no takken. criaram um circuito paralelo que ficou tão grande e melhor que o circuito oficial. no começo dos anos 2000 existia um circuito do interior de SP de counter-strike que revelou muitos jogadores de reelevância também neste game. os jogadores fortaleceram o cenario local e quando foram para campeonatos grandes atropelaram todos os gringos. existem outros exemplos esportivos e competitivos da mesma forma. a seleção de 70 de futebol brasileiro era composta de jogadores locais de extremo talento mas altamente competitivos. quando a cena local fortalece todo mundo ganha. e foda-se a wizards.
Essa parte sobre ter retorno do investimento pareceu aquele meme que o chefe cobra soluções dos funcionários e o último da uma resposta muito simples("só não comprar nada..."), e é jogado pela janela🤣🤣
Parabéns pelo vídeo. Eu acredito muito que o problema é a divulgação (publicidade) e a premiação. A divulgação acaba saindo caro e a premiação sempre acaba em créditos na lojinha. A divulgação daria visibilidade às pessoa que participam e principalmente ao TOP 8 ao menos. A premiação de qualidade enche os olhos da grande maioria dos brasileiros, tendo em vista que grande parte da população é carente.
Hoje foi anunciado o retorno do CLM, uma pena que só vai ter duel commander, sem mesão. Espero que nas próximas edições eles adicionem o commander 500 mesão
Eu jogava pokemon tcg antes de magic, migrei pro magic pq acho o sistema melhor, mas no pokemon eu competia. Eu ia nos eventos de anime que tinha nas cidades do interior e jogava lá, e tinha quase que um circuito, pq eu ganhava em cidade x, depois ia pra cidade y, acumulava vitória até chegar nos finalmente. Não era um competitivo perfeito, o finalmente era bem meh, mas eu sabia exatamente oque fazer pra jogar, vou no evento de anime, entro na sala/área de card game e me inscrevo pra jogar. Magic é meio obscuro, não tem evento fora das lojas, aí forma panelinha. Ninguém que não é da panelinha vai na loja/evento de magic que vai ter o campeonato de magic, até o jogador de magic não vai dependendo do formato. Pra mim, um competitivo tinha que ser feito na puxada de regional. Você ia em um evento nerd genérico, lá ia ter o torneio de entrada pra competição, a galera participaria pra entrar no rank, e de lá a pessoa que qualificasse ia ser direcionada pro ecossistema do competitivo. Na minha visão ia ter que ter, igual tinha no pokemon tcg no interior de sp, um trabalho em conjunto entre lojas de cidades diferentes (ou mesmo da mesma cidade) pra gerar esse circuito e esse fluxo. Eu quase não jogava, mas no mês tinha um evento desses de anime, e eu pegava onibus rodoviario pra ir na outra cidade com meus colegas pra jogar lá com meu deckzinho capenga e as vezes a premiação era uma moeda bonita (o pokemon usa bastante moeda), ou um booster.
Poderiam criar ligas estaduais e quem quisesse participar da liga pagaria uma ajuda mensal, cada loja participante poderia criar torneio locais e os participantes iriam para um torneio estadual e os ganhadores do torneio estadual iria para um torneio nacional, nesta liga estaria todos os formatos, sinto falta de competições de Commander
De futebol a LOL, o sucesso se resume a uma coisa: Torcida. "Meu time é melhor que o seu" ou "meu time deu uma surra no seu" é oq movimentam esportes, trazem popularidade e consequentemente patrocínio. Creio que o caminho é por aí para popularizar o Magic.
lojinha de Criciúma que você citou está adotando isso de "reconhecer" o jogador do semestre eles estão colocando um troféu do Karn com o nome do jogador
Eu so preciso de UmMotivo para ver dois nerds FazendoNerdice por uma hora EDIT: Poh exemplo meu caso, eu vivo basicamente na última cidade do sul do Brasil, ficando na fronteira com a Argentina e simplesmente aqui não tem ninguém para jogar ou loja para jogar.
Já tentaram. Não deu certo. Magic ta sendo a fonte de lucro da Hasbro. Eles não vão arriscar gastar um bom orçamento em jogo de nicho baseado num cardgame de nicho.
O preço dos decks interferem no jogo competitivo sim! Pra você jogar competitivamente não basta ter um único deck tier 1, você precisa ter, no mínimo, uma pool de cartas daquele deck para montar as possíveis variações. Dependendo do formato é necessário ter todos os tier 1 com as suas variações e isso custa muito dinheiro. Competir magic não é igual jogar Pokémon onde basta eu ter um Pikachu lv99 e eu consigo ganhar de todo mundo, a velocidade absurda com que a Wizards lança carta faz com que você sempre tenha que comprar carta novas e, na minha opinião, é o motivo do pauper ser um dos maiores formatos no país.
Curte o nosso conteúdo por aqui? Considere apoiar nosso trabalho!
Esse canal só se mantém vivo graças ao apoio de pessoas como você!
Qualquer ajuda é muito bem-vinda! - www.catarse.me/umotivo
Andrelba é o crossover que eu precisava e não sabia.
Interessante a abordagem do video, vou te contar o que acontece na loja da minha cidade. Sou de Sorocaba, interior de Sao Paulo, a loja se chama Cards Hall. Lá conseguimos, e quando digo conseguimos me refiro aos próprios players apoiados pela loja, toda quinta feira, ha mais de 2 anos, juntar, no minimo 20 players para jogar pauper. Toda quinta juntamos um valor simbolico como inscrição e parte desse valor vai para um pote e a cada 3 meses fazemos um torneio chamado Trimeshall, nesse eventos a premiação ja chegou a mais de 2k, alem de playmats personalizados e troféu produzido pela propria loja em impressora 3d. Alem disso, intercalando o trimeshall, fazemos o torneio de trios no formato pauper com mesmo nivel de premiação. Deu tão certo que formamos um time com uniforme e tudo para participar de torneios maiores em outras cidades. Entao André, na minha humilde opiniao, o sucesso da manutenção do magic competitivo depende diretamente do empenho dos próprios players. Abração
Caraca Mano que da hora, eu compro muita carta da cardhall na liga , que top !
O Ranger Preto e o Ranger Branco juntos ❤
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa!
so seo elba for o ranger do lol aquele moleque toxico.
LOOOOOL 😂😂😂😂 os esquerdalhos piram
@@Diegomeira1não fez nem sequer sentido esse seu comentário.
@@TheFallenA ham?
Meu pitaco aqui de Portugal, é que é bem claro o caminho para o mundial.
A loja local roda 2-3 RCQ por temporada, que te leva para o RC, que classifica top 24-36 player pro PT e os top 2 pro mundial.
Btw estou classificado para o próximo RC em Lille, em novembro. Da um coraçãozinho aqui para dar sorte :)
Fala brother! Blz? Primeiramente parabéns aí pela classificação!
Estou querendo montar um deck legacy, estou querendo montar um mono red prison, mais não sei ao certo. Teria algum deck para me indicar?
Papo super cabeça e necessário, e digo mais, o jogo vai além do competitivo e da adrenalina de melhorar, tem o "gathering" que pra mim é a parte mais gostosa, ir na lojinha, jogar conversa fora, conhecer pessoas novas!
Eu mudei de cidade, e comecei a frequentar a lojinha pra jogar pauper toda quinta-feira, fiz vários amigos, e me divirto MUITO toda semana, acho que é sobre isso!
Essa parte de reconhecimento da fotinho etc é mt bem vinda. Qnd eu ganhei minha primeira promo eu fiquei mt feliz. E tbm qnd eu ganhei sorteios em torneios eu guardo com mt carinho esses presentes e lembram de qnd eu joguei esses torneios, n necessariamente ganhando. Esse reconhecimento gera memórias e carinho pela memória e pelo competitivo.
Saudades da era de ouro do Magic. Adoro o trabalho do FazendoNerdice e do Umotivo
To longe de ser um jogador competitivo do Magic, mas participei de alguns torneios no final do ano passado e começo desse ano, entre boosters que ganhei e pre releases que participei juntei algumas cartas de valor, aproximadamente 2k em carta, ninguém da minha família acredita que as cartas valem tanto mas dão um baita valor em um troféu de 3º lugar que ganhei em um torneio de cmd500
Queria competir, se eu não fosse tão ruim kkkkk anos atrás joguei magic físico mas por poucos meses. Tô voltando agora, mas tbm tem o fato da comunidade aqui não ser ativa.
Simplesmente os melhores produtores de conteúdo sobre Magic no Brasil, sem discussão!!!
Aqui em Goiânia temos uma loja que organiza uma liga de cada formatado do magic a cada 6 meses e com uma premiação digna pela jornada do torneio , tem troféu e reconhecimento da comunidade, é uma forma de reconhecer os melhores players e manter vivo a comunidade no competitivo de cada formato.
Gigantes do cenário br de magic juntos sempre nos faz querer mais
Anos atrás quando morava em Valinhos, a lojinha da cidade (quando ainda existia) fazia para os torneios uns troféus de compensado cortados a laser mesmo, nada muito caro, mas bonitinho com o logo da loja pra galera deixar na estante. Inclusive alguns dos troféus era de zoeira, não só para o primeiro lugar, e era muito dahora as entregas. Mais lojas deveriam fazer esse tipo de coisa.
Que vídeo bom! Temos uma loja de interior, estamos na luta e não é fácil. Algumas ideias de premiação pro-ego ajudaram muito o MTG a crescer, mas percebemos que o recurso financeiro é um forte impeditivo ainda. O que poucos percebem é o lado intelectual do jogo, você investe em MTG comprando um produto que te coloca em contato com lógica, história, aumenta capacidade de decisão... Coisas que não tem preço.
Caraca mano! Q crossover satisfatório. Quando retornei para o magic uns 5 anos atrás foram essas duas figuras que usei como reverência para me atualizar, refrescar a memória e engajar novamente num joguinho que tanto gostava quando era pivete. Obrigado rapazes! Vcs são foda!
Adorei esse vídeo, gostei muito do senhorzinho com internet discada e webcam 480p, é sempre legal ver os idosos curtindo seus hobbies independente das dificuldades da vida! Vou lá conhecer o canal dele! 🙃
Quem?
Que eu saiba o elba tem uma baita câmera profissional e ele não chegou nos 40.
Isso foi uma tentativa idiota de ofender?
1:00:00 não só cidade pequena, aqui em maceió é raro lojas pra jogar.
Tu é daqui tbm? Salveeee
@@misaelfilho31 Sim kkkk
@@MagnosLuan eu jogo sempre na home VR mas tem a terra média tbm
André: "O que você gostaria de me ver fazendo com o Elba"
**Digitando freneticamente**
André: "Dentro das diretrizes de comunidade do youtube"
**Deletar comentário**
É um ship que eu não sabia que tinha até ouvir "dormiu na casa dele"
Meus 2 criadores de conteúdo favoritos juntos. Até peguei uma pipoca pra assistir
A felicidade de vcs trabalhando juntos é visivel mano, por mais colabs pls
Papo extremamente agradavel e necessario até pra quem não joga competitivo e não conhece tanto do jogo e voces falaram sobre assuntos mt importantes sinto falta de alguns criadores de conteudo pelo youtube ou instagram fazer lives vejo varios e varias lojas falando tambem de pré release de corujão e essas coisas mostrarem mais isso pra gente pro publico q ta começando q ta tentando se interessar pelo jogo. Acho que toda forma de insentivo é valida e necessaria.
Totalmente relevante criar referências em nosso Magic!
Temos esse exemplo perfeito nos esportes , certas personalidades fazem um esporte crescer demais , seja como procura e atrativo.
Sobre a questão de melhorar com transmissão dos torneios, um narrador profissional e vocês como comentaristas, perfeição
Muito massa ver esses dois ícones falando tão bem sobre um assunto tão pertinente. André, faz um vídeo assim falando sobre limitado e draft com a Elisa do canal Migucheras! Ela na minha opinião é a produtora de conteúdo sobre limitado mais competente atualmente no Brasil. Meu sonho esse duo kkk
Elba do canal " Diário de Viagem ao Japão " hahahah
Bom não sou um conhecedor muito grande de magic mas sei um pouco de cenário de vários e sim vou usar esse termo E-sports, bom o mais importante sem duvidas para a entrada em um cenário competitivo são os player que os jogam e para ter players você precisa de pessoas entrando no jogo para manter a comunidade, agora a parte importante disso e o quão fácil é entrar no jogo por que havendo essa facilidade e interesse todos os outros problemas falados desaparecem a próprio desenvolvimento da comunidade, bom a parte do interesse os canais de magic já fazem bem então parabéns ao dois participantes, agora quanto a facilidade vejo com bons olhos a entrada em outros eventos e campeonatos de outros jogos o que chama a atenção do publico, além disso independente do formato que vai ser o suprassumo do torneio, deve haver um formato de entrada(aqui vejo o pauper ou um pre-contruido) que e o que chama a atenção de novos jogadores bem como a formação(sei de todos os problemas que isso desencadeio) de torneios on-line pois permite que pessoas entrem no cenário mesmo não tendo facilidade de localização.
Não coincidentemente o pauper tá crescendo bastante. Até aqui na região norte tem muita gente entrando, até um dia desses só tinha gente jogando commander por aqui
Incrível o vídeo, nem parece que passou mais de uma hora, vocês complementam demais, tragam mais conteúdos!!
Mais vídeos de papo tipo podcast pfv! Bom demais, aquele seu podcast era brabo tbm, bom demais pra escutar ao longo da semana
Aqui no RS temos um circuito de legacy na mint onde tem torneios mensais com medalinha, trofeus e recopas. É muito bacana e acho que trouxe bastante gente (como eu) para um formato quase inacessível. Estou jogando a quase 2 anos e fui montando meu DaT durante esse periodo ent jogava com um deck emprestado pelo dono da lojinha (Isso que me permitiu jogar e gostar do formato).
Sugestão para a próxima collab, sobre o Commander e como a Wizard está tratando o formato, que parece que é onde ela mais tá dando atenção e se isso é bom ou não
0:04 Elba tá a cara do papai Noel cara rs
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKMKKKKKMKKKKKKKKKKKKKK
Eu tentei acompanhar o PV tudo que ele produz tá em inglês acho que ele mesmo tá gacando pro brasil também kkkk
Mestre, coloca esse violão em um suporte, ficando assim ele vai empenar todo.
Caramba, lembro de meses atrás quando sugeri o Elba naquele "formulário" do André, e aqui tá a lenda, finalmente!
20:15
Manheeeee, EU TO NO VIDEOOOOOOOO EU E LEILÃO!!!! KKKKK
Nesse evento só perdi kkkk ganhei 1 acho e tirei uma, chain lightning diferentona!
Cara, muito massa essa colab!! Acho válido virar um quadro semanal ou quinzenal, onde vocês conversam sobre algum tema do Magic.
Cara, em resumo, tudo depende da comunidade. Se mais pessoas forem reconhecidas em torneios "menores", como torneios regionais, estaduais e nacionais. Se esses torneios forem mais acessíveis e mais atrativos para o publico, não só do magic, mas para pessoas que querem conhecer o jogo, tudo fica mais fácil. Mas fds né, isso é pouco provável de acontecer, mas é mais impossível da Wizards fazer alguma coisa sobre.
Em resumo, eu vou criar um novo card game e meter o pau nessa Wizard gananciosa kkkk. Tmj, André, vlw, Elba e ótimo vídeo.
Na parte das recompensa pelos campeonatos de lojinha, acho que broches, bottons especias, medalhinhas em vez de sla cartas promo funcionam muito bem. Pq fica mais tangivel e palpavel como um troféu a sua vitória
Tava eu literalmente AGORA pensando: "Nossa, sem video do elba hoje..." Que felicidade André! Agradeço imensamente!
Me lembro que por volta de 2003/2004 a ligamagic organizava torneios (pelo Apprentice) com um sistema de pontuação e os top10 ficavam expostos no site.
A galera se organizava pelo mirc, meu nick na época era one82, cheguei a ficar em 2° no ranking e era mtu disputado, mas logo uma galera começou a usar cheat e migraram os torneios para o Magic Work Station e meu computador era mtu fraco e não rodava então parei de jogar os torneios da liga.
Época boa.
Infelizmente essa é a vida de "proplayer" de cardgame, não é algo exclusivo do Magic, você pode ser dedicado e esforçado, sempre se reciclar para tentar se manter no topo porém sempre vai faltar o reconhecimento das pessoas ao seu redor, o que é uma pena pois é algo que nos motiva a continuar fazendo aquilo que gostamos, contar uma rápida experiência, joguei por alguns anos competitivamente cardgame eletrônico e consegui me manter no top32 da américa, porém nunca fui de fazer live nem nem aparecer muito, mal e mal aparecia jogando na live de algum conhecido, passado um tempo me juntei com alguns colegas de equipe para jogar um torneio em outra cidade, vieram pessoas do país todo participar e algo muito inusitado aconteceu, quando saiu a primeira rodada vi um pessoal se juntando e cochichando algo sobre o pareamento que tinham vários jogadores muito bons inscritos e nisso uma pessoa que nunca vi na vida chegou colocando a mão no meu ombro e me chamando pelo nome "você é o fulano não é? parabéns pelo seus resultados e por fazer o seu melhor para nos representar lá fora, estarei sempre torcendo por você!", aquilo não podia ser muito para a pessoa mas foi o que me motivou a continuar por mais alguns anos jogando mesmo contra gosto de familiares a amigos que sempre desdenham de esportes que não dependam de auto desempenho físico. Valorizem seus jogadores locais, não precisa entregar troféu ou colocar foto na parede da lojinha/site da loja, as vezes uma palavra de apoio e/ou um incentivo bastam para que as pessoas não desanimem de se esforçar em algo que os faz feliz!
se não me engano a Garagem do Nerd (MG) tem um esquema de colocar campeões dos tcgs em plaquinhas na loja. Acho bem maneiro isso
O Elba me apresentou o Magic, o Patrux me ensinou o básico do jogo e o André fez eu me aprofundar e realmente me apaixonar pelo jogo.
Que vídeo incrível!!! admiro o trabalho dos dois!
Bela conexão SCRE ❤
Dois dos meus criadores de conteúdo que eu mais consumo e acompanho atualmente, fico muito feliz com o bate papo e todos os comentários feitos.
Não tenho uma opinião formada sobre o assunto, mas é bom ver vocês conversando sobre um tópico tão pertinente pra comunidade ❤
Obrigado pelo vídeo.
Dois dos meus canais preferidos juntos 😳🙏
26:00 acho q o ponto do andre era que tipo, a Serie C só existe, pq tem gente como o tio do elba q torce pro time de la, mas enquanto n tiver um Heroi pra torcer como o andred disse, n tem pra q fazer umas Serie B do magic sabe...
tem o campeonato gigante do mundial e se vc n esta nele, ninguem quer ver, mas se tivesse uns 10 a 20 malucos com nomes q tem gente seguindo, torcendo e tal, eles podem fazer os torneios de lojinha ganhar mais peso e engajamento, e ai realmente daria pra tipo, po eu nem veria esse torneio, mas o andrezão vai jogar, e to torcendo muito por ele, vou la pegar um altografo e torcer, magic n tem isso, se alguem me pede um nome eu falo PV e n faço a menor ideia de onde ele joga, contra quem, em qual torneio... não tem uma procura por campeonatos.
Gostei do vídeo, na verdade eu gosto da maioria dos vídeos do André (o Elba conheço, só não acompanho muito), mas não sou muito de comentar. Neste vídeo farei exceção, pois acho pertinente expor a minha opinião.
1- Acho a iniciativa super válida, só que eu acho que qualquer organizador de torneio já pensou em tudo que vocês pensaram, com exceção da última ideia do Elba que teve um toque de humor, mas eu vejo grandes torneios na gringa com narradores influencers e a reação é outro nível, há um maior engajamento do público e tem maior repercussão na comunidade. Eu aqui no Brasil acompanhei um torneio na Europa (acho que Showdown) por ter a Filipa narrando, eu pensei na hora "que legal ela narrando um torneio tão grande assim". Então, com todo respeito aos narradores da Liga, mas seria bom em vez em quando variar de influencer, não precisa ser especialista se for do tipo animado, normalmente é um de cada, só que seria legal furar a bolha colocando influencer que até então a gente não viu ainda narrando um torneio.
2- Eu me considero um player competitivo e vou dizer o que já me motivou e o que me motiva a jogar competitivo... Quando comecei a jogar competitivo (no interior de MG) era algo bem da lojinha mesmo, só que um dia o Rudá fez um post mencionando o meu "Naya Punidor" no site da Liga, aquilo foi um divisor de águas pra mim, porque gerou tanta repercussão na minha cidade e com certeza levou muita gente a querer jogar. Não foi bem o reconhecimento, foi saber que alguém além da minha pequena bolha em vez em quando dá uma olhadinha para o meu jogo e isso foi uma sensação incrível de se sentir pertencente a algo maior. Faz um tempinho que me mudei pra perto de SP Capital e ficou bem mais fácil jogar os classificatórios para o Showdown, saber o caminho para o Pro Tour me motiva hoje a querer jogar, todas as iniciativas até então (tipo o ranking) achei bem interessantes e acho que cada season as coisas vão melhorando, é importante saber que vencendo um CCG vou jogar o Showdown e lá posso ganhar vaga para o Pro Tour, isso parece tão claro pra mim hoje, antigamente eu via quem jogava Pro Tour como seres de outro planeta que ganharam vaga de forma absurda e inatingível (ainda não joguei Pro Tour, mas já joguei Showdown, logo estou no meio do caminho pra isso, se fosse fácil não teria graça né).
Enfim, espero ter contribuído de alguma forma com a minha opinião, no mais, gostei da iniciativa de vocês e espero ver mais colabs.
A colab que eu precisava ver!!
Da forma q as lojas estão interessadas do streaming e como as coisas evoluem talvez daria certo uma estrutura organizada pelas lojas um "spelltable" onde o jogador vai na sua loja e joga contra seu oponente em outra loja e eles esteja se vendo atravéz de uma TV bem localizada para esta mesa ser bem vista... E a loja daria o suporte no caso de um player por ex reanimar uma criatura no grave de seu oponente (ai a loja pega o card e coloca no campo dele)... Sei lá é uma ideia 😅
amei essa colab, merecemos mais varias
papo bem bacana ! a liga magic poderia fazer mais , e so querem , sou de campinas e uma loja exemplo em torneios e a mont !! mas gostei muito desse video para o conpetitivo !! 😍
Vocês poderiam estar falando sobre Declaração de IR que eu estaria curtindo.
No cenario de digimon card game temos isso que o andre propos (aqui no RJ)…
Liga trimestral com trofeu pro campeao, e alem disso todo sabado tem torneio que da highlight no top4 e outro no campeao, apenas para prestigio… isso de fato eh legal
Pow André , eu moro em Belém do Pará, acompanho Magic a muitos anos, mas até os meus 20 anos nem sabia que existia lojinha aqui na capital, por muito tempo não tinha mesmo
Atualmente tem uma, mas a própria loja não se divulga direito
Uma água mineral com a inscrição acho que não é o caminho mas um desodorante ajudava bastante kkkk
Brincadeiras a parte, acho que deveria ter uma padronização no esquema de campeonatos para o caminho ao pro tour/mundial, colocar nomes que trouxessem reconhecimento fora da bolha e que faria as pessoas ter mais orgulho de falar isso, pra quem não é da bolha, o que eu pensei é que poderia fazer municipal, estadual e nacional, cria-se um ranking integrado por todas as lojas, os melhores de cada loja joga o municipal, que os melhores jogam o estadual e assim por diante, acho que isso seria um bom inicio
Sobre pagar caro num deck d magic só pra brincar, eu ro juntando 150 conto pra comprar um beyblade só pq eu gosto mt d apenas soltar ele na arena e ficar quieto observando ele girar. Não tem nada mais satisfatório do q investir num hobby apenas porque ele te diverte
40:57 Primeiro torneio de pauper que eu joguei, tinha 1 mês jogando, o cara tinha 30 onitoptero na mesa e fazendo ninjutso, eu so tava acreditando que ele nao tava me roubando
Muito bom! Acho que as lojas, principalmente as pequenas, muitas vezes, não tem preparo para fazer torneios e ligas serem rentáveis e perdem o interesse em organizar.
Mas acho que o maior problema é o desinteresse da Wizards no jogo competitivo.
Se esse vídeo fosse um deck seria um Orzhov. André (preto) e Elba (branco). Brabíssimos.
Batman e Robin, Woody e Buzz, Caneca e cevada, ótimo vídeo por mais dessa dupla
gostei muito do assunto. tenho algumas anedotas da epoca que eu era mais jovem e quis trilhar o caminho do mtg competitivo mas não vem ao caso. o que eu pude constatar até worldwake mais ou menos era :
1- wotc nao liga pro BR. e isso piorou ao nivel mundial. os carinhas do corporativo da wotc vivem na disney e agora pensam que commander dá mais dinheiro(assunto paralelo , mas esse pensamento não é verdadeiro e vai denegrir ainda mais o jogo ao longo prazo).
2- o caminho é extremamente restritivo no lado financeiro, logistico e estratégico atualmente. a wotc lançará nesse 2o semestre 3 coleções novas. não dá tempo hábil pra ninguem treinar consistentemente em um espaço de 10 dias um formato pra um torneio grande. logistico pelo fato de que o game presencial em todos os lugares onde existem torneios de circuito são distantes.
é dificil pra alguem montar um baralho sem tempo hábil pra treinar e fazer 0-5 drop num unico torneio grande anual . isso desanima demais.
o que eu vivo pensando é fazer que nem os paquistaneses fizeram no takken. criaram um circuito paralelo que ficou tão grande e melhor que o circuito oficial. no começo dos anos 2000 existia um circuito do interior de SP de counter-strike que revelou muitos jogadores de reelevância também neste game. os jogadores fortaleceram o cenario local e quando foram para campeonatos grandes atropelaram todos os gringos. existem outros exemplos esportivos e competitivos da mesma forma. a seleção de 70 de futebol brasileiro era composta de jogadores locais de extremo talento mas altamente competitivos. quando a cena local fortalece todo mundo ganha. e foda-se a wizards.
No pokémon, muitas lojas tem um sistema de Ranking Mensal que fica exposto e o campeão ganha free entry no próximo mês.
sensacional, isso precisa virar um podcast
Essa parte sobre ter retorno do investimento pareceu aquele meme que o chefe cobra soluções dos funcionários e o último da uma resposta muito simples("só não comprar nada..."), e é jogado pela janela🤣🤣
Até pouco tempo atrás ainda tinha minha carteirinha dci. Saudades dessa época.
MEU DEUS Q PERFEIÇÃO
Parabéns pelo vídeo.
Eu acredito muito que o problema é a divulgação (publicidade) e a premiação.
A divulgação acaba saindo caro e a premiação sempre acaba em créditos na lojinha.
A divulgação daria visibilidade às pessoa que participam e principalmente ao TOP 8 ao menos.
A premiação de qualidade enche os olhos da grande maioria dos brasileiros, tendo em vista que grande parte da população é carente.
são bons demais ambos, que dlç de vídeo
Hoje foi anunciado o retorno do CLM, uma pena que só vai ter duel commander, sem mesão. Espero que nas próximas edições eles adicionem o commander 500 mesão
Por mais vídeos assim
Eu literalmente já dormi ouvindo o Elba falando , mais de uma vez kkk
As pessoas mais amadas do mundo Magic ❤❤❤
Mano, o André mandou um patrocinio dá mãe com a caneca
Salvador é a 5a maior cidade do país em população, e tem só uma loja.
meu deusss
os meus 2 favs juntos
Eu jogava pokemon tcg antes de magic, migrei pro magic pq acho o sistema melhor, mas no pokemon eu competia. Eu ia nos eventos de anime que tinha nas cidades do interior e jogava lá, e tinha quase que um circuito, pq eu ganhava em cidade x, depois ia pra cidade y, acumulava vitória até chegar nos finalmente. Não era um competitivo perfeito, o finalmente era bem meh, mas eu sabia exatamente oque fazer pra jogar, vou no evento de anime, entro na sala/área de card game e me inscrevo pra jogar. Magic é meio obscuro, não tem evento fora das lojas, aí forma panelinha. Ninguém que não é da panelinha vai na loja/evento de magic que vai ter o campeonato de magic, até o jogador de magic não vai dependendo do formato.
Pra mim, um competitivo tinha que ser feito na puxada de regional. Você ia em um evento nerd genérico, lá ia ter o torneio de entrada pra competição, a galera participaria pra entrar no rank, e de lá a pessoa que qualificasse ia ser direcionada pro ecossistema do competitivo. Na minha visão ia ter que ter, igual tinha no pokemon tcg no interior de sp, um trabalho em conjunto entre lojas de cidades diferentes (ou mesmo da mesma cidade) pra gerar esse circuito e esse fluxo. Eu quase não jogava, mas no mês tinha um evento desses de anime, e eu pegava onibus rodoviario pra ir na outra cidade com meus colegas pra jogar lá com meu deckzinho capenga e as vezes a premiação era uma moeda bonita (o pokemon usa bastante moeda), ou um booster.
Ver os dois melhores juntos ❤
Poderiam criar ligas estaduais e quem quisesse participar da liga pagaria uma ajuda mensal, cada loja participante poderia criar torneio locais e os participantes iriam para um torneio estadual e os ganhadores do torneio estadual iria para um torneio nacional, nesta liga estaria todos os formatos, sinto falta de competições de Commander
caralho, que foda! Apenas obrigado Andre e Elba.
De futebol a LOL, o sucesso se resume a uma coisa: Torcida.
"Meu time é melhor que o seu" ou "meu time deu uma surra no seu" é oq movimentam esportes, trazem popularidade e consequentemente patrocínio.
Creio que o caminho é por aí para popularizar o Magic.
Que collab maravilhoso caraaaaaaaaaaaaa.
[20:15]
Trívia: O nome do Sr. Elba aparece nesta imagem. XD
Esse vídeo foi muito bom
Quando o Post Malone vier fazer um show aqui no Brasil, organizar um torneio e convidá-lo
lojinha de Criciúma que você citou está adotando isso de "reconhecer" o jogador do semestre
eles estão colocando um troféu do Karn com o nome do jogador
Gostei dessa colab "umotivo para fazer nerdice" 😂
Eu so preciso de UmMotivo para ver dois nerds FazendoNerdice por uma hora
EDIT: Poh exemplo meu caso, eu vivo basicamente na última cidade do sul do Brasil, ficando na fronteira com a Argentina e simplesmente aqui não tem ninguém para jogar ou loja para jogar.
Nem assisti o vídeo mas já dei like e sei q vai ser uma maravilha
Porra, muito massa vcs dois em um video!!! : )
Eu tava esperando o "Olá" do Elba. Se não tivesse eu já ia fechar o vídeo
Magic competitivo no Brasil
Dona wizards: "isto Non Exciste!!"
Muito bom😊
O que mais ajudaria qual quer pessoa é novos jogos com categorias diferentes como um jogo de luta do mtg um outro moba ou RPG e assim vai
Já tentaram.
Não deu certo.
Magic ta sendo a fonte de lucro da Hasbro.
Eles não vão arriscar gastar um bom orçamento em jogo de nicho baseado num cardgame de nicho.
Video com Elba longo é novidade, só as intros dele sao de 45min kkkk
Rapaz eu gosto muito dessa colab
Bela collab ❤❤❤
56:26 o companion n funciona?
O elba podia marcar um hora do mesao contigo hein
O preço dos decks interferem no jogo competitivo sim! Pra você jogar competitivamente não basta ter um único deck tier 1, você precisa ter, no mínimo, uma pool de cartas daquele deck para montar as possíveis variações. Dependendo do formato é necessário ter todos os tier 1 com as suas variações e isso custa muito dinheiro. Competir magic não é igual jogar Pokémon onde basta eu ter um Pikachu lv99 e eu consigo ganhar de todo mundo, a velocidade absurda com que a Wizards lança carta faz com que você sempre tenha que comprar carta novas e, na minha opinião, é o motivo do pauper ser um dos maiores formatos no país.