Você já conhecia o acorde alterado, o que achou? Diz aí nos comentários! Grupo do Telegram: t.me/+UD4e_K0U0ncHR09b Ebook gratuito: joaobraulio.com/introducaoaharmoniafuncional
4° diminuta? O intervalo de quarta não. E justo ou aumentados?
10 місяців тому
Acorde alterado: b9 #9 - nona menor e nona aumentada b5 #5 - quinta diminuta e quinta aumentada 4 diminuta é enarmônica da terça maior. O intervalo de quarta pode ser justo, aumentado ou diminuto (quando perde meio tom)
Olá você poderia falar sobre O uso deste acorde pelo Jimi Hendrix,e +sobre o blues Já que você sitou que gosta De blues 👏🎼 desde já agradeço.
5 років тому
Fala meu querido! Claro!!! Gosto demais inclusive da aplicação. Como eu citei no vídeo, no blues acontece muito o uso deste acorde e na maioria dos casos (creio que uns 95% haha) os guitarristas de blues o resolvem com sua escala pentatônica menor. Repare por exemplo o acorde Ealt7, ou E7(#9), ele possui as notas E(1), G#(3), B(5), D(7) e F##(#9). Observe que o Fá dobrado sustenido é enarmônico de G que é a terça menor do acorde E, sendo assim a clássica escala pentatônica de E resolveria o acorde Ealt ou E7(#9). Para alguns bluesguitar mans mais ousados (haha), você pode aplicar a escala menor melódica meio tom acima do acorde usado. Suponhamos que o acorde alterado seja o Ealt novamente, ou E7(#9), você poderia resolvê-lo com a escala menor melódica de F (meio tom acima de E). As notas da escala menor melódica de F são: F G Ab Bb C D E. Essa escala geraria as seguinte tensões cabíveis para um acorde E dominante: E (fundamental), F (é b9), G (enarmonico de F## que é #9) de Ab (é G#, sendo a 3ª), Bb (b5 ou #11 enarmonico com A#, disponível para acordes alt), C (b13, disponível em alt), D (7ª). Mais pra frente falarei em vídeo especificamente sobre blues ;) tem um aí no canal já, mas bem abrangente, confere lá!
Acorde alt e alt7 é a mesma coisa. A principal aplicação é que o acorde alterado é um acorde dominante. A escala alterada é a escala menor melódica iniciada meio tom acima. Num acorde E7alt por exemplo, poderá executar a escala menor melódica de Fm, ou por exemplo, B7alt poderá executar a menor melódica de Cm. Se preferir pensar em modos, poderá executar Lócrio b11 nesses acordes (vai soar a mesma coisa que menor melódica meio tom acima). Exemplo: Cm melódico = C D Eb F G A B B lócrio b11 (ou escala super lócrio, ou escala dominante alterada) = B C D Eb F G A
Em relação aos modos, dá pra criar uma harmonia do mixolidea? Uma harmonia só eolia? E uma só frígia e dórica de exemplos de todas?
5 років тому
Pode sim irmão, você pode criar varias ideias modais numa unica musica ou não. Pode ter uma ideia modal para cada modo específico. Os graus do campo harmônico maior para cada harmonia modal são: Dórico: IIm IIIm V Frígio: IIIm IV IIm Lídio: IV IIIm V Mixolídio: V IV IIm Quanto aos modos eólio e jônio lebre-se que menor eólio é a escala menor e maior jônio é escala maior.
Você já conhecia o acorde alterado, o que achou? Diz aí nos comentários!
Grupo do Telegram: t.me/+UD4e_K0U0ncHR09b
Ebook gratuito: joaobraulio.com/introducaoaharmoniafuncional
Boa mano ajudou
4° diminuta? O intervalo de quarta não. E justo ou aumentados?
Acorde alterado:
b9 #9 - nona menor e nona aumentada
b5 #5 - quinta diminuta e quinta aumentada
4 diminuta é enarmônica da terça maior.
O intervalo de quarta pode ser justo, aumentado ou diminuto (quando perde meio tom)
Show de aula 🎵🎵🎶🎶👍🎼
Olá você poderia falar sobre
O uso deste acorde pelo Jimi Hendrix,e +sobre o blues
Já que você sitou que gosta
De blues 👏🎼 desde já agradeço.
Fala meu querido! Claro!!! Gosto demais inclusive da aplicação. Como eu citei no vídeo, no blues acontece muito o uso deste acorde e na maioria dos casos (creio que uns 95% haha) os guitarristas de blues o resolvem com sua escala pentatônica menor. Repare por exemplo o acorde Ealt7, ou E7(#9), ele possui as notas E(1), G#(3), B(5), D(7) e F##(#9). Observe que o Fá dobrado sustenido é enarmônico de G que é a terça menor do acorde E, sendo assim a clássica escala pentatônica de E resolveria o acorde Ealt ou E7(#9). Para alguns bluesguitar mans mais ousados (haha), você pode aplicar a escala menor melódica meio tom acima do acorde usado. Suponhamos que o acorde alterado seja o Ealt novamente, ou E7(#9), você poderia resolvê-lo com a escala menor melódica de F (meio tom acima de E). As notas da escala menor melódica de F são: F G Ab Bb C D E. Essa escala geraria as seguinte tensões cabíveis para um acorde E dominante: E (fundamental), F (é b9), G (enarmonico de F## que é #9) de Ab (é G#, sendo a 3ª), Bb (b5 ou #11 enarmonico com A#, disponível para acordes alt), C (b13, disponível em alt), D (7ª).
Mais pra frente falarei em vídeo especificamente sobre blues ;) tem um aí no canal já, mas bem abrangente, confere lá!
Quais aplicações para alt 7?
Acorde alt e alt7 é a mesma coisa. A principal aplicação é que o acorde alterado é um acorde dominante. A escala alterada é a escala menor melódica iniciada meio tom acima. Num acorde E7alt por exemplo, poderá executar a escala menor melódica de Fm, ou por exemplo, B7alt poderá executar a menor melódica de Cm. Se preferir pensar em modos, poderá executar Lócrio b11 nesses acordes (vai soar a mesma coisa que menor melódica meio tom acima). Exemplo:
Cm melódico = C D Eb F G A B
B lócrio b11 (ou escala super lócrio, ou escala dominante alterada) = B C D Eb F G A
Em relação aos modos, dá pra criar uma harmonia do mixolidea?
Uma harmonia só eolia?
E uma só frígia e dórica de exemplos de todas?
Pode sim irmão, você pode criar varias ideias modais numa unica musica ou não. Pode ter uma ideia modal para cada modo específico.
Os graus do campo harmônico maior para cada harmonia modal são:
Dórico: IIm IIIm V
Frígio: IIIm IV IIm
Lídio: IV IIIm V
Mixolídio: V IV IIm
Quanto aos modos eólio e jônio lebre-se que menor eólio é a escala menor e maior jônio é escala maior.
Top
Cara tira a música de fundo. Fica melhor ouvir a explicação no silencio.
Tá sumido em kkkk
Rapaz, nem fale kkk Preparando materiais e materiais!!! kkk