O Pedro faz um esforço enorme para debater ideias e medidas aqui, convidando pessoas de posicionamentos políticos diferentes ao diálogo, mas toda semana a grande parte dos comentários fica na mesma: não falam de ideias, mas só fazem a defesa de seus ídolos, salvadores da pátria ou mitos, com acusações e rótulos colocados no Pedro. haja paciência ao Pedro. Ele precisa repetir o mesmo argumento toda semana.
Achei bastante importante e informativo o início da fala do Pedro. “Estamos tds num grande experimento”. Pq eu comento? Para engajar o Meio. Adorei o final! Nada como a paz! 😊
A cada dia admiro mais tuas falas! Será q é o algoritmo?! Será q é um viés de confirmação…. Uso expressões semelhantes às tuas p me descrever como uma liberal clássica e progressista! Kkk Santa coincidência, Batman! 😂 Obrigada por defender tão bem o liberalismo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Pelo pensamento do Pedro não teríamos: -Petrobras -Embraer -Embrapa Façam a escolha de vocês, a minha está mto clara. Brasil q ineste é Brasil q lidera em inovação. 🇧🇷
Os EUA são daquele tamanho porque justamente não tem uma USAPetro. Compare também a NASA com as privadas SpaceX e TXSA a Agência Espacial do Texas (que é privada). A Inicitiva Privada é infinitamente superior pra investir em inovação do que a Pública. Isso é cristalino.
Pedro, há temas de que vc trata aqui ou no Conversas ou em outras "abas" do seu canal que não são minha praia; leia-se não entendo. Mas há uma coisa de que não tenho dúvida: seu equilíbrio ao tratar das questões. Você sabe reguular o fiel da balança!
Bom dia, Pedro. Hoje me diverti ouvindo os comentários que você leu. Me diverti e ao mesmo tempo entristeci. Quanta dificuldade em compreender e assimilar o que o outro diz! No meu entender, deveríamos aproveitar o que o Meio nos oferece para aprender e depois de muito ouvir começar a construir sua visão de mundo. Parabéns pelo Jornalismo do Meio!
Eu já ouvi vc falando isso algumas vezes e acho que vc é a melhor pessoa pra responder pois tem conhecimentos da política, do digital e de detalhes tecnológicos que a maioria dos comentaristas políticos não tem. Tudo bem, cada um com seu algoritmo. Mas como isso se dá na prática? Como escolher algoritmos? como executá-los? quem vai disponibilizá-los? na prática mesmo. o que é um algoritmo nesse contexto? é um botão de membro? é um app? é um filtro, é um chatGPT é uma rede neural... é o que, de fato!? Pq o algoritmo do youtube, do face, do insta a gente sabe o que é. Costumava ser um conjunto de IFs, depois passou a ser ordenação de tabelas, depois passou a ser o hankeamento do google, depois passou a ser a contagem de graus de conhecimento do orkut, depois o impulsionamento do face, o tracking de navegação, depois o reconhecimento facial nas fotos e faceapp que culminou nos deepfakes mas que ainda pode tá classificando relacionamentos pra ligar pessoas aqui e ali, tudo isso pra te indicar melhores propagandas e etc. divagações a parte, como seria o algoritmo do usuário? como seria operar isso? como? o usuário?
Antes do tal algoritmo eu via as postagem de familiares e amigos... Eles continuam postamdop e só vejo de gente desconhecida, publicidade (muitas delas são golpes vendendo produtos com midia verdadeira com preço irrissorios e não adinata denunciar na plataforma). Ter a opção de desligar simplesmente o algoritmo já seria ótimo! Saudades do Orkut e suas comunidades!
@@AntonioAlvesVieiraFilho desligar, não tem como. Diferente do orkut, hoje o sistema de todas as redes sociais é baseado em timeline. E uma decisão precisa ser tomada a respeito de O QUE vai pra timeline e em que ordem. Como vc sugere que os posts deixem de ser impulsionados? como vc sugere que as redes sociais deixem de vender lugares nessa timeline? como o Pedro falou: é questão de modelo de negócios. Enquanto a internet for um ambiente pago por anunciantes, os anunciantes é que vão pautar os debates. Como combater? só com a criação de uma internet NÃO pública, uma internet com conteúdo pago. Aí, consertamos um problema e geramos outro: a casta dos frequentadores de internet paga e o lixo sendo disseminado em internet pública (com algum controle) ou "internet gratis" onde o controle vem dos anunciantes. O mundo é do capitalismo. Trata-se de uma doença que vai nos matar pq não podemos combatê-la.
Certíssimo. E na verdade o certo era as redes serem pública. Não da para redes que mexem com a vida do planeta inteiroooooo ser de uma empresa. Isso é surreal. E ainda não tem transparência em nada. isso não pode existir. Surreal!!!!!
Acompanho diariamente os vídeos do meio e também sou assinante. Concordo na maioria das vezes com o que o Pedro Dória diz e discordo outras vezes. No vídeo de hoje muito interessante eu discordo apenas de um ponto. O consenso nunca será possível quando existem muitos jogos de interesses entre dois grupos.
Talvez a maior questão quando falamos da situação da subida do dólar e da crise com o BC é que muitos vivem aquela ideia bastante infantil de que "aceitar a realidade como ela é e agir de acordo = concordar com a forma das pessoas agirem", e aí acham que temos que sempre agir de forma ideológica e com hubris ao invés de com pragmatismo. Se o sistema financeiro internacional e mercado especulativo são uma realidade, as ações de um presidente devem levar essas circunstâncias em consideração, e não querer provar a cada instante o quanto que essas pessoas "são más". Isso são dados da realidade: os fluxos de capital mundial existem, e não é agindo ideologicamente por birra que vamos convencer esses grandes capitais especulativos de que "oh! É mesmo! Coitadinhos dos pobres... deixa eu perder meu dinheiro aqui para não acirrar as crises". Essa imaturidade de não saber sentar a mesa com uma pessoa cujo posicionamento que lhe cause ranço que complica 10x as coisas.
Oi Pedro, obrigado pelo esforço de tentar mostrar o que é um debate construtivo, tenho acompanhado o esforço e admiro a sua perseverança. Nem tem a ver com concordar com você ou não, mas, por exemplo, como expor divergências de ideias sem se apoiar em ataques direcionados ao interlocutor. Acho isso mais importante até do que as ideias em si, e queria que você soubesse que o esforço é apreciado (dá vontade de desistir às vezes, né? Imagino que sim). Abraço para você e toda a equipe!
Os Pontos de Partida que mais gosto são os de sexta. Não porque concorde com tudo que o Pedro diz, mas porque fico impressionada com o quanto as pessoas interpretam mal o que ele fala e na sexta isso fica mais evidente. Inclusive deixo a sugestão de pauta: a questão da deficiência da interpretação de texto (escrito e oral)
Eu acompanho o Pedro há muito tempo, e tenho a mesma impressão que você. Ótima sugestão de pauta, apesar de já ter visto o Pedro falar disso de formas diferentes, em situações diferentes - mas seria sim legal abordar especificamente sobre esse assunto.
Desde a primeira bolha da Internet, as empresas procuram por meios de obter lucro de seus serviços. Redes sociais, durante algum tempo, geravam intenso tráfego de dados, e as empresas acumulavam prejuízos, enquanto recebiam aportes bilionários. Há alguns anos, encontraram o caminho do lucro fácil: alimentar polarização, dentre elas a politica, a qualquer custo (a verdade, reputações, democracias).
Poxa Pedro, tem um problema fundamental com seu raciocínio no começo do vídeo que diz respeito à concepção de direita e esquerda. Você diz que democracia funciona quando os lados buscam o centro para a construção de consenso. E perfeito tá, geralmente é assim mesmo, onde não há possibilidade de construção de soluções colaborativas a democracia quebra. To contigo nesse argumento 100%. A questão é que a existência de uma esquerda e uma direita moderadas capazes de consturir consensos e conduzir a sociedade através de compromissos e contrapartidas pressupõe a capacidade da sociedade de classificar uma direita e esquerda como moderadas ou extremistas. E aí a gente tem um problemaço hoje: a mídia trata toda a direita como se fosse extrema e toda esquerda como se fosse moderada. É óbvio que existe uma extrema direita em ascensão que é mesmo populista, radical, violenta e anti-democrática. Mas nem todo o movimento de direita tem essa natureza. Só que ultimamente a "moda" na mídia é colocar tudo no mesmo balaio: toda a direita é extrema e portanto inimiga da democracia. Mas e na outra ponta? Na visão de grande parte da imprensa, a extrema esquerda não existe ou é um rótulo que só se usa para se referir aos partidos e movimentos revolucionários que são nanicos e quase irrelevantes. Na esquerda mainstream brasileira temos gente que defende abertamente o regime da Coreia do Norte, que celebra Lênin e Stalin em todos os aniversários da Revolução Russa, pessoas com espaço na mídia e cargos em grandes instituições que dizem com todas as letras: eu sou comunista. E todos eles são vistos por essa mesma imprensa como "social-democratas", como uma espécie de "Centro Esquerda moderada". Literalmente: o nosso presidente da República é ferrenho defensor dos regimes ditatoriais de Nicarágua e Venezuela por serem liderados por aliados políticos à esquerda. Pedro, você consegue imaginar um mundo onde um líder de direita que defende uma ditadura violenta num país vizinho é considerado "moderado" pela imprensa? Não tem algo terrivelmente errado nessa "classificação" do que é moderado e do que é radical?
Mas Doria, como a comunicação era feito antes das redes sociais?? Poucas empresas de comunicação dava voz apenas a quem elas queriam não era assim?? Qdo a Rede Globo chegava a alcançar 90% de share da audiência não era uma empresa resolvendo quem ou qual assunto teria mais relevância?? (sem fazer juízo de valor de certo ou errado). O certo não seria ampliar os canais de comunicação? A Internet não ajudou (e pode ajudar mais) nisso? Não é melhor trabalhar no sentido de aumentar o numero de canais de comunicação ao invés de tentar regulamentar os existentes? Quando e como isso deu certo, sem flertarmos com a censura ?
O problema é que a liberdade na internet não é com o objetivo de dar o direito de "fala" mas de vender , vender e vender. E descobriram que o caos vende muito mais...aí disfarçam com direito a "livre" expressão.
Não me parece possível a coexistência de tantas redes sociais assim. Quanto mais fragmentado, menos usuários cada rede terá e consequentemente menos "social" se torna. Perceba que quando surgem novas redes populares, as antigas se inviabilizam.
@@wilsonzk3994 Vamos admitir isso como verdade. Foi que eu disse, a critica de que poucos grupos detém o poder de oferecer conteúdo não cabe pq sempre foi assim, não é uma característica apenas das redes sociais . Deste os tempos de radio, depois TV é assim.
@@soj1866 De novo. Não foi sempre assim?? O governo que gasta muito com publicidade recebe menos ou nenhuma critica dos meios de comunicação, Empresas que por ventura se envolvem em corrupção ou lesam consumidores, não recebem reportagens denunciando se forem anunciantes de canais? Empresas de comunicação são EMPRESAS e visam lucro. Não vejo como mudar isso. A Internet só fez a comunicação mudar de mão.
@@fabiobrigidio8283 sim, concordo contigo. Mas partindo dessa premissa, a solução em casos de monopólios com externalidades negativas é uma boa regulação e nunca deixaram fazer com as emissoras, nem agora com as redes sociais, com um forte lobby dessas mega empresas, claro.
Aperto no botão gostei e aparecem fogos de artifício. Fundamento ação-recompensa acionado com sucesso! Kkkk Até parece q a recompensa foi pra mim. Na real, foi pro algoritmo que acertou na recomendação.
Pedro, vc foi direto ao ponto e o problema sobre o algoritmo das empresas que selecionam o conteúdo que chegam a nós pobres mortais na rede, mas hj o estrago já está feito e o algoritmo conta com ajuda humana.Exemplo: há vários canais de gente que quer entrar na política simplesmente com conteúdo de ódio e que são turbinados com o encaminhamento das tiazinhas do whatsapp... Existe o olavismo e outras correntes que simplificam o raciocínio e distorcem a explicação das coisas. Para simplificar: hj a minha família não acredita no sistema e mesmo diante da realidade complexa, assina e assiste canais engajados que reforçam suas crenças... Mesmo se mudar o algoritmo, esses não vão mudar sua percepção de mundo. Bem, aqui , eu fujo um pouco do seu tema, mas chego ao outro ponto: como desconstruir o estrago que a desinformação traz? Ela está profundamente enraizada numa parte da população que "odeia" a Globo mas adora enredo de novela do aiatolavismo.
Velha imprensa sempre escolheu quem teria voz e quem não teria.. Mas talvez vc não percebeu isso pq estava na própria bolha do discurso hegemônico da velha imprensa.. Ou vc acha q antigamente só diziam verdades?!
5 місяців тому+1
Campos Neto é completamente político, é só ver as falas dele sempre que dá entrevistas e ou "palestras"
Pedro gostaria muito de ouvir você falando sobre o comportamento do Pablo Marçal ao atacar a Tabata de uma forma tao deplorável, ate para níveis de campanha.
Concordo com a parte do Campos Neto.. Ano de eleição ele subiu juros de 2% pra mais de dez.. Se fosse pra ajudar bolsonaro ou prejudicar Lula teria segurado o juros e feito só depois da eleição
Então o bom é fazer o que eu faço. NÃO CURTIR. Então não curta nem o meu comentário nem o vídeo e mantenha a sua própria opinião. Você ainda vai ficar a merce do algoritmo, eu comentei aqui e provavelmente o UA-cam vai me recomendar vídeos do Meio. Então não adianta brigar muito, em última instância vc vai ter que ouvir o outro lado. Só tentar não facilitar a vida do algoritmo. Sigo pessoas inteligentes de esquerda e de direita. Mas lembre, essas empresas são essencialmente de direita.
5 місяців тому
E outra se o Presidente da república não pode criticar a política do banco central, quem pode?
No you tube eu tenho que sempre estar deletando o histórico de acesso para poder limpar o algoritmo e utilizaR o que salvei de favorito no encontro de coisas que quero saber é não ficar sendo bombardeado de indicações em coisas que olhei somente uma ou duas vezes. Quero ter os pontos de vistas divergentes para poder entender os lados e poder ter meu entendimento a luz também das minhas experiências. Poder escolher é liberdade.
A velha imprensa sempre escolheu quem teria voz e quem não teria.. Algoritmos com certeza prioriza algumas ideias, mas pelo menos ainda permite todos falarem. O que não existia antigamente
Olha Pedro, eu te admiro. Mas gostaria de te sugerir gentilmente algumas reflexões. O centro do assunto é justiça social e ética, e vamos direto pro lugar em que as pessoas tem mais dificuldade de entender, justiça aplicada aos animais não PET, como vacas, galinhas e porcos. De um lado temos um grupo chamado de Veganos, do outro, o resto da sociedade. O argumento é, animais sentem, são seres sencientes, sofrem, sentem dor e tem afetos e vontades. Do outro, nossa cultura, tradições e paladar afetivo. Como crio um diálogo, como funciona a democracia aqui? Como criar dialogo entre abolicionistas e escravocratas?
Pedro, você já leu Liars and Outliers? Subtítulo: Enabling the Trust That Society Needs To Thrive. Bruce Schneier, um dos grandes nome da cibersegurança, editora Wiley. Um livro para entender segurança, com isso entender a confiança que a sociedade precisa para triunfar ou minimamente seguir coesa. Qualquer meio social precisa de confiança pra seguir existindo. E este tema das redes sociais que você trás é talvez o centro dessa dissolvência de confiança nos sistemas de organização das sociedades modernas.
Temos que fazer o congresso aceitar que os ricos pagarem sua parte do imposto patronal! Não tem sentido esta desoneração atual para grandes empresas enquanto os pequenos pagam!
Qual site Lulista é grande o suficiente para bater de frente com um site mediano Bolsonarista? Desculpa mas INFELIZMENTE isso não é real, eu realmente gostaria que a esquerda tivesse força em paralelo com os bolsonaristas.
Desistí de comentar. Não dá para conversar com quem é da era pós verdade . Se vc com tanta cultura e retórica não consegue mudar nada, eu sou quem na fila do pão? Eu escuto ...
Alex de Moraes censurar conteúdo de oficio é extremamente grave. Nao digo que as pessoas nao devam ser responsáveis pelo que publicam online mas a forma de se combater discurso de ódio e desinformação tem que seguir um protocolo adequado. Agora definir onde começa uma mera divergência e onde a coisa vira nociva é bem delicado…
17:00 => não tenho essa certeza de que a abertura dos algoritmos quebraria o comportamento tribal. Mais: se bobear, pode ser até pior. Acho que é um passo necessário mas longe de ser suficiente.
Palavras muito racionais e desta vez concordo com tudo que o Pedro comentou.... A patuléia vocifera sobre liberdade, amando o fascismo moderno e os esquerdas, tentando puxar sua brasa para o lado de avisar que ele é liberal kkkk que mundo !
Em tempo, acho sua opinião sobre o Campos Neto muito muito equivocada. As evidências vão em outro sentido. E convenhamos que ele não colabora para desmenti-los. Muito pelo contrário.
Não é isso .. se vc puder escolher o algoritmo vc vai poder escolher o tipo de vídeo que quer ver por exemplo ... e saberia o que está sendo selecionado. Eu raramente sigo algum canal com viéz político do Bozo/Nine, por isso tenho pouquissima indicação de vídeos que defendem um ou outro .. e quando aparece, eu marco para não indicar mais!
Quem tem dinheiro trabalha ? Eu sou costureira e tenho um empréstimo no banco e tenho que trabalhar 03 vezes mais pra pagar a divida, minhas despesas de casa e as despesas do meu negócio e ai quem trabalha ?
"No momento em que Bolsonaro mais precisaria de um banqueiro central amigo, o Roberto Campos Neto foi pro outro lado". No final de 2022, a inflação estava galopante. Não tinha outro jeito. É bem diferente de ter os juros reais mais altos do mundo (chegou a ser o dobro do segundo colocado) com o crescimento acima do esperado, o desemprego diminuindo, a renda média tendo o maior aumento desde o início do Plano Real e a inflação na meta.
@@LuizlacallePouhernadez vc está dizendo então que os dados da OCDE são falsos? Fitch, Standard & Poor's e Moody's ou aumentaram a nota do Brasil ou melhoraram a perspectiva do país. As montadoras de veículos anunciaram o maior investimento da história da indústria automobilística no Brasil. Até o FMI elogiou o Brasil recentemente. Vai ver vc está certa e as agências de classificação de risco estejam afim de abalar a sua reputação internacional ao dar nota ao Brasil. Vai ver vc está certa e as montadoras de veículos gostem de jogar dinheiro fora. E o pior de tudo. Quem me contestou foi um bot kkkkk
Infelizmente, não parece ser o único problema. Mesmo o whatsapp, sem algoritmo, parece ser uma máquina de gerar discordância. Talvez o ser humano não esteja pronto para uma comunicação tão rápida.
Sobre a taxa de juros: o próprio Pedro Dória chegou a origem do problema: O sistema Capitalista, que deve ser superado. Temos que seguir as regras implícitas do mercado. O que é o mercado? Um bando de gente que só quer ganhar dinheiro.
Um exemplo: ao invés de socorrer empresas de bilionários como os irmãos Batista da JBS e repassar o custo para a conta de luz do povo, Lula poderia usar esse recurso para investir em educação e saúde. Busque na internet a matéria: De coincidência em coincidência, irmãos Batista avançam no setor elétrico sob Lula 3.0, da qual foi extraído o trecho abaixo: "..., os irmãos Joesley e Wesley Batista compraram 12 usinas térmicas da Eletrobras no Amazonas. Há quase 1 ano as usinas estavam a venda, mas ninguém queria comprar. O principal cliente das usinas, a Amazonas Energia, tinha com elas uma dívida acumulada de R$ 9 bilhões, que crescia R$ 150 milhões por mês. Ou seja: quem comprasse as 12, levaria de brinde o calote bilionário. Então, por que a Âmbar, empresas dos Batista, comprou esse negócio furado? Ninguém entendeu a jogada. Dois dias depois da compra, uma Medida Provisória do governo Lula mudou regras para distribuidoras de energia com problemas financeiros. De uma hora para a outra, esses R$ 150 milhões por mês começariam a ser pagos por todos os brasileiros através de suas contas de luz pelos próximos 15 anos. Em apenas 48 horas, o que era para ser uma compra estúpida acabou se transformando num negócio altamente lucrativo, tudo graças a uma MP editada pelo governo Lula. Que grande coincidência uma MP dessa natureza aparecer apenas 2 dias depois, não é? Que sortudos são os irmãos Batista!
Oi Pedro. Já ouvi mais de uma vez você falando da ideia de cada um ter seu próprio algoritmo. O que não entendi são duas coisas: 1) como isso aconteceria? Porque para treinar um algoritmo de machine learning você precisa de muitos dados, as empresas abririam esses dados para todo mundo? 2) Isso não separaria ainda mais as pessoas em bolhas? Se eu der o poder para a Igreja Universal definir o que cada seguidor dela vai ver, você não abre espaço para esses seguidores ficarem cada vez mais em uma realidade paralela?
Como lidar com muita gente não é o único problema da imigração. Acho que não é saudável para uma cultura que se isole de qualquer imigrante, mas se eles chegam em grande número, isso compromete a identidade de um país. Imagina um Brasil no qual o português é apenas a língua oficial, e que seus habitantes falam línguas de todo tipo. Na Copa eles torcem por outros times, na formação de casais eles são poligâmicos, na música o samba é exótico, enfim, a cultura brasileira é apenas uma entre várias e o país é uma Nova York em escala nacional. Que senso de unidade essas pessoas têm com seus compatriotas? Não sei se essas coisas estão ligadas, mas os países com melhor previdência social são bastante homogêneos. Um país tem que encontrar um equilíbrio entre abertura e unidade cultural. Onde está esse ponto é algo discutível, mas é difícil sustentar a ideia de que a cultura local não tenha uma importância especial.
- Pedro, boa tarde!!... Gostaria de ver um embate de ideias e posições políticas, entre você e o Alysson Mascaro, já que tudo está diretamente imbricado. É possível?!...
Qual a diferença das redes sociais para o que sempre foi feito pelo Marketing?? IA não e prejudicial. Problema e a ação humana. Na EU e America não há discussão sobre regulação e censura prévia. Ha LEIS que são cumpridas. Isso e possível no Brasil sem ideologia??! Olhem as ações do Judiciário??
@@joaovrabello Europa já possui GDPR, que protege direito de privacidade há quase 20 anos. Quer comparar países avançados com o Brasil?! Piada. Ademais, a proteção se dá no contexto da UE, não por países individualmente. La se discute com seriedade. E e UE não tem STF!!
34:36 Pedro deixa explicar, nao existe o seu pensamento na politica. É tipo anarquismo. Nao há! E a questao é que politicamente nao é interessante ou pertinente. Por isso que esse liberalismo, morreu! E o liberalismo, historicamente, cientificamente, cai no fascismo. Esse é o problema...
O MEIO está, realmente, muito bom! É um canal imprescindível à democracia.
Pedro, admiro sua coragem de ter percepções consistentes sobre a realidade e com fatos e dados. Faz bem aos ouvidos percepções tão consistentes!!!
verdades por isso acompanho o Meio
Valeu!
Vida longa ao Meio.
Aprendo muito com seus vídeos ❤obrigado.
Excelentes reflexões, Pedro. Bola pra frente. Democracia é isto.
Muito bom! 100% com você, Pedro
O Pedro faz um esforço enorme para debater ideias e medidas aqui, convidando pessoas de posicionamentos políticos diferentes ao diálogo, mas toda semana a grande parte dos comentários fica na mesma: não falam de ideias, mas só fazem a defesa de seus ídolos, salvadores da pátria ou mitos, com acusações e rótulos colocados no Pedro. haja paciência ao Pedro. Ele precisa repetir o mesmo argumento toda semana.
Vc continua nosso amigo, Pedro!
Achei bastante importante e informativo o início da fala do Pedro. “Estamos tds num grande experimento”. Pq eu comento? Para engajar o Meio. Adorei o final! Nada como a paz! 😊
A cada dia admiro mais tuas falas! Será q é o algoritmo?! Será q é um viés de confirmação…. Uso expressões semelhantes às tuas p me descrever como uma liberal clássica e progressista! Kkk Santa coincidência, Batman! 😂 Obrigada por defender tão bem o liberalismo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns! é por tudo que foi dito aqui hj que eu sigo o meio
Tenho que descordar de vc…vc fez SIM amigos hoje! 💪🏾
Pelo pensamento do Pedro não teríamos:
-Petrobras
-Embraer
-Embrapa
Façam a escolha de vocês, a minha está mto clara. Brasil q ineste é Brasil q lidera em inovação. 🇧🇷
Os EUA são daquele tamanho porque justamente não tem uma USAPetro.
Compare também a NASA com as privadas SpaceX e TXSA a Agência Espacial do Texas (que é privada). A Inicitiva Privada é infinitamente superior pra investir em inovação do que a Pública. Isso é cristalino.
@@bexigah🙄😏
Continue firme no seu propósito! Vamos em frente.
Aí tu deu aula! Excelente análise 👏👏👏
As redes sociais são muito novas; a sociedade ainda está aprendendo a lidar com elas. O cigarro levou décadas até ser controlado.
Excelente ponto de partida.
Pedro, há temas de que vc trata
aqui ou no Conversas ou em outras "abas" do seu canal que não são minha praia; leia-se não entendo.
Mas há uma coisa de que não tenho dúvida: seu equilíbrio ao tratar das questões. Você sabe reguular o fiel da balança!
Bom dia, Pedro. Hoje me diverti ouvindo os comentários que você leu. Me diverti e ao mesmo tempo entristeci.
Quanta dificuldade em compreender e assimilar o que o outro diz!
No meu entender, deveríamos aproveitar o que o Meio nos oferece para aprender e depois de muito ouvir começar a construir sua visão de mundo.
Parabéns pelo Jornalismo do Meio!
Pedro Doria, eu não concordo com muitas de suas opiniões, mas tiro o chapéu para sua análise de hoje. Excelente!!
Eu já ouvi vc falando isso algumas vezes e acho que vc é a melhor pessoa pra responder pois tem conhecimentos da política, do digital e de detalhes tecnológicos que a maioria dos comentaristas políticos não tem. Tudo bem, cada um com seu algoritmo. Mas como isso se dá na prática? Como escolher algoritmos? como executá-los? quem vai disponibilizá-los? na prática mesmo. o que é um algoritmo nesse contexto? é um botão de membro? é um app? é um filtro, é um chatGPT é uma rede neural... é o que, de fato!? Pq o algoritmo do youtube, do face, do insta a gente sabe o que é. Costumava ser um conjunto de IFs, depois passou a ser ordenação de tabelas, depois passou a ser o hankeamento do google, depois passou a ser a contagem de graus de conhecimento do orkut, depois o impulsionamento do face, o tracking de navegação, depois o reconhecimento facial nas fotos e faceapp que culminou nos deepfakes mas que ainda pode tá classificando relacionamentos pra ligar pessoas aqui e ali, tudo isso pra te indicar melhores propagandas e etc. divagações a parte, como seria o algoritmo do usuário? como seria operar isso? como? o usuário?
Antes do tal algoritmo eu via as postagem de familiares e amigos... Eles continuam postamdop e só vejo de gente desconhecida, publicidade (muitas delas são golpes vendendo produtos com midia verdadeira com preço irrissorios e não adinata denunciar na plataforma). Ter a opção de desligar simplesmente o algoritmo já seria ótimo! Saudades do Orkut e suas comunidades!
@@AntonioAlvesVieiraFilho desligar, não tem como. Diferente do orkut, hoje o sistema de todas as redes sociais é baseado em timeline. E uma decisão precisa ser tomada a respeito de O QUE vai pra timeline e em que ordem. Como vc sugere que os posts deixem de ser impulsionados? como vc sugere que as redes sociais deixem de vender lugares nessa timeline? como o Pedro falou: é questão de modelo de negócios. Enquanto a internet for um ambiente pago por anunciantes, os anunciantes é que vão pautar os debates. Como combater? só com a criação de uma internet NÃO pública, uma internet com conteúdo pago. Aí, consertamos um problema e geramos outro: a casta dos frequentadores de internet paga e o lixo sendo disseminado em internet pública (com algum controle) ou "internet gratis" onde o controle vem dos anunciantes.
O mundo é do capitalismo. Trata-se de uma doença que vai nos matar pq não podemos combatê-la.
Fantastica explicação!!
Admiro seu trabalho Pedro. Jornalismo cidadão e de qualidade, mesmo que eu discorde de você muitas vezes. Bem, isso é democracia
Certíssimo. E na verdade o certo era as redes serem pública. Não da para redes que mexem com a vida do planeta inteiroooooo ser de uma empresa. Isso é surreal. E ainda não tem transparência em nada. isso não pode existir. Surreal!!!!!
Adoro o ponto de partida, espero que fique ainda maior.
Excelente Pedro.
Meu Deus! Quanta besteira em vídeo só! Parabéns ao Meio! Vocês se superam dia após dia! 🎉
Eita! Foi direto ao ponto!
Show!
Acompanho diariamente os vídeos do meio e também sou assinante. Concordo na maioria das vezes com o que o Pedro Dória diz e discordo outras vezes. No vídeo de hoje muito interessante eu discordo apenas de um ponto. O consenso nunca será possível quando existem muitos jogos de interesses entre dois grupos.
Os olhos maniqueistas não enxergam o degradê.
Talvez a maior questão quando falamos da situação da subida do dólar e da crise com o BC é que muitos vivem aquela ideia bastante infantil de que "aceitar a realidade como ela é e agir de acordo = concordar com a forma das pessoas agirem", e aí acham que temos que sempre agir de forma ideológica e com hubris ao invés de com pragmatismo.
Se o sistema financeiro internacional e mercado especulativo são uma realidade, as ações de um presidente devem levar essas circunstâncias em consideração, e não querer provar a cada instante o quanto que essas pessoas "são más".
Isso são dados da realidade: os fluxos de capital mundial existem, e não é agindo ideologicamente por birra que vamos convencer esses grandes capitais especulativos de que "oh! É mesmo! Coitadinhos dos pobres... deixa eu perder meu dinheiro aqui para não acirrar as crises".
Essa imaturidade de não saber sentar a mesa com uma pessoa cujo posicionamento que lhe cause ranço que complica 10x as coisas.
Informação de qualidade é no Meio ! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Oi Pedro, obrigado pelo esforço de tentar mostrar o que é um debate construtivo, tenho acompanhado o esforço e admiro a sua perseverança. Nem tem a ver com concordar com você ou não, mas, por exemplo, como expor divergências de ideias sem se apoiar em ataques direcionados ao interlocutor. Acho isso mais importante até do que as ideias em si, e queria que você soubesse que o esforço é apreciado (dá vontade de desistir às vezes, né? Imagino que sim). Abraço para você e toda a equipe!
Os Pontos de Partida que mais gosto são os de sexta. Não porque concorde com tudo que o Pedro diz, mas porque fico impressionada com o quanto as pessoas interpretam mal o que ele fala e na sexta isso fica mais evidente.
Inclusive deixo a sugestão de pauta: a questão da deficiência da interpretação de texto (escrito e oral)
Eu acompanho o Pedro há muito tempo, e tenho a mesma impressão que você.
Ótima sugestão de pauta, apesar de já ter visto o Pedro falar disso de formas diferentes, em situações diferentes - mas seria sim legal abordar especificamente sobre esse assunto.
O Pedro é muito sensato
Desde a primeira bolha da Internet, as empresas procuram por meios de obter lucro de seus serviços. Redes sociais, durante algum tempo, geravam intenso tráfego de dados, e as empresas acumulavam prejuízos, enquanto recebiam aportes bilionários. Há alguns anos, encontraram o caminho do lucro fácil: alimentar polarização, dentre elas a politica, a qualquer custo (a verdade, reputações, democracias).
Na Internet é preciso ter referências de pequisas confiáveis , que devem ser divulgada e ttabalhadas nas escolas e pela mídia.
Poxa Pedro, tem um problema fundamental com seu raciocínio no começo do vídeo que diz respeito à concepção de direita e esquerda. Você diz que democracia funciona quando os lados buscam o centro para a construção de consenso. E perfeito tá, geralmente é assim mesmo, onde não há possibilidade de construção de soluções colaborativas a democracia quebra. To contigo nesse argumento 100%.
A questão é que a existência de uma esquerda e uma direita moderadas capazes de consturir consensos e conduzir a sociedade através de compromissos e contrapartidas pressupõe a capacidade da sociedade de classificar uma direita e esquerda como moderadas ou extremistas.
E aí a gente tem um problemaço hoje: a mídia trata toda a direita como se fosse extrema e toda esquerda como se fosse moderada.
É óbvio que existe uma extrema direita em ascensão que é mesmo populista, radical, violenta e anti-democrática. Mas nem todo o movimento de direita tem essa natureza. Só que ultimamente a "moda" na mídia é colocar tudo no mesmo balaio: toda a direita é extrema e portanto inimiga da democracia.
Mas e na outra ponta? Na visão de grande parte da imprensa, a extrema esquerda não existe ou é um rótulo que só se usa para se referir aos partidos e movimentos revolucionários que são nanicos e quase irrelevantes.
Na esquerda mainstream brasileira temos gente que defende abertamente o regime da Coreia do Norte, que celebra Lênin e Stalin em todos os aniversários da Revolução Russa, pessoas com espaço na mídia e cargos em grandes instituições que dizem com todas as letras: eu sou comunista. E todos eles são vistos por essa mesma imprensa como "social-democratas", como uma espécie de "Centro Esquerda moderada". Literalmente: o nosso presidente da República é ferrenho defensor dos regimes ditatoriais de Nicarágua e Venezuela por serem liderados por aliados políticos à esquerda. Pedro, você consegue imaginar um mundo onde um líder de direita que defende uma ditadura violenta num país vizinho é considerado "moderado" pela imprensa?
Não tem algo terrivelmente errado nessa "classificação" do que é moderado e do que é radical?
Mas Doria, como a comunicação era feito antes das redes sociais?? Poucas empresas de comunicação dava voz apenas a quem elas queriam não era assim?? Qdo a Rede Globo chegava a alcançar 90% de share da audiência não era uma empresa resolvendo quem ou qual assunto teria mais relevância?? (sem fazer juízo de valor de certo ou errado). O certo não seria ampliar os canais de comunicação? A Internet não ajudou (e pode ajudar mais) nisso? Não é melhor trabalhar no sentido de aumentar o numero de canais de comunicação ao invés de tentar regulamentar os existentes? Quando e como isso deu certo, sem flertarmos com a censura ?
O problema é que a liberdade na internet não é com o objetivo de dar o direito de "fala" mas de vender , vender e vender. E descobriram que o caos vende muito mais...aí disfarçam com direito a "livre" expressão.
Não me parece possível a coexistência de tantas redes sociais assim. Quanto mais fragmentado, menos usuários cada rede terá e consequentemente menos "social" se torna. Perceba que quando surgem novas redes populares, as antigas se inviabilizam.
@@wilsonzk3994 Vamos admitir isso como verdade. Foi que eu disse, a critica de que poucos grupos detém o poder de oferecer conteúdo não cabe pq sempre foi assim, não é uma característica apenas das redes sociais . Deste os tempos de radio, depois TV é assim.
@@soj1866 De novo. Não foi sempre assim?? O governo que gasta muito com publicidade recebe menos ou nenhuma critica dos meios de comunicação, Empresas que por ventura se envolvem em corrupção ou lesam consumidores, não recebem reportagens denunciando se forem anunciantes de canais? Empresas de comunicação são EMPRESAS e visam lucro. Não vejo como mudar isso. A Internet só fez a comunicação mudar de mão.
@@fabiobrigidio8283 sim, concordo contigo. Mas partindo dessa premissa, a solução em casos de monopólios com externalidades negativas é uma boa regulação e nunca deixaram fazer com as emissoras, nem agora com as redes sociais, com um forte lobby dessas mega empresas, claro.
Bom pacas! 🚀
20:40 Venho aqui sempre dizer que defender que essa democracia que defende grandes monopolios sao importantes pra manter o status quo😅
Esse foi um dos melhores pontos de partida de sexta que já vi
Aperto no botão gostei e aparecem fogos de artifício. Fundamento ação-recompensa acionado com sucesso! Kkkk Até parece q a recompensa foi pra mim. Na real, foi pro algoritmo que acertou na recomendação.
Exatamente, já me peguei fazendo isso.
começou bem, e decaiu até voltar ao inferno.... que triste....
Pedro, vc foi direto ao ponto e o problema sobre o algoritmo das empresas que selecionam o conteúdo que chegam a nós pobres mortais na rede, mas hj o estrago já está feito e o algoritmo conta com ajuda humana.Exemplo: há vários canais de gente que quer entrar na política simplesmente com conteúdo de ódio e que são turbinados com o encaminhamento das tiazinhas do whatsapp... Existe o olavismo e outras correntes que simplificam o raciocínio e distorcem a explicação das coisas. Para simplificar: hj a minha família não acredita no sistema e mesmo diante da realidade complexa, assina e assiste canais engajados que reforçam suas crenças... Mesmo se mudar o algoritmo, esses não vão mudar sua percepção de mundo.
Bem, aqui , eu fujo um pouco do seu tema, mas chego ao outro ponto: como desconstruir o estrago que a desinformação traz? Ela está profundamente enraizada numa parte da população que "odeia" a Globo mas adora enredo de novela do aiatolavismo.
Velha imprensa sempre escolheu quem teria voz e quem não teria.. Mas talvez vc não percebeu isso pq estava na própria bolha do discurso hegemônico da velha imprensa.. Ou vc acha q antigamente só diziam verdades?!
Campos Neto é completamente político, é só ver as falas dele sempre que dá entrevistas e ou "palestras"
Pedro gostaria muito de ouvir você falando sobre o comportamento do Pablo Marçal ao atacar a Tabata de uma forma tao deplorável, ate para níveis de campanha.
Concordo com a parte do Campos Neto.. Ano de eleição ele subiu juros de 2% pra mais de dez.. Se fosse pra ajudar bolsonaro ou prejudicar Lula teria segurado o juros e feito só depois da eleição
Então o bom é fazer o que eu faço. NÃO CURTIR. Então não curta nem o meu comentário nem o vídeo e mantenha a sua própria opinião. Você ainda vai ficar a merce do algoritmo, eu comentei aqui e provavelmente o UA-cam vai me recomendar vídeos do Meio. Então não adianta brigar muito, em última instância vc vai ter que ouvir o outro lado. Só tentar não facilitar a vida do algoritmo. Sigo pessoas inteligentes de esquerda e de direita. Mas lembre, essas empresas são essencialmente de direita.
E outra se o Presidente da república não pode criticar a política do banco central, quem pode?
Pedro gosto das suas análises
No you tube eu tenho que sempre estar deletando o histórico de acesso para poder limpar o algoritmo e utilizaR o que salvei de favorito no encontro de coisas que quero saber é não ficar sendo bombardeado
de indicações em coisas que olhei somente uma ou duas vezes. Quero ter os pontos de vistas divergentes para poder entender os lados e poder ter meu entendimento a luz também das minhas experiências. Poder escolher é liberdade.
Tenho quase certeza que o YT não utiliza informações do seu histórico no computador para fazer recomendações ...
"Ponto de partida" seria um bom nome para um segunda a noite
Venho aqui sempre pra entender a dor do liberal que nao percebe que impulsiona 18:11 o fascismo como defesa do empresariado...
A velha imprensa sempre escolheu quem teria voz e quem não teria.. Algoritmos com certeza prioriza algumas ideias, mas pelo menos ainda permite todos falarem. O que não existia antigamente
Pedro, pq esse Ponto de Partida não apareceu no Spotify?
Olha Pedro, eu te admiro. Mas gostaria de te sugerir gentilmente algumas reflexões.
O centro do assunto é justiça social e ética, e vamos direto pro lugar em que as pessoas tem mais dificuldade de entender, justiça aplicada aos animais não PET, como vacas, galinhas e porcos. De um lado temos um grupo chamado de Veganos, do outro, o resto da sociedade. O argumento é, animais sentem, são seres sencientes, sofrem, sentem dor e tem afetos e vontades. Do outro, nossa cultura, tradições e paladar afetivo.
Como crio um diálogo, como funciona a democracia aqui?
Como criar dialogo entre abolicionistas e escravocratas?
Simples separa o país em dois, estilo Alemanha pós segunda guerra
Você quer quebrar a alma do negócio. Tarefa difícil.
Pedro, não concordo totalmente contigo, mas concordo com a maioria do que disse no programa hoje.
"Behaviourista" pode ser traduzido como "comportamental".
E não podemos perder esse fato de vista em nossas percepções do mundo digital que reflete na nossa realidade física.
28:41 Esse esta sendo o pior do ano! Ele realmente acha que estamos numa democracia!!!!
Pedro, você já leu Liars and Outliers? Subtítulo: Enabling the Trust That Society Needs To Thrive. Bruce Schneier, um dos grandes nome da cibersegurança, editora Wiley. Um livro para entender segurança, com isso entender a confiança que a sociedade precisa para triunfar ou minimamente seguir coesa. Qualquer meio social precisa de confiança pra seguir existindo. E este tema das redes sociais que você trás é talvez o centro dessa dissolvência de confiança nos sistemas de organização das sociedades modernas.
Acho que devia ter mais pergunta/resposta como essa última
Temos que fazer o congresso aceitar que os ricos pagarem sua parte do imposto patronal! Não tem sentido esta desoneração atual para grandes empresas enquanto os pequenos pagam!
Resumo: Democratizar o algoritmo dará liberdade para que se salve a nossa cambaleante Democracia.
Fim do monopólio do algoritmo.
Com esse Congresso não vai acontecer
Mas sempre foi assim. Tendemos a estar juntos daqueles que tem um pensamento parecido. Não há nada de errado nisso.
Faria Limair foi ótimo 😂
Qual site Lulista é grande o suficiente para bater de frente com um site mediano Bolsonarista? Desculpa mas INFELIZMENTE isso não é real, eu realmente gostaria que a esquerda tivesse força em paralelo com os bolsonaristas.
Desistí de comentar.
Não dá para conversar com quem é da era pós verdade . Se vc com tanta cultura e retórica não consegue mudar nada, eu sou quem na fila do pão?
Eu escuto ...
Como defender a censura sem dizer que defende a censura 😂
Alex de Moraes censurar conteúdo de oficio é extremamente grave. Nao digo que as pessoas nao devam ser responsáveis pelo que publicam online mas a forma de se combater discurso de ódio e desinformação tem que seguir um protocolo adequado. Agora definir onde começa uma mera divergência e onde a coisa vira nociva é bem delicado…
17:00 => não tenho essa certeza de que a abertura dos algoritmos quebraria o comportamento tribal. Mais: se bobear, pode ser até pior.
Acho que é um passo necessário mas longe de ser suficiente.
Palavras muito racionais e desta vez concordo com tudo que o Pedro comentou.... A patuléia vocifera sobre liberdade, amando o fascismo moderno e os esquerdas, tentando puxar sua brasa para o lado de avisar que ele é liberal kkkk que mundo !
Em tempo, acho sua opinião sobre o Campos Neto muito muito equivocada.
As evidências vão em outro sentido.
E convenhamos que ele não colabora para desmenti-los.
Muito pelo contrário.
O taxa de juros tinha que ser 50
Nao entendi muito bem. Se vc pode escolher o algoritmo vc nao continua na bolha do dissenso?
Não é isso .. se vc puder escolher o algoritmo vc vai poder escolher o tipo de vídeo que quer ver por exemplo ... e saberia o que está sendo selecionado.
Eu raramente sigo algum canal com viéz político do Bozo/Nine, por isso tenho pouquissima indicação de vídeos que defendem um ou outro .. e quando aparece, eu marco para não indicar mais!
Como fica feio um auto intullado liberal defender censura, resta à Ele fazer essa confusão.
E' possivel adicionar legendas em ingles aos seus videos?
Sim é só ir no desenho da engrenagem no canto direito e seguida aperta em 'legendas' e procurar por 'automático ' que vai a palavra 'inglês'.
A democracia faliu. O Platão estava certo?
Pedro virou 'Faria Lima' agora rsrsrs. Aff
Cada uma...
Como faço para enviar esse vídeo ao Xandão???
Que espantalho esse de que a esquerda não entende. Sabe-se muito bem que o problema é o modelo de negócio e queremos mudá-lo
Quem tem dinheiro trabalha ? Eu sou costureira e tenho um empréstimo no banco e tenho que trabalhar 03 vezes mais pra pagar a divida, minhas despesas de casa e as despesas do meu negócio e ai quem trabalha ?
O mercado nada mais é q quem paga essa tonelada de impostos para a congresso governo Judiciário gastem desenfreadamente.....
"No momento em que Bolsonaro mais precisaria de um banqueiro central amigo, o Roberto Campos Neto foi pro outro lado". No final de 2022, a inflação estava galopante. Não tinha outro jeito. É bem diferente de ter os juros reais mais altos do mundo (chegou a ser o dobro do segundo colocado) com o crescimento acima do esperado, o desemprego diminuindo, a renda média tendo o maior aumento desde o início do Plano Real e a inflação na meta.
Tudo dado falso , simples nada é real
E você acreditando no pokemon do ibge tudo mentira, não é atoa que o governo está com a popularidade baixa
@@LuizlacallePouhernadez vc está dizendo então que os dados da OCDE são falsos? Fitch, Standard & Poor's e Moody's ou aumentaram a nota do Brasil ou melhoraram a perspectiva do país. As montadoras de veículos anunciaram o maior investimento da história da indústria automobilística no Brasil. Até o FMI elogiou o Brasil recentemente. Vai ver vc está certa e as agências de classificação de risco estejam afim de abalar a sua reputação internacional ao dar nota ao Brasil. Vai ver vc está certa e as montadoras de veículos gostem de jogar dinheiro fora. E o pior de tudo. Quem me contestou foi um bot kkkkk
Eu tenho a impressão que o nosso presidente da república não entende muito sobre muitos problemas.
Sobre algoritmo concordo em número, gênero e grau.
Infelizmente, não parece ser o único problema. Mesmo o whatsapp, sem algoritmo, parece ser uma máquina de gerar discordância. Talvez o ser humano não esteja pronto para uma comunicação tão rápida.
Sobre a taxa de juros: o próprio Pedro Dória chegou a origem do problema: O sistema Capitalista, que deve ser superado.
Temos que seguir as regras implícitas do mercado. O que é o mercado? Um bando de gente que só quer ganhar dinheiro.
Então vai pra Coreia do Norte, vaza daqui
@@LuizlacallePouhernadeze
Resposta ignorante e mão educada
Gente assim q essas Big Tech adoram
Parece até q não compreendeu o vídeo
Como Lula deve agir na sua opinião para investir mais em educação e saúde sem deixar de respeitar o teto de gastos?
Resposta: deixar os pobres se virarem. Só usa de vocabulário rebuscado p mascarar isso.
@@Odisseu_AOEsim é isso, Lula tem que renunciar é parar atrapalhar,
Lula pode renunciar é parar de atrapalhar
Um exemplo: ao invés de socorrer empresas de bilionários como os irmãos Batista da JBS e repassar o custo para a conta de luz do povo, Lula poderia usar esse recurso para investir em educação e saúde.
Busque na internet a matéria: De coincidência em coincidência, irmãos Batista avançam no setor elétrico sob Lula 3.0, da qual foi extraído o trecho abaixo:
"..., os irmãos Joesley e Wesley Batista compraram 12 usinas térmicas da Eletrobras no Amazonas. Há quase 1 ano as usinas estavam a venda, mas ninguém queria comprar. O principal cliente das usinas, a Amazonas Energia, tinha com elas uma dívida acumulada de R$ 9 bilhões, que crescia R$ 150 milhões por mês. Ou seja: quem comprasse as 12, levaria de brinde o calote bilionário. Então, por que a Âmbar, empresas dos Batista, comprou esse negócio furado? Ninguém entendeu a jogada.
Dois dias depois da compra, uma Medida Provisória do governo Lula mudou regras para distribuidoras de energia com problemas financeiros. De uma hora para a outra, esses R$ 150 milhões por mês começariam a ser pagos por todos os brasileiros através de suas contas de luz pelos próximos 15 anos. Em apenas 48 horas, o que era para ser uma compra estúpida acabou se transformando num negócio altamente lucrativo, tudo graças a uma MP editada pelo governo Lula.
Que grande coincidência uma MP dessa natureza aparecer apenas 2 dias depois, não é? Que sortudos são os irmãos Batista!
Qual será o melhor lema? ", Abaixo o algoritmo!" ou "Algoritmo para todos!"?
Oi Pedro. Já ouvi mais de uma vez você falando da ideia de cada um ter seu próprio algoritmo. O que não entendi são duas coisas: 1) como isso aconteceria? Porque para treinar um algoritmo de machine learning você precisa de muitos dados, as empresas abririam esses dados para todo mundo? 2) Isso não separaria ainda mais as pessoas em bolhas? Se eu der o poder para a Igreja Universal definir o que cada seguidor dela vai ver, você não abre espaço para esses seguidores ficarem cada vez mais em uma realidade paralela?
Fui assinar o Meio Premium e o valor esta, 150 reais? Kd a promoção?
Como lidar com muita gente não é o único problema da imigração. Acho que não é saudável para uma cultura que se isole de qualquer imigrante, mas se eles chegam em grande número, isso compromete a identidade de um país. Imagina um Brasil no qual o português é apenas a língua oficial, e que seus habitantes falam línguas de todo tipo. Na Copa eles torcem por outros times, na formação de casais eles são poligâmicos, na música o samba é exótico, enfim, a cultura brasileira é apenas uma entre várias e o país é uma Nova York em escala nacional. Que senso de unidade essas pessoas têm com seus compatriotas? Não sei se essas coisas estão ligadas, mas os países com melhor previdência social são bastante homogêneos.
Um país tem que encontrar um equilíbrio entre abertura e unidade cultural. Onde está esse ponto é algo discutível, mas é difícil sustentar a ideia de que a cultura local não tenha uma importância especial.
- Pedro, boa tarde!!... Gostaria de ver um embate de ideias e posições políticas, entre você e o Alysson Mascaro, já que tudo está diretamente imbricado. É possível?!...
Qual a diferença das redes sociais para o que sempre foi feito pelo Marketing?? IA não e prejudicial. Problema e a ação humana. Na EU e America não há discussão sobre regulação e censura prévia. Ha LEIS que são cumpridas. Isso e possível no Brasil sem ideologia??! Olhem as ações do Judiciário??
A Europa tá regulando as redes sociais
@@joaovrabellouma bosta e não resolveram o problema
@@joaovrabello Europa já possui GDPR, que protege direito de privacidade há quase 20 anos. Quer comparar países avançados com o Brasil?! Piada. Ademais, a proteção se dá no contexto da UE, não por países individualmente. La se discute com seriedade. E e UE não tem STF!!
Tinha que pedir para o Lula ficar calado
34:36 Pedro deixa explicar, nao existe o seu pensamento na politica. É tipo anarquismo. Nao há! E a questao é que politicamente nao é interessante ou pertinente. Por isso que esse liberalismo, morreu! E o liberalismo, historicamente, cientificamente, cai no fascismo. Esse é o problema...
37:20 Jesus Pedro! Kkkkk o Bolsonaro foi o fantoche descontrolado por isso o Roberto Campos não "apoiou"!!!
39:17 sério que você acredita que o Lula está governando economicamente?
40:53 quase de novo, muito perto de descobrir que o lucro manda...
42:15 imagina se não fossemos lastreados em dólar hein.... Foi quase....
42:41 a única alternativa é a revolução!!!🎉
Quando vai falar sobre os donos das Americanas. Gostaria de ver uma conversa sua com Eduardo Moreira e Rita Von Hunter.
Esqueça
Essa conversa nunca vai acontecer
Pedro, se a gente ainda te vê é pq não discordamos em tudo com vc, kkkk Fica tranquilo.