Eu e Flavio (Venturini) participamos do Festival onde tocaram esta musica. a gente tb com outra. Foi um sonzaço, a criatividade dos Mutantes (mesmo nesta fase meio progressiva demais....Rita tava no palco mas tocou pandeiro e cantou so). Liminha no baixo sempre foi mais do que bom. Musica brasileira tinha muita criatividade e visibilidade nesta época....Ao vivo era incrivel, mto som e encontros otimos
Com certeza que vc e uns dos maiores gênios da música , falo isto que não e só no Brasil, quando mandei pra minha namorada que é Américana umas músicas do Brasil , realmente ela gostou mesmo foram das músicas do 14. Bis , tipo: espanhola, eu já foi em tantos shows do 14 bis e do erva doce , pra mim foram bons, naquela época em BH, mas realmente está música tem forte influência do Yes com refrão em saba rock. Valeu Flávio! Valeu vermelho, valeu Cláudio!valeu magrão !, vcs pra mim são gênios da música mundial, só passei pra te dar um abraço, 14 bis foi a primeira banda de rock brasileira que eu comprei um vinil e todos, valeu demais , um abraço ,
Rita Lee era tão incrivelmente versátil e ótima em tudo o que fazia, que trafegou entre o rock, o pop, a bossa.. e se fizesse um trabalho só com forró, funk ou gospel, faria o mesmo sucesso e faria um monte de gente feliz, porque era a vocação dela!
De São Paulo para o mundo, tirando o atraso do Brasil no universo do Pop-Rock, e sincronizando-o, em 1972, com a vanguarda roqueira britânica e norteamericana. Isso é Mutantes, em todo seu poder.
Estava lendo uma matéria sobre a banda quando descobri que existia essa música que nunca fora editada em álbum, então vim para o UA-cam procurar a música que ainda não conhecia e, adorei, simplesmente emocionante, que bela composição.
Sou coisa estranha no meio dos absurdos Só tiro o sonho de quem não tem medo Não gosto de gente que vive o presente Eu gosto de amora mas sei que você namora Na Rua 4, esquina com a João Fenomenal, Eu conversei com um padre sobre meu mapa astral E o padre me aconselhou a não me sentir normal Sei que lá de fora fica a hora de ir embora, Mas eu sei que aqui dentro é mais feliz Ignore tudo aquilo que demore E sinta-se um bendito fruto aprendiz Ignore tudo aquilo que demore E sinta-se um bendito fruto aprendiz
Pois é, é daqui, é BRASIL!! Tem muito brasileiro que só considera bom o que é de fora. Tá aí uma prova de que o Brasil tem qualidade em música! Se tá ruim procurar no presente, olha para os nossos arquivos. Temos um passado com uma riqueza cultural phoda!!
Só conhece música boa de verdade que corre atrás de conhecer coisa boa, os mutantes é a banda mais subestimada da história desse país. Mesmo estando no mesmo nível de outras bandas do gênero.
Eles não copiaram Yes nem ELP, apenas pegaram como influências principais, exatamente como fizeram com os Beatles até nesta mesma época e o A e o z. Os Mutantes enquanto teve o Arnaldo,( Mesmo com a Rita saindo, que fez muita falta, mas não impediu de serem menos criativos) eles continuaram experimentais e psicodélicos, mesmo progressivos. Eles sempre foram geniais. Só acho que quando sobrou somente o Sérgio, não havia mais sentido, chamar de Mutantes, mesmo sendo bom pacas.
Essa foi "A BANDA!' Sensacional!!! Aqui vai meu desabafo: Nada contra as péssimas músicas tocadas e "impingidas" atualmente nas rádios e tevês... (de fato precisamos delas pra termos algo para odiar) Mas por favor, a mídia de nosso país poderia muito bem exibir, mesmo que de forma esporádica, clássicos como Mutantes, Tom Zé entre outros... Certamente teríamos brasileiros mais conscientes andando por aí! Poderíamos tentar a estratégia de publicar que algum jogador de futebol gosta de Mutantes!
Os caras sempre estiveram alem do tempo. As influencias sempre existiram (como alguem logo abaixo se referiu ao Yes), mas fazer uma música dessa, pra concorrer num festival e apresentá-la ao vivo, não é pra qualquer um. Some-se a essa: 2001 e Caminhante Noturno, tbm para festivais. Ave Mutantes!
Lindíssimo!! Tem Yes, mas tem tbém Brasil bem Novos Baianos, e como Yes é progressivo, com muita raiz jazzística e clássica, tem tudo isso junto tbém! Destaque pro contrabaixo e pros solos de flauta- que deve ser sintetizador , no melhor estilo música barroca!!
É dito em uma dessas biografias, que eles cogitaram se apresentar no festival vestidos de "baianos". Se era inevitável a saída da Rita da banda, não teria como fechar de forma mais criativa, praticamente satirizando o início deles, com Caetano e Gil. Não se fazem mais bandas como esta.
que raridade, me roubaram esse 'compacto' que saiu na época dos festivais 'certinhos' da época da ditadura...lembro deles tocando essa música ao vivo na tv...pirei...100 mil comentários...
Sério? Mas não combina com o tom hippie cósmico do álbum... Aqui já é rock progressivo puro, mas com a irreverência das letras dos primeiros anos de banda.
ADORO. Típica canção do Mutantes, com variação do andamento, distorção, dissonãncias e tudo o que o fenomenal e refinado músico que é o Arnaldo Baptista, criou. Ele entendia TUDO de harmonia. Mas é óbvio que é sofisticado demais pras massas. Eles preferem as bobagens que Rita Lee compôs depois de sair dos Mutantes né?
Concordo que o Arnaldo é tudo isso, mas ele foi o que menos contribuiu com a composição e arranjos desta música. Foi uma epoca bem conturbada dos Mutantes, principalmente entre Arnie e Rita. Sergio e Liminha cuidaram de grande parte da música. Isso é mencionado inclusive nos livros A Divina Comédia do Carlos Calado e em Balada do Louco, de Mário Pacheco.
+Sonia A. Acho que os elogios têm que ser ligeiramente freados, para levar em consideração o contexto, moça. Essa não é uma "típica" canção dos Mutantes. Na verdade, tem gente que conhece a obra dos Mutantes e o cenário do rock progressista da época e costuma apontar esta música como primeiro sinal de uma ligeira "decadência" artística dos Mutantes. Não que a música seja ruim; pelo contrário, acho uma obra de arte sensacional (quem dera toda banda fosse desse nível). Mas ela envereda pelo caminho do rock progressista (ou progressivo) de uma maneira pouco criativa. Enquanto os Mutantes eram conhecidos por serem extremamente inventivos, essa música, em que pese ser extraordinária, tem vários momentos que são PURA CÓPIA de Yes e Emerson, Lake & Palmer. Nesse sentido, pode-se dizer que os Mutantes estavam, na verdade, ficando menos criativos. Não concordo inteiramente com essa tese, até porque amo o rock progressista e sua versatilidade, mas ela tem seu mérito. Inclusive, a Rita Lee usa essa suposta "fixação" em reproduzir um certo tipo de som (o som progressista inglês), em vez de criar outros, como uma das razões para ela ter saído da banda, pouco depois do lançamento dessa música.
Ana Finn ...Rita lee compôs tantas bobagens que quando ela foi expulsa o grupo acabou e o doidao do Arnaldo quase se matou. ...Vai lá se informar melhor ao invés de copiar o que os superficiais já disseram!
Ana Finn dskp. Mas es uma ótima cançao. Porém rita n saiu, ela foi chutada... dskp mas a cereja do bolo foi jogada fora... e a parada nunca foi boa apos isso pra nenhum dos lados... nunca mais tiveram a mesma pegada separados...
vale observar o paradoxo de um instrumental bem elaborado e de caráter sério (com exceção das mudanças para samba que quebram um pouco isso) com uma letra irônica e bem humorada; puro sarro com o próprio festival que participavam, acho que só os mutantes fizeram isso na história dos festivais.
+VMBFV progressista progressista progressista progressista progressista progressista progressista progressista progressista progressista adjetivo de dois gêneros 1. relativo a progresso ou a progressismo. 2. favorável ao progresso, às transformações ou às reformas, esp. nos campos político, social e/ou econômico.
Colega, o que é "progressivo"? É algo que vai para frente. Por acaso existe algum rock que vai para trás? Imagino que não, portanto não faria sentido colocar esse nome em um gênero. Naturalmente, ele quer dizer algo mais. A questão é que, em inglês, não existe essa distinção entre "progressista" e "progressivo". No outro idioma, as duas ideias existem numa mesma palavra, "progressive", utilizada em "progressive rock". O que é o rock progressista, senão o rompimento com a estrutura pop do rock, buscando novos instrumentos, sons, ritmos e temas líricos, aproximando-se do jazz, da música clássica e da música eletrônica, tudo isso expressado por meio do virtuosismo de várias bandas? Isso, cara, é evolução, avanço. Em outras palavras, progresso. O rock era "progressista" exatamente porque, conforme o conceito que você colou acima, era "favorável às transformações e às reformas". Uma verdadeira revolução musical, um rompimento com o status quo anterior. Herdeiro do "avant-garde", ele é isso mesmo: vanguardista, progressista. Esse estilo de rock, embora "mova-se para a frente", é "progressista", e não "progressivo". Na minha opinião, e não fui eu quem inventou essa teoria, "rock progressivo" é simplesmente um equívoco de tradução que pegou na cabeça de todo mundo, e nunca mais descolou. Talvez, no Brasil, o pessoal que foi falar sobre aqueles discos no início dos anos 1970 tenha preferido não escrever "progressista" em matérias jornalísticas, durante o auge da ditadura militar, para não serem mal interpretados. Mas tudo bem, não estou aqui para converter ninguém. Só peço que não impliquem com a denominação que eu uso. Fique à vontade para falar "rock progressivo", porque o que importa mesmo é o som.
Eu e Flavio (Venturini) participamos do Festival onde tocaram esta musica. a gente tb com outra. Foi um sonzaço, a criatividade dos Mutantes (mesmo nesta fase meio progressiva demais....Rita tava no palco mas tocou pandeiro e cantou so). Liminha no baixo sempre foi mais do que bom. Musica brasileira tinha muita criatividade e visibilidade nesta época....Ao vivo era incrivel, mto som e encontros otimos
você e o terço são uma lenda, vermelho. abraço daqui do nordeste (natal)
Os |Mutantes geniais , assim com 14 bis. viva
Com certeza que vc e uns dos maiores gênios da música , falo isto que não e só no Brasil, quando mandei pra minha namorada que é Américana umas músicas do Brasil , realmente ela gostou mesmo foram das músicas do 14. Bis , tipo: espanhola, eu já foi em tantos shows do 14 bis e do erva doce , pra mim foram bons, naquela época em BH, mas realmente está música tem forte influência do Yes com refrão em saba rock. Valeu Flávio! Valeu vermelho, valeu Cláudio!valeu magrão !, vcs pra mim são gênios da música mundial, só passei pra te dar um abraço, 14 bis foi a primeira banda de rock brasileira que eu comprei um vinil e todos, valeu demais , um abraço ,
3:56 o tharararuru é de Roundabout do YES
Mas é lindo demais.
Não diminui em nada nosso Yes Brasileiro.
Multiple thumbs up from an enthusiastic English-speaking fan!
Rita Lee era tão incrivelmente versátil e ótima em tudo o que fazia, que trafegou entre o rock, o pop, a bossa..
e se fizesse um trabalho só com forró, funk ou gospel, faria o mesmo sucesso e faria um monte de gente feliz, porque era a vocação dela!
A e o Z melhor disco de todos os tempos
De São Paulo para o mundo, tirando o atraso do Brasil no universo do Pop-Rock, e sincronizando-o, em 1972, com a vanguarda roqueira britânica e norteamericana. Isso é Mutantes, em todo seu poder.
maravilhosa mescla de influências do rock inglês com a irreverência genial dos Mutantes, imagine um festival com sua mãe e o Juvenal ...
a primeira vez que e ouvi essa música, eu tinha uns 7 anos. e desde então nunca mais parei.. é uma viagem..
To me sentindo ultra drogado.. Só tomei água.. puta que o pariu.. que som bom!!!!!!
Amei cara.
São atuais e sempre serão pelo fato de experimentarem.
Brilhante...ironia na letra c/ música que funde Progressivo, '60s Brit Pop e Samba eletrificado
Estava lendo uma matéria sobre a banda quando descobri que existia essa música que nunca fora editada em álbum, então vim para o UA-cam procurar a música que ainda não conhecia e, adorei, simplesmente emocionante, que bela composição.
Os Mutantes - o YES brasileiro
Sou coisa estranha no meio dos absurdos
Só tiro o sonho de quem não tem medo
Não gosto de gente que vive o presente
Eu gosto de amora mas sei que você namora
Na Rua 4, esquina com a João Fenomenal,
Eu conversei com um padre sobre meu mapa astral
E o padre me aconselhou a não me sentir normal
Sei que lá de fora fica a hora de ir embora,
Mas eu sei que aqui dentro é mais feliz
Ignore tudo aquilo que demore
E sinta-se um bendito fruto aprendiz
Ignore tudo aquilo que demore
E sinta-se um bendito fruto aprendiz
teu isso?
@@JesseCarvalhoO sim!
@@CristianRodriguesOficial show...bem no estilo dos mutantes
ainda bem que eu não perdi a viajem.
Um esboço do que poderia ter sido a fase progressiva dos mutantes com rita lee
TALVEZ teria feito mais suscesso comercialmente falando, mas não tem como saber
@@GabSound24 nem falo pensando muito na parte comercial e sim da técnica absurda que poderia ser desenvolvida
@@GabSound24 e comercialmente falando oq mais vendeu foi o tudo foi feito pelo sol, que só tem o sergio dos originais
@@psa7134 também, e justamente por isso que eu acredito que seria mais comercial
@@psa7134 sim, mas as músicas eram muito mais "simples"e comerciais(como O Contrário De Nada É Nada, que apareceu até no fantástico)
Pois é, é daqui, é BRASIL!! Tem muito brasileiro que só considera bom o que é de fora. Tá aí uma prova de que o Brasil tem qualidade em música! Se tá ruim procurar no presente, olha para os nossos arquivos. Temos um passado com uma riqueza cultural phoda!!
tem muita musica boa br atual, o problema é que nao são divulgadas...
Só conhece música boa de verdade que corre atrás de conhecer coisa boa, os mutantes é a banda mais subestimada da história desse país. Mesmo estando no mesmo nível de outras bandas do gênero.
Eles não copiaram Yes nem ELP, apenas pegaram como influências principais, exatamente como fizeram com os Beatles até nesta mesma época e o A e o z. Os Mutantes enquanto teve o Arnaldo,( Mesmo com a Rita saindo, que fez muita falta, mas não impediu de serem menos criativos) eles continuaram experimentais e psicodélicos, mesmo progressivos. Eles sempre foram geniais. Só acho que quando sobrou somente o Sérgio, não havia mais sentido, chamar de Mutantes, mesmo sendo bom pacas.
Essa foi "A BANDA!' Sensacional!!! Aqui vai meu desabafo: Nada contra as péssimas músicas tocadas e "impingidas" atualmente nas rádios e tevês... (de fato precisamos delas pra termos algo para odiar) Mas por favor, a mídia de nosso país poderia muito bem exibir, mesmo que de forma esporádica, clássicos como Mutantes, Tom Zé entre outros... Certamente teríamos brasileiros mais conscientes andando por aí! Poderíamos tentar a estratégia de publicar que algum jogador de futebol gosta de Mutantes!
É bem isso mesmo
Os caras sempre estiveram alem do tempo. As influencias sempre existiram (como alguem logo abaixo se referiu ao Yes), mas fazer uma música dessa, pra concorrer num festival e apresentá-la ao vivo, não é pra qualquer um. Some-se a essa: 2001 e Caminhante Noturno, tbm para festivais. Ave Mutantes!
Lindíssimo!! Tem Yes, mas tem tbém Brasil bem Novos Baianos, e como Yes é progressivo, com muita raiz jazzística e clássica, tem tudo isso junto tbém! Destaque pro contrabaixo e pros solos de flauta- que deve ser sintetizador , no melhor estilo música barroca!!
Lá do tempo que se fazia musica aqui no Brasil...VIVA OS MUTANTES!!!!!!!!
É incrível como uma música te arrepia do início ao fim, magnífico
É dito em uma dessas biografias, que eles cogitaram se apresentar no festival vestidos de "baianos". Se era inevitável a saída da Rita da banda, não teria como fechar de forma mais criativa, praticamente satirizando o início deles, com Caetano e Gil. Não se fazem mais bandas como esta.
valeu ,faz anos que queria ouvir isso
um dos melhores prog rocks q já ouvi, e olha que eu já ouvi prog rocks pra cacete!
Mutantes a melhor das melhores bandas desse Brasil.
Essa música é genial!!
que raridade, me roubaram esse 'compacto' que saiu na época dos festivais 'certinhos' da época da ditadura...lembro deles tocando essa música ao vivo na tv...pirei...100 mil comentários...
Originalmente essa musica estaria no A e o Z
Sério? Mas não combina com o tom hippie cósmico do álbum... Aqui já é rock progressivo puro, mas com a irreverência das letras dos primeiros anos de banda.
4:25 ouvir isso de fones é incrível
Sim. Ela saiu tb no LP do festival VII FIC - 1972.
ADORO. Típica canção do Mutantes, com variação do andamento, distorção, dissonãncias e tudo o que o fenomenal e refinado músico que é o Arnaldo Baptista, criou. Ele entendia TUDO de harmonia. Mas é óbvio que é sofisticado demais pras massas. Eles preferem as bobagens que Rita Lee compôs depois de sair dos Mutantes né?
Concordo que o Arnaldo é tudo isso, mas ele foi o que menos contribuiu com a composição e arranjos desta música. Foi uma epoca bem conturbada dos Mutantes, principalmente entre Arnie e Rita. Sergio e Liminha cuidaram de grande parte da música. Isso é mencionado inclusive nos livros A Divina Comédia do Carlos Calado e em Balada do Louco, de Mário Pacheco.
+Sonia A. Acho que os elogios têm que ser ligeiramente freados, para levar em consideração o contexto, moça. Essa não é uma "típica" canção dos Mutantes. Na verdade, tem gente que conhece a obra dos Mutantes e o cenário do rock progressista da época e costuma apontar esta música como primeiro sinal de uma ligeira "decadência" artística dos Mutantes. Não que a música seja ruim; pelo contrário, acho uma obra de arte sensacional (quem dera toda banda fosse desse nível). Mas ela envereda pelo caminho do rock progressista (ou progressivo) de uma maneira pouco criativa. Enquanto os Mutantes eram conhecidos por serem extremamente inventivos, essa música, em que pese ser extraordinária, tem vários momentos que são PURA CÓPIA de Yes e Emerson, Lake & Palmer. Nesse sentido, pode-se dizer que os Mutantes estavam, na verdade, ficando menos criativos. Não concordo inteiramente com essa tese, até porque amo o rock progressista e sua versatilidade, mas ela tem seu mérito. Inclusive, a Rita Lee usa essa suposta "fixação" em reproduzir um certo tipo de som (o som progressista inglês), em vez de criar outros, como uma das razões para ela ter saído da banda, pouco depois do lançamento dessa música.
Ana Finn ...Rita lee compôs tantas bobagens que quando ela foi expulsa o grupo acabou e o doidao do Arnaldo quase se matou. ...Vai lá se informar melhor ao invés de copiar o que os superficiais já disseram!
Ana Finn dskp. Mas es uma ótima cançao. Porém rita n saiu, ela foi chutada... dskp mas a cereja do bolo foi jogada fora... e a parada nunca foi boa apos isso pra nenhum dos lados... nunca mais tiveram a mesma pegada separados...
Uma viagem essa música, mutantes é foda
Agradeço muito ao amigo.
vale observar o paradoxo de um instrumental bem elaborado e de caráter sério (com exceção das mudanças para samba que quebram um pouco isso) com uma letra irônica e bem humorada; puro sarro com o próprio festival que participavam, acho que só os mutantes fizeram isso na história dos festivais.
Foda.
GENIOS GENIOS GENIOS
essa banda caiu no ENEM 2012.
Hoje estão todos velhos e sumiram o sonho acabo
A reza, é para surgirem novos jovens que faça a diferença, como eles fizeram naquela época( quando jovens).
Demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
e em Emerson Lake and Palmer tb. O sintetizador é ideeêntico.
Esse festival deve ter sido a primeira vez que quase todo mundo no Brasil ouviu rock progressista.
+VMBFV progressista progressista progressista progressista progressista progressista progressista progressista progressista
progressista
adjetivo de dois gêneros
1.
relativo a progresso ou a progressismo.
2.
favorável ao progresso, às transformações ou às reformas, esp. nos campos político, social e/ou econômico.
+Henrique Rodrigues Só pra saber, cara, você concordou ou discordou? :'D
Sentido da palavra progressista ta errado na frase, o certo é rock PROGRESSIVO e não progressista.
Colega, o que é "progressivo"? É algo que vai para frente. Por acaso existe algum rock que vai para trás? Imagino que não, portanto não faria sentido colocar esse nome em um gênero. Naturalmente, ele quer dizer algo mais.
A questão é que, em inglês, não existe essa distinção entre "progressista" e "progressivo". No outro idioma, as duas ideias existem numa mesma palavra, "progressive", utilizada em "progressive rock".
O que é o rock progressista, senão o rompimento com a estrutura pop do rock, buscando novos instrumentos, sons, ritmos e temas líricos, aproximando-se do jazz, da música clássica e da música eletrônica, tudo isso expressado por meio do virtuosismo de várias bandas? Isso, cara, é evolução, avanço. Em outras palavras, progresso. O rock era "progressista" exatamente porque, conforme o conceito que você colou acima, era "favorável às transformações e às reformas". Uma verdadeira revolução musical, um rompimento com o status quo anterior. Herdeiro do "avant-garde", ele é isso mesmo: vanguardista, progressista.
Esse estilo de rock, embora "mova-se para a frente", é "progressista", e não "progressivo". Na minha opinião, e não fui eu quem inventou essa teoria, "rock progressivo" é simplesmente um equívoco de tradução que pegou na cabeça de todo mundo, e nunca mais descolou. Talvez, no Brasil, o pessoal que foi falar sobre aqueles discos no início dos anos 1970 tenha preferido não escrever "progressista" em matérias jornalísticas, durante o auge da ditadura militar, para não serem mal interpretados.
Mas tudo bem, não estou aqui para converter ninguém. Só peço que não impliquem com a denominação que eu uso. Fique à vontade para falar "rock progressivo", porque o que importa mesmo é o som.
Bomzaço.
Menin@s, eu vi. Os Mutantes resistiram à mediocridade nacional com ternura juvenil, amor e música.
Show!!!!!!!!!!!
mande um abraço pra zélia
Hoje e dia de funk na globo com fatima bernades e os cavaleiros do apocalipse......
muiiiiiito bom ! wou
A parte a partir de 3:30 parece muito Yes mesmo.
Essa música é inspirada no Yes, Aliás, tem passagens que são idênticas...
OYEAHHHHHHHHH!
Amigo, certeza que essa faixa saiu em compacto? Nunca vi...
saiu sim, tem também uma versão dela cantada pelo Coral da Som Livre, bem mais curtinha, que saiu no LP do festival
Que som é esse .. puta que pariu!
Quem toca o mellotron e quem toca o moog?
Rita toca o Moog e o Arnaldo possivelmente toca o Orgão e o mellotron
Mistura de yes com demônios da garoa