Sou opaleiro, mas tenho muito respeito pelo Boris. Só falou verdade, mas... Amar não é se iludir com a perfeição e sim gostar apesar dos defeitos kkkkk
Muito bem colocado , e olhe que hoje depois de vários anos consegui comprar um Palio mas ainda conservo meu opala e minha caravan e sempre vou ser opaleiro haja o que houver kkk
Tenho um opala 78 4 cilindros duas portas, em maio de 2021 vai fazer 27 anos que esta comigo, até agora fiquei na estrada apenas 2 vezes, e as duas vezes por por motivo da distribuição, um carro de mecânica fácil e barata, faz na media 6 km/lt de gasolina na cidade e na estrada passa dos 10 Km/l. Um ícone da Chevrolet!
Fui alinhador na década de 90. Alinhar a direção do Opala quando todas as medidas estavam fora, era trabalhoso, principalmente o 6 canecos. Todas as articulações sofriam com o peso do motor. Mas, sem dúvidas, é um dos ícones da nossa industria automobilística.
Mano e a primeira vez que eu escuto alguém falar mal do opala! E não fico irado! Por que a voz da experiência do apresentador ganhou o meu respeito!! Ele nao desdenhou do clássico ele listou problemas reais!
Quando comprei meu opala 90 duas coisas me impressionaram, o porta malas elétrico e o temporizador de farol, tecnologia de ponta pra época. Lembro que eu sempre ostentava saindo do carro a noite e deixando o farol acesso....tinha sempre alguém que gritava, ...o farol tá acesoooo , aí de repente ele apagava sozinho e todo mundo ficava admirado, ohhh 😂😂😂
Lembro disso.. Acho que só o opala tinha essa tecnologia na época!!
3 роки тому+5
@@claytonoliveiradasilva6030 Cara, eu acho que o Kadett também tinha. Se não me engano meu pai teve um Kadett 89 que já fazia isso, também. (Posso estar enganado, admito, mas lembro que aquele carro tinha um montão de firula, haha!)
11 - Encavalava a segunda marcha, tanto no câmbio "em baixo", quanto na coluna. Aí, só batendo no trombulador. 12 - Giclê entupia a todo tempo 13 - Platinado exigia que você carregasse uma lixa de unha no carro 14 - Saía de traseira nas curvas 15 - Qualquer um com uma chave de fenda (ou qualquer chave, de casa, por exemplo) ligava o carro e saía rodando. Já perdi a chave e usei o carro por quase 1 ano, sem ligação direta. Mas o incrível do carro é que todo opaleiro conhece todos estes defeitos, e mesmo assim, o carro é um ícone sem sucessor. Viva nossa paixão pelo carro!
Casei há onze anos, cheio de defeitos crônicos e não passei por nenhum "recall" e ainda sim, minha mulher me aceita. Assim é o velho e bom Opala, que apesar dos problemas, cativa seus donos e aguça curiosidades e olhares por onde passa. No meu caso, só cativo a minha esposa mesmo rsrs.
Tive 3 Caravan - 84 e 86 de 4 cilindros e 88 de 6 cilindros - todas a álcool. Os defeitos apontados foram dos primeiros modelos. O 88 de 6 cilindros me dá muitas saudades. Fui de São Paulo até Montes Claros-MG (2.000 km ida e volta) fez 7,0 km/l (4,5 km/l na cidade) mas era um carrão! Me arrependo de ter vendido.
Para se ter ideia da relevância do carisma do opala, lembro-me de estar em um velório e ouvi um grupo de pessoas comentando sobre o opala e não sobre o ente querido que se foi. Entre outras lembranças, mais marcantes, quando ocorriam os "rachas" na Av. Faria Lima (sp) - anos 80 - , e entravam os opala, a coisa mudava de figura, fazia a alegria de todos, era outro patamar. Sem dúvida, ícone da indústria nacional.
Tivemos vários opalas aqui em casa! E só lhe digo uma coisa ! Pena que parou de fabricar! Nunca mais foi prazeroso para mim dirigir um carro ! Todos hj são tão iguais! Saudade do ronco do conforto so OPALA!
@@luisguedes9109 pare de ser imbecil. Opala não serve para pagar os pneus do Cruze. Carro seguro, potente, estável e com um bom tratamento anticorrosivo.
Boris, vc tem de fazer agora um vídeo sobre todos os pontos FORTES do Opala. Por exemplo: o ronco inigualável desse 6 canecos da GM; a durabilidade do motor, que só ferra se faltar água ou óleo; a confiabilidade do comando de válvulas diretamente conectado por engrenagem, a agilidade do carro dada pela ótima relação peso/torque, a simplicidade da mecânica, e acima de tudo, o ótimo aproveitamento do combustível -> cada acelerada é aproveitada, totalmente convertida em emoção.
Oque tenho percebido nos vídeos dele é que trabalha em cima de problemas nos veículos. Não o sigo devido à essa baixa estima do canal. Mas... Só fala verdades!
@@rubenscastamann derrepente você não percebeu o porque do canal, ele nos faz um grande favor falando dos problemas dos carros, assim quem o assiste não entra em furada, e se entrar já entra sabendo e sem direito a reclamar .
@@rubenscastamann mas saber o que nao presta e melhor do q saber o q prestas pras pessoas sem muita comdicao..o canal dele ajuda a nao se meterrmks em furada
Tive um Opala 76, Comodoro, 6 cilindros e todos estes problemas aconteceram. A trinca na logarina, o pivo da suspensão dianteira e o diferencial eram problemas crônicos. 8 anos de convivência, mas quando funcionava era uma maravilha de se guiar.
Ser apaixonado beleza, agora dizer eles eram bons e melhores que os carros de hoje, seria o mesmo que um piloto de caça dizer que um p51 mustang da segunda guerra mundial que é melhor que f14 toncat, ou que um sherman seja melhor que um m1 abrans.
Já dizia Soichiro Honda. "Quando temos um problema sério de engenharia eu contrato dez engenheiros pra resolver Em quanto a GM contrata dez advogados."
Testemunhei o 6o problema no carro do meu pai em 1972. Durante nossa primeira viagem com o nosso Opala 0km, parafuso do carburador cisalhou e partiu, provavelmente por causa da vibração, com um pedaço dele caindo no carburador e nos deixando na estrada perto de Três Marias (MG). Consertado seguimos viagem, mas voltando a Brasilia meu pai trocou imediatamente por um 4100, que durou anos, viajou frequentemente pra toda parte, sem problemas. Essa é a única memória que tenho de ficar quebrado em estrada com meus pais.
Mais uma: um.motor americano "compacto" de "carro compacto americano" porque isso? Porque o motor de 1500 a 2500 europeu não suportou a pobre gasolina nacional. Os motores made in u.s.a. era de compactos estadunidenses. Como o chevrolet nova, carros que os americanos passaram a ignorar e seremos aplaudidos pelo limitado mercado nacional sem opções
Que sorte o único que não me deu muita apurrinhacão foi um 73 3.8 litros nen longarinas racharam? Havia um reforço nos mais antigos tive um cupê 78 que não possuia este reforço e estava com a longarina rechada. A cada 3 meses tinha que trocar buchas da suspensão dianteira, um inferno!... tinha que trazer todas às ferramentas da oficina?
O Opala tinha mesmo um motor muito pesado, e o troço vibrava demais. Em razão disso ouvi muitas queixas de proprietário e ex-proprietários dizendo que a troca do coxim do motor era muito comum. Mas eu acho ele um clássico, principalmente o SS e o 4100. Lindos demais.
Tive diversos Opalas...nunca me deixaram na mão...eram excelentes automóveis...os primeiros eram muito simples...sem muitos mimos ! Más os últimos Diplomatas eram sensacionais... Amo os Opala...
Mano, esse maluko ele tem algo contra carros, coloca defeito em tudo que é carro, de certo ele quer um carro perfeito, realmente, quer ter um Opala, tenha dinheiro, agora o cara quer comprar um carro que a maioria já tem mais de 30 anos, alguns beiram os 50 e quer comparar com as tecnologias atuais ou de outros países, pelo amor de Deus, não tem dinheiro pra manter o carro e quer achar defeito.
Tive um Maverick 1978 4 CC , cantava pneu em segunda marcha , eu tinha 18 anos , foi o melhor carro que eu tive , dava gosto chegar nos lugares com aquele ronco , eu era feliz e não sabia.
Concordo plenamente, nenhum carro é perfeito, ele poderia fazer uma série mostrando os 10 defeitos de mais carros pq tem gente que quando vê esse vídeo acha que o Opala é o pior carro do planeta
@@AutoPapo faz agora falando 10 vantagens do Opala e mostra 10 defeitos e 10 vantagens de outros carros clássicos (Fusca, Brasília, Kombi, Variant, Corcel, Chevette, etc) e também dos carros modernos(Onix, Hb20, Polo, Nivus, Versa, etc), pq o senhor falou de uma forma que parece(se não for) q pro senhor o Opala é o pior carro do planeta, e eu dei like no vídeo
Boris saudações pra voçé do Uruguai,estou aprendendo muito com voçé e agradeço acho muito grave mais ainda por enquanto trata-se de um carro de 40 anos a mais que tem perdão,mais há carrinhos bem mais atuais que tem defeitos imperdoaveis e com tecnología que não tenham há 40 anos
Incrível! Tenho uma caravan 75 desde 2005. Não tenho nada à reclamar. Me dá mais de onze por litro na gasolina, quando comprei coloquei ignição eletrônica e 4 pneus novos ,até hoje não troquei os pneus, só teve um furo e bem rodada. Já tive carro zerado. Mas afirmo que até hoje foi o melhor veículo que tive. Que pena não fabricar mais!🤔
@@guinardmarques3689 Interpretar te falta muito, cara eu disse que não estou nem aí porque todo mundo sabe desses defeitos, más mesmo assim a gente compra e ama Opala, ou você acha que não que tem Opala não sabe disso?.
Dileto Boris, Depois de 2 Caravans (1 com marcha Royal) e 2 Opalas, adorei este vídeo e ratifico os 10 defeitos que você citou. 6 cilindros à álcool quando econômico fazia 4 km/l na cidade. Fraterno abraço.
Realmente existiam vários problemas crônicos no Opala. Passei por alguns desses descritos. Mas, independentemente disso, era um tanque de guerra. Realmente um ícone nacional.
Viajei com um opala 74 por anos ,nunca fiz alinhamento , so trocava óleo e limpava carburador de vez em quando.. nunca fiquei na estrada , qual era a vantagem dos concorrentes? Gastava igual Fusca 1600 ,seguro , confortável porta malas enorme.. amor incondicional..
Excelente Boris. Eu acrescentaria mais 3 problemas graves não citados: câmbio de três marchas que encavalava, sistema de freios muito deficiente e ultrapassado (freio a tambor no 4 cilindros) e estabilidade traseira muito ruim (saia de traseira com muita facilidade).
Tenho Blazer e alguns dos problemas do Opala aparecem nela também. Faltou falar dos Opalas que ligam sem chave ou com chave de outros Opala kkkkkk (problema comum em boa parte da linha GM antiga). Infelizmente nosso mercado interno sempre foi muito fraco. Gostei do vídeo, muito técnico e interessante. Nós brasileiros não somos racionais...mesmo com todos esses defeitos, ainda adoro o tal do Opala kkkkkk
Sou dos anos 80. Os carros da Volks, Gol, Voyage, era só dar uma limadinha na chave que abria tudo. E ligava o motor também. Meus pais tiveram muitos desses carros. Sou de 1972.
OPALA, sempre fui e sou e serei sempre um apaixonado por ele,sempre tive e ainda tenho e sempre quero ter, sou apaixonado por ele, não preciso de carro novo,tenho dois um 82 e um 92 não vendo por dinheiro algum,sou muito feliz com eles.
Matéria muto interessante, Tive dois opalas, um 1975 e outro 1978, rodei muitos kilometros com os dois carros e sempre aguentaram o tranco das estradas e ruas brasileiras esburacadas. Problema dificil de enfrentar era o carro com carga pesada e manter a frente estável em velocidades mais altas, alem das rodas serem finas para o modelo do carro, o que dificultava sua dirigibilidade em velocidades maiores.
@@sistemasemdelphi5326 É O CARRO ONDE VOCÊ ACHA PEÇAS MAIS FACILMENTE NA INTERNET E EM LOJAS DE PEÇAS ! E MELHOR SÃO BEM ACESSÍVEIS ! NO MEU DIPLOMATA NÃO TENHO DIFICULDADES EM ENCONTRAR PEÇAS !
Parabéns pelo vídeo. Todavia em que pesem as verdades irrefutáveis, o Chevrolet Opala, no meu modesto entendimento, foi o melhor automóvel produzido no Brasil. Se destacou entre veículos que eram fabricados na época com o intuito de durar. Meu pai teve 5 Opalas e eu tive 2, dentre eles um SS 1979, 4.1. Todos eles, apesar dos conhecidos problemas, nos levaram nos mais longos trajetos, sempre com conforto, segurança e mecânica confiável, ou seja, jamais nos deixaram "na mão" !!! Abraço.
@@marioassis3999 "Certo, o Galaxy Landau sem sombra de dúvidas era um carro muito confortável, parecia flutuar no asfalto"! "Me lembro que estacionava um Galaxy numa vaga que só cabia ele, e, em fração de segundos... Nem eu mesmo acreditava no reflexo que tinha ao fazer isso, e meus amigos ficavam impressionados também! rs Detalhe; "O Galaxy Landau foi o carro mais caro do Brasil na época"!🏎
@@curumin1592 1) Pivo....uma vez o pivô quebrou e quase tive um acidente. Sorte que eu estava bem devagar. A roda tipo que caiu. 2) Ferrugem....crônico nos paralamas traseiros e no pé do paralama dianteiro. 3) Longarina.....minha Caravan vibrava muito o motor.( Era suporte de motor). Uma vez tive que soldar a longarina. 4)Estabilidade Saia muito de traseira em alta velocidade. Entrar em curva tinha que ter braço para compensar. Tinha gente que acrescentava peso na traseira. 5) consumo. Bebia mais do que eu em festa de final de ano (0800.) 6) Aquecimento. Tive problema no aquecimento e se não me engano, o mecânico tirou a válvula termostática. 7)farol Quando a lâmpada de farol queimava tinha que trocar o celibrim( acho que era isso). Era caro. Caravan SS 78 dourada com vidros verdes . Tive ela de 1991 a 1998. Boas lembranças da minha juventude.
Boa tarde , herdei de meu sogro um opala 70 , quatro portas , 4 cil , azul fazendeiro , rodei 250 mil km , nunca deu problema , só manutenção , incluindo , bomba d água de gasolina e coisas deste tipo . Para mim um carão , tive sorte com o veículo , não foi fabricado na segunda feira !
Trabalho em uma empresa de um site de pesquisa automotiva. E participo das reuniões com o pessoal dos EUA. Eles ficam impressionados com cada coisa que rola com os carros aqui no Brasil, que às vezes eles acham que estamos exagerando.
Foi um dos carros que aprendi a dirigir 🚗 eu dirigi o de 4cc que já era um monstro imagina o de 6cc deve ser um Dinossauro. Obs: ele dava esses problemas mesmo porém quando pegava e estava tudo certo parecia que vc alcançava um pedaço do Paraíso sobre rodas. Acho que é a mesma paixão que os americanos tem sobre os mustangs,dodge e Impalas.
Hoje, com toda tecnologia que já temos, os carros já estão saindo com defeitos absurdos, quanto mais naquela época. Paciência 🥱 Tenho um Opala SS 6cc e não troco por por muitos carrões avançados de hoje. 😁😁😁
O Vectra por exemplo que veio na década de 90 era muito mais avançado, chega a ser injusto comparar, o Opala é um ícone do nosso país mas tinha muitos problemas mesmo
Isso ninguém sabe não e amigo susesso pra vc tamo junto a RD 350 2 tempos roubou o meu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas amo Opala também kkkkkkkkkk
Tive o 3.800 e o 4.100 e me livrei por causa dos problemas. O Oldsmobile V8 Super 88 ultrapassava 240km/h e gastava a metade do Opala e só foi p/ oficina uma vez, trocar escapamentos e regulagem no Quadrajet.
Na minha pequena cidade do interior de Goiás o primeiro Opala que lá chegou foi do modelo 1969, azul, quatro portas, adquirido por um médico. Juntava gente para vê-lo (o carro é claro). O "defeito" mais comentado do carro era que o motor de 4 cilindros era "pequeno" para o tamanho do veículo. A gente estava acostumada a ver Simcas, Belcars, Aero Willys, Simca Esplanada, Gordini, fuscas e o corcel em sua primeira versão. Mas o Opala era um belo carro, tanto que, alguns dias atrás comprei uma miniatura do modelo 2500 azul que é uma perfeição. Em Goiânia existem muitos desfilando pelas ruas.
O único defeito do marea foi ter saído da linha de montagem 🤣🤣🤣lixo de carro nem o Silvio Santos com a grana que tem consegue manter aquela 💩 funcionando
O Marea foi um carro sofisticado pra sua época e brasileiro não gosta de gastar com manutenção. Hoje temos uma leva de carros turbo e com muita eletrônica. Se não cuidar, todos vão virar Mareas. Será que a culpa é somente do carro? Então compre um Volvo, uma Alfa, uma Land Rover com 20 anos de uso e me diz se é só Marea. Não compre um Onix zero. É o mesmo preço de uma BMW 320 usada com mais de 100 mil km.
Bah! Nostalgia! Meu sogro tinha um 73, 4 portas, azul turquesa, câmbio em cima. Na década de 80 entrei pra família, e neste opala foi que comecei a dirigir, lembro que meu medo era não apagar na arrancada, que nada, abriu um buraco no chão, mas não deixei apagar! Com o falecimento do sogro, a família vendeu por uma mixaria considerando a valorização de hoje... Era um excelente carro, mas lembrei uns dos defeitos, acavalar as marchas, meu sogro carregava uma pequena alavanca para resolver este problema. Parabéns Boris!
Sabe qual a minha paixão?saber dirigir um opala com limitações de saber guiar um carro com seus defeitos mas eu tiro isso no braço e amo Opala e tô aí minha vida toda apaixonado por esta lenda
Não é um Opel e nem um legítimo Chevrolet USA . Era um Opel com mecânica das Pick-ups Chevrolet da época , de anos anteriores já que a GM já fazia ou montava no Brasil essas Pick Ups muitos anos antes do Opala
Tive um 2 portas Marrom tâmara 78. Pelo seu vídeo vejo que precisamos de uma nova abertura de mercado dessa vez no caso dos combustíveis. Se no passado 4 montadoras já causou tanto atraso imaginem hoje só uma empresa de combustível com mercado fechado.
Tive 2. Um 4 cc 1980, não era gastador, mas entrava água pelo cantinho do vidro traseiro. Resolvi com um chiclete bem mascado. 😅😜 O outro, um Diplomata 1986 à álcool, 6 cc, um canhão, mas fazia 2,5 km na cidade e 6 na estrada 😅😅 Ainda assim amei os dois!
Tive dois. Além dos citados havia o problema do câmbio de três marchas que travava e a corrosão dos componentes nos modelos a álcool. Mas eu gostava do carro; fez parte da minha história.
Muito tempo atrás tive dois Opalas 2.5, um Diplomata 88 e deppois um comodoro 89. Nunca tive qualquer problema, e ambos faziam na estrada tranquilo 10kml a 100 por hora. Mas sempre andei de boa, tiozão... Andar num Opala ão tem igual, é uma nave. Antigo, bandoleiro e com motor pré-históriico, mas mesmo assim uma baita carro para quem aprecia conforto e curte a estrada e não a velocidade. Opala forever....rsrsrsrsr
Um Opala 4 cilindros de câmbio em cima foi o meu primeiro carro. Lembro que ocorreu comigo um acidente em que uma das rodas justamente caiu, por causa do pivô. Mas senti falta de mais um problema: o carro joga bastante a traseira, justamente por causa da tração, que não é dianteira. Assim, é preciso muito cuidado ao se enrrar em uma curva ou ao andar em pistas molhadas com ele. Mas... por ter sido o meu primeiro carro, aproveitei o máximo que pude, pois também tinha algumas qualidades: macio ao rodar, espaço e um certo charme...
Meu pai teve um 3.800 e um 2.500. Realmente os carros, apesar de novos, davam problema. Vendeu e passou a usar LTD e Landau. Esses foram zero de bronca.
Boris, parabéns! Seu texto é simples e didático, claro e relevante. Obrigado! Esqueceu de falar nos modelos com câmbio na coluna q "trepavam" as marchas.
meu pai teve uma caravan verde metálico, 1979, comprou zero, eu tinha 04 anos de idade, Aprendi a dirigir nela e ele foi vender quando eu tinha 21 anos. Ela tinha virado mais de 500.000km era linda, depois teve um opala 85 todo elétrico azul roxeado. Esse está com meu compadre até hj. Meu pai adorava e eu apaixonado por aquela espaconave.
Mas muito desses problemas, a maioria dos carros da época compartilhavam... Principalmente a ferrugem, a infiltração de água e o vazamento de óleo. Realmente, o Opala é um carro problemático, mas ninguém pode negar que o design da carroceria Coupe é lindo demais.
Opala tenho um grande carinho por ele na minha infância me levava a escola e na Adolescência em 1988 tirando minha carta curtia muito a Caravan do meu pai 👍
Um dos nossos propósitos é o engajamento com os clubes de Opaleiros, então nada mais natural que proporcionar aos colecionadores apaixonados por este carro a exibição de modelos de rua
Trocar as gaxeta do mancal do volante é mesmo foda, 😁 já trabalhei em retifica e sei a dificuldade... na oficina debaixo do carro, eu nem imagino. 😅 mecânico sofre.
Meu amigo tu citaste realmente os problemas do opala tive muitos anos um 74 4 cilindro motor azul e um 77 4 cilindro mesmo sendo mecânico sofri muito com estes problema principalmente suspensão dianteira e vazamento na gaxeta até que fiz uma rosca esquerda no vira brequim para aliviar a pressão do óleo na gaxeta aí até que deu certo valeu pelo vídeo
O caso e que se formos procurar , todo carro tem algum tipo de defeito, nos mesmos temos os nossos, mas quando as qualidades superam esses defeitos, já tá valendo...
Dirigi um Opala 72 por vários anos, até trocar por um Fiat 147, em 1979. Devo ter tido muita sorte porque aquele carro nunca apresentou os problemas mencionados. Tenho ótimas lembranças dele. Já o Fiat 147, meodeosdoceu .... quebrava só de acender a luz da garagem
Tive muitos opalas e tenho um diplomata 1990 atualmente, pode ter vários defeitos mas não troco meu OPALA por nada, adoro todos os defeitos que ele tem.
Esperando o meu 79/80 trincar a longarina aqui... Qm sabe esse ano trinca... Kkkkkk Tem defeito msm... Afinal qual carro não tem né... Mas tenho enorme prazer em dirigir o meu... Sensação maravilhosa sempre... Estamos aew! abraço!
Na época era um dos melhores carros , tinha um bom espaço p trabalhar no motor . Hoje em dia inventaram tantas coisa sem nesses idade que não dá para poder trabalhar .
tenho o meu, bege standad 1980 (primeiro). Me deu e ainda dá um pouco de dor de cabeça mas é o meu Opalão. Não importa os perrengue que ele me faz passar, sempre será minha paixão.
Deveria ter esse tema pra todos os carros da década de 70 80 90... Eu não acho algo que ofenda... é simplesmente a história do carro, afinal nenhum carro é perfeito
o meu 78 eu gavava q a caixa de marchas não vasava, ate o dia q eu descobri q não tinha óleo, ai foi só colocar q começou a lambança, mais ai q ta o interessante, (rodei 1 ano sem oleo na caixa, resultado, não quebrou e nem roncava) por isso q o carro vale a pena kkk
Excelente vídeo! Todos os automóveis têm seus defeitos e virtudes (alguns brincam de dar defeito), quem ama eles e os conhece, mesmo assim continuam com eles! Um abraço!
Independente dos defeitos, tem poucos clássicos com tantos fãs. Opala e Fusca, é escola de quem ama carros. Hoje, os "plásticos e wi-fi" terão outros defeitos, mas nunca terão o mesmo prazer para quem tem.
Nossa familia so teve opalas na epoca, nunca tivemos serios problemas com eles, somente um 76 com cambio em cima que encavalava marchas de vez em quando, mas ja carregavamos uma chave de fenda no porta luvas em 2 minutos resolviamos o problema e era so alegria. E quantos viajens maravilhosas fizemos nesses carros, com um conforto sem igual, para epoca, sem falar da confiabilidade mecanica. Era realmente um tanque de querra.
Tive dois Opalas tipo Diplomata um 1990 e outro 1992 este com 5 marchas, tirei os dois zero KM , ambos com 6 cilindros 4.1.....era bom demais andar com esses carros....embora tivesse alguns problemas....
9:30 a ferrugem não era problema exclusivo do Opala e sim de todos carros do tempo dele. A liga metálica aplicada nos modelos da época, eram vítimas de ferrugem perfurante. A partir de 85 os modelos passarmos a enferrujar menos, porém Opala manteve alguns pontos de atenção até o modelo 91/92.
A partir dos anos 90 houve uma melhoria significativa nos tratamentos anticorrosivo na lataria dos carros GM. A partir de então, ferrugem deixou de ser problema.
Há 40 anos atrás eu ainda não tinha 5 anos de idade quando com meu pai pegamos carona com um amigo dele que tinha um Opala bordô(muita gente aqui no RS dizia cor de vinho na época). Nunca me saiu da memória o conforto e o desempenho desse automóvel que parecia estar voando sobre o asfalto. Ele é uma lenda mesmo e podia ter durado mais se não fosse o maldito governo Collor.
Excelente análise, e ainda completo. possuímos opalas até o Diplomata V6, e sim o peso do motor causa outro problema, no 4 cc e no 6cc era pior. Sendo observação minha, reparei que as bandejas de suspensão da Linha Gol Quadrado e Voyage eram de Formato triangular reto, por isso nunca EMPENAMOS / entortamos as bandejas do voyage nem da nossa saveiro, mas as Bandejas de suspensão dianteiras dos opalas são arredondas, e entortavam / empenavam demais, mesmo o Ômega não sendo perfeito, mas ainda bem que ele substituiu o Opala. E sim eu conhecima 6 desses defeitos, mas no caso da Ferrugem, possuimos Opala Coupê 80 e Diplomata 90 e nunca houve ferrugem, esse ferrugem deve ter ocorrido mais no início. não sei, mas não tivemos esses problema. Em compensação as Bandejas faziam raiva...
Sou opaleiro, mas tenho muito respeito pelo Boris. Só falou verdade, mas... Amar não é se iludir com a perfeição e sim gostar apesar dos defeitos kkkkk
exatamente!
Exato. Toda máquina tem defeitos. O chato é o fanático que defende cegamente o carro que gosta.
Muito bem colocado , e olhe que hoje depois de vários anos consegui comprar um Palio mas ainda conservo meu opala e minha caravan e sempre vou ser opaleiro haja o que houver kkk
ERROU VAZAMENTO DE ÓLEO É UM DEFEITO QUASE QUE GERAL DA GM E NÃO SÓ DO OPALA.
Kkk verdade
Tenho um opala 78 4 cilindros duas portas, em maio de 2021 vai fazer 27 anos que esta comigo, até agora fiquei na estrada apenas 2 vezes, e as duas vezes por por motivo da distribuição, um carro de mecânica fácil e barata, faz na media 6 km/lt de gasolina na cidade e na estrada passa dos 10 Km/l. Um ícone da Chevrolet!
Fui alinhador na década de 90. Alinhar a direção do Opala quando todas as medidas estavam fora, era trabalhoso, principalmente o 6 canecos. Todas as articulações sofriam com o peso do motor.
Mas, sem dúvidas, é um dos ícones da nossa industria automobilística.
Da nossa indústria e, um sonho de consumo da época.🚘😀
Ainda mais se for rebaixado HUUUUUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMM
@@brunoleopoldo7304 Eu nao entendo a turma do rebaixamento! País cheio de buraco!
Bom mesmo era quando o alinhador não era vacinado e pegava um com o eixo da balança superior invertido kkk
Lixo de carro! Tive 3 e o melhorzinho foi um 3.800cc. 1973.
Maravilhoso ouvir um profissional mais idoso, muito experiente e apaixonado pelo que faz. Nenhum jovem conseguiria ter todas estas informações.
Coisa rara hoje em dia! Esta geração em curso não ouve os mais velhos e só vai cair na real quando a água bater na bunda...
Os jovens de hoje nem gostam de carros! Pra isso existe o Uber para eles.
Imcomodava muito ruim de freio a re nao engata bem
Mano e a primeira vez que eu escuto alguém falar mal do opala! E não fico irado! Por que a voz da experiência do apresentador ganhou o meu respeito!! Ele nao desdenhou do clássico ele listou problemas reais!
Mesmo assim vendeu mais de 1.0000milhão de carro. Vou comprar um.
O coroa tem moral né kk
O tiozão quis achar pelo em ovo, e achou, a mínima picuinha era defeito.
Experiência que esse velhote tem é playboy da Xuxa e poupança no banco Bamerindus
@@ivanwilson7440 kkkkkkkkkkkkkkk
Quando comprei meu opala 90 duas coisas me impressionaram, o porta malas elétrico e o temporizador de farol, tecnologia de ponta pra época. Lembro que eu sempre ostentava saindo do carro a noite e deixando o farol acesso....tinha sempre alguém que gritava, ...o farol tá acesoooo , aí de repente ele apagava sozinho e todo mundo ficava admirado, ohhh 😂😂😂
Lembro disso.. Acho que só o opala tinha essa tecnologia na época!!
@@claytonoliveiradasilva6030 Cara, eu acho que o Kadett também tinha. Se não me engano meu pai teve um Kadett 89 que já fazia isso, também. (Posso estar enganado, admito, mas lembro que aquele carro tinha um montão de firula, haha!)
@ verdade,Monza tmb
Temporizador de farol não deveria ser abandonado...
@@nosbreg Os GM de hoje sequer desligam o farol junto com o carro.
11 - Encavalava a segunda marcha, tanto no câmbio "em baixo", quanto na coluna. Aí, só batendo no trombulador.
12 - Giclê entupia a todo tempo
13 - Platinado exigia que você carregasse uma lixa de unha no carro
14 - Saía de traseira nas curvas
15 - Qualquer um com uma chave de fenda (ou qualquer chave, de casa, por exemplo) ligava o carro e saía rodando. Já perdi a chave e usei o carro por quase 1 ano, sem ligação direta.
Mas o incrível do carro é que todo opaleiro conhece todos estes defeitos, e mesmo assim, o carro é um ícone sem sucessor.
Viva nossa paixão pelo carro!
Mesmo com todos os defeitos eu estaria felissimo se tivesse um ou outro.É melhor do que andar a pé ou de lotação.
Concordo com você, eu tambem queria ter um.
Diferencial tmb dava muito problema
Porta-malas do meu coupé 1979 também abria com chave de fenda facilmente!
Viva!
Casei há onze anos, cheio de defeitos crônicos e não passei por nenhum "recall" e ainda sim, minha mulher me aceita. Assim é o velho e bom Opala, que apesar dos problemas, cativa seus donos e aguça curiosidades e olhares por onde passa. No meu caso, só cativo a minha esposa mesmo rsrs.
Tive 3 Caravan - 84 e 86 de 4 cilindros e 88 de 6 cilindros - todas a álcool. Os defeitos apontados foram dos primeiros modelos. O 88 de 6 cilindros me dá muitas saudades. Fui de São Paulo até Montes Claros-MG (2.000 km ida e volta) fez 7,0 km/l (4,5 km/l na cidade) mas era um carrão! Me arrependo de ter vendido.
😂😂😂
Muito bom ver um programa sério e honesto, parabéns veterano tu é o mais qualificado do Brasil
Para se ter ideia da relevância do carisma do opala, lembro-me de estar em um velório e ouvi um grupo de pessoas comentando sobre o opala e não sobre o ente querido que se foi. Entre outras lembranças, mais marcantes, quando ocorriam os "rachas" na Av. Faria Lima (sp) - anos 80 - , e entravam os opala, a coisa mudava de figura, fazia a alegria de todos, era outro patamar. Sem dúvida, ícone da indústria nacional.
Tivemos vários opalas aqui em casa!
E só lhe digo uma coisa !
Pena que parou de fabricar!
Nunca mais foi prazeroso para mim dirigir um carro !
Todos hj são tão iguais!
Saudade do ronco do conforto so OPALA!
DIRIJO MEU OPALA 87 CUPÉ ATE HOJE. NAO PARDE EM NADA PRA CARRO NOVO. CONFORTO E FORÇA.
@@luisguedes9109 pelo contrário os carros novos q perdem.esse carros de plástico .
Opala é uma porcaria. Ande de Golf, Cruze etc.
@@luisguedes9109 pare de ser imbecil. Opala não serve para pagar os pneus do Cruze. Carro seguro, potente, estável e com um bom tratamento anticorrosivo.
@@VitorJN-ur8dk bota um cruze de lado na arrancada e depois a gente conversa
Boris, vc tem de fazer agora um vídeo sobre todos os pontos FORTES do Opala. Por exemplo: o ronco inigualável desse 6 canecos da GM; a durabilidade do motor, que só ferra se faltar água ou óleo; a confiabilidade do comando de válvulas diretamente conectado por engrenagem, a agilidade do carro dada pela ótima relação peso/torque, a simplicidade da mecânica, e acima de tudo, o ótimo aproveitamento do combustível -> cada acelerada é aproveitada, totalmente convertida em emoção.
Oque tenho percebido nos vídeos dele é que trabalha em cima de problemas nos veículos. Não o sigo devido à essa baixa estima do canal. Mas... Só fala verdades!
@@rubenscastamann derrepente você não percebeu o porque do canal, ele nos faz um grande favor falando dos problemas dos carros, assim quem o assiste não entra em furada, e se entrar já entra sabendo e sem direito a reclamar .
@@sandrobandeira6100
Concordo plenamente Sandro ….
Kkkkk...forçou...menos...bem menos...
@@rubenscastamann mas saber o que nao presta e melhor do q saber o q prestas pras pessoas sem muita comdicao..o canal dele ajuda a nao se meterrmks em furada
Tive um Opala 76, Comodoro, 6 cilindros e todos estes problemas aconteceram. A trinca na logarina, o pivo da suspensão dianteira e o diferencial eram problemas crônicos. 8 anos de convivência, mas quando funcionava era uma maravilha de se guiar.
Imagina esses problemas todos em um carro atual. Opala na época era igual uma das piores bombas que temos hoje no mercado. Quem tem saudade disso? rs
Mesmo com esses defeitos, sou apaixonado por esse carro desde criança, o tempo passou e a paixão só aumenta!!!! Inexplicável...
Me identifico. Sou apaixonado por essa bomba 🤣🤣🤣
Kkk tu é maluco kkk
Eu também sou loco nao dormia kk
Se não houvesse mau gosto ninguém plantaria jiló.
Ser apaixonado beleza, agora dizer eles eram bons e melhores que os carros de hoje, seria o mesmo que um piloto de caça dizer que um p51 mustang da segunda guerra mundial que é melhor que f14 toncat, ou que um sherman seja melhor que um m1 abrans.
Já dizia Soichiro Honda.
"Quando temos um problema sério de engenharia eu contrato dez engenheiros pra resolver
Em quanto a GM contrata dez advogados."
MANIA D BRASILEIRO, TUDO TEM ESQUEMINHA CORRUPÇÃO, BEM FEITO
E a Fiat com o marea vai para o tribunal de haya ?
E a fiat 5000 mecânicos.....
@@marcelosp5140 kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sim, vejam o "case" Corvair.
Testemunhei o 6o problema no carro do meu pai em 1972. Durante nossa primeira viagem com o nosso Opala 0km, parafuso do carburador cisalhou e partiu, provavelmente por causa da vibração, com um pedaço dele caindo no carburador e nos deixando na estrada perto de Três Marias (MG). Consertado seguimos viagem, mas voltando a Brasilia meu pai trocou imediatamente por um 4100, que durou anos, viajou frequentemente pra toda parte, sem problemas. Essa é a única memória que tenho de ficar quebrado em estrada com meus pais.
Mais uma: um.motor americano "compacto" de "carro compacto americano" porque isso? Porque o motor de 1500 a 2500 europeu não suportou a pobre gasolina nacional. Os motores made in u.s.a. era de compactos estadunidenses. Como o chevrolet nova, carros que os americanos passaram a ignorar e seremos aplaudidos pelo limitado mercado nacional sem opções
O piór defeito do opala é não estar na minha garagem
Isso mesmo, já tive alguns, agora infelizmente estou sem.
Concordo plenamente , tô com o mesmo problema kkkkk
Que sorte o único que não me deu muita apurrinhacão foi um 73 3.8 litros nen longarinas racharam? Havia um reforço nos mais antigos tive um cupê 78 que não possuia este reforço e estava com a longarina rechada. A cada 3 meses tinha que trocar buchas da suspensão dianteira, um inferno!... tinha que trazer todas às ferramentas da oficina?
Kkkkkkkk. Boa
Vdd 😕 não facio coprar um opala hoje 2022
O Opala tinha mesmo um motor muito pesado, e o troço vibrava demais. Em razão disso ouvi muitas queixas de proprietário e ex-proprietários dizendo que a troca do coxim do motor era muito comum. Mas eu acho ele um clássico, principalmente o SS e o 4100. Lindos demais.
Tive diversos Opalas...nunca me deixaram na mão...eram excelentes automóveis...os primeiros eram muito simples...sem muitos mimos !
Más os últimos Diplomatas eram sensacionais...
Amo os Opala...
Incrível que mesmo com todos esses problemas, conheço todos de cor, sempre fui apaixonado por esse clássico. Paixão é paixão 😍😊
Cara você mexeu com uma galera barra pesada 😂😂😂
Mano, esse maluko ele tem algo contra carros, coloca defeito em tudo que é carro, de certo ele quer um carro perfeito, realmente, quer ter um Opala, tenha dinheiro, agora o cara quer comprar um carro que a maioria já tem mais de 30 anos, alguns beiram os 50 e quer comparar com as tecnologias atuais ou de outros países, pelo amor de Deus, não tem dinheiro pra manter o carro e quer achar defeito.
Porquê esse cara não ficou com o Maverick então, comparar Europa com Brasil país tropical tá de brincadeira!
O cara fala mal do Opala com um Audi no elevador kkkk
Pior que mexer com a mafia
@@ricardobarros8030 ( kkkkk ) o Audi esta lá para limpeza de radiador não pq Apodreceu, Trincou, Vazou etc etc etc etc
Tive um Maverick 1978 4 CC , cantava pneu em segunda marcha , eu tinha 18 anos , foi o melhor carro que eu tive , dava gosto chegar nos lugares com aquele ronco , eu era feliz e não sabia.
Tive os dois , um Opala e um Maverick ambos 78 e Marrons , olha eu prefiro o !!!! o!!! Os dois claro.
Chegava igual o Mad Max kkkkkkk
Você teve o que eu sonho ter um dia
e eu aqui com 20 anos e n tenho nem um Chevette sem documento kkkkkkkkk realmente as coisas eram bem diferentes
Feliz... com um carro feio desse? Vc era infeliz e não sabia!
Tenho uma caravan 6cc, com todo esses problemas, mas mesmo assim não largo dela.
Bora arrumar tudo e curtir estrada.
Km"kkkkkkkkkk carrão
É o que tínhamos ontem! Um belo clássico.
Eu tenho um opala 89, concordo com tudo o que foi falado no vídeo, tem os seus problemas, porém desconheço um carro nacional que seja perfeito.
Eu dei like no vídeo em hahahah
Concordo plenamente, nenhum carro é perfeito, ele poderia fazer uma série mostrando os 10 defeitos de mais carros pq tem gente que quando vê esse vídeo acha que o Opala é o pior carro do planeta
Obrigado, Rafael! É isso mesmo, nenhum carro é perfeito. Abraço
@@AutoPapo faz agora falando 10 vantagens do Opala e mostra 10 defeitos e 10 vantagens de outros carros clássicos (Fusca, Brasília, Kombi, Variant, Corcel, Chevette, etc) e também dos carros modernos(Onix, Hb20, Polo, Nivus, Versa, etc), pq o senhor falou de uma forma que parece(se não for) q pro senhor o Opala é o pior carro do planeta, e eu dei like no vídeo
@@juanduarte6253 seria ótimo.. opala da views por isso fez mais seria legal fazer esse quadro
Tive 6 Opalas e 2 Caravans, jamais tive esses problemas, acho que tive muita sorte, eram excelentes carros, mecânica robusta!
Com esses carros todos nem deu pra andar kkkkkk
Meu pai teve um opala e uma caravam, o unico problema era trocar buchas de suspensao, nao entendi essa do boris ai.
Eu tive 15 opalas e 13 caravans muito boa mesmo
Tive 120 opalas e 160 caravans. Nunca deram problema
Boris saudações pra voçé do Uruguai,estou aprendendo muito com voçé e agradeço acho muito grave mais ainda por enquanto trata-se de um carro de 40 anos a mais que tem perdão,mais há carrinhos bem mais atuais que tem defeitos imperdoaveis e com tecnología que não tenham há 40 anos
Incrível! Tenho uma caravan 75 desde 2005. Não tenho nada à reclamar. Me dá mais de onze por litro na gasolina, quando comprei coloquei ignição eletrônica e 4 pneus novos ,até hoje não troquei os pneus, só teve um furo e bem rodada. Já tive carro zerado. Mas afirmo que até hoje foi o melhor veículo que tive. Que pena não fabricar mais!🤔
O Sr fala sobre automóveis com conhecimento e argumentos concretos!
Parabéns!!!
Gosto muito de escutar seus assuntos automobilísticos.
E MAS EU NAO TO NEM AI KKKK
Ta falando M....
@@Mushira-San viu o vídeo por que então ? Ficou putinho de ouvir umas verdade ?
@@guinardmarques3689 Interpretar te falta muito, cara eu disse que não estou nem aí porque todo mundo sabe desses defeitos, más mesmo assim a gente compra e ama Opala, ou você acha que não que tem Opala não sabe disso?.
Dileto Boris,
Depois de 2 Caravans (1 com marcha Royal) e 2 Opalas, adorei este vídeo e ratifico os 10 defeitos que você citou.
6 cilindros à álcool quando econômico fazia 4 km/l na cidade.
Fraterno abraço.
Obrigado, meu caro Daniel! Abraços!
Realmente existiam vários problemas crônicos no Opala.
Passei por alguns desses descritos.
Mas, independentemente disso, era um tanque de guerra. Realmente um ícone nacional.
Todo carro é um tanque de guerra, basta ter dono! Continuo não gostando de opala
@@MarcosAntonio-sg7ir compra um marea fivetech e seja feliz já que todo carro e tanque de guerra 🤣🤣🤣🤣
@@daniel225ish
Não deseja o mal para os outros que ele volta para vc. Kkkkkk
@@daniel225ish ele falou *carro* , não armamento nuclear
@@tassioribeirodesouzaribeir5202 o cara falou que todo carro e tanque de guerra kkk
Viajei com um opala 74 por anos ,nunca fiz alinhamento , so trocava óleo e limpava carburador de vez em quando.. nunca fiquei na estrada , qual era a vantagem dos concorrentes? Gastava igual Fusca 1600 ,seguro , confortável porta malas enorme.. amor incondicional..
Seguro? Kkkkkkk aí forçou
Excelente Boris. Eu acrescentaria mais 3 problemas graves não citados: câmbio de três marchas que encavalava, sistema de freios muito deficiente e ultrapassado (freio a tambor no 4 cilindros) e estabilidade traseira muito ruim (saia de traseira com muita facilidade).
Perfeitas observações ☝🏿
sair de traseira é massa pô, sair dando drift kakaakkaka tô zuando, precisa de um kit ângulo e diferencial blocado
Corretissimo.
Imagina só um trambolho deste tamanho saindo de traseira... Que emoção! Hehehe
Tenho Blazer e alguns dos problemas do Opala aparecem nela também. Faltou falar dos Opalas que ligam sem chave ou com chave de outros Opala kkkkkk (problema comum em boa parte da linha GM antiga). Infelizmente nosso mercado interno sempre foi muito fraco. Gostei do vídeo, muito técnico e interessante. Nós brasileiros não somos racionais...mesmo com todos esses defeitos, ainda adoro o tal do Opala kkkkkk
Sou dos anos 80. Os carros da Volks, Gol, Voyage, era só dar uma limadinha na chave que abria tudo. E ligava o motor também. Meus pais tiveram muitos desses carros. Sou de 1972.
Obrigado pelo seu comentário, Ivan
as D 20. também!
Foi infeliz com opala né filho. Ainda continuaremos amando esse ícone nacional!!
Olá, Power... Não é pra deixar de amar, afinal, quem é perfeito?!
@MrMusic você tem uma na sua garagem? Parabéns!!
@@powerweldblack5878 kkkkk
@@powerweldblack5878 kkkkkkkkkkkk
Opala é uma bosta sinônimo da falência da indústria automobilistica brasileira
Sou da década de 90 nunca entendi meus amigos que adoravam opala viviam em oficinas más paixão é paixão e só te ferra!!!!!
Nos anos 70 e 80 os carros só não vinham com defeito no certificado de propriedade.
Porém... Tinham um charme que os moderninhos passam longe
Os antigos eram mais charmosos mesmo, Marcelo
@@AutoPapo realmente tipo os vintage
Isso é verdade 😝
@@marcodelli905 vdf
@@marcodelli905 mas nem todos são lindos
OPALA, sempre fui e sou e serei sempre um apaixonado por ele,sempre tive e ainda tenho e sempre quero ter, sou apaixonado por ele, não preciso de carro novo,tenho dois um 82 e um 92 não vendo por dinheiro algum,sou muito feliz com eles.
Opala e Maverick. 2 Brinquedos desejados por todos nós.
Meu sonho de consumo 🤣🤣
Menos eu hahahahaha
Ta louco
@@claudiooliveira9997 to
@@marceloforty mas ta mesmo rs
Matéria muto interessante, Tive dois opalas, um 1975 e outro 1978, rodei muitos kilometros com os dois carros e sempre aguentaram o tranco das estradas e ruas brasileiras esburacadas. Problema dificil de enfrentar era o carro com carga pesada e manter a frente estável em velocidades mais altas, alem das rodas serem finas para o modelo do carro, o que dificultava sua dirigibilidade em velocidades maiores.
MESMO COM OS DEFEITOS CITADOS, AINDA CONTINUA SENDO SONHO DE MUITAS PESSOAS !!
O problema é você achar peças para o Opala hoje em dia.
@@sistemasemdelphi5326 É O CARRO ONDE VOCÊ ACHA PEÇAS MAIS FACILMENTE NA INTERNET E EM LOJAS DE PEÇAS ! E MELHOR SÃO BEM ACESSÍVEIS ! NO MEU DIPLOMATA NÃO TENHO DIFICULDADES EM ENCONTRAR PEÇAS !
Verdade Wesley... possuí um Diplomata coupê 87 Preto. Mesmo com os defeitos ainda sonho em ter outro.
@@arymarques2586 OPALA É VIDA .
Eu não conheço uma pessoa se quer que tem o sonho de ter uma banheira velha dessas. Nem os mais velhos da minha família.
Parabéns pelo vídeo. Todavia em que pesem as verdades irrefutáveis, o Chevrolet Opala, no meu modesto entendimento, foi o melhor automóvel produzido no Brasil. Se destacou entre veículos que eram fabricados na época com o intuito de durar. Meu pai teve 5 Opalas e eu tive 2, dentre eles um SS 1979, 4.1. Todos eles, apesar dos conhecidos problemas, nos levaram nos mais longos trajetos, sempre com conforto, segurança e mecânica confiável, ou seja, jamais nos deixaram "na mão" !!! Abraço.
É isso aí Amigo ! Concordo contigo e ponto final !
Galaxie Landau foi o melhor, sem sombra de dúvidas, curto opala, mas a linha Galaxie foi a top. Prosperidade para todos nós 🙌🏻🎉😀
@@marioassis3999 "Certo, o Galaxy Landau sem sombra de dúvidas era um carro muito confortável, parecia flutuar no asfalto"! "Me lembro que estacionava um Galaxy numa vaga que só cabia ele, e, em fração de segundos... Nem eu mesmo acreditava no reflexo que tinha ao fazer isso, e meus amigos ficavam impressionados também! rs Detalhe; "O Galaxy Landau foi o carro mais caro do Brasil na época"!🏎
Tive uma Caravan SS 78.
A maioria dos problemas, eu tive nela.
Pivo,
Ferrugem,
Longarina,
Vibração do motor,
Que eu me lembre.
De quanto em quanto tempo mais ou menos tu tinha esses problemas?
Carburadores!
@@curumin1592
1)
Pivo....uma vez o pivô quebrou e quase tive um acidente. Sorte que eu estava bem devagar. A roda tipo que caiu.
2)
Ferrugem....crônico nos paralamas traseiros e no pé do paralama dianteiro.
3)
Longarina.....minha Caravan vibrava muito o motor.( Era suporte de motor). Uma vez tive que soldar a longarina.
4)Estabilidade
Saia muito de traseira em alta velocidade. Entrar em curva tinha que ter braço para compensar. Tinha gente que acrescentava peso na traseira.
5) consumo.
Bebia mais do que eu em festa de final de ano (0800.)
6) Aquecimento.
Tive problema no aquecimento e se não me engano, o mecânico tirou a válvula termostática.
7)farol
Quando a lâmpada de farol queimava tinha que trocar o celibrim( acho que era isso). Era caro.
Caravan SS 78 dourada com vidros verdes . Tive ela de 1991 a 1998. Boas lembranças da minha juventude.
Era tão ruim que vc ficou 7 anos com ela. Imagina se fosse boa
Boa tarde , herdei de meu sogro um opala 70 , quatro portas , 4 cil , azul fazendeiro , rodei 250 mil km , nunca deu problema , só manutenção , incluindo , bomba d água de gasolina e coisas deste tipo . Para mim um carão , tive sorte com o veículo , não foi fabricado na segunda feira !
Trabalho em uma empresa de um site de pesquisa automotiva. E participo das reuniões com o pessoal dos EUA.
Eles ficam impressionados com cada coisa que rola com os carros aqui no Brasil, que às vezes eles acham que estamos exagerando.
Tenho caravan há 16 anos! Ja passei por tudo isso! Solda de longarinae etc. Mas se depender fico com ela pro resto da vida!
Foi um dos carros que aprendi a dirigir 🚗 eu dirigi o de 4cc que já era um monstro imagina o de 6cc deve ser um Dinossauro.
Obs: ele dava esses problemas mesmo porém quando pegava e estava tudo certo parecia que vc alcançava um pedaço do Paraíso sobre rodas.
Acho que é a mesma paixão que os americanos tem sobre os mustangs,dodge e Impalas.
Adoro todos os defeitinhos desse carismático automóvel, que aos poucos foi evoluindo 😊
Assim que li o título, já veio à minha mente a longarina.
Lembro quando o Opala do meu pai teve esse problema e foi uma luta para consertar.
Hoje, com toda tecnologia que já temos, os carros já estão saindo com defeitos absurdos, quanto mais naquela época. Paciência 🥱
Tenho um Opala SS 6cc e não troco por por muitos carrões avançados de hoje. 😁😁😁
O Vectra por exemplo que veio na década de 90 era muito mais avançado, chega a ser injusto comparar, o Opala é um ícone do nosso país mas tinha muitos problemas mesmo
Maior defeito, ROUBAR MEU CORAÇÃO!
Isso ninguém sabe não e amigo susesso pra vc tamo junto a RD 350 2 tempos roubou o meu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas amo Opala também kkkkkkkkkk
parabens cara tenho 2 fantastico carro
Que lindinha!!!
Bom era o Dodge Polara... 🥰 Dava mais raiva do que Opala e Maverick juntos 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Esse bo aew da roda dianteira da na d10 d20 d40 opala c ta doido mas amamos a GM nessa epoca
Tive o 3.800 e o 4.100 e me livrei por causa dos problemas. O Oldsmobile V8 Super 88 ultrapassava 240km/h e gastava a metade do Opala e só foi p/ oficina uma vez, trocar escapamentos e regulagem no Quadrajet.
Na minha pequena cidade do interior de Goiás o primeiro Opala que lá chegou foi do modelo 1969, azul, quatro portas, adquirido por um médico. Juntava gente para vê-lo (o carro é claro). O "defeito" mais comentado do carro era que o motor de 4 cilindros era "pequeno" para o tamanho do veículo. A gente estava acostumada a ver Simcas, Belcars, Aero Willys, Simca Esplanada, Gordini, fuscas e o corcel em sua primeira versão. Mas o Opala era um belo carro, tanto que, alguns dias atrás comprei uma miniatura do modelo 2500 azul que é uma perfeição. Em Goiânia existem muitos desfilando pelas ruas.
Não importa, o opala é dono do meu coração! Rsrs
Excelente vídeo, bem explicativo!
Gata
Eu imagino quando o Boris falar dos defeitos do marea!
Vai ter que fazer uma live de 4 horas de duração 😂😂
Kkkkkk!! Ele poderia fazer apenas os 10!
Kkkkkkk Boa.....
@@diogopinheiro1986 10! Isso é 10 fatorial = 3628800
O único defeito do marea foi ter saído da linha de montagem 🤣🤣🤣lixo de carro nem o Silvio Santos com a grana que tem consegue manter aquela 💩 funcionando
O Marea foi um carro sofisticado pra sua época e brasileiro não gosta de gastar com manutenção. Hoje temos uma leva de carros turbo e com muita eletrônica. Se não cuidar, todos vão virar Mareas. Será que a culpa é somente do carro? Então compre um Volvo, uma Alfa, uma Land Rover com 20 anos de uso e me diz se é só Marea. Não compre um Onix zero. É o mesmo preço de uma BMW 320 usada com mais de 100 mil km.
Bah! Nostalgia! Meu sogro tinha um 73, 4 portas, azul turquesa, câmbio em cima. Na década de 80 entrei pra família, e neste opala foi que comecei a dirigir, lembro que meu medo era não apagar na arrancada, que nada, abriu um buraco no chão, mas não deixei apagar!
Com o falecimento do sogro, a família vendeu por uma mixaria considerando a valorização de hoje...
Era um excelente carro, mas lembrei uns dos defeitos, acavalar as marchas, meu sogro carregava uma pequena alavanca para resolver este problema.
Parabéns Boris!
Sabe qual a minha paixão?saber dirigir um opala com limitações de saber guiar um carro com seus defeitos mas eu tiro isso no braço e amo Opala e tô aí minha vida toda apaixonado por esta lenda
Dez problemas que transformaram o Opala em um ícone nacional!
Falou pouco mas falou tudo!!!
Não é um Opel e nem um legítimo Chevrolet USA . Era um Opel com mecânica das Pick-ups Chevrolet da época , de anos anteriores já que a GM já fazia ou montava no Brasil essas Pick Ups muitos anos antes do Opala
Existem carros, e nunca vai deixar de existir o opala
E ne se tinha tantos defeitos porque vendeu tanto?
@@odomirfagundes6950 porque era uma das poucas opções, não é porque vendeu bem que ele vai deixar de ser ruim
Tive um 2 portas Marrom tâmara 78. Pelo seu vídeo vejo que precisamos de uma nova abertura de mercado dessa vez no caso dos combustíveis. Se no passado 4 montadoras já causou tanto atraso imaginem hoje só uma empresa de combustível com mercado fechado.
Tive 2. Um 4 cc 1980, não era gastador, mas entrava água pelo cantinho do vidro traseiro. Resolvi com um chiclete bem mascado. 😅😜
O outro, um Diplomata 1986 à álcool, 6 cc, um canhão, mas fazia 2,5 km na cidade e 6 na estrada 😅😅
Ainda assim amei os dois!
Tive dois. Além dos citados havia o problema do câmbio de três marchas que travava e a corrosão dos componentes nos modelos a álcool. Mas eu gostava do carro; fez parte da minha história.
Galaxie Landau foi o melhor, sem sombra de dúvidas, curto opala, mas a linha Galaxie foi a top aqui no Brasil. Prosperidade para todos nós 🙌🏻🎉😀
Parabéns aos proprietários e mecânicos que superaram esses defeitos, mas o opala ainda é querido por muitos inclusive eu.
Tão querido que ainda tenho o meu!!
Muito tempo atrás tive dois Opalas 2.5, um Diplomata 88 e deppois um comodoro 89. Nunca tive qualquer problema, e ambos faziam na estrada tranquilo 10kml a 100 por hora. Mas sempre andei de boa, tiozão...
Andar num Opala ão tem igual, é uma nave. Antigo, bandoleiro e com motor pré-históriico, mas mesmo assim uma baita carro para quem aprecia conforto e curte a estrada e não a velocidade.
Opala forever....rsrsrsrsr
Um Opala 4 cilindros de câmbio em cima foi o meu primeiro carro. Lembro que ocorreu comigo um acidente em que uma das rodas justamente caiu, por causa do pivô. Mas senti falta de mais um problema: o carro joga bastante a traseira, justamente por causa da tração, que não é dianteira. Assim, é preciso muito cuidado ao se enrrar em uma curva ou ao andar em pistas molhadas com ele. Mas... por ter sido o meu primeiro carro, aproveitei o máximo que pude, pois também tinha algumas qualidades: macio ao rodar, espaço e um certo charme...
Meu pai teve um 3.800 e um 2.500. Realmente os carros, apesar de novos, davam problema. Vendeu e passou a usar LTD e Landau. Esses foram zero de bronca.
Boris, parabéns! Seu texto é simples e didático, claro e relevante. Obrigado!
Esqueceu de falar nos modelos com câmbio na coluna q "trepavam" as marchas.
meu pai teve uma caravan verde metálico, 1979, comprou zero, eu tinha 04 anos de idade, Aprendi a dirigir nela e ele foi vender quando eu tinha 21 anos. Ela tinha virado mais de 500.000km era linda, depois teve um opala 85 todo elétrico azul roxeado. Esse está com meu compadre até hj. Meu pai adorava e eu apaixonado por aquela espaconave.
Mas muito desses problemas, a maioria dos carros da época compartilhavam... Principalmente a ferrugem, a infiltração de água e o vazamento de óleo.
Realmente, o Opala é um carro problemático, mas ninguém pode negar que o design da carroceria Coupe é lindo demais.
Isso dois carros da Volkswagen dos anos 70que eu tive sempre vazaram óleo!
Opala tenho um grande carinho por ele na minha infância me levava a escola e na Adolescência em 1988 tirando minha carta curtia muito a Caravan do meu pai 👍
Verdadeira arapuca, mas, pela falta de opção, tornou-se um ícone do automobilismo nacional. E hoje reclamam de qualquer bobagem em carros chineses.
Um dos nossos propósitos é o engajamento com os clubes de Opaleiros, então nada mais natural que proporcionar aos colecionadores apaixonados por este carro a exibição de modelos de rua
Por isso, é que gosto tanto dos comentários deste cidadão!
Nunca possuí Opala, mas, tudo que ele falou é verdade!!!!
Sabe tudo de carro, entende muito. Parabéns Boris. Saúde e mais sucesso. Obrigado pelos ensinamentos... Vlw.
Sou das antigas, ja troquei gaxeta de muito motor. Independentemente dos erros de projeto ainda sim e um carro incrível!!!
O carro é uma Porcaria mas uma Porcaria boa kkkk opala é opala
Trocar as gaxeta do mancal do volante é mesmo foda, 😁 já trabalhei em retifica e sei a dificuldade... na oficina debaixo do carro, eu nem imagino. 😅 mecânico sofre.
Tinha um opala cupê 4 cilindros. Pintei e bordei com ele e nunca me deixou na mão. Só alegria. Saudades!!!
@@antoniogelenskebragabraga8984 Aqueles amortecedores do opala não aguetavam o peso, em fim toda suspensão dianteira era ruim.
Meu amigo tu citaste realmente os problemas do opala tive muitos anos um 74 4 cilindro motor azul e um 77 4 cilindro mesmo sendo mecânico sofri muito com estes problema principalmente suspensão dianteira e vazamento na gaxeta até que fiz uma rosca esquerda no vira brequim para aliviar a pressão do óleo na gaxeta aí até que deu certo valeu pelo vídeo
😅😅😅😅 top 10 pra mim foi os melhores comentários da opala, sensacional ja tive 4 sou super apaixonado por elas👏👏
Se com esses 10 problemas crônicos o opala eh o sonho de consumo de 75% dos brasileiros, imagina de não os tivessem!
Longe disso.
Deus me livre kaka
Eu tenho opala e reconheço os defeitos listados.
O caso e que se formos procurar , todo carro tem algum tipo de defeito, nos mesmos temos os nossos, mas quando as qualidades superam esses defeitos, já tá valendo...
É o carro dos meus sonhos desde garoto.
Parabéns Boris por desmistificar a ideia de que "aquilo que era carro de verdade".
A nostalgia em parte cega as pessoas.
Concordo, o Boris já viu muita coisa na vida, mesmo assim ele não é um desses velhos apegados com velharias.
Bom comentário
Um ótimo comentarista, parabéns!
Dirigi um Opala 72 por vários anos, até trocar por um Fiat 147, em 1979. Devo ter tido muita sorte porque aquele carro nunca apresentou os problemas mencionados. Tenho ótimas lembranças dele. Já o Fiat 147, meodeosdoceu .... quebrava só de acender a luz da garagem
o problema certamente está na pecinha que vai atrás do volante
147 não chegou nem a 150 imagina também tive só sofrimento
Fábio concordo com suas palavras fui criado no tempo do meu pai só opala. Tínhamos dois cambio em cima e o cupê! Fiat era triste kk
Será? Acho que o carro estava bem novo ainda
hoje o 147 é um tanque de guerra, o problema era que não tinha mecânico habilitado para ele.
Tive muitos opalas e tenho um diplomata 1990 atualmente, pode ter vários defeitos mas não troco meu OPALA por nada, adoro todos os defeitos que ele tem.
E isso reginaldo. E seu opala tem 31anos quero ver essas porcaria de hoje chegar perto disso
Esperando o meu 79/80 trincar a longarina aqui... Qm sabe esse ano trinca... Kkkkkk
Tem defeito msm... Afinal qual carro não tem né...
Mas tenho enorme prazer em dirigir o meu... Sensação maravilhosa sempre...
Estamos aew! abraço!
Na época era um dos melhores carros , tinha um bom espaço p trabalhar no motor . Hoje em dia inventaram tantas coisa sem nesses idade que não dá para poder trabalhar .
Também estou na mesma ansiedade...ou preocupação!😂😂😂
Esqueceu da engrenagem do comando de válvulas, que era de fibra, depois lançaram de alumínio
tenho o meu, bege standad 1980 (primeiro). Me deu e ainda dá um pouco de dor de cabeça mas é o meu Opalão. Não importa os perrengue que ele me faz passar, sempre será minha paixão.
Deveria ter esse tema pra todos os carros da década de 70 80 90...
Eu não acho algo que ofenda... é simplesmente a história do carro, afinal nenhum carro é perfeito
menos o r34 gtr, esse é perfeito
Ah cara se alguem se ofender com video falando de problemas de carros antigos a pessoa nao é digna de gostar desse tipo de coisa
Fãs boys...sempre encrenqueiros.
"Se um opala não tá vazando óleo, tá sem óleo", era a piada que eu ouvia...
Se ele n ta fazendo 4 por litro, é pq tá parado
Opala não "vaza óleo". Opala "demarca território".
Vaza mesmo e nao é só do motor... Cambio, diferencial tambem...
o meu 78 eu gavava q a caixa de marchas não vasava, ate o dia q eu descobri q não tinha óleo, ai foi só colocar q começou a lambança, mais ai q ta o interessante, (rodei 1 ano sem oleo na caixa, resultado, não quebrou e nem roncava) por isso q o carro vale a pena kkk
@@leonardofarias484 gasta até parado
Azar, um dá década de 70 com motor 6 cilindros é um sonho
"Azar"??? É gaúcho né!? 😂😂😂
MESMO ASSIM VENDEU 1 MILHAO. SERÁ QUE OS OUTROS ERAM PIORES QUE O OPALA? KKKKK .
@@luisrodrigues7886 sim, kkkkkkk
@@luisguedes9109 eu também gosto dos outros, mas o Opala justamente por ser mais "rústico" me chama mais atenção
Eu achando que so o stilo soltava a roda...
Mesmo com esses problemas todos ainda continuo sendo fã desse carro que virou filme a q no Brasil...
Excelente vídeo! Todos os automóveis têm seus defeitos e virtudes (alguns brincam de dar defeito), quem ama eles e os conhece, mesmo assim continuam com eles! Um abraço!
Independente dos defeitos, tem poucos clássicos com tantos fãs.
Opala e Fusca, é escola de quem ama carros.
Hoje, os "plásticos e wi-fi" terão outros defeitos, mas nunca terão o mesmo prazer para quem tem.
Excelente vídeo, tive 8 opalas e o melhorzinho foi o 92!
Indiscutivelmente os melhores vídeos do mundo auto do UA-cam, são do Boris!!
Nossa familia so teve opalas na epoca, nunca tivemos serios problemas com eles, somente um 76 com cambio em cima que encavalava marchas de vez em quando, mas ja carregavamos uma chave de fenda no porta luvas em 2 minutos resolviamos o problema e era so alegria. E quantos viajens maravilhosas fizemos nesses carros, com um conforto sem igual, para epoca, sem falar da confiabilidade mecanica. Era realmente um tanque de querra.
Eu tenho !sou tão apaixonado por ela que eu chego a achar que os defeitos estão em mim!
😍😍
Síndrome de Estocolmo amigo.
@@MultiTrickle 😆
É igual mulher quando gosta não vê os defeitos.kkk
Isso!!
Kkkkkkk
o unico defeito que encontraria na minha amada é ela ser chata
Nem velho gosta de carro velho, tirando os saudosistas chatos. Dá um Ford fusion e um opala para um velho, pra vê se ele vai preferir o opala.
@@vagnersilva5081 depende do ponto de vista! Eu ainda prefiro o meu opala
Tive dois Opalas tipo Diplomata um 1990 e outro 1992 este com 5 marchas, tirei os dois zero KM , ambos com 6 cilindros 4.1.....era bom demais andar com esses carros....embora tivesse alguns problemas....
Gosto muito de opala, problemas realmente ele tem e temos que reconhecer... Hoje em dia se a pessoa quiser ela resolve muitos desses problemas.
9:30 a ferrugem não era problema exclusivo do Opala e sim de todos carros do tempo dele. A liga metálica aplicada nos modelos da época, eram vítimas de ferrugem perfurante. A partir de 85 os modelos passarmos a enferrujar menos, porém Opala manteve alguns pontos de atenção até o modelo 91/92.
Excelente explicação, parabéns !!!
A partir dos anos 90 houve uma melhoria significativa nos tratamentos anticorrosivo na lataria dos carros GM. A partir de então, ferrugem deixou de ser problema.
Há 40 anos atrás eu ainda não tinha 5 anos de idade quando com meu pai pegamos carona com um amigo dele que tinha um Opala bordô(muita gente aqui no RS dizia cor de vinho na época). Nunca me saiu da memória o conforto e o desempenho desse automóvel que parecia estar voando sobre o asfalto. Ele é uma lenda mesmo e podia ter durado mais se não fosse o maldito governo Collor.
É Verdade mesmo , o Collor acabou com o Nosso Querido Opala !
É Verdade mesmo , o Collor acabou com o Nosso Querido Opala !
É Verdade mesmo , o Collor acabou com o Nosso Querido Opala !
Excelente análise, e ainda completo. possuímos opalas até o Diplomata V6, e sim o peso do motor causa outro problema, no 4 cc e no 6cc era pior. Sendo observação minha, reparei que as bandejas de suspensão da Linha Gol Quadrado e Voyage eram de Formato triangular reto, por isso nunca EMPENAMOS / entortamos as bandejas do voyage nem da nossa saveiro, mas as Bandejas de suspensão dianteiras dos opalas são arredondas, e entortavam / empenavam demais, mesmo o Ômega não sendo perfeito, mas ainda bem que ele substituiu o Opala. E sim eu conhecima 6 desses defeitos, mas no caso da Ferrugem, possuimos Opala Coupê 80 e Diplomata 90 e nunca houve ferrugem, esse ferrugem deve ter ocorrido mais no início. não sei, mas não tivemos esses problema. Em compensação as Bandejas faziam raiva...
V6 fera ? tem certeza disso ? TODOS A LINHA OPALA E CARAVAN É L4 e L6 ..