Essa técnica é a do "enchimento", bastante usada por torneiros para recuperar eixos de equipamentos ou motores desgastados. No caso o torneiro faz o enchimento com solda MIG ou eletrodo e depois usina no torno, recuperando o eixo. Foi o que fizeste em menor escala e usando o próprio motor como se fosse um torno. Show de bola!
Meu amigo, vc é o cara! Eu arrumei o eixo do meu toca disco Onkyo com a seguinte técnica: uma volta apenas de fita isolante preta no eixo, já ajustou a rotação para 33 e 1/3. Para evitar escorregamento da correia de borracha ( no caso o meu toca disco tem essa transmissão), eu fiz uns furinhos na volta de fita com um alfinete. Garantiu o atrito e ajustou a rotação. Viva o Professor Pardal de cada um
Já fiz muito isso nos anos 80 até meados dos anos 90, mais eu faço preenchimento com solda normal (motor parado) depois é só ligar o motor e com uma lima pequena desbastar até ficar uniforme, funciona legal, com auxílio de um disco estereoscópico ajusta beleza, alguns pratos já contém esse estrobo
Está técnica pode ser muito melhorada, você pode "tornear" a bucha com uma lima até uma medida bem abaixo da correta e depois encontrar um tubo de metal (antena) soldar com estanho e retificar com a lima até a medida correta, este reparo só com estanho certamente terá vida curta devido a baixa resistência do estanho. Já fiz muito disto em manutenção de toca discos, desde 1973
Eu resolvi o problema da rotação do toca discos Phillips FP-212 de meu amigo com uma dica simples aqui do UA-cam: cortei um filete de câmara de ar de bicicleta e colei com Tek Bond na polia, aumentando em uns 2mm a largura dela. Após isso a tração ficou imediata e a rotação perfeita. Se você quiser posso colocar o vídeo que fiz para meu canal mostrando melhor. Um abraço e obrigado por mais este vídeo!
Já estraguei vários motores de toca discos,por forçar,pra tentar tirar essa peça que muda as rotações 33,1/3 ;45 e 78!!Na época era falta de experiência como Técnico de Rádio e TV!!
O melhor é testar se a rotação esta correta é com disco estroboscópico, da para encontrar na Internet imprimir e depois colar em um compacto simples. Legal o seu trabalho!
só um dica , eu já fiz com espaguete 🍝 termo retrátil de 2 milímetros aí e só aquecer com ferro de solda e o motor virando ficou xique , outra coisa é revestir a polia com uma bexiga que dá uma aderência bem legal
Olá. Uma sugestão para resolver esse problema específico do Garrard é colocar um pedacinho de antena telescópica de televisão. Ela encaixa certinho aí. Depois é só lixar com uma lixa bem fina até chegar no ponto. Fica ótimo, a durabilidade é bem maior.
Vinícius boa noite. experimenta lavar a polia com veja multiuso ou similar depois me conta... Serve também prá correias de deck, desde que não estejam podre. Um abraço.
Bom dia isso é fácil resolver só tirar e mandar fazer outro eixo em um torno mecânico cansei de fazer isso e para ajudar toca discos vc tem que trabalhar com um disco estroboscópico 👍
Não sei se vc se lembra mas, algum tempo atrás aguem mostrou no seu grupo lá do face um motor de um 2 em 1 Telefunken recuperado assim, fui eu hehe. E afirmo deu muito certo. Só uma dica a mais: Pra facilitar o espalhamento se possível deixe o motor de lado, pro eixo ficar na horizontal. Assim o estanho se espalha melhor sem a gravidade atrapalhar tanto.
Essa técnica é muito legal uebe, aprendi no canal Primo Favaron no caso. No meu caso fiz algo menos invasivo, fiz uma luva de plástico filme nessa polia metálica acoplada ao eixo do motor. Expliquei em um vídeo aqui e em meu blog.
Eu colei uma fita pano do lado dentro do prato, uma volta resolveu o problema. Porém no meu caso foi a polia de borracha que degradou. Mas tenho uma dúvida, por que no modo automático em ambos os 33 o braço começa antes do vinil e no segundo 33/7 se não me engano, começa na segunda faixa. Obs tirei o prato pra fazer essa gambiarra, será que tirei o mecanismo de posião?
Dica muito boa! Alguém poderia informar qual o valor do capacitor que coloca em série com o motor (110 Volts) do Garrard 6300 para ligar na rede 220 Volts. Desde já agradeço.
e uma ideia boa para retirar o eixo que eu faço ,simplismente eu aqueço o metal ,ele deve dilatar se ,outra e que coloquei espaguete retrátil ,outra coloquei supercola e depois lixei .
Uma ótima noite meu grande amigo uebe!!!.excelente vídeo!!!.é uma boa técnica,mesmo que um pouco arriscada.uebe,eu queria fazer uma sugestão de vídeo,pois eu inclusive estou com esse problema,que seria quais são os sintomas de cabeçote ruim,como fazer para regular ele certinho,e se podemos passar bombril nele para limpar.um grande abraço uebe!!!.sucesso sempre e parabéns pelo excelente trabalho.
Saudações amigo Antônio, bombril eu não passaria principalmente por conta dos fiapos e resíduos da plaha de aço que podem se espalhar, grudar e acabar prejudicando o toca-fitas. mas recomendo limpar bem o cabeçote usando álcool ispopropílico esfregando com uma flanela de microfibra, depois você pode passar com a flanela aquele limpador Brilho ou Brasso ou até mesmo uma pasta de polir mais fina que você puder encontrar, finalizando a limpeza novamente com álcool isopropílico para remover qualquer vestígio. É isso o que eu faço com meus tape decks quando eles ficaram parados e os cabeçotes esverdearam. Para finalizar o ajuste eu tenho o kit das 2 fitas de calibrar vendidas no Mercado Livre pelo Victor Rambo e usei uma que é para calibrar azimute. Tem vídeo no canal Uebe Vintage mostrando e também em outros canais como calibrar usando as fitas.
Fiz algo parecido só que em um toca discos de correia que tava com a correia frouxa ,eu coloquei um pedacinho de fita crepe no eixo do motor pra tencionar melhor a correia e ficou bom.
Ola Vinicius Webe, tudo bem? Assisto a seus videos a 1 ano, gostaria de saber se vc sabe onde posso encontrar o esquema elétrico do gerador de audio labo a17b? Desde ja um abraço
@@Sjack000 é possivel, mas a questão é em quanto tempo? Termo retratil é bastante resistente ainda mais em contato com a polia de borracha igualmente. Alem de me parecer a unica solução em questão de rugosidade para tração.
Até funciona mas tem de fazer com motor desligado e vc fazer o rodeamento vc mesmo com o ferro na peça em volta dela e depois com uma lixa fina vc deixa ela uniforme...Tem que tomar cuidado....Para que a solda não voe,,,
É uma pena você ter que parar de consertar esses aparelhos maravilhosos pois a falta de técnico qualificado nessa área e imensa em nosso brasil infelizmente, mais também a falta de peças originais entre outras coisas está dificultando o trabalho dos técnicos, compreendo o lado de vocês também.
@@UebeVintage é uma pena realmente Vinícius. Entendemos e apoiamos 100% sua decisão é que só ficamos tristes, pois cada vez que um bom técnico não pega mais serviço temos uma opção a menos de pessoas competentes e confiáveis que deixam de prestar manutenção.
Eu Fico admirado com vocês que ainda,gostam de ouvir vinil. Os meus,com várias raridades,já dei pra pessoas que ainda gostam de TV preto e branco com seletor de canais, e que ainda tem o celular da Nokia dos anos 80. Eles estão certos. Não devem se modernizar.Não devem ter TV digital com 60 ou 70 polegadas, Devem continuar ouvindo discos de 78 rotações. Afinal, gosto não se discute.
*OUTRA IDEIA. COLOCAR ENCHIMENTO NO EIXO DO MOTOR. POR EXEMPLO ESPAGUETE TERMO RETRÁTIL. OU ALGUMA COISA SEMELHANTE. NOS 20 ANOS QUE CONSERTEI APARELHOS DE SOM E ALGUMAS TV,S, 1985 A 2005, NUNCA ME DEPAREI COM ESSE TIPO DE DEFEITO. DESGASTAR ESSE EIXO A PONTO DE ALTERAR ROTAÇÃO, DEVE TER RODADO MUITO.*
Na época de ouro das lojas de discos, muitas lojas não tinham tanta aparelhagem top e usavam 3 em 1 mesmo. Ou esse aparelho foi de um fanático por discos ou até mesmo pertenceu a alguma loja de discos.
boa tarde! eu tenho uma pickup garrard do sony Hmk 353 bs. Quero instalar ela a pickup num 3x1 323 Bs. acontece que saem apenas 2 fios do transformador do 3x1cim dois pinos e o plug da pikup tem 4 pinos e vários fios. teria como eu ligar a pikup usando apenas dois fios que saem do 3x1? da uma olhada neste video, por favor.ua-cam.com/video/9LbabDx6x5o/v-deo.htmlsi=rHUlfnhJ92GK6y8k
Si la polea de goma gasto el eje original de bronce, el estaño se va a gastar mucho mas rapido que el bronce. No va a durar mucho. Hay que ver por que la goma gasto un metal, debe estar endurecida. Hay que cambiar la polea vieja.
Existe uma ferramenta chamada extrator de polia. Com ela, retira-se essa polia de latão sem risco de empenar o eixo do motor e leva-se à um torneiro mecânico para confeccionar outra nova em pouco tempo a baixo custo. É o correto em vez da gambiarra da solda que é mole e vai se desgastar rápido, principalmente quando o motor aquecer, haverá, com o tempo, transferência de partículas de chumbo/estanho para a face de contato da polia intermediária de borracha endurecendo-a e comprometendo a aderência.👍
Primeiro, o desgaste do eixo aconteceu devido a petrificação da polia original. Esse tipo de desgaste não acontece com uma polia nova, ou reformada, então o estanho não tem porque desgastar, mesmo tendo uma dureza menor... e, aqui entre nós, se o motor esquentar a ponto de derreter a solda, o problema está nele, não na solda rsrsrs
@@UebeVintage Bom dia! Discordo. Não mencionei em momento algum o derretimento da solda devido ao aquecimento normal do motor e sim a liberação de partículas devido à pouca dureza da liga estanho/chumbo. Use regularmente o equipamento durante 6 meses e depois observe o estado da polia intermediária. Em tempo: fiz manutenção em toca discos durante 15 anos e sempre procurei trabalhar dentro de normas técnicas dos fabricantes. Certeza que a polia de latão se desgastou devido a sobreesforço em algum momento da "vida" do Garrard, como polia intermediária ou prato com buchas secas devido à ausência de lubrificante ou mesmo graxa ressecada provocando o travamento ou engripamento. Em tempo 2: apenas como curiosidade. Possuo para meu uso particular um Garrard modelo 401 com braço Ortofon/Shure. Robusto, silencioso e estável além de fácil manutenção. Funcionando perfeitamente após 49 anos de uso regular e com a polia original de latão multi diâmetro como veio da Inglaterra. Abraço e Deus abençoe.
@@MrFsandt Em tempo 3: estou usando constantemente esse toca discos há quase uma semana e até o momento sem sinal nenhum de desgaste, nem partículas de estanho na polia. Obviamente esse não é o melhor método, mas funciona muito bem, isso não há como negar. Mas concordo com você, seria perfeito se todos pudessem trabalhar dentro dos padrões de fábrica, porém essa não é a nossa realidade. Hoje não existe mais reposição original e é raríssimo encontrar mão de obra qualificada para fabricar uma peça nova, então técnicas como essa acabam sendo pertinentes. Provavelmente surgirá uma melhor futuramente, mas no momento é o que temos...
Sua tentativa e as opiniões dos demais elogios são sinônimas, noa concordo nem aconselho fazer está recuperação com solda. é só ver a liga do bronze e a solda e a dureza dos dois material quanta deferência de concentração da matéria, e mesmo assim o atrito constante da polia de borracha consegue desgastar a bucha de bronze, Mas algumas opiniões chegaram perto, foram os que falaram do torneiro mesmo assim preencher de solda mesmo que seja solda amarela depois que mecanizar não faça legal. E como resolver o problema? fazendo outra bucha. com as mesmas dimensões fica Chow de bola.e como retirar a bucha do eixo sem danifica? Bem! cada profissional tem suas arte manhãs, eu retiro e coloco sem usar qualquer ferramenta mecânica e recoloco usando apenas um alicate pince se fazer qualquer força.lMeu problema maior é encontrar um bom torneiro habilidoso que ame a sua profissão e não apenas o dinheiro, e que tenha tempo e um torno pequeno tipo de um metro este dá pra fazer e fica perfeito. Parabéns pelos vídeos diversos que tenho assistido porém este ficou muito a desejar não concordo e não presta colocar cobertura desta polia com borracha tipo correia larga cobrindo a polia para melhorar o atrito entre o prato e a bucha. nada ver manda injetar a polia com borracha fabricada aproveitando a ferragem da polia velha e boa sorte.jose leão
Você pode não ter gostado, mas tanto a técnica da solda quanto da polia funcionam perfeitamente... o eixo do motor não se desgasta naturalmente, nesse caso a polia petrificou causando o desgaste do eixo. Com uma polia boa (ou reformada com a correia), não há porque o estanho desgastar, mesmo tendo uma dureza menor. Agora quanto à correia, não vejo motivo para desmerecer esse reparo. Com o tempo, a polia perde alguns micrômetros de diâmetro, afetando a tração e a rotação. Colocar uma correia, além de restaurar o diâmetro original (ou bem próximo), melhora a aderência e evita o desgaste do eixo...
Pois é Edie, o Renato RM Vintage também não vai mais pegar pra manutenção. Precisava dar um talento na mecânica de um CD-5500 e agora já era, vai ficar como está.
@@Fabiano_Americo fala Fabiano! Tudo bem? Sabe que estou com o meu 9090 na Edtecnica mas vou buscar na segunda feira. Ele parou também por problemas de saúde. Tá osso. Estou procurando no FB onde mandar. Abs
*ABOMINO MÚSICA BREGA. CONSIDERO ROMANTISMO BARATO RIDÍCULO. NÃO SOU NADA ROMÂNTICO. ESSE NEGÓCIO DE AMANTE A MODA ANTIGA QUE AINDA MANDA FLORES, ISSO É COISA DE HIPÓCRITA FINGIDO DISSIMULADO E LOBO EM PELE DE CORDEIRO.*
Essa técnica é a do "enchimento", bastante usada por torneiros para recuperar eixos de equipamentos ou motores desgastados. No caso o torneiro faz o enchimento com solda MIG ou eletrodo e depois usina no torno, recuperando o eixo. Foi o que fizeste em menor escala e usando o próprio motor como se fosse um torno. Show de bola!
é verdade da pra soldar até passar do nivel , depois liga ele com o motor ligado fica uniforme
Meu amigo, vc é o cara! Eu arrumei o eixo do meu toca disco Onkyo com a seguinte técnica: uma volta apenas de fita isolante preta no eixo, já ajustou a rotação para 33 e 1/3. Para evitar escorregamento da correia de borracha ( no caso o meu toca disco tem essa transmissão), eu fiz uns furinhos na volta de fita com um alfinete. Garantiu o atrito e ajustou a rotação. Viva o Professor Pardal de cada um
Que nostálgico, esse foi o primeiro "equipamento de som" que eu tive, deu saudade agora, tinha uns 15 ou 16 anos, faz um tempinho..... kkkkk
Já fiz muito isso nos anos 80 até meados dos anos 90, mais eu faço preenchimento com solda normal (motor parado) depois é só ligar o motor e com uma lima pequena desbastar até ficar uniforme, funciona legal, com auxílio de um disco estereoscópico ajusta beleza, alguns pratos já contém esse estrobo
E amigo???
@@ademarnavarrojunior2916 ?
Desmontei um desse, mas tudo mesmo! Para destravar o sistema automático e engrenagens.
Toca disco muito bom aparelho bonito toca bem legal gostei muito bom aparelho eu sou fã do disco vinil💯💯💯💯💯💯💯💯💯💽👍
Está técnica pode ser muito melhorada, você pode "tornear" a bucha com uma lima até uma medida bem abaixo da correta e depois encontrar um tubo de metal (antena) soldar com estanho e retificar com a lima até a medida correta, este reparo só com estanho certamente terá vida curta devido a baixa resistência do estanho.
Já fiz muito disto em manutenção de toca discos, desde 1973
Eu resolvi o problema da rotação do toca discos Phillips FP-212 de meu amigo com uma dica simples aqui do UA-cam: cortei um filete de câmara de ar de bicicleta e colei com Tek Bond na polia, aumentando em uns 2mm a largura dela. Após isso a tração ficou imediata e a rotação perfeita. Se você quiser posso colocar o vídeo que fiz para meu canal mostrando melhor.
Um abraço e obrigado por mais este vídeo!
Fernando, vc fez esse vídeo? Se sim, pode compartilhar? Precisando fazer a mesma coisa aqui no Garrard S125
Parabéns guerreiro...para um teste...nota 1000.
Já estraguei vários motores de toca discos,por forçar,pra tentar tirar essa peça que muda as rotações 33,1/3 ;45 e 78!!Na época era falta de experiência como Técnico de Rádio e TV!!
Restaura essa relíquia boa amigo.
O melhor é testar se a rotação esta correta é com disco estroboscópico, da para encontrar na Internet imprimir e depois colar em um compacto simples. Legal o seu trabalho!
só um dica , eu já fiz com espaguete 🍝 termo retrátil de 2 milímetros aí e só aquecer com ferro de solda e o motor virando ficou xique , outra coisa é revestir a polia com uma bexiga que dá uma aderência bem legal
Excelente amigo.
Eu tenho mais de 30 motores desse, se você precisar de algum me avise
Já usei essa técnica, muito boa!
tornear depois, fica top. Faço seguido isso
Alem do preenchimento do eixo tu pode usar verniz de breu, passa nas pordas do prato e borrachas, da aderencia a borracha com metais.
Boa noite!! Boa solução!! O disco rodou perfeitamente sem ficar com rotação lenta ou rápida!! Parabéns!! Aguardo o próximo vídeo!! Abraço!!!
Muito satisfatório um vídeo desse. Parabéns
Olá. Uma sugestão para resolver esse problema específico do Garrard é colocar um pedacinho de antena telescópica de televisão. Ela encaixa certinho aí. Depois é só lixar com uma lixa bem fina até chegar no ponto. Fica ótimo, a durabilidade é bem maior.
Vinícius boa noite. experimenta lavar a polia com veja multiuso ou similar depois me conta... Serve também prá correias de deck, desde que não estejam podre. Um abraço.
Bom dia isso é fácil resolver só tirar e mandar fazer outro eixo em um torno mecânico cansei de fazer isso e para ajudar toca discos vc tem que trabalhar com um disco estroboscópico 👍
Não sei se vc se lembra mas, algum tempo atrás aguem mostrou no seu grupo lá do face um motor de um 2 em 1 Telefunken recuperado assim, fui eu hehe. E afirmo deu muito certo.
Só uma dica a mais: Pra facilitar o espalhamento se possível deixe o motor de lado, pro eixo ficar na horizontal. Assim o estanho se espalha melhor sem a gravidade atrapalhar tanto.
Essa técnica é muito legal uebe, aprendi no canal Primo Favaron no caso. No meu caso fiz algo menos invasivo, fiz uma luva de plástico filme nessa polia metálica acoplada ao eixo do motor. Expliquei em um vídeo aqui e em meu blog.
Esse toca-disco é muito bonito, design campeão!
Muito legal essa técnica! O toca discos ficou ótimo!
Amigão!
Eu tenho 40 motores desse intactos
Tem a técnica do techmoan, que é usar anéis de termo retrátil um por cima do outro, até melhorar a rotação.
Isso é até interessante pra melhorar a tração.
Fica ruim vibra
Eu colei uma fita pano do lado dentro do prato, uma volta resolveu o problema. Porém no meu caso foi a polia de borracha que degradou. Mas tenho uma dúvida, por que no modo automático em ambos os 33 o braço começa antes do vinil e no segundo 33/7 se não me engano, começa na segunda faixa. Obs tirei o prato pra fazer essa gambiarra, será que tirei o mecanismo de posião?
💁Mas un ⭐⭐⭐excelente ⭐⭐⭐vídeo 📺Vinícius 😀
💁 E muito bom poder aprender com vc
💁Eu gosto muito do seu canal 📺
100 %👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
poderia preencher com o motor parado e depois com uma lixa com o motor rodando planava e ficava no nivel,voçe fez do jeito mais dificil kkkkkkkkkkkkkk
Parabéns pelos videos cada vez melhores.
Dica muito boa! Alguém poderia informar qual o valor do capacitor que coloca em série com o motor (110 Volts) do Garrard 6300 para ligar na rede 220 Volts. Desde já agradeço.
Bom dia,estou encontrando dificuldade,para remontar a mecânica do tocadisco gradiente ms7,vc tem algum esquema?para repassar
Excelente vídeo!!!! Vinícius e Doidão...2 MESTRES!!!! CURTO MUITO AMBOS OS CANAIS!!! MELHORES VINTAGE!!! DO UA-cam!!!👍👍👍👍
E mesmo amigo
Pelo que me consta, o que está sendo chamado de eixo, é uma bucha a qual é inserida no eixo do motor.
Show
Diana!!! já ouvi muito essas músicas, música de verdade 👍
Olá Vinícius, vc teria o toca disco desse aparelho e o painel com a serigrafia em bom estado p vender
Esse eixo é removível? Um torneiro mecânico habilidoso conseguiria usinar uma nova em outro material mais resistente.
e uma ideia boa para retirar o eixo que eu faço ,simplismente eu aqueço o metal ,ele deve dilatar se ,outra e que coloquei espaguete retrátil ,outra coloquei supercola e depois lixei .
Essa é novidade p mim!!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Curto esses vídeos estilo "Prof.Pardal". E que técnica interessante. Abraço.
Oi amigo, tenho um Garrard Gradiente S-96 com uma defeitos, como eu faço pra pedir o conserto?
Ficou prefeito!!!
Excelente vídeo.
Quando esse vai estar a venda?
Ficou ótimo parabéns
Este TD . É o fuskinha dos TD . 👍
Uma ótima noite meu grande amigo uebe!!!.excelente vídeo!!!.é uma boa técnica,mesmo que um pouco arriscada.uebe,eu queria fazer uma sugestão de vídeo,pois eu inclusive estou com esse problema,que seria quais são os sintomas de cabeçote ruim,como fazer para regular ele certinho,e se podemos passar bombril nele para limpar.um grande abraço uebe!!!.sucesso sempre e parabéns pelo excelente trabalho.
Saudações amigo Antônio, bombril eu não passaria principalmente por conta dos fiapos e resíduos da plaha de aço que podem se espalhar, grudar e acabar prejudicando o toca-fitas. mas recomendo limpar bem o cabeçote usando álcool ispopropílico esfregando com uma flanela de microfibra, depois você pode passar com a flanela aquele limpador Brilho ou Brasso ou até mesmo uma pasta de polir mais fina que você puder encontrar, finalizando a limpeza novamente com álcool isopropílico para remover qualquer vestígio. É isso o que eu faço com meus tape decks quando eles ficaram parados e os cabeçotes esverdearam. Para finalizar o ajuste eu tenho o kit das 2 fitas de calibrar vendidas no Mercado Livre pelo Victor Rambo e usei uma que é para calibrar azimute. Tem vídeo no canal Uebe Vintage mostrando e também em outros canais como calibrar usando as fitas.
@@Fabiano_Americo.muitíssimo obrigado pelas dicas fabiano!!!.um grande abraço!!!.
O meu toca disco está com rotação oscilante. Ao ligar 32/33 rpm... Depois de um tempo passa a 35 rpm. O que pode ser? Tem alguma sugestão?
Há algo para fazer para melhorar o barulho da polia da Garrard ?
6:06 tente fazer com o aparelho deitado e rodando que ai não desce assim
Boa tarde você vai vender o 3×1 sanyo
Bom dia
Tenho um video cassete panasonic fui ligar ele o display fica apagado e o cabeçote gira em alta rotação sem parar o que pode ser?
Toca disco 💽 legal gostei muito bom aparelho bonito toca disco 😽😽😽😽😽😽😽😽😽😽😽😽😽😽
Boa tarde!!! tenho uma pick-up Garrard em bom estado... vc tem interesse em adquiri-la?? Sou de SP - Região do ABC.
Poxa. Faz vídeo da manutenção dele Vinícius. Nunca vi esse sanio no canal. Até mesmo pq eu gostaria de ver como é esse tapedeck
Quem está reformando esse Sanyo é o Luiz, da Oficina do Radio Antigo de Santo André.
Cara eu não acredito que essa pasta durou tanto
Fiz algo parecido só que em um toca discos de correia que tava com a correia frouxa ,eu coloquei um pedacinho de fita crepe no eixo do motor pra tencionar melhor a correia e ficou bom.
💥🤛👏👏👏
Excelente!
Nunca imaginei isso!
Tenho uma pergunta pra ti: "No 3X1 da National, Modelo SS 5000, o toca discos é de polia ou correia?"
Abraço.
Se não me engano, polia
Olha o WoW Fluter
os fios do áudio soltou gostaria de ver foto de como ligar. Não sou técnico sou um curioso e troquei o gabinete rebentou os fios do áudio.
Ola Vinicius Webe, tudo bem? Assisto a seus videos a 1 ano, gostaria de saber se vc sabe onde posso encontrar o esquema elétrico do gerador de audio labo a17b? Desde ja um abraço
É uma boa idéia sim. Um torneiro preencheria com a solda correta para a liga do eixo e retificaria todo o 33 para a medida de fábrica. penso eu.
Um pedaço de termo retratil no eixo ja não daria a tração necessaria e compensaria o desgaste?
Provavelmente, mas nunca testei
@@Sjack000 é possivel, mas a questão é em quanto tempo? Termo retratil é bastante resistente ainda mais em contato com a polia de borracha igualmente. Alem de me parecer a unica solução em questão de rugosidade para tração.
Eu usaria Araldite
Roldana ressecada é só limpar com álcool.
grato....bom
Quer um motor desse te mando de presente , afinal eu sempre sou abençoado pelos seus vídeos chegou a ora de retribuir .
Até funciona mas tem de fazer com motor desligado e vc fazer o rodeamento vc mesmo com o ferro na peça em volta dela e depois com uma lixa fina vc deixa ela uniforme...Tem que tomar cuidado....Para que a solda não voe,,,
Se aumentar a tensão da polia no eixo também ajuda muito
Um bom torneiro consegue fabricar uma luva metálica para encaixar no eixo. É conhecido por encamisamento
É uma pena você ter que parar de consertar esses aparelhos maravilhosos pois a falta de técnico qualificado nessa área e imensa em nosso brasil infelizmente, mais também a falta de peças originais entre outras coisas está dificultando o trabalho dos técnicos, compreendo o lado de vocês também.
Vou parar de fazer serviços para terceiros, mas continuo com o canal e consertando os aparelhos que vendo
@@UebeVintage é uma pena realmente Vinícius. Entendemos e apoiamos 100% sua decisão é que só ficamos tristes, pois cada vez que um bom técnico não pega mais serviço temos uma opção a menos de pessoas competentes e confiáveis que deixam de prestar manutenção.
Ei mano em que ano voc está , eu estou em 2050. Kkkllllll, nao existe mzis vinil mano .
Não sei em 2050, mas em 2022 o vinil está cada vez mais procurado
Eu Fico admirado com vocês que ainda,gostam de ouvir vinil. Os meus,com várias raridades,já dei pra pessoas que ainda gostam de TV preto e branco com seletor de canais, e que ainda tem o celular da Nokia dos anos 80. Eles estão certos. Não devem se modernizar.Não devem ter TV digital com 60 ou 70 polegadas, Devem continuar ouvindo discos de 78 rotações. Afinal, gosto não se discute.
Qual é o nome desse ultimo disco que vc colocou no video? (O selo vermelhor polydor)
Bacana o conserto, mas parece que ainda ficou com a rotação um pouco lenta.
Eita Diana!!!!
Será que não dava pra remover só o eixo, passar o estanho e usinar a pecinha com uma microrretifica Dremel?
difícil deixar uniforme com a dremmel
@@GuarujaBrazilGTASA-MP Verdade. E mesmo com o ajuste manual de rotação, a Dremel é uma maquininha imprevisível.
Quanto menos mexer, melhor rsrsrs fora que tirar o eixo desse motor é quase uma missão impossível
*OUTRA IDEIA. COLOCAR ENCHIMENTO NO EIXO DO MOTOR. POR EXEMPLO ESPAGUETE TERMO RETRÁTIL. OU ALGUMA COISA SEMELHANTE. NOS 20 ANOS QUE CONSERTEI APARELHOS DE SOM E ALGUMAS TV,S, 1985 A 2005, NUNCA ME DEPAREI COM ESSE TIPO DE DEFEITO. DESGASTAR ESSE EIXO A PONTO DE ALTERAR ROTAÇÃO, DEVE TER RODADO MUITO.*
Eu também acho. Caramba tem que ouvir disco o dia todo
Na época de ouro das lojas de discos, muitas lojas não tinham tanta aparelhagem top e usavam 3 em 1 mesmo. Ou esse aparelho foi de um fanático por discos ou até mesmo pertenceu a alguma loja de discos.
Era só ter trocado a pholia resolvia kkk
Por favor
Eu coloquei uma bucha de plastico ficou bom
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣..... BRASILEIRO É FODA..!!!!!
boa tarde! eu tenho uma pickup garrard do sony Hmk 353 bs. Quero instalar ela a pickup num 3x1 323 Bs. acontece que saem apenas 2 fios do transformador do 3x1cim dois pinos e o plug da pikup tem 4 pinos e vários fios. teria como eu ligar a pikup usando apenas dois fios que saem do 3x1? da uma olhada neste video, por favor.ua-cam.com/video/9LbabDx6x5o/v-deo.htmlsi=rHUlfnhJ92GK6y8k
Si la polea de goma gasto el eje original de bronce, el estaño se va a gastar mucho mas rapido que el bronce. No va a durar mucho. Hay que ver por que la goma gasto un metal, debe estar endurecida. Hay que cambiar la polea vieja.
Estaba pensando lo mismo acerca de que lo estaño es más suave que el bronce.
Tem o funciona ou explode esse é funciona ou estraga kkkk
Essa música originalmente é em fá maior, mas devido ao desgaste do motor, acabou ficando um tom abaixo kkkkkk
Existe uma ferramenta chamada extrator de polia. Com ela, retira-se essa polia de latão sem risco de empenar o eixo do motor e leva-se à um torneiro mecânico para confeccionar outra nova em pouco tempo a baixo custo.
É o correto em vez da gambiarra da solda que é mole e vai se desgastar rápido, principalmente quando o motor aquecer, haverá, com o tempo, transferência de partículas de chumbo/estanho para a face de contato da polia intermediária de borracha endurecendo-a e comprometendo a aderência.👍
Primeiro, o desgaste do eixo aconteceu devido a petrificação da polia original. Esse tipo de desgaste não acontece com uma polia nova, ou reformada, então o estanho não tem porque desgastar, mesmo tendo uma dureza menor... e, aqui entre nós, se o motor esquentar a ponto de derreter a solda, o problema está nele, não na solda rsrsrs
@@UebeVintage
Bom dia!
Discordo.
Não mencionei em momento algum o derretimento da solda devido ao aquecimento normal do motor e sim a liberação de partículas devido à pouca dureza da liga estanho/chumbo. Use regularmente o equipamento durante 6 meses e depois observe o estado da polia intermediária.
Em tempo: fiz manutenção em toca discos durante 15 anos e sempre procurei trabalhar dentro de normas técnicas dos fabricantes.
Certeza que a polia de latão se desgastou devido a sobreesforço em algum momento da "vida" do Garrard, como polia intermediária ou prato com buchas secas devido à ausência de lubrificante ou mesmo graxa ressecada provocando o travamento ou engripamento.
Em tempo 2: apenas como curiosidade. Possuo para meu uso particular um Garrard modelo 401 com braço Ortofon/Shure. Robusto, silencioso e estável além de fácil manutenção. Funcionando perfeitamente após 49 anos de uso regular e com a polia original de latão multi diâmetro como veio da Inglaterra.
Abraço e Deus abençoe.
@@MrFsandt Em tempo 3: estou usando constantemente esse toca discos há quase uma semana e até o momento sem sinal nenhum de desgaste, nem partículas de estanho na polia. Obviamente esse não é o melhor método, mas funciona muito bem, isso não há como negar.
Mas concordo com você, seria perfeito se todos pudessem trabalhar dentro dos padrões de fábrica, porém essa não é a nossa realidade. Hoje não existe mais reposição original e é raríssimo encontrar mão de obra qualificada para fabricar uma peça nova, então técnicas como essa acabam sendo pertinentes. Provavelmente surgirá uma melhor futuramente, mas no momento é o que temos...
Já fiz isso com esmalte de unha.
Tenho um rádio desse sai som só em um canal 😔
COMO DIZIA MEU ANTIGO PATRÃO ,TRABALHE MAIS E FALE MENOS .
Sua tentativa e as opiniões dos demais elogios são sinônimas, noa concordo nem aconselho fazer está recuperação com solda. é só ver a liga do bronze e a solda e a dureza dos dois material quanta deferência de concentração da matéria, e mesmo assim o atrito constante da polia de borracha consegue desgastar a bucha de bronze, Mas algumas opiniões chegaram perto, foram os que falaram do torneiro mesmo assim preencher de solda mesmo que seja solda amarela depois que mecanizar não faça legal. E como resolver o problema? fazendo outra bucha. com as mesmas dimensões fica Chow de bola.e como retirar a bucha do eixo sem danifica? Bem! cada profissional tem suas arte manhãs, eu retiro e coloco sem usar qualquer ferramenta mecânica e recoloco usando apenas um alicate pince se fazer qualquer força.lMeu problema maior é encontrar um bom torneiro habilidoso que ame a sua profissão e não apenas o dinheiro, e que tenha tempo e um torno pequeno tipo de um metro este dá pra fazer e fica perfeito.
Parabéns pelos vídeos diversos que tenho assistido porém este ficou muito a desejar não concordo e não presta colocar cobertura desta polia com borracha tipo correia larga cobrindo a polia para melhorar o atrito entre o prato e a bucha. nada ver manda injetar a polia com borracha fabricada aproveitando a ferragem da polia velha e boa sorte.jose leão
Você pode não ter gostado, mas tanto a técnica da solda quanto da polia funcionam perfeitamente... o eixo do motor não se desgasta naturalmente, nesse caso a polia petrificou causando o desgaste do eixo. Com uma polia boa (ou reformada com a correia), não há porque o estanho desgastar, mesmo tendo uma dureza menor. Agora quanto à correia, não vejo motivo para desmerecer esse reparo. Com o tempo, a polia perde alguns micrômetros de diâmetro, afetando a tração e a rotação. Colocar uma correia, além de restaurar o diâmetro original (ou bem próximo), melhora a aderência e evita o desgaste do eixo...
Ou seja...era só a polia mesmo XD
Pqp!!!! Mais um que "conhece do assunto" deixando de fazer manutenção nos vintages. Estamos ficando sem chão!
Pois é Edie, o Renato RM Vintage também não vai mais pegar pra manutenção. Precisava dar um talento na mecânica de um CD-5500 e agora já era, vai ficar como está.
@@Fabiano_Americo fala Fabiano! Tudo bem? Sabe que estou com o meu 9090 na Edtecnica mas vou buscar na segunda feira. Ele parou também por problemas de saúde. Tá osso. Estou procurando no FB onde mandar. Abs
fui tentar aqui e coloquei fogo na minha casa, esta feliz agora?
Eu avisei
Aos 3:12 minutos o Vinicius deixou bem claro que é por conta e risco de quem quiser tentar...
@@augustoferreira3225 tarde demais amigo, ja entrei com um processo contra ele.
*ABOMINO MÚSICA BREGA. CONSIDERO ROMANTISMO BARATO RIDÍCULO. NÃO SOU NADA ROMÂNTICO. ESSE NEGÓCIO DE AMANTE A MODA ANTIGA QUE AINDA MANDA FLORES, ISSO É COISA DE HIPÓCRITA FINGIDO DISSIMULADO E LOBO EM PELE DE CORDEIRO.*
Você abomina tudo rsrsrs