Faço o secundário independente só interligar com split boat, as fases de entrada do qdc 1° e levar para o 2° com dijuntor geral, Dr e dijuntores dos circuitos...
Mais um excelente vídeo! Fiz um quadro secundário parecido, porém coloquei 1 IDR no quadro principal e 1 IDR no secundário também. E o geral do quadro secundário, deixei no quadro principal, derivando ele com barramento pente do geral do quadro principal. E no meu caso o aterramento é TT, e tão usei 3 DPS apenas no quadro principal.
Show, de forma simples, clara e objetiva. Eu faço o curso. É muito bom, para mim, que tem por objetivo somente mexer nas instalações em casa (trocar) esta totalmente satisfatório o curso. da até pra pensar em ganhar uns din din. rsrsrsrsrsrrs
Boa noite amigo, ja fiz seu curso muito obrigado. Queria te pedir um favor, faz um vídeo nos ensinando a instalar o padrão de entrada para que a concessionária venha e faça a ligação da energia. Falou isto no curso 😅 Mostra todos os acessórios, eletrodutos e medidas, te agradeço muito.
Não tem necessidade pois o neutro já está conectado ao Terra. Pense bem, por que eu aterraria um surto de sobretensão com um DPS em um cabo q já está aterrado?
Alguns fazem a resalva de que no caso da instalação inteira passa pelo DR , numa corrente de fuga o DR atua e desliga o CCT de iluminação, por exemplo, se for a noite, e como o DR, as vezes não é apenas só rearmar, porque ele fica desarmando e o morador nem sempre sabe o que fazer . Com o DR na instalação inteira, a instalação tem que ser muito bem feita, para evitar corrente de fuga atuando o DR.
No meu caso fiz o qdc do segundo andar como o principal, comanda o terraço (terceiro andar), o primeiro andar e o segundo. Em cada andar tem seus respectivos qdcs individuais.
Na minha casa é assim. Sobrado de 2 pisos. Na parte de cima fica o quadro grande, onde ficam os quartos, sala e cozinha, e na parte se baixo ficam a garagem e varanda, temos outros quadro pequeno.
Bom dia ! Eu faço a derivação antes do disjuntor geral do QDC principal, dessa forma os 2 QDCs ficam independentes. No segundo QDC eu coloco disjuntor geral + DPS + DR também.
O problema um eletricista sem experiencia pode pensar que desligando o geral do QDC principal ele está desligando tudo e ai pode induzir a acidentes, embora antes tem que testar para começar a trabalhar, e se fizer tudo de acordo com a NR10 não tem acidentes.
Excelente os seu vídeos!!! Aprendi muito!!! Tenho um caso complexo, se puder fazer um vídeo sobre agradeço muito!!! São várias dúvidas no mesmo caso Caso: Um sobrado com energia foltovoaico Relógio da concecionaria preparado para energia foltovoaico, vai ser usado 3 astes como aterramento, e preparação para portão automático e futuramente tomada para carro elétrico, minha dúvida seria: "Posso colocar o idr e o dps no primeiro dijutor, para depois fazer a derivação nos qdcs internos? No primeiro qdc seria para luzes internas e externas do térreo, tomadas comuns, tomadas específicas da cozinha, 220 para torneira elétrica, forno elétrico, coifa e fogão por indução, chuveiro e 1 ar condicionado. No segundo Qdc do primeiro andar iluminação interna e externa, tomadas comuns, dois chuveiros 220, tomada específica, e 1 ar condicionado. No terceiro Qdc do segundo andar (área da lavanderia, quartinho de ferramentas e churrasqueira) iluminação e tomadas comuns, tomada específica 110 e 220 para um quartinho de ferramentas, máquina de lavar e secar roupa. Nesse andar seria instalado as placas solares
Seria melhor você fazer o Aterramento utilizando as fundações da edificação que é o preferencial da NBR-5410, hastes é em último caso e quando for impraticável qualquer um dos métodos recomendado pela norma. Impraticável não é o cliente não querer gastar dinheiro ou quebrar um piso para fazer o correto. 2 quadros em um sobrado está corretíssimo, porem é mais aconselhável um IDR para cada andar. Do jeito que você fez economizando um um IDR não é muito funcional caso aconteça qualquer falha no andar de baixa o andar de cima irá ficar sem energia também. O cliente vai ficar muito bravo caso isso aconteça e o cliente irá ficar desconfiado do profissional. Do jeito que você fez a alimentação do andar de cima não precisaria de disjuntor, se for colocar teria que ser igual o do de baixo que normalmente tem cargas maiores devidos os chuveiros que na maioria das vezes são dois chuveiros ou mais. Digo isso porque fiz a instalação de um sobrado onde foi calculado a demanda onde no QM deu disjuntor de 100A, no quadro principal deu um disjuntor de 63A e o no andar de cima deu um disjuntor de 80A. Tirando essas observações a sua explicação está correto. Quanto ao terra aconselho você sempre ensinar utilizando as fundações , se o profissional quizer utilizar hastes que faça por conta própria, com isso o seu curso ganha mais credibilidade. Eu também quando era mais ignorante em relação a norma, achava que hastes era correto por não conhecer a norma. Fica a dica.
Usar as fundações não significa usar necessariamente as armaduras de aço das fundações, seriam cordoalhas de cobre ao londo da fundação. Até é possível usar as armaduras de aço, mas seria necessário ter acesso a um vergalhão exposto da construção que esteja conectado ao restante da fundação, mas para saber se realmente está conectado precisaria testar a continuidade e o multímetro não seria o equipamento adequado para isso, o correto seria o uso de um micro-ohmímetro, além disso, para conectar o aço do vergalhao ao cobre do condutor de proteção seria necessário um conector bimetálico para evitar oxiredução (corrosão galvânica). Por todos esses motivos eu uso hastes ao invés das fundações
@damiaopassos : Suponho que a instrução sobre o aterramento partiu do fato de que o sobrado já é existente(pergunta do inicio do vídeo ) logo não daria para usar a fundação para o aterramento(supondo que não exista). De fato, hastes em construção nova nem é mencionado como alternativa na norma 5410, apenas como complemento , se necessário. Caso este sobrado não tenha aterramento a haste seria a opção. Quanto ao IDR entendo também que o ideal seria ter um independente em cima, protegendo somente os circuitos necessários(chuveiro...). E mesmo no debaixo proteger apenas os circuitos obrigatorios. Lembrando que caso haja um aterramento e este seja TT, o IDR tem que proteger todos os circuitos. Uma recomendação que tenho visto no YT é de colocar no quadro de baixo, um disjuntor especifico para o quadro secundario com capacidade para atender a carga de cima, e deste sairia a alimentação para o quadro de cima, o qual também teria seu próprio disjuntor geral(redundância para monobra). Isto para quem se disponha a gastar uns trocados a mais. Quando ao DPS realmente não é necessário.
@@dpeletrica Quanto aos testes de continuidade você está certíssimo. Não é obrigatório utilizar cabo de cobre para conectar na fundações o aterramento, você pode utilizar rebar de aço galvanizado para essa função. Não necessariamente é obrigatório utilizar cordoalhas de cobre. As ferragens já está lá e de graça. ua-cam.com/video/LpoevVZGzGg/v-deo.htmlsi=6QJIW_5mCrvCRC7N
IDR GERAL, E AINDA PARA DOIS PAVIMENTOS.. EU PREFIRO POR CIRCUITOS, E PRINCIPALMENTE OS QUE SÃO OBRIGATÓRIOS.. IMAGINO A DIFICULDADE EM LOCALIZAR UMA FUGA DE CORRENTE.
professor tudo bem,,você não acha quis o IDR como geral pode se tornar um grande inconveniente, pois a qualquer fuga nos circuitos a casa inteira ficara no apagão
Olá professor eu tenho dúvidas de como instalar um quadro.pois eu tenho um sistema solar conectado na rede elétrica se vc poder mim responder eu agradeço.
@dpeletrica que bitola de cabo eu faria a ligação entre os dois quadros? Ligando o quadro principal com o geral do 2° quadro e o neutro só fazer ligação com um split Bolt ou barramento neutro lá no 2° quadro ?
No meu caso tenho que fazer um novo quadro e não vai dar para interligar com o principal. Posso derivar depois do disjuntor principal fo padrão? 1 para o principal e outro para o segundo quadro?
Tenho que montar um QDC trifásico num sobrado, o cliente não quer IDR e nem DPS, porém quer que seja feito o aterramento da instalação! Pretendo fazer a derivação na parte debaixo do disjuntor trifásico no QDC principal para os quartos, banheiro e varanda.
Peço a gentileza em esclarecer. Foi assim dito: " OBSERVAÇÃO, use eletrodulto de 1" (uma polegada) entre os 2 (dois) quadros." Favor confirmar se realmente é de uma polegada. No aguardo/Obrigado
Pensei que teria que derivar as faces a partir do Disjuntor geral do QDC1 para QDC2 lá em cima faria o mesmo processo do QDC1 disjuntor Geral, DPS, DR, e disjuntores dessa forma está errado?
irei fazer um serviço de instalação elétrica, aonde no projeto, sai do quadro de medição a rede trifásico( 380v de F / F e 220 de F/N), ai no projeto pede 3 Quadros de disjuntores; UM para o primeiro Andar, OUTRO para o terrio, e OUTRO para a( cozinha lavanderia, wc e um quarto), a minha pergunta é se um DR dar para subdividir para algum pontos desses 3 quadros de disjuntores? Ai iri fazer uma distribuição para pequenos pontos Ex.: o DR irá alimentar( 1 chuveiro do primeiro andar, 2 chuveiros do Térreo, 2 tomadas tug da cozinha, e 1 tomada tug da lavanderia.
Se colocar o geral secundário ao lado só geral primário, dentro da caixa do medidor, derivando as fases pro bipolar, não dá esse problema. E é recomendado colocar outro geral no andar de cima para o secundário.
Professor, vc tem vídeo explicando como se instala dps classe 1, antes do QDC? Preciso ter uma barra do terra perto do dps classe 1? Pois aqui em casa, tenho dois disjuntores geral, um fica logo depois do padrão de entrada "fica uns 7 metros do padrão de entrada" outro no QDC.
Quando o cliente quer pagar eu coloco dois idr ,um no quadro em baixo e outro no quadro de cima e quanto aos cabos se forem com bitola superior a 10mm eu derivo no quadro de baixo usando conector apropriado.
nesse sistema posso fazer sem medo certo , porque estou a preste fazer uma visita em um local onde vai ter 4 andares pra aluguel claro que aumenta a demanda ae mais o conceito eh o msm certo um desafio vai seer pra mim
Se cada andar é um residência diferente a instalação deve ser mais parecida com a de apartamentos. IDR, DPS e disjuntores em cada residência (andar, neste caso).
Ola sou novo no canal só queria dizer que na minha casa tem um ar condicionado de fase e neutro , mas a extensão do fio teve que se aumentar para chegar a tomada foi usada uma extensão de 3 fases e um proteção o electricista emendou duas fases no fase do cabo original do ar condicionado e uma fase com proteção do junto com o neutro do cabo do AC . Funciona mas assim é correto de fazer uma extensão de cabos
Se a emenda foi boa, ok.... Só medindo a corrente, pra saber se a emenda ficou boa! Eu, costumo abrir a máquina e levar um cabo direto para o aparelho. E a depender da intensidade de corrente dele, se for acima do que a tomada suporta, faço ligaçao direta nos cabos do circuito que vem do quadro. Condicionador de ar é bicho problema, precisa ser bem instalado. Se você tá percebendo algo estranho, peça ao teu eletricista para ele medir a corrente no sistema e confirmar com a placa do aparelho, ele saberá te dizer.
Olá amigo boa noite, irei montar um qdc simples mais com tds os dispositivos de proteção (DPS,IDR) mais onde vou executar esse serviço é em uma area de chácara e lá n tem padrão elétrico tdas as residências são ligadas direto na rede, pois entao so tem neutro e fase, vc poderia me ajudar como posso estar fazendo o aterramento de forma correta, que no caso é um aterramento totalmente separado. Se poder me ajudar agradeço mt
Lembrando que não sou um profissional formado apenas conheço algumas coisas sobre a elétrica e estudo bastante assistindo videos pois ainda n tive as condições para estar fazendo um curso. Se puder me ajudar agradeço dms!!🙏🏾
Ótimo vídeo, só não concordo e nunca faço é deixar todos os circuitos ligados no IDR. Prefiro sempre selecionar os circuitos das áreas molhadas para deixar somente eles subordinados ao IDR. Evita desligamentos desnecessários oriundos de outros circuitos, já que os que oferecem mais riscos são os das áreas molhadas e fica mais fácil identificar o problema, do que quando toda a instalação é desligada. Imagina isso acontecendo em uma residência maior e com mais circuitos????.
Mas se eu ligar os cabos na saida do dijuntor geral, no ato de fazer manutenção na casa de baixo iria desligar tbm a casa de cima. Não teria como ligar de forma idependente?
A norma não diz dessa possibilidade! Ela específica que a alimentaçao em paralelo, ou seja, derivaçao, não deve estar superior a 3 metros de distância do ponto de alimentaçao principal, nesse caso, vindo da concessionária. E mais, deve conter o mesmo comprimento, mesmo que seja de um QDC. Ainda tá confuso, né? Sabe por quê? Se der curto, quem vai proteger o circuito derivado? Se der sobrecarga de longa duraçao, nesse trecho derivado? Vai pegar fogo, se és que consegue agora entender; digamos que o doido resolve derivar da entrada do disjuntor no QDC 01 para o QDC 02, como você imaginou e? Que o sujeito não tendo experiência, acaba não apertando bem os bornes, já que são dois cabos grossos num mesmo borne- por fase, dificultando o aperto? Outro detalhe; o problema da ICC, não sendo compatível, no disjuntor geral, vai ser fogo na certa; já que a distância entre o disjuntor do medidor e o último QDC da instalaçao é longa, onde a impedância do sistema aumenta e esse disjuntor do medidor pode não desarmar. E ainda sobre o disjuntor do medidor, agora o que mais tem é material de má qualidade. Tudo isso e muito mais, foi pensado na norma.
Gostaria de tirar uma dúvida no caso eu posso por dr e dps caixa principal e depois passar para outros pavimentação tem distância de cabo ou não tem nada ver. Quero fazer na caixa de entrar levar cabo 25m distribuir outro comodo tem está distância
Mas se o cliente não se preocupar com o custo e quiser ou DR na parte de cima posso fazer normal correto,.porém o neutro alimentar o 2 andar vai antes do Dr de baixo?
Olá Douglas, tudo bem? Sou seu aluno do curso de instalações elétricas. Preciso instalar 2 quadros de distribuição secundários, um para a garagem/ área gourmet e outro para um segundo pavimento com 1 banheiro(com chuveiro) e 1 suíte (com ar condicionado). O cabo de entrada padrão é 16mm no QDC principal. Eu posso derivar para os outros QDCs um cabo de seção de 10mm, tendo em vista que a carga vai ser bem menor nesses outros locais da casa?
@@rafaelloeblein2561 pode sim, mas não se esqueça do disjuntor geral, como os cabos são de seções menores, então o dj geral passa a ser obrigatório e não opcional como mencionado no vídeo
@@dpeletrica Outra dúvida: Já tenho um aterramento na minha atual instalação, porém meu eletricista solicitou a compra de mais 1 barra de aterramento de 1,2m para colocar a mais, devido a estas novas instalações. É necessário essa barra a mais? Caso positivo, eu posso ligar esse novo aterramento direto nos QDCs novos e usar somente o neutro que vem QDC principal e passa pelo IDR ? Ou o ideal seria interligar os aterramentos e usar somente 1 aterramento?
O problema do DR na entrada é que se abrir por diferencial em um circuito,desliga toda a casa. Lembrando também que o de entrada não pode ser de 30 mA.
Se vc tá falando aí da ligaçao do camarada, você está redondamente enganado, pois o segundo andar não tá recebendo alimentação da saída do IDR. Preste atençao e reveja o vídeo!
Esse curso de eletricista é para residencial e predial qual é a garga horário do curso? E tem certificado valido em todos o território nacional brasileiro?
O curso voltado para instalações residenciais. Sim tem certificado, mas se a sua intenção é comprar preocupado com certificado, então é melhor q não compre! Preferimos alunos interessados em aprender elétrica.
Construi uma área de lazer no fundo de casa e coloquei um quadro secundário, mas como minha casa é um pouco antiga meu quadro primário da casa e que fica perto da entrada da rede não tem DPS e nem IDR, minha dúvida: Posso colocar o DPS e o IDR no quadro secundário ???
Boa noite se eu alimentar o qdc secundario a partir do cabo de entrado ex: vem alimentacao do padrao passa em uma cx de passagem faço a derivacao dessa cx paros os dois qdc primario e secundario colocando dps e dr nos dois qdc seria um gasto mt desnecessario nao sinto muita segurança em alimentar qdc secundario atraves de conector gererico na paralelo com disjuntor muito obrigado
Na instalação bifásico, todos os circuitos pode ser 220V ( tomadas/luz/cozinha) porque a maioria dos equipamentos/eletrodomésticos aqui minha cidade é 220V. Manda maioria dos seus vídeos tem 220v / 110V.
Depende! Se for lâmpada simples, normalmente vejo eletricistas deixando fora do IDR. Agora, qdo a residência possui luminárias com carcaça metálica, aí o IDR é obrigatório. Mas, vai muito do modelo do quadro, tipo de instalaçao, onde na maioria das vezes o eletricista já encontrou no local o quadro ou quadros já chumbados... aí é se virar nos 30. Se vc é eletricista, vc pode separar a iluminação, seja com IDR ou sem ele. Depende desses fatores anteriores mencionados.
Se vc tá falando aí da ligaçao do camarada, você está redondamente enganado, pois o segundo andar não tá recebendo alimentação da saída do IDR. Preste atençao e reveja o vídeo!
Duvida nada a ver com o vídeo, mais como eu faço uma ligação de dps em um qdc que tenho ambas as voltagens? Por ex minha geladeira e 127V, mais meu forno elétrico e 220V? Sendo que meu quadro e somente bifásico! Ligo o DPS no neutro?
Tenho no padrão 3 dps e o neutro conectado no terra indo p haste do padrão... se eu instalar no quadro principal com novo aterramento separado, ligo neutro no barramento do Terra novamente p equipotencializar?
"Haste do padrão" que você diz é a haste que faz o aterramento funcional do medidor? De qualquer maneira a resposta é sim, esse é o esquema de aterramento TN-S, antes era TN-C-S, já que neutro e terra estavam combinados (condutor PEN).
Como eu faço pra ligar dos QDC de 2 casas no mesmo padrão 220 , no caso e minha casa e do meu pai , aqui onde eu moro é muito complicado pedir um novo padrão pois é área de preservação ambiental
Fala amigão, e a mesma coisa que estou fazendo, tenho 2 relógios separados e vou fazer um 220 sem pedir aumento de carga (sem trocar o medidor 127 v para um medidor 220v)
Diz as normas das concessionarias que não pode. Mas, qdo não tem jeito, seja por falta de técnico ou engenheiro, pra fazer o projeto e pedir um novo medidor ou por outros motivos, no teu caso, você pode optar por fazer como aí o modelo para dois quadros. Como? Você terá de saber pelo menos quanto de corrente tem cada casa e se o teu padrão suporta as duas. Segundo, ponto, se não suporta, você terá aquele velho problema do "primeiro um toma banho na casa 1 e depois o outro na casa 2". Se pra você tudo bem, então aqui vai: Leve os cabos do disjuntor do padrão, com a máxima bitola que ha no padrão. Se for acima de 30 metros, ha de se calcular a queda de tensão, para corrigir a bitola do cabo. E esse cabo ou esses cabos, sendo 220V, vai até um disjuntor geral. E aí você escolhe aonde vai estar esse disjuntor. Saindo desse disjuntor, você vai alimentar as duas casas. Digamos que o cabo seja 10 mm² e disjuntor de 50A? Então, você vai juntar dois cabos por fase, se for 220V, pra cada borne do disjuntor bipolar e levará para as casas... igualzinho essa divisão dos dois quadros, o modo de fazer... O resto é cópia desse vídeo, se você vai colocar IDR em cada quadro, é com você. Se você vai colocar DPS, aí vai depender do tipo de sistema que está aí, se é TT, TNS, TNCS....
Meu curso de Instalações elétricas residenciais: www.udemy.com/course/instalacoes-eletricas-residenciais-i/?referralCode=48FB77B5FF36C1593A1D
Boa tarde Douglas!
Fiz o seu curso lá na Udemy, muito top!
Porém tbm tive essa dúvida, e não tinha essa aula lá no curso.
Um grande Abraço!
@@aluanjs7 pretendo postar lá, mas com alguns complementos
Esse cursos serve como carga horária na faculdade?
Ola @@dpeletrica foi postado no curso ???
finalmente video novo. eu tinha zerado todos os videos do canal e tava desesperado aqui pra aprender mais
Foi mau pela demora, estava com algumas demandas pessoais aqui
@@dpeletrica Quando o conteúdo é de qualidade, apenas ficamos ansiosos kkkk.
Ótimo vídeo 🎉
Admiro seu trabalho! Explicações de forma direta, muito acessíveis e tecnicamente bem embasadas. Parabéns 👏👏👏
Faço o secundário independente só interligar com split boat, as fases de entrada do qdc 1° e levar para o 2° com dijuntor geral, Dr e dijuntores dos circuitos...
Senssacional sua ideia. Tem prefiro assim. Esse professor deu bola fora
Suas explicações são as melhores que existem. Parabéns.
Mais um excelente vídeo! Fiz um quadro secundário parecido, porém coloquei 1 IDR no quadro principal e 1 IDR no secundário também. E o geral do quadro secundário, deixei no quadro principal, derivando ele com barramento pente do geral do quadro principal. E no meu caso o aterramento é TT, e tão usei 3 DPS apenas no quadro principal.
Video muito TOP, eu só não uso o IDR para todos os circuitos, parabéns pelo video.
Cara um vídeo legal seria sobre energia solar, como deve ser feito no QDC
Parabéns professor isso que é uma aula de primeira qualidade 👏 👏👏
Foi a melhor explicação sobre quadro secundário que eu queria, parabéns.
Didático e simples sem complicações.👏👏
Ótimo vídeo! Conseguiu reformar um quadro bifásico meu que era com disjuntores Nema vendo seus vídeos, muito didático, excelente
Ótimo vídeo! Concluí seu curso, entrega muito conhecimento e todo o conteúdo e a didática é excelente.
Show gostaria de um video explicativo de um QDC monofásico entre FASE E NEUTRO ,tendo aterramento ou não para proteção dos equipamentos .....
Excelente conteúdo 😊
Excelente explicação.
Obrigado pela dedicação.
Show, de forma simples, clara e objetiva. Eu faço o curso. É muito bom, para mim, que tem por objetivo somente mexer nas instalações em casa (trocar) esta totalmente satisfatório o curso. da até pra pensar em ganhar uns din din. rsrsrsrsrsrrs
Parabéns pela explicação, gosto muito dos seus vídeos.
Bom dia professor, até quantos quadros secundários a norma permite na mesma instalação?????? Botei meu joinha.
parabéns muito boa a didática
Muito boa a sua explicação,nota 10
Sensacional, obrigado por disponibilizar!
Muito bom o curso!!quero fazer mais.tudo de bom...😊👍👍👍👏👏
Boa noite amigo, ja fiz seu curso muito obrigado. Queria te pedir um favor, faz um vídeo nos ensinando a instalar o padrão de entrada para que a concessionária venha e faça a ligação da energia. Falou isto no curso 😅
Mostra todos os acessórios, eletrodutos e medidas, te agradeço muito.
Vídeo Top, muito bem explicado!! Parabéns Professor 👍
Muito boa explicação. Pra mim só faltou colocar o dps do neutro no quadro debaixo
Não tem necessidade pois o neutro já está conectado ao Terra. Pense bem, por que eu aterraria um surto de sobretensão com um DPS em um cabo q já está aterrado?
Alguns fazem a resalva de que no caso da instalação inteira passa pelo DR , numa corrente de fuga o DR atua e desliga o CCT de iluminação, por exemplo, se for a noite, e como o DR, as vezes não é apenas só rearmar, porque ele fica desarmando e o morador nem sempre sabe o que fazer . Com o DR na instalação inteira, a instalação tem que ser muito bem feita, para evitar corrente de fuga atuando o DR.
Sem contar que com o tempo os fechamentos tendem a afrouxar e causar mal contato e consequentemente fulga de corrente, aí já viu o sufoco.
Sim, o IDR como geral é opcional
ótima explicação obrigado
No meu caso fiz o qdc do segundo andar como o principal, comanda o terraço (terceiro andar), o primeiro andar e o segundo. Em cada andar tem seus respectivos qdcs individuais.
Na minha opinião, melhor quadros independentes
Explicação clara
Na minha casa é assim. Sobrado de 2 pisos. Na parte de cima fica o quadro grande, onde ficam os quartos, sala e cozinha, e na parte se baixo ficam a garagem e varanda, temos outros quadro pequeno.
Bom dia !
Eu faço a derivação antes do disjuntor geral do QDC principal, dessa forma os 2 QDCs ficam independentes. No segundo QDC eu coloco disjuntor geral + DPS + DR também.
O problema um eletricista sem experiencia pode pensar que desligando o geral do QDC principal ele está desligando tudo e ai pode induzir a acidentes, embora antes tem que testar para começar a trabalhar, e se fizer tudo de acordo com a NR10 não tem acidentes.
Nesse caso vai encarecer mais a obra 🏗️ pela existência de mais uma malha de proteção. O bom é a independência ☺️
Faz um vídeo falando sobre os padrões de entrada nos postes residenciais padrão RGE CPFL Rio Grande do Sul
Excelente os seu vídeos!!! Aprendi muito!!! Tenho um caso complexo, se puder fazer um vídeo sobre agradeço muito!!! São várias dúvidas no mesmo caso
Caso: Um sobrado com energia foltovoaico
Relógio da concecionaria preparado para energia foltovoaico, vai ser usado 3 astes como aterramento, e preparação para portão automático e futuramente tomada para carro elétrico, minha dúvida seria: "Posso colocar o idr e o dps no primeiro dijutor, para depois fazer a derivação nos qdcs internos?
No primeiro qdc seria para luzes internas e externas do térreo, tomadas comuns, tomadas específicas da cozinha, 220 para torneira elétrica, forno elétrico, coifa e fogão por indução, chuveiro e 1 ar condicionado.
No segundo Qdc do primeiro andar iluminação interna e externa, tomadas comuns, dois chuveiros 220, tomada específica, e 1 ar condicionado.
No terceiro Qdc do segundo andar (área da lavanderia, quartinho de ferramentas e churrasqueira) iluminação e tomadas comuns, tomada específica 110 e 220 para um quartinho de ferramentas, máquina de lavar e secar roupa. Nesse andar seria instalado as placas solares
Excelente vídeo
Amigo faz um vídeo ensinando como ligar 10 refletor com uma fotocélula
Bom dia mestre , aqui no meu pais angiola o fornecimento da empresa fornecedora e de 220va com calcular dijuntor ?
Seria melhor você fazer o Aterramento utilizando as fundações da edificação que é o preferencial da NBR-5410, hastes é em último caso e quando for impraticável qualquer um dos métodos recomendado pela norma. Impraticável não é o cliente não querer gastar dinheiro ou quebrar um piso para fazer o correto. 2 quadros em um sobrado está corretíssimo, porem é mais aconselhável um IDR para cada andar. Do jeito que você fez economizando um um IDR não é muito funcional caso aconteça qualquer falha no andar de baixa o andar de cima irá ficar sem energia também. O cliente vai ficar muito bravo caso isso aconteça e o cliente irá ficar desconfiado do profissional. Do jeito que você fez a alimentação do andar de cima não precisaria de disjuntor, se for colocar teria que ser igual o do de baixo que normalmente tem cargas maiores devidos os chuveiros que na maioria das vezes são dois chuveiros ou mais. Digo isso porque fiz a instalação de um sobrado onde foi calculado a demanda onde no QM deu disjuntor de 100A, no quadro principal deu um disjuntor de 63A e o no andar de cima deu um disjuntor de 80A. Tirando essas observações a sua explicação está correto. Quanto ao terra aconselho você sempre ensinar utilizando as fundações , se o profissional quizer utilizar hastes que faça por conta própria, com isso o seu curso ganha mais credibilidade. Eu também quando era mais ignorante em relação a norma, achava que hastes era correto por não conhecer a norma. Fica a dica.
Usar as fundações não significa usar necessariamente as armaduras de aço das fundações, seriam cordoalhas de cobre ao londo da fundação. Até é possível usar as armaduras de aço, mas seria necessário ter acesso a um vergalhão exposto da construção que esteja conectado ao restante da fundação, mas para saber se realmente está conectado precisaria testar a continuidade e o multímetro não seria o equipamento adequado para isso, o correto seria o uso de um micro-ohmímetro, além disso, para conectar o aço do vergalhao ao cobre do condutor de proteção seria necessário um conector bimetálico para evitar oxiredução (corrosão galvânica). Por todos esses motivos eu uso hastes ao invés das fundações
@damiaopassos : Suponho que a instrução sobre o aterramento partiu do fato de que o sobrado já é existente(pergunta do inicio do vídeo ) logo não daria para usar a fundação para o aterramento(supondo que não exista). De fato, hastes em construção nova nem é mencionado como alternativa na norma 5410, apenas como complemento , se necessário. Caso este sobrado não tenha aterramento a haste seria a opção. Quanto ao IDR entendo também que o ideal seria ter um independente em cima, protegendo somente os circuitos necessários(chuveiro...). E mesmo no debaixo proteger apenas os circuitos obrigatorios. Lembrando que caso haja um aterramento e este seja TT, o IDR tem que proteger todos os circuitos. Uma recomendação que tenho visto no YT é de colocar no quadro de baixo, um disjuntor especifico para o quadro secundario com capacidade para atender a carga de cima, e deste sairia a alimentação para o quadro de cima, o qual também teria seu próprio disjuntor geral(redundância para monobra). Isto para quem se disponha a gastar uns trocados a mais. Quando ao DPS realmente não é necessário.
@@dpeletrica Quanto aos testes de continuidade você está certíssimo. Não é obrigatório utilizar cabo de cobre para conectar na fundações o aterramento, você pode utilizar rebar de aço galvanizado para essa função. Não necessariamente é obrigatório utilizar cordoalhas de cobre. As ferragens já está lá e de graça. ua-cam.com/video/LpoevVZGzGg/v-deo.htmlsi=6QJIW_5mCrvCRC7N
@@DVader2020 ua-cam.com/video/CpDIvvlHcO4/v-deo.htmlsi=nTa72sr7ObFwSNQ2
@@dpeletrica ua-cam.com/video/CpDIvvlHcO4/v-deo.htmlsi=nTa72sr7ObFwSNQ2
IDR GERAL, E AINDA PARA DOIS PAVIMENTOS..
EU PREFIRO POR CIRCUITOS, E PRINCIPALMENTE OS QUE SÃO OBRIGATÓRIOS..
IMAGINO A DIFICULDADE EM LOCALIZAR UMA FUGA DE CORRENTE.
professor
tudo bem,,você não acha quis o IDR como geral pode se tornar um grande inconveniente, pois a qualquer fuga nos circuitos a casa inteira ficara no apagão
Em instalações mal executadas seria inconveniente sim, mas o uso como geral é opcional
SHOW DE VIDEO
Muito bom.
Muito bom 👏🏽
Olá professor eu tenho dúvidas de como instalar um quadro.pois eu tenho um sistema solar conectado na rede elétrica se vc poder mim responder eu agradeço.
Maravilha
Muito bom
Show de bola! Muito obrigado, muito bem explicado. ;-)👍
Ótimo vídeo como sempre. No caso do monofasico 220, como ficaria essa instalação?
Da mesma forma que explicado no video. porém voce so vai utilizar 1 DPS e 1 DR bipolar. Todos os disjuntores serão monopolares
Top das galáxias
@dpeletrica que bitola de cabo eu faria a ligação entre os dois quadros? Ligando o quadro principal com o geral do 2° quadro e o neutro só fazer ligação com um split Bolt ou barramento neutro lá no 2° quadro ?
No meu caso tenho que fazer um novo quadro e não vai dar para interligar com o principal. Posso derivar depois do disjuntor principal fo padrão? 1 para o principal e outro para o segundo quadro?
Otima explicação e com e com calma,conseguimos usar esse aplicativo que usa para treinar-mos,ja que vou começar na profissão agora?
Tenho que montar um QDC trifásico num sobrado, o cliente não quer IDR e nem DPS, porém quer que seja feito o aterramento da instalação! Pretendo fazer a derivação na parte debaixo do disjuntor trifásico no QDC principal para os quartos, banheiro e varanda.
Peço a gentileza em esclarecer.
Foi assim dito: " OBSERVAÇÃO, use eletrodulto de 1" (uma polegada) entre os 2 (dois) quadros." Favor confirmar se realmente é de uma polegada. No aguardo/Obrigado
@@MrSkypy7 sim, mas se não for possível, que seja, no mínimo, 3/4”
MEGA LIKE
Faltou dizer as bitolas dos cabos que ligam os quadros, poderia ser 6mm ou 10mm ? @dpeletrica
Pensei que teria que derivar as faces a partir do Disjuntor geral do QDC1 para QDC2 lá em cima faria o mesmo processo do QDC1 disjuntor Geral, DPS, DR, e disjuntores dessa forma está errado?
Não está errado, mas é desnecessário
@@dpeletrica entendi, grato pela informação e vídeo
irei fazer um serviço de instalação elétrica, aonde no projeto, sai do quadro de medição a rede trifásico( 380v de F / F e 220 de F/N), ai no projeto pede 3 Quadros de disjuntores; UM para o primeiro Andar, OUTRO para o terrio, e OUTRO para a( cozinha lavanderia, wc e um quarto), a minha pergunta é se um DR dar para subdividir para algum pontos desses 3 quadros de disjuntores? Ai iri fazer uma distribuição para pequenos pontos Ex.: o DR irá alimentar( 1 chuveiro do primeiro andar, 2 chuveiros do Térreo, 2 tomadas tug da cozinha, e 1 tomada tug da lavanderia.
Dijuntor geral no segundo andar tudo certo mas no primeiro andar se desligar o geral por qualquer motivo corta a casa toda
Se colocar o geral secundário ao lado só geral primário, dentro da caixa do medidor, derivando as fases pro bipolar, não dá esse problema. E é recomendado colocar outro geral no andar de cima para o secundário.
Professor, vc tem vídeo explicando como se instala dps classe 1, antes do QDC?
Preciso ter uma barra do terra perto do dps classe 1?
Pois aqui em casa, tenho dois disjuntores geral, um fica logo depois do padrão de entrada "fica uns 7 metros do padrão de entrada" outro no QDC.
Quando o cliente quer pagar eu coloco dois idr ,um no quadro em baixo e outro no quadro de cima e quanto aos cabos se forem com bitola superior a 10mm eu derivo no quadro de baixo usando conector apropriado.
nesse sistema posso fazer sem medo certo , porque estou a preste fazer uma visita em um local onde vai ter 4 andares pra aluguel claro que aumenta a demanda ae mais o conceito eh o msm certo um desafio vai seer pra mim
Se cada andar é um residência diferente a instalação deve ser mais parecida com a de apartamentos. IDR, DPS e disjuntores em cada residência (andar, neste caso).
@@bruno.jaraujo eh nesse caso melhor fazer cada andar quadro separados com idr,dps tudo na norma como vai ser mais circuitos certo
Otimo video
Ola sou novo no canal só queria dizer que na minha casa tem um ar condicionado de fase e neutro , mas a extensão do fio teve que se aumentar para chegar a tomada foi usada uma extensão de 3 fases e um proteção o electricista emendou duas fases no fase do cabo original do ar condicionado e uma fase com proteção do junto com o neutro do cabo do AC .
Funciona mas assim é correto de fazer uma extensão de cabos
Se a emenda foi boa, ok....
Só medindo a corrente, pra saber se a emenda ficou boa!
Eu, costumo abrir a máquina e levar um cabo direto para o aparelho. E a depender da intensidade de corrente dele, se for acima do que a tomada suporta, faço ligaçao direta nos cabos do circuito que vem do quadro.
Condicionador de ar é bicho problema, precisa ser bem instalado.
Se você tá percebendo algo estranho, peça ao teu eletricista para ele medir a corrente no sistema e confirmar com a placa do aparelho, ele saberá te dizer.
Olá amigo boa noite, irei montar um qdc simples mais com tds os dispositivos de proteção (DPS,IDR) mais onde vou executar esse serviço é em uma area de chácara e lá n tem padrão elétrico tdas as residências são ligadas direto na rede, pois entao so tem neutro e fase, vc poderia me ajudar como posso estar fazendo o aterramento de forma correta, que no caso é um aterramento totalmente separado. Se poder me ajudar agradeço mt
Lembrando que não sou um profissional formado apenas conheço algumas coisas sobre a elétrica e estudo bastante assistindo videos pois ainda n tive as condições para estar fazendo um curso. Se puder me ajudar agradeço dms!!🙏🏾
Ótimo vídeo, só não concordo e nunca faço é deixar todos os circuitos ligados no IDR. Prefiro sempre selecionar os circuitos das áreas molhadas para deixar somente eles subordinados ao IDR. Evita desligamentos desnecessários oriundos de outros circuitos, já que os que oferecem mais riscos são os das áreas molhadas e fica mais fácil identificar o problema, do que quando toda a instalação é desligada. Imagina isso acontecendo em uma residência maior e com mais circuitos????.
As duas opções são válidas, gosto do IDR como geral pois é uma validação de instalação bem executada e sem fuga de corrente. Aí é a gosto do freguês
Mas se eu ligar os cabos na saida do dijuntor geral, no ato de fazer manutenção na casa de baixo iria desligar tbm a casa de cima.
Não teria como ligar de forma idependente?
A norma não diz dessa possibilidade!
Ela específica que a alimentaçao em paralelo, ou seja, derivaçao, não deve estar superior a 3 metros de distância do ponto de alimentaçao principal, nesse caso, vindo da concessionária. E mais, deve conter o mesmo comprimento, mesmo que seja de um QDC.
Ainda tá confuso, né?
Sabe por quê?
Se der curto, quem vai proteger o circuito derivado?
Se der sobrecarga de longa duraçao, nesse trecho derivado?
Vai pegar fogo, se és que consegue agora entender; digamos que o doido resolve derivar da entrada do disjuntor no QDC 01 para o QDC 02, como você imaginou e?
Que o sujeito não tendo experiência, acaba não apertando bem os bornes, já que são dois cabos grossos num mesmo borne- por fase, dificultando o aperto?
Outro detalhe; o problema da ICC, não sendo compatível, no disjuntor geral, vai ser fogo na certa; já que a distância entre o disjuntor do medidor e o último QDC da instalaçao é longa, onde a impedância do sistema aumenta e esse disjuntor do medidor pode não desarmar.
E ainda sobre o disjuntor do medidor, agora o que mais tem é material de má qualidade.
Tudo isso e muito mais, foi pensado na norma.
Gostaria de tirar uma dúvida no caso eu posso por dr e dps caixa principal e depois passar para outros pavimentação tem distância de cabo ou não tem nada ver. Quero fazer na caixa de entrar levar cabo 25m distribuir outro comodo tem está distância
professor td bem você não acha que o IDR como geral, nao se torna um grande problema , pois a qualquer fuga a casa inteira ficara sem energia
Concordo plenamente com você.
O IDR como geral é opcional
Mas se o cliente não se preocupar com o custo e quiser ou DR na parte de cima posso fazer normal correto,.porém o neutro alimentar o 2 andar vai antes do Dr de baixo?
Olá Douglas, tudo bem? Sou seu aluno do curso de instalações elétricas. Preciso instalar 2 quadros de distribuição secundários, um para a garagem/ área gourmet e outro para um segundo pavimento com 1 banheiro(com chuveiro) e 1 suíte (com ar condicionado). O cabo de entrada padrão é 16mm no QDC principal. Eu posso derivar para os outros QDCs um cabo de seção de 10mm, tendo em vista que a carga vai ser bem menor nesses outros locais da casa?
@@rafaelloeblein2561 pode sim, mas não se esqueça do disjuntor geral, como os cabos são de seções menores, então o dj geral passa a ser obrigatório e não opcional como mencionado no vídeo
@@dpeletrica Outra dúvida: Já tenho um aterramento na minha atual instalação, porém meu eletricista solicitou a compra de mais 1 barra de aterramento de 1,2m para colocar a mais, devido a estas novas instalações. É necessário essa barra a mais? Caso positivo, eu posso ligar esse novo aterramento direto nos QDCs novos e usar somente o neutro que vem QDC principal e passa pelo IDR ? Ou o ideal seria interligar os aterramentos e usar somente 1 aterramento?
Ola @@dpeletricatambém sou aluno do seu curso! Poderia responder a outra dúvida do Rafael ???
O problema do DR na entrada é que se abrir por diferencial em um circuito,desliga toda a casa.
Lembrando também que o de entrada não pode ser de 30 mA.
Se vc tá falando aí da ligaçao do camarada, você está redondamente enganado, pois o segundo andar não tá recebendo alimentação da saída do IDR.
Preste atençao e reveja o vídeo!
Boa tarde, posso derivar os cabos do primeiro QDC para o segundo sem passar pelo disjuntor geral?
Bom dia!
Poderia passar algumas informações sobre seu curso de elétrica? Obrigado!
Barato, objetivo é com base na física e nas normas. As avaliações são 4,8 de 5 e tem comentários nas avaliações do alunos. Dê uma olhada lá
Qual software vc utilizou para os desenhos deste vídeo??
bom dia,
Tenho dois qdc completo um em cada casa, posso aterrar os dois lá no mesmo bep que fica fora da casa junto ao barramento de 3 hastes ?
Sim. A norma não específica exatamente o local do BEP.
Esse curso de eletricista é para residencial e predial qual é a garga horário do curso? E tem certificado valido em todos o território nacional brasileiro?
O curso voltado para instalações residenciais. Sim tem certificado, mas se a sua intenção é comprar preocupado com certificado, então é melhor q não compre!
Preferimos alunos interessados em aprender elétrica.
amigo bom dia, você conseguia fazer uma guardo pra 10 cômodos?
Construi uma área de lazer no fundo de casa e coloquei um quadro secundário, mas como minha casa é um pouco antiga meu quadro primário da casa e que fica perto da entrada da rede não tem DPS e nem IDR, minha dúvida: Posso colocar o DPS e o IDR no quadro secundário ???
Sim, sem dúvida
Boa noite se eu alimentar o qdc secundario a partir do cabo de entrado ex: vem alimentacao do padrao passa em uma cx de passagem faço a derivacao dessa cx paros os dois qdc primario e secundario colocando dps e dr nos dois qdc seria um gasto mt desnecessario nao sinto muita segurança em alimentar qdc secundario atraves de conector gererico na paralelo com disjuntor muito obrigado
Top
O fiação que vai para o qdr secundaria, da fase é de quanto milímetros qual a bitola, é de 16 milímetros também igual a entrada????
DP elétrica TUTORIAL quadro trifásico bifásico monofásico 👍
Olá, comprei o curso gostaria de tirar alguma dúvida
Faz uma no mesma ligação, mais agora em monofásico, tem como mano
Uma dúvida, se o neutro e o terra saem do mesmo barramento, porque tem que subir 2 cabos?
A NBR5410 deixa claro que esses cabos devem ser separados após a equipotencializacao
Oi, aqui em casa tem disjuntor trifasico c50, queria saber qual DPS
127v ou 275v?, eu tenho essa dúvida
Na instalação bifásico, todos os circuitos pode ser 220V ( tomadas/luz/cozinha) porque a maioria dos equipamentos/eletrodomésticos aqui minha cidade é 220V. Manda maioria dos seus vídeos tem 220v / 110V.
275
Olá! As lâmpadas não fica sempre fora do DR se de problema no disjuntor não precisa desligar tudo.
Tem um disjuntor geral e outro para tomadas, o Dr pode ser ligado nas lâmpadas sim
Depende!
Se for lâmpada simples, normalmente vejo eletricistas deixando fora do IDR.
Agora, qdo a residência possui luminárias com carcaça metálica, aí o IDR é obrigatório.
Mas, vai muito do modelo do quadro, tipo de instalaçao, onde na maioria das vezes o eletricista já encontrou no local o quadro ou quadros já chumbados... aí é se virar nos 30.
Se vc é eletricista, vc pode separar a iluminação, seja com IDR ou sem ele. Depende desses fatores anteriores mencionados.
o problema é usar apenas um dr com geral para toda a residência no caso de um fuga de corrente todana casa fica sem energia
É
Mais não é melhor desligar toda casa já tem alguém tomando choque kkkkk a não ser tenha um doente que precisa de equipamento pra viver 😅
@@edilsonferreira4966 mais caso de uma fuga vc vai saber que tá jogando dinheiro no ralo. Aí vc tem chance mudar rede neste caso
Se vc tá falando aí da ligaçao do camarada, você está redondamente enganado, pois o segundo andar não tá recebendo alimentação da saída do IDR.
Preste atençao e reveja o vídeo!
Vc pode Encina como se usa o multímetro. Corretamente?
@@mathews5202 no meu curso sim, com todos os detalhes
❤
Há a necessidade de colocar 2 DPS de 175 no quadro de baixo?
Topzera
Como eu faço pra baixar a apostila do nbr 5410
Tem como comprar no site da ABNT ou tem como fazer o dowload do PDF pelo moodle da USP
Faça um vídeo monofasico de uma casa simplis
Duvida nada a ver com o vídeo, mais como eu faço uma ligação de dps em um qdc que tenho ambas as voltagens? Por ex minha geladeira e 127V, mais meu forno elétrico e 220V? Sendo que meu quadro e somente bifásico! Ligo o DPS no neutro?
Você usa qual software para desenvolver essa aula??
Tenho no padrão 3 dps e o neutro conectado no terra indo p haste do padrão... se eu instalar no quadro principal com novo aterramento separado, ligo neutro no barramento do Terra novamente p equipotencializar?
O meu na verdade vai ser igual do vídeo, só tenho 3 dps já no padrão...
"Haste do padrão" que você diz é a haste que faz o aterramento funcional do medidor?
De qualquer maneira a resposta é sim, esse é o esquema de aterramento TN-S, antes era TN-C-S, já que neutro e terra estavam combinados (condutor PEN).
Como eu faço pra ligar dos QDC de 2 casas no mesmo padrão 220 , no caso e minha casa e do meu pai , aqui onde eu moro é muito complicado pedir um novo padrão pois é área de preservação ambiental
Fala amigão, e a mesma coisa que estou fazendo, tenho 2 relógios separados e vou fazer um 220 sem pedir aumento de carga (sem trocar o medidor 127 v para um medidor 220v)
Diz as normas das concessionarias que não pode.
Mas, qdo não tem jeito, seja por falta de técnico ou engenheiro, pra fazer o projeto e pedir um novo medidor ou por outros motivos, no teu caso, você pode optar por fazer como aí o modelo para dois quadros.
Como?
Você terá de saber pelo menos quanto de corrente tem cada casa e se o teu padrão suporta as duas.
Segundo, ponto, se não suporta, você terá aquele velho problema do "primeiro um toma banho na casa 1 e depois o outro na casa 2".
Se pra você tudo bem, então aqui vai:
Leve os cabos do disjuntor do padrão, com a máxima bitola que ha no padrão. Se for acima de 30 metros, ha de se calcular a queda de tensão, para corrigir a bitola do cabo.
E esse cabo ou esses cabos, sendo 220V, vai até um disjuntor geral. E aí você escolhe aonde vai estar esse disjuntor.
Saindo desse disjuntor, você vai alimentar as duas casas.
Digamos que o cabo seja 10 mm² e disjuntor de 50A?
Então, você vai juntar dois cabos por fase, se for 220V, pra cada borne do disjuntor bipolar e levará para as casas... igualzinho essa divisão dos dois quadros, o modo de fazer...
O resto é cópia desse vídeo, se você vai colocar IDR em cada quadro, é com você.
Se você vai colocar DPS, aí vai depender do tipo de sistema que está aí, se é TT, TNS, TNCS....
@@joseromilson3353 vlw , ajudou demais