Como alguém que ajuda numa distribuição é simples: é muito caro atingir um público amplo, atingir um público fora do Brasil custa em dólar em média uns 120 USD multiplique isso por 6 pra não ter retorno financeiro e voila, tem que ser alguém que quer investir do bolso e pra atingir público brasileiro também custa caro pra maioria dos projetos que já nascem operando no vermelho, então não tem como atingir mais público sem que antes cative o coração dos grandes players de mídia e isso é difícil
Dio, boa noite. Eu comecei no mundo Linux por volta de 2002, em ambiente empresarial. Na época a empresa utilizava o Conectiva que era uma distro brasileira e depois foi comprada pela Mandrake francesa , que posteriormente virou Mandriva. Era uma distro muito usada nessa época em servidores. Mais prá frente a equipe resolveu mudar os servidores para Slackware e foi onde eu aprendi muito de Linux. O Slackware te obriga a estudar, fazer cursos, etc. Por fim, a empresa mudou para Debian, que também foi um experiência fantástica. Instalar, configurar, Samba, Squid, Firewall com Iptables, NFS, etc, foi um aprendizado inesquecível. E como disse, talvez o NÃO sucesso das distros brasileiras lá fora, talvez seja o que você mencionou : algumas distros parecem ter um propósito específico. O Slackware tem o nicho dele. Eu uso no meu notebook, o Big Linux com KDE já tem cerca de quase 1 ano. Mas antes eu tinha testado o Ubuntu, Linux Mint e Zorin OS. Não sou fã do Gnome. E por fim, tenho um pc Intel Core I7, com Linux. que está em dual boot com Windows 10. Nele já instalei o Fedora 40 , KDE Neon, Kubuntu e agora estou usando o Manjaro KDE. É muito agradável "brincar" com o Linux. Eu acho que o Linux desktop evolui absurdamente. Hoje as distros com essas lojas e reposítórios, praticamente tem tudo que o usuário comum precisa. Antigamente não era assim. Mas eu ainda acho que quem poderia dar uma alavancada muito grande no Linux, seria se a gigante Google investisse mais pesado no Chrome OS. Esse sistema tem tudo para colocar o Linux num patamar bem mais alto. O Chrome OS lembra o Android no celular. Creio que isso seria um atrativo interessante para o mundo Linux dar um virada de mesa. Dionathan, parabéns pelos seus excelente vídeos. Sucessos e felicidades.
Comecei no Linux, devido a uma frustração com o windows ser muito lento na minha maquina. Usei o biglinux por um tempo, ótima distro, para mim, como usuário, achei excelente. Atualmente uso o Fedora com gnome.
considerando o tamanho do Brasil mesmo que a distro fosse usada só aqui por um pequeno grupo já pode ser considerado maior que muitas outras. biglinux tem uma comunidade muito coesa e engajada
É isso Dio... Boa prosa !!! Eu comecei com o Kurumin..., aprendi um pouco de Linux !!! A concorrencia é braba no mundo das distros..kkk !!! Grande abraço !!!
GNU/Linux, é só questão de gosto e nescessidade... Já utilizei Kurumin de 2004 à 2008, depois o Famelix e eu adorava esses dois... depois que foram descontinuados, experimentei vários até ficar em dúvidas entre o Big Linux, Dediam, Ubuntu e Linux Mint... fiquei com Linux Mint Cinnamon , e o utilizo desde a ver.13 - 2012... o problema é que depois que se escolhe um, é difícil trocar... daí só troco quando começa dar problemas!!
Eu estava pensando em pegar o Ubuntu Studio, acabei no Ubuntu padrão, de certa forma acho que as distros cabeça de chave tem soluções mais genéricas e simples, gosto de desenho mas não sou um especialista em SOs também acho empolgante um Linux que não queira se parecer com Windows tanto que estou no Gnome...
Fala Diolinux gostaria de saber se seria possível você fazer um vídeo falando muito mais sobre o ZimaOs pois eu não entendo muito estou entrando nesse mundo de homelab recentemente, e também se for possível no mesmo vídeo fazer como configurar o Plex passo a passo nos ZimaOs, e também agradeço por fazer os vídeos que você faz pois ajuda bastante não só a mim como outras pessoas parabéns.
Creio que que entra tbm a questão de comunidade, muitos dos projetos de fora mesmo sendo de um país específico envolvem desenvolvedores e colaboradores de todo mundo atuando junto, posso estar falando besteira porque nao acompanho o cenário atual de distros brasileiras, mas lembro no passado era mto comum esses projetos serem discutidos em foruns entre brasileiros, feitos por brasileiros para brasileiros, acho dificil projetos assim ganharem uma visibilidade grande porque fora do país são poucos que vão chegar a conhece-los
Me fez lembrar da comunidade da distro BigLinux ali entre 2005-2010: o quanto ela era extremamente tóxica com novos usuários. Isso infelizmente me afastou do desejo de usar a distro (mesmo hoje em dia, interesse zero pra ver como está). Espero que esteja bem melhor nesse quesito.
ao meu ver, o software como qualquer produto e serviços que existem pelo mundo afora precisa atender as necessidades/desejos das pessoas, por isso que valor das coisas é subjetiva. enfim, as distros brasileiras talvez os desenvolvedores não estejam conseguindo atingir esse alvo ou pq existe semelhantes que já atendem a demanda, talvez atenda um ou outro usuário mas o esforço para manter atualizado não vale a pena!!!
@@arkhamnoctis2029 ha mano, passou 19 anos já, as pessoas toxicas daquela época podem ter mudado de pensamento e opiniões, ou simplesmente nao usam mais Linux
@@Samcyz7k provavelmente sim (realmente espero que sim kkkkk) é que aquilo que eu via na época me deu um desgosto tão grande q ainda tenho uma certa rejeição à distro. se tiverem usando e gostando hoje em dia, que bom que mudou. eu quis ressaltar que o comportamento da comunidade tbm afeta no uso de uma distro.
Porque não é necessário mais no mundo Linux, as distribuições nacionalizadas, o Linux é maduro o suficiente para ser uma distribuição mundial, específicas em cada nicho.
Passei mais de 20 Anos usando debian e seus derivados, desde e época do Kurumin (a melhor distro BR). Troquei o debian pelo Big Linux e estou gostando muito
Ola! Sou Paraguaio, moro em Ciudad del Este, faz 3 semanas comecei a testar varias distros de linux. A que mais gostei ate agora e o Big Linux. Muito legal. Parabens. Acho que voces brasileiros nao dimensionan quan longe voces ja estao comparado com outros paisses desenvolvedores de software livres.
Ganhei dinheiro com o Kurumin recuperando dados de PC antes de formatar e reinstalar o Windows para clientes.😎 Conectiva era meu preferido para uso pessoal.😎 Não entendia porquê os PCs vendidos nas lojas com Linux vinham como uma distro totalmente desconhecidos. 🤷🏻♂️
Teve sim um "grande" Linux "made in Brasil": o Kurumim. Foi sensacional. Como era mantido por apenas um cara, o Carlos Morimoto, acabou morrendo. Hoje, Big Linux e RegataOS parecem projetos estáveis más, sem nenhuma inovação, de fato, sem um modelo de negócio, nada cresce!
O kurumim foi o primeiro sistema que eu conheci de fato, eu fazia cursinho de informática basica na escola e lá todos os computadores tinha kurumim, anos depois que fui conhecer o Windows. 😅
Fui um dos colaboradores do Kurumin e sempre fui usuário de Linux. Trabalhei muitos anos com ele e comecei no Conectiva 2.0 e Red Hat, isso lá em 1998/1999... Saudades dessa época! A Conectiva era a melhor distribuição que poderia existir na época, pena que não teve um apoio massivo no Brasil. Porém foi comprada pela Madrake se não me engano lá em 2004/2005 e morreu. Ainda tenho as caixas e CDs originais da Conectiva assim como fontes do Kurumin que era totalmente baseado no KNOPPIX.
Bom dia a todos. Gente comecei a usar Ubuntu recentemente, estou gostando muito. Estudo T.I, então está sendo muito útil. Como nunca usei o sistema gostaria de saber se tem como trocar de distro sem perder nada do SSD?
Meu .. adoro o Linux!!! Tenho ele e uso sempre... A única coisa que falta e a capacidade de rodar o office!!! Sei que tem alternativas.... Mas para uma maior produtividade preciso do office
A própria microsoft me deu o empurrão que eu precisava para entrar no universo linux colocando um prazo de validade no windows 10. Instalei o ubuntu no meu pc, finalmente consegui fazer rodar o joguinho que gosto depois de muita pesquisa e tentativas e agora é só curtir. Talvez até use o windows 11 futuramente, mas para tarefas bem específicas.
Eu também migrei do Windows 10 para o Ubuntu por causa desse prazo de validade da Microsoft, o hardware do meu notebook ainda esta bom porém ele não suporta o W11
eu estou na mesma situação, tenho uma maquina boa mas que não aceita w11, então fui pro Mint, testei o big e outra maquina (mais antiga) e rodou lindo, o plano era ir no big, mas como o mint ta rodando bem ate agora então to deixando.
O problema do Linux é o "ingreis do seu Creisoooon" o que era prá ser uma coisa popular, virou coisa de nerds. Já começa mais ou menos assim: a distro tal é baseada no Debian. O pop quer saber apenas ligar uma máquina que com alguns clicks ele possa navegar, mandar um email, editar um documento desenhar no CAD coisas assim do cotidiano pop que desconhece a coisa e tem medo de usar. Essa opinião é particular, baseada na minha experiência quando me encantei com o Kurumin em CD. Fiquei mais perdido que cego em tiroteio😃 De lá prá cá nunca mais tive contato com esse sistema operacional que promete ser, mas, nunca chega a ser popular. Acabei de comprar um Dell Inspiron 15 e paguei R$700 a mais prá ter windows justamente pela praticidade e confiança.
Dio faz um vídeo (se já não fez) sobre como trabalhar com impressões variadas tipo: foto, certificado etc, algo que precise configurar qualidade de impressão e tipos de papeis no Linux. Eu usei o Mint por anos, mas, tive que voltar pro Windows por causa da minha Epson L3250 que no windows tem um software rico de recursos, desde impressão frente e verso, diferentes qualidades, rascunho, alta qualidade e etc e o mais importante vários recursos de manutenção, infelizmente o software disponível pra Linux era muito limitado. Alguém ai sabe uma solução?
Eu uso dualboot Windows11 e Ubuntu Windows11: Jogos Ubuntu: Programação Eu só não migro totalmente pro Linux pq ele n tem compatibilidade com os jogos principalmente o Call of Duty Warzone e Delta Force
Gostava do Famelix, mas o Kurumim era melhor, veio o Biglinux mas o Kurumim era melhor, hoje o Big tá aí, é legal mas eu uso o Mint. De uma forma geral sempre usei Ubuntu, como usuário caseiro comum. Já me aposentei, se estivesse na ativa com certeza Ubuntu seria meu principal sistema.
Linux infelizmente precisa ainda se aprimorar quando se trata de oferecer opções pras tais "piratarias" e/ou jogos no geral quando não se trata de steam. Mesmo tento lutrix, heroic, wine prefixes e afins, sempre quando surge um problema, é uma complicação pra obter soluções. Por exemplo: Instaladores atuais dos jogos pirateados. SEMPRE acusam erros de DLL do windows... e como resolver isso num wine ? Quando os prefixes de biblioteca e adição (nativa/embutida e vice versa) não funcionam ? Quando não se tem documentação o suficiente pra auxiliar a saber se o sistema de arquivos do HD/SSd pode estar interferindo ou não, ou a versão de wine GE ou Proton (que acredito eu que não são a causa) TALVEZ possam estar causando conflito ? Toda essa falta de informação ainda causa pessoas como eu, que apanharam e pesquisaram por semanas pra resolver um problema tão simplesmente resolvível no windows, fiquem de fora do mundo linux pela inclusão limitante. (inclusive aceito soluções se alguém já precisou lidar com esse problema de dll's, mais especificamente isdone e unarc)
Talvez seja algo mais simples do que "localização geográfica" ou "atender uma necessidade específica". No passado eu fazia muito distrohopping, sempre nessas distros mais "abstraídas" como o Metamorphose (tá aí minha carteirinha de idoso), o próprio Big Linux por um instante, o Manjaro, o Mint, etc.. Me serviram bem na época, mas passou-se o tempo e eu comecei a me questionar o seguinte: "Por quê eu vou instalar o Manjaro se ele é literalmente um Arch cheio de firula? Não é mais fácil eu aprender o Arch puro e instalar o que eu quiser nele depois?" (mesma coisa Metamorphose e Debian, Mint e Ubuntu, por aí vai) Chega um ponto que as coisas estão tão bem desenvolvidas (e teu conhecimento chegou num nível tal) que tudo sucumbe a uma meia dúzia de distros que são literalmente a base para todas as outras milhares que existem aí fora. Ao meu ver essas distros são: Debian (Ubuntu é literal um Debian Sid), Arch, Fedora (tecnicamente RHEL mas ninguém usa o RHEL direto a não ser empresa, e eu não sei que diferença tem dele pro OpenSuSE já que os dois são base RHEL), Gentoo, Slackware e LFS pra quem é doido. No sentido de "entregar uma base única diferente do resto", consigo ver alguns colocando junto nessa lista o Bedrock e NixOS (eu pelo menos não vi nenhuma outra distro não-derivada que entregasse algo similar ao que essas 2 entregam). Talvez o Void também, mas eu já não vejo diferença dele pro Gentoo pós-"Gentoo goes Binary!". Como eu já passei da fase de ficar me maravilhando com firula, não vejo mais sentido em sair desse "escopo base" que não seja por pura diversão e experimentação. Um Debian ou um Arch já me satisfazem, se eu quero usar o WINE eu vou lá e instalo o WINE, não tenho necessidade de já ter ele pré-instalado e "pré-configurado" (leia-se "cheio de hacks que vão mais me atrapalhar do que me ajudar") só pra salvar o quê, 5 minutos da minha vida? Na minha área chamam isso de "otimização prematura", um dos maiores males desse mundo.
Alguém poderia me ajudar a como instalar o sistema linux? Ja tentei instalar o Zorin Os, Linux Mint, porém sempre da erro na instalação "grub sdb erro fatal"
Muitas pessoas ainda não trocam o sistema operacional de Windows para Linux pela questão da piratex edition. A grande maioria nunca pagou, não paga e não vai pagar para ter uma versão instalada do Windows. A MS faz vista grossa para a pirataria, pois ela ganha com isso indiretamente com a captação e venda das informações dos usuários, com a instalação de programas e pelo fato de que, usando um Windows, não haverá outro SO instalado naqueles computadores.
Com certeza, MS imveste bilhões não só nas vendas e marketingas tambem em lavagem cerebral dentro das empresas onde entram ! Outro dia, até em projeto pessoal, veio um vendedor MS querendo não só vender mas também entrar em nossas mentes, do grupo do Projeto de 10 pessoas teve um que caiu de joelhos nos pés da MS e do vendedor
Assim como centenas de produtos brasileiros que não vão pra frente. Falta de apoio dos próprios brasileiros. Quantas vezes você não viu em lançamento de um produto nacional, a quantia de brasileiros já procurando problemas para colocar defeito no produto.
Para usuarios windows o kde e muito amigavel sim , testei uma wubuntu para colocar para um professor ele se adaptou , conheço linux desde o guarani , uso muito , samba, cups , nexcloud , nas , pabxip, openvpn server dentre outros em clientes variados . Office va de wps office que e amigavel abrindo docx e xlsx sem alterar layout de trabalhos .... A parte de audio uso como pedaleira de bass tambem conversores de videos e demais ...
*para usuários Windows que tem o mínimo de disposição, infelizmente a maioria não quer sair da zona de conforto, pois inevitavilmente o início da transição será um pouco desconfortável, mesmo com o Wubuntu que faz um trabalho incrível de replicar de forma assustadora, devido a similaridade, a interface e funcionalidades do Windows.
Eu estou com um problema pra migrar pro linux, estou tendo um problema com minha gpu que quando entro em aplicativos ou jogos que a forcem bastante, ela superaquece (meu processador tbm é bem esquentadinho mas não chega a tanto) no linux eu contorno isso usando o msi afterburner pra definir o power limit da gpu e a temperatura limite, uso tbm o amd ryzen master pra fazer um undervolt no processador, mas não vejo alternativa no linux, como solucionaria? ( só isso me prende no windows) gtx 1660
Alguns jogos que tenho não rodam em Linux por causa do Kernel anticheat. Por exemplo a EA acabou de banir a plataforma linux do jogo Apex Legends e até onde eu sei o EA AC tbm não funciona.
Nostalgia bateu forta agora, Kurumin era top. Foi o mascote dessa distro que me convenceu a usar linux hehe. Salvei muitas pessoas com o live cd do kurumin, teve uma época que virus atrapalhava muita gente no Windows XP e eu usava com frequencia um live cd para fazer backup.
É porque ele edita os vídeos do Diolinux, ai pra fazer as capturas de imagens pra colocar no video, acho que o editor usa a sua própria conta do UA-cam mesmo.
Eu até usaria o BigLinux, mas não largaria o Linux Mint por nada. Linux Mint, a melhor distro Linxu ever . Falando nisso, tenho que doar dez doll para o Mint melhorar ainda mais.
Minha entrada no Linux foi o Kurumin , acabou o Kurumin fui para o Ubuntu, nao me adptei muito bem, dei uma pausa e conheci o Linux Mint, e continuo com o Linux Mint até hoje, mesmo conhecendo outras Distros, prefiro o Mint !
Salve! :) Difícil dizer, mas talvez por ele ser pouco relevante num contexto mais amplo, sendo mais uma amostra de tecnologia (Rust) do que qualquer outra coisa, ao menos por enquanto. É o famoso projeto interessante, mas pouco útil ainda para além de um Lab.
Nunca nem tinha ouvido falar até esse momento... e olha que conheço várias distros que são muito desconhecidas para o publico geral. Edit: Agora que vi que não é uma distro Linux.
Tem um pessoal no exterior que está muito entusiasmado com o Big Linux. Eu acho que é só questão de tempo até o big linux se tornar uma distribuição popular.
Possivelmente vc está selecionando o próprio pen drive para instalar o sistema e por isso ele gera essa mensagem . Se atente na hora de instalar de escolher o HD ou ssd q vc use e então irá instalar.
BigLinux é, hoje em dia, a distro monstro do Brasil. Não tem pra ninguém . Rápido, lindo e roda tudo. So nao gosto por ser base Manjaro/Arch pois tem seus riscos. Prefiro base Debian.
Uso ArchCraft como distro principal (base Arch) e nunca tive problemas, nunca mesmo, me parece que essa questão do Arch ser instável é meio lenda urbana (pela minha percepção pois vejo vários usuários arch que relatam o mesmo que eu), para não dizer nunca, eu tive com Manjaro mas foi por culpa do próprio manjaro mesmo e não do Arch em si, foi em um época que o manjaro estava com vários probleminhas e eles não davam a devida importância para corrigir, hoje em dia já li a respeito que está bem estável, mas nunca mais testei.
aconteceu comigo, sofria até durante a instalação, e depois descobri que o que estava atrapalhando era um problema no teclado, troquei tudo rodou direitinho, bom conferir
Em 2009 o Lula fez um movimento interessante para adotar o Linux e software livre em geral nos sistemas públicos, uma pena que até nisso o mercado se meteu
PCLinuxOS FulMonty foi o melhor linux de todos os tempos. Infelizmente acabou há muito tempo. Era potente, absolutamente bonito e funcional. ...mas o que é bom e gratis não dura, nem relógio trabalha de graça
Місяць тому
Eu uso Linux há mais de 30 anos o maior problema falta pessoas qualificadas de cada 10 milhões de brasileiros que modificam windows e pirateam tem apenas 1 que programa bem Linux
Porque não uso distro nacional ou derivadas.... simples... Não gosto de distribuições que vem de derivadas de outras já segmentadas... hoje eu uso Fedora, antes Debian e Ubuntu, eu só uso distro bases: Fedora, Debian, Arch Linux ou Ubuntu, qualquer outra eu não recomendo, porque ? Porque quase todo resto das distros são baseadas nessas que mencionei, ficam colocando florzinhas e firulas e chamam de outras distros.. mas não evoluem em nada a base do sistema com Kernel, gerenciamento de memória ou segurança.
Acho essa história de Linux para desktop super sem necessidade. Quase todos PCs já vem com o Windows instalado. O valor adicional também vale muito a pena.
Em termos de Sistemas Operacionais os mundo comercial não são paralelos, tem o comercial , o Científico e o Específico. Usar simplesmente como está o linux no lugar do windows não seria apropriado. O ecosistema técnico e de marketing e 100% diferente ! Um exemplo a Sony pegou o FreeBSD e o trabalhou de forma a executar perfeitamente no ps4 em diante , porque não usou o windows ? Porque não usou o linux ? Uma outra empresa que vcs devem conhecer é a Apple. Essa questão não é uma opinião ! É uma questão mercadológica. Acho que gosto não se discute, más nesse assunto a única coisa que não existe é gosto ! KKkk Se vc usa para te atender Ótimo ! Se vc Desenvolve para atender a outros Maravilha ! Finalizando é um questionamento bem típico , fazendo um paralelo como qual linguagem de programação usar ... já vi muito as pessoas sem rumo e ficando mais perdidas se é possível !
Місяць тому+2
Pois o ambiente corporativo é destinado a aplicações windows. Na minha empresa ainda se usa sistema proprietário em desktop, programa de engenharia tipo solid works, pacote office normal, facilidade de resolver qualquer coisa, sem precisar de um manual da nasa.
Concordo com o ambiente corporativo, discordo do manual da NASA. Também sou dependente dos pacotes Office 365, mas apenas isso, todo o resto do workflow pode ser feito no Mint, então é um enorme "DEPENDE DA SITUAÇÃO".
@daapedrotti pelo que entendo, pra ser viável são necessárias várias camadas. A comunidade faz a base, mas pra entregar algo redondinho pro usuário final seria bem mais difícil manter com comunidade... Porque as bases são mais generalistas e as específicas mais personalizadas... Será que não é por aí?
Como alguém que ajuda numa distribuição é simples: é muito caro atingir um público amplo, atingir um público fora do Brasil custa em dólar em média uns 120 USD multiplique isso por 6 pra não ter retorno financeiro e voila, tem que ser alguém que quer investir do bolso e pra atingir público brasileiro também custa caro pra maioria dos projetos que já nascem operando no vermelho, então não tem como atingir mais público sem que antes cative o coração dos grandes players de mídia e isso é difícil
Boa!! Sempre importante o relato de quem está diretamente envolvido no assunto. Obrigado por compartilhar e desejo sucesso.
Dio, boa noite. Eu comecei no mundo Linux por volta de 2002, em ambiente empresarial. Na época a empresa utilizava o Conectiva que era uma distro brasileira e depois foi comprada pela Mandrake francesa , que posteriormente virou Mandriva. Era uma distro muito usada nessa época em servidores. Mais prá frente a equipe resolveu mudar os servidores para Slackware e foi onde eu aprendi muito de Linux. O Slackware te obriga a estudar, fazer cursos, etc. Por fim, a empresa mudou para Debian, que também foi um experiência fantástica. Instalar, configurar, Samba, Squid, Firewall com Iptables, NFS, etc, foi um aprendizado inesquecível. E como disse, talvez o NÃO sucesso das distros brasileiras lá fora, talvez seja o que você mencionou : algumas distros parecem ter um propósito específico. O Slackware tem o nicho dele. Eu uso no meu notebook, o Big Linux com KDE já tem cerca de quase 1 ano. Mas antes eu tinha testado o Ubuntu, Linux Mint e Zorin OS. Não sou fã do Gnome. E por fim, tenho um pc Intel Core I7, com Linux. que está em dual boot com Windows 10. Nele já instalei o Fedora 40 , KDE Neon, Kubuntu e agora estou usando o Manjaro KDE. É muito agradável "brincar" com o Linux. Eu acho que o Linux desktop evolui absurdamente. Hoje as distros com essas lojas e reposítórios, praticamente tem tudo que o usuário comum precisa. Antigamente não era assim. Mas eu ainda acho que quem poderia dar uma alavancada muito grande no Linux, seria se a gigante Google investisse mais pesado no Chrome OS. Esse sistema tem tudo para colocar o Linux num patamar bem mais alto. O Chrome OS lembra o Android no celular. Creio que isso seria um atrativo interessante para o mundo Linux dar um virada de mesa. Dionathan, parabéns pelos seus excelente vídeos. Sucessos e felicidades.
Pois é, quando uma empresa de respeito adota Linux muda muito, olha como o interesse aumentou depois do Steam OS, imagina se outros fizerem o mesmo.
Comecei no Linux, devido a uma frustração com o windows ser muito lento na minha maquina. Usei o biglinux por um tempo, ótima distro, para mim, como usuário, achei excelente. Atualmente uso o Fedora com gnome.
Temos dois sistemas brasileiro, que está perfeitinho para quem está entrando no mundo linux o BigLinux e RegataOS.
Concordo com sua opinião sobre um sistema operacional ser uma ferramenta. É isso mesmo, e só isso, sem filosofias por trás.
considerando o tamanho do Brasil mesmo que a distro fosse usada só aqui por um pequeno grupo já pode ser considerado maior que muitas outras. biglinux tem uma comunidade muito coesa e engajada
É isso Dio... Boa prosa !!! Eu comecei com o Kurumin..., aprendi um pouco de Linux !!! A concorrencia é braba no mundo das distros..kkk !!! Grande abraço !!!
GNU/Linux, é só questão de gosto e nescessidade... Já utilizei Kurumin de 2004 à 2008, depois o Famelix e eu adorava esses dois... depois que foram descontinuados, experimentei vários até ficar em dúvidas entre o Big Linux, Dediam, Ubuntu e Linux Mint... fiquei com Linux Mint Cinnamon , e o utilizo desde a ver.13 - 2012... o problema é que depois que se escolhe um, é difícil trocar... daí só troco quando começa dar problemas!!
GNU?
@@kevinyoliveira68 ... Simmm!!! qual é sua dúvida??? 🤔
estou usando o linux mint e cada dia mais amo mais essa distro.. adeus windows finalmente...
Análises certeiras como sempre, Dio. Conteúdo excelente
Eu estava pensando em pegar o Ubuntu Studio, acabei no Ubuntu padrão, de certa forma acho que as distros cabeça de chave tem soluções mais genéricas e simples, gosto de desenho mas não sou um especialista em SOs também acho empolgante um Linux que não queira se parecer com Windows tanto que estou no Gnome...
Fala Diolinux gostaria de saber se seria possível você fazer um vídeo falando muito mais sobre o ZimaOs pois eu não entendo muito estou entrando nesse mundo de homelab recentemente, e também se for possível no mesmo vídeo fazer como configurar o Plex passo a passo nos ZimaOs, e também agradeço por fazer os vídeos que você faz pois ajuda bastante não só a mim como outras pessoas parabéns.
Cara, tá tão bom que além de uso pessoal eu uso o big no trabalho.
Eu adorava o Kurumin... foi onde tive a primeira experiência com o Linux. Pena que não teve continuidade.
Creio que que entra tbm a questão de comunidade, muitos dos projetos de fora mesmo sendo de um país específico envolvem desenvolvedores e colaboradores de todo mundo atuando junto, posso estar falando besteira porque nao acompanho o cenário atual de distros brasileiras, mas lembro no passado era mto comum esses projetos serem discutidos em foruns entre brasileiros, feitos por brasileiros para brasileiros, acho dificil projetos assim ganharem uma visibilidade grande porque fora do país são poucos que vão chegar a conhece-los
Me fez lembrar da comunidade da distro BigLinux ali entre 2005-2010: o quanto ela era extremamente tóxica com novos usuários. Isso infelizmente me afastou do desejo de usar a distro (mesmo hoje em dia, interesse zero pra ver como está). Espero que esteja bem melhor nesse quesito.
ao meu ver, o software como qualquer produto e serviços que existem pelo mundo afora precisa atender as necessidades/desejos das pessoas, por isso que valor das coisas é subjetiva.
enfim, as distros brasileiras talvez os desenvolvedores não estejam conseguindo atingir esse alvo ou pq existe semelhantes que já atendem a demanda, talvez atenda um ou outro usuário mas o esforço para manter atualizado não vale a pena!!!
@@arkhamnoctis2029 ha mano, passou 19 anos já, as pessoas toxicas daquela época podem ter mudado de pensamento e opiniões, ou simplesmente nao usam mais Linux
@@Samcyz7k provavelmente sim (realmente espero que sim kkkkk) é que aquilo que eu via na época me deu um desgosto tão grande q ainda tenho uma certa rejeição à distro. se tiverem usando e gostando hoje em dia, que bom que mudou. eu quis ressaltar que o comportamento da comunidade tbm afeta no uso de uma distro.
Porque não é necessário mais no mundo Linux, as distribuições nacionalizadas, o Linux é maduro o suficiente para ser uma distribuição mundial, específicas em cada nicho.
Redundância e fragmentação. Apesar da diversidade, temos, muitas vezes, mais do mesmo.
Instalei hoje o Biglinux e tá surreal, levíssimo e rápido como um foguete!
Sim, é bom e tem um tanto do FullMonty mas não tão potente
É muito bom mesmo
O FX é ruim pacas
Estranho essa pergunta pq eu vejo muito gente de fora falando super bem do regataOS e do Biglinux. Principalmente nos forums e no reddit.
Passei mais de 20 Anos usando debian e seus derivados, desde e época do Kurumin (a melhor distro BR). Troquei o debian pelo Big Linux e estou gostando muito
Estou usando o big Linux e cada dia amo mais essa distro
cuidado pra não amar demais, o amor pode se tornar uma prisão se você não conseguir lidar
😂😂😂@@patopatovai9136
@@patopatovai9136 kkkkkkkkkk
Ola! Sou Paraguaio, moro em Ciudad del Este, faz 3 semanas comecei a testar varias distros de linux.
A que mais gostei ate agora e o Big Linux. Muito legal. Parabens. Acho que voces brasileiros nao dimensionan quan longe voces ja estao comparado com outros paisses desenvolvedores de software livres.
Ganhei dinheiro com o Kurumin recuperando dados de PC antes de formatar e reinstalar o Windows para clientes.😎
Conectiva era meu preferido para uso pessoal.😎
Não entendia porquê os PCs vendidos nas lojas com Linux vinham como uma distro totalmente desconhecidos. 🤷🏻♂️
Até hoje é assim. Os notebooks vem com distro tipo a "Gutta" que nem sei como é. Os unicos notebooks com distro conhecida são os DELL com o Ubuntu.
Eu amo LINUX Educacional e BIG LINUX.
O big linux foi a melhor distro que já usei, não troco por nada.
Pode crer. Big Linux está muito fixe.
Usando em Portugal.
Big Linux é bem fácil de instalar, gosto da interface, dá pra personalizar do jeito que eu quero.
tô na mesma tô usando o big a uns 3 anos e amo consigo fazer tudo e muito mais
Depois que virou base Manjaro, virou uma colcha de retalhos.
@@rafaelmoreira3968Confesso que não gostei quando anunciaram a mudança eu não gostei, prefiro base Debian...
Bom video, vai falar do AntiXLinux quando ?
Tem um Linux baseado no kubuntu que não vejo poucos falar, o Br Os. Seria interessante um review sobre ele
Teve sim um "grande" Linux "made in Brasil": o Kurumim. Foi sensacional. Como era mantido por apenas um cara, o Carlos Morimoto, acabou morrendo. Hoje, Big Linux e RegataOS parecem projetos estáveis más, sem nenhuma inovação, de fato, sem um modelo de negócio, nada cresce!
Cara, gostava DEMAIS do Kurumin. Pena ter deixado de existir
@@marcofranca3520não deixou. Só não está sendo atualizado!
O kurumim foi o primeiro sistema que eu conheci de fato, eu fazia cursinho de informática basica na escola e lá todos os computadores tinha kurumim, anos depois que fui conhecer o Windows. 😅
E eu gostava de fazer o curso pq sempre depois das tarefas o professor deixava a gente jogar uns joguinhos de emulador de SNES 😂😂
Fui um dos colaboradores do Kurumin e sempre fui usuário de Linux. Trabalhei muitos anos com ele e comecei no Conectiva 2.0 e Red Hat, isso lá em 1998/1999... Saudades dessa época!
A Conectiva era a melhor distribuição que poderia existir na época, pena que não teve um apoio massivo no Brasil. Porém foi comprada pela Madrake se não me engano lá em 2004/2005 e morreu. Ainda tenho as caixas e CDs originais da Conectiva assim como fontes do Kurumin que era totalmente baseado no KNOPPIX.
Eu amo o Ubuntu. Lindíssimo.
Um dia desse eu estava me perguntando como estão as coisas em Porto Alegre e região. De repente as notícias minguaram 🫤
Bom dia a todos.
Gente comecei a usar Ubuntu recentemente, estou gostando muito.
Estudo T.I, então está sendo muito útil.
Como nunca usei o sistema gostaria de saber se tem como trocar de distro sem perder nada do SSD?
Tem sim, meu mano. Seu pc só ten esse ssd?
Meu .. adoro o Linux!!! Tenho ele e uso sempre... A única coisa que falta e a capacidade de rodar o office!!! Sei que tem alternativas.... Mas para uma maior produtividade preciso do office
Vc não consegue rodar usando o bottles?
@LuisCarlos-xv1qy amigo ... Não sei dizer ou usar oq comentou!!!
A própria microsoft me deu o empurrão que eu precisava para entrar no universo linux colocando um prazo de validade no windows 10. Instalei o ubuntu no meu pc, finalmente consegui fazer rodar o joguinho que gosto depois de muita pesquisa e tentativas e agora é só curtir. Talvez até use o windows 11 futuramente, mas para tarefas bem específicas.
Bastou eu aprender a configurar o Wine, Lutris e o Bottles que nunca mais volto pro Windows 😂😂😂😂
Eu também migrei do Windows 10 para o Ubuntu por causa desse prazo de validade da Microsoft, o hardware do meu notebook ainda esta bom porém ele não suporta o W11
eu estou na mesma situação, tenho uma maquina boa mas que não aceita w11, então fui pro Mint, testei o big e outra maquina (mais antiga) e rodou lindo, o plano era ir no big, mas como o mint ta rodando bem ate agora então to deixando.
O problema do Linux é o "ingreis do seu Creisoooon" o que era prá ser uma coisa popular, virou coisa de nerds. Já começa mais ou menos assim: a distro tal é baseada no Debian. O pop quer saber apenas ligar uma máquina que com alguns clicks ele possa navegar, mandar um email, editar um documento desenhar no CAD coisas assim do cotidiano pop que desconhece a coisa e tem medo de usar. Essa opinião é particular, baseada na minha experiência quando me encantei com o Kurumin em CD. Fiquei mais perdido que cego em tiroteio😃 De lá prá cá nunca mais tive contato com esse sistema operacional que promete ser, mas, nunca chega a ser popular. Acabei de comprar um Dell Inspiron 15 e paguei R$700 a mais prá ter windows justamente pela praticidade e confiança.
@@Ranhieri Tem distro que tem isso pré-configurado
É um dos motivos que a Dell é famosa no meio corporativo
Dio faz um vídeo (se já não fez) sobre como trabalhar com impressões variadas tipo: foto, certificado etc, algo que precise configurar qualidade de impressão e tipos de papeis no Linux. Eu usei o Mint por anos, mas, tive que voltar pro Windows por causa da minha Epson L3250 que no windows tem um software rico de recursos, desde impressão frente e verso, diferentes qualidades, rascunho, alta qualidade e etc e o mais importante vários recursos de manutenção, infelizmente o software disponível pra Linux era muito limitado. Alguém ai sabe uma solução?
Depois do Kurimin nenhuma outra distro brasileira me chamou a atenção, Kurumin foi uma lenda.
Eu sou da época do Kurumin também, era muito boa. Da uma chance por Big Linux, me surpreendeu
@@Riviolli Não gostei da proposta ainda mais com a mudança de base deles.
Eu uso dualboot Windows11 e Ubuntu
Windows11: Jogos
Ubuntu: Programação
Eu só não migro totalmente pro Linux pq ele n tem compatibilidade com os jogos principalmente o Call of Duty Warzone e Delta Force
Gostava do Famelix, mas o Kurumim era melhor, veio o Biglinux mas o Kurumim era melhor, hoje o Big tá aí, é legal mas eu uso o Mint. De uma forma geral sempre usei Ubuntu, como usuário caseiro comum.
Já me aposentei, se estivesse na ativa com certeza Ubuntu seria meu principal sistema.
Que legal! Então somos vizinhos!! Moro em SC, e se meus cálculos (maps) estiverem corretos, estamos a 3h36 de distância o/
Horas não são uma medida de distância!
@kauamoises6008 não pedi sua opinião.
Tô curtindo bastante o Ubuntu.
faz um vídeo sobre whonix, por favor
Big Linux (manjaro kde plasma) acho que é o grande brazuka brasileiro atual... Sem esquecer a kurumim das antigas.
Linux infelizmente precisa ainda se aprimorar quando se trata de oferecer opções pras tais "piratarias" e/ou jogos no geral quando não se trata de steam. Mesmo tento lutrix, heroic, wine prefixes e afins, sempre quando surge um problema, é uma complicação pra obter soluções.
Por exemplo: Instaladores atuais dos jogos pirateados. SEMPRE acusam erros de DLL do windows... e como resolver isso num wine ? Quando os prefixes de biblioteca e adição (nativa/embutida e vice versa) não funcionam ? Quando não se tem documentação o suficiente pra auxiliar a saber se o sistema de arquivos do HD/SSd pode estar interferindo ou não, ou a versão de wine GE ou Proton (que acredito eu que não são a causa) TALVEZ possam estar causando conflito ?
Toda essa falta de informação ainda causa pessoas como eu, que apanharam e pesquisaram por semanas pra resolver um problema tão simplesmente resolvível no windows, fiquem de fora do mundo linux pela inclusão limitante.
(inclusive aceito soluções se alguém já precisou lidar com esse problema de dll's, mais especificamente isdone e unarc)
Talvez seja algo mais simples do que "localização geográfica" ou "atender uma necessidade específica". No passado eu fazia muito distrohopping, sempre nessas distros mais "abstraídas" como o Metamorphose (tá aí minha carteirinha de idoso), o próprio Big Linux por um instante, o Manjaro, o Mint, etc.. Me serviram bem na época, mas passou-se o tempo e eu comecei a me questionar o seguinte:
"Por quê eu vou instalar o Manjaro se ele é literalmente um Arch cheio de firula? Não é mais fácil eu aprender o Arch puro e instalar o que eu quiser nele depois?" (mesma coisa Metamorphose e Debian, Mint e Ubuntu, por aí vai)
Chega um ponto que as coisas estão tão bem desenvolvidas (e teu conhecimento chegou num nível tal) que tudo sucumbe a uma meia dúzia de distros que são literalmente a base para todas as outras milhares que existem aí fora. Ao meu ver essas distros são:
Debian (Ubuntu é literal um Debian Sid), Arch, Fedora (tecnicamente RHEL mas ninguém usa o RHEL direto a não ser empresa, e eu não sei que diferença tem dele pro OpenSuSE já que os dois são base RHEL), Gentoo, Slackware e LFS pra quem é doido. No sentido de "entregar uma base única diferente do resto", consigo ver alguns colocando junto nessa lista o Bedrock e NixOS (eu pelo menos não vi nenhuma outra distro não-derivada que entregasse algo similar ao que essas 2 entregam). Talvez o Void também, mas eu já não vejo diferença dele pro Gentoo pós-"Gentoo goes Binary!".
Como eu já passei da fase de ficar me maravilhando com firula, não vejo mais sentido em sair desse "escopo base" que não seja por pura diversão e experimentação. Um Debian ou um Arch já me satisfazem, se eu quero usar o WINE eu vou lá e instalo o WINE, não tenho necessidade de já ter ele pré-instalado e "pré-configurado" (leia-se "cheio de hacks que vão mais me atrapalhar do que me ajudar") só pra salvar o quê, 5 minutos da minha vida? Na minha área chamam isso de "otimização prematura", um dos maiores males desse mundo.
Alguém poderia me ajudar a como instalar o sistema linux?
Ja tentei instalar o Zorin Os, Linux Mint, porém sempre da erro na instalação "grub sdb erro fatal"
É uma distro boa, mais fica saturado de opções e mais opções. Ficaria legal uma versão mais leve ou lite
Existe
@@kosou5297 onde?
Excelente vídeo !
Vi que vc tem uma guitarra aí, poderia fazer um vídeo explicando como plugar ela no PC e tocar, quero ver vc tocando Dio kkkkk
Muitas pessoas ainda não trocam o sistema operacional de Windows para Linux pela questão da piratex edition. A grande maioria nunca pagou, não paga e não vai pagar para ter uma versão instalada do Windows. A MS faz vista grossa para a pirataria, pois ela ganha com isso indiretamente com a captação e venda das informações dos usuários, com a instalação de programas e pelo fato de que, usando um Windows, não haverá outro SO instalado naqueles computadores.
pela facilidade e simplicidade também, Linux não tem nada nativo dele tudo tem que fazer gambiarra pra abrir.
falta divulgação, só isso
Com certeza, MS imveste bilhões não só nas vendas e marketingas tambem em lavagem cerebral dentro das empresas onde entram ! Outro dia, até em projeto pessoal, veio um vendedor MS querendo não só vender mas também entrar em nossas mentes, do grupo do Projeto de 10 pessoas teve um que caiu de joelhos nos pés da MS e do vendedor
Assim como centenas de produtos brasileiros que não vão pra frente. Falta de apoio dos próprios brasileiros.
Quantas vezes você não viu em lançamento de um produto nacional, a quantia de brasileiros já procurando problemas para colocar defeito no produto.
Para usuarios windows o kde e muito amigavel sim , testei uma wubuntu para colocar para um professor ele se adaptou , conheço linux desde o guarani , uso muito , samba, cups , nexcloud , nas , pabxip, openvpn server dentre outros em clientes variados .
Office va de wps office que e amigavel abrindo docx e xlsx sem alterar layout de trabalhos ....
A parte de audio uso como pedaleira de bass tambem conversores de videos e demais ...
*para usuários Windows que tem o mínimo de disposição, infelizmente a maioria não quer sair da zona de conforto, pois inevitavilmente o início da transição será um pouco desconfortável, mesmo com o Wubuntu que faz um trabalho incrível de replicar de forma assustadora, devido a similaridade, a interface e funcionalidades do Windows.
Eu estou com um problema pra migrar pro linux, estou tendo um problema com minha gpu que quando entro em aplicativos ou jogos que a forcem bastante, ela superaquece (meu processador tbm é bem esquentadinho mas não chega a tanto) no linux eu contorno isso usando o msi afterburner pra definir o power limit da gpu e a temperatura limite, uso tbm o amd ryzen master pra fazer um undervolt no processador, mas não vejo alternativa no linux, como solucionaria? ( só isso me prende no windows) gtx 1660
Dio, sou do interior de SP, mais adoro uma banda ae do sul , Faichecleres ! Conhece ???
Sobre a primeira pergunta...muitos usuarios são apaixonados e ser popular ou n depende de 'n' fatores....
estou convencendo meu amigo a baixar Linux graças ao tanto de vídeo que eu assisto desse canal, inclusive cheguei cedo
Eu já faço diferente , deixo q a pessoa se convença sozinha ou N. Foi assim comigo e deu certo.
Linux é vida
Alguns jogos que tenho não rodam em Linux por causa do Kernel anticheat. Por exemplo a EA acabou de banir a plataforma linux do jogo Apex Legends e até onde eu sei o EA AC tbm não funciona.
Eu lembro do Kurumin....
Nostalgia bateu forta agora, Kurumin era top. Foi o mascote dessa distro que me convenceu a usar linux hehe. Salvei muitas pessoas com o live cd do kurumin, teve uma época que virus atrapalhava muita gente no Windows XP e eu usava com frequencia um live cd para fazer backup.
Usei bastante!
Gosto muito do PpopOs mas não consigo instalar ele em dual boot com o Windows 11
Macbook pro 2017 e arch ou ubuntu rola?
Tenta o Ubuntu mas deve rolar sim
Já infectei 2 amigos com o linux mint
hai mai provato deepin ? e da 9 anni che lo uso , prima usavo ubuntu .
@@boldrin1968 Nunca tinha ouvido falar, parece interessante, vou testar!
0:16 pq a conta principal que aparece nos comentários ta com a logo do canal "Winchester"? kkkkkk
É porque ele edita os vídeos do Diolinux, ai pra fazer as capturas de imagens pra colocar no video, acho que o editor usa a sua própria conta do UA-cam mesmo.
vi uma live com pessoal do Biglinux e eles disseram que chegaram no top 10 do distrowatch.
Eu até usaria o BigLinux, mas não largaria o Linux Mint por nada.
Linux Mint, a melhor distro Linxu ever .
Falando nisso, tenho que doar dez doll para o Mint melhorar ainda mais.
Minha entrada no Linux foi o Kurumin , acabou o Kurumin fui para o Ubuntu, nao me adptei muito bem, dei uma pausa e conheci o Linux Mint, e continuo com o Linux Mint até hoje, mesmo conhecendo outras Distros, prefiro o Mint !
Brasil como país grande, tinha que criar o seu sistema de raiz e não usar base de outros sistemas operativos.
Uso o biglinux e é muito boa
Uso big linux exelente distro
eu não uso o regata os por que ele usa kde, não é minha preferencia
Eu só não uso Linuxpq o aplicativo que eu uso para trabalhar no Linux seria somente a versão web, que é horrível. Mas gosto muito do Debian
No meu hardware, a internet do big linux não funciona direito, através de um modem wifi da tp link
Uso mx Linux com esse hardware e funciona. 100%
Tem solução para isso no fórum tive um problema parecido
Olá, dionatan e equipe.
Porque ninguém fala no RedoxOS?
Salve! :)
Difícil dizer, mas talvez por ele ser pouco relevante num contexto mais amplo, sendo mais uma amostra de tecnologia (Rust) do que qualquer outra coisa, ao menos por enquanto. É o famoso projeto interessante, mas pouco útil ainda para além de um Lab.
Nunca nem tinha ouvido falar até esse momento... e olha que conheço várias distros que são muito desconhecidas para o publico geral.
Edit: Agora que vi que não é uma distro Linux.
Tem um pessoal no exterior que está muito entusiasmado com o Big Linux.
Eu acho que é só questão de tempo até o big linux se tornar uma distribuição popular.
eu queria instalar o biglinux mas não consigo eu inicio ele pelo pendrive mas na hora de instalar ele não instala pede para procar de pendrive
Possivelmente vc está selecionando o próprio pen drive para instalar o sistema e por isso ele gera essa mensagem . Se atente na hora de instalar de escolher o HD ou ssd q vc use e então irá instalar.
Frezza, por que você matou o Kurumin
Lol🤣👍!
Depois que conheci o bazzite nunca mais usei outra distro.
BigLinux é, hoje em dia, a distro monstro do Brasil. Não tem pra ninguém . Rápido, lindo e roda tudo. So nao gosto por ser base Manjaro/Arch pois tem seus riscos. Prefiro base Debian.
Uso ArchCraft como distro principal (base Arch) e nunca tive problemas, nunca mesmo, me parece que essa questão do Arch ser instável é meio lenda urbana (pela minha percepção pois vejo vários usuários arch que relatam o mesmo que eu), para não dizer nunca, eu tive com Manjaro mas foi por culpa do próprio manjaro mesmo e não do Arch em si, foi em um época que o manjaro estava com vários probleminhas e eles não davam a devida importância para corrigir, hoje em dia já li a respeito que está bem estável, mas nunca mais testei.
Fiz um pen-drive para instalação do linux Ubuntu mas na hora do boot o sistema não está reconhecendo o pen-drive. O que será?
dá pra fazer pen drive de instalação com o Ventoy, o Rufus e o Etcher, mas nem todo computador reconhece todos esses. tenta usar outro! ✌️
Testei 3 distros diferentes no meu pc e nenhuma funcionou direito; tive diversos problemas
Quais problemas?
aconteceu comigo, sofria até durante a instalação, e depois descobri que o que estava atrapalhando era um problema no teclado, troquei tudo rodou direitinho, bom conferir
Além dos problemas é interessante saber quais distros também. Às vezes pode ser distros bem específicas para algum nicho.
Big Linux é o melhor sistema BR.
Simplesmente porque o BR médio ou usa Windows sem ativação ou compra aquelas chaves de "20 conto" no Mercado Livre, Shoppee e correlatos.
Excelente
minha gtx 745 funciona perfeitamente no Linux :) não volto pro windows nunca mais
Sdds Kurumin, já usei Slackware que foi a minha primeira distro e atualmente tenho Linux Mint em dualboot.
Em 2009 o Lula fez um movimento interessante para adotar o Linux e software livre em geral nos sistemas públicos, uma pena que até nisso o mercado se meteu
PCLinuxOS FulMonty foi o melhor linux de todos os tempos. Infelizmente acabou há muito tempo.
Era potente, absolutamente bonito e funcional. ...mas o que é bom e gratis não dura, nem relógio trabalha de graça
Eu uso Linux há mais de 30 anos o maior problema falta pessoas qualificadas de cada 10 milhões de brasileiros que modificam windows e pirateam tem apenas 1 que programa bem Linux
Muitos projetos nacionais são descontinuada
Porque não uso distro nacional ou derivadas.... simples... Não gosto de distribuições que vem de derivadas de outras já segmentadas... hoje eu uso Fedora, antes Debian e Ubuntu, eu só uso distro bases: Fedora, Debian, Arch Linux ou Ubuntu, qualquer outra eu não recomendo, porque ? Porque quase todo resto das distros são baseadas nessas que mencionei, ficam colocando florzinhas e firulas e chamam de outras distros.. mas não evoluem em nada a base do sistema com Kernel, gerenciamento de memória ou segurança.
Exatamente isso !! Penso assim tbm
Continuo achando que as vezes menos é mais.
Esse mar de distros na minha opinião, atrapalha mais do ajuda.
Pelo mesmo motivo ao contrário de que na China, na Europa e nos EUA eles fabricam muitas coisas.
Acho essa história de Linux para desktop super sem necessidade. Quase todos PCs já vem com o Windows instalado. O valor adicional também vale muito a pena.
Em termos de Sistemas Operacionais os mundo comercial não são paralelos, tem o comercial , o Científico e o Específico. Usar simplesmente como está o linux no lugar do windows não seria apropriado. O ecosistema técnico e de marketing e 100% diferente !
Um exemplo a Sony pegou o FreeBSD e o trabalhou de forma a executar perfeitamente no ps4 em diante , porque não usou o windows ? Porque não usou o linux ?
Uma outra empresa que vcs devem conhecer é a Apple.
Essa questão não é uma opinião ! É uma questão mercadológica.
Acho que gosto não se discute, más nesse assunto a única coisa que não existe é gosto ! KKkk
Se vc usa para te atender Ótimo ! Se vc Desenvolve para atender a outros Maravilha !
Finalizando é um questionamento bem típico , fazendo um paralelo como qual linguagem de programação usar ... já vi muito as pessoas sem rumo e ficando mais perdidas se é possível !
Pois o ambiente corporativo é destinado a aplicações windows. Na minha empresa ainda se usa sistema proprietário em desktop, programa de engenharia tipo solid works, pacote office normal, facilidade de resolver qualquer coisa, sem precisar de um manual da nasa.
Concordo com o ambiente corporativo, discordo do manual da NASA.
Também sou dependente dos pacotes Office 365, mas apenas isso, todo o resto do workflow pode ser feito no Mint, então é um enorme "DEPENDE DA SITUAÇÃO".
simples... pq não roda .exe na nativamente
Porque as distros brasileiras não tem uma empresa bem estruturada por trás, são projetos pessoais ou pouco mais que isso.
Debian, Arch entre outras distros não são empresas, são comunitárias. Na prática ter ou não uma empresa não é um fator determinando para popularidade
@daapedrotti pelo que entendo, pra ser viável são necessárias várias camadas. A comunidade faz a base, mas pra entregar algo redondinho pro usuário final seria bem mais difícil manter com comunidade... Porque as bases são mais generalistas e as específicas mais personalizadas... Será que não é por aí?
@@danielspalma Faz sentido
Eu sou muito fã do Linux e gosto muito dele por causa do terminal... Então, no WSL2, já está bom demais para mim.
No quesito software, o Brasil só produz a cópia da cópia ou a modificação da modificação
Vai inventar a roda para que ? É igual ficar mudando o sistema de organização de bibliotecas
@kosou5297 pra inovar.
Posso estar enganado, mas tenho a impressão que o Conectiva teve um bom sucesso na época