8 Conselhos sobre Linux que vão além dos manuais

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 269

  • @JSimian
    @JSimian 6 місяців тому +52

    Que vídeo! Serio parabéns pelo conteúdo!
    Vim esperando apenas conselhos técnicos voltados a iniciantes, e mesmo que eu já não me considere um iniciante em linux sempre vejo vídeos do tipo, sempre tem algo novo ou algo que passou batido ou até que eu tenha esquecido, enfim...
    Não vou spoilar quem veio aqui antes de ver, mas digo: esse vídeo deveria ser obrigatório para o acesso a internet hj em dia... Tem coisa ai que é básica, fundamental, mas que acabou virando raridade nas interações, seja entre pessoas e pessoas ou entre pessoas e produtos/ideias/conceitos.

    • @NyhajFenix
      @NyhajFenix 4 місяці тому

      Cara meu irmão nunca usou windows nem linux mas ele quer começar a usar computador qual eu recomendo?

    • @NyhajFenix
      @NyhajFenix 4 місяці тому

      eu amo o linux só que não sei qual que ele vai gostar mais

    • @NGGiovanni
      @NGGiovanni 3 місяці тому

      ​@@NyhajFenixacho mais fácil de ele começar no Windows já que é o mais comum de ser usado, mas você pode explicar as diferenças dos dois, ele pode se interessar por algo em algum deles. E esclarecer o que os dois são e tentam ser pode ser um bom começo.

  • @doughnut_panda
    @doughnut_panda 6 місяців тому +64

    O meu conselho seria: "esteja aberto a aprender e seja paciente".

  • @tangerchef6662
    @tangerchef6662 6 місяців тому +14

    Eu diria pra ler o que está na tela. É uma coisa q surpreendentemente poucas pessoas fazem, quando dá um erro, ou algo que precisa levar em consideração, geralmente tá escrito, o que deu de errado. Com isso vc pode resolver o problema mto fácil.
    Por exemplo, abre um programa e ele abre uma mensagem de erro falando q não foi possível abrir, por que tem uma dependência faltando, bastava ler oq está escrito e instalar oq precisa. Mas as pessoas mtas vezes desistem e falam q o programa é ruim ou o linux é ruim.

    • @tangerchef6662
      @tangerchef6662 6 місяців тому +3

      Duas coisas muito importantes pra usar linux, é ler oq está escrito na tela e aprender a pesquisar. Parece coisa simples mas mta gente n tem esses hábitos, daí fica mto mais frustrante a experiência.

    • @Felix944
      @Felix944 6 місяців тому

      ​@@tangerchef6662
      Relacionado a aprender a pesquisar, comecei a usar Perplexity por recomendação de um dos maiores especialistas do país, Kenneth Corrêa. Foi um divisor de águas pra mim que tinha muitas dúvidas, algo que vai direto ao ponto.

  • @edwardagall
    @edwardagall 6 місяців тому +8

    Diolinux oficialmente é meu canal de tecnologia favorito, o cara fala de Linux e me ensina um pouco mais sobre o mundo, incrível!

  • @ruvian_oficial
    @ruvian_oficial 6 місяців тому +7

    Como um video de linux virou video de filosofia? Parabéns, é muito bom trazer essas reflexões, fui para o bigLinux graças a esse canal. Obrigado.

  • @fethatutoriais
    @fethatutoriais 6 місяців тому +29

    Vale muito a pena. Não é preciso migrar para o Linux abandonando o Windows. Instale o Linux Mint em Dualboot com Windows e poderá usar os 2 Sistemas no seu equipamento.

    • @joroc
      @joroc 6 місяців тому +1

      pra que?

    • @saulomaciel1369
      @saulomaciel1369 6 місяців тому +4

      Aproveitar o que existe de otimizado para cada SO?

    • @saulomaciel1369
      @saulomaciel1369 6 місяців тому +3

      Tem muitas horas no dia que eu fico triste em ter que usar o windows. Pq num determinado cliente. Preciso usar um programa que não consegui encontrar alternativa para o Linux. Aí eu preciso usar o windows ou quando vou jogar e não quero gastar muita energia em algo diferente de jogar. (As vezes aceito esse desafio). Então para mim faz muito sentido o dual boot.

    • @fethatutoriais
      @fethatutoriais 6 місяців тому +4

      @@saulomaciel1369 Olá. Extamente isso que acontece. Os clientes têm programas que rodam no Windows e não rodam no wine e no PlayOnLinux. Então o dual boot se torna necessário.

  • @guilherme.teclas
    @guilherme.teclas 6 місяців тому +3

    Meu relato que compartilho com colegas.
    Uso Linux há uma década e uso dualboot com Win10 pois gosto e tenho a licença do Cubase(daw para áudio), única ferramenta que ainda dependo do Windows. O resto do meu trampo com computadores, faço tudo no Linux, hoje Debian 12 Gnome.
    Relato 1: minha namorada tem um notebook simples e reclamava muito dele pois demorava para logar e abrir um simples navegador. Ela estuda e trabalha online também, uso básico de navegador com todos arquivos na nuvem do Google drive. Mostrei minha dinâmica de trabalho no meu computador e ela gostou. Instalamos ssd, formatamos e instalei um Elementary OS, pois o apelo visual era importante para ela. Se adaptou tão bem que hoje já migramos para o Solus com Gnome, ela formata sozinha, formata Pc das amigas e instala extensões e tudo mais. Gostou muita da liberdade de configurações, principalmente agora no Gnome.
    Relato 2: meu pai com mesma questão, com notebook simples que demorava no windows 11.
    Como sou técnico de informática pessoal dele, resolvi me ajudar haha😅 comecei com um Mint, expliquei para ele onde abria as principais coisas, arquivos, navegador e liga/desliga do sistema. Ele usa mais para ouvir músicas, ver filmes/séries, redes sociais e imprimir documentos dele e da familia. Tudo configurado, usou por meses tranquilamente, o sistema atualizava sozinho, sucesso. Esse find passei com eles e resolvi dar mais um passo, instalei o Solus Gnome também no dele, extensões, rodou super liso e agradável como ele mesmo diz. Demora um pouco mais para abrir, pois ainda é um HD, mas como fica boa parte do dia ligado, ele não se importa e usa diariamente.
    Conclusão: ferramenta boa é aquela que é adequada pra tarefa proposta. Boa comunicação e paciência sempre ajudam nessa migração de sistemas operacionais.
    Minha namorada precisava de agilidade pra trabalhar nos arquivos dela no notebook e na nuvem, e gostava de um desktop visualmente agradável. Ssd + Linux customizado pra ela = sucesso.
    Meu pai precisava que o PC ligasse, abrisse bem os vídeos dele e parasse de vir mil avisos ou de antivírus ou de promoções de softwares aleatórios. Hoje ele abre o notebook, tem seu momento de lazer e desliga com segurança, sabendo que amanhã tudo funcionará normalmente.
    Quem leu até aqui, deixo meu abraço e só 😅

  • @ácidogab4-o
    @ácidogab4-o 6 місяців тому +3

    Pelo tamanho do vídeo já sabia que vinha reflexões filosóficas.
    Peguei meu café e fui trabalhar em hardware enquanto ouvia o podcast.
    Adoro essa pegada eventual nos teus vídeos Dio. Entender as diferentes perspectivas e reprogramar o sistema operacional da mente é uma das coisas mais viciantes que partilho além da tecnologia.
    Parabéns pela iniciativa. Top.

  • @vitorialevinski
    @vitorialevinski 6 місяців тому +27

    conselho da minha mãe que começou a usar linux faz menos de 1 ano: não seja preconceituoso
    ela não gostava de linux, achava ruim e limitado, mas nem ela lembrava quando ela usou, e agora o Mint é a melhor coisa do mundo pra ela, ela vive feliz com alguma coisa que ela conseguiu fazer muito mais fácil do que antes

  • @bzzcodigo1410
    @bzzcodigo1410 6 місяців тому +175

    Conselho número 1 pra quem quer migrar pro Linux: Se você quer um sistema operacional parecido com windows e que rode aplicativos windows..... Continue no Windows

    • @mateusnicolau1710
      @mateusnicolau1710 6 місяців тому +40

      Falou tudo. No começo eu era muito entusiasmado, mas hoje eu não recomendo mais linux para ninguém, só para quem eu SEI MESMO que gosta de tecnologias diferentes, é fuçado e sabe se virar sozinho, ou para gente que nem o meu pai, que não sabe muito sobre linux, mas só usa aplicações web (ou é aberto a usar alternativas para apps) e é um usuário consciente (entende que linux não é windows).
      A maioria das pessoas são acomodadas (e não estou falando que elas estão erradas, o problema é de cada um) mas a maioria das pessoas que usaram linux porque ficaram entusiasmados comigo só sabiam reclamar, me tiraram a paz e me deram dor de cabeça.

    • @Helder219
      @Helder219 6 місяців тому +6

      O Windows faz o que o Linux não faz, é um fato

    • @mauriciorodrigues7178
      @mauriciorodrigues7178 6 місяців тому +6

      O parecer com o windows nem é o problema em si, nem todos estão dispostos a saltar tanto de uma vez só, uma interface amigável e recursos similares ajudam na adaptação progressiva, o problema mesmo é quando o sujeito quer fazer do Linux um windows e nem esta disposto a abrir a mente e pesquisar as alternativas. Foi usando Linux com essa mente aberta que eu conheci as alternativas Linux e algumas eu gostei tanto que usava ate no windows como o caso do MPV Player.

    • @adilsonanderson7204
      @adilsonanderson7204 6 місяців тому

      Pra dar um conselho deste?! Já deu uma olhada no Flathub?

    • @bzzcodigo1410
      @bzzcodigo1410 6 місяців тому +4

      @@mauriciorodrigues7178 O meu comentário nem foi nesse sentido, oq eu quis dizer é que muita gente quer ir pro linux e acha que vai ser tudo igual é no windows aí acaba se frustando, por exemplo eu adoro Linux ( o mint e o fedora estão no meu coração ) mas eu gosto de jogar e adicionar mods e isso é quase impossivel de fazer no linux e não vale a dor de cabeça

  • @angelomainine5926
    @angelomainine5926 6 місяців тому +7

    Apesar de ser mais fácil hoje (que bom), Linux é para aprender, eu sou um usuário de humanas, amo usar Linux (sempre usei Linux, meu primeiro pc veio com o Kurumin) e Linux funciona (não sempre, como todo sistema), mas o que gosto é que ser usuário de Linux me faz entender mais do nosso mundo tecnológico... O Linux nos faz perceber que viver é aprender, algo que usar um software proprietário não me proporcionaria, Linux pode ser uma ferramente, mas eu gosto da experiência de ser usuário de Linux, é uma experiência política porque me faz entender algo, a tecnologia, que faz parte da minha vida.

  • @brunomacena7927
    @brunomacena7927 6 місяців тому +2

    Esse vídeo nao é somente Windows ou Linux, é um conselho de vida!.
    Parabéns a todos que tornaram esse conteúdo possível. Fiquei impressionado

  • @g00glelag12
    @g00glelag12 3 місяці тому +1

    Sinceramente comecei a utilizar Linux e ferramentas free e open source, pelo motivo de não poder pagar por todas as ferramentas que preciso e não querer utilizar métodos fora da lei. Logo percebi o tamanho desse universo e suas possibilidades e isto me conquistou ainda mais. Hoje sou muito feliz pela escolha que fiz e tenho a consciência tranquila de que não prejudiquei nenhuma empresa com alternativas ilegais.

  • @nelsondomingosdias7026
    @nelsondomingosdias7026 6 місяців тому +2

    Admiro seu trabalho e seu empenho em promover o Linux, testei a dez anos atrás várias versões sempre davam problemas, não se consegue usar 6 meses sem ter problemas, no ano passado repeti a experiência e a impressão foi que quase nada mudou, enquanto outros sistemas já evoluíram muito. Pra não dizer que é dispensável as três melhores distros são nessa ordem: Endless, Zorim e Mint.

    • @freitascjr
      @freitascjr 6 місяців тому

      Problema certamente foi na pessoa que instalou.

  • @Jacksonoliveira8700
    @Jacksonoliveira8700 6 місяців тому +2

    Sou iniciante aprendendo os comandos no terminal, eu usava windows estou gostando do Linux parabéns pelo canal estou aprendendo muito

  • @GenilsondaSilva
    @GenilsondaSilva 6 місяців тому +6

    O motivo da pessoa não querer usar Linux, ou mesmo testar, não rem a ver com o sistema em si, mas com a pessoa. Normalmente essas pessoas nem tem muito conhecimento sobre Windows. Nós que lidamos com a tecnologia acabamos sabendo várias coisas, macetes tanto de Linux quanto de Windows. E quem usa Linux como sistema principal, mesmo que não tenha uma formação técnica, com o tempo, acaba entendendo várias questões técnicas sobre hardware e software, de forma natural.

  • @anakinpendragon
    @anakinpendragon 6 місяців тому +13

    Gaste ao menos a metade do tempo que você gastou para aprender windows, aprendendo Linux e você não vai achar ele difícil.

  • @hgopfert
    @hgopfert 6 місяців тому +3

    Uma luz no fim do túnel!
    Abra sua "janela" e viva!

  • @MATTEWS65
    @MATTEWS65 6 місяців тому +1

    Isso não foi um simples vídeo. Foi uma aula 👏👏

  • @prof.joaoinocencio
    @prof.joaoinocencio 6 місяців тому

    Não sou da área de TI, mas queria parabenizar o Dio pela sua bela didática, comecei a ver os vídeos por curiosidade, instalei a versão WSP do Ubuntu para windows e atualmente o Linux é um hobby pessoal. Um abraço!!

  • @ai_esperanca
    @ai_esperanca 5 місяців тому

    Que conteúdo sensacional! Compartilhando com todos!

  • @matheusluizer
    @matheusluizer 6 місяців тому

    Adoro os seus vídeos, muito didático, inteligente e muito racional. Não só ensina tecnologia e os sistemas operacionais, como ensina para os seus expectadores e seguidores como pensar criticamente. Muito essencial para os tempos atuais.

  • @joaopedroalbernaz
    @joaopedroalbernaz 6 місяців тому +13

    Linux não é Windows, e Windows não é Linux. Cada função de uso pede a ferramenta adequada, eu descobri que o Linux pode ser uma ferramenta muito mais poderosa para meu workflow do que o Windows foi. Por mais que eu rode 99.99% do tempo em Linux, tem dias que eu preciso de um PC Windows para fazer certas coisas que só se fazem em Windows, e tudo bem com isso, nada de errado.

    • @tayroni
      @tayroni 6 місяців тому

      Acho que só tem duas coisas no Windows que o Linux não supre do mesmo jeito. Trabalhos com comunicação visual e jogos online. Tem alternativas mas ainda muito incipientes.

  • @joaorafaelduartepereira2576
    @joaorafaelduartepereira2576 6 місяців тому +1

    Gostei ... Boas reflexões, que ultrapassam as questões de escolher um sistema operacional.e ainda recomendação de livros

  • @DarkLink606
    @DarkLink606 6 місяців тому +20

    Um conselho: experimente. Não precisa nem instalar. Pode ser melhor ou não para o que você precisa, só você pode dizer.

    • @danielcoelho3076
      @danielcoelho3076 6 місяців тому +1

      Excelente conselho.
      O que é melhor para mim pode não ser pra você.

  • @lhamadoavnao3237
    @lhamadoavnao3237 6 місяців тому +1

    MDS, n acredito q meu comentário apareceu num vídeo do Dio Divo! Eu amo o ensino médio.
    Ótimo vídeo por sinal, adorei as análises psicológicas

  • @renattosilv
    @renattosilv 5 місяців тому

    Eu uso o terminal mais no windows que no mint que uso, então pra mim adotar uma distro Linux foi bem simples. Na verdade não usei o terminal até que eu quis começar aprender. Inclusive comecei aqui nesse canal, assistindo os vídeos sobre o assunto

  • @Raio.Dourado
    @Raio.Dourado 6 місяців тому +3

    Crie uma máquina virtual do mesmo sistema operacional que vocês está usando, e sempre que for fazer alguma coisa potencialmente prejudicial ao seu sistema ou você nunca fez, faça na sua máquina virtual primeiro. Isso pode te salvar muitas vezes.

  • @EliederSousa
    @EliederSousa 6 місяців тому +2

    Já deram muitas dicas, não sei se a minha seria redundante. Mas eu diria: Linux é liberdade, modificar o sistema e a interface é uma diversão; por isso, divirta-se customizando ele do seu jeito. Faça da distro que você baixou a SUA distro.

  • @felipePuziol
    @felipePuziol 6 місяців тому

    meu filósofo/técnico favorito, atualmente. obrigado e parabéns!

  • @marcossales9410
    @marcossales9410 6 місяців тому +2

    Que vídeo sensacional !

  • @BarbaraTostes
    @BarbaraTostes 6 місяців тому +1

    Parabéns, ótimo vídeo! Filosofando! :)😊

  • @sallesvladi
    @sallesvladi 6 місяців тому

    Conheci muitas Destros diferentes as que mais usei foi Ubuntu,Mint e Deepin, Deepin hoje me atende muito bem assim como Win 10, tanto windows como Linux já me deram muita alegria e dor de cabeça tem hoje que tenho mais experiência os trato como dois sistemas operacionais diferentes,um é melhor em alguns detalhes o outro em outros detalhes. Mas duas soluções interessantes.

  • @luisborrachinha2594
    @luisborrachinha2594 6 місяців тому +2

    Conhecimento sempre é bom não tenha medo de aprender coisas novas

  • @fernandomarquesmartini6251
    @fernandomarquesmartini6251 6 місяців тому +2

    o conselho mais evidente, experimente, teste, veja se te atende as suas necessidades, tem varias distribuicoes, e varios sabores, se gostou, escolha aquela que melhoor tb roda na sua maquina

  • @alessinogueira
    @alessinogueira 6 місяців тому

    Já dizia o grande filósofo Renê Descartes em sua obra " Discurso sobre o Método":
    " O bom-senso é a coisa mais bem compartilhada do mundo; pois cada pessoa pensa estar tão bem provida dele, que mesmo as mais difíceis de satisfazer em qualquer outra coisa não têm o costume de deseja-lo mais do que o possuem."

  • @joaofressa
    @joaofressa 6 місяців тому +1

    Eu sou fã do Windows por muitos motivos, mas o principal é a sua compatibilidade com muita coisa obsoleta e isso aumenta significativamente o expectro da inclusão digital. Pois é, até conhecer muito bem o Linux, principalmente em ações de segurança cibernética. Realmente ganhou um lugar no meu coração! Um dos aspectos que mais me agradam no ambiente Linux é operará-lo através da CLI. É incrivel! Uma experiência, que quando dominada, lhe dá muito foco em um resultado. Não dá para dispersar usando o terminal. Isso me levou a estudar os sistemas operacionais de roteadores e outros devices de rede também, todos através do CLI. Portanto, se vale meu conselho: aprenda profundamente o Linux para ampliar as suas possibilidades de resolução tecnológica em TI e, quiça, de empregabilidade. Essa paixão pela CLI cresceu a ponto de eu começar a estudar o Powershell do Windows. É demais!

  • @edwolt
    @edwolt 6 місяців тому

    Minhas dicas são.
    Separa o / e o /home. Você vai mudar de distro com certeza, fazer isso facilita muito a trocar a distro. "Mas a pessoa é iniciante", mais importante ainda separar, ainda mais provável de alguém conhecendo Linux querer trocar.
    Terminal não é difícil. Programas bem feitos são fáceis de usar no terminal. Assim como programas mal feitos são difíceis mesmo em GUI.

  • @homemsemqualidades8750
    @homemsemqualidades8750 6 місяців тому +2

    Para mim três coisas: 1) Faça testes. Eu acho dual boot ou dois HDs boas alternativas antes de migrar totalmente. 2) Descubra que existe outras maneiras de fazer as coisas e muita coisa só achamos que é melhor porque estamos habituados. 3) Conheça as comunidades e produtores conteúdos sobre Linux. Muito conhecimento e dicas pode se tirar daí.

  • @luizguilherme5820
    @luizguilherme5820 6 місяців тому +2

    Eu usei windows desde a minha primeira experiência com computador, porém devido as condições (configurações do meu pc), estou de braços abertos para o linux, pois eu quero conhecer coisas novas, quero um sistema operacional que meu pc aguente roda e eu posso utilizar o básico (navegador, office).
    Edit: eu não aprendi a mexer no windows do dia para a noite, a mesma coisa vai acontecer com o linux eu vou aprender, errar, corrigir o erro cometido e abraçar essa nova oportunidade.

  • @xandeco376
    @xandeco376 5 місяців тому

    Para uso cotidiano o Fedora seria uma boa primeira escolha de distro pra fazer uma migração do Windows ?
    Utilizo somente algumas IDE's para estudar e trabalhar, office(só para enviar alguns docs para faculdade) e a steam somente.

  • @leonardochaves
    @leonardochaves 6 місяців тому +1

    Não tenha medo nem vá pela opinião de pessoas que já têm uma predisposição a não gostar do Linux.

  • @evandronascimento0707
    @evandronascimento0707 6 місяців тому +1

    Eu digo para analisar se encaixa no seu ramo de trabalho. Ex: sou arquiteto, o mercado está predominantemente ligado a Revit / Archicad. Renderizadores como : Lumion / Enscape / Twinmotion. No meu caso, tenho linux em um computador secundário, entretanto não utilizo de maneira efetiva devido a ausencia desses produtos no setor opensource. Sempre tem alguem que diz. Ah mas tem o alternativo o Freecad, Brycscad, realmente, entretanto quando se trata de time de desenvolvimento, a curva de aprendizado ou até mesmo para dialogos com a equipe, a gente acaba assumindo o "feijão com arroz" instalar o revit e archicad e trabalhar com os arquivos já existentes.

  • @arozendojr
    @arozendojr 6 місяців тому +1

    Teste distribuição amigaveis plug and play, quando encontrar uma que facilite sua vida, use, não precisa de ir para distror server

  • @vitoralmado
    @vitoralmado 6 місяців тому +3

    Se eu puder dar uma dica "dupla" seria: tenha paciência e não fique tentando fazer tudo da exata forma que você faz atualmente

  • @wilamil
    @wilamil 6 місяців тому

    Muito bom. 👏🏻

  • @mariogama7183
    @mariogama7183 6 місяців тому

    rsrs uma validação! Realmente vc pertence ao grupo dos TIs pra filosofar dessa forma.

  • @felippeserpa
    @felippeserpa 6 місяців тому +3

    Eu ia dar esse conselho: experimente tudo, com calma, e mais de uma vez!

  • @quimerarecords
    @quimerarecords 6 місяців тому +2

    Sai do windows porque minha maquina estava muito lenta, fui para o linux, testei algumas distros antes, fiquei com o fedora com gnome por enquanto, pois, para o meu note, foi excelente, ficou muito mais fluído do que anteriormente, praticamente um novo notebook, mas tem que ter paciência para usar e se acostumar, porém depois de instalar algumas extensões, ficou tudo bem organizado e perfeito, meu trabalho é praticamente todo em ambiente web via navegador, o sistema linux é robusto e completo.

  • @jackpalaro
    @jackpalaro 6 місяців тому

    Ótimo vídeo!

  • @andromedaebupsilon2325
    @andromedaebupsilon2325 4 місяці тому

    Mais didática impossível essa explicação.

  • @MarkHobbes
    @MarkHobbes 6 місяців тому

    Já vi sim muita gente que migrou pro Mac reclamar do mesmo.
    Reclamar que é muito simplista;
    Reclamar que não o jogo que ela gosta não roda;
    Reclamar que quase tudo na loja é pago;
    Reclamar que não tem como remover certos programas;
    Reclamar do funcionamento padrão. Tipo, manter aberto um programa que o usuário gostaria que fosse fechado;
    Reclamar da falta de programas pra configurar teclados e mouse, tipo da Razer e Redragon;

  • @leka2016
    @leka2016 4 місяці тому

    vc sente falta do windows? tipo tem programas q vc precisa usar e q não tem pra linux, nem via wine?

  • @GAMERSZ-hvdhcddjkkjhbvy4fm
    @GAMERSZ-hvdhcddjkkjhbvy4fm 6 місяців тому

    VALEU VOCÊ SUA SABEDORIA E QUE ME GUIA HOJE 😮 INTELIGENTE GOSTEI DO RELÓGIO NA MÃO ESPAÇO E TEMPO 🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉

  • @ednilsondudar8656
    @ednilsondudar8656 6 місяців тому

    Acho um sistema ótimo para utilizar em máquinas antigas e se for uso básico dá conta do recado perfeitamente. Se mantém atualizado e funcionando se configurado corretamente.

  • @claudemarmartins
    @claudemarmartins 6 місяців тому

    Dio trabalho com um banco de dados chamado Adabas, de um equipamento chamado mainframe, conversando com o suporte do banco descobri uma coisa não esta no manual, que ele falou que são as "boas praticas" no banco, depois de mais 20 anos descubro isso, kkkk

  • @fernando-loula
    @fernando-loula 6 місяців тому +2

    É bem comum pessoas saírem do windows e reclamar do Macos, não roda os jogos que o cara quer, dá muito trabalho p adequar a sistemas da empresa, etc. Vejo até muitos comprarem Mac e continuarem com um PC windows secundário. Estranho muito o Dio nunca ter visto isso, desconfio que tenha conversado com pouca gente que migrou.

    • @kibeesan9
      @kibeesan9 6 місяців тому +1

      E olha que absolutamente NENHUM jogo roda no macOS, principalmente nos macs que não são intel, já que eles tem uma arquitetura totalmente diferente, e parar pra pensar que tem gente que gosta de usar um OS com menos suporte que linux

  • @maximumgames2
    @maximumgames2 6 місяців тому

    no linux tem opção de ativar HDR na area de trabalho e jogos assim como no windows?

  • @ezequiasjose5355
    @ezequiasjose5355 3 місяці тому

    baixei o zorin os 17.2 core estou testo ele para mim a da pitar

  • @yiugooobr
    @yiugooobr 6 місяців тому +1

    sou amante de windows, sempre usei ele mas tenho q ser sincero q todos os sistemas tem defeitos e n da pra chupas as bolas até o fim, windows com bastante telemetrias e linux q metade dos softwares tem suporte para linux, 2 exemplos simples

  • @arozendojr
    @arozendojr 6 місяців тому

    Dio, Conhece algum equivalente ao sshfs no apple M1 ?

  • @noriller
    @noriller 6 місяців тому

    Tem gamers que dai pode importar o SO dependendo do jogo.
    E alguns que precisam de alguma ferramenta específica que provavelmente não tem pra Linux.
    Mas pra maioria das pessoas o "sistema operacional" é o Browser.
    Neste caso, uma distro, quem sabe imutável vai resolver/ajudar problemas que a pessoa sequer sabia que poderia ter (tipo ficar clicando em todos os virus e links suspeitos)

  • @AlexandreH7
    @AlexandreH7 6 місяців тому +4

    Com certeza seria "Valide seus periféricos USB antes de migrar, tem uma enorme chance de você perder alguns deles"

  • @tonydahorda
    @tonydahorda 6 місяців тому +3

    Gostei do "Dio Sócrates" filosofando 😅

  • @samuel3dstudio
    @samuel3dstudio 6 місяців тому +3

    Em 2019 eu fiz o caminho contrário, trabalhei por 11 anos somente com linux desktop, troquei de emprego e só tive a opção de Windows.

  • @matheuloura
    @matheuloura 6 місяців тому

    Amo como seu canal é muito mais do que Linux.

  • @lendariorandom
    @lendariorandom 6 місяців тому +1

    O mais engraçado é que pra instalar softwares de desenvolvimento e frameworks como o Maven é 10x mais fácil no Linux que no Windows. Lá no win 10 tem maior trampo de mexer no apontador de variáveis de ambiente... No Linux eu posso fazer isso se quiser, mas é só colar um comando no terminal que o sistema fica pronto pra mim!

  • @vanessagladv458
    @vanessagladv458 5 місяців тому

    Um conselho óbvio: use uma máquina adequada. Com tudo funcionando. Perdi dias achando que a instalação deu problema. Usando um teclado USB pq o teclado do note tava ruim. Mas no final tive que trocar o teclado pq ele tava atrapalhando na instalação e até impedindo a conexão de wi-fi.

  • @danilaros
    @danilaros 6 місяців тому +3

    Esteja disposto a aprender algo diferente. Linux não é Windows mas também não é nenhum bicho de 7 cabeças. Se até eu consegui instalar e usar Fedora no meu iMac de 2014 porque a Apple decidiu parar de lhe dar suporte…e não sou nenhum expert…e a experiência tem sido bastante positiva. Já lá vai 1 ano e não me vejo a voltar para trás…

  • @maximumgames2
    @maximumgames2 6 місяців тому

    Qual programa de edição de video e imagem voce usa no linux?

    • @reversojar
      @reversojar 5 місяців тому

      ele deve usar o davince resolver (algo assim)

  • @rogersmithcortez6088
    @rogersmithcortez6088 5 місяців тому

    Gosto dos conceitos filosóficos que você sempre aplica em suas análises. O conteúdo do seu canal é Técnico e Filosófico. Acho isso fascinante. Sigo um canal que mistura gastronomia com história e cultura. É muito rico em conhecimento. Seu canal me passa a mesma sensação. Estou sempre aprendendo muito mais do que imagino que vou aprender ao ler as Thumb dos seus vídeos. Parabéns por ser tão inteligente e didático. Você é a definição boa e correta do que é um "INFLUENCIADOR". O Brasil acha que Felipe Neto é um INFLUENCIADOR. Por isso esse país está na situação em que se encontra. Parabéns!

    • @roque19798
      @roque19798 4 місяці тому +1

      Qual o canal sobre gastronomia que vc citou? fiquei interessado nisso

  • @iridium-x7i
    @iridium-x7i 6 місяців тому +4

    O problema do Linux como qualquer outra tecnologia e que não tem muito material em português sobre o sistema. Oque tem de conteúdo e raso, o pessoal enrola muito para passar o conhecimento obvio ou simplesmente resolve não passar por causa de ego. Ai se cria uma bola de neve no pais de que, quem penou para apreender não vai querer repassar oque apreendeu.

    • @Felix944
      @Felix944 6 місяців тому +1

      Por esse motivo estou recorrendo aos chatbots pra esclarecer a maior parte das dúvidas, uso bastante o Perplexity, recomendado por um dos maiores especialistas do país, Kenneth Corrêa. Não é perfeito mas ajuda muito nessa questão de ir direto ao ponto. Inclusive foi o que me proporcionou migrar de vez pro Linux.

  • @tamodolo
    @tamodolo 6 місяців тому +2

    Nunca viu alguém reclamar de MAC depois de usar um? Então serei o primeiro. Tive que fazer um trabalho usando um e a experiencia foi terrível!!! Lento, agarrado, a interface não ajuda, decisões de design favorecem beleza no lugar de usabilidade. Terrivel².

  • @bilaman337
    @bilaman337 6 місяців тому

    10:18 pelo que fiquei sabendo pelas redondezas da Net, Linux n é feito pra usuário final e talvez por conta disso seja muito mal visto

    • @tangerchef6662
      @tangerchef6662 6 місяців тому +1

      Muitas coisas no linux, programas open source, acabam tendo o problema de serem complexos, pq não têm uma equipe específica em design ou algo assim, é um monte de programadores, q entendem como aquilo funciona e querem adicionar algo novo, eles acabam não parando pra pensar q pra quem não entende, vai ser uma experiência ruim. Eu tava tentando usar Ardour, um programa de produção musical e tive q aprender sobre servidores de áudio do linux, JACK, Alsa, Pipewire... Quem programa já sabe de tudo isso mas n para pra pensar q algumas pessoas não sabem.
      Achoq essas coisas não são feitas realmente, pensando num público alvo, q nem programas proprietários, feitos pra vender. O projeto acontece mais como uma seleção natural, as pessoas começam a precisar de algo, programam aquilo e assim vai. Mas quem não têm conhecimento técnico não têm esse poder de colocar oq eles querem

    • @bilaman337
      @bilaman337 6 місяців тому

      @@tangerchef6662 e por causa disso a galera tem mais problemas em usar Linux "preconceito" doq usar windows

  • @Eusouoroot
    @Eusouoroot 6 місяців тому +5

    trocar de sistema é que nem trocar de celular, precisa reaprender onde estão as coisas.

    • @reversojar
      @reversojar 5 місяців тому

      e olha q Android é linux kkkkkkk

  • @gleitonfranco1260
    @gleitonfranco1260 6 місяців тому +2

    A minha motivação para o Linux não foi a questão do dinheiro investido, mas o $$ que eu ia economizar por não comprar Windows / Office a cada nova versão.

    • @diegobritoxx
      @diegobritoxx 6 місяців тому

      Ué é só baixar o aplicativo only office.

  • @servprot7109
    @servprot7109 6 місяців тому

    Durante muitos anos usando Windows e Linux no desktop, com base nos trabalhos que faço e aplicações que utilizo, sinceramente, eu não consigo mais notar diferença alguma.
    Pra mim agora, Linux ou Windows no desktop seguem o mesmo princípio, carregar as minhas aplicações pra eu trabalhar.
    Um navegador, uma aplicação office, um player de áudio e vídeo um leitor de documentos em vários formatos, um visualizador de imagens, aplicações zip (compactadores/descompactadores), um editor de textos simples (Bloco de Notas/Gedit)... São tudo o que preciso.
    Uso Sistemas Windows 11 no meu trabalho e três sistemas com Linux/Kernel em casa nos meus computadores pessoais (Ubuntu (Gnome), Fedora (Gnome) e Linux Mint (XFCE).

  • @helvio7247
    @helvio7247 6 місяців тому +15

    Use distros feito por corporações sólidas e que não vão te deixar na mão: Fedora (Red Hat), Open Suse (Novell). Não caiam na besteira de pegarem de desenvolvedores pequenos que podem evaporar, desistir a qualquer momento e te deixarem na mão (fora o problema com servidores de atualização e manutenção "terceirizada" de pacotes). Devido aos Snaps não recomendo (e as politicas furadas da Canonical, a qual foi boa até uns 8 anos atrás)

    • @gaabbu
      @gaabbu 6 місяців тому +1

      Fedora e OpenSUSE são boas opções sim! Mas lembrando que elas são feitas pela comunidade, e não tem direta interferência pelas empresas que as fundam/contribuem. Mas existe a interferência indireta (ideias não baterem entre empregados e contribuidores da comunidade)
      Até as grandes empresas podem vacilar e consequentemente afetar seus produtos, como:
      Red Hat foi comprada pela IBM, hoje com grandes controversas de licença sobre o RHEL e derivados.
      SUSE teve seu CEO demitido ano passado pelo tanto de negócios duvidosos (incompetência) que ele fechou.
      Sim, sei o receio de usar distros novas e com poucos contribuidores, não está errado querer evitar, pois muitas da vezes só podem desistir do projeto inteiro, demorar muito para resolver problemas, ou lidar melhor com situações que empresas não teriam.
      E também entendo querer algo mais sólido, que não pode ser facilmente largado, mas existem distrubuições da comunidade muito sólidas como Debian e Arch. Até algo mais popular como o Mint é uma opção sólida.

    • @daapedrotti
      @daapedrotti 6 місяців тому +2

      Concordo em partes, mas algumas das melhores distros são feitas pela comunidade, como o Debian, Arch, Mint, Zorin, Novara, entre outras. Eu diria que independe da corporação, o que deve ser observado é se a distro tem um projeto sólido. Ex: o Archcraft é feito por uma pessoa porém o projeto é bem sólido e muito bem feito, essa é uma ditro que eu recomendaria para quem gosta de WM, assim como existem outros exemplos. Eu entendi que sua dica é para fugir de distros que em pouco tempo não existirão mais ou que não receberão muita manutenção por falta de interesse tanto de usuários quanto dos desenvolvedores, e realmente precisa evitar essas.

    • @helvio7247
      @helvio7247 6 місяців тому +1

      @@daapedrotti Arch é muito forte, posso recomendar embora não seja "facil" (hahaha no meu desktop só o Manjaro roda bem e estou dele agora), Zorin já partiu para ser comercial a algum tempo. Grato pela cordial opinão! Mas minha dica mais precisamente é fugir de aventureiros (não vou citar nomes para criar polêmicas, pois trata-se de distro que já popularizou por aqui).

    • @helvio7247
      @helvio7247 6 місяців тому

      @@gaabbu Se o Mint for derivado do Ubuntu não quero nem de graça! Se fosse do Debian, poderia ser considerado (embora tirei os .deb da minha vida faz tempo...). Tive muitas dores de cabeça com distros baseadas em Debian, o que não aconteceu com Fedora (sensacional) e Manjaro (muito boa)

    • @gaabbu
      @gaabbu 6 місяців тому

      @@helvio7247 Sim mint é derivado do Ubuntu mas tem uma versão baseada do Debian direto, uma pena que teve essas dores de cabeça, mas boa sorte com sua jornada, que Fedora e Manjaro lhe sirvam bem.

  • @marotomt
    @marotomt 6 місяців тому +1

    "Apenas.. Busquem comer cimento"

  • @diegobritoxx
    @diegobritoxx 6 місяців тому +1

    Quando o linux tiver o next -> next -> finish talvez eu volte pra ele. Até lá fico no Windows

  • @tonytech.brasil
    @tonytech.brasil 6 місяців тому +1

    Pesquisa e estude antes de usa. E se tiver que usar, tente aproveitar todo o sistema.

  • @iandieb
    @iandieb 6 місяців тому

    Seguindo a mesma lógica do conselho 1, um exercício: eu não tenho familiaridade com o trabalho e já digo de antemão, apenas para trazer atenção ao tema, mas o escritor de Homo Deus é bastante criticado pela apresentação do livro Sapiens como um livro acadêmico, mas acaba sendo pouco ou nada científico, meio que vendendo ideias grandes como se fossem baseadas cientificamente e com método. Se eu fosse me propor a ler esse livro, com certeza me atentaria a isso, mas por fim, chegaria a uma conclusão se a crítica é valida, ou não.
    Desse jeito é possível chegar a uma conclusão SUA sobre o autor e sobre o livro, é uma maneira de utilizar vieses e se apropriar deles para construir uma melhor cognição sobre qualquer coisa.

  • @luanlana1526
    @luanlana1526 6 місяців тому +1

    6:53 - foi exatamente assim que eu virei hobbista de café especial

  • @ppcarvalhof
    @ppcarvalhof 6 місяців тому +1

    19:41 Matrix?

  • @Carbolin
    @Carbolin 3 місяці тому +1

    Eu ja tentei algumas vezes utilizar o Linux, as vezes ainda utilizo por conta do meu trabalho, mas para uso pessoal, eu realmente digo que ele não é bom (para meu uso)

  • @Felix944
    @Felix944 6 місяців тому

    Não exija demais de si mesmo, querer aprender "tudo" de uma vez pode te esgotar mentalmente e fazer abandonar. Também é saudável estabelecer limites.

  • @anamariacarvalho6738
    @anamariacarvalho6738 6 місяців тому

    Oi Dio Linux, Ana de São Paulo

  • @Andantealeatorio
    @Andantealeatorio 6 місяців тому +6

    Conselho número 1: se você é profundo conhecedor, não se ache um ser superior.

  • @manassesvieiracintra4479
    @manassesvieiracintra4479 6 місяців тому +1

    Mudei do Windows para o Ubuntu 24.04 e fiquei. A Microsoft quer estorquir quem nao tem condicao de ter um sistema legitimo. E o Ubuntu tem tudo que preciso com programad alternativos a Corel Phtshop e 3D

  • @franklinEditor
    @franklinEditor 6 місяців тому

    10:16 eis uma verdade incontestável.
    viva o linux (viver o linux), eu me reinventei usando uma distro de base linux que sempre detestei, que é mantida por um único cara e que usa um ambiente gráfico pouco ou nada usual. Eu me moldei e não houve perda, foi o contrário. A filosofia contida em cada distro é varia e a solução pode ser imediata ou demorar, como no meu caso, mas ela veio, eu persisti e tomei uma atitude de abrir mão de uma gama de software proprietários e vejo diariamente os limites ilusórios desaparecerem.

  • @supremesonicbrazil
    @supremesonicbrazil 6 місяців тому

    Prefiro estar sozinho msm, assim ninguém me enche o saco quando eu estou errado. Fazer parte de um grupo sempre foi overrated, especialmente um grupo com gente que não faz o mínimo esforço pra ler um README ou fazer qualquer outra coisa que é considerada a literal linha de base do raciocínio lógico humano - a mesma linha de base que nos faz sobreviver como espécie no planeta. Aí não tem mais a ver com comportamento, mas sim com ofensa à própria inteligência. Antes só do que mal acompanhado.

  • @rcmssocial5502
    @rcmssocial5502 6 місяців тому +3

    ter a ADOBE como programa instalavel.

    • @kevinyoliveira68
      @kevinyoliveira68 6 місяців тому +1

      Tem como pelo Wine e PlayOnLinux mas nativo seria uma mão na roda para muitos

  • @pedroivogomes6747
    @pedroivogomes6747 6 місяців тому +1

    Se fosse pra dar um conselho há 10 anos atrás seria: Use Windows, seja produtivo e feliz.
    Agora se for para dar um conselho hoje: Use Linux, seja produtivo e feliz. Não demore pois é muito provável que ele assuma a dianteira dos SOs em breve.

  • @kevinyoliveira68
    @kevinyoliveira68 6 місяців тому +1

    Eu prefiro o certo acima de tudo por isso que defendo e critico muita coisa das distros Linux

  • @kevinlucasilva
    @kevinlucasilva 6 місяців тому +1

    21:30 isso é a coisa mais patética que alguém pode ser/fazer: seguir cegamente uma manada.
    Afinal, o errado continua errado mesmo que todos estejam fazendo, e o certo é o certo mesmo que apenas você esteja fazendo

  • @robsonrocha8600
    @robsonrocha8600 6 місяців тому

    tenho uma maquina com w11... mas qdo acabar o suporte... viva o linux...

  • @gilbertojuniosilva
    @gilbertojuniosilva 6 місяців тому +1

    Linux e bom a menos que você dependa dele para trabalhar 😂, eu usava o linux para segurança de dados porem como artista eusar linux e como usar um carvão até dá pra fazer mas no mercado de trabalho não e produtivo.

  • @eduardocarvalhodovalle8443
    @eduardocarvalhodovalle8443 3 місяці тому

    Eu estou chateado com o linux pq não estou conseguindo instalar os programas que eu pego na internet para o Ubuntu. eu fico procurando um arquivo .deb para estalar o programa e não acho.

  • @etjapagora
    @etjapagora 3 місяці тому

    Meu filho já leu esses livros aí.

  • @alesrx
    @alesrx 6 місяців тому

    Desde 2014 utilizo Linux e atualmente averiguando os dias atuais, na minha simples opinião o 🐧 🐧 proporciona mais privacidade.Vamos observar em quanto tempo as IAs estarão disponíveis nas distros.