é meio que isso mesmo, falando de um jeito bem zuado. É pra vc adquirir experiência com pesquisa enquanto não consegue um título em alguma universidade.. ou mesmo tem gente que gosta de ser pos doc pela oportunidade de passar um tempo pesquisando em outras universidades .
É exatamente isso. Se a pessoa tem uma posição na universidade acaba indo para o exterior mais tarde, de forma a adquirir experiências que possam contribir para seu grupo de pesquisa na universidade.
@, Parece que pesquisa em universidades, no Brasil, dificilmente ultrapassa os muros da mesma!! Espero que seja só impressão minha, mas não vejo muita integração com a parte( indústrias e empresas ) que pode fazer as descobertas e invenções serem aproveitadas pela sociedade.
Ela mentiu mesmo, ela veio dar palestra no tempo que eu ia na universidade, na palestra ela contava detalhes da vida nos EUA, que sofria racismo, comia pãozinho seco na janta, e depois da descoberta da mentira ela disse que nunca pisou nos EUA, pra mim acredito que ela mentiu em muita coisa mesmo
@ Ela mentiu até a própria idade. E mentiu dizendo que ganhou uma bolsa pela Capes para estudar nos EUA, mas depois descobriram que ela não ganhou essa bolsa.
Verdade! As mentiras era tao recheadas de detalhes que só muito e cuidadosamente premedidatas poderiam ser contadas. Todavia isso só corrobora para concluir que ela tem um distúrbio emocional sério. Talvez um sofrimento intenso na infância.
Às vzs um erro apaga tudo de bom e importante que a pessoa fez para o proximo ao longo da sua vida. Por essas e outras, a verdade tem estar acima de tudo. Ótimo video! Já me inscrevi no canal.😃
Ela falsificou um diploma, roubou 300 mil e afirmou ter parentes que não possuí. Não é pouca coisa não viu? Ser diplomada não a exime das fraudes que cometeu!
COMO EU NÃO TE CONHECIA! Sério amei demais o seu canal e principalmente seu podcast, é uma luta todo dia não desgostar de física vendo a forma que é apresentada na escola! Sério ameeeeei de verdade.
Excelente reflexão Dra.Bibi. Vídeo com conteúdo preciso para alarmar estudantes, mestres e doutores em suas carreiras.Reputação é peça primordial para qualquer acadêmico.
Quanto mais mexe, mais fede. "Entre os entrevistados pela reportagem está um professora da USP que ficou responsável por analisar o resultado da pesquisa de Joana sobre pele artificial em 2013. "Ela (Joana) nunca mandou amostras", disse."
@ Não é bem raiva, na verdade eu nem tava dando bola pra isso até a dita cuja se pronunciar tentando lacrar, usando o movimento negro como escudo e usando vitimismo pra tentar comover alguns trouxas. Como se os movimentos de minorias já não tivessem problemas suficientes e lutas duras demais pra travar, vem essa criatura e joga mais uma pra conta deles. Ao invés de admitir o erro ou simplesmente sumir do mapa, quis militar e jogar a culpa disso tudo na sociedade, com isso ela subiu alguns degraus na escala da escória que tem no Brasil. Além disso e mentira não foi só o diploma FALSO que ela mandou pro repórter. Mas sim anos de mentiras, se passando por coitadinha, fazendo fama, angariando seguidores, discípulos, pra no fim, dar no que deu. Isso é criminoso e um tanto quanto cruél para todos aqueles que se espelhavam nela.
@ E não ela não é a única que vai sofrer, isso pode até prejudicar os projetos dela ( se é que existem ) e todos envolvidos. E isso pode espirrar na comunidade acadêmica que já tem também seus problemas pra resolver.
@ Sou pardo do tipo, se eu for pro Sul serei negro, se for pra Bahia serei considerado branco, então nem eu sei minha cor. Mas sou neto de negro, bisneto de índios e portugueses. Como todo bom brasileiro, sou vira-lata rsrsss..... Porém pelo menos metade da minha família é negra.
Estou com o msm sentimento do @cacacobra. Eu sou química, fiz meu doutorado tbm na Unicamp e moro na cidade de Franca/SP (msm cidade da Joana). Terminei meu doutorado há 1 ano e não consigo fazer um pós doc pois não há bolsas disponíveis e eu não tenho condições de me manter em outra cidade sem bolsa. Ela sempre vou vista aqui como uma "musa" e justamente nesse momento onde a maioria da população apoia o boicote à educação e a ciência, me estoura uma bomba dessas? Ficamos com menos credibilidade ainda perante a sociedade que pensa: "se ela que estava na tv toda semana recebendo prêmios é assim, imagina os outros?". A palavra que me define no momento é indignada.
Que explicação excelente... infelizmente foi comprovado falsificação no documento que ela usava para comprovar, e as situações que ela descrevia, as datas não condiziam com se ela tivesse feito tudo que disse, teria que ter entrado com 2 aninhos na escola. Mas complicado ...ficou realmente uma situação horrível para ela
Gostei das sugestões no final. Realmente a ética é especialmente importante na carreira científica. Desde cedo é exaustivamente frisado a importância de citar todas as fontes de informação para não deixar margem para levar crédito em cima de trabalho dos outros por exemplo. Uma falha em citar uma fonte de referência pode ter consequências seríssimas.
Estou tentando achar palavras bonitas para elogiar seu conteúdo, mas pra não cair no mesmo erro da Joana , eu vou dizer o que eu sei, gostei muito do seu vídeo.
Estou prestes a me formar na faculdade e aprendi uma lição muito importante: antes do diploma, é necessária a formação como gente, como cidadão. É muito triste... logo num momento delicado como esse, de cortes na educação superior. Muito, muito triste. Sinto pena dela e de tantos outros, que acham que o mais importante é o diploma e o lugar que você fez graduação e pós-graduação.
Obrigado pelo vídeo Bibi, sempre esclarecedora você mostra os fatos e não apresenta achismos. Obrigado pelo conteúdo, continue com esse excelente trabalho!
A profundidade que colocou no caso foi muito produtiva. Temos 3 casos recentes de ministros do atual governo que mentiram seus currículos e não tiveram o mesmo peso midiático, Damares, Ricardo Salles e Abraham Weintraub. Claro que o currículo deles no contexto de carreira não tem o mesmo peso da Dra Joana Félix, pois no caso dela a narrativa sempre era, a menina da periferia que chegou em Harvard. Então nessa narrativa quando se tira o destino final, Harvard, a narrativa vira, a menina da periferia que chegou a ser Dra na UNICAMP e isso não vende na mídia, pois o brasileiro admira mesmo a marca Harvard. Acredito que todo esse alarde é uma crise de narrativa e não necessariamente das questões acadêmicas, se não os 3 ministros atuais teriam sofrido o linchamento virtual assim como a Dra Joana Félix.
Geb Nix pois é, à imprensa que também passou informações erradas, isso ninguém dá bola, sim a pesquisadora errou, não precisava mentir, a história dela já é bonita, mas isso não exime à mídia de passar informações erradas, não pode também.
@@joaopaulosilveira8872 estou por fora dessa questão da mídia, se puder me inteirar por favor. Quanto ao fato das mentiras também não tiro a responsabilidade dela. Todo cientista deve divulgar dados verídicos tanto das suas pesquisas, quanto da sua carreira, pois ciência se constrói com evidências verdadeiras e com honestidade, se não as hipóteses sofreriam do mal do viés de confirmação. Porém isso está muito longe do linchamento virtual. Se todo mundo é tão preocupado com as mentiras dos currículos vamos pegar no pé dos atuais ministros e de tantos casos de LinkedIns. Ela tem que ser julgada honestamente e terá que pagar por isso, mais do que isso é preconceito e desonestidade.
Geb Nix concordo com tudo que tu falou, quanto a infeliz mentira, a própria já admitiu, o quê o vídeo chama atenção é para a ignorância da grande mídia na hora de passar a notícia, na ânsia de noticiar, não pesquisaram os termos corretos, estamparam “diploma falso “, sendo que pós doc não recebe diploma, que moral tem um jornalista para criticar um fato, se ele próprio não sabe. É só olhar no ig do estadão, está estampado lá,
Gabriela bom dia, no campo do jornalismo, a academia e a área profissional, infelizmente não convivem de forma próxima, infelizmente, tanto que até no meu curso de mestrado debatíamos em aula essa questão da distância criada, e como é a consequência disso em nosso próprio campo. Ou seja, a academia pesquisa o jornalismo, a profissão e as suas transformações, já os jornalistas do mercado ignoram a academia e de certa forma marginalizam as teorias, os métodos e até mesmo os estudos comprovados em pesquisa qualitativa e quantitativa sobre o exercício do próprio jornalismo. Devido também a esse distanciamento, essa sua percepção de que os jornalistas não compreendem a diferença de PHD, Doutorado ou pós Doc, explica um pouco a confusão observada por ti nas matérias.
oii.. o youtube não me entregou esse video, nem nas notificações e nem na lista de video das minhas inscrições, só vi o video porque vim aqui no seu canal.
Quanto a sigla PhD significar doutor em filosofia, acredito fazer sentido, porque no passado antigo cabia aos filósofos fazer aquilo que chamamos hoje de ciência, você pode ver filósofos tratando de matemática, ciências naturais, geografia e assim por diante. Até Newton deu nome à sua obra como Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica, para você ver como a separação não era tão evidente. Hoje a filosofia está atrelada a área de humanas, mas na antiguidade seu escopo era maior.
e ainda dizem que filosofia é a mãe das ciências, isso vale pra a antiga filosofia. Hoje em dia filosofia de nível acadênico e ensino médio é uma disciplina completamente de area de humanas.
O problema e' que ela mesma disse (tem o audio dela falando no podcast) que nao ganhou um diploma porque interrompeu o posdoc. Ate onde eu sei, NAO existe diploma de posdoc, ou seja, ela nao ganha terminando ou interrompendo o mesmo. No maximo uma carta de recomendacao do professor, como voce mencionou. Como alguem da area se "confunde" com um conceito tao basico? E varios lugares que ela esta palestrando e esta em letras garrafais Phd in Harvard (ou semelhantes). Em geral, essa info e' passada pela propria pessoa via sua short bio. E' muito estranho ela ter deixado isso passar batido tantas vezes. (Desculpe pelos acentos)
Cara se caçar todos os vídeos de entrevistas e palestras tu vai ver um emaranhado de contradições, ela é mentirosa mesmo. Manchou a carreira, vai ter que se esconder por um tempo e depois ir pra sala de aula.
@ Sim, a salada que fizeram entre PhD e Postdoc me deu um certo nervoso nos momentos que ouvi no Podcast, mas acho que ela tambem advem das infos conflituosas (lattes vs palestras -> postdoc vs Ph.D.). Mas eu concordo contigo, isso nao isenta os jornalistas de poderem ter gasto 5 min na wikipedia pra poder noticiar o fato com mais precisao. Sobre o canal, achei legal a tematica, talvez provavelmente por trabalhar em um laboratorio de fisica por quase toda minha graduacao (mesmo sendo da computacao). Me inscrevi para acompanhar os proximos videos.
A história real dela por si só já é linda!! Aí é um quadro clássico de mitomania!!! O problema é que ela mentiu logo sobre ter estudado fora do país na universidade mais renomada do mundo!!!!
Tem a livre docência no Brasil,regulada pelas Lei nº. 5.802/72 e nº. 6.096/74 e pelo Decreto 76.119/75 e pelo Parecer 826/78 ...consta como um tipo de titulo apenas para doutores se não me engano, que confere ao doutour um Grau " a mais". Nao é o foco mas vale um comentário.
Oi fofa , você é boa em física ? Tipo além de pesquisa , você consegue resolver questões difíceis de física como as do Ita ? Ou ainda mais difíceis como da OBF ou da olimpíada internacional de física ? Beijos beijos
Pós Doc é um Estágio, a denominação inclusive é Estagio Pós Doutoral, procurem os afastamentos no D.O.U. Atualmente existe um certificado, mas realmente não titula, entretanto, muitos pós doutores adoram conversar com leigos falando dos estágios como se fossem titulações, ouço sempre as pessoas mais simples exaltando os pós doutorados de alguns pesquisadores o que me deixa em dúvida de como a pessoa sabe dessa informação se não conhece a plataforma Lattes. Sabemos que os processos de seleção de pos doutores ainda caminha a passos muito lentos com relação a isonomia, até por questoes muito peculiares dos programas de pós-graduação e do amadurecimento dos quadros das universidades, que ainda mantêm em algum nível uma certa tradicao de cátedra. Não que eu queira desmerecer o trabalho feito nas universidades, apenas reconheço que há um caminho para o amadurecimento de alguns modelos utilizados.
eu li que a harvard falou que ela não estudou la, e no canal pingo nos í que é um canal confiável disseram a mesma informação e ela depois admitiu, acho ruim porque já sofremos com o racismo ai vem ela ajuda a ferra a gente.
Gostei muito do vídeo, só queria avisar que o teu Instagram que está no começo do vídeo está escrito errado. Em vez de ser Bibibailas, está escrito Bibailas. Só pra facilitar a quem quiser acompanhar teu trabalho.
Ótimo vídeo, parabéns por esclarecer, não entendo por que a mídia não se aconselha com quem tem propriedade no assunto antes de uma reportagem, parece que criticar é mais importante do que esclarecer.
Ei. Fiz uma pesquisa no site de Harvard e achei este link. Se ela foi citada no site, não há dúvidas do valor do trabalho dela. www.laspau.harvard.edu/.../brascon-and-the-empowerment-of- brazilian-scientific-community / 01 de maio de 2018 ... Palestrantes confirmados incluem Drs. Joana D'arc Félix, Duelo de Mello, José Pires, Roberto Alvarez e Ulisse
Que exemplo ela vai dar aos jovens? Mentir? Falsificar documentos e assinaturas? E agora mais essa:: pegar dinheiro público e não prestar contas? Agora que foi desmascarada , diz que é vítima de racismo. O fato de ser negra não lhe dá o direito de cometer crimes e enganar as pessoas!
Ela é realmente uma cientista, mas mentiu por puro ego. E harvard não é nem a melhor faculdade de ciencias da natureza nos EUA. Brasileiro é muito doido.
Thales M Caetano acho que o mais complicado nem foi o exagero, foi ela apresentar um currículo falso e achando que ninguém ia verificar com Harvard. Ai nem tem defesa mano é pura desonestidade mesmo.
Joana Darc ate´disse que sofreu , em Havard, agressões verbais por conta da cor. Sofreu racismo sem nunca ter ido pra lá. ua-cam.com/video/IHDXhGY_nL8/v-deo.html
"Ma henin!!" Ele será a única pessoa negra brasileira que teria curso fora do país? Ela é a única pessoa negra cientista no país? Será também a única que tem um currículo que valha um filme? Ela, pelo menos, FALA INNGLÊS?
Não interessa se ela ficou 4 anos no pós doc ou 2 dias, o que importa nessa historia é que haward não tem pós doc e ela forjou e usou essa inconsistência, não interessa o erro do jornalista e sim o da pesquisadora que tem muita responsabilidade e faltou com respeito incluindo pelo grupo que ela representa politicamente, não tem como desvirtuar isso, apesar que você trouxe isso como informação, mas o x da questão foi a pilantragem dela de ter mentido, acreditado na mentira e ter usufruído da mentira, o pior foi o que veio depois, ao invés das desculpas saiu escorregando para não assumir a culpa e ter mais tempo de inventar um espantalho para não segurar o b.o pelo que ela fez
@ são informações interessantes por um lado mas que não podem jamais invalidar o trabalho jornalístico, veja... Que se os jornalistas não tivessem feito o trabalho que fizeram, ninguém estaria discutindo as Havard é com V ou com W ou se o pós doc deles tem certificado ou nem existe, pelo contrário provavelmente os phds em questão iriam assistir o filme e aplaudir de pé a história sem se preocupar em discutir o "sexo dos anjos" uma coisa é informação, que vale claro, porém os escorregões de um jornalismo não invalidam o favor que fizeram ao povo Brasileiro, ao menos nesse caso e ao que de fato interessa nessa história
Mas todos sabem o PORQUÊ dela ser tão cortejada a ponto de q a GlobostFilmes estava fazendo um Filme com a Dra. Vítima aí, a ser encendado pela lacrosférica Taís Araújo(q se escandalizou em 2018 qdu viu q a própria filha pequena queria brincar normal com bonecas). E agora Taís: vai encenar a história real da Falsária aí? Pô: Chega de dividir a Sociedade brasileira!!
Minha querida ela mentiu descaradamente. Você está mal informado ou esta querendo justificar o imjusticavel. Só pra lembrar, ela disse que entrou na faculdade com 14 Anos. É verdade?
Fora os quase 300 mil que ela pegou e não pode comprovar, terá que devolver.istoe.com.br/professora-joana-darc-foi-condenada-por-nao-prestar-contas-a-fapesp/
Se você tá falando o que saiu na mídia, então coleguinha, você não sabe de.nada é já vi que não tem argumentos pra discutir o assunto. Se informe primeiro em.fontes seguras depois faça videoa
Falo falo falo e não consegui falar nada, ou seja vive pesquisando sobre falar e nada , e a conclusão e que ::: O dinheiro vai pelo ralo, e a maioria das pesquisas são sobre como se manter com dinheiro público se dizendo um pesquisador kakakaka, ainda fala de buracos negros e não conseguimos ver a Lua de forna nublada kkkk só falar
Tem um professor do instituto de física aqui da UERJ que diz que pós-doc é um nome bonitinho para "estágio para doutores desempregados".
Lucas Conceição esse professor tem pós doc? se tiver, é um brincalhão, só está descontraindo com os alunos, se não tem, é só mais um recalcado.
@ se quiser te passo lattes no inbox. kkk A gente conta o milagre mas não diz o nome do Santo.
é meio que isso mesmo, falando de um jeito bem zuado. É pra vc adquirir experiência com pesquisa enquanto não consegue um título em alguma universidade.. ou mesmo tem gente que gosta de ser pos doc pela oportunidade de passar um tempo pesquisando em outras universidades .
É exatamente isso. Se a pessoa tem uma posição na universidade acaba indo para o exterior mais tarde, de forma a adquirir experiências que possam contribir para seu grupo de pesquisa na universidade.
@,
Parece que pesquisa em universidades, no Brasil, dificilmente ultrapassa os muros da mesma!! Espero que seja só impressão minha, mas não vejo muita integração com a parte( indústrias e empresas ) que pode fazer as descobertas e invenções serem aproveitadas pela sociedade.
Ela mentiu mesmo, ela veio dar palestra no tempo que eu ia na universidade, na palestra ela contava detalhes da vida nos EUA, que sofria racismo, comia pãozinho seco na janta, e depois da descoberta da mentira ela disse que nunca pisou nos EUA, pra mim acredito que ela mentiu em muita coisa mesmo
@ Ela mentiu até a própria idade. E mentiu dizendo que ganhou uma bolsa pela Capes para estudar nos EUA, mas depois descobriram que ela não ganhou essa bolsa.
@ Até na palestra do TED ela fala das "agruras" dos anos em que viveu em Cambridge. E do racismo que sofreu no alojamento de Harvard.
Mentiu também na idade que entrou na faculdade , falou que emtrou com 14 anos , é só entrou com 19 anos.
@@silxavierxavier5975 , ela mentiu a própria idade. Tipo, dizia ter 44 anos quando já tem 55.
Verdade! As mentiras era tao recheadas de detalhes que só muito e cuidadosamente premedidatas poderiam ser contadas. Todavia isso só corrobora para concluir que ela tem um distúrbio emocional sério. Talvez um sofrimento intenso na infância.
Que vergonha para ela ein...
Eu tirei uma lição de vida para mim: "Mentir nunca é uma boa, N-U-N-C-A".
Mentira é coisa de criança, no caso dela uma adulta formada, chamasse Falsidade ideológica e fraude de documentos!
depende... tem mentiras que são para o bem
Eu sou PHD, Proprietário de Harley Davidson e sou feliz!!!
Às vzs um erro apaga tudo de bom e importante que a pessoa fez para o proximo ao longo da sua vida. Por essas e outras, a verdade tem estar acima de tudo. Ótimo video! Já me inscrevi no canal.😃
Ela falsificou um diploma, roubou 300 mil e afirmou ter parentes que não possuí. Não é pouca coisa não viu? Ser diplomada não a exime das fraudes que cometeu!
COMO EU NÃO TE CONHECIA! Sério amei demais o seu canal e principalmente seu podcast, é uma luta todo dia não desgostar de física vendo a forma que é apresentada na escola! Sério ameeeeei de verdade.
Excelente reflexão Dra.Bibi. Vídeo com conteúdo preciso para alarmar estudantes, mestres e doutores em suas carreiras.Reputação é peça primordial para qualquer acadêmico.
Passei por este vídeo por acaso. E adorei a forma clara como explicou o caso. É ótimo conversar e ter um esclarecimento de quem entende do assunto.
"SOMOS MAIS QUE AMIGOS...SOMOS FRIENDS"
Então, eu não conhecia essa Joana antes, mas qualquer pessoa que convive na área academia saberia que pós doc não tem diploma.
Aqui na universidade em que eu trabalho está cheio de autodenominados "pós doutores"... gente de ego inflada é o que há de mau no mundo.
Tu és meu orgulho, te amo pela ciência, eh continue com mais.
Observação: 14:10 roubo e via violência.
Quanto mais mexe, mais fede.
"Entre os entrevistados pela reportagem está um professora da USP que ficou responsável por analisar o resultado da pesquisa de Joana sobre pele artificial em 2013. "Ela (Joana) nunca mandou amostras", disse."
@ Não é bem raiva, na verdade eu nem tava dando bola pra isso até a dita cuja se pronunciar tentando lacrar, usando o movimento negro como escudo e usando vitimismo pra tentar comover alguns trouxas.
Como se os movimentos de minorias já não tivessem problemas suficientes e lutas duras demais pra travar, vem essa criatura e joga mais uma pra conta deles.
Ao invés de admitir o erro ou simplesmente sumir do mapa, quis militar e jogar a culpa disso tudo na sociedade, com isso ela subiu alguns degraus na escala da escória que tem no Brasil.
Além disso e mentira não foi só o diploma FALSO que ela mandou pro repórter. Mas sim anos de mentiras, se passando por coitadinha, fazendo fama, angariando seguidores, discípulos, pra no fim, dar no que deu.
Isso é criminoso e um tanto quanto cruél para todos aqueles que se espelhavam nela.
@ E não ela não é a única que vai sofrer, isso pode até prejudicar os projetos dela ( se é que existem ) e todos envolvidos.
E isso pode espirrar na comunidade acadêmica que já tem também seus problemas pra resolver.
@ Sou pardo do tipo, se eu for pro Sul serei negro, se for pra Bahia serei considerado branco, então nem eu sei minha cor. Mas sou neto de negro, bisneto de índios e portugueses. Como todo bom brasileiro, sou vira-lata rsrsss.....
Porém pelo menos metade da minha família é negra.
Estou com o msm sentimento do @cacacobra. Eu sou química, fiz meu doutorado tbm na Unicamp e moro na cidade de Franca/SP (msm cidade da Joana). Terminei meu doutorado há 1 ano e não consigo fazer um pós doc pois não há bolsas disponíveis e eu não tenho condições de me manter em outra cidade sem bolsa. Ela sempre vou vista aqui como uma "musa" e justamente nesse momento onde a maioria da população apoia o boicote à educação e a ciência, me estoura uma bomba dessas? Ficamos com menos credibilidade ainda perante a sociedade que pensa: "se ela que estava na tv toda semana recebendo prêmios é assim, imagina os outros?". A palavra que me define no momento é indignada.
@@MsElianeribeiro Por isso minha resolva, uma situação dessa ferra com a vida de muita gente.
Não tem nada provado? Ela própria disse que não pisou em Boston... Diploma de Pós Doutorado não existe e ela apresentou um (!!!!)
Conheci o canal aleatoriamente pesquisando sobre o tema aqui, e já me inscrevi! Vídeo de qualidade, parabéns
Me inscrevi! Parabéns como é bom ouvir gente inteligente! Alguns (mas) mentem!
Que explicação excelente... infelizmente foi comprovado falsificação no documento que ela usava para comprovar, e as situações que ela descrevia, as datas não condiziam com se ela tivesse feito tudo que disse, teria que ter entrado com 2 aninhos na escola. Mas complicado ...ficou realmente uma situação horrível para ela
Mais que amigos, friends! hehehe Muito útil o vídeo :)
Muito esclarecedor, parabéns!
Gostei das sugestões no final. Realmente a ética é especialmente importante na carreira científica. Desde cedo é exaustivamente frisado a importância de citar todas as fontes de informação para não deixar margem para levar crédito em cima de trabalho dos outros por exemplo. Uma falha em citar uma fonte de referência pode ter consequências seríssimas.
Estou tentando achar palavras bonitas para elogiar seu conteúdo, mas pra não cair no mesmo erro da Joana , eu vou dizer o que eu sei, gostei muito do seu vídeo.
Estou prestes a me formar na faculdade e aprendi uma lição muito importante: antes do diploma, é necessária a formação como gente, como cidadão. É muito triste... logo num momento delicado como esse, de cortes na educação superior. Muito, muito triste. Sinto pena dela e de tantos outros, que acham que o mais importante é o diploma e o lugar que você fez graduação e pós-graduação.
Thales M Caetano falou tudo e parabéns pela graduação.
@ Muito obrigado. Adorei o seu canal. Esse foi o primeiro vídeo que eu assisti e já me inscrevi. Parabéns.
Obrigado pelo vídeo Bibi, sempre esclarecedora você mostra os fatos e não apresenta achismos. Obrigado pelo conteúdo, continue com esse excelente trabalho!
Nossa os seus vídeos são de uma riqueza de informações! Parabéns!
Se um cientista não for honesto, acaba cedendo às pressões por verba.
Esse vídeo é muito necessário!
A profundidade que colocou no caso foi muito produtiva. Temos 3 casos recentes de ministros do atual governo que mentiram seus currículos e não tiveram o mesmo peso midiático, Damares, Ricardo Salles e Abraham Weintraub. Claro que o currículo deles no contexto de carreira não tem o mesmo peso da Dra Joana Félix, pois no caso dela a narrativa sempre era, a menina da periferia que chegou em Harvard. Então nessa narrativa quando se tira o destino final, Harvard, a narrativa vira, a menina da periferia que chegou a ser Dra na UNICAMP e isso não vende na mídia, pois o brasileiro admira mesmo a marca Harvard. Acredito que todo esse alarde é uma crise de narrativa e não necessariamente das questões acadêmicas, se não os 3 ministros atuais teriam sofrido o linchamento virtual assim como a Dra Joana Félix.
Geb Nix pois é, à imprensa que também passou informações erradas, isso ninguém dá bola, sim a pesquisadora errou, não precisava mentir, a história dela já é bonita, mas isso não exime à mídia de passar informações erradas, não pode também.
@@joaopaulosilveira8872 estou por fora dessa questão da mídia, se puder me inteirar por favor.
Quanto ao fato das mentiras também não tiro a responsabilidade dela. Todo cientista deve divulgar dados verídicos tanto das suas pesquisas, quanto da sua carreira, pois ciência se constrói com evidências verdadeiras e com honestidade, se não as hipóteses sofreriam do mal do viés de confirmação. Porém isso está muito longe do linchamento virtual. Se todo mundo é tão preocupado com as mentiras dos currículos vamos pegar no pé dos atuais ministros e de tantos casos de LinkedIns. Ela tem que ser julgada honestamente e terá que pagar por isso, mais do que isso é preconceito e desonestidade.
Geb Nix concordo com tudo que tu falou, quanto a infeliz mentira, a própria já admitiu, o quê o vídeo chama atenção é para a ignorância da grande mídia na hora de passar a notícia, na ânsia de noticiar, não pesquisaram os termos corretos, estamparam “diploma falso “, sendo que pós doc não recebe diploma, que moral tem um jornalista para criticar um fato, se ele próprio não sabe. É só olhar no ig do estadão, está estampado lá,
Margareth Se informe antes de bostejar e defender canalhas. Ela nunca teve nenhum vínculo com Harvard. É tudo mau caratismo.
Ava Maria, cê tá brava, tá?
Gabriela bom dia, no campo do jornalismo, a academia e a área profissional, infelizmente não convivem de forma próxima, infelizmente, tanto que até no meu curso de mestrado debatíamos em aula essa questão da distância criada, e como é a consequência disso em nosso próprio campo. Ou seja, a academia pesquisa o jornalismo, a profissão e as suas transformações, já os jornalistas do mercado ignoram a academia e de certa forma marginalizam as teorias, os métodos e até mesmo os estudos comprovados em pesquisa qualitativa e quantitativa sobre o exercício do próprio jornalismo. Devido também a esse distanciamento, essa sua percepção de que os jornalistas não compreendem a diferença de PHD, Doutorado ou pós Doc, explica um pouco a confusão observada por ti nas matérias.
Era esse vídeo que eu estava procurando, com sua opinião é posição.. 👊👏👏👏👏👏👏👏
Pós doutorado não é título.....é experiência profissional supervisionada após o doutorado
Não sabia TB!!! Aprendi agora!!! Obrigado pela novo conhecimento!!!
Pior é políticos com ensino fundamental ou advogados sem pós graduação que se acham doutores kkkkkkkk
oii.. o youtube não me entregou esse video, nem nas notificações e nem na lista de video das minhas inscrições, só vi o video porque vim aqui no seu canal.
Gostei de sua explicação.
Quanto a sigla PhD significar doutor em filosofia, acredito fazer sentido, porque no passado antigo cabia aos filósofos fazer aquilo que chamamos hoje de ciência, você pode ver filósofos tratando de matemática, ciências naturais, geografia e assim por diante. Até Newton deu nome à sua obra como Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica, para você ver como a separação não era tão evidente. Hoje a filosofia está atrelada a área de humanas, mas na antiguidade seu escopo era maior.
e ainda dizem que filosofia é a mãe das ciências, isso vale pra a antiga filosofia. Hoje em dia filosofia de nível acadênico e ensino médio é uma disciplina completamente de area de humanas.
Muito bom, aprender com você Doutora.
O problema e' que ela mesma disse (tem o audio dela falando no podcast) que nao ganhou um diploma porque interrompeu o posdoc. Ate onde eu sei, NAO existe diploma de posdoc, ou seja, ela nao ganha terminando ou interrompendo o mesmo. No maximo uma carta de recomendacao do professor, como voce mencionou. Como alguem da area se "confunde" com um conceito tao basico? E varios lugares que ela esta palestrando e esta em letras garrafais Phd in Harvard (ou semelhantes). Em geral, essa info e' passada pela propria pessoa via sua short bio. E' muito estranho ela ter deixado isso passar batido tantas vezes. (Desculpe pelos acentos)
Cara se caçar todos os vídeos de entrevistas e palestras tu vai ver um emaranhado de contradições, ela é mentirosa mesmo. Manchou a carreira, vai ter que se esconder por um tempo e depois ir pra sala de aula.
@ Sim, a salada que fizeram entre PhD e Postdoc me deu um certo nervoso nos momentos que ouvi no Podcast, mas acho que ela tambem advem das infos conflituosas (lattes vs palestras -> postdoc vs Ph.D.). Mas eu concordo contigo, isso nao isenta os jornalistas de poderem ter gasto 5 min na wikipedia pra poder noticiar o fato com mais precisao.
Sobre o canal, achei legal a tematica, talvez provavelmente por trabalhar em um laboratorio de fisica por quase toda minha graduacao (mesmo sendo da computacao). Me inscrevi para acompanhar os proximos videos.
A história real dela por si só já é linda!! Aí é um quadro clássico de mitomania!!! O problema é que ela mentiu logo sobre ter estudado fora do país na universidade mais renomada do mundo!!!!
ela tem pesquisas de pele sintetica que são impraticaveis 🙃🙃🙃
Tem a livre docência no Brasil,regulada pelas Lei nº. 5.802/72 e nº. 6.096/74 e pelo Decreto 76.119/75 e pelo Parecer 826/78 ...consta como um tipo de titulo apenas para doutores se não me engano, que confere ao doutour um Grau " a mais". Nao é o foco mas vale um comentário.
Pós doc
Oi, ela é clara, aumentou muito. Ela fala claramente sobre a sua vida numa universidade que não sabe onde fica.
Oi fofa , você é boa em física ? Tipo além de pesquisa , você consegue resolver questões difíceis de física como as do Ita ? Ou ainda mais difíceis como da OBF ou da olimpíada internacional de física ?
Beijos beijos
ela é doutora em física teórica de partículas... deve saber, sim. rs.
Ela é linda e inteligente como pode isso kkk, e ainda é fofa
Essas questões difíceis para gente ela deve ver como continhas kkk
Pós Doc é um Estágio, a denominação inclusive é Estagio Pós Doutoral, procurem os afastamentos no D.O.U. Atualmente existe um certificado, mas realmente não titula, entretanto, muitos pós doutores adoram conversar com leigos falando dos estágios como se fossem titulações, ouço sempre as pessoas mais simples exaltando os pós doutorados de alguns pesquisadores o que me deixa em dúvida de como a pessoa sabe dessa informação se não conhece a plataforma Lattes. Sabemos que os processos de seleção de pos doutores ainda caminha a passos muito lentos com relação a isonomia, até por questoes muito peculiares dos programas de pós-graduação e do amadurecimento dos quadros das universidades, que ainda mantêm em algum nível uma certa tradicao de cátedra. Não que eu queira desmerecer o trabalho feito nas universidades, apenas reconheço que há um caminho para o amadurecimento de alguns modelos utilizados.
adorei o vídeo bibi
eu li que a harvard falou que ela não estudou la, e no canal pingo nos í que é um canal confiável disseram a mesma informação e ela depois admitiu, acho ruim porque já sofremos com o racismo ai vem ela ajuda a ferra a gente.
Nem a dra. Joana D´Arc sabia.
Sou leigo no assunto, tirei algumas dúvidas com sua explicação
Gostei muito do vídeo, só queria avisar que o teu Instagram que está no começo do vídeo está escrito errado. Em vez de ser Bibibailas, está escrito Bibailas. Só pra facilitar a quem quiser acompanhar teu trabalho.
Excelente explicação
.teacher, let's go out?
Vc eh g4y?
Ótimo vídeo 😃 professora
Ótimo vídeo, parabéns por esclarecer, não entendo por que a mídia não se aconselha com quem tem propriedade no assunto antes de uma reportagem, parece que criticar é mais importante do que esclarecer.
interessante q pra falar mal dos outros aparece bastante gente por aki nos comentários
Sensacional
Importante esclarecer tudo isso! Ganhou uma inscrita 👊🏼
Ei. Fiz uma pesquisa no site de Harvard e achei este link. Se ela foi citada no site, não há dúvidas do valor do trabalho dela. www.laspau.harvard.edu/.../brascon-and-the-empowerment-of- brazilian-scientific-community /
01 de maio de 2018 ... Palestrantes confirmados incluem Drs. Joana D'arc Félix, Duelo de Mello, José Pires, Roberto Alvarez e Ulisse
Comunicação não violenta: Você falando com um terraplanista
Que exemplo ela vai dar aos jovens? Mentir? Falsificar documentos e assinaturas? E agora mais essa:: pegar dinheiro público e não prestar contas? Agora que foi desmascarada , diz que é vítima de racismo. O fato de ser negra não lhe dá o direito de cometer crimes e enganar as pessoas!
Essa magnifica cientista cavou sua propria sepultura.( cientista da farsa).
Ela é realmente uma cientista, mas mentiu por puro ego. E harvard não é nem a melhor faculdade de ciencias da natureza nos EUA. Brasileiro é muito doido.
@@thalesm4056 simm...... Para fazer o que fez somente uma grande cientista.
Thales M Caetano acho que o mais complicado nem foi o exagero, foi ela apresentar um currículo falso e achando que ninguém ia verificar com Harvard. Ai nem tem defesa mano é pura desonestidade mesmo.
Joana Darc ate´disse que sofreu , em Havard, agressões verbais por conta da cor. Sofreu racismo sem nunca ter ido pra lá. ua-cam.com/video/IHDXhGY_nL8/v-deo.html
"Ma henin!!" Ele será a única pessoa negra brasileira que teria curso fora do país? Ela é a única pessoa negra cientista no país? Será também a única que tem um currículo que valha um filme? Ela, pelo menos, FALA INNGLÊS?
Primeiro quero um diploma pra me certificar haha 😆
o q é corê corê?
Kore kore
Helena sim!! o q é isso? o q significa?
Cadê a. Justiça
Não interessa se ela ficou 4 anos no pós doc ou 2 dias, o que importa nessa historia é que haward não tem pós doc e ela forjou e usou essa inconsistência, não interessa o erro do jornalista e sim o da pesquisadora que tem muita responsabilidade e faltou com respeito incluindo pelo grupo que ela representa politicamente, não tem como desvirtuar isso, apesar que você trouxe isso como informação, mas o x da questão foi a pilantragem dela de ter mentido, acreditado na mentira e ter usufruído da mentira, o pior foi o que veio depois, ao invés das desculpas saiu escorregando para não assumir a culpa e ter mais tempo de inventar um espantalho para não segurar o b.o pelo que ela fez
@ são informações interessantes por um lado mas que não podem jamais invalidar o trabalho jornalístico, veja... Que se os jornalistas não tivessem feito o trabalho que fizeram, ninguém estaria discutindo as Havard é com V ou com W ou se o pós doc deles tem certificado ou nem existe, pelo contrário provavelmente os phds em questão iriam assistir o filme e aplaudir de pé a história sem se preocupar em discutir o "sexo dos anjos" uma coisa é informação, que vale claro, porém os escorregões de um jornalismo não invalidam o favor que fizeram ao povo Brasileiro, ao menos nesse caso e ao que de fato interessa nessa história
Linda ♥️🥰
❣️
Algo foi provado sim.logo teve mentira na história. Simples assim.
Inconsistências de discurso= mentiras
Mas todos sabem o PORQUÊ dela ser tão cortejada a ponto de q a GlobostFilmes estava fazendo um Filme com a Dra. Vítima aí, a ser encendado pela lacrosférica Taís Araújo(q se escandalizou em 2018 qdu viu q a própria filha pequena queria brincar normal com bonecas). E agora Taís: vai encenar a história real da Falsária aí?
Pô: Chega de dividir a Sociedade brasileira!!
Pq ela. Tá. Solta
Tá passando da hora de atualizar essa balela
Minha querida ela mentiu descaradamente. Você está mal informado ou esta querendo justificar o imjusticavel. Só pra lembrar, ela disse que entrou na faculdade com 14 Anos. É verdade?
Tem que falar que o Witzel mentiu, Witzel mentiu,Witzel mentiu umas 1000 vezes kkk.
Vc viu o caso João de Deus delatando todo mundo sobre orgias com menina em Abadiana
Tem vídeo no canal
Fora os quase 300 mil que ela pegou e não pode comprovar, terá que devolver.istoe.com.br/professora-joana-darc-foi-condenada-por-nao-prestar-contas-a-fapesp/
Parece que ela não terá que devolver. Não por não ter pego dinheiro indevidamente, mas por não ter patrimônio pessoal para ressarcir o Estado.
Se você tá falando o que saiu na mídia, então coleguinha, você não sabe de.nada é já vi que não tem argumentos pra discutir o assunto. Se informe primeiro em.fontes seguras depois faça videoa
Chaato
Em momento algum ela fala que concluiu o pós-doutorado. Pelo contrário, ela fala que teve que voltar pro Brasil.
Negativo. Durante palestra no tedx, a Joana afirmou que, embora depois de retornar por questões familiares, ela retornou para concluir os estudos.
Ótimo vídeo.
Aluna de lula de palestra
Falo falo falo e não consegui falar nada, ou seja vive pesquisando sobre falar e nada , e a conclusão e que :::
O dinheiro vai pelo ralo, e a maioria das pesquisas são sobre como se manter com dinheiro público se dizendo um pesquisador kakakaka, ainda fala de buracos negros e não conseguimos ver a Lua de forna nublada kkkk só falar