Minha mãe infelizmente tem essa característica, se ela derruba algo ela bota culpa em alguém, se vc diz q está cansada pq faxinou o banheiro ela diz q fez muito mais e oq ela faz cansa mais, parece uma competição dando entender q ela sofre mais, q ela não tem culpa, é complicado lidar com ela, ela não admite as coisas.
@@TheRah2009 sei bem como é.A minha mãe é bem assim e além de tudo ela todo dinheiro que pega gasta tudo e depois fica na minha casa dizendo que não tem um real, que nem pra comer tem.É muito complicado.
Tenho uma amiga assim, acabou que eu me afastei pq não aguentava mais tanto mimimi, eu mostrava o caminho e ela sempre procurando o lado negativo. Chega!!!!!!
O negócio é tenta se coloca no lugar desses q se dizem sufocados .Agora eu queria ver alguém se colocar no lugar do injustiçado!! Isso é o que é mais doloroso
@@claudioduarte5179 eu também faço tratamento à 19 anos e meio, mas eu mesmo me irrito com pessoas que não tem uma conversa boa, só reclama das pessoas se faz de vítima da humanidade, até quem tem depressão se farta de pessoas assim. Eu procuro ver tudo de bom que Deus fez para mim e minha família, até as mínimas coisas
Temos que aprender a discernir quem realmente precisa ser ajudado, de quem não quer ir a luta, e deixa tudo "terceirizado" . Quem não se autorresponsabiliza não cresce e não amadurece
Por isso que parei de me importar em ajudar tanto uma determinada pessoa. Porque ela não fazia nada, não mexia sequer um dedo, queria tudo de mão beijada, tudo pronto, queria que eu fizesse absolutamente tudo para ela. Daí, quando tive certeza disso, eu parei de ir até ela para ajudar, se quiser ajuda que venha até a mim, e, que coloque a mão na massa, porque eu não faço mais nada, e nem ficarei a disposição desta pessoa, somente quando me sobrar um tempo, isso se realmente eu estiver a fim e disponível.
conheço e ainda convivo com essa benção! Ganha tudo dos outros e faz a gente até se sentir mal qd não faz o que ela quer. E justifica tudo em nome de Deus. Olha e todos ficam babando ela. Quase acabou com meu casamento e ainda fala mal da gente, cada semana ela persegue um e faz a cabeça de todos uns contra os outros. Um paga o aluguel, outro paga a conta de luz e por aí vai. kkkk Chega ser cômico se não fosse trágico!
Conheço uma pessoa maravilhosa, que conta toda história sofrida desde que era criança... Porém não vive em zona de conforto, muito menos egoísta e é muito batalhadora, ouve os outros e dá conselhos bons. Então pra mim não tem nada a ver no caso dela.
Percebo que hoje em dia esse comportamento está sendo defendido. Quando dizemos que você está no controle da sua vida, as pessoas dizem que não passa de uma frase motivacional, ou que não estamos sendo empáticos. Eu realmente acredito que há coisas na nossa vida que não podemos mudar, mas se sempre formos olhar para essas coisas, nunca vamos crescer ou evoluir! Devemos focar no que podemos mudar e aprender a lidar com o que não podemos!
Eu reconheço e confesso gente , agora eu entendi que realmente sou assim me faço de mais sofrida , quando no entanto eu sou desumana , nesse quesito .Dói ter que assumir isso , mas pq eu quero mudar e ter uma vida mais significativa e que valha a pena.
Terminei um namoro de 4 anos pq eu era mais a mãe dele do quê namorada. Ele vivia se fazendo de coitado choramingando por tudo e sempre culpando os outros. Não assumia seus erros, não tinha responsabilidade. Reclamava de falta de emprego mas acordava 10:00 todos os dias. Não estudava e nem procurava estudar e ter foco pra crescer. Vivia dentro de uma caixa enquanto eu trabalhava, estudava e fazia planos. Era um homem de 25 anos com mente de adolescente. Me libertei desse atraso de vida.
@@nericemelo4610 Ele vai sentir muito sua falta. E padecer. Digo pq perdir minha mãe tá com quase 2 anos, e meu irmão nunca quis nada da vida, completa dependência dela. Hoje ele sofre sozinho, pq eu moro dele. Pra piorar ele fez filhos e não mora com mulher nenhuma, pq só quer saber de baladas. Tá com 26 anos
Cresci acreditando que era vítima de algo que me ocorreu na infância, e achava que isso me definiria para o resto da vida .Porém ,quando fiz terapia, porque já não dava mais para viver assim, descobri que poderia ser a dona da minha própria história, parece que me foi tirado o "cabresto" e consegui enxergar melhor as coisas e as pessoas ao meu redor, foi libertador.
Marlene Macedo • Estou infelizmente vivenciando este drama em família . A minha solução foi me afastar pouco 😞 essas pessoas acaba também ti adoecendo , e como já por diversas vezes tentei ajudar sempre ouvindo e buscando soluções e não adiantou nada . Pessoas assim não são gratas a nada e a ninguém. 🤔
@@rogesilva6969 já é o segundo comentário que eu te vejo comentando a mesma coisa irrelevante. Tá carente de atenção e veio procurar atenção em comentário do UA-cam? Cara chato
Acredito que o mais importante nessa discussão, é que muitos de nós temos esses comportamentos e não nós percebemos assim, o quanto isso pode nos prejudicar no dia a dia, e que só depende de nós mesmo essa mudança!
Concordo com vc. Eu sempre pergunto pro meu marido se estou me fazendo de vítima, porque, eu não percebo e as vezes estou. Porém gosto quando ele fala pra mim porque tenho a oportunidade de levantar a cabeça e tomar uma atitude.
Eu tinha um amigo que cresceu sofrendo bastante na família dele. Na infância, o pai batia nele, a mãe não fazia nada e a irmã um ano mais velha não se importava com ele. Ele cresceu sendo a ovelha negra e quando fizemos cursinho, eu senti pena dele e estendi a mão. Infelizmente, ele em vez de sair do buraco, acabou me puxando pra dentro dele. Ele não tentou mudar. Não tentou sair do ambiente tóxico que vive (tendo várias oportunidades), e sempre repetia a mesma história de que ainda tinha esperanças da família "amar" ele, quando na verdade os familiares apenas o querem morto para ter paz. Hoje, essa pessoa que foi meu amigo, namora uma menina gentil e a cada crise de ansiedade que ele tem, ele diz que vai se matar, forçando assim um abuso emocional em cima da namorada, que agora tem medo de terminar por esta causa. Ela já está desgastada há muito tempo. Eu tentei ajudar, lhe ouvi várias e várias vezes, orei a Deus e até consegui ajuda profissional, mas ele ainda assim não mudou. Ele estagnou. Não quis tomar seus remédios e deixou de ir a terapia. Motivos? Não sei. Ele dizia estar ocupado. Nos dias atuais, a família dele me odeia pelo que eu fiz, pois os incomodei diversas vezes desesperada, devido as crises que ele tinha e me dizia que ia se matar. E eu recorria as pessoas mais próximas, ligando, mandando mensagens, incomodando-as com um problema que (na concepção da família tóxica) não era deles... Eu pensava que ele era a vítima, até ver que ele nada fez quando a família dele me atacou com palavras rudes e ofensivas. Eu enfrentei a família dele por ele. Mas quando eles me atacaram, ele nada fez. Assim, eu terminei a amizade e ele em nenhum momento correu atrás até onde eu sei. Eu aprendi que ele não mudou porque não quis, pois se sente confortável nessa posição de vítima. Em breve, acredito eu, ele também vá perder a namorada. E quanto a mim, hoje tenho um grande trauma, pois tentei ajudar e recebi pedradas em troca. Ainda assim, eu o quero bem, que ele melhore e se torne uma pessoa melhor. Pois em todo momento nessa história, a partir do momento que ele ganhou liberdade e estabilidade financeira, quem continuou a apontar a arma para a cabeça dele foi ele mesmo. Todo o tempo. Um conselho, se você tem alguém que está na mesma situação, e sua alegria está sendo drenada por causa disso, dê a ele/a um número de psicólogo e vá embora. Você fez sua parte. Não adianta se machucar por uma pessoa que rejeita ajuda. Cabe a um profissional ajudar da melhor forma. Porque nem sempre o amor é suficiente para curar uma ferida.
Nossa, vc é muito sábia. Conseguiu perceber cada nuance da situação e tirar uma lição. Parabéns! Espero que você continue se colocando em primeiro lugar e nunca deixando as pessoas te porem pra baixo ou te diminuírem. Espero que você encontre semprenamigos verdadeiros, que digam e aceitem ouvir a verdade sem ofender e se ofender. E que juntos façam uns aos outros evoluirem e estarem felizes. Tudo de bom!
Você consegue enxergar onde você se implica nisso tudo? Tudo leva a crer que você sofre da síndrome da salvadora e ele se aproveitou disso. Mas você também errou em dar demais com isso, os aproveitadores abusam porque tem espaço.
@@alinelima3659 sim, eu já notei isso. Eu fui ensinada a sempre estender a mão ao próximo. Cresci numa família muito unida e numa igreja muito gentil, e ele tirou proveito disso. Me magoou bastante, até hj sofro com o que ele fez, mas aprendi a lição depois disso: de apenas ajudar com certo limite e não bancar um papel de "Jesus" por assim dizer. Deus nos ensinou a perdoar e é o que eu estou lutando para fazer. Infelizmente tô sem fazer terapia, o que me ajudaria mais além da fé. A propósito, ele foi diagnosticado como alguém de personalidade histreonica, o que condiz perfeitamente com suas ações. Enfim, que Deus o ajude e a todos que sofrem com isso.
@@amandalizsantos3410 compreendo perfeitamente, eu era assim, por isso me identifiquei. Mas se posso te falar algo é: foque em você e não nos outros (especialmente nesse amigo). Parece egoísta, mas quem tem essa tendência a ajudar o próximo acaba atraindo muitos aproveitadores. O ideal das relações é dar e receber na mesma proporção. Você parece ser uma pessoa de bom coração, não deixem que abusem de você. Você não merece isso. E como você mesma disse, com gente problemática a gente dá o número do terapeuta e corre, rs. Boa sorte na sua jornada 🌷
É asfixiante conviver com gente assim, a minha paciência já acabou faz tempo...quando percebo que a pessoa é assim, não permito que ela entre na minha vida.
Minha mãe é assim e para piorar, ela é agressiva e surta, depois faz com que pareça que foi culpa de terceiros. Ela também parece narcisista, eu tenho medo de ficar assim. Ela já machucou muito a mim e as minhas irmãs, criando situações e falando coisas pesadas. Minhas irmãs e eu, passamos pelo trauma de ter um pai com a alma doente, ele foi embora e hoje está com outra mulher, mas ela agi como se a dor dela fosse enorme e que a nós deveríamos nos sentir culpadas por tudo o que ocorreu com ela. Casei cedo e vivi um relacionamento abusivo, quando eu a procurava pedindo ajuda ou conselhos, ela falava tanta coisa ruim que ela passou, que me fazia sentir mal por ter ido "reclamar com ela". Eu sofria bullying na escola e ela dizia que eu era fraca que na época dela era pior. Eu perdi meu filho, meu pai tirou ele de mim a forca, ela pra defender ele disse que eu nem deveria ter engravidado e que a culpa era minha Todos os traumas que passei, ela desdenhou e colocou a culpa em mim Não sei porque, sempre quis ter minha mãe. Depois que sai do meu antigo casamento, eu não tive pra onde ir, fiquei na casa de minha avó e ela veio depois, no começo foi tudo maravilhoso, cheguei a achar que ela tinha mudado. Depois, ela começou a desconta frustrações dela em mim, chegou a me bater várias vezes, passei a gravar as agressões físicas e verbais, todo o terror psicológico e o desdenho Daí eu , descobri que ela estava inventando por aí, que eu ameaçava e batia nela. Minha mãe ligou para minha irmã mais velha e falou que eu a maltratei e minha irmã, me ligou tirando satisfações. Sendo que, no dia anterior, minha mãe havia me batido, minha pele marca fácil. Eu mostrei as marcas que minha mãe fez para a minha irmã mais velha. Contei tudo. Não vou mais ficar aqui, não sei para onde vou. Mas, está me fazendo mal conviver com ela. Estou me ajeitando e vendo vídeos no UA-cam, tive que comentar esse vídeo, é muito parecido com o que vem acontecendo comigo.
Eu também tenho uma mãe assim quero te dar um conselho a respeito disso coloca a sua mãe na mão de Deus e vai viver a sua vida eu tenho 34 anos hoje tive a minha filha com 33 anos me casei já passei por relacionamento abusivos mas nunca perdi minha fé em Deus entendi através do conhecimento da palavra de Deus que ninguém muda ninguém nada é por força e nem por violência e sim pelo Espírito Santo de Deus resolvi depois de muito abuso muito sofrimento desde a infância a não sofrer mais com a minha mãe hoje eu tenho uma filha menina não quero ser a mãe que a minha mãe foi para mim coloquei minha mãe na mão de Deus e aprendi viver a minha vida ela na casa dela e eu na minha já passei algumas situações que eu precisei dela mas infelizmente ela sempre Mostra para mim que não mudou então meu conselho para você é deixo sua mãe no canto dela e fique no seu canto e Deixa Ela na Mão de Deus eu com a minha mãe é assim ela na casa dela eu na minha quando eu sentir saudade eu vou lá porém não deixo nada que ela fala me afetar.....
Nossa! Sua história muito parecida c a de uma pessoa que trabalhei p ela, Meu Deus e muito difícil conviver c alguém assim, eu estava ficando doente,não podia falar nada q a ofendia, pedir as contas, muito triste. Misericordia.
Tô chocada! Pq ela definiu os meus pais. Minha mãe é a vítima que gosta da zona de conforto e não quer assumir as responsabilidades. Meu pai é a vítima vaidosa que venceu na vida, mas só vive relembrando o quanto passou fome e necessidade. E eu sou aquela que tá louca pra ir morar sozinha, pq não aguenta mais essas ladaínhas!
@Jhonatan O fato de eu ter pais assim não significa que eu não sou grata. E sim! Eu cresci em uma família desestruturada, justamente por eles agirem assim. Sou filha de pais separados que me usavam pra atingir um ao outro, mas Deus me deu entendimento pra eu dar um basta nessa situação. Só que eu também não posso e não consigo mais conviver de baixo mesmo teto que alguém assim, pq eu posso adoecer. Se eu tenho condições de sair de casa, eu vou sair.
dificil demais lidar com uma pessoa vitimista... a pessoa que eu tenho que lidar ainda é extremamente manipuladora, consegue as coisas com base na pena, fazendo vc sentir culpa por nao ajuda-la.
Os vitimistas geralmente são manipuladores.Eu nem percebia o quanto eu era manipulada,quando descobrir,mudei minha postura,hj analiso bem as pessoas e suas queixas.Minha sogra chora por falta de dinheiro,meu marido tá do mesmo jeito.
Isso mesmo fora que são ingratas e falam que nós somos injustas e ainda fala que nunca pediria desculpas ou seja ...quer aliados para colocar todos contra o outro e só ela e coitadinha ahh eu me afastei de uma que Deus me livre....ela fica lá se matando de reclama nos stories eu nem abro
Quando eu encontrava com colegas e familiares e me perguntavam: e aí, tá tudo bem? eu sempre dizia que estava tudo bem, não falava dos meus problemas, mesmo que por dentro eu estivesse destruída, pois não gostava de expor minha vida pessoal e por não querer ser coitadinha.E aí, eu passava uma imagem de que eu não tinha problemas, de que eu era muito forte, sempre querendo ajudar todo mundo. E eu acho que também é muito ruim, por que a gente acaba carregando tudo sozinha.
Isso mata a gente. Meu DEUS a pessoa não enxerga, não ouve, não muda, não aceita conselho e a vida dela é sempre a PIOR. Pessoa pesada , nossa, não suporto.
Qqr coisa q vc fala vai pro pessoal ou seja se tiver uma discussão lascou e não enxerga o q vc fala e td q vc falar vira contra vc. O negócio e bem difícil
vivo a mesma situaçõ, ione..... inclusive eu e minha mae passamos praticamente pelas mesmas situações - mas ainda assim ela é a pessoa mais sofredora dessa familia
Gosto da postura da Dra Ana Beatriz, porque ela não se coloca no papel de "Deus", não se coloca superior àquilo que é inerente ao ser humano; fraquezas. Em geral, somos rápidos "no gatilho" para julgar, mas na intimidade, na verdade, não somos tão bons em lidar com frustrações, decepções, fracassos. A maior parte de nós, se não todos, sempre reclama de alguma coisa: da mãe "narcisista", do pai "omisso", do parceiro "tóxico", do cenário político e econômico, do relacionamento, enfim, "do calo que aperta dentro do próprio sapato". É sempre mais fácil falar dos outros... Enxergar-me/se é desafiador.
Exatamente! Falou tudo! Cada um é responsável por seu próprio comportamento , transferir culpa é coisa de gente irresponsável. Eu era cheia de autopiedade,vitimista . Fui lendo, analisando meu comportamento, orando, pedindo perdão a Deus por essa atitude tão feia , graças a Deus fui liberta desse hábito horrível e manipulador . Mas tô sempre vigiando pra não perder o que já conquistei.
Faz pouco tempo que percebi que minha mãe é uma vitimista nata. Ela me liga todos os dias para me contar que o casamento dela é péssimo, que meu irmão não ajuda, que está sem dinheiro, que não teve oportunidades. E quando paro pra pensar vejo que ela sempre se esquivou de todas as suas responsabilidades. Difícil lidar com alguém assim...
Minha sogra fazia isso.Ligava se queixando da filha toda vez que elas brigavam,porém quando elas faziam as pazes ela nem lembrava da minha existência,e se eu fizesse uma crítica construtiva ela ignorava,desligava o telefone.Isso durou muito tempo até eu perceber de que tipo de pessoa se tratava.Certo dia Deus falou ao meu coração:Ela não quer resolver o problema,só quer desabafar.Então aguardei os próximos capítulos da novela,e quando ela ligava pra falar mal da filha,comecei a cortar,dizia que elas duas tinham que se dá bem pq eram mãe e filha,e comecei a lembra la quem iria cuidar dela na velhice.(a filha).Então ela parou de mim ligar,e me livrei de uma pessoa vitimistas,e manipuladora,observando a e colocando a no seu devido lugar,sem brigar.
Minha mãe é assim, vive reclamando da vida q n tem dinheiro, eu ofereci minha casa p ela ficar pois n tenho condições de bancar 2 casas , falei p ela abrir o próprio negócio que eu até ajudava com dinheiro, mas ela não quer nenhuma solução, tudo p ela é difícil. E eu me sinto culpada, pq ela vive reclamando da vida e faz eu me sentir pessima
@@natashalima6102 Eu já fui assim, e nem percebia. Até começar a estudar sobre Lei da atração e mudei minha reclamação por gratidão, colocar o foco nas coisas boas, e ver os desafios como crescimento, ressignificar. Entender que é legal ter quem me ouça, mas que sou eu que tenho que agir. Então, agora, quando eu me deparo com pessoas vitimistas. Eu com todo carinho digo a elas, que eu percebi em mim a preguiça de mudar, que muitas vezes eu arrumava um problema para cada solução. Pq era seguro para o meu cérebro permanecer na zona de conforto. Pois, reclamar e focar na dificuldade é mais fácil. Não se corre o risco de errar, de reconhecer que falta fé na capacidade, que falta saber o que se quer de verdade. E eu não menciono sobre a Lei da atração, pq muitos acham q é religião que abandona Deus. Eu acrescento um desafio: Fazer uma experiência, todos os dias escolher 03 coisas para agradecer, coisas simples, acordei, eu tenho alimento, casa, água encanada, luz, gás, internet, etc. E que a cada dia, a pessoa troca os itens da lista, e que tbm a cada semana acrescente mais uma. E que a pessoa tbm se questione, se é necessário uma ajuda terapêutica. Pq não é legal reclamar com quem não tem técnicas de ajuda.
As vezes quando as coisas não saem como esperamos, é mais fácil nos colocarmos como vítimas, do que assumirmos a responsabilidade para então melhorar e alcançar os resultados desejados.....digo por experiência própria porque eu fui assim por um período da minha vida.....é difícil sair dessa zona de conforto, mas quando conseguimos, é algo libertador!!
"Competição de miséria" assunto de caráter urgente a ser abordado, a Dra está com toda razão ao falar também sobre isso, como evitar cair nesse clichê do pobre coitado, é sobre isso! 👏👏👏👏
Eu já achava minha mãe vitimista, mas ouvindo a Ana Beatriz eu tive muito mais que a certeza que eu já tinha. Minha mãe é exatamente assim, toda vez que eu conversava com ela, ela sempre dava um jeito de dizer que ela estava pior, que a dor dela era maior, e por aí vai, sempre se colocando no pior lugar pra terem pena dela. Mas logo eu e minhas irmãs entendemos o jeito dela. (Fomos abandonadas por ela) Mas a vítima de tudo sempre foi ela.
Começou com aquele discurso “sou fraco, você é forte e é por isso que você deve carregar um fardo maior...”, já ouço o sinal de alerta de manipulação soar na minha cabeça. Quando nos sentimos desconfortáveis é porque no fundo nossa intuição já reconhece essas armadilhas. E as vezes isso alimenta o nosso ego “sou mesmo forte, não é?”. As vezes nos convém sermos os “bonzinhos/salvadores”. Mas nenhum extremo é bom. Aprendi na terapia a aquietar as minhas emoções, dar um passinho pra trás, deixar a razão me orientar, pensar nos fatos e buscar o equilíbrio das responsabilidades. “Sim, eu posso ser forte, e você também pode. Para continuarmos assim, vamos dividir de forma justa. Que tal?...” O justo sempre vai buscar uma relação equilibrada, certo? Com a nossa permissão “vítimas” podem ser verdadeiros vampiros mas é sempre com a nossa permissão.
Todos em algum momento na vida passam por sofrimentos, mas se recuperam e seguem com a vida. O vitimismo não, ele ostenta o sofrimento, sempre tem algum vilão o perseguindo, sempre culpa o mundo pelo seu sofrimento e nunca assume que é responsável pelas escolhas que fez. O que fazer? Afastar -se é a melhor saída, você não irá ajudá-lo.
Conversar com pessoas vitimistas parece que, para eles, é uma competição de "quem tem a vida pior". Às vezes você vai comentar um problema pontual, algo que te deixou triste, pra baixo, etc. E a pessoa começa todo um discurso de "Nossa, mas isso não é nada. Vc não sabe como foi minha vida, não sabe o que fizeram comigo..." Etc, etc... Você tenta ouvir essa pessoa, ajudar, estender a mão, apontar caminhos, dar conselhos... Mas não adianta. A pessoa sempre tem alguma pedra no caminho, sempre tem algo que impossibilita, nunca dá pra fazer algo... Parece que a pessoa só vive com base na pena dos outros, ancorada nos outros, como se fosse um ser co-dependente, sem vida própria... Sei lá. É estranho e complicado.
Tem também a dependência emocional que geralmente vitimistas tem.... " Ahh mas você me abandonou " é sempre , sempre responsabilidade do outro e nunca jamais dela.
Só li verdades. O pior é quando vc fala com uma pessoa assim, e vc vai falar sobre algo sobre você e ela simplesmente não dá a atenção, finge que não escuta, muda de assunto, e ainda quer que ficamos escutando toda a ladainha de como tudo para era é mais difícil.
@@alinelucas5723 Bom dia. Tenho uma" parente ", assim, mora bem perto, fala os problemas, tanto de doença como de outras coisas, para o gosto dela é que eu fique com a boca calada, apenas escutando a , mas tem hora que eu preciso de falar uma coisa necessária, e ela já interrompe, não vou dizer que ela é uma pessoa ruim não, já fez várias solidariedade para pessoas, uma diferença: não chega a ser má, mas é muito chata, porque do tempo em que eu a conheço, é praticamente sempre eu" tenho que escutá-la ", mas agora viva com as portas fechadas, dei um perdido nela, não quero malquerença, mas também não quero amizade, uma coisa é se precisar de mim eu ajudar, e assim que terminar ajuda a gente tem que cair fora, porque senão dá problema.
No ambiente de trabalho há os que se colocam como vítimas e dizem que trabalham mais que os outros. Se colocam na posição de vítimas como se fossem exploradas, injustiçadas, mas na verdade, estão numa posição que elas mesmas se colocam. Há um certo conforto nessa situação. Uma vaidade embutida de humildade. Se colocam como vítimas para ter a atenção dos outros.
@@vxnssa , procure o canal da dra Elizabeth Zamerul pra saber se você tem dependência ou codependência emocional, lá tem um teste. A dra Elizabeth tem muito material gratuito e um curso que nos dá ferramentas pra sair da dependência/codependência emocional. O vitimismo e a manipulação são mecanismos de sobrevivência do dependente emocional, inclusive aprendidos na infância, devido à família disfuncional e é considerado um transtorno de personalidade que tem tratamento.
Perfeita descricao do vitimista. De fato, a pessoa que eh assim nao escuta ninguem. Faz tudo conforme o que esta em sua mente. Cria doencas para chamar atencao e, logo que consegue, melhora, a doenca desaparece...
Minha mãe é assim. Que luta quando a gente precisa lidar, não pode se afastar completamente. É viver sendo resiliente, pois as pessoas só mudam quando querem de verdade.
Nunca dá para discutir com um vitimista.....a posiçao que ele está,é a mesma que ele quer pra vc!! Eu não me misturo....juro!! Eu não ajudo ele em nada,a gente não pode pegar os problemas dos outros,isso é respeito consigo mesmo!!
Psiquiatra tem conceito e soluções para tudo. É um super Ser. Impressionante!! Será q no dia a dia, na pp vida, são como falam, como solucionam a vida alheia?
Vc disse tudo.Eles só querem alguém do lado que possam emprestar seus ouvidos pra eles,e depois de se lamentarem,saem de fininho pra sua vidinha de novo.Infelizmente tem pessoas que fazem isso,e não percebem que são vitimistas.Quase me separei por conta disso.Eu não aguentava mais meu marido se vitimizando,chato pra caramba;se vende bastante não fala,mas se tiver um dia pouco produtivo faz um drama,só falta dizer que vamos morrer de fome.Comecei a por ele no seu devido lugar.
Eu, a vítima 🙁 Julgada, cega e sem entender Que meus desabafos Incomodava a muitos Eu nunca pude perceber Como todos tive um passado Eu tentei lutar contra o que eu vivia Dei o meu melhor mas não funcionou Desisti, não consegui Por ser grande a minha dor Que o amor os façam entender Esse mecanismo bobo de defesa Que o meu cérebro criou Para tentar me proteger E que de nada adiantou Não, eu não sabia Não enxerguei minhas qualidades Achei me incapaz Passei a vida no labirinto E cada dia doía mais A vida passou e eu não vivi Não estava atuando Nem queria ser desagradável Não encontrei a saída E não consegui superar Uma dor que pra mim Foi insuportável Apenas hoje eu percebi Que quando deixei de escolher Eu escolhi Não julgo sua dor menor que a minha E nem tenho orgulho do que sou Apenas não superei O que você já superou Errei e não quero mais errar Porém quem não sofre desse mal Sejam brandos em julgar Cada um carrega uma história Quero ser feliz Chega de reviver a dor Perdoem meu último desabado Não quero mais incomodar A história triste que vivi Nunca mais voltarei a contar! ❤️
É difícil lidar com pessoas assim, quando se fingem de vítimas só para fugir de suas próprias responsabilidades, e jogam seus problemas nas costas dos outros. Eu ando tomando ranço de gente assim...problemas acredito que todos nós temos, assim como fraquezas também, mas gente abusada é o cúmulo.
Poderiam falar da dificuldade que alguns tem de pedir desculpa e de admitir que estão errada. A necessidade de culpar outros: eu só fiz isso por causa fulano fez aquilo... Não conseguem ver a culpa ou fingem que não são culpados?
Gente, minha mãe é assim :( É muito ruim, conviver com gente assim. Pior que como mãe, é muito difícil não ligar. Ela acha que eu e meus irmãos temos que fazer tudo por ela. Isso é muito ruim, desagradável demais.
Me relacionei com uma pessoa que se fazia de vítima e é realmente difícil, pq nunca soluciona nada, o diálogo é difícil, fazia chantagem emocional.. É desgastante, cansativo.
E você aceitava e tolerava, então você também é uma vítima , da sua própria mente . É muito fácil olhar para o outro e julgar . Tudo o que irrita nos outros está em nós também !
Eu conheço uma pessoa que é vítima e ostenta ao mesmo tempo, enfim compete o tempo todo. É insuportável ficar perto de uma pessoa assim. Temos que correr.
Tive uma amiga desse jeitinho, parecia que TUDO que eu falava ou fazia era contra ela e sempre que eu contava algo que estava acontecendo comigo, ela parecia não estar nem aí e contava uma história dela, dando um jeito de tudo girar ao redor dela, a gente brigava muito, até um dia eu me enjuriar e dizer que o mundo não girava ao redor dela, ela ficou com raiva e nunca mais nos falamos. por muito tempo pensava que eu era uma péssima amiga, até conversar com outras pessoas e ver que todos tinham essa impressão dela.
2 роки тому+6
É triste conviver com essas pessoas pior quando elas são da família.
Me sinto assim,mas a sensação que tenho é que eu que to sendo chata. Sinto que eu que to me vitimizando sendo que raramente falo como me sinto, e quando acontece algo a pessoa nem pergunta se to bem. Do nd ficou de cara fechada e quando eu perguntei se fiz algo, disse que o mundo nao girava em torno de mim. Quandoi seu comentário fiquei me perguntando se eu que nao sou a vitimista😭
@@videoscuts007 Sim, entendo, mas sinceramente acho que todos temos uns momentos de nos fazermos de vítima, desde de que vi o vídeo pensei muito no assunto e observo todas minhas atitudes... isso é muito bom, tenta ver o tipo de assunto que você aborda, se percebeu que se vitimiza, tenta mudar seus assuntos, pensa que nem tudo é sobre você, ajuda bastante.
Eu tenho esse comportamento, é horrivel se ver uma pessoa assim. To fazendo de tudo pra mudar, ter mais responsabilidade e empatia, pq realmente ngm tem culpa do meu fracasso e eu fazia de tudo pra me justificar de quando nao cumpria minhas responsabilidades, e agora to assumindo tudo de ruim, ja é um passo ne? Obrigada pelo conteúdo, a verdade doi, é desconfortável mas é necessário e agora eu estou aprendendo o valor dela.
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus-Romanos 12:2
O vitimista sempre arruma alguém para fazer as coisas que o “pobrezinho não consegue”. Agora, qd é do interesse dele, a magia acontece e os bobos que passam a vida morrendo de pena e assumindo as responsabilidades do pobrezito ficam estarrecidas com tamanha independência.
A gnt só não pode confundir vitimismo com depressão, pq pessoas depressivas tendem a ser negativas e sufocadas n sabe se expressar muito as pessoas se sentem tristes temos q ter muito cuidado ao confundir
mas ainda sim um depressivo eh vitimista, mas aí n é pq ele quer, ele n tem consciência disso, ele realmente pensa q é a vítima de tudo, o depressivo é tão negativo q toma isso como verdade
Ana Beatriz é meu vício agora kkkkk a alguns anos atrás, peguei um livro dela na biblioteca e não fazia ideia de quem era. E uaaau kkkkkk minha mente abriu de uma forma maravilhosa. Que mulher inteligente, incrível.
Eu achava que eu era vitismista, mas agora vendo ela falar sobre os sinais e sintomas fico aliviada que não é o meu casokkkk meu problema é mais com insegurança mesmo, sempre achar que eu sou pior que todos, mas meio que graças a isso não me coloco acima de ninguém e consigo me colocar no lugar das pessoas
Menina, senti isso tbm kkk Antes de assistir esse vídeo eu tava meio q com medo de estar sendo uma pessoa vitimista, mas ouvindo eles falarem, vejo que não me encaixo em tudo isso aí não kk
A pessoa que se vitimiza não suporta conversar com alguém semelhante a ele.Quando ela começar a se vitimizar na sua frente,faça o mesmo,ignore tudo que ela disser sobre ela,e fale de seus problemas dramatizando bastante,depois observe quanto tempo ela vai ficar do seu lado.
"REVEZAMENTO DE MISÉRIA". Para mim foi a melhor colocação sobre o tema. Empatia deveria ser matéria básica para que haja etendimentos entre seres HUMANOS. Competição de pseudos valores, sempre trarão à tona, sentimentos mesquinhos de uns para com os outros.
DEUS É a Luz quanto mais perto de DEUS você estiver mais longe ficará da Escuridão. JESUS CRISTO É o Caminho a Verdade e a Vida ninguém vai ao pai senão através dele ❤❤❤🙏🙌.É Maravilhoso DEUS É TUDO QUE PRECISAMOS SEMPRE .DEUS é TREMENDO e GLORIOSO. DEUS Gratidão infinita e Eterna DEUS.Nosso Senhor JESUS CRISTO Gratidão infinita e Eterna DEUS.Nosso Senhor JESUS CRISTO Gratidão infinita ❤❤❤🙏🙌.
Aff…. estou fugindo dessa pessoa, tudo reclama, nada tá bom. E pior, quando eu vou ajudar, ainda fica com raiva das minhas palavras e se volta contra todos sempre. É infeliz e insatisfeita e deixa a gente doente. Peço a Deus por ela, mas não consigo conviver. 🙄
Eu era assim me queixava de tudo . Todos me viam como pobre coitada de muita pena ... Mais aprendi que e melhor ter gratidão assim que acorda e da o primeiro suspiro do dia . Vejo que Deus me deu mais uma oportunidade de vida e que tenho que aproveitar . Agora aprendi que um coração grato mesmo acontecendo coisas difíceis obstáculos e muito melhor do quer se fazer de vitimista . Minha vida mudou totalmente e tudo muda em sua volta . Uma coisa eu falo você pode vencer qualquer desafio . Você consegue não espere nada de ninguém apenas de Deus . Ele te capacita ele te sustenta . Deus é o meu guia . Minha história mudou hoje eu sou livre. Não vivo em prisões feita por mim mesma . Amor próprio faz tudo mudar você vê mundo de outra maneira . Só gratidão a Deus por ter ele na minha e cada dia eu quero ser melhor não pro mundo mais pra mim mesma. Estamos em constante mudança saia do comodismo . Pq vc pode não crie problemas cima de pena de do de coitadinha isso só leva você a destruição . Perdoe ame se . E permita viver uma nova história
Nossa Dra, falou tudo!O vitimista claramente nunca quer assumir responsabilidades, ele sempre tem uma história triste onde vc nunca pode contar com essa pessoa e arrisco na minha ignorância a dizer que paradoxalmente os vitimistas são os narcisistas, pq o vitimista é um egoísta genuíno ...rs
É importante compreender a raiz desse grande problema, para não nos tornarmos insensíveis aos trajetos acidentados reais da vida. Nesse sentido, chamar uma VÍTIMA de VITIMISTA incorre numa grande injustiça. Mesmo pessoas fortes podem passar por situações complicadas e necessitarem de ajuda. Vamos chamá-las todas de vitimistas? Isso não é nem terapêutico, nem humano. Por outro lado, penso que existem situações que vão se somando e favorecendo que se posicionem como vítima, todas as vezes, não buscando um real enfrentamento, sabe?! Tema complexo e relevante! Principalmente qd direcionado à saúde. Penso na determinação social da saúde mas tb em estratégias de enfrentamento e superação. O tema merecia uma Parte 2! :)
Cris Lopes mas precisar é diferente de se aproveitar, o vitimista não quer ajuda ele gosta da posição de coitadinho. Não significa que não vamos ajudar ninguém, até porque nem sempre dá de saber.
Nao concordo com sua posicao. Ate porque a Dra Ana foi bem clara no posicionamento de nos acharmos vitima diante de uma situacao temporariamente daquele que se faz vitima permanentemente. E é facil reconhecermos um que se faz de vitima e se utiliza disso para ter atencao e compaixao dos outros. Passar por situacoes dificeis todos nos passamos mas viver alimentando a desgraca é outra coisa. Dra. Ana conduziu essa diferenciação de forma especifica e inteligente e voce simplesmente quiz desmerecer a colocacao dela dando seus argumentos totalmente infundados e irrelevante. Afinal a Dra Ana é uma expert na area. Debater com uma pessoa que estuda de forma vasta, tanto medica com cientifica e querer se achar superior a capacidade de inteligencia da Dra.
Verdade verdadeisão são sanguessugas são aproveitadores, quando encontra um besta pra pagar toda suas contas elas monta, se faz coitadinha, mais na verdade são cobras criada
Concordância plena. Exatamente assim. Nota mil! Ser vitimista é confessar, inconscientemente, o fracasso ou a inadequação existencial. É fragilidade extrema. Afinal, não importa tanto assim, o que fizeram de conosco. Importante é o que vamos fazer a partir disto, parafraseando Sartre.
Eu achava que vitimismo é quando a pessoa só fica lamentando dos seus sofrimentos mas não sabia que era quando ela quer competir como a pessoa que sofre mais.
Quem tem essa característica é porque foi esculpida dessa forma durante anos, com palavras no ambiente desequilibrado, desvalorizando sua capacidade, etc. Somente uma pessoa com virtudes (empatia, sabedoria, humildade...) saberá reconhecer e como realmente ajudar, erguendo a pessoa em todos os sentidos
Senhor Jesus! Eu sou assim! Misericórdia! Sempre tenho pessoas me ajudando mas eu sempre vejo o lado negativo, a diferença é que eu nunca culpo ninguém por isso. Não peço ajuda, nada, mas sempre estou em "apuros" pela a mesma coisa. Santo Deus! Estou em choque!
Meu Deus eu convivo com isso todos os dias!!! É super difícil, se vc fala algo a pessoa já leva tudo para o pessoal e sempre te fará ser ruim para as pessoas.
Namorei com uma pessoa que tbm era assim, fiz de tudo, pra tentar ajudar, mas ela sempre arranjava desculpa, absolutamente pra tudo que eu tentava ajudá-la. E esse relacionamento me sugou muito, sugou tudo oq havia em mim, até que eu terminei, precisava terminar para que eu saísse daquele poço. Até hoje agradeço a Deus por ter saído desse relacionamento sugador. Nunca tentem ajudar alguém que NÃO QUER AJUDA, ela só vai te sugar e TE LEVAR PRO MESMO POÇO EM QUE ELA ESTÁ!
Passei com por isso.O pior é q de tanto conviver a gnt também vai ficando parecido,e durante o relacionamento a gente não percebe isso.Gracas a deus dei um basta
Estou num relacionamento em que ela tem depressão , mas também é muito vitimista, todos estão contra , para falar algo sério sobre o relacionamento, algo que está errado etc , tudo que falo é como se estivesse atacando ela... Nada nunca está bom, o trabalho não é suficiente , o trabalho que ela queria ter não está conseguindo por não ter experiência, aí já viu.. perdi meu tempo na faculdade , não presto pra nada .. ontem ela veio com essas conversas, e joguei a real pra ela , que ela deveria criar objetivos , criar foco em algo, todo aquele papo.. hoje fui trabalhar de manhã , quando estava chegando em casa , a amiga dela me liga , dizendo que ela tomou uns remédios ( não suficiente para se matar , total de 6) e está no hospital, ou seja , na minha visão.. ligou para a amiga, ir com ela no hospital, arrumou um jeito de me manipular.. tipo : " viu como eu tô sofrendo , não é vitimismo..." Uma única vez que falei em terminar , nossa parecia que tinha caído o mundo dela .
Eu também tenho o perfil de cuidar mais e não recebi quase nada de volta. Tenho várias pessoas vitrinistas que me cercam, e desisti de ajudar. Só me ferro. Quero me afastar.
eu gosto de ajudar e as vezes em vitimismo sem perceber, é algo automático de quem ja se acostumou fazer isso, mas eu percebi que me faço de vítima e irei mudar isso!
Vítima é diferente de vitimista. Vítima é alguém que passou ou está passando por alguma ocorrência de enfermidade, ato de violência ou injustiça. Já o vitimista é aquela pessoa que talvez já tenha vivido algo desse tipo e fica o tempo todo tocando no assunto em qualquer conversa. Aff... Ninguém merece!
@@rogesilva6969 vitimistas não sei, mas que mulheres são mais vítimas sim... conheço mais homem vitimista do que mulherres, e sou uma mulher que fui vítima de coisas ruins na infância e não é assunto da pauta pra ninguém além de mim mesma e da minha terapeuta, mulheres e crianças geralmente são vitimas de abusos de todas as formas que você possa imaginar, e por ai tem muito homem que se vitimiza apenas pra se anular das suas responsabilidades como pai, como filho, como marido, como ser humano, muitos homens se vitimizam de forma totalmente egoísta pra se anular pra vida. Não estou dizendo que seja seu caso, mas estou dizendo de pessoas que eu conheço e muitos desses tem hora que deveriam tomar um cossa pra tomar vergonha na cara😒
@@Catia.Cilene você fez exatamente o que a psicóloga falou no vídeo, sempre colocando a sua dor na frente, sempre comparando a sua dor com a dos outros. E é só vc observar nós comentários, a maioria esmagadora são de mulheres falando que se identificaram com o perfil vítimistas e outras falando que conhecem uma outra mulher vítimistas ( mãe, tia, irmã, avó, chefe e etc) não dá pra negar, mulheres são vítimistas, principalmente se tiver um homem envolvido na situação, o homem sempre vai ser o culpado e ela a pobre indefesa e injustiçada
Interessante mencionar que as vezes o convício direto com pessoas assim, causa aquele efeito em que nos espelhamos na pessoa, logo pronto já estamos reclamando e nos colocando em papel de vítima involuntariamente, inclusive já aconteceu isso comigo.
Seria muito bom se vc falasse um pouco das consequências em uma filha com uma mãe vitimista! Passei 30 anos da minha vida tentando salvar minha mãe enquanto ela culpava tudo e todos a volta dela sem se responsabilizar por nada. Obrigada
Vc me representa. As vezes me pesa a consciência por não amar minha mãe, as vezes me parece que estou sendo ingrata, a admito que tenho medo do "dia do julgamento", mas eu não sei mais lidar com essa situação, tenho 45 anos e minha vida nesse sentido com minha mãe é desde os meus 15 anos. Estou ficando exausta e com medo do meu futuro, (o tal da genética) Sou casada, tenho filha de 16 anos, mas sinto que minha mãe está me definhando.😞
Olha, eu tenho uma mãe assim tbm. Minha psicóloga e a dela já afirmaram isso p mim. Eu sofri mto com isso, a vida inteira ela nesse lugar de autocomiseração, sintam pena de mim, faz caras tristes e fala mansinho. Ela nunca teve amigas de verdade pq elas não aguentavam uma pessoa no telefone todo dia só falando coisas p baixo e mal de todos e tudo. Eu nunca vi ela terminar qualquer assunto contando algo legal, era sempre algo triste e culpando alguém por isso. As pessoas sempre ficavam sem graça, sem saber o que dizer. Ela culpa todos e até Deus sobre tudo o que acontece. Ela nunca tem culpa. Ela tbm tem depressão, mas isso não anula o vitimismo, pelo contrario, só piora. Eu tbm acabei adoecendo com essa convivência e através da terapia, aprendi que a vida é feita de escolhas e que se ela quer se manter nesse lugar e não quer sair por ser confortável, eu preciso aceitar e viver minha vida da melhor forma possível. Eu a amo muito, encho de abraços e demonstro esse amor, mas quando ela fica falando coisas negativas eu invento desculpas e saio de perto, mudo de assunto, vou fazer lanche p gente comer sei lá. Não moro mais com ela por ser impossível a convivência mas quando a vejo a gente se dá muito bem... Eu perdoei ela e mantenho contato mas não posso conviver e quando ligo p ela e ela entra nesse lugar de novo, eu desconverso e desligo. Pq não sei lidar com isso então me afasto. Dessa forma estou conseguindo levar bem esse relacionamento com ela e estou feliz assim. Mas não penso em voltar a morar lá de jeito nenhum. Ser visita num lar assim é a melhor coisa
É chato e difícil; estou na mesma situação, tenho uma mãe que mais parece uma filha birrenta pra mim; quase 30 anos até me anulei para ajudá la q ainda diz pra mim:" Problema seu, nunca te pedi q fizesse isso", pérolas q ainda tenho que ficar ouvindo...
@@magnoliasilva6744 nossa, que ruim isso ainda ela não reconhece oq fazes a ela, eu pra mim prefiro mil vezes correr longe e deixar viver a pessoa do jeito que ela quer
*”Entramos em recuperação quando paramos de sofrer, quando paramos de cultivar o sofrimento, quando saímos da posição de vítima.”* *”Lembrei da frase que os mais velhos sempre dizem:* *”Deus nos proteja do poder da vítima."*
Tem a faxineira do local onde trabalho, tá sempre pedindo coisas pra todo mundo. O pior é que tem uma filha que arrumou 4 filhos, nunca casou ou saiu de casa e fica com a bunda no sofá o dia todo. Ela é conivente com essa filha , e fica chorando e achando que nós temos que ajudar e sustentar os netos dela, e piorou últimamente já que a empresa diminuiu as horas e o salário. Ela fica chorando e reclamando que ñ tem dinheiro, achando que o ouvido dos outros é penico, enquanto a filha dela fica na zona de conforto. É demais.
Muito bom! Só faria uma observação, é importante 1. diferenciar as vítima real da crônica, existem circunstâncias que dificultam o crescimento, e é preciso ver se efetivamente elas são impeditivas do desenvolvimento pessoal porque às vezes são e nem sempre as pessoas sabem como sair delas e 2. identificar a vítima crônica, que tem complicações severas que merecem atenção. Tema importante!
"Herdei" o vitimismo da minha mãe, aos poucos estou me livrando desse hábito. Não é fácil mas é LIBERTADOR!
👏👏👏👏👏
Jessica como vc fez isso ? Porque sempre vivi me sentindo vítima ! ...mas quero mudar !
@@edvaniamouralopes7240 também quero saber
Minha mãe infelizmente tem essa característica, se ela derruba algo ela bota culpa em alguém, se vc diz q está cansada pq faxinou o banheiro ela diz q fez muito mais e oq ela faz cansa mais, parece uma competição dando entender q ela sofre mais, q ela não tem culpa, é complicado lidar com ela, ela não admite as coisas.
@@TheRah2009 sei bem como é.A minha mãe é bem assim e além de tudo ela todo dinheiro que pega gasta tudo e depois fica na minha casa dizendo que não tem um real, que nem pra comer tem.É muito complicado.
Uma maneira de não ser vitimista é ser grato pela chance de poder mudar as coisas em nossas vidas
Perfeito!!
O vitimista não quer ser grato e nem quer ajuda, ele quer é reclamar e colocar nos outros a responsabilidade pelos problemas dele.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Perfeito,gratidao e a cura.
Me diga uma coisa pelo que ser grata e eu concordo com você
Tenho uma amiga assim, acabou que eu me afastei pq não aguentava mais tanto mimimi, eu mostrava o caminho e ela sempre procurando o lado negativo. Chega!!!!!!
Sandra Souza talvez ela seja depressiva . Eu sou e as pessoas se afastam mesmo
O negócio é tenta se coloca no lugar desses q se dizem sufocados .Agora eu queria ver alguém se colocar no lugar do injustiçado!! Isso é o que é mais doloroso
Vdd, nada nunca tem solução
@@claudioduarte5179 eu também faço tratamento à 19 anos e meio, mas eu mesmo me irrito com pessoas que não tem uma conversa boa, só reclama das pessoas se faz de vítima da humanidade, até quem tem depressão se farta de pessoas assim. Eu procuro ver tudo de bom que Deus fez para mim e minha família, até as mínimas coisas
Jeska Gadely injustiçado? O assunto é vitimismo 😅 e você está falando como um.
Essas pessoas roubam toda a nossa energia. E não param mesmo nos vendo esgotados.
Verdade
As vezes a pessoa não quer a responsabilidade de ajudar a si próprio.
Não ...querem ser protegidos e reclamam de tudo , nunca estão satisfeitos
Temos que aprender a discernir quem realmente precisa ser ajudado, de quem não quer ir a luta, e deixa tudo "terceirizado" .
Quem não se autorresponsabiliza não cresce e não amadurece
Isso. O vitimismo vira uma desculpa cômoda p não mudar nada ao seu redor, pq é difícil, pq vai dar errado, o mundo é injusto, etc.
Discordo
@@Luna47884 mas é lógico q é injusto só vcs não enxergam
Por isso que parei de me importar em ajudar tanto uma determinada pessoa. Porque ela não fazia nada, não mexia sequer um dedo, queria tudo de mão beijada, tudo pronto, queria que eu fizesse absolutamente tudo para ela. Daí, quando tive certeza disso, eu parei de ir até ela para ajudar, se quiser ajuda que venha até a mim, e, que coloque a mão na massa, porque eu não faço mais nada, e nem ficarei a disposição desta pessoa, somente quando me sobrar um tempo, isso se realmente eu estiver a fim e disponível.
conheço e ainda convivo com essa benção! Ganha tudo dos outros e faz a gente até se sentir mal qd não faz o que ela quer. E justifica tudo em nome de Deus. Olha e todos ficam babando ela. Quase acabou com meu casamento e ainda fala mal da gente, cada semana ela persegue um e faz a cabeça de todos uns contra os outros. Um paga o aluguel, outro paga a conta de luz e por aí vai. kkkk Chega ser cômico se não fosse trágico!
Vitimista quer ser bajulado, pessoas compromissadas com ela, mas ela não tem compromisso algum com alguém...
Acham que são os coitados, as vítimas da sociedade, os santos. Conviver com esse tipo de pessoa todo santo dia, é um verdadeiro inferno.
Disse tudo!!
São extremamente egocêntricos!
Luis Pacheco Caraiu ñ sabia que era tão grave
Nada ver meu bem...
Resumindo o vitimismo =
zona de conforto,
Egoísmo,
Falta de empatia,
Nossa! Que confusão!
Esqueceu o mais importante , esquerdismo!.
@Soldado do Apocalipse não tem relação.... Vitimista ser psicopata ? ta doido?
Conheço uma pessoa maravilhosa, que conta toda história sofrida desde que era criança... Porém não vive em zona de conforto, muito menos egoísta e é muito batalhadora, ouve os outros e dá conselhos bons.
Então pra mim não tem nada a ver no caso dela.
@Apocalypse Survivor penso que são Narcisistas.
Todo mundo já conheceu aquela pessoa q sempre tem um problema pra cada solução 🫠
Percebo que hoje em dia esse comportamento está sendo defendido. Quando dizemos que você está no controle da sua vida, as pessoas dizem que não passa de uma frase motivacional, ou que não estamos sendo empáticos. Eu realmente acredito que há coisas na nossa vida que não podemos mudar, mas se sempre formos olhar para essas coisas, nunca vamos crescer ou evoluir! Devemos focar no que podemos mudar e aprender a lidar com o que não podemos!
Vitimismo é coisa de egoístas . São abusadores e oportunistas e sempre te tiram alguma coisa .
Que verdade viu !
M Rêgo alguns não tem mesmo a percepção então nos resta aprender técnicas para ajuda los a perceber . O Mundo está no automatico .
@@belaamada9073 verdade ...alguns não sabem que fazem isso conosco ...entregam o lixo deles pra gente carregar ...
E ainda se acham mártires, carregando seu troféu pesado de vitima
M Rêgo sempre o alvo o bem e ajudar esta pessoa a se concientizar se .
Eu reconheço e confesso gente , agora eu entendi que realmente sou assim me faço de mais sofrida , quando no entanto eu sou desumana , nesse quesito .Dói ter que assumir isso , mas pq eu quero mudar e ter uma vida mais significativa e que valha a pena.
como você está hoje?
Parabéns por ter essa humildade em reconhecer
Nossa que legal vc reconhecer e querer mudar! Isso demonstra sua maturidade e o quanto vc vai crescer :)
Que show! O mais difícil vc ja conseguiu. Parabéns. Autoconhecimento e persistência nos faz mudar a rota de nossas vidas!
Verdade eu acho eu sou assim
Terminei um namoro de 4 anos pq eu era mais a mãe dele do quê namorada. Ele vivia se fazendo de coitado choramingando por tudo e sempre culpando os outros. Não assumia seus erros, não tinha responsabilidade. Reclamava de falta de emprego mas acordava 10:00 todos os dias. Não estudava e nem procurava estudar e ter foco pra crescer. Vivia dentro de uma caixa enquanto eu trabalhava, estudava e fazia planos. Era um homem de 25 anos com mente de adolescente. Me libertei desse atraso de vida.
Que bom q terminou!!
Conhece o personagem "Armandinho" do canal "embrulha pra viagem"? Retrato do teu ex, só q com 40 anos.
Exatamente! Fujam meninas!
ATRASO DE VIDA!
D
Eu tenho vitimismo porem eu enxergo certas coisas e as vezes paro
Vc descreveu o meu filho, ele faz exatamente isso comigo. Estou cansada do vitimismo dele. Pasme ele tem 32 anos. Estou muito cansada
@@nericemelo4610 Ele vai sentir muito sua falta. E padecer. Digo pq perdir minha mãe tá com quase 2 anos, e meu irmão nunca quis nada da vida, completa dependência dela. Hoje ele sofre sozinho, pq eu moro dele. Pra piorar ele fez filhos e não mora com mulher nenhuma, pq só quer saber de baladas. Tá com 26 anos
Cresci acreditando que era vítima de algo que me ocorreu na infância, e achava que isso me definiria para o resto da vida .Porém ,quando fiz terapia, porque já não dava mais para viver assim, descobri que poderia ser a dona da minha própria história, parece que me foi tirado o "cabresto" e consegui enxergar melhor as coisas e as pessoas ao meu redor, foi libertador.
Achei muito interessante e bonito a forma como você se expressou. Simples e profundo.
Obrigado pela reflexão
A pessoa não sofre de vitimismo ! A pessoa faz os outros sofrerem , filhos , marido , mulher ... amigos , são pessoas imaturas e preguiçosas
Fato
Eu concordo com vc
Fato mesmo...
Ainda existe aqueles que além de se vitimizar ainda fica culpando algumas pessoas pelos fracassos da vida.
É impressionante como vocês mulheres são as mais vítimistas
Se tem uma vítima tem que ter o algoz
Marlene Macedo • Estou infelizmente vivenciando este drama em família . A minha solução foi me afastar pouco 😞 essas pessoas acaba também ti adoecendo , e como já por diversas vezes tentei ajudar sempre ouvindo e buscando soluções e não adiantou nada . Pessoas assim não são gratas a nada e a ninguém. 🤔
@@rogesilva6969 já é o segundo comentário que eu te vejo comentando a mesma coisa irrelevante. Tá carente de atenção e veio procurar atenção em comentário do UA-cam? Cara chato
@@alinepalmier eu mentir por acaso ? Vocês mulheres não são as mais vítimistas ?
Acredito que o mais importante nessa discussão, é que muitos de nós temos esses comportamentos e não nós percebemos assim, o quanto isso pode nos prejudicar no dia a dia, e que só depende de nós mesmo essa mudança!
Tudo chavão.
Que horror! 😢
Concordo com vc. Eu sempre pergunto pro meu marido se estou me fazendo de vítima, porque, eu não percebo e as vezes estou. Porém gosto quando ele fala pra mim porque tenho a oportunidade de levantar a cabeça e tomar uma atitude.
Né
Muito bem Joanna!!! Parabéns por ter a nobreza de admitir, encarar de frente nossos defeitos e fragilidades. 👏👏👏👏👏
Eu tinha um amigo que cresceu sofrendo bastante na família dele. Na infância, o pai batia nele, a mãe não fazia nada e a irmã um ano mais velha não se importava com ele. Ele cresceu sendo a ovelha negra e quando fizemos cursinho, eu senti pena dele e estendi a mão. Infelizmente, ele em vez de sair do buraco, acabou me puxando pra dentro dele. Ele não tentou mudar. Não tentou sair do ambiente tóxico que vive (tendo várias oportunidades), e sempre repetia a mesma história de que ainda tinha esperanças da família "amar" ele, quando na verdade os familiares apenas o querem morto para ter paz. Hoje, essa pessoa que foi meu amigo, namora uma menina gentil e a cada crise de ansiedade que ele tem, ele diz que vai se matar, forçando assim um abuso emocional em cima da namorada, que agora tem medo de terminar por esta causa. Ela já está desgastada há muito tempo. Eu tentei ajudar, lhe ouvi várias e várias vezes, orei a Deus e até consegui ajuda profissional, mas ele ainda assim não mudou. Ele estagnou. Não quis tomar seus remédios e deixou de ir a terapia. Motivos? Não sei. Ele dizia estar ocupado. Nos dias atuais, a família dele me odeia pelo que eu fiz, pois os incomodei diversas vezes desesperada, devido as crises que ele tinha e me dizia que ia se matar. E eu recorria as pessoas mais próximas, ligando, mandando mensagens, incomodando-as com um problema que (na concepção da família tóxica) não era deles...
Eu pensava que ele era a vítima, até ver que ele nada fez quando a família dele me atacou com palavras rudes e ofensivas. Eu enfrentei a família dele por ele. Mas quando eles me atacaram, ele nada fez.
Assim, eu terminei a amizade e ele em nenhum momento correu atrás até onde eu sei. Eu aprendi que ele não mudou porque não quis, pois se sente confortável nessa posição de vítima. Em breve, acredito eu, ele também vá perder a namorada. E quanto a mim, hoje tenho um grande trauma, pois tentei ajudar e recebi pedradas em troca. Ainda assim, eu o quero bem, que ele melhore e se torne uma pessoa melhor. Pois em todo momento nessa história, a partir do momento que ele ganhou liberdade e estabilidade financeira, quem continuou a apontar a arma para a cabeça dele foi ele mesmo. Todo o tempo.
Um conselho, se você tem alguém que está na mesma situação, e sua alegria está sendo drenada por causa disso, dê a ele/a um número de psicólogo e vá embora. Você fez sua parte. Não adianta se machucar por uma pessoa que rejeita ajuda. Cabe a um profissional ajudar da melhor forma. Porque nem sempre o amor é suficiente para curar uma ferida.
Nossa, vc é muito sábia. Conseguiu perceber cada nuance da situação e tirar uma lição. Parabéns!
Espero que você continue se colocando em primeiro lugar e nunca deixando as pessoas te porem pra baixo ou te diminuírem.
Espero que você encontre semprenamigos verdadeiros, que digam e aceitem ouvir a verdade sem ofender e se ofender. E que juntos façam uns aos outros evoluirem e estarem felizes.
Tudo de bom!
Você consegue enxergar onde você se implica nisso tudo? Tudo leva a crer que você sofre da síndrome da salvadora e ele se aproveitou disso. Mas você também errou em dar demais com isso, os aproveitadores abusam porque tem espaço.
@@alinelima3659 sim, eu já notei isso. Eu fui ensinada a sempre estender a mão ao próximo. Cresci numa família muito unida e numa igreja muito gentil, e ele tirou proveito disso. Me magoou bastante, até hj sofro com o que ele fez, mas aprendi a lição depois disso: de apenas ajudar com certo limite e não bancar um papel de "Jesus" por assim dizer. Deus nos ensinou a perdoar e é o que eu estou lutando para fazer. Infelizmente tô sem fazer terapia, o que me ajudaria mais além da fé.
A propósito, ele foi diagnosticado como alguém de personalidade histreonica, o que condiz perfeitamente com suas ações.
Enfim, que Deus o ajude e a todos que sofrem com isso.
@@amandalizsantos3410 compreendo perfeitamente, eu era assim, por isso me identifiquei. Mas se posso te falar algo é: foque em você e não nos outros (especialmente nesse amigo). Parece egoísta, mas quem tem essa tendência a ajudar o próximo acaba atraindo muitos aproveitadores. O ideal das relações é dar e receber na mesma proporção. Você parece ser uma pessoa de bom coração, não deixem que abusem de você. Você não merece isso. E como você mesma disse, com gente problemática a gente dá o número do terapeuta e corre, rs. Boa sorte na sua jornada 🌷
@@alinelima3659 obrigada por essas palavras. Me tocou demais. Também desejo o melhor na sua jornada♥️😄
É asfixiante conviver com gente assim, a minha paciência já acabou faz tempo...quando percebo que a pessoa é assim, não permito que ela entre na minha vida.
Eu tbm estou tolerância zero! Reclamar pra essas pessoas é menos trabalhoso, do que ter a coragem de mudar!
Exatamente
Minha mãe é assim e para piorar, ela é agressiva e surta, depois faz com que pareça que foi culpa de terceiros.
Ela também parece narcisista, eu tenho medo de ficar assim. Ela já machucou muito a mim e as minhas irmãs, criando situações e falando coisas pesadas.
Minhas irmãs e eu, passamos pelo trauma de ter um pai com a alma doente, ele foi embora e hoje está com outra mulher, mas ela agi como se a dor dela fosse enorme e que a nós deveríamos nos sentir culpadas por tudo o que ocorreu com ela.
Casei cedo e vivi um relacionamento abusivo, quando eu a procurava pedindo ajuda ou conselhos, ela falava tanta coisa ruim que ela passou, que me fazia sentir mal por ter ido "reclamar com ela".
Eu sofria bullying na escola e ela dizia que eu era fraca que na época dela era pior.
Eu perdi meu filho, meu pai tirou ele de mim a forca, ela pra defender ele disse que eu nem deveria ter engravidado e que a culpa era minha
Todos os traumas que passei, ela desdenhou e colocou a culpa em mim
Não sei porque, sempre quis ter minha mãe.
Depois que sai do meu antigo casamento, eu não tive pra onde ir, fiquei na casa de minha avó e ela veio depois, no começo foi tudo maravilhoso, cheguei a achar que ela tinha mudado. Depois, ela começou a desconta frustrações dela em mim, chegou a me bater várias vezes, passei a gravar as agressões físicas e verbais, todo o terror psicológico e o desdenho
Daí eu , descobri que ela estava inventando por aí, que eu ameaçava e batia nela. Minha mãe ligou para minha irmã mais velha e falou que eu a maltratei e minha irmã, me ligou tirando satisfações.
Sendo que, no dia anterior, minha mãe havia me batido, minha pele marca fácil. Eu mostrei as marcas que minha mãe fez para a minha irmã mais velha.
Contei tudo.
Não vou mais ficar aqui, não sei para onde vou. Mas, está me fazendo mal conviver com ela.
Estou me ajeitando e vendo vídeos no UA-cam, tive que comentar esse vídeo, é muito parecido com o que vem acontecendo comigo.
Eu sinto muito, de verdade! Nada é pare sempre! Você vai ser feliz nessa história! :)
Eu também tenho uma mãe assim quero te dar um conselho a respeito disso coloca a sua mãe na mão de Deus e vai viver a sua vida eu tenho 34 anos hoje tive a minha filha com 33 anos me casei já passei por relacionamento abusivos mas nunca perdi minha fé em Deus entendi através do conhecimento da palavra de Deus que ninguém muda ninguém nada é por força e nem por violência e sim pelo Espírito Santo de Deus resolvi depois de muito abuso muito sofrimento desde a infância a não sofrer mais com a minha mãe hoje eu tenho uma filha menina não quero ser a mãe que a minha mãe foi para mim coloquei minha mãe na mão de Deus e aprendi viver a minha vida ela na casa dela e eu na minha já passei algumas situações que eu precisei dela mas infelizmente ela sempre Mostra para mim que não mudou então meu conselho para você é deixo sua mãe no canto dela e fique no seu canto e Deixa Ela na Mão de Deus eu com a minha mãe é assim ela na casa dela eu na minha quando eu sentir saudade eu vou lá porém não deixo nada que ela fala me afetar.....
Nossa! Sua história muito parecida c a de uma pessoa que trabalhei p ela, Meu Deus e muito difícil conviver c alguém assim, eu estava ficando doente,não podia falar nada q a ofendia, pedir as contas, muito triste. Misericordia.
Jesus te ama !! Busque ajudar no senhor jesus vc vai vencer com ele .
@@elisacamello5311 Amém! Deus abençoe !
Tô chocada! Pq ela definiu os meus pais.
Minha mãe é a vítima que gosta da zona de conforto e não quer assumir as responsabilidades.
Meu pai é a vítima vaidosa que venceu na vida, mas só vive relembrando o quanto passou fome e necessidade.
E eu sou aquela que tá louca pra ir morar sozinha, pq não aguenta mais essas ladaínhas!
Parece que vc descreveu meus pais tbm kkk. Fora outros parentes
@Jhonatan O fato de eu ter pais assim não significa que eu não sou grata. E sim! Eu cresci em uma família desestruturada, justamente por eles agirem assim. Sou filha de pais separados que me usavam pra atingir um ao outro, mas Deus me deu entendimento pra eu dar um basta nessa situação. Só que eu também não posso e não consigo mais conviver de baixo mesmo teto que alguém assim, pq eu posso adoecer. Se eu tenho condições de sair de casa, eu vou sair.
Tanto junto
Coincidência meus pais são assim tb. Só tenho paz porque moro sozinha. Boa sorte! Que vc consiga sua paz, nós merecemos!
dificil demais lidar com uma pessoa vitimista... a pessoa que eu tenho que lidar ainda é extremamente manipuladora, consegue as coisas com base na pena, fazendo vc sentir culpa por nao ajuda-la.
Os vitimistas geralmente são manipuladores.Eu nem percebia o quanto eu era manipulada,quando descobrir,mudei minha postura,hj analiso bem as pessoas e suas queixas.Minha sogra chora por falta de dinheiro,meu marido tá do mesmo jeito.
Rachel R vire as costas diga não e proteja sua saúde mental. Te falo por experiência.
Isso mesmo fora que são ingratas e falam que nós somos injustas e ainda fala que nunca pediria desculpas ou seja ...quer aliados para colocar todos contra o outro e só ela e coitadinha ahh eu me afastei de uma que Deus me livre....ela fica lá se matando de reclama nos stories eu nem abro
Isso é tenso, eles manipulam pelo vitimismo
Jesus desse jeito !!!!
Quando eu encontrava com colegas e familiares e me perguntavam: e aí, tá tudo bem? eu sempre dizia que estava tudo bem, não falava dos meus problemas, mesmo que por dentro eu estivesse destruída, pois não gostava de expor minha vida pessoal e por não querer ser coitadinha.E aí, eu passava uma imagem de que eu não tinha problemas, de que eu era muito forte, sempre querendo ajudar todo mundo. E eu acho que também é muito ruim, por que a gente acaba carregando tudo sozinha.
E acaba abrindo brecha para abusadores.
Rosa te entendo
Nossa, exatamente isso.
Mas é melhor ser assim que ser o mimizento. Passo por isso
É impressionante como vocês mulheres são as mais vítimistas. Você é exceção.
Isso mata a gente. Meu DEUS a pessoa não enxerga, não ouve, não muda, não aceita conselho e a vida dela é sempre a PIOR. Pessoa pesada , nossa, não suporto.
A pessoa não escolhe ser pesada .
Quando ela sabe que é vitimista e não busca ajuda profissional aceita o estado atual.
@@diegoreis7311
Escolhem e gostam de ser ...
Qqr coisa q vc fala vai pro pessoal ou seja se tiver uma discussão lascou e não enxerga o q vc fala e td q vc falar vira contra vc. O negócio e bem difícil
Essa doutora,falou tudo,minha mãe é sempre a sofredora maior, ninguém sofre mais do que ela
vivo a mesma situaçõ, ione..... inclusive eu e minha mae passamos praticamente pelas mesmas situações - mas ainda assim ela é a pessoa mais sofredora dessa familia
Sempre voltam ao passado ,que não teve isso ou aquilo por causa de alguem🥱
Gosto da postura da Dra Ana Beatriz, porque ela não se coloca no papel de "Deus", não se coloca superior àquilo que é inerente ao ser humano; fraquezas. Em geral, somos rápidos "no gatilho" para julgar, mas na intimidade, na verdade, não somos tão bons em lidar com frustrações, decepções, fracassos. A maior parte de nós, se não todos, sempre reclama de alguma coisa: da mãe "narcisista", do pai "omisso", do parceiro "tóxico", do cenário político e econômico, do relacionamento, enfim, "do calo que aperta dentro do próprio sapato". É sempre mais fácil falar dos outros... Enxergar-me/se é desafiador.
Perfeito!!!
Sábias palavras..
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Exatamente! Falou tudo! Cada um é responsável por seu próprio comportamento , transferir culpa é coisa de gente irresponsável. Eu era cheia de autopiedade,vitimista . Fui lendo, analisando meu comportamento, orando, pedindo perdão a Deus por essa atitude tão feia , graças a Deus fui liberta desse hábito horrível e manipulador . Mas tô sempre vigiando pra não perder o que já conquistei.
Gostei muito da Resposta
Faz pouco tempo que percebi que minha mãe é uma vitimista nata. Ela me liga todos os dias para me contar que o casamento dela é péssimo, que meu irmão não ajuda, que está sem dinheiro, que não teve oportunidades. E quando paro pra pensar vejo que ela sempre se esquivou de todas as suas responsabilidades. Difícil lidar com alguém assim...
Minha sogra fazia isso.Ligava se queixando da filha toda vez que elas brigavam,porém quando elas faziam as pazes ela nem lembrava da minha existência,e se eu fizesse uma crítica construtiva ela ignorava,desligava o telefone.Isso durou muito tempo até eu perceber de que tipo de pessoa se tratava.Certo dia Deus falou ao meu coração:Ela não quer resolver o problema,só quer desabafar.Então aguardei os próximos capítulos da novela,e quando ela ligava pra falar mal da filha,comecei a cortar,dizia que elas duas tinham que se dá bem pq eram mãe e filha,e comecei a lembra la quem iria cuidar dela na velhice.(a filha).Então ela parou de mim ligar,e me livrei de uma pessoa vitimistas,e manipuladora,observando a e colocando a no seu devido lugar,sem brigar.
É impressionante como vcs mulheres são as mais vítimitas
Minha mãe é assim, vive reclamando da vida q n tem dinheiro, eu ofereci minha casa p ela ficar pois n tenho condições de bancar 2 casas , falei p ela abrir o próprio negócio que eu até ajudava com dinheiro, mas ela não quer nenhuma solução, tudo p ela é difícil. E eu me sinto culpada, pq ela vive reclamando da vida e faz eu me sentir pessima
@@lucianasilva-tx4su Perfeito.
@@natashalima6102 Eu já fui assim, e nem percebia. Até começar a estudar sobre Lei da atração e mudei minha reclamação por gratidão, colocar o foco nas coisas boas, e ver os desafios como crescimento, ressignificar. Entender que é legal ter quem me ouça, mas que sou eu que tenho que agir.
Então, agora, quando eu me deparo com pessoas vitimistas. Eu com todo carinho digo a elas, que eu percebi em mim a preguiça de mudar, que muitas vezes eu arrumava um problema para cada solução. Pq era seguro para o meu cérebro permanecer na zona de conforto. Pois, reclamar e focar na dificuldade é mais fácil. Não se corre o risco de errar, de reconhecer que falta fé na capacidade, que falta saber o que se quer de verdade.
E eu não menciono sobre a Lei da atração, pq muitos acham q é religião que abandona Deus.
Eu acrescento um desafio: Fazer uma experiência, todos os dias escolher 03 coisas para agradecer, coisas simples, acordei, eu tenho alimento, casa, água encanada, luz, gás, internet, etc. E que a cada dia, a pessoa troca os itens da lista, e que tbm a cada semana acrescente mais uma. E que a pessoa tbm se questione, se é necessário uma ajuda terapêutica. Pq não é legal reclamar com quem não tem técnicas de ajuda.
As vezes quando as coisas não saem como esperamos, é mais fácil nos colocarmos como vítimas, do que assumirmos a responsabilidade para então melhorar e alcançar os resultados desejados.....digo por experiência própria porque eu fui assim por um período da minha vida.....é difícil sair dessa zona de conforto, mas quando conseguimos, é algo libertador!!
Mas é se as coisas NUNCA saem como esperamos?
Por mais que a gente se esforce nunca é do jeito melhor, ideal
"Competição de miséria" assunto de caráter urgente a ser abordado, a Dra está com toda razão ao falar também sobre isso, como evitar cair nesse clichê do pobre coitado, é sobre isso!
👏👏👏👏
Eu já achava minha mãe vitimista, mas ouvindo a Ana Beatriz eu tive muito mais que a certeza que eu já tinha. Minha mãe é exatamente assim, toda vez que eu conversava com ela, ela sempre dava um jeito de dizer que ela estava pior, que a dor dela era maior, e por aí vai, sempre se colocando no pior lugar pra terem pena dela. Mas logo eu e minhas irmãs entendemos o jeito dela. (Fomos abandonadas por ela) Mas a vítima de tudo sempre foi ela.
Minha mãe é assim KKKKK
Começou com aquele discurso “sou fraco, você é forte e é por isso que você deve carregar um fardo maior...”, já ouço o sinal de alerta de manipulação soar na minha cabeça. Quando nos sentimos desconfortáveis é porque no fundo nossa intuição já reconhece essas armadilhas. E as vezes isso alimenta o nosso ego “sou mesmo forte, não é?”. As vezes nos convém sermos os “bonzinhos/salvadores”. Mas nenhum extremo é bom. Aprendi na terapia a aquietar as minhas emoções, dar um passinho pra trás, deixar a razão me orientar, pensar nos fatos e buscar o equilíbrio das responsabilidades. “Sim, eu posso ser forte, e você também pode. Para continuarmos assim, vamos dividir de forma justa. Que tal?...” O justo sempre vai buscar uma relação equilibrada, certo? Com a nossa permissão “vítimas” podem ser verdadeiros vampiros mas é sempre com a nossa permissão.
Todos em algum momento na vida passam por sofrimentos, mas se recuperam e seguem com a vida. O vitimismo não, ele ostenta o sofrimento, sempre tem algum vilão o perseguindo, sempre culpa o mundo pelo seu sofrimento e nunca assume que é responsável pelas escolhas que fez.
O que fazer?
Afastar -se é a melhor saída, você não irá ajudá-lo.
Conversar com pessoas vitimistas parece que, para eles, é uma competição de "quem tem a vida pior".
Às vezes você vai comentar um problema pontual, algo que te deixou triste, pra baixo, etc. E a pessoa começa todo um discurso de "Nossa, mas isso não é nada. Vc não sabe como foi minha vida, não sabe o que fizeram comigo..." Etc, etc...
Você tenta ouvir essa pessoa, ajudar, estender a mão, apontar caminhos, dar conselhos... Mas não adianta. A pessoa sempre tem alguma pedra no caminho, sempre tem algo que impossibilita, nunca dá pra fazer algo...
Parece que a pessoa só vive com base na pena dos outros, ancorada nos outros, como se fosse um ser co-dependente, sem vida própria...
Sei lá. É estranho e complicado.
Tem também a dependência emocional que geralmente vitimistas tem.... " Ahh mas você me abandonou " é sempre , sempre responsabilidade do outro e nunca jamais dela.
Perfeito comentário... Deus me livre de pessoas assim, tenho repúdio total
Só li verdades. O pior é quando vc fala com uma pessoa assim, e vc vai falar sobre algo sobre você e ela simplesmente não dá a atenção, finge que não escuta, muda de assunto, e ainda quer que ficamos escutando toda a ladainha de como tudo para era é mais difícil.
@@alinelucas5723 Bom dia. Tenho uma" parente ", assim, mora bem perto, fala os problemas, tanto de doença como de outras coisas, para o gosto dela é que eu fique com a boca calada, apenas escutando a , mas tem hora que eu preciso de falar uma coisa necessária, e ela já interrompe, não vou dizer que ela é uma pessoa ruim não, já fez várias solidariedade para pessoas, uma diferença: não chega a ser má, mas é muito chata, porque do tempo em que eu a conheço, é praticamente sempre eu" tenho que escutá-la ", mas agora viva com as portas fechadas, dei um perdido nela, não quero malquerença, mas também não quero amizade, uma coisa é se precisar de mim eu ajudar, e assim que terminar ajuda a gente tem que cair fora, porque senão dá problema.
É secar gelo.. difícil viu
Excelente! Pra mim, uma das melhores frases pra não se vitimizar é: “ Não existe pior luta, do que aquela que não se enfrenta.” - Seu Madruga ☝🏽
seu madruga falou isso? Preciso voltar a ver o chaves kkk
No ambiente de trabalho há os que se colocam como vítimas e dizem que trabalham mais que os outros. Se colocam na posição de vítimas como se fossem exploradas, injustiçadas, mas na verdade, estão numa posição que elas mesmas se colocam. Há um certo conforto nessa situação. Uma vaidade embutida de humildade. Se colocam como vítimas para ter a atenção dos outros.
Eu era assim , preciso todo dia me reinventar , mas ter esta consciência já é um passo maravilhoso , eu não aceito e quero mudança
Já é MEIO CAMINHO ANDADO!!! Parabéns
quais dicas vc dá pra quem tá no mesmo processo? eu tenho a msm coisa
@@ednafernandes1544 de ir
@@vxnssa , procure o canal da dra Elizabeth Zamerul pra saber se você tem dependência ou codependência emocional, lá tem um teste. A dra Elizabeth tem muito material gratuito e um curso que nos dá ferramentas pra sair da dependência/codependência emocional. O vitimismo e a manipulação são mecanismos de sobrevivência do dependente emocional, inclusive aprendidos na infância, devido à família disfuncional e é considerado um transtorno de personalidade que tem tratamento.
Começou a dramatizar, eu começo a cair fora. Esse tipo de gente suga a energia de quem está perto.
@@sheilinha1195 ???? Não entendi. Não chamei ninguém de folgado, só disse pois conheço pessoas que vivem a "se vitimizar" .
Igualmente! Bom comentário
@@narapadilla3823 obrigada😉
Nem me fale
Não é egoísmo? Sempre penso em isso, ajudar a todos é nosso dever...
Perfeita! Vitimismo e egoísmo se equivalem?
Zona de conforto rasa.
👏👏👏👏👏👏
*vitimismo
nao entendi zona de conforto
@@mateussousa353 se faz de vítima, mas é egoísta. Então fica na zona de conforto pq não quer ter trabalho
Perfeita descricao do vitimista.
De fato, a pessoa que eh assim nao escuta ninguem. Faz tudo conforme o que esta em sua mente. Cria doencas para chamar atencao e, logo que consegue, melhora, a doenca desaparece...
Minha mãe é assim. Que luta quando a gente precisa lidar, não pode se afastar completamente. É viver sendo resiliente, pois as pessoas só mudam quando querem de verdade.
Muito bom, familiares oportunistas, seria também um tema interessante 😊
Quero muito esse tema !
Na minha familia, infelizmente, isso é um câncer.
Re SLima com certeza!!! Muitos familiares oportunistas!
Exato.
Kkkkkk
Vejo minha mãe em tudo o q diz,sobre o vitimismo. Obrigada.
Kkkk... tb
No meu caso tiram o meu dinheiro
Eu também, crescer em um ambiente assim me trouxe sérios traumas.
A minha também
A minha tbm😕
Nunca dá para discutir com um vitimista.....a posiçao que ele está,é a mesma que ele quer pra vc!! Eu não me misturo....juro!! Eu não ajudo ele em nada,a gente não pode pegar os problemas dos outros,isso é respeito consigo mesmo!!
Verdade
Psiquiatra tem conceito e soluções para tudo. É um super Ser. Impressionante!!
Será q no dia a dia, na pp vida, são como falam, como solucionam a vida alheia?
Coitadinhos ! É difícil suportar. Se conseguir, saiam fora! Pois vc sofrerá, sem dever nada. 😊
Vitimismo característica básica do ressentimento!
O vitimismo quando reclama e alguém dá opções de resolver o problema arruma uma desculpa qualquer e continua do mesmo jeito: zona de conforto,👏👏
Vc disse tudo.Eles só querem alguém do lado que possam emprestar seus ouvidos pra eles,e depois de se lamentarem,saem de fininho pra sua vidinha de novo.Infelizmente tem pessoas que fazem isso,e não percebem que são vitimistas.Quase me separei por conta disso.Eu não aguentava mais meu marido se vitimizando,chato pra caramba;se vende bastante não fala,mas se tiver um dia pouco produtivo faz um drama,só falta dizer que vamos morrer de fome.Comecei a por ele no seu devido lugar.
Eu, a vítima 🙁
Julgada, cega e sem entender
Que meus desabafos
Incomodava a muitos
Eu nunca pude perceber
Como todos tive um passado
Eu tentei lutar contra o que eu vivia
Dei o meu melhor mas não funcionou
Desisti, não consegui
Por ser grande a minha dor
Que o amor os façam entender
Esse mecanismo bobo de defesa
Que o meu cérebro criou
Para tentar me proteger
E que de nada adiantou
Não, eu não sabia
Não enxerguei minhas qualidades
Achei me incapaz
Passei a vida no labirinto
E cada dia doía mais
A vida passou e eu não vivi
Não estava atuando
Nem queria ser desagradável
Não encontrei a saída
E não consegui superar
Uma dor que pra mim
Foi insuportável
Apenas hoje eu percebi
Que quando deixei de escolher
Eu escolhi
Não julgo sua dor menor que a minha
E nem tenho orgulho do que sou
Apenas não superei
O que você já superou
Errei e não quero mais errar
Porém quem não sofre desse mal
Sejam brandos em julgar
Cada um carrega uma história
Quero ser feliz
Chega de reviver a dor
Perdoem meu último desabado
Não quero mais incomodar
A história triste que vivi
Nunca mais voltarei a contar!
❤️
Lindo esse seu poema, é que inconscientemente a gente acaba acionando esse mecanismo de defesa que é uma cilada, nos cega...
Gostei!
Voce e poeta ou contou tudo isso rimando sem se dar conta?
Que lindoo esse poema!!!
Poderia me dizer, por gentileza, de quem é? É autoral?
Quanta sensibilidade ... bjs
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💞
Eu tenho um amigo assim. Ele até te escuta os problemas, desde quê ele não precise te ajuda, pq aí ele vai começa a competi com o seu problema
A pessoa ñ consegue ser humilde pra reconhecer que errou. Aí se fazer de vítima é uma fuga para ñ mudar sua atitude.
É difícil lidar com pessoas assim, quando se fingem de vítimas só para fugir de suas próprias responsabilidades, e jogam seus problemas nas costas dos outros. Eu ando tomando ranço de gente assim...problemas acredito que todos nós temos, assim como fraquezas também, mas gente abusada é o cúmulo.
É impressionante como vocês mulheres são as mais vítimistas
Abusam da nossa bondade eles levam a gente a ter dó muito desagradável chega ser chato
Poderiam falar da dificuldade que alguns tem de pedir desculpa e de admitir que estão errada. A necessidade de culpar outros: eu só fiz isso por causa fulano fez aquilo... Não conseguem ver a culpa ou fingem que não são culpados?
Horrível conviver com pessoas assim
Gente, minha mãe é assim :( É muito ruim, conviver com gente assim. Pior que como mãe, é muito difícil não ligar. Ela acha que eu e meus irmãos temos que fazer tudo por ela. Isso é muito ruim, desagradável demais.
Eu passo por isso!! Te entendo.
De tudo não mais tem que ajuda cara
É impressionante como vocês mulheres são as mais vítimistas
Tive o mesmo problema com minha mãe, Deus me livre, a gente anda para trás, ainda bem que já partiu, atrasava o meu lado.
Pessoas assim suga a energia da gente
Abra seus olhos diariamente e diga: Gratidão Universo por tudo de maravilhoso que me proporciona. Meu hoje será muito melhor que ontem. Gratidão!!
...e amanhã melhor que hoje, sempre!
Amo essa mulher inteligente simpática e de uma simplicidade que nos prende em suas falas 😁❤
Eu, passei por tanta coisa ruim, mas nunca me senti vítima de nada, sempre lutando!!!!!!
Bia, vou pedir de novo, faz o Mentes em pauta mais vezes por semana, ou vídeos mais longos. Por favor! Queremos te ouvir mais! ❤
Para que seja assim, proponho Dra. Ana Beatriz criar um canal com assinatura mensal, seria eu facilmente um dos associados.
Me relacionei com uma pessoa que se fazia de vítima e é realmente difícil, pq nunca soluciona nada, o diálogo é difícil, fazia chantagem emocional.. É desgastante, cansativo.
E você aceitava e tolerava, então você também é uma vítima , da sua própria mente .
É muito fácil olhar para o outro e julgar . Tudo o que irrita nos outros está em nós também !
@@joaninhaduarte501 Não é bem assim criatura.
Eu conheço uma pessoa que é vítima e ostenta ao mesmo tempo, enfim compete o tempo todo. É insuportável ficar perto de uma pessoa assim. Temos que correr.
Tive uma amiga desse jeitinho, parecia que TUDO que eu falava ou fazia era contra ela e sempre que eu contava algo que estava acontecendo comigo, ela parecia não estar nem aí e contava uma história dela, dando um jeito de tudo girar ao redor dela, a gente brigava muito, até um dia eu me enjuriar e dizer que o mundo não girava ao redor dela, ela ficou com raiva e nunca mais nos falamos. por muito tempo pensava que eu era uma péssima amiga, até conversar com outras pessoas e ver que todos tinham essa impressão dela.
É triste conviver com essas pessoas pior quando elas são da família.
Me sinto assim,mas a sensação que tenho é que eu que to sendo chata. Sinto que eu que to me vitimizando sendo que raramente falo como me sinto, e quando acontece algo a pessoa nem pergunta se to bem. Do nd ficou de cara fechada e quando eu perguntei se fiz algo, disse que o mundo nao girava em torno de mim. Quandoi seu comentário fiquei me perguntando se eu que nao sou a vitimista😭
@@videoscuts007 Sim, entendo, mas sinceramente acho que todos temos uns momentos de nos fazermos de vítima, desde de que vi o vídeo pensei muito no assunto e observo todas minhas atitudes... isso é muito bom, tenta ver o tipo de assunto que você aborda, se percebeu que se vitimiza, tenta mudar seus assuntos, pensa que nem tudo é sobre você, ajuda bastante.
@ Nossa, verdade em, eu cortei contato pois era apenas colega mas quando é da família o assunto já é mais delicado.
Raramente falo dos meus problemas, quando falo ela nao da importância. Me afastei pq isso não é legal.
Eu tenho esse comportamento, é horrivel se ver uma pessoa assim. To fazendo de tudo pra mudar, ter mais responsabilidade e empatia, pq realmente ngm tem culpa do meu fracasso e eu fazia de tudo pra me justificar de quando nao cumpria minhas responsabilidades, e agora to assumindo tudo de ruim, ja é um passo ne? Obrigada pelo conteúdo, a verdade doi, é desconfortável mas é necessário e agora eu estou aprendendo o valor dela.
Vc conseguir identificar esse comportamento em si mesma....e querer mudar! Caramba! Já é um grande passo! Continua!
Excelente tema e super verdadeiro! Na minha própria família há pessoas assim, tanto vitimistas quanto ostentadoras.
Nem me fala é uma bosta conviver com gente assim.
E vc é o quê? A perfeição em pessoa?rsrs
Bia, faz um vídeo sobre isolamento social, bjos
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus-Romanos 12:2
EXCELENTE EXPLICAÇÃO!!
Conheço gente assim, e certamente não vai mudar nunca 🥺
O vitimista sempre arruma alguém para fazer as coisas que o “pobrezinho não consegue”. Agora, qd é do interesse dele, a magia acontece e os bobos que passam a vida morrendo de pena e assumindo as responsabilidades do pobrezito ficam estarrecidas com tamanha independência.
Nossa, extremamente verdade... Triste realidade.
A gnt só não pode confundir vitimismo com depressão, pq pessoas depressivas tendem a ser negativas e sufocadas n sabe se expressar muito as pessoas se sentem tristes temos q ter muito cuidado ao confundir
vdd
mas ainda sim um depressivo eh vitimista, mas aí n é pq ele quer, ele n tem consciência disso, ele realmente pensa q é a vítima de tudo, o depressivo é tão negativo q toma isso como verdade
Amo ouvir a doutora 💕💕💕💕Deus a abençoe.
Ana Beatriz é meu vício agora kkkkk a alguns anos atrás, peguei um livro dela na biblioteca e não fazia ideia de quem era. E uaaau kkkkkk minha mente abriu de uma forma maravilhosa. Que mulher inteligente, incrível.
Eu achava que eu era vitismista, mas agora vendo ela falar sobre os sinais e sintomas fico aliviada que não é o meu casokkkk meu problema é mais com insegurança mesmo, sempre achar que eu sou pior que todos, mas meio que graças a isso não me coloco acima de ninguém e consigo me colocar no lugar das pessoas
Menina, senti isso tbm kkk Antes de assistir esse vídeo eu tava meio q com medo de estar sendo uma pessoa vitimista, mas ouvindo eles falarem, vejo que não me encaixo em tudo isso aí não kk
Também tava pensando isso, fiquei aliviada kkkkk
Sugestão de tema: Dificuldade de receber atenção e/ou presentes de outros. Outra sugestão: Sentimento de não pertencimento.
Minha mãe ama o papel de vítima. Ela tem uma habilidade incrível para isso e as pessoas acreditam nela.
Sei bem como é
Não adianta falar ninguém acredita ! Aff
Minha mãe é assim.
Meu esposo é assim, sempre a vítima, e não precisa aprender nada.
A pessoa que se vitimiza não suporta conversar com alguém semelhante a ele.Quando ela começar a se vitimizar na sua frente,faça o mesmo,ignore tudo que ela disser sobre ela,e fale de seus problemas dramatizando bastante,depois observe quanto tempo ela vai ficar do seu lado.
"REVEZAMENTO DE MISÉRIA". Para mim foi a melhor colocação sobre o tema. Empatia deveria ser matéria básica para que haja etendimentos entre seres HUMANOS. Competição de pseudos valores, sempre trarão à tona, sentimentos mesquinhos de uns para com os outros.
DEUS É a Luz quanto mais perto de DEUS você estiver mais longe ficará da Escuridão. JESUS CRISTO É o Caminho a Verdade e a Vida ninguém vai ao pai senão através dele ❤❤❤🙏🙌.É Maravilhoso DEUS É TUDO QUE PRECISAMOS SEMPRE .DEUS é TREMENDO e GLORIOSO. DEUS Gratidão infinita e Eterna DEUS.Nosso Senhor JESUS CRISTO Gratidão infinita e Eterna DEUS.Nosso Senhor JESUS CRISTO Gratidão infinita ❤❤❤🙏🙌.
Aff…. estou fugindo dessa pessoa, tudo reclama, nada tá bom. E pior, quando eu vou ajudar, ainda fica com raiva das minhas palavras e se volta contra todos sempre. É infeliz e insatisfeita e deixa a gente doente. Peço a Deus por ela, mas não consigo conviver. 🙄
Gente, é um nocaute total!
Rsrsrs bem isso mesmo. A pessoa sempre tem alguém para atribuir a responsabilidade de seus problemas!
Tadinha ela não consegue né, então se vc me ama vc tem que me ajudar…fazer pra mim porque é difícil né kkkk sempre mesma coisa
A minha mãe é assim e é muito difícil conviver com ela. Ainda mais que está divorciando do meu pai. Pra ela só ela que sofre.
Meu namorado é desse jeito .... Além de se vitimizar nunca assumi seus erros é cansativo...
Minha companhia é assim.estou terminando saindo aos poucos
E como vc faz nas discussões?
Eu era assim me queixava de tudo . Todos me viam como pobre coitada de muita pena ... Mais aprendi que e melhor ter gratidão assim que acorda e da o primeiro suspiro do dia . Vejo que Deus me deu mais uma oportunidade de vida e que tenho que aproveitar . Agora aprendi que um coração grato mesmo acontecendo coisas difíceis obstáculos e muito melhor do quer se fazer de vitimista . Minha vida mudou totalmente e tudo muda em sua volta . Uma coisa eu falo você pode vencer qualquer desafio . Você consegue não espere nada de ninguém apenas de Deus . Ele te capacita ele te sustenta . Deus é o meu guia . Minha história mudou hoje eu sou livre. Não vivo em prisões feita por mim mesma . Amor próprio faz tudo mudar você vê mundo de outra maneira . Só gratidão a Deus por ter ele na minha e cada dia eu quero ser melhor não pro mundo mais pra mim mesma. Estamos em constante mudança saia do comodismo . Pq vc pode não crie problemas cima de pena de do de coitadinha isso só leva você a destruição . Perdoe ame se . E permita viver uma nova história
Nossa Dra, falou tudo!O vitimista claramente nunca quer assumir responsabilidades, ele sempre tem uma história triste onde vc nunca pode contar com essa pessoa e arrisco na minha ignorância a dizer que paradoxalmente os vitimistas são os narcisistas, pq o vitimista é um egoísta genuíno ...rs
Isso. Verdade. Conheço um narcisista e q TB é vitimista.
É importante compreender a raiz desse grande problema, para não nos tornarmos insensíveis aos trajetos acidentados reais da vida. Nesse sentido, chamar uma VÍTIMA de VITIMISTA incorre numa grande injustiça. Mesmo pessoas fortes podem passar por situações complicadas e necessitarem de ajuda. Vamos chamá-las todas de vitimistas? Isso não é nem terapêutico, nem humano. Por outro lado, penso que existem situações que vão se somando e favorecendo que se posicionem como vítima, todas as vezes, não buscando um real enfrentamento, sabe?! Tema complexo e relevante! Principalmente qd direcionado à saúde. Penso na determinação social da saúde mas tb em estratégias de enfrentamento e superação. O tema merecia uma Parte 2! :)
Não se esqueça que uma vítima pode ser vitimista.
Todos sao empoderados,ate terem uma depressso profunda e precisar dos outros.
Cris Lopes mas precisar é diferente de se aproveitar, o vitimista não quer ajuda ele gosta da posição de coitadinho. Não significa que não vamos ajudar ninguém, até porque nem sempre dá de saber.
Exatamente... muito lúcida sua colocação
Nao concordo com sua posicao. Ate porque a Dra Ana foi bem clara no posicionamento de nos acharmos vitima diante de uma situacao temporariamente daquele que se faz vitima permanentemente. E é facil reconhecermos um que se faz de vitima e se utiliza disso para ter atencao e compaixao dos outros. Passar por situacoes dificeis todos nos passamos mas viver alimentando a desgraca é outra coisa. Dra. Ana conduziu essa diferenciação de forma especifica e inteligente e voce simplesmente quiz desmerecer a colocacao dela dando seus argumentos totalmente infundados e irrelevante. Afinal a Dra Ana é uma expert na area. Debater com uma pessoa que estuda de forma vasta, tanto medica com cientifica e querer se achar superior a capacidade de inteligencia da Dra.
Infelizmente tenho alguém na família com essa questão de vitimismo. É muito difícil manter um relacionamento com um pessoa assim...
Verdade
Verdade verdadeisão são sanguessugas são aproveitadores, quando encontra um besta pra pagar toda suas contas elas monta, se faz coitadinha, mais na verdade são cobras criada
@@mariagenivaldadesouzajesus1358 São Narcisistas.Conheci uma sem igual.Minha mãe sanguessussa.
Ave ,meu antigo relacionamento era um suga suga .😥😥 Eu tinha que rodar para entrar na zona de conforto dele .
Concordância plena. Exatamente assim. Nota mil!
Ser vitimista é confessar, inconscientemente, o fracasso ou a inadequação existencial. É fragilidade extrema. Afinal, não importa tanto assim, o que fizeram de conosco. Importante é o que vamos fazer a partir disto, parafraseando Sartre.
Conheço uma pessoa assim ,se faz o tempo todo, quem não conhece acha que é um coitado ....sim vítima não tem obrigação.. caiu perfeito!
Eu achava que vitimismo é quando a pessoa só fica lamentando dos seus sofrimentos mas não sabia que era quando ela quer competir como a pessoa que sofre mais.
Quem tem essa característica é porque foi esculpida dessa forma durante anos, com palavras no ambiente desequilibrado, desvalorizando sua capacidade, etc. Somente uma pessoa com virtudes (empatia, sabedoria, humildade...) saberá reconhecer e como realmente ajudar, erguendo a pessoa em todos os sentidos
Senhor Jesus! Eu sou assim! Misericórdia! Sempre tenho pessoas me ajudando mas eu sempre vejo o lado negativo, a diferença é que eu nunca culpo ninguém por isso. Não peço ajuda, nada, mas sempre estou em "apuros" pela a mesma coisa. Santo Deus! Estou em choque!
Veja vídeo de reprogramação mental. Veja vai de ajuda
Meu Deus eu convivo com isso todos os dias!!! É super difícil, se vc fala algo a pessoa já leva tudo para o pessoal e sempre te fará ser ruim para as pessoas.
Namorei com uma pessoa que tbm era assim, fiz de tudo, pra tentar ajudar, mas ela sempre arranjava desculpa, absolutamente pra tudo que eu tentava ajudá-la. E esse relacionamento me sugou muito, sugou tudo oq havia em mim, até que eu terminei, precisava terminar para que eu saísse daquele poço.
Até hoje agradeço a Deus por ter saído desse relacionamento sugador.
Nunca tentem ajudar alguém que NÃO QUER AJUDA, ela só vai te sugar e TE LEVAR PRO MESMO POÇO EM QUE ELA ESTÁ!
Exatamente isso
Concordo...ainda ficamos com pena da pessoa
Passei com por isso.O pior é q de tanto conviver a gnt também vai ficando parecido,e durante o relacionamento a gente não percebe isso.Gracas a deus dei um basta
Estou num relacionamento em que ela tem depressão , mas também é muito vitimista, todos estão contra , para falar algo sério sobre o relacionamento, algo que está errado etc , tudo que falo é como se estivesse atacando ela... Nada nunca está bom, o trabalho não é suficiente , o trabalho que ela queria ter não está conseguindo por não ter experiência, aí já viu.. perdi meu tempo na faculdade , não presto pra nada .. ontem ela veio com essas conversas, e joguei a real pra ela , que ela deveria criar objetivos , criar foco em algo, todo aquele papo.. hoje fui trabalhar de manhã , quando estava chegando em casa , a amiga dela me liga , dizendo que ela tomou uns remédios ( não suficiente para se matar , total de 6) e está no hospital, ou seja , na minha visão.. ligou para a amiga, ir com ela no hospital, arrumou um jeito de me manipular.. tipo : " viu como eu tô sofrendo , não é vitimismo..." Uma única vez que falei em terminar , nossa parecia que tinha caído o mundo dela .
@@HENRIQUENSCEGOS passei exatamente o que você falou com minha ex,não mudo uma vírgula.Te aconselho sair fora cara,antes que você adoeça
Eu tbm tenho uma personalidade de dar...gosto de cuidar...mais eh muito difícil as pessoas q se colocam em lugar de vítima...São pessoas pesadas...
Isso aí....
Tbm tenho traços disso, de querer ajudar. Sou muito empatica. E isso me torna alvo fácil dos vitimistas
Eu também tenho o perfil de cuidar mais e não recebi quase nada de volta. Tenho várias pessoas vitrinistas que me cercam, e desisti de ajudar. Só me ferro. Quero me afastar.
Ajude as pessoas, mas não se permita ser sugada, não carregue ninguém nas costas
eu gosto de ajudar e as vezes em vitimismo sem perceber, é algo automático de quem ja se acostumou fazer isso, mas eu percebi que me faço de vítima e irei mudar isso!
Vítima é diferente de vitimista. Vítima é alguém que passou ou está passando por alguma ocorrência de enfermidade, ato de violência ou injustiça. Já o vitimista é aquela pessoa que talvez já tenha vivido algo desse tipo e fica o tempo todo tocando no assunto em qualquer conversa. Aff... Ninguém merece!
É impressionante como vocês mulheres são as mais vítimistas
@@rogesilva6969 vitimistas não sei, mas que mulheres são mais vítimas sim... conheço mais homem vitimista do que mulherres, e sou uma mulher que fui vítima de coisas ruins na infância e não é assunto da pauta pra ninguém além de mim mesma e da minha terapeuta, mulheres e crianças geralmente são vitimas de abusos de todas as formas que você possa imaginar, e por ai tem muito homem que se vitimiza apenas pra se anular das suas responsabilidades como pai, como filho, como marido, como ser humano, muitos homens se vitimizam de forma totalmente egoísta pra se anular pra vida. Não estou dizendo que seja seu caso, mas estou dizendo de pessoas que eu conheço e muitos desses tem hora que deveriam tomar um cossa pra tomar vergonha na cara😒
@@Catia.Cilene você fez exatamente o que a psicóloga falou no vídeo, sempre colocando a sua dor na frente, sempre comparando a sua dor com a dos outros. E é só vc observar nós comentários, a maioria esmagadora são de mulheres falando que se identificaram com o perfil vítimistas e outras falando que conhecem uma outra mulher vítimistas ( mãe, tia, irmã, avó, chefe e etc) não dá pra negar, mulheres são vítimistas, principalmente se tiver um homem envolvido na situação, o homem sempre vai ser o culpado e ela a pobre indefesa e injustiçada
@@rogesilva6969 E tu q tá vitimizando os homens? Para né. Tá em todos os comentários falando as mesmas merdas.
@@catari1na fêmea, eu tô mentindo quando afirmo que são em sua maioria mulheres falando que são ou conhecem outra mulher vítimista ?
7:55 Conheço várias pessoas assim; que triste me Deus!!
Quem quer faz, quem não quer, sempre arruma uma desculpa ! Isso sim
Vc e a mulher mais incrível e inteligente deste planeta
Interessante mencionar que as vezes o convício direto com pessoas assim, causa aquele efeito em que nos espelhamos na pessoa, logo pronto já estamos reclamando e nos colocando em papel de vítima involuntariamente, inclusive já aconteceu isso comigo.
Seria muito bom se vc falasse um pouco das consequências em uma filha com uma mãe vitimista! Passei 30 anos da minha vida tentando salvar minha mãe enquanto ela culpava tudo e todos a volta dela sem se responsabilizar por nada.
Obrigada
Vc me representa. As vezes me pesa a consciência por não amar minha mãe, as vezes me parece que estou sendo ingrata, a admito que tenho medo do "dia do julgamento", mas eu não sei mais lidar com essa situação, tenho 45 anos e minha vida nesse sentido com minha mãe é desde os meus 15 anos. Estou ficando exausta e com medo do meu futuro, (o tal da genética) Sou casada, tenho filha de 16 anos, mas sinto que minha mãe está me definhando.😞
Olha, eu tenho uma mãe assim tbm. Minha psicóloga e a dela já afirmaram isso p mim. Eu sofri mto com isso, a vida inteira ela nesse lugar de autocomiseração, sintam pena de mim, faz caras tristes e fala mansinho. Ela nunca teve amigas de verdade pq elas não aguentavam uma pessoa no telefone todo dia só falando coisas p baixo e mal de todos e tudo. Eu nunca vi ela terminar qualquer assunto contando algo legal, era sempre algo triste e culpando alguém por isso. As pessoas sempre ficavam sem graça, sem saber o que dizer. Ela culpa todos e até Deus sobre tudo o que acontece. Ela nunca tem culpa. Ela tbm tem depressão, mas isso não anula o vitimismo, pelo contrario, só piora.
Eu tbm acabei adoecendo com essa convivência e através da terapia, aprendi que a vida é feita de escolhas e que se ela quer se manter nesse lugar e não quer sair por ser confortável, eu preciso aceitar e viver minha vida da melhor forma possível. Eu a amo muito, encho de abraços e demonstro esse amor, mas quando ela fica falando coisas negativas eu invento desculpas e saio de perto, mudo de assunto, vou fazer lanche p gente comer sei lá. Não moro mais com ela por ser impossível a convivência mas quando a vejo a gente se dá muito bem... Eu perdoei ela e mantenho contato mas não posso conviver e quando ligo p ela e ela entra nesse lugar de novo, eu desconverso e desligo. Pq não sei lidar com isso então me afasto.
Dessa forma estou conseguindo levar bem esse relacionamento com ela e estou feliz assim. Mas não penso em voltar a morar lá de jeito nenhum. Ser visita num lar assim é a melhor coisa
É chato e difícil; estou na mesma situação, tenho uma mãe que mais parece uma filha birrenta pra mim; quase 30 anos até me anulei para ajudá la q ainda diz pra mim:" Problema seu, nunca te pedi q fizesse isso", pérolas q ainda tenho que ficar ouvindo...
tô quase chegando em abril nesses 30 anos também hein, cansei agora vou voar pra bem longe
@@magnoliasilva6744 nossa, que ruim isso ainda ela não reconhece oq fazes a ela, eu pra mim prefiro mil vezes correr longe e deixar viver a pessoa do jeito que ela quer
*”Entramos em recuperação quando paramos de sofrer, quando paramos de cultivar o sofrimento, quando saímos da posição de vítima.”*
*”Lembrei da frase que os mais velhos sempre dizem:*
*”Deus nos proteja do poder da vítima."*
Parabéns os vídeos são maravilhosos. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Tem a faxineira do local onde trabalho, tá sempre pedindo coisas pra todo mundo. O pior é que tem uma filha que arrumou 4 filhos, nunca casou ou saiu de casa e fica com a bunda no sofá o dia todo. Ela é conivente com essa filha , e fica chorando e achando que nós temos que ajudar e sustentar os netos dela, e piorou últimamente já que a empresa diminuiu as horas e o salário. Ela fica chorando e reclamando que ñ tem dinheiro, achando que o ouvido dos outros é penico, enquanto a filha dela fica na zona de conforto. É demais.
como vc diz pra ela:PROBLEMA SEU
Muito bom! Só faria uma observação, é importante 1. diferenciar as vítima real da crônica, existem circunstâncias que dificultam o crescimento, e é preciso ver se efetivamente elas são impeditivas do desenvolvimento pessoal porque às vezes são e nem sempre as pessoas sabem como sair delas e 2. identificar a vítima crônica, que tem complicações severas que merecem atenção. Tema importante!